15.7 C
Amambai
sábado, 27 de junho de 2026
Início Site Página 895

Lídio vai à reeleição com Patrícia de vice

0
Foto: Divulgação

O atual prefeito de Iguatemi, Dr. Lídio Ledesma (PSDB), vai disputar a reeleição com a ex-prefeita Patrícia Nelli Margatto (PP) como vice. A definição da chapa majoritária aconteceu no dia 15 de julho. Além de PSDB e PP, a coligação conta com CIDADANIA, PSD, REPUBLICANOS, UNIÃO BRASIL e PDT.

A definição da pré-candidatura a vice de Patrícia, que já foi prefeita do município, reuniu mais apoio à candidatura do Dr. Lídio à reeleição.

A convenção para a oficialização da candidatura acontece no próximo dia 28 de julho, domingo, às 8 horas, na Câmara Municipal.

Fonte: Clesio Ribeiro/Grupo A Gazeta

Paranhos abre com sucesso a 26ª Copa Inverno de Futsal “Marcos Peres”

0

Neste sábado, 20 de julho, o Ginásio de Esportes Flávio Derzi recebeu um bom público para o início da 26ª Copa Inverno de Futsal “Marcos Peres”. Organizada pela Secretaria da Juventude, Esporte e Lazer (SEJEL), a cerimônia de abertura contou com a presença de autoridades, entre eles o secretário de governo municipal representando o prefeito, Raphael Lima; o vereador Milton Silva; o secretário de obras, Sr. Levir; o superintendente de Esporte, Edson Valtuir; e o homenageado, Marcos Peres. Após a solenidade, três partidas marcaram a estreia da CIMP, edição 2024.

Na categoria Veteranos, Super Motos 1 x 2 Inteck Telecom Amambai; na categoria Feminino, Paranhos FC 6 x 2 Fênix Itaquiraí; e na categoria Livre, Dos Fronteira 3 x 1 Pro Corpus.

O superintendente de Esporte, Edson Valtuir, agradeceu a todos pelo momento: “Marcos, muito obrigado por nos emprestar seu nome para esta edição da Copa Inverno. Gratidão aos atletas, dirigentes de equipe e a vocês, torcedores. Tenho certeza de que será uma competição de sucesso. Parabéns a todos”, disse Edson.

MS inaugura 2ª Central Integrada de Alternativas Penais para fortalecer políticas de ressocialização

0

Em uma cerimônia que reuniu autoridades nacionais e locais, o Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, por meio da Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário), e o Tribunal de Justiça, com a colaboração do Ministério Público Estadual e da Defensoria Pública, inauguraram na última semana a 2ª Ciap (Central Integrada de Alternativas Penais) do Estado.

MS inaugura 2ª Central Integrada de Alternativas Penais para fortalecer políticas de ressocialização
A nova CIAP está localizada no centro de Dourados.

O novo prédio está localizado na Rua Quintino Bocaiúva, nº 155, Jardim América, no centro de Dourados, e funcionará de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h30 e das 12h30 às 16h30. A unidade é composta por uma equipe de sete policiais penais e possui uma estrutura adequada para atender às necessidades de quem for ser atendido no local, incluindo rampas de acesso e banheiros adaptados.

As obras de adequação foram realizadas com mão de obra prisional e custeadas pelo Judiciário; já a mobília e equipamentos, bem como veículo fornecido para os serviços, foram adquiridos a partir de projetos da Agepen junto à plataforma +Brasil do Governo Federal.

Impacto Social e Judicial

Com foco na implementação de políticas de desencarceramento e intervenção penal mínima, reforçando o compromisso com a justiça e a ressocialização dos indivíduos, a Ciap em Dourados terá a responsabilidade de gerir processos de alternativas penais que atualmente estão sob a tutela do Poder Judiciário. Entre as alternativas abrangidas estão penas restritivas de direitos, transação penal, suspensão condicional do processo, conciliação, mediação e técnicas de justiça restaurativa, medidas cautelares diversas da prisão e medidas protetivas de urgência.

Durante a solenidade de inauguração, a coordenadora da Ciap de Dourados, policial penal Cláudia Rios, explicou que o público-alvo são apenados de até quatro anos que saem da audiência com o juiz da Vara de Execução Penal para se apresentar ao cumprimento da pena alternativa, enquadrados nos crimes de menor potencial ofensivo. Atualmente, cerca de 430 pessoas já cumprem o regime alternativo e 57 novos processos serão iniciados de imediato na Ciap.

Nesse sentido, para o diretor-presidente da Agepen, Rodrigo Rossi Maiorchini, o serviço será um reforço para a implantação de penas alternativas, impactando no não-encarceramento e enfrentamento à superlotação nas unidades penais. O dirigente também destacou a importância do trabalho conjunto e união de forças entre a Agepen, órgãos da execução penal e a sociedade em geral, visando um sistema prisional mais eficiente e seguro.

