18.8 C
Amambai
sábado, 27 de junho de 2026
Início Site Página 897

Tecnova: empresários de MS vão receber R$ 15,4 milhões para impulsionar negócios inovadores

0
Foto: Divulgação

Os governos federal e estadual lançaram em Campo Grande a terceira edição do Tecnova-MS, programa criado para apoiar o desenvolvimento de produtos e processos inovadores de empresas sul-mato-grossenses. O investimento no programa soma R$ 15,4 milhões, recurso esse destinado para que empresários e empreendedores de todo o Mato Grosso od Sul recebam até R$ 500 mil, por empresa selecionada, para desenvolver produtos e serviços.

O programa conta com recursos da Fundect (Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia), órgão vinculado à Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), e da Finep (Financiadora de Estudos e Projetos).

Também são parceiros apoiadores na iniciativa a Fiems (Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso do Sul), Startup Sesi, Fecomércio, Senac-MS e o Sebrae-MS.

O lançamento foi realizado no Bioparque Pantanal e contou com a presença de mais de 300 empresários de diversos setores econômicos de Mato Grosso do Sul, além de representantes das entidades parceiras e autoridades.

“Estamos fazendo, agora em Mato Grosso do Sul, algo que os países mais desenvolvidos economicamente já fizeram a mais de cinquenta anos, que é incentivar as empresas para que elas gerem retorno para a sociedade. E nosso Estado investe cada vez mais. Não faltarão recursos junto aos nossos parceiros, nos melhores projetos, para que eles sejam a vitrine do nosso Estado para o Brasil e para o mundo”, afirma o diretor-presidente da Fundect, Márcio de Araújo Pereira.

Durante o evento, o presidente da Finep, Celso Pansera, detalhou que em todo o País o governo federal está investindo para fortalecer a ciência e a inovação, destacando que em Mato Grosso do Sul há uma parceria sólida. Segundo ele, os empresários, o governo estadual e os parceiros têm assegurado que os investimentos gerem retorno. 

“Vamos continuar trabalhando, a Fundect é parceira da Finep e queremos dizer para vocês: a ciência voltou, estamos à disposição, estamos muito fortes, temos um longo caminho, mas temos recursos e iremos voltar muitas vezes aqui para Campo Grande”, explica Pansera. 

O secretário estadual Jaime Verruck, da Semadesc, representou o governador Eduardo Riedel no evento e reforçou que os empreendedores, as universidades terão apoio para que isso traga benefícios para a sociedade.

“Tecnologia é isso, um produto indo ao mercado e dando retorno para a sociedade. Esses empreendedores terão os recursos necessários para que eles possam acelerar e avançar, porque o nosso objetivo é atender as pessoas, as empresas, com a academia, para que por meio desse processo a gente desenvolva Mato Grosso do Sul”, afirma. 

O secretário-executivo de Ciência, Tecnologia e Inovação da Semadesc, Ricardo Senna, reforçou que, por meio do Tecnova, os governos estadual e federal “estão fazendo uma conexão entre a academia e o setor privado, pois nós entendemos que, somente por meio da ciência, tecnologia e inovação, conseguiremos acelerar o desenvolvimento de Mato Grosso do Sul”.

As inscrições para o edital Tecnova estão abertas até setembro. Mais informações sobre o programa podem ser obtidas no site oficial da chamada: https://www.fundect.ms.gov.br/tecnova/

Tecnova 3

O objetivo do Tecnova 3 é fomentar a competitividade e as atividades de inovação em Mato Grosso do Sul. Além do lançamento oficial, estão previstos eventos (road shows) para tirar dúvidas e divulgar a iniciativa aos empresários nas cidades de Dourados, Ponta Porã, Chapadão do Sul, Três Lagoas, Aquidauana, Corumbá e Campo Grande. .

Os projetos devem estar alinhados com uma das cinco áreas estratégicas: Agronegócio; Bioeconomia, Biotecnologia e Biodiversidade; Tecnologias Sociais e Assistivas; Saúde Animal e Humana; e Cidades Inteligentes e Energias Renováveis.

Os recursos serão divididos entre desenvolvimento de inovações, aceleração de empresas e internacionalização. Empresas de qualquer porte, com receita bruta anual de até R$ 16 milhões, registradas há pelo menos seis meses, podem participar, desde que tenham realizado atividades operacionais nos últimos três meses relacionadas ao projeto de inovação.

O valor solicitado para subvenção econômica deve variar entre R$ 445,2 mil e R$ 515,2 mil, abrangendo tanto os recursos para o desenvolvimento do projeto quanto para a aceleração e internacionalização.

As propostas devem detalhar claramente, entre outros aspectos, o produto ou o processo inovador a qual mercado se destina, quais as vantagens competitivas, apresentar um cronograma de execução e orçamento, um plano de negócios bem estruturado, e devem ainda estar alinhadas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU e o Plano Plurianual do Estado de Mato Grosso do Sul 2024-2027.

Durante os road shows, os parceiros apoiadores da iniciativa oferecerão suporte e informações aos empresários interessados.

