18.7 C
Amambai
domingo, 28 de junho de 2026
Início Site Página 906

Convite para a Sessão Solene de entrega da “Comenda Asa Branca” na ALEMS

0
Foto: Divulgação

Convidamos a todos para a Sessão Solene de entrega da Comenda Asa Branca, em homenagem Dia a Comunidade Nordestina em Mato Grosso do Sul.

Celebre conosco a cultura, a perseverança e a vasta contribuição do povo nordestino no progresso do nosso Estado.

Contamos com sua presença.

Data: 9 de julho (terça-feira)
Horário: 16h
Local: Assembleia Legislativa

Veículo furtado no Rio de Janeiro é recuperado pelo DOF em Naviraí

0
Foto: Assessoria/DOF

Policiais militares do DOF (Departamento de Operações de Fronteira) recuperaram, na madrugada deste domingo (8), um veículo Jeep Renegade com registro criminal (roubo/furto) no Estado do Rio de Janeiro. Na ação ninguém foi preso.

Os militares realizavam um patrulhamento ostensivo e preventivo pela rodovia MS-489, área rural do município de Naviraí, quando visualizaram o veículo abandonado. Durante a checagem dos agregados do Jeep constatou-se o registro criminal.

A ocorrência foi registrada e entregue na Delegacia da Polícia Civil em Naviraí. O prejuízo somado e estimado ao crime foi de R$ 80,6 mil.

A ação envolvendo os policiais do DOF aconteceu dentro do Programa Protetor das Fronteiras e Divisas, parceria da Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública) com o MJ (Ministério da Justiça e Segurança Pública).

Procuradoria Geral da Justiça recomenda fixação de subsídios de Câmaras de Vereadores

0

Cumprindo recomendação da Procuradoria Geral da Justiça, na semana passada, a Câmara Municipal de Caarapó promulgou um decreto  retirando o reajuste do subsídio aprovado em 2023. De acordo com presidente do Legislativo Gilberto Segóvia (PSDB), os vereadores tiveram redução salarial e deve seguir assim até o final do mandato. 

 “Os vereadores tiveram seus subsídios congelados desde 2021, sendo reajustado em 2023, mas por recomendação, estamos retirando esse reajuste. Apenas a próxima legislatura será contemplada com a nova tabela. Vale dizer que, embora a Lei prevê  os 30% do salário dos deputados estaduais, vamos acatar a recomendação da PGJ”, finalizou Gilberto.  

Fixação de subsídios 

O presidente explica que  Câmara Municipal de Caarapó e mais 78 parlamentos foram notificados recentemente pela Procuradoria Geral da Justiça, com uma recomendação Nº01/2024/PGJ. O documento tem a finalidade de apurar eventual inconstitucionalidade nas legislações municipais do Estado de Mato Grosso do Sul que tratam do aumento dos subsídios de prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e secretários municipais nos exercícios de 2021, 2022 e 2023. 

No que tange às Câmaras Municipais, a medida visa  que  até 4 de julho de 2024, os gestores encaminhem as diligências adotadas para cumprimento da referida recomendação. De acordo com o presidente da Câmara Municipal Gilberto Segóvia, na prática, o que a PGJ propõe é uma paridade nos 79 parlamentos, de modo que a vereança atual possa propor, votar e aprovar os subsídios para a legislaturas subsequentes. 

“O que vejo nessa medida é a preocupação do MP e PGJ quanto à moralidade administrativa, já que os vereadores não poderiam votar e aprovar os subsídios no exercício do mandato, caracterizando: legislar em causa própria. Desta forma, a recomendação é que a lei seja publicada até dia 4 de julho, ou seja, até 180 (cento e oitenta) dias antes do término do mandato do titular de Poder, e que deve também ser observada a vedação de aumento de gastos com pessoal na legislatura seguinte (2025-2028), de modo que novo aumento só poderá ocorrer em 2029”, explicou o presidente. 

 Gilberto argumenta ainda que, segundo a Lei Orgânica do Município e o Regimento Interno, a Câmara Municipal tem competência para fixar a remuneração de secretários municipais, de vereadores, do prefeito e do vice-prefeito antes de suas eleições, para vigorar na legislatura subsequente. “No caso dos subsídios dos vereadores, a mesma lei admite a atualização do valor monetário com base no índice federal pertinente – ou seja, fixado em 30% do salário do deputado estadual – Art 29, VI,b CF – para municípios acima de 10.000 habitantes ”, esclareceu o presidente.  

Pantanal: pesca esportiva em Corumbá segue firme e com reservas garantidas até o final da temporada

0
Fotos: Álvaro Rezende

Sem vagas. Hotéis e barcos-hotéis lotados e com reservas garantidas até o final da temporada mostram que a pesca esportiva no Pantanal continua em pleno vapor. Os empresários do setor dizem que os turistas estão vindo e que todas as dúvidas são esclarecidas sobre uma das principais atividades geradora de renda para a população da região.

Enquanto os governos de Mato Grosso do Sul e Federal combatem os incêndios florestais de forma coordenada, o turismo de pesca resiste e mostra aos turistas que a maior parte dos pontos para a prática da pesca esportiva estão disponíveis, sem nenhum problema para navegação, passeio ou atividade de contemplação.

Com três barcos-hotéis em Corumbá, a empresária Joice Carla Santana conta que recebe 6 mil turistas por ano em suas embarcações e que todas as reservas da temporada estão mantidas. Para conseguir uma vaga, só no ano que vem.

