15.4 C
Amambai
sábado, 27 de junho de 2026
Início Site Página 891

GraduMaster auxilia alunos a cursar Doutorado e Mestrado no exterior em parceria com a UCES

0
Foto: Única News/ Maxsuel Carvalho

O renomado advogado Dr. Miguel Juarez Romeiro Zaim, em parceria com a Universidade de Ciências Empresariais e Sociais (UCES), em Buenos Aires, Argentina, na qual realizou seu doutorado de Ciências Jurídicas e Sociais e ganhou grande reconhecimento no Brasil, decidiu criar uma forma de facilitar e ajudar aqueles que pretendem realizar uma especialização na sua área de uma forma eficiente, porém, não têm fácil acesso para tal feito.

Dono da Instituição GraduMaster Cursos, Zaim explica que criou a instituição como forma de facilitar o acesso dos brasileiros a um curso de Mestrado ou Doutorado no exterior, já que o ensino não é democratizado no Brasil.

Nós conduzimos os alunos, vendemos os cursos no exterior, sobretudo em grandes universidades. Agora menos estive na Argentina e fechei uma grande parceria com a UCES.”

O advogado, que também atuará como coordenador e professor dos cursos de Doutorado em Direito com linha de pesquisa em Direito Penal, Civil e Imobiliário, na Universidade de Ciências Empresariais e Sociais (UCES), afirma que o intuído dessa união é levar ainda mais conhecimento para aqueles que desejam se especializar na área e fazer com que as pessoas tenham acesso ao doutoramento.

O doutorado entra em uma linha de pensamento, quando você faz um doutorado você defende uma tese, você irá sobrepor aquele pensamento seu na perspectiva do Direito”, explica.

Miguel Zaim conta que a iniciativa de ministrar os cursos de especialização teve início após o advogado passar pela mesma situação de muitos brasileiros.

Como sendo um profissional liberal, me vi na necessidade. Com mais de 10 cursos de pós-graduação, eu gostaria de fazer um curso de mestrado e doutorado e não tinha tempo. As instituições do Brasil são elitizadas e não é qualquer pessoa que tem acesso. Para fazer um curso desses, você precisa praticamente parar de trabalhar para frequentar o curso. Então, foi quando me surgiu essa oportunidade na Argentina de fazer em um semestre: ir pra Argentina, ficar duas semanas lá, faço o curso, duas semanas de aula intensiva e assim sucessivamente.”

Com mais de 30 anos de carreira e diversas especializações na área do Curso de Direito, o advogado, que leva consigo uma experiência inigualável em Direito Processual Civil, Tributário, Processual Penal, Público e Privado com Ênfase em Constitucional, Direito Ambiental e Direito Imobiliário/Condominial, ainda afirma que, diferente de um curso EAD, as aulas na GraduMaster são totalmente presenciais, com diploma válido em qualquer lugar do mundo, sendo reconhecido especificamente pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC), conforme a legislação.

COMO FUNCIONA

Para aqueles estudantes que querem se especializar realizando o Curso de Doutorado e Mestrado na área desejada, a inscrição pode ser feita pelo site da Instituição de Ensino: [email protected].

Após o processo de inscrição, o aluno passará por uma seletiva. Quando tudo estiver concluído, o interessado poderá viajar até a Universidade de Ciências Empresariais e Sociais (UCES) para dar início às aulas.

O estudante terá um representante legal na Argentina, que estará à disposição dele durante o curso, para obter informações se necessário.

O curso será dividido em 04 módulos semestrais, sendo: Janeiro/2025 – julho/2025 , janeiro /2026 e julho/2026 , com aulas quinzenais dentro de cada semestre.

As palestras em sala poderão ser de modo presencial e/ou virtual.

DISPOSIÇÕES GERAIS

As obrigações acadêmicas do aluno: serão regidas pelo Regulamento Geral de Estudos de Pós-Graduação da UCES – Universidad de Ciências Empresariales Y Sociales.

É de caráter obrigatório o aluno completar:

Mínimo, 75% de assistência nos encontros/aulas presenciais; ou seja, das 60 aulas que serão ministradas durante os 04 semestres, o aluno durante os dois anos de curso poderá faltar apenas 15 aulas, desde que sejam justificadas na forma: Acidente ou doença repentina, emergência familiar, funeral, compromisso legal, maternidade ou paternidade. Comunicar a ausência com antecedência ao início das aulas, bem como apresentar documentação apropriada, como atestados médicos ou documentos legais, para garantir que a falta seja justificada de acordo com as regras da instituição em questão.

Alcançar mínimo 75% aproveitamento em cada disciplina do doutorado.

Ter éxito na elaboração, apresentação e defesa do trabalho de conclusão do curso – TESE com mínimo de 75% de aproveitamento na nota integral e entrega completa da mesma.

Tese: Após a conclusão dos módulos, o doutorando tem o prazo de 02(dois) anos para pesquisa da tese, sendo acompanhando, se necessário, por assessor titular da UCES. A Tese poderá ser apresentada em português. Caso a faculdade exija em espanhol, o aluno deverá disponibilizar oportunamente tradução para entrega da mesma.

INVESTIMENTOS

TAXA DE INSCRIÇÃO: Para inscrição no processo seletivo, o aluno pagará uma taxa de Inscrição, no valor de R$ 480,00, mediante boleto bancário, ou PIX.

MATRICULA: Não haverá cobrança de matrícula, inicio de pagamento será a primeira parcela do curso.

MENSALIDADES: Serão pagas através boleto de emissão da GRADUMASTER, com vencimento para todo dia 10 do mês.

VIAGENS: voos, estadia, hotel, alimentação, transportes, custos materiais didáticos, livros, ocorrerão exclusivamente por conta do doutorando, isentando qualquer responsabilidade a GRADUMASTER.

Todos os cursos oferecidos pela GRADUMASTER são credenciados pelos órgãos competentes do país de origem e cumprem com os requisitos exigidos pela CAPES. Amparados no decreto  N° 5.518 de 2005, os diplomas emitidos por universidades de países membros do Mercosul.

Para esclarecer as demais dúvidas o aluno pode entrar em contato ou até mesmo agendar uma reunião virtual com o coordenador e representante do curso no Brasil, Dr. Miguel Zaim. ( Horários de agendamento a combinar).

Fonte: Única News

Polícia Civil apreende 50 kg de maconha em residência e prende suspeito em Mundo Novo

0
Foto: Assessoria/PCMS

No último sábado (27) a Polícia Civil do Estado de Mato Grosso do Sul, através da Delegacia de Mundo Novo, prendeu em flagrante um homem de 28 anos, pela prática de tráfico de drogas. Na residência do suspeito, foram encontrados 50Kg de maconha. Conforme apurado, a Delegacia recebeu informações de que uma residência, localizada no bairro Universitário, estaria sendo utilizada como depósito de drogas.

Nesse sentido, os policiais civis realizaram diligências e confirmaram as denúncias recebidas. Durante busca e apreensão, os policiais localizaram nos fundos da casa, ocultos sob um cobertor, alguns fardos, contendo diversos tabletes de maconha, que pesados totalizaram a quantia de 50Kg da droga.