MS inaugura 2ª Central Integrada de Alternativas Penais para fortalecer políticas de ressocialização
Barbosinha destacou que o Estado está atento ao cumprimento das diferentes políticas de execuções penais.

Presente na inauguração, o vice-governador de Mato Grosso do Sul, José Carlos Barbosa, avaliou que, com a perspectiva de desencarceramento, submetendo ao regime prisional os crimes de menor potencial ofensivo, o Estado está assumindo também estratégias de enfrentamento ao crime organizado. “Com esse acompanhamento, que está longe de ser sinônimo de libertinagem, significa que o Estado está atento ao cumprimento das diferentes políticas de execução de penas”, defendeu.

Na oportunidade, o vice-governador fez questão de ressaltar o trabalho que vem sendo realizado pela Agepen nas políticas de ressocialização e exemplificou que Mato Grosso do Sul é um dos estados com maior número de presos trabalhando no país, com quase 6,8 mil custodiados em atividades laborais.

Marco Histórico

“A criação da Central marca o início de um momento histórico no Estado, e reflete um pouco do movimento nacional onde a pauta alternativa ao cárcere ganha um relevo e destaque importante”, afirmou a diretora de Cidadania e Alternativas Penais da Senappen (Secretaria Nacional de Políticas Penais), Mayesse Parizi, que veio até o estado para prestigiar a implantação do novo espaço. Ela defendeu a qualificação da porta de entrada no ciclo penal e a construção de uma rede alternativa para garantir a execução de uma nova política penal.

Para a coordenadora, além de oferecer um ambiente adequado para o cumprimento das penas alternativas, a Ciap em Dourados promove a dignidade, autonomia e liberdade dos indivíduos, contribuindo para a cultura da paz e restauração das relações sociais.

Já o supervisor da Covep (Coordenadoria das Varas de Execução Penal), desembargador Luiz Gonzaga Mendes Marques, definiu a implantação da Ciap como uma inovação fundamental na abordagem das questões penais, representando um marco no fortalecimento da justiça e ressocialização, bem como consolidando um sistema prisional mais humanizado e eficiente.

Também participam do evento o secretário-executivo de Justiça da Sejusp, Rafael Garcia Ribeiro; o delegado-geral da Polícia Civil, Lupércio Degerone Lucio; o juiz titular da Vara do Tribunal do Júri e Execução Penal da comarca de Dourados, Ricardo da Mata Reis; o juiz titular da Vara de Execução Penal do Interior, Luiz Felipe Medeiros Vieira; promotor de justiça Juliano Albuquerque; a secretária de Assistência Social de Dourados, Fabiana Baggio Cassel; além de representantes das forças de segurança locais, diretores de unidades da Agepen, entre outros.

MS inaugura 2ª Central Integrada de Alternativas Penais para fortalecer políticas de ressocialização
MS inaugura 2ª Central Integrada de Alternativas Penais para fortalecer políticas de ressocialização
MS inaugura 2ª Central Integrada de Alternativas Penais para fortalecer políticas de ressocialização
MS inaugura 2ª Central Integrada de Alternativas Penais para fortalecer políticas de ressocialização

Keila Oliveira, Agepen/MS.

Fotos: Tatyane Santinoni, Agepen/MS.

População recebe lotes urbanizados e pavimentação de ruas em Bela Vista

0

Durante as celebrações de 116 anos do município, Bela Vista recebeu 60 lotes urbanizados no Residencial Dr. Renato de Souza Rosa, em  um investimento de R$ 906 mil. A entrega foi feita no último sábado (20) por uma comitiva do Governo do Estado.

Os secretários de Infraestrutura e Logística, Helio Peluffo; da Casa Civil, Eduardo Rocha; e de Administração, Frederico Felini, estiveram na cidade para entregar e vistoriar obras, ao lado do prefeito Reinaldo Miranda (Piti). 

População recebe lotes urbanizados e pavimentação de ruas em Bela Vista

A visita representa o compromisso do governo estadual com o progresso local, marcando um momento significativo para o desenvolvimento da cidade e a melhoria da qualidade de vida da população.

Além disso, foi supervisionada a obra de pavimentação asfáltica e drenagem de águas pluviais no Bairro Costa e Silva, especificamente na Rua Alaíde da Silva Correia, uma obra que conta com mais de R$ 9,7 milhões em investimentos provenientes da parceria entre o Governo e a Prefeitura Municipal.

Para promover o crescimento do município e a melhoria da qualidade de vida da população, estão sendo investidos R$ 1,5 milhão em habitação, com R$ 1,1 milhão provenientes de recursos próprios do Governo Estadual. Também está em andamento um convênio firmado para a substituição de 12 moradias precárias.

O prefeito Reinaldo Miranda (Piti) expressou sua gratidão pelos investimentos que Bela Vista tem recebido ao longo dos últimos oito anos. “Vamos deixar um legado de obras para nossa cidade. O asfalto era um sonho dos moradores que se estendia por anos. As casas que fizemos em parceria vão melhorar as condições de moradia para nossa população. É graças a essa parceria que estamos realizando isso e podemos presentear a população com esses investimentos nos 116 anos de Bela Vista”, destacou o prefeito.