*com Comunicação Fundect

Coronel David enfatiza importância do Cadastro de Pedófilos diante do crescimento de abuso infantil em MS

0
Foto: Pedro Ernesto

Mato Grosso do Sul lidera mais uma vez, uma triste estatística no Brasil: é o estado com o maior número de casos de estupro e maus-tratos a crianças e adolescentes. Os dados, revelados no Anuário Brasileiro de Segurança mostram que, entre 2022 e 2023, foram registrados 297 casos de estupro envolvendo menores de 0 a 17 anos, numa taxa alarmante quando comparada ao número de habitantes.

Para enfrentar essa dura realidade, o estado dispõe de uma ferramenta crucial no combate à pedofilia: o Cadastro Estadual de Pedófilos, criado em 2017 pela lei n° 5.038, de autoria do deputado Coronel David (PL). Completando 7 anos no próximo dia 31 de julho, o cadastro é um exemplo para o restante do país no combate aos crimes sexuais contra crianças e adolescentes.

No entanto, os altos números de abuso indicam que a sociedade ainda não está utilizando plenamente os meios de proteção infantil. O deputado alerta a população para acessar o cadastro e fazer uso efetivo dessa ferramenta, a fim de fortalecer a proteção das crianças.

“É com um misto de tristeza e indignação que vejo Mato Grosso do Sul liderando essa estatística tão dolorosa no Brasil. Mas esta realidade aumenta minha determinação de agir com mais firmeza no combate a esse crime hediondo”, destaca Coronel David.

Desde a criação do cadastro, a lei passou por várias atualizações para melhorar sua eficácia. Recentemente, foi incluído um novo dispositivo que permite à população o acesso completo ao banco de dados dos criminosos, enquanto se mantém o sigilo das investigações policiais. 

“Minha luta sempre foi proteger nossas crianças e adolescentes, garantindo que a sociedade tenha acesso às informações necessárias para prevenir e combater esses crimes.”

Além disso, foram feitas mudanças significativas, como a inclusão de registros fotográficos frontais dos condenados e a proibição de que indivíduos condenados por crimes sexuais ocupem cargos públicos no estado.

“A luta contra a pedofilia é contínua e exige esforço conjunto. Continuaremos trabalhando para aperfeiçoar nossas leis e ferramentas, assegurando que Mato Grosso do Sul não seja lembrado apenas pelas suas estatísticas negativas, mas também pela sua liderança na proteção dos mais vulneráveis”, afirma Coronel David.

O Cadastro Estadual de Pedófilos de Mato Grosso do Sul, que atualmente conta com mais de 500 nomes, está disponível para consulta pública através do site www.sejusp.ms.gov.br, fornecendo um recurso essencial para a segurança e proteção das crianças e adolescentes no estado.

Mais Social de R$ 450 garante comida na mesa e gás de cozinha para famílias do interior

0
Fotos: Monique Alves

Mãe de quatro meninas, Emanuelly e Tassiane, gêmeas de cinco anos, Gabrielly, um ano e oito meses, e Sara, de oito meses, a beneficiária Creuza Santos, 22 anos, conta com os R$ 450 do Mais Social para garantir a alimentação de sua família. Moradora de Aparecida do Taboado, Creuza reforça que o Mais Social não só garante o alimento na mesa, mas também possibilita seu preparo, graças a possibilidade de compra do gás de cozinha.

Mais Social de R$ 450 garante comida na mesa e gás de cozinha para famílias do interior

“Ajuda muito né?, ainda mais com o tanto de criança que tenho, e se não fosse o Mais Social aí eu não sei não hein, seria mais apertado, mais difícil. O bom é que eu consigo comprar o gás no mercado também”, explica a dona de casa.

Com a caçula em tratamento de uma doença cardíaca, Creuza aponta que o Mais Social sana as necessidades que ela tem com as meninas. “Comprar fralda no mercado, comprar lenço umedecido, pomada para as crianças. Danone, bolacha, arroz, feijão e mistura. Ajuda bastante e com R$ 450 Ficou bem melhor, bem melhor porque ajudou mais ainda”.

Entre os titulares do Mais Social, mais de 95% das pessoas beneficiadas pelo programa são do sexo feminino, num universo de 50 mil beneficiários em números aproximados.

Também moradora de Aparecida do Taboado, Suely da Silva, 47 anos, é mãe de oito filhos. Além da família, a dona de casa reforça que os netos também são prioridade na hora das compras com o cartão do Mais Social.

Mais Social de R$ 450 garante comida na mesa e gás de cozinha para famílias do interior

 “Eu sou assim mesmo. Se der diferença de um real, dois reais eu vou num lugar vou no outro sempre no lugar mais barato, que é à vista. E compro mais assim para as crianças, mais fruta, verdura, a carne também o leite que não pode deixar faltar então é o que mais compro, que tiver no momento, que tiver mais de emergência eu corro e compro”.

Um dos desejos de Suely é não depender mais do benefício, apesar de considera-lo muito importante para sua família.

“Com certeza se não dependesse mais desse benefício eu seria uma das primeiras que entregaria porque para outros, igual pra mim foi muito bem vindo, e pra outras também porque isso é muito bom pra quando a gente mais precisa está aqui, mas se não preciso mais eu entregaria sim pra ter oportunidade pra outros pegar igual eu peguei”, explicou.

