19.1 C
Amambai
domingo, 28 de junho de 2026
Início Site Página 904

Lia Nogueira pede pavimentação da MS-270 até a Placa do Abadio

0

Em indicação encaminhada ao Governo do Estado, a deputada estadual Lia Nogueira (PSDB), solicitou a pavimentação da Rodovia MS-270, no trecho entre Itaporã, na região conhecida como Placa do Abadio, que liga a MS 162 em Dourados.

Em reunião com o vereador Lindomar de Freitas (PSDB), a deputada Lia falou com o parlamentar de Itaporã sobre a necessidade da obra que há tempos é aguardada pelos moradores da região.

Lia Nogueira disse que a rodovia é uma importante rota de escoamento da produção agrícola e pecuária, além de ser uma importante via de acesso para os moradores de Itaporã, Dourados e Maracaju.

Educação: Cone Sul se destaca em premiação do programa MS Alfabetiza

0
Equipe da escola municipal Ruy Espíndola, de Coronel Sapucaia, recebendo o prêmio de destaque em alfabetização. Fotos: Divulgação

Escolas do Cone Sul de Mato Grosso do Sul brilharam na premiação do programa “MS Alfabetiza – Todos pela Alfabetização da Criança”, realizada na segunda-feira (1º) em Campo Grande. O evento homenageou 30 escolas que apresentaram os melhores resultados de alfabetização, segundo dados do Sistema de Avaliação da Educação Básica de Mato Grosso do Sul (Saems) e do Índice de Desenvolvimento da Aprendizagem de Mato Grosso do Sul (Idams).

Entre as vencedoras, a Escola Municipal Ruy Espíndola, de Coronel Sapucaia, destacou-se ao alcançar o 10º lugar geral e o 1º na região do Cone Sul. A escola recebeu um prêmio de R$ 80 mil, além de uma placa e um troféu nominal.

Educação: Cone Sul se destaca em premiação do programa MS Alfabetiza

De acordo com a secretária municipal de Educação de Coronel Sapucaia, Maria Eva, a premiação reforça o compromisso da instituição com a educação de qualidade para seus quase 600 alunos, que frequentam as classes do Pré-I ao 2º ano do ensino fundamental.

Outras escolas do Cone Sul também receberam a mesma  premiação. Em Aral Moreira, foram premiadas as Escolas Municipais Venita Ribeiro Marques, Joaquim Moreira Lopes e Adroaldo da Cruz. Em Mundo Novo, as Escolas Municipais Profª Terezinha dos Santos Mendonça e Carlos Chagas foram reconhecidas. Em Itaquiraí, a Escola Santa Rosa figurou entre as vencedoras.

Embora a Escola Municipal Marlene Vilarinho, de Amambai, que pertence ao Cone Sul, tenha sido vencedora do prêmio no ano passado, ela não concorreu este ano devido à vitória anterior. O compromisso da escola neste ano era manter a média de desempenho, que foi conquistada com êxito.

Segundo o Governo do Estado, os critérios para a premiação incluem o tamanho das turmas, que devem ter no mínimo 15 estudantes matriculados regularmente no 2º ano do ensino fundamental, e os resultados das avaliações do Idams e do Saems, com um mínimo de 90% de participação dos estudantes.

O programa “MS Alfabetiza” tem como objetivo melhorar os índices de alfabetização em todo o estado, premiando escolas com melhores resultados e apoiando aquelas com mais dificuldades. Além das “Escolas Destaque”, as “Escolas Apoiadas”, com os menores índices, receberão R$ 40 mil cada, totalizando R$ 3,6 milhões em premiações em todo o estado. A primeira parcela, equivalente a 75% do prêmio, já está disponível para as unidades escolares, enquanto o valor restante será pago no próximo ano, condicionado à manutenção ou melhoria dos resultados.

Aral Moreira em Destaque

Aral Moreira se destacou na lista do Cone Sul, alcançando o 11º lugar no estado e o 2º lugar na região. O município teve o maior número de escolas premiadas na região. Outro destaque da administração municipal foi o desempenho no IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), que saltou de uma nota de 4.7 em 2017 para 6.1 em 2022. De acordo com a gestão municipal, esse avanço colocou o município em destaque nacional pelos investimentos e estratégias adotadas, que resultaram em melhorias significativas na educação.

Lista Completa das 30 Escolas Premiados no Estado

  1. Água Clara – EM Isolino Candido Dias – Polo
  2. Deodápolis – EE Porto Vilma
  3. Três Lagoas – EM Sen Filinto Muller
  4. Três Lagoas – EM de Educação no Campo Arapuá
  5. Nova Andradina – EM Prof. Delmiro Salvione Bonin
  6. Três Lagoas – Escola Municipal Julio Fernandes Colino
  7. Angélica – EMEIEF Mauro Fascincani
  8. Deodápolis – Escola Municipal Cicero Reinaldo da Silva
  9. Laguna Carapã – EMEF Profª Judith dos Reis Espíndola
  10. Coronel Sapucaia – Escola Municipal Ruy Espíndola
  11. Aral Moreira – Escola Municipal Venita Ribeiro Marques
  12. Dois Irmãos do Buriti – Escola Polo Municipal Indígena Cacique Ndeti Reginaldo
  13. Paraíso das Águas – EM Professora Lizete Rivelli Alpe – Polo
  14. Aral Moreira – Escola Municipal Joaquim Moreira Lopes
  15. Mundo Novo – Escola Municipal Carlos Chagas
  16. Itaquiraí – EM Santa Rosa
  17. Três Lagoas – Escola Municipal Irma Scheilla
  18. Aquidauana – EM Ada Moreira Barros
  19. Aral Moreira – Escola Municipal Adroaldo da Cruz
  20. Glória de Dourados – Escola Municipal Dois de Maio – Polo
  21. Paraíso das Águas – Escola Municipal Avo Neguinha – Polo
  22. Ponta Porã – Escola Polo Municipal Rural Juvenal Froes
  23. Nova Andradina – EM Pingo de Gente – Polo
  24. Três Lagoas – EM Profª Marlene Noronha Gonçalves
  25. Nova Andradina – EM Antonio Joaquim de Moura Andrade
  26. Alcinópolis – Escola Municipal Alcino Carneiro
  27. Três Lagoas – Escola Municipal Professora Maria Eulalia Vieira
  28. Três Lagoas – EMEC – Antonio Camargo Garcia
  29. Laguna Carapã – Escola Polo MEIEF Campanário
  30. Mundo Novo – Escola Municipal Profª Terezinha dos Santos Mendonça

As conquistas das escolas do Cone Sul não apenas refletem o empenho da comunidade escolar, mas também servem de exemplo e incentivo para outras instituições da região.

