6.1 C
Amambai
quinta-feira, 25 de junho de 2026
Início Site Página 9959

Armas de Fogo: Recadastramento deve ser feito até o dia 31

0

2008-12-26 14:27:00

Termina na próxima quarta-feira (31) o prazo para o recadastramento de armas de fogo. Quem não tiver sua arma regularizada corre o risco de ser preso.

No caso de posse de arma irregular, a pena varia de um a três anos de prisão em caso de armas de uso permitido, e de três a seis anos para armas de uso restrito.

Para porte de arma, a pena é maior, de dois a cinco anos de prisão, e de três a seis anos no caso de armas de uso restrito.

O delegado-chefe da Divisão de Repressão de Armas da Polícia Federal, Marcos Vinícius Dantas, explicou que mesmo as armas antigas, consideradas obsoletas, devem ser regularizadas.

“Tem de regularizar para que não se incida na situação de crime. Queremos que haja a federalização dos registros estaduais. Ou seja, a pessoa que não regularizou ou tem registro antigo deve regularizar para que seja centralizado na Polícia Federal. É o que determina o Estatuto do Desarmamento”, disse.

O governo já foi claro: o prazo não será prorrogado. “Existe o crime. A pessoa pode deixar de ser presa apenas se houver uma justificativa em que a lei exclua a culpa nesse sentido”, comentou.

Iagro alerta produtores sobre foco de ferrugem da soja

0

2008-12-26 13:46:00

A Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal) emitiu hoje um alerta aos produtores por conta do aparecimento de um foco de ferrugem da soja em uma lavoura em Chapadão do Sul, no Bolsão, nordeste do Estado. Conforme a Gerência de Inspeção e Defesa Sanitária Vegetal da Iagro, o foco foi informado pelo dono da propriedade no sistema da Agência ontem (23) e confirmado através do Laboratório Fundação Chapadão.

A orientação é para que produtores de soja da região se mantenham atentos e realizem o monitoramento, fazendo o controle da doença, conforme definição da assistência técnica.

O estágio observado da planta onde surgiu o foco de ferrugem é o V8 (estágio vegetativo logo antes da floração).

PRF monta estratégia para punir motorista embriagado

0

2008-12-26 12:33:00

Após a implantação da Lei Seca, a Operação Fim de Ano da Polícia Rodoviária Federal (PRF) vai contar com uma dinâmica diferente em 2008. Ela montou estratégia para punir os motoristas alcoolizados. Em vez de distribuir policiais de maneira uniforme ao longo das rodovias, a corporação vai se concentrar nos pontos onde o consumo de álcool se faz presente e pretende deter a maioria daqueles que dirigem embriagados.


De acordo com o diretor de comunicação da PRF, inspetor Alexandre Castilho, a fiscalização vai estar mais direcionada e, apesar de contar com o mesmo número de homens do ano passado, o contingente vai ser dobrado em locais estratégicos.


Como exemplo, Castilho citou o Ano-Novo, quando um grande fluxo de carros sai das capitais e vai para o litoral. Em todas as saídas, a PRF vai ampliar a fiscalização e realizar testes com um dos 500 bafômetros que tem à disposição.


"No Natal, o movimento é maior das capitais para o interior, enquanto no ano novo, a movimentação se dá das capitais para o litoral e para os grandes centros turísticos do País, como Rio de Janeiro. Vamos focar esses fluxos", disse.


Castilho também disse que a PRF pretende manter postos de fiscalização a "praticamente cada 150 km". Caso algum motorista que ingeriu álcool passe pelas barreiras iniciais, que vão contar com a maioria do contingente de policiais, ele pode ser detido nos postos avançados pela estrada.


A Operação Fim de Ano teve inicio no último dia 20 e tem como objetivo fiscalizar os cerca de 61 mil km de rodovias em todo o País. A PRF vai contar com duas mil viaturas, 10 helicópteros e 400 postos de fiscalização, além de 500 bafômetros e 500 radares móveis para a operação.


