14.4 C
Amambai
sexta-feira, 26 de junho de 2026
Início Site Página 9927

Editorial `André e o PT´ por Clesio Robeiro

0

2009-01-23 10:50:00

O assunto ocupou espaço na mídia essa semana e é conversa antecipada sobre as eleições do ano que vem. Falar de política a partir de agora é falar sobre a sucessão estadual. A aliança suposta entre PMDB e PT para a sucessão em Mato Grosso do Sul despertou a discussão sobre o futuro do atual governo. Caso não se concretize essa difícil aliança, teremos um enfrentamento novamente entre Zeca do PT e André? Os dois já se enfrentaram nas urnas direta e indiretamente várias vezes e mantêm uma rivalidade política muito forte.

Será que os tempos estão mais curtos atualmente? Principalmente em se tratando de política? Ainda está recente a lembrança da vitória do atual governo do PMDB em 2006 e já está se articulando uma nova eleição. Mesmo com um desfecho cheio de denúncias por desvios em publicidade (talvez o fato mais grave que pesa sobre o governo anterior), Zeca ainda se mantém vivo politicamente. E ainda há a figura respeitada do senador Delcídio do Amaral, que também é do PT. Ou seja, o partido do Lula tem dois nomes fortes que poderão tentar o governo no ano que vem.

Por outro lado, o PMDB de André Puccinelli assumiu um governo precisando de arrumação e teve um período de acomodações e ajustes até botar a casa em ordem. Foi assim, logo que assumiu, quando anunciou a suspensão dos programas sociais, até a retomada dos investimentos. A proposta foi de fazer um governo municipalista, aliado aos prefeitos. E assim ele vem fazendo, atravessando um momento de crise mundial e mesmo assim mantendo o Estado com as finanças em dia, inclusive com várias obras, como a do asfalto que liga Paranhos.

Mas para ganhar o governo é preciso parceria e alianças políticas. Por isso a conversa é quem vai com quem na disputa pelo governo em 2010. Apesar de prematuro, o tema é discutido e analisado pelos prefeitos e vereadores da região. Se o PMDB se aliar ao PT, como quer o presidente Lula e boa parte da cúpula peemedebista nacional, a eleição estaria praticamente sacramentada, ressaltando que o PSDB lançaria candidato próprio, provavelmente a senadora Marisa Serrano. Mas caso essa aliança PMDB e PT não acontecesse, teríamos então um novo embate entre Zeca e André, ou entre Delcídio e André, que seriam os dois nomes petistas com maior respaldo para enfrentar o atual governo.

Portanto, nos próximos dois anos de governo, André Puccinelli vai ter que ter um olho no gato e outro no peixe. Administrar o Estado com equilíbrio e articular as alianças políticas com PDT, PR, Dem, PSDB e outros partidos. E ainda se preocupar com esses dois nomes que hoje estão na oposição (Delcídio e Zeca). Embora estejam os dois meio divididos dentro do PT, os dois juntos são muito fortes. Ainda tem muita água para rolar, mas prefeitos e vereadores estão de olho nisso tudo. 

Amambai: Sindicato Rural tem nova Assessoria Jurídica

0

2009-01-23 10:20:00

Antonio Luiz

No final de 2008, a advogada Patrícia Franco Bellé assumiu as funções de Assessora Jurídica do Sindicato Rural de Amambai. Suas atribuições são defender os interesses da classe produtora em todas as circunstâncias em que isso for necessário.

A nova assessora jurídica é graduada pela Universidade da Grande Dourados (Unigran) desde dezembro de 2006.De volta a Amambai fez estagio  com o Excelentíssimo Juiz de Direito Thiago Nagasawa Tanaka, ocasião que a enche de orgulho  pelos inúmeros ensinamentos que lá tive.

Em setembro de 2007, ingressou na Ordem dos Advogados do Brasil, e logo após foi contratada pelo então Promotor de Justiça Rodrigo Yshida Brandão para assessorá-lo naquela instituição.

Desde abril de 2008 exerce a advocacia, principalmente nas áreas Cível, Administrativa, Comercial, Bancária e Ambiental, atuando também nas demais áreas do Direito.

Atualmente freqüenta o curso de pós-graduação em Processo Civil pela Universidade Anhanguera, onde após a conclusão do mesmo, em agosto de 2009, obterá o título de especialista na menciona área.

Sendo nascida e criada em Amambai, a Dra. Patrícia  conhece profundamente os problemas da região  e suas peculiaridades, principalmente na Agropecuária.

Visando sempre auxiliar a classe produtora rural da região, a advogada disponibiliza os trabalhos de seu escritório, para que de forma atuante, possibilite um melhor esclarecimento das diversas lides jurídicas, colocando em pauta sugestões e informações atuais a fim de melhorar a administração e os rendimentos da categoria.

Outro objetivo da Dra. Patrícia é manter nesse jornal “Força do Produtor” uma coluna mensal abordando e analisando temas jurídicos específicos que têm relação com a atividade agropecuária.

