8.4 C
Amambai
sexta-feira, 26 de junho de 2026
Início Site Página 9939

DOF apreende pneus em entre Tacuru e Sete Quedas

0

2009-01-13 10:53:00

Durante bloqueio policial realizado ontem por volta das 16h30 na MS-160, entre os municípios de Sete Quedas e Tacuru, policiais do Departamento de Operações de Fronteira – DOF abordaram para fiscalização o caminhão Mercedes  Bens, placas BWK-8607, de Alto Piquiri, conduzido por Cicero Gomes da Silva, 59 anos, motorista, morador no Município de Alto Piquiri/PR e o caminhão M. Bens, placas BWC-7781, de Altonia/PR, conduzido por Carlos da Silva Melo, 33 anos, motorista, morador na cidade de Umuarama/PR.


Durante vistorias nos veículos, foram localizados 08 (oito) pneus novos da marca Yatai instalados e no estepe do caminhão conduzido por Cícero e 12 (doze) pneus novos da marca Rockstone instalados e no estepe do caminhão conduzido por Carlos, todos de origem estrangeira sem nenhuma documentação probante de sua origem.


 Ambos informaram que os pneus eram de propriedade de Carlos e que foram adquiridos em Pindoti Porã/Paraguai e seriam levados até a cidade de Umuarama/PR onde seriam revendidos.

Os veículos e os pneus foram apreendidos, e encaminhados à Delegacia da Receita Federal de Mundo Novo para as devidas providências.
Fonte: Assessoria

Viatura da PM é incendiada no pátio da corporação

0

2009-01-13 10:24:00

Uma viatura Blazer de placas 10.018 foi incendiada dentro do estacionamento do 3° pelotão da PM (Polícia Militar) na cidade de Itaporã, a 217 quilômetros da Capital. O crime aconteceu hoje por volta da 1h05.  


Não há pistas do autor do incêndio, segundo informações da PM da cidade.


No momento do incêndio, que seria criminoso, apenas um policial militar trabalhava no 3° pelotão e percebeu o inicio do incêndio. O policial entrou em contato com os outros PMs que estavariam fazendo rondas no município. Uma guarnição que estava próximo ao local atendeu o pedido de socorro. Porém, era tarde demais, pois o fogo já havia tomado conta da viatura.


A perícia esta neste momento no local. A assessoria do Comando da PM (Polícia Militar) foi procurada para dar uma posição sobre o problema, mas informou que ainda não tinha conhecimento da situação em Itaporã.

Inscrições abertas para a Escolinha de Futebol da Prefeitura

0

2009-01-13 09:45:00

A Escolinha  de Futebol mantida pela Prefeitura de Amambai, sob a coordenação de Nelson Franco, abriu as inscrições que podem ser feitas na secretaria do Ginásio Flavio Derzi, ou pelo fone (67) 3481-4309. A matrícula e as mensalidades são gratuitas.

A escola atende nos dois períodos – matutino e vespertino -, com crianças e adolescentes de 05 a 15 anos. Os treinos começam no dia 20 deste mês.

Mega-Sena sorteia R$ 7,5 milhões nesta quarta-feira

0

2009-01-13 09:16:00

O concurso da Mega-Sena de número 1.039 –que será sorteado nesta quarta-feira (14)– pode pagar R$ 7,5 milhões ao apostador que acertar as seis dezenas, segundo estimativa da Caixa Econômica Federal. No último sorteio, realizado neste sábado (10), ninguém acertou os seis números e o prêmio acumulou em R$ 4.545.165,59.

As dezenas sorteadas em Brasília no sábado foram: 06 – 07 – 28 – 35 – 43 – 51.

Oitenta bilhetes acertaram a quina e vão receber R$ 16.894,25 cada um. Outras 5.438 apostas acertaram a quadra e ganharão R$ 248,54 cada.

Quem quiser tentar a sorte tem até as 19h (horário de Brasília) do dia desta quarta para fazer suas apostas. A aposta mínima –de seis números– custa R$ 1,75.

O maior prêmio da Mega-Sena saiu em 1999, quando um apostador de Salvador levou R$ 64,9 milhões, segundo a Caixa.

Apreensão de produtos ilegais do Paraguai em 2008 foi recorde

0

2009-01-13 08:51:00

A Receita Federal apreendeu US$ 81,98 milhões em mercadorias contrabandeadas do Paraguai em 2008. O valor se refere a equipamentos ilegais que teriam entrado no país pela Ponte da Amizade, em Foz do Iguaçu. O balanço, divulgado ontem pela assessoria da Delegacia da Receita Federal do Brasil, mostra que houve um aumento de 6% em relação ao registrado em 2007.

