14.4 C
Amambai
sexta-feira, 26 de junho de 2026
Início Site Página 9925

Cientistas conseguem fazer teletransporte de átomo

0

2009-01-24 12:08:00

Um grupo de pesquisadores das Universidades de Maryland e Michigan, nos Estados Unidos, deu mais um importante passo no emergente campo do teletransporte. Eles conseguiram teletransportar um gordão. Um átomo gordão, melhor dizendo.

No caso específico, reportado na edição desta semana do periódico científico "Science", o grupo liderado por Steven Olmschenk usou átomos de itérbio (um elemento pouco conhecido da tabela periódica, com nada menos que 70 prótons em seu núcleo).

Eles conseguiram transferir as características de um dos átomos para outro semelhante a uma distância de um metro. O que, na prática, equivale a teletransportá-lo. Mas só na prática.

Na verdade, nenhum dos dois átomos sai do lugar. O que viaja, por rotas ainda completamente misteriosas, é a informação, ou seja, as características quânticas, como a rotação. E o que era um passa a ser o outro, como num passe de mágica — ou, como Albert Einstein se referiu ao fenômeno, numa "ação fantasmagórica à distância". 

Teletransportes quânticos, como são chamados, têm sido feitos desde 1997. O novo avanço consiste na capacidade de fazer a coisa acontecer com átomos inteiros compostos por múltiplas partículas, em vez de partículas mais simples como os fótons (componentes da luz), os candidatos mais prováveis a esse tipo de experimento, ou mesmo prótons.

O sucesso só é possível porque, na misteriosa mecânica quântica, que rege o comportamento de objetos muito pequenos, as partículas não possuem características definidas até que elas sejam observadas. Mas, apesar disso, é possível juntar duas partículas diferentes de modo que elas fiquem intrisecamente relacionadas, mesmo que separadas pelo espaço.

A esse fenômeno os cientistas dão o nome de entrelaçamento (entanglement). E aí, depois que duas partículas estão entrelaçadas, dependendo da interação que se promove com uma delas, voilà, as características são transferidas para a outra — não importando a distância.

Sonhos de ficção

Claro que experimentos como esse evocam, imediatamente, imagens da série de TV "Jornada nas estrelas" ("Star trek"), em que os tripulantes da nave Enterprise desciam aos planetas usando um aparelho de teletransporte, que desmaterializava a pessoa e rematerializava-a no local desejado. (O aparelho é hoje particularmente cobiçado pelas pessoas que enfrentam o trânsito das grandes cidades para ir ao trabalho.)

Entretanto, os cientistas admitem que fazer teletransporte de objetos mais complicados, compostos por zilhões de partículas, como o capitão Kirk, é um desafio que beira totalmente a impossibilidade.

"O teleporte quântico ocorre quando dois estados entrelaçados de duas partículas estão altamente correlacionados, de modo que é possível usar a interação com uma partícula para afetar a outra", explica o físico Lawrence Krauss, da Universidade Estadual do Arizona. "Mas essa correlação quântica é muito frágil. É por isso que pessoas e outros objetos macroscópicos agem de forma clássica, e não como na mecânica quântica."

Na verdade, o grande objetivo dos pesquisadores é usar o teletransporte quântico — que, na verdade, se resume a transportar informações de uma partícula a outra — em novas tecnologias de computação.

O sonho do computador quântico, que usaria as propriedades malucas das partículas para processar dados, é um que os cientistas de fato têm esperança de converter em realidade num futuro próximo. Essas máquinas permitiriam a realização de alguns cálculos hoje impossíveis e também aumentariam dramaticamente a segurança na transmissão de dados.

Para o processamento de dados quânticos, a partícula favorita é mesmo o fóton, mais fácil de entrelaçar. Mas computadores também precisam de memória física, e para isso é bem melhor usar partículas com massa — daí a importância do avanço recém-produzido pela equipe de Olmschenk.

Bombeiros atendem vítima de atropelamento em Amambai

0

2009-01-24 11:50:00

Vilson Nascimento

O Corpo de Bombeiros de Amambai prestou socorro a um homem de 46 anos, vítima de atropelamento, na noite dessa sexta-feira (23) em Amambai.

O acidente aconteceu por volta das 19h50 próximo ao Posto de Molas Piroli, na Avenida Pedro Manvailler, região central da cidade.

Segundo os bombeiros, a vítima, que foi atropelada por um veículo Santana de cor prata, sofreu apenas lesões leves e foi encaminhado para o Pronto Socorro do Hospital Regional local para receber atendimento médico.

Uma “Marolinha-Tsunami” – por Cláudio Luiz Agostini

0

2009-01-24 11:49:00

Eu diria que o  Presidente da República do Brasil, Sr. Luiz Inácio Lula da Silva, é bem chegado em pronunciar palavras um tanto desconexas e descabidas (e olha que eu perdôo a falta dos milhares de plurais não pronunciados), impróprias para certas ocasiões  mais requintadas ou de protocolo, ou gírias de péssimo gosto ou de baixo calão, como “sifo”, por exemplo  (quando queria dar um exemplo de saúde econômica, traçando um paralelo com a saúde humana,  num pronunciamento à imprensa), ou outras tantas  que já fazem parte do  seu “palavreado costumeiro”, mas querer salientar  a respeito de economia, usando da demagogia  ou eufemismos desastrosos , como “Marolinha”, ao se referir à onda de crise que atingiria o Brasil, isso já é demais. O pior não é isso: o pior é que o povo pensa que ele entende de economia, ou domina aquilo que fica comentando de uma forma fácil e descompromissada.

A “marolinha” do Presidente, já fez o dezembro mais negro no Brasil,   dos últimos tempos, causando demissões em massa que já começam a acontecer em montadoras de veículos e grandes indústrias de transformação. São diárias as notícias de demissões em massa e dos índices alarmantes aos quais se prostram, hoje, a economia brasileira.

As montadoras  de veículos, por exemplo, estão “empilhando” carros e mais carros em seus pátios e depósitos, pois o fluxo de vendas caiu vertiginosamente, o que as fez apelar para as férias coletivas de seus funcionários. Não adianta, em contrapartida, apelarem as suas concessionárias, pois já tem algumas fechando as portas e demitindo também.

É tanta falta de compostura na nossa economia, que o petróleo, em se tratando de mundo,  já baixou  no mercado internacional, de 140 dólares o barril, para menos de 36 dólares/barril, na última sexta feira, mas o preço do diesel e da gasolina, na bomba, não abaixam para o consumidor.

