23.8 C
Amambai
sábado, 27 de junho de 2026
Início Site Página 899

Parceria entre governos federal e de MS garante resposta rápida e recursos contra incêndios no Pantanal

0
Fotos: Saul Schramm

Pela segunda vez em menos de um mês o governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel, recebeu uma importante comitiva ministerial, composta pelas ministras Marina Silva (Meio Ambiente e Mudança do Clima), Simone Tebet (Planejamento e Orçamento) e pelo ministro Waldez Góes (Integração e Desenvolvimento Regional), para acompanhar de perto em Corumbá os trabalhos de combate aos incêndios florestais no Pantanal.

Dessa vez, além do acompanhamento da situação, também foi oficializado a entrega de mais recursos, na casa dos R$ 137 milhões, para manutenção dos trabalhos que podem se estender até outubro devido a temporada de forte calor e seca severa, prevista para durar todo este período no Estado, em especial na região pantaneira.

Em coletiva, o trio ministerial e o governador ressaltaram a importância dos recursos, que se somam aos R$ 50 milhões já aplicados pelo Governo de Mato Grosso do Sul no combate aos incêndios. Os R$ 137,6 milhões são oriundos de crédito extraordinário.

Por meio da MP (Medida Provisória) 1.241, foram destinados R$ 72,3 milhões para o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (R$ 38,2 milhões para o Ibama e R$ 34,1 milhões para o ICMBio), R$ 59,7 milhões para o Ministério da Defesa e R$ 5,7 milhões para o Ministério da Justiça e Segurança Pública (R$ 3,7 milhões para a PF e R$ 2 milhões para a FNSP).

Parceria entre governos federal e de MS garante resposta rápida e recursos contra incêndios no Pantanal

Após sobrevoar o Pantanal ao lado do governador Eduardo Riedel, as ministras Marina e Simone e o ministro Waldez detalharam a MP 1.241 e as MPs 1.239 e 1.240, para acelerar a contratação de brigadistas e facilitar o uso de aeronaves no combate aos incêndios, respectivamente.

Para o governador Eduardo Riedel a publicação das medidas provisórias veio ao encontro da urgência de preservar o bioma, um dos mais ricos do planeta em biodiversidade.

“Acho importante que a gente tenha noção da dimensão do que aconteceu aqui. Nós, quando estamos falando aqui de 200 milhões de reais, [cerca de] 150 milhões do governo federal, até agora, e mais R$ 50 milhões do Governo do Estado desde 2019, não é um volume de recursos desprezível. E eu acho que o recado e a mensagem que a Marina Silva coloca aqui são muito válidos. Somos uma potência ambiental. Isso tem valor na diversidade, tem valor na contenção e na mitigação de crédito de carbono. Isso tem valor na nossa cultura, assim como tem as nossas atividades econômicas tradicionais. E o que nós estamos investindo aqui é na manutenção desse status e na mensagem que a gente deixa para todo o Brasil e para o mundo”, disse.

A coletiva à imprensa ocorreu no quartel do Corpo de Bombeiros de Corumbá, e lá a ministra Simone Tebet explicou porque utilizou as medidas provisórias para o repasse.

“Essa é a vantagem de nós termos um instrumento, pelo menos o Governo Federal tem um instrumento, que os governos estaduais não têm, que são as medidas provisórias. A medida provisória só pode ser editada diante de uma urgência, de uma calamidade pública, desde que haja um interesse público e seja realmente relevante. Esse é o caso do Pantanal. Então diante disso, as três medidas provisórias já foram editadas, elas têm efeito imediato”, afirma Simone.

A ministra acrescenta ainda que o orçamento necessário está na conta dos ministérios e a resposta final é muito clara. “O presidente Lula disse o seguinte: contrate o número de brigadistas que for suficiente, gaste o que tiver que gastar para preservar o meio ambiente do Pantanal, que não é um patrimônio pessoal de Mato Grosso do Sul, é um patrimônio do Brasil”.

Parceria entre governos federal e de MS garante resposta rápida e recursos contra incêndios no Pantanal

Já a ministra Marina Silva elogiou o trabalho em conjunto contra os incêndios, fruto de uma parceria com constante diálogo entre os governos Federal e de Mato Grosso do Sul.

“Eu gostaria só de agradecer pelos resultados. É um trabalho conjunto, é um trabalho em parceria. Muito obrigada governador, que inclusive fez uma lei [se referindo à Lei do Pantanal]. A equipe tem trabalhado de forma muito parceira. O presidente Lula, eu, a ministra Simone Tebet, o Waldez, todos aqui agradecemos por essa parceria e mais esse crédito extraordinário de R$ 173 milhões. Sem o trabalho das pessoas que estão na ponta, os resultados que alcançamos até aqui não seriam alcançados”, agradece Marina Silva.

Por fim, o ministro Waldez Góes também fez elogios a atuação do Governo de Mato Grosso do Sul em parceria com o Governo Federal na prevenção e combate ao fogo no Pantanal.

