6.1 C
Amambai
quinta-feira, 25 de junho de 2026
Início Site Página 9958

CBB confirma calendário nacional para temporada 2009

0

2008-12-27 21:07:00

No dia 23 de janeiro o basquete brasileiro começa sua nova temporada, de acordo com o calendário divulgado pela Confederação Brasileira de Basquete (CBB). É neste dia que acontecerá a abertura do Campeonato Brasileiro Masculino da LNB, que terá a participação de 15 equipes.

Também no mês de janeiro, Flamengo/Petrobras (RJ) e Universo/Brasília (DF), respectivamente campeão e vice do Nacional 2008, estréiam na Liga das Américas. O Pitágoras/Minas (MG) já está classificado para a Final Four da competição no mês de fevereiro. Já o início da 12.ª edição do Campeonato Nacional Feminino está marcado para 2 de outubro.

As seleções brasileiras terão como principal evento a Copa América Pré-Mundial que irá classificar para o 16.º Campeonato Mundial, em 2010. A equipe masculina disputa a seletiva no México, de 21 a 31 de agosto. Os quatro primeiros colocados garantem a vaga no Mundial da Turquia. Somente Brasil e Estados Unidos disputaram as 15 edições.

Já a seleção feminina busca a vaga para o Mundial da República Checa em Cuiabá, em Mato Grosso, de 23 a 27 de setembro.

Ator brasileiro de Hollywood é achado morto em Portugal

0

2008-12-27 20:11:00

O ator brasileiro Douglas Barcellos, de 33 anos, foi encontrado morto na madrugada de quarta-feira na cidade portuguesa de Cascais (a 12 km a oeste de Lisboa), informou neste sábado a imprensa de Portugal.

Ainda não está claro o que poderia ter provocado a morte do ator, que estava no país para gravar um filme americano, The Passionist, em que era um dos protagonistas.

O corpo de Barcellos foi encontrado em rochas à beira-mar com marcas no pescoço, que poderiam ser um sinal de que ele foi vítima de agressão. Uma autópsia deve ser realizada ainda neste fim de semana.

A Polícia não revela detalhes das investigações sobre a morte, que correm sob segredo de justiça.
Fonte gelada

Barcellos tinha passado uma semana trabalhando na gravação The Passionist em Portugal. Na própria quarta-feira, ele deveria pegar um avião para passar o fim de ano com a família no Rio de Janeiro.

A BBC Brasil apurou que a passagem do ator por Portugal foi atribulada. Uma madrugada ele foi encontrado às quatro horas da manhã tomando banho numa fonte a poucos quilômetros do seu hotel em Carcavelos, um distrito de Cascais, apesar do frio do inverno.

Na madrugada de terça-feira, o ator havia se envolvido numa briga com um motorista de táxi que quis cobrar 92 euros (cerca de R$ 305) por uma corrida de Lisboa até o hotel – normalmente, o táxi entre as duas cidades não custa mais do que 20 euros.

O jornal português Correio da Manhã disse que Douglas tinha problemas com seu agente Enzo Lamblet. O jornal publicou vários trechos de e-mails que o jornal diz terem sido enviados por Douglas a um amigo não-identificado, reclamando do agente.

“Ele queria me queimar e tava falando mal de mim para todo mundo do meio, Globo, Hollywood, etc.”, diz uma das mensagens publicadas pelo jornal. Em outra, o ator teria escrito que viu “a morte de novo”. “Passei mal e o mano (Lamblet) não me socorreu”, diz.

O mistério aumentou nos dias após a morte. A reportagem da BBC Brasil apurou que, no hotel onde estava instalado, apareceram duas pessoas dizendo que eram parentes de Douglas para levar os bens que o ator tinha no seu quarto. A família teria informado que ele não tem nenhum parente em Portugal.

Carreira- Barcellos vivia em Nova York com sua esposa e procurou fazer uma carreira nos Estados Unidos a partir de trabalhos na TV.

Ele participou da novela americana The Bold and the Beautiful e das séries Mentes Criminosas e Head Cases. No cinema, ele participou do filme Cinturão Vermelho (2008), do diretor David Mamet.

Ele também fez uma ponta no filme Ele Não Está Tão a Fim de Você, estrelado por Jennifer Connelly e Jennifer Aniston, que deve estrear só em 2009. The Passionist é o primeiro filme em que fez papel de protagonista. Barcellos também foi modelo, tendo desfilado em Milão, Nova York e Paris.

Após se envolver em acidente, condutor abandona veículo

0

2008-12-27 19:39:00

Vilson Nascimento

Após se envolver em um acidente de trânsito e danificar uma das rodas dianteiras do veículo, um motorista abandonou o carro em uma região de banhado e fugiu a pé, sem ser identificado, na manhã desse sábado (27) em Amambai.

