23.8 C
Amambai
sábado, 27 de junho de 2026
Início Site Página 900

Equipe de Amambai é semifinalista de campeonato suíço em Coronel Sapucaia

0
A equipe do Desportivo Pavão Amambai, semifinalista do Campeonato Suíço da Vila Nova, em Coronel Sapucaia. (Foto: Divulgação)

A Gazeta

A equipe do Desportivo Pavão Amambai, de Amambai, está nas semifinais do 1º Campeonato de Futebol Suíço da Vila Nova, que acontece em Coronel Sapucaia.

A equipe amambaiense comandada pelo técnico Eleandro Santos chegou às semifinais do certame ao derrotar nesse final de semana pelas quartas de final, em um jogo bastante disputado, a forte equipe Sussegados, pelo placar de 3×2.

Neste domingo, dia 21 de julho, o Desportivo Pavão Amambai faz uma das semifinais do campeonato contra a equipe La Quinta, jogo marcado para acontecer às 9h30 da manhã, no campo da Vila Nova.

Fazem parte do elenco amambaiense semifinalista da competição da cidade da fronteira com o Paraguai o goleiro Elivelton e os jogadores, Ezio, Osmair, Valdinei, Clebenilson, Clebson, Edinho, Rosimar, Onieber, Saulo, Deivar e Deival.

Equipe de Amambai é semifinalista de campeonato suíço em Coronel Sapucaia

Após perseguição BOPE apreende carregamento de maconha em Amambai

0
Nas fotos momento que os policiais realizavam a apreensão de droga e a prisão do motorista após a fuga frustrada. (Fotos: A Gazeta)

A Gazeta

Após uma perseguição, nos meios policiais chamada de “acompanhamento tático”, policiais do BOPE (Batalhão de Operações Especiais) da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul, com sede em Campo Grande, apreenderam no final da manhã dessa terça-feira, 16 de julho, em Amambai, um carregamento de maconha e prenderam um homem em flagrante por acusação de tráfico de drogas.

A ação policial teve início na Rodovia MS-386, trecho que liga Amambai a Ponta Porã, quando o condutor do Fiat Pálio Adventure, cor prata, teria desobedecido ordem de parada e fugido em alta velocidade em direção a cidade de Amambai.

Durante a perseguição o condutor do carro em fuga, que transportava a droga no estilo chamado “cavalo doido”, ou seja, em tabletes acondicionados em fardos dentro do veículo, teria perdido o controle da direção do carro ao passar por uma rotatória na entrada da cidade, vindo a capotar e parar perto de uma área comercial, onde acabou abordado e preso.

Abaixo o vídeo do momento que o veiculo capotou

Uma equipe de reportagem do grupo A Gazeta esteve no local e acompanhou o momento que os policiais realizavam a apreensão da droga e a prisão do acusado.

Após perseguição BOPE apreende carregamento de maconha em Amambai
Após perseguição BOPE apreende carregamento de maconha em Amambai
Após perseguição BOPE apreende carregamento de maconha em Amambai
Após perseguição BOPE apreende carregamento de maconha em Amambai
Após perseguição BOPE apreende carregamento de maconha em Amambai
Após perseguição BOPE apreende carregamento de maconha em Amambai
Após perseguição BOPE apreende carregamento de maconha em Amambai

Rogério Torquetti será confirmado candidato à reeleição em convenção do PSDB neste sábado, dia 20

0
Foto: Divulgação

O atual prefeito de Tacuru e pré-candidato a reeleição Rogério Torquetti será submetido neste sábado, 20 de julho, a partir das 18 horas, as praxes obrigatórias partidárias para concorrer às eleições municipais 2024.

A programação, que acontece na Câmara Municipal, foi convocada através de edital pela presidente municipal da Federação PSDB Cidadania, Daiana Neris de Souza Pedrotti, que convidou os filiados para a realização da Convenção Oficial.

Daiana reforça o convite a todos os filiados e amigos para que compareçam nas dependências da Casa de Leis para um momento de festa e comemoração. “O Rogério tem todo o direito natural, jurídico e moral de ir a reeleição, ele tem feito um grande governo e colocou Tacuru em outro nível de credibilidade e respeito no mundo político, administrativo e estadual”, afirmou.

