Convenção do PL foi realizada no último sábado, dia 3, em Caarapó. Foto: Divulgação
Redação
Em Caarapó, o Partido Liberal (PL) anunciou que lançará uma chