18.1 C
Amambai
sexta-feira, 26 de junho de 2026
Início Site Página 9931

Caixa publica normas para parcelamento de dívidas do FGTS

0

2009-01-20 11:19:00

A Caixa Econômica Federal publica na edição de hoje (20) do Diário Oficial da União os procedimentos para o parcelamento de débitos de contribuições devidas ao Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS). As circulares referem-se a dívidas inscritas e não-inscritas na dívida ativa.

A negociação deve ser requerida por meio da Solicitação de Parcelamento de Débitos, obtida nas agências da Caixa ou no site do banco. O valor pode ser dividido em até 160 parcelas mensais para débitos ainda não-inscritos na dívida ativa, e em até 72 vezes para os inscritos.

Leia a Coluna Enfoque – por Clesio Ribeiro

0

2009-01-20 10:49:00

## A vinda do presidente Lula em Corumbá na semana passada serviu para botar mais lenha na fogueira em torno da sucessão do Governo do Estado no ano que vem. 

## Lula e André Puccinelli conversaram sobre a aliança do PT com o PMDB, dobradinha que vem sendo costurada para uma  candidatura presidencial, e assim sendo, se estende a conversa aos estados da federação. 

## Aqui  em MS a rivalidade entre as duas siglas é histórica. PT e PMDB, com Zeca do PT e André Puccinelli, mais precisamente, tem se confrontado politicamente nos últimos 12 anos. E nesse meio está o PSDB que sempre ficou com o PMDB nas útlimas eleições.

## O processo sucessório do atual governo de André Puccinelli começa a ser costurado e se depender do presidente Lula e dos chefões do PMDB nacional, as duas siglas andarão juntas aqui. No entanto não será uma tarefa fácil e acho que até não se consolida. Mas vai dar muito o que falar ao longo desse período que antecede as convenções em 2010.

## José Serra (PSDB), Dilma Roussef, Ciro Gomes, Heloisa Helena, algum nome forte do PMDB (???)… e por aí segue a lista, serão os nomes apresentados para a sucessão presidencial. As pesquisas é que direcionarão as alianças estaduais lá na frente. Por enquanto tudo é cogitação, mas que tira o sono de muita gente.   

## O prefeito Dirceu Lanzarini anda de bem com a vida e bastante animado com relação ao desempenho da administração de Amambai para esse ano. Mas mesmo assim não conseguiu evitar a derrota do seu time no amistoso ocorrido no sábado à tarde na poliesportiva.

## O jogo intitulado “Amigos do Tiago contra os Amigos do Lucinei”, reuniu políticos, secretários, imprensa e amigos. Foi um evento social onde foi arrecadado mais de 500 quilos de alimentos que serão doados a famílias carentes.

## Lanzarini jogou com Lucinei, junto com o vice Aguiar, vereadores Brito, Roberto, Cristino, Carlinhos e Daniel de técnico entre outros atletas. Perderam de 2 a 1, num jogo bastante disputado. Eu também fiz parte do time do Tiago (vencedor)  e o pastor Cleber fez os dois gols que garantiram a nossa vitória. Parabéns aos organizadores!!!

## A Câmara de Amambai realizou uma sessão extraordinária na manhã de ontem. Em pauta a aprovação do programa de redução de impostos atrasados (Refis) já editado no ano passado, e outro projeto de adequaçao de  quadro de pessoal. 

## Conforme o presidente da Câmara, Anderson Mansano, o clima está tranqüilo entre Executivo e Legislativo. Novidade política é a aproximação entre o prefeito Dirceu Lanzarini e o vereador Roberto Rojo (PDT) que pode integrar a base aliada do prefeito na Câmara. A conversa entre os dois anda afinada… A Câmara abre o ano legislativo no dia 2 de fevereiro. 

## O ex-prefeito Sergio Barbosa esteve na redação do Jornal A Gazeta essa semana. Além de apresentar um pedido de direito de resposta a divulgação feita sobre números deixados pela sua administração, Barbosa conversou sobre a sua experiência administrativa e política como prefeito e sobre seus planos futuros.

## Empresarialmente Barbosa  começa 2009 com um novo projeto que é administrar a escola Celq em parceria com o presidente do Sindicato Rural, Cristiano Bortolotto, e continuará prestando serviços contábeis. Agora é um cidadão comum.