Amambai: Vale-Universidade também é valido para a Uems

0

2009-01-23 09:48:00

Alessandra Escobar
Suzana Machado

O que antes era somente para as cidades de Campo Grande, Dourados e Ponta Porã, agora também está presente na cidade de Amambai – o Vale-Universidade.

Muitos estudantes que estão ingressando nas instituições públicas acabam não tendo a informação de que o Vale-Universidade também é valido para as universidades públicas e acabam deixando mais uma oportunidade passar.

O Vale-Universidade, projeto que prevê concessão de bolsas de estágio remunerado para estudantes carentes, desenvolvido pelo Governo de Mato Grosso do Sul por meio da Secretaria Estadual de Trabalho e Assistência Social, consiste em ajudar financeiramente o custeio dos alunos em universidades públicas e privadas.

Em contrapartida, o beneficiado realiza estágio supervisionado de 20h semanais, sendo cumpridas em órgãos e entidades governamentais da administração pública estadual, municipal, federal ou organizações não-governamentais.

As pré-inscrições para o ano de 2009 já estão abertas e vão até o dia 05 de fevereiro deste ano. As inscrições são feitas pela internet, no endereço  www.setas.ms.gov.br.

Podem se inscrever alunos que já estão matriculados nos cursos de bacharel e licenciatura, com renda igual ou inferior a R$650,00 ou renda familiar não superior a R$ 1.700,00.

O sistema pré selecionará o acadêmico, sendo muito importante que o candidato leia atentamente os decretos e resoluções disponíveis no site da SETAS.

Após o encerramento do processo inicial, o cadastro dos candidatos será avaliado por uma equipe e após a classificação por renda, os alunos pré-selecionados serão entrevistados e deverão confirmar as informações repassadas através de documentos; após isso, será realizada a visita domiciliar para verificação os dados repassados, para então serem divulgados os aprovados.

 Bolsas na UEMS – A Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), unidade de Amambai, oferece as seguintes bolsas: Permanência, Auxílio Alimentação e Auxílio Moradia. O acadêmico interessado poderá concorrer nas três modalidades, mas será contemplado em apenas uma delas.

A bolsa será concedida ao aluno anualmente e dependendo do desempenho do mesmo poderá ser renovada.

O resultado da seleção será divulgado após análise e classificação dos contemplados, até o dia 31 de março, no site da UEMS.

17º RC MEC troca de comando em Amambai

0

2009-01-23 09:18:00

Suzana Machado

Prestigiado por autoridades municipais e militares, familiares e amigos, o coronel Flávio Josmar Pelégio entregou o comando do 17º Regimento de Cavalaria Mecanizado (RC Mec), na tarde desta terça-feira (20), ao coronel Carlos Roberto Martins.

Há dois anos no comando do Regimento Sólon Robeiro, cel. Pelégio, em seu discurso, destacou os momentos e as experiências vividas nesse período à frente do 17º RC Mec. “Foram momentos intensos e vibrantes, que passaram rápido. Muito se realizou e há muito do que se orgulhar também. Enfrentamos algumas situações críticas, peculiares da profissão, mas tivemos vários momentos felizes. Em síntese, é com certeza que afirmo que valeu a pena estar à frente do 17º RC Mec durante esses dois anos.”

Em público, o coronel fez questão de estender seu agradecimento particular ao ex-prefeito, Sérgio Barbosa e sua esposa, Maria Helena, aos promotores de Justiça, Dr. Rodrigo Yshida Brandão e Dr. Ricardo Rotuno, aos juízes de Direito da Comarca de Amambai, Dr. César de Souza Lima e Dr. Thiago Nagazawa Tanaka e a José Carlos Signori e sua esposa Marli.

“Desejo aos políticos que assumiram seus cargos este ano, e em especial ao prefeito Dirceu Lanzarini, sorte e sucesso durante a administração.”

Há mais de 30 anos na carreira militar, cel. Pelégio realizou importantes obras dentro do Regimento Sólon Ribeiro, desde 17 de janeiro de 2007, data em que assumiu o mesmo.

Cel. Pelégio ainda ressaltou o trabalho realizado em parceria com o Exército Paraguaio na região de fronteira e a parceria estabelecida com a Agropecuária Corema, e os trabalhos realizados em conjunto com entidades sociais do município, fazendo com que o Regimento contribuísse ativamente para o desenvolvimento cultural, esportivo e social da cidade.

“Foi um orgulho e satisfação tê-los comandado”, afirmou cel. Pelégio, se referindo aos militares que integram o 17º RC Mec. O ex-comandante do Regimento também desejou ao novo comandante, coronel Carlos Roberto Martins, saúde, felicidades e sucesso no exercício do comando.

O novo comandante do 17º RC Mec, coronel Carlos Roberto Martins, é natural de Bagé/RS e ingressou na vida militar em 04 de março de 1974, através da Escola Preparatória de Cadetes do Exército; já esteve à frente de missões como as realizadas no Haiti e constam em seu currículo profissional diversas qualificações, atividades e ações militares.

