15.7 C
Amambai
sábado, 27 de junho de 2026
Início Site Página 9917

Avião agrícola cai em fazenda próxima a Aral Moreira

0

2009-01-30 08:30:00

Um avião agrícola caiu por volta das 20 horas de ontem em uma fazenda localizada na região do Cerro 21, cerca de 40 km de Aral Moreira, próximo à fronteira com o Paraguai.

De acordo com o site Capitan Bado, a aeronave fazia a pulverização de lavouras em duas fazendas localizadas na região quando caiu.

O piloto, Valmir Estevão, de 40 anos, sofreu várias fraturas e permnace internado na UTI do Hospital Evangélico. Segundo informações do hospital, apesar das fraturas, o estado de saúde dele é considerado bom.

Esse é o segundo caso de quede de aeronave registrada no Estado nesta semana. Na última terça-feira, um monomotor de prefixo PT UKA caiu na fazenda Kasper, a 20 quilômetros de Chapadão do Sul. O avião era pilotado por Oscar Mori Filho, de 51 anos, que sofreu cortes no braço esquerdo e na cabeça, escoriações e fratura na clavícula.

Vereador e secretários ouvem reivindicações no "Sertão"

0

2009-01-30 08:23:00

Vilson Nascimento

O vereador Osvaldo Machado Franco, o “Coconho” (PR), acompanhado pelos secretários municipais, Dilmar Bervian, de obras públicas, Silval Júnior, de agricultura e pecuária, pelo diretor do Departamento de Esportes, Roberto Corrêa e pela professora Glória Jane Machado Moraes Nunes, que representou a Secretaria de Educação do município na ocasião, esteve reunido, na noite dessa quinta-feira (29) com representantes da comunidade rural da região do Sertãozinho, uma das principais regiões produtivas, no que tange a agricultura, no município em Amambai.

Durante a reunião, que foi agendada pelo próprio vereador Coconho, após ser procurado pelos moradores da região, o vereador e os representantes do Executivo Municipal tomaram conhecimento sobre os principais problemas enfrentados pela comunidade rural que está situada a cerca de 15 quilômetros da cidade em Amambai e anotaram reivindicações.

Entre as várias reivindicações dos moradores, que compareceram em bom número na reunião, a predominante foi em relação à manutenção das estradas e pontes, tendo em vista a safra que se aproxima e a vasta extensão produtora da região.

“Além de ser a região que mais produz grãos no município, temos aqui no Sertãozinho, vários suinocultores e pelo menos 16 aviários em plena atividade que dependem diretamente de boas estradas para a entrada de ração e material de manutenção e para o escoamento da produção”, disse um morador.

Transporte escolar

Outro problema enfrentado pelos moradores da região é o do transporte escolar. Segundo os produtores, por conta da situação das entradas, que em épocas de chuva dificulta a entrada dos ônibus para apanhar os alunos, as crianças da região enfrentam graves problemas por conta de faltas.

Carona no ônibus

Outra reivindicação dos moradores está em relação a carona no ônibus escolar. Segundo as donas de casa da comunidade, como a região não conta com linha de transporte coletivo convencional, tirando veículos particulares, o único meio de transporte possível para se deslocar até a cidade para visita médica, tratamento de saúde e outras atividades de maior urgência é a utilização dos ônibus que realizam o transporte escolar na região.

Área da saúde

Na área de saúde as principais reivindicações dos moradores foi em relação a possibilidade da implantação de um posto para atendimento básico na sede da comunidade rural, que conta com amplo salão de eventos, área coberta e igreja.

As donas de casa também cobraram o funcionamento adequado do sistema 0800 de agendamento de consultas e atendimentos na rede pública.

Meio ambiente

Na questão ambiental a comunidade rural do Sertãozinho pede apoio do Poder Público Municipal no sentido de viabilizar um local adequado para armazenamento das embalagens de agrotóxicos utilizados na lavoura.

Segundo os produtores o único posto de coleta desse material existente na região está instalado a mais de 100 quilômetros de distância, no distrito de Sanga Puitã em Ponta Porã e o posto de coleta não busca o material, o produtor tem que levar até lá.

