23.3 C
Amambai
sábado, 27 de junho de 2026
Início Site Página 901

Grave acidente resulta na morte de jovem em Amambai

0
A vítima do acidente, Enthony de Oliveira Lima. Foto: Redes sociais

Na manhã de sábado, dia 13, um acidente de trânsito causou a morte de Enthony de Oliveira Lima, de 23 anos. O acidente aconteceu no cruzamento das ruas Teodorico Jurgielewicz e José Luiz Sampaio Ferraz, na Vila Boa Sorte, em Amambai.

De acordo com o boletim de ocorrência, o acidente envolveu um carro Fiat Mobi verde, dirigido por B.V.S., de 50 anos, e uma moto Yamaha YBR 150 Factor azul, pilotada por Enthony.

O impacto causou danos aos veículos e ferimentos graves em Enthony, que foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros Militar e levado ao Hospital Regional para receber cuidados médicos. Porém, devido à gravidade dos ferimentos, ele foi transferido em vaga zero para o Hospital da Vida em Dourados, onde faleceu às 22h do mesmo dia.

B.V.S. fez o teste do bafômetro, que mostrou que ele não havia consumido álcool. No entanto, o boletim de ocorrência também informa que o motorista desrespeitou o sinal de parada obrigatória na Rua Teodorico Jurgielewicz, avançando a preferencial e colidindo com a moto que trafegava pela Rua José Luiz Sampaio Ferraz.

O caso foi registrado na Delegacia de Polícia Civil de Amambai como homicídio culposo na condução de veículo automotor.

Fonte: Redação/Grupo A Gazeta

Nota de falecimento de Manoel Lopes Ferreira, o “seu Mané”

0

Comunicamos com pesar o falecimento no domingo, 14 de julho, na Santa Casa, em Campo Grande, de Manoel Lopes Ferreira, o “seu Mané”, de 82 anos.

Trasladado para Amambai, seu corpo foi velado no Memorial Primavera e o sepultamento aconteceu nessa segunda-feira no Cemitério Municipal Crepúsculo.

Informou Pax Primavera- Fone: 3481-5356

Nota de falecimento de Waldemar Alegre

0

Comunicamos com pesar o falecimento no domingo, dia 14 de julho, no Hospital Regional, em Ponta Porã, de Waldemar Alegre, de 55 anos.

Trasladado para Amambai, seu corpo foi velado no Memorial da Pax Vida Amambai e o sepultamento aconteceu nessa segunda-feira (15) no Cemitério Municipal Crepúsculo.

Informou Pax Vida Amambai– Fone: (67) 3481-1922

Nota de falecimento de José Bento da Silva

0

Comunicamos com pesar o falecimento nesse sábado, 13 de julho, em sua residência, em Amambai, de José Bento da Silva, de 98 anos.

Seu corpo foi velado no Memorial Primavera e o sepultamento aconteceu nesse domingo (14) às 16h30 no Cemitério Municipal Crepúsculo.

Informou Pax Primavera- Fone: 3481-5356

Nota de falecimento de Enthony de Oliveira Lima

0

Comunicamos com pesar o falecimento nesse domingo, 14 de julho, no Hospital da Vida, em Dourados, de Enthony de Oliveira Lima, 23 anos.

Trasladado para Amambai, seu corpo será velado a partir das 21h30 no Memorial Primavera e o sepultamento acontece nesta segunda-feira (15) às 11h no Cemitério Municipal Crepúsculo.

Informou Pax Primavera- Fone: 3481-5356

Obs: Nota atualizada às 17h01

Nota de falecimento de Luiza Corrêa da Rosa

0

Comunicamos com pesar o falecimento nesse domingo, 14 de julho, no Hospital Regional, em Amambai, de Luiza Corrêa da Rosa, de 78 anos.

Seu corpo foi velado no Memorial Primavera e o sepultamento aconteceu nesse domingo (14) às 16h no Cemitério Municipal Santo Antônio.

