23.8 C
Amambai
sábado, 27 de junho de 2026
Início Site Página 9913

Rudi se reuniu com diretoria do Sicredi em Sapucaia

0

2009-02-02 08:04:00

O prefeito Rudi Paetzold (PMDB), recepcionou em seu gabinete na semana passada o presidente da Sicredi Fronteira de Ponta Porã; Wandir Caramori o vice-presidente Erli Heberli, e o gerente da unidade de atendimento do Sicredi (local) Douglas Fernandes Nascimento.

Presente no município desde 01 de agosto de 2005 realizando todos os tipos de atendimentos; O Sicredi a cada dia que passa conquista mais espaço e preferência dentre os fronteiriços que precisam diariamente fazer suas transações bancárias.

De acordo com o presidente da Sicredi fronteira Wandir Caramori, ao visitar o município, eles disseram que não poderiam deixar de formas alguma de fazer uma visita ao prefeito Rudi para poder cumprimentá-lo pela vitória merecida, e também para agradecê-lo pela renovação do convênio entre a prefeitura e Sicredi que manterá as mais de 500 contas referentes aos pagamentos do funcionalismo público municipal.

Já o vice-presidente da Sicredi Erli Heberli disse que acredita que o município agora sim está nas mãos certa, que é de uma pessoa que além de ser um excelente sócio da cooperativa, também é um dos maiores empreendedores e administradores da região.

“E isso conta muito, a população Sapucaiense fez escolha certa, tenho certeza que a partir de agora o município só terá a ganhar, o Rudi e o tipo de administrador que ao fechar o caixa todos os dias, ele sempre credita um saldo positivo, coisa que infelizmente muitos não conseguem, a pessoa tem que entender mesmo da palavra administrar”. Ressalta o vice-presidente.

O prefeito Rudi disse que fica satisfeito em saber que uma diretoria tão conceituada como esta do Sicredi, admira as suas atitudes e seu caráter, e afirma também que valorizar as empresas do município é um compromisso que ele fez perante a população, e que esta fazendo de tudo para cumpri-lo da melhor forma possível. “Afinal são as empresas locais que são as responsáveis pela grande maioria da geração de emprego e renda”. Disse o prefeito.

Agora na questão convênio entre prefeitura e sicredi, ele afirma que isso é uma formula que todos deveriam adotar, onde saliente que se cada um somar o quanto de benefício e economia que o município recebe diante de tudo disso, com certeza todos fariam o mesmo e assim os lucros no geral seriam bem maiores.

Grêmio e Inter lideram o "Gauchão". Veja mais

0

2009-02-02 07:10:00

Resultados da quarta rodada

Esportivo 0x0 Caxias
31/01 17h Eucaliptos Avenida 3×3 São José
Juventude 1×0 Santa Cruz
Novo Hamburgo 1×5 Grêmio
Internacional 4×0 Sapucaiense
Inter-SM 2×0 Ypiranga
Veranópolis 0x1 São Luiz

Veja como está a classificação após a 4ª rodada

Grupo A
1º Internacional- 10
2º Juventude- 8
3º Esportivo- 5
4º Internacional de Santa Maria- 4
    Novo Hamburgo- 4
6º Veranópolis- 3
7º Avenida- 2
8º Brasil- 0

Grupo B
1º Grêmio- 7
    Santa Cruz- 7
3º Ypiranga- 6
4º Caxias- 5
    Ulbra- 5
    São Luiz- 5
7º Sapucaiense- 3
8º São José- 1

Obs: Em decorrência do acidente com o ônibus da equipe ha três semanas, o Brasil de Pelotas ainda não estreou na competição.