Os créditos minguaram vertiginosamente, e o custo do dinheiro aumentou. O câmbio dólar/real, segue o seu ritmo de alta, e não adianta o governo fazer nada, pois criaram um câmbio virtual e agora não tem jeito, pois se tentarem abaixar o custo do dinheiro, os dólares irão embora para mercados mais promissores e seguros, valorizando-se por uma diminuição de oferta da moeda, fazendo o real perder poder aquisitivo, gerando em outras palavras, a “inflação”, e ocasionando a derrocada do poder aquisitivo dos seus cidadãos. Criaram uma armadilha sobre a cabeça dos brasileiros, que acharam que o crediário de longo prazo era um pedaço do céu. Hoje, o cidadão, já sem emprego, não paga a conta do crediário ou o cartão de crédito, e a empresa que vendeu para ele não paga seu grande atacadista, que por sua vez não paga o industrial, que por conseqüência  demite o seu funcionário, pois não suporta e nem assimila tamanha carga. Criou-se, assim, um círculo de desastres, nesse mesmo país aonde um Presidente “da classe trabalhadora”, lança suas “marolinhas por aí”,  come caviar no almoço e comida  macrobiótica no jantar e  tem as suas  polpudas contas pagas pelo  contribuinte.

Não é a minha intenção ser um profeta do caos, mas a verdade, pois mais dura que seja, deve sempre ser dita. Que nunca se puna um cidadão por proferir a  verdade. Dias amargos de crises e incertezas quanto ao futuro nos assolarão em 2009, ainda mais em se tratando do Estado de Mato Grosso do Sul, pois além da grave crise internacional e dos conceitos fabricados dentro do cenário da economia brasileira,  ainda temos os agravantes da queda do preço da carne, a derrocada do processo alcooleiro (tendo em vista os baixos preços do petróleo), como também pelos problemas causados  pela intensa seca  que aqui se fez ver, minguando os nossos campos.

“ O mais triste, não é termos um Presidente  que ignora economia e que sopra aos quatro cantos dessa terra, a sua “marolinha” de forma, assim, tão demagógica e populista; o verdadeiramente triste nesse contexto, é termos um povo  que ainda pensa que não se afogou.”

Cláudio Luiz Agostini – Diretor do Sindicato Rural de Amambai

Ensino de espanhol será obrigatório a partir de 2010

0

2009-01-24 10:50:00

De acordo com alei 11.161, sancionada pelo presidente Lula em 2005, todas as escolas de Ensino Médio deverão oferecer aulas do idioma aos seus alunos.

A pouco menos de 365 dias da exigência, muitos professores já começam a planejar sua atualização profissional para se candidatar à essas vagas, principalmente na rede particular de ensino. "O mercado de trabalho para esta categoria poderá aumentar, e quanto mais qualificado for o profissional, mais fácil será para ele garantir sua vaga.

Por isso, um curso de imersão se torna importante", disse a educadora Graciela Hopstein, coordenadora da Punto y Coma, empresa especializada em traduções e ensino de línguas.

Atualmente, 578 professores dão aula de Espanhol na rede pública estadual. No último concurso realizado pela Secretaria de Educação do Rio de Janeiro, 970 professores se inscreveram para a disciplina. O concurso é para cadastro de reserva.

O resultado foi divulgado na sexta-feira, dia 16 de janeiro. Por enquanto, está sendo feito um levantamento para se saber quais coordenadorias necessitam de mais professores e qual é demanda em toda a rede. O objetivo é distribuir, gradualmente, os aprovados no concurso de 2008 nessas áreas.

Imersão para capacitar – O espanhol é atualmente um idioma falado por mais de 420 milhões de pessoas, sendo a segunda língua mais falada no mundo ocidental. Além da Espanha, é a língua oficial de 20 países, localizados na sua maioria na América Latina.

Dados da Secretaria de Educação Básica (SEB/MEC) dão conta que o País, em 2007, tinha mais de 12 mil professores aptos a ensinar a língua espanhola nas escolas. Mas segundo o Censo escolar são necessários de 22 mil a 24 mil para atender a nova demanda.

Para ajudar os docentes na busca de um aprimoramento no idioma, a Punto y Coma lançou um pacote de intercâmbio para professores de espanhol que desejam garantir o certificado de proficiência na língua.

"O curso servirá para atualizar o profissional e acrescentar uma importante qualificação em seu currículo. Mostrará à escola que aquele profissional é interessado, não ficou estagnado, e está sempre procurando se atualizar", ressaltou Graciela Hopstein.

O curso de espanhol específico para professores da língua em Buenos Aires tem duração de um mês e inclui a diferenciação de uma gramática geral de uma pedagógica, a análise e sistematização dos erros mais comuns, a formulação de seqüências didáticas, a análise de metodologias e enfoques de ensino, entre outros.

São quatro horas de aula por dia na renomada escola Daniela Wasser School. As turmas têm no máximo cinco pessoas e a primeira começa em janeiro. Para se candidatar é preciso ter um nível avançado da língua.

"Em Buenos Aires, o professor estará trabalhando a língua o tempo todo, seja nas lojas, no restaurante e com os professores de espanhol de outras nacionalidades.

Ele poderá verificar como é a língua falada na Argentina e até mostrar aos seus alunos as diferenças da língua gramaticalmente correta e a língua falada. Também verificará com os outros professores de outras nacionalidades se as dificuldades dos alunos brasileiros são semelhantes com as de outros países", disse a coordenadora da Punto y Coma.

A experiência de realizar um curso de capacitação por meio imersão oferece a possibilidade de se aperfeiçoar a partir de uma atividade de curta ou média duração. E ainda contribui para que os conteúdos aprendidos possam ser aplicados de forma imediata, já que a idéia é também absorver a cultura do país onde se faz o intercâmbio.

Nesse caso, a aprendizagem não se reduz apenas à sala de aula, mas principalmente o processo se desenvolve na rua, ao se comunicar com as pessoas, lendo os cartazes públicos, desenvolvendo as atividades cotidianas.

Periscópio `Êta paísinho porreta!!!´ por Antonio Luiz

0

2009-01-24 10:18:00

Êta paísinho porreta!!!