“Navegamos por toda região de 230 km a 320 km de rio adentro no Pantanal. Neste mês de julho ainda estamos recebendo turistas com toda a família, trazendo as crianças que estão de férias para a pesca esportiva e contemplação”.

Com experiência de 32 anos no setor e 25 a frente da sua empresa, Joice emprega 104 funcionários. Ela entende que o Pantanal tem suas características próprias, entre elas a época de queimadas, que neste ano foi atípica pelo tempo seco e começou antes do período rotineiro. Contudo, o turismo segue fazendo todo o seu trabalho.

“Devido está situação muitos turistas ligam para saber como está aqui no Pantanal, mas logo esclarecemos a imensidão desta região e que os rios e a paisagem continuam lindos e exuberantes. Passamos a realidade com fotos e vídeos do nosso trajeto para ele poder vir tranquilo, tanto para pesca, como para passeio e contemplação”, garante.

Pantanal: pesca esportiva em Corumbá segue firme e com reservas garantidas até o final da temporada
Pantanal: pesca esportiva em Corumbá segue firme e com reservas garantidas até o final da temporada
Pantanal: pesca esportiva em Corumbá segue firme e com reservas garantidas até o final da temporada
Pantanal: pesca esportiva em Corumbá segue firme e com reservas garantidas até o final da temporada

A mesma avaliação faz Edna Rodrigues da Silva, gerente financeira e administrativa do barco-hotel Kalypso. “Mesmo com estas notícias que vimos, todos podem vir ao Pantanal. Nossos passeios seguem normalmente, seguimos todos os dias com nossa ocupação completa. Os barcos estão navegando, os turistas pescando e todos se divertindo”.

Edna afirma que nenhum turista desmarcou viagem até o momento e que as reservas seguem mantidas. “Como nos outros [barcos], só terá vaga em 2025. Aos clientes sempre mandamos vídeos, fotos para mostrar que os passeios estão normais. Podem vir sem medo. Recebemos pessoas de todas as idades e de todos os estados”.

Turistas novos e clientes antigos

Depois do almoço os turistas começam a chegar aos barcos-hotéis de Corumbá para seguirem viagem a partir das 14h no rio Paraguai. Eles vão ficar seis dias nas águas.

Nesta época do ano o atrativo é a possibilidade da vinda da família completa para conhecer o Pantanal. As crianças de férias dão o ar de leveza que encantam ainda mais a região, que apesar do enfrentamento ao fogo, resiste bravamente.

Valdecir Blum vem pelo 15° ano seguido para uma excursão no Pantanal. Ele está acompanhando da esposa e das duas filhas. Morador de Foz do Iguaçu, ele já percorreu vários lugares do Brasil, mas diz que aqui o sentimento é especial.

Pantanal: pesca esportiva em Corumbá segue firme e com reservas garantidas até o final da temporada
Sérgio Luiz e a esposa Marinês
Pantanal: pesca esportiva em Corumbá segue firme e com reservas garantidas até o final da temporada
Valdecir, ao lado da filha
Pantanal: pesca esportiva em Corumbá segue firme e com reservas garantidas até o final da temporada
Empresária Joice Santana

“O rio Paraguai e o Pantanal tem suas belezas incomparáveis. Já tivemos oportunidades de ir em outras regiões, mas aqui tem o seu diferencial. Além da pesca e lazer, conseguimos ver muitos animais, o que algo incrível para as crianças”, conta.

Blum garante que sempre recomenda a viagem aos amigos. “Estamos aqui hoje com um grupo de 70 pessoas, todas em família. Eu sempre chamo todos para virem porque no Pantanal a gente se apaixona, é algo diferente”.

Além dos ‘velhos de guerra’, no Pantanal há também os ‘marinheiros de primeira viagem’, conhecendo o bioma pela primeira vez. O casal Sérgio Luiz Gomes e Marinês Vegoto Gomes vieram de São Miguel do Iguaçu, interior do Paraná, para apreciar estas belezas naturais.

“Vamos ficar 10 dias aqui e estou empolgada para conhecer o Pantanal. Quem sabe pegar um peixe maior, pois gosto de pescar desde nova, aprendi com meu pai”, disse Marinês. Já Sérgio está empolgado por conhecer o bioma com a esposa, filha e neta. “Primeira vez nesta maravilhosa de beleza natural. Pretendemos nos divertir e aproveitar bastante”.

Cenário positivo

Apesar do ano atípico devido ao tempo seco, sem chuvas, o cenário da pesca esportiva e todo a movimentação do setor continua positivo. A expectativa é atrair mais turistas do que no ano passado, quando vieram 25 mil pessoas para Corumbá para esta finalidade.

Uma das metas dos empresários é mostrar que apesar dos incêndios florestais, as atividades turísticas estão em pleno funcionamento, sem prejuízo de atuação.

“Temos 320 km de rio aqui na região e a maioria dos trechos estão normais, só alguns pontos isolados que foram comprometidos, mas não atrapalha a pesca esportiva”, afirma o vice-presidente da Acert (Associação Corumbaense das Empresas Regionais de Turismo), Ademilson Esquivel.

