8.1 C
Amambai
quarta-feira, 24 de junho de 2026
Início Site Página 9963

Abertas inscrições para professores no ProJovem Campo

0

2008-12-22 13:09:00

Começa hoje, 22 de dezembro, o período de inscrições para cadastramento de professores temporários para o Projovem Campo – Saberes da Terra – Programa Nacional de Educação de Jovens, integrado com qualificação social e profissional para agricultores familiares.

A ficha de cadastramento está disponível no site da SED (Secretaria de Estado de Educação) www.sed.ms.gov.br, até 15 de janeiro. O preenchimento da ficha de cadastramento ocorre somente pela internet.

São requisitos necessários para exercer a função de coordenação pedagógica: formação/habilitação em licenciatura; experiência em EJA (Educação de Jovens e Adultos) e em Educação do Campo; disponibilidade para participar de formação continuada e participação em movimentos sociais e ou associações comunitárias locais.

Para exercer a função de docente, é necessário ter formação superior em Linguagem de Códigos e suas Tecnologias, Ciências Humanas, Ciências da Natureza e Matemática. Para educador da formação profissional, é necessário ter formação superior em Ciências Agrárias.

O projeto é desenvolvido em assentamento, aldeias indígenas, regiões ribeirinhas nos municípios de Anastácio, Aquidauana, Bataguassu, Bela Vista, Bonito, Deodápolis, Dois Irmãos do Buriti, Douradina, Dourados, Fátima do Sul, Glória de Dourados, Guia Lopes da Laguna, Itaquiraí, Japorã, Jardim, Maracaju, Nioaque, Nova Alvorada do Sul, Ponta Porã, Ribas do Rio Pardo, Rio Brilhante, Santa Rita do Pardo, Sidrolândia e Terenos.

A seleção será feita mediante a análise do curriculum vitae, que deverá ser encaminhado à avenida do Poeta, s/nº – Bloco V – CEP. 79.031.902 – Educação Básica do Campo – Coordenadoria de Políticas Específicas em Educação – Secretaria Estadual de Educação ou pelo e-mail [email protected] e, posteriormente, entrevista pessoal com o candidato selecionado.

Segundo o edital, estão impedidos de se inscreverem no cadastramento servidor aposentado em dois cargos, por invalidez ou por aposentadoria compulsória (federal, estadual ou municipal), servidor que esteja respondendo processo administrativo, servidores ocupantes de cargo administrativo de nível médio, professor com readaptação definitiva, militar e estrangeiro não naturalizado.

MS é um dos Estados sem municípios entre os mais pobres

0

2008-12-22 12:12:00

Apenas cinco estados da federação não possuíam, em 2006, municípios entre os mais pobres do país. De acordo com dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), Rio de Janeiro, Espírito Santo, Acre, Roraima e Mato Grosso do Sul não tinham nenhuma cidade entre os 1.359 que, juntos, representavam apenas 1% do PIB (Produto Interno Bruto) do país.

A pior situação estava, segundo o IBGE, no Nordeste, região na qual se encontram 49,96% do total dos 1.359 municípios com a menor renda do país. Dentro dos estados, o Piauí apresenta a pior situação, uma vez que 75,34% dos municípios piauienses estão neste grupo dos mais pobres. Outros estados nordestinos com fatia elevada de municípios dentro do 1% com menor PIB são Paraíba, com 57,85%, e Rio Grande do Norte, com 44,91%.

O estado com o maior número de municípios nesta faixa está no Sudeste. Minas Gerais, que também é a unidade da federação com o maior número de cidades, tem 22,04% do total de municípios entre os menores PIBs do país. Esta fatia representa 29,43% do total de cidades existentes em Minas Gerais. São Paulo tem 7,91% dos seus municípios nesta faixa, o equivalente a 4,48% do total entre as cidades mais pobres do país.

O percentual de municípios pobres mais elevado fora do Nordeste está no Tocantins, onde 44,60% das cidades estão entre as que possuem menor PIB no país. As 62 cidades tocantinenses neste grupo, representam apenas 5,44% do total brasileiro dos municípios mais pobres.

Prefeitura distribui brinquedos às crianças em Paranhos

0

2008-12-22 11:11:00

Jaime Mel

Um Natal mais feliz. Esta é a certeza de muitas crianças durante as vésperas do natal em Paranhos onde a Prefeitura por intermédio da Secretaria de Ação Social distribui por determinação do Prefeito Dirceu Bettoni, mais de 5.000 Brinquedos às crianças carentes do município, tanto na zona urbana como também nos assentamentos e aldeias indígenas.

 Para receber os brinquedos e cestas, foram distribuídas senhas e formadas filas no Ginásio Municipal Flávio Derzi, onde dezenas de funcionários e técnicos das Secretarias de Educação e Ação social, juntamente com a Secretaria de educação Professora Ana Maria Falavigna e o Vice Prefeito Alfredo Soares efetuaram a distribuição dos brinquedos na cidade, já nas aldeias a distribuição começou desde o dia 16 de dezembro e seguiu até o dia 19 do corrente mês.

Mesmo não estando presente, por estarem cumprindo agenda no Rio de Janeiro, onde estará recebendo uma comenda homenageando os melhores prefeitos do Brasil, o Prefeito Dirceu Bettoni e a Secretaria de Ação Social recomendaram que as distribuições acontecessem normalmente.

 “É gratificante ver a felicidades de nossas crianças ao receberem seus brinquedos, isso nos anima e nos fortalece e faz-nos cumprir com mais amor e empenho os nossos compromissos de gestores na administração municipal. Agradecer o Prefeito Dirceu bem como esse verdadeiro time de Papai Noel, nossos funcionários, pois sem a dedicação e voluntariedade de todos não seria possível realizarmos essa ação, Um feliz Natal e que Deus abençoe a todos.” Palavras ditas pelo Vice Prefeito Alfredo, durante a distribuição dos presentes.