A última do nosso “bobo da corte”, Lula da Silva, aconteceu em entrevista coletiva (lá fora, ele comete essas entrevistas) na cidade venezuelana de El Dilúvio – nome apropriado para a enxurrada de disparates presidenciais. Señor Lula apoiou a iniciativa de seu colega venezuelano, Hugo Chávez, de propor a realização de um referendo sobre a possibilidade de implantação de um sistema de reeleição ilimitada para presidente da República e outros cargos do Poder Executivo do país. Lula declarou: “Chávez é jovem e aguenta um novo mandato.” Ele insistiu em que a questão da reeleição está relacionada “à cultura e à vontade de cada povo”. Argumentou que o processo democrático se traduz na garantia a todos os candidatos de participarem dos pleitos eleitorais nas mesmas condições.

Segundo o presidente nacional do PSDB, senador Sérgaio Guerra, a fala do presidente é “muito preocupante”. O tucano entende que falar em reeleição ilimitada na Venezuela é “permitir que todos os picaretas e oportunistas da reeleição no Brasil se sintam autorizados e estimulados a trabalhar por este chavismo primitivo, que não responde à situação brasileira nem de qualquer outra democracia do mundo.”

Outra “besteira” polêmica desse (des)governo – pessoal do ministro da Justiça, Tarso Genro – foi a não extradição do terrorista e assassino Cesare Battisti, condenado em duas sentenças à prisão perpétua em seu país. Acusação: o assassinato de quatro pessoas quando membro de um grupo de extrema-esquerda chamado Proletários Armados para o Comunismo. Está preso no Brasil desde março de 2008. Agora, será solto e viverá lépido e fagueiro no Brasil. Provavelmente, vai escrever alguns livros, faturar uns trocos dos trouxas brasileiros e ainda conferir palestras sobre direitos humanos. No entanto, vimos a covardia do mesmo (des)governo em expulsar do país os dois boxeadores, no Panamericano do Rio, que queriam apenas se livrar de um regime tirânico, mas que conta com a simpatia dos petistas. Foram trocados por uma caixa de charutos.

Assim como o histriônico senhor presidente da República do Brasil, a sociedade brasileira pensante, leitora de jornais, portanto mais esclarecida, também está acometida de profunda e infindável azia e não é causada pela imprensa nacional. Diariamente a gente vem sendo submetida às mais variadas asneiras, vergonhas, flagrante incompetência, inúmeros erros e absurdos, sob a maior prepotência já vista na direção do País. Com soberba e vaidade, alimentadas por questionáveis índices de pesquisa, vê-se, agora, o afrontamento internacional crescente, menosprezando decisões e parâmetros do mundo majoritário, seja no enfrentamento da maior crise financeira mundial, seja no respeito e adequação aos acordos internacionais de Justiça. A enorme população que não aceita a representação deste governo sofre por suas atitudes macunaímicas e ridículas, de apoio inquestionável aos “compadres” ideológico-partidários, ao favorecimento de amigos, por sobre a vontade e o dinheiro dos outros, como um verdadeiro déspota alienado.

Ninguém nesse planeta consegue ser como nós.

Êta paísinho arretado!!!

“Ricas Bundinhas”

Na contramão das medidas de contenção exigidas pela crise financeira, o Senado vai gastar R$ 2,49 milhões para comprar 1.724 cadeiras e 62 sofás.

E os nossos diligentes senadores são exigentes com o conforto de suas “ricas bundinhas”. Eles terão cadeira de “couro preto, costura dupla, encosto alto, com base giratória que permite movimentos silenciosos e giros de 360 graus”. Para 85 das cadeiras, exige-se que tenham “assento anatômico, estruturado em concha, fixação à base por estrutura de aço reforçada, regulagem de profundidade e encosto com espaldar alto, com apoio para cabeça, justaposto e de largura proporcional ao mesmo”.

Para outras 61 cadeiras, o tecido terá de ser de fibra natural do tipo lã antialérgica ou algodão, sem botões, a cor preta sem botão e do fabricante Lady Revestimentos Especiais ou similar. As partes metálicas deverão ter pintura epóxi por processo de calor em estufa (eletrostático) na cor preta.

Municípios: Usinas de Processamento de Lixo têm sido a solução

0

2009-01-24 09:47:00

A empresa L.P. Dos Santos & Cia Ltda – EPP -, vem mudando a história de alguns municípios que antes tinham sérios problemas socioambientais com os lixões e processos na Promotoria Pública. Com sua forma eficiente de processar o lixo vem proporcionando o aproveitamento de uma média de 80% do mesmo. O procedimento utilizado tem sido o de receber todo o lixo doméstico, comercial e alguns industriais; em seguida é realizado o processamento de triagem, separando os reciclados para serem encaminhados para as indústrias de transformação; logo após são retirados os materiais inservíveis, ou seja sem aproveitamento, e destinados para o aterro, e por último é retirada a matéria orgânica, que é conduzida para o pátio de concreto, onde passará pelo tratamento de compostagem para ser transformada em adubo orgânico.

Amambai – Depois do abandono da parceria entre empresa e município por um período de 4 anos, pelo prefeito anterior, novamente a estrutura paisagística da Usina de Processamento é transformada num local de relevante beleza cênica, proporcionando ao município uma unidade de gerenciamento de resíduos ambientalmente e sanitariamente adequada.

A população urbana de Amambai produz em média 21.090 Kg de lixo/dia, ou seja, está dentro da realidade divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) – cada pessoa gera em média de 770 a 830g de lixo/dia. Dos 21.090 Kg de lixo/dia produzidos no município, em média, 28% são rejeitos, 61% são materiais orgânicos destinados para adubo e 11% são recicláveis.

Outro problema que está sendo resolvido é a destinação final adequada dos Resíduos de Serviços de Saúde.

Nova Alvorada do Sul – Na cidade de Nova Alvorada do Sul a empresa iniciou os serviços em março de 2008. O desafio foi grande; o prefeito Arlei, com seus secretários Aildo e Claudir, preocupados com o problema do lixão, decidiram solucionar o problema e foi onde conheceram o serviço da empresa L.P. dos Santos & Cia Ltda no município de Caarapó.

Atualmente a Usina de Processamento de Nova Alvorada do Sul atende à demanda de processamento de todo o lixo coletado, proporcionando um resultado excelente para o município, reconhecido pela Promotoria Pública. Atualmente a empresa processa em média 10.640 Kg de lixo/dia produzidos no município, sendo aproveitada uma média de 76% do lixo.