Veja a previsão do horóscopo para hoje, 2 de fevereiro

0

2009-02-02 06:33:00

Áries – 21/03 a 20/04 – Regente: Marte
Você vai sentir necessidade estar em ambientes mais descontraídos. Deixe isso mais para o fim de semana, pois no trabalho você não vai poder relaxar como gostaria. Ainda bem que você está sensato e vai saber agir da maneira correta. No amor, alegrias, companheirismo e novidades positivas.
——————————————————————————–
Touro – de 21/04 a 20/05 – regente: Vênus
Vida profissional em momento de indefinição. Chame a atenção para si o mínimo possível. Se notar que está se irritando excessivamente com as pessoas em geral, dê um tempo sozinho, vivendo mais a vida interna do que a externa. Com o passar dos dias, se sentirá cada vez mais calmo.
——————————————————————————–
Gêmeos – de 21/05 a 20/06 – regente: Mercúrio
Insegurança, deixando você a mercê das atrações e rejeições dos outros. Assim você se torna uma nau sem rumo, mudando seus estados de humor de acordo com os estímulos do mundo externo. Não reaja logo a afagos ou ataques: primeiro observe. No amor, reconciliação e perdão.
——————————————————————————–
Câncer – de 21/06 a 22/07 – regente: Lua
O começo da semana promete alegrias na vida afetiva, mas cuidado para não estragar tudo com muito grude, seu ou da pessoa amada. Mantenha sempre um espaço de privacidade entre vocês. De um modo geral, evite agir levado pela empolgação ou enquanto não estiver suficientemente seguro.
——————————————————————————–
Leão – de 23/07 a 22/08 – regente: Sol
Você está imprevisível e independente. Isso pode gerar incômodas conseqüências na sua vida afetiva. A pessoa amada pode não gostar de vê-lo achar graça só nos seus amigos. Se não quiser ter dor de cabeça, o jeito é contemporizar. Profissionalmente, continua um período de ascensão.
——————————————————————————–
Virgem – de 23/08 a 22/09 – regente: Mercúrio
Semana de montanha-russa: alternância de ganhos e perdas. Isso inclui finanças e relacionamentos afetivos. Se você é contido, pode ficar irritado com a falta de controle sobre os supérfluos. Se é esbanjador, vai sentir a pressão dos limites externos, como a falta de dinheiro ou ausência do amado.
——————————————————————————–
Libra – de 23/09 a 22/10 – regente: Vênus
Seu regente transita pelo ardente signo de Áries, aumentando sua necessidade de liberdade e aventura. Nesta fase, você fica menos tolerante com a injustiça e a mentira; o comodismo e a covardia. Evitar a violência, mas combata-as com firmeza. A vida afetiva trará emoções intensas.
——————————————————————————–
Escorpião – de 23/10 a 21/11 – regente: Plutão
Proteção no mundo social e novas esperanças para o seu coração. Aproveite a ocasião para se aproximar das pessoas, o que vai ser revigorante, atualizando suas idéias e deixando-o mais otimista. O período favorece tudo o que se relaciona a estudos e viagens.
——————————————————————————–
Sagitário – de 22/11 a 21/12 – regente: Júpiter
Após um longo período de volta aos valores tradicionais, como status, posição social, valores materiais em alta, está voltando o idealismo. O fato de ter um motivo maior para lutar na vida lhe deixa mais à vontade, com o coração mais alegre. Pensar só na sobrevivência já estava lhe cansando.
——————————————————————————–
Capricórnio – de 22/12 a 20/01 – regente: Saturno
No decorrer da semana você vai ligando suas antenas em busca de informações que lhe interessem, para o trabalho ou a vida amorosa. Vai ficar sabendo de todas as novidades; em dia com todos os acontecimentos. Aproveite também para iniciar ou retomar o hábito da leitura.
——————————————————————————–
Aquário – de 21/01 a 19/02 – regente: Urano
A partir da quinta-feira aumenta capacidade de lutar e recuperar espaços perdidos. Ou ainda ocupar outros que você já está merecendo, seja no trabalho ou no coração da pessoa amada. Você vai se sentir mais confortável no mundo, dono do seu nariz; com pleno direito à sua vida e à felicidade.
——————————————————————————–
Peixes – de 20/02 a 20/03 – regente: Netuno
Facilidade de tomar decisões e assumir responsabilidades. Mesmo assim, é aconselhável verificar se não está sendo radical, antes de resolver algo importante. Viagens favorecidas: se der, dê uma fugidinha no fim de semana. Uma aventura levantaria mais ainda o seu astral.