Estavam presentes na cerimônia de troca do comando: o General-de-Exército Rui Alves Catão (comandante do Comando Militar do Oeste); General-de-Divisão Sérgio Pedro Coelho Lima (antigo comandante da 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada); General-de-Brigada Celso Leite Rodrigues (chefe do Centro de Operações do Comando Militar do Oeste); General-de-Brigada Luiz Felipe Kraemer Carbonell (comandante da 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada); Dr. César de Souza Lima (juiz de Direito da Comarca de Amambai); Anderson Mansano (presidente da Câmara Municipal); José Aparecido Aguiar (vice-prefeito de Amambai, também representando o prefeito Dirceu Lanzarini); José Roberto Felipe Arcoverde (prefeito de Iguatemi); Dr. Ricardo Rotuno (promotor de Justiça); Dr. Rodrigo Yshida Brandão (promotor de Justiça); Izidoro José de  Oliveira (inspetor-chefe da Receita Federal); coronel Pedro Rolando Ortiz Cabral (comandante do Regimento de Cavalaria Nº 4 – Salto del Guayra); cel. Luiz Carlos Marchetti (ex-comandante do 17º Regimento de Cavalaria Mecanizado); cel. Luiz Augusto Cristovão Liotti (chefe do Estado Maior da 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada); cel. Jorge Antônia Smicelato (comandante do 20º Regimento de Cavalaria Blindado); cel. Nilton Gonçalves Resende (ex-comandante do 10º RC Mec); ten. cel. Carlos José Russo Assumpção Penteado (ex-comandante do 11º Regimento de Cavalaria Mecanizado); ten. cel. Fernando Ramiro Teixeira de Castro (comandante do 11º Regimento de Cavalaria Mecanizado); ten. cel. Hudson Duarte Lima Rocha Junior (comandante do 10º Regimento de Cavalaria Mecanizado); ten. cel. Luis Rogério Cid Duarte (comandante do 9º GAC); ten. cel. Herodes Zillo (comandante do 28º B Log); major Pablo Jose Lira de Almeida (comandante da 4ª Companhia de Engenharia Mecanizada); major Andrade (comandante da 14ª Companhia de Comunicações Mecanizada); major Jackson; cel. PM Joel Martins dos Santos (comandante do Departamento de Operações de Fronteira); major PM Emerson Aparecido de Carvalho (comandante da 3ª Companhia de Polícia Militar); Sérgio Barbosa (ex-prefeito de Amambai); Christiano Bortolotto (presidente do Sindicato Rural); Marcos Roberto Sozza (gerente da agência do Bando do Brasil); cel. Carlos Alberto Peixoto (gerente regional POUPEX); Dr. Kleberson (Delegado da Polícia Federal) e Dr. Marcelo Marinho (defensor público).

Prefeito de Paranhos é o entrevistado do agazetanews

0

2009-01-23 08:51:00

Leia a entrevista do prefeito reeleito de Paranhos, Dirceu Bettoni.

O quadro entrevista está a esquerda do site agazetanews.

PRF apreende 13,5 quilos de cocaína em Ponta Porã

0

2009-01-23 08:40:00

A PRF (Polícia Rodoviária Federal) apreendeu ontem na BR-463, próximo a Ponta Porã, 13,5 quilos de cocaína sendo transportados no veículo Astra, com placa CXV-1276, de São Paulo.

Três pessoas que viajam no veículo foram presas. David Dvison Ramos, de 28 anos, Jandira Dacoll Gomes, de 23, e Eliane Cristina Rodrigues, de 28 anos, foram encaminhados à Polícia Federal local.

Rudi assume presidência da Junta Militar em Sapucaia

0

2009-01-23 08:02:00

O prefeito Rudi Paetzold (PMDB), foi empossado na manha desta terça feira (21), como presidente da Junta de Serviço Militar do Município de Coronel Sapucaia.

A cerimônia de posse aconteceu no próprio gabinete do prefeito, onde contou com presença das seguintes autoridades: O Secretário Municipal de Infra-estrutura Ada da Agripeças, os vereadores; Felix Amado Soares o Felipe (PDT), Roberto Pereira de Oliveira o Robertinho (PPS), Sandra Barbosa (PT), o chefe de gabinete Baltazar, o Assessor de Gabinete Ramão Espindola e a secretária da junta de serviço militar do município Elievis Mayer.

De acordo com o Capitão, Atair Baggioto delegado da 3ª delegacia da 9ª região militar, o serviço obrigatório, como prevê a legislação, necessita de especial atenção por parte dos órgãos da administração envolvidos, e ele começa no município, com o alistamento, na junta de serviço militar. O apoio dispensado pela presidência é de especial importância para que a junta tenha recursos humanos e material para desenvolver o seu trabalho com presteza, e assim possa atender o cidadão como ele deve e merece ser atendido.

A junta de serviço militar de Coronel Sapucaia foi recentemente informatizada, acompanhando assim, a evolução da informática, todavia, é necessária dar continuidade a esse processo, com a manutenção e atualização dos equipamentos utilizados.