Além do evento da Federação PSDB Cidadania, na data o Partido Progressista (PP) e a Federação Brasil Esperança (FE ESPERANÇA) que engloba o Partido dos Trabalhadores (PT), Partido Verde (PV) e Partido Comunista do Brasil (PC do B), realizarão suas convenções e devem declarar apoio à reeleição de Torquetti.

Com 36 equipes Sedesc abre nesta quinta a Copa Cidade de Futsal em Amambai

0
O Ginásio de Esportes Flávio Derzi passou por reparos para receber as rodadas da Copa Cidade de Futsal 2024. Competição promovida pela Sedesc começa nesta quinta-feira, dia 18 de julho. (Fotos: A Gazeta)

A Gazeta

A prefeitura, por meio da Sedesc (Secretaria de Desporto e Cultura), abre nesta quinta-feira, dia 18 de julho a edição 2024 da Copa Cidade de Futsal 2024, em Amambai.

Segundo o secretário de cultura e desporto do município, Mateus Luiz Teixeira Oliveira, este ano a competição, que será disputada na categoria livre, vai reunir 36 equipes. São 24 times no naipe masculino e 12 times no naipe feminino.

Para receber as rodadas da Copa Cidade, que é a principal competição do salonismo realizada anualmente em Amambai, o Ginásio de Esportes Flávio Derzi passou por um amplo trabalho de reparos.

Segundo Mateus Luiz entre as melhorias foram realizados reparos no sistema de iluminação, bem como restaurado a pintura da quadra.

Para a abertura do certame, na noite desta quinta-feira (18), segundo a Sedesc, duas partidas estão programadas.

Às 19h S.E.B.A/Amigos do Ratier, campeã do ano passado, enfrenta o Alfa 7 F.C e logo em seguida, às 20h se enfrentam I.B.C (Igreja Batista Central) e Rota 67 F..C.

Segundo Mateus Luiz Oliveira, por conter menos equipes, a Copa Cidade de Futsal na categoria feminina será aberta mais para frente.

O primeiro jogo do certame pela categoria feminina em 2024 está previsto para às 20h da terça-feira, dia 23 de julho, com o confronto entre a atual campeã, Raça União e a U.M.B.B (União das Mulheres que Batem um Bolão), atuais vice-campeãs da competição.

Com 36 equipes Sedesc abre nesta quinta a Copa Cidade de Futsal em Amambai
Com 36 equipes Sedesc abre nesta quinta a Copa Cidade de Futsal em Amambai
Com 36 equipes Sedesc abre nesta quinta a Copa Cidade de Futsal em Amambai

Seguindo diretriz nacional, PL dissolve diretório em Amambai e declara apoio a Janete Córdoba do PSDB

0
O novo presidente do PL, em Amambai, Evandro Keitel (e) e o vice-presidente, “Bila” com o então presidente do Partido Liberal em MS, Aparecido Portela. Sob nova direção, sigla declarou apoio a pré-candidata tucana, Janete Córdoba, à Prefeitura de Amambai nas eleições de 2024. (Foto: Divulgação)

A Gazeta

Seguindo uma diretriz recomendada pela direção nacional da sigla, decisão inclusive endossada pelo líder maior do partido no Brasil, o ex-presidente da República, Jair Messias Bolsonaro, que é caminhar junto com o PSDB nas eleições municipais deste ano, o PL (Partido Liberal), por meio do Diretório Regional em Mato Grosso do Sul, abriu mão da candidatura própria, destituiu a provisória do Diretório Municipal em Amambai e nomeou uma nova diretoria para a sigla no município.

A decisão da destituição do Diretório Municipal, em Amambai, foi comunicada oficialmente pelo então presidente do PL no Estado, Aparecido Andrade Portela, o “Tenente Portela”, por meio de oficio datado desse domingo, dia 14 de julho.

Com a troca de diretoria, o Partido Liberal local, que agora tem como presidente do produtor rural Evandro Keitel, o “Leitão” e como vice-presidente o também produtor rural, Avelino Vieira Soares, o “Bila”, segue a recomendação nacional, formalizando apoio a pré-candidata a prefeita de Amambai pelo PSDB (Partido da Social Democracia Brasileira), a vereadora Janete Córdoba.