Câmara abre ano legislativo hoje em Amambai

0

2009-02-02 06:30:00

Vilson Nascimento

Após realizar uma sessão extraordinária para votar dois projetos de leis oriundos do Poder Executivo no dia 19 de janeiro, a Câmara Municipal de Amambai abre oficialmente o ano legislativo 2009 hoje, segunda-feira, 2 de fevereiro.

Segundo o presidente da casa, vereador Anderson Mansano (PR), a sessão solene de abertura dos trabalhos, que contará inclusive com a leitura da mensagem do prefeito Dirceu Lanzarini, está prevista para acontecer às 19h no Plenário Lourino Jesus de Albuquerque.

Sessão extraordinária muda horário

De acordo com o presidente da Câmara, vereador Anderson Mansano, durante a sessão solene de abertura dos trabalhos, na noite dessa segunda, não haverá votação de matérias, mas logo em seguida, ainda na noite dessa segunda-feira, a mesa diretora da casa de leis deverá convocar uma sessão extraordinária para votar a mudança do horário das sessões, que passarão para o período diurno, porém com horário ainda a ser definido.

Ainda segundo o presidente da casa, a primeira sessão da Câmara, nesta segunda (2), será transmitida em tempo real pela rádio comunitária Auxiliadora FM e não pela Radiojornal de Amambai, como vinha ocorrendo anteriormente.


Sol entre nuvens, calor e possibilidade de chuva forte

0

2009-02-02 06:28:00

Sol entre nuvens com incidência de pancadas de chuva e trovoadas em todo Estado nesta segunda-feira. A temperatura mantém a estabilidade com máxima de 37º e mínima de 20º.

André e deputados estaduais abrem ano legislativo hoje

0

2009-02-02 00:24:00

O governador André Puccinelli participa, hoje (2), da abertura da 8ª Legislatura da Assembléia Legislativa de Mato Grosso do Sul.

De acordo como site de notícias do governo, o governador e o presidente do legislativo, deputado estadual Jerson Domingos (PMDB), passarão em revista à tropa da PM (Polícia Militar) e participam do hasteamento das bandeiras do Brasil, do Estado e de Campo Grande.

A sessão solene começa às 9h, com a instalação da 3ª Sessão Legislativa da 8ª Legislatura e a leitura da mensagem do governador André Puccinelli. Após a execução do hino de Mato Grosso do Sul, haverá o pronunciamento de Jerson Domingos, reeeleito presidente para o biênio 2009/10.

No ano passado, com a redução no duodécimo do legislativo estadual, Mato Grosso do Sul conseguiu uma economia de R$ 48 milhões. A meta para este ano é economizar R$ 60 milhões.

Americano e Botafogo lideram no Carioca, veja mais

0

2009-02-01 22:01:00

Resultados da 3ª Rodada

Vasco 3×1 Duque de Caxias
Madureira 2×1 Cabofriense
Fluminense 3×0 Resende
3Americano 0x0 Tigres Brasil
Macaé 1×0 Bangu
Friburguense 1×3 Boavista
Volta Redonda 0x1 Flamengo
Mesquita 0x2 Botafogo

Classificação

Grupo A
1º Americano- 7
2º Vasco- 6
3º Madureira- 5
4º Fluminense- 4
    Resende- 4
6º Cabofriense- 3
7º Tigres Brasil- 2
8º Duque de Caxias- 1

Grupo B
1º Botafogo- 9
    Flamengo- 9
3º Macaé- 6
4º Boavista- 4
    Mesquita- 4
6º Volta Redonda- 1
    Friburguense- 1
8º Bangu- 0