Segundo a polícia depois de colidir com uma motocicleta Honda Bis, que provocou ferimentos graves na condutora da moto, o condutor do veículo Gol cor cinza, placas BLR-5790 de Amambai-MS entrou em uma rua sem saída aos fundos da FIAMA (Faculdades Integradas de Amambai), na região da Vila Copacabana, acabou despencando de um barranco, causando danos na roda dianteira esquerda do carro e ao tentar cruzar um riacho situado no local, o carro acabou atolando e foi abandonado pelo condutor que até o final da tarde desse sábado ainda não havia sido identificado, segundo a polícia.

O Gol, que tinha embalagens de bebida alcoólica abordo,que tinha garafas e ara a Delegacia de Polçpiica r ue o cruzar um riacho situado  foi rebocado e encaminhado para a Delegacia de Polícia Civil de Amambai que vai comandar as investigações do caso.

A condutora da motocicleta atropelada pelo veículo, Elisa Vieira Martins Marques de 28 anos, residente em Amambai, sofreu várias escoriações pelo corpo e fraturou uma das pernas.

Ela foi socorrida pelo Corpo de Bombeiros para o Pronto Socorro do Hospital Regional de Amambai onde recebeu atendimento médico.

Capotagem na MS-156

Após perder o controle da direção, uma mulher de 34 anos acabo capotando um veículo, deixando os demais ocupantes do carro com ferimentos leves na manhã desse sábado (27) na rodovia MS-156, trecho que liga Amambai a Tacuru, a cerca de 30 quilômetros da cidade em Amambai.

Segundo a Polícia Militar Rodoviária Estadual (PRE) de Amambai, que atende a ocorrência, Elma Aparecida Gonçalves se deslocava de Sete Quedas para Dourados aonde reside conduzindo um veículo Gol de cor preta, placas HTC-1796 de Dourados-MS, quando, sem motivo aparente, veio a perder o controle da direção do carro que saiu da pista e capotou.

De acordo com a PRE a condutora saiu ilesa do acidente, já os outros quatro ocupantes do veículo sofreram escoriações leves e foram socorridos para um hospital na cidade de Amambai.

Segundo a PRE, apesar do aumento considerável do fluxo de veículos, esse foi o primeiro acidente registrado em rodovias sob jurisdição da Base Operacional da Polícia Militar Rodoviária Estadual de Amambai desde que teve início a “Operação de Final de Ano”.

Começa o estudo de mercado do agropólo Sul Fronteira

0

2008-12-27 19:10:00

O programa Agropólos Sul-fronteira, gerenciado pela Superintendência Federal de Agricultura no Mato Grosso do Sul (SFA/MS), foi criado mediante convênio firmado entre o SENAR/MS e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

O programa que tem por objetivo buscar alternativas de diversificação da produção e renda para os agricultores familiares dos municípios atingidos pela febre aftosa, concluiu no final de novembro a segunda etapa do cronograma de execuções, que tinha como meta, o estudo das potencialidades dos mercados de cada município da região sul do Estado. 

Os resultados obtidos indicam que várias atividades desenvolvidas atualmente na região apresentam potencialidades para diversificação e aumento de renda.  Em Mundo Novo, por exemplo, a Cooperativa de Piscicultores de Mundo Novo (Coopisc) possui estrutura para processar duas mil toneladas de peixe por ano e para suprir a demanda, tem importado peixe do Estado do Paraná.

Segundo o presidente do Sindicato Rural do município, Edílson Santos Pontelli, a piscicultura foi detectada como uma atividade muito rentável a ser desenvolvida no local. “Esses resultados vão trazer um grande benefício para a cidade porque vai tornar produtivas as pequenas propriedades”, ressalta Pontelli. 

O estudo também indicou que essa mesma situação ocorre com as produções de café, melancia, melão, abacaxi, banana e hortaliças, que são tradicionalmente importados de outras localidades, mas apresentam condições de serem produzidas na região.

 A prefeita do município de Eldorado, Marta Araújo, afirmou que os resultados obtidos são imprescindíveis para o seu mandato. “Esse diagnóstico apresentado pelo programa Agropólos certamente vai conduzir as futuras ações a serem desenvolvidas em Eldorado, principalmente para os pequenos produtores”, afirma. 

O Agropólos Sul-Fronteira é desenvolvido pelo SENAR nos municípios de Eldorado, Iguatemi, Itaquiraí, Japorã, Mundo Novo, Paranhos, Sete Quedas e Tacuru com recursos oriundos do Ministério da Agricultura (Mapa), com apoio do Governo do Estado, Seprotur, Agraer, INCRA, MDA, Prefeituras Municipais e Sindicatos Rurais.

Estado implementa política de fomento ao turismo rural

0

2008-12-27 17:10:00

O governador André Puccinelli sancionou a lei de número 3.609, de 19 de dezembro de 2008, que “institui a Política Estadual de Fomento ao Turismo Rural no Estado de Mato Grosso do Sul”. A medida, que foi publicada no Diário Oficial de segunda-feira, já está em vigor.