Teodora, de Três Lagoas: “meu benefício chegou na mesma época que meu marido foi diagnosticado morto, mas ele não estava”

Momento difícil para a Teodora Queiroz, 46 anos, também se transformou em alegria. Moradora de Três Lagoas, a dona de casa contou que recebeu o benefício do Mais Social quase ao mesmo tempo em que seu marido era declarado como morto.

“Eu estava no hospital com meu esposo, Robson Ferreira, ele foi diagnosticado morto e eu tenho até o laudo que ele era para estar morto. Na época me ligaram e falaram que eu tinha ganhado. Depois eu recebi vieram os 300 reais. Para mim esses R$ 300 valia muito, então assim pra mim pessoal, e não é puxando sardinha esse é meu jeito de ser não é puxando sardinha, R$ 150 a mais que pra mim é ótimo, porque ajuda muitas das vezes o arroz o feijão está faltando, não que a gente passa fome, mas a ajuda que vem já ajuda a gente”, conta.

Mais Social de R$ 450 garante comida na mesa e gás de cozinha para famílias do interior
Com a vida em ordem e o marido cuidando da saúde, Teodora (de muleta) explica a importância do Mais Social no seu dia a dia.
Mais Social de R$ 450 garante comida na mesa e gás de cozinha para famílias do interior

“Primeiro eu vou no arroz, feijão, óleo, massa de tomate, o grosso entendeu, eu compro sempre 10 quilos de arroz e macarrão. Somos ‘macarrãozeiros’ por isso sou meia magrela [risos] aí eu vou pego uma qboa, um sabão em pó, um sabão, dois sabonetes, duas pastas, ainda compro ainda uns três quilos de mistura e sempre deixo pra comprar as guloseimas, entendeu?”.

A pesquisa de preços faz parte da rotina de Teodora com o cartão do Mais Social. “Eu ligo, eu tenho um aplicativo no celular, aí eu vejo que o arroz lá no outro mercado está barato o feijão no outro, aí eu vou lá e pego lá, e vou nos lugares certos a onde tem que passar, então toda a reunião é explicado que temos que passar em mercado, então eu procuro assim gastar o cartão num mês, aí tem vezes que tipo assim sobrou R$ 50 eu deixo para o outro mês, e eu inteiro com R$ 450 e vai para R$ 500”, finaliza.

Mais Social

No Mais Social o beneficiário em situação de vulnerabilidade social recebe um auxílio financeiro no valor de R$ 450, creditado no cartão próprio, para aquisição de gêneros alimentícios, gás de cozinha e produtos de higiene pessoal.

É proibida a aquisição de bebida alcoólica, produtos à base de tabaco ou outros indicados no regulamento, sob pena de exclusão do beneficiário do programa. O cartão é de uso pessoal e intransferível.

Em Sete Quedas, prefeito Chico Piroli (PSDB) fortalece a união de Dr. Erlon Daneluz (PSDB) e Dr. Roani Tuneira (PL)

0
Foto: Divulgação

O prefeito da cidade de Sete Quedas, Francisco Piroli, conhecido como “Chico Piroli”, caminha para o final de uma série memorável enquanto gestor do município. Após oito anos como chefe do executivo municipal, Chico Piroli assegurou uma das maiores aprovações do estado de Mato Grosso do Sul.

“Pegamos o município de Sete Quedas quebrado, mal cuidado e sem muita perspectiva. Após nossa primeira gestão, nos reelegemos com 73,59% dos votos. Contra fatos não existem argumentos, quem mora em Sete Quedas percebeu que avançamos muito e agora os moradores têm orgulho de morar na cidade. Fomos pra cima, sem medo e com muita responsabilidade. Agora, espero que a união entre os vários partidos que apoiam a pré-candidatura de Dr Erlon e Dr Roani dê continuidade ao trabalho sério feito até aqui”

O prefeito participou, nesta quinta-feira, 18, de uma reunião ao lado do pré-candidato a prefeito Dr Erlon (PSDB) e do pré-candidato a vice Dr Roani Tuneira (PL), durante o evento, Chico Piroli destacou que “Um grupo forte se faz com pessoas comprometidas com Sete Quedas e eu sei que essa união tem força para fazer ainda melhor”.

Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento da Região Sul (Conisul)

Chico Piroli é o presidente do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento da Região Sul (Conisul) que reúne 14 municípios do Estado de Mato Grosso do Sul, o Consórcio tem como objetivo construir e realizar uma atuação direcionada à gestão e compras compartilhadas em várias áreas, como saúde pública e infraestrutura.

A liderança do Prefeito Chico Piroli a frente do CONISUL garantiu ainda mais respeito ao gestor, uma vez que sua condução dos trabalhos garantiu o diálogo e centenas de repasses orçamentários que transformaram a realidade dos municípios membros do consórcio.

Em Sete Quedas, prefeito Chico Piroli (PSDB) fortalece a união de Dr. Erlon Daneluz (PSDB) e Dr. Roani Tuneira (PL)
Foto: Marcos Labanca

“O consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento da Região Sul é sem dúvida, um dos projetos mais exitosos da história do Mato Grosso do Sul. Durante minha presidência eu pude ver que precisamos, cada vez mais, de gestores e equipes técnicas nas prefeituras do nosso estado. O CONISUL investe nestas cidades e gera um impacto significativo na vida dos cidadãos” afirmou o prefeito de Sete Quedas, Chico Piroli.