Palmeiras segue líder do "Paulistão", veja mais

0

2009-02-01 21:05:00

Resultados da 4ª rodada

Corinthians 4×1 Oeste
Barueri 2×0 Guarani
Mogi Mirim 0x1 São Caetano
Marília 0x0 Botafogo
Noroeste 1×2 Portuguesa
Ponte Preta 2×3 Palmeiras
São Paulo 0x2 Santo André
Bragantino 1×3 Mirassol
Paulista 4×1 Guaratinguetá

Veja como está a classificação

1º Palmeiras- 12
2º Corinthians- 10
3º São Caetano- 9
4º Mirassol- 8
    Barueri- 8
6º São Paulo- 7
    Santos- 7
8º Paulista- 6
      Santo André- 6 
      Portuguesa- 6
      Guarani- 6
12º Oeste- 5
13º Ponte Preta- 4
      Ituano- 4
15º Bragantino- 3
       Mogi Mirim- 3
17º Botafogo-SP- 2
      Guaratinguetá- 2
      Marília- 2
20º Noroeste- 1



Veja fotos da 15ª Noite Havaiana no quadro "Holofote"

0

2009-02-01 20:13:00

Motorista sem habilitação “fura” bloqueio e acaba preso

0

2009-02-01 20:12:00

Vilson Nascimento

Um motorista sem habilitação “furou” uma barreira montada por uma equipe do DOF (Departamento de Operações de Fronteira) na rodovia MS-295, foi perseguido e acabou preso por desobediência e direção perigosa, no início da madrugada desse domingo (1) em Iguatemi.

Segundo o DOF a equipe realizava barreira para fiscalização de veículos na citada rodovia estadual e ao tentar abordar um veículo Monza, o condutor acelerou e tentou fugir.

A equipe saiu em acompanhamento até conseguir interceptar o carro, que estava sendo conduzido por Giovani Negri de 25 anos, residente na região do Jardim Aeroporto em Iguatemi e tinha outras pessoas como acompanhante.

Segundo os policiais ao ser aborda Negri teria relatado que só tentou fugir porque não possuía CNH (Carteira Nacional de Habilitação). Ele foi preso e encaminhado para a Delegacia de Polícia Civil de Iguatemi para serem tomadas às providências cabíveis.

Paraguaio invade preferencial e atropela motociclista

0

2009-02-01 19:49:00

Vilson Nascimento

Um motorista paraguaio, segundo a polícia em estado de embriagues, invadiu uma via preferencial, atropelou dois irmãos que trafegavam de motocicleta e fugiu sem prestar socorro às vítimas na tarde desse domingo (1) em Amambai.

O acidente aconteceu por volta das 13h45 no cruzamento das ruas, Dom Pedro II com Elpídio Pereira da Rosa, na região da Vila Xavier.

Segundo a Polícia Militar, Rangel Torres Pereira de 23 anos, residente em Capitan Bado no Paraguai, conduzia uma caminhonete Mitsubishi L 200 com verde, placas PTG 113 do Paraguai, pela rua Elpídio Pereira da Rosa quando teria invadido a via preferencialda Dom Pedro II e colhido a motocicleta Yamaha YBR, cor vermelha, placa de Amambai-MS, conduzida pelo militar do Exército Brasileiro, Layon Copertino de Oliveira de 20 anos, residente em Amambai, que tinha como garupa seu irmão, Leandro Copertino de Oliveira de 25 anos, também residente em Amambai.

Segundo informações de testemunhas, com o impacto os dois ocupantes da motocicleta foram atirados longe e a motocicleta ficou parcialmente destruída. Socorridos pelo Corpo de Bombeiros para o Pronto Socorro do Hospital Regional de Amambai, os irmãos receberam atendimento de emergência.

Leandro, com fratura em uma das pernas, foi submetido à cirurgia no próprio HR, já o militar, Layon Copertino, que teria sofrido fratura de bacia, foi encaminhado para um hospital na cidade de Dourados.