Informou Pax Primavera- Fone: 3481-5356

Confira a farmácia de plantão hoje em Amambai

0

Plantão: Farmácia Farma Popular     Fone: 99613-1749

Em frente a praça central

Confira a farmácia de plantão hoje em Amambai

0

Plantão: Drogaria Amambai     Fone: 99626-7766

Ao lado do Posto Baronesa

Alunos da Escola Mitã Rory representam Amambai no atletismo das Paralimpíadas Escolares de MS em Campo Grande

0
A delegação amambaiense nas Paralimpíadas Escolares de Mato Grosso do Sul nesse final de semana, em Campo Grande. (Fotos: Tidinho/Sedesc)

Grupo Gazeta

Alunos integrantes do Projeto Paradesporto Mitã Vya, da Escola Municipal Mitã Rory, localizada na Aldeia Amambai, estão em Campo Grande representando Amambai na modalidade de atletismo das Paralimpíadas Escolares de Mato Grosso do Sul.

Segundo o professor de educação física indígena, Fernandes Souza, que é o coordenador do Projeto Paradesporto Mitã Vya, Amambai participa da competição estadual com sete alunos/atletas, entre eles, portadores de deficiência intelectual, deficiência física e deficiência visual.

De acordo com Fernandes Souza, que também é competidor de fisiculturismo, representando Amambai em várias competições estaduais e interestaduais, Frailson Vera representa a Cidade Crepúsculo nas Paralimpíadas Escolares nas provas dos 100 metros,  250 metros  e 150 metros.

Aliender Duarte representa Amambai na prova dos 100 metros, arremesso do peso e salto a distância,  Iriel compete na prova dos 200 metros, arremesso do peso e salto e distância, Jubile Vasque compete nos 100 metros, arremesso do peso e salto à distância, Tatiane Flor disputa os 100 e 200 metros, além da prova do arremesso do peso, Rafaela Aquino compete nos 75 metros, no lançamento de pelota e arremesso do peso e Weber Martins representa Amambai na prova dos 200 e 400 metros, além do arremesso do peso.

A equipe amambaiense, que tem como chefe de delegação Aristides Rodrigues Nunes, o “Tidinho”, participa dos jogos paralímpicos em Campo Grande com apoio da Prefeitura de Amambai através da Sedesc (Secretaria de Desporto e Cultura).

Alunos da Escola Mitã Rory representam Amambai no atletismo das Paralimpíadas Escolares de MS em Campo Grande
Alunos da Escola Mitã Rory representam Amambai no atletismo das Paralimpíadas Escolares de MS em Campo Grande

Casa do Trabalhador disponibiliza 47 oportunidades de emprego nesta segunda-feira em Amambai

0
Fachada da Secretaria de Desenvolvimento/Casa do Trabalhador em Amambai. (Foto: A Gazeta)

Redação

A Casa do Trabalhador, órgão ligado à Fundação do Trabalho (Funtrab), do Governo do Estado, em Mato Grosso do Sul, disponibiliza 47 oportunidades de emprego nesta segunda-feira, dia 15 de julho, em Amambai.

Veja abaixo as oportunidades de emprego disponibilizadas

1 vaga para atendente de lanchonete
1 vaga para manicure e pedicure
1 vaga para pedreiro
1 vaga para cozinheiro de restaurante
2 vagas para auxiliar de cozinha
1 vaga para atendente de padaria
1 vaga para copeira
1 vaga para operador de caixa
1 vaga para consultor de vendas
1 vaga para operador de mercadorias e derivados
1 vaga para balconista de açougue
4 vagas para agente de saneamento
2 vagas para motorista de caminhão
1 vaga para atendente do setor hortifrutigranjeiros
1 vaga para motofretista
1 vaga para salgadeiro
1 vaga para soldador
2 vagas para empregado doméstico diarista
1 vaga para auxiliar de limpeza
1 vaga para assistente de vendas
1 vaga para auxiliar administrativo
1 vaga para auxiliar de engenheiro da construção civil
2 vagas para auxiliar de estoque
1 vaga para empregado doméstico nos serviços gerais
1 vaga para faxineiro
4 vagas para gerente de produção
1 vaga para mecânico de auto em geral
1 vaga para motorista de caminhão basculante
1 vaga para operador de máquina terraplanagem
1 vaga para operador de retroescavadeira
1 vaga para recepcionista secretaria (PcD)
1 vaga para repositor de mercadoria (PcD)
1 vaga para repositor de mercadorias
1 vaga para teleoperador de marketing (híbrido)
1 vaga para vendedor de comércio varejista
3 vagas para vendedor interno

Casa do trabalhador também oferece

A Casa do Trabalhador também realiza encaminhamento do seguro-desemprego para trabalhadores de Amambai e municípios da região. 