“Então, parabéns a todos, muito obrigado pelo grande trabalho que estão fazendo em prol de Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e do Pantanal brasileiro, que é preservar o nosso bioma, a vida humana, a vida da fauna, da flora, e logicamente continuar deixando o Brasil na condição de que deve sempre estar o maior protagonista de uma boa política de proteção ao meio ambiente”.

Nos combates no Pantanal Sul-mato-grossense já foram usados 885 homens e mulheres tanto em ações de campo contra o fogo como nas de retaguarda, sendo 472 do Corpo de Bombeiros de Mato Grosso do Sul, além de 95 viaturas e 12 aeronaves que estão sendo utilizadas.

A íntegra da entrevista coletiva pode ser vista logo abaixo:

Fora os recursos já citados, o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional fez a liberação de R$ 13,4 milhões para execução de ações de resposta da Defesa Civil de Mato Grosso do Sul no enfrentamento aos incêndios florestais no Pantanal. A portaria foi publicada nesta terça-feira (16) no Diário Oficial da União.

O recurso é destinado a atender instituições oficiais ou ONGs do Estado que estejam envolvidos no trabalho contra o fogo no Pantanal. Serão repassados R$ 13.422.870,49 para serem utilizados na aquisição de combustível, EPIs, ajuda humanitária às comunidades ribeirinhas, locação de veículos e equipamentos para combate à incêndios florestais.

26ª Copa Inverno de Futsal terá início neste sábado (20) em Paranhos

0
Foto: Divulgação

Em Paranhos, a 26ª Copa Inverno de Futsal terá início neste sábado, 20 de julho. Ficou definido que 34 equipes disputarão a competição em 3 categorias: 19 participantes na categoria Livre, que estão divididos em quatro chaves; Veteranos, com 7 equipes; e Feminino, com 8 equipes em duas chaves. Organizada pela Secretaria da Juventude, Esporte e Lazer (SEJEL), a copa será denominada “Marcos Peres”. A homenagem representa o reconhecimento ao ex-dirigente esportivo da equipe dos anos 90 e 2000 (Mercado Vencedor), um dos colaboradores do certame e incentivador do esporte paranhense.

Antes da bola pesada rolar no ginásio Flávio Derzi, no maior evento do salonismo regional, às 18h30 uma cerimônia de abertura dará início ao campeonato. Três partidas marcam a estreia da CIMP edição 2024.

As disputas começam com partidas acirradas no gigante da fronteira. Às 19h30, Super Motos enfrenta Inteck Telecom Amambai na categoria Veteranos. Em seguida, às 20h30, Paranhos FC joga contra Itaquiraí na categoria Feminino. Para encerrar a noite, às 21h30, Dos Fronteira enfrenta Pro Corpus na categoria Livre.

O superintendente de esporte, Edson Valtuir, destaca a Copa Inverno: “A SEJEL, mais uma vez, valoriza esses eventos que são importantes para os desportistas da região. Agradeço a todos os envolvidos, afinal, é uma tradição. Além de homenagearmos Marcos Peres, um cidadão paranhense que tem uma linda história no esporte de Paranhos, destaco os dirigentes de equipes, os atletas e os demais que fazem o campeonato ser um sucesso”.

Lia pede substituição de ponte sobre o Córrego Glória em Ponta Porã

0
Fotos: Assessoria

Em indicação recente, a deputada estadual Lia Nogueira (PSDB) pediu a construção de uma ponte de concreto sobre o Córrego da Glória, no Assentamento Corona, em Ponta Porã. A parlamentar acredita que, com a união de esforços do Governo do Estado e da Prefeitura de Ponta Porã, será possível a realização da obra.

Lia Nogueira disse que a via que cruza o córrego é municipal e que a construção de uma ponte de concreto vai proporcionar mais segurança para quem precisa trafegar, especialmente para os moradores e produtores da região.

“A construção da ponte de concreto não só proporcionará maior segurança a todos, como também facilitará o escoamento da produção agrícola do Assentamento Corona, contribuindo para o desenvolvimento econômico da região”, disse Lia.

Lia pede substituição de ponte sobre o Córrego Glória em Ponta Porã

(Encontrado) Procura-se cachorro desaparecido em Amambai

0
Fotos: Divulgação

Por volta das 19h30, desta terça-feira, 16 de julho, o cachorrinho Duke, sumiu na região da Praça Orlando Viol, popularmente conhecida como “Elefante Branco”, em Amambai. Duke tem pelagem branca com manchas caramelo e é de porte médio a grande.
Quem tiver qualquer informação que possa ajudar a encontrá-lo, por favor, entre em contato com Marcos Bueno pelo telefone (67) 9 9164-6912.

(Encontrado) Procura-se cachorro desaparecido em Amambai

Fonte: A.N./Grupo A Gazeta

Rompimento na rede de distribuição de água afeta temporariamente abastecimento em Amambai

0
Foto ilustrativa - Crédito: Divulgação

A Unidade da Sanesul de Amambai realiza reparos desde terça-feira (16) devido ao rompimento de uma Rede de Distribuição de Água (RDA). Como resultado, o Sistema Zona Alta foi fechado temporariamente, impactando o abastecimento de água na cidade.