“Não temos um local adequado para guardar essas embalagens e para realizarmos o transporte por conta própria até o posto de coleta, além das despesas, corremos o risco de sermos multados por não ter veículos adequados para o transporte desse tipo de material. Queremos o apoio da Prefeitura para montar um depósito aqui na região onde essas embalagens possam ser guardadas para a realização da coleta em grande escala”, ressaltou um produtor.

Tecnologia

Outra reivindicação dos moradores da região aos representantes do Poder Público Municipal foi em relação à instalação de uma torre para disseminação de sinal de Internet via rádio para atender a região.

Segundo os moradores com Internet em casa, além de ajudar na desenvoltura das crianças, com pesquisas e trabalhos escolares, vai facilitar muito a vida da própria classe produtora, que poderá acompanhar com maior precisão a previsão do tempo para definir suas atividades cotidianas e ter acesso a novas tecnologias para serem aplicadas nas lavouras e nas outras atividades desenvolvidas na região.

Esporte

Em relação a área de esporte e lazer, o diretor municipal de esportes, Roberto Correa colocou toda a estrutura do setor a disposição para apoiar eventos esportivos realizados na comunidade como o fornecimento de material esportivo, reparos no campo de futebol suíço já existente e até apoio com arbitragem para os principais torneios realizados anualmente pela comunidade rural.

Os moradores, por sua vez, solicitaram o apoio do Poder Público para a construção de uma quadra coberta.

Reunião foi excelente, diz vereador

Para o vereador Osvaldo Machado Franco, o “Coconho” que agendou a reunião, após ser procurado pelos moradores, a reunião superou as expectativas.

“Tivemos um grande número de pessoas, todas preocupadas em buscar o desenvolvimento de sua região e nós, como legisladores, ficamos satisfeitos em ouvir as reivindicações. Esse é o trabalho do vereador, ouvir a comunidade e levar as reivindicações aos órgãos competentes para juntos, buscarmos uma solução e atender no que estiver a nosso alcance. Quero agradecer ao Dilmar, do Silval, da professora Glória e do professor Roberto por ter aceitado nosso convite e estar aqui hoje mantendo um contato direto com os moradores”, disse Coconho ao finalizar informando que todas as reivindicações foram anotadas pelos representantes do Poder Executivo e serão levadas ao conhecimento do prefeito Dirceu Lanzarini para serem atendidas dentro das possibilidades e disponibilidades de recursos da Prefeitura.

Em Mundo Novo, mulher leva tiro de ex dentro de Estádio

0

2009-01-30 07:27:00

Em Mundo Novo, Márcia Fermino, de 30 anos, levou um tiro disparado pelo ex-marido quando estava dentro do Ginásio Municipal.

Conforme o registro policial, ela conversava com uma pessoa que não teve nome reveladopróximo ao Ginásio de Esportes. Quando Valdeir Campos Leite, de 26 anos, se aproximou.

Ela correu para dentro do Ginásio para tentar fugir do autor que estava armado. Ele a ameaçou de morte e efetuou um disparo que atingiu o braço esquerdo da vítima.

Márcia foi socorrida por populares e levada ao hospital Bezerra de Menezes, onde foi atendida. Valdeir fugiu e ainda não foi localizado.

Prefeitura soluciona problema de água na Limão Verde

0

2009-01-30 07:04:00

Vilson Nascimento

Uma medida adotada pela Prefeitura poderá solucionar de vez o problema de falta de água na Aldeia Limão Verde em Amambai.

A freqüente queima da bomba do único poço artesiano que atente a reserva indígena, que abriga cerca de mil índios, segundo a Funai (Fundação Nacional do Índio), deixou os guarani-kaiowá por cerca de 40 dias sem água em novembro do ano passado e cerca de 10 dias nesse mês de janeiro.
Técnicos da Funasa (Fundação Nacional de Saúde) órgão federal responsável pela saúde e pelo fornecimento de água nas aldeias em Mato Grosso do Sul e no Brasil, apontavam a oscilação de energia como a causa provável da queima das bombas, porém a Enesul (Empresa Energética de Mato Grosso do Sul) garantia que estava fornecendo a quantidade de energia contratada.

Provável causa

Na semana passada, após ficarem por mais cerca de 10 dias sem água por conta de outra bomba danificada, lideranças da reserva indígena denunciaram, através da imprensa, que a ligação de uma rede elétrica de uma escola do município que funciona dentro da aldeia ao mesmo transformador do poço poderia estar causando a oscilação da energia.