O morador da residência, que já é reincidente pelo crime de tráfico de drogas, foi preso em flagrante, recolhido a cadeia pública de Mundo Novo e encontra-se à disposição da Justiça.

Polícia Civil esclarece homicídio em menos de 24 horas e prende autora em flagrante em Iguatemi

0
Foto: Assessoria/PCMS

A Polícia Civil, por meio da Delegacia de Iguatemi, esclareceu um homicídio ocorrido na madrugada do último sábado (27) e prendeu a autora em flagrante em menos de 24 horas. Conforme apurado, a Polícia foi comunicada por volta das 07:00hs da manhã sobre a ocorrência de um suposto homicídio ocorrido nas imediações da Rodovia MS295, onde uma mulher teria sido morta com golpes de arma branca.

Diante dos fatos, uma equipe composta pelo Setor de Investigações Gerais (SIG) e o Delegado Titular da unidade, compareceu ao local para averiguar a veracidade das informações, sendo acionado a Perícia Técnica de Naviraí para elaboração dos Laudos Periciais necessários. No local, verificou-se que a vítima teria sido morta mediante utilização de arma branca e havia a presença de dois calçados femininos no local.

Após a liberação do serviço técnico pericial, iniciaram diligências para apurar a autoria dos fatos e motivação do crime. Durante todo dia foram intimadas testemunhas para prestarem esclarecimentos para comprovação da autoria delitiva.

Durante as diligências, foi identificada a suspeita S.P.G.F. (34 anos), que apresentava lesões nos lábios e apresentava em sua roupa manchas de sangue que supostamente seriam da vítima dos fatos. As roupas da suspeita foram apreendidas para análise de comparação de sangue com amostras da vítima.

Em entrevista preliminar realizada com a suspeita, esta confessou a autoria delitiva e afirmou que estava com a vítima consumindo bebidas alcoólicas em um estabelecimento comercial, quando no caminho de retorno a residência, primeiramente discutiram sobre questões financeiras e após entraram em luta corporal, pegou uma faca que estava em posse da vítima e desferiu vários golpes na região do pescoço. Afirmou que após o crime, foi para residência e dormiu, quando retornou ao local durante a madrugada para verificar se a vítima estava morta.

Nesse momento, foi dada voz de prisão a autora pelo crime de homicídio estando à disposição do Poder Judiciário para providências cabíveis

Denúncias podem ser realizadas pelo telefone/WhatsApp (67) 3471-1372.

Novo anel viário de Itaporã revoluciona mobilidade e impulsiona setor produtivo

0
Fotos: Prefeitura de Itaporã

O anel viário de Itaporã, obra do Governo de Mato Grosso do Sul no município da região da Grande Dourados, está em plena construção, prometendo transformar a realidade atual e proporcionar grandes benefícios ao setor produtivo da região.

Com investimentos de R$ 55,3 milhões do governo estadual, o projeto inclui a pavimentação de estradas vicinais em um trecho de 13,83 quilômetros entre a MS-156 e a MS-157, e a construção de uma ponte de concreto sobre o Córrego Sardinha, promovendo uma infraestrutura robusta para o desenvolvimento da região.

As obras, avançam em duas frentes de trabalho, concentradas nos extremos norte e sul da cidade. A terraplanagem e a abertura de trechos estão em andamento na MS-156, tanto na direção Itaporã/Dourados ao sul quanto na saída para Montese ao norte, próximo da Coamo.

“Essa obra, aguardada há pelo menos seis anos, vai retirar o tráfego de veículos pesados do centro de Itaporã, melhorando significativamente a mobilidade urbana e a segurança para os moradores e motoristas. Além disso, será essencial para escoar a produção da região, impulsionando o setor produtivo local,” destaca Helio Peluffo, secretário de Infraestrutura e Logística.

A execução da obra pela Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos (Agesul), autarquia vinculada à Seilog, representa um marco na modernização de Itaporã, trazendo mais qualidade de vida e desenvolvimento econômico.

Novo anel viário de Itaporã revoluciona mobilidade e impulsiona setor produtivo

Confira a farmácia de plantão hoje em Amambai

0

Plantão: Farmácia São Marcos   Fone: 3481-1433

Ao lado do Mercado Manso

Jucems agiliza tempo de abertura de empresas e permite melhor condição de desenvolvimento

0
Foto: Álvaro Rezende


Quatro horas e 15 minutos. Esse é o tempo mínimo atingido pela Jucems (Junta Comercial de Mato Grosso do Sul) para abrir uma empresa no Estado. O número fica abaixo das seis horas, compromisso firmado com o Governo no Contrato de Gestão, fato esse comemorado pelos gestores públicos do setor.

Em reunião na tarde de sexta-feira (26), os integrantes do Conselho de Administração da Junta deliberaram sobre este e vários outros assuntos em pauta, além de apreciar a prestação de contas das atividades realizadas pelo órgão no primeiro semestre do ano.

O Conselho de Administração da Jucems é presidido pelo secretário de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc), Jaime Verruck, e composto ainda pelo secretário de Estado de Fazenda, Flávio César, além do presidente da Jucems, Nivaldo Domingos da Rocha, e dos presidentes da 1ª, 2ª, 3ª e 4ª Turmas de vogais.

“Aprovamos melhorias importantes para a Jucems, como a renovação do parque de informática, um investimento essencial tendo em vista que a Jucems está atuando inteiramente no meio digital”, destaca Verruck. Outra pauta aprovada pelo Conselho foi a realização, no próximo ano, de um congresso nacional em Mato Grosso do Sul, reunindo as juntas comerciais.

“A Jucems tem sido pioneira e servido de modelo em várias iniciativas, portanto é natural que outros estados queiram conhecer nossa experiência”, pontua o secretário.

A celeridade na abertura de empresas é um dos pontos fortes da Jucems. O registro automático é feito, em média, em 1 hora e 44 minutos. Mesmo quando o registro não é automático, o processo já está sendo concluído em 4 horas e 15 minutos. “Assinamos o Contrato de Gestão com o governador Eduardo Riedel no início do ano nos comprometendo com a liberação do processo na Jucems em 6 horas. Mas já chegamos a operacionalizar em 4 horas e 15 minutos, o menor tempo de registro já efetivado”, explica Domingos da Rocha.

Outro destaque da reunião diz respeito à quantidade de empresas abertas, até mesmo pela rapidez do processo e outras facilidades que têm agradado o empresariado e os profissionais da área. Em 2023, pela primeira vez, o Estado abriu mais de 10 mil empresas em um ano: exatamente 10.117 empresas. Nesse ano, até fim de junho, a Jucems já contabilizava 5.727 firmas constituídas.

“A gente observa claramente a dinâmica crescente da abertura de empresas e filiais em Mato Grosso do Sul, isso reflete os investimentos feitos pelo Governo na própria Jucems, na modernização dos processos, na legislação arrojada que incentiva o empreendedorismo, e a melhora geral na economia com a atração de grandes players que demandam, por sua vez, uma gama de prestadores de serviços locais”, analisa Verruck.