O secretário Eduardo Rocha enfatizou a importância da presença dos três secretários no aniversário do município, reforçando o compromisso do governador Eduardo Riedel com Bela Vista. “Uma das obras mais satisfatórias de se entregar para a população são as moradias. Não tem coisa melhor do que a pessoa ter a sua casa, o seu teto para abrigar a família. Bela Vista está recebendo asfalto, recapeamento, e esse é o trabalho que o governo de Eduardo Riedel faz, em parceria com as cidades, para que continuem no caminho certo do desenvolvimento”, afirmou Rocha.

População recebe lotes urbanizados e pavimentação de ruas em Bela Vista
População recebe lotes urbanizados e pavimentação de ruas em Bela Vista
População recebe lotes urbanizados e pavimentação de ruas em Bela Vista
População recebe lotes urbanizados e pavimentação de ruas em Bela Vista
População recebe lotes urbanizados e pavimentação de ruas em Bela Vista

Mais Desenvolvimento

O Governo do Estado está destinando R$ 219,9 milhões para promover melhorias na infraestrutura e educação em Bela Vista. Este montante inclui investimentos em pavimentação, drenagem pluvial, estudos ambientais, obras de infraestrutura urbana e reformas e ampliações nas escolas estaduais.

O secretário Helio Peluffo reforçou a importância da parceria com o município para alavancar a infraestrutura local. Ao vistoriar as obras em andamento, destacou que os investimentos incluem obras concluídas, em execução e novos projetos do programa MS Ativo Municipalismo.

Entre as principais obras em execução, destacam-se a pavimentação asfáltica da MS-472, com um valor de R$ 79,5 mil, e a restauração e adequação do tráfego e drenagem na MS-384, um projeto de R$ 133,7 milhões.

MS Ativo 2024

Em 2024, o programa MS Ativo Municipalismo já destinou R$ 13,8 milhões para obras em Bela Vista. Entre os projetos contemplados, destacam-se a pavimentação e drenagem no Bairro Costa e Silva, com um investimento de R$ 9,7 milhões. Outras iniciativas incluem a pavimentação e drenagem nas ruas 13 de Junho e Coronel Camisão (R$ 931,5 mil), a construção de uma aduela (R$ 700 mil), e a pavimentação e drenagem em diversas ruas (R$ 750 mil). Além disso, serão investidos R$ 1,4 milhão na reforma e ampliação da cerca do aeródromo e R$ 311,1 mil em pavimentação e drenagem.

A visita dos secretários e do deputado federal Dagoberto Nogueira a Bela Vista durante as celebrações de seu 116º aniversário simboliza um marco significativo para o município. Os investimentos substanciais em habitação, infraestrutura e educação estão transformando a cidade e melhorando a qualidade de vida da população, demonstrando o compromisso do governo estadual com o desenvolvimento sustentável e contínuo de Bela Vista.

Luciana Bomfim, Comunicação Seilog/Agesul

Fotos: Chico Ribeiro 

Gerson diz que eleição não vai afetar compromisso da ALEMS com a entrega de resultados

0

O processo eleitoral que se avizinha, com convenções até 5 de agosto e campanha até às vésperas do pleito em outubro , além de não travar a votação dos projetos de interesse da sociedade , não ” vai contaminar” o compromisso dos deputados de entrega dos resultados para sociedade,  de discutir, eventualmente  aperfeiçoar e aprovar  projetos que preparam o Estado para a chegada e consolidação dos grandes industriais em implantação “.  A avaliação é do deputado Gerson Claro, presidente da Assembleia Legislativa, que na manhã desta segunda-feira (22) fez um balanço do primeiro semestre legislativo em entrevista ao Programa Tribunal Livre da Capital FM.

” A Assembleia é uma casa política, com várias representações partidárias , vocalizando valores e demandas de diferentes segmentos sociais . O processo eleitoral é um espaço de disputa, onde cada deputado vai trabalhar nas suas bases,   na busca de reforçar os palanques dos seus aliados , num movimento natural do jogo democrático. O parlamento estadual , junto com o Executivo e os  demais poderes  tem sido uma peça estratégica para o momento de estabilidade institucional vivido pelo Estado que cresce num ritmo, bem acima da média nacional . Nosso calendário de votação está assegurado , seja com a participação presencial ou de forma remota”,  garante Gerson.