Informações dão conta que nacionalmente PSDB e PL mantém conversações no sentido de formalizarem, em 2025, uma fusão para dar origem a uma nova sigla, como ocorreu com DEM e PSL, que se uniram, vindo a criar o União Brasil.

Seguindo diretriz nacional, PL dissolve diretório em Amambai e declara apoio a Janete Córdoba do PSDB

Paulo Corrêa propõe e Festa Pantaneta é incluída no calendário oficial de eventos de MS

0
Foto: Assessoria

Foi publicada no Diário Oficial do Estado desta terça-feira (16) a Lei Estadual 6.273/2024, que inclui a Festa Pantaneta no Calendário Oficial de Eventos de Mato Grosso do Sul. A inclusão foi proposta pelo deputado estadual Paulo Corrêa (PSDB), que ressaltou a importância da tradicional micareta para a economia da região pantaneira.

“Essa festa tradicional movimenta o comércio da região, incluindo restaurantes, lanchonetes, a rede hoteleira e os atrativos dos distritos de Camisão e Piraputanga. Promovemos o encontro da população e dos turistas com as belas paisagens da rodovia Ecológica MS-450, além de gerar emprego e renda para a população”, argumenta.

Em seus 27 anos de tradição, a Pantaneta coleciona recordes de público e grandes nomes da música brasileira, como Daniela Mercury, Gil, Araketu, Banda Beijo, Terra Samba, Ivete Sangalo, Asa de Águia e Cláudia Leitte.

Em 2023, atraiu mais de 30 mil pessoas e lotou a Avenida Pantaneta, em Aquidauana, ao som de Léo Santana e banda Chiclete com Banana.

“É o maior carnaval fora de época de Mato Grosso do Sul. É uma verdadeira manifestação cultural, que proporciona o encontro de turistas e da população local com muita música e diversão, além de gerar emprego e renda para toda a região do Pantanal”, afirma Paulo Corrêa.

Campeonato Sul-mato-grossense Sub-20 de futebol masculino inicia mata-mata no sábado (20)

0
Equipe do Operário Atlético Caarapoense e no jogo contra o Dourados Atlético Clube (DAC), no Estádio Douradão. Foto: Instagram/@operarioatleticocaarapoense

A fase de mata-mata do Campeonato Sul-Mato-Grossense Sub-20 de futebol masculino começou, com a Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul (FFMS) divulgando a tabela detalhada dos jogos. As partidas de ida estão programadas para 20 de julho, enquanto os jogos de volta serão em 27 de julho. Os dois finalistas garantirão vaga na Copa São Paulo de Futebol Júnior de 2025.

No Grupo A, os classificados são Aquidauanense, líder com 11 pontos; Portuguesa, com 10 pontos; e Comercial, também com 10 pontos. O Corumbaense foi eliminado com apenas 3 pontos.

No Grupo B, avançaram Dourados Atlético Clube (DAC), líder com 12 pontos, e Operário Atlético Caarapoense, com 11 pontos. Ivinhema e Sete de Setembro foram eliminados com 7 e 2 pontos, respectivamente.

No Grupo C, os classificados são São Gabriel, com a melhor campanha da primeira fase com 16 pontos; União ABC, com 8 pontos; e Novo, com 7 pontos, avançando pelo índice técnico. O Campo Grande foi eliminado com 3 pontos.

Os confrontos das quartas de final estão definidos. Na Chave 1, o Aquidauanense enfrentará o União ABC, com a partida de ida marcada para 20 de julho, às 15h, no Estádio Olho do Furacão, e a volta para 27 de julho, às 15h, no Estádio Mário Pinto (Noroeste). O São Gabriel jogará contra o Operário Atlético Caarapoense, com o jogo de ida em 20 de julho, às 15h, no Estádio Carecão, e a volta em 27 de julho, às 15h, em São Gabriel D’Oeste.

Na Chave 2, o DAC enfrentará a Portuguesa, com o primeiro jogo em 20 de julho, às 13h, no Estádio Olho do Furacão, e a volta em 27 de julho, às 15h, no Estádio Douradão. O Comercial jogará contra o Novo, com a partida de ida em 20 de julho, às 15h, no Estádio Sotero Zarate, em Sidrolândia, e a volta em 27 de julho, às 15h, no Estádio Olho do Furacão.