## Barack Obama assume hoje a presidência da maior nação mundial. É o primeiro presidente negro da história americana e tem o papel de tirar o país da pior crise desde a crise de 1929 após a primeira Guerra Mundial. A economia mundial depende do sucesso desse governo.

Paranhos: Departamento de Esporte agora é Sejel

0

2009-01-20 10:20:00

Visando o melhor desenvolvimento do esporte no município, o prefeito de Paranhos, Dirceu Bettoni, promoveu o Departamento de Esporte, antes ligado à Secretaria de Esporte, a secretaria, que passará a se chamar Sejel (Secretaria Municipal da Juventude, Esporte e Lazer).

Com a nova Secretaria, o esporte passará a contar com maiores recursos e maior contigente. “Teremos mais autonomia; na verdade já temos muita autonomia, nossos trabalhos sempre foram bem aceitos, mas com a Secretaria passaremos a ter ainda mais, porque iremos obter resultados ainda melhores que os atuais”, disse Denílson Rafaine, agora secretário de Esportes do município.

Paranhos é reconhecido como um dos municípios que mais investem no esporte – das categorias de bases à realização de grandes eventos esportivos.

“Com a Secretaria teremos muito mais trabalho, porém, cremos que os resultados serão cada vez mais expressivos, colocando em evidência o nome do município”, disse Rafaine.

Pais ficam mais de 10 dias em fila para conseguir vaga

0

2009-01-20 09:49:00

Pais enfrentam fila por vagas na melhor escola estadual de MS

Alessandra Escobar
Colaborou Suzana Machado

Em busca de uma educação de qualidade, por cerca de 10 dias, pais ficaram na fila da Escola Estadual Dom Aquino Correa, considerada a melhor escola de ensino público do estado.

A cena se repete a todo ano. Pais ou representantes legais ocuparam seus lugares na fila de espera por uma vaga desde as 14h30 do dia 10 de janeiro.

Com o apoio da Prefeitura Municipal, Polícia Militar (PM), Ministério Pùblico (MP) e da direção de escola, os pais criaram uma comissão responsável pela organização geral do local, onde todas as ações estão registradas e especificadas em ata, desde a limpeza até o controle relacionado às pessoas que esperam na fila.

Um dos instrumentos utilizados para esse controle foi a chamada, realizada de hora em hora, das 06h da manhã até as 23h. No intervalo de uma chamada e outra, as pessoas que asseguravam a vaga podiam sair do local para resolver alguma necessidade pessoal. Porém, após as 23h, era obrigatória a permanência na fila até as 06h da manhã. Caso a pessoa tivesse 3 faltas durante as chamadas feitas no dia, ela perderia o seu posto, indo para o final da fila. 

A permanência no local tinha a autorização e apoio dos vizinhos próximos à escola. “Agradecemos a compreensão dos vizinhos, o apoio da PM e do MP”, afirma Renato Habitzreutr, que integra a comissão organizadora. Renato, que enfrenta filas em escolas já há três anos, também  ressalta que a situação é complicada e que uma das soluções para evitar as filas que acontecem todos os anos seria a matrícula eletrônica.

“O motivo maior pela busca de vagas na escola é, com certeza, a qualidade do ensino que ela oferece. Isso é indiscutível”, acrescenta Agnaldo Lemes.

 Organização – O clima de acampamento e o bom humor estava presente em cada grupo. Nas barracas montadas, ou nos carros e vans, os instrumentos de ocupação para passar o tempo eram diversificados, desde atividades manuais, como crochê, até muita conversa e troca de experiências. 

“Nos fizemos uma reunião, onde foram estabelecidas algumas regras para manter a organização do local. Um dos itens estabelece a proibição de bebidas alcoólicas, e a permanência de crianças e adolescentes. São feitas 18 chamadas por dia”, declara Cássia  Franco, que integra a comissão, juntamente com Mirian Agostini, Rosangela Vicentin, Murilo Andrade, Luis Bandeira, Agnaldo Lemes e Renato Habitzreutr. 

Vagas – A escola anunciou no último dia 15 o número de vagas oferecidas e quais as séries disponíveis. Para a 1º ano do Ensino Fundamental existiam 40 vagas e 60 pessoas na fila. Para o 3° ano três vagas, 4° ano duas vagas, 7° ano sete vagas e 9° ano quatro vagas. Nestes casos o número de vagas já foi preenchido.