O presidente da Assembleia lembrou que além do grande número de deliberações em plenário, incluindo 190 projetos, o primeiro semestre legislativo foi marcado pelo envolvimento dos deputados em debates que mobilizam a sociedade , como a emergência climática, demonstrada dramaticamente no Estado pelas queimadas recordes no Pantanal , a urgência de preservar as nascentes que o motivaram a apresentar um projeto para estimular os produtores rurais a se envolveram ainda mais nesta questão .
Outra questão central que atraiu a atenção dos deputados, segundo Gerson, é a questão da infraestrutura logística do Estado . “São necessários investimentos em rodovias estratégicas como a BR-262, BR-267 e MS-040, eixos de ligação com o Porto de Santos  e a BR-060, conexão de Campo Grande com a futura rota bioceânica.   Continua avançando  o projeto de estadualização dos trechos federais para que seja possível  fazer investimentos a entrega da gestão  à privada no sistema de concessão .
Está em estudo a construção de um ramal ferroviário entre Três Lagoas e Aparecida do Taboado, para garantir o escoamento da produção de celulose pela Ferronorte”, lembra o parlamento.
Entre as questões estratégicas com a participação da ALEMS, Claro Dino menciona a da concessão da BR-163,que na sua opinião deve ser reas sumida pelo Governo Federal ou haver uma repactuação da concessão o mais rápido possível . ” O modelo atual não funcionou . Estamos pagando pedágio para transitar numa rodovia insegura, onde só 150 dos 800 km foram duplicados após 10 anos de gestão  privada “, opina , criticando a demora do Tribunal de Contas da União de definir o edital e a data da nova licitação.
Inconformados com esta situação, um grupo de deputados entrou com uma ação popular para que seja suspenso o último reajuste de 3,69 % no preço do pedágio , em vigor desde o último 14 de junho .
Na entrevista ao Tribuna Livre, Gerson Claro destacou a votação dos projetos que atualizam o estatuto e plano de cargos e carreiras dos servidores da Assembleia , a continuidade de iniciativas como a Festa Junina e a Corrida dos Poderes, programada para outubro , que aproximam ainda o Legislativo da população.

Gerson diz que eleição não vai afetar compromisso da ALEMS com a entrega de resultados

Lia Nogueira pede agilidade na emissão de identidades em Aparecida do Taboado

0

A grande procura pela emissão da nova cédula de identidade em Aparecida do Taboado, fez com que a deputada estadual Lia Nogueira (PSDB), solicitasse ao Governo do Estado e ao prefeito do município, José Natan de Paula e Silva, para serem destinado mais servidores para atender a demanda.

No momento apenas uma funcionária da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública-SEJUSP realiza este serviço, causando morosidade e incômodo para a população. A parlamentar também pediu a modernização de todo o equipamento usado para a confecção do documento.

“A disponibilidade de apenas uma funcionária e a alta demanda, têm causado grandes transtornos para quem procura o serviço e nas férias desta funcionária o serviço que considero como essencial deixou de ser oferecido. Além disso, a falta de equipamentos modernos, como sistemas de fotografia digital, contribui para a lentidão e atraso deste importante serviço”, disse Lia Nogueira.

Copa Cidade de Futsal segue hoje com três jogos em Amambai

0
A equipe Invernada, da Aldeia Amambai. Time comandado pelo técnico Benito Ovando estreou com vitória na Copa Cidade de Futsal 2024. (Fotos: Fubica/Sedesc)

A Gazeta

Três jogos movimentam na noite desta segunda-feira, dia 22 de julho, a rodada da Copa Cidade de Futsal 2024, em Amambai.

Os jogos pela competição, que é promovida pela Prefeitura de Amambai através da Sedesc (Secretaria de Desporto e Cultura), terão início a partir das 19h no Ginásio de Esportes Flávio Derzi.

Segundo o coordenador técnico do campeonato, Ramão Batista Júnior, o “Fubica”, a rodada, que terá somente partidas pela categoria masculina, será aberta às 19h com o jogo N.F.A Futsal e Continental F.C.

Às 20h se enfrentam Camisa 10 e Amambai F.C e fechando a rodada, às 21h, será a vez do confronto entre Balts F.C e Fazenda Flamboyant.

Rodada de sexta

A rodada pelo certame da última sexta-feira, 19 de julho, teve 18 gols assinalados em três jogos disputados, também todos pela categoria masculina.

Os destaques da rodada ficaram por conta da vitória da Invernada, equipe indígena da Aldeia Amambai comandada pelo técnico Benito Ovando, pelo placar de 2×1 sobre a Datacell Celulares e para a goleada da Coró Motos pelo placar de 8×0 sobre o Desportivo Pavão. Na rodada a equipe Gigantes da Várzea também estreou vencendo a COAMO pelo placar de 4×3.

Copa Cidade de Futsal segue hoje com três jogos em Amambai
A equipe Coró Motos também venceu na estreia e de goleada.
Copa Cidade de Futsal segue hoje com três jogos em Amambai
Os Gigantas da Várzea também venceram na estreia.
Copa Cidade de Futsal segue hoje com três jogos em Amambai
A equipe da COAMO.
Copa Cidade de Futsal segue hoje com três jogos em Amambai
O time da Datacell Celulares.
Copa Cidade de Futsal segue hoje com três jogos em Amambai
O elenco do Desportivo Pavão.

