21.1 C
Amambai
domingo, 28 de junho de 2026
Início Site Página 908

Mara Caseiro solicita maquinário para beneficiar moradores da Aldeia Água Azul

0

Para atender a Aldeia Água Azul, em Dois Irmãos do Buriti, a deputada estadual Mara Caseiro (PSDB) pediu ao governo estadual, a disponibilização de uma patrulha agrícola mecanizada, composta por uma grade niveladora, duas calcalhadeiras, quatro borrifadores hidráulicos, cinco plantadeiras hidráulicas e seis batedeiras. O pedido atende indicação do cacique Ndeti Reginaldo e por Jason Roberto.

O pedido foi direcionado ao secretário estadual de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar, Jaime Elias Verruck e ao diretor-presidente da Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural – AGRAER, Washington Willeman de Souza. “Solicitei esses equipamentos para aumentar os níveis de produtividade agrícola e, assim, ajudar a população das aldeias”, explicou a deputada.

O objetivo, segundo Mara Caseiro, é de que referido maquinário seja disponibilizado à população das aldeias, de forma gratuita. “A utilização de tratores, implementos e maquinários modernos e eficientes tornou-se fundamental para que os agricultores disponham de técnicas mais adequadas de preparo do solo, semeadura, distribuição de corretivos e fertilizantes, pulverização, colheita, entre outras. Por isso, fiz a solicitação em prol dessas comunidades”, disse ela.

Por: Tavane Ferraresi/ALEMS  Foto: Victor Chileno

Polícia Cientifica Dois Anos de Muita História: Segurança e Justiça por meio da Ciência

0

Há dois anos, a Polícia Cientifica de Amambai foi criada com o objetivo de fortalecer e aprimorar o trabalho dos Peritos Oficiais Forenses e Peritos Médicos Legistas na região. Desde então, a unidade tem desempenhado um papel crucial na resolução de diversos casos complexos, destacando-se como um marco na investigação criminal.

Um exemplo notável desse impacto positivo é a recente identificação de um suspeito em um caso de estupro ocorrido no ano passado. Graças aos avanços tecnológicos e ao trabalho meticuloso dos peritos, foi possível utilizar técnicas avançadas de investigação para chegar ao resultado.

O caso foi desvendado através da Pesquisa de Antígeno Prostático Específico (PSA), uma técnica que permite a detecção de traços biológicos específicos. Além disso, a Determinação de Perfil Genético e Identidade Genética foram fundamentais para estabelecer uma ligação irrefutável entre o suspeito e a cena do crime.

Os peritos da Polícia Cientifica aplicaram essas técnicas de forma precisa e eficiente, demonstrando a importância de equipamentos modernos e da capacitação contínua dos profissionais da área. A identificação do suspeito não só trouxe uma resposta para a vítima e seus familiares, mas também reforçou a confiança da comunidade no trabalho realizado pela Polícia.

Com apoio imprescindível da Prefeitura, Conselho de Segurança, Coordenadoria Geral Perícias (CGP) e comerciantes locais que contribuíram para formação e aprimoramento da unidade, nestes dois anos, a Polícia Cientifica se firmou como uma referência ao oferecer soluções rápidas e precisas para casos que poderiam permanecer sem resolução. A unidade tem sido um alicerce no apoio à justiça, cultivando um sentimento de segurança e confiança entre os moradores locais.

Este marco não seria possível sem o empenho e dedicação dos Peritos Oficiais Forenses, Peritos Médicos Legistas e Agente de Polícia cientifica, que continuam a se especializar e inovar na busca pela verdade. A Polícia Cientifica, em seu segundo ano de existência, celebra não só suas conquistas, mas também o compromisso contínuo de melhorar e servir a sociedade com excelência.

Da Redação

Lia quer praça de Montese com pista de caminhada e revitalizada 

0

A deputada estadual Lian Nogueira (PSDB), encaminhou indicação ao Governo do Estado e ao prefeito de Itaporã, Marcos Pacco (PSDB), para que seja feita a revitalização e a construção de uma pista de caminhada na Praça Geraldo Gualberto Guerino, localizada no Distrito de Montese, em Itaporã. 

Lia Nogueira disse que em contato com o líder comunitário Miguelzinho, ficou sabendo que há uma grande procura da população pela prática desportiva e por atividades de lazer e que a praça é um ponto central de convivência para os moradores, mas atualmente encontra-se em condições precárias. 

A parlamentar afirmou que a reforma e construção da pista de caminhada incentivará a prática de atividades físicas de lazer e convivência, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida dos moradores e fortalecendo o sentimento de comunidade. “Os moradores esperam por estes benefícios e sabemos do compromisso do Governo do Estado e do prefeito Marcos Pacco com a comunidade e com os esforços de todos o distrito de Montese vai receber esta obra em breve, disse Lia Nogueira.