 Logo após receberam as bonecas, as irmãs Adriana e Andréa de Souza, de 7 anos e 10 anos respectivamente, já brincavam com os presentes. "É a primeira boneca que ganho e estou feliz por isso", disse Andréa.  Observando suas filhas brincando, a dona-de-casa Neuza de Souza ficou satisfeita com a ação social da Prefeitura. "Para quem não tem condições para comprar brinquedos para os filhos como eu, essa é uma ajuda muito importante", afirmou.

Sejusp alerta para cuidado na compra de veículos usados

0

2008-12-22 11:09:00

Em época de férias e com o dinheiro do décimo terceiro salário disponível na conta, muitas pessoas optam por trocar de veículo. A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), por meio da Polícia Civil, alerta para cuidados que devem ser tomados antes de efetuar a compra de carros usados que podem oferecer o risco de serem produto de roubo, furto ou adulteração e assim causar problemas futuros ao comprador.

De acordo com os delegados Geraldo Marinho Barbosa e Cláudio Martins, da Delegacia Especializada de Repressão a Roubos e Furtos de Veículos (Defurv), o comprador deve estar atento à procedência do veículo. Uma das medidas de precaução é conhecer o vendedor ou o estabelecimento de revenda, mas principalmente, antes de efetuar a compra o consumidor deve fazer a checagem do veículo junto ao Departamento Estadual de Trânsito (Detran/MS), para a verificação da placa e documentação.

“A conferência dos dados do veículo pode ser feita pelo site do Detran, informando a numeração da placa e o Renavan, para o acesso às informações básicas do veículo. Para uma averiguação mais completa, sobre número de chassi, verificar possíveis adulterações, o Detran também disponibiliza a vistoria gratuita. Essa vistoria também é oferecida em empresas especializadas que verificam avarias – essas empresas são privadas e cobram pelo serviço”, explica o delegado Cláudio Matins. Ele ainda lembra que este tipo de avaliação também informa sobre o estado do veículo (se ele já bateu), como uma garantia de qualidade. Em alguns casos, de carros recuperados de grandes batidas, as seguradoras não aceitam o bem para o benefício do seguro.

O delegado Geraldo Marinho reforça ainda que a verificação ainda previne a compra de um carro que pode ter sido adulterado ou que tenha alguma ocorrência de busca e apreensão em outras localidades. “Nestes casos o veículo é apreendido e o comprador é quem fica com o prejuízo”, salienta o delegado. Daí então a importância de conhecer a origem do produto e saber se é de procedência ilícita. O delegado lembra ainda que o contrato de compra e venda, que não é obrigatório na transação, também serve como uma garantia para o comprador, em casos de veículo ilícito, para que não fique com a culpa do crime cometido. Outra forma é uma notificação de compra junto ao Detran, mesmo antes que o bem seja transferido de nome do proprietário.

Segundo o delegado Geraldo, 90% dos veículos com algum tipo de adulteração de dados encaminhados à Defurv são provenientes de apreensões feitas pelo Detran. A pena o crime de adulteração de veículo é de três a seis anos de prisão. “Uma simples fita adesiva na placa pode ser o motivo para uma pessoa cumprir pena por adulterar o veículo”, observa o delegado Cláudio.

Concursos públicos podem oferecer 100 mil vagas em 2009

0

2008-12-22 10:01:00

O calendário de concursos de 2009 pode ser um dos que mais vai possibilitar a contratação de novos servidores públicos. Nos estados, municípios e no governo federal, há vagas abertas para condutores de trator, professores, médicos, agentes de trânsito e juízes substitutos entre outras carreiras. O número de vagas disponíveis pode passar de cem mil, dependendo dos novos editais.

Desse total, cerca de três quartos (75 mil vagas) foram anunciadas pelo governo de São Paulo para a contratação de professores efetivos, o que ainda não foi formalizado. Até esta terça-feira (14) a secretaria ainda nem havia mandado o projeto de contratação à Assembléia Legislativa.

Outras 11,7 mil vagas, também da Secretaria da Educação paulista, são para agente de organização escolar, com salário de R$ 654. Entre os concursos que já têm edital publicado, esse é o que tem mais oportunidades.

Entre os concursos com processos já efetivados, um dos mais cobiçados é o da AGU (Advocacia Geral da União). Serão 86 vagas com salários de R$ 14 mil. "O aluno opta pelo salário ou pela paixão à carreira", diz Marco Antonio Araújo Júnior, coordenador pedagógico do curso LFG, preparatório para concursos.

Por isso, segundo Araújo, há estudantes que estão há até três anos se preparando para os concursos da Polícia Federal e da Receita Federal, cujos salários estão entre os mais altos do funcionalismo público. Como o Senado já aprovou uma Medida Provisória autorizando a abertura de 2 mil vagas na PF, os concurseiros acreditam que em 2009 o concurso sai.

Entre os concursos previstos, estão o da PRF (Polícia Rodoviária Federal), que prevê a criação de três mil cargos para nível superior, e o da Receita Federal, que pode ter até 5 mil oportunidades.

Cotação máxima da carne do boi continua em R$ 73 no Estado

0

2008-12-22 09:51:00

Nesta segunda-feira (22) a carne do boi gordo rastreado está cotada com o valor máximo de R$ 73 a arroba nas empresas frigoríficas pesquisadas pelo Midiamax. Para a carne da vaca o preço está cotado a R$ 66 a arroba, a prazo.

Em Anastácio o frigorífico Independência só compra a prazo, a arroba do boi rastreado é cotada a R$ 72 e a fêmea a R$ 64 na empresa.

E o frigorífico Bertin de Navirai, compra a arroba do boi a prazo a R$ 73 e R$ 67,89 à vista. A arroba da vaca é comprada por R$ 66 a prazo e R$ 61,38 à vista.
Em Bataguassu o frigorífico Marfrig, só compra a prazo, a arroba do boi rastreado é cotada a R$ 73 e a fêmea a R$ 65 na empresa.

As empresas frigoríficas, Independência de Nova Andradina e o frigorífico Friboi de Campo Grande, não estão comprando carne no período da manhã.