Segundo a assessora da Receita na fronteira, Christiane Larcher, trata-se de um recorde de apreensões – maior volume registrado até agora – atribuído ao aumento na fiscalização na área de fronteira. Os veículos lideram a lista de apreensões com num total de 3.075 unidades, avaliadas em US$ 29,93 milhões, o que corresponde a um aumento de 27% em relação ao ano passado.

Nos anos de 2006 e 2007, os brinquedos apresentaram queda no número de retenções. Em 2008 as apreensões voltaram a subir, com índice 34% superior ao de 2007, totalizando US$ 2,6 milhões.

A queda mais significativa ocorreu com os cigarros, que caíram 43% em 2008. Durante todo o ano, foram apreendidos US$ 7,08 milhões desse tipo de mercadoria. “A fiscalização em toda a extensão da ponte, que abrange as via vicinais, hotéis, tem sido muito rigorosa. O que vem acontecendo é uma clara migração desse tipo de contrabando para a região de Guaíra, pelo Lago de Itaipu, área mais difícil de controlar. Mas, a Polícia Federal montou um esquema especial também nestes locais”, explicou a assessora.

De acordo com a Radiobrás, ainda no balanço, destacam-se também as apreensões de eletrônicos. Em 2008, foram retidos US$ 13,97 milhões, um aumento de 13% em relação ao registrado em 2007. Além das mercadorias e veículos, foram apreendidos vários tipos de droga, como maconha, cocaína, haxixe, crack, lança-perfumes, armas e munições.

Sapucaia garante apoio para a Agricultura Familiar

0

2009-01-13 08:03:00

O Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidária (CMDRSS) se reuniu no último sábado dia (10), na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais para tratarem sobre diversos assuntos referentes às patrulhas mecanizadas e as políticas agrícolas do setor.

Além dos realizadores da reunião, também estiveram presentes diversos representantes do setor agrícola, autoridades municipais e presidentes de Associação, como do presidente da Câmara Municipal Celso Cabral, o Secretario Municipal de infra-estrutura Ada da Agripeças, o Diretor do Departamento de Agricultura Pecuária e Desenvolvimento Sustentável Anselmo Lázaro o Diretor do Departamento de Meio Ambiente Bruno Borges Venancio, o Presidente da Associação dos Feirantes Joel Dutra Oliveira e demais membros do conselho e agricultores.

Após um breve relato do presidente do Sindicato Rural e Secretário do CMDRSS Pedro Macena, e do presidente Conselho Salvador Lopes de Farias sobre a demanda do dos trabalhos a serem realizados neste ano.

O Secretário Municipal de Infra-estrutura Ada da Agripeças que durante a reunião também representou o Prefeito Rudi Paetzold, considerou os expostos dos produtores e com o aval do Executivo anunciou vários investimentos para este ano na are da agricultura familiar dentre eles; à instalação do escritório da AGRAER e um agrônomo que prestará assistência técnica e extensão rural e na elaboração de projetos para financiamentos agrícolas, a recuperação mecânica de um veiculo saveiro para prestar assistência na área rural, reposição de peças e concertos das maquinas agrícolas para o início dos trabalhos de preparação do solo e da plantação, que terá início em aproximadamente de 15 dias, também a conquista de mais um trator para completar o conjunto de maquinas já existentes e por ultimo anunciou os nomes dos representantes da prefeitura no conselho do CMDRSS.

De acordo com o secretário Ada da Agripeças, o prefeito Rudi Paetzold afirmou que o bom andamento e o crescimento da agricultura familiar é uma das prioridades da sua administração. “O Rudi esta com muita vontade de mostrar serviços nesta área, e isso é muito bom, ele tem conhecimento da causa, portanto acredito que teremos todo suporte necessário para nos secretários e diretores de departamentos trabalharmos em conjunto para promovermos desenvolvimento geral do setor”. Disse o secretário.

O diretor do Departamento de Meio Ambiente, e Técnico Agrícola Bruno Borges falou também que esta muito otimista e que pretende implantar dentro do setor a harmonia com os movimentos sociais rurais desde que sejam tudo de acordo com as determinações e necessidades.

Ao finalizar o Diretor do Departamento de Agricultura Anselmo Lázaro disse que está assumindo o desafio de gestionar esta pasta com muita vontade de trabalhar e deixou bem claro que quer ouvir sugestões para que possam ser implantadas e assim realizar um bom trabalho dentro do setor agrícola.

UNIFIG realiza feira para arrecadar recursos

0

2009-01-13 07:25:00

Vilson Nascimento

A UNIFIG (União dos Deficientes Físicos de Iguatemi) está realizando, desde segunda-feira (12) uma feira livre onde estão sendo colocados a venda diversos produtos doados pela Refeita Federal.