Ele relata que não teve nenhum cancelamento e que as atividades seguem efetivas. “O que estamos fazendo é dando a devida explicação aos clientes, muitos ligam aflitos e nós mostramos que podem vir tranquilos. Só dá para reservar de um ano para o outro. Agenda lotada. Os guias filmam e mandam a situação aos turistas que vão vir”.

Somente nas empresas vinculadas a Acert são 1 mil empregos diretos, 22 barcos-hotéis e R$ 45 milhões injetados na economia local somente com folha de pagamento. Estruturas que vão desde piscina, spa, salas de cinema e quartos com acessibilidade.

O presidente da Fundtur-MS (Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul), Bruno Wendling, avalia que o turismo no Pantanal vem operando com a sua normalidade em todas as regiões.

“Em Corumbá os barcos-hotéis estão navegando mais de 200 km no rio Paraguai. A Estrada Parque também está em operação normal. No Pantanal de Aquidauana e Miranda não houve nenhum dano e as operações estão em plenitude, com ótima taxa de ocupação. Falei com algumas pousadas pantaneiras e todas estão com 100% de ocupação em julho”.

Wendling ressalta que a Fundtur está muito atenta e monitora diariamente a situação com o setor de turismo da região. “Sempre em contato com a imprensa nacional e internacional para dar segurança a quem quer vir para cá”.

Estudo mostra uso de inteligência artificial na detecção de fake news

0

Uma pesquisa desenvolvida na Universidade Federal Fluminense (UFF) desenvolveu um método para detecção de notícias falsas, as chamadas fake news, nas redes sociais, com o uso de inteligência artificial (IA). A técnica é fruto de estudo desenvolvido pelo engenheiro de telecomunicações Nicollas Rodrigues, em sua dissertação de mestrado pela universidade.Estudo mostra uso de inteligência artificial na detecção de fake newsEstudo mostra uso de inteligência artificial na detecção de fake news

O estudante e seu orientador, Diogo Mattos, professor do Laboratório de Ensino e Pesquisa em Redes de Nova Geração da UFF, desenvolveram uma ferramenta de IA capaz de diferenciar fatos de notícias falsas, a partir da análise de palavras e estruturas textuais, com precisão de 94%.

Ou seja, a cada 100 notícias analisadas, a ferramenta conseguia acertar se era fato ou boato em 94 situações. No total, foram analisadas mais de 30 mil mensagens publicadas na rede social X (antigo Twitter). 

“Testamos três metodologias e duas tiveram sucesso maior. A gente indica, no final dos resultados, a possibilidade de utilizar ambas em conjunto, de forma complementar”, explica Rodrigues.

A primeira metodologia consistiu em abastecer um algoritmo com notícias verdadeiras e o treinaram a reconhecê-las. Aquelas que não se encaixavam no perfil aprendido, eram classificadas como fake news

A outra abordagem é semelhante à primeira no que se refere à análise textual, mas em vez do uso de algoritmo, foi utilizada metodologia estatística, que analisa a frequência em que determinadas palavras e combinações de palavras aparecem nas fake news

Os resultados do trabalho podem se transformar em ferramentas úteis para o usuário da internet identificar notícias que apresentam indícios de fake news e, assim, ter cautela maior com aquela informação.

“Pode-se transformar a ferramenta em um plugin compatível com algumas redes sociais. E, a partir do momento em que você usa a rede social, o plugin vai poder indicar não que a notícia é falsa, de maneira assertiva, mas que ela pode ser falsa, de acordo com alguns parâmetros, como erros de português. Também existe a possibilidade de fazer uma aplicação na própria web, onde você cola o texto da notícia e essa aplicação vai te dizer se aquilo se assemelha ou não a uma notícia falsa”, explica Rodrigues.

Soja e celulose puxam balança comercial de MS e exportações superam a marca de 5 bilhões de dólares no ano

0
Bruno Rezende/Secom

A soja e a celulose puxaram a balança comercial de Mato Grosso do Sul, garantindo um superávit de US$ 3,71 bilhões no acumulado do ano. As exportações somaram US$ 5,098 bilhões, enquanto as importações totalizaram R$ 1,38 bilhões de janeiro a junho. Nas exportações houve queda de 6,20% no valor comercializado, enquanto as importações recuaram 12,1% no ano.

Os números constam da Carta de Conjuntura Comércio Exterior, publicada pela coordenadori de economia e estatística da Semadesc (Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação).

Com relação aos principais produtos exportados, a ‘Soja’ apareceu como o primeiro item na pauta de exportações, com 37,94% do total exportado em termos de valor ou equivalente a US$ 2,3 bilhões no ano. O segundo produto da pauta foi a ‘Celulose’, com 20,49% de participação e receita de US$ 771,6 milhões.

Comparativamente ao mesmo período do ano anterior, ocorreu uma alta de 35,39% no valor de exportação. A carne bovina destacou-se em terceiro lugar com US$ 443 milhões vendidos.

Na avaliação do secretário da Semadesc, Jaime Verruck  no caso da carne bovina, o Estado começa a ver os primeiros resultdos positivos do credenciamento e frigoríficos para a China. “A retomada nas exportações de carne bovina já mostra o quanto o crescimento na habilitação dos frigoríficos tem sido favorável para a exportação de MS”, frisa.

A celulose que também foi destaque na balança comercial foi citada por Verruck. “A celulose continua com um mercado bastante dinâmico forte. Nós tivemos um crescimento de 35% nas exportações em relação ao mesmo período do ano passado”, comemorou  o secretário.