Fonte: A.N/Grupo A Gazeta

Câmara rejeita mudanças do Senado para o novo Ensino Médio

0

A Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (9) novas mudanças na reforma do ensino médio. A proposta já tinha sido analisada pelo Senado e agora será enviada à sanção presidencial.

O substitutivo do deputado Mendonça Filho (União-PE) mantém o aumento da carga horária da formação geral básica previsto no projeto original, de 1,8 mil para 2,4 mil horas nos três anos do ensino médio para alunos que não optarem pelo ensino técnico. A carga horária total do ensino médio continua a ser de 3 mil horas nos três anos. 

Para completar a carga total nos três anos, os alunos terão de escolher uma área para aprofundar os estudos com as demais 600 horas. A escolha poderá ser entre um dos seguintes itinerários formativos: linguagens e suas tecnologias, matemática e suas tecnologias, ciências da natureza e suas tecnologias ou ciências humanas e sociais aplicadas.

A proposta tinha recebido alterações no Senado Federal, que foram derrubadas pelos deputados. Entre elas, trecho que obrigava o ensino médio a ter no mínimo 70% da grade como disciplina básica e apenas 30% para os itinerários formativos. Mendonça excluiu esse ponto e, assim, os itinerários formativos poderão abranger mais que 30%.

Mendonça Filho também foi contra a inclusão do espanhol como idioma obrigatório, por criar despesa pública de caráter continuado, sobretudo para os estados. Segundo ele, o espanhol pode ser obrigatório, desde que a rede estadual adote isso. “Não dá para impor essa regra ao Brasil todo”, afirmou. 

O deputado Felipe Carreras (PSB-PE) apresentou um recurso para retomar a obrigatoriedade. Ele ressaltou que o espanhol não é uma imposição de língua obrigatória, mas apenas uma opção em relação ao inglês. “Não estamos obrigando os estudantes a escolher a língua espanhola: 70% dos estudantes que fazem o Enem escolhem o espanhol”, afirmou.

Com aproximação de nova frente fria no Estado, tempo instável ganha força nesta quarta-feira

0

Para esta quarta-feira (10), a previsão do Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima) indica chuvas de intensidade fraca a pontualmente moderada, com destaque nas regiões Sul, Sudeste e Sudoeste. O tempo instável é reforçado devido a aproximação de uma nova frente fria aliada ao intenso transporte de umidade.

“Destaca-se que a previsão de chuvas no Pantanal sul-mato-grossense, pode ser um fator importante para amenizar o tempo seco na região e consequentemente os focos de calor. Contudo, os volumes de chuva previstos, não revertem o cenário de forte escassez hídrica na região”, informa o órgão.

Em Campo Grande, esta quarta inicia aos 11°C e chega aos 18°C. Em Dourados, a mínima prevista é de 10°C e a máxima de 14°C. Os termômetros em Ponta Porã, na fronteira com o Paraguai, marcam 7°C inicialmente e atingem 13°C ao longo do dia. Anaurilândia, na região Leste, apresenta variação entre 13°C e 17°C.

Na região do Bolsão, Três Lagoas e Paranaíba amanhecem com 16°C e registram máximas de 23°C e 27°C, respectivamente. No Norte, Coxim tem mínima de 14°C e máxima de 26°C, já em Camapuã os valores variam entre 15°C e 25°C.

Em Corumbá, no Pantanal, a mínima é de 12°C e a máxima de 19°C; Aquidauana, na mesma região, tem mínima de 11°C e máxima de 16°C. Na região Sudoeste, as temperaturas em Porto Murtinho iniciam em 9°C e sobem até 16°C.

Com aproximação de nova frente fria no Estado, tempo instável ganha força nesta quarta-feira

Heloisa Duim, Programa de Estágio Supervisionado

Câmara aprova urgência de texto sobre impostos da reforma tributária

0

Por 322 votos favoráveis e 137 contrários, a Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (9) o requerimento de urgência para a votação do Projeto de Lei Complementar de Regulamentação da Reforma Tributária (PLP 68/24). O relatório final foi apresentado na semana passada pelo grupo de trabalho composto por deputados federais para analisar o texto proposto pelo governo federal ainda em abril

Com a aprovação da urgência, o projeto vai direto para a votação em plenário, já pautado para a sessão plenária desta quarta-feira (10).  

Pela proposta, a alíquota média de referência da nova tributação, que é a soma do Imposto sobre Bens e Serviços (IBS) de estados e municípios e a Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS) federal, será 26,5%. Vários setores, porém, terão descontos na alíquota referencial ou isenção total, como é o caso da cesta básica.

Os novos tributos vão substituir o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), o Programa de Integração Social (PIS), a Contribuição para Financiamento da Seguridade Social (Cofins), o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) e o Imposto sobre Serviços (ISS). Após a aprovação, a nova legislação entrará em vigor em etapas: parte em 2025, depois 2027, 2029 e 2033, quando o novo sistema tributário entrará totalmente em vigor. O processo de aprovação da reforma tributária começou no ano passado, quando o Congresso Nacional promulgou a Emenda Constitucional 132 , que estabeleceu o novo sistema de tributação, em uma discussão que levou mais de três décadas para avançar no país.  