Radialista Salatiel Assis se afasta do rádio por ser pré-candidato a vereador em Sete Quedas

0
Foto: Divulgação

O radialista Salatiel Assis, desligou-se de suas funções das Rádios Nova FM – 104.9 de Sete Quedas e Educadora FM – 91.5 de Pindoty Porã, para disputar uma vaga na Câmara Municipal de Vereadores em Sete Quedas. 

Há anos à frente da apresentação de programas de rádio na região, o radialista é muito conhecido da comunidade, onde já foi Vereador, presidente de Grêmio Estudantil, Representante de Colegiado Escolar, Presidente de APM (Associação de Pais e Mestres), Presidente Fundador da Associação de Moradores do Conjunto Iporã, Membro de Conselhos Municipais, dentre outras funções Comunitárias.

Salatiel decidiu concorrer mais um vez a uma cadeira no legislativo, após não se eleger nas ultimas eleições. “Acredito que mereço mais um mandato na Câmara de Sete Quedas, onde por 4 anos pude mostrar meu trabalho e dedicação a comunidade, sempre estando em contato direto com a população, sempre nas ruas, e também na áreas rurais do município. Onde pude mostrar que o cidade precisa de um vereador atuante e sempre presente no dia-a-dia da comunidade. Podendo ver os problemas e necessidades dos nossos cidadãos. Por isso, entendo que a população precisa de um vereador assim, e estaremos mais uma vez a disposição da comunidade, para trabalhar” disse. 

A legislação eleitoral prevê o afastamento dos pré-candidatos, que tenham programa de rádio, até o dia 30 de junho. Todas as emissoras de rádio são proibidas de transmitir programa apresentado ou comentado por pré-candidato, sob pena de multa e de cancelamento do registro da candidatura.

 O CALENDÁRIO ELEITORAL

Partidos e federações poderão realizar, entre 20 de julho e 5 de agosto, convenções partidárias para deliberar sobre coligações e escolher candidatas e candidatos aos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador. Após a definição das candidaturas, as agremiações têm até 15 de agosto para registrar os nomes na Justiça Eleitoral.

As eleições municipais no Brasil em 2024 ocorrerão em 6 de outubro. Os eleitores escolherão os prefeitos, vice-prefeitos e vereadores dos 5.568 municípios do país. 

1ª Copa Terrão de Futebol segue neste sábado com cinco jogos em Amambai

0
A Copa Terrão reúne times das aldeias e da cidade, em Amambai, além de equipes da Aldeia Taquaperi, de Coronel Sapucaia. (Foto: A Gazeta)

A Gazeta

Cinco partidas movimentam na tarde deste sábado, 20 de julho, a rodada da 1ª Copa Terrão de Futebol, em Amambai.

Segundo o coordenador geral do certame, que é promovido pela Prefeitura de Amambai através da Seind (Secretaria de Assuntos Indígenas), Hélio Gavilan, o “Zorro”, a rodada no campo da Aldeia Amambai terá início a partir das 13 horas.

De acordo com Gavilan serão três jogos pela categoria masculina e dois jogos pela categoria feminina.

Às 13h acontece a estreia da equipe feminina da Aldeia Jaguari no campeonato enfrentando a Alverde, da Aldeia Limão Verde, às 13h45 jogam Tapi y Corá x Ava Kuera pela categoria masculina, às

14h30 se enfrentam Esporte Taquaperi/Coronel Sapucaia e A.F.ALV pela categoria feminina, às 15h10 mais um jogo feminino, desta vez entre Taquaperi F.C/Coronel Sapucaia e K.N.V e fechando a rodada, às 16h será a fez do desafio entre União U.F.C e F.R.B pela categoria masculina.

1ª Copa Terrão de Futebol segue neste sábado com cinco jogos em Amambai

Rodada com 17 gols marcou a abertura da Copa Cidade de Futsal 2024 em Amambai

0
Campeã do ano passado, a S.E.B.A estreou com goleada na Copa Cidade de Futsal 2024, em Amambai. (Fotos: Fubica/Sedesc)

A Gazeta

Uma rodada com 17 gols assinalados em dois jogos disputados marcou a abertura, na noite dessa quinta-feira, 18 de julho, da edição 2024 da Copa Cidade de Futsal, em Amambai.

Na primeira partida a S.E.B.A/Amigos do Ratier, atual campeã do certame, fez sua estreia goleando a Alfa 7 pelo placar de 7×2. Já no segundo jogo a IBC (Igreja Batista Central) também garantiu a vitória na estreia ao vencer ao Rota 67 F.C pelo placar de 5×3.

Segundo o coordenador técnico da competição, Ramão Batista Júnior, o “Fubica” antes de a bola rolar valendo pela Copa Cidade, que este ano tem arbitragem do quadro de árbitros da Federação de Futsal de Mato Grosso do Sul, foi realizado um jogo apresentação da categoria Sub-7 anos da escolinha de futsal mantida pela Sedesc, a Secretaria de Desporto e Cultura da prefeitura, em Amambai, que também é a responsável pela promoção e organização da Copa Cidade.

De acordo com o secretário de desporto e cultura do município, Mateus Luiz Oliveira, a Copa Cidade de Futsal 2024 segue na noite desta sexta-feira, 19 de julho, com mais três partidas, todas pela categoria masculina.