(Com informações do site Campo Grande News)

Fonte: Redação/Grupo A Gazeta

Temperaturas voltam a subir no Estado e tempo permanece firme nesta terça-feira

0

A previsão do Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima) indica sol e variação de nebulosidade para esta terça-feira (16). Com tempo estável, a situação ocorre devido a atuação de um sistema de alta pressão atmosférica que favorece o tempo seco.

Além disso, o ar volta a ficar seco e esperam-se baixos valores de umidade relativa do ar, entre 15-35%. Os ventos estarão bem variáveis atuando entre o quadrante sul, leste e norte com valores entre 30-50 km/h e, pontualmente, podem ocorrer rajadas acima da média.

Os termômetros em Campo Grande marcam 14°C inicialmente e chegam aos 26°C ao longo do dia. Em Dourados, a mínima é de 9°C e a máxima de 23°C. Ponta Porã, na fronteira com o Paraguai, apresenta variação entre 9°C e 20°C. Na região leste, Iguatemi tem mínima de 13°C e máxima de 25°C.

No Bolsão, Paranaíba amanhece com 14°C e registra 29°C à tarde, já Três Lagoas tem mínima de 15°C e máxima de 27°C. Na região norte, Coxim e Camapuã marcam 29°C nos horários mais quentes, com mínimas de 13°C e 15°C, respectivamente.

Em Corumbá, no Pantanal, a mínima é de 13°C e a máxima de 26°C, enquanto os termômetros em Aquidauana variam entre 12°C e 27°C. Porto Murtinho, na região sudoeste, inicia o dia com 11°C e registra máxima de 23°C.

Heloisa Duim, Programa de Estágio Supervisionado

Equipe de Amambai representa o município no Campeonato Internacional Open Dragão de Kung Fu, em Chapadão do Sul

0
Fotos: Assessoria

Aconteceu nesse final de semana, dias 13 e 14, em Chapadão do Sul, a segunda edição do Campeonato Internacional Open Dragão de Kung Fu. O evento contou com a participação de equipes do Mato Grosso do Sul, São Paulo e atletas da Itália, Venezuela e Paraguai, que competiram nas modalidades de formas online.

A equipe amambaiense contou com a participação de sete atletas nas modalidades de combate, luta com cassetetes e formas. Todos conquistaram medalhas em suas categorias, com destaque para o professor Egberto, que participou representando Dourados pela primeira vez e conquistou o título de melhor atleta do evento pela segunda vez consecutiva.

A classificação ficou da seguinte forma:

  • Egberto J. da Silva: 03 medalhas de ouro, 01 de prata e o troféu de destaque em formas.
  • Mayko Antônio: 01 medalha de ouro, 01 de prata e 01 de bronze.
  • Kevin Alexsander: 03 medalhas de ouro e 01 de bronze.
  • Bryan Emanuel Ximenes: 02 medalhas de ouro.
  • Paulo Otávio Michels: 01 medalha de ouro, 01 de prata e 01 de bronze.
  • Isabely Pereira: 02 medalhas de ouro.
  • Rafael Valiente: 01 medalha de prata.
  • Alequison Rodrigues: 01 medalha de ouro e 01 de prata.

A equipe amambaiense ficou em segundo lugar no quadro geral de medalhas, perdendo apenas para os donos da casa. Campo Grande ficou em terceiro.

A equipe contou com o apoio da Prefeitura Municipal de Amambai e Sedesc para poder participar desse evento. Os atletas Bryan Emanuel Ximenes, Isabely Pereira e Alequison Rodrigues são atletas do Bolsa Atleta Municipal, e Egberto teve o apoio da SM Arquitetura e Construção.

O evento foi seletivo para o XII Expo Gonçalense de Kung Fu, um dos maiores eventos de Kung Fu do Brasil, que acontecerá no dia 25 de agosto no Rio de Janeiro. Todos os atletas de Amambai conseguiram se classificar.