Protesto de funcionários fecha a entrada da Enersul

0

2008-12-22 09:46:00

Carros de sindicato interrompem o entrada e até cadeados foram colocados na corrente que cerca a passagem de veículos na entrada da Enersul. Pernas-de-pau vestidos de preto e com gorro de Papai Noel “ironizam” o espírito natalino.

Os funcionários da empresa estão neste momento em frente à sede, localizada na saída para São Paulo, em protesto depois que a concessionária cortou o “Vale Peru”, bonificação de R$ 400 que há 5 anos era religiosamente paga aos trabalhadores da empresa.

Até o vice-presidente da concessionária, Sidney Simonaggio, teve de deixar o carro do lado de fora e seguir a pé até o prédio. No caminho, não trocou qualquer palavra com sindicalistas ou com a imprensa.

O presidente do Sinergia-MS (Sindicato dos Trabalhadores na Indústria e Comércio no Estado de Mato Grosso do Sul) Elvio Marcos Vargas, considera que o corte fere o beneficio conquistado dos trabalhadores, direito adquirido em anos de negociação.

“O Vale Peru é uma bandeira, mas estão retirando de nos outras conquistas”, disse sem esclarecer quais benefícios a categoria estaria perdendo.

Na última sexta-feira, o Grupo Rede, responsável pela Enersul, afirmou que não houve corte do beneficio e sim uma substituição. Em troca ofereceu um reajuste de 12% no valor do vale refeição em 2009.

Contrário a decisão da empresa, o sindicalista dispara. “Se a Enersul não cumpre acordos internos firmado com funcionários, como vai cumpri o acordo de revisão tarifaria”, questiona, relembrado a decisão da justiça que determinou que empresa devolva valores aos consumidores por cobrança abusiva da tarifa de energia nos últimos 5 anos.

O sindicato deve reunir os servidores no pátio da empresa para discutir a questão e até indicativo de greve.

Especialistas recomendam cuidado na compra de brinquedos

0

2008-12-22 09:01:00

A compra de brinquedos nesta época do ano requer alguns cuidados para evitar que, em vez de diversão, eles tragam problemas para as crianças e dores de cabeça para os pais.

A jornalista especializada em consumo e editora do site Compra Consciente, Angela Crespo, sugere que o consumidor verifique, antes da compra, se o brinquedo escolhido tem o selo de certificação do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro), que testa e aprova todos os produtos disponíveis no mercado.

"O segundo passo é analisar o rótulo para descobrir se não há nenhuma substância tóxica em sua fórmula", alerta Angela. Segundo a jornalista, no site do Instituto de Defesa do Consumidor (Idec), há uma lista de brinquedos que não foram aprovados pela instituição. No entanto, é preciso ficar atento ao noticiário, pois, no ano passado, brinquedos que foram aprovados pelo Inmetro tinham substâncias tóxicas, disse ela. "Nem sempre a lista é atualizada rapidamente."

O coordenador estadual da Secretaria de Saúde, Ricardo Tardelli, afirma que, com respeito às regras básicas de segurança, é possível comprar "o brinquedo dos sonhos das crianças" sem colocar sua saúde em risco. Este ano, a secretaria divulgou sugestões que os pais devem observar antes de fazer a compra. Uma delas é evitar brinquedos com formas e cheiros que imitem alimentos, porque as crianças tendem a engoli-los, e objetos com ruídos excessivos, porque podem causar sérios danos à audição.

Angela Crespo recomenda ainda verificar se o presente escolhido está de acordo com a idade da criança: "No selo do Inmetro, há uma indicação da idade ideal para os consumidores mirins".

A Secretaria de Saúde alerta ainda para a necessidade de atenção redobrada aos brinquedos com partes cortantes ou pontiagudas, que podem ocasionar ferimentos; aos que possam levar a sufocamento (cordas, balões ou peças muito pequenas) e aos que possam provocar choque elétrico. Por último, deve-se verifique o prazo de validade do produto. Além disso, é preciso verificar se o brinquedo não solta peças, porque a criança pode engoli-las.

A jornalista também comenta que, para alegrar as crianças, não é preciso gastar muito dinheiro. "O brinquedo é uma ferramenta para a criança desenvolver histórias, e nem sempre o mais caro ajuda os pequenos nesta empreitada", afirma.

Inscritos no Bolsa Família devem atualizar dados

0

2008-12-22 08:02:00

Os 600 mil inscritos no Programa Bolsa Família que tiveram seus benefícios bloqueados em setembro e os gestores municipais têm até o dia 31 deste mês para atualizar seus cadastros. Se isso não for feito, os benefícios serão cancelados. O aviso é do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), que administra os recursos.

A regra para participação no Bolsa Família é ter renda per capita mensal de até R$ 120. Os 600 mil benefícios bloqueados são de famílias que receberam mais do que isso, de acordo com a Relação Anual de Informações Sociais (Rais) de 2006, fornecida pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

Segundo nota do MDS, a medida foi tomada como forma de controlar o programa de transferência de renda do governo federal que tem por objetivo combater a pobreza. “Como integrantes de famílias beneficiárias podem ter ficado desempregados entre 2006 e 2008, é importante que os gestores atualizem os dados cadastrais para evitar cancelamentos indevidos”, alerta o comunicado.

O ministério explica que “somente com a retirada daqueles que já superaram a condição de pobreza, poderão ser atendidos aqueles que precisam e ainda não recebem o benefício”.

Lanzarini faz reivindicações durante visita do Governador

0

2008-12-22 07:48:00

Vilson Nascimento

Durante a visita do Governador André Puccinelli (PMDB) na quarta-feira passada (17) à Amambai, o prefeito eleito do município, Dirceu Lanzarini (PR) realizou diversos pedidos de investimentos do Governo do Estado em prol o município a partir do ano que vem, entre eles, reiterou o pedido para a construção de um anel viário, visando a retirada do trânsito de caminhões e carretas do centro da cidade, uma das grandes ansiedades da população local.