As matrículas para o 1º ano foram efetuadas nesta segunda-feira (19). “Temos até abril para fazer a mobilidade dos alunos que completam sete anos de idade em 2009 do 1º ano para o 2º”, acrescenta Vilma Oliveira Cruz, diretora da escola. A transferência de série dependerá, além da idade, do desempenho do aluno, que demonstrará se ele está apto  a ir para o 2º ano. Com isso, as vagas que forem abertas no 1º ano serão preenchidas, seguindo a lista referente aos outros 20 nomes excedentes às 40 vagas iniciais que estavam na fila de espera e ficaram cadastrados na escola.

“Agradecemos a todos os pais pela paciência e confiança. Nós trabalhamos de acordo com o Edital, que saiu dia 15, e eles se organizaram na busca pelas vagas, ficando vários dias na fila. Então a direção da escola agradece por essa compreensão”, ressalta a diretora da escola.

De acordo com Vilma, até o ano passado o Dom Aquino contava com 506 alunos, divididos em 10 salas. “Para este ano temos a expectativa da construção da escola em outro terreno, com um número maior de salas de aula, o que consequentemente possibilitaria a nós ofertar mais vagas para os alunos do município.”

A previsão é de que a nova sede da escola seja construída ainda este ano.

Nesta terça-feira (20), as matrículas acontecem para os alunos do 3º, 4º, 7º e 9º anos.

Laço: Ponta Porã sedia primeira etapa do Campeonato Estadual

0

2009-01-20 09:15:00

Sérgio da Luz     

O Campeonato Estadual de Laço Comprido, grupo C, que abrange as cidades do sul do Estado, começa no próximo dia 23 de janeiro. As provas serão na cidade de Ponta Porã, na fronteira com o Paraguai, no Clube de Laço Lino do Amaral Cardinal.

Doze equipes começam a disputar as seis vagas que dão acesso à Copa do Laço, etapa final, na qual é conhecido o clube campeão estadual. A novidade deste ano está na quantidade de etapas. Serão onze, uma a menos do que no ano passado, devido à ausência da etapa sediada pelo Olinto Cardinal de Jesus, de Aral Moreira, que ainda não conta com uma sede apropriada para a realização do encontro.

O clube, campeão estadual em 2005, realizava suas festas em clubes de cidades vizinhas, como Amambai e Ponta Porã. A nova regra passou a valer para a temporada 2009. O calendário com as onze etapas, uma a cada mês, com exceção de agosto (livre), já foi divulgado pela Federação de Laço do MS. Cada mês está a cargo de um clube; a data ficará a cargo da escolha de cada clube.

Unificam retoma seus trabalhos em Amambai

0

2009-01-20 08:47:00

A União dos Deficientes Físicos de Amambai (Unificam) retomou na sexta-feira, 16, todas as suas atividades, com os mais de oitenta filiados. São atividades de fisioterapia, atendimento psicológico, hidroterapia, além das aulas de artesatos e pintura.

Considerada uma referência para todo o estado, a Unificam conta com uma diversidade de profissionais, em convênio com a Prefeitura Municipal e o Governo Estadual.

O presidente, Graciano Bruno da Silva, convida a todos os deficientes de Amambai e região, que necessitam de acompanhamento e tratamento, a procurarem a sede da Unificam, próximo ao Hospital Regional, ou pelos fones (67) 9645-3461 e 9984-9571.

Graciano é eleito presidente – Graciano Bruno foi eleito no mês de dezembro, vencendo a chapa encabeçada por Ademir Lupatini, o Tio Nico. A nova diretoria ficou assim composta: presidente: Graciano; vice-presidente: Arnóbio Nunes de Araújo; 1º secretário: Zeni Soares; 2ª secretária: Daiane Letícia; tesoureira: Teresinha Dutra.

Rudi renova convênio com Sicredi em Sapucaia

0

2009-01-20 08:07:00

O prefeito Rudi Paetzold (PMDB), assinou na manha desta segunda feira (19), a renovação do convênio da prefeitura com a Unidade de Atendimento do Sicredi Fronteira. Esta renovação da direito dos funcionários continuarem recebendo seus respectivos salários na agência.