Paraíso das Águas: Mara Caseiro pede a manutenção da ponte sobre o Rio Sucuriú

0

A fim de evitar acidentes, a deputada estadual Mara Caseiro (PSDB) pediu ao governo estadual, a manutenção da ponte do Rio Sucuriú, localizada na MS-320, distrito de Pouso Alto, no município de Paraíso das Águas. A presente indicação atende pedido do vereador Professor Leonardo.

Conforme o vereador, a ponte localizada sobre o Rio Sucuriú está apresentando fissuras significativas em sua estrutura, fato que tem gerado grande preocupação entre seus usuários, o que atrai a necessidade de adoção de providências emergenciais para que não desmorone completamente.

Diante da situação relatada, a deputada encaminhou a indicação de manutenção da ponte ao secretário estadual de Infraestrutura e Logística, Hélio Pellufo Filho e ao diretor-presidente da Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos – AGESUL, Mauro Azambuja Rondon. “O serviço ora solicitado evitará que graves acidentes aconteçam neste trecho da via, sendo essencial à preservação da segurança dos usuários da via”, afirmou Mara Caseiro.

Por: Tavane Ferraresi/ALEMS  Foto: Victor Chileno

Ampliada, comissão para acompanhar Rota do Pantanal passa a ter seis membros

0

A Comissão Temporária de Representação para Acompanhamento da Concessão da BR-163/MS, em trecho denominado “Rota do Pantanal”, tem, agora, seis deputados como membros. A Mesa Diretora da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) publicou na edição desta quarta-feira (3) do Diário Oficial do Parlamento o Ato 81/2024, que inclui a deputada Mara Caseiro (PSDB) e Caravina (PSDB) como novos integrantes.

Ampliada, comissão para acompanhar Rota do Pantanal passa a ter seis membros
Rodovia Rota do Pantanal

(Imagem: ANTT)

Instituído pelo Ato 73/2024, a Comissão tem como membros, além dos dois novos integrantes, deputada Mara Caseiro e o deputado Caravina, os parlamentares Junior Mochi (MDB), Pedro Kemp (PT), Roberto Hashioka (União) e Pedrossian Neto (PSD). Esse último deputado foi incluído na comissão pelo Ato 79/2024, publicado no mês passado. A inclusão dos novos integrantes resulta de aprovação pelo Plenário de requerimentos feitos pelos parlamentares.

A Comissão Temporária de Representação para Acompanhamento da Concessão da BR-163/MS resultou de grupo, inicialmente designado para acompanhar a audiência pública realizada pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) em 22 de março de 2023 na ALEMS. Na audiência, foi informado que os custos relativos à concessão do trecho Rota do Pantanal (parte norte da BR-163 em Mato Grosso do Sul) somam custos de R$ 7,1 bilhões, a serem aplicados nos 30 anos do novo contrato.  

Com de 379,6 quilômetros, a Rota do Pantanal compreende trecho que liga o entroncamento com a BR-262/MS, em Campo Grande, ao fim da Ponte Rio Correntes, na divisa com Mato Grosso. “Com a relicitação da concessão, pretende-se garantir uma logística eficiente por meio da integração da malha, reduzir custos, ampliar a capacidade de transportes e aumentar a competitividade do país. O trecho da BR-163/MS tem importância por promover a logística regional de escoamento da produção agrícola de soja e milho, contribuindo para o desenvolvimento regional do centro-oeste do país”, afirma a ANTT em seu site.

Para conferir o andamento do processo de concessão da rodovia, clique aqui.

Por: Osvaldo Júnior/ALEMS  Foto: Wagner Guimarães

Confira a farmácia de plantão hoje em Amambai

0

Plantão: Drogaria Vidal Farma    Fone: 99329-1923

Em frente ao Terminal Rodoviário

Baixa cobertura vacinal no Estado preocupa profissionais da saúde

0
Fotos: ASCOM/PrefCG

Nesta semana foi comemorado o Dia da Vacina BCG, destinada a recém-nascidos e crianças de até quatro anos, que protege pulmões, ossos, rins e meninges. Em Campo Grande, a cobertura vacinal do imunizante é de 71,5%, abaixo da meta de 90%. A vacina da gripe também imunizou apenas 38% dos grupos prioritários, apenas um terço da meta.

Dados do Ministério da Saúde e das secretarias locais mostram que outros imunizantes também sofreram baixa procura nos últimos meses, inclusive aqueles cuja cobertura sempre foi alta, como a vacina contra a poliomielite. Os números preocupam os profissionais da saúde, inclusive os que atuam no sistema de atenção domiciliar.