Ao tomar conhecimento da situação, o prefeito Dirceu Lanzarini, que assumiu a Prefeitura no dia 1 de janeiro, designou uma equipe de eletricistas da Prefeitura para realizar uma avaliação da rede, onde foi constatado, segundo os técnicos, que de fato a ligação da rede da escola ao mesmo transformador que fornece energia ao poço artesiano poderia estar causando oscilação na rede.

Diante da situação, Dirceu Lanzarini despachou ordem de serviço determinando que a rede da escola fosse removida e passada para um outro transformador de energia, deixando o transformador que originalmente já era do poço, alimentando somente o poço artesiano o que, segundo técnicos da Funasa, poderá solucionar de vez o problema de falta de água na reserva indígena.

Segundo a Fundação Nacional de Saúde pelo menos cinco bombas do poço artesiano que abastece a Aldeia Limão Verde foram danificadas em menos de três meses por conta da oscilação de energia.

Confira a previsão do horóscopo para hoje, 30 de janeiro

0

2009-01-30 06:35:00

Áries – 21/03 a 20/04 – Regente: Marte
Desentendimentos no âmbito familiar poderão deixá-lo preocupado. Pense sempre positivamente e não deixe o baixo astral se instalar. No trabalho, poderá se irritar com a incompetência alheia e querer fazer tudo sozinho. Procure relaxar e não se sinta responsável por tudo o que acontece.
——————————————————————————–
Touro – de 21/04 a 20/05 – regente: Vênus
Seu modo de ser poderá deixar a pessoa amada sem entender nada sobre os seus desejos. Procure ser mais claro e demonstrativo; você está pouco afetivo, colocando energia demais sobre seus questionamentos existenciais. Relaxe e trate de se divertir.
——————————————————————————–
Gêmeos – de 21/05 a 20/06 – regente: Mercúrio
Momento de sucesso na vida profissional, principalmente se você trabalha em cooperação com muitas pessoas. Neste período fica mais fácil encontrar aquela harmonia de idéias e objetivos que fazem um trabalho dar certo. Na vida amorosa, mais estabilidade.
——————————————————————————–
Câncer – de 21/06 a 22/07 – regente: Lua
Você poderá se sentir confuso, imerso em situações confusas, e perder o fio da meada. Verá sua intenção inicial ser modificada a todo o momento, mas se for flexível e adaptável verá que as mudanças terão sido a seu favor. Por outro lado, relacionamentos sociais e profissionais estarão mais fáceis.
——————————————————————————–
Leão – de 23/07 a 22/08 – regente: Sol
Aproveite que você anda cheio de idéias e aconselhe um amigo ou alguém da sua família que parece não estar vendo as coisas tão claramente como você. Seja genuinamente fraterno e ofereça seus conhecimentos e sua sobriedade. Vai ver diferença que causará na vida dessas pessoas.
——————————————————————————–
Virgem – de 23/08 a 22/09 – regente: Mercúrio
Excesso de conversa na vida afetiva, o que poderá causar transtornos para a saúde. Não permita a repetição de velhas reclamações mútuas: isso lhe daria uma sensação insuportável de estar numa prisão invisível. Tente agir e não falar, de modo novo; inesperado.
——————————————————————————–
Libra – de 23/09 a 22/10 – regente: Vênus
Hoje você talvez se sinta preso, abafado por rotinas sufocantes. É que você está meio sonhador, esperando por grandes acontecimentos e grandes emoções. Não está conseguindo achar graça nas coisas mais simples da vida. Paciência.
——————————————————————————–
Escorpião – de 23/10 a 21/11 – regente: Plutão
Hoje você está mais controlado e concentrado. Nada de ficar assumindo mais compromissos do que a sua capacidade de cumpri-los e nem cair na desistência final, fazendo tudo de qualquer maneira. Hoje você consegue se organizar, ser seletivo e dizer não. Bom, não é?
——————————————————————————–
Sagitário – de 22/11 a 21/12 – regente: Júpiter
Humor estranho, irritação. Mas você vai saber mudar o astral e levar as coisas mais na brincadeira, de maneira mais leve. Caminhe ou faça algum outro exercício físico e você acabará se divertindo muito e limpando a sua mente. O campo afetivo recebe vibrações favoráveis.
——————————————————————————–
Capricórnio – de 22/12 a 20/01 – regente: Saturno
Energia sexual em alta. Você poderá se apaixonar súbita e perdidamente por alguém, de repente até por alguém que está sempre do seu lado. Ou então se reapaixonar pelo seu parceiro. Mas não se apaixone apenas por causa da falta de acontecimentos emocionantes na vida.
——————————————————————————–
Aquário – de 21/01 a 19/02 – regente: Urano
Mantenha-se receptivo a críticas e comentários, porém use de uma boa dose de formalidade, para evitar que suas idéias e desejos sejam diminuídos ou pouco valorizados. Se necessário, argumente firmemente, mas apenas fale com certeza do que você conhece bem.
——————————————————————————–
Peixes – de 20/02 a 20/03 – regente: Netuno
Vida sentimental animada, mas você não está livre de alguma briga por disputas de pontos de vista. O dia está desfavorável para os relacionamentos do quotidiano, onde se bate muito papo furado e rola a fofoca. Fuja disso. É aconselhável em algum momento você ficar um pouco sozinho.