“Esta Câmara vai viver amanhã [10] um momento alto de um intenso debate e vamos oferecer ao país uma proposta que é centrada na transparência, no fim da guerra fiscal, na questão da unificação dos tributos e isenção total daqueles produtos que compõem a cesta básica brasileira”, afirmou o líder do governo na Câmara dos Deputados, José Guimarães (PT-CE), ao encaminhar votação favorável à urgência. Segundo o deputado, por unanimidade, os líderes partidários decidiram, mais cedo, em reunião na Residência Oficial da Presidência da Câmara, votar a urgência hoje e o mérito do texto amanhã.

Críticos ao regime de urgência, parlamentares da oposição encaminharam voto contrário ao avanço do texto. “A gente está falando de uma reforma tributária que, por exemplo, temos projetos de lei complementares anteriores ao do governo, que foram apresentados antes e nem foram sequer discutidos, sequer apensados. Estamos falando de uma reforma que tem 511 artigos, 356 páginas e que foi apresentado na sexta-feira [5], mas só de um lado. O que a gente tem medo? De estar criando um ‘Frankenstein’, incluindo aumento de carga tributária”, argumentou a deputada federal Adriana Ventura (Novo-SP).

Um dos principais articuladores da proposta, o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), defendeu o processo de discussão do projeto. “Foram mais de 220 horas de audiências cronometradas, foram 300 entidades recebidas, mais de mil pessoas. O plenário pode ter pensamento ideológico para um lado, pensamento ideológico para o outro, mas acusar essa Casa, num tema como esse, dizer que faltou debate, faltou oportunidade, não é correto”.

Regras 

Com 335 página e 511 artigos, o texto que regulamenta os novos impostos manteve as regras para a devolução do imposto para as pessoas mais pobres, o chamado cashback, para água, esgoto e energia. Pelo texto, o IBS e o CBS serão devolvidos às pessoas integrantes de famílias de baixa renda inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), com renda familiar mensal per capita de até meio salário mínimo.

Pela proposta, o cashback será de 100% para a CBS e de 20% para o IBS, na aquisição do botijão de 13kg de gás liquefeito de petróleo (GLP); 50% para a CBS e 20% para o IBS, nas operações de fornecimento de energia elétrica, água, esgoto e gás natural; de 20% para a CBS e para o IBS, nos demais casos. O texto também abre a possibilidade de que a União, os estados, o Distrito Federal e os municípios aumentem os descontos previstos na lei.

O texto prevê ainda a incidência do split payment, mecanismo no qual o valor pago do IBC e CBS por um comprador é automaticamente dividido entre o vendedor e as autoridades fiscais no momento da transação. Segundo os deputados, o mecanismo ruduz a possibilidade de sonegação fiscal e melhora a eficiência da arrecadação tributária.

A reforma cria ainda uma nova categoria, a do nano empreendedor, que não terá cobrança de imposto. Segundo o texto, a categoria do nano empreendedor será aplicada às pessoas com 50% do limite de faturamento anual do microempreendedor individual (MEI), que atualmente é de R$ 81 mil.

Novo Plano de Cargos e Carreiras da ALEMS moderniza estrutura e garante avanços para servidores

0
Foto: Assessoria

Começou a tramitar nesta terça-feira (09) as propostas da Mesa Diretora do Projeto de Lei 152/2024 e 153/2024 que atualizam e modernizam o Plano de Cargos, Carreira e Remuneração e o Estatuto dos Servidores da Assembleia Legislativa, em vigor há 13 anos. Entre as inovações, que garantirão avanços em favor do servidor, a ampliação de 120 para 180 dias a licença maternidade das gestantes, benefício estendido as servidoras que adotarem ou obtiveram a guarda judicial para fins de adoção de crianças ou adolescentes.  Também está autorizado o teletrabalho mediante regulamentação específica.

O novo PCCR promove também o enxugamento da estrutura de cargos efetivos, resultando na economia mensal de R$ 1.996.018,23 em despesa autorizadas. Conforme a proposta, serão extintos 371 cargos efetivos, um enxugamento de 40% da estrutura que de 913 cargos passará a ter 542 e que será reduzida a 425, quando gradativamente vagarem 54 cargos, elevando o corte para mais de 46%.

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Gerson Claro juntamente a Mesa Diretora buscará um acordo de lideranças para que os projetos sejam aprovados até próximo dia 17, quando começa o recesso parlamentar do meio do ano. Segundo Gerson Claro, os projetos que vão à deliberação do plenário, foram elaborados com base nos estudos de um grupo de trabalho que fez uma avaliação minuciosa das duas legislações e apresentou as propostas de atualização e reformulação das leis 4.090 e 4.091 de 28 de setembro de 2011 que instituíram, respectivamente, o plano de cargos, carreiras e o estatuto dos Estatuto dos Servidores. O grupo de trabalho, que teve a participação de representantes do Sindicato dos Servidores, foi instituído por ato da presidência publicado dia 15 de dezembro de 2023.

“Esta redução de cargos efetivos é um passo importante para tornar a gestão mais eficiente, simplificando-a e adequando os cargos efetivos à realidade atual. Além disso, essa medida promoverá uma redução na estrutura administrativa, otimizando os recursos disponíveis”, sustenta a equipe técnica na justificativa do projeto.

Estrutura de cargos

 Pelo PCCR, a lei 4090/2011, os cargos efetivos são divididos em três níveis de escolaridade: 303 de nível superior, 343 de nível médio, 172 de nível elementar e 95 cargos de apoio técnico, abrangendo cargos de nível médio e superior. A proposta é consolidar os 488 cargos efetivos em apenas dois: Analista Legislativo (nível superior) e Técnico Legislativo (nível médio).

Outra importante modificação que o Projeto de Lei traz é a regulamentação do adicional de qualificação como forma de incentivo para a busca contínua de aprimoramento e qualificação profissional dos servidores efetivos do Legislativo. Dessa forma, os servidores que concluírem cursos de graduação, pós-graduação, mestrado ou doutorado passarão a receber o adicional.

