18.8 C
Amambai
sábado, 27 de junho de 2026
Início Site Página 896

XV Copa Interfirmas de Futsal segue a todo vapor em Sete Quedas

0
Fotos: Divulgação

Após quatro rodadas, a competição que teve início no último dia 12 segue com jogos nas quatro categorias: Taça de Ouro, Taça de Prata, Taça de Bronze pelo masculino e também jogos na categoria feminina.

Até agora, foram assinalados 71 gols em 12 partidas, o que dá uma média surpreendente de 5,91 gols por partida. Isso considerando que algumas equipes ainda não estrearam na competição, o que vai acontecer nas próximas rodadas e deve elevar ainda mais os números do campeonato.

O destaque até aqui foi a imponente goleada aplicada pela equipe Di Ferros/Campo Forte por 13×1 sobre o Atlético Iguatemi na rodada desta sexta-feira (19) pela Taça de Ouro.

Outro destaque é o bom nível apresentado na Taça de Bronze e na categoria feminina, que estão estreando nesta edição da Copa.

A competição prossegue na próxima semana com jogos na terça, quinta e sexta, sempre a partir das 19 horas.

PATROCINADORES

XV Copa Interfirmas de Futsal segue a todo vapor em Sete Quedas
XV Copa Interfirmas de Futsal segue a todo vapor em Sete Quedas
XV Copa Interfirmas de Futsal segue a todo vapor em Sete Quedas
XV Copa Interfirmas de Futsal segue a todo vapor em Sete Quedas
XV Copa Interfirmas de Futsal segue a todo vapor em Sete Quedas
XV Copa Interfirmas de Futsal segue a todo vapor em Sete Quedas
XV Copa Interfirmas de Futsal segue a todo vapor em Sete Quedas

Casa do Trabalhador disponibiliza 46 oportunidades de emprego nesta segunda-feira em Amambai

0
Fachada da Secretaria de Desenvolvimento/Casa do Trabalhador em Amambai. (Foto: A Gazeta)

Redação

A Casa do Trabalhador, órgão ligado à Fundação do Trabalho (Funtrab), do Governo do Estado, em Mato Grosso do Sul, disponibiliza 46 oportunidades de emprego nesta segunda-feira, dia 22 de julho, em Amambai.

Veja abaixo as oportunidades de emprego disponibilizadas

4 vagas para agente de saneamento
1 vaga para assistente de vendas
1 vaga para atendente de balcão
1 vaga para atendente de lanchonete
1 vaga para atendente de padaria
1 vaga para atendente do setor de hortifrutigranjeiros
1 vaga para auxiliar administrativo (PcD)
2 vagas para auxiliar de cozinha
2 vagas para auxiliar de estoque
1 vaga para auxiliar de limpeza
1 vaga para auxiliar de linha de produção
1 vaga para auxiliar de logística
1 vaga para auxiliar nos serviços de alimentação
1 vaga para balconista de açougue
1 vaga para consultor de vendas
1 vaga para copeiro
1 vaga para gerente administrativo
1 vaga para gerente de departamento de produção
1 vaga para manicure/pedicure
1 vaga para mecânico de auto em geral
1 vaga para monitor de prevenção de perdas
1 vaga para motofretista
2 vagas para motorista de caminhão
1 vaga para motorista entregador
1 vaga para operador de mercadorias e derivados
1 vaga para operador de caixa
1 vaga para operador de retroescavadeira
2 vagas para pedreiro
1 vaga para recepcionista secretária (PcD)
1 vaga para salgadeiro
1 vaga para soldador
1 vaga para teleoperador de marketing (híbrido) (PcD)
1 vaga para vendedor de comércio varejista
4 vagas para vendedor interno
1 vaga para zelador

Casa do trabalhador também oferece

A Casa do Trabalhador também realiza encaminhamento do seguro-desemprego para trabalhadores de Amambai e municípios da região. 

Segundo o órgão, para dar entrada no pedido de benefício, o trabalhador deve apresentar o termo de rescisão, a carteira de trabalho, CPF (Cadastro de Pessoa Física) e o RG (Carteira de Identidade). 

A Casa do Trabalhador em Amambai funciona anexa a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, ao lado do Salão Paroquial, no centro da cidade.

O horário de atendimento presencial ao público é de segunda a sexta no período das 7h às 13h. Maiores informações sobre os serviços prestados pela Casa do Trabalhador em Amambai poderão ser obtidas pelo fone (67) 3481-6148.