Motorista da caminhonete foge, mas acaba preso

De acordo com a Polícia Militar após o acidente, mesmo com a caminhonete com a frente danificada e um dos pneus dianteiro furado, Rangel Pereira teria acelerado e fugido do local.

Uma pessoa que teria presenciando o acidente, teria seguido a caminhonete a distância e visto o momento que o veículo teria sido escondido em uma residência situada no Conjunto Habitacional Alcindo Franco Machado, a cerca de três quilômetros do local do acidente e comunicou a Polícia Militar que efetuou diligências e realizou a apreensão da caminhonete e a prisão do condutor.

Motorista estava embriagado, diz PM

Segundo a Polícia Militar ao ser submetido ao teste do bafômetro, o condutor da caminhonete, Rangel Torres Pereira, que na hora do acidente estaria em companhia de outras pessoas, apresentou 0,72 mg de álcool por litro de ar expelido, volume seis vezes maior que o permitido por lei, que segundo a polícia seria de 0,10 mg por litro.

Rangel, que também tem carteira de identidade brasileira, mas não portava CNH (Carteira Nacional de Habilitação), segundo a polícia, foi encaminhado para a Delegacia de Polícia Civil de Amambai onde foi autuado em flagrante.

Jovem é encontrada morta em canavial de Naviraí

0

2009-02-01 18:06:00

O corpo de Thais Francisca de Oliveira, de 16 anos, foi encontrado na manhã de hoje, em um canavial localizado cerca de 100 metros da rodovia MS-165, que liga Naviraí a Jateí, no acesso ao assentamento Juncal.

Segundo o site Sul News, os policiais militares teriam sido avisados por um carroceiro, que teria fugido, assustado, logo após ter ocorrido uma perseguição com troca de tiros a um carro, que seria um Chevrolet Astra, de cor prata, que teria um homem e uma mulher a bordo.

A vítima pode ter sido estuprada já que ela estava semi-nua. O no pescoço de Thais havia ferimentos, de uma possível tentativa de estrangulamento. Próximo ao local do crime o policiais militares disseram que encontraram também uma camisinha cheia de esperma.

O corpo da adolescente foi encaminhado para o IML (Instituto Médico Legal) de Naviraí.

Roberto Protético destaca segundo mandato em Amambai

0

2009-02-01 17:08:00

Vilson Nascimento

Politicamente maduro, com quatro anos de mandato frente ao Poder Legislativo Municipal em Amambai, o vereador Roberto Rojo Rodrigues, o “Roberto Protético” (PDT), destaca seu segundo mandato consecutivo frente à casa de leis e fala sobre projetos futuros.

Eleito pelo grupo de oposição a atual administração municipal, Protético diz que não fará um trabalho de oposição na Câmara, mas sim, voltado para os interesses do município e da população.

“Aprendi muito durante meus primeiros quatro anos de mandato como vereador e pretendo colocar essa aprendizagem em prática durante esse segundo mandato. Não farei uma legislatura de oposição ao prefeito Dirceu Lanzarini e a atual administração, votarei a favor de todos os projetos que vierem de encontro aos interesses do município e da população de Amambai e discutirei e cobrarei explicações sobre as matérias que julgar estarem incorretas ou gerando dúvidas”, disse o vereador ao relatar que “é dono de seu mandato” e não irá ceder a influências políticas para mudar de opinião.

“Minha meta é honrar a todas as pessoas que depositaram seu voto de confiança em mim nas eleições passadas e defender os interesses da população de Amambai. Não vou ceder a pressões políticas, tenho mantido um bom relacionamento com o prefeito Dirceu Lanzarini e com os demais vereadores que compõe a atual legislatura na Câmara e vou visitar cada um dos secretários municipais objetivando manter uma proximidade e auxiliar para a realização de um bom trabalho em prol da população do município, independentemente de sigla partidária ou posição política”, disse Protético.