 Caarapó – O município de Caarapó hoje possui uma excelente Usina de Processamento de Lixo, que vem sendo operada pela empresa desde 2005. Antes da empresa L.P. dos Santos & Cia Ltda iniciar o processamento, existia um lixão no pátio, que queimava 24h por dia e a paisagem e  infra-estrutura local era depredada e o sistema de operação ineficiente.  Atualmente a empresa processa, em média, 16.100 Kg de lixo/dia, que após ampliação, adequação e reparos em sua infra-estrutura, vem atendendo à demanda de lixo produzido na cidade, alcançando resultados marcantes em sua infra-estrutura e eficiência de processamento, compostagem e destinação final.

A empresa L.P. Dos Santos & Cia Ltda – EPP -, gera atualmente mais de 50 empregos diretos e indiretos nos municípios em que atua. Todos os funcionários são equiparados com equipamentos de proteção individual. A empresa possui uma equipe técnica que proporciona atingir os resultados de quase 80% de aproveitamento do lixo processado nas Usinas de Processamento e Compostagem de Lixo.

Hoje a empresa L.P. Dos Santos & Cia Ltda proporciona para os municípios em que atua, soluções socioambientais, pois além de processar, tratar e dar uma destinação final para o lixo, também gera emprego e renda para as pessoas que normalmente já atuam informalmente neste ramo.

Amambai: Comunicado Noite Havaiana

0

2009-01-24 09:19:00

Alvará Judicial – Conforme determinação do Juizado da Vara da Infância e Juventude, será:

1_ Permitida a participação de adolescentes entre 14 e 16 anos de idade incompletos, que se fizerem acompanhados dos pais ou responsável legal.

2_ Permitida a participação de adolescentes entre 16 e 18 anos incompletos, desde que previamente autorizados por seus pais ou responsável legal, junto ao Conselho Tutelar. Obs.: A autorização somente será tirada no Conselho Tutelar pelos genitores ou responsável legal e a organização da festa comunica aos pais que forem fazer a autorização, para procurarem o Conselho Tutelar com antecedência. A prova da idade será através de documentos e haverá fiscalização no local do evento.

Garotos e Garotas Havaianas – pré-seleção – É de praxe lindas havaianas fazerem a recepção da festa e este ano não vai ser diferente.

O Recanto dos Caytés continua selecionando jovens de ambos os sexos, com idade de 18 anos completos e acima, para trabalharem na festa. Os interessados deverão fazer suas inscrições, de forma gratuita, no Recanto dos Caytés.

Leia a Coluna Vice & Versa – por Clesio Ribeiro

0

2009-01-24 08:45:00

## Assumir o cargo de prefeito e presidente de Câmara, é claro, tem suas regalias, seus benefícios e o sabor de estar no topo do poder. Porém, entre os “pepinos” que têm para resolver, existe o fato de ter que demitir e acomodar pessoas. 

## Neste começo de gestão uma das grandes preocupações desses dois chefes (digamos assim), é resolver essa questão. E em cidades interioranas, como são as nossas, a procura por empregos públicos é grande. E não tem como acomodar todo mundo. Daí a caneta tem que funcionar, mesmo a contragosto. Ouvi muito essa colocação pela região afora essa semana.

## Em Coronel Sapucaia, o prefeito Rudi Paetzold (PMDB) além de administrar a Prefeitura, tem que ficar de olho no processo que corre na Justiça contra sua eleição. Experiência empresarial ele tem de sobra, mas no setor público as coisas são bem diferentes. Mas conta com muita gente experiente e competente o auxiliando.

## O prefeito de Paranhos, Dirceu Bettoni (PSDB) confirma isso. A falta de experiência administrativa é um desafio a ser enfrentado no primeiro ano por prefeitos novos vindo da iniciativa privada. Bettoni conta que nos primeiros quatro anos a experiência adquirida foi um dos maiores aprendizados, que o auxiliará em muito nesse segundo mandato.

## Já o prefeito de Amambai, Dirceu Lanzarini, tem experiência de sobra: oito anos na administração da Prefeitura de Amambai, mais o cargo de presidente da Assomasul e duas vezes secretário de Esportes no Estado, além de uma campanha como deputado estadual e uma convivência de perto com o funcionamento da máquina administrativa do Estado. 

## O prefeito de Sete Quedas, Sérgio Mendes, que também cumpre seu terceiro mandato como prefeito, acumula muita experiência administrativa e política. Assim como o Dr. Cláudio (Tacuru), Mateus Palma (Caarapó) e Flávio Kayatt (Ponta Porã), que fazem seu segundo mandato, já que foram reeleitos.

## Em Iguatemi, Juti e Aral Moreira, conforme contatos feitos essa semana com os prefeitos, existe a preocupação em arrumar a casa deixada pelo antecessor, tomar ciência de toda a situação funcional da Prefeitura e ainda enfrentar a falta de experiência administrativa. Boa vontade e empenho é o que não falta. 

## Em Tacuru, pela primeira vez na história da região, um índio está presidindo a Casa de Leis. O vereador Esaú, que cumpre seu segundo mandato consecutivo, é o dono da caneta na Casa de Leis e garante que sua política é administrar de forma igualitária para todos os demais vereadores. É esperto e articulado.

## E o deputado Londres Machado está percorrendo os municípios do Estado durante o período de recesso na Assembléia Legislativa. Ontem, pela manhã, Londres foi recebido pelo prefeito Dirceu Lanzarini, seu companheiro de partido e velho amigo político.

## Lanzarini e Londres caminham juntos politicamente  há pelo menos 12 anos. Londres desejou sucesso a Lanzarini e se colocou à disposição para brigar por recursos para Amambai junto ao Governo do Estado. São companheiros inseparáveis.

Polícia desvenda furto em salão de beleza e prende autor

0

2009-01-24 07:55:00

Vilson Nascimento

A Polícia Civil desvendou um furto ocorrido em um salão beleza no centro da cidade em Amambai no decorrer dessa semana e prendeu o autor, um rapaz de 19 anos, segundo a polícia já com várias passagens por prática de crimes dessa natureza.

O furto no Salão Ellegance, situado no centro comercial da cidade, aconteceu do início da manhã da última quinta-feira (22).

Segundo a polícia, armado com pedras o autor, Anderson Luiz da Silva Lima, o “Bolinho”, como também é conhecido, quebrou a vidraça do estabelecimento e furtou pelo menos R$ 600, 00 em peças de bijuterias que estavam expostas na vitrine.

Outro furto

Na mesma manhã, após praticar o furto no salão de beleza, o acusado acabou furtando um aparelho de som automotivo e um telefone celular de um veículo que estava estacionado no centro da cidade.