Para fazer frente às novas demandas de serviço, estão sendo propostas novas especialidades. Os cargos de nível superior incluem Controle Interno, Design Gráfico, Engenharia Eletrônicos e de Telecomunicações; Engenharia Mecânica; Museologia; Pedagogia, Rádio e TV e Tecnologia da Informação. Para o cargo de nível médio, as novas especialidades são: Audiovisual, Contabilidade, Operação de Áudio e Refrigeração e Climatização. O novo plano de cargos também prevê a criação da Função de Confiança Legislativa para servidores que exercem funções classificadas em atividades de assistência, supervisão, direção, cargos e assessoramento técnico.

Confira a farmácia de plantão hoje em Amambai

0

Plantão: Farmácia Santo Remédio     Fone: 99820-3883

Em frente ao Valotta Calçados

Governo de MS intensifica parceria e integração com Chile para impulsionar Rota Bioceânica

0

Para dar mais competividade e impulsionar os benefícios da rota bioceânica, o Governo de Mato Grosso do Sul intensifica a parceria e integração com o Chile, onde estão os portos que vão levar produtos do Estado para o mercado asiático. Desta vez foram discutidas novas medidas com o governador de Tarapacá (Chile), José Miguel Carvajal Gallardo.

Entre as ações está a implantação de um escritório de Mato Grosso do Sul em Iquique, capital de Tarapacá, que será um espaço para divulgar as potencialidades do Estado. Outra medida é a criação de uma organização (governança) entre governadores dos quatro países, para tratar de questões envolvendo a rota bioceânica.

Já os governos de Mato Grosso do Sul e Tarapacá vão conversar com as companhias aéreas de ambos os estados para tentar viabilizar um voo direto de Iquique a Campo Grande. O objetivo é fortalecer este intercâmbio comercial e cultural entre os lugares, facilitando a ida e vinda de empresários e turistas.

Governo de MS intensifica parceria e integração com Chile para impulsionar Rota Bioceânica
Governo de MS intensifica parceria e integração com Chile para impulsionar Rota Bioceânica

“Mato Grosso do Sul está de portas abertas para promover esta integração. É uma trajetória que está sendo construída e sentimos do Governo de Tarapacá um dinamismo e proatividade para construir as pontes antes da rota estar 100% pronta. Esta relação vai fortalecer os negócios, intercâmbio cultural e turismo. Os portos (chilenos) serão porta de entrada para ida e volta de produtos”, afirmou o governador.

Governo de MS intensifica parceria e integração com Chile para impulsionar Rota Bioceânica
Governador durante discurso no Tarapacá Day

Riedel destacou que a parceria com o estado chileno vai trazer grandes benefícios ao Estado. “Mato Grosso do Sul vai ter sua casa em Iquique, para podermos promover nosso Estado, assim como Tarapacá já tem seu escritório em Campo Grande. Ainda vamos lutar para conseguir este voo direto. Estamos nos extremos, mas criando um elo e se conectando”.

Governo de MS intensifica parceria e integração com Chile para impulsionar Rota Bioceânica
Governador de Tarapacá, José Miguel Carvajal

Para o governador de Tarapacá, José Miguel Carvajal, esta integração trará mais competitividade a ambos os estados, trazendo benefícios a milhares de famílias. “Isto será possível por meio do corredor bioceânico, que deixou de ser um sonho para ser uma realidade. Os empresários sul-mato-grossenses vão ter vantagens tributárias e de logística pelo porto de Iquique para acessar o Oceano Pacífico pela costa do Chile”.

O secretário estadual de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação, Jaime Verruck, descreveu as ações entre os dois estados. “Vamos abrir um espaço de MS em Iquique, mas não precisa enviar funcionário, eles vão cuidar do local, que vai divulgar nossas principais atrações, em um espaço que é público. Em relação ao voo fica este desafio, nem que seja mensal”.

Governo de MS intensifica parceria e integração com Chile para impulsionar Rota Bioceânica
Governo de MS intensifica parceria e integração com Chile para impulsionar Rota Bioceânica

Encontro

Campo Grande sedia o “Tarapacá Day”, que trata de um evento para divulgar as potencialidades e oportunidades de negócio do estado localizado na região norte do chile. A capital Iquique tem um dos portos estratégicos para viabilizar a rota bioceânica, sendo a saída dos produtos sul-americanos para o mercado asiático, por meio do Oceano Pacífico.

Governo de MS intensifica parceria e integração com Chile para impulsionar Rota Bioceânica
Governador citou a importância da parceria entre os estados

Realizado no Hotel Deville, o evento começou ontem (8) e segue até o final desta terça-feira (9). Participam empresários do Mato Grosso do Sul, assim como representantes da Zona Franca de Iquique (ZOFRI), da Empresa Portuária de Iquique (EPI) e da Embaixada do Brasil no Chile.

Também será celebrado o primeiro ano da inauguração do escritório da Corporação de Desenvolvimento de Tarapacá em Campo Grande. Ao longo do evento ainda serão assinados convênios entre o estado chileno com entidades públicas e privadas.

Leonardo Rocha, Comunicação do Governo de MS
Fotos: Saul Schramm

Nota de falecimento de Maria Aparecida Ribas Tobias

0

Comunicamos com pesar o falecimento nessa terça-feira, dia 9 de julho, em sua residência, em Amambai, de Maria Aparecida Ribas Tobias, de 63 anos.

Seu corpo está sendo velado em sua residência, na Rua Tiradentes número 248, na Vila Crepúsculo e o sepultamento acontece nesta quarta-feira (10) às 10h da manhã no Cemitério Municipal Crepúsculo. 

Informou Inter Pax: Fones (67) 99956-5464 e (67) 99957-9445

Marinalva cobra acesso via passarela para pedestres que residem do outro lado da rodovia em Caarapó

0

A vereadora Marinalva de Souza Farias da Costa (PSDB) encaminhou indicação ao prefeito André Nezzi com cópia à Secretaria Municipal de Planejamento, Projetos, Habitação e Controle Urbano, solicitando que viabilizem junto aos órgãos competentes, a construção de passarelas para pedestres que residem nos bairros do outro lado da rodovia BR 163.