A feira, que está funcionado na Maçonaria e vai até esta quarta-feira (14), conta com uma grande variedade de mercadorias, tudo a preço reduzido. Todo o recurso arrecadado será destinado para reparos e manutenção na sede da União dos Deficientes Físicos local, que tem a frente o portador de necessidades especiais, Lucas Ferrer, um dos pioneiros para fundação entidade no município.

UNIFIG fez doação ao “Lar do Menor”

Parte do material enviado à UNIFIG pela Receita para ser colocado na feira foi doado ao “Lar do Menor” de Iguatemi.

O abrigo, que serve para acolher crianças e adolescentes afastados temporária ou permanentemente do convívio familiar pela Justiça, por motivos diversos, recebeu um aparelho de DVD, ventilador, jogos educativos e uma grande quantidade de brinquedos.

“Temos que agradecer ao senhor Lucas e aos integrantes de União dos Deficientes Físicos de Iguatemi por essa doação que será de grande valia para as crianças assistidas pelo Poder Judiciário”, disse o Promotor de Justiça da Vara da Infância e da Juventude da Comarca de Iguatemi, Dr. Fabrício Secafen Mingati.

Sol entre nuvens e possibilidade de pancadas de chuvas

0

2009-01-13 07:08:00

Céu entre nuvens e possibilidade de pancadas de chuvas e trovoadas em boa parte de Mato Grosso do Sul. A temperatura registra ligeira elevação com máxima de 38º e mínima de 20º.

SR reúne produtores para discutir “seca” em Amambai

0

2009-01-13 07:00:00

Vilson Nascimento

O Sindicado Rural de Amambai vai reunir produtores e técnicos nesta quarta-feira (14) para uma nova avaliação em relação ao impacto da seca nas lavouras de soja do município.

Em uma reunião da mesma natureza realizada no final do mês passado (dezembro) os técnicos apresentaram um relatório, após estudos, que apontavam perda de 30% nas lavouras por conta da estiagem.

“Teve índices de chuva nesse período, mas o sol voltou forte e a estiagem também. Vamos reunir os técnicos e os produtores para uma nova reavaliação sobre o impacto que a estiagem provocou na produção e avaliar se será o caso de entrar com pedido de estado de emergência”, informou o presidente do Sindicato Rural, Christiano Bortolotto.

A reunião desta quarta está prevista para acontecer a partir das 16h na sede do Sindicato Rural em Amambai.