Nas importações o gás natural destaca-se, compondo 43,64% das importações totais, seguido por Adubos (10,24%) e Cobre (6,62%).

“Quando olhamos o resultado da balança vemos uma redução na importação de gás natural e isso impacta na nossa arrecadação. Mas tem uma justificativa que é a falta de capacidade da Bolívia de fornecimento de gás natural. Os poços bolivianos apresentam uma queda de produção. Não ocorrem investimentos de exploração em novas fontes de gás boliviano, e a consequência é uma queda nas importações”, analisou. No caso de adubos, a importação de ureia da Bolívia também decresceu porque a produção caiu.

A China continua sendo o principal destino das vendas externas do MS, absorvendo 49,32% das exportações, seguido pelo Estados Unidos (5,50%) e Países Baixos (4,38%).

Soja e celulose puxam balança comercial de MS e exportações superam a marca de 5 bilhões de dólares no ano
Saul Schramm/Secom

Setores de atividade

A indústria de Transformação passou por um aumento no seu valor de exportações (0,32%) . A agropecuária, por sua vez, teve declínio de 14,39% no volume exportado, indicando uma redução na atividade agropecuária. A indústria extrativa registrou alta de 17,89% no valor de exportação, refletindo em uma variação positiva do desempenho no setor.

Por conta da quebra na safra, a agropecuária e os setores ligados a atividade estão tendo desempenho mais fraco na balança em relação a 2023.

“Tivemos uma redução no preço da soja no ano passado e também existe hoje por parte do produtor uma retenção do grão. Então o fluxo de comércio exterior não tem evoluído em termos de volume exatamente por conta do preço. Conseuqnetemente o produotr está estocado, ou seja estamos com o nível de comercialização da soja abaixo do ano passado”.

Segundo ele, esta queda represada, principalmente no segundo semestre ela deve avançar nas suas negociações. Com relação a recuo na exportação de minério de ferro ele relembra que a produção é constante mas existe uma restrição de calado no rio Paraguai, o que tem causado um retardamento do volume exportado. “A crise hídrica afetou as exportações de minério em MS”, pontuou.

Municípios

Entre os municípios, Três Lagoas lidera como maior exportador, com 23,82% do total das exportações, seguido por Dourados (8,56%), Antônio João (5,14%) e Campo Grande (4,46%).

Rosana Siqueira, Comunicação Semadesc

Coronel David auxilia projetos em São Gabriel do Oeste para educação e recuperação de dependentes químicos 

0
Foto: Pedro Ernesto

O deputado estadual Coronel David visitou na última sexta-feira (5), o Projeto Além da Escola em São Gabriel do Oeste, uma iniciativa que vem transformando a vida de 500 alunos e atua na região desde 2019. O projeto se destaca por oferecer atividades que vão além do currículo tradicional, incluindo diversas modalidades esportivas e aulas de reforço, as quais têm apresentado resultados expressivos na melhoria do desempenho escolar dos estudantes.

O Projeto Além da Escola conta com a parceria da Associação Restaurar, uma organização que recebeu, neste ano, emenda parlamentar de autoria do deputado, no valor de R$ 100 mil. Este recurso é destinado ao tratamento de aproximadamente 400 pessoas, entre jovens e adultos, que buscam a cura da dependência química. “A Associação Restaurar desempenha um papel importante na sociedade com a recuperação desses indivíduos, proporcionando apoio para a reintegração social.”

Durante a visita, Coronel David ressaltou a importância de iniciativas como o Projeto Além da Escola e a Associação Restaurar, destacando o impacto positivo que têm na comunidade. Ele também reafirmou seu compromisso em apoiar projetos que promovam a educação e o bem-estar social.

A presença do deputado não apenas reforça o apoio político ao projeto, mas também motiva os alunos e os colaboradores a continuarem trabalhando para o sucesso da iniciativa. Coronel David elogiou o trabalho dedicado dos educadores e voluntários, reconhecendo o esforço coletivo para proporcionar um futuro melhor para os jovens de São Gabriel do Oeste.

Lia Nogueira diz que PSDB faz política de inclusão e respeito 

0

Durante a realização de mais uma edição do Força Tucana, realizada no sábado (6) no Clube Indaiá em Dourados, a deputada estadual Lia Nogueira (PSDB), disse que o partido faz uma política séria de inclusão e respeito. O evento reuniu mais de mil pessoas e contou com diversas lideranças tucanas do Mato Grosso do Sul, como o ex-governador Reinaldo Azambuja, os deputados federais Dagoberto Nogueira e Geraldo Resende, os deputados estaduais Zé Teixeira, Caravina e Mara Caseiro, da ex-senadora Marisa Serrano de dezenas de prefeitos da Grande Dourados e centenas de vereadores e pré-candidatos a vereador e a prefeito de toda a região. 

Lia Nogueira disse que o PSDB respeita as diversidades, as raças e que as mulheres não são apenas cotas ou números dentro da legenda, mas possuem poder de decisão e protagonismo na política estadual e nacional. “Fui abraçada por este partido dentro de uma filosofia de enxergar todos e cuidar das pessoas. Temos espaço para as mulheres, para os afrodescendentes, através do Tucanafro, aqui se olha com respeito para as diversidades e somos força coragem e representativa para ocupar todos os espaços, construindo política boa e de transformação social”, disse a parlamentar. 