3ª colocada em 2023 equipe veterana de Amambai estreia neste sábado na Copa Inverno 2024 em Paranhos

0
A equipe veterana de Amambai para na Copa Inverno de Futsal 2024, em Paranhos. Time estreia hoje na competição. (Foto: Divulgação).

A Gazeta

Terceira colocada na categoria veterana da edição do ano passado da competição regional, a equipe Amambai/Intech Telecom, estreia neste sábado, 20 de julho, na edição 2024 da tradicional Copa Inverno de Futsal, em Paranhos.

O time comandado pelo experiente técnico Hélio Gavilan, o “Zorro”, entra em quadra no Ginásio de Esportes Flávio Derzi, às 19h30 para enfrentar os donos da casa, a forte equipe Super Motos, da cidade de Paranhos.

Fazem parte da equipe amambaiense na Copa Inverno 2024 os goleiros, Copeu e Bocão e os jogadores de linha, Valentim, Simeão, Assis, Mayer, Woshington, Marcão, Felipe, Vitão, Jesus, Andrey, Adriano e Ávila.

Segundo Hélio Gavilan o mesmo time Amambai/Intech Telecom veterano também vai participar da Copa Cidade de Futsal, em Amambai. A equipe Intech Telecom estreia na competição na quinta-feira, dia 25 de julho, às 19h contra o Balanga Rede.

Confira a farmácia de plantão hoje em Amambai

0

Plantão: Drogaria Miranda   Fone: 3481-2961

Ao lado do O Boticário

Hospital Regional de Amambai realizará campanha de doação de sangue no dia 10 de agosto

0
Foto: Divulgação

O Hospital Regional de Amambai realizará mais uma campanha de doação de sangue, uma iniciativa que visa garantir o abastecimento dos bancos de sangue no município. A ação, que ocorrerá no dia 10 de agosto, será em dois períodos: das 8h às 11h e das 13h às 16h.

A doação pode ser feita por pessoas em boas condições de saúde, com idade entre 16 e 69 anos (menores de idade devem ter autorização dos responsáveis), pesando no mínimo 51 kg, descansadas e bem alimentadas sem consumir alimentos gordurosos nas últimas 4 horas. É necessário apresentar um documento oficial com foto.

O ato de doar sangue não pode ser subestimado, pois cada doação pode salvar até quatro vidas. Para mais informações e esclarecimentos sobre a doação de sangue, entre em contato com o Hospital Regional de Amambai por meio do telefone (67) 3481-1845 ou presencialmente.

Fonte: Redação/Grupo A Gazeta

Amambai recebe neste sábado rodada decisiva da Liga MS de Futsal 2024

0
A equipe do Atlético Sapucaiense, de Coronel Sapucaia. Time será o mandante na rodada da Liga MS de Futsal na noite deste sábado (20) em Amambai. (Foto: Divulgação)

A Gazeta

Acontece na noite deste sábado, 20 de julho, no Ginásio de Esportes Flávio Derzi, em Amambai uma rodada decisiva da Liga Sul-mato-grossense de Futsal.

Sem times da cidade na competição estadual, a rodada do certame na Cidade Crepúsculo, que será a última da fase de classificação, terá mando de quadra do Atlético Sapucaiense, time da cidade fronteiriça de Coronel Sapucaia.

Os dois jogos da rodada, que promete ser de tirar o folego dos espectadores, vão ser decisivos, já que todas as equipes envolvidas ainda pleiteiam a classificação.

A rodada decisiva no Flávio Derzi começa às 19h15 com Fazenda Bom Futuro, de Aral Moreira e RR Futebol Clube e na sequencia, às 20h30 entram em quadra o mandante, Atlético Sapucaiense, para enfrentar a Interamericana UCP, de Pedro Juan Caballero, Paraguai.

Amambai recebe neste sábado rodada decisiva da Liga MS de Futsal 2024

Semana encerra com tempo estável e tem sol como destaque em Mato Grosso do Sul

0

A previsão para este final de semana indica tempo seco, com destaque para o sol e as poucas nuvens em Mato Grosso do Sul. De acordo com o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), a atuação de um sistema de alta pressão atmosférica favorece o tempo quente e seco no Estado. Além disso, as temperaturas mínimas permanecem mais amenas durante a noite e ao amanhecer, subindo ao longo do dia devido a presença de ar seco.