De acordo com o gerente Douglas Fernandes Nascimento, o Sicredi de Coronel Sapucaia possui um total de 1.350 contas, sendo que 588 são movimentadas pelos funcionários municipais, ou seja, a prefeitura atualmente é responsável por quase 50% de toda a movimentação bancaria da Unidade de Atendimento.

O gerente Douglas, disse que está muito satisfeito com a disponibilidade do prefeito Rudi por querer renovar convênio, que ele e toda a diretoria do Sicredi agradecem e consideram de muita importância tanto para agência quanto para o município.

Já o prefeito Rudi Paetzold ao reafirmar o compromisso, disse que está simplesmente cumprindo com aquilo que ele falou na sua campanha que iria valorizar o Maximo que pudesse tudo que fosse de bom para o município. “Vejo como de extrema necessidade essa renovação, com isso estaremos facilitando a vida dos nossos funcionários, já imaginou se todos tivesse que ir para outro município receber seus salários, o quanto que isso ficaria difícil, além dessas e outras dificuldades, existe também um outro fator que seria a injeção deste dinheiro em outro município, o que para nos seria totalmente inviável, portanto mais uma vez digo que se podemos fazer aqui, então vamos ajudar quem está ao nosso lado, com isso cada funcionário vai poder investir aqui o seu salário, o que provocará um aumento das vendas no comercio local, e consequentemente todos nós vamos estar contribuindo de alguma forma com geração de emprego e renda do nosso município”. Ressalta o Prefeito.

Homem rouba carro da PRE e comete assalto em Ponta Porã

0

2009-01-20 07:41:00

Em Ponta Porã, cidade que um homem ainda não identificado, roubou na noite de ontem a viatura da PRE (Polícia Militar Rodoviária) que estava estacionada em frente a Base Operacional localizada na MS-386, trecho entre Ponta Porã e Amambai.

O veículo estava com as chaves no contato o que facilitou a ação do autor que percoreu 20 quilômetros até a cidade onde praticou um assalto na Rua Batista de Azevedo, no bairro da Granja.

Ele abordou o comerciário José Alexandre Canteiro Lopes que conduzia um Gol prata com placa DAL-7277, de Ponta Porã, ordenou que a vítima descesse do veiculo e tomou a direção fugindo em direção a Pedro Juan Caballero, no Paraguai.

A vítima que estava acompanhada de um amigo disse à polícia que o autor trajava roupas semelhantes da polícia.

Dirceu nomeia Elizete para diretora da Escola Agrícola

0

2009-01-20 07:07:00

Vilson Nascimento

O prefeito de Amambai, Dirceu Lanzarini (PR) definiu, na tarde dessa segunda-feira (19) a nomeação da professora Elizete Franken ao cargo de diretora da Escola Agrotécnica Lino do Amaral Cardinal, a “Escola Agrícola” do município.

Segundo o prefeito a nomeação atendeu a uma solicitação do vereador Roberto Rojo Rodrigues, o “Roberto Protético” (PDT). “Foi um pedido pessoal do vereador que eu atendi prontamente fazendo o convite à professora e ela aceitou”, disse Dirceu Lanzarini ao relatar que sua administração será uma administração democrática e aberta a quem quiser trabalhar em prol do desenvolvimento do município.

Dirceu também fez questão de ressaltar é amigo pessoal da professora Elizete e tem certeza que ela realizará um grande trabalho frente ao novo cargo. “Conheço a capacidade da Elizete e tenho certeza que ela desempenhará um brilhante frente à direção daquela escola”, finalizou Lanzarini.

Protético destaca nomeação- O vereador Roberto Protético que atualmente ocupa o cargo de primeiro secretário frente à mesa diretora da Câmara Municipal em Amambai e se reelegeu pelo grupo de oposição ao atual prefeito, agradeceu ao prefeito Dirceu Lanzarini por ter atendido ao pedido e destacou a nomeação da professora Elizete para dirigir a Escola Agrícola do município.

“Agradeço, em meu nome e em nome da professora Elizete, ao prefeito Dirceu Lanzarini por atender ao pedido”, disse o vereador ao ressaltar que fará um mandato buscando o consenso entre os poderes Legislativo e Executivo para buscar conquistas e desenvolvimento para o município de Amambai.