Às 19h jogam Gigantes  na Várzea x COAMO, às 20h se enfrentam Invernada e Datacell Celulares e às 21h, fechando a rodada, será a vez do confronto entre Coró Motos/Limão Verde e Desportivo Pavão.

Segundo Mateus Luiz Oliveira, por conter menos equipes, a Copa Cidade de Futsal na categoria feminina será aberta mais para frente.

O primeiro jogo do certame pela categoria feminina em 2024 está previsto para às 20h desta terça-feira, dia 23 de julho, com o confronto entre a atual campeã, Raça União e a U.M.B.B (União das Mulheres que Batem um Bolão), atuais vice-campeãs da competição.

Rodada com 17 gols marcou a abertura da Copa Cidade de Futsal 2024 em Amambai
O time da IBC também estreou com vitória no certame.
Rodada com 17 gols marcou a abertura da Copa Cidade de Futsal 2024 em Amambai
Arbitragem do quadro da Federão de Futsal de MS está atuando na Copa Cidade de Futsal 2024, em Amambai.
Rodada com 17 gols marcou a abertura da Copa Cidade de Futsal 2024 em Amambai
Antes de a bola rolar oficialmente pela Copa Cidade 2024, equipes da categoria Sub-7 anos da escolinha da Sedesc fizeram um jogo apresentação.
Rodada com 17 gols marcou a abertura da Copa Cidade de Futsal 2024 em Amambai

Cavalgada de lançamento da 31ª Expoac será realizada no dia 3 de agosto

0
Fotos: Divulgação

Dia 03 de agosto (sábado), acontece a cavalgada de lançamento da 31ª Expoac, evento que marca a abertura desta tradicional festa, unindo tradição, cultura e amor pela vida no campo. Com a participação de cavaleiros e amazonas, o desfile pelos caminhos de Caarapó é um espetáculo que encanta a todos. Montados em seus belos animais, os participantes celebram a conexão com a natureza e as raízes da nossa comunidade.

Esse momento é uma verdadeira demonstração de força e união, onde famílias e amigos se reúnem para compartilhar a paixão pela equitação e pelo agronegócio. As cores das bandeiras, os trajes típicos e a alegria no rosto de cada participante criam uma atmosfera vibrante que contagia todos os presentes.

“A cavalgada não é apenas um desfile; é uma oportunidade de reviver tradições e fortalecer laços entre os apaixonados pela cultura rural”, disse o presidente do Sindicato Rural, Carlos Eduardo Macedo Marquez.

A cavalgada receberá comitivas locais e regionais e passará pela Avenida Dom Pedro II e Barão do Rio Branco, encerrando no Parque de Exposições Pedro Pedrossian.

Para aqueles que quiserem participar, o evento iniciará no final da Dom Pedro II, na Chácara Boa Vista, saída para Laguna Carapã, às 9:00 da manhã. Para participar da cavalgada, deverá ser apresentado o atestado de vacina e anemia dos animais. A fiscalização fica por conta do IAGRO, que se fará presente no evento. Caso tenham dúvidas, entre em contato pelo número (67) 99976-0191 (Sindicato Rural).

A 31ª Expoac, Exposição Agropecuária e Industrial de Caarapó, inicia no dia 15 de agosto (quinta-feira), com show de Henrique e Diego, com entrada gratuita. No dia 16 (sexta-feira), show com Zé Neto e Cristiano. Adquira seu convite antecipadamente nos pontos de venda ou pelo site www.santoshow.com.br. No dia 17 (sábado), o show é com João Haroldo e Betinho, com entrada gratuita. Encerrando no dia 18, domingo, com a final da festa do laço comprido e baile carapé, com entrada franca. Durante os 4 dias de eventos, haverá parque de diversões, rodeio, festa do laço comprido, festa do leite, expositores, a fazendinha e muito mais.

A cavalgada e a Expoac são uma realização do Sindicato Rural de Caarapó, com o apoio da Prefeitura Municipal de Caarapó, Câmara de Vereadores, Senar/MS, Famasul, Funar, Setesc e Governo do Estado de Mato Grosso do Sul.

DOF apreende mais de 160 quilos de drogas que seriam entregues no Paraná

0
Fotos: Assessoria/DOF

Um homem de 40 anos de idade foi preso por policiais militares do DOF (Departamento de Operações de Fronteira), na MS-156 em Caarapó, com mais de 160 quilos de maconha e um quilo de haxixe. As drogas eram transportadas em um Fiat Uno e tinham como destino final o Estado do Paraná.

Os policiais faziam bloqueio na rodovia, zona rural do município, quando abordaram o condutor do veículo. Durante vistoria, foram encontrados diversos tabletes de maconha, que após a pesagem totalizaram 163 quilos do entorpecente, além de um quilo de haxixe.

Questionado, o motorista disse que pegou as drogas em Capitán Bado, no Paraguai, e levaria até a cidade de Guarapuava (PR), onde receberia R$ 12 mil pelo transporte dos entorpecentes.

O material apreendido, avaliado em aproximadamente R$ 345 mil, foi encaminhado à Polícia Federal de Dourados.