“Esse foi meu terceiro encontro com o Governador após as eleições e nos três pedi apoio do Governo no sentido da construção do anel viário para tirar o trânsito de caminhões do centro da cidade e nos três encontros senti o interesse do Governador André em nos atender”, disse Dirceu Lanzarini ao ressaltar que além de atrapalhar o trânsito na cidade e atrasar os próprios motoristas dos veículos de carga, a circulação de caminhões e carretas pela região central da cidade acarreta em danos, já que o asfalto urbano não é projetado para suportar elevados pesos, além de oferecer iminentes riscos a segurança dos pedestres e dos usuários das vias.

Outras Reivindicações- A reiteração do pedido de construção do anel viário para retirar o trânsito pesado do centro da cidade em Amambai foi apenas um dos vários pedidos realizados pelo prefeito eleito, Dirceu Lanzarini, ao Governador André Puccinelli durante a visita dessa quarta-feira ao município.

Acompanhado pelo seu vice-prefeito, José Aparecido Aguiar (DEM), Lanzarini realizou solicitações de auxílio para a revitalização da Praça Coronel Valêncio de Brum, situada no “coração” da cidade em Amambai, a construção de casas populares em terrenos que já são da Agehab (Agência Estadual de Gestão de Habitação Popular de MS), situados na região do Conjunto Habitacional Caiuás e estão parados, e recursos para a aplicação de lama asfáltica em várias ruas do centro da cidade.

“Há quatro anos Amambai não recebe um palmo de lama asfáltica nas ruas pavimentadas da região central. Muitas delas já estão com a pavimentação deteriorada pela ação do tempo aliada ao grande fluxo de veículos e precisam de manutenção”, disse o prefeito eleito ao justificar o pedido.

Lanzarini pediu dois CRAS– Outro pedido realizado pelo prefeito eleito que foi acatado e será colocado em estudo por parte do Governo do Estado para beneficiar a população de Amambai é uma sede própria para o CRAS (Centro de Referência à Assistência Social) no perímetro urbano e a implantação de outro CRAS na Aldeia Amambai, a aldeia mais populosa da região com cerca de 7 mil índios da etnia guarani-kaiowá.

“Fiz esses dois pedidos diretamente a Secretária de Estado de Trabalho, Assistência Social e Economia Solidária, Tânia Garib e ela se prontificou a realizar levantamentos e disse que as chances de atender o pedido são grandes”, finalizou Dirceu Lanzarini.

INSS convoca 2,2 mil assegurados para reavaliação médica

0

2008-12-22 07:35:00

O INSS começa hoje a convocação dos quase 2,2 pessoas que estão afastados do trabalho há dois anos para passarem por uma reavaliação médica.

Os segurados nesta situação terão um prazo de 10 dias para marcar a perícia.  A reavaliação tem como objetivo verificar se o assegura está realmente incapacitado para o trabalho. De acordo com o secretário de Políticas de Previdência Social, Helmut Schwarzer, a medida reduziu as despesas com pagamento de auxílio-doença.

O não comparecimento da convocação cessa o pagamento do benefício. A perícia pode ser marcada pelo telefone 135 ou pela internet, no site www.previdencia.gov.br.

Veja a previsão do horóscopo para hoje, 22 de dezembro

0

2008-12-22 06:21:00

Áries – 21/03 a 20/04 – Regente: Marte
O Sol está entrando na sua 10ª casa, que simboliza a montanha que galgamos pelo nosso sucesso; a realização na vida. Representa a nossa obra, o que vai restar de nós no mundo após a nossa partida. E de uma certa forma, vivemos enquanto durar a nossa obra.
——————————————————————————–
Touro – de 21/04 a 20/05 – regente: Vênus
O Sol está entrando na sua 9ª casa, que simboliza a expansão, a necessidade de crescer espiritualmente, retornar ao paraíso. É relacionada com o idealismo, o pensamento abstrato, a Justiça, as grandes viagens e a Filosofia. Traz inteligência e senso de humor.
——————————————————————————–
Gêmeos – de 21/05 a 20/06 – regente: Mercúrio
O Sol está entrando na sua 8ª casa, que simboliza a morte e também a eternidade, os mistérios; o fim para um novo começo, o sexo e as forças vitais que habitam o interior da matéria, pois é na matéria que estão ocultos todos os mistérios. Ela é o véu que oculta o espírito.
——————————————————————————–
Câncer – de 21/06 a 22/07 – regente: Lua
O Sol está entrando na sua 7ª casa, que simboliza tudo o que se refere ao outro, ao complemento necessário ao equilíbrio de qualquer ser humano. A energia dessa casa nos leva a buscar o que nos é oposto, a procurar no outro o que não temos. É ligada ao casamento e às associações em geral.
——————————————————————————–
Leão – de 23/07 a 22/08 – regente: Sol
O Sol está entrando na sua 6ª casa, que simboliza nossas pequenas e chatas obrigações do dia-a-dia: nossas habilidades e dons, o ato de trabalhar. Aprendemos a dar valor ao encadeamento de pequenos atos, que resultarão numa obra completa. Essa casa é associada com a manutenção da saúde.
——————————————————————————–
Virgem – de 23/08 a 22/09 – regente: Mercúrio
O Sol está entrando na sua 5ª casa, que simboliza nossa capacidade de criação, o momento em que somos mais parecidos com o espírito que nos inspira. É a casa relacionada com o amor, que é o ato de criação que dá sentido à vida e torna possível a felicidade.
——————————————————————————–
Libra – de 23/09 a 22/10 – regente: Vênus
O Sol está na entrando sua 4ªcasa, que simboliza o lar, a segurança, as raízes, o seio materno, a vida doméstica, a mãe, os hábitos e o sentido de autopreservação. É a época do ano em que você está mais afetado pelas idéias ancestrais do seu inconsciente.
——————————————————————————–
Escorpião – de 23/10 a 21/11 – regente: Plutão
O Sol está entrando na sua 3ª casa, que simboliza a comunicação, o intelecto, a escrita, a fala e o ambiente próximo (vizinhos, colegas, parentes, etc). É um período favorável para os estudos e o aprendizado em geral. Também é hora de relaxar e brincar um pouco, ser criança de novo.
——————————————————————————–
Sagitário – de 22/11 a 21/12 – regente: Júpiter
O Sol está entrando na sua 2ª casa, que simboliza os bens materiais, as propriedades, o patrimônio; tudo o que uma pessoa precisa para viver confortavelmente. Esta casa é relacionada com o prazer e o conforto. Período favorável para negócio, compras e vendas.
——————————————————————————–
Capricórnio – de 22/12 a 20/01 – regente: Saturno
O Sol está entrando na sua 1ª casa, que simboliza a personalidade, as tendências pessoais, atraindo a sua atenção para si mesmo. Faça uma auto-análise e observe como tem tratado a si e aos seus desejos; se suas ações têm sido um reflexo do seu interior.
——————————————————————————–
Aquário – de 21/01 a 19/02 – regente: Urano
O Sol está entrando na sua 12ª a casa, que simboliza o Karma, as dificuldades que uma pessoa passa na vida para se desenvolver emocionalmente e mentalmente. É o chamado Inferno Astral. Esta casa ensina a liberdade que resulta da confiança nas leis naturais.
——————————————————————————–
Peixes – de 20/02 a 20/03 – regente: Netuno
O Sol está entrando na sua 11ª casa, que simboliza a esperança, o pensamento projetado no futuro, os amigos, a liberdade, a novidade, o inesperado. Lembre-se que o futuro ainda não existe, e, portanto, nele cabe qualquer possibilidade. Tudo pode acontecer.