Baixa cobertura vacinal no Estado preocupa profissionais da saúde

O enfermeiro da KZT – Atenção Médica Domiciliar. Edson Júnior, conta que a empresa mantém seus assistidos com o calendário vacinal em dia, até mesmo os acamados. “Quando o paciente não pode se locomover até as unidades de saúde, os familiares ou a própria agente comunitária contacta a enfermeira do posto e ela vai aplicar”, diz.

Em tempos de informações falsas disseminadas com facilidade, muitas pessoas deixaram de se imunizar acreditando não ser necessário ou até mesmo que correria algum risco. O profissional da saúde rebate. “A vacina é segura sim, ela é liberada após uma série de estudos, pesquisas e testes. No Ministério da Saúde existe o PNI (Programa Nacional de Imunização) e através desse programa as doses são liberadas para os Estados”, explica.

Muitas vezes os idosos, público que muitas vezes não atingem as metas, sentem receio de se vacinar por medo das reações. “O que as pessoas precisam entender é que na vacina há antígenos, que são vírus inativos. Ou seja, ninguém fica doente pela vacina, pode talvez ter uma reação a um componente presente”, fala.

Edson também lembra sobre a exigência da vacinação em dia para a realização de diversas atividades, como viagens, participação em processos seletivos e até mesmo matrícula escolar.

Perdi minha carteirinha, e agora?

Desde meados de 2016 o sistema de saúde do país tem registros digitais. Para solicitar a segunda via da carteira de vacinação, o cidadão deve ir à unidade básica de saúde mais próxima da sua casa buscar no sistema quais vacinas foram administradas recentemente.

As que não tiverem registro serão aplicadas apenas caso prescrita por um médico após avaliação. “O profissional vai determinar quais são necessárias, pois cada paciente é único. Algumas, inclusive, precisam de laudo médico para serem aplicadas. Outras são doses únicas, mas foram atualizadas”, explica Edson.

Através dos aplicativos “Meu SUS” e “MS Digital” o cidadão pode acompanhar as doses de vacina que recebe, como um cartão de vacina digital.

Prefeitura de Naviraí desativará redes sociais até 06 de outubro devido às normas eleitorais

0
Foto: Divulgação

Devido ao período eleitoral, as redes sociais da Prefeitura de Naviraí e dos demais órgãos da Administração Municipal serão desativadas a partir das 13h desta sexta-feira, 05 de julho. A medida será vigente até o dia 6 de outubro, data das eleições, em cumprimento à Lei das Eleições, que proíbe órgãos públicos de realizarem publicidade institucional de seus atos, programas, obras, serviços e campanhas nos três meses que antecedem o pleito eleitoral.

Apesar da desativação temporária das redes sociais, o site oficial do município (naviraí.ms.gov.br) permanecerá no ar para que os cidadãos possam emitir IPTU, Alvará, Nota Fiscal e acessar outros serviços essenciais. A proibição de publicidade institucional está prevista no Artigo 73 da Lei nº 9.504/1997 e visa assegurar a igualdade de condições entre os candidatos durante o período eleitoral. A exceção é apenas para situações graves e de necessidade pública que forem reconhecidas pela Justiça Eleitoral.

As Gerências e Núcleos da Prefeitura de Naviraí foram formalmente comunicadas sobre o impedimento pela Assessoria de Comunicação. Além da Lei das Eleições, outros dispositivos legais como a Resolução 23.610/2019 do Tribunal Superior Eleitoral e a própria Constituição Federal também preveem a vedação de publicidade institucional em período eleitoral.

Vereadores de Paranhos vistoriam obras da nova Câmara Municipal antes da inauguração

0
Foto: Assessoria

Na última segunda-feira, dia 1º de julho, todos os vereadores de Paranhos estiveram presentes para realizar uma vistoria nas obras da nova Câmara Municipal, localizada na Rua João Ponce de Arruda, 1854, próximo ao Banco do Brasil, na região central da cidade. A inauguração do novo prédio está marcada para esta sexta-feira, dia 5 de julho, às 8h30.

A nova sede da Câmara Municipal de Vereadores é fruto de um investimento de R$ 2.243.432,43, provenientes do Duodécimo da Câmara. O terreno foi doado pela Prefeitura de Paranhos, sob a gestão do prefeito Donizete Viaro. O projeto teve início durante o mandato da ex-presidente Prof.ª Adriana Ribeiro e foi concluído sob a liderança da atual presidente, Prof.ª Beth.

