15.4 C
Amambai
sábado, 27 de junho de 2026
Início Site Página 887

Fundect e Senai lançam chamada pública para projetos inovadores em bioeconomia

0
Foto: Divulgação

A Fundect (Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia de MS), vinculada à Semadesc (Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), e o Senai-MS (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) lançaram a chamada pública para o edital de Inovação Mato Grosso do Sul para a Indústria em Bioeconomia.

A iniciativa tem o objetivo de disponibilizar recursos financeiros para projetos inovadores na área de bioeconomia, direcionados à indústria sul-mato-grossense. Na parceria, o Governo de MS, via Fundect, destinará R$ 8 milhões para o desenvolvimento dos projetos aprovados e o Senai/MS fará uma contrapartida de R$ 1 milhão. As empresas selecionadas também disponibilizarão contrapartida financeira de, no mínimo, 10% do valor total do projeto. Os recursos não são reembolsáveis.

Os projetos devem ser apresentados por empresas ou startups de base tecnológica para o desenvolvimento de soluções a desafios tecnológicos na utilização de recursos biológicos, renováveis ou recicláveis, com foco na sustentabilidade dos sistemas de produção, atuando em um modelo de desenvolvimento econômico, que visa conciliar geração de renda e conservação ambiental, soluções voltadas a eco inovação, biomimética aplicada a produtos e processos industriais e foco nas cadeias de maior valor agregado da bioeconomia: biofármacos, biocosméticos e alimentos funcionais.

Inscrições

As inscrições para a chamada estão abertas até 23 de agosto. As propostas devem ser submetidas pela Plataforma Inovação para Indústria – Chamada Regional e devem estar alinhadas com os desafios do Senai/MS para a indústria sul-mato-grossense: “preparar a indústria para o futuro, impulsionando transformações por meio da inovação”.

As empresas proponentes devem ser do setor industrial ou startups de base tecnológica com CNPJ ativo no Estado de Mato Grosso do Sul. A seleção será em duas etapas. Somente as ideias aprovadas na primeira etapa poderão submeter os planos de projeto na segunda etapa, conforme o edital.

Para mais informações, consulte a página da Chamada Pública.

Pré-candidata a prefeita, Rhaiza Matos terá Zelmo de Brida de vice

0
Foto: Assessoria

A pré-candidatura da prefeita Rhaiza Matos (PSDB) à reeleição em Naviraí traz consigo um forte apoio político e uma aliança que promete impactar as eleições municipais. Zelmo de Brida (Republicanos), que foi prefeito de Naviraí por dois mandatos entre 2005 e 2012, é um nome conhecido e respeitado na cidade, sendo o último a conquistar a reeleição no município.

Esta parceria entre Rhaiza e Zelmo não é apenas uma união de nomes, mas sim uma fusão de valores e visão. A atual gestão de Rhaiza tem sido um farol de desenvolvimento, colocando Naviraí de volta no mapa do crescimento, e a experiência política de Zelmo acrescenta ainda mais força a essa trajetória.

A pré-candidatura de Rhaiza Matos conta com apoio do governador Eduardo Riedel e do presidente estadual do PSDB, Reinaldo Azambuja. Esse respaldo demonstra a confiança dos líderes estaduais na administração da prefeita e seu compromisso com o desenvolvimento de Naviraí.

Além disso, a aliança entre PSDB, Republicanos, PSD, MDB, Cidadania e Podemos, amplia a base de suporte, reunindo uma diversidade de eleitores em torno de um projeto comum, que é o melhor para Naviraí.

A combinação da experiência de Zelmo de Brida e a liderança de Rhaiza Matos, juntamente com o forte apoio de figuras importantes no Estado, apresenta uma proposta robusta para a continuidade da gestão em Naviraí.

A convencão municipal da federação PSDB Cidadania será neste sábado (03/08), a partir das 18h na Câmara Municipal.

Atitude é a palavra de ordem dos atletas na disputa dos Jogos Escolares da Juventude de MS

0
Fotos: Álvaro Rezende

“Levanta e vamos vibrar juntos”, incita um adolescente ao amigo ao lado, que estava ainda sentado enquanto se apresentavam no palco principal da Concha Acústica Helena Meirelles dezenas de crianças do projeto Vozes e Dança da Periferia. “Tenham atitude e deem o melhor de vocês”, aconselha o governador Eduardo Riedel aos milhares de atletas ali presentes.

Pisar em uma arena para competir ou ser julgado por outrem nunca é fácil e exige coragem, esforço e atitude, lições que vão além do esporte e servem para todos os campos da vida. Assim, os Jogos Escolares da Juventude de Mato Grosso do Sul, etapa de 15 a 17 anos, deram seu pontapé inicial nesta quinta-feira (1º) à noite no Parque das Nações Indígenas, em Campo Grande.

Atitude é a palavra de ordem dos atletas na disputa dos Jogos Escolares da Juventude de MS

Capitaneado pela Setesc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura) e pela Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul), os Jogos Escolares da Juventude de 2024 terão mais de 3,5 mil estudantes-atletas envolvidos em 16 modalidades, com 55 municípios representados.

“Tenham atitude e deem o melhor de vocês, pois todos estão fazendo algo transformador para a sociedade sul-mato-grossense” foi a frase completa de Riedel para resumir o espírito dos Jogos e incentivar os adolescentes a encararem não apenas as disputas esportivas que virão pela frente, mas também os principais desafios que terão em suas vidas.

Além do governador Eduardo Riedel, o secretário de Turismo, Esporte e Cultura, Marcelo Miranda, e os diretores-presidentes da Fundesporte, Paulo Ricardo Martins Nuñez, e da Fundação de Cultura, Eduardo Mendes, também prestigiaram a solenidade de abertura. Representantes do TJ (Tribunal de Justiça) e da Defensoria Pública também marcaram presença.

Atitude é a palavra de ordem dos atletas na disputa dos Jogos Escolares da Juventude de MS

Esporte Transforma

Todos ali puderam conferir mais do que apresentações, mas lições de vida que vão desde a fala incentivadora do Superman da Liga do Bem, que participou da animação da festividade, até a demonstração de superação dos garotos e garotas que integram o projeto Vozes e Dança da Periferia, do Instituto Maná do Céu Para os Povos, de Campo Grande.