Segundo o órgão, para dar entrada no pedido de benefício, o trabalhador deve apresentar o termo de rescisão, a carteira de trabalho, CPF (Cadastro de Pessoa Física) e o RG (Carteira de Identidade). 

A Casa do Trabalhador em Amambai funciona anexa a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, ao lado do Salão Paroquial, no centro da cidade.

O horário de atendimento presencial ao público é de segunda a sexta no período das 7h às 13h. Maiores informações sobre os serviços prestados pela Casa do Trabalhador em Amambai poderão ser obtidas pelo fone (67) 3481-6148.

Morre aos 71 anos, o ex-vereador em Paranhos Gelson Lemes Tavares

0

Faleceu nessa sexta-feira, 12 de julho, no Hospital Regional, em Ponta Porã, do ex-vereador, em Paranhos, Gelson Lemes Tavares, de 71 anos.

Trasladado para Paranhos, o corpo de Gelson, que foi vereador no município da fronteira com o Paraguai entre os anos de 1993 e 1996, sendo presidente da Câmara Municipal no biênio 93/94, foi velado na Capela Mortuária Municipal local e o sepultamento aconteceu às 10h da manhã desse sábado (13) no Cemitério Municipal de Paranhos.

O prefeito de Paranhos, Donizete Aparecido Viaro, emitiu nota de pesar e decretou luto oficial no município pela morte do ex-vereador Gelson Lemes Tavares.

Morre aos 71 anos, o ex-vereador em Paranhos Gelson Lemes Tavares
Morre aos 71 anos, o ex-vereador em Paranhos Gelson Lemes Tavares

Campanha de Doação de Sangue acontece dia 10 de agosto em Amambai

0
Foto: Pixabay

No dia 10 de agosto, moradores de Amambai poderão participar da campanha de doação do Centro de Hematologia e Hemoterapia de Mato Grosso do Sul (Hemosul) e fazer a diferença na vida de até quatro pessoas.

O Hemosul está enfrentando uma baixa no estoque de sangue. Segundo a instituição, essa diminuição pode estar associada ao comportamento dos doadores, que, durante períodos de temperaturas mais baixas, acabam desestimulados a realizar essas ações solidárias.

Para reverter essa situação, Amambai, em parceria com o Hemosul, terá um ponto de coleta de sangue no Hospital Regional. A ação acontece das 8h às 11h e das 13h às 16h. Esta é uma oportunidade para os moradores contribuírem sem precisar viajar.

Como Amambai não possui Hemosul, normalmente os moradores precisariam se deslocar até Dourados ou Ponta Porã para poder doar.

Quem pode doar?

Para doar sangue, é necessário:

  • Estar em boas condições de saúde.
  • Ter entre 16 e 69 anos (menores de idade precisam de autorização dos responsáveis).
  • Pesar no mínimo 51 kg.
  • Estar alimentado e descansado
  • Estar em boas condições de saúde, não estar gripado ou com outra infecção
  • Apresentar documento oficial com foto.

Importância da doação

Doar sangue é importante para atender pacientes em diversas situações, como cirurgias e tratamentos médicos. De acordo com Ministério de Saúde, cada doação pode salvar até quatro pessoas.

Doe sangue e ajude a manter os estoques necessários para atender quem precisa!

Confira todos os critérios para poder doar sangue

Fonte: A.N /Grupo A Gazeta

Confira a farmácia de plantão hoje em Amambai

0

Plantão: Drogaria Ultra Popular     Fone: 3481-1832

Próximo ao Mercado Manso

Coronel David destina veículo para Apae de Alcinópolis ampliar atendimentos na educação especial

0
Foto: Pedro Ernesto

A Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) de Alcinópolis recebeu nesta sexta-feira (12) o veículo 0 km destinado à instituição por emenda parlamentar de autoria do deputado estadual, Coronel David (PL), que irá suprir necessidades da instituição no atendimento a pessoas com deficiência, além de contribuir com o transporte de estudantes e profissionais da educação especial, promovendo um serviço mais eficiente e humanizado para famílias em vulnerabilidade.

