2009-01-25 20:41:00
Não foi fácil, o Atlético-PR mostrou a mesma valentia que o levou à grande decisão, mas o Corinthians soube administrar a vantagem para vencer por 2 a 1 e conquistar o seu sétimo título da Copa São Paulo de Futebol Júnior.
Neste domingo, mesmo com dois jogadores a menos no fim, o time corintiano suportou a pressão para sair do Pacaembu com a primeira conquista de 2009.
O título deixou o Corinthians ainda mais isolado como o maior vencedor da Copa São Paulo. Enquanto a equipe paulista tem sete conquistas, o Fluminense é o segundo time que mais venceu, somando cinco títulos.
O Atlético, que foi a grande surpresa da competição, eliminando os favoritos São Paulo e Cruzeiro, nunca conquistou o torneio, mas ao menos conseguiu uma inédita participação na final.
Na decisão da Copa São Paulo, o Atlético-PR começou surpreendendo o Corinthians, com uma postura ofensiva. O time de Curitiba ficava rondando a área adversária, e obrigava a equipe corintiana a descer apenas nos contra-ataques. Mesmo assim, o primeiro lance de perigo na final foi do Corinthians.
Aos 15 minutos, Bruno Bertucci cobrou falta da direita, próxima à área, e obrigou o goleiro Santos a fazer uma boa defesa, espalmando para escanteio. O Corinthians foi se soltando, mas continuava preferindo os contragolpes, e foi assim que quase abriu o placar no Pacaembu. Novamente Bruno veio de trás, chegou na frente da área, e bateu firme, para mais uma defesa de Santos.
Já aos 44 minutos do primeiro tempo, foi a vez de o Atlético ter uma chance clara de marcar. A bola sobrou na área e Lucas Sotero acertou um chute forte, rasteiro, que passou muito perto da meta corintiana. Com a violência do arremate, o goleiro André Dias, que foi um dos destaques do Corinthians nesta Copa São Paulo, já estava vendido no lance.
Para o segundo tempo, o Atlético voltou modificado, com Guilherme Batata no lugar de Marcão. Apesar da alteração no time paranaense, foi o Corinthians que apresentou a maior mudança de atitude na partida, mais disposto a marcar o gol do título.
Foi assim que Douglas teve a oportunidade mais clara da decisão até então, logo aos quatro minutos, quando Marcelinho chutou e a bola desviou na zaga, sobrando limpa para o jogador corintiano. Douglas, porém, tentou o arremate e mandou por cima, para desespero da torcida no Pacaembu.
A final da Copa São Paulo começou a ganhar contornos diferentes com a expulsão de Bruno, do Atlético, aos 11 minutos. O jogador da equipe paranaense exagerou ao tentar fazer a proteção e acertou o rosto de Fernando Henrique com a mão. O árbitro viu maldade no lance e mostrou o vermelho direto.
Daí pra frente, o Corinthians não encontrou mais resistência para subir ao ataque, e começou a dominar o jogo. Os papéis se inverteram na partida, e agora era o Atlético que usava os contragolpes para tentar inaugurar o marcador. Aos 30, a pressão corintiana deu resultado.
Douglas tentou um chute da entrada da área e a zaga do Atlético travou o arremate. A bola voltou para Douglas, que ameaçou outro chute e passou para Fernando Henrique. O atacante pegou de primeira e mandou no ângulo do gol atleticano, sem chances para Santos. Após abrir o placar, o segundo do Corinthians não demorou a sair.
Aos 37 minutos, o time paulista desceu em contra-ataque e a bola sobrou no bico esquerdo da área. Jadson arrematou de primeira e acertou um belo chute, fazendo 2 a 0. Um minuto depois, porém, o Corinthians ainda levou um susto, quando Willian lançou Patrick e o atacante tocou na saída do goleiro, marcando o primeiro do Atlético.
Após os 40 minutos, o Corinthians ficou nervoso em campo e ainda teve dois jogadores expulsos. Boquita e Guilherme receberam o vermelho. Com um a mais, o Atlético partiu para a pressão, com quase todos os jogadores no ataque. Mas o time corintiano seguiu bem postado e segurou a vitória para garantir a festa no Pacaembu.