O Força Tucana é um evento do Instituto Teotonio Vilela que oferece formação política para os filados do PSDB e partidos aliados e já está quarta edição.

Domingo tem aumento de nebulosidade e previsão para MS se divide entre sol e probabilidade de chuvas

0

De acordo com o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), a previsão do tempo para este domingo (7) indica o avanço de uma frente fria que deve favorecer um aumento de nebulosidade e possíveis chuvas, principalmente nas regiões Sul, Sudoeste e Sudeste. Nas outras regiões, o tempo permanece ensolarado, também com aumento de nebulosidade.

O dia em Campo Grande inicia com 18°C e atinge 29°C nos horários mais quentes. Em Dourados, a mínima é de 14°C e a máxima de 23°C. Na fronteira com o Paraguai, a mínima é de 11°C e a máxima de 18°C. Anaurilândia, na região Leste, apresenta variação entre 17°C e 28°C.

Paranaíba, no Bolsão, marca 16°C pela manhã e 33°C à tarde; Três Lagoas, na mesma região, tem mínima de 18°C e máxima de 32°C. No Norte do Estado, Coxim e Camapuã registram máximas semelhantes de 32°C, com mínimas de 15°C e 16°C, respectivamente.

Na região pantaneira, os termômetros em Corumbá marcam 14°C inicialmente e chegam aos 21°C ao longo do dia, já Aquidauana tem mínima de 15°C e máxima de 26°C. Em Porto Murtinho, na região Sudoeste, os valores variam entre 13°C e 16°C.

Domingo tem aumento de nebulosidade e previsão para MS se divide entre sol e probabilidade de chuvas

Heloisa Duim, Programa de Estágio Supervisionado

Confira a farmácia de plantão hoje em Amambai

0

Plantão: Farmácia do Povo      Fone: 3481-4574

Próximo ao Silo Conveniência

Com união de quatro partidos “até o momento”, PSB lança Casé como pré-candidato a prefeito em Sete Quedas

0
Fotos: Divulgação

O PSB de Sete Quedas, realizou na tarde desta sexta-feira, 05, o lançamento oficial da pré-candidatura do Ex-prefeito Casé, para concorrer ao cargo de prefeito nas eleições municipais em outubro. O evento aconteceu no salão de eventos do Simted de Sete Quedas, com a presença do Deputado Estadual Paulo Duarte, que também é presidente do PSB Estadual, além de lideranças locais, pré-candidatos a vereadores, e um grande público, que acompanhou o lançamento.

O grupo do pré-candidato conta com 4 partidos, contando com várias lideranças de vários seguimentos da sociedade que darão sustentação a esta pré-campanha. 

Com união de quatro partidos "até o momento", PSB lança Casé como pré-candidato a prefeito em Sete Quedas

Segundo Casé, o grupo está aberto para que novos partidos possam participar do projeto, podendo se transformar em G5 ou G6. ”Ficamos muito felizes com o acolhimento desses partidos a nosso projeto político, e temos a liberdade de dizer que estamos abertos a conversações com outros partidos que queiram se juntar a nossas ideias, para um futuro cada vez melhor para nossa cidade. Tenho certeza que este grupo conta com muitas pessoas dedicadas as melhorias que nossa cidade precisa. Vamos conversar com as pessoas e lideranças, e dar liberdade para ideias, e acolher o cidadão como ele merece” disse. 

O grupo conta com muitos nomes ligados a vários seguimentos da sociedade local, como comerciantes, empresários, profissionais liberais, funcionários públicos e vários seguimentos. “Esse projeto já vem se tornando realidade há muitos meses em várias reuniões, sempre buscando um melhor entendimento e ideias de pessoas que buscam o melhor para nossa cidade”, comenta Casé. 

Com união de quatro partidos "até o momento", PSB lança Casé como pré-candidato a prefeito em Sete Quedas

Em seu pronunciamento o Deputado Paulo Duarte, deixou bem claro o apoio à pré-candidatura de Casé no município destacando o curriculum de Casé em sua trajetória política. “Estamos aqui hoje, para reafirmar o compromisso com o partido, e com o Casé, ele que tem uma história construída, com muita humildade e trabalho. Já atuando como Vereador, Vice-Prefeito, Prefeito, Coordenador do Estado, sempre com dedicação. E com muita alegria, venho aqui hoje para dizer que o Casé é o nosso pré-candidato em Sete Quedas” disse.

“Hoje estamos vivendo as eleições municipais, vamos esquecer a política em âmbito nacional, esse momento vai chegar. Agora vocês têm que pensar em Sete Quedas, quem vai ser o prefeito, o partido agora é PSQ “Partido Sete Quedas”, disse destacando que o momento e de união por um projeto municipal, esquecendo a polarização política nacional.

O grupo conta com o apoio de Deputados Federais e Estaduais, Senadores e diversas lideranças locais que estarão nos próximos dias se reunindo para a construção de um plano de Governo para os próximos anos no município, com diversas ações em diversos setores, como Saúde, infraestrutura, educação, geração de emprego, e diversas melhorias em todas as áreas. “Em nossas conversas com a comunidade, vemos que precisamos melhorar vários setores, e iremos, junto com a população, estar trabalhando projetos nessas áreas pra que nossa cidade possa continuar a crescer, com um olhar especial para a nossa população” finalizou Casé.