A Malpeke Construtora LTDA foi a empresa vencedora do Processo Administrativo 232/2022, responsável pela execução das obras, que tiveram um prazo de conclusão de 20 meses.

O objetivo da nova instalação é proporcionar um espaço amplo e confortável para vereadores, servidores e munícipes. A presidente da Câmara, Prof.ª Beth, destacou a importância de receber as famílias paranhenses na inauguração e convidou todos a participarem da cerimônia.

Os vereadores que compõem a atual legislatura na Câmara Municipal de Paranhos são Adriana dos Santos Alves Ribeiro, Anderson Michel Fernandes, Denílson Aparecido Rafaine, Elizabeth Brites Benites, Giulliano De Larissa, Hélio Ramão Acosta, João Maria de Quadros, Luiz Carlos Lopes e Milton Rogério da Silva.

(Com informações da Assessoria)

Fonte: Redação/Grupo A Gazeta

Transparência: em transmissão via internet, Governo de MS detalha ações de combate aos incêndios no Pantanal

0

Com números e mapas, o secretário Jaime Verruck (Semadesc) destacou em transmissão via internet nesta quinta-feira (4), as ações de combate aos incêndios no Pantanal de Mato Grosso do Sul. A live, realizada uma vez por semana, faz parte das medidas anunciadas recentemente pelo governador Eduardo Riedel para dar ainda mais transparência no enfrentamento ao fogo.

Já foram empregados mais de R$ 50 milhões em recursos estaduais nas ações de prevenção e combate aos incêndios. O secretário destacou a ação conjunta desenvolvida com o Governo Federal. “Isso está muito organizado, estruturado. Esperamos que consigamos manter toda essa estrutura de apoio ao longo dos meses mais críticos que anda estão por vir, exatamente agosto e setembro”, declarou.

Desde 2 de abril de 2024, atuaram na Operação Pantanal 446 bombeiros militares. O reforço da Força Nacional, no momento, representa 82 militares. Outros 233 brigadistas do Ibama reforçam o combate.

Ao todo 11 aeronaves são usadas no combate ao fogo, incluindo Air Tractors, helicópteros e o cargueiro KC-390 dos Governos Estadual e Federal. A estrutura ainda conta com 39 veículos, entre caminhonetes, caminhões e lanchas.

No monitoramento feito pelos bombeiros aparece um ponto de combate na região do Rio Negro que acaba de ser controlado e outros cinco ativos: ao norte de Corumbá, nas regiões do Porto Sucuri e do Paraguai Mirim, e a sudeste, nas regiões do Buraco das Piranhas, do Rio Abobral e do Rio Taquari.

A explicação deste acompanhamento via satélite veio da tenente-coronel Tatiane Inoue, diretora de Proteção Ambiental do Corpo de Bombeiros Militar, responsável pelo monitoramento e ações de combate aos incêndios florestais em Mato Grosso do Sul. Ela foi convidada a participar da live trazendo detalhes do monitoramento a partir do Sistema de Comando de Incidentes.

Transparência: em transmissão via internet, Governo de MS detalha ações de combate aos incêndios no Pantanal
Transparência: em transmissão via internet, Governo de MS detalha ações de combate aos incêndios no Pantanal

Desde o começo do ano até 2 de julho, 566 hectares foram queimados no Pantanal sul-mato-grossense, o que corresponde a menos de 5% do total de 9 milhões de hectares da região pantaneira no Estado. O aumento chega a 157% em relação ao mesmo período de 2020, quando foram queimados 219 mil hectares – considerada até então, a pior temporada de incêndios. Os números são do Laboratório de Aplicações de Satélites Ambientais do Departamento de Meteorologia da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro).

Os focos de calor detectados via satélite chegam a 2.879 nestes primeiros seis meses, segundo dados do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisa Espaciais). Aumento de 45% em relação ao mesmo período de 2020, quando houve 1.975 registros.

Jaime Verruck reforçou que nem todos os focos de calor se transformam em incêndios e respondeu também sobre Estatuto do Pantanal, recém aprovado pela Comissão de Meio Ambiente do Senado Federal.

O secretário ressaltou que tanto Mato Grosso do Sul quanto o vizinho Mato Grosso já tem leis próprias e isso já cria possibilidades legais de atuação. “Caso [a Lei Federal] venha a ter restrições adicionais a que nós temos aqui, valerá obviamente a federal. É um mecanismo importante para a proteção do Pantanal, mas entendendo que os dois Estados já estabeleceram um mecanismo relevante que garante a proteção do Pantanal”, disse.