Mais carros
Segundo Castilho, a PRF espera um aumento de até 25% no fluxo de veículos nos grandes centros urbanos. Ele disse que a grande venda de automóveis ao longo do ano é sentida de forma expressiva nas estradas.


"Em algumas regiões, principalmente nas grandes metrópoles, acreditamos que se possa ter um aumento de até 25% na frota de carros devido ao grande número de veículos vendidos ao longo de 2008", afirmou.
Redação Terra

Previdência reinicia hoje pagamento de benefícios

0

2008-12-26 11:44:00

 O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) recomeça hoje (26) o pagamento dos benefícios. Recebem, hoje, os beneficiários que ganham até um salário mínimo e têm cartão de pagamento de final 3, sem considerar o dígito.


Segundo o Ministério da Previdência Social, ontem (24) não foi liberado o pagamento para evitar o acúmulo de pessoas nas agências bancárias na véspera do feriado de Natal, quando o horário de atendimento nos bancos ficou reduzido a duas horas. De acordo com o ministério, o pagamento de beneficiários com cartão de final 1 e 2 foi antecipado em dois dias e liberado nos dias 22 e 23 deste mês.


De acordo com o ministério, as datas em que o expediente bancário ocorre em horário reduzido não são consideradas dias úteis para a realização dos depósitos.


Os segurados que tiverem dúvidas sobre o calendário podem ligar para os operadores da Central 135. A outra opção é acessar a internet (www.previdencia.gov.br) e clicar no link Extrato de Pagamento de Benefício, que fica no centro da página principal. O extrato, no entanto, fica disponível somente a partir do dia em que o pagamento é depositado no banco.

Incêndio destrói loja no centro da Sete Quedas

0

2008-12-26 10:11:00

Vilson Nascimento

Um incêndio destruiu completamente o estoque e abalou a estrutura de uma loja de roupas usadas situada na Rua Monteiro Lobato, no centro da cidade em Sete Quedas, na manhã dessa sexta-feira (26).

Segundo os proprietários o fogo, provavelmente proveniente de um curto circuito, começou pelo banheiro e rapidamente se espalhou pelo interior da loja, queimando todo o estoque e danificando a estrutura do prédio de alvenaria que apresenta rachaduras e iminente risco de desabamento.

Como Sete Quedas não conta com unidade do Corpo de Bombeiros, uma equipe da Polícia Civil esteve no local e orientou para a realização de um sistema de isolamento do local para evitar ferir pessoas em caso de desabamento.

Os prejuízos podem chegar a R$ 180 mil, segundo os donos do estabelecimento.

Bancos voltam a funcionar normalmente hoje

0

2008-12-26 10:02:00



Natal teve uma morte e várias ocorrências em Amambai

0

2008-12-26 09:47:00

Vilson Nascimento

A véspera e o dia de Natal foi marcado por várias ocorrências, algumas delas violentas, em Amambai.

Na véspera de Natal (24) um indígena foi violentamente assassinado a golpes da faca ou facão na Aldeia Amambai.

O corpo de Alberto Vera (18) anos, foi encontrado na aldeia onde residia com várias perfurações causadas por arma branca, segundo a polícia, provavelmente facão, pelos ferimentos apresentados.

De acordo com a polícia no bolso da vítima foram encontrados vestígios de maconha, o que pode indicar que o crime tenha sido cometido por conta de acerto de drogas.

A Polícia Civil de Amambai instaurou inquérito para apurar o caso, mas ainda não tem pista dos autores.

Preso por furto- Por volta das 17h30 também de quarta-feira (24) véspera de Natal, a Policia Militar de Amambai prendeu por furto o foragido do regime semi-aberto de Dourados, Aristeu Vieira, o “Flecha” de 38 anos.

Segundo a polícia Flecha teria adentrado em uma residência situada na região da Vila Cristina em Amambai e furtado um aparelho de som e um celular.

Ele acabou retido por populares que o entregaram à PM. Conduzido para a Delegacia o acusado foi autuado em flagrante por furto e encaminhado para o Epam (Estabelecimento Penal de Amambai).