Tempo permanece chuvoso e temperatura registra elevação

0

2009-01-30 06:32:00

Previsão de pancadas de chuva e trovoadas em boa parte de Mato Grosso do Sul. No centro-sul do Estado pode chover forte em áreas isoladas.

A temperatura registra uma ligeira elevação com máxima de 35º e mínima de 18º.

Amambai:Farmácia de plantão hoje, Farmácia São José

0

2009-01-30 06:02:00

Detran padroniza procedimentos para motores adulterados

0

2009-01-30 03:12:00

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran) publicou ontem (29) a portaria complementar a uma resolução da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp).  A resolução padroniza os procedimentos administrativos tomados nos casos de indícios de adulteração dos sinais identificadores de motores dos veículos vistoriados. 

A regra determina que qualquer indício de irregularidade identificada no motor do veículo, durante verificação realizada no Detran, constará no auto de vistoria. Assim, o motor será encaminhado imediatamente à Delegacia Especializada de Furtos e Roubos de Veículos (Defurv) ou para as delegacias de polícia locais de comarcas do interior.

Um perito criminal irá avaliar o bem – desta forma ele vai confirmar ou não as suspeitas discriminadas no auto do avaliador. Comprovada a irregularidade, o motor será apreendido na delegacia e imediatamente será instaurado inquérito policial.

A portaria do Detran estabelece que o recolhimento do motor do veículo é de responsabilidade do próprio órgão. O procedimento ocorrerá da seguinte forma: se o vistoriador verificar alguma irregularidade, após a confecção do Auto de Vistoria, ele expedirá o Auto de Recolhimento do Veículo.

Os dois documentos serão encaminhados à Gerência da Agência de Trânsito que encaminhará, através de ofício, para a Corregedoria de Trânsito (Cotra), providenciando o envio à Defurv. No interior do Estado, os autos de vistoria e de recolhimento, além do veículo, serão levados através de ofício para a Delegacia de Polícia.

Caso o proprietário deseje levar o veículo até a delegacia por conta própria, a portaria estabelece que o deslocamento passará a ser de inteira responsabilidade do condutor. Porém, ele será acompanhado do agente da autoridade policial. Na Capital, este agente será indicado pela corregedoria de Trânsito.

No interior, o acompanhamento será feito pelo agente policial indicado pelo titular da delegacia responsável pelo recebimento. De acordo com o texto da portaria, o Auto de Recolhimento não incidirá no cadastramento do veículo no sistema de controle do pátio de apreensão do Detran.
 
A portaria, que entrou em vigor hoje, estabelece ainda que  veículo submetido ao procedimento terá a documentação regularizada junto ao Detran somente com ordem judicial ou atestado da delegacia. Assim como no interior, onde deve constar inexistência de impedimento legal para a regularização.

Termina hoje o prazo para contratação do Fies

0

2009-01-30 02:15:00

Termina nesta sexta-feira o prazo para contratação do Fies (Financiamento Estudantil). Os estudantes selecionados pelo programa devem ir até uma agência da Caixa Econômica Federal e formalizar o empréstimo.