Transparência: em transmissão via internet, Governo de MS detalha ações de combate aos incêndios no Pantanal

Responsabilização – De janeiro de 2020 a junho de 2024 foram aplicados 94 autos de infração que somam R$ 54 milhões. Respondendo a uma pergunta encaminhada previamente pela imprensa, o secretário explicou como funciona o processo. Destacou que a primeira fase é a identificação, depois é preciso saber qual fato gerou o incêndio, se foi natural ou colocado por terceiros. “Já emitíamos 94 autos de infração e destacando, deste valor total você tem todo o processo administrativo de responsabilização, de defesa. Até o momento nada desses 54 milhões entrou no caixa do governo. No momento em que qualquer multa ambiental dessa ordem entra será usada pela própria estrutura do Imasul em apoio às ações de prevenção, combate e toda a estrutura ambiental do Estado”, explicou Jaime Verruck.

Previsão do tempo – De acordo com o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima de Mato Grosso do Sul), até 6 de julho a meteorologia indica tempo seco aliado aos calor acima da média. A partir daí uma frente fria tende a deixar as temperaturas mais amenas, com baixa probabilidade de chuva, principalmente na região pantaneira. Há uma possibilidade de chuva em torno do dia 10 de julho. Depois  as temperaturas estarão em gradativa elevação nas regiões mais afetadas pelos incêndios florestais porém, devem permanecer abaixo dos 30°C até a primeira quinzena de julho.

Medidas tomadas pelo governo do estado para o combate aos incêndios: Projeto de Lei n. 146/2024 encaminhado à Alems (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul) para permitir a contratação de “bombeiros militares temporários”; Programa de monitoramento via satélite; Liberação para aumento de aceiros (contrafogo); Decreto estadual situação emergência (cidades); Portaria que suspende queima controlada; Assinatura do Pacto Federativo junto ao Governo Federal; Decreto situação de emergência ambiental em MS por 180 dias (prevendo queima prescrita); Treze bases avançadas no meio do Pantanal instaladas desde abril de 2024, quando o Estado decretou situação de emergência. Pela necessidade de serviço, hoje há mais duas instaladas, totalizando 15 bases avançadas no momento; Lei do Pantanal aprovada em dezembro de 2023.

Confira a live completa

Danielly Escher, Comunicação Governo de MS
Foto: Bruno Rezende

Governo de Mato Grosso Sul encaminha projeto de lei para contratação de bombeiros militares temporários

0

O Governo do Estado encaminhou para apreciação da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul projeto de lei que cria o quadro de bombeiros militares temporários e autoriza o ingresso de oficiais e praças no CBMMS (Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul). A medida, que pode ser inédita no País, atende um pedido da corporação militar sul-mato-grossense, além de seguir diretrizes da lei federal nº 14.751, de dezembro de 2023, que instituiu a norma orgânica nacional das Polícias Militares e dos Corpos de Bombeiros Militares dos Estados e do Distrito Federal.

De acordo com o comandante do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul, coronel Frederico Reis Pouso Salas, a iniciativa visa assegurar uma resposta eficiente e dinâmica frente as intercorrências e situações de emergência da corporação.

“O projeto apresentado pelo Governo do Estado de Mato Grosso do Sul à Assembleia Legislativa, que cria o quadro de bombeiros temporários no Estado de Mato Grosso do Sul, tem o objetivo de reforçar e implementar mais pessoal, de forma mais célebre dentro das fileiras da Corporação. Então, é uma metodologia que foi autorizada pela Lei 14.751. É uma pauta que quando eu assumi o comando do Corpo de Bombeiros, no ano passado, eu sugeri ao governador Eduardo Riedel, a partir da publicação dessa lei, e que criássemos de maneira concreta estes mesmos princípios da temporariedade de militares na nossa corporação. Talvez, sejamos o primeiro Estado da federação a ter essa carreira temporária, nos moldes que trata a lei federal promulgada em 2023”, afirmou coronel Frederico Reis.

O projeto estabelece ainda que a contratação temporária poderá se estender por um período máximo de sete anos. E o ingresso de bombeiro militar temporário será mediante a aprovação em processo seletivo simplificado, para matrícula em curso específico de treinamento e de capacitação profissional.

Alexandre Gonzaga, Comunicação do Governo de MS

Foto: Saul Schramm

Casa do Trabalhador disponibiliza 46 oportunidades de emprego nesta sexta-feira em Amambai

0
Fachada da Secretaria de Desenvolvimento/Casa do Trabalhador em Amambai. Foto: Vilson Nascimento

Vilson Nascimento 

A Casa do Trabalhador, órgão ligado à Fundação do Trabalho (Funtrab), do Governo do Estado, em Mato Grosso do Sul, disponibiliza 46 oportunidades de emprego nesta sexta-feira, dia 5 de julho, em Amambai.