Equipe de Amambai representa o município no Campeonato Internacional Open Dragão de Kung Fu, em Chapadão do Sul

Atleta de Amambai é 3º colocado na Corrida do Fogo em Fátima do Sul

0
Nas fotos Paulo Garcia com a premiação, no pódio e durante a competição de nível estadual realizada nesse domingo (14) em Fátima do Sul. (Fotos: Divulgação)

A Gazeta

O militar do Corpo de Bombeiros lotado no 2º SGBM (Subgrupamento de Bombeiro Militar) com sede em Amambai, Paulo Garcia, levou a Cidade Crepúsculo ao pódio na 3ª Corrida do Fogo, prova pedestre com percurso de 7 quilômetros, realizada nesse domingo, 14 de julho, na cidade de Fátima do Sul.

Representando o 2°SGBM/4°GBM, Paulo Garcia foi terceiro colocado na categoria Forças de Segurança Pública da competição, que reuniu atletas de várias regiões do Estado.

O próximo desafio do atleta amambaiense agora é a Corrida do 4° Batalhão de Polícia Militar. Paulo Garcia vai competir no percurso de 5 quilômetros da prova pedestre, que acontecerá no dia 18 de agosto na cidade de Ponta Porã.

Nessa competição, além da cidade e do Corpo de Bombeiros de Amambai, o atleta amambaiense também vai representar do Grêmio Desportivo e Recreativo XX de Dezembro, criado pelos militares lotados no 2º SGBM, em Amambai.

Atleta de Amambai é 3º colocado na Corrida do Fogo em Fátima do Sul
Atleta de Amambai é 3º colocado na Corrida do Fogo em Fátima do Sul
Atleta de Amambai é 3º colocado na Corrida do Fogo em Fátima do Sul
Atleta de Amambai é 3º colocado na Corrida do Fogo em Fátima do Sul

Confira a farmácia de plantão hoje em Amambai

0

Plantão: Farmácia Super Popular     Fone: 99205-6752

Próximo ao Posto V 8

DOF apreende quase mil pacotes de cigarros em dois veículos em Laguna Carapã

0
Foto: Assessoria/DOF

Um GM Vectra e um GM Corsa foram apreendidos por policiais militares do DOF (Departamento de Operações de Fronteira), carregados com 950 pacotes de cigarros contrabandeados do Paraguai, na MS-379 em Laguna Carapã. Na ação dois homens, de 29 e 62 anos de idade, foram presos.

Os policiais faziam patrulhamento pela Rodovia, zona rural do município, quando abordaram o veículo Vectra, onde estavam os dois suspeitos. Questionados, a dupla disse aos militares que pegou os cigarros em Pedro Juan Caballero, no Paraguai, e levaria até a cidade de Deodápolis.

Ainda na MS-379, próximo ao Parque de Exposição de Laguna Carapã, um veículo GM Corsa foi encontrado, abandonado, carregado com cigarros contrabandeados. Diligências foram feitas na região, mas nenhum suspeito localizado.

Os materiais apreendidos, avaliados em quase R$ 100 mil, foram encaminhados à Delegacia da Polícia Federal em Dourados e Receita Federal em Ponta Porã.

A ação envolvendo os policiais do DOF aconteceu dentro do Programa Protetor das Fronteiras e Divisas, parceria da Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública) com o MJ (Ministério da Justiça e Segurança Pública).

Justiça Eleitoral de MS fecha temporariamente postos de atendimento em Juti e Santa Rita do Pardo

0
© Arquivo/Marcello Casal Jr/Agência Brasil

A partir do dia 17 até o dia 23 de julho, a Justiça Eleitoral de Mato Grosso do Sul implementará o fechamento temporário dos postos de atendimento localizados em Juti e Santa Rita do Pardo. A decisão, conforme estabelecido na Portaria 5/2024 do TRE-MS, visa assegurar a continuidade e o acesso aos serviços eleitorais durante esse período.

Durante o fechamento, eleitores de Juti são orientados a procurar o Cartório Eleitoral de Caarapó, situado na Avenida Dom Pedro II, 212, Centro, ou entrar em contato através do WhatsApp pelo número (67) 9 9877-8643.

Da mesma forma, eleitores de Santa Rita do Pardo devem dirigir-se ao Cartório Eleitoral de Brasilândia, localizado na Rua Bartolomeu Viana Cavalcante, 183, Jardim Camargo, ou contatar pelo WhatsApp através do número (67) 9 9933-2122.