Antes, o acadêmico deve pegar em sua instituição de ensino um documento de aprovação do financiamento. Aqueles que perderem o prazo perderão o direito ao crédito. A decisão de prorrogar o prazo foi publicada pelo Ministério da Educação (MEC) em Diário Oficial da União. Antes, a data final era o dia 23 de janeiro.

Foram feitas duas chamadas para a seleção dos inscritos. O resultado individual e a lista dos aprovados pode ser consultado no site da Caixa Econômica: www.caixa.gov.br – acessando o link do Fies – ou nas instituições de ensino credenciadas.

Ladrão furta comércio e deixa mensagem em Caarapó

0

2009-01-30 00:16:00

Vítima de estupro será indenizada pelo autor do crime

0

2009-01-29 23:20:00

Uma vítima de estupro em Fátima do Sul será indenizada pelo autor do crime R$ 20.750,002.

O acusado Luiz Antonio Farias da Silva foi condenado pelo juiz Bonifácio Hugo Rausch a sete anos de reclusão integralmente em regime fechado. Ele já está preso.

A indenização só foi possível graças as alterações recentes no Código de Processo Penal.

Na sentença, o juiz declara que “as conseqüências foram graves à vítima (…) que passou a viver amedrontada”.

Primeira fase do exame da OAB em MS elimina 84%

0

2009-01-29 22:41:00

Dos 1.389 candidatos que enfrentaram a primeira etapa da prova da OAB-MS (seccional Mato Grosso do Sul da Ordem dos Advogados do Brasil), apenas 234 (16,85%) passaram para a segunda fase. Isto é, a cada 50 inscritos que completaram agora o curso de Direito e buscam o credenciamento para atuar como advogados, somente oito conquistaram índices positivos.

O maior volume de aprovados saiu das salas das universidades públicas. Nessa fase da seleção, das 100 questões objetivas, aquelas de marcar X, o recém-formado precisa acertar ao menos 50. O inscrito paga pela prova uma taxa de R$ 200.

O resultado, segundo o presidente regional da OAB, Fábio Trad (foto), é um dos piores já registrados na história da entidade. No último teste, quando cerca de 1.000 se inscreveram, no ano passado, metade dos concorrentes (50,57%), pulou para a segunda fase.

Cálculos do chefe da OAB presumem um resultado ainda pior na segunda fase da prova da Ordem, aplicada em março que vem. Segundo ele, nessa outra etapa, que é discursiva, o índice de aprovados pode “nem alcançar 10% dos inscritos”.

Fábio Trad acha que a facilidade no ingresso das faculdades particulares contribui com o baixo índice de aprovação.

“O número de aprovados é bem maior entre os bacharéis que saíram das universidades públicas, onde o vestibular é mais disputado. Não entendi porque tanta gente ficou para trás, se o nível do exame é o mesmo dos anos anteriores”, opinou.

Relatório da OAB de MS revela que no último exame da Ordem, os melhores aproveitamentos foram registrados com inscritos que se formaram na Universidade Federal da Grande Dourados e Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Alexandre Barros, presidente da Comissão do Exame da OAB, concorda com o presidente da entidade que acha que a facilidade na seleção dos acadêmicos é um dos fatores que refletem no alto índice de reprovação.

Contudo, ele acrescentou que caso fosse apontar culpados para o baixo índice de aprovação, indicaria o aluno como o principal deles. Logo depois, disse Barros, viriam às faculdades e o MEC (Ministério da Educação), que autoriza a criação de faculdades, mesmo aquelas sem a recomendação da OAB.

O recém-formado Mateus Carriel Castrini, alcançou a maior nota: ele errou apenas 16 das 100  questões propostas. Já a maioria dos aprovados, teve um aproveitamento regular, acertando entre 50 e 60% da prova, como mostra a relação logo abaixo.

Irmãos acusados de matar vão a júri em Amambai

0

2009-01-29 21:59:00

Vilson Nascimento

Dois irmãos acusados de assassinar um homem e ferir uma mulher a tiro em um clube de festas na cidade vão a júri popular nesta sexta-feira (30) em Amambai.