Na propositura, a vereadora sugere que as passarelas sejam construídas no acesso da Avenida Presidente Vargas, que liga o Bairro do Centro com a Santa Marta, bem como o acesso do Bairro Eco Park para Vila Setenta.

“A presente solicitação é de grande importância, tendo em vista que todos os dias inúmeras pessoas atravessam a BR-163 nessas localidades, colocando em risco suas vidas. Defendo que a passarela é o único meio seguro para se atravessar uma rodovia. Diante dessa importante situação, em que envolve uma vida, pedimos uma atenção especial da municipalidade”, disse a vereadora.

Programa para recuperação de nascentes é tema de projeto na ALEMS

0
Foto: Luciana Nassar

De autoria do deputado e presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS), Gerson Claro (PP), tramita na Casa de Leis o Projeto de Lei 156/2024, que institui o Programa Adote uma Nascente no âmbito do Estado de Mato Grosso do Sul e dá outras providências. O objetivo do programa é a recuperação de nascentes em áreas degradadas e a preservação daquelas que não necessitam de restauração. Nascente é compreendida como o afloramento natural do lençol freático e sua respectiva área de preservação permanente (APP).

Os voluntários do programa terão duas categorias, os adotantes são responsáveis por ações de preservação e recuperação das nascentes. Já os padrinhos são responsáveis por colaborar financeiramente com as ações de adoção. Entre as ações a serem realizadas estão a delimitação física da área, sua sinalização, o nome da nascente, da pessoa física ou jurídica de direito público, ou privado que adotará a nascente, e informações com fins de educação ambiental, prestadas por técnicos devidamente habilitados, caracterizando a água, solo, fauna e flora do local.

“O objetivo é desenvolver e promover uma política de meio ambiente voltada à preservação das nascentes dos rios do Estado. Mato Grosso do Sul é privilegiado pela natureza, berço do Aquífero Guarani, com áreas territoriais são abrangidas por diversas bacias hidrográficas estaduais e federais. A transformação em lei do Projeto Adote Uma Nascente permitirá também a conscientização das pessoas, permitindo o avanço de políticas públicas complementares e, principalmente, envolvendo as respectivas comunidades localizadas em áreas urbanas e rurais próximas a cada uma das nascentes de rio”, justificou o presidente da ALEMS, Gerson Claro.

Percorrendo nove cidades do Estado, Cassems Itinerante divulga calendário de julho

0
Foto: Divulgação

Com a cidade de Nova Andradina inclusa no cronograma, a Caixa de Assistência dos Servidores do Estado de Mato Grosso do Sul (Cassems), disponibilizou o calendário de atendimentos médicos do projeto “Cassems Itinerante” referente ao mês de julho. 

As primeiras cidades a receberam os atendimentos médicos serão Aquidauana e Jardim, com foco em especialidades como dermatologia e pediatria. 

A ação, reconhecida pela sua eficiência e atendimento humanizado, irá percorrer os municípios de Aquidauana, Corumbá, Coxim, Dourados, Jardim, Naviraí, Nova Andradina, Ponta Porã e Três Lagoas durante todo o mês. 

Para agendar atendimento, os beneficiários podem entrar em contato com a unidade regional da Cassems em seu município, ou pelos telefones (67) 3521-9046 e (67) 99983-3302 somente WhatsApp. 

Confira a agenda completa da “Cassems Itinerante” e os locais de atendimento na sua região:

Aquidauana

Dermatologista – 01 de julho

Psiquiatra – 27 e 29 de julho

Local: Hospital Cassems de Aquidauana

Endereço: R. José Bonifácio, 115, Bairro Alto

Horário de atendimento: 7h às 17h

Mais informações: (67) 3241-0206

Corumbá

Psiquiatra – 04,05, 26 e 27 de julho

Endocrinologista – 05 e 06 de julho

Local: Unidade Regional Cassems de Corumbá

Endereço: Monte Castelo, nº 60 – Bairro Popular Velha

Horário de atendimento: 7h às 17h

Mais informações: (67) 3234-5348/3234-5349 ou (67) 9 9974-0603;

Coxim

Dermatologista- 05 de julho

Pediatra – 09 de julho 

Psiquiatra – 13 de julho

Local: Unidade Regional Cassems de Coxim

Endereço: Av. Virginia Ferreira 2415 – Bairro Flavio Garcia

Horário de atendimento: 7h às 17h

Mais informações: (67) 3291-3853

Dourados

Fonoaudiologia – 05, 12, 13, 19, 26 e 27 de julho 

Terapia Ocupacional – 05, 12, 13, 19, 26 e 27 de julho 

Psiquiatra – 12,13, 26 e 27 de julho 

Local: Unidade Regional Cassems de Dourados

Endereço: Av. Mato Grosso, 1470, Jardim Santo André

Horário de atendimento: 7h às 17h

Mais informações: (67) 3411-7530

Jardim

Pediatria – 03 e 17 de julho

Neurologia – 06 de julho

Dermatologista – 09 de julho

Cardiologista – 10 de julho

Ginecologista e Obstetrícia – 27 de julho 

Psiquiatria – 18 de julho

Local: Unidade Regional Cassems de Jardim

Endereço: Rua Tenente Hernani de Gusmão, 279

Horário de atendimento: 7h às 17h

Mais informações: (67) 3251-1811 ou (67) 99974-2623

Naviraí

Psiquiatra – 05, 06, 12 e 13 de julho

Endocrinologista – 19 e 20 de julho

Local: Centro de Especialidades Médicas da Cassems

Rua dos Pardais, 41, Jardim União

Horário de atendimento: 7h às 18h

Mais informações: (67) 9 9245-2017

Nova Andradina

Psiquiatra – 12, 13, 26 e 27 de julho

Local: Unidade Regional Cassems de Nova Andradina

Endereço: Rua Elizabete Rubiano, 1431

Horário de Atendimento: 7h às 17h

Mais informações: (67) 3441-1415

Ponta Porã 

Psiquiatra – 05, 06, 15 e16 de julho. 