Veja a previsão do horóscopo para hoje, 13 de janeiro

0

2009-01-13 06:09:00

Áries – 21/03 a 20/04 – Regente: Marte
Possibilidade de discussões ásperas na vida afetiva. Tendência a gastar energia brigando por pouca coisa. Além disso, você está muito sensível, e pode exagerar no julgamento dos fatos e das atitudes das outras pessoas. Não é demais começar exercitar a boa vontade já de manhã.
——————————————————————————–
Touro – de 21/04 a 20/05 – regente: Vênus
Se você está insatisfeito, das suas uma: ou você não quer nada do que pensa que está querendo, ou você não está fazendo nada para conseguir aquilo que tanto deseja, talvez por considerar o seu desejo impossível. Mesmo assim, vá atrás: o caminho é muito agradável.
——————————————————————————–
Gêmeos – de 21/05 a 20/06 – regente: Mercúrio
Estabilidade na vida profissional. Se você estava inseguro neste setor, conseguirá agora encontrar um chão firme para pisar: a sua boa vontade. No caso de conflito, o melhor é parar tudo e recomeçar pelas menores discordâncias, com toda a paciência. Desejo de paz.
——————————————————————————–
Câncer – de 21/06 a 22/07 – regente: Lua
Hoje dê bastante atenção aos seus relacionamentos. Você está atraindo pessoas, e elas esperam algo em retorno. Relacionamentos afetivos, em especial, estão entre as questões mais importantes. Não cozinhe ninguém em banho-maria, seja claro e aja com clareza
——————————————————————————–
Leão – de 23/07 a 22/08 – regente: Sol
Se você controlar uma tendência para criticar todo mundo, em palavras ou pensamentos, vai se sentir muito mais relaxado. Não é hora de tentar dirigir o curso dos acontecimentos: espere com calma. Relacionamentos amorosos empolgantes; entendimento total.
——————————————————————————–
Virgem – de 23/08 a 22/09 – regente: Mercúrio
Neste momento sua vida social está em expansão; você vai se enriquecer intelectual e emocionalmente de modo significativo. Entretanto há uma tendência a compensar as frustrações enchendo o estômago. Controle-se e não exagere nos temperos e nas comidas gordurosas
——————————————————————————–
Libra – de 23/09 a 22/10 – regente: Vênus
Hoje não dá para contar com o senso de compromisso das outras pessoas no seu quotidiano doméstico ou profissional. Elas terão atitudes imprevisíveis, portanto, esteja preparado. Mesmo assim, mostre-se alegre e jovial, sempre. Isso cativa mais do que você pode pensar.
——————————————————————————–
Escorpião – de 23/10 a 21/11 – regente: Plutão
Você está parecendo um pouco seco e duro, e a pessoa amada pode acusá-lo de egocêntrico. Na verdade, não é isso, você está muito concentrado nos problemas que tem para resolver, ou simplesmente nas tarefas que tem para cumprir. Explique que você já volta.
——————————————————————————–
Sagitário – de 22/11 a 21/12 – regente: Júpiter
Você deve estar sentindo uma grande vontade de viajar e sair da mesmice. A raiz desse desejo é a necessidade de crescimento pessoal. Se não der para viajar mesmo, procure levar a uma vida mais rica em experiências. Só trabalhar, descansar ou se divertir não está sendo o suficiente.
——————————————————————————–
Capricórnio – de 22/12 a 20/01 – regente: Saturno
Momento muito agradável para a sua vida. Favorável para namorar, ativar a vida social e renovar antigos relacionamentos. Cuide de uma inclinação para ser do contra, para não perder todas estas boas oportunidades só por não querer dar o braço a torcer. Você é quem escolhe.
——————————————————————————–
Aquário – de 21/01 a 19/02 – regente: Urano
Se você esteve dormindo pouco e se alimentando mal no fim de semana, vai sentir os efeitos da sobrecarga no seu organismo: mau humor e cansaço. Retome seu ritmo de boa saúde para a semana que começa. Esteja preparado para aproveitar as oportunidades que vão surgir!
——————————————————————————–
Peixes – de 20/02 a 20/03 – regente: Netuno
Hoje a sua disposição geral deverá melhorar, principalmente se você andava com os nervos meio abalados. Vênus está trazendo equilíbrio e confiança para o seu mundo emocional, e você avalia as circunstâncias sem paranóia. Você está se sentindo mais você mesmo.

Amambai:Farmácia de plantão hoje, Farma Mix

0

2009-01-13 06:03:00

Em coletiva, Dirceu esclarece situação do município

0

2009-01-13 01:29:00

Suzana Machado

Na manhã desta segunda-feira (12), o prefeito Dirceu Lanzarini recebeu a imprensa local em seu gabinete. Esta foi sua segunda entrevista coletiva desde que assumiu a administração municipal este ano. Na pauta, assuntos como a situação atual da Prefeitura e as ações e soluções que pretende pôr em prática no decorrer de seu mandato.

Depois da primeira semana à frente da Prefeitura Municipal de Amambai, Dirceu expôs um apanhado mais detalhado sobre as condições em que a máquina administrativa foi passada para sua administração.

O primeiro item destacado pelo prefeito foi a condição da arrecadação do município. “Há quatro anos, quando entreguei meu mandato, o índice de participação no ‘bolo’ do ICMS [Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação] era de 1,32. Este ano estamos recebendo o município com esse índice em 1,04. Isso resulta numa queda de 30%, o que significa que Amambai deixou de receber em torno de R$ 300 mil por mês, que resultam em aproximadamente R$ 3 milhões e meio ao ano e somariam cerca de R$ 14 milhões em quatro anos de administração. Ou seja, esse é um dinheiro que poderia ser investido em benfeitorias para todas as áreas sociais”, ressalta Lanzarini.

Segundo o prefeito, um de seus objetivos é fazer com que esse índice volte a ser, no mínimo, o mesmo de há quatro anos. “Para tanto, sabemos que é necessário muito trabalho, busca por empresas, geração de emprego e movimentação econômica.”

Dirceu também esclareceu que a Prefeitura tem empenhados R$ 2.756.416,00. “Esse é o valor em custos a pagar, o que torna a situação preocupante, uma vez que extraiando as dívidas desse valor, o restante, ou seja, a quantia líquida que sobrará sem estar comprometida, será mínima. Falaram da quantia de mais de R$ 5 milhões que está no Previbai, porém esse dinheiro não pode ser utilizado para fazer investimentos, custear obras, é para atender às funções somente do Previbai. Lembrando que o Previbai, somente de juros, rende R$ 40 mil por mês e teve esse aumento em sua arrecadação nos últimos anos devido à elevação no número de funcionários municipais.”