Por ser um município não tributário, o jovem alistado em Coronel Sapucaia e dispensado de incorporação, onde recebe logo após o alistamento, o certificado de dispensa de incorporação, onde fica em dia com a sua situação militar. “Julgamos que a 100ª (Centésima) junta de serviço militar merece uma atenção especial, por parte do executivo, e esperamos contar com o apoio do prefeito e presidente da junta, para que a referida possa executar o seu trabalho da melhor maneira possível”. Pediu o delegado Atair Baggioto.

Após assumir o cargo de presidente da junta de serviço militar, o prefeito Rudi Paetzold, afirmou que vai dar todo o suporte para que a junta militar possa continuar desenvolvendo normalmente os seus trabalhos, o que ele considera de grande importância. “Ainda mais sendo feito dentro do nosso município com certeza dará um ganho real muito grande por parte do cidadão, do município e do exercito, pois o cidadão continuará tendo a possibilidade de regularizar a sua situação militar aqui mesmo, não necessitando se deslocar-se para outra localidade”. Garantiu o Rudi Paetzold.

Brasil e Paraguai se reúnem na segunda para discutir Itaipu

0

2009-01-23 07:38:00

Uma comissão de ministros brasileiros e paraguaios se reunirão na próxima segunda-feira para discutir a questão da usina binacional de Itaipu. Segundo o chefe de gabinete do ministro da Fazenda, Luiz Eduardo Melin, a reunião não será definitiva e servirá apenas para "equalizar" as informações dos dois lados.

Melin representou o ministro Guido Mantega em reunião no Itamaraty da qual participaram os ministros Edison Lobão (Minas e Energia) e Celso Amorim (Relações Exteriores). No ano passado, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reuniu com seu colega paraguaio Fernando Lugo e decidiram que seriam feitas reuniões técnicas entre os ministros dos dois países para discutir o assunto.

"Temos conhecimento das posições históricas paraguaias e também das do Brasil com relação à inviabilidade do tratado. Vamos criar um canal de diálogo para que possa haver uma melhor comunicação entre os dois países", afirmou Melin.

Na semana passada, representantes do governo paraguaio estipularam prazo até agosto para haver um acordo amigável entre os dois países. Eles ameaçaram, caso o acordo não seja alcançado, recorrer à arbitragem internacional. O Paraguai defende a renegociação das tarifas e a renegociação de parte da dívida com o Brasil.

Veja as rodadas e a classificação do Paulistão 2009

0

2009-01-23 07:32:00

Resultado da 1ª rodada, a classificação e os confrontos da próxima rodada

Primeira Rodada
Santo André 0x1 Palmeiras
São Paulo 1×1 Ituano
Marília 0x2 São Caetano
Paulista 2×0 Noroeste
Semeghini Oeste 0x0 Ponte Preta
Mirim 0x2 Mirassol
Guarani 1×0 Portuguesa
Botafogo 2×4 Bragantino
Corinthians 2×2 Barueri
Santos 2×0 Guaratinguetá

Veja  como está a classificação após a primeira rodada

1º Bragantino- 3
  
  Mirassol-       3

  Paulista-        3

  Santos-          3

  São Caetano- 3

  Guarani-        3

  Palmeiras-     3

8º Barueri-       1

  Corinthians-   1

  Ituano-            1

  São Paulo-      1

  Oeste-             1

  Ponte Preta-    1

14º Portuguesa- 0

  Santo André-   0

  Botafogo-SP-  0

  Guaratinguetá- 0

  Marília-            0

  Mogi Mirim-    0

  Noroeste-         0

Jogos da próxima rodada

Sábado- 24 de janeiro
15h- Novelli Júnior- Ituano x Guarani
16h- Santa Cruz- Palmeiras x Mogi Mirim
17h30- Anacleto Campanella- São Caetano x Santo André
18h10- José Maria de Campos Maia-  Mirassol x Marília
18h10- Moisés Lucarelli- Ponte Preta x Paulista
Domingo- 25 de janeiro
10h- Dário Rodrigues Leite- Guaratinguetá x Botafogo
16h- Marcelo Stefáni- Bragantino x Corinthians
16h- Canindé- Portuguesa x São Paulo
18h10- Alfredo de Castilho- Noroeste x Santos
18h10- Arena Barueri- Barueri x Oeste

Obs: Horários de MS

Câmara de Caarapó volta a ter sessões noturnas

0

2009-01-23 07:01:00

Vilson Nascimento

A Câmara Municipal de Caarapó voltará a ter as sessões ordinárias em período noturno a partir desse ano legislativo. As informações são do presidente da casa de leis, vereador Manoel Batista de Souza, o “Manezinho” (DEM).

Segundo Manezinho a realização das sessões diurnas, implantadas na legislatura passada foi uma experiência que não deu certo. “O objetivo era fazer a população participar mais ativamente das sessões. Não deu certo e agora vamos retornar às sessões ordinárias para as terças-feiras a partir das 19h como era antigamente”, informou o presidente.

Atualmente as sessões da Câmara de Caarapó, que está em recesso e retorna as atividades normais, com a primeira sessão ordinária no dia 4 de fevereiro, acontecem às quartas-feiras a partir das 8h da manhã.