Time de Amambai está nas quartas de final do 2º Campeonato Jaguapiré de Futsal em Tacuru

0
Após vitória por 8x3 nesse domingo (21) a equipe Tapy’i Korá, que é Amambai no certame, avançou às quarta de final do 2º Campeonato Jaguapiré de Futsal, em Tacuru. (Foto: Divulgação)

A Gazeta

A equipe Tapy’i Korá, da comunidade indígena Aldeia Limão Verde venceu, na noite desse domingo, 21 de julho, um jogo decisivo pelo 2º Campeonato Jaguapiré de Futsal, no município de Tacuru e está nas quartas de final da competição regional.

A partida da equipe amambaiense, que tem a frente do comando técnico o professor Nei Ricarte, foi contra a Confecções Baldo/Cabeça Bar, de Tacuru e o time da Cidade Crepúsculo venceu pelo placar de 8×3.

Nas quartas de final do certame o time comandado pelo professor Nei terá pela frente a equipe Veteranos, da comunidade indígena Aldeia Sassoró, de Tacuru. O jogo “mata mata” está previsto para acontecer neste domingo, dia 28 de julho, na quadra da Aldeia Jaguapiré.

Fundesporte abre consulta pública on-line sobre os programas Bolsa Atleta e Técnico

0

Com o objetivo de tornar o esporte ainda mais igualitário, acessível e democrático, o Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, por meio da Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer) e da Setesc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura), está realizando uma consulta pública online sobre os programas Bolsa Atleta e Bolsa Técnico.

A consulta pública é realizada por meio de um formulário que incentiva a comunidade esportiva, incluindo bolsistas e não-bolsistas, a expressarem suas opiniões e sugestões sobre a legislação (lei, decreto e portarias) que rege o Bolsa-Atleta e Bolsa-Técnico para 2024/2025. O questionário ficará aberto até o dia 7 de agosto (clique aqui para acessar).

Esta iniciativa busca entender as sugestões de alterações na lei, decreto e/ou portaria, ou acréscimo de novos artigos, abordando pontos ainda não contemplados ou propondo mudanças nos dispositivos já existentes. A consulta pública será realizada em duas etapas. A primeira etapa consiste em um questionário online onde os participantes poderão, com base na legislação ou na operacionalização, apontar possíveis problemas e indicar sugestões de melhorias.

No dia 13 de agosto, às 14 horas, ocorrerá a segunda etapa no Centro Cultural José Octávio Guizzo, onde será realizada uma audiência pública presencial. Nessa audiência, serão apresentados os principais pontos destacados pela comunidade esportiva nos formulários online. Durante o evento, os presentes poderão sugerir novas alterações para o programa.

O secretário de Estado de Turismo, Esporte e Cultura, Marcelo Ferreira Miranda, enfatiza que a participação popular na elaboração das políticas esportivas é fundamental. “A consulta pública é uma ferramenta democrática essencial para ajustarmos nossos programas às necessidades reais dos atletas e técnicos. Queremos garantir que todos tenham voz e que nossas políticas sejam desenvolvidas de forma colaborativa, atendendo as demandas e expectativas da comunidade esportiva de Mato Grosso do Sul.”

Para o diretor-presidente da Fundesporte, Paulo Ricardo Nuñez, a audiência pública pode garantir inovações no programa. “A Fundesporte está aberta a sugestões de melhorias, mudanças, adequações ou até mesmo novas ideias, para que possamos cada vez mais atender nossos atletas de forma igualitária e acessível”.

Leandro Fonseca, diretor de Gestão de Políticas de Excelência e Capacitação Esportiva da Fundesporte, setor que administra os programas Bolsa Atleta e Bolsa Técnico, salienta que a consulta pública é essencial devido à complexidade do programa. “É complexo porque temos que pensar em critérios que garantam igualdade de condições aos praticantes de diversas modalidades esportivas”. 

“A Fundesporte tem essa constante preocupação em ouvir a comunidade esportiva, sejam beneficiários ou não do programa, para que possamos identificar os pontos frágeis da legislação e aprimorá-los, garantindo que nossos melhores atletas e técnicos sejam contemplados”, finaliza Fonseca.

Acesse os documentos de referência nos links abaixo para embasar as sugestões:

LEI

DECRETO

PORTARIA ATLETA

PORTARIA TÉCNICO

Para participar da consulta pública, clique aqui.

Bel Manvailer, Comunicação Setesc
Foto: divulgação/Fundesporte

Com baixa umidade do ar e sol, MS tem previsão de semana quente e sem chuva

0

O tempo seco, com sol e poucas nuvens, tem previsão de continuidade durante a semana em Mato Grosso do Sul. A partir desta segunda-feira (22), as temperaturas seguem acima da média e estáveis, além de baixo valor de humidade relativa do ar, entre 10% a 30%. 

Durante a noite e ao amanhecer, as temperaturas mínimas permanecem amenas, porém ao longo do dia, as máximas estarão em gradativa elevação devido à presença do ar seco.