Céu entre nuvens e calor. Deve chover em algumas regiões

0

2008-12-22 06:19:00

A previsão para esta segunda-feira em Mato Grosso do Sul é de céu parcialmente nublado com pancadas isoladas de chuva e trovoadas em boa parte do Estado. A temperatura fica estável com máxima de 36º e mínima de 20º.

Amambai:Farmácia de plantão hoje,Farmácia São Marcos

0

2008-12-22 06:02:00

STF vai ouvir a Câmara antes de julgar pedido de Senado

0

2008-12-22 00:17:00

Por questão de prudência, o ministro Celso de Mello, do Supremo Tribunal Federal, vai ouvir primeiro o presidente da Câmara dos Deputados, Arlindo Chinaglia (PT), para depois decidir se atende ao pedido do presidente do Senado, Garibaldi Alves (PMDB), e manda a Câmara promulgar a chamada PEC dos Vereadores.

A decisão foi tomada no final da noite dessa sexta-feira (19/12), por Celso de Mello, substituto regimental do ministro Menezes Direito. O Senado pediu um Mandado de Segurança no STF contra a decisão da Câmara dos Deputados de não promulgar a Proposta de Emenda à Constituição 20/08, que aumenta o número de vereadores.

O projeto foi aprovado pelo Senado, na madrugada da quinta-feira (18/12). O presidente da Câmara, no entanto, rejeitou a sua promulgação por entender que houve mudança substancial da matéria. As emendas constitucionais não passam pelo veto do presidente da República.

“As implicações resultantes de um conflito constitucional no âmbito do Poder Legislativo tornam altamente recomendável que se ouça, previamente, por intermédio de seu ilustre presidente, a Mesa da Câmara dos Deputados, órgão apontado como coator”, afirma o ministro em sua decisão.

Chinaglia será notificado e receberá uma segunda via da petição apresentada pelo Senado no Mandado de Segurança. Ele terá o prazo de 15 dias para prestar as informações que entender necessárias.

Leia a decisão

MED. CAUT. EM MANDADO DE SEGURANÇA 27.807-2 DISTRITO FEDERAL RELATOR: MIN. MENEZES DIREITO IMPETRANTE(S): MESA DO SENADO FEDERAL ADVOGADO(A/S): LUIZ FERNANDO BANDEIRA DE MELLO IMPETRADO(A/S): PRESIDENTE DA CÂMARA DOS DEPUTADOS DESPACHO DO SENHOR MINISTRO CELSO DE MELLO:

Este despacho é por mim proferido em face da ausência eventual, nesta Suprema Corte, do eminente Relator da presente causa (fls. 46), justificando-se, em conseqüência, a aplicação da norma inscrita no art. 38, I, do RISTF.

Trata-se de mandado de segurança, com pedido de liminar, impetrado contra a Mesa da Câmara dos Deputados, que teria incidido em grave transgressão ao ordenamento constitucional, pela recusa de seus membros (exceto o Senhor 1º Vice-Presidente) em assinar os autógrafos concernentes à PEC nº 20, de 2008, assim obstando, com esse comportamento, a própria promulgação de nova emenda à Constituição, o que lesaria – segundo sustentado nesta sede mandamental – direito líquido e certo alegadamente titularizado pela Mesa do Senado Federal.

Eis como o autor desta ação de mandado de segurança descreve o comportamento – por ele qualificado como inconstitucional – que imputa à Mesa da Câmara dos Deputados (fls. 03/04):

“Na madrugada do dia dezoito de dezembro do corrente, o Senado Federal aprovou, por ampla maioria, a Proposta de Emenda à Constituição nº 20, de 2008, que ‘altera a redação do inciso IV do ‘caput’ do art. 29 da Constituição Federal, tratando das disposições relativas à recomposição das Câmaras Municipais’.

A referida proposição já havia sido aprovada na Câmara dos Deputados, onde recebera o nº 333, de 2004, e fora encaminhada ao Senado Federal em 03 de junho do ano corrente (…). Ao apreciar a referida PEC, o Senado Federal entendeu por bem, nos termos do voto de seu relator (doc. 03), o Exmo. Sr. Senador César Borges, destacar o art. 2º da proposição para que constituísse proposição autônoma, nos termos do art. 235, inciso III, alínea ‘d’, item 6, do Regimento Interno do Senado Federal: ………………………………………………. Com o destaque do art. 2º para constituição de proposição autônoma, o restante do texto da PEC nº 20, de 2008, foi aprovado em primeiro e segundo turnos de votação no Senado Federal e enviado para constituir autógrafos a fim de ser promulgado em sessão solene, juntamente com o texto da PEC nº 12-A, de 2004, que ‘acrescenta artigo ao Ato das Disposições Constitucionais Transitórias para convalidar os atos de criação, fusão, incorporação e desmembramento de Municípios.