“As primeiras sessões do ano ainda deverão acontecer no horário atual, às 8h da manhã, mas a decisão de mudança já está sacramentada e vai acontecer”, ressaltou o presidente.

TRE libera juiz para julgar processo eleitoral em Sapucaia

0

2009-01-23 06:49:00

O TRE (Tribunal Regional Eleitoral) decidiu na segunda-feira (19), por unanimidade, arquivar o procedimento que pretendia impedir o juiz eleitoral Thiago Nagasawa Tanaka de julgar a Ação de Investigação Judicial Eleitoral referente às eleições municipais em Coronel Sapucaia no ano passado.

A decisão do TRE acompanha o parecer da Procuradoria Regional Eleitoral. A ação de impedimento foi ajuizada pela coligação "Por amor a Coronel Sapucaia", encabeçada pelo prefeito eleito Rudi Paetzold.

De acordo com a coligação, em 2 de outubro de 2008, dois ônibus lotados de passageiros partiram de Água Clara para Coronel Sapucaia. No regresso, os ônibus foram abordados por policiais do DOF (Departamento de Operações de Fronteira), na presença do Juiz Eleitoral.

A apuração empreendida em conjunto pelo DOF e o MPE (Ministério Público Eleitoral) resultou na instauração de uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral, devido à suspeita de que os ônibus teriam sido fretados pelo então candidato Rudi Paetzold, para transportar eleitores que votariam nele.

Segundo a coligação, o juiz Thiago Tanaka acompanhou a abordagem dos ônibus, razão por que estaria impedido de julgar a ação. No entendimento do Procurador Regional Eleitoral, Pedro Paulo Grubits Gonçalves de Oliveira, não houve ilegalidades na abordagem dos ônibus. "O juiz Thiago Nagasawa Tanaka estava no exercício legal do poder de polícia conferido à Justiça Eleitoral, de tal modo que não está impedido de julgar os feitos em que tenha exercido tal poder".

Choque entre bicicleta e moto deixa feridos em Amambai

0

2009-01-23 06:45:00

Vilson Nascimento

O choque entre uma motocicleta e uma bicicleta deixou duas pessoas feridas no início da manhã dessa sexta-feira (23) em Amambai.

O acidente aconteceu por volta das 5h40 na rodovia MS-156, trecho que liga Amambai a Caarapó, próximo ao Parque de Exposições, a cerca de três quilômetros da cidade.

De acordo com as informações, João Paulo Tavares de 28 anos se deslocava pela rodovia conduzindo uma motocicleta Honda CG Titan 125cc, cor azul, placa de Amambai-MS, quando veio a se chocar com a bicicleta conduzida por Maristela Aparecida Bitencourt de 39 anos.

Com o impacto os dois condutores, que seriam companheiros de trabalho em um frigorífico situado próximo ao local do acidente, acabaram caindo no asfalto e sofrendo lesões pelo corpo.

Segundo o Corpo de Bombeiros de Amambai, que conduziu as vítimas para o Pronto Socorro do Hospital Regional local, João Paulo aparentava ter sofrido apenas escoriações, já Maristela estava desorientada e apresentando sintomas típicos de traumatismo crânio encefálico.

Outro atendimento

O acidente da manhã dessa sexta foi o segundo atendimento de maior gravidade registrado pelo Corpo de Bombeiros nas últimas 24 horas.

No final da tarde dessa quinta os bombeiros prestaram socorro a um funcionário público municipal que fraturou o braço enquanto jogava uma partida de futebol em um campo situado na saída para Aral Moreira, na região da Vila Doriana.

Veja a previsão do horóscopo para hoje, 23 de janeiro

0

2009-01-23 06:28:00

Áries – 21/03 a 20/04 – Regente: Marte
Mente rápida porém muito prática. Boa capacidade de decisão e liderança. Saberá defender seus pontos de vista e sua posição com muita energia e segurança. Lembre-se apenas a controlar uma tendência a considerar os outros sempre insuficientemente competentes.
——————————————————————————–
Touro – de 21/04 a 20/05 – regente: Vênus
Uma súbita tensão e uma certa preocupação poderão deixá-lo mais cauteloso. Deve evitar situações de risco em qualquer setor. Não force a barra. A vida afetiva passa por um momento muito agradável; aproveite para relaxar, passando mais tempo com a pessoa amada.
——————————————————————————–
Gêmeos – de 21/05 a 20/06 – regente: Mercúrio
Hoje você está com o maior gás. Aproveite para colocar o trabalho em dia e fazer tudo o que você tinha que fazer mas não fazia porque não estava tão seguro assim. Às vezes, a gente disfarça o medo da crítica, nossa e dos outros, dizendo que não quer, não encontra tempo, etc
——————————————————————————–
Câncer – de 21/06 a 22/07 – regente: Lua
Sua intuição está orientando suas decisões sobre assuntos materiais e emocionais. Momento de muita sorte financeira, você está participando ativamente do ambiente social. Em qualquer circunstância, saia da auto-suficiência: aceite a proteção da coletividade.
——————————————————————————–
Leão – de 23/07 a 22/08 – regente: Sol
Passou uma fase de insegurança emocional. Agora você se estabiliza. Não perca tempo olhando para trás, tentando entender o que houve. O que passou, passou, e agora é seguir em frente. O fim do dia é o período de maior lucidez: lembre-se e se puder anote o que você resolveu ou pensou.
——————————————————————————–
Virgem – de 23/08 a 22/09 – regente: Mercúrio
Quando tiver que lidar com suas emoções, poderá ter a impressão de estar pisando em terreno desconhecido com os olhos vendados. Mas sem elas os acontecimentos da vida não teriam a menor graça. Emoções são como as ondas do mar; passam e quebram na praia. No fim você recupera a sua estabilidade.
——————————————————————————–
Libra – de 23/09 a 22/10 – regente: Vênus
Momento de teste nos relacionamentos afetivos. Agora você e seu parceiro vão sentir falta de alegria e descontração; parar com a mania de ficar cobrando um do outro o que acham que o outro deve, em termos de carinho, dedicação, atenção e amor. Ninguém deve nada a ninguém.
——————————————————————————–
Escorpião – de 23/10 a 21/11 – regente: Plutão
Talvez hoje você sofra com alguma injustiça ou atitude pobre no seu ambiente social ou com amigos, mas vai lidar com isso com toda a calma e restabelecer rapidamente a harmonia. As pessoas só são impiedosas porque estão rompidas com a sua essência espiritual.
——————————————————————————–
Sagitário – de 22/11 a 21/12 – regente: Júpiter
Você está mais simpático do que de costume. Comunicações favorecidas. Você está mais leve no trato com todo mundo, principalmente com a pessoa amada, embora esteja também um tanto imprevisível. Veja que é possível cuidar da privacidade sem bloquear a emoção.
——————————————————————————–
Capricórnio – de 22/12 a 20/01 – regente: Saturno
Chega uma onda de nervosismo, e a mente não está clara. Variações extremas de humor podem tirar a nitidez dos seus pensamentos e enfraquecer a sua ação. Não se deixe enganar por essas marés da alma. Vá agindo, sem tentar analisar tudo o que está lhe acontecendo.
——————————————————————————–
Aquário – de 21/01 a 19/02 – regente: Urano
Aumenta o seu otimismo. Correntes mornas envolvem o seu coração. Sorte e brilho. Veja como a alegria e a simplicidade atraem riqueza. A saúde está boa. A vida tem uma fé inabalável em si mesma, e neste momento você está partilhando com ela deste sentimento. Guarde, isso é um tesouro.
——————————————————————————–
Peixes – de 20/02 a 20/03 – regente: Netuno
Vênus no seu signo trazendo mais paciência e calma para a você. E isso é tudo o que precisava neste momento. Agora, você não vai deixar cair seu pique quando tiver que lidar com pessoas enroladas. Favorável para as relações a dois; muito companheirismo e entendimento sexual.

Sol entre nuvens e temperatura alta em todo Estado

0

2009-01-23 06:26:00

Sol entre nuvens com nevoa seca úmida ao amanhecer. Na região norte e nordeste do Estado a possibilidade de chuva isolada. A temperatura eleva e registra máxima de 36º e mínima de 18º.

Amambai:Farmácia de plantão hoje Farmácia Bampi

0

2009-01-23 06:11:00

Ladrões amarram família e roubam caminhoneta em Eldorado

0

2009-01-23 03:04:00

Em Eldorado, nesta quarta-feira, por volta de 5h30, a Polícia Militar foi comunicada sobre o roubo de um veículo, ocorrido na saída de Eldorado para o Porto Morumbi.

No local, a vítima Isael Nascimento (22 anos) relatou que conduzia o veículo Camioneta Ford/F250, de cor azul pela estrada vicinal de aceso ao Porto Morumbi, tendo como passageiros a esposa, sua filha e um tratorista da fazenda onde trabalha.

Ele relata que quando atingiu a marca de seis quilômetros de distância da cidade, ao se aproximar de um mata-burro, foram abordados por duas motocicletas com dois ocupantes cada uma.

Um dos assaltantes fez um disparo de arma de fogo para o alto como ordem de parada. Em seguida, os assaltantes renderam os ocupantes do veículo, os amarrando com cordas e os deixando as margens da via.

Após conseguir se livrar da amarras, as vítimas entraram em contato com o administrador da fazenda em trabalham, que acionou a PM, via telefone 190.

Durante o deslocamento da guarnição PM no atendimento da ocorrência, a mesma foi informada “via rádio” por uma guarnição do DOF que o veículo foi avistado quando entrava no Paraguai, sendo feito um acompanhamento tático, mas devido à distância, não foi possível alcançá-lo.

As informações são da Seção de Relações Públicas da Polícia Militar – Batalhão de Naviraí.

Edson destaca avanços da administração em Aral Moreira

0

2009-01-23 01:15:00

Vilson Nascimento

Otimista, o prefeito Edison David, destaca, de forma positiva, seus primeiros 20 dias de trabalho frente à Prefeitura local e anuncia medidas para viabilizar a administração municipal em Aral Moreira.