Presos por agressão- Por volta das 20h20 também do dia 24 dois irmãos, Toniel Moraes de Souza (29 anos) e Roberto Siqueira de Souza de 27, foram detidos após agredirem, com pauladas na cabeça, Manoel Paulo Pereira de 35 anos.

A vítima sofreu lesões graves na cabeça e até a manhã dessa sexta-feira (26) permanecia internada em estado grave na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) de um hospital na cidade de Dourados.

Violência doméstica e desacato- Por volta das 16h dessa quinta-feira (25) dia de Natal, Ângelo Leonel dos Santos Chaves de 30 anos, foi preso em flagrante por violência doméstica, desacato a autoridade e lesão corporal contra dois policiais militares.

Segundo a polícia o acusado, em visível estado de embriagues, estaria agredindo a esposa e quando uma equipe da Polícia Militar chegou ao local, foi atacada pelo autor, onde dois policiais acabaram sofrendo lesões de natureza leve. Preso o acusado foi encaminhado para a Delegacia de Polícia Civil de Amambai.

Mega-Sena vai pagar R$ 6 mi no prêmio de sábado

0

2008-12-26 09:22:00

Não houve apostas vencedoras do concurso 1.033 da Mega Sena e o prêmio ficou acumulado em R$ 4.080.441,78. O valor acumulado para o próximo concurso de final cinco (1035) é de R$ 6.551.252,25. E o prêmio acumulado para o sorteio especial de final de ano já chega a R$ 15.034.178,04. Os números sorteados na quarta-feira, 24, em Iporã-PR, foram: 05 – 06 – 17 – 33 – 39 e 54. A estimativa de prêmio para a próxima extração da Mega-Sena, no sábado, é de R$ 6 milhões.

Cafeína tem efeito maior em homens, afirma pesquisa

0

2008-12-26 08:31:00

Uma xícara de café forte tem um efeito maior em homens do que em mulheres, segundo uma pesquisa da Universidade de Barcelona publicada na revista especializada Progress in Neuro-Psychopharmacology & Biological Psychiatry.

Esse é o resultado de um estudo feito com 668 voluntários saudáveis. No trabalho, uma xícara de expresso aumentou o estado de alerta dos homens mais do em mulheres, embora elas também tenham sentido o efeito da bebida. Por outro lado, as mulheres se mostraram mais sensíveis a uma xícara de café descafeinado.

No estudo, os cientistas pediram aos voluntários que bebessem uma xícara de expresso com 100 mg de cafeína ou um expresso descafeinado, com 5mg de cafeína.

Os pesquisadores então observaram as mudanças no estado de alerta dos voluntários (menor sonolência e maior grau de atividade) em intervalos de 10, 20 e 30 minutos, em períodos da manhã e da tarde (11h, 13h, 16h e 18h).
Genes

Tanto homens como mulheres tiveram aumento em seus níveis de atividade depois de beber o café e, em alguns, os efeitos começaram a ser imediatamente após o consumo.

Segundo a pesquisadora-chefe Ana Adan, “embora tanto homens como mulheres tenham tido um aumento nos seus níveis de atividade com o (consumo) de café, que aumentou ao longo das medições, observamos um impacto maior nos homens”.

A pesquisadora disse que “vários estudos demonstraram os efeitos estimulantes da cafeína, mas nenhum deles observaram os efeitos em termos do sexo do consumidor”.

Segundo os pesquisadores, 45 minutos é o tempo necessário para que a concentração máxima de cafeína chegue ao sangue, mas apenas depois de alguns minutos, é possível chegar à metade deste nível.

Outra novidade apontada pelos pesquisadores foi o dado de que o café descafeinado também teve efeito semelhante, embora bem menor, sobre uma parcela das pessoas testadas.

Apesar de a reação ter sido muito pequena para afirmar que o efeito não tenha sido apenas psicológico, os pesquisadores notaram que o efeito do café descafeinado foi maior entre as mulheres.