A interrupção do serviço afetou as vilas Centro, Cruzeiro, Vilarinho, Estrela, Alvorada, Cláudia, Presidente Vargas, Mendoça, Manvailler, Graziela, Independência, Santa Catarina, Guape, Cristina, Cassiano Marcelo, Pimentel, Doriane, Previsul, Monte Cristo, Planalto, Esperança, Flor e Dom Leon. Os moradores dessas regiões estão enfrentando falta de água enquanto a equipe da Sanesul trabalha para solucionar o problema.

A previsão é que os reparos sejam concluídos até as 12h desta quarta-feira, dia 17. Diante da situação, recomenda-se que os moradores das áreas afetadas utilizem seus recursos com moderação, visando garantir que todos tenham acesso ao necessário até que o abastecimento seja plenamente restabelecido.

Atualização às 10h56: A Sanesul informa que os reparos já foram concluídos.

Fonte: Redação/Grupo A Gazeta

Inédito em Aral Moreira, show do grupo cubano Chapa C promete agitar a região em setembro

0
Fotos: Divulgação

Redação

Organizado pela ARM Produções e Eventos em parceria com a Beer Point, o duo cubano de reggaeton Chapa C se apresentará no Salão Paroquial de Aral Moreira, no dia 14 de setembro, com o evento começando às 22h. Os artistas irão apresentar uma seleção de seus maiores sucessos, incluindo ‘Eres Tú’, ‘Llorarás por Mí (Amor)’, ‘Sé que Volverás’, ‘Usted’ (gravada em parceria com Tchê Garotos), ‘Caminaré’ e ‘Mírame’.

De acordo com Matheus Fernandes, organizador do evento ao lado de Robson Fernandes e Anderson Douglas, este show foi recebido com entusiasmo pela população. Ele revela que o objetivo inicial era realizar um evento diferente dos que a cidade costumava receber e que as pessoas estivessem dispostas a pagar devido à sua originalidade.

“Nos reunimos para discutir a atração, sugeri o Chapa C e os outros sócios começaram a debater. Soltamos um spoiler primeiro, a galera de Aral Moreira ficou empolgada e todos ficaram na expectativa. Quando o comunicado oficial saiu, o pessoal nem acreditou, pois nunca tiveram uma atração assim na região, diferentemente de Ponta Porã, Pedro Juan Caballero, Coronel Sapucaia e Amambai, que já receberam shows deles antes”, afirma.

Matheus acrescenta que a atração vai permitir que aqueles que gostam das músicas do grupo desde os anos 2008-2010 possam reviver aquela época. “A galera de Aral Moreira recorda muito, tem muitos fãs, praticamente a cidade inteira conhece. Marcou uma geração naquela época, que tinha muitos carros de som, quando havia mais DJs tocando. E agora a galera está aguardando a data para curtir um show inesquecível”, finaliza.

A estrutura foi planejada para proporcionar uma experiência completa aos espectadores. Os setores disponíveis incluem Frontstage, Bistrôs, Pista e Bangalôs, cada um oferecendo diferentes níveis de conforto e visibilidade. Os ingressos podem ser adquiridos no ponto de venda da Beer Point ou online por meio do WhatsApp (67) 99894-3001.

Sobre o grupo

Chapa C é um grupo cubano de reggaeton formado em 2004 e liderado por Maikel Romera Alonso, conhecido pelo nome artístico DJ Sam. Atualmente, o grupo é formado por ele e o ex-vocalista do TecnoCaribe, Maurice Luis Montagne Maceiros (El Classico). Ainda na década de 2000, alcançaram sucesso na América do Sul, especialmente com “Llorarás Por Mi”, que se destacou em países como Argentina, Paraguai e Uruguai. Em 2009, o grupo se estabeleceu internacionalmente, mudando-se para o Paraguai.

Assista abaixo um dos sucessos de Chapa C:

Veja como está organizada a estrutura para o show em Aral Moreira:

Inédito em Aral Moreira, show do grupo cubano Chapa C promete agitar a região em setembro

Assista abaixo ao vídeo promocional do evento:

Cone Sul registra mais de 5 mil casos de dengue no primeiro semestre de 2024

0
Foto: Freepik

Cone Sul do Mato Grosso do Sul enfrentou um surto de dengue alarmante no primeiro semestre de 2024, com 5.708 casos confirmados. A região, composta pelos municípios de Amambai, Aral Moreira, Caarapó, Coronel Sapucaia, Eldorado, Iguatemi, Itaquiraí, Japorã, Juti, Mundo Novo, Naviraí, Paranhos, Sete Quedas e Tacuru, viu um aumento significativo de incidências da doença.

Cone Sul registra mais de 5 mil casos de dengue no primeiro semestre de 2024

Óbitos

Infelizmente, a dengue tirou a vida de sete pessoas na região.