Local: Unidade Regional Cassems de Ponta Porã

Endereço: Guia Lopes, 1785 – Bairro Santa Izabel

Horário de atendimento: 7h às 17h

Mais informações: (67) 3437-2200

Três Lagoas

Dermatologista – 06 de julho

Endocrinologista – 11, 12 e 13 de julho

Psiquiatra – 19 e 20 de julho

Reumatologista – 18,19, 26 e 27 de julho

Mastologista – 27 de julho

Local: Unidade Regional Cassems de Três Lagoas

Endereço: Rua Monir Thomé, 2057

Horário de atendimento: 7h às 17h

Fonte: Assessoria Cassems/Dayane Leice

PL, que já teria 40 pré-candidatos em MS, zera legenda após acordo com PSDB

0
Foto: Divulgação

A política partidária é uma ‘caixinha de surpresas’, dizem muito os próprios políticos. Mas, desta vez a surpresa é uma bomba, que foi acionada dentro do PL (Partido Liberal) de Mato Grosso do Sul. Após o que estaria tudo certo para as eleições municipais 2024, com até 40 pré-candidaturas próprias as prefeituras, sendo a sigla com maior percentual de candidatos, tudo foi detonado pela cúpula nacional contra o próprio partido em favor do PSDB.

A direção estadual, então com o deputado federal Marcos Pollon, já havia estruturado as pretensões eleitorais, sendo certas os 40 postulantes (veja lista abaixo). Mas, a apenas três meses do pleito eleitoral, ocorreu uma reviravolta, com acordo na semana passada, até inusitado, sem aval e conhecimento regional, em aliança de Jair Bolsonaro (PL) com Reinaldo Azambuja, presidente estadual do PSDB, e Eduardo Riedel, atual governador de MS, também tucano.

Pollon que não aceitou, foi retirado do cargo, e com isto, os então pré-candidatos a prefeito do PL já estão sendo informados que não terão legenda para concorrerem na eleição de outubro. As mudanças ocorrem para refazer o PL e colocá-lo junto ao PSDB, que na maioria dos casos já tem e será o cabeça de chapa em ao menos pretendidos 50 municípios dos 79 em MS, como o principal Campo Grande, como Enfoque MS noticiou: Deputado com Bolsonaro confirma aliança do PL com PSDB na Capital.

O pré-candidato do PL em Ribas do Rio Pardo, Paulo Tucura, por exemplo, já sabe que não poderá concorrer. Na rede social, ele explicou que foi informado de que mudanças aconteceram após a aliança do PSDB com PL, que vão levar à desistência.

Ordem de cima

O exemplo da mudança de ultima hora, vem da surpresa segundo Tucura, que o diretório estadual, agora a uma semana, sob comando do Tenente Portela, amigo e indicado de Bolsanaro, entende que agora Ribas não pode ter candidato a prefeito.

“Lamento, porque seríamos o único candidato de direita, contra três candidatos de esquerda. Fui consultado se teria problema em apoiar o candidato do PSDB em Ribas do Rio Pardo “, declarou.

No vídeo, o ex-prefeito ainda fala em fidelidade a Bolsonaro, citando versículo da Bíblia como fala do ex-presidente: “Conhecereis a verdade e a verdade voz libertará”.

Em Nova Andradina, o pré-candidato, Arion de Souza, aceitou compor com o PSDB e deve ser o vice de Leandro Fedossi.

As mudanças são feitas a mando do próprio Bolsonaro, que fechou aliança e tirou Marcos Pollon da presidência do partido, colocando o amigo dele, Tenente Portela, no lugar.

Portela está sendo responsável, por ordem do próprio Bolsonaro, por definir onde o partido terá candidatura. A previsão é de que o PL fique com, no máximo, e chutando alto, 10 pré-candidatos em Mato Grosso do Sul.

A decisão está desagradando  lideranças dos diretórios construídos por Pollon. A revolta é maior porque já não há tempo de trocarem de partido para concorrerem.

A lista de Pollon tinha 40 nomes, que podem ficar fora da eleição:

Água Clara: Dr. Ludowico
Alcinópolis: Manoel Nunes
Amambai: Zé Bambil
Aquidauana: Dr. Vitinho
Antônio João: Adriano Brum
Bataguassu: Dan Veterinário
Batayporã: Anderson Paes
Bela Vista: Leandro Dindo
Bonito: Jorginho Figueiredo
Caarapó: Alessandro Paulino
Campo Grande: João H. Catan
Coronel Sapucaia: Lindo Kefler
Cassilândia: Marcelo Pelarin
Corguinho: Ayres Cândido
Corumbá: Pastor André
Coxim: Salette Bell
Dourados: Gianni Nogueira
Eldorado: Oseas de Souza
Guia Lopes da Laguna: Dr. Max
Iguatemi: Juliana Lara
Ivinhema: Adão Gouveia
Inocência: Willian do Incon
Itaporã: Edilson Bigatão
Jardim: Lizete Bazzo
Jaraguari: Dr. Luiz
Jateí: Odair Pereira
Maracaju: Rovilson Corrêa
Naviraí: Rodrigo Sacuno
Nova Andradina: Arion de Souza
Paraíso das Águas: Ronivaldo Carvalho
Paranaíba: Robson Resende
Pedro Gomes: Delegado Murilo
Porto Murtinho: Elton Atele
Ribas do Rio Pardo: Paulo Tucura
Rio Negro: Seu Milton
Rochedo: Ronaldo Mazone
Sidrolândia: Rodrigo Basso
Sonora: Aurélio, o Careca da Recuperadora
Três Lagoas: Paulo Veron

Sinalização em trecho da BR-163 evitará acidentes em São Gabriel D´Oeste, diz Mara Caseiro

0
Foto: Victor Chileno

A deputada estadual Mara Caseiro (PSDB) pediu ao governo estadual a adoção de medidas emergenciais para implantação de sinalização e sistemas de controle de velocidade na parte urbana da BR-163, em São Gabriel do Oeste. A indicação foi encaminhada ao secretário estadual de Infraestrutura e Logística, Hélio Peluffo Filho e ao superintendente regional do DNIT, Euro Nunes Varanis Júnior.