Ocorre que, ao receber os referidos autógrafos das Propostas de Emendas Constitucionais aprovadas pelo Senado, a Mesa da Câmara dos Deputados, que se encontrava reunida, somente assinou aquele referente à ratificação da criação de Municípios (já numerado como Emenda Constitucional nº 57 – doc. 04), devolvendo em branco o da Proposta de Emenda Constitucional nº 20, de 2008, e anunciando, pela imprensa, que decidira opor-se à promulgação daquela PEC na forma em que fora aprovada pelo Senado Federal (…).

Tal fato configura, como será demonstrado adiante, ato ilegal que merece repreensão por esta Corte Suprema.” (grifei) A parte ora impetrante pretende ver reconhecida, na presente causa, “(…) a possibilidade de, no processo legislativo de emendas constitucionais, a fim de viabilizar os consensos políticos ao menos parciais ao redor de determinados temas, dividir a proposição aprovada em uma Casa em duas partes: uma, que obteve a concordância da segunda Casa e que por isso irá à promulgação, e outra, que justamente por não ter tido a mesma sorte, retornará à Casa iniciadora” (fls. 07 – grifei), assim justificando, no ponto, a postulação mandamental que deduziu perante esta Suprema Corte (fls. 09/11):

“Em outras palavras, entende esta Corte que, uma vez que os dispositivos constantes das partes separadas possuam relativa autonomia, ou seja, quando não sejam interdependentes a ponto de prejudicar a compreensão e aplicação da própria norma por eles veiculada, não haverá afronta ao art. 60, § 2º, da Carta Magna.

A Corte entende, portanto, que será imprescindível o retorno à outra Casa Legislativa quando houver alterações em ao menos um dos âmbitos de aplicação do texto emendado: material, pessoal, temporal ou espacial. Esse entendimento foi ratificado por ocasião do julgamento da ADC nº 3 e das ADIns nº 2.666 e 3.472, dentre outras. Saliente-se, aliás, que esse entendimento foi rigorosamente o adotado por ocasião da tramitação das Reformas ‘do Judiciário’ (Emenda Constitucional nº 45) e ‘da Previdência’ (Emendas Constitucionais nº 20 e 41), ambas tendo gerado a criação de ‘PECs Paralelas’.

Foi exatamente o que aconteceu no caso em tela. Numa mesma proposição, havia duas propostas absolutamente distintas: uma atinente a aumentar o número de vereadores nas Câmaras Legislativas Municipais e outra cujo desiderato era reduzir seu financiamento, através da diminuição de seus percentuais de repasse.

Ora, não há como afirmar que uma disposição depende da outra, até mesmo porque beiram a contradição: se por um lado aumenta-se o limite de vereadores por município, é contraditório reduzir a verba daquele órgão legislativo.

O Senado concordou com o aumento do número de vereadores, mas preferiu, por falta de melhor consenso, deixar inalterada a norma constitucional que regula o valor dos repasses às Câmaras Municipais. Essa independência entre as disposições é tão clara que a Proposta de Emenda à Constituição nº 20, de 2008, visa a alterar dois artigos distintos da Constituição, um dos quais (art. 29-A) nem se quer constava da Constituição originária somente vindo a ser-lhe acrescido doze anos depois.

Na mesma linha, o próprio Tribunal Superior Eleitoral, quando reduziu o número de vereadores de diversos municípios, não cogitou de realizar qualquer diminuição no repasse de verbas para as respectivas câmaras municipais. Não há, pois, como sustentar, juridicamente, que uma norma é dependente da outra: são absolutamente autônomas e imediatamente aplicáveis. O que pretende fazer a Mesa da Câmara, ao buscar colher louros políticos defendendo uma vinculação juridicamente descabida, não é admissível sob a ótica da jurisprudência desta Colenda Corte.

Admitir que, a seu exclusivo arbítrio, a Mesa da Câmara dos Deputados possa limitar o poder decisório do Senado Federal é desequilibrar o sistema bicameral do Legislativo federal brasileiro. (…). ……………………………………………….

Se nem ao Presidente da República, que tem o poder de veto sobre a produção legislativa ordinária e complementar, é dado vetar Proposta de Emenda à Constituição, não seria a Mesa de uma das Casas que teria essa prerrogativa constitucional, mormente porque a referida Proposta foi aprovada pelas duas casas do Congresso Nacional em dois turnos de votação.”

Sendo esse o contexto, passo a examinar questão prévia concernente à cognoscibilidade desta ação mandamental. Entendo, preliminarmente, salvo melhor juízo, que a presente causa revela-se suscetível de conhecimento por esta Suprema Corte, considerada a existência, no caso, de litígio constitucional – instaurado entre as Mesas do Senado Federal e da Câmara dos Deputados – referente à promulgação de emenda à Constituição que a parte ora impetrante sustenta haver resultado de regular tramitação, com integral observância do regime da bicameralidade, da PEC nº 20/2008.

Esse particular aspecto da controvérsia parece afastar o caráter “interna corporis” do procedimento em questão, legitimando-se, desse modo, o exercício, pelo Supremo Tribunal Federal, da jurisdição que lhe é inerente, em face da natureza jurídico-constitucional do litígio em causa, tal como tem sido reconhecido pela jurisprudência do Supremo Tribunal Federal (RTJ 173/805-810, 806 – RTJ 175/253 – RTJ176/718, v.g.). Vê-se, portanto, que a existência de controvérsia jurídica, impregnada de relevo constitucional, legitima o exercício, por esta Suprema Corte, de sua atividade de controle, que se revela ínsita ao âmbito de competência que a própria Carta Política lhe outorgou.