A ação envolvendo os policiais do DOF aconteceu dentro do Programa Protetor das Fronteiras e Divisas, parceria da Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública) com o MJ (Ministério da Justiça e Segurança Pública).

Indápolis: Lia Nogueira intervém para transformar escola desativada da rede estadual em Ceim

0
Foto: Solitária

A deputada estadual Lia Nogueira (PSDB) propôs uma importante transformação para a educação infantil no distrito de Indápolis, em Dourados. Em indicação apresentada na Assembleia Legislativa, solicitou ao Governo do Estado, por intermédio da Secretaria Estadual de Educação, e à Prefeitura de Dourados que se unam para reformar o prédio da antiga Escola Estadual São José, para implantação de um Centro de Educação Infantil Municipal (Ceim).

“A transformação desse prédio em um Ceim é essencial para atender a demanda crescente por educação infantil na região. Não podemos deixar essa estrutura abandonada quando ela pode ser um local seguro e apropriado para o desenvolvimento das nossas crianças,” destacou Lia Nogueira.

A proposta visa aproveitar a estrutura existente, atualmente desativada, para beneficiar a comunidade local.

Conforme a parlamentar, a criação da creche deve não só proporcionar um espaço adequado para as crianças, mas também trazer tranquilidade aos pais que precisam de um local confiável para deixá-las enquanto trabalham. “Essa reforma é um passo importante para fortalecer a educação infantil e promover o desenvolvimento social da nossa comunidade,” concluiu.

Homem é preso com 10 toneladas de maconha após perseguição na MS-156, entre Amambai e Caarapó

0
Fotos: Reprodução/PMR

Na tarde de quinta-feira, dia 18 de julho, agentes da Polícia Militar Rodoviária, durante a Operação Protetor, apreenderam 10 toneladas de maconha na rodovia MS 156, entre Amambai e Caarapó, e prenderam um homem de 23 anos em flagrante.

Segundo o boletim de ocorrência, a equipe tentou parar um caminhão VW/13.180 na rodovia, mas o motorista não obedeceu e começou a dirigir pelo meio da via, dificultando a abordagem. Após uma perseguição de alguns quilômetros, o caminhão saiu da rodovia, entrando em uma estrada vicinal, e caiu em uma ribanceira.

Homem é preso com 10 toneladas de maconha após perseguição na MS-156, entre Amambai e Caarapó

Os ocupantes do caminhão saltaram enquanto o veículo ainda estava em movimento. O motorista conseguiu fugir para uma área de vegetação densa e não foi encontrado. O passageiro, identificado como B.R.S.D., de 23 anos, natural de Coronel Sapucaia e atualmente residente em Amambai, quebrou a perna direita ao cair e não conseguiu fugir.

B.R.S.D. foi resgatado pelo Corpo de Bombeiros de Amambai e levado ao Hospital Regional, onde foi diagnosticado com fratura no fêmur da perna direita e ficou internado sob escolta policial.

Os policiais encontraram 10 toneladas de maconha no caminhão, distribuídas em aproximadamente 350 fardos. B.R.S.D. contou que pegou a droga em Coronel Sapucaia de um desconhecido e que a entregaria em Dourados, recebendo R$ 8 mil pelo serviço. Ele disse que não sabia o nome do motorista do caminhão.

O veículo foi verificado e não tinha restrições. O caminhão, a droga e o material relacionado foram encaminhados à Delegacia de Polícia Civil de Amambai para os procedimentos legais.

Fonte: Redação/Grupo A Gazeta

Em Sete Quedas, Dr Erlon (PSDB) e Dr Roani Tuneira (PL) anunciam aliança para disputar a prefeitura nas eleições 2024

0
Foto: Divulgação

Na cidade de Sete Quedas, localizada no estado de Mato Grosso do Sul, a corrida eleitoral de 2024 começou a ganhar forma com o anúncio oficial da pré-candidatura a prefeito e vice-prefeito. Esse movimento marca o início de uma forte composição política na cidade.

Dr Erlon(PSDB) e Dr Roani Tuneira (PL) anunciaram a aliança oficialmente nesta sexta-feira, 19 de julho. Os dois são médicos veterinários conhecidos na cidade e já garantiram apoios importantes. Nas redes sociais, o pré-candidato a prefeito Dr Erlon postou fotos com o Deputado Estadual Zé Teixeira (PSDB) e também com o Deputado Federal Rodolfo Nogueira (PL) .

Segundo Dr Erlon “ Este momento é muito importante. A escolha do Dr Roani Tuneira (PL) como pré-candidato a vice-prefeito foi decisiva para o fortalecimento do nosso projeto. O PL e o PSDB vão caminhar juntos em Sete Quedas. Estamos muito animados e preparados”

Sexta-feira registra temperaturas acima da média e sol é destaque na previsão para o Estado

0

Com tempo seco em grande parte de Mato Grosso do Sul, a previsão para esta sexta-feira (19) indica sol e poucas nuvens. De acordo com o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), as temperaturas seguem acima da média e estáveis, além de registrar baixos valores de umidade relativa do ar, entre 15% e 35%.

A estabilidade climática ocorre devido a atuação de um sistema de alta pressão atmosférica que favorece o tempo quente e seco. Por isso, recomenda-se beber bastante líquido e umidificar os ambientes.