*com Comunicação Setesc

Sanesul fornece mais de 1,5 milhão de litros de água bruta para combate aos incêndios no Pantanal

0
Foto: Saul Schramm

A Sanesul (Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul) é a responsável pelo fornecimento da água que está sendo utilizada no combate aos incêndios no Pantanal. Desde o início de junho, quando os incêndios se agravaram, a companhia já forneceu cerca de 1,5 milhão de litros de água bruta às entidades envolvidas na operação, como o Corpo de Bombeiros, Força Aérea Brasileira e Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente).

Em junho foram realizadas 68 retiradas dos reservatórios da Sanesul totalizando 539 m³, o que corresponde a 539 mil litros de água. Com a piora dos incêndios, somente em julho, até quinta-feira (25), já foram 123 viagens o que corresponde a 1014 m³, totalizando mais de um milhão de litros de água bruta.

Sendo assim, desde o início das operações já foram fornecidos pela Sanesul 1,5 milhão de litros de água, usados principalmente pelas aeronaves e equipes de solo. Só o cargueiro KC-390 Millenium foi responsável por despejar mais de 300 mil litros de água no Pantanal.

Vale ressaltar que a água fornecida para o combate ao fogo é captada do Rio Paraguai e disponibilizada direto da rede da adutora bruta, antes de qualquer armazenamento ou tratamento. Conforme a demanda da operação, caminhões pipa de entidades e até mesmo empresas parceiras retiram e transportam a água para os locais de preparação antes de serem despejadas nos focos de incêndio.

Conforme informações do boletim diário da Operação Pantanal 2024, atualmente são 110 bombeiros do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul. Existe também o apoio efetivo de 38 integrantes da Força Nacional de Segurança Pública, além de militares da Ligabom (Conselho Nacional dos Corpos de Bombeiros Militares do Brasil), das Forças Armadas (Marinha, Exército e Força Aérea Brasileira), da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul e 233 agentes de Ibama, ICMBio e brigadistas do PrevFogo.

Estão à disposição das equipes 13 aeronaves dos Governos Estadual e Federal, sendo 5 “Air Tractor”, 7 helicópteros e 1 cargueiro KC390 Millenium. A frota ainda conta com 7 caminhões de combate a incêndio, 6 embarcações, 44 caminhonetes do CBMMS e da Força Nacional, todas equipadas com kit pick-up, mochilas costais, sopradores e equipamentos de proteção individual.

Água bruta fornecida pela Sanesul:

PeríodoRetiradasVolume
Junho68539m³
Julho1231014m³
TOTAL1911553m³

Confira a farmácia de plantão hoje em Amambai

0

Plantão: Drogaria Bem Popular Brasil     Fone: 99166-4242

Próximo ao antigo Hospital Santa Joana

Cemtec: fim de semana continua com previsão de calor e tempo seco em Mato Grosso do Sul

0
Foto: Saul Schramm

Mato Grosso do Sul deve continuar experimentando um final de semana marcado por temperaturas elevadas e clima seco. De acordo com a previsão do tempo elaborada pelo Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), sábado (27) e domingo (28) serão dias de condições de sol predominante.

Contudo, é previsto também algumas variações de nebulosidade, influenciadas por um bloqueio atmosférico que tem impedido a formação de nuvens e chuvas.

As temperaturas permanecerão estáveis e acima da média para a época do ano, com um leve aumento esperado ao longo do final de semana. Para as regiões sul, leste e sudeste do Estado, as mínimas devem variar entre 17 e 20°C, enquanto as máximas ficam entre 30 e 35°C.

Nas áreas pantaneira e sudoeste, as mínimas esperadas são entre 19 e 24°C e as máximas podem chegar a 34-37°C. Já nas regiões norte e Bolsão, as mínimas devem girar em torno de 16 a 18°C, com máximas entre 32 e 36°C. No mapa ao final da matéria constam todos os dados completos.

Em Campo Grande, a previsão aponta mínima de 20°C e máxima de 34°C. O ar seco continuará predominando, com baixos índices de umidade relativa do ar, que devem variar entre 10% e 30%. Para se manter confortável e saudável, é recomendado que os moradores bebam bastante líquido e umidifiquem seus ambientes.

Os ventos devem soprar do quadrante leste/nordeste com velocidades entre 30 km/h e 50 km/h, podendo ocasionalmente apresentar rajadas superiores a 50 km/h.

Cemtec: fim de semana continua com previsão de calor e tempo seco em Mato Grosso do Sul
Cemtec: fim de semana continua com previsão de calor e tempo seco em Mato Grosso do Sul

Casa do Trabalhador disponibiliza 40 oportunidades de emprego nesta segunda-feira em Amambai

0
Fachada da Secretaria de Desenvolvimento/Casa do Trabalhador em Amambai. (Foto: A Gazeta)

Redação

A Casa do Trabalhador, órgão ligado à Fundação do Trabalho (Funtrab), do Governo do Estado, em Mato Grosso do Sul, disponibiliza 40 oportunidades de emprego nesta segunda-feira, dia 29 de julho, em Amambai.

Veja abaixo as oportunidades de emprego disponibilizadas

1 vaga de ajudante de eletricista
1 vaga de atendente de balcão
1 vaga de atendente de lanchonete
1 vaga de atendente de padaria
1 vaga de atendente do setor de hortifrutigranjeiros
2 vagas de auxiliar de cozinha
3 vagas de auxiliar de estoque
1 vaga de auxiliar de limpeza
1 vaga de auxiliar de linha de produção
1 vaga de auxiliar de logística
1 vaga de auxiliar nos serviços de alimentação
1 vaga de balconista de açougue
1 vaga de consultor de vendas
1 vaga de copeiro
1 vaga de cuidador de idosos
1 vaga de gerente de departamento de produção
1 vaga de manicure/pedicure
2 vagas de mecânico de auto em geral
1 vaga de monitor de prevenção de perdas
1 vaga de monitor de sistemas eletrônicos de segurança interno
1 vaga de motofretista
2 vagas de motorista de caminhão
1 vaga de operador de mercadorias e derivados
1 vaga de operador de caixa
1 vaga de operador de pá carregadeira
1 vaga de operador de retroescavadeira
1 vaga de pedreiro
1 vaga de recepcionista secretária
1 vaga de salgadeiro
1 vaga de teleoperador de marketing (híbrido)
1 vaga de vendedor de comércio varejista
2 vagas de vendedor interno
1 vaga de zelador

Casa do Trabalhador também oferece

A Casa do Trabalhador também realiza encaminhamento do seguro-desemprego para trabalhadores de Amambai e municípios da região. 

Segundo o órgão, para dar entrada no pedido de benefício, o trabalhador deve apresentar o termo de rescisão, a carteira de trabalho, CPF (Cadastro de Pessoa Física) e o RG (Carteira de Identidade). 

A Casa do Trabalhador em Amambai funciona anexa à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, ao lado do Salão Paroquial, no centro da cidade.

O horário de atendimento presencial ao público é de segunda a sexta-feira no período das 7h às 13h. Mais informações sobre os serviços prestados pela Casa do Trabalhador em Amambai podem ser obtidas pelo fone (67) 3481-6148.