No sábado (20) as temperaturas seguem acima da média e estáveis, aliadas a baixos valores de umidade relativa do ar, entre 15% e 35%. Os termômetros em Campo Grande marcam 16°C inicialmente e chegam aos 29°C ao longo deste sábado.

Em Dourados, a mínima é de 14°C e a máxima de 28°C. Na região sul, Ponta Porã e Iguatemi amanhecem com 14°C e atingem 24°C e 27°C, respectivamente, no período da tarde.

No Bolsão, Paranaíba tem mínima de 15°C e máxima de 30°C, já Três Lagoas registra variação entre 16°C e 29°C. Em Coxim, na região norte, a mínima é de 15°C e a máxima de 32°C, enquanto Camapuã varia entre 17°C e 31°C.

Na região pantaneira, Aquidauana e Corumbá registram máximas de 33°C nos horários mais quentes do dia, com mínimas respectivas de 18°C e 22°C. Em Porto Murtinho, na região sudoeste, a mínima é de 19°C e a máxima de 32°C.

Semana encerra com tempo estável e tem sol como destaque em Mato Grosso do Sul

Já para domingo (21), a previsão do Cemtec segue indicando tempo estável, com sol e poucas nuvens sobre o Estado. Haverá predominância de ar seco aliado a baixos valores de umidade relativa do ar, entre 15% e 35%. Por isso recomenda-se beber bastante líquido, umidificar os ambientes e evitar exposição ao sol nos horários mais quentes e secos do dia.

A mínima prevista para Campo Grande é de 16°C e a máxima de 30°C. Em Dourados, os valores variam entre 13°C e 29°C. Em Ponta Porã, na região Sul-Fronteira, a mínima é de 13°C e a máxima de 25°C. Na região leste, Anaurilândia tem 14°C pela manhã e 30°C à tarde.

Em Paranaíba, no Bolsão, a mínima é de 15°C e a máxima de 30°C, enquanto Três Lagoas apresenta variação entre 15°C e 29°C. Os termômetros em Coxim, na região norte, marcam 14°C inicialmente e chegam aos 33°C ao longo do dia.

Na região sudoeste, a mínima em Porto Murtinho é de 19°C e a máxima de 33°C. No Pantanal, Aquidauana e Corumbá atingem a temperatura mais alta deste domingo, com 34°C nos horários mais quentes e mínimas de 17°C e 19°C, respectivamente.

Semana encerra com tempo estável e tem sol como destaque em Mato Grosso do Sul

Heloisa Duim, Programa de Estágio Supervisionado

Sedesc convoca agentes e profissionais da cultura para cadastro 2024

0

A Prefeitura de Amambai, por meio da Secretaria Municipal de Desporto e Cultura (SEDESC), anuncia que está aberto até o dia 15 de agosto o cadastro online para artistas e espaços culturais do município. Esta iniciativa visa fortalecer as políticas públicas culturais e garantir recursos para o setor.

Processo participativo e inclusivo
Este ano, a elaboração da minuta da Lei para a implantação do Sistema Municipal de Cultura contou com uma ampla escuta por setores da cultura e uma audiência pública que reuniu todos os segmentos envolvidos. Este diálogo aberto e democrático garantiu que as necessidades e expectativas de todos os agentes culturais fossem consideradas.

Importância do cadastro
O cadastro municipal de “Artistas” e de “Espaços Culturais” será um instrumento permanente de mapeamento e gestão de informação. Ele é essencial para a implementação eficaz do Sistema Municipal de Cultura, garantindo que os recursos sejam destinados de forma justa e transparente.

Os dados fornecidos serão de uso exclusivo da SEDESC. Informações pessoais dos artistas e fazedores de cultura não serão divulgadas publicamente; apenas os índices gerais serão utilizados para compor o panorama cultural da cidade.

Cadastro obrigatório para participação no edital
O cadastro é obrigatório para participar do edital. Artistas e espaços que não deram a contrapartida da Lei Paulo Gustavo têm até dia 15 para realizar o mesmo, e então fazer o cadastro. Caso contrário, ficam impedidos de participar do edital.

Como se inscrever
O cadastro é gratuito e está disponível para agentes e profissionais da cultura de todas as áreas de atuação. Os interessados devem efetuar o cadastro pela internet. Caso haja dificuldades com a inscrição online, a SEDESC oferece suporte presencial na Rua Benjamin Constant, nº 1110, Vila Primavera (Centro Cultural), das 7h às 11h.