Segundo a polícia o acusado utilizou o mesmo modo operante do furto na loja, quebrou o vidro do carro, um Fiat Uno de cor prata e furtou os objetos.

Acusado perdeu as bijuterias

Ao ser preso, no mesmo dia do furto, Bolinho confessou as duas ações criminosas, devolveu o rádio e o aparelho celular furtado do veículo, mas afirmou ter perdido as bijuterias furtadas do salão de beleza.

Segundo o acusado, que reside na região da Vila São Luiz em Amambai, para praticar o furto no carro ele teria escondido a “sacolinha” plástica com as bijuterias em um canteiro central, no centro da cidade, para recolher posteriormente, mas ao voltar ao local para pegar, a sacola com os objetos havia sido levada.

Anderson Luiz, o “Bolinho” foi encaminhado para a Delegacia de Polícia Civil de Amambai e indiciado pelo crime de furto, artigo 155 do Código Penal Brasileiro e responderá em liberdade pelo delito praticado.

Igreja pede para Evo escolher se está com Deus ou o diabo

0

2009-01-24 07:04:00

A Igreja Católica questionou o presidente da Bolívia, Evo Morales, a escolher com quem está, "se é com Deus ou com o diabo", em resposta a pressão para adotar uma posição em relação ao referendo sobre a mudança da Constituição, que será votado no próximo domingo (25).

Entre as questões que serão votadas, está a possibilidade do presidente concorrer a dois mandatos consecutivos. A informação foi divulgada nesta sexta-feira pelo jornal "La Prensa".

"Na terça-feira (20) o presidente Evo Morales pediu a Igreja para definir entre o sim e o não, o porta-voz dos cardeais, Marcial Chupinagua, respondeu da mesma forma ao questionar Morales se ele está com Deus o diabo", informou o jornal que disse que após a declaração, os bispos pediram respeito para o cardeal.

As campanhas pelo "sim e pelo não", para o projeto de Constituição do Estado, foram encerradas nesta quinta-feira (22), com uma forte discussão entre o governo do presidente Evo Morales e a Igreja Católica.

Segundo o "La Prensa", as declarações ocorrem no momento em que Morales critica um documento da CEB (Conferência Episcopal Boliviana) sobre a proposta constitucional que identifica dez pontos positivos e dez negativos do referendo.

No início do ano, em um ato público, Morales pediu uma posição clara da Igreja Católica sobre o projeto constitucional. "Para mim, é muito importante escutar alguma declaração da igreja, como por exemplo, estou ou não estou de acordo", disse o presidente ao questionar diretamente os bispos.

"A instituição católica expressou a sua preocupação em relação a um projeto onde discute o direito da vida desde a concepção, o que poderia dar vida livre ao aborto", informou o jornal.

Segundo o "La Prensa", a igreja também questionou a ambiguidade dos direitos sexuais reprodutivos, destacou o reconhecimento dos direitos dos povos indígenas e dos setores historicamente marginalizados.

De acordo com a publicação, Morales não baixou o tom dos ataques contra a Igreja Católica nos últimos dias. Em resposta, na quarta-feira (21), o cardeal Terrazas pediu para Morales dizer a verdade ao povo e reconhecer que a Igreja Católica participou na elaboração da Constituição.

Corinthians e Atlético-PR decidem a "Copinha" domingo

0

2009-01-24 06:23:00

A noite foi de Corinthians e Atlético-PR na Copa São Paulo de Futebol Júnior. E também dos pênaltis. O Timão se classificou de forma emocionante para a sua 14ª final da competição após empatar por 1 a 1 com o Avaí no tempo normal, no Pacaembu.

Nos tiros da marca da cal, venceu por 3 a 2, ganhando o direito de tentar seu sétimo título e a chance de ampliar ainda mais sua hegemonia no torneio.
 
O Furacão também avançou de forma dramática diante do São Paulo, em Rio Claro. Após sair em desvantagem, virou em dois minutos na etapa final. Nos acréscimos, um pênalti foi mais uma vez decisivo.

O goleiro Santos defendeu uma cobrança de Oscar e assegurou o placar de 2 a 1, assim como a presença do rubro-negro paranaense na decisão. A final entre os dois times será no próximo domingo, no Pacaembu, às 10h (horário de MS).
 
Timão sai atrás, mas arranca empate
 
Apoiado pelos torcedores no Pacaembu, o Corinthians tomou a iniciativa e desperdiçou uma excelente oportunidade logo aos sete minutos de partida. Bruno cruzou da esquerda, e e Jadson cabeceou forte. O goleiro Renan defendeu parcialmente, e no rebote, o próprio Jadson acertou uma bomba no travessão.

O Avaí ameaçou pela primeira vez aos 18. Johnny cobrou falta de longa distância, e o goleiro André fez boa defesa. Mas aos 31, ele teve que ir buscar a bola na rede. Após cruzamento da direita, o goleiro se chocou com o zagueiro Guilherme, e a bola sobrou limpa para o atacante Cristian, que, de peito, completou para abrir o marcador.

Em desvantagem, o time paulista se lançou ao ataque, e Renan fez duas boas intervenções em arremates de Fernando Henrique e Boquita, aos 36 e 38 minutos, respectivamente.

O segundo tempo começou também com o Corinthians na frente. Aos oito, Sílvio fez boa jogada pela esquerda e cruzou para trás. Fernando Henrique deixou passar, e Boquita chutou forte para nova bela defesa de Renan. Mas dois minutos depois, o goleiro não conseguiu impedir o gol de empate. Marcelinho cobrou falta do lado esquerdo da área e surpreendeu o arqueiro. Após o jogo, o atacante corintiano admitiu que tentou cruzar para a área.

Aos 35 minutos, o Timão voltou a ameaçar em cobrança de falta na lateral da área. Agora do lado direito. Bruno cobrou, e Renan, escaldado, espalmou para córner.

Na disputa por pênaltis, Marcelinho, Sacha e Bruno marcaram para o Corinthians. O Avaí perdeu as últimas três cobranças, com Juninho (defesa de André), Luan (bola na trave direita) e Ildemar (travessão). Renan Oliveira e Johnny convertarem para o time catarinense. E Fernando Henrique e Vinícius Ramos desperdiçaram a terceira e quarta cobranças, respectivamente, do Alvinegro.