Veja abaixo as oportunidades de emprego disponibilizadas

1 vaga para operador de caixa
1 vaga para consultor de vendas
1 vaga para operador de mercadorias e derivativos
1 vaga para balconista de açougue
4 vagas para agente de saneamento
2 vagas para motorista de caminhão
1 vaga para atendente do setor hortifrutigranjeiros
1 vaga para motofretista
2 vagas para salgadeiro
1 vaga para soldador
2 vagas para empregado doméstico diarista
1 vaga para regente administrativo
1 vaga para auxiliar de limpeza
1 vaga para assistente de vendas
1 vaga para auxiliar administrativo
1 vaga para auxiliar de engenheiro da construção civil
2 vagas para auxiliar de estoque
1 vaga para empregado doméstico nos serviços gerais
1 vaga para faxineiro
4 vagas para gerente de produção
3 vagas para mecânico de auto em geral
2 vagas para motorista de caminhão – basculante
1 vaga para operador de máquina terraplenagem
1 vaga para operador de retroescavadeira
2 vagas para pedreiro
1 vaga para recepcionista secretária (PcD)
1 vaga para repositor de mercadoria (PcD)
1 vaga para repositor de mercadorias
1 vaga para teleoperador de marketing (híbrido)
1 vaga para vendedor de comércio varejista
3 vagas para vendedor interno

Casa do trabalhador também oferece

A Casa do Trabalhador também realiza encaminhamento do seguro-desemprego para trabalhadores de Amambai e municípios da região. 

Segundo o órgão, para dar entrada no pedido de benefício, o trabalhador deve apresentar o termo de rescisão, a carteira de trabalho, CPF (Cadastro de Pessoa Física) e o RG (Carteira de Identidade). 

A Casa do Trabalhador em Amambai funciona anexa a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, ao lado do Salão Paroquial, no centro da cidade.

O horário de atendimento presencial ao público é de segunda a sexta no período das 7h às 13h. Maiores informações sobre os serviços prestados pela Casa do Trabalhador em Amambai poderão ser obtidas pelo fone (67) 3481-6148.

Prefeito Donizete Viaro recebe visita de representantes do CONDISI/DSEI-MS

0
Fotos: Assessoria

Na tarde de terça-feira, 2 de junho, o prefeito Donizete Viaro recebeu em seu gabinete o presidente do CONDISI/DSEI-MS, Elso Gonçalves Batista, o secretário executivo do CONDISI/DSEI-MS, Danilo de Oliveira Luiz, e o coordenador técnico do Polo Base de Paranhos, Sidney Avalos. A reunião teve o objetivo de garantir melhorias no atendimento aos povos originários em parceria com a coordenação do DSEI-MS.

O prefeito Donizete falou das ações do governo municipal em todas as aldeias do município, bem como das reformas e ampliações das Unidades Básicas de Saúde Indígena em Potrero Guaçu, Paraguassu e Sete Cerros.

Elso Gonçalves Batista agradeceu ao prefeito Donizete pela receptividade. “Viemos aqui para conversar, é um encontro para debatermos ideias, conhecer de perto a realidade vivenciada pelos povos indígenas desta região, solicitar e agradecer a ajuda do prefeito e sua equipe, e também parabenizá-lo pelo que tem feito nas comunidades indígenas. Estamos satisfeitos, o prefeito de Paranhos vem mantendo seu compromisso, dando atenção à população indígena”, frisou o presidente.

Procura-se cachorrinha desaparecida em Amambai

0
Fotos: Divulgação

Na segunda-feira, dia 1º de julho, uma cachorrinha chamada Princesa desapareceu no Conjunto Habitacional Nhu Verá, em Amambai. O animal é de porte pequeno e tem a pelagem caramelo.

Segundo a dona, Benizia, o portão estava encostado, e a cadela conseguiu sair por uma fresta. A última informação sobre o paradeiro de Princesa é que ela foi vista próxima à Escola Estadual Coronel Felipe de Brum.

Se você tem informações que possam ajudar a encontrá-la, entre em contato com Benizia pelo telefone (67) 99316-6450.

Procura-se cachorrinha desaparecida em Amambai
Procura-se cachorrinha desaparecida em Amambai

Fonte: Redação/Grupo A Gazeta

Pré-candidato Sérgio Barbosa intensifica diálogo com setores produtivos

0
Foto: Assessoria

Sérgio Barbosa, pré-candidato a prefeito de Amambai, tem demonstrado um intenso envolvimento com o desenvolvimento econômico local durante sua pré-campanha. Com uma agenda repleta de visitas ao comércio da cidade, Barbosa enfatiza a importância de apoiar os empreendedores que são a espinha dorsal da economia municipal.