Entre hoje (22) e quinta-feira (25), a previsão indica tempo firme com sol e poucas nuvens sobre o Estado. Essa situação metrológica ocorre devido à atuação de um sistema de alta pressão atmosférica que inibe a formação de nuvens e chuvas, favorecendo o tempo quente e seco.

“Além disso, haverá predomínio do ar seco. Aliado abaixo do valor de umidade relativa do ar, entre 10 a 30%”, explicou a meteorologista Valesca Fernandes, coordenadora do Cemtec (Centro de Monitoramento do Templo e do Clima).

Em relação à previsão das temperaturas, são esperadas mínimas entre 13°C a 17°C e máximas entre 26°C a 32°C para as regiões Sul, Leste e Sudeste. Nas regiões Pantaneira e Sudoeste, as mínimas devem ficar entre 16°C e 20°C e as máximas entre 32°C a 36°C. Para as regiões Norte e Bolsão, a previsão é de mínimas entre 14°C a 16°C e máximas entre 29°C a 34°C.

Em Campo Grande, são esperadas mínimas entre 17°C a 19°C e máximas entre 28°C e 31°C. Os ventos atuam do quadrante leste, variando entre sudeste, leste e nordeste, com valores entre 40 a 60 km/h e podem ocorrer rajadas de vento acima de 60 km/h. 

Comunicação Governo de MS
Foto: Álvaro Rezende

Funtrab oferece mais de 4,8 mil vagas de emprego em Mato Grosso do Sul nesta semana

0

A Funtrab (Fundação do Trabalho de Mato Grosso do Sul) oferece 4.886 vagas de emprego em 514 diferentes ocupações, em 35 municípios do Estado nesta segunda-feira (22).

Em Campo Grande são 1.943 vagas com oportunidades para auxiliar de limpeza (182) e de linha de produção (84), farmacêutico, mecânico, motorista, vendedor, entre outras.

Para pessoas com deficiência são oferecidas 109 vagas exclusivas, entre elas para auxiliar administrativo. Também são oferecidas 26 vagas exclusivas para estágio, somente para pessoas que cursam nível superior ou médio.

No interior são oferecidas vagas em Cassilândia, Chapadão do Sul, Dourados, Amambai, Aparecida do Taboado, Aquidauana, Bataguassu e Batayporã, além de Caarapó, Corumbá e Costa Rica.

Também há vagas disponíveis em Iguatemi, Guia Lopes da Laguna, Itaquiraí, Ivinhema, Jardim, Maracaju, Miranda, Mundo Novo, Naviraí, Nova Alvorada do Sul, Nova Andradina, Ponta Porã, Paranaíba, Ribas do Rio Pardo, Rio Verde de Mato Grosso, São Gabriel do Oeste, Sidrolândia, Sonora e Três Lagoas.

A lista completa de vagas você pode conferir aqui, onde também consta os endereços das unidades da Casa do Trabalhador nos municípios em que as vagas são ofertadas. Os interessados devem comparecer com RG, CPF e Carteira de Trabalho no horário indicado.

Comunicação Governo de MS
Foto: Bruno Rezende

Nota de falecimento de Nery Gonçalves

0

Comunicamos com pesar o falecimento nesse domingo, dia 21 de julho, em Amambai, de Nery Gonçalves, de 57 anos.

Seu corpo está sendo velado no Memorial da Pax Vida Amambai e o sepultamento acontece nesta segunda-feira (22) às 13h no Cemitério Municipal Santo Antônio.

Informou Pax Vida Amambai– Fone: (67) 3481-1922

Polícia Militar de Sete Quedas recupera veículo roubado

0
Foots: Assecom

Na tarde de sexta-feira (19), por volta das 16h20, a 3ª Companhia Independente da Polícia Militar (3ª CIPM) de Sete Quedas foi acionada para atender a uma ocorrência de roubo na Avenida Internacional. Segundo informações preliminares, dois indivíduos armados abordaram um cidadão que chegava à porteira de sua propriedade rural.

O senhor Diogo, filho da vítima, relatou que os criminosos anunciaram o assalto e levaram a caminhonete S10, de placas RWGDH92. A equipe policial iniciou imediatamente o acompanhamento do veículo roubado, que foi localizado cerca de 20 quilômetros distante da cidade.

Ao dar ordem de parada, os policiais foram recebidos a tiros pelos criminosos. Em resposta, a equipe revidou, acertando o pneu traseiro esquerdo da caminhonete, que perdeu o controle e colidiu com o barranco à beira da estrada. Os assaltantes abandonaram o veículo e fugiram em direção a uma área de mata próxima.

Durante a vistoria no interior da S10, os policiais encontraram um carregador alongado contendo 23 munições calibre 9mm, da marca FLB, além de cápsulas deflagradas. Os disparos também atingiram o vidro traseiro do veículo.