A medida busca garantir a eficiência na prestação dos serviços eleitorais, assegurando que os cidadãos possam realizar suas demandas mesmo durante o período de fechamento temporário dos postos de atendimento.

Para mais informações e atualizações, os eleitores podem acessar o site do TRE-MS.

Fonte: Redação/Grupo A Gazeta

Professora Lurdes Portugal confirma pré-candidatura a prefeita de Caarapó

0
Professora Lurdes e Alessandro Paulino ao lado dos presidentes regionais do PL e Republicanos Tenente Aparecido Portela e Deputado Antônio Vaz

Na manhã desta segunda-feira (15), a professora Maria de Lurdes Portugal confirmou sua pré-candidatura a prefeita de Caarapó por meio de suas redes sociais.

No vídeo publicado, Lurdes aparece ao lado do presidente estadual do Partido Liberal, Aparecido Portela, que é suplente da senadora Tereza Cristina, junto com o presidente estadual do Republicanos, deputado estadual Antônio Vaz, e o empresário Alessandro Paulino, que é o pré-candidato a vice e irá compor a chapa entre PL e Republicanos.

Maria de Lurdes Portugal é casada com o produtor rural João Aurélio Damião, com quem teve dois filhos. Ela tem formação em Ciências com habilitação em Matemática, deu aula por 10 anos na rede pública de ensino e, por 20 anos, possuiu uma loja de roupas. Sempre esteve engajada nas causas sociais do município de Caarapó, sendo presidente da APAE, voluntária do CEMA e, nos últimos anos, esteve à frente da presidência do Asilo Frei Eucário.

No vídeo Lurdes exalta a participação das mulheres na política “A mulher trás mais amor, mais sensibilidade, com Deus na frente iremos fazer uma campanha linda e vitoriosa” disse a pré-candidata.

O pré-candidato a vice, o empresário Alessandro Paulino, é casado com a servidora pública Aline de Faria, com quem tem duas filhas. É bacharel em Direito, foi vereador por um ano e, logo em seguida, secretário de Governo e Infraestrutura na gestão do atual prefeito André Nezzi.

No vídeo, Paulino agradeceu a confiança do partido Republicanos e PL e a importância de terem a oportunidade de colocar o nome a disposição como uma opção a população de Caarapó.

Com a confirmação da pré-candidatura da professora Lurdes e de Alessandro Paulino, irão disputar com os também pré-candidatos, o empresário Leônidas Ignácio Moreno, conhecido como Gordo da Tigre (PP), e o pré-candidato a vice, o atual vereador Odirlei Luiz Longo (PSDB), popularmente conhecido como Pipoca.

As convenções partidárias iniciam a partir do dia 20 de julho e vão até 5 de agosto. Após a definição das candidaturas, as agremiações têm até o dia 15 de agosto para registrar os nomes na Justiça Eleitoral.

Fonte: Portal da Cidade Caarapó

Zé Bambil sai da disputa e campanha polariza em Amambai

0
Sérgio Barbosa e Janete Córdoba. Convenções vão sacramentar candidaturas até o fim do mês. Fotos: Divulgação

Os últimos acontecimentos políticos mexeram com a configuração do quadro político de Amambai. A aliança firmada entre o PL nacional, através do ex-presidente da República, Jair Bolsonaro e do presidente do PL, Valdemar da Costa Neto, com o presidente estadual do PSDB em Mato Grosso do Sul, ex-governador Reinaldo Azambuja, líder maior do partido, provocou o fim da pré-candidatura a prefeito de Amambai de José Bambil.

A decisão de PL e PSDB mexeu com a conjuntura em pelo menos 34 municípios, que, por estarem atrás nas pesquisas de intenções de votos, vão caminhar com o PSDB, podendo em muitos casos indicar o candidato a vice. A primeira cidade impactada foi Campo Grande, onde o PL resolveu apoiar Beto Pereira do PSDB e indicar o (a) vice na chapa. Em Amambai, o pré-candidato do partido, José Bambil, resolveu não caminhar com o PSDB e uma nova provisória foi instituída pela direção estadual.