Como o próprio nome já antecipa, a música e a dança desses jovens contagiaram a plateia, que não titubeou e se envolveu na apresentação, aplaudindo-os em pé. Logo atrás deles, entre as autoridades, Riedel e Miranda não conseguiram esconder a emoção e, sim, choraram.

“Há dez anos o Estado estava em uma situação difícil, os Jogos Escolares estavam em condições ruins e o volume de participantes era baixo. Nessa época vocês nem imaginavam que estariam aqui, e nesse período conseguimos reverter esse quadro”, comenta o governador para uma plateia lotada e já sem espaços para sentar, contrastando com o passado.

O cenário também demonstra a mudança alcançada por um trabalho de longo prazo para valorizar o esporte sul-mato-grossense de base. “Milhares de jovens se movimentam nas disputas para chegar até aqui, e depois vão representar o Mato Grosso do Sul nacionalmente. As passagens já estão compradas, todas aéreas. Agora é com vocês”, conclui o governador em seu recado.

“Trabalhamos com muito empenho para estruturar os Jogos e chegar a esse patamar. Saúdo todos que deixam suas casas e famílias para estar aqui, competindo ou organizando. Falamos muito da transformação dos Jogos Escolares, mas essas ações e transformações são frutos de um longo trabalho, que começou lá atrás, ainda em 2015”, destaca o titular da Setesc, Marcelo Miranda, relembrando ainda o período em que comandou a Fundesporte.

Como serão os Jogos em MS

Os Jogos Escolares da Juventude de 2024 serão realizados durante o mês de agosto, tendo como sede Campo Grande. As disputas serão fracionadas por blocos, sendo que o primeiro começou ontem (1º) e vai até o próximo dia 5. Nessa fase ocorrem disputas individuais de atletismo, badminton, ciclismo, judô, taekwondo, tênis de mesa, vôlei de praia e wrestling.

No segundo bloco, entre 5 e 12 de agosto, as modalidades coletivas entram em cena com voleibol e handebol na primeira e segunda divisões. O terceiro bloco ocorre entre os dias 12 e 19 e também será dedicado a modalidades coletivas, incluindo basquetebol e futsal na primeira e segunda divisões. Por último, haverá disputas de ginástica artística, ginástica rítmica, natação e xadrez entre os dias 16 e 19 de agosto.

Os Jogos Escolares da Juventude de Mato Grosso do Sul classificam os estudantes para a etapa nacional escolar, os Jogos da Juventude, que são organizados pelo COB (Comitê Olímpico do Brasil) e ocorrerão neste ano entre 13 e 28 de novembro, em João Pessoa (PB).

MS Saúde realiza 460 procedimentos oftalmológicos em Dourados e Bela Vista

0
Fotos: Divulgação HRGD e SES

O Programa MS Saúde: Mais Saúde, Menos Fila atendeu 460 pacientes dos municípios de Dourados e Bela Vista com cirurgias oftalmológicas entre os dias 22 e 28 de julho. A iniciativa do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, por meio da SES (Secretaria de Estado de Saúde), visa reduzir filas e melhorar o acesso a tratamentos especializados para a população.

Segundo a superintendente de Gestão Estratégica da SES, Maria Angélica Benetasso, os procedimentos fazem parte da segunda fase do programa. “Foram duas semanas de trabalho intenso das equipes dos municípios com o apoio do nosso time da SES para entregar esse resultado à população”, destaca.

MS Saúde realiza 460 procedimentos oftalmológicos em Dourados e Bela Vista

No Hospital Regional de Cirurgias da Grande Dourados, foram realizadas 340 cirurgias nos dias 26, 27 e 28 de julho, com mais de 100 procedimentos por dia para reabilitar a visão dos pacientes. As cirurgias de catarata ocorreram sem interrupção do fluxo normal dos demais procedimentos agendados no hospital.

“Foi um final de semana muito significativo para o hospital. Estamos ajudando as pessoas a recuperar a visão, permitindo que realizem suas atividades diárias sem dificuldades. Isso destaca a sensibilidade e o compromisso do Governo do Estado com a saúde da população”, explicou o diretor-geral da unidade, Alex Marques Cruz.

O mutirão não apenas alivia a angústia da população que sofre com problemas de visão, mas também desempenha um papel fundamental na redução da fila de espera, permitindo que o sistema de saúde atenda a mais pacientes de forma eficiente e oportuna.

MS Saúde em Bela Vista

Seguindo a programação, a segunda etapa do Projeto ‘MS Saúde: Mais Saúde, Menos Fila’ também chegou ao município de Bela Vista. Entre os dias 22 e 24 de julho, pacientes passaram por consultas pré-operatórias e cirurgias oftalmológicas realizadas no Hospital São Vicente de Paula.

“As cirurgias foram um sucesso, não tivemos intercorrências, e os pacientes ficaram muito satisfeitos. O MS Saúde tem colaborado bastante com a saúde da população de Bela Vista”, afirmou o médico Gabriel Baez Gonçalves.

Ao todo, 120 pacientes foram avaliados durante a ação, com a realização de 70 procedimentos de correção de catarata e 107 de pterígio.

MS Saúde realiza 460 procedimentos oftalmológicos em Dourados e Bela Vista
MS Saúde realiza 460 procedimentos oftalmológicos em Dourados e Bela Vista
MS Saúde realiza 460 procedimentos oftalmológicos em Dourados e Bela Vista

Destaque da semana: lei federal permite levar manejo feito em MS a outros estados do País

0
Foto: Corpo de Bombeiros

Na semana marcada pela sanção da Política Nacional de Manejo Integrado do Fogo, o anúncio feito pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva na região pantaneira de Corumbá ganhou destaque na imprensa em geral e deixou ainda mais evidente a importância da legislação com foco na prevenção dos incêndios florestais. 

Durante live na quinta-feira (2) sobre as ações de combate, foi destacado que o regramento federal estende aos outros estados brasileiros algo já feito em Mato Grosso do Sul com diretrizes bem estabelecidas no uso controlado do fogo em atividades de manejo de vegetação. 