Em Campo Grande, a mínima prevista é de 17°C e a máxima de 30°C. Em Dourados, as temperaturas variam entre 13°C e 29°C. Em Ponta Porã, na região Sul-Fronteira, os termômetros marcam 14°C inicialmente e chegam aos 24°C ao longo do dia. Na região leste, Anaurilândia tem mínima de 15°C e máxima de 30°C.

Na região do Bolsão, Paranaíba amanhece com 15°C e registra 31°C à tarde, já em Três Lagoas a mínima é de 16°C e a máxima de 29°C. No município de Coxim, no norte, a mínima é de 15°C e a máxima de 33°C.

Em Corumbá, no Pantanal, o dia inicia com 20°C e chega aos 33°C nos horários mais quentes; Aquidauana, na mesma região, tem mínima de 17°C e máxima de 34°C. Na região sudoeste, Porto Murtinho apresenta variação entre 18°C e 32°C nesta sexta.

Sexta-feira registra temperaturas acima da média e sol é destaque na previsão para o Estado

Heloisa Duim, Programa de Estágio Supervisionado
Foto: Álvaro Rezende

Polícia Civil apreende 156 kg de maconha, arma de fogo e veículo em Tacuru

0
Fotos: Assessoria/PCMS

Em Tacuru, Polícia Civil apreende 156 kg de maconha, uma espingarda semiautomática calibre .12 de fabricação estrangeira e um veículo /Chery QQ

Aos dezoito dias do mês de julho, a equipe da PCMS apreendeu 156 kg de maconha, uma espingarda semiautomática calibre .12 e um veículo I/Chery QQ, licenciado na cidade de Passo Fundo, Rio Grande do Sul.

O veículo transitava pela MS – 295, em frente à Fazenda Santa Ana, quando capotou às margens da rodovia. O suspeito trazia consigo uma espingarda semiautomática Derya, calibre .12, modelo VR90, com três carregadores.

Ele conseguiu se evadir ao ingressar em área de mata.

Sucessivamente, a equipe da Perícia Criminal fora acionada, realizando o exame de local de crime.

Os objetos foram encaminhados à Delegacia de Polícia Civil do município.

Confira a farmácia de plantão hoje em Amambai

0

Plantão: Drogaria São José   Fone: 3481-1213

Próximo ao Supermercado Mega

1º Arraiá da Escola Jaguari foi sucesso total em Amambai

0
Nas fotos momentos do 1º Arraiá da Escola Jaguari, na Aldeia Jaguari. A festa típica foi sucesso total. (Fotos: A Gazeta)

A Gazeta

Foi realizado com grande sucesso na noite da terça-feira, dia 16 de julho, o 1º Arraiá da Escola Jaguari, localizada na comunidade indígena Aldeia Jaguari, distante cerca de 50 quilômetros da cidade, em Amambai.

Inicialmente prevista para a sexta-feira, dia 12 de julho, mas teve a data alterada em virtude do mau tempo, a festa julina aconteceu na quadra de esportes da escola e foi aberta à participação de toda a comunidade local.

Durante o evento, que teve pratos típicos da época, espetinho e bolos, entre outros tipos de alimentos, foram realizadas apresentações de danças por parte de alunos da escola, envolvendo a comunidade local e também realizada uma apresentação do grupo de dança da Escola Municipal Polo Mbo’erenda Tupã’i Ñandeva, localizada na Aldeia Limão Verde, a qual a Escola Jaguari é uma extensão.

Estiveram presentes, prestigiando o 1º Arraiá da Aldeia Jaguari o diretor da Escola Polo Mbo’erenda Tupã’i Ñandeva, professor Josiel Martins, o diretor-adjunto da unidade escolar, professor Nei Ricarte, o coordenador pedagógico da Escola Tupã’i Ñandeva, professor Robson Enciso, o coordenador pedagógico da Escola Jaguari, professor Arnaldo, o professor Geraldo Silva, o vereador Joanir Martins e o Hélio Gavilan, o “Zorro”, servidor público lotado na pasta, que representou a Seind (Secretaria de Assuntos Indígenas) da Prefeitura de Amambai na ocasião, além de professores e servidores que trabalham na unidade escolar.

1º Arraiá da Escola Jaguari foi sucesso total em Amambai
 (E/d) o diretor-adjunto da Escola Polo Mbo’erenda Tupã’i Ñandeva, Nei Ricarte, o coordenador pedagógico da Escola Jaguari, professor Arnaldo e o professor Josiel Martins, diretor da Escola Mbo’erenda Tupã’i Ñandeva.
1º Arraiá da Escola Jaguari foi sucesso total em Amambai
(E/d) a professora Liliane, da Sala de Recursos, o professor Robson, coordenador pedagógico da Escola Polo Mbo’erenda Tupã’i Ñandeva e as professora de matemática, Regiane.
1º Arraiá da Escola Jaguari foi sucesso total em Amambai
O professor Geraldo Silva (d) com Hélio Gavilan, o “Zorro”, da Seind.
1º Arraiá da Escola Jaguari foi sucesso total em Amambai
O professor Cleonísio com a esposa, Gradieli.
1º Arraiá da Escola Jaguari foi sucesso total em Amambai
A professora Sirley com a amiga Gradieli. Elas também fazem parte da equipe de futebol feminino que representa a comunidade Aldeia Jaguari em competições no município.