Zé Bambil sai da disputa e campanha polariza em Amambai
Pré-candidatura de Zé Bambil a prefeito acabou com adesão do PL ao PSDB.

O momento é de acomodações. O PL, segundo José Bambil, que estava como presidente desde fevereiro deste ano, tem atualmente cerca de 500 filiados. Com a destituição da diretoria atual, o momento é de acomodação. José Bambil disse ao Jornal A Gazeta na manhã desta segunda-feira (15) que foi comunicado oficialmente da destituição da diretoria. Ele também afirmou que vai apoiar a candidatura do MDB e PP à prefeitura.

A reportagem do Jornal falou com a pré-candidata a prefeita Janete Córdoba (PSDB). Ela disse que foi uma decisão que veio de cima para baixo, onde os maiores líderes dos partidos, do PL nacional (Bolsonaro e o presidente Valdemar) e o líder maior do PSDB no Estado, Reinaldo Azambuja, firmaram esse entendimento, que é de caminharem juntos nestas eleições municipais, já com vistas às eleições de 2026.

Janete disse que procurou as lideranças do PL de Amambai, inclusive o pré-candidato José Bambil, para tratar da composição. Ela acredita que 70% dos filiados venham compor com o PSDB, com chapa completa para vereador e podendo até disputar a indicação para compor como vice.

O Jornal A Gazeta também conversou com o pré-candidato a prefeito pelo MDB, Sérgio Barbosa. Ele disse que acompanha todo o processo político, mas que essa mudança no PL não muda em nada seu projeto político, que além do MDB, tem o PP compondo o grupo. No fim de semana, Sérgio recebeu o apoio de parte das lideranças que estavam no PL. Barbosa confirmou ao A Gazeta que o até então pré-candidato a prefeito, José Bambil, a executiva e parte dos pré-candidatos a vereador manifestaram apoio. Sergio Barbosa anunciou que a Convenção do partido acontecerá no dia 27 de julho no Alphaville Club. O vice indicado é o empresário Jaime Vizzotto, do PP.

Janete Córdoba disse que a Convenção do partido acontecerá nos dias 23 e 24 próximos, quando será anunciado o vice. O PSDB conta com aliança com o União Brasil, Republicanos, PSD, Cidadania e agora o PL.

A campanha em Amambai está polarizada entre Janete e Sérgio, mas outros pré-candidatos correm por fora, como Luciney Bampi (PT), Renato Habitzreuter (Novo), Igor Limosine (PRD) e Hilton Oviedo, o Toco (Democracia Cristã).  

O pré-candidato do PT, Luciney Bampi, aposta sua campanha na adesão dos votos da esquerda. Na última campanha presidencial, Lula obteve quase 40% dos votos no município.

*Matéria atualizada nesta segunda-feira, dia 15 de julho, às 13h24, para acréscimo de informações

Por Clesio Ribeiro/A Gazeta

Casa do Trabalhador disponibiliza 47 oportunidades de emprego nesta terça-feira em Amambai

0
Fachada da Secretaria de Desenvolvimento/Casa do Trabalhador em Amambai. (Foto: Vilson Nascimento)

Redação

A Casa do Trabalhador, órgão ligado à Fundação do Trabalho (Funtrab), do Governo do Estado, em Mato Grosso do Sul, disponibiliza 47 oportunidades de emprego nesta terça-feira, dia 16 de julho, em Amambai.

Veja abaixo as oportunidades de emprego disponibilizadas

1 vaga para atendente de lanchonete
1 vaga para manicure e pedicure
1 vaga para pedreiro
1 vaga para cozinheiro de restaurante
2 vagas para auxiliar de cozinha
1 vaga para atendente de padaria
1 vaga para copeira
1 vaga para operador de caixa
1 vaga para consultor de vendas
1 vaga para operador de mercadorias e derivados
1 vaga para balconista de açougue
4 vagas para agente de saneamento
2 vagas para motorista de caminhão
1 vaga para atendente do setor hortifrutigranjeiros
1 vaga para motofretista
1 vaga para salgadeiro
1 vaga para soldador
2 vagas para empregado doméstico diarista
1 vaga para auxiliar de limpeza
1 vaga para assistente de vendas
1 vaga para auxiliar administrativo
1 vaga para auxiliar de engenheiro da construção civil
2 vagas para auxiliar de estoque
1 vaga para empregado doméstico nos serviços gerais
1 vaga para faxineiro
4 vagas para gerente de produção
1 vaga para mecânico de auto em geral
1 vaga para motorista de caminhão basculante
1 vaga para operador de máquina terraplanagem
1 vaga para operador de retroescavadeira
1 vaga para recepcionista secretaria (PcD)
1 vaga para repositor de mercadoria (PcD)
1 vaga para repositor de mercadorias
1 vaga para teleoperador de marketing (híbrido)
1 vaga para vendedor de comércio varejista
3 vagas para vendedor interno