Isso significa reconhecer, considerados os fundamentos que dão suporte a esta impetração, que a prática do “judicial review” – ao contrário do que muitos erroneamente supõem e afirmam – não pode ser considerada um gesto de indevida interferência jurisdicional na esfera orgânica do Poder Legislativo.

É que a jurisdição constitucional qualifica-se como importante fator de contenção de eventuais excessos, abusos ou omissões alegadamente transgressores do texto da Constituição da República, não importando a condição institucional que ostente o órgão estatal – por mais elevada que seja sua posição na estrutura institucional do Estado – de que emanem tais condutas.

Não custa rememorar, neste ponto, que tal entendimento – plenamente legitimado pelos princípios que informam o Estado Democrático de Direito e que regem, em nosso sistema institucional, as relações entre os Poderes da República – nada mais representa senão um expressivo reflexo histórico da prática jurisprudencial do Supremo Tribunal Federal (RTJ 142/88-89 – RTJ 167/792-793 – RTJ 175/253 – RTJ 176/718, v.g.). Essa visão é também compartilhada pelo magistério da doutrina (PEDRO LESSA, “Do Poder Judiciário”, p. 65/66, 1915, Livraria Francisco Alves; RUI BARBOSA, “Obras Completas de Rui Barbosa”, vol. XLI, tomo III, p. 255/261, Fundação Casa de Rui Barbosa; CASTRO NUNES, “Do Mandado de Segurança”, p. 223, item n. 103, 5ª ed., 1956, Forense; PONTES DE MIRANDA, “Comentários à Constituição de 1967 com a Emenda n. 1, de 1969”, tomo III/644, 3ª ed., 1987, Forense; JOSÉ ELAERES MARQUES TEIXEIRA, “A Doutrina das Questões Políticas no Supremo Tribunal Federal”, 2005, Fabris Editor; DERLY BARRETO E SILVA FILHO, “Controle dos Atos Parlamentares pelo Poder Judiciário”, 2003, Malheiros; OSCAR VILHENA VIEIRA, “Supremo Tribunal Federal: Jurisprudência Política”, 2ª ed., 2002, Malheiros, v.g.), cuja orientação, no tema, tem sempre ressaltado, na linha de diversas decisões desta Corte, que “O Poder Judiciário, quando intervém para assegurar as franquias constitucionais e para garantir a integridade e a supremacia da Constituição, desempenha, de maneira plenamente legítima, as atribuições que lhe conferiu a própria Carta da República” (RTJ 173/806, Rel. Min. CELSO DE MELLO).

Entendo cognoscível, desse modo, salvo melhor juízo, o presente mandado de segurança, eis que inocorrentes, na espécie, as situações verificadas, p. ex. , no contexto do MS 20.247/DF, Rel. Min. MOREIRA ALVES, e do MS 20.464/DF, Rel. Min. SOARES MUÑOZ. Caberia, agora, proceder ao exame da pretensão cautelar deduzida pela Mesa do Senado Federal.

Tenho para mim, no entanto, em juízo de prudência, que a análise do tema, de um lado, e a natureza da matéria, de outro, consideradas as implicações resultantes de um conflito constitucional no âmbito do Poder Legislativo, tornam altamente recomendável que se ouça, previamente, por intermédio de seu ilustre Presidente, a Mesa da Câmara dos Deputados, órgão apontado como coator.

Registro, neste ponto, tendo em vista o conteúdo deste despacho, que o imediato atendimento do pleito cautelar implicaria o esgotamento do próprio objeto da pretensão mandamental deduzida nesta causa, pois a concessão do provimento liminar revestir-se-ia de índole eminentemente satisfativa.

Nem se diga que o retardamento na apreciação da liminar mandamental ora postulada comprometeria o resultado final deste processo de mandado de segurança. É que a própria denegação da medida liminar não implicaria frustração nem perda de eficácia do “writ” mandamental, caso eventualmente deferido.

Por isso, determino que se adote, no caso, a providência a que se refere o art. 7º, inciso I, da Lei nº 1.533/51, c/c o art. 1º, “a”, da Lei nº 4.348/64.

Brasília, 19 de dezembro de 2008 (23:55h). Ministro CELSO DE MELLO

Sejusp orienta para cuidados em compras pela Internet

0

2008-12-21 23:07:00

A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), através da Polícia Civil, alerta para cuidados que devem ser tomados em operações de compras efetuadas pela internet. Com a proximidade das festas de final de ano algumas pessoas buscam fugir da correria das lojas e realizam suas compras por meio de sites de venda on-line. 

O investigador de Polícia Judiciária Michel Weiler Neves recomenda muito cuidado, e dá dicas para não perder dinheiro: oconsumidor deve estar atento para algumas ofertas absurdas encontradas nos sites, preços muito baixos podem esconder perigo; deve-se evitar fazer compras em sites desconhecidos ou intermediários (que fazem o elo entre o consumidor e a loja) – o mais apropriado é que a compra seja feita diretamente no endereço virtual da loja; todas as lojas tem fatores de segurança que devem ser verificados, como qualificação dada por consumidores que já compraram no endereço e número de vendas já realizadas, dados que garantem a equidade da instituição comercial.       

“A internet traz diversos benefícios, agiliza as compras, mas o cuidado é importante”, ressalta o investigador. Ele ainda explica que os sites seguros contam com o ícone de um cadeado no navegador, uma garantia de que o endereço é confiável para utilização.

“Um cuidado outro cuidado essencial é a manutenção freqüente do próprio computador – um anti-vírus atualizado também é fator de segurança nas operações feitas pela internet”, lembra. A falta de um anti-vírus operando no computador pode abrir portas para que alguns programas espiões se instalem na máquina.

Estes programas são instalados nos computadores por meio de vírus enviados por hackers, o software pode copiar as informações que constam no computador para uso destes espiões da rede. “Para evitar os programas espiões, o usuário deve tomar cuidado com sites com conteúdo pornográfico, jogos ou e-mails desconhecidos, geralmente são estes meios utilizados para o envio dos vírus”, esclarece Michel.
       