O prefeito ressalta que recebeu o município em situação difícil, com praticamente toda a frota, inclusive maquinários e ônibus em estado precário de conservação, precisando de reparos emergenciais para começar a rodar e com vários problemas nas áreas de saúde, educação e assistência do social.

“Mas não podemos ficar olhando para trás. Agora está em nossas mãos, temos que traçar metas e trabalhar”, disse Edson David ao ressaltar que apesar de deixar a estrutura do município em situação precária, a administração passada não deixou dívidas, pagou o 13º e o salário do mês de dezembro aos servidores e as únicas dívidas existentes são precatórios que o município vem pagando há anos.

“Toda nossa equipe de secretariado e cargos de segundo escalão já foi montada e está trabalhando a todo vapor para organizar nossa administração. Esperamos que em três meses já tenhamos toda a situação do município sob controle e a partir daí começaremos a implantar nossa filosofia de governo apresentada durante a campanha eleitoral”, disse o prefeito ao destacar ações emergenciais que já estão sendo tomadas.

Ações emergenciais

Segundo Edson David algumas ações emergenciais já estão sendo tomadas, principalmente visando à manutenção da área rural do município, que tem cerca de 60% de seu território destinado a agricultura.

“A safra se aproxima e nossos maquinários, apesar de já estarem na oficina, correm o risco de não ficarem prontos a tempo de preparar as estradas rurais para o escoamento da produção. Visando realizar esse atendimento já entramos em contato com o Governo do Estado e solicitamos apoio do Governo, através das unidades da Agesul de Amambai e Ponta Porã, para a recuperação das estradas rurais de nosso município para garantir o escoamento”, informou David ao ressaltar que uma empresa privada também já está atuando na limpeza urbana em Aral Moreira objetivando manter a cidade limpa.

Transporte escolar

Outra medida emergencial adotada pela atual administração municipal visando atender a comunidade rural em Aral Moreira é o restabelecimento do transporte escolar.

“Sempre tivemos um transporte escolar deficiente e falho aqui em Aral Moreira. Nossa administração quer mudar isso. As aulas começam no dia 9 de fevereiro e até lá queremos estar preparados para atender bem os alunos da zona rural. Para isso estamos realizando manutenção nos ônibus, que recebemos em situação precária e vamos terceirizar 50% do transporte escolar.

Uma empresa com sede em Ponta Porã já foi contratada para realizar esse serviço”, disse o prefeito.

Saúde

Em relação a área de saúde, outro ponto classificado como crítico pela atual administração, o prefeito anuncia investimentos com a contratação imediata de mais um médico, já que o município conta com apenas dois profissionais dessa área atuando e a implantação de PSF (Programa Saúde da Família).

“Aral Moreira é o único município do Estado em Mato Grosso do Sul que não conta se quer com uma equipe do PSF. Vamos mudar essa história. Já estamos correndo atrás e em 60 dias queremos estar com nosso PSF funcionado para desafogar o posto de saúde e o hospital”, avalia o prefeito.

Moradias

Outra área que a atual administração municipal pretende atuar com mais intensidade em Aral Moreira é na área de habitação para diminuir o déficit habitacional do município.

“Nosso déficit habitacional é altíssimo. Em campanha estipulamos como meta construir 400 casas, 100 casas por ano, em nossos quatro anos de mandato e vamos correr atrás dessa meta. Para esse ano já temos 100 casas do Governo do Estado garantidas e vamos buscar mais”, informou Edson David ao relatar que as casas serão implantadas, não só na sede do município, nas também nos distritos.

Empréstimos do BNDES visarão a geração de empregos

0

2009-01-23 00:26:00

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, anunciou nesta quinta-feira (22) que o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) terá mais R$ 100 bilhões para empréstimos ao setor produtivo. Segundo Mantega, os créditos concedidos pelo BNDES, desta quinta-feira em diante, estarão condicionados à geração de empregos.

Com isso, as linhas de financiamento da instituição financeira, que somaram R$ 91 bilhões em 2008, poderão chegar a até R$ 166 bilhões neste ano, disse Mantega. Não há prazo formal para devolução dos recursos pelo BNDES ao Tesouro Nacional.

"O Tesouro fará um aporte de recursos de 100 bilhões para o BNDES. Serão aportados sob a forma de títulos e também sob a forma de superávit financeiro do Tesouro. Há uma transferência de recursos", disse o ministro da Fazenda. De acordo com o ministro, o BNDES deverá pagar ao Tesouro Nacional, juros de 8,75% ao ano para 70% dos R$ 100 bilhões repassados. Para os outros 30%, a taxa será a mesma que o Tesouro Nacional conseguir em captações externas.

Segundo Mantega, o objetivo da medida é viabilizar os investimentos necessários nos setores de energia elétrica, da Petrobras, em infraestrutura, e em petróleo e gás. "Não vão faltar recursos para investimentos no Brasil. Investimento é emprego e os custos de empréstimo serão reduzidos, ou seja, abaixo do que cobra o mercado financeiro", disse ele.