Confira a farmácia de plantão hoje em Amambai

0

Plantão: Farmácia Santo Remédio     Fone: 99820-3883

Em  frente a Valotta Calçados

Centro de Formação de Condutores Grand Prix de Amambai celebra 22 anos de história

0
Fotos: Divulgação

No dia 28 de agosto de 2024, o Centro de Formação de Condutores Grand Prix de Amambai completa 22 anos de história. São 22 anos instalados na cidade de Amambai, formando condutores e criando laços, fazendo amigos incríveis e alunos que se tornam parte da família. Desde o início, o CFC Grand Prix tem se comprometido em oferecer uma formação completa e diferenciada para seus alunos, com infraestrutura moderna, veículos bem equipados e uma equipe pedagógica experiente.

Atualmente, a empresa trabalha com 1ª habilitação, adição de categoria, mudança de categoria e cursos especializados. Tem a honra de ser o primeiro CFC a proporcionar aos moradores amambaienses o programa “CNH Fácil” e a mudança de categoria DE, facilitando ainda mais o acesso à habilitação e ao aprimoramento dos condutores. Milhares de motoristas passaram pelo CFC Grand Prix, refletindo sua taxa de aprovação elevada e a satisfação dos alunos.

Este mês é dedicado ao fundador, Márcio Pereira, que faleceu em 20 de abril de 2021. Seu sonho continua forte nos colaboradores e familiares. Márcio foi o alicerce e a engrenagem que fez tudo isso girar. “Agradeço a todos que contribuíram para o sucesso da escola ao longo dessas décadas”, diz Lindalva AP Rinques Martins, instrutora e sócia fundadora. “Nosso objetivo sempre foi oferecer um ensino de qualidade, com respeito e responsabilidade.”

Para marcar essa data especial, foram preparadas promoções exclusivas para novos alunos e um evento de confraternização para ex-alunos e colaboradores. Com 22 anos de trajetória, a empresa segue firme na missão de formar motoristas conscientes e preparados, contribuindo para um trânsito mais seguro e harmonioso para todos.

IFMS realiza audiência pública para definir cursos da nova unidade de Amambai

0
Audiência pública para definir cursos da nova unidade de Amambai. /Foto: Geovana Biron

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) realizou, nesta quinta-feira, 25, uma audiência pública em Amambai para discutir os cursos que serão ofertados pelo novo campus da instituição. O evento, realizado das 19 às 22 horas, no auditório da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), foi aberto a autoridades locais, representantes da sociedade civil organizada e à comunidade em geral.

Um campus voltado à interculturalidade
O Campus Amambai Povos Originários integra uma proposta inédita dentro do IFMS, com foco na interculturalidade, desenvolvimento sustentável, preservação do meio ambiente, respeito e valorização cultural da região.

A Pró-Reitora de Ensino do IFMS, Dra. Claudia Santos Fernandes, destacou a importância da nova unidade. “Trago um abraço caloroso da nossa reitora, professora Elaine Borges Monteiro Cassiano. Muitos políticos, prefeitos e deputados solicitaram um novo campus do IFMS, e entre tantas cidades, Amambai foi escolhida. Ao chegar aqui, fica claro o porquê: Amambai é uma cidade próspera e dedicada. Agradeço e parabenizo a todos pela presença e pelo interesse em nos auxiliar a implantar este campus aqui.”

Ela também ressaltou que o IFMS já movimentou a cidade, sendo uma realidade em Amambai, com uma grande adesão nos cursos ofertados na modalidade de Educação a Distância (EAD). “O IFMS movimentou a classe política, econômica, e isso é só o começo de uma transformação muito positiva que o IFMS está trazendo para o município de Amambai.”

Participação e decisão
A audiência contou com a presença de diversas autoridades, líderes de entidades das mais variadas áreas, professores, acadêmicos e a equipe técnica do IFMS, incluindo o presidente do Sindicato Rural de Amambai, Rodrigo Lorenzetti, o presidente da ACIA, Clésio Damasceno Ribeiro, o Comandante da 3ª CIPM, Major Ryo Sato, além de secretários municipais e vereadores.

Durante o evento, a equipe do IFMS apresentou a estrutura da instituição, destacando que o novo campus ofertará cursos Técnicos Integrados, onde o estudante cursa o ensino médio articulado à educação profissional. Estes cursos têm duração média de três anos e meio e são oferecidos na modalidade presencial.

Além disso, já no segundo semestre, o IFMS oferecerá cursos FIC (Formação Inicial Continuada) com capacitação e qualificação para o mercado de trabalho. Entre os cursos FIC ofertados estarão: Inglês Básico 1, Inglês Básico 2, Assistente Administrativo, Vendedor, Operador de Computador e Piscicultor.

Os presentes puderam votar em três cursos, um de cada eixo temático. No total, 39 cursos foram disponibilizados para votação, divididos nos eixos: Recursos Naturais, Informação e Comunicação, e Gestão e Negócios. Os mais votados foram:


Recursos Naturais:
• Agroecologia
• Agropecuária
• Agronegócios
Informação e Comunicação:
• Técnico em Informática
• Técnico em Redes de Computadores
• Técnico em Desenvolvimento de Sistemas
Gestão e Negócios:
• Técnico em Administração
• Técnico de Serviços Públicos
• Técnico em Contabilidade

Próximos passos
De acordo com o professor Antonio Viegas Neto, responsável pela comissão de implantação do novo campus e futuro diretor do Campus Amambai, “As sugestões feitas na audiência pública serão encaminhadas à comissão responsável pela implantação do novo campus, visando à formulação da proposta de oferta dos cursos, posteriormente submetida ao Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Coepe) para análise e recomendação, e ao Conselho Superior (Cosup) para aprovação.”

“Apresentar o IFMS à comunidade por meio da audiência foi essencial para fomentar a transparência e a participação democrática no processo de seleção de cursos”, conclui Viegas Neto.

Investimento de 35 Milhões
Serão investidos 35 milhões de reais em cinco anos para a implantação do campus do IFMS em Amambai, incluindo a construção da unidade e a compra de equipamentos para cursos e projetos de Ensino, Pesquisa e Extensão. A Prefeitura de Amambai assinou uma carta de compromisso doando uma área de seis hectares na Vila Guape para a construção da sede definitiva. Existe também a possibilidade de doação de um imóvel rural de 100 hectares em Itapoty para atividades educacionais práticas. Desde 2021, o IFMS oferece cursos a distância em Amambai e, com o novo campus, novos cursos serão oferecidos a partir do segundo semestre de 2024.

Expansão
O Governo Federal anunciou a criação de 100 novos campi dos Institutos Federais como parte do Novo PAC, com um investimento de R$ 3,9 bilhões. Em Mato Grosso do Sul, os novos campi serão em Amambai e Paranaíba, somando-se aos dez já existentes no estado.