Cone Sul registra mais de 5 mil casos de dengue no primeiro semestre de 2024

O Impacto no Hospital Regional de Amambai

O diretor do Hospital Regional de Amambai, Paulo Catto, descreveu a difícil situação enfrentada durante o surto de dengue. Segundo ele, “foi bem angustiante em relação aos anos anteriores. Sempre tivemos muitos casos, porém, desta vez foi mais grave o quadro clínico dos pacientes com dengue.” Ele destacou que muitos pacientes chegavam ao hospital com as plaquetas muito baixas, necessitando de internação. “Tivemos dias em que não havia leitos disponíveis para todos os pacientes.”

Catto explicou que, devido ao grande número de pacientes, o hospital teve que cancelar mutirões de cirurgias eletivas: “No período de maio até o começo de junho, tivemos que cancelar cirurgias programadas porque não havia como internar as pessoas.” Ele ressaltou a gravidade da situação: “Os pacientes com plaquetas baixas precisavam ficar vários dias internados. Foi bem difícil, mas conseguimos atender todos os pacientes, mesmo com o hospital lotado.”

Sintomas e sequelas

Maria de Fátima Machado, 69 anos, residente de Amambai, compartilhou sua experiência angustiante com a dengue. Ela começou a sentir sintomas no final de abril e foi internada em Amambai. “Comecei a sentir dor em cima do olho, arrepio de frio, dor no corpo e o estômago inchou. Fui internada na pediatria porque não tinha vaga.” Maria de Fátima ficou cinco dias internada em Amambai, passando por quatro médicos, até ser transferida para Ponta Porã.

Em Ponta Porã, a situação se agravou. “Lá, tiveram que drenar líquido no estômago, fazer três tomografias (…). Fiquei de cadeira de rodas e, depois, andador.” Maria de Fátima ainda lida com sequelas: “Fiquei com dor nas pernas, perda de visão e esquecimento. Agradeço a todos que oraram por mim e aos médicos. Peço que todos se cuidem, usem repelente e passem veneno nos cantos escuros da casa, porque o mosquito está aí. Quando esquentar, eles vão voltar.”

Prevenção

Com a chegada do frio, a incidência de casos diminuiu, mas os profissionais de saúde alertam para a necessidade de medidas preventivas contínuas. A população deve eliminar locais de água parada, utilizar repelentes e manter um ambiente limpo para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue.

A situação no Cone Sul serve como um alerta para todos sobre a importância da prevenção e do rápido tratamento dos sintomas da dengue, uma doença que, apesar de conhecida, ainda representa um grave risco à saúde pública.

Fonte: A.N/Grupo A Gazeta

STF prorroga até setembro prazo de suspensão da desoneração da folha

0

O ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), prorrogou até 11 de setembro a suspensão do processo que trata da desoneração de impostos sobre a folha de pagamento de 17 setores da economia e de determinados municípios até 2027. 

O pedido de prorrogação foi feito nesta terça-feira (16) pelo Senado Federal e pela Advocacia-Geral da União (AGU), que pretendem utilizar o prazo para encerrar as negociações entre o governo federal e parlamentares para um acordo envolvendo a compensação financeira da União pela desoneração dos setores. Na tarde de hoje, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, anunciou o adiamento da votação da proposta sobre a compensação das perdas.

No dia 25 de abril, o ministro Cristiano Zanin, relator do processo, concedeu liminar para suspender a desoneração de impostos sobre a folha de pagamento. O ministro entendeu que a aprovação da desoneração pelo Congresso não indicou o impacto financeiro nas contas públicas.

No mês seguinte, Zanin acatou pedido da AGU e suspendeu a desoneração por 60 dias para permitir que o Congresso e o governo cheguem ao acordo de compensação.

Fachin proferiu a decisão na condição de vice-presidente da Corte. Devido ao recesso de julho, cabe ao presidente em exercício decidir questões urgentes. 

Na decisão, Fachin entendeu que o governo e os parlamentares devem ter o tempo necessário para a construção do acordo.

“Está comprovado nos autos o esforço efetivo dos poderes Executivo e Legislativo federal, assim como dos diversos grupos da sociedade civil para a resolução da questão. Portanto, cabe à jurisdição constitucional fomentar tais espaços e a construção política de tais soluções”, justificou o ministro.

Mato Grosso do Sul tem previsão de sol e baixa umidade relativa do ar nesta quarta-feira

0

Com tempo estável em Mato Grosso do Sul, a previsão do Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima) para esta quarta-feira (17) indica sol e variação de nebulosidade. Além disso, os índices de umidade relativa do ar voltam a ficar baixos, com valores entre 15-35%.

“Durante a noite e ao amanhecer, as temperaturas mínimas permanecem mais amenas porém, ao longo do dia, as temperaturas máximas estarão em gradativa elevação”, explica a coordenadora do órgão, Valesca Fernandes. Ainda, não se descarta a possibilidade para a formação de nevoeiro e neblinas.

Nesta quarta, Campo Grande marca 17°C inicialmente e chega aos 27°C nos horários mais quentes. Em Dourados, a mínima é de 14°C e a máxima de 26°C. Na região Sul, Ponta Porã e Iguatemi registram mínimas semelhantes de 13°C, com máximas de 22°C e 24°C, respectivamente.