Veja a previsão do horóscopo para hoje, 20 de janeiro

0

2009-01-20 06:49:00

Áries – 21/03 a 20/04 – Regente: Marte
Se você vem sendo cobrado por compromissos sociais que não tem podido ou querido cumprir, comece hoje. Faça uma daquelas visitas que tem protelado, e resolva pelo menos um assunto que é mais dever do que lazer durante o dia. Vai passar a noite muito mais aliviado.
——————————————————————————–
Touro – de 21/04 a 20/05 – regente: Vênus
Um bom exercício nesse momento é o da paciência. E atenção: obsessão não é paciência, é insistência. Em meio a tantas transformações e na velocidade em que elas estão acontecendo, é inútil esperar que os acontecimentos sigam seu roteiro, e menos ainda que os outros acompanhem seu ritmo.
——————————————————————————–
Gêmeos – de 21/05 a 20/06 – regente: Mercúrio
Sentimentos de inadequação tentam se estabelecer. Ansiedade e um pouco de irritação talvez não deixem você esperar o momento certo para agir, ou interferir na capacidade de tomar decisões. Mas logo nos primeiros sinais de falha, você vai notar e retomar a sua autoconfiança.
——————————————————————————–
Câncer – de 21/06 a 22/07 – regente: Lua
Acontecimentos inesperados na sua vida pessoal ou amorosa poderão deixá-lo inseguro. De repente você pode ser mais exigido ou vigiado, e isso vai lhe causar desconforto e uma certa ansiedade. Adapte-se à nova circunstância, seja ela qual for. Depois você pensa melhor.
——————————————————————————–
Leão – de 23/07 a 22/08 – regente: Sol
Possível ansiedade, fruto da sua necessidade atual de controlar tudo. Lembre-se que você só controla suas próprias ações. Assim este estado de espírito não vai interferir na sua capacidade de se divertir. Período positivo para o amor, exceto para quem se acomodou no relacionamento.
——————————————————————————–
Virgem – de 23/08 a 22/09 – regente: Mercúrio
Vida afetiva em momento positivo, apesar de você estar um tanto inquieto e talvez falante demais com a pessoa amada. Porém, sua energia sexual flui equilibradamente, e isso lhe confere um charme todo especial. Pode contar com a boa vontade das pessoas do sexo oposto.
——————————————————————————–
Libra – de 23/09 a 22/10 – regente: Vênus
Segurança e uma pitada de sorte nas decisões, tanto no setor profissional quanto no setor afetivo. Intuição. Você está ficando mais ambicioso e fará o que for necessário pelo seu sucesso. Hoje é dia de marcar alguns pontos a seu favor, no trabalho e no amor.
——————————————————————————–
Escorpião – de 23/10 a 21/11 – regente: Plutão
A Lua faz aspecto com seu regente, trazendo à tona emoções do fundo do coração. Se quiser, compartilhe estes sentimentos com seus amigos, que vão ajudá-lo com mais esclarecimentos. Amizades perdidas no passado também podem ser reatadas. Intensidade nos romances.
——————————————————————————–
Sagitário – de 22/11 a 21/12 – regente: Júpiter
Risco de ser mal entendido ou mal interpretado. Um comportamento ou uma linguagem mais liberais podem ser vistos como grosseria ou leviandade. Os fanáticos defensores do que julgam ser bons costumes não vão deixar passar esse alimento para a raiva que têm da alegria alheia.
——————————————————————————–
Capricórnio – de 22/12 a 20/01 – regente: Saturno
Hoje você poderá ficar desanimado, principalmente por causa do comportamento obtuso de algumas pessoas. Você está sem paciência para as pessoas pobres de espírito, medíocres e pequenas. Mas evite ficar vendo somente a baixarias dos outros e não tente consertar ninguém.
——————————————————————————–
Aquário – de 21/01 a 19/02 – regente: Urano
Júpiter está transitando pelo seu signo. Neste momento, a energia cósmica o estará ajudando na concretização dos seus desejos e esperanças, além de melhorar o seu charme pessoal, aumentando as suas chances de sucesso no relacionamento com as pessoas.
——————————————————————————–
Peixes – de 20/02 a 20/03 – regente: Netuno
Hoje você poderá ficar irritado e ofendido quando brincarem com você. Você gosta de respeito e privacidade, e os brincalhões às vezes acham que podem atingi-lo com brincadeiras de mau gosto. Eles esquecem o quanto você pode ser sinistro, para se defender.