Fonte: A.N /Grupo A Gazeta

Com 80 mil famílias, MS contempla agricultura familiar com projetos inclusivos e inovadores

0
Foto: Bruno Rezende

Com 80 mil famílias inseridas neste contexto, Mato Grosso do Sul comemorou o Dia Internacional da Agricultura Familiar focado em políticas públicas que promovam a inclusão e a sustentabilidade. A data especial foi celebrada na quinta-feira (25), e o Governo do Estado reafirma o seu compromisso com o setor destinando recursos e equipamentos para que estas famílias ampliem a produção, contribuindo para a geração de empregos.

Fora isso, tal apoio contribui para a preservação da cultura local e conservação ambiental. Somente no orçamento deste ano estão previstos R$ 40 milhões para o segmento.

Esse trabalho é realizado por meio da Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação) através da Seaf (Secretaria Executiva de Agricultura Familiar, Povos Originários e Comunidades Tradicionais) e pela Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural). O foco está na promoção da sustentabilidade, competividade e dignidade dos agricultores familiares sul-mato-grossenses.

Entre as ações estão o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), que somente neste ano já destinou mais de R$ 10 milhões e tem previsão de liberar mais R$ 24 milhões até 2027 em parceria com o Governo Federal, entre outros projetos inovadores e inclusivos.

Secretário titular da Semadesc, Jaime Verruck explica que dos 17 ODS, as ações da Seaf atende a três, sendo eles: ODS1 – Erradicação da pobreza; ODS 2 – Fome Zero e Agricultura Sustentável; e ODS 17 – Parcerias e Meio de implementação.

“Nossa meta é garantir o desenvolvimento desta população que gera renda no campo com uma agricultura sustentável e de baixo carbono”, salientou Verruck.

Ele destaca outro programa que é inédito no País e que já foi lançado pelo Estado, que é o projeto Agroflorestar MS Carbono Neutro. “Trata-se de parceria entre o poder público em Mato Grosso do Sul e a iniciativa privada para a inserção da agricultura familiar sul-mato-grossense no mercado de créditos de carbono”, comenta.

Renovação

Com 80 mil famílias, MS contempla agricultura familiar com projetos inclusivos e inovadores
Foto: Saul Schramm

Para o secretário-executivo da Agricultura Familiar Humberto Melo, a agricultura familiar passa por um processo de renovação no Estado. “A agricultura familiar passa por um processo de afirmação. Criamos a secretaria, que é um espaço de referência para a concepção e formulação de políticas públicas para a agricultura familiar. Em um ano e meio de Governo Riedel, fizemos todo um processo de afirmação, conferência, buscamos inserir a agricultura familiar no plano Plurianual com programas e projetos que estão de acordo com as demandas levantadas nas conferências realizadas em todo o Estado”, enfatizou.

Melo lembra que para a agricultura familiar, no plano federal, houve a recriação do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e, no Estado a criação da Seafna Semadesc. “Articulamos políticas públicas nacionais e a concepção do Plano Plurianual 2024 a 2027. Tivemos a inserção da agricultura familiar no mercado de crédito de carbono por meio do Agroflorestar MS, que insere os produtores nesta importante política de valorização. Estamos buscando ampliar a oferta dos produtos da AF no interior por meio da implantação de Centrais de Comercialização”, diz.

Na Bioeconomia ele assinala que a Seaf tem projetos em andamento. “Estamos realizando um trabalho forte para gerar renda a partir de produtos da biodiversidade existentes nas comunidades rurais, sendo a pesquisa e extração de biodiesel da macaúba, uma das propostas”.

Melo ressalta a importância do PAA neste processo. “O PAA representa um passo importante na valorização dos produtos da agricultura familiar. Temos o PAA indígena que é o maior do País. Somente neste executamos 5 milhões envolvendo 600 agricultores indígenas, PAA Leite concluindo primeira etapa com 100 produtores envolvidos e R$ 1,2 milhão de produtos lácteos adquiridos dos produtores e entregues as famílias com vulnerabilidade alimentar”, exemplificou.

Com 80 mil famílias, MS contempla agricultura familiar com projetos inclusivos e inovadores
Foto: Bruno Rezende

Além disso, entre as novidades está em execução o PAA Sementes.

“É outro projeto inédito no País que estamos gestando esta modalidade no MS. Será destinado R$ 1 milhão para aquisição de sementes dos produtores familiares para serem entregues aos indígenas, assentados e quilombolas”, disse.

Outro projeto é o PAA Hortifruti, que terá recursos na ordem de R$ 3 milhões para atender 200 produtores, com cota anual de 15.000. Sendo ainda mais R$ 700 mil para aquisição de uma camionete e um caminhão baú refrigerado.

“Com todas estas ações vamos incentivar a produção de hortifrutis também para melhorar a alimentação da população mais necessitada. Tudo isso tem um efeito multiplicador. De um lado temos o produtor produzindo e recebendo preço justo pela produção e com a certeza de que produzindo tem onde vender. De outro lado existe a melhoria na alimentação das famílias que recebem produto fresco de qualidade vindo da agricultura familiar”, concluiu.

Fonte: Rosana Siqueira, Comunicação Semadesc

Projeto Forte Iguatemi é apresentado na Itália e fortalece identidade cultural de Paranhos

0
Professora Margareth Ribas apresentando o projeto Forte Iguatemi no Congresso Internacional de Arquitetura em Todi, Itália. Foto: Reprodução Instagram

No cenário histórico e cultural de Paranhos, Mato Grosso do Sul, o Projeto Forte Iguatemi ganhou destaque internacional. O projeto, atualmente em fase de captação de recursos e foi recentemente apresentado no segundo Summer School Congresso Internacional de Arquitetura na Itália, destacando sua importância no resgate da identidade cultural do município.

Projeto Forte Iguatemi
O Projeto Forte Iguatemi, liderado pela Professora Dra. Maria Margareth Escobar Ribas Lima, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), busca criar um espaço de memória e conhecimento em Paranhos. O objetivo é resgatar a identidade cultural do município, promovendo desenvolvimento cultural e educacional.

Por convite da Alta Scuola, uma associação científica da cidade de Orvieto e Todi na região da Umbria, Itália, a Professora Margareth Ribas teve a oportunidade de apresentar o projeto no prestigioso congresso. O evento contou com a participação de renomados arquitetos e acadêmicos internacionais.

Além da Professora Margareth, o prefeito Donizete Viaro e o historiador, arqueólogo e ex-professor da UFMS, Gilson Rodolfo Martins, também participaram da apresentação do projeto, destacando a relevância histórica e cultural do forte para Paranhos.

Em sua fala, o prefeito de Paranhos, Donizete Viaro, frisou seu empenho em realizar o Projeto Forte Iguatemi. “Nosso município é fronteiriço com a região do Paraguai, país vizinho que muito estimamos e com o qual temos boas relações políticas (…) Da nossa parte, como gestor municipal, não mediremos esforços para que as iniciativas culturais, sejam elas brasileiras ou paraguaias, sejam realizadas”, disse Donizete.