Conforme os vereadores Edson Baggio, Fernando Rocha, Frederico Marcondes, Fábio Miranda, Kalício de Brito, Luizinho Freitas, Perkão Sales, Rmão Gomes, Rogério Rohr, Suelen Pascoal e Vagner Trindade, a inexistência de sinalização e sistema de controle de velocidade no trecho da BR-163 pode provocar graves acidentes.

Para a deputada, o pedido encontra amparo na “via administrada pela CCR MSVIA, em especial no cruzamento entre o centro de São Gabriel do Oeste e o bairro Milani. “Não é novidade que a BR-163 acomoda um alto fluxo de veículos leves e pesados, já que possui uma extensão total de 845,4 quilômetros, essencial para a logística regional, desde a divisa com o Paraná, ao sul, no município de Mundo Novo, até a divisa com o Mato Grosso, ao Norte, no município de Sonora”, destacou ela.

Mara Caseiro também comentou que a falta de sinalização é um perigo para os moradores.  “O altíssimo fluxo de veículos pelo local, aliado ao elevado número de munícipes que transitam por ali, atrai, sem dúvida, a necessidade de implantar dispositivos para reduzir a velocidade na parte urbana da BR-163 no município de São Gabriel do Oeste”, afirmou.

Diante disso, a deputada solicitou ao governo estadual, a adoção de medidas urgentes para a sinalização do trecho urbano. “A instalação destes dispositivos é o único meio eficaz de controlar a velocidade do tráfego de veículos pelo local e, consequentemente, evitar que episódios trágicos aconteçam”, finalizou.

Começam a valer regras do calendário eleitoral que podem levar candidatos à cassação por violação

0
© Marcelo Camargo/Agência Brasil

No sábado (6), a três meses do primeiro turno das Eleições Municipais 2024, entrou em vigor uma série de proibições impostas aos agentes públicos, de acordo com o calendário eleitoral. As medidas têm como objetivo evitar qualquer eventual favorecimento a determinadas pré-candidaturas, fortalecendo a igualdade entre os concorrentes na disputa eleitoral de outubro. 

Pela legislação eleitoral, desde sábado (6), até a posse das eleitas e dos eleitos, é proibido aos agentes públicos nomear, contratar ou mesmo admitir, dispensar sem justa causa, suprimir, readaptar vantagens ou, por outros meios, dificultar ou impedir o exercício da função de pessoa servidora pública. São vedadas, ainda, a remoção, a transferência ou a exoneração de ofício. 

Ressalvas 

Dos casos mencionados, excluem-se: a nomeação ou a exoneração em cargos em comissão e a designação ou a dispensa de funções de confiança; a nomeação para cargos do Poder Judiciário, do Ministério Público, dos tribunais ou dos conselhos de contas e dos órgãos da Presidência da República; e a nomeação de aprovados em concursos públicos homologados até 6 de julho.

Também são exceções a nomeação ou a contratação necessária à instalação ou ao funcionamento inadiável de serviços públicos essenciais, com prévia autorização do chefe do Poder Executivo, bem como a transferência ou a remoção de ofício de militares, de policiais civis e de agentes penitenciários. 

Proibições 

A partir de hoje, é vedada, na realização de inaugurações de obras públicas ou na divulgação de prestação de serviços públicos, a contratação de shows artísticos pagos com recursos públicos. Candidatas e candidatos estão proibidos, por lei, de comparecer a inaugurações de obras públicas. 

Também a partir de sábado (6), até o dia das eleições, os agentes públicos não podem realizar transferência voluntária de recursos da União aos estados e aos municípios e dos estados aos municípios, ressalvadas as exceções previstas em lei.  

Além disso, com exceção da propaganda de produtos e serviços com concorrência no mercado, não é permitido autorizar publicidade institucional de atos, programas, obras, serviços e campanhas dos órgãos públicos, exceto em casos de urgente necessidade pública, reconhecida pela Justiça Eleitoral. Também é proibido fazer pronunciamento em cadeia de rádio e de televisão fora do horário eleitoral gratuito. 

Divulgação 

Os agentes públicos devem, ainda, adotar as providências necessárias para que o conteúdo dos portais, dos canais e de outros meios de informação oficial excluam nomes, slogans, símbolos, expressões, imagens ou outros elementos que permitam a identificação de autoridades, governos ou administrações cujos cargos estejam em disputa na campanha eleitoral, ainda que a divulgação tenha sido autorizada em momento anterior. 

Permissão 

Em relação ao primeiro turno das eleições (6 de outubro), órgãos e entidades da Administração Pública direta e indireta poderão ceder funcionárias e funcionários à Justiça Eleitoral até 6 de janeiro de 2025, em casos específicos e de forma motivada, quando solicitados pelos tribunais eleitorais. O prazo estende-se até 27 de janeiro de 2025 nos locais em que houver segundo turno. 

DC lança Toco como pré-candidato a prefeito de Amambai

0
Hilton Cezar Oviedo Dutra, o Toco (e), e Clesio Ribeiro. Fotos: Geovana Biron

O pré-candidato a prefeito de Amambai, Hilton Cezar Oviedo Dutra, o Toco (Democracia Cristã – DC), esteve visitando a redação do Jornal A Gazeta na manhã desta terça-feira (9).

Ele estava acompanhado do presidente municipal do DC, Jauro Moretto, do presidente estadual Edilson Vieira e do contador e filiado do partido, Márcio Prior.

Toco tem 47 anos, nasceu em Amambai e é formado em Educação Física. Filho de Eliseu Silveira Dutra e Secundina Oviedo, é casado e pai de duas filhas. Há pelo menos 25 anos atua como professor na área de educação física, sendo proprietário de academia.

DC lança Toco como pré-candidato a prefeito de Amambai
Visita aconteceu na redação do Jornal A Gazeta.