Esse avanço se consolidou com a criação do Pemif (Plano Estadual de Manejo Integrado do Fogo), instituído pelo Decreto nº 15.654, de 15 de abril de 2021

Destaque da semana: lei federal permite levar manejo feito em MS a outros estados do País
Secretário Jaime Verruck (Foto: Bruno Rezende)

“Aquilo que Mato Grosso do Sul já tinha, que é a queima prescrita, controlada, tudo isso passa a fazer parte do escopo federal. Também o governo federal cria um comitê nacional do MIF (Manejo Integrado do Fogo). Então, a gente vai ter um regramento para o País. A expectativa é que a gente também tenha alocação de recursos do orçamento federal para o próximo ano”, ressalta Jaime Verruck, secretário de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação.

O manejo do fogo em Mato Grosso do Sul abrange uma ampla gama de práticas, incluindo a realização de queimadas controladas e prescritas, que precisam de autorização do governo estadual. Medidas essenciais para o controle da biomassa acumulada, fazendo a queima antecipada do material e reduzindo o risco de grandes incêndios florestais. A implementação de aceiros também tem se mostrado eficaz para evitar o avanço dos incêndios.

“Eu acredito que no ano que vem a gente tenha uma política nacional de manejo integrado de fogo. Isso facilita e muito baseado na experiência já utilizada aqui em Mato Grosso do Sul. Agregamos mais uma lei federal e com certeza a gente cria uma política mais densa e estruturada”, complementa o secretário. 

Destaque da semana: lei federal permite levar manejo feito em MS a outros estados do País

Jaime Verruck lembra que a lei estadual foi elaborada considerando técnicas já experimentadas pelos pantaneiros e pelas comunidades indígenas. “Agora a lei federal traz também esse escopo e mantém a questão da responsabilização do nexo causal que essa era uma grande discussão no Congresso Nacional. Só podemos responsabilizar alguém pelo fogo se for identificado o nexo causal. Aquele indivíduo colocou fogo na propriedade fora da queima prescrita, controlada, fora dos prazos”, detalha.

O titular da Semadesc ainda aproveita para fazer um alerta: “Tem muitos produtores rurais e até fora do Pantanal que tem autorização de queima controlada, mas ela está suspensa. Por mais que alguém tenha uma autorização válida por dois anos, não pode colocar fogo agora”.    

Em 11 de junho deste ano, o Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul) publicou no Diário Oficial a Portaria 1.427 que suspende os efeitos das autorizações ambientais de queima controlada pelo prazo de 180 dias. A justificativa considera as condições climáticas extremas (estiagem prolongada, elevadas temperaturas, baixa umidade do ar e ventos com velocidade acima de 30 quilômetros por hora) que representam fatores de risco de incêndios.

Importante obra de contenção de alagamento em Amambai

0
Fotos: A Gazeta

Uma importante obra de contenção de alagamento, com drenagem, complementação da bacia e pavimentação asfáltica, vem sendo realizada pela prefeitura nas imediações do Colégio Celq, mais precisamente na Rua Sete de Setembro, esquina com a Rua Benjamim Constant, que dá acesso ao Parque da Cidade.

A reportagem do Jornal A Gazeta registrou a movimentação de obras no local e o registro serve de alerta aos motoristas sobre o impedimento do trânsito naquela localidade.

Importante obra de contenção de alagamento em Amambai

Fonte: Redação/Grupo A Gazeta

Em convenção, PSDB/Cidadania define nesta sexta o nome de Janete Córdoba à Prefeitura de Amambai

0
A vereadora e pré-candidata a prefeita pela Federação PSDB/Cidadania nas eleições 2024, em Amambai, Janete Córdoba. (Foto: Divulgação)

A Gazeta

Em convenção marcada para acontecer nesta sexta-feira, 2 de agosto, a federação composta pelo Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) e pelo Cidadania, vai definir a vereadora e pré-candidata Janete Córdoba como o nome oficial das siglas para concorrer à prefeitura nas eleições municipais deste ano em Amambai.

Durante o ato político, previsto para acontecer a partir das 18h no Palladium Buffet, também serão definidos, por meio de aprovação, os nomes dos candidatos e candidatas das duas siglas para disputarem cadeiras de vereador na Câmara Municipal local nas eleições municipais 2024, que vão acontecer no próximo dia 6 de outubro.

Lideranças políticas locais, regionais e estaduais estão sendo aguardadas para prestigiar a convenção tucana/Cidadania nesta sexta-feira, 2 de agosto, em Amambai.

Em convenção, PSDB/Cidadania define nesta sexta o nome de Janete Córdoba à Prefeitura de Amambai

A Gazeta recebe visita do coordenador de Governo

0
Fotos: Clesio Ribeiro

O coordenador Regional de Governo, Tiago Mariano, esteve visitando a redação do Jornal A Gazeta na manhã desta sexta-feira (02). Ele está no Governo desde fevereiro deste ano, após retornar dos Estados Unidos, onde morou por mais de 5 anos.

Tiago é casado com Lola Mariano, um casal conhecido e de família tradicional de Amambai, cidade onde trabalharam tempos atrás na área de comunicação e também política, na gestão do ex-prefeito Dirceu Lanzarini. Atualmente, o casal vive em Campo Grande e tem dois filhos.

Durante a visita ao Jornal, Tiago falou sobre a experiência de morar nos Estados Unidos e frisou que a saudade de viver no Brasil, principalmente em Mato Grosso do Sul, perto de familiares e amigos, não tem comparação. “Aqui é o nosso lugar”, frisou.

A Gazeta recebe visita do coordenador de Governo

Por Clesio Ribeiro

Vereador de Caarapó é multado por propaganda eleitoral antecipada

0
Vereador Negão. Foto: Reprodução/Câmara de Caarapó

Redação

O vereador Wenderson Willian dos Reis Ferreira, o “Negão”, de Caarapó, foi condenado pela Justiça Eleitoral a pagar uma multa de R$ 5 mil por violar o artigo 36 da Lei nº 9.504/97, que trata da propaganda eleitoral. A ação foi iniciada pelo Diretório Municipal do Partido Liberal (PL) de Caarapó devido a uma publicação nas redes sociais feita em 5 de julho de 2024.