Trabalho na área de saúde

O vereador, que faz parte da mesa diretora da Câmara Municipal e atualmente ocupa a primeira secretaria da casa de leis, destaca que neste segundo mandato atuará em todas as áreas, mas com maior destaque na área de saúde, como fez durante seus primeiros quatro anos na Câmara de Amambai.

“Vou continuar atuando na área de saúde como fiz durante todo mandado passado. Quando necessário vou procurar o secretário de saúde e o prefeito para solucionar problemas nesse setor. Tenho total apoio do deputado estadual Onevan de Matos e através dele, mesmo antes de ocupar cargo público, consegui encaminhar várias pessoas para tratamento na Capital do Estado, Campo Grande e vamos continuar realizando esse trabalho em conjunto”, disse o vereador ao informar que o Deputado Onevan dispõe de uma pensão na Capital exclusiva para abrigar, gratuitamente, pessoas moradoras em cidades do interior que precisem realizar tratamentos na Capital e por sua intermediação, centenas de pessoas de Amambai já foram assistidas pelo deputado e sua equipe em Campo Grande.

Bandidos deixam vítima amarrada e levam camioneta

0

2009-02-01 15:07:00

Ontem, por volta das 17h30, na BR 163, Km 08, entre Dourados e Caarapó, Nivaldo Francisco Ferreira Paraíso, de 58 anos, morador do Jardim Água Boa, que trabalha com frete, recebeu um chamado para pegar um freezer no Trevo da Bandeira.

Chegando no local, encontrou dois homens que disseram para Nivaldo pegar a mercadoria e seguiram rumo à Caarapó. No meio do caminho, os dois anunciaram o assalto e próximo à Embrapa os bandidos retornaram onde, no Trevo, pegaram mais dois desconhecidos.
 
Próximo ao Curral de Arame, dois dos bandidos permaneceram com a vítima e outros dois seguiram levando a camioneta. A vítima foi amarrada, os bandidos fugiram e depois de mais de 1 hora Nivaldo conseguiu se livrar e acionou a Polícia.
 
Os bandidos também levaram de Nivaldo um aparelho de telefone celular, R$ 150,00 em dinheiro e uma lâmina de cheque no valor de R$ 140,00.
 
A camioneta roubada era uma Ford F4000, de cor laranja, ano e modelo 81, com placas HQT 1791, de Dourados.

Funasa deixará controle da saúde do indígena até junho

0

2009-02-01 13:03:00

O ministro da Justiça, Tarso Genro, disse ontem que até junho deste ano o controle da saúde do indígena vai migrar da Funasa (Fundação Nacional de Saúde) para outro setor do ministério da saúde.

Segundo Genro, a transferência aguarda a votação de uma lei no Congresso Nacional. Tarso falou sobre a mudança após uma reunião com representantes dos povos indígenas, durante o Fórum Social Mundial, na Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra), em Belém.

Lideranças indígenas que participavam do evento disseram que a mudança é um desejo dos índios. "A Funasa não dá mais. O que a gente quer é melhorar a saúde do nosso povo. Com quem vai ficar não importa. O que importa é garantir que o recurso chegue aos índios e de forma facilitada", disse o líder da nação indígena Kayapó no Pará, Akiaboro Kayapó.

Temporal atingiu Caarapó neste sábado

0

2009-02-01 11:34:00

Um temporal que durou cerca 30 minutos no fim da tarde deste sábado (31), derrubou árvores e destelhou casas em Caarapó.

Contrariando as previsões dos institutos de meteorologia que não previam chuva para o dia de hoje no município, um forte temporal atingiu a cidade por volta das 17 horas.

Uma das regiões mais prejudicadas foi o centro da cidade, onde diversos galhos de árvores caíram pelas avenidas. O forte vento destelhou o teto da Igreja Quadrangular, localizada na Avenida Dom Pedro II e também de diversas residências. O temporal também prejudicou o fornecimento de energia elétrica na vila Jary por mais de 2 horas.