Interessados devem acessar a plataforma e preencher o formulário disponível no link abaixo:

https://forms.gle/oXddjH6qSKoobLsU8

Fonte: Grupo A Gazeta

Nota de falecimento de Asuncion Sanchez

0

Comunicamos com pesar o falecimento de Asuncion Sanchez, de 42 anos, ocorrido nesta sexta-feira, dia 19, em Quatiguá (PR).

Trasladado para Amambai, seu corpo foi velado no Memorial Pax Vida Amambai e o sepultamento ocorreu neste sábado (20) às 15h no Cemitério Municipal Crepúsculo.

Informou Pax Vida Amambai – Fone: (67) 3481-1922

Cristhofer Conti foi o melhor jogador em quadra na rodada de abertura da Copa Cidade em Amambai

0

A Gazeta

O jogador Cristhofer Conti, da IBC (Igreja Batista Central) foi o melhor em quadra na rodada de abertura, na noite dessa quinta-feira, dia 18 de julho, no Ginásio de Esportes Flávio Derzi, da edição 2024 da Copa Cidade de Futsal, em Amambai.

A escolha do melhor jogador em quadra foi realizada pela comissão técnica/arbitral da competição, que tem arbitragem de árbitros integrantes dos quadros da Federação de Futsal de Mato Grosso do Sul.

Como prêmio pelo desempenho em quadra, Cristhofer Conti recebeu uma camisa do Atlético Sapucaiense, time de Coronel Sapucaia que sedia na noite deste sábado, 20 de julho, no Ginásio Flávio Derzi, em Amambai, uma rodada da Liga MS de Futsal.

Confira a farmácia de plantão hoje em Amambai

0

Plantão: Farmácia Bampi   Fone: 3481-2272

Próximo a antiga Torre da Telems

Mara Caseiro conclui semestre com muitas realizações e conquistas para MS

0
Foto: Victor Chileno

Muito trabalho por Mato Grosso do Sul é o lema da deputada estadual Mara Caseiro (PSDB) que, neste semestre, apresentou 79 indicações de melhorias nos municípios e 09 projetos de leis. A deputada também realizou neste período, ações voltadas para a cidadania, mais de 50 visitas aos municípios de Mato Grosso do Sul, entrega de emendas parlamentares e muitas reuniões com lideranças municipais e estaduais.

A maior parte das indicações apresentadas por Mara Caseiro neste semestre foram voltadas para as áreas da Educação e da Saúde. “Em sua maioria, as demandas vêm dos representantes dos municípios que nos solicitam melhorias nas áreas que mais estejam necessitando de atenção do governo estadual. Neste ano, além da educação e da saúde, recebemos muitos pedidos com relação à infraestrutura e ao agronegócio”, disse ela.

Dos 09 projetos de leis, 04 foram sancionados pelo governador Eduardo Riedel (PSDB). “Entre os que foram sancionados, destaco a Lei nº 6.206 de 2024, que cria o Estatuto da Mulher Parlamentar, no âmbito de Mato Grosso do Sul. O Estatuto da Mulher Parlamentar tem a finalidade de dispor sobre os mecanismos de prevenção, cuidados e responsabilização contra atos individuais ou coletivos, de assédio e qualquer outra forma de violência contra mulheres”, explicou Mara Caseiro.

Mara Caseiro conclui semestre com muitas realizações e conquistas para MS

O último projeto de lei apresentado pela parlamentar trata da implantação do Programa Lixo Zero em todo o Estado. “Essa proposta tem como premissa a produção e o consumo consciente, responsável e sustentável com a não geração de resíduos e o combate ao desperdício. O objetivo também é que esse processo minimize a destinação final, aumentando a segregação de resíduos nas fontes geradoras, o tratamento dos resíduos orgânicos através da compostagem e a valorização dos recicláveis”, detalhou.

Ações e lançamento de obras

Ainda neste período, Mara Caseiro realizou 05 eventos voltados para a cidadania, cultura e direitos das mulheres. Ela também participou de eventos importantes como o 39º Encontro da Associação das Escolas do Legislativo e de Contas (Abel). “Realizamos sessões solenes, palestras, lançamento do II Concurso Estadual de Redação e Desenho da Escola do Legislativo Senador Ramez Tebet e, ainda, conquistamos o segundo lugar do prêmio Abel, na modalidade Educação Legislativa, com os projetos “Introdução à Linguagem Brasileira de Sinais: Libras” e o “I Concurso de Redação”. Foi um semestre de trabalho com resultado”, celebrou a deputada.