Apesar das diligências realizadas, os suspeitos conseguiram escapar. A equipe envolvida na operação era composta pelos policiais Cb Higor, Cb Severiano e Sd João Reis.

A Polícia Militar reforça a importância da colaboração da população no combate à criminalidade e orienta que qualquer informação sobre os criminosos seja repassada anonimamente através do Disque Denúncia (telefone 190).

Fonte: 3ª CIPM – Sete Quedas.

Durante convenção da Federação PSDB Cidadania em Tacuru, Rogério Torquetti é definido oficialmente pré-candidato à reeleição

0
Fotos: Pauta Geral

Com a presença dos filiados da Federação PSDB Cidadania, amigos, familiares e da população em geral, Rogério Torquetti foi definido oficialmente como pré-candidato à reeleição para prefeito de Tacuru.

A ação aconteceu durante a convenção oficial do partido, realizada na noite deste sábado, 20 de julho, na Câmara Municipal de Vereadores. José Antônio de Souza, atual vereador do município, foi selecionado para pré-candidato a vice da chapa.

O ato reuniu autoridades dos municípios vizinhos como o prefeito de Paranhos Donizete Viaro, o vereador de Paranhos Hélio Acosta, o prefeito de Itaquiraí Talles Tomazelli e a ex-presidente da Câmara e pré-candidata a prefeita de Amambai Janete Córdoba que comemoraram e se colocaram à disposição de Rogério.

Representantes de outros partidos também estiveram presentes declarando seu apoio ao pré-candidato, entre eles o presidente municipal do Partido Progressista Dr. Marcelo Marques, o presidente do PT Odilon Trindade, presidente do Podemos Mário Luiz Pedrotti e a presidente do PL Maria Neide Casagrande.

Daiana Pedrotti, presidente municipal da Federação PSDB Cidadania ressaltou as qualidades de Rogério e afirmou que ele dará continuidade ao que já está sendo feito na cidade. “Sabemos que essa é escolha certa para nossa cidade, Rogério e Zuzu continuarão fazendo o melhor para Tacuru”, disse.

O pré-candidato a vice-prefeito declarou sua felicidade por ter sido escolhido para vice de Rogério e falou o quanto admira seu trabalho frente ao executivo. “Será uma grande alegria servir nossa cidade ao lado deste homem que fez tanto por Tacuru”, relatou.

Rogério agradeceu a presença de todos e as belas palavras que recebeu. Segundo ele uma Prefeitura só faz seu trabalho porque tem muitos trabalhadores por trás e se mostrou grato a todos que estiveram com ele até aqui. “Agora estamos em uma nova caminhada, tenho certeza que com vocês sairemos vitoriosos”, concluiu.

Na data, os pré-candidatos a vereadores pelo PSDB também foram oficializados, são eles: Daiana Pedrotti, Adailton de Oliveira, Cida Pedro Rodrigues, Carlos Alberto Pelegrine, Cleonice Duarte, Joel Tadeu, Monique Franciosi, Valdenir Romeiro, Valmir Otilio da Silveira e Ivan Montiel.

Fonte: Pauta Geral

Durante convenção da Federação PSDB Cidadania em Tacuru, Rogério Torquetti é definido oficialmente pré-candidato à reeleição
Durante convenção da Federação PSDB Cidadania em Tacuru, Rogério Torquetti é definido oficialmente pré-candidato à reeleição
Durante convenção da Federação PSDB Cidadania em Tacuru, Rogério Torquetti é definido oficialmente pré-candidato à reeleição
Durante convenção da Federação PSDB Cidadania em Tacuru, Rogério Torquetti é definido oficialmente pré-candidato à reeleição
Durante convenção da Federação PSDB Cidadania em Tacuru, Rogério Torquetti é definido oficialmente pré-candidato à reeleição
Durante convenção da Federação PSDB Cidadania em Tacuru, Rogério Torquetti é definido oficialmente pré-candidato à reeleição
Durante convenção da Federação PSDB Cidadania em Tacuru, Rogério Torquetti é definido oficialmente pré-candidato à reeleição
Durante convenção da Federação PSDB Cidadania em Tacuru, Rogério Torquetti é definido oficialmente pré-candidato à reeleição

Time de Amambai tem jogo decisivo hoje pelo Campeonato Jaguapiré de Futsal em Tacuru

0
A equipe Tapy’i Korá é Amambai nas oitavas de final do Campeonato Jaguapiré de Futsal, em Tacuru. (Foto: Divulgação)

A Gazeta

A equipe Tapy’i Korá, da comunidade indígena Aldeia Limão Verde tem, na noite desse domingo, 21 de julho, um jogo decisivo pelo Campeonato Jaguapiré de Futsal, no município de Tacuru.

A partida da equipe amambaiense, que tem a frente do comando técnico o professor Nei Ricarte, será contra a Confecções Baldo/Cabeça Bar, jogo previsto para acontecer às 21h na quadra da comunidade indígena Aldeia Jaguapiré, distante cerca de 20 quilômetros da cidade, em Tacuru.