Anna Denny, da Fundação Britânica de Nutrição, disse que “este estudo dá uma visão interessante sobre como os efeitos de comidas e nutrientes específicos podem ser diferentes em homens e mulheres”.

Segundo Denny, as pesquisas sobre a relação entre nutrientes e genes estão avançando rapidamente e “estamos descobrindo mais sobre como nossos genes afetam nossas necessidades por alguns alimentos e nutrientes e como nossos corpos reagem a eles. No futuro isso poderia permitir a cientistas formular recomendações dietéticas baseadas em nosso mapa genético, bem como nossa idade e tamanho”.

Iguatemiense é assassinado à pauladas

0

2008-12-26 08:18:00

O operário Vanderlei Guedes de Souza, 28 anos, foi assassinado a pauladas, por volta de uma hora da madrugada de hoje, em Iguatemi.

Vanderlei foi morto quando chegava na casa de sua amásia, em uma rua do bairro da Tamanqueira. Ele foi para o fundo da residência, e foi surpreendido por um ou dois homens, sendo golpeado várias vezes, à pauladas.

Vanderlei ficou caído, sem os sentidos, com o barulho despertando a atençáo da mulher, que pediu ajuda para vizinhos, que telefonaram para a Polícia Civil. Ele morreu antes de daer entrada no Hospital Municipal de Iguatemi.

O corpo de vanderlei foi levado para o Instituto Médico Legal (IML) de Naviraío, onde está sendo aguardado o médico legista para o exame de necropsia.  Após o exame haverá o retorno para Iguatemi, para que a família providencie o velório e o sepultamento. 

Fonte: Edilson Oliveira

Amambai: Farmácia de plantão hoje, Farmácia Bampi

0

2008-12-26 06:30:00

Apicultores brasileiros investem em tecnologia

0

2008-12-26 03:42:00

Foi um baque. É assim que Indalécio Borguezan recorda sua reação e a de muitos outros apicultores quando a União Européia decidiu boicotar o mel nacional. Era março de 2006 e o governo brasileiro não havia apresentado um plano de controle de resíduos – identificação da presença de agrotóxicos e medicamentos veterinários no produto -, sem o qual as importações seriam suspensas.

O embargo fez com que 14 mil toneladas encalhassem no Brasil, comprometendo cerca de 76% das receitas – tradicionalmente, 3/4 do faturamento obtido pelos apicultores brasileiros resultava das vendas externas. Embora a população reconheça as qualidades nutritivas do mel, o consumo interno é baixo.

Não ultrapassa 60 gramas per capita, por ano, enquanto os suíços dão conta de 1.500 gramas no mesmo período. "O susto foi grande. Cheguei a pensar em mudar do sítio e tentar um emprego na cidade", confessa Indalécio, que, aos 38 anos de idade, não conheceu outra vida a não ser a do campo.

A sorte, segundo ele, foi a diversificação na propriedade de 80 hectares, em Urubici, na serra catarinense. Ele, o pai e o irmão, que trabalham em parceria, nunca abriram mão dos plantios de hortaliças – vocação da cidade -, maçã, kiwi e uma pequena produção de leite. "No final, tivemos para onde correr", comenta.

Prazo para justificar ausência no segundo turno termina hoje

0

2008-12-26 00:49:00

O prazo de justificativa da ausência no segundo turno das eleições municipais termina hoje, sexta-feira (26). Para justificar, é necessário preencher o Requerimento de Justificativa Eleitoral e entregar em qualquer cartório ou posto de atendimento ao eleitor.

O formulário também pode ser encaminhado via postal ao cartório eleitoral onde o eleitor é inscrito. O requerimento está disponível, gratuitamente, nos cartórios, postos eleitorais e no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e dos tribunais regionais eleitorais em cada estado.

A justificativa deve conter dados pessoais do requerente, o motivo da ausência à votação, a apresentação de documentos que comprovem a identidade e as razões apresentadas pelo eleitor. A aceitação da justificativa fica a critério dos juízes das zonas eleitorais.