Mara Caseiro conclui semestre com muitas realizações e conquistas para MS

Também teve destaque nestes meses, a inauguração de 19 km da MS-295, no distrito de Porto Morumbi, em Eldorado. A obra inaugurada em maio contou com a presença de diversas autoridades como o governador Eduardo Riedel e o ex-governador e presidente estadual do PSDB, Reinaldo Azambuja. Na ocasião, também aconteceu o lançamento da reforma geral da Escola Estadual Silo Vargas e da Escola Estadual Eldorado. “Foi um momento marcante para a história de Eldorado. Sonhos que foram realizados após anos de muito trabalho e dedicação”, concluiu a parlamentar.

Sérgio Barbosa: compromisso com a comunidade de Amambai

0
Fotos: Assessoria

Sérgio Barbosa, pré-candidato a prefeito de Amambai, tem demonstrado seu comprometimento com a população por meio de uma série de visitas à comunidade local. Com um histórico de apoio significativo às entidades durante suas gestões anteriores, Barbosa tem reforçado seu compromisso com as organizações filantrópicas, com as pessoas atendidas por elas e com a sociedade em geral. Em suas visitas, ele tem sido recebido com sentimentos de gratidão, à medida que o povo relembra o impacto positivo de sua gestão anterior como prefeito. Suas ações evidenciam uma dedicação contínua ao bem-estar da comunidade e ao povo de Amambai.

Durante sua pré-campanha, Sérgio Barbosa esteve na Vila Jardim Panorama, Cristina, Guaicurus e Limeira, além de visitar as associações de moradores dessas vilas. “Fortalecer os grupos comunitários gera um senso de pertencimento e de desejo de crescimento para nossa cidade”, afirmou ele.

Barbosa também visitou entidades, comunidades indígenas e o mercado municipal, onde conversou com agricultores. Em suas visitas aos agricultores familiares e trabalhadores do campo, ele enfatizou a importância desse setor para a economia local. “Os trabalhadores do campo são uma das forças que impulsionam nossa economia e o desenvolvimento municipal”, disse ele, destacando a necessidade de ouvir suas preocupações para construir uma cidade mais próspera.

A visita às aldeias Limão Verde e Amambai foi uma oportunidade para Barbosa conversar com antigos amigos e entender melhor as necessidades locais. Ele destacou a implementação de iluminação pública durante sua gestão anterior e reafirmou seu compromisso em melhorar a segurança nas comunidades indígenas. “Ouvimos atentamente as necessidades e prioridades, como a falta de água e medicamentos básicos, além da precariedade das habitações. É inadmissível que em 2024 ainda existam pessoas sem acesso a um copo de água”, declarou Barbosa. Ele está comprometido em garantir que todos os moradores de Amambai, incluindo as comunidades indígenas, tenham suas necessidades básicas atendidas.

Sérgio Barbosa planeja desenvolver um programa de governo que unifique todas as áreas de Amambai, destinando recursos para todos os cantos da cidade. Ele quer garantir que a cidade cresça de forma igualitária, atendendo às demandas de todas as comunidades, desde os bairros urbanos até as áreas rurais e indígenas. Barbosa acredita que ouvir a população e entender suas necessidades é essencial para uma administração eficaz e justa. Suas visitas durante a pré-campanha são um reflexo de seu compromisso em estar próximo da população, reconhecendo desafios e buscando soluções concretas para o desenvolvimento de Amambai.

Rompimento na rede de água em Amambai afeta abastecimento em diversas vilas

0
Imagem ilustrativa - Divulgação

Nesta sexta-feira, dia 19, um rompimento na rede de água em Amambai causou a interrupção do abastecimento em várias vilas da cidade. A unidade local da Sanesul realiza reparos para restabelecer as condições normais de funcionamento.

A falta de água afeta as vilas Guaicurus, Pôr do Sol, Residencial Bonito, Corrêa, Crepúsculo, Centro, Copacabana, Centro Pimentel, Panorama, Marechal Rondon, Mariana, Alva, Boa Sorte, Firamonte, Xavier, Mariana, São Luiz, Jussara, Mangay, Durex, Alva, Esperança, Alcindo Franco Machado, Etelvina, Ana Mansano, Caiuás, Paulista, Limeira e Vilas Militares.

A previsão é que o reabastecimento seja restabelecido às 19h de hoje. Enquanto os reparos estão sendo realizados, é recomendável que a população economize água, utilizando apenas o essencial até que o serviço seja normalizado.