Já o historiador Gilson Rodolfo destacou a importância do projeto tanto para o Brasil quanto para o Paraguai. “Para mim, o Forte Iguatemi foi uma experiência inesquecível porque foi o primeiro sítio arqueológico que registrei oficialmente aqui em MS, no ano de 1986. (…) No sítio arqueológico há a possibilidade de extensas e profundas escavações arqueológicas por projetos acadêmicos sucessivos que, com certeza, somarão ao pouco que se tem sobre esse episódio (…) Deve-se levar em conta também a abundância de documentos escritos que ilustram os diferentes aspectos da vida social, política, econômica e ambiental do lugar. Recuperar tudo isso é muito importante para permitir uma compreensão binacional tanto do lado paraguaio quanto brasileiro. Não poderemos explicar esse passado se não houver a integração de conhecimentos”, finalizou Gilson.

A Professora Margareth Ribas acrescentou que o projeto de pesquisa já foi finalizado e agora estão na fase de divulgação dos resultados, buscando parcerias e sensibilizando instituições governamentais e não governamentais em níveis federal e estadual. “Estamos também em reuniões com o vizinho Paraguai, de forma a criar uma parceria binacional para o desenvolvimento do turismo local”, afirmou.

Projeto Forte Iguatemi é apresentado na Itália e fortalece identidade cultural de Paranhos

Contexto histórico
O Forte de Nossa Senhora dos Prazeres do Iguatemi, construído no século XVIII, está localizado no município de Paranhos e teve um papel significativo na história das disputas territoriais entre Espanha e Portugal. O forte foi uma estratégia militar crucial para conter o avanço castelhano no sul, simbolizando a presença portuguesa e, posteriormente, brasileira na área, ajudando a consolidar a soberania sobre a região. A destruição do forte levou ao abandono temporário da área, agravando as tensões que culminariam na Guerra do Paraguai (1864-1870).

O Projeto Forte Iguatemi é mais do que uma iniciativa cultural; é uma ponte entre o passado e o futuro de Paranhos. A apresentação na Itália ressalta a relevância histórica e cultural do forte, além de fortalecer os laços acadêmicos e culturais entre Brasil e Itália. Com o apoio da comunidade local e reconhecimento internacional, o Projeto Forte Iguatemi promete transformar Paranhos em um centro de memória e desenvolvimento cultural, celebrando a rica história da região e promovendo seu futuro.

Estão envolvidas no Projeto Forte Iguatemi as seguintes pessoas vinculadas à UFMS: Maria Margareth E. Ribas Lima (PhD, Coordenadora), José Alberto Ventura Couto (Dr, Membro), Rodrigo Mendes de Souza (Dr, Vice-coordenador), Gilson Rodolfo Martins (PhD, Membro), Victoria Mauricio Delvizio (PhD, Membro), Dagny Más, Gabriela Ribeiro Nunes, Gabriela Palácio Lopes, Priscila Junqueira de Souza, Isabella Araújo, Isabella Souza Pettengill, Isadora Fernandes, Laura Costa, e Tainara da Rocha Leite (Estudantes de Arquitetura e Urbanismo, Membros).

Os participantes não vinculados à UFMS incluem Donizete Aparecido Viaro (Prefeito de Paranhos), Mirian Aparecida Gavilan Jara (Secretária de Planejamento), Juliana Villela Junqueira (Arquiteta e Pesquisadora), Rozimar Brites, Luzineida Brites, Huto Vera, Daniel Vargas, Ubaldo Fernandes, Cleber Valiente, Jacy Cariz Duarte Vera (Professores(as) de Paranhos), Albertino Fachin Dias (Historiador), e Elotério Fachin Dias (Professor(a) da UEMS).

Projeto Forte Iguatemi é apresentado na Itália e fortalece identidade cultural de Paranhos

Fonte: A.N /Grupo A Gazeta

Carro ou moto? 4 dicas para escolher o veículo ideal

0
Créditos: RomanBabakin/iStock

Uma das dúvidas mais frequentes na hora de comprar um veículo novo é sobre investir em carro ou moto, já que ambos possuem características bem diferentes, com vantagens e desvantagens, mas que devem estar de acordo com o estilo de vida e a realidade do comprador.

No Brasil, 932.940 novas motos foram emplacadas entre os meses de janeiro e junho de 2024, um aumento de 19,7%, em relação ao período homólogo, segundo as informações divulgadas pela Federação Nacional de Veículos Automotores (Fenabrave). No entanto, os carros também apresentam um cenário positivo, com 484 mil veículos vendidos no primeiro semestre.

Para isso, é indispensável pensar em qual será a finalidade e o custo-benefício, pois várias despesas fazem parte do combo de um automóvel, e conhecer todos esses detalhes será fundamental para uma escolha assertiva, sem comprometer o orçamento.

Confira 4 dicas para definir a melhor opção.

Quando comprar um carro ou uma moto?

A decisão entre comprar um carro ou uma moto envolve diversos fatores e depende de necessidades, estilo de vida e orçamento. Os carros priorizam a segurança e o conforto durante os trajetos, e há mais espaço interno, ideal para famílias ou para quem precisa levar muitas coisas consigo. Optar por um modelo popular e econômico com menor consumo de combustível pode reduzir os custos com gasolina.

Caso o objetivo seja um veículo ágil para se locomover na cidade e escapar dos congestionamentos, a moto pode ser a solução mais recomendada. Motos são mais adequadas para quem não precisa levar muitos passageiros ou transportar grandes volumes de carga, principalmente para quem precisa de um veículo apenas para trajetos curtos, como ir ao trabalho ou à faculdade.

Pondere o consumo de combustível

Sem dúvida, as motocicletas saem na frente quando se trata de consumo de combustível. Em média, percorrem mais quilômetros com a mesma quantidade de litros do que os carros, mesmo modelos com cilindradas maiores. Motos são mais leves e exigem menos esforço, além de aerodinâmica superior e motores otimizados. Mas, claro, o consumo é variável conforme o modelo, carga transportada, estilo de pilotagem e condições do trânsito.

Custos com manutenção

É verdade que, em geral, as motos de baixa cilindrada têm custos mais baixos do que os carros. No entanto, essa diferença nem sempre é tão significativa, e em alguns casos, a moto pode ser mais cara de manter. Motos com maior cilindrada possuem peças mais caras e com menor vida útil, aumentando a frequência de revisões e reposições.

As duas categorias precisam de manutenção preventiva regular para garantir o bom funcionamento e a segurança. Essa manutenção inclui troca de óleo, filtros, lubrificação e outros itens. O custo pode ser mais baixo para motos, mas a diferença diminui conforme o modelo, e se assemelha ao custo da manutenção de um carro.

Faça projeções para cada tipo de veículo

Se é preciso transportar com frequência familiares e amigos ou fazer viagens, o carro é mais espaçoso e confortável. Mesmo com um custo maior a longo prazo, comprar carros em leilões de veículos ou carros seminovos pode ser uma opção para gastar menos, especialmente, quando comparados com motos mais robustas.

Avalie o valor total do veículo, incluindo taxas, impostos e seguro. Compare o preço de motos novas com carros usados, considerando o poder de compra atual. Lembre-se de despesas como revisão, manutenção, combustível, estacionamento e eventuais reparos.