De acordo com a lei, o turismo rural é definido como o conjunto de atividades turísticas desenvolvidas no meio rural, comprometido com a produção agropecuária, agregando valor a produtos e serviços, resgatando e promovendo o patrimônio cultural e natural da comunidade campesina.

A Política Estadual de Fomento ao Turismo Rural tem como finalidade a promoção de ações que visem ao planejamento e ao fomento do turismo rural, além de desenvolver, impulsionar e difundir os produtos e as potencialidades do setor rural do Estado, propiciando à sociedade o conhecimento e a valorização do segmento rural.

A política de que trata a referida lei está alicerçada e comprometida com os seguintes princípios: ser um turismo ambientalmente sustentável; valorização da atividade rural, diversificando os negócios da propriedade rural; preservação das raízes, hábitos e costumes, resgatando a cultura local; atendimento familiar; estímulo às atividades produtivas com enfoque no sistema agroecológico; desenvolver-se preferencialmente de forma associativa; caráter de complementariedade dos produtos e serviços do turismo rural em relação às demais atividades das Unidades de Produção dos Agricultores Familiares.

Também consta na lei, que a Política Estadual de Fomento ao Turismo Rural tem por objetivos: viabilizar instrumento de agregação de renda para garantir a permanência da população no meio rural; agregar valor aos produtos rurais e estimular o contato direto entre o produtor e o consumidor final; promover o conhecimento e a compreensão sobre o meio ambiente focado em sua conservação e no seu uso racional, valorizando as belezas naturais do Estado; valorizar e resgatar o artesanato regional, a cultura da família do campo e os eventos típicos do meio rural, contribuindo para a revitalização do território rural e para o resgate da auto-estima dos agricultores familiares; possibilitar a troca de valores culturais entre o campo e a cidade, proporcionando a interação entre os visitantes e a família rural.

Ações- Ainda conforme o Diário Oficial, as ações decorrentes da Política Estadual instituída pela lei 3.609/2008 serão executadas por meio dos seguintes instrumentos:

Plano Estadual: conjunto de elementos de informação, diagnóstico, definição de objetivos, metas e instrumentos que visem a estimular o turismo rural; Sistema Estadual: conjunto de agentes institucionais que, no âmbito das respectivas competências, atribuições, prerrogativas e funções, integram de modo articulado e cooperativo a formulação, a execução e a atualização da Política Estadual; Fundo Estadual de Turismo: instrumento institucional de caráter financeiro a ser criado por lei destinado a reunir e a canalizar recursos para a execução dos programas da Política Estadual de Turismo.

Veja o que fazer até o fim do ano para pagar menos IR

0

2008-12-27 15:07:00

Consultor diz que preparação para o IR 2009 deve ser feita ao longo do ano (Editoria de Arte/G1) O ano está no fim e já é hora de pensar na declaração de Imposto de Renda de 2009. Mas, como o documento a ser preenchido entre março e abril se refere às contas de 2008, quem está preocupado em ter uma restituição maior ou em pagar menos imposto precisa correr para aumentar a quantidade de deduções na próxima declaração até o dia 31.

Segundo o consultor Antonio Teixeira, coordenador da área de IR da consultoria IOB, doações a fundos oficiais de ajuda a crianças ou de fomento à cultura e ao esporte podem garantir um abatimento de até 6% no valor do imposto devido, espécie de base de cálculo para as restituições.

Se uma pessoa tiver de pagar R$ 10 mil em imposto devido, o desconto sobre essa base será de até R$ 600, fazendo com que ela caia para R$ 9,4 mil. O consultor explica que o imposto de devido define o valor líquido da restituição ou do tributo a pagar.

Por exemplo: se uma pessoa tiver R$ 10 mil a pagar e R$ 12 mil tiverem sido descontados de seu salário ao longo do ano, ela terá uma restituição de R$ 2 mil. Com a doação de R$ 600, o imposto devido passa para R$ 9,4 mil e a restituição sobe para R$ 2,6 mil. Caso o contribuinte tenha imposto a pagar, a doação pode ajudar a reduzir o valor.

A vantagem da doação é que o contribuinte pode direcionar parte do que pagaria em imposto para a caridade ou para um projeto cultural ou de incentivo à prática de esportes. O contribuinte, porém, pode no máximo "empatar" – e não ganhar dinheiro – com a doação.

Valor máximo

Como o valor máximo de dedução é de 6%, Teixeira lembra que o valor doado acima deste teto não poderá voltar ao contribuinte. Ele explica que, caso a pessoa queira doar apenas com a intenção de receber o benefício do IR, é preciso fazer bem os cálculos. Havia um programa de simulação do IR 2009 na página da Receita, mas o órgão informou ao G1 que ele já foi retirado do ar.

Caso o imposto devido seja de R$ 10 mil, o teto da dedução é de R$ 600, mesmo que o valor dado à instituição seja superior. Para comprovar a doação à Receita Federal, o depósito deve ser identificado com o número do CPF do doador.