Fonte: Redação/Grupo A Gazeta

Nota de falecimento de Vicente Centenaro

0

Comunicamos com pesar o falecimento nessa sexta-feira, dia 19 de julho, no Hospital Divina Providência, em Amambai, de Vicente Centenaro, aos 66 anos.

Seu corpo foi velado no Memorial da Pax Vida Amambai e o sepultamento aconteceu neste sábado (20) às 8h da manhã, no Cemitério Municipal Santo Antônio.

Informou Pax Vida Amambai– Fone: (67) 3481-1922

Giro pelo Estado: Confira notícias que repercutiram na semana em MS

0
Arte: Grupo A Gazeta

Nesta sexta-feira, dia 19 de julho, os sites A Gazeta News e A Gazeta Conesul publicam o Giro pelo Estado. O espaço visa oferecer um resumo de notícias que repercutiram em Mato Grosso do Sul ao longo da semana. A equipe do Jornal A Gazeta reúne e analisa acontecimentos veiculados por diferentes veículos de comunicação, para manter os leitores informados de forma rápida e precisa. Acompanhe:

Campo Grande – Pitbull é morto a tiros por CAC após invadir casa e atacar outro cachorro

Giro pelo Estado: Confira notícias que repercutiram na semana em MS
Imagem ilustrativa. Foto: Midiamax

Um Pitbull foi morto a tiros na quarta-feira (17) no bairro Pioneiros, em Campo Grande, por um CAC (Colecionador, Atirador Desportivo e Caçador) após invadir a casa do morador e atacar seu cachorro, também da raça Pitbull. O morador disse que tentou assustar o animal do vizinho com disparos, mas acabou matando-o, afirmando que não tinha a intenção de fazê-lo. Ele relatou que não era a primeira vez que o cachorro invadia sua casa. O dono do Pitbull morto afirmou que não sabe como ele escapou. (Perfil News)

Estado – Municípios recebem R$ 63 milhões na primeira parcela do FPM de julho

Giro pelo Estado: Confira notícias que repercutiram na semana em MS
Foto: Alicce Rodrigues, Midiamax

A primeira parcela regular do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) de julho é de R$ 63 milhões para os 79 municípios de MS, representando uma queda de 6% em comparação ao mesmo período de 2023. Campo Grande recebe a maior parte, R$ 6 milhões, seguida por Dourados com R$ 3 milhões. Em julho, as prefeituras também receberam um adicional de 1% no valor de R$ 117 milhões. O FPM é uma transferência de recursos financeiros da União, calculada com base na população e na renda per capita dos municípios. (Midiamax)

Estado – Seis crianças são estupradas por dia; MS tem maior taxa país

Giro pelo Estado: Confira notícias que repercutiram na semana em MS
Foto: Valdenir Rezende / Arquivo

O Anuário Brasileiro de Segurança Pública revelou dados sobre a violência sexual. Em 2023, MS registrou 2.603 casos de estupro, sendo 2.183 envolvendo menores de idade. Isso equivale a uma média de seis crianças estupradas por dia. O Estado apresenta as maiores taxas de estupro de vulnerável por 100 mil habitantes do Brasil, com uma taxa de 297,1 casos. Apesar de uma redução de 4,7% nas taxas de 2021 para 2022, o ano de 2023 viu um aumento de 9,6%, equivalente a 79,2 ocorrências por 100 mil habitantes. (Correio do Estado)

Naviraí – Por ciúmes, homem mata ex-namorado da ex-esposa a tiros

Giro pelo Estado: Confira notícias que repercutiram na semana em MS
Cleiton foi encontrado agonizando na rua após ser atingido por tiros. Foto: Reprodução/Facebook

Cleiton Lino dos Santos, de 32 anos, foi morto a tiros em Naviraí no último fim de semana. A vítima estava caída na rua quando a polícia chegou, com sua companheira ao seu lado. Ela relatou que o autor dos disparos, seu ex-marido, fugiu de motocicleta após o crime. O autor se apresentou na delegacia, confessou o homicídio e foi liberado, já que não estava em flagrante. A motivação do crime foi ciúmes. (Campo Grande News)

Estado – Partidos podem fazer convenções a partir deste sábado para escolha de candidatos

Giro pelo Estado: Confira notícias que repercutiram na semana em MS
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