Casa do trabalhador também oferece

A Casa do Trabalhador também realiza encaminhamento do seguro-desemprego para trabalhadores de Amambai e municípios da região. 

Segundo o órgão, para dar entrada no pedido de benefício, o trabalhador deve apresentar o termo de rescisão, a carteira de trabalho, CPF (Cadastro de Pessoa Física) e o RG (Carteira de Identidade). 

A Casa do Trabalhador em Amambai funciona anexa a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, ao lado do Salão Paroquial, no centro da cidade.

O horário de atendimento presencial ao público é de segunda a sexta no período das 7h às 13h. Maiores informações sobre os serviços prestados pela Casa do Trabalhador em Amambai poderão ser obtidas pelo fone (67) 3481-6148.

Lia Nogueira solicita terreno para a construção de escola no Jardim Bonanza em Dourados

0
Fotos: Assessoria

Em recente reunião com o secretário estadual de Educação Hélio Daher, a deputada Lia Nogueira (PSDB), tratou da liberação de R$ 18 milhões para a construção de uma escola da Rede Estadual de Ensino na região da Sitioca Campina Verde, Campo Belo 1,2 e 3 e Jardim Bonanza . a construção da escola vai atender a crescente demanda na região, já que os alunos da localidade precisam ser transportados para outras unidades de ensino.

Lia Nogueira solicita terreno para a construção de escola no Jardim Bonanza em Dourados

Lia Nogueira encaminhou solicitação para o prefeito de Dourados Alan Guedes (PP) para que o município faça a doação da área para a edificação da nova escola. A parlamentar disse que em parceria com o vereador Fábio Luiz (Republicanos), foi identificada uma área de 10 mil metros quadrados, pertencente ao município que poderá ser repassada ao Estado para a construção da nova escola.

“É um sonho da comunidade escolar e de todos os moradores da região sul de Dourados que apresenta um grande crescimento populacional e a escola é uma necessidade urgente para quem mora no Bonanza e na Sitioca Campina Verde e espera do poder público uma solução para o problema”, disse Lia Nogueira.

Grave acidente resulta na morte de jovem em Amambai

0
A vítima do acidente, Enthony de Oliveira Lima. Foto: Redes sociais

Na manhã de sábado, dia 13, um acidente de trânsito causou a morte de Enthony de Oliveira Lima, de 23 anos. O acidente aconteceu no cruzamento das ruas Teodorico Jurgielewicz e José Luiz Sampaio Ferraz, na Vila Boa Sorte, em Amambai.

De acordo com o boletim de ocorrência, o acidente envolveu um carro Fiat Mobi verde, dirigido por B.V.S., de 50 anos, e uma moto Yamaha YBR 150 Factor azul, pilotada por Enthony.

O impacto causou danos aos veículos e ferimentos graves em Enthony, que foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros Militar e levado ao Hospital Regional para receber cuidados médicos. Porém, devido à gravidade dos ferimentos, ele foi transferido em vaga zero para o Hospital da Vida em Dourados, onde faleceu às 22h do mesmo dia.

B.V.S. fez o teste do bafômetro, que mostrou que ele não havia consumido álcool. No entanto, o boletim de ocorrência também informa que o motorista desrespeitou o sinal de parada obrigatória na Rua Teodorico Jurgielewicz, avançando a preferencial e colidindo com a moto que trafegava pela Rua José Luiz Sampaio Ferraz.

O caso foi registrado na Delegacia de Polícia Civil de Amambai como homicídio culposo na condução de veículo automotor.

Fonte: Redação/Grupo A Gazeta