Giro pelo Estado: Confira notícias que repercutiram na semana em MS

0
Arte: Grupo A Gazeta

Nesta sexta-feira, dia 26 de julho, os sites A Gazeta News e A Gazeta Conesul publicam o Giro pelo Estado. O espaço visa oferecer um resumo de notícias que repercutiram em Mato Grosso do Sul ao longo da semana. A equipe do Jornal A Gazeta reúne e analisa acontecimentos veiculados por diferentes veículos de comunicação, para manter os leitores informados de forma rápida e precisa. Acompanhe:

Ribas do Rio Pardo – Maior fábrica de celulose do mundo, Suzano inicia operação e gera 3 mil empregos

Giro pelo Estado: Confira notícias que repercutiram na semana em MS
Foto: Divulgação

A fábrica de celulose da Suzano começou a operar em Ribas do Rio Pardo, no domingo (21). Com um investimento de R$ 22,2 bilhões e capacidade para produzir 2,55 milhões de toneladas por ano, é a maior do setor no mundo. A operação inicial conta com 3 mil operários, representando 12,9% da população local. Durante a construção, gerou 10 mil empregos diretos. A construção da fábrica custou R$ 15,9 bilhões e a base de plantio e logística R$ 6,3 bilhões. (O Jacaré)

Estado – Concluída fase de estudos para concessão da “rota da celulose”

Giro pelo Estado: Confira notícias que repercutiram na semana em MS
Foto: Saul Schramm/Governo do Estado

O estudo do projeto de concessão de rodovias na região Leste de Mato Grosso do Sul foi aprovado. Envolve a adequação, reabilitação, operação e conservação das rodovias MS-040, MS-338, MS-395 e trechos das BR-262 e BR-267. O projeto, que liga Campo Grande à região sudeste do país, passará por etapas como consulta pública, audiência, apresentação aos investidores, publicação do edital e leilão na B3. O estudo considerou o aumento do fluxo de veículos em razão das novas indústrias de celulose. (Diário Online)

Dourados – Corpo encontrado carbonizado em rodovia é de servidor aposentado; mulher é presa na ação

Giro pelo Estado: Confira notícias que repercutiram na semana em MS
Foto: Reprodução

Acusada de assassinar Gesualdo Xavier, 67, a comerciante L.V.P., 27, teria cometido o crime para ficar com R$ 84 mil da venda de uma caminhonete S10 da vítima. Dona de uma conveniência em Dourados, L.V.P. também teria vendido um apartamento inexistente para Gesualdo, que a pressionava para entregar o imóvel ou devolver o dinheiro. Gesualdo desapareceu em 22 de julho e seu corpo foi encontrado no dia seguinte, na margem da BR-163, entre Dourados e Douradina, parcialmente queimado. (Campo Grande News)

Três Lagoas – IFMS está com processo seletivo aberto para contratar professores substitutos

Giro pelo Estado: Confira notícias que repercutiram na semana em MS
Foto: Divulgação/IFMS

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) abriu Processo Seletivo para duas vagas de Professor Substituto em Elétrica/Automação no Campus Três Lagoas. Os candidatos devem ter bacharelado em Engenharia Elétrica ou Engenharia de Controle e Automação e pós-graduação lato sensu. A carga horária é de 40 horas semanais, com remuneração entre R$ 4.412,63 e R$ 7.356,02. As inscrições vão até 27 de julho e aprova será no dia 10 de agosto. (EnfoqueMS)

Ponta Porã – Homem estupra idosa e diz ter recebido R$ 500 para cometer o crime, diz polícia

Giro pelo Estado: Confira notícias que repercutiram na semana em MS
Foto: Martim Andrada

Um homem não identificado foi preso em flagrante em Ponta Porã (MS) por estuprar e agredir uma idosa de 70 anos no domingo (21). A vítima pediu socorro à polícia, que encontrou o suspeito na cama dela. Ele confessou o crime, alegando ter recebido R$ 500 para realizar o ato devido a uma disputa de terra, mas não revelou o contratante. O caso foi registrado como estupro e resistência, pois ele tentou fugir e resistiu à prisão. (g1)

Campo Grande – Mãe mata filho adolescente a facadas após ele dizer que a odiava

Giro pelo Estado: Confira notícias que repercutiram na semana em MS
Foto: Reprodução/Redes sociais

K.H.R., de 17 anos, morreu após ser esfaqueado pela mãe, R.H., de 43 anos, no bairro Centro Oeste, em Campo Grande. O crime ocorreu no domingo (21), e K.H.R. foi internado em estado gravíssimo, mas faleceu à tarde. Ele foi esfaqueado na barriga, com exposição das vísceras. R.H. disse que não tinha intenção de matar, mas agiu após ele dizer que a odiava. (Top Mídia News)

Novo Horizonte do Sul – Golpista que causou prejuízo de R$ 200 mil na compra de gado em MS é preso no Paraná

Giro pelo Estado: Confira notícias que repercutiram na semana em MS
Foto: Ilustrativa/Polícia Civil

A Polícia Civil de Mato Grosso do Sul e do Paraná prendeu um homem de 41 anos, suspeito de estelionato na compra de gado em Novo Horizonte do Sul. As vítimas relataram que venderam gado ao suspeito, que pagou R$ 200 mil com cheques sem fundos. Após os crimes, o suspeito fugiu e trocou de número de telefone. Depois de mais de 30 dias foragido, ele foi capturado em Umuarama, Paraná, após troca de informações entre as polícias. (Região News)

Estado – Iagro lança novo concurso público com 29 vagas

Giro pelo Estado: Confira notícias que repercutiram na semana em MS
Foto: Divulgação

A Iagro lançou um concurso público com 29 vagas para Fiscal Estadual Agropecuário em Mato Grosso do Sul. A remuneração é de R$ 7.248,47 para 40 horas semanais. Os candidatos devem ter curso superior em medicina veterinária e CNH categoria B. O concurso inclui prova escrita em 22 de setembro e avaliação de títulos em 16 de outubro, com resultado em 19 de novembro. Inscrições seguem até 29 de agosto de 2024 no site do Instituto Selecon. (Douranews)

Fronteira – Brasileiro acusado de roubar cassinos no Paraguai é preso na fronteira com Mundo Novo

Giro pelo Estado: Confira notícias que repercutiram na semana em MS
Foto: Polícia Nacional

Um homem de 30 anos foi preso em Salto de Guairá, Canindeyú, próximo ao município sul-mato-grossense de Mundo Novo. por participação em um assalto ao Royal Bingo em junho. A câmera de segurança capturou dois homens armados que, durante o roubo, forçaram os clientes a se jogarem ao chão para não serem mortos. O criminoso brasileiro tem mandados de prisão internacionais por roubo qualificado em seu país. (Midiamax)

Cultura – Gravado em Campo Grande, filme ‘Sala Secreta’ é lançado hoje no MIS

Giro pelo Estado: Confira notícias que repercutiram na semana em MS
Foto: Reprodução

Nesta sexta-feira (26), às 19h30, estreia “Sala Secreta” no Museu da Imagem e do Som de Mato Grosso do Sul. Dirigido pelo cineasta Davi Pierre, o filme é um suspense com mistério e romance, filmado em Campo Grande. A trama acompanha um grupo de investigadores de elite que perseguem terroristas responsáveis por atentados contra políticos, enfrentando sacrifícios pessoais. O longa, que levou dois anos para ser concluído, foi financiado pelo diretor, atores e equipe técnica. (O Pantaneiro)


Fonte: Redação/Grupo A Gazeta

Vacinação contra COVID-19: Mais de 185 mil pessoas se imunizaram com pelo menos duas doses da vacina

0
Foto: Divulgação

Desde o surgimento da pandemia de COVID-19, as vacinas se destacaram como uma das armas mais eficazes na luta contra o vírus. Na região do Cone Sul do Mato Grosso do Sul, os esforços de vacinação têm apresentado resultados significativos, não apenas na redução de casos e mortes, mas também na retomada das atividades sociais e econômicas. Até o momento, mais de 185 mil pessoas completaram o esquema vacinal com as duas doses na região do Cone Sul, refletindo um avanço considerável na batalha contra a pandemia.