Antonio Teixeira alerta também que o valor precisa ser doado a órgãos cadastrados na Receita Federal, como os fundos municipais e estaduais voltados à criança e ao adolescente e os projetos aprovados pelos fundos nacionais da cultura e do esporte. Segundo ele, o mais fácil é procurar os fundos municipais (veja o site do fundo para a cidade de São Paulo).

Simples ou completa?

O coordenador de Imposto de Renda da IOB lembra que a doação pode ser um “truque” para aumentar a restituição somente para quem faz a declaração completa do Imposto de Renda. Se a pessoa geralmente opta pelo modelo simplificado, e não guardou recibos de gastos médicos e com educação ao longo de 2008, provavelmente o valor a ser abatido somente com doações ficará abaixo aos descontos-padrão permitidos pela Receita Federal.

Para que valha a pena fazer a declaração completa, explica o consultor, os recibos de despesas guardados pelo contribuinte ao longo do ano precisam ser superiores a R$ 12 mil. Para quem não se programou ao longo do ano para fazer a declaração pelo modelo completo, alerta Teixeira, uma doação agora no fim do ano não fará diferença no tamanho da restituição a ser recebida.

Despesas médicas e previdência

Outra boa forma de aumentar a restituição do ano que vem é antecipar o pagamento de despesas médicas ou dentárias para este ano. Neste caso, diz o consultor, a vantagem é que o contribuinte não tem que esperar tanto para receber o benefício: se o gasto for feito em dezembro, entra na declaração de 2009. Se o pagamento ficar para janeiro, a dedução terá que esperar para 2010.

O plano de previdência privada do modelo PGBL também é dedutível do IR para quem já contribui para os sistemas previdenciários oficiais, como trabalhador do setor privado, autônomo ou funcionário público. Entretanto, antes de correr ao banco e fazer um plano até o dia 30, é melhor pensar no longo prazo. Embora os planos PGBL tenham dedução do Imposto de Renda, esse benefício pode ir para o espaço na hora que o cliente retirar o dinheiro.

Teixeira diz que as retiradas são tributadas em 15%. Além disso, o valor do benefício é adicionado aos ganhos do contribuinte na declaração seguinte. Por isso, diz o consultor, só vale a pena usar a previdência privada como ferramenta de dedução se o dinheiro ficar depositado por um longo período. “Assim, o imposto pago na retirada se dilui com o benefício da dedução ao longo dos anos”, diz o coordenador de IR da IOB.

Homem mata a mulher com um rojão em Aquidauana

0

2008-12-27 13:05:00

Maria José Aguillera Soares, de 53 anos, foi encontrada morta na madrugada de ontem, em Aquidauana. Ela foi assassinada por seu companheiro, com um rojão lançado no rosto.

O crime aconteceu por volta das 2h, na Rua Carlito Leite, bairro São Pedro, em Aquidauana.

Testemunhas disseram aos policiais que o autor do homicídio foi Antenor Souza Dias 52 anos, seu amásio.

A Polícia Militar deteve o autor do crime, que foi encaminhado para a Delegacia de Polícia Civil de Aquidauana.

Carreta mata dona de casa em Aral Moreira

0

2008-12-27 12:08:00

Uma carreta bi-trem, placas AIZ-6802, de Maringá-PR, atropelou uma motocicleta de origem estrangeira na tarde de ontem em uma estrada vicinal que interliga Aral Moreira ao distrito de Vila Marques. O acidente teria acontecido por pura imprudência do condutor da moto, um adolescente de 17 anos, que levava na garupa a sua mãe (vítima fatal) e uma irmã, socorrida com lesões leves.

Segundo relato do proprietário e condutor da carreta, João Ribeiro da Silva Neto, de 41 anos, ele seguia pela referida estrada no sentido à Vila Marques, momento que o adolescente I.F.Z. de 17 anos, tentou fazer uma ultrapassagem pela direita. Ao perceber que não dava para ultrapassar em virtude do pouco espaço e do barranco muito próximo, o rapaz levou a moto para o leito da pista, momento que aconteceu o choque. 

As rodas da carreta passaram por cima das pernas da dona de casa, Silvana Paredes Ostemberg, 54 anos, que ainda foi levada com vida ao Hospital Municipal de Aral Moreira, mas morreu pouco tempo depois de dar entrada. O adolescente e uma irmã de 12 anos, que também estava na motocicleta, foram socorridos com escoriações leves pelo corpo.

Gersão é eleito presidente na Vila Indiana em Amambai

0

2008-12-27 11:13:00

Vilson Nascimento

Gerson Rodrigues Nunes, o “Gersão” como é mais conhecido, foi eleito, no domingo (14) presidente da Associação de Moradores da Vila Indiana, associação esta que reúne outros seis bairros da região, as vilas, Pazeto, Martins, Glória, Jardim Durex e Vila São Francisco.

Gersão, que foi candidato único e logo após o anúncio do resultado das urnas assumiu automaticamente a presidência do complexo de vilas, teve 103 votos a favor contra apenas três votos contrários.