Veja a previsão do horóscopo para hoje, 24 de janeiro

0

2009-01-24 06:21:00

Áries – 21/03 a 20/04 – Regente: Marte
Dia de sorte. Tudo está a seu favor. Até desagradáveis incidentes ou mesmo o infortúnio dos outros. Aproveite para avançar e ganhar terreno, pois tem muita gente vacilando por aí, fraquejando, reclamando da vida, e colocando a culpa no demônio ou no destino cruel.
——————————————————————————–
Touro – de 21/04 a 20/05 – regente: Vênus
Hoje pode surgir uma preocupação com as finanças. Se houve desperdício, você vai ficar irado. Agora você se arrepende de todo o dinheiro que gastou com os supérfluos. Mas não se recrimine: o que passou, passou e foi bom na hora. Agora é seguir em frente com mais cuidado.
——————————————————————————–
Gêmeos – de 21/05 a 20/06 – regente: Mercúrio
Possibilidade de se sentir desencorajado de repente. Não dê espaço para sentimentos de inferioridade e evite também o excesso de exibição das suas qualidades, para compensar. Procure seus amigos do peito; eles estarão particularmente dispostos a lhe ouvir e dar atenção.
——————————————————————————–
Câncer – de 21/06 a 22/07 – regente: Lua
Hoje, não permita que antigas mágoas venham abalar sua estrutura emocional. Evite o papel da vítima ou o oposto, o de juiz, criticando e depreciando as qualidades dos outros. Você está passando por um momento de cortar algumas concessões que faz a si mesmo, e isso dói.
——————————————————————————–
Leão – de 23/07 a 22/08 – regente: Sol
Momento de harmonia na vida amorosa, o que lhe dará uma agradável sensação de calma interior. Em qualquer setor, terá mais aproveitamento se assumir a liderança: você está com uma grande facilidade de reunir pessoas e recursos em torno dos seus projetos e trabalhos.
——————————————————————————–
Virgem – de 23/08 a 22/09 – regente: Mercúrio
Hoje é um daqueles dias em que uma saída noturna, num lugar bonito e chique cairia muito bem. Em boa companhia, é claro, alguém que lhe enleve o coração. Mas enquanto o dia corre, promova inovações no trabalho, para se sentir mais livre e independente dos padrões.
——————————————————————————–
Libra – de 23/09 a 22/10 – regente: Vênus
Dia de alegre. Você está pensando nos seus planos mais caros e tratando de descobrir um meio de realizá-los. Entretanto, quanto às suas obrigações diárias você pode estar até um pouco negligente, adiando coisas chatas para um futuro longínquo. Obrigações adiadas dão filhotes.
——————————————————————————–
Escorpião – de 23/10 a 21/11 – regente: Plutão
Momento favorável para a vida social. Você está discreto e elegante, sabendo administrar com segurança e conveniência as fraquezas e fortalezas humanas. Adicionando-se a isso uma boa dose de sinceridade, você chega onde quer. Mas não abuse.
——————————————————————————–
Sagitário – de 22/11 a 21/12 – regente: Júpiter
Coração de bem com a vida; tolerância, generosidade, e confiança. Procure realizar este astral na vida quotidiana, com as pessoas próximas e também com as desconhecidas. Nas filas, no trânsito, em casa. Defenda-se dos ataques das pessoas de maus bofes. Porém, sem ficar ofendido.
——————————————————————————–
Capricórnio – de 22/12 a 20/01 – regente: Saturno
Hoje você está muito emotivo e sensível, e vai precisar de uma grande dose de autocontrole para não fazer bobagens. Cuidado com convites sedutores demais: esteja atento e preparado para tudo. Mas nada de paranóia, é claro. É só não se deixar levar pela inércia.
——————————————————————————–
Aquário – de 21/01 a 19/02 – regente: Urano
Caso hoje você se sinta carente de afeto, evite agir como criança pequena, exigindo ouvidos solidários e toda atenção. Também não vale ficar triste pelos cantos. Faça, pois, como as crianças: elas esquecem rápido as contrariedades assim que inventam uma nova brincadeira.
——————————————————————————–
Peixes – de 20/02 a 20/03 – regente: Netuno
Você está muito animado, sentindo-se dono do mundo e do seu nariz. O que pode lhe preocupar hoje é o campo financeiro, onde você terá que tomar algumas decisões para as quais gostaria de estar mais preparado. Mas não há porque se preocupar: está tudo sob controle.

Meteorologia prevê altas temperaturas, chuva e trovoada

0

2009-01-24 06:18:00

O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) prevê um sábado de altas temperaturas para Mato Grosso do Sul e Campo Grande. Também pode ocorrer chuva e trovoada em algumas regiões do Estado.

O dia deverá ficar nublado na maior parte do Estado e também na Capital, onde pode acontecer chuva em áreas isoladas. A máxima prevista para Mato Grosso do Sul é de 35º C

Amambai:Farmácia de plantão hoje, Farmácia São Paulo

0

2009-01-24 06:04:00

Mega-Sena pode pagar R$ 1,5 milhão hoje

0

2009-01-24 04:02:00

Neste sábado (24), o concurso da Mega-Sena de número 1.042 deve pagar um prêmio R$ 1,5 milhão, segundo estimativa da Caixa Econômica Federal. Se aplicado na poupança, o rendimento mensal do prêmio é de R$ 10 mil, o equivalente a 24 salários mínimos.

Uma aposta feita em Teresópolis (RJ) acertou sozinha as seis dezenas do concurso 1.041 da Mega-Sena –sorteado na noite desta quarta-feira (21)– e levou o prêmio de R$ 29.372.147,91.

O sorteio desta quarta aconteceu em Maceió (AL) e os números sorteados foram: 12 – 10 – 36 – 54 – 44 – 57.

De acordo com a Caixa, 82 bilhetes acertaram a quina e vão receber R$ 27.849,85 cada um. Outras 8.071 apostas acertaram a quadra e ganharão R$ 282,95 cada uma.

As apostas para o próximo sorteio da Mega-Sena podem ser feitas até as 19h (horário de Brasília) do sábado. A aposta mínima –de seis números– custa R$ 1,75.

O maior prêmio da Mega-Sena saiu em 1999, quando um apostador de Salvador levou R$ 64,9 milhões.

Cientistas descobrem nova síndrome genética

0

2009-01-24 03:08:00

Foi descoberta, no Rio Grande do Norte, uma nova síndrome genética. A doença, que provoca más-formações nos membros superiores e inferiores, foi encontrada em seis pessoas da mesma família que moram no município de Riacho de Santana, no oeste do Estado.