O crime de estelionato é o mais comum registrado em casos de compra e venda de produtos pela internet. O consumidor que se sentir lesado em compras realizadas na rede devem registrar uma ocorrência notificando a ação para a polícia.

O registro pode ser feito em qualquer delegacia ou  diretamente na Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes contra as Relações de Consumo (Decon).  A Decon fica na Rua 13 de Junho, 930, sobreloja, no Centro. O telefone é o 3316-9805, e o e mail é [email protected]

Confirmação de matrículas na rede estadual termina dia 6

0

2008-12-21 22:05:00

 Os pais devem estar atentos ao calendário de matrículas na rede estadual. No dia 6 de janeiro termina o prazo para confirmação de matrículas para alunos da rede e a partir do dia 10, iniciam-se as designações das escolas para novos alunos.

O processo de matricula é dividido em duas etapas. A primeira é para os alunos antigos, cuja confirmação de matrícula finda no dia 6 de janeiro. As matrículas desses alunos começaram em novembro.

A segunda etapa é para alunos novos. Esses alunos já realizaram a pré-matrícula digital em dezembro. As designações para uma das escolas citadas na pré-matrícula será divulgada na Internet (www.sed.ms.gov.br) a partir do dia 10, com variações em cada município. Em seguida, iniciam-se as confirmações de matrícula.

Cadastro Social servirá para isentar taxa em concursos

0

2008-12-21 20:03:00

O governo federal usará o Cadastro Único para Programas Sociais, usado pelo Bolsa Família, para isentar a população de baixa renda de taxas de inscrição em concursos públicos federais. Para solicitar a isenção, os candidatos precisam ser de família cadastrada, com renda mensal de até três salários mínimos, ou per capita de até meio salário mínimo.

A medida é prevista pelo Decreto Nº 6593, de 2 de outubro de 2008, que regulamentou o Artigo 11 da Lei no 8.112, de 11 de dezembro de 1990. Ela também vale para processos seletivos simplificados para contratação temporária.

Os editais dos concursos devem trazer os prazos e os procedimentos a serem tomados por quem solicitar a inscrição. O interessado deve estar com seu Número de Identificação Social (NIS), atribuído pelo Cadastro Único. Aqueles que ainda não estão cadastrados devem procurar o órgão responsável pela gestão do Cadastro Único/Bolsa Família de seu município.

Para que o cadastro novo esteja disponível na base de dados do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, que administra o Bolsa Família, são necessários 45 dias aproximadamente. A declaração falsa levará o candidato às sanções legais.

Bancos ficarão abertos por duas horas na véspera de Natal

0

2008-12-21 18:03:00

As agências bancárias atenderão o público no próxima quarta-feira, véspera de Natal, mas apenas durante duas horas, das 9h às 11h (horário de Brasília), nas capitais e regiões metropolitanas.

No Interior, onde normalmente o expediente começa e termina uma hora antes, as agências serão abertas às 8h e fechadas às 10h. O tempo de funcionamento por duas horas também foi estabelecido nos locais com diferença de uma hora em relação à Brasília, segundo comunicado da Federação Brasileira de Bancos (Febraban).

As contas de água, luz, telefone e TV a Cabo, além de títulos e outros pagamentos com vencimento no dia 25, poderão ser pagas sem incidência de multa, no dia 26, sexta-feira. A regra também vale para as contas que vencem em 31 de dezembro e 1º de janeiro, quando não haverá expediente bancário, que poderão ser pagas no dia 2 de janeiro.

Na nota, a Febraban observa que os clientes podem agendar os pagamentos, no caso de contas com boletos que têm o código de barras, nos terminais de auto-atendimentos, bem como nas agências dos Correios, lotéricas e outros estabelecimentos comerciais onde normalmente são feitas essas quitações.

Nos dias 26 de dezembro e 2 de janeiro de 2009, os horários de funcionamento das agências serão normais, segundo a Febraban.

Governo pode anunciar ainda este ano medidas anti-crise

0

2008-12-21 16:08:00

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou ontem que está preocupado com a economia brasileira no primeiro trimestre de 2009 e que ainda este ano o governo deverá anunciar novas medidas para amenizar os efeitos da crise financeira internacional. Lula, no entanto, voltou a descartar o risco de recessão no país.

“Há mais medidas ainda este ano ou no ano que vem, mas não vou adiantar, porque medida econômica não se antecipa, senão a economia pára à espera do anúncio”, disse durante café da manhã com jornalistas realizado tradicionalmente ao final de cada ano.

Segundo Lula, os setores que mais preocupam são aqueles que geram grande quantidade de empregos, como o automobilístico, o de construção civil, o agrícola e as pequenas e médias empresas.

O presidente respondeu a perguntas sobre queda de juros, e disse que “obviamente” haverá redução. Ele elogiou a política monetária, mas disse que precisa haver mudanças em épocas de crise. “Até agora a política monetária foi acertada, mas em época de crise não pode ficar do mesmo jeito. Mas o Meirelles [Henrique Meirelles, presidente do Banco Central] é um homem inteligente e sabe o que fazer.”

Lula também reafirmou que o governo mantém para o próximo ano a meta de crescimento de 4% para o Produto Interno Bruto (PIB), a soma de todos os bens e serviços produzidos no país.

“O governo trabalha com crescimento de 4%, vamos continuar trabalhando, temos que acreditar que é possível fazer as coisas acontecerem, se ficarmos pelos cantos chorando, a gente não faz acontece nada e estou determinado que quanto mais trabalharmos e tomarmos medidas mais chances termos de manter os investimentos.”

O presidente foi questionado por um jornalista se tem algum arrependimento por ter declarado que os efeitos da crise chegariam no Brasil na forma de uma “marolinha” e respondeu que não. Ele lembrou que, mesmo com a crise internacional, o PIB brasileiro apresentou crescimento de 6,8% no terceiro trimestre deste ano.