Na região do Bolsão, Paranaíba amanhece com 15°C e atinge 29°C à tarde, já Três Lagoas tem mínima de 16°C e máxima de 28°C. No norte do Estado, Camapuã e Coxim tem mínimas de 16°C, com máximas respectivas de 30°C e 31°C.

No Pantanal, a mínima em Corumbá é de 18°C e a máxima é de 29°C; Aquidauana, na mesma região,apresenta variação entre 16°C e 30°C. Na região sudoeste, Porto Murtinho inicia o dia com 14°C e atinge 26°C à tarde.

Heloisa Duim, Programa de Estágio Supervisionado

Confira a farmácia de plantão hoje em Amambai

0

Plantão: Hiper Popular Drogaria   Fone: 99279-2364

Antiga Farmácia São Lucas

3ª colocada em 2023 equipe veterana de Amambai estreia neste sábado na Copa Inverno 2024 em Paranhos

0
A equipe veterana de Amambai, terceira colocada na Copa Inverno de Futsal 2023, em Paranhos. Time estreia na edição 2024 da competição neste sábado, dia 20. (Foto: Divulgação).

A Gazeta

Terceira colocada na categoria veterana da edição do ano passado da competição regional, a equipe Amambai/Intech Telecom, estréia neste sábado, 20 de julho, na edição 2024 da tradicional Copa Inverno de Futsal, em Paranhos.

O time comandado pelo experiente técnico Hélio Gavilan, o “Zorro”, entra em quadra no Ginásio de Esportes Flávio Derzi, às 19h30 para enfrentar os donos da casa, a forte equipe Super Motos, da cidade de Paranhos.

Fazem parte da equipe amambaiense na Copa Inverno 2024 os goleiros, Copeu e Bocão e os jogadores de linha, Valentim, Simeão, Assis, Mayer, Woshington, Marcão, Felipe, Vitão, Jesus, Andrey, Adriano e Ávila.

Segundo Hélio Gavilan o mesmo time Amambai/Intech Telecom veterano também vai participar da Copa Cidade de Futsal, em Amambai. A equipe Intech Telecom estreia na competição na quinta-feira, dia 25 de julho, às 19h contra o Balanga Rede.

Coronel David considera que atentado contra Trump e a facada em Bolsonaro são exemplos de ataques à democracia

0
Foto: Pedro Ernesto

O recente atentado a tiros sofrido pelo ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, durante um comício de sua campanha eleitoral nos Estados Unidos, gerou uma onda de reações no Brasil, especialmente entre figuras políticas conservadoras aqui no Mato Grosso do Sul. O deputado estadual Coronel David (PL), conhecido por sua postura firme em defesa dos valores de direita, expressou seu repúdio ao ataque e fez duras críticas à extrema-esquerda.

O parlamentar destacou que a tentativa de assassinato de Trump não é um caso isolado, mas sim parte de um padrão de ataques contra figuras conservadoras ao redor do mundo. Ele relembrou o atentado a faca sofrido pelo ex-presidente Jair Bolsonaro em 2018, durante a corrida presidencial no Brasil, como um exemplo recente dessa perseguição.

Para Coronel David, o atentado contra Trump é visto como um impulso à candidatura do republicano e reforça a perseguição violenta contra políticos de direita. “O atentado contra Trump, tal como o que aconteceu contra Bolsonaro em 2018, tende a impulsionar o favoritismo do candidato republicano. Dará a Trump, assim como ocorreu com Bolsonaro, condições para dominar a agenda da disputa e modular seu discurso”, disse o deputado.

O dramático episódio da corrida presidencial americana afetará o cenário político brasileiro, favorecendo a tese de perseguição à oposição. Assim como Bolsonaro, Trump atribuiu sua sobrevivência ao atentado a um “milagre de Deus”, fortalecendo ainda mais a imagem de resistência e combate ao establishment que ambos cultivam entre seus apoiadores.

“A extrema-esquerda usa o método de demonizar as lideranças de direita, com as mentiras mais descaradas, desumanizam o seu inimigo. Aqui no Brasil, rotularam Bolsonaro de inimigo da democracia, de genocida, de miliciano, uma mentira mais absurda que a outra”, afirmou o deputado.

Segundo Coronel David, essa demonização tem o objetivo de enfraquecer líderes conservadores e impedir seu sucesso nas urnas. “É uma tática covarde que visa minar a confiança do público nesses líderes, distorcendo a realidade e criando uma narrativa de ódio e violência contra eles”, disse.

O deputado também ressaltou a necessidade de proteger a integridade do processo democrático e de garantir a segurança dos candidatos, independentemente de sua orientação política. “Ataques como o sofrido por Trump e Bolsonaro são ataques à democracia e à vontade do povo. Precisamos nos unir contra essa violência e garantir que nossos líderes possam competir em um ambiente justo e seguro”, concluiu Coronel David.