Na postagem, Negão usou frases como “Vamos caminhar lado a lado” e “Conto com o apoio de todos vocês nessa jornada”, o que resultou em uma denúncia por propaganda eleitoral antecipada. A juíza Camila de Melo Mattioli Pereira considerou que a imagem divulgada tinha um claro caráter eleitoral. A decisão foi baseada no parágrafo único do art. 3º-A da Resolução TSE nº 23.610/2019, que destaca que a liberdade de expressão não é absoluta quando confrontada com a igualdade e legitimidade do processo eleitoral.

Negão, que está em seu primeiro mandato como vereador e atua como pintor na construção civil em Caarapó, recorreu da decisão. O Grupo A Gazeta contatou o vereador, que confirmou ter removido a publicação há cerca de 15 dias, logo que foi notificado, e também informou sobre o recurso movido na Justiça Eleitoral para tentar reverter a multa.

(Com informações do JD1 Notícias)

Detran atende Lia Nogueira e implanta redutor de velocidade no Anel Viário em Dourados

0
Fotos: Divulgação

Técnicos de uma empresa especializada realizaram a implantação de um redutor de velocidade no Anel Viário Ivo Anunciato Cersósimo, nas proximidades do local onde um indígena foi atropelado e morto esta semana. Duas crianças também foram vítimas fatais e os acidentes geraram protesto por parte da comunidade indígena.

Detran atende Lia Nogueira e implanta redutor de velocidade no Anel Viário em Dourados

O pedido da implantação de uma lombada eletrônica já tinha sido feito pela deputada estadual Lia Nogueira (PSDB) em maio do ano passado e reiterado na quarta-feira (31), ao diretor-presidente do Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul), Rudel Trindade e ao diretor-adjunto do Detran, João César Mattogrosso.

Lia Nogueira ponderou que o Anel Viário é um importante marco divisório entre os bairros, o centro e as aldeias indígenas, além de possuir um tráfego intenso de veículos e pedestres e que novas tragédias precisavam ser evitadas. “Houve sensibilidade por parte do Governo do Estado em atender o nosso pedido e com isso vidas serão salvas”, disse a deputada.

Aparecido Dias Duarte, gerente da Agência Regional de Trânsito de Dourados, afirmou que o equipamento entra em funcionamento ainda neste final de semana e a velocidade máxima será de 60 quilômetros hora.

Detran atende Lia Nogueira e implanta redutor de velocidade no Anel Viário em Dourados

Bombeiros informam que 193 e telefone fixo estão inoperantes e disponibilizam o (67) 99822-0592

0
Foto: Divulgação

Redação

Na manhã desta sexta-feira, dia 02 de agosto, o Corpo de Bombeiros de Amambai comunicou que o número de emergência 193 e a linha de telefone fixo estão temporariamente inoperantes, devido a problemas técnicos.

Enquanto isso, o Corpo de Bombeiros disponibilizou um número temporário via WhatsApp (67) 99822-0592 para que a população possa solicitar ajuda em casos de emergência.

Giro pelo Estado: Confira notícias que repercutiram na semana em MS

0
Arte: Grupo A Gazeta

Nesta sexta-feira, dia 02 de agosto, os sites A Gazeta News e A Gazeta Conesul publicam o Giro pelo Estado. O espaço visa oferecer um resumo de notícias que repercutiram em Mato Grosso do Sul ao longo da semana. A equipe do Jornal A Gazeta reúne e analisa acontecimentos veiculados por diferentes veículos de comunicação, para manter os leitores informados de forma rápida e precisa. Acompanhe:

Bandeirantes – Três morrem em mais um acidente grave na BR-163

Giro pelo Estado: Confira notícias que repercutiram na semana em MS
Foto: Lucyanne Aparecida Scariot

No domingo (28), três pessoas morreram e duas ficaram feridas em um acidente na BR-163, em Bandeirantes, envolvendo uma caminhonete e dois caminhões. As vítimas fatais foram Atelmo Wolfarth e seu filho Helio Jose Wolfarth, que morreram no local, e Alfredo Antônio Tumelero, que faleceu a caminho do hospital. Acíria Maria Wolfhart, esposa de Atelmo, foi socorrida e hospitalizada. A caminhonete teria invadido a pista contrária e colidiu frontalmente com um caminhão Ford Cargo. (O Liberal News)

Fronteira – Ofensiva contra narcos destrói quase cem toneladas de maconha na fronteira

Giro pelo Estado: Confira notícias que repercutiram na semana em MS
Foto: Divulgação

Na fronteira com Mato Grosso do Sul, perto de Yby Pytá, próximo a Paranhos e Sete Quedas, a Senad do Paraguai destruiu quase cem toneladas de maconha em fase de cultivo e processamento. Em nota nesta quinta-feira (1º), a Senad informou a eliminação de 32 hectares de cultivos de maconha e a destruição de 12 acampamentos precários, estimando-se um prejuízo de 3 milhões de dólares ao tráfico só no primeiro dia. (Campo Grande News)

Esporte – Judoca de MS, Rafael ‘Baby’ é eliminado em estreia do individual nas Olimpíadas de Paris

Giro pelo Estado: Confira notícias que repercutiram na semana em MS
Foto: Getty Images/CBJ

O judoca sul-mato-grossense Rafael Silva, o ‘Baby’, estreou com derrota nos Jogos Olímpicos de Paris. Ele enfrentou o azerbaijano Ushangi Kokauri na categoria dos pesados (+100 kg) e foi eliminado. No sábado (3), ele competirá na disputa por equipes mistas, encerrando o programa de judô. Durante a luta, Rafael foi punido duas vezes por falta de combatividade, sendo projetado em waza-ari e imobilizado até o ippon. (Midiamax)

Rochedo – Acusado de incendiar Pâmela é condenado a 30 anos de prisão

Giro pelo Estado: Confira notícias que repercutiram na semana em MS
Foto: Divulgação

D.S.R., de 27 anos, foi condenado a 30 anos de prisão por incendiar sua esposa, Pâmela Oliveira da Silva, na presença dos filhos, em Rochedo, fato ocorrido em 21 de julho de 2022. O crime ocorreu após uma discussão sobre a separação que D.S.R. não aceitava. Durante o julgamento, ele negou a autoria, alegando que Pâmela queria tirar a própria vida. No entanto, testemunhos e evidências mostraram que ele jogou combustível sobre ela e ateou fogo. Pâmela, com 90% do corpo queimado, relatou os fatos antes de morrer. (Dourados News)