A partir deste sábado (20), partidos políticos e federações podem iniciar suas convenções para oficializar candidatos a prefeito e vereador para as eleições de outubro. O prazo para essas convenções vai até 5 de agosto. Esses eventos são obrigatórios para que partidos e federações possam lançar candidatos e garantir o registro eleitoral. Existem 29 partidos e 3 federações registradas no TSE que poderão realizar essas convenções, com formatos (presencial, virtual ou híbrido) definidos por cada um. (g1)

Campo Grande – Pitbulls matam quatro cães e acabam mortos a tiros pela PM

Giro pelo Estado: Confira notícias que repercutiram na semana em MS
Foto: Top Midia

Na quinta-feira (18), em Campo Grande, policiais militares mataram dois cachorros da raça Pitbull após os animais atacarem e matarem outros quatro cães. Os agentes tentaram manter os cães no local, mas os animais fugiram e ameaçaram pedestres, incluindo crianças e idosos. Os Pitbulls também estavam próximos a uma creche, aumentando o risco. Quando os policiais tentaram amarrar os cães, foram atacados, o que levou os policiais a atirar em legítima defesa. (EnfoqueMS)

Estado – Servidores do INSS aderem à greve nacional

Giro pelo Estado: Confira notícias que repercutiram na semana em MS
Foto: Reprodução/Dourados Agora

Na quinta-feira (18), servidores da Previdência Social em Mato Grosso do Sul aderiram à greve nacional do INSS. Embora a greve tenha começado, os atendimentos nas agências não serão totalmente paralisados imediatamente, pois a Previdência está remanejando funcionários. Em Mato Grosso do Sul, será definido o comando de greve e um ato público está previsto para terça-feira (23). As principais reivindicações incluem recomposição salarial, valorização profissional, reestruturação da carreira e melhores condições de trabalho, entre outras. (Dourados Agora)

Iguatemi – Ladrão invade casa e fica pendurado pelas calças em portão

Giro pelo Estado: Confira notícias que repercutiram na semana em MS
Foto: Reprodução

Um ladrão foi preso após ficar pendurado pelas calças no portão de uma residência em Iguatemi. Testemunhas ouviram gritos e chamaram a Polícia Militar, que encontrou o homem de cabeça para baixo, preso pela barra da calça. Foi necessário cortar a roupa para retirá-lo. A proprietária da casa enviou uma funcionária para abrir o portão. O ladrão passou por exames e foi levado à delegacia, onde alegou trabalhar em uma fazenda e ter ido à cidade com um amigo, mas não explicou a tentativa de furto. (Jornal Tribuna Livre)

Estado – Yoga vira atividade extracurricular em escolas públicas

Giro pelo Estado: Confira notícias que repercutiram na semana em MS
Foto: Lucas Castro

O Governo de MS abriu edital para seleção de professores de yoga para escolas estaduais, com inscrições até hoje (19). Os candidatos devem ter graduação em licenciatura, formação em yoga de 200 horas, experiência de um ano e serem associados à Associação de Professores de Yoga. O processo seletivo inclui análise de inscrições até 23 de julho, resultados preliminares em 24 de julho, recursos de 25 a 29 de julho e resultados em 30 de julho. As aulas começam em 1 de agosto. (Blog do Jader Santos)

Maracaju – Acidente entre três veículos deixa duas pessoas presas às ferragens

Giro pelo Estado: Confira notícias que repercutiram na semana em MS
Foto: Tudo do MS

Um acidente na rodovia MS-267, ontem (18), próximo a Maracaju, envolveu duas carretas e uma van, resultando em dois homens presos às ferragens. A van, que estava parada atrás de uma carreta, foi prensada entre os dois veículos pesados após a colisão. O Corpo de Bombeiros utilizou um desencarcerador para liberar as vítimas, que estão fora de perigo. O acidente causou um congestionamento de mais de 1 km. (Dourados News)


Fonte: Redação/Grupo A Gazeta

Tecnova: empresários de MS vão receber R$ 15,4 milhões para impulsionar negócios inovadores

0
Foto: Divulgação

Os governos federal e estadual lançaram em Campo Grande a terceira edição do Tecnova-MS, programa criado para apoiar o desenvolvimento de produtos e processos inovadores de empresas sul-mato-grossenses. O investimento no programa soma R$ 15,4 milhões, recurso esse destinado para que empresários e empreendedores de todo o Mato Grosso od Sul recebam até R$ 500 mil, por empresa selecionada, para desenvolver produtos e serviços.