Fonte: Fronteira Agora

Finais do 1º Campeonato Rural Sonho Meu de Suíço acontece neste domingo em Amambai

0

Segundo o coordenador geral do certame, Hélio Gavilan, as finais do 1º Campeonato Rural Sonho Meu, promovido pela Chácara/Conveniência Sonho Meu, que tem a frente o casal, Sueli e Valter Bueno, o “Ticão”, estão previstas para acontecer na manhã deste domingo, dia 7 de julho, no Campo do Ticão.

Na categoria masculina Aldeia Jaguary e Ponto do Pastel decidem o título e na categoria feminina, que na primeira fase foi disputada no sistema todos contra todos em chave única, com as duas melhores pontuadas avançando para a final, a decisão será entre duas equipes da comunidade indígena Aldeia Jaguary, as aldeias Jaguary 1 e 2.

A competição inédita no município, reuniu inicialmente 11 equipes, 7 times na categoria masculina e 4 times na categoria feminina, todas equipes formadas na comunidade local, de chácaras e fazendas da região, além da Aldeia Jaguary.

A comunidade rural Loteamento Querência está localizada às margens da Rodovia MS-289, trecho que liga Amambai a Jutí, distante cerca de 35 quilômetros da cidade, em Amambai.

Futsal feminino de Amambai é tricampeão da Copa Vale da Esperança em Caarapó

0
A equipe Raça União/Intech Telecom, tricampeã da Copa Vale da Esperança de Futsal em Caarapó. (Fotos: Divulgação)

Com dois gols de Janaína, a “Nina” e um de Rafaela (Rafa), a equipe Raça União/Intec Telecom, de Amambai, bateu de virada a equipe E.C Te’Yikuê/Centro Conveniência, de Caarapó, pelo placar de 3×2 na noite dessa sexta-feira, 5 de julho, no Ginásio de Esportes de Caarapó e conquistou o tricampeonato da Copa Vale da Esperança de Futsal, considerada uma das mais tradicionais competições do salonismo da região sul do Estado, em Mato Grosso do Sul.

As duas equipes já haviam se enfrentado na fase de classificação desse ano da competição, que é promovida pela LEC (Liga Esportiva Caarapoense) e tem a frente da organização o profissional de educação física e árbitro, Paulo Amaro Cáceres e na ocasião, desfalcada, a equipe amambaiense havia perdido pelo placar de 3×1.

A equipe amambaiense conquistou o tricampeonato da Copa Vale da Esperança de Futsal Feminino, que em 2024 entrou na 11ª edição com um elenco formado pelas jogadoras; Johana, Sirley, Vânia, Alani, Ludy, Pâmela Schultz, Evelyn, Jheine Toledo, Tiele, Nina (Janaina), Suéli, Leidy, Rafa (Rafaela) e Jéssica.

Atuaram frente a direção técnica do time a Márcia Coutinho e o Andrey Fernandes, tendo em vista que a técnica oficial do Raça União, que conduziu a equipe ao bicampeonato em 2022 e 2023, Josiane Fuzari, passou por procedimento cirúrgico recentemente e está em recuperação.

Apoiadores

Além  da Intech Telecom, por meio do casal de empresários, Liko e Grazi, para participar da competição regional em 2024 em Caarapó a equipe Raça União também teve o apoio da Vale Veículos, por meio do empresário e incentivador do esporte em Amambai, Manoel Mecias, do Brunão Salgados e para a final, também da Prefeitura de Amambai que forneceu transporte.

As meninas amambaienses receberam a premiação de campeãs da 11ª Copa Vale da Esperança de Futsal Feminino das mãos do prefeito de Caarapó, André Nezzi, que estava acompanhado pela primeira-dama, Paula Luísa.

O secretário de desporto e cultura da Prefeitura de Amambai, Mateus Luiz Teixeira Oliveira, também esteve presente no Ginásio Municipal de Esportes, em Caarapó, prestigiando a equipe amambaiense na decisão.

Futsal feminino de Amambai é tricampeão da Copa Vale da Esperança em Caarapó
Futsal feminino de Amambai é tricampeão da Copa Vale da Esperança em Caarapó
Futsal feminino de Amambai é tricampeão da Copa Vale da Esperança em Caarapó
Futsal feminino de Amambai é tricampeão da Copa Vale da Esperança em Caarapó

Feijoada do Lar do Idoso acontece neste domingo, dia 7 de julho, em Amambai

0
Fachada do Lar do Idoso Frei Fabiano de Cristo, em Amambai. (Foto: Vilson Nascimento)

Vilson Nascimento/A Gazeta

Acontece neste domingo, dia 7 de julho, no Salão Paroquial da Igreja Matriz Nossa Senhora Auxiliadora, localizado no centro da cidade, em Amambai, a edição 2024 da tradicional Feijoada do Lar do Idoso Frei Fabiano de Cristo.

De acordo com a organização, existe a possibilidade da realização do consumo no local ou, caso deseje, a pessoa poderá retirar a porção para consumir em casa.

O valor da porção para quem optar por levar para casa será R$ 50,00. Para quem for retirar, o kit, que já será entregue embalado para viagem, será composto, além da feijoada, por arroz, farofa e couve. Segundo a organização, o kit feijoada poderá ser retirado a partir das 11h.

Para as famílias que optarem por almoçar no Salão Paroquial, o almoço será servido ao meio-dia. Adultos pagarão R$ 50,00, crianças de 8 a 12 anos pagarão R$ 30,00 e crianças abaixo de 8 anos não pagarão.