Gerson diz que semestre legislativo foi produtivo e reforçou protagonismo da ALEMS

0
Foto: Assessoria

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Gerson Claro, avaliou o 1⁰ semestre Legislativo como “produtivo e que reforçou o protagonismo da Assembleia Legislativa no debate e solução de grandes temas de interesse da sociedade sul-mato-grossense”.

“O Parlamento Estadual respondeu de forma assertiva aos justos anseios da sociedade sul-mato-grossense. Questões de fundo relacionadas ao meio ambiente, em especial as queimadas no Pantanal, proteção das nascentes, uso sustentável dos recursos hídricos ; a urgência de repactuação ou relicitação da BR-163, foram debatidas de forma aprofundada.

Foram aprovados projetos de grande relevância social , como o REFIS de impostos estaduais em atraso, que autoriza o parcelamento em até 60 meses, com desconto de 70% das multas e 30% dos juros , refinanciamento e quitação do saldo devedor da casa própria da Agehab com até 80% de desconto”, destacou Gerson.

O presidente da ALEMS destaca também o atendimento da reivindicação dos agentes comunitários, controle de endemias, saúde indígena, saúde pública, vigilância epidemiológica e de guarda de endemias , que até 2026 o incentivo financeiro estadual que hoje é de 14,5% do salário mínimo, chegará a um mínimo .

O trabalho de articulação da Assembleia, lembra Gerson Claro, sensibilizou o Governo a enviar no 2º semestre projeto que isenta da contribuição previdenciária 3.007 servidores com comorbidades que ganham até três salários mínimos. Será concedido um abono de R$ 398,00, aos inativos que recebem acima de R$ 4.236,00.

Balanço

Conforme o relatório de movimentações das atividades legislativas, de 1º de fevereiro a 16 de julho, foram apresentados 190 projetos e houve aprovação de 79. Tramitaram outras 2.004 proposições, entre indicações (1.418), moções (345), requerimentos (150) e emendas (91).

“Encerramos a sessão agradecendo o empenho de todos os deputados nesse período, agradecendo as comissões, aos servidores e dizer que a Assembleia Legislativa tem cumprido seu papel com o Estado de Mato Grosso do Sul”, de acordo com o levantamento da Secretaria Jurídica e Legislativa (SALJ), dos projetos apresentados foram 162 Projetos de Leis (PL), 15 Projetos de Resolução (PR), 7 Projetos de Decreto Legislativo (PDL), 5 Projetos de Lei Complementar (PLC) e 1 Projeto de Emenda Constitucional (PEC). Do total, 17 foram retirados ou rejeitados e 94 continuam em tramitação. Você pode acompanhar todos os detalhes de cada um deles acessando o Sistema Legislativo.

O Poder Legislativo realizou 71 sessões ordinárias, com 241 votações em Plenário, 6 audiências públicas, 12 seminários e encontros. Além disso, recebeu 13 visitas, entre institucionais e oficiais, e publicou 109 Diários Oficiais do Legislativo. Foram expedidos pela 1ª Secretaria 2.950 ofícios e outros 893 pela Presidência.

Governo de MS anuncia investimentos para impulsionar a prática do skate no Estado

0

Campo Grande viveu um fim de semana repleto de energia e manobras radicais, com a realização do “Go Skate Day”, no Parque das Nações Indígenas. O evento reuniu os amantes da modalidade olímpica e teve programação diversificada, incluindo oficinas, música ao vivo, skateata e pista livre para manobras. A ação foi promovida pela FSMS (Federação de Skate de Mato Grosso do Sul), com apoio da Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul) e Setesc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura).

O ponto alto foi a divulgação de novos investimentos que prometem transformar o cenário do skate no estado. O governador Eduardo Riedel anunciou a reforma completa da pista de skate do Parque das Nações Indígenas, com novos equipamentos e uma estrutura apta à prática de alta performance, num investimento de aproximadamente R$ 2 milhões.

A nova estrutura oferecerá condições ideais para o treinamento e competição. “Estamos apoiando o esporte em todos os sentidos e viabilizando cada vez mais equipamentos como a pista do Parque das Nações Indígenas. É um espaço extremamente democrático e vamos garantir que cada vez mais praticantes tenham acesso a bons equipamentos e estruturas para praticar o esporte”, afirmou o governador.

Governo de MS anuncia investimentos para impulsionar a prática do skate no Estado
Governo de MS anuncia investimentos para impulsionar a prática do skate no Estado

Um dos maiores bairros da capital, as Moreninhas concentram muitos praticantes da modalidade olímpica, de acordo com a FSMS. No local, o Governo de Mato Grosso do Sul também está construindo uma pista, que já está em fase final de obras. Com área de 1.000 m², a pista foi projetada por uma empresa especializada para garantir uma infraestrutura adequada à prática de alto rendimento.

O Go Skate Day também contou com a presença do secretário de Estado de Turismo, Esporte e Cultura, Marcelo Ferreira Miranda, que trouxe outra novidade: a inclusão do skate nos Jogos Escolares da Juventude e Universitários de Mato Grosso do Sul a partir do próximo ano.