VEJA ABAIXO MAIS FOTOS DO 1º ARRAIÁ DA ESCOLA JAGUARI

2ª Supercopa Guapo´y define novos classificados hoje a noite em Amambai

0
A equipe masculina do Atlético Guapo´y já se garantiu nas quartas de final da 2ª Supercopa Guapo´y. (Fotos: Organização)

A Gazeta

Quatro partidas, duas pela categoria feminina e duas pela masculina, definem na noite dessa quinta-feira, dia 18 de julho, na arena da Aldeia Amambai, em Amambai, mais quatro classificados para a terceira fase da 2ª Supercopa Guapo´y de Futebol de Grama Sintética.

Quatro equipes, E.C Kuña Rendyi e Atlético Guapo’y pela categoria feminina e Atlético Guapo’y e Centro Amigos F.C pelo masculino, já garantiram vaga nas quartas de final da competição que reuniu inicialmente 43 times, 24 na categoria masculina e 19 na categoria feminina.

Entre elas equipes da própria Aldeia Amambai, além de outras comunidades indígenas de Amambai e região e da cidade, em Amambai.

Segundo o coordenador geral do campeonato, o acadêmico de educação física Rikitieison Gonçalves Lopes, o “Rick”, a rodada desta quinta-feira na Arena Guapo´y será aberta a partir das 18h com o confronto entre S.C.A Amambai e Fúria Azul,  jogo pela categoria masculina. VEJA TABELA ABAIXO

2ª Supercopa Guapo´y define novos classificados hoje a noite em Amambai
O time feminino do Atlético Guapo´y também já garantiu vaga na terceira fase do certame.
2ª Supercopa Guapo´y define novos classificados hoje a noite em Amambai
O Centro Amigos F.C também já está na próxima fase.
2ª Supercopa Guapo´y define novos classificados hoje a noite em Amambai
2ª Supercopa Guapo´y define novos classificados hoje a noite em Amambai

Boletim Epidemiológico: MS registra 15.101 casos confirmados de dengue

0
Foto: Divulgação

Mato Grosso do Sul já registrou 18.915 casos prováveis de Dengue, sendo 15.101 casos confirmados em 2024, de acordo com dados do boletim da 28ª semana epidemiológica, divulgado nesta quinta-feira (18). Segundo o documento, 28 óbitos foram confirmados em decorrência da doença e outros 13 estão em investigação.

Nos últimos 14 dias nenhum município de Mato Grosso do Sul registrou alta incidência da doença. Laguna Carapã, Costa Rica e Itaquiraí têm incidência média.

Já os óbitos registrados ocorreram nos municípios de Maracaju, Chapadão do Sul, Coronel Sapucaia, Dourados, Laguna Carapã, Naviraí, Sete Quedas, Amambai, Paranhos, Ponta Porã, Iguatemi, Itaquiraí, Aparecida do Taboado, Mundo Novo, Campo Grande e Bonito. Entre as vítimas, 15 delas possuíam algum tipo de comorbidade.

Vacinação

Ainda conforme o boletim, 70.794 doses do imunizante já foram aplicadas na população-alvo para a vacinação. Ao todo, Mato Grosso do Sul já recebeu do Ministério da Saúde 151.339 doses da vacina contra a dengue. O esquema vacinal é composto por duas doses com intervalo de três meses entre as doses.

A vacinação contra a dengue é recomendada para crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos, 11 meses e 29 dias de idade, faixa etária que concentra o maior número de hospitalização por dengue, dentro do quadro de crianças e adolescentes de 6 a 16 anos de idade.

Chikungunya

Em relação à Chikungunya, o Estado já registrou 3.443 casos prováveis, sendo 838 confirmados. Não há óbitos registrados.

A SES alerta que as pessoas devem evitar a automedicação. Em caso de sintomas de dengue ou Chikungunya, a recomendação é procurar uma unidade de saúde do município.

Confira os boletins:

Boletim Epidemiológico Dengue SE 28 – 2024

Boletim Epidemiológico Chikungunya SE 28 – 2024

Moradora de Caarapó perde R$ 920,00 em golpe

0
Foto: Pixabay

Uma moradora de Caarapó, de 45 anos, foi vítima de um golpe que resultou na perda de R$ 920,00. O incidente ocorreu nos dias 16 e 17 de julho, quando, segundo a vítima, um estelionatário teria possivelmente clonado o perfil de uma amiga sua no Instagram e oferecido uma proposta de investimento por meio de mensagens na rede social.

De acordo com informações do site Caarapó News, atraída pela proposta, a vítima realizou duas transações via Pix: uma de R$ 300,00 e outra de R$ 620,00, utilizando links enviados pelo golpista. O extrato bancário indicou o destinatário das transações como SIIBC – Internet Banking, utilizando um QR Code dinâmico.

Após perceber que havia sido enganada, a vítima registrou um boletim de ocorrência na Delegacia de Polícia Civil de Caarapó. Ela foi orientada a procurar a instituição financeira onde possui conta para realizar o bloqueio cautelar e o Monitoramento Especial de Dados (MED), procedimento destinado a monitorar transações suspeitas de fraude.

Fonte: Redação/Grupo A Gazeta