Fonte: Grupo A Gazeta

Casa do Trabalhador disponibiliza 43 oportunidades de emprego nesta quarta-feira em Amambai

0
Fachada da Secretaria de Desenvolvimento/Casa do Trabalhador em Amambai. Foto: Vilson Nascimento

Redação

A Casa do Trabalhador, órgão ligado à Fundação do Trabalho (Funtrab), do Governo do Estado, em Mato Grosso do Sul, disponibiliza 43 oportunidades de emprego nesta quarta-feira, dia 10 de julho, em Amambai.

Veja abaixo as oportunidades de emprego disponibilizadas

1 vaga para atendente de padaria
1 vaga para copeira
1 vaga para operador de caixa
1 vaga para consultor de vendas
1 vaga para operador de mercadorias e derivados
1 vaga para balconista de açougue
4 vagas para agente de saneamento
2 vagas para motorista de caminhão
1 vaga para atendente do setor hortifrutigranjeiros
1 vaga para motofretista
2 vagas para salgadeiro
1 vaga para soldador
2 vagas para empregado doméstico diarista
1 vaga para auxiliar de limpeza
1 vaga para assistente de vendas
1 vaga para auxiliar administrativo
1 vaga para auxiliar de engenheiro da construção civil
2 vagas para auxiliar de estoque
1 vaga para empregado doméstico nos serviços gerais
1 vaga para faxineiro
4 vagas para gerente de produção
3 vagas para mecânico de auto em geral
2 vagas para motorista de caminhão – basculante
1 vaga para operador de máquina de terraplanagem
1 vaga para operador de retroescavadeira
1 vaga para recepcionista secretaria (PcD)
1 vaga para repositor de mercadoria (PcD)
1 vaga para repositor de mercadorias
1 vaga para teleoperador de marketing (híbrido)
1 vaga para vendedor de comércio varejista
3 vagas para vendedor interno

Casa do trabalhador também oferece

A Casa do Trabalhador também realiza encaminhamento do seguro-desemprego para trabalhadores de Amambai e municípios da região. 

Segundo o órgão, para dar entrada no pedido de benefício, o trabalhador deve apresentar o termo de rescisão, a carteira de trabalho, CPF (Cadastro de Pessoa Física) e o RG (Carteira de Identidade). 

A Casa do Trabalhador em Amambai funciona anexa a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, ao lado do Salão Paroquial, no centro da cidade.

O horário de atendimento presencial ao público é de segunda a sexta no período das 7h às 13h. Maiores informações sobre os serviços prestados pela Casa do Trabalhador em Amambai poderão ser obtidas pelo fone (67) 3481-6148.

XV Copa Interfirmas de Futsal começa nesta sexta-feira (12) em Sete Quedas

0
Equipe Bom Preço Juventude é a atual campeã da Taça de Ouro. Fotos: Divulgação

A edição 2024 da mais aguardada competição do município terá novidades e participação recorde de equipes.

Pela primeira vez, a competição contará com quatro categorias.

Além das já tradicionais Taça de Ouro e Taça de Prata, desta vez haverá também a Taça de Bronze e a categoria Feminina.

Ao todo, serão 34 equipes divididas em grupos de acordo com o índice técnico em suas respectivas categorias.

Na Taça de Ouro, principal da competição, será realizada em formato regional ranqueada, sendo, quatro equipes de Sete Quedas, duas de Tacuru, uma de Iguatemi e uma de Amambai.

XV Copa Interfirmas de Futsal começa nesta sexta-feira (12) em Sete Quedas

A Taça de Prata contará com a participação de 12 equipes de Sete Quedas e Corpus Christi no Paraguai.

A Taça de Bronze, novidade nesta edição, reunirá 8 equipes com a participação de jogadores que muitas vezes não têm oportunidade de disputar competições por serem menos “experientes” e promete ser uma atração à parte.

Pela primeira vez também, haverá a participação da categoria feminina com a participação de 6 equipes, sendo, uma de Sete Quedas, 02 de Tacuru e 03 de Iguatemi.

“O objetivo é a inclusão de esportistas de nosso município e região em diversos  níveis e idades, proporcionando um entrelaçamento e integração dos participantes”, destacou Edson (Corintinha) Diretor de Esportes do município e principal organizador da competição.

A rodada de abertura está prevista para esta sexta-feira (12) com os seguintes jogos:

No primeiro jogo da competição, às 19 horas, a equipe da Mecânica do Coronel enfrenta a equipe da Casa Rambo/Los amigos de Pindoty Porã pelo Grupo A da Taça de Bronze.

Às 20 horas é a vez da estreia do Atual campeão da Taça de Prata Agroinsumos/RA Transportes contra a equipe do Conjunto Mapin pelo Grupo A da Taça de Prata.

Às 21 horas o Bom Preço / Juventude, atuais campeões da Taça de Ouro, entram em quadra para enfrentar na estreia a equipe do Auto Posto Tacuru, jogo válido pelo Grupo A da Ouro.

Ao todo, serão 67 jogos que acontecerão sempre às terças, quintas e sextas-feira e a previsão de encerramento é para início de setembro.

A realização é da Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Educação, com organização e coordenação do Departamento Municipal de Esportes.

Patrocinadores oficiais da competição:

– Sicredi;

– Aline Calçados/Letícia MX;

– Campo Forte/Rural Forte;

– Novolar/HS Consórcios;

– Jeferson dos Santos (corretor de seguros).

XV Copa Interfirmas de Futsal começa nesta sexta-feira (12) em Sete Quedas
XV Copa Interfirmas de Futsal começa nesta sexta-feira (12) em Sete Quedas
XV Copa Interfirmas de Futsal começa nesta sexta-feira (12) em Sete Quedas
XV Copa Interfirmas de Futsal começa nesta sexta-feira (12) em Sete Quedas
XV Copa Interfirmas de Futsal começa nesta sexta-feira (12) em Sete Quedas
XV Copa Interfirmas de Futsal começa nesta sexta-feira (12) em Sete Quedas

Fonte: Divulgação