Fizeram parte de sua chapar, além de outros integrantes de segundo estalão, Valdir dos Santos Mauricio, que ocupa o cargo de vice-presidente e Jean Alves Feitosa que exercerá a função de 1º secretário na futura diretoria da Associação.

O prefeito eleito de Amambai, Dirceu Lanzarini, que assume a Prefeitura local em janeiro, esteve acompanhando o encerramento da votação no domingo e desejou sucesso ao novo presidente e toda sua diretoria.

Veja a previsão do horóscopo para hoje, 27 de dezembro

0

2008-12-27 11:02:00

Áries – 21/03 a 20/04 – Regente: Marte
Você poderá estar um tanto egocêntrico e exagerado, principalmente com os próximos anônimos. Talvez os maltrate sem perceber, e depois terá que arcar com as conseqüências hostis. Dê sempre um tom de brincadeira nas suas reclamações. Assim o mau humor passa.
——————————————————————————–
Touro – de 21/04 a 20/05 – regente: Vênus
O aspecto entre Netuno e o seu regente está fazendo você relaxar. A benevolência do seu coração o leva a deixe de reclamar e procurar ansiosas explicações para tudo. Permaneça confiante e seguro, esperando tranqüilamente o desenrolar dos acontecimentos.
——————————————————————————–
Gêmeos – de 21/05 a 20/06 – regente: Mercúrio
Momento importante para sua vida amorosa. Sentimentos poderosos e intensos. Possível troca de idéias e afeto com alguém cheio de qualidades. Equilíbrio e sensatez no mundo emocional, apesar da intensidade. Você saberá agir na hora certa e parar na hora certa.
——————————————————————————–
Câncer – de 21/06 a 22/07 – regente: Lua
Contatos proveitosos com pessoas experientes: dê ouvidos à orientação que lhe derem. É certo que você é uma pessoa bem informada, mas é preciso ter uma boa base de bom senso, senão você tropeça na primeira pedra do caminho. Ninguém possui todo o conhecimento.
——————————————————————————–
Leão – de 23/07 a 22/08 – regente: Sol
Humor instável. Procure estar com seus amigos, para que lhe proporcionem aconchego e compreensão. Você está precisando. No setor financeiro tem havido maior estabilidade, e por isso mesmo, continue prudente. Não se arrisque só para seguir a onda dos outros.
——————————————————————————–
Virgem – de 23/08 a 22/09 – regente: Mercúrio
Saturno ainda transitando pelo seu signo insiste em lhe mostrar certos obstáculos que ainda estão atrapalhando seu caminho. Não desanime, porém, mas não force a barra. Nesta fase, tente não ser excessivamente autoritário ou teimoso, e evite brigas e disputas desnecessárias.
——————————————————————————–
Libra – de 23/09 a 22/10 – regente: Vênus
Seu regente ainda transitando por Aquário deverá torná-lo mais idealista; um tanto sonhador e otimista. Haverá também uma certa inquietação e vontade de fazer tudo ao mesmo tempo. Procure ter paciência e moderação, que acabará conseguindo tudo o que deseja.
——————————————————————————–
Escorpião – de 23/10 a 21/11 – regente: Plutão
Hoje você estará enérgico, expressivo e criativo. Acelere a sua velocidade e alcance melhores posições, tanto no campo afetivo quanto no social. Você está mais objetivo, e percebe com facilidade o caminho que vai lhe conduzir ao que almeja. Não se desvie por nada.
——————————————————————————–
Sagitário – de 22/11 a 21/12 – regente: Júpiter
Sua mente, normalmente muito panorâmica e abrangente, fica agora mais aguçada com o a aproximação entre Mercúrio e o seu regente. Este planeta traz uma noção mais prática e exata dos fatos, o que facilita a solução rápida de problemas em qualquer área. Aproveite.
——————————————————————————–
Capricórnio – de 22/12 a 20/01 – regente: Saturno
Vida íntima conturbada por impaciência e pequenas discussões. Cuidado para não entrar num clima de azedume e respostas venenosas. O equilíbrio emocional poderá ser abalado, mas apelando para a sua humildade, que é a percepção dos seus limites, o resultado final será positivo.
——————————————————————————–
Aquário – de 21/01 a 19/02 – regente: Urano
Suscetibilidade do sistema nervoso, o que poderá deixá-lo confuso. Reaja contra isso e apele para o seu fiel senso de humor, mas preste atenção ao que diz para não ser mal interpretado. Evite brincadeiras de duplo sentido e não abuse da boa vontade de ninguém.
——————————————————————————–
Peixes – de 20/02 a 20/03 – regente: Netuno
Se você estiver sentindo constrangido e com sensações estranhas é porque está guardando alguma culpa na sua mente. Provavelmente por causa de alguns pecadilhos mais recentes. Para acertar as contas com o seu superego aproveite o dia de hoje, perdoe a si e aos outros.

Tempo parcialmente nublado com máxima de 34ºC em MS

0

2008-12-27 10:55:00

O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) prevê um sábado de tempo parcialmente nublado a claro, em Mato Grosso do Sul. Conforme o Instituto, há possibilidade de chuva em áreas isoladas.