Lanzarini também afirmou que acha muito alto o valor da Folha de Pagamento do município, que atinge o total de R$ 1 milhão e 600 mil mensal. “Quando entreguei a Prefeitura esse valor era de R$ 800 a R$ 900 mil por mês.”

De acordo com Dirceu, a Prefeitura também está com déficit em combustível. “Não temos saldo para custeios básicos, como merenda, combustível, gás. Do maquinário, 13 equipamentos estão sucateados e serão leiloados. Acredito que o administrador que está deixando o mandato deve cuidar do início da administração do próximo, para que esse mínimo seja oferecido. As aulas já estão para começar e teremos que trabalhar mais rápido ainda para que não falte merenda e conseguir combustível para que os ônibus realizem normalmente o transporte escolar.”

Outros dois fatores também preocupam nesse início de mandato: o excesso de funcionários na Prefeitura e o alto número de pessoas desempregadas no município. “Estamos atendendo de 100 a 200 pessoas por dia aqui, que estão em busca de uma vaga no mercado de trabalho. Daí a necessidade de o município voltar a crescer; por isso, recursos como os oriundos da arrecadação de ICMS e do FPM (Fundo de Participação dos Municípios) contribuem ativamente para o retorno do desenvolvimento da cidade.” Atualmente Amambai conta com cerca de 1.200 servidores municipais.

Saúde – Grande parte dos prefeitos concorda que o setor de Saúde sempre foi um dos mais difíceis de administrar. “A área de Saúde estava um caos. Estive visitando os postos de saúde, hospital e realmente as filas existem, faltam medicamentos e já estamos tomando as primeiras providências. A ambulância com UTI também está parada devido a problemas relacionados à sua documentação e a operacionalização dos próprios aparelhos da UTI mesmo. Existe a necessidade de grandes ações. Já atingimos uma meta, que foi o retorno dos medicamentos para os Postos de Saúde e a mudança da sede da Secretaira Municipal de Saúde. Estamos trabalhando também, através de convênio com a Funasa, para a melhoria da saúde indígena. Já conseguimos, sem onerar a folha de pagamento do município, aumentar o número de profissionais trabalhando nessa áera.”

Lanzarini defendeu a municipalização do Hospital Regional. “A única rejeição que encontro até o momento é a do atual administrador. Não temos voto negativo dos funcionários, até mesmo porque eles continuarão em suas funções normais e grande parte dos membros da Sociedade Amigos de Amambai, instituição mantenedora do Hospital, é favorável à municipalização. Quem mantém o hospital é o município; existem convênios com o Estado, mas grande parte fica por conta da Prefeitura.”

Dirceu também levantou a hipótese de o hospital atender outros municípios através de consórcios, desde que isso não fosse prejudicar o atendimento, ao invés de melhorar.

Outra meta para a saúde é melhorar o atendimento especializado em Amambai e o serviço oferecido pelos médicos. “Iremos implantar um sistema, com identificação digital, que ajudará no controle presencial dos profissionais nos locais de atendimento.”

Durante a coletiva, Dirceu deu destaque para este dado. De acordo com levantamento feito, foram gastos no primeiro semestre de 2008 cerca de R$ 25.738,00 com passagens relacionadas à saúde e transporte de pacientes para outros municípios. “No segundo semestre esse número saltou para aproximadamente R$ 269 mil, coincidentemente na mesma época em que começaram o usar o microônibus para fazer esse transporte.”

Outras providências – Sobre as obras em andamento, Dirceu afirmou que levantamentos ainda estão sendo feitos para se saber qual a real situação de cada uma. Um exemplo foram as construções realizadas no Assentamento Guanabara, dentre elas, uma quadra de esportes. “Estamos vendo os detalhes dessa obra. Notamos que nos últimos meses houve um excesso de ordem de serviço no município. Já paralisamos as obras de outro posto de saúde que estava sendo construído próximo ao Posto de Saúde Central, algo sem sentido, tendo em vista que temos outros locais, como a Vila São Luiz e o Panorama, com mais necessidade de tal instalação do que a área atual, onde já existe um Posto de Saúde e o Hospital Regional. Mas como se trata de uma obra do Governo Federal, temos que tratar judicialmente da questão para que não resulte em nenhum problema para o município.”

Segundo Lanzarini, levantamentos dos terrenos doados no ano passado pela administração anterior também estão sendo feitos.

Lanzarini também afirmou que o município pretende continuar utilizando os serviços dos detentos do EPam (Estabeleci-mento Penal de Amambai). “Esse contato é interessante para o município e para eles também dentro do sistema de inserção social.”