Estado – Suzano conclui compra de 70 mil hectares por R$ 2,12 bilhões

Giro pelo Estado: Confira notícias que repercutiram na semana em MS
Foto: Reprodução

A Suzano concluiu a compra de 70 mil hectares de terra em Mato Grosso do Sul por R$ 2,1 bilhões. A aquisição inclui a totalidade da participação societária das empresas Timber VII SPE S.A. e Timber XX SPE S.A., sob gestão do BTG Pactual Timberland Investment Group. O contrato foi fechado em dezembro passado, mas a conclusão das transações foi comunicada na última quarta-feira (31). Das terras adquiridas, 50 mil hectares são úteis, com eucalipto plantado em idades variadas. (Correio do Estado)

Cassilândia – Grave acidente de trânsito provoca incêndio florestal

Giro pelo Estado: Confira notícias que repercutiram na semana em MS
Foto: Divulgação

No domingo, dia 28 de julho, um acidente ocorreu na rodovia MS-306, em Cassilândia. Envolveu duas carretas e um carro de passeio com cinco ocupantes. Uma carreta carregada com ferro velho estava parada na faixa de recuo com pneu furado. Ao passar por ela, o motorista do carro perdeu o controle e provocou o acidente. O acidente resultou em um incêndio florestal, que exigiu intenso trabalho para ser contido. Os cinco ocupantes do carro foram socorridos, todos conscientes e orientados. (Jovemsul News)

Dourados – Menina morta em acidente tinha 5 anos e mãe pediu ajuda para famílias

Giro pelo Estado: Confira notícias que repercutiram na semana em MS
Foto: Sidnei Bronka/Ligado Na Notícia

Lívia, de 5 anos, morreu em um acidente de trânsito na quarta-feira (31) em Dourados. Sua mãe, de 24 anos, foi levada ao hospital, debilitada e abalada pela situação. Lívia estava na cadeirinha no banco de trás do veículo, quando o acidente ocorreu. A mãe conduzia um Fiat Línea e, por motivos desconhecidos, perdeu o controle do veículo, que capotou várias vezes. Ela pediu ajuda a outras famílias que passavam pelo local e saiu com Lívia no colo para esperar o Samu, que, ao chegar, constatou o óbito. (JD1 Notícias)

Caarapó – Pastor é preso por estupro de filha, enteadas e netas

Giro pelo Estado: Confira notícias que repercutiram na semana em MS
Foto: Divulgação

Um pastor, que teria abusado de sua filha, enteadas e netas por pelo menos nove anos. foi preso ontem (1º) em Caarapó. A primeira denúncia ocorreu em 2015, mas o autor intimidava as vítimas, alegando que sua posição de pastor as descredibilizaria. A situação veio à tona quando uma adolescente, de 15 anos, com dificuldades escolares, revelou os abusos. Uma irmã de 10 anos e uma prima de 14, bem como as mães das vítimas, também se revelaram vítimas. (Capital News)

Corumbá – Em visita ao Pantanal, presidente Lula sanciona lei de manejo do fogo

Giro pelo Estado: Confira notícias que repercutiram na semana em MS
Foto: Ricardo Stuckert / PR

O Projeto de Lei 1818/2022, que institui a Política Nacional de Manejo Integrado do Fogo, foi sancionado pelo presidente Lula na quarta-feira (31) em Corumbá, visando enfrentar os incêndios no Pantanal, que destruíram mais de 1 milhão de hectares este ano. Lula destacou a importância da lei para a COP30, que o Brasil sediará em Belém no próximo ano. O governador Eduardo Riedel elogiou as medidas preventivas adotadas e a parceria com o governo federal, ressaltando os recursos e os brigadistas. (Primeira Página)

Dourados – Indígenas fecham rodovia após morte de liderança por atropelamento

Giro pelo Estado: Confira notícias que repercutiram na semana em MS
Foto: Reprodução/Marcos Morandi

Indígenas da etnia Guarani Kaiowá, de Dourados, realizaram o velório de Catalino Guarani Kaiowá, atropelado por um carro, em uma rodovia próxima à aldeia Bororó. O homem, de 49 anos, foi morto no dia 30 de julho. O ato foi um protesto contra a negligência das autoridades com a segurança e infraestrutura da região. Segundo vídeos e relatos, o protesto também reflete a indignação com a falta de direitos e recursos básicos, como água e alimentos. (Revista Cenarium)


Fonte: Redação/Grupo A Gazeta

Supercopa Guapo’y de futebol grama sintética tem semifinais neste sábado em Amambai

0
A equipe Invernada, comandada pelo técnico Benito Ovando. (Fotos: Da organização)

Vilson Nascimento

Acontecem a partir das 18h deste sábado, 3 de agosto, na Arena Guapo’y, na Aldeia Amambai, as semifinais da 2ª Copa Guapo’y de futebol em grama sintética.

Pela categoria masculina vão se enfrentar em uma das semifinais, Centro Amigos E.C e a equipe Invernada, comandada pelo técnico Benito Ovando e na outra partida Ko’eju e S.C.A Amambai disputam a outra vaga para a decisão.

Na categoria feminina uma das semifinais será entre Atlético Guapo’y e Raça União e a outra semifinal entre Águias Azuis e 100% Unidas.

A competição reuniu inicialmente 43 times, 24 na categoria masculina e 19 na categoria feminina e tem a frente da organização o acadêmico de educação física Rikitieison Gonçalves Lopes, o “Rick”.

Veja abaixo a tabela com os confrontos pelas semifinais

Supercopa Guapo’y de futebol grama sintética tem semifinais neste sábado em Amambai
Supercopa Guapo’y de futebol grama sintética tem semifinais neste sábado em Amambai
A equipe Raça União.
Supercopa Guapo’y de futebol grama sintética tem semifinais neste sábado em Amambai
O time Centro Amigos E.C.
Supercopa Guapo’y de futebol grama sintética tem semifinais neste sábado em Amambai
O elenco do Atlético Guapo’y.
Supercopa Guapo’y de futebol grama sintética tem semifinais neste sábado em Amambai
O time Ko’eju.
Supercopa Guapo’y de futebol grama sintética tem semifinais neste sábado em Amambai
A equipe Águias Azuis.
Supercopa Guapo’y de futebol grama sintética tem semifinais neste sábado em Amambai
O elenco do S.C.A Amambai.
Supercopa Guapo’y de futebol grama sintética tem semifinais neste sábado em Amambai
As meninas da equipe 100% Unidas.