Entre outros benefícios, a inclusão dará mais visibilidade ao esporte no estado, incentivando novos praticantes e também permitirá que skatistas possam concorrer ao Bolsa Atleta, programa de incentivo do Governo do Estado. “O reconhecimento do skate como esporte olímpico é uma decisão acertada do COI (Comitê Olímpico Internacional), pois é um esporte de rua, da periferia, da juventude, e um excelente instrumento de transformação social. Queremos revelar grandes talentos aqui em Mato Grosso do Sul”, destacou o secretário.

Governo de MS anuncia investimentos para impulsionar a prática do skate no Estado
Skateata reuniu centenas de praticantes e percorreu o Parque dos Poderes até chegar no das Nações Indígenas

Criada recentemente, em 4 de julho, a FSMS (Federação de Skate de Mato Grosso do Sul) representa um marco para a modalidade olímpica no estado. A entidade será responsável por unificar os esforços dos praticantes locais, otimizar a busca por apoio junto a órgãos públicos e com a iniciativa privada, além de estabelecer conexão direta com a CBSK (Confederação Brasileira de Skate), garantindo que eventos e competições estaduais sejam seletivos para campeonatos nacionais.

Presidente da FSMS, Reynardt Peralta destacou a importância da nova federação em conjunto aos significativos investimentos anunciados para o futuro do skate sul-mato-grossense.

“Encerramos um evento que celebra a cultura do skate, em que a presença das autoridades marcou apoio fundamental para o esporte. Os anúncios de reforma da pista do Parque das Nações e da nova pista nas Moreninhas são conquistas históricas para nós. Essas melhorias não só atendem a antigas demandas, como também promovem um ambiente propício para o desenvolvimento de talentos locais, sem que precisem sair do estado para treinar em nível competitivo”.

Lucas Castro, Comunicação Setesc
Fotos: Saul Schramm

Casa do Trabalhador disponibiliza 47 oportunidades de emprego nesta quarta-feira em Amambai

0
Fachada da Secretaria de Desenvolvimento/Casa do Trabalhador em Amambai. (Foto: A Gazeta)

Redação

A Casa do Trabalhador, órgão ligado à Fundação do Trabalho (Funtrab), do Governo do Estado, em Mato Grosso do Sul, disponibiliza 47 oportunidades de emprego nesta quarta-feira, dia 17 de julho, em Amambai.

Veja abaixo as oportunidades de emprego disponibilizadas

1 vaga para atendente de lanchonete
1 vaga para manicure e pedicure
1 vaga para pedreiro
1 vaga para cozinheiro de restaurante
2 vagas para auxiliar de cozinha
1 vaga para atendente de padaria
1 vaga para copeira
1 vaga para operador de caixa
1 vaga para consultor de vendas
1 vaga para operador de mercadorias e derivados
1 vaga para balconista de açougue
4 vagas para agente de saneamento
2 vagas para motorista de caminhão
1 vaga para atendente do setor hortifrutigranjeiros
1 vaga para motofretista
1 vaga para salgadeiro
1 vaga para soldador
2 vagas para empregado doméstico diarista
1 vaga para auxiliar de limpeza
1 vaga para assistente de vendas
1 vaga para auxiliar administrativo
1 vaga para auxiliar de engenheiro da construção civil
2 vagas para auxiliar de estoque
1 vaga para empregado doméstico nos serviços gerais
1 vaga para faxineiro
4 vagas para gerente de produção
1 vaga para mecânico de auto em geral
1 vaga para motorista de caminhão basculante
1 vaga para operador de máquina terraplanagem
1 vaga para operador de retroescavadeira
1 vaga para recepcionista secretária (PcD)
1 vaga para repositor de mercadoria (PcD)
1 vaga para repositor de mercadorias
1 vaga para teleoperador de marketing (híbrido)
1 vaga para vendedor de comércio varejista
3 vagas para vendedor interno

Casa do trabalhador também oferece

A Casa do Trabalhador também realiza encaminhamento do seguro-desemprego para trabalhadores de Amambai e municípios da região. 

Segundo o órgão, para dar entrada no pedido de benefício, o trabalhador deve apresentar o termo de rescisão, a carteira de trabalho, CPF (Cadastro de Pessoa Física) e o RG (Carteira de Identidade). 

A Casa do Trabalhador em Amambai funciona anexa a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, ao lado do Salão Paroquial, no centro da cidade.

O horário de atendimento presencial ao público é de segunda a sexta no período das 7h às 13h. Maiores informações sobre os serviços prestados pela Casa do Trabalhador em Amambai poderão ser obtidas pelo fone (67) 3481-6148.

VII Leilão e Almoço beneficente em Coronel Sapucaia visa apoiar a APAE

0
Foto: Divulgação

O VII Leilão e Almoço em benefício da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) será realizado no próximo dia 4 de agosto, no Clube de Laço Portão da Fronteira, em Coronel Sapucaia. O evento tem como objetivo principal angariar recursos para apoiar as atividades da APAE no município.