O prefeito destacou que já começaram com a Operação Tapa-Buracos nos locais mais emergênciais. “Já começamos a cuidar desse setor, assim como da limpeza também. Dos três caminhões de lixo, somente um estava funcionando; resolvemos a situação e agora a coleta de lixo já voltou ao normal. Estamos cuidando também para que a área que foi destinada para servir como depósito de lixo orgânico (folhas, galhos) seja revitalizada. Estamos também providenciando toda a limpeza de ruas, avenidas e praças.”

As estradas também recebem atenção especial, principalmente no período da safra. “A Secretaria de Obras já iniciou o levantamento dos locais que mais necessitam de melhorias. Vamos correr atrás para que até o início da safra tenhamos conseguido melhorar um pouco a situação. Se necessário, poderemos propor ações conjuntas com o Governo do Estado também.”

CEF – De acordo com Dirceu, a decisão já está tomada e será aberta novamente uma agência da Caixa Econômica Federal em Amambai este ano. “Os responsáveis da Caixa já estão procurando um local para alugar. Por enquanto está difícil de achar. Caso não encontrem, será construída uma sede para o Banco. A previsão é de que, se alugado o prédio, a Caixa já comece a funcionar em março; se houver a necessidade de construção, essa inauguração demorará mais alguns meses e vai depender da própria Caixa.”

Lanzarini destacou que está viabilizando ao máximo o retorno da CEF para o município.

Educação – De acordo com o prefeito, os professores voltarão a ter capacitação profissional. “Isso é um desejo dos próprios profissionais. Iremos melhorar a estrutura e a qualidade do ensino.”

Com relação às eleições para os cargos de diretores, Dirceu afirmou que já nomeou os novos diretores. “Uma Lei Municipal não pode se sobrepor a outra maior que ela. E a legislação deixa claro que a direção das escolas é cargo de confiança, escolhido pelo prefeito do município e ele tem respaldo para realizar essa escolha da forma que achar melhor.”

Lanzarini também afirmou que irá melhorar o transporte dos universitários que estudam em outros municípios. “Vamos buscar também, junto às universidades públicas, possibilidades de implantação de cursos de mais impacto, mais buscados pelos acadêmicos, em Amambai.”

Emprego – Para Lanzarini, a vinda da usina sucroalcooleira para Amambai pode resolver grande parte da problemática do desemprego. “Acredito que conseguiremos concretizar esse projeto, não somente esse, mas atrair mais empresas para o município, gerando novos postos de emprego.”

Naviraiense faz o primeiro jogo no domingo

0

2009-01-13 00:24:00

O Clube Esportivo Naviraiense (Cen) tem dois amistosos acertados para complementar o trabalho desenvolvido pela Comissão Técnica e jogadores, durante o período da pré-temporada de janeiro, na preparação para a disputa do campeonato estadual de futebol.

O presidente do Cen – Ronaldo Botelho, anunciou que o primeiro amistoso acontece no domingo, dia 18 (as 16h), em Eldorado, contra a seleção daquela cidade, que pretende recepcionar o elenco do tricolor do Cone Sul. O dia 18 estava sendo reservado para ir até Nova Andradina, mas o time do Cena preferiu atuar contra o Ivinhema.

A segunda partida do Naviraiense no ano de 2009 e a primeira diante dos seus torcedores, foi agendada para acontecer no dia 25, no estádio Virotão, 16h, contra o Itaporã, campeão da Série B.

ELENCO- O treinador Ionay da Luz tem no elenco de jogadores atletas Ednaldo – Curitiba, Magno – Corumbaense, Alvaro – Fluminense (goleiros), Da Costa – Ulbra – RO, Andrade – Ulbra – RO, Giba – Naviraiense – MS (laterais), Denisson – Cascavel – PR, Júnior Camaçari – Camaçariense – BA, Izone – Londrina – PR, Fabão – Comercial – MS (zagueiros), Bruno Paraguaio – Naviraiense, Kell – Operário – MS, Quintino – Ulbra – RO (volantes), Andrinho – Cene – MS, Jacó – Ulbra – RO, Tatico – Camaçariense – BA (meias), Nilton – Camaçariense e com passagem pelo CEN, Rafael Naka, Evandro – Cene – MS, Cristiano – Maracaju – MS e Cleuber – Camaçariense – BA e Augusto – ex-Naviraiense (atacantes).     

A comissão técnica do Naviraiense tem o técnico Ionay da Luz, o preparador físico – Jackson Georges, o supervisor Cláudio Tuiuiu, o fisioterapeuta – William, o treinador de goleiros – Alexandre (Leo) e o mordomo é Elias Cabecinha. Mais quatro jogadores de Naviraí, oriundos das categorias de base, devem ser integrados ao elenco.