Vôlei masculino e feminino de Amambai está nas semifinais da Copa Conesul 2024

0

A Gazeta

As equipes masculina e feminina de Amambai estão nas semifinais da Copa Conesul de Voleibol de quadra, categoria adulta, em 2024.

A equipe feminina, que sob o comando do então técnico Aristides Nunes Rodrigues, o “Tidinho”, conquistou cinco títulos da competição regional e agora, com nova configuração, formada na maioria por atletas jovens e com grande potencial, atuando sob o comando do técnico Luís Gustavo Sanches, busca o sexto campeonato.

As meninas amambaienses terão pela frente, em uma das semifinais a forte equipe da cidade de Itaquiraí.

Já o time masculino, que tem como técnico o Josemar de Moraes, o “Pininho”, é tricampeão do Conesul de Vôlei e em 2024 busca o tetracampeonato da competição. Pininho participou das três conquistas amambaienses na competição regional, mas atuando como jogador.

Rodada em Amambai

No domingo, dia 28 de junho, Amambai recebeu, no Ginásio de Esportes Flávio Derzi, a última rodada da fase de classificação da Chave-B da edição 2024 da Copa Conesul de Vôlei e as equipes da casa se deram muito bem.

A equipe feminina, que precisava das vitórias para avançar às semifinais, venceu Aral Moreira por 2 sets a 1 e Paranhos por 2 sets a 0, garantindo a classificação.

Já a equipe masculina de Amambai, que entrou em quadra já classificada, perdeu para Paranhos por 2 sets a 0 e venceu Aral Moreira, também por 2 sets a 0.

Agora a equipe amambaiense, que é formado por um elenco jovem, mas à exemplo do feminino,  altamente competitivo, terá pela frente nas semifinais a experiente equipe de Caarapó. A data das semifinais nos dois naipes ainda será definida.

Vôlei masculino e feminino de Amambai está nas semifinais da Copa Conesul 2024
A equipe de voleibol feminino de Amambai. Em 2024, com elenco renovado, time vai em busca do sexto título do Conesul de Vôlei para a Cidade Crepúsculo. (Fotos: A Gazeta)
Vôlei masculino e feminino de Amambai está nas semifinais da Copa Conesul 2024
Tricampeã da competição regional, a equipe de voleibol masculino de Amambai busca em 2024, o quarto título da Copa Conesul de Vôlei.
Vôlei masculino e feminino de Amambai está nas semifinais da Copa Conesul 2024
A equipe masculina de Paranhos na Copa Conesul de Vôlei 2024.
Vôlei masculino e feminino de Amambai está nas semifinais da Copa Conesul 2024
A equipe feminina de Aral Moreira na competição regional.
Vôlei masculino e feminino de Amambai está nas semifinais da Copa Conesul 2024
O secretário de desporto e cultura da Prefeitura de Amambai, Mateus Luiz (e) com a equipe de arbitragem.

Presidente do TJ implementa projeto-piloto do Juiz das Garantias na comarca de Dourados

0
Foto: divulgação

O presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul, Des. Sérgio Fernandes Martins, implementou na tarde desta quarta-feira, dia 31 de julho, o projeto-piloto do Juiz das Garantias na comarca de Dourados.

Na solenidade, o presidente do Tribunal de Justiça ressaltou as medidas práticas levadas pela administração do TJ às comarcas de MS. “Sempre entendi que nós temos que nos aproximar. O Judiciário se aparelha para atender o jurisdicionado, fazer com que o acesso à justiça seja mais fácil, mais célere, através de uma melhoria geral das comarcas”.

Em seu discurso, o juiz diretor do foro da comarca de Dourados, Cesar de Souza Lima, destacou o empenho da gestão do Des. Sérgio Fernandes Martins em aprimorar os trabalhos da Justiça em Mato Grosso do Sul. “O Judiciário está vivendo tempos modernos e a administração do Tribunal de Justiça fez bem e se colocou a frente de inúmeros Estados com a implementação do Juiz das Garantias. Muito nos honra Dourados ter sido a comarca escolhida para iniciarmos esse projeto-piloto em Mato Grosso do Sul”, enfatizou o magistrado.

Introduzido pela Lei nº 13.964/2019, o juiz das garantias é uma figura recente no ordenamento jurídico brasileiro. As atribuições do cargo ficarão sob responsabilidade do juiz Ricardo da Mata Reis, que foi juiz no município de Amambai desde junho de 2012 até julho de 2022 e, atualmente é titular da Vara do Tribunal do Júri e Execução Penal, que garantirá que as investigações criminais sejam conduzidas dentro dos limites legais, preservando os direitos fundamentais dos investigados, mas que, com o oferecimento da denúncia, deixará de atuar no processo, assumindo então o juiz da instrução penal. As ações penais já instauradas no momento da implementação do Juiz das Garantias não sofrerão modificação no atual juízo competente. As competências, atribuições e funcionamento entrarão em vigor em 60 dias a contar a partir de 26 de julho.

Já os processos relativos à execução penal do regime fechado e semiaberto em tramitação na Vara do Juiz das Garantias, Tribunal do Júri e Execução Penal de Dourados serão transferidos para as Varas de Execução Penal do Interior de Campo Grande. A implementação do Juiz das Garantias no TJMS segue as orientações do Conselho Nacional de Justiça, que editou a Resolução nº 562/2024, estabelecendo diretrizes de política judiciária para a estruturação, implantação e funcionamento deste novo cargo no âmbito da Justiça. Conforme a Resolução do TJMS nº 321, de 24 de julho de 2024, os feitos de competência do Juiz das Garantias, relativos a fatos praticados na 2ª circunscrição, isto é, nas comarcas de Dourados, Caarapó, Itaporã, Fátima do Sul, Glória de Dourados, Deodápolis, Douradina, Laguna Carapã, Jateí e Vicentina, serão transferidos para serem processados e julgados pela Vara do Juiz das Garantias, Tribunal do Júri e Execução Penal da comarca de Dourados.