Os termômetros irão marcar entre 19ºC e 34ºC. Em Campo Grande a mínima será de 20ºC e a máxima de 33ºC.

Há previsão de chuva forte para as regiões Norte e Nordeste do Estado, com termômetros marcando entre 21ºC e 32ºC.

Governo libera R$ 2,7 bi para procedimentos do SUS

0

2008-12-27 08:19:00

O Ministério da Saúde anunciou na terça-feira (23) a liberação de R$ 2,7 bilhões para reajustar 1.357 procedimentos realizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) nos 26 estados brasileiros e no Distrito Federal. Na prática, segundo o ministro José Gomes Temporão, os recursos resultarão em maior oferta de serviços à população em um menor espaço de tempo.

De acordo com Temporão, a medida pretende corrigir distorções na distribuição de recursos para procedimentos de média e alta complexidade e também reduzir as desigualdades regionais. Os recursos serão liberados por meio da assinatura de 70 portarias, sendo que os reajustes variam de 5% a 1.000%, dependendo do procedimento.

Parte da verba também servirá para o implemento de políticas para pessoas com deficiência, além do desenvolvimento de ações prioritárias em áreas como oncologia, otorrinolaringologia, transplantes, hemodiálise, fisioterapia, cardiologia e oftalmologia.
 
Atualmente, a média per capita de repasse de verbas do SUS é de R$ 134. No começo do ano, a média era de R$ 114. Entre as regiões, o Sul do país é o que recebe mais recursos por habitantes – uma média de R$ 151. Depois, vem o Centro-Oeste (média de R$ 134), Sudeste (R$ 139), Nordeste (R$ 125) e Norte (R$ 110).

A contrapartida mínima dos estados com a saúde pública é de 12% e dos municípios, de 15%. Temporão afirmou que a destinação dos recursos é resultado de "uma política de melhor uso de recursos públicos". "Economimzamos comprando melhor, reduzindo gastos como com a aquisição de medicamentos e fazendo melhores acordos com os fornecedores", explicou.

UTI- Temporão anunciou que o reajuste das diárias de UTI será de 40%, o valor passará de R$ 283 para cerca de R$ 500. A princípio, segundo o ministro, só o aumento das diárias de UTI irá gerar impacto anual de R$ 400 milhões aos cofres do governo.

Ele acrescentou que a média nacional per capita de repasse de recursos anuais do SUS deverá chegar a R$ 150 em dois anos. “Até 2010, a meta é que todos os estados recebam R$ 150 por habitante”, disse.

SUS– O SUS foi criado pela Constituição Federal de 1988 para que toda a população tenha acesso ao atendimento publico de saúde. Por meio do sistema, o governo federal repassa recursos para os estados prestarem atendimento aos cidadãos.

Amambai: Farmácia de plantão hoje, Farmácia do Povo

0

2008-12-27 06:32:00

Abelhas agem como humanos sob o efeito da cocaína

0

2008-12-27 03:23:00

Um estudo australiano sugere que abelhas agem como humanos sob o efeito da cocaína. Publicada na edição dessa semana da revista científica "Journal of Experimental Biology", a pesquisa visa analisar o funcionamento do cérebro das abelhas.

Os cientistas aplicaram uma pequena dose de uma solução de cocaína nas costas das abelhas e observaram o comportamento dos insetos. Eles monitoraram especialmente o comportamento das abelhas depois de procurarem e encontrarem comida.

Após a dose de cocaína, as abelhas passaram a se engajar em uma energética rotina de danças – uma forma de querer se comunicar intensamente com suas companheiras. Mais tarde, em outro experimento, os cientistas também descobriram que, a exemplo do que ocorre em seres humanos, as abelhas também sofrem de crise de abstinência quando deixam de receber doses habituais de cocaína.

‘Recompensa’- "Quando as abelhas encontram uma boa fonte de pólen ou néctar, elas voam de volta à colméia e fazem uma dança simbólica para as outras abelhas – essa é uma forma especial de comunicação para contar aos outros sobre a recompensa que encontraram", explicou Andrew Baron, que coordenou o estudo.

Segundo os cientistas, depois de receber uma dose de cocaína, as abelhas apresentavam danças muito mais energéticas para as companheiras de colméia e demonstravam mais entusiasmo sobre a descoberta de comida.

O estudo sugere que isso acontece porque a cocaína afeta o "processo de recompensa" no cérebro das abelhas, provocando a produção de um químico chamado octopamina – substância semelhante à dopamina, precursor natural da adrenalina – nos humanos.

"Você pode até pensar que abelhas e humanos não têm muito em comum, mas acontece que existe uma coisa que leva ambos a se comportarem da mesma maneira: nossa paixão pelas recompensas", disse Baron.