O TSE informa que, enquanto o eleitor não regularizar a sua situação com a Justiça Eleitoral, não terá o direito de tomar posse em cargos públicos, tirar passaporte e obter empréstimos em bancos públicos.

Homem aparece vivo após ser ‘enterrado’ em Brasília

0

2008-12-26 00:16:00

Um homem de 43 anos dado como morto e enterrado na terça-feira (16) apareceu vivo dois dias depois. O fato aconteceu em Brasília com uma pessoa, que, segundo a polícia, é deficiente mental.

O homem teria desaparecido no dia 11 desse mês. O pai dele disse que tinha visto o filho pela última vez no abrigo onde ele fazia tratamento. Preocupado e sem notícias, ele foi até o Hospital de Base de Brasília, onde reconheceu como sendo o de seu filho o corpo de uma pessoa que estava em uma moto acidentada.

O enterro aconteceu no dia 16, mas, na quinta (18), Geraldo reapareceu sem mesmo saber que “tinha morrido." Ao saber dos acontecimentos, a Polícia Civil do Distrito Federal, que divulgou o fato nesta terça-feira (23), decidiu exumar o corpo enterrado e o levou para o Instituto Médico Legal (IML).

O IML identificou que o corpo enterrado por engano é de um homem de 48 anos. Segundo a polícia, a verdadeira vítima do acidente de moto tinha 16 passagens pela polícia. A família dele havia registrado o desaparecimento no último dia 19.

Prazo para atualização no Bolsa Família termina dia 31

0

2008-12-25 09:13:00

Termina no dia 31 deste mês o prazo para atualização de dados no Bolsa Família. De acordo com o Ministério do Desenvolvimento Social, devem ser atualizados os dados de famílias cujos benefícios foram bloqueados em setembro, após cruzamento de informações.

Foram bloqueados cerca de 600 mil em todo o País. Quem não atualizar os dados, perde definitivamente o benefício. A atualização é feita por gestores municipais.

O critério para inclusão no Bolsa Família é renda per capita mensal de até R$ 120,00. Todas as famílias que apresentaram valores superiores a esse, conforme a Rais (Cadastro Único com a Relação Anual de Informações Sociais) de 2006, tiveram o benefício bloqueado e enviado ao gestor para que a renda fosse atualizada.

Apenas 27% do total de famílias com benefícios bloqueados tiveram as informações corrigidas no cadastro até 31 de outubro.

Como integrantes de famílias beneficiárias podem ter ficado desempregados entre 2006 e 2008 é importante que os gestores atualizem os dados cadastrais para evitar cancelamentos indevidos. Somente com a retirada daqueles que já superaram a condição de pobreza, o Ministério poderá atender aqueles que precisam e ainda não recebem o benefício.

Ministério publica cartilha com novas regras de estágio

0

2008-12-25 08:15:00

Uma cartilha, que esclarece a nova lei dos estagiários, está disponível, a partir de hoje (24), no site do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). O material havia sido publicado no início deste mês, mas agora está disponível em meio eletrônico, e trata dos pontos que mais causaram dúvidas sobre a lei nº 11.788, publicada em setembro deste ano.

Por meio de 37 perguntas e respostas, a cartilha orienta estudantes, empresas contratantes e instituições de ensino. Segundo o ministério, foram recebidos cerca de três mil e-mails solicitando esclarecimentos sobre a mudança da lei.

Para o ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi, o estágio é uma etapa que deve ser valorizada, porque desenvolve não só o profissional, mas também o Brasil.

"A partir do estabelecimento de condições dignas para o estágio do jovem estudante no ambiente de trabalho, fomenta-se no país a construção de um mercado mais justo e uma formação profissional que propicie a vivência prática de conteúdos teóricos, ministrados no ambiente próprio das instituições de ensino", afirmou Lupi.

A cartilha esclarece a duração do estágio, os benefícios obrigatórios, o recesso remunerado e o seguro contra acidentes pessoais para os estagiários

Governo reduz pauta fiscal da carne, óleo de soja e algodão

0

2008-12-25 08:08:00

O governo do Estado publicou na terça (23), em Diário Oficial, a redução na pauta fiscal de oito tipos de produtos comercializados e produzidos em Mato Grosso do Sul. A diminuição da pauta chegou também para a cotação da arroba das carnes bovinas e no quilo das carnes de suíno e de frango.