A diretora da entidade, Clélia Maria de Sousa, conta que a Apae dividia com o Cedeal (Centro de Educação Especial de Alcinópolis) uma Kombi Escolar antiga, que deveria ser utilizada exclusivamente para o transporte dos estudantes do Centro. A limitação do uso desse veículo gerava desafios para a instituição, “especialmente na logística de transporte de profissionais para atendimentos domiciliares, além de atividades administrativas em outros municípios.”

Já o presidente da Apae de Alcinópolis, Olivaldo Gomes Ferreira, explica que com a novo carro, a Apae poderá expandir a capacidade de atendimento, beneficiando diretamente 32 alunos com idade entre 4 e 64 anos, bem como seus familiares. “Essa iniciativa do Coronel David permitirá que a Apae realize visitas domiciliares, participe de capacitações, seminários e atividades em outros municípios, sem depender de caronas ou da cedência de automóveis da prefeitura.”

Além disso, o veículo vai proporcionar maior flexibilidade no transporte dos estudantes, especialmente em situações onde a Kombi já esteja em uso para viagens intermunicipais com outros grupos, um avanço que representa melhoria na qualidade e eficiência dos serviços prestados pela Apae, garantindo a continuidade do serviço totalmente gratuito oferecido pela instituição em Alcinópolis e região.

Ao anunciar a emenda, Coronel David ressaltou a importância de investir recursos que promovam a inclusão e o desenvolvimento de todas as pessoas, especialmente aquelas que dependem do suporte especializado da Apae. “Nosso objetivo é garantir que todos tenham acesso a um atendimento digno e de qualidade, contribuindo para uma sociedade mais justa e inclusiva”, comemora o parlamentar.

Acidente no Bairro Planalto envolve moto e carro em Caarapó

0
Corpo de Bombeiros atendeu a ocorrência. Foto: Divulgação

Na manhã de quinta-feira, dia 11 de julho, por volta das 7h, um acidente envolvendo uma moto Honda Titan e um veículo Volkswagen Gol ocorreu no cruzamento da Rua Fernando Correa da Costa com a Rua José Bonifácio, no Bairro Planalto, em Caarapó.

De acordo com o site Caarapó News, os envolvidos no acidente são o condutor da moto, um jovem de 25 anos, e o condutor do carro, cuja idade não foi revelada. O motociclista sofreu ferimentos no braço direito como resultado da colisão.

O condutor da moto foi atendido no local pelo Corpo de Bombeiros e encaminhado para o Hospital Beneficente São Mateus para receber cuidados médicos. Por outro lado, o motorista do carro não sofreu ferimentos aparentes.

Fonte: Redação/Grupo A Gazeta

Durante visita a MS, ministra Cida Gonçalves anuncia construção de Casa da Mulher Brasileira em Ponta Porã

0

Em visita a Mato Grosso do Sul para uma série de agendas, a ministra das Mulheres Cida Gonçalves anunciou que será construída uma Casa da Mulher Brasileira em Ponta Porã, na fronteira com o Paraguai. A unidade de atendimento às vítimas de violência será resultado de uma parceria entre os Governos Federal, Estadual e a Itaipu Binacional. 

O assunto foi discutido na tarde desta quinta-feira (11) durante encontro com o governador Eduardo Riedel e a secretária de Estado da Cidadania, Viviane Luiza. “Nós viemos pactuar, o governo aceitou, agora o Ministério fala com o Itaipu. O governador vai falar com o prefeito da cidade para que a gente possa dar tratativas”, disse a ministra, que estava acompanhada da chefe de gabinete Kátia Guimarães.

Ainda de acordo com Cida Gonçalves a localização do município teve influência na escolha. “É importante porque Ponta Porã está na divisa com Paraguai. Mato Grosso do Sul já tem uma política sobre a questão das fronteiras consolidadas, isso ajuda ampliar esse debate. Ajuda até o Governo Federal a pensar em uma política de combate à violência contra as mulheres nas fronteiras”, destacou.

A Secretaria da Cidadania ficará responsável por acompanhar todo o processo até a entrega da obra. “São tratativas de ajuste, de alinhamento entre os Poderes. É o Ministério das Mulheres olhando mais uma vez para as mulheres, principalmente agora da fronteira. Pensando nas políticas públicas para proteção das nossas mulheres e meninas. A partir dessa primeira conversa com o governador nós faremos todo o alinhamento e aí sim teremos os números, atendimento, protocolo”, explicou Viviane Luiza.