Equipes da Secretaria de Obras da Prefeitura tiveram muito trabalho para remover galhos e árvores que caíram nas ruas e calçadas da cidade.

Pesca esportiva é permitida a partir de hoje no rio Paraguai

0

2009-02-01 11:19:00

A partir de hoje (1º de fevereiro) está autorizada a pesca na modalidade “pesque e solte”, ou pesca esportiva, somente no rio Paraguai e com petrechos permitidos.

É obrigatório, porém, que o pescador amador tenha em mãos a licença de pesca e a carteira de identidade. A licença pode ser adquirida em agências do Banco do Brasil ou pela internet, no endereço www.imasul.ms.gov.br/lic_pesca.php

Desde o início de novembro de 2008, a pesca está proibida em todos os rios do Estado e a proibição continua até o dia 28 de fevereiro de 2009. Há exceções, portanto é necessário muita atenção por parte daqueles que não veem a hora de se dedicar à pesca de forma legal.

As únicas modalidades de pesca permitidas neste período são a pesca de subsistência e a pesca científica. A pesca de subsistência é autorizada somente ao pescador ribeirinho que, desembarcado ou em barco a remo, utilize exclusivamente caniço simples, linha de mão e anzol, para garantir a alimentação familiar, sem fins comerciais, sendo vedado o transporte e a comercialização do pescado.

A cota diária de pescado para esta condição exclusiva fica limitada a três quilos de peixes ou um exemplar de qualquer tamanho, respeitados os tamanhos mínimos para captura conforme estabelecido em legislação. Já a pesca cientifica só pode ser exercida com a devida autorização do Ibama e do Imasul.

Embarcações

Além da proibição da pesca, fica vedado o trânsito de embarcações nas áreas de reserva de recursos pesqueiros, que são: toda a bacia do rio Taquari, situada a montante (acima) da ponte velha da cidade de Coxim; toda a bacia do rio Miranda, situada a montante (acima) da ponte velha da cidade de Miranda, acesso ao município de Bodoquena (rodovia do Calcário); e toda a bacia do rio Aquidauana, situada a montante (acima) da ponte velha que liga as cidades de Aquidauana e Anastácio.

“Não estamos restringindo, de forma alguma, o direito de ir e vir do cidadão ribeirinho, mas sim o trânsito de barcos motorizados de turistas, que acabam por prejudicar a movimentação dos cardumes em reprodução”, explica Francisca Albuquerque, gerente de Recursos Pesqueiros e Fauna do Instituto de Meio Ambiente de MS (Imasul).

Rio Paraná

De acordo com a superintendência do Ibama em Mato Grosso do Sul, na bacia do Rio Paraná só é permitida a pesca amadora nos reservatórios existentes no Rio Paraná, e só é válida para a pesca de espécies exóticas, observado o limite de cinco quilos, mais um exemplar por pescador.

A Instrução Normativa do Ibama número 194 de 02 de outubro de 2008 relaciona como espécies exóticas existentes na bacia do Rio Paraná peixes como o tucunaré, a tilápia, a carpa, o apari, a curvina, o zoiudo e o porquinho.

Já para os peixes típicos como o pintado, a cachara, o dourado, o piau e o piauçu, a proibição de pesca é mantida.

“Ainda assim, o pescador que capturar essas espécies permitidas deve passar em um posto da Polícia Militar Ambiental (PMA) e declarar o pescado, obtendo a guia de controle de pescado, documento que o permite transportar o pescado tanto em Mato Grosso do Sul, quanto em outro Estado do pais”, explica Francisca.

‘Crédito está voltando ao normal no Brasil’, diz Meirelles

0

2009-02-01 10:05:00

As condições de crédito vão voltar ao normal no Brasil em dois meses com os esforços do governo para destravar os empréstimos, afirmou nesse sábado (31) o presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, durante o Fórum Econômico Mundial, em Davos, na Suíça.