Segundo as entidade atualmente, o Lar do Idoso Frei Fabiano de Cristo, que tem como presidente a médica, Dra. Marina Bianchini Lanzarini, está com a capacidade esgotada. Todas as 40 vagas disponibilizadas pela casa de abrigo estão preenchidas e existe uma fila de mais de 20 idosos na espera por uma vaga.

O dinheiro arrecadado com a feijoada é todo empregado para o custeio das despesas cotidianas da entidade, bem como pagar folhas extras dos servidores, incluindo o 13º salário no final do ano.

Para dar conta da demanda, atualmente o Lar do Idoso de Amambai conta com 16 funcionários remunerados. A entidade também conta com os atendimentos voluntários da psicoterapeuta Miriam Fernandes e de uma terapeuta.  

Maiores informações de como adquirir o convite antecipado para a feijoada poderão ser obtidas através do telefone (67) 3481-2753 ou pelo WhatsApp (67) 99852-4622 com a Fátima Ávila.

Feijoada do Lar do Idoso acontece neste domingo, dia 7 de julho, em Amambai

Bombeiros salvam vítimas de incêndio e esfaqueamento em meio à fumaça e chamas em Amambai

0
Foto: Geovana Biron

Bombeiros do 16° Subgrupamento enfrentam situação de alta tensão ao resgatar duas vítimas, nesta sexta-feira, na vila Planalto em Amambai.

Os bombeiros do 16° Subgrupamento foram acionados para uma ocorrência atípica na tarde de sexta-feira (05), envolvendo um incêndio em pastagem e um esfaqueamento na vila Planalto.

 De acordo com o boletim de ocorrência dos Bombeiros, conforme relato de uma das vítimas, o incêndio começou dentro do barraco, onde sua esposa teria ateado fogo em suas roupas e, em seguida, o esfaqueado. As chamas rapidamente se espalharam para a pastagem, agravando a situação.

Duas viaturas foram mobilizadas para a operação: a ABT-44 e a UR-130, com um contingente de três militares, sargento Dias e os soldados Di Batista e Sérgio.

Ao chegarem no local, encontraram uma situação caótica, com o ambiente tomado por fumaça e visibilidade extremamente reduzida.

Os bombeiros imediatamente se dirigiram às vítimas, encontrando uma mulher inconsciente devido à inalação de fumaça, e um homem com uma hemorragia abdominal causada pelo esfaqueamento. Um dos bombeiros carregou a mulher até a viatura, enquanto outro controlava a hemorragia do homem e o ajudava a caminhar para um local seguro.

Enquanto isso, o terceiro bombeiro estacionou a ABT-44 e acionou a bomba de água para proteger a guarnição e a casa adjacente ao barraco em chamas. Dentro da viatura, a mulher recebeu oxigênio e o homem teve seu ferimento tratado antes de ambos serem encaminhados ao hospital.

Um dos bombeiros permaneceu no local combatendo o incêndio, que, devido às condições climáticas secas e ventos fortes, exigiu uma resposta rápida. A equipe retornou com outra viatura, a AS-87 equipada com um kit picape, formando duas frentes de combate ao fogo. Com a ajuda de populares e maquinários da Prefeitura, conseguiram controlar as chamas. O ABT-44 utilizou toda sua capacidade de água, necessitando reabastecer na base, enquanto a AS-87 continuou o combate.

A operação durou cerca de três horas e consumiu aproximadamente sete mil litros de água. Após a extinção completa das chamas, a guarnição retornou à base para a manutenção e reabastecimento dos equipamentos utilizados.

Fonte: A.N./Grupo A Gazeta

Confira a farmácia de plantão hoje em Amambai

0

Plantão: Farmácia do Edson   Fone: 3481-2645

Avenida Pedro Manvailler no cruzamento com a Rua General Câmara

Aproximação de frente fria ameniza temperaturas em Mato Grosso do Sul neste sábado

0

Para o final de semana, a previsão do Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima) indica mudanças no tempo entre sábado (6) e domingo (7). Neste sábado, devido a aproximação de uma frente fria, há probabilidade para aumento de nebulosidade e queda nas temperaturas, principalmente nas regiões Sudoeste, Sul e Sudeste.

Além disso, o tempo ainda permanece firme. “Os ventos estarão bem variáveis entre o quadrante sul e norte com valores entre 40-60 km/h e, pontualmente, podem ocorrer rajadas de vento acima de 60 km/h”, pontua o Cemtec.

Em Campo Grande, a mínima prevista é de 20°C e a máxima de 31°C. Os termômetros em Dourados marcam 17°C inicialmente e chegam aos 30°C ao longo do dia. Na região Sul, os valores em Ponta Porã variam entre 13°C e 24°C, já Iguatemi tem mínima de 17°C e máxima de 26°C.

Na região do Bolsão, Paranaíba e Três Lagoas registram 32°C nos horários mais quentes do dia, com mínimas de 16°C e 18°C, respectivamente. Coxim, na região Norte, amanhece com 16°C e atinge 34°C à tarde.

Em Corumbá, no Pantanal, a mínima é de 17°C e a máxima de 25°C; Aquidauana, na mesma região, apresenta variação entre 16°C e 30°C. Na região Sudoeste, as temperaturas em Porto Murtinho iniciam aos 15°C e sobem até 19°C.