Chuva permanece em boa parte de MS com temperatura baixa

0

2009-01-20 06:48:00

Tempo nublado com possibilidade de pancadas isoladas de chuva e trovoadas para áreas isoladas das regiões norte, nordeste e leste de Mato Grosso do Sul. Nas demais áreas, o céu permanece nublado.

A temperatura mantém a instabilidade com máxima de 31º e mínima de 16º.

Amambai:Farmácia de plantão hoje, Farmácia São Lucas

0

2009-01-20 06:03:00

Vale Renda de R$ 6 mi começa a ser pago hoje em MS

0

2009-01-20 03:14:00

Cerca de 50 mil famílias começam a receber hoje o benefício do programa Vale Renda, pago pelo governo do Estado. Conforme o site Nova News, serão disponibilizados R$ 6 milhões.

Pago em etapas, a liberação do dinheiro poderá ser recebida nesta terça-feira por pessoas cadastradas no programa, cuja letra inicial do nome vai de A ao E. Na quarta-feira, cadastrados das letras E ao K serão contemplados, enquanto na quinta é a vez dos beneficiados com nomes que vão do L ao M. Já na sexta, recebem o benefício as pessoas cadastradas com as letras do N ao Z.

Os recursos, em sua maioria, são depositados no Banco do Brasil e em 10 dos 78 municípios de Mato Grosso do Sul, onde não há agências do respectivo banco, o dinheiro será depositado na CEF (Caixa Econômica Federal).

Famílias com renda per capta de até R$ 190 é que estão aptas a receber os R$ 120 pagos pelo governo. A única exigência é que os beneficiados residam no Estado há pelo menos dois anos.

O Vale Renda tem o objetivo de prestar atendimento às famílias em situação de vulnerabilidade socioeconômica, além de promover a inclusão social. As pessoas contempladas devem frequentar curso de alfabetização de jovens e adultos, caso sejam analfabetos ou semi-analfabetos, e também são incentivados a participar de cursos profissionalizantes, de qualificação profissional ou de geração de emprego e renda.

PV preside a Comissão do Meio Ambiente em Amambai

0

2009-01-20 00:30:00

Vilson Nascimento

O vereador Luciney Bampi, eleito para a gestão 2009/2012 pelo Partido Verde (PV) foi indicado nessa segunda-feira (19) para presidir a Comissão de Meio Ambiente da Câmara Municipal de Amambai.

Luciney, que também integra o Conselho Municipal de Meio Ambiente em Amambai, destaca a importância, para o partido, de ocupar essa comissão. “Nosso partido, o PV, tem por bandeira defender o meio ambiente e os recursos naturais nos municípios, estado e País e nós, aqui em Amambai, vamos seguir essa linha de trabalho”,disse o vereador.

Novo caso de dengue é detectado na fronteira com MS

0

2009-01-19 23:14:00

Hoje foi confirmado por autoridades de saúde do Paraguai um novo caso de dengue em Assunção e outro no departamento de Amambay. O número de contágios aumentou agora para 19 somente nesse ano.

O segundo caso foi reportado em Pedro Juan Caballero, capital de Amambay e que faz fronteira com Ponta Porã, cidade localizada a 334 quilômetros de Campo Grande. Na cidade os casos já chegam a três, segundo informações do portal UOL.

O diretor de Vigilância Sanitária do ministério da Saúde, Ivan Allende, disse que uma pessoa que mora em Assunção foi diagnosticada com dengue e supostamente teria contraído a doença, transmitida pela picada do mosquito Aedes aegypti, durante uma viagem realizada à cidade boliviana de Santa Cruz.

Ele ainda reiterou que outros 15 casos foram diagnosticados no departamento de Concepción, 450 quilômetros ao norte de Assunção e divisa com Mato Grosso.

Segundo o médico, o Ministério de Saúde do Paraguai vai fortalecer a vigilância epidemiológica das síndromes febris, principalmente nas zonas de maior risco.

PRE realiza outra apreensão de drogas em Amambai

0

2009-01-19 23:01:00

Vilson Nascimento

A PRE (Polícia Militar Rodoviária Estadual) realizou mais uma apreensão de 107 quilos de maconha, a segunda do dia, na segunda-feira (19) em Amambai.