O programa conta com recursos da Fundect (Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia), órgão vinculado à Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), e da Finep (Financiadora de Estudos e Projetos).

Também são parceiros apoiadores na iniciativa a Fiems (Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso do Sul), Startup Sesi, Fecomércio, Senac-MS e o Sebrae-MS.

O lançamento foi realizado no Bioparque Pantanal e contou com a presença de mais de 300 empresários de diversos setores econômicos de Mato Grosso do Sul, além de representantes das entidades parceiras e autoridades.

“Estamos fazendo, agora em Mato Grosso do Sul, algo que os países mais desenvolvidos economicamente já fizeram a mais de cinquenta anos, que é incentivar as empresas para que elas gerem retorno para a sociedade. E nosso Estado investe cada vez mais. Não faltarão recursos junto aos nossos parceiros, nos melhores projetos, para que eles sejam a vitrine do nosso Estado para o Brasil e para o mundo”, afirma o diretor-presidente da Fundect, Márcio de Araújo Pereira.

Durante o evento, o presidente da Finep, Celso Pansera, detalhou que em todo o País o governo federal está investindo para fortalecer a ciência e a inovação, destacando que em Mato Grosso do Sul há uma parceria sólida. Segundo ele, os empresários, o governo estadual e os parceiros têm assegurado que os investimentos gerem retorno. 

“Vamos continuar trabalhando, a Fundect é parceira da Finep e queremos dizer para vocês: a ciência voltou, estamos à disposição, estamos muito fortes, temos um longo caminho, mas temos recursos e iremos voltar muitas vezes aqui para Campo Grande”, explica Pansera. 

O secretário estadual Jaime Verruck, da Semadesc, representou o governador Eduardo Riedel no evento e reforçou que os empreendedores, as universidades terão apoio para que isso traga benefícios para a sociedade.

“Tecnologia é isso, um produto indo ao mercado e dando retorno para a sociedade. Esses empreendedores terão os recursos necessários para que eles possam acelerar e avançar, porque o nosso objetivo é atender as pessoas, as empresas, com a academia, para que por meio desse processo a gente desenvolva Mato Grosso do Sul”, afirma. 

O secretário-executivo de Ciência, Tecnologia e Inovação da Semadesc, Ricardo Senna, reforçou que, por meio do Tecnova, os governos estadual e federal “estão fazendo uma conexão entre a academia e o setor privado, pois nós entendemos que, somente por meio da ciência, tecnologia e inovação, conseguiremos acelerar o desenvolvimento de Mato Grosso do Sul”.

As inscrições para o edital Tecnova estão abertas até setembro. Mais informações sobre o programa podem ser obtidas no site oficial da chamada: https://www.fundect.ms.gov.br/tecnova/

Tecnova 3

O objetivo do Tecnova 3 é fomentar a competitividade e as atividades de inovação em Mato Grosso do Sul. Além do lançamento oficial, estão previstos eventos (road shows) para tirar dúvidas e divulgar a iniciativa aos empresários nas cidades de Dourados, Ponta Porã, Chapadão do Sul, Três Lagoas, Aquidauana, Corumbá e Campo Grande. .

Os projetos devem estar alinhados com uma das cinco áreas estratégicas: Agronegócio; Bioeconomia, Biotecnologia e Biodiversidade; Tecnologias Sociais e Assistivas; Saúde Animal e Humana; e Cidades Inteligentes e Energias Renováveis.

Os recursos serão divididos entre desenvolvimento de inovações, aceleração de empresas e internacionalização. Empresas de qualquer porte, com receita bruta anual de até R$ 16 milhões, registradas há pelo menos seis meses, podem participar, desde que tenham realizado atividades operacionais nos últimos três meses relacionadas ao projeto de inovação.

O valor solicitado para subvenção econômica deve variar entre R$ 445,2 mil e R$ 515,2 mil, abrangendo tanto os recursos para o desenvolvimento do projeto quanto para a aceleração e internacionalização.

As propostas devem detalhar claramente, entre outros aspectos, o produto ou o processo inovador a qual mercado se destina, quais as vantagens competitivas, apresentar um cronograma de execução e orçamento, um plano de negócios bem estruturado, e devem ainda estar alinhadas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU e o Plano Plurianual do Estado de Mato Grosso do Sul 2024-2027.

Durante os road shows, os parceiros apoiadores da iniciativa oferecerão suporte e informações aos empresários interessados.

*com Comunicação Fundect