“A economia da nossa cidade é extremamente beneficiada pelo trabalho dos empreendedores que, em suas diferentes configurações, se mantêm trabalhando com dedicação e constância,” declarou Sérgio Barbosa durante uma de suas visitas. “Na construção de nosso plano de Governo, queremos deixar claro nosso compromisso com o desenvolvimento local, envolvendo todos os agentes empreendedores do município, ampliando parcerias com órgãos de apoio (…)”

Simplificação e suporte técnico

Uma das ideias defendidas por Sérgio Barbosa é a simplificação da burocracia para os empreendedores locais. “Uma das principais dificuldades dos empreendedores municipais é o excesso de burocracia. Simplificar processos e oferecer suporte técnico são passos essenciais que a gestão municipal pode tomar para facilitar a vida de quem deseja abrir ou expandir seu negócio na cidade,” destacou o pré-candidato.

Durante suas visitas, Sérgio Barbosa tem ouvido atentamente as demandas e sugestões dos comerciantes. “Estamos visitando os comerciantes da nossa cidade para conhecer e valorizar quem trabalha duro, além de colher informações e reivindicações. Queremos construir um plano de governo sólido que promova o desenvolvimento local e atenda às necessidades da nossa comunidade. Continuaremos ouvindo para integrar essas vozes no nosso projeto.”

Visão de Futuro

A abordagem de Sérgio Barbosa reflete um compromisso genuíno com o crescimento e a prosperidade de Amambai. Ao estreitar laços com os setores produtivos e entender suas necessidades, ele se posiciona como um líder atento e preparado para enfrentar os desafios de uma gestão municipal eficiente.

Com um plano de governo que visa simplificar processos e oferecer suporte técnico aos empreendedores, Barbosa busca criar um ambiente propício para o desenvolvimento econômico sustentável. Seu engajamento com a comunidade empresarial local não só fortalece sua pré-candidatura, mas também sinaliza um futuro promissor para a cidade de Amambai.

Grave acidente de carro deixa mulher e criança mortas em Amambai

0
Acidente deixou duas pessoas mortas, sendo uma delas criança. Fotos: Corpo de Bombeiros Militar de Amambai

Na madrugada desta quinta-feira, dia 4 de julho, por volta das 2h40, ocorreu um grave acidente de trânsito na rodovia MS-386, em frente à Granja Piquissiri, depois da C.Vale, em Amambai. O Corpo de Bombeiros Militar do município atendeu a ocorrência.

Segundo informações fornecidas pela corporação, o acidente resultou em quatro vítimas de Aral Moreira, residentes em uma fazenda na estrada de Laguna Carapã. Duas delas faleceram: Aderica Samara Mera Denis, de 26 anos, e uma menina de 9 anos.

Os sobreviventes são dois homens, de 30 e 5 anos. O adulto sofreu uma possível fratura no arco costal e no braço direito, enquanto o menino sofreu escoriações. O veículo envolvido no acidente é um Chevrolet Corsa branco, que se chocou contra uma árvore.

O impacto deixou destroços espalhados ao redor do local, e o veículo ficou severamente danificado, especialmente no lado dos passageiros.

Fonte: Redação/Grupo A Gazeta

Com elevação gradativa nas temperaturas, quinta-feira tem previsão de sol e poucas nuvens

0
Foto: Vilson Nascimento

Para esta quinta-feira (4), a previsão indica tempo estável, com sol e poucas nuvens no Estado. De acordo com o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), o afastamento da massa de ar fria e seca gera a elevação gradativa nas temperaturas, com destaque no norte, Bolsão e Pantanal de Mato Grosso do Sul.

Em Campo Grande, o dia inicia com 20°C e chega aos 31°C nos horários mais quentes. Em Dourados, a mínima é de 16°C e a máxima de 32°C. Em Ponta Porã, na região Sul-Fronteira, os valores variam entre 17°C e 30°C. No Leste, Anaurilândia tem mínima de 17°C e máxima de 32°C.

Em Paranaíba, no Bolsão, os termômetros marcam 15°C inicialmente e atingem máxima de 32°C; Três Lagoas, na mesma região, a mínima é de 17°C e a máxima de 33°C. Na região norte, Coxim amanhece com 16°C e chega aos 34°C à tarde.

No Pantanal, a mínima em Corumbá é de 21°C e a máxima de 34°C, já Aquidauana apresenta variação entre 17°C e 35°C. Porto Murtinho, na região sudoeste, registra 20°C pela manhã e atinge 34°C ao longo do dia.