A apreensão desta vez aconteceu por volta das 20h50 no quilômetro 2 da rodovia MS-289, trecho que liga Amambai a Coronel Sapucaia, na fronteira com o Paraguai.

Os policiais realizavam barreira na citada rodovia quando abordaram para averiguação, um veículo Monza, cor dourada, placas ACE 1949 de Monte Carmelo-MG, que estava sendo conduzido por Fernando Messias Machado de 34 anos, residente em Campo Grande e tinha como acompanhante, João Batista de Oliveira de 49 anos, também residente na capital do Estado, em Mato Grosso do Sul.

Segundo a PRE durante a abordagem a dupla disse que trabalhava em uma fazenda na região de Coronel Sapucaia e estaria se deslocando para Campo Grande onde residem. Desconfiados os policiais passaram a vistoriar o veículo que a dupla viajava e encontraram a droga, vários tabletes de maconha prensados, que estavam escondidos em fundos falsos, os chamados “mocós”, atrás e dentro do banco traseiro do carro.

Ao receberem voz de prisão os dois ocupantes de veículo disseram aos policiais que ganhariam R$ 1000,00 para levar o carro com a droga até Campo Grande. Eles serão conduzidos para a Delegacia de Polícia Civil de Amambai onde foram autuados em flagrante por tráfico de drogas.

Segunda apreensão- Essa foi a segunda apreensão de drogas realizada por equipes da Polícia Militar Rodoviária Estadual da base operacional de Amambai só nessa segunda-feira.

No início da tarde os policiais há haviam apreendido 13 quilos de pasta base de cocaína e 2,7 quilos de haxixe.

A droga também estava sendo transportada em um fundo falso em um veículo Gol. Uma pessoa foi presa.

Matéria atualizada às 7h30

Jogo dos Amigos arrecada quase 1 ton de alimentos

0

2009-01-19 22:10:00

Sérgio da Luz

O Estádio Ernesto Landolfi, o Campo da Poli, foi palco do “Jogo dos Amigos” – Amigos do Tiago versus Amigos do Luciney – que visou arrecadar alimentos não-perecíveis a famílias carentes do município.

A partida aconteceu na tarde de sábado e contou com diversas personalidades do município, entre elas o prefeito Dirceu Lanzarini, o desembargador Dr. Nerinho, vereadores e secretários municipais.

“Superou a expectativas; não esperávamos um público daquele tamanho, arrecadamos quase 1 ton de alimentos e isso é o mais importante”, brincou Tiago Mariano.  

Já o vereador Luciney Bampi espera que o evento se torne tradição no município. “Nossa intenção é fazer deste evento uma tradição no município; foi um momento de confraternização e solidariedade. Um sucesso!”

A garotada da Escolinha de Futebol, coordenada pelo técnico Wagner, abriu o espetáculo.  

 
A partida – Com dois gols do pastor Kleber, um em cada tempo, os Amigos do Tiago venceram a partida por 2 a
A equipe do Tiago foi composta por: Sérgio Escobar, Martinho, Tiago, Enedir, Nelder, Adriano Brescovit, Dr. Ne, Jessé, Airton, Dilmar, Gilmar, Ficher, Fábio, Jaques, Clésio, Bauer, Curio, Nego, Emerson, Jair, Pastor Kleber, pastor Lucivaldo, Baldo, Alcir Parabólica, Carlinhos Serejo, Rodolfo Holsbach, Adão, Tarcisio, Carlito, Vagner, Rui Corderio e Dr. Nerinho. Técnico: Manoel Silveira.

Na equipe de Luciney estavam: Dirceu Luiz Lanzarini, Aguiar, Cristino, Brito, Carlinhos, Roberto Protético, Coconho, Prego, Anderson Mansano, Bandeira, Maurão, Darci, Edson, Josmair, Marco Bampi, Alex Bampi, Vitor Viana, Lúcio Ávila, Woshigton, Fubica, Fonseca, Zoinho, Galego Câmara, Ednor, Ronei, Alexandre (Bio), Ronaldo, Prego e Ronaldo Vanzin. Técnico: Daniel Riquelme.

Cada jogador participante doou uma cesta básica – O jogo, digno de um clássico, contou com assistência médica, ambulância e até a narração ao vivo, feita pelo locutor de laço, Teixeira Escobar, com comentários de Ramão Adad. A arbitragem ficou a cargo dos veteranos no assunto: Protásio e Eloir.