"O Brasil é um dos poucos países emergentes e em desenvolvimento que tem recursos para substituir o crédito internacional", disse. "Podemos esperar que a oferta total de crédito, doméstico e internacional, estará normalizada em 30 a 60 dias."

A oferta de crédito doméstico já voltou aos níveis anteriores à crise, acrescentou. O BC já informou que vai destinar até US$ 20 bilhões das reservas internacionais para mais de 4 mil empresas brasileiras com dívida no exterior vencendo entre setembro de 2008 e o final deste ano.

Antes de a crise atingir os mercados emergentes, as companhias brasileiras estavam rolando a dívida e também obtendo mais empréstimos no exterior. Meirelles afirmou ainda que espera que o país cresça mais que a média mundial em 2009.

Auto-escolas do Estado realizam 1° fórum de debates

0

2009-02-01 09:16:00

O Sindcfc (Sindicato dos Centros de Formação de Condutores de Mato Grosso do Sul) realiza no dia 6 de fevereiro o Primeiro Fórum Estadual dos Centros de Formação de Condutores, conhecidos também como auto-escolas.

Durante o evento serão discutidos os procedimentos trabalhistas, o fortalecimento da entidade e será feita uma analise da implantação de um sistema digital.

Os proprietários de auto-escolas ainda vão discutir temas que têm gerado muita polêmica entre eles e os instrutores: as aulas de motos em vias urbanas, e a carga horária tanto teórica quanto prática.

No fim do Fórum as entidades prometem redigir uma carta ao Detran de Mato Grosso do Sul apresentando propostas de solução para as questões mais pertinentes vividas pelas auto-escolas do Estado.

Foram convidados para o evento o governador do Estado, André Puccinelli, e o prefeito de Campo Grande, Nelsinho Trad, além de outras autoridades.

Governo anuncia em março novas áreas para plantio de cana

0

2009-02-01 08:10:00

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento vai divulgar o zoneamento da plantação da cana-de-açúcar no Brasil em março.

O mapeamento, realizado pela Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), tem como objetivo demarcar as áreas permitidas para o plantio da matéria-prima do etanol.

O ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, já negou a possibilidade do governo apresentar uma proposta que aumente a área cultivada pela cana no pantanal matogrossense e na Amazônia.

O zoneamento agrícola vai demarcar as áreas onde será permitido o cultivo das matérias-primas que serão destinadas à produção de biocombustíveis. A expectativa é que, com isso, o Brasil conquiste mais espaço no mercado internacional.

O Brasil é o país que dispõe da maior área de terras ainda a serem cultivadas, cerca de 100 milhões de hectares. As áreas utilizadas para o plantio da cana atualmente correspondem a um pouco mais de 1% desse total.

As terras voltadas para a produção de milho equivalem ao dobro da usada pela cana. Já as áreas para o plantio de soja são o triplo das de cana. As direcionadas para o pasto são 30 vezes maior, cerca de 235 milhões de hectares.

Apesar da crise financeira internacional, que poderá afetar as exportações do etanol brasileiro, as vendas para o mercado externo bateram recorde no ano passado (5,1 bilhões de litros). No mesmo período, a produção somou 24,6 bilhões de litros.

Queda nas vendas

Mas este ano não será como o anterior. O preço muito barato da gasolina nos EUA e problemas na entressafra vão causar quedas na produção e exportação do etanol.

A Unica (União da Indústria de Cana-de-Açúcar) admite que as vendas este ano não serão tão boas como as de 2008, mas pretende manter o volume alcançado no ano passado. Mesmo com as dificuldades previstas para 2009, a Unica acredita que as vendas em 2010 vão aumentar.

Primeiro, em função do maior número de carros flex-fluel e, depois, por causa da sinalização de uma maior cooperação entre Brasil e Estados Unidos em relação ao etanol.

Além disso, a União Européia aprovou no fim do ano passado uma medida que obriga a adição de 10% de combustíveis renováveis nas gasolinas dos países que compõem o bloco até 2020. Os governos já devem começar a adotar as novas regras no próximo ano.