A programação terá início às 11h com um almoço, seguido pelo leilão de gado e produtos doados pela população local. Para animar o evento, João Márcio e Betinho garantirão a apresentação musical.

Os ingressos estão disponíveis ao preço de R$ 35,00 e podem ser adquiridos nos seguintes pontos de venda: Tony Móveis, Móveis Vem Que Tem, Ypê Materiais para Construção e APAE de Coronel Sapucaia.

Para mais informações sobre o VII Leilão e Almoço, entre em contato por meio do telefone (67) 9.9668-9956.

Fonte: Redação/Grupo A Gazeta

Equipe de Amambai é semifinalista de campeonato suíço em Coronel Sapucaia

0
A equipe do Desportivo Pavão Amambai, semifinalista do Campeonato Suíço da Vila Nova, em Coronel Sapucaia. (Foto: Divulgação)

A Gazeta

A equipe do Desportivo Pavão Amambai, de Amambai, está nas semifinais do 1º Campeonato de Futebol Suíço da Vila Nova, que acontece em Coronel Sapucaia.

A equipe amambaiense comandada pelo técnico Eleandro Santos chegou às semifinais do certame ao derrotar nesse final de semana pelas quartas de final, em um jogo bastante disputado, a forte equipe Sussegados, pelo placar de 3×2.

Neste domingo, dia 21 de julho, o Desportivo Pavão Amambai faz uma das semifinais do campeonato contra a equipe La Quinta, jogo marcado para acontecer às 9h30 da manhã, no campo da Vila Nova.

Fazem parte do elenco amambaiense semifinalista da competição da cidade da fronteira com o Paraguai o goleiro Elivelton e os jogadores, Ezio, Osmair, Valdinei, Clebenilson, Clebson, Edinho, Rosimar, Onieber, Saulo, Deivar e Deival.

Equipe de Amambai é semifinalista de campeonato suíço em Coronel Sapucaia

Após perseguição BOPE apreende carregamento de maconha em Amambai

0
Nas fotos momento que os policiais realizavam a apreensão de droga e a prisão do motorista após a fuga frustrada. (Fotos: A Gazeta)

A Gazeta

Após uma perseguição, nos meios policiais chamada de “acompanhamento tático”, policiais do BOPE (Batalhão de Operações Especiais) da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul, com sede em Campo Grande, apreenderam no final da manhã dessa terça-feira, 16 de julho, em Amambai, um carregamento de maconha e prenderam um homem em flagrante por acusação de tráfico de drogas.

A ação policial teve início na Rodovia MS-386, trecho que liga Amambai a Ponta Porã, quando o condutor do Fiat Pálio Adventure, cor prata, teria desobedecido ordem de parada e fugido em alta velocidade em direção a cidade de Amambai.

Durante a perseguição o condutor do carro em fuga, que transportava a droga no estilo chamado “cavalo doido”, ou seja, em tabletes acondicionados em fardos dentro do veículo, teria perdido o controle da direção do carro ao passar por uma rotatória na entrada da cidade, vindo a capotar e parar perto de uma área comercial, onde acabou abordado e preso.

Abaixo o vídeo do momento que o veiculo capotou

Uma equipe de reportagem do grupo A Gazeta esteve no local e acompanhou o momento que os policiais realizavam a apreensão da droga e a prisão do acusado.

Após perseguição BOPE apreende carregamento de maconha em Amambai
Após perseguição BOPE apreende carregamento de maconha em Amambai
Após perseguição BOPE apreende carregamento de maconha em Amambai
Após perseguição BOPE apreende carregamento de maconha em Amambai
Após perseguição BOPE apreende carregamento de maconha em Amambai
Após perseguição BOPE apreende carregamento de maconha em Amambai
Após perseguição BOPE apreende carregamento de maconha em Amambai

Rogério Torquetti será confirmado candidato à reeleição em convenção do PSDB neste sábado, dia 20

0
Foto: Divulgação

O atual prefeito de Tacuru e pré-candidato a reeleição Rogério Torquetti será submetido neste sábado, 20 de julho, a partir das 18 horas, as praxes obrigatórias partidárias para concorrer às eleições municipais 2024.

A programação, que acontece na Câmara Municipal, foi convocada através de edital pela presidente municipal da Federação PSDB Cidadania, Daiana Neris de Souza Pedrotti, que convidou os filiados para a realização da Convenção Oficial.

Daiana reforça o convite a todos os filiados e amigos para que compareçam nas dependências da Casa de Leis para um momento de festa e comemoração. “O Rogério tem todo o direito natural, jurídico e moral de ir a reeleição, ele tem feito um grande governo e colocou Tacuru em outro nível de credibilidade e respeito no mundo político, administrativo e estadual”, afirmou.

Além do evento da Federação PSDB Cidadania, na data o Partido Progressista (PP) e a Federação Brasil Esperança (FE ESPERANÇA) que engloba o Partido dos Trabalhadores (PT), Partido Verde (PV) e Partido Comunista do Brasil (PC do B), realizarão suas convenções e devem declarar apoio à reeleição de Torquetti.