De acordo com o ministro da Fazenda, a medida também busca impedir uma desaceleração muito grande da economia brasileira. Ele lembrou que a meta é que o Produto Interno Bruto (PIB) cresça pelo menos 4% neste ano. "Tem PAC aí, e todos os projetos de infraestrutura. É uma grande notícia porque garante aos investidores que não faltarão recursos", disse ele.

Geração de emprego

Mantega explicou a vinculação dos empréstimos à criação de empregos. "Daqui para frente, os créditos do BNDES estarão condicionados à geração de empregos. Vai estar explicitado no contrato e vai ser fiscalizado", disse ele.

Se houver demissão, porém, o ministro informou que não está explicitado o que será feito. "Não dá para fazer investimento sem contratações (…) Não adianta colocar que quem não entregar [contratações], vai ser expulso do paraíso e vai para o inferno", justificou.

Reunião com bancos

O ministro da Fazenda informou ainda que, na reunião entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e os bancos públicos, realizada nesta quinta-feira (22) no Palácio do Planalto, foi feita uma avaliação de que as instituições financeiras do governo elevaram seus volumes de empréstimos em 2008.

"No volume de crédito liberado, tiveram um desempenho à altura de um banco público, que é ajudar o desenvolvimento do Brasil, no investimento e nas linhas de capital de giro. Mesmo com esse aumento no volume, não existe ainda crédito suficiente para viabilizar as atividades econômicas no Brasil. Ainda falta crédito", disse ele, explicando que, por isso, está sendo feito um aporte adicional de R$ 100 bilhões para o BNDES.

Taxa de juros e spread bancário

Na avaliação do ministro da Fazenda, os bancos, quer sejam públicos ou privados, estão em condições de reduzirem seus "spreads" nas operações de empréstimos. O spread é a diferença entre a taxa de captação das instituições financeiras (quanto pagam pelos recursos) e as suas taxas de juros ao tomador final (quanto cobram).

"O Banco Central deu um passo importante ontem [ao reduzir a taxa básica de juros] e os bancos já estão reduzindo suas taxas. Elas já estão menores. Também foi feita uma liberação de depósitos compulsórios. Por isso, os bancos estão em condições de reduzirem seus spreads. Os bancos públicos saem na frente, mas esperamos que os bancos privados também o façam. Acredito que o movimento de queda de juros continue nos próximos meses", disse o ministro.
Aumento ‘expressivo’ do spread em 2008

Mantega notou que o custo financeiro das operações de empréstimo subiu de forma "expressiva" ao longo de 2008 e acrescentou que, após o agravamento da crise, a situação piorou ainda mais. "As taxas de spread chegaram a patamares inimagináveis, extremamente elevados, inadmissíveis em um país que precisa de crédito para crescer. O presidente recomendou que bancos públicos liderem a redução do spread no Brasil, que está excessivamente elevado", afirmou ele.

Ele observou, porém, que a determinação foi feita para que os bancos públicos liderem o processo de redução do spread bancário, "mas sem comprometer o seu desempenho". "Os bancos tiveram alta rentabilidade em 2008. Por isso, tem uma margem para redução [do spread]. Eles podem compensar com mais market share [ganho de novos clientes]", finalizou o ministro.

Creci alerta população sobre atuação de falsos corretores

0

2009-01-22 23:19:00

O Creci (Conselho Regional de Corretores de Imóveis) alerta para a ação de falsos corretores de imóveis. Recentemente mais de 100 pessoas que podem ter caído no golpe da casa própria em Campo Grande, através de uma quadrilha que vinha negociando unidades construídas através da Agehab (Agência Estadual de Habitação). Há casos em que o estelionatário se apresentava com o nome do corretor de imóveis Guilherme Felix Sória.

O presidente do Creci/MS, Eduardo Francisco Castro, faz um alerta: “comprar imóvel é negócio sério e por isso, em qualquer transação, é necessário exigir o número de registro do profissional junto ao Conselho dos Corretores de Imóveis da 14ª Região e até mesmo a cédula de identidade, que o profissional recebe assim que é habilitado pela entidade para atuar no mercado.

Hoje existem em Mato Grosso do Sul 2,4 mil corretores de imóveis habilitados. Consultas ou denúncias podem ser feitas através do telefone 3325-5557 ou por meio do site www.crecims.com.br

Fórmula-1 terá corrida na Índia em 2011

0

2009-01-22 22:17:00

Bernie Ecclestone afirmou nesta quinta-feira que a Índia abrigará uma etapa do Mundial de Fórmula 1 a partir de 2011. Segundo o detentor dos direitos comerciais da categoria, ainda não foi assinado o acordo para a realização do GP indiano, mas garantiu a corrida.

"A Fórmula 1 cumprirá seu compromisso com a Índia. É um país enorme, com uma grande população e muito bom para os patrocinadores, fabricantes de carros e todos os envolvidos com a categoria. Duvido muito que possamos competir com o cricket (esporte mais popular do país), mas vamos ver", falou Bernie.