Aproximação de frente fria ameniza temperaturas em Mato Grosso do Sul neste sábado

Heloisa Duim, Programa de Estágio Supervisionado

Copa América: Brasil enfrenta Uruguai em busca de vaga nas semifinais

0
Vitor Silva/CBF

O Brasil enfrenta o Uruguai em uma partida decisiva em busca de uma vaga nas semifinais da Copa América. O confronto entre a seleção brasileira e a Celeste será realizado a partir das 22h (horário de Brasília) deste sábado (6) no estádio Allegiant, em Las Vegas (Estados Unidos).

Após um frustrante empate por 1 a 1 com a Colômbia em seu último compromisso na competição, ainda pela fase de grupos, a equipe comandada pelo técnico Dorival Júnior sabe que precisa encontrar seu melhor futebol para superar um adversário que chega à partida com 100% de aproveitamento.

No entanto, o Brasil não poderá contar neste jogo com uma de suas referências técnicas, o atacante Vinicius Júnior, suspenso por acúmulo de cartões amarelos. E para substituir o jogador do Real Madrid (Espanha) o técnico Dorival Júnior escolheu o jovem Endrick, de 18 anos.

“Perdemos um jogador importante, mas ganhamos um jogador que vem despontando, buscando uma oportunidade. Quem sabe seja aí o momento do Endrick”, declarou Dorival Júnior em entrevista coletiva na última sexta-feira (5).

Outra mudança certa para a partida será a entrada de Guilherme Arana no lugar de Wendell na lateral esquerda. Desta forma a seleção brasileira inicia o confronto com: Alisson; Danilo, Éder Militão, Marquinhos e Guilherme Arana; João Gomes, Bruno Guimarães e Lucas Paquetá; Raphinha, Rodrygo e Endrick.

“É um grande clássico sul-americano. Um jogo importante para o Brasil e para o Uruguai. É uma equipe [o Uruguai] que merece todo respeito, vem em um processo de evolução, assim como o Brasil, que vem encontrando seus caminhos. Não tenho dúvidas de que o Uruguai terá problemas contra a nossa equipe. São times que se conhecem, se respeitam, e teremos tudo para ter uma grande partida”, afirmou Dorival sobre a partida deste sábado.

O Brasil terá pela frente um Uruguai que mostrou muita força na primeira fase da competição, com 100% de aproveitamento em três partidas, nas quais marcou nove gols e sofreu apenas um. A equipe comandada pelo argentino Marcelo Bielsa conta com bons valores do futebol atual, como os meio-campistas Nicolás de la Cruz, Giorgian De Arrascaeta e Federico Valverde e o atacante Darwin Núñez.

Uma possível escalação do Uruguai para a partida é: Rochet; Nández, Ronald Araujo, Olivera e Viña; Ugarte, Valverde, Pellistri, De La Cruz e Maximiliano Araújo; Darwin Núñez.

Casa do Trabalhador disponibiliza 45 oportunidades de emprego nesta segunda-feira em Amambai

0
Fachada da Secretaria de Desenvolvimento/Casa do Trabalhador em Amambai. Foto: Vilson Nascimento

Redação 

A Casa do Trabalhador, órgão ligado à Fundação do Trabalho (Funtrab), do Governo do Estado, em Mato Grosso do Sul, disponibiliza 45 oportunidades de emprego nesta segunda-feira, dia 08 de julho, em Amambai.

Veja abaixo as oportunidades de emprego disponibilizadas

1 vaga para operador de caixa
1 vaga para consultor de vendas
1 vaga para operador de mercadorias e derivativos
1 vaga para balconista de açougue
4 vagas para agente de saneamento
2 vagas para motorista de caminhão
1 vaga para atendente do setor hortifrutigranjeiros
1 vaga para motofretista
2 vagas para salgadeiro
1 vaga para soldador
2 vagas para empregado doméstico diarista
1 vaga para auxiliar de limpeza
1 vaga para assistente de vendas
1 vaga para auxiliar administrativo
1 vaga para auxiliar de engenheiro da construção civil
2 vagas para auxiliar de estoque
1 vaga para empregado doméstico nos serviços gerais
1 vaga para faxineiro
4 vagas para gerente de produção
3 vagas para mecânico de auto em geral
2 vagas para motorista de caminhão – basculante
1 vaga para operador de máquina terraplanagem
1 vaga para operador de retroescavadeira
2 vagas para pedreiro
1 vaga para recepcionista secretária (PcD)
1 vaga para repositor de mercadoria (PcD)
1 vaga para repositor de mercadorias
1 vaga para teleoperador de marketing (híbrido)
1 vaga para vendedor de comércio varejista
3 vagas para vendedor interno

Casa do trabalhador também oferece

A Casa do Trabalhador também realiza encaminhamento do seguro-desemprego para trabalhadores de Amambai e municípios da região. 

Segundo o órgão, para dar entrada no pedido de benefício, o trabalhador deve apresentar o termo de rescisão, a carteira de trabalho, CPF (Cadastro de Pessoa Física) e o RG (Carteira de Identidade). 

A Casa do Trabalhador em Amambai funciona anexa a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, ao lado do Salão Paroquial, no centro da cidade.

O horário de atendimento presencial ao público é de segunda a sexta no período das 7h às 13h. Maiores informações sobre os serviços prestados pela Casa do Trabalhador em Amambai poderão ser obtidas pelo fone (67) 3481-6148.