Durante visita a MS, ministra Cida Gonçalves anuncia construção de Casa da Mulher Brasileira em Ponta Porã
Durante visita a MS, ministra Cida Gonçalves anuncia construção de Casa da Mulher Brasileira em Ponta Porã
Durante visita a MS, ministra Cida Gonçalves anuncia construção de Casa da Mulher Brasileira em Ponta Porã

Em janeiro deste ano foi firmada a cooperação técnica entre União e Governo Estadual para a implementação de unidades da Casa da Mulher Brasileira em Corumbá e Dourados com investimentos de R$ 31 milhões. Os projetos estão em andamento. 

Sobre a construção da unidade de Dourados, onde haverá atendimento específico às mulheres indígenas, Viviane Luiza destacou que o Ministério das Mulheres já fez a transferência do dinheiro a ser usado na obra. “A interveniência é com a Seilog e nós já estamos na elaboração para o início da construção”, declarou.

Campo Grande foi a primeira cidade do País a receber uma Casa da Mulher Brasileira, inaugurada em fevereiro de 2015. O local possui atendimento especializado para amparar as vítimas em todas as etapas do processo. Outras cidades de Mato Grosso do Sul também contam com ‘Salas Lilás’, espaços exclusivos de atendimento de mulheres, adolescentes e crianças vítimas de violência doméstica ou sexual ou em situação de vulnerabilidade. 

Danielly Escher, Comunicação Governo de MS
*colaborou Jaqueline Hahn Tente, Comunicação da Cidadania
Fotos: Álvaro Rezende

1º Torneio X1 de Futebol Society promete agitar Amambai no dia 21 de julho

0
Foto: Divulgação

No dia 21 de julho, será realizado, no Campo Sintético do União Esporte Clube, em Amambai, um evento esportivo que promete movimentar a cidade. Organizado pela Amambai Futlive, em parceria com o União Esporte Clube, o torneio de futebol society X1 atraiu grande interesse, com as vagas esgotadas em apenas três dias.

A ideia para o torneio surgiu de uma conversa entre Ramão e Marcelo Sanches, dois entusiastas do esporte na cidade, com o objetivo de introduzir novas modalidades esportivas e incentivar os atletas locais a se dedicarem ao esporte.

O torneio terá 16 equipes, distribuídas em 4 chaves de 4 duplas. Cada chave jogará entre si, avançando os dois melhores para a fase mata-mata, que inclui quartas de final, semifinais e final. A premiação será composta por troféus e medalhas, com o primeiro lugar recebendo R$ 1.300,00, o segundo lugar R$ 500,00, e o terceiro lugar R$ 200,00.

O evento também contará com a presença de atletas renomados no futebol, como Amarildo, ex-jogador profissional, o tetracampeão paranaense de X1 Pelezinho, de Foz do Iguaçu, e Eduardo Sodre, número 1 das Livres de X1.

A modalidade X1 tem origem no Pernambuco e resgata a essência do futebol brasileiro de rua. Os atletas participantes têm a oportunidade de praticar suas habilidades e beneficiar a saúde, enquanto os espectadores podem assistir a partidas de grande disputa.

Para mais informações, entre em contato pelo número (67) 9.9697-8801. Siga a página @amambaifutlive no Instagram para ficar por dentro de todas as novidades.

Fonte: Redação/Grupo A Gazeta

Veículo com cigarros contrabandeados é apreendido pelo DOF entre Dourados e Laguna Carapã

0
Foto: Assessoria/DOF

Policiais militares do DOF (Departamento de Operações de Fronteira) apreenderam, na manhã desta quinta-feira (11), um veículo GM Montana de cor preta carregado com 170 pacotes de cigarros ilegais.

Os militares realizavam um patrulhamento ostensivo e preventivo pela rodovia MS-379, área rural do município de Laguna Carapã, quando visualizaram o veículo parado as margens da pista, com o condutor de 25 anos de idade ao lado. Durante a abordagem e vistoria constatou-se o ilícito.

A ocorrência foi registrada e entregue na Receita Federal em Ponta Porã. O prejuízo somado e estimado ao crime foi de R$ 36,2 mil.

A ação envolvendo os policiais do DOF aconteceu dentro do Programa Protetor das Fronteiras e Divisas, parceria da Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública) com o MJ (Ministério da Justiça e Segurança Pública).