Os garotos da cidade devem passar por 10 dias de treinos de avaliação, pelo preparador técnico, Ionay da Luz. O jogador Marcelo Leite (ex-Águia Negra) adiou a apresentação por duas vezes e os diretores preferiram então acertar com o zagueiro Fabão (ex-Comercial).

PR vai ao STF pedir o fim do quociente eleitoral

0

2009-01-12 22:46:00

O PR entrou hoje com uma ação de arguição, com pedido de liminar, no Supremo Tribunal Federal (STF) requerendo a suspensão imediata da vigência do parágrafo 2º do Código Eleitoral, que define o quociente eleitoral (QE) – número mínimo de votos para que um candidato em eleições proporcionais (deputado e vereador) seja eleito.

Na opinião do partido, o QE é um instrumento de exclusão, que vai de encontro ao artigo 1º da mesma legislação, que prega a igualdade de chance de todas as legendas. Segundo o PR, o sistema proporcional "fabrica maiorias parlamentares que descartam os votos como se fossem lixo".

Além da suspensão do QE, em caráter liminar, a sigla pede que seja adotado um outro sistema eleitoral, dando como exemplo o voto distrital, em que a maioria simples em distritos elege um parlamentar.

Processos de pedido de patentes poderão tramitar sem papel

0

2009-01-12 21:32:00

O Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), vinculado ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC),  pretende  implantar este ano o sistema eletrônico de gestão de pedidos de patentes (e-patentes), ampliando o processo já adotado para marcas.

“A gente entende que, para patentes, há possibilidade de  uso de sistemas que já  foram desenvolvidos na Organização Mundial da Propriedade Intelectual [OMPI] e no Escritório Europeu de Patentes [EPO]”, afirmou hoje (12) à Agência Brasil o presidente do INPI, Jorge Ávila. A  idéia é adaptar esses sistemas internacionais, visando à redução do prazo de exame dos pedidos de registro.

A expectativa é que, ao longo deste ano, o instituto seja capaz de introduzir módulos que irão, progressivamente, tornar eletrônica também a gestão de patentes. “Isso traz agilidade ao processo interno e também para o usuário, que não precisará mandar papel para o INPI.

E vai poder fazer, com patentes, da mesma maneira que hoje ele pode fazer com marcas. Ou seja, ele vai poder fazer pedidos de maneira eletrônica e transmitir o arquivo via internet, sem precisar mandar papel”, explicou Ávila.

O INPI está desenvolvendo também estudos que levem à maior eficiência do depósito e exame de pedidos de patente na área da biotecnologia.

O presidente do órgão destacou a importância da discussão sobre o que deve ser passível da concessão de patente em relação a produtos de origem biológica. Segundo ele, um diagnóstico do Conselho Nacional de Desenvolvimento da Biotecnologia indica que a legislação brasileira é uma das mais restritivas do mundo na área da biologia.

Com o objetivo de estabelecer uma conduta adequada quanto à questão das patentes no setor, o INPI tem buscado colher subsídios na comunidade científica, empresas e autoridades de patentes de outros países para avaliar os impactos dessa restrição sobre o desenvolvimento  biotecnológico nacional.

“Há uma questão a ser respondida, que é como garantir a apropriação dos resultados da pesquisa em biotecnologia pelas instituições públicas e pelas empresas  brasileiras nesse campo”, enfatizou Ávila.

Uma das autoridades procuradas pelo órgão brasileiro foi o escritório europeu, EPO, com quem formalizou acordo para utilização das ferramentas avançadas nesse campo. O presidente do INPI acredita que a discussão sobre a proteção no campo da biologia deve avançar em 2009.

Defesa Civil alerta para chuva forte para hoje em MS

0

2009-01-12 20:28:00

A Sedec (Secretaria Nacional de Defesa Civil) alerta para chuva forte a partir da noite de hoje e até quarta-feira, em Mato Grosso do Sul.

Conforme o alerta, para hoje e amanhã estão previstas pancadas de chuva de forte intensidade e acompanhada de descargas elétricas no Estado. A chuva pode ser acompanhada de descargas elétricas e de rajadas de vento entre 40 e 60 km/h.

Chuva e granizo fazem estragos em Mundo Novo

0

2009-01-12 20:03:00

Temporal, chuva de granizo e rajadas de vento causaram muito estrago em casas e prédios comerciais neste fim de semana, tanto em Ivinhema quanto em Mundo Novo, ambas no sul do Estado.

No primeiro município, o vendaval e a chuva, que começaram por volta das 17h deste sábado, destelharam uma casa e arrastaram um galho de árvore para o telhado de outra residência.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, a força do vento arrancou diversos galhos de árvores e muitos deles caíram sobre a fiação elétrica, deixando alguns pontos da cidade sem luz.