O achado foi relatado na edição de dezembro da revista "American Journal of Medical Genetics". Assinam o artigo 11 especialistas brasileiros –de instituições como USP (Universidade de São Paulo) e Universidade Federal do Rio Grande do Norte– e um americano.

A coordenadora do trabalho de campo, a bióloga Silvana dos Santos, também foi responsável pela descoberta, há quatro anos, de uma doença neurodegenerativa batizada de Spoan, encontrada pela primeira vez em moradores de outra cidade potiguar, Serrinha dos Pintos.

O nome da nova síndrome é mais longo –agenesia/hipoplasia de fíbula associada a oligodactilia e outros defeitos– e descreve tecnicamente suas manifestações: ausência ou formação incompleta da fíbula (osso localizado na lateral da perna) e falta de dedos nos pés associados a outros problemas como defeitos nas unhas. Ocorre, ainda, formação incompleta do fêmur, e dois dos afetados tinham dedos a mais nas mãos.

Trata-se de quatro irmãos, além do filho de dez anos de um deles e um primo dos quatro. A maioria tem baixa estatura –de 1,33 m a 1,53 m, no caso dos adultos– e pés retorcidos. Eles têm dificuldade de locomoção, mas se adaptaram e não usam acessórios como bengalas.

Atualmente, está sendo investigado qual é o gene que sofre mutação e causa o problema. A principal hipótese é que se trate de um gene autossômico (relativo a cromossomo que não seja sexual) dominante. Nesse caso, basta herdar de um dos pais o gene com a mutação para ter a síndrome.

Mas não se descarta a chance de que o gene seja recessivo e que a consanguinidade contribua para a manifestação do problema, já que a região tem grande tradição de casamentos na mesma família.

Além de os sintomas da família não corresponderem aos de doenças conhecidas, os afetados passaram por testes de DNA que descartaram outros problemas genéticos.
Início

O trabalho de Silvana dos Santos no Nordeste começou no início da década, quando ela se interessou pelo caso de uma vizinha cadeirante que era filha de um casal de primos e natural de Serrinha dos Pintos.

"Minha rua era um pedaço de Serrinha dos Pintos em São Paulo, estava cheia de gente de lá. Passei um tempo na cidade e vi que havia outras pessoas com os sintomas. Fiquei de 2001 a 2003 tentando encontrar um diagnóstico para minha vizinha, mas ninguém identificava, pois ainda não havia", conta ela.

Após estudar a doença, a bióloga viu que se tratava de uma síndrome neurodegenerativa nova, que foi chamada de Spoan e descrita pela primeira vez em 2005. Hoje, já foram identificados 73 pacientes.

A continuação do trabalho ocorreu em Serrinha dos Pintos, Riacho de Santana e mais três cidades do Estado, escolhidas por terem grande tradição em casamentos consanguíneos –o que aumenta a chance de nascer um portador de problemas genéticos– e por estarem entre os locais que têm mais deficientes no Brasil.

Santos e sua equipe visitaram todos os deficientes nesses municípios. "Fui de casa em casa. Quando via repetição nos sintomas, o mesmo defeito nos pés, por exemplo, investigava, pois não há dúvidas de que é genético. Foi um trabalho de oito meses", conta ela, que acredita que haja mais doenças genéticas inéditas na região e se mudou para Campina Grande (PB), onde leciona na Universidade Estadual da Paraíba, para continuar a pesquisar o tema no Nordeste.

Teste genético– A ideia é criar, agora, um teste genético para diagnosticar a nova síndrome. "Além da importância científica da descrição da síndrome, teremos aplicações práticas. Poderemos fazer aconselhamento genético com essas famílias, por exemplo", afirma Paulo Alberto Otto, chefe do departamento de genética e biologia evolutiva do Instituto de Biociências da USP e coordenador do projeto.

Silvana Santos acredita que a descoberta ajude a desvendar mecanismos como o de formação da fíbula e que também possa orientar políticas públicas. "Como são doenças que podem se repetir ao longo das gerações, poderemos identificá-las o mais cedo possível e melhorar a qualidade de vida dos pacientes", diz.

Servidor inscreveu gato no Bolsa Família em MS

0

2009-01-24 02:18:00

O ex-coordenador do programa Bolsa Família em Antonio João, Eurico Siqueira Rosa, 32, disse estar arrepedindo de ter colocado o gato Billy na lista de beneficiários do programa. Segundo ele, o gato já morreu e era animal de estimação de sua esposa. 

Eurico disse que pretende devolver o valor que recebeu, segundo ele, no período de março a setembro de 2008, ou seja, durante sete meses. A Prefeitura de Antonio João informou, no entanto, que durante cin co meses Billy recebeu os benefício de R$ 20 por mês.

“Estava passando por necessidades financeiras. Então, se colocasse o nome lá, R$ 20 (valor pago por mês) a mais me ajudaria. Meu salário era baixo. (…) Foi um momento de fraqueza. Jamais deveria ter feito isso, mas infelizmente não sei explicar pra ninguém o motivo de ter feito isso”, disse.

Ele diz que ganhava R$ 500 por mês como coordenador do Bolsa Família na cidade e que o gato, chamado Billy, morreu. Para fazer o cadastramento no programa, Rosa diz ter colocado no cadastro o sobrenome da mulher, que, segundo ele, não sabia da fraude.

O caso foi descoberto em novembro, quando a esposa do coordenador foi procurada por agentes de saúde que fazem o acompanhamento das crianças inscritas no programa por meio de pesagens e da verificação dos cartões de vacinação.

“Por coincidência, antigamente ela tinha um gato que tinha esse nome. Ela foi abordada pelo agente de saúde e ele falou que tinha que levar [para acompanhamento] a pessoa de nome Billy. Aí ela falou: ‘eu não tenho ninguém na família com esse nome. Billy, que eu saiba, era um gato que eu tinha’”, conta.

O agente de saúde encaminhou a denúncia à prefeitura, que abriu um processo administrativo para apurar o caso e cancelou o pagamento do benefício a Billy.

Exonerado do cargo em dezembro, Eurico diz que já arranjou outro emprego. “Já tenho propostas. Vou ser assessor parlamentar de um vereador”, conta. Segundo ele, o salário será “um pouquinho” maior do que o anterior, mas a jornada de trabalho, bem menor. “Trabalhava oito horas e lá vou trabalhar quatro.”