Dentre as ações da agenda de trabalho da administração nesta quarta-feira, o presidente do Tribunal de Justiça inaugurou a denominação da sala do Tribunal do Júri com o nome “Juiz Ademar Pereira”, nascido em Dourados e magistrado da comarca de março de 1989 e abril de 1994. O juiz faleceu em 29 de maio de 2015 e recebeu a homenagem pelos relevantes serviços prestados à Justiça de MS.

O evento contou ainda com a entrega oficial de 509 novos monitores para utilização de magistrados e servidores, reforçando o compromisso da administração do TJ de melhorar a estrutura e o funcionamento de todo o Judiciário de Mato Grosso do Sul. 

Reforma – Ao final da solenidade, o Des. Sérgio Fernandes Martins realizou uma visita técnica à obra da reforma geral do prédio do Fórum de Dourados. Os trabalhos tiveram início neste mês de julho e a empresa tem o prazo de sete meses para concluir a obra, que terá um valor global de R$ 2.273.250,38. 

Essa reforma foi uma demanda identificada pelo presidente do TJMS, que em fevereiro deste ano realizou o segundo Gabinete de Integração na comarca de Dourados. Na ocasião, o desembargador tomou conhecimento das necessidades e dificuldades enfrentadas pelo Judiciário local e deu início às tratativas que culminaram nesta reforma.

A obra abrange a área total de 7.778,17 m². Será realizada a pintura geral (interna e externa), reparos nas instalações elétricas, reconstrução de parte de muro, adequação de alguns gabinetes, infraestrutura e cabeamento para implementação de nobreaks, renovação da iluminação externa e adequação em função do projeto incêndio e pânico.

Dentre os principais serviços a serem executados, deverá ser instalada nova infraestrutura para abastecimento do novo sistema de ares-condicionados e todos os racks de cabeamento estruturado deverão ser substituídos por modelos de alta densidade, com reposicionamento dos painéis de conexão existentes, reorganização dos cabos de conexão fixa e temporária e identificação dos cabos não identificados.

Ao final da visita, o presidente do TJ plantou uma muda de ipê em frente ao prédio, ato que simboliza o plano de logística sustentável implementado pela atual administração.

Além do presidente do TJMS e do juiz diretor do foro, participaram da solenidade o Des. Luiz Tadeu Barbosa Silva, o juiz auxiliar da Presidência do TJ, Mário José Esbalqueiro Jr, juízes, promotores, defensores, advogados e autoridades locais. O prefeito de Dourados Alan Guedes compareceu ao início da solenidade.

Saiba mais – A comarca de Dourados foi criada pelo Decreto-Lei nº 9.055, de 12 de março de 1946, instalada no dia 26 de agosto de 1946 e elevada a entrância especial em 6 de janeiro de 1989, em razão da Resolução nº 105/88. Compreende atualmente os municípios de Dourados e Laguna Carapã e os distritos de Guaçu, Indápolis, Itaum, Panambi, Picadinha, São Pedro, Vila Formosa e Vila Vargas. A comarca de Laguna Carapã permanece vinculada a Dourados até sua efetiva instalação.

Atualmente são juízes titulares em Dourados: Larissa Ditzel Cordeiro Amaral, Marilsa Aparecida da Silva Baptista, Daniela Vieira Tardin, Cesar de Souza Lima, José Domingues Filho, Emerson Ricardo Fernandes, Marcelo da Silva Cassavara, Deyvis Ecco, Ricardo da Mata Reis, Alessandro Leite Pereira, Caio Márcio de Britto, Luiz Alberto de Moura Filho, Ana Carolina Farah Borges da Silva, Eduardo Floriano Almeida, Eguiliell Ricardo da Silva e Pedro Henrique Freitas de Paula.

Fonte: Secretaria de Comunicação – [email protected]

Confira a farmácia de plantão hoje em Amambai

0

Plantão: Hiper Popular Drogaria      Fone: 99

Próximo ao Posto V8

Codesul: MS anuncia agência de fomento com foco no desenvolvimento econômico local

0

Mato Grosso do Sul terá em breve uma agência de fomento econômico. Importante ferramenta de desenvolvimento regional, a agência será criada em parceria com o BRDE (Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul) e foi anunciada pelo Governo do Estado nesta quinta-feira (1º) durante a posse do governador sul-mato-grossense Eduardo Riedel na presidência do Codesul (Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul), em Campo Grande. 

Estudada há praticamente um ano, a criação da agência vai possibilitar a entrada de Mato Grosso do Sul como sócio do BRDE e, assim, viabilizar a obtenção de recursos no mesmo. A previsão é que em seis meses a agência esteja criada e aprovada para operação pelo Banco Central.

“Estabelecer uma agência de fomento junto a um banco com expertise muito grande em gerir e liberar recursos de maneira adequada, com uma inadimplência menor que 0,5%, o que demonstra a experiência em saber dar crédito, vai fomentar novos negócios com critérios bem definidos”, frisa o governador, que completa na sequência.

“Nossa agência será uma nova opção para o empresariado sul-mato-grossense desenvolver seus negócios, um fomento através das linhas de estratégia que nós temos, acompanhando industrialização, as cadeias produtivas competitivas e os novos negócios que tem surgido aqui. A agência de fomento vai proporcionar essa alternativa de financiamento projetos”.

Já o titular da Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), Jaime Verruck, explica que a criação da agência significa “permitir ao Mato Grosso do Sul ter o seu próprio banco de financiamento, atender aos pequenos empresários, utilizar recursos do FCO (Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste) e alavancar um volume significativo de recursos para o desenvolvimento econômico do Estado”.

Codesul: MS anuncia agência de fomento com foco no desenvolvimento econômico local
Jaime Verruck, centralizado na imagem, é o secretário de Desenvolvimento de MS

O evento desta quinta-feira contou com a presença dos governadores Eduardo Leite (Rio Grande do Sul), Jorginho Mello (Santa Catarina) e Carlos Massa, o Ratinho Junior (Paraná). Além da posse de Eduardo Riedel na presidência do Codesul, eles acompanharam e ratificaram a entrada de Mato Grosso do Sul no Banco Regional de Desenvolvimento.