O crime ocorreu na noite do dia 5 de maio de 1996. Segundo a denúncia do Ministério Público Estadual, os irmãos, Lucines Miranda Rocha, o “Neguinho”, hoje com 34 e seu irmão, Fernando Miranda Rocha, o “Carioca”, hoje com 36 anos, estariam em um clube de festas da cidade quando teriam se desentendido com a vítima, José Ramão Morel, na época com 22 anos.

Segundo o MPE, Morel estaria abraçado com a outra vítima, Rosalina Caetano Valério, quando Lucines teria sacado de uma arma de fogo e disparado contra o casal. Rosalina foi atingida com um tiro no braço e José Ramão Morel, que também teria sido atacado com golpes de faca pelo outro irmão, Fernando Rocha, o “Carioca”, acabou morrendo na hora em decorrência dos disparos.

A sessão, que acontece no edifício do Tribunal do Júri, anexo ao Fórum de Amambai e terá início às 8h da manhã, será presidida pelo Juiz de Direito, Dr. César de Souza Lima, titular da 1ª Vara de Execuções Penais da Comarca e será aberta ao público.

Atuará na acusação representando o Ministério Público Estadual o Promotor de Justiça, Dr. Rodrigo Yshida Brandão, titular da 1ª Promotoria da Comarca e na defesa o Defensor Público, Dr. Marcelo Marinho.

Esse será é o único júri agendado para o mês de janeiro na Comarca de Amambai. Para fevereiro dois julgamentos na estão marcados, um para o dia 13 e outro com data ainda a ser definida.

PRF encontra 400 kg de maconha em pneus de trator

0

2009-01-29 21:37:00

Policiais da PRF (Polícia Rodoviária Federal) apreenderam na manhã, na BR163, em Dourados, 400 quilos de maconha escondidas dentro dos pneus traseiros de um trator, que estava sendo transportados no veículo Scania T113 placa JYG 5724/MS. Conforme à polícia, o motorista da carreta não sabia que estava transportando entorpecentes no veículo.

Por volta das 8h30 uma equipe do Núcleo de Operações Especiais interceptou às em Campo Grande, Edmundo Felipe da Silva, 23 anos, suspeito de envolvimento com o tráfico de drogas, conforme prisão e apreensão de maconha em Dourados. A Ocorrência encaminhada à Polícia Federal.

Indígenas de Dourados prometem fechar a MS 156

0

2009-01-29 20:28:00

Indígenas estão ameaçando fechar a MS 156 entre Dourados e Itaporã. A medida tem por objetivo forçar a saída da coordenadora da Funai do conesul, Margarida Nicoletti. Os indígenas de toda a região sul estão mobilizados desde terça-feira. Eles ocuparam o prédio da Funai mas tiveram que deixar o local na manhã desta quinta-feira devido a uma ordem de reitegração de posse, solicitado pela coordenadora e concedido pelo juiz federal substituto Fabio David.

De acordo com o indígena Lucas Paiva, o grupo pretende fechar a rodovia até sábado. "A Funai é a casa do índio. fomos despejados de lá. Muita gente ficou sem local para ficar q]e foi obrigada a voltar para sua aldeia de origem", disse.

Os indígenas reivindicam a exoneração da chefe da Funai Regional Margarida Nicoletti. Eles denunciam que equipamentos agrícolas, sementes e cestas básicas recolhidas não teriam sido repassados nas aldeias. "Os recursos enviados pela Funai, em Brasília, não são aplicados nas aldeias. Estamos sendo discriminados. A gente passa fome, não tem segurança e sofre com problema de Saúde. A Funai manda os recursos, mas aonde estão", questiona o guarani. Enquanto isto, no armazém da Funai em Dourados, há várias toneladas de alimentos estragados. "Eles deveriam ter chegado nas mãos dos índios antes de apodrecer", afirma.

Pré-selecionado do ProUni tem até amanhã pra comprovar dados

0

2009-01-29 18:02:00

Termina amanhã (30), o prazo para os pré-selecionados no Programa Universidade para Todos (ProUni) do primeiro semestre de 2009 comprovarem à instituição as informações prestadas na ficha de inscrição do programa.

A primeira lista dos estudantes pré-selecionados para receber as bolsas de estudos em instituições de ensino superior particulares, oferecidas pelo ProUni, foi divulgada no último dia 5 de janeiro.