‘Coisa inusitada’

O procurador-geral de Justiça do Estado em exercício, Antonio Siufi Neto, diz que, após a conclusão do inquérito, o MP poderá entrar com uma ação civil pública para pedir o ressarcimento do dano causado aos cofres do município e a responsabilização penal do ex-coordenador.

“Nunca tivemos um caso parecido. O que a gente vê na mídia é relativa a parentes, pessoas que não precisam, agora, bicho é uma coisa inusitada. A gente lamenta o acontecido e aguarda a responsabilização dessas pessoas envolvidas. Se tiver mais alguém envolvido, terá que prestar contas”, disse o procurador.

A Secretaria de Trabalho e Assistência Social de Mato Grosso do Sul informou que as 892 famílias beneficiadas no município continuam a receber o Bolsa Família, mas que haverá um recadastramento para apurar se há outros casos.

Segundo a secretária de Trabalho, Tânia Mara Garib, quando foi descoberto, o coordenador tentou, mas não conseguiu, alterar o nome de Billy no cadastro para "Brendo", nome que remeteria a "Breno", um suposto filho de Eurico Rosa.

"Você não consegue mudar o Número de Identificação Social", afirmou a secretária. Eurico Siqueira Rosa disse ao G1 que não tem filhos.

Prefeitura de Amambai doa terreno para Fórum Trabalhista

0

2009-01-24 01:16:00

O prefeito Dirceu Lanzarini acompanhado do secretário de obras do município, Dilmar Brevian recebeu no seu gabinete a visita da juíza do trabalho da comarca de Amambai Dra.Fátima Regina de Sabóia Salgado que se fez acompanhar do diretor do fórum, Sr.Paulo Roberto Brescovit; do diretor geral do TRT (Tribunal Regional do Trabalho) e do engenheiro do Tribunal Amon Flores.

A visita teve como objetivo o pedido de doação de um terreno vizinho a outro já doado ao TRT em mandato anterior do Prefeito Dirceu Lanzarini.

Esta doação permitiria a construção do Fórum Trabalhista na cidade e traria inúmeros benefícios à população.

Depois de um breve intercambio de idéias e sabendo que o terreno em questão se encontra em local nobre da cidade, o prefeito Dirceu Lanzarini se comprometeu a efetuar a referida doação.

O Tribunal Regional do Trabalho agradeceu o empenho do prefeito e se comprometeu a iniciar a obra de construção do Fórum até no máximo o próximo 31 de agosto.

Com este acordo selado a cidade de Amambai ganha mais um espaço para tratar de seus direitos trabalhistas com conforto e segurança.

André mostra a chefe da Funai programas em favor dos índios

0

2009-01-24 00:25:00

Ações conjuntas para garantir melhoria na qualidade de vida dos índios serão a principal discussão da reunião desta segunda-feira (26) entre o governador André Puccinelli e o novo coordenador regional da Fundação Nacional do Índio, Jorge Antonio das Neves, convidado pelo governo do Estado para o encontro.

A intenção do governador é a criar as bases de projetos conjuntos que oferecem saúde, educação e a valorização cultural às 72 comunidades indígenas de Mato Grosso do Sul, trabalho executado exclusivamente pelo governo do Estado nos últimos anos.

Para melhorar o acesso dos alunos das aldeias, o governo do Estado finalizou a construção de 4 novas escolas com duas salas de aula cada nos municípios de Caarapó (aldeia Te´y Kuê), Amambai (aldeia Amambai), Laguna Caarapã (aldeia Guaimbé) e Japorã (aldeia Porto Lindo).

Através do Plano de Ações Articuladas, já foram aplicados recursos para a finalização de outras 7 novas escolas com 6 salas de aula nos municípios de Aquidauana (aldeias Lagoinha, Bananal e Limão Verde), Amambai (aldeia Amambai), Dourados (aldeia Jaguapirú), Miranda (aldeia Cachoeirinha) e Nioaque (aldeia Brejão).

Reformulado em 2007 pelo governo do Estado, o Bolsa Universidade Indígena tem como objetivo criar oportunidades para melhorar a formação acadêmica e a aplicação do conhecimento no fortalecimento da cultura indígena. Através de um apoio financeiro mensal de R$ 346,00 (vale transporte incluído), 220 bolsistas conciliarão este ano os estudos na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul com programas de estágios de doze horas semanais voltados para o desenvolvimento social.

Na habitação o governo do Estado inaugura em fevereiro 63 unidades habitacionais na aldeia Limão Verde, em Aquidauana, onde foram investidos R$ 1.045.271,34. Na aldeia de Cachoeirinha, em Miranda, 58 unidades habitacionais, onde foram aplicados R$ 962.336,34, serão inauguradas em maio. Além destas casas, o governo programa a construção de outras 860 unidades nas demais aldeias do Estado.

Além disso, todo mês, pontualmente, através da secretaria de Trabalho e Assistência Social, o governo do Estado entrega mais de 15 mil cestas alimentares em aldeias indígenas de todas as regiões de Mato Grosso do Sul. Todo o processo, desde a compra dos alimentos até a entrega nas aldeias é executado pelo governo estadual, que conta com o apoio logístico da Fundação Nacional de Saúde.

Também já está em prática o programa Aldeia Produtiva. Ele prevê a cessão de patrulhas mecanizadas, a distribuição gratuita de sementes e o apoio técnico às lavouras indígenas, tudo isso garantido pela Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer) para todas as comunidades.

O trabalho já começou. Estão sendo encaminhadas 68 patrulhas às aldeias. Técnicos da Agraer já trabalham no suporte técnico, determinando as áreas de cultivo. “E aproveito para lançar aqui uma competição saudável. A aldeia que conquistar a maior produtividade ganhará do governo do Estado um prêmio especial”, incentivou o governador, durante o lançamento do programa na aldeia Amambai, em dezembro.

Sul-mato-grossense Priscila é punida no "BBB 9"

0

2009-01-23 23:20:00

A BBB Priscila perdeu a braçadeira que a identificava como integrante do grupo B do reality show e, como punição, perdeu também as estalecas [moeda utilizada no "Big Brother Brasil"] que possuía no programa.

O assunto foi tema do post desta sexta-feira no blog da participante. "Hoje estou um pouco chateadinha, perdi minhas estalecas aqui na casa", escreveu.

A jornalista e modelo sul-mato-grossense Priscila perdeu suas estalecas no "BBB 9" por ter perdido faixa
O acessório foi entregue a todos os participantes após a queda do muro que separava a casa em dois lados. Os BBBs foram orientados a usar a braçadeira o tempo todo.