Abstinência – Os cientistas também analisaram o efeito do uso prolongado da droga nos insetos. Para chegar aos resultados, Baron e sua equipe administraram doses diárias de cocaína nas abelhas durante uma semana. Durante esse período, os cientistas realizaram testes de aprendizado com os insetos, fazendo com que as abelhas distinguissem dois cheiros diferentes.

Enquanto estavam sob o efeito da droga, as abelhas desempenhavam bem o teste. No entanto, ao final da semana, quando os cientistas pararam com as doses, as abelhas sofreram uma espécie de "crise de abstinência" e tiveram um desempenho ruim nos testes.

"Com a administração contínua da droga, houve um impacto no desempenho da aprendizagem das abelhas, mas quando o tratamento foi encerrado, elas apresentaram dificuldades em aprender a tarefa – assim como quando os humanos entram em abstinência", disse Baron.

Ele explica que o próximo passo da pesquisa será analisar a tolerância e sensibilidade das abelhas à cocaína. Segundo ele, o estudo pode ainda fazer com que as abelhas "se tornem uma alternativa mais ética" aos ratos e camundongos em experimentos que envolvem o uso de drogas.

Cafeicultores tem créditos liberados pelo MA

0

2008-12-27 00:44:00

Os produtores de café que tiveram lavouras atingidas por chuvas de granizo neste ano já podem procurar o Banco do Brasil para acessar a linha de crédito especial a eles destinada.

O Ministério da Agricultura liberou essa semana R$ 60 milhões para recuperação dessas áreas e compensação de prejuízos. Foram liberados também R$ 100 milhões para dívidas de café vinculadas à Cédula de Produto Rural (CPR).

Os recursos, que vieram do Fundo de Defesa da Economia Cafeeira (Funcafé), têm suas regras de acesso estabelecidas pelas Resoluções 3.640 e 3.643, definidas pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) e publicadas no dia 26 de novembro. A primeira resolução estabelece que os recursos para a recuperação de plantações de café atingidas por chuvas de granizo poderiam chegar a R$ 90 milhões.

Os agricultores atingidos são do estado de Minas Gerais, principal produtor de café. Para acessar o crédito, pelo menos 10% da área plantada pelo cafeicultor deve ter sido afetada pelas chuvas. Poderão ser emprestados até R$ 3 mil por hectare.

A estimativa é que o granizo tenha degradado aproximadamente 30 mil hectares de plantações de café no estado. Cada agricultor poderá acessar, no máximo, R$ 400 mil.

Copa 2014 terá jogos em doze cidades

0

2008-12-26 19:11:00

A Copa do Mundo de 2014 terá jogos em 12 cidades do Brasil. Conforme o jornal O Globo, a CBF convenceu a Fifa (Federação Internacional de Futebol) durante reunião do Comitê Executivo, realizada em Tóquio.

O número estabelecido no caderno de encargos era de dez cidades, a exemplo do que ocorrerá na África do Sul em 2010.

O roteiro dos jogos deve incluir uma cidade da Amazônia (Manaus, Belém ou Porto Velho) e uma do Pantanal (briga entre Campo Grande e Cuiabá).

Conforme o jornal, Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Brasília, Porto Alegre e Curitiba já estão asseguradas no mundial.

O Nordeste deve ter três sedes, com favoritismo para Recife, Salvador e Fortaleza. A última vaga será disputada entre Goiânia e Florianópolis.

Ao todo, 18 cidades brigam para sediar os jogos do maior evento mundial do futebol. As cidades devem ser anunciadas no dia 9 de março.

As escolhidas também terão recursos do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) para infra-estrutura e transporte.

Defesa Civil oferece Curso Básico para voluntários

0

2008-12-26 18:47:00

Em caso de catástrofes, incêndios e situações de emergência, a Defesa Civil conta com a ajuda de voluntários. Existem, atualmente, 1250 pessoas cadastradas como voluntários. Para auxiliar em casos de urgência, é preciso estar preparado – por isso, a Defesa civil oferece um curso básico com noções de primeiros socorros, combate a incêndio e atendimento em acidentes com produtos perigosos.

O curso tem duração de 30 horas/aula com média de 30 participantes que depois de adquirir novos conhecimentos, recebem uma carteirinha que lhe confere aptidão para situações de emergência. Antes de terminar a capacitação oferecida, os futuros defensores civis, passam por duas simulações: acidente automobilístico e princípio de incêndio – todos com cinco vítimas. Dessa forma podem demonstrar na prática todo o conteúdo abordado.

Os últimos cursos foram realizados em Cassilândia e Mundo Novo que, ultrapassaram o número mínimo de participantes. Juntas, as cidades cadastraram mais 40 voluntários em uma semana. Esses novos agentes podem assumir o comando, em caso de emergência, até a chegada do Corpo de Bombeiros ou de Agentes Profissionais da Defesa Civil.

De acordo com o major Hudson Faria de Oliveira, secretário-executivo da Defesa Civil do Estado, o município é o agente responsável pela Defesa Civil. Portanto, é o executivo que deve solicitar capacitações para futuros voluntários e é na coordenadoria municipal que é feita a inscrição para participar como agente voluntário.