Formato inovador

Entre as possibilidades analisadas para entrar no banco, foi estudada a sociedade direta, o que logo foi descartado por causa dos custos elevados, segundo explica Verruck. “Caminhamos no segundo momento de como poder emparcerar, sendo definido e aprovado hoje pelos governadores do Codesul que o formato da agência de fomento será através de uma parceria entre o Governo de Mato Grosso do Sul e o BRDE”, acrescenta Verruck.

A agência de fomento deverá contar com 51% de participação do Estado de Mato Grosso do Sul e 49% do BRDE, em um formato inovador e que ampliará a capacidade de apoio ao empresariado, oferecendo crédito a micro e pequenos empreendedores, por exemplo.

Conforme Verruck, será a primeira experiência brasileira sob essa forma. “É um grande avanço, uma grande definição aqui em Campo Grande. Agora com a presidência do governador Eduardo Riedel ganhamos mais uma grande ferramenta para o desenvolvimento econômico do Estado”.

Rosana Siqueira, Comunicação Semadesc
Nyelder Rodrigues, Comunicação Governo de MS
Foto de capa: Álvaro Rezende/Secom
Interna: Mairinco de Pauda/Semadesc

Juíza determina que réus da Operação Laços Ocultos em Amambai sejam presos novamente

0
Ex-vereador Valter Brito volta a cumprir prisão domiciliar. Foto: Reprodução

Redação

A juíza Eucélia Moreira Cassal, da 3ª Vara Criminal de Campo Grande, determinou a prisão dos réus da Operação Laços Ocultos, que apura fraude em licitações e desvio de recursos em obras realizadas por empresas ligadas ao ex-vereador Valter Brito da Silva, contratadas pela Prefeitura de Amambai durante o período de 2017 a 2023. As obras totalizam R$ 78 milhões, e na investigação há indícios de desvios de recursos em supostos pagamentos de propinas.

Na última terça-feira, 30 de julho, a juíza Eucélia Moreira Cassal decidiu que o caso da Operação Laços Ocultos deveria retornar para a Vara Criminal de Amambai, depois que, por decisão da Justiça, o caso foi transferido para Campo Grande, suspendendo as decisões do juiz de Amambai. Com a decisão da juíza de Campo Grande, o caso retorna para a Comarca de Amambai, sob o comando do juiz Daniel Raymundo da Matta.

A juíza confirmou as decisões do juiz Daniel Raymundo da Matta, que decretou a prisão preventiva de Jucélia Barros Rodrigues, do engenheiro Júlio Arantes Varone e da delatora Joice Mara Estigarribia da Silva. O ex-vereador Valter Brito da Silva e Letícia de Carvalho Teoli Vitorasso receberam prisão domiciliar, com monitoramento eletrônico para Letícia. Jonathan Fraga de Lima também teve a prisão preventiva decretada, mas conseguiu um habeas corpus e está em liberdade com tornozeleira eletrônica.

Procurado pela reportagem do Grupo A Gazeta, o advogado Ricardo Souza Pereira, que atua na defesa de Valter Brito da Silva, afirmou nesta quinta-feira (1º) apenas que “por decisão da juíza da 3ª Vara Criminal de Campo Grande, ele está em prisão domiciliar”.

Suspeita de receptação e o que diz a defesa

Outro caso envolvendo o ex-vereador foi noticiado no dia 22 de julho, quando Valter Brito da Silva foi preso sob a suspeita de receptação de uma motoniveladora. O equipamento, avaliado em aproximadamente R$ 700 mil, teria sido furtado no dia 16 do mesmo mês no município de Dr. Ulisses, no Paraná, e foi localizado em Amambai pela Delegacia de Polícia Civil de Três Lagoas, que acionou a Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes de Fronteira (Defron).

De acordo com a investigação, conforme o Boletim de Ocorrência n.º 92/2024 da DEFRON, Brito e outros dois indivíduos (J.D.B.J., de 38 anos, e S.A.B., de 51 anos) se apresentaram como proprietários da motoniveladora, mas as autoridades confirmaram que o equipamento era produto de furto. Diferentemente do divulgado por alguns veículos de comunicação de Campo Grande, o ex-vereador não está sendo acusado de furto, mas de receptação. A defesa de Valter Brito afirmou à redação da Gazeta que trabalha para provar que seu cliente, neste caso, foi vítima de uma tentativa de estelionato.

No caso da motoniveladora, Valter Brito pagou fiança de R$ 30 mil e responde ao processo em liberdade. No caso da Operação Laços Ocultos, Valter havia recebido um habeas corpus em 10 de julho, mas voltou a cumprir prisão domiciliar após a decisão de retornar o caso para o juiz de Amambai. O advogado de defesa, Dr. Ricardo Souza Pereira, disse ao Jornal A Gazeta que a defesa tenta um novo habeas corpus para que o réu responda em liberdade.

Paulo Corrêa solicita construção de arena poliesportiva em Bonito

0
Foto: Assessoria

Reforçando seu compromisso pela promoção da saúde e qualidade de vida da população, o deputado estadual Paulo Corrêa (PSDB) articula a construção de uma nova arena poliesportiva em Bonito.

Totalmente seguro e equipado para eventos esportivos e culturais, o novo espaço deve ser construído em área estratégica para atender moradores da Vila Donária, Jardim Boa Vista Cohab e Vila Machado.

Paulo Corrêa solicita construção de arena poliesportiva em Bonito
Deputado Paulo Corrêa e vereador Pedrinho da Marambaia, durante a inauguração da rodovia do turismo, início de julho

“Essas arenas são espaços democráticos, pois possibilitam que pessoas de todas as idades pratiquem esportes, desenvolvam habilidades, criem laços sociais e adotem um estilo de vida mais saudável. Investir na promoção do esporte é investir na qualidade de vida, na saúde e no bem-estar mental e social dos cidadãos”, defende o 1º secretário da Assembleia Legislativa.

A indicação foi encaminhada ao governador Eduardo Riedel e ao diretor-presidente da Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul (Fundesporte), Paulo Nuñez, a pedido do prefeito Josmail Rodrigues e do vereador Pedrinho da Marambaia.