O município também registrou chuva de granizo por cerca de 30 minutos.

Segundo o site Mercosul News, o temporal deixou as ruas da cidade cobertas por água. Em algumas regiões, os carros foram impedidos de passar. A situação foi normalizada no mesmo dia.

Mundo Novo – O vendaval ocorrido no fim de semana atingiu a região do Jatinho, em Mundo Novo, tendo início por volta das 21h.

O município foi atingido por chuva de granizo e temporal por mais de uma hora. Casas ficaram destelhadas, assim como o Salão de Festas da Associação dos Moradores e um prédio comercial. A rede elétrica também foi danificada.
A Defesa Civil e secretários municipais, segundo o site Sul News, acompanharam o levantamento dos prejuízos.

Moradores disseram que jamais foi visto um temporal tão forte como o do último sábado.

UFMS divulgará resultado do vestibular na quinta-feira

0

2009-01-12 19:22:00

A UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) divulgará o resultado do Vestibular de Verão 2009 na quinta-feira (15/01). A partir de 9 horas a lista com os nomes dos aprovados será apresentada na sala de atos da reitoria e, na sequência, afixado no saguão. O resultado também poderá ser conferido no site da universidade ainda no período da tarde.

No processo de seleção realizado nos dias 30 de novembro e 1º de dezembro, foram oferecidas 2.300 vagas, distribuídas em 54 cursos. Ao todo, 14.284 candidatos se inscreveram no vestibular. As provas foram realizadas nas cidades de Campo Grande, Aquidauana, Bonito, Chapadão do Sul, Corumbá, Coxim, Naviraí, Nova Andradina, Paranaíba, Ponta Porã e Três Lagoas.

Exército contrata professores temporários em MS

0

2009-01-12 18:08:00

A 9ª Região Militar (9ª RM) em Campo Grande abriu nesta nesta segunda-feira (12) as inscrições  para a contratação de profissionais voluntários para a licenciatura em português, em matemática e também em psicologia, com especialização em psicologia escolar.

A seleção é aberta para candidatos dos dois sexos. Para concorrer deverão ter nível superior completo na área e no máximo 38 anos de idade até o fim do ano. A inscrição pode ser feita entre hoje e sexta-feira (16), das 8h30 às 11h30,  no Comando da 9ª Região Militar/Seção de Serviço Militar da 9ª Região Militar (SSMR/9), na Avenida Duque de Caxias, 1.628, bairro Amambaí.

Para fazer a inscrição são necessários os seguintes documentos (originais e cópias):

a) Título de Eleitor;
b) 01 (uma) foto 3×4 recente;
c) Carteira de Identidade;
d) CPF;
e) Diploma ou Certificado de Conclusão de Curso Superior, reconhecido pelo MEC, referente à habilitação para o cargo a que se candidate;
f) Currículo Profissional, incluindo cópias dos Diplomas e Certificados dos Cursos e Estágios realizados;
g) Certidão de nascimento/casamento;
h) Carta Patente ou Certidão de Situação Militar ou Certificado de Reservista ou Certificado de Dispensa de Incorporação (CDI);
i) Aos candidatos reservistas, uma cópia dos assentamentos militares correspondentes ao tempo de serviço militar anteriormente prestado;
j) Comprovante de dependentes (Certidão de Casamento/Nascimento);
l) Certidão de Tempo de Serviço prestado em órgão(s) público(s), quando for o caso (o candidato poderá ter, no máximo, cinco anos de tempo de serviço público, concursado ou contratado);
m) Comprovante de residência;
n) Registro em entidades profissionais de classe (se for o caso); e
o) Outros documentos, a critério das Comissão Seleção Especial.

Serviço- Mais informações pelo site www.9rm.eb.mil.br ou pelo telefone (67) 3368-4137.

Começou hoje as inscrições para o programa Bolsa-Atleta

0

2009-01-12 17:02:00

 A partir de hoje(12), os atletas com alto rendimento e que não têm patrocínio poderão pleitear, uma vaga no programa Bolsa-Atleta, do Ministério do Esporte.

O programa Bolsa- Atleta foi criado em 2005 – para garantir uma verba mensal a esportistas que se dediquem exclusivamente aos treinos e a participações em competições – o programa é dividido nas categorias Estudantil (R$ 300), Nacional (R$ 750), Internacional (R$ 1,5 mil), Olímpica e Paraolímpica (R$ 2,5 mil).

As inscrições podem ser feitas até o dia 31 de março. Os atletas que vão pleitear a bolsa deverão entrar no site do Ministério do Esporte (www.esporte.gov.br) e acessar o ícone do Bolsa-Atleta