Heloisa Duim, Programa de Estágio Supervisionado

Haddad anuncia R$ 25,9 bilhões em cortes de despesas obrigatórias

0

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, anunciou na noite desta quarta-feira (3), após se reunir com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no Palácio do Planalto, que o governo prepara um corte de R$ 25,9 bilhões em despesas obrigatórias que abrangem diversos ministérios, para o projeto de lei orçamentária de 2025, que será apresentado em agosto ao Congresso Nacional. O corte ainda poderá ser parcialmente antecipado em contingenciamentos e bloqueios no orçamento deste ano.

“Nós já identificamos e o presidente autorizou levar à frente, [o valor de] R$ 25,9 bilhões de despesas obrigatórias, que vão ser cortadas depois que os ministérios afetados sejam comunicados do limite que vai ser dado para a elaboração do Orçamento 2025. Isso foi feito com as equipes dos ministérios, isso não é um número arbitrário. É um número que foi levantado, linha a linha do orçamento, daquilo que não se coaduna com os programas sociais que foram criados, para o ano que vem”, disse o ministro em declaração a jornalistas após a reunião.

O levantamento dos programas e benefícios que serão cortados foi realizado desde março entre as equipes dos ministérios da área fim e as pastas do Planejamento e da Fazenda. Além disso, bloqueios e contingenciamentos do orçamento atual serão anunciados ainda este mês, “que serão suficientes para o cumprimento do arcabouço fiscal”, reforçou o ministro. 

Essas informações serão detalhadas na apresentação do próximo Relatório de Despesas e Receitas, no dia 22 de julho. “Isso [bloqueio] está definido, vamos ter a ordem de grandeza nos próximos dias, assim que a Receita Federal terminar seu trabalho”.

Haddad reforçou que o governo está empenhado, “a todo custo”, em cumprir os limites da lei que criou o arcabouço fiscal.

“A primeira coisa que o presidente determinou é que cumpra-se o arcabouço fiscal. Essa lei complementar foi aprovada no ano passado, a iniciativa foi do governo, com a participação de todos os ministros. Portanto, não se discute isso. Inclusive, ela se integra à Lei de Responsabilidade Fiscal. São leis que regulam as finanças públicas do Brasil e elas serão cumpridas”, destacou o ministro da Fazenda.

A declarações de Fernando Haddad ocorrem um dia depois de o dólar disparar frente ao real, na maior alta em cerca de um ano e meio, no contexto de alta das taxas de juros nos Estados Unidos e também das críticas recentes do presidente brasileiro ao presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto. Ao longo desta quarta, com novas manifestações de Haddad e do próprio presidente Lula, houve uma redução do nervosismo no mercado financeiro e o dólar baixou para R$ 5,56, revertendo uma cotação que chegou a encostar em R$ 5,70 no pregão anterior.

Bazar da ONG Adote um Campeão de 4 Patas é adiado para o mês de agosto em Amambai

0
Foto ilustrativa - Crédito: IlonaBurschl/Pixabay

A ONG Adote um Campeão de 4 Patas adiou seu bazar beneficente, inicialmente previsto para meados de julho. O evento agora acontecerá nos dias 3, 4 e 5 de agosto, das 8h às 17h, na Rua Alcindo Franco Machado, 1447, Vila São Luiz, próximo à Poli, em Amambai. O objetivo do bazar é arrecadar fundos para cobrir os custos veterinários dos animais resgatados pela organização, que é sem fins lucrativos.

Karina Andrade, voluntária da ONG, informa que os produtos à venda terão preços entre R$ 1,00 e R$ 100,00. A ONG pede à população a doação de artigos de cama, mesa, banho, decoração, roupas, calçados, móveis, eletrodomésticos, brinquedos, CDs, DVDs e outros itens em boas condições para serem revendidos no bazar.

Além dos produtos para o bazar, a ONG também aceita doações de remédios, ração, roupinhas, casinhas, potes, patês e material de limpeza. Essas doações são essenciais para manter o cuidado com os animais resgatados, garantindo que continuem recebendo alimentação adequada, tratamento médico e cuidados com higiene e conforto.

As doações podem ser entregues nos pontos de coleta localizados nas clínicas veterinárias ProPet, Saúde Animal e CaniCat, além do Petshop Bichos & Mimos. As voluntárias da ONG também estão disponíveis para recolher as doações diretamente com o doador. Para obter informações adicionais e descobrir outras maneiras de ajudar a causa, acesse a página @adote1campeao no Instagram.

Bazar da ONG Adote um Campeão de 4 Patas é adiado para o mês de agosto em Amambai

Fonte: Redação/Grupo A Gazeta