Copa 2014 terá jogos em doze cidades

0

2008-12-26 17:55:00

A Copa do Mundo de 2014 terá jogos em 12 cidades do Brasil. Conforme o jornal O Globo, a CBF convenceu a Fifa (Federação Internacional de Futebol) durante reunião do Comitê Executivo, realizada em Tóquio.

O número estabelecido no caderno de encargos era de dez cidades, a exemplo do que ocorrerá na África do Sul em 2010.

O roteiro dos jogos deve incluir uma cidade da Amazônia (Manaus, Belém ou Porto Velho) e uma do Pantanal (briga entre Campo Grande e Cuiabá).

Conforme o jornal, Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Brasília, Porto Alegre e Curitiba já estão asseguradas no mundial.

O Nordeste deve ter três sedes, com favoritismo para Recife, Salvador e Fortaleza. A última vaga será disputada entre Goiânia e Florianópolis.

Ao todo, 18 cidades brigam para sediar os jogos do maior evento mundial do futebol. As cidades devem ser anunciadas no dia 9 de março.

As escolhidas também terão recursos do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) para infra-estrutura e transporte.

Expansão do seguro rural pode dar fim a renegociações de dívidas

0

2008-12-26 16:33:00

 A expansão do seguro rural no país pode ser uma das fórmulas para acabar definitivamente com os recorrentes processos de renegociação da dívida agropecuária que tanto desgastam produtores, Congresso e governo. A avaliação é do diretor do departamento de Gestão de Risco Rural do Ministério da Agricultura (Mapa), Wellington Soares de Almeida, que acredita que, assim como aconteceu na Espanha — onde todos os produtos foram segurados e o governo foi proibido de ajudar aqueles agricultores sem seguro — a medida pode dar certo também no Brasil.

— Para os bancos é muito bom porque não lhes interessa ficar renegociando dívidas. Para o governo é um achado porque, na medida em que o produtor faz o seguro rural, o governo vai deixando de se preocupar com essas constantes renegociações e prorrogações de dívidas.


 Quando o seguro rural tiver massificado, tiver mais consciência do produtor rural quanto a essa necessidade, essas constantes renegociações de dívidas que envolvem o governo e o Congresso vão desaparecer naturalmente — afirmou Almeida, em entrevista concedida nesta quinta-feira ao programa Revista Brasil, da Rádio Nacional.

Para o diretor, a implantação maciça do seguro rural, que protege o produtor contra perdas relacionadas principalmente a eventos climáticos, é uma questão de cultura e virá com o tempo. Na Espanha, o seguro rural, que hoje já é utilizado de forma praticamente integral, começou a ser implantado há 30 anos.


Almeida lembra que o seguro de carros no Brasil também era pouco utilizado há três décadas e hoje já está massificado. Nos últimos anos, a subvenção do governo federal destinada a apoiar o seguro rural feito pelos produtores vem crescendo a taxas elevadas, passando de R$ 31 milhões em 2006 para R$ 67 milhões no ano seguinte.

— Em 2008, disponibilizamos às seguradoras R$ 160 milhões e elas já nos solicitaram recursos adicionais de R$ 20 milhões, o que prova que o produtor começa a se interessar, começa a ver que a agricultura tem um risco e ele está procurando se proteger — avaliou o diretor.

O subsídio pago pelo Ministério da Agricultura tem o objetivo de reduzir o custo do seguro e torná-lo mais acessível a todos os produtores. Para fazer o seguro rural, o produtor deve estar em dia com suas obrigações fiscais. A subvenção para os agricultores varia de 40% a 60% do valor total do seguro por cultura, com limite de R$ 32 mil.


 Nos seguros pecuário, florestal e aqüícola, o limite é o mesmo, representando 30% de subsídio. Atualmente há 75 produtos beneficiados pelo Programa de Subvenção ao Prêmio de Seguro Rural (PSR). O seguro rural pode ser contratado em qualquer seguradora autorizada pela Superintendência de Seguros Privados (Susep), entidade vinculada ao Ministério da Fazenda que normatiza e fiscaliza o mercado segurador.

Para mais informações:

Site do Ministério da Agricultura – www.agricultura.gov.br

Iguatemi: DOF apreende carga irregular de madeira

0

2008-12-26 15:58:00

Policiais do Departamento de Operações de Fronteira (DOF), em 24 de dezembro de 2008, por volta das 18h, em bloqueio policial realizado na MS-295, região de Iguatemi, abordaram para fiscalização um caminhão Ford Cargo, placas AAB-3127 de Iguatemi, conduzido por Valdomiro da Rocha, 39 anos, motorista, morador na cidade de Iguatemi.

Durante vistorias foram localizados 116 lascas das madeiras Guarita e Sol Brasil sem qualquer documentação que comprovasse sua origem. Diante dos fatos, a madeira foi apreendida e encaminhada à Delegacia de Polícia Civil de Iguatemi.
Fonte: DOF