A arroba da carne de vaca terá redução de 15% e a carne de boi terá a pauta reduzida em 13%, assim como o quilo do frango. O quilo da carne de suíno sofre redução de 8%.

O óleo de soja terá redução de 10% na pauta fiscal; a saca do sorgo e a tonelada do trigo caem em 15%, a arroba do algodão terá queda de 11%, a tonelada de farelo diminui em 1% e o quilo do óleo bruto reduz a pauta em 4%.

A saca da soja tem valores diferenciados para comercialização interna e interestadual, assim como a farinha de trigo. Para comércio interno, a soja terá redução de 3% e 1% para o comércio interestadual, para o quilo da farinha de trigo a redução interna é de 9% e 2% interestadual.

Amambai:Farmácia de plantão hoje, Farma Mix

0

2008-12-25 06:29:00

Brasil e UE lançam plano de ação conjunta

0

2008-12-25 03:27:00

Brasil e União Européia (UE) anunciaram nesta segunda-feira, no Rio de Janeiro, um plano conjunto com uma série de ações que deverão ser implementadas ao longo dos próximos três anos.

O compromisso foi firmado pelo presidente da França e atual presidente do Conselho da União Européia, Nicolas Sarkozy, e pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

O plano é uma tentativa de colocar em prática a Parceria Estratégica, assinada no ano passado e que, até o momento, não teve grandes desdobramentos.

O documento é composto por seis temas, entre eles a crise financeira mundial, mudanças climáticas e as relações bilaterais entre Brasil e União Européia. O texto, no entanto, não detalha como e quando cada política será adotada.

No que diz respeito à crise financeira, os dois líderes se comprometeram a discutir uma proposta comum, em uma tentativa de defender posições semelhantes na próxima reunião de líderes do G20, marcada para o dia 2 de abril, em Londres.

O texto fala ainda da necessidade de os países manterem-se “assertivos e ambiciosos” no processo de reforma da arquitetura financeira global.

“Não podemos admitir que nenhuma instituição financeira no mundo atue sem ser fiscalizada e supervisionada”, disse o presidente Sarkozy.

Hoje é Natal, data do nascimento de Jesus Cristo

0

2008-12-25 01:30:00

Como toda festa religiosa, o Natal é rico em símbolos. Por isso são poucos aqueles que conhecem suas origens e seus significados. O Natal marca a grande festa de solidariedade universal. Pois é comemorado em todo o mundo, até mesmo onde a população cristã é minoria.

Podemos sentir que, quando o dia 25 se aproxima, uma certa ternura vai envolvendo a todos, e o ar fica carregado de uma grande expectativa. O Natal, enfim, cultiva nas pessoas sentimentos muitas vezes esquecidos, como o amor ao próximo.

Muitos símbolos que frequentam vitrines iluminadas, a sala de nossas casas cria novos sons, melodias e cores que dão às nossas festas uma grande harmonia. Historicamente, não se tem certeza a respeito da data do nascimento de Jesus. Um acontecimento tão importante como a vinda do filho de Deus mereceria ser lembrado numa ocasião especial, de modo que todos facilmente incorporaram o costume de celebrá-la.

Aí, é que entra o dia 25, nessa época do ano ocorre, no hemisfério norte do planeta, o chamado solstício de inverno que é o momento em que o sol, depois de atingir o ponto mais distante de sua órbita, reinicia seu caminho de volta fazendo com que os dias tornem-se mais longos.

Foi da apropriação e do amálgama das festividades pagãs que surgiu o Natal, também como forma de converter os não-cristãos a aderirem ao cristianismo. A celebração do Natal é repleta de símbolos, que fizeram desta tradição uma das festas mais ornamentadas.

Feliz Natal !!!

               São os sinceros votos de toda a equipe do A Gazetanews a você..