 Público participou e colaborou – “Momentos antes do início do partida, que começou às 18h30min, as dependências da estádio já estavam lotadas. De todos os lados as pessoas chegavam com sacolas contendo 1 quilo de alimento, que servia como ingresso”, comentou Bernardo, que é auxiliar de enfermagem.

Em relação aos alimentos, Tiago e Luciney ainda estarão estudando os melhores meios para entregar. 

Ladrões levaram dois veículos no domingo em Amambai

0

2009-01-19 22:03:00

Vilson Nascimento

A Polícia Civil de Amambai está investigado dois furtos de veículos registrados na cidade no decorrer desse domingo, dia 18 de janeiro.

No primeiro furto, que ocorreu durante o dia, os larápios levaram uma motocicleta Honda CG 125cc, já no segundo furto, registrado no início da noite o veículo levado foi um Fiat Uno.

Segundo a polícia a vítima participava de uma celebração religiosa no centro da cidade e ao sair da Igreja não encontrou mais o veículo no local que havia deixado.

Ações freqüentes- Furtos de veículos, principalmente motocicletas, estão sendo registrados com freqüência em Amambai.

No final do ano passado a polícia local desvendou três deles e prendeu cinco pessoas, quatro adultos e um adolescente.

Os adultos continuam presos, já o adolescente, que ainda responde por ato infracional, teve que ser liberado por conta da legislação em vigor no País.

Homem é indiciado por embriagues ao volante em Amambai

0

2009-01-19 21:31:00

Vilson Nascimento

O delegado de Polícia Civil de Amambai, Dr. Claudineis Galinari, indiciou, nesse domingo (18) um rapaz de 26 anos, acusado de conduzir veículo automotor sob efeito de bebida alcoólica na cidade.

Segundo a Polícia Militar, César de Oliveira Souza, residente na Vila Mariano, conduzia, de forma irregular, uma motocicleta Honda Falcon, placa de Coronel Sapucaia-MS, colocando em risco a segurança de terceiros.

Após a abordagem, ao ser submetido ao teste de alcoolemia no “Bafômetro”, a leitura teria detectado uma quantidade de álcool no sangue do rapaz bem acima do que o permitido por lei, que é 03, mililitros de álcool para cada litro de sangue.

Após ser detido, o César foi encaminhado para a Delegacia de Polícia Civil de Amambai onde foi indiciado e responderá pelo caso em liberdade.

Em 24 horas dois são mortos a pauladas em Sapucaia

0

2009-01-19 21:18:00

Vilson Nascimento

Em menos de 24 horas dois homens, um deles ainda não identificado até o final da tarde dessa segunda-feira (19), foram assassinados a pauladas em Coronel Sapucaia, na fronteira com o Paraguai nesse domingo (18) e em nenhum dos casos teve testemunhas que apontassem informações sobre supostas autorias.

O primeiro crime foi registrado durante a madrugada de sábado para domingo na região da Vila Mariano. Segundo a polícia a vítima, um homem com idade aparente de 40 anos, de cor parda, cabelos pretos e lisos de cerca de 1,70 de altura, foi assassinada com vários golpes na cabeça.

Ao lado do corpo, que não portava qualquer tipo de identificação, a polícia encontrou um pedaço de madeira de aproximadamente um metro e meio de comprimento, sujo de sangue, supostamente utilizado para cometer o crime.

Até o final da tarde de hoje, segunda-feira, o corpo continuava exposto no necrotério da empresa funerária Inter Pax, situada no centro da cidade em Coronel Sapucaia, a espera de identificação. Segundo a funerária caso não seja identificado, o homem será sepultado como indigente nesta terça-feira no Cemitério Municipal de Coronel Sapucaia.

Outro crime- O outro assassinato registrado no domingo (18) em Coronel Sapucaia, ocorreu por volta das 21h40 na Rua Fortunato de Oliveira, região próxima a Vila Nova.

Segundo a Polícia Militar local, Gilberto Vieira de Oliveira de aproximadamente 33 anos, residente em Coronel Sapucaia, foi encontrado já sem vida e com vários ferimentos provocados, segundo a polícia, provavelmente por golpes de madeira, na região da cabeça. A exemplo do crime anterior, não teve testemunhas. Os dois crimes estão sendo investigados pela Polícia Civil local.