Com uma população de 258.841 habitantes, a região do Cone Sul conseguiu imunizar 185.336 pessoas com pelo menos duas doses da vacina. (Detalhes por município podem ser conferidos abaixo.)

Impacto da vacinação: redução de casos e mortes

Desde o início da campanha de vacinação, observou-se uma queda significativa nos números de casos e mortes por COVID-19 em todo o Brasil. Em 2021, o país enfrentou o ano mais crítico da crise sanitária, com 424 mil mortes registradas, conforme dados do Ministério da Saúde. Esses números dramáticos foram reduzidos para 74 mil em 2022, 14 mil em 2023 e 3,5 mil nos primeiros cinco meses de 2024. Profissionais da saúde, como a coordenadora de imunização de Amambai, Luzia Pereira, atribuem esse declínio à ampla adesão à vacinação.

Desafios e desinformação

Apesar dos progressos, a campanha de vacinação enfrentou desafios significativos, incluindo a propagação de desinformação. Inicialmente, muitas pessoas foram influenciadas por notícias falsas que geraram dúvidas sobre a segurança e eficácia das vacinas. Profissionais de saúde de Amambai relataram diversas razões para a recusa à vacinação, muitas vezes baseadas em informações incorretas, como o temor infundado de efeitos adversos graves, como a infertilidade.

Estudos científicos recentes têm desmentido categoricamente essas alegações infundadas, garantindo que as vacinas contra a COVID-19 são seguras para homens, mulheres e até mesmo para mulheres grávidas. Instituições de saúde de renome nacional e internacional, como a Universidade de São Paulo e a Universidade de Miami, publicaram estudos que refutam qualquer associação entre vacinação e infertilidade. Pesquisas robustas indicam que as vacinas, incluindo as de RNA mensageiro, não afetam a fertilidade masculina ou feminina. Ao contrário, a infecção pelo vírus pode ter impactos negativos na fertilidade masculina. A informação foi publicada no site oficial do Ministério da Saúde. Portanto, é crucial combater a desinformação com base em evidências científicas confiáveis.

Com a continuidade das campanhas de vacinação e o desenvolvimento de novas tecnologias, como a vacina Spin-TEC desenvolvida no Brasil, as estratégias de saúde pública na região estão sendo fortalecidas. Iniciativas como o Centro Nacional de Vacinas em Belo Horizonte estão prometendo impulsionar a pesquisa e a produção de vacinas no país, preparando-o melhor para enfrentar futuras crises de saúde pública.

Vacinação contra a Covid-19 no Cone Sul:

Amambai
1ª dose: 32.635
2º dose: 27.231
3ª dose: 96
Dose reforço: 13.929
População total IBGE: 39.325

Aral Moreira
1ª dose: 8.059
2º dose: 7.056
3ª dose: 394
Dose reforço: 5.562
População total IBGE: 10.748

Caarapó
1ª dose: 25.485
2º dose: 23.227
3ª dose: 348
Dose reforço: 13.417
População total IBGE: 30.612

Coronel Sapucaia:
1ª dose: 11.959
2º dose: 9.431
3ª dose: 59
Dose reforço: 4.67
População total IBGE: 14.289

Eldorado
1ª dose: 9.851
2º dose: 7.971
3ª dose: 165
Dose reforço: 5.624
População total IBGE: 11.386

Iguatemi
1ª dose: 12.374
2º dose: 10.811
3ª dose: 184
Dose reforço: 6.352
População total IBGE: 13.808

Itaquiraí
1ª dose: 16.459
2º dose: 14.719
3ª dose: 23
Dose reforço: 9.635
População total IBGE: 19.423

Japorã
1ª dose: 7.997
2º dose: 6.798
3ª dose: 276
Dose reforço: 2.944
População total IBGE: 8.148

Juti
1ª dose: 6.108
2º dose: 5.312
3ª dose: 22
Dose reforço: 2.955
População total IBGE: 6.729

Mundo Novo
1ª dose: 11.167
2º dose: 9.896
3ª dose: 63
Dose reforço: 9.588
População total IBGE: 19.193

Naviraí
1ª dose: 41.897
2º dose: 38.213
3ª dose: 177
Dose reforço: 19.452
População total IBGE: 50.457

Paranhos
1ª dose: 10.984
2º dose: 9.631
3ª dose: 26
Dose reforço: 4.134
População total IBGE: 12.921

Sete Quedas
1ª dose: 6.568
2º dose: 6.263
3ª dose: 0
Dose reforço: 865
População total IBGE: 10.994

Tacuru
1ª dose: 9.627
2º dose: 8.777
3ª dose: 970
Dose reforço: 5.648
População total IBGE: 10.808

Fonte: A. N/ Grupo a Gazeta

Previsão do tempo para sexta-feira é de continuidade do calor e ar seco em MS

0

A previsão do tempo para esta sexta-feira (26) em Mato Grosso do Sul aponta para a continuidade do clima quente e seco que tem prevalecido na região. A atuação de um bloqueio atmosférico mantém o céu com sol predominante e variação de nebulosidade, enquanto um sistema de alta pressão atmosférica inibe a formação de nuvens e chuvas.

Segundo o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), as temperaturas se mantêm estáveis e acima da média, com uma leve elevação ao longo do final de semana. As mínimas para esta sexta-feira devem variar entre 17°C e 24°C, dependendo da região, enquanto as máximas podem alcançar entre 30°C e 37°C.

Especificamente em Campo Grande, a mínima será de 20°C e a máxima de 34°C. Além do calor intenso, o ar seco predomina com baixos níveis de umidade relativa, entre 10% e 30%. Essa combinação pode causar desconforto, e recomenda-se a ingestão de bastante líquido e a umidificação dos ambientes para aliviar os efeitos da seca.

Os ventos soprarão predominantemente do quadrante leste/nordeste, com velocidades variando entre 30 km/h e 50 km/h. É possível que ocorram rajadas pontuais de vento acima de 50 km/h, principalmente nas regiões mais expostas.

Previsão do tempo para sexta-feira é de continuidade do calor e ar seco em MS

Comunicação Governo de MS