Agora, os estudantes vão passar apela fase de comprovação dos dados fornecidos ao programa e terão de apresentar até esta sexta-feira os seguintes documentos: comprovante de identidade, comprovante de residência e de renda do candidato e do grupo familiar.

As bolsas que não forem confirmadas nesta primeira lista de selecionados serão repassadas para os estudantes que terão os nomes divulgados na segunda chamada dos pré-aprovados, no dia 11 de fevereiro. Uma terceira lista será publicada no dia 9 de março.

Pode se candidatar às bolsas somente quem obtiver no mínimo 45 pontos na prova do Enem, possuir renda per capita familiar de três salários mínimos, além de ter cursado todo o ensino médio em escola da rede pública ou em escola particular como bolsista integral.

TRE/MS empossa amanhã desembargadores titulares

0

2009-01-29 17:00:00

O TRE/MS (Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul) realiza amanhã a cerimônia para empossar seus dois novos dirigentes.

Os desembargadores Luiz Carlos Santini e Rêmolo Letteriello foram os nomes designados por unanimidade pelo Tribunal de Justiça do Estado para assumirem o cargo.

A decisão foi publicada no Diário da Justiça no dia 05 de dezembro.

Como membros substitutos foram indicados os desembargadores Tânia Garcia de Freitas Borges e Paschoal Carmello Leandro.

Praso para adesão ao Super Simples vai até 20 de fevereiro

0

2009-01-29 16:05:00

O Comitê Gestor do Simples Nacional (Super Simples), ligado à Receita Federal do Brasil, prorrogou para 20 de fevereiro o prazo de adesão ao regime especial de tributação. O novo prazo também vale para pedidos de parcelamento, pagamento da primeira parcela e regularização de pendências. Os prazos terminariam amanhã (30).

Segundo a Receita, a prorrogação vai proporcionar um período maior de tempo às empresas que estão tendo dificuldades para regularizar as pendências apontadas quando da efetuação do pedido de adesão.


O novo prazo também vai permitir que as empresas se adaptem à Lei Complementar 128, de 19 de dezembro de 2008. De acordo com a Receita, isso provocou incertezas entre as empresas que pretendiam optar em 2009.

O Comitê Gestor decidiu ampliar até 10 de março o prazo para divulgação do resultado dos pedidos que de regularização de pendências e para 13 de março o do vencimento da competência de janeiro deste ano.

Dr. Cláudio antecipa salários em Tacuru

0

2009-01-29 15:06:00

O prefeito de Tacuru Cláudio Rocha Barcelos manterá sua meta de pagar os servidores em dias ou com antecedência.

A administração mais uma vez antecipa o salário dos funcionários públicos, o prefeito juntamente com os secretários e demais responsável vem trabalhando para manter o pagamento do salário dos funcionários em dia.

Com grande empenho o salário do mês de janeiro foi depositado com antecedência, segundo o tesoureiro Clodomiro Otano parte do salário de janeiro está sendo depositado, alguns já estão com o pagamento na conta do Banco do Brasil.

Os demais estarão sendo depositados antes do dia 30, podendo assim o servidor estar com seu pagamento em mãos antes do esperado, esta vem sendo uma marca desta administração, pagamento de funcionários em dia garante mais tranqüilidade aos credores e comercio, o próprio funcionário consciente que estará recebendo seu pagamento em dia já se programa para melhor cumprir seu compromissos, garantindo assim maior credibilidade, perante o comercio local, o secretario de governo Hilton Martins, vem sendo um dos grandes batalhadores em favor de manter uma ordem no pagamento dos servidores.

Homem vai registrar ocorrência de furto e acaba preso

0

2009-01-29 14:09:00

Ao ter sua bicicleta furtada, Valdemir Furlanetto, 30 anos, residente em Caarapó, acabou preso pela Polícia Civil ao prestar depoimento na noite do último domingo (25) em Caarapó

Na Delegacia local os policiais descobriram que havia um mandato de prisão em aberto contra ele na Comarca de Caarapó por “revogação de beneficio”.

Segundo o site Caaraponews, Valdemir foi detido e encaminhado à carceragem da cadeia pública local, onde fez companhia com Eliton dos Santos Oliveira de 20 anos, o autor do furto de sua bicicleta, que acabou preso pela Polícia Militar. A bicicleta furtada também foi recuperada pela PM.