Com virada espetacular veterano de Amambai estreia com vitória na Copa Inverno de Futsal em Paranhos

0
A equipe Amambai /Intech Telecom. Time estreou com vitória espetacular na Copa Inverno de Futsal, em Paranhos. (Fotos: Divulgação)

A Gazeta

Com gols de Washington, Adriano Ávila e uma virada espetacular nos últimos minutos de jogo a equipe Amambai/Intech Telecom, de Amambai bateu a equipe da casa, a Super Motos pelo placar de 2×1 na noite desse sábado, 20 de julho, no Ginásio de Esportes Flávio Derzi, marcando estreia com vitória na edição 2024 da Copa Inverno de Futsal, categoria veterana, em Paranhos.

O time amambaiense, que é o atual terceiro colocado do certame regional e tem a frente o experiente técnico Hélio Gavilan, o “Zorro”, volta à quadra pela Copa Inverno 2024 no dia 14 de agosto para enfrentar a equipe paraguaia J.S.F.C, da cidade de Salto del Guairá.

Nesta quinta-feira, dia 25 de julho, o Amambai/Intech Telecom estreia na Copa Cidade de Futsal, em Amambai.

Apesar de a competição ser na categoria livre, o time comandando por Zorro vai disputar o certame mantendo a mesma base da equipe veterana que disputa a competição regional, em Paranhos.

Fazem parte da equipe amambaiense na Copa Inverno em Paranhos os goleiros, Copeu e Bocão e os jogadores de linha, Valentim, Simeão, Assis, Mayer, Woshington, Marcão, Felipe, Vitão, Jesus, Andrey Fernandes, que atua com o goleiro linha e o Adriano Ávila.

Com virada espetacular veterano de Amambai estreia com vitória na Copa Inverno de Futsal em Paranhos
A forte equipe Super Motos, de Paranhos.

Confira a farmácia de plantão hoje em Amambai

0

Plantão: Drogaria Vidal Farma   Fone: 99329-1923

Em frente a Rodoviária

Daniel Lemes Vasques (PCO) é o primeiro pré-candidato indígena a prefeito na história de Amambai

0
Daniel Lemes Vasques. Fotos: Divulgação

Redação

O município de Amambai tem pela primeira vez a pré-candidatura de um indígena a prefeito. Daniel Lemes Vasques (PCO – Partido da Causa Operária) é natural da Aldeia Amambai, onde reside desde que nasceu, é professor concursado no município e busca representar a comunidade indígena Guarani Kaiowá nas eleições municipais de 2024, marcadas para o dia 6 de outubro.

Lemes Vasques, de 45 anos, é solteiro e sem filhos, e sua vida e carreira foram marcadas pelo ativismo em prol dos direitos indígenas. “Minha história sempre esteve ligada à militância pela causa indígena. Atuei no movimento dos professores e no movimento de lideranças, sempre defendendo, desde meus 14 anos, o direito do meu povo Guarani Kaiowá, quando este é violado pelo Estado brasileiro”, afirmou o pré-candidato ao Jornal A Gazeta.

Daniel Lemes Vasques (PCO) é o primeiro pré-candidato indígena a prefeito na história de Amambai

Formado em Pedagogia e História pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Lemes Vasques destaca sua trajetória. “Nunca tive apadrinhamento de nenhum político. Hoje sou concursado graças ao meu esforço e à minha formação.”

A decisão de disputar a prefeitura, segundo Lemes Vasques, surge de uma profunda indignação com as políticas tradicionais que, em sua visão, têm perpetuado o atraso no município. “Isso me permitiu, como indígena, ser o protagonista das minhas próprias histórias. Isso me fez criar coragem para colocar meu nome à disposição do município de Amambai e dizer que sou pré-candidato a prefeito pelo partido PCO, o único partido que não está à venda e que vai se opor a essa imposição da velha política que deixa o município atrasado.”

O pré-candidato vê no PCO uma força capaz de transformar o cenário político amambaiense, inspirando-se no sucesso do partido em São Paulo (SP). “Hoje, meu partido, que é o PCO, é forte em São Paulo, a maior cidade do Brasil, e nós podemos fazer muita coisa pelo município.”

Lemes Vasques enfatiza que sua pré-candidatura é uma oportunidade para a comunidade indígena se ver representada na política municipal. “Temos muitas expectativas e, hoje, a comunidade indígena tem seu próprio pré-candidato. Nossa chapa será mista; meu vice será uma mulher. Estamos nessa expectativa.”

Com 5.598 eleitores indígenas na Aldeia Amambai aptos a votar nas eleições deste ano, conforme dados atualizados em 15 de julho de 2024 pelo TSE, a pré-candidatura de Daniel Lemes Vasques pode trazer novas perspectivas para as comunidades indígenas locais. Ademais, no município, o PCO tem 14 pré-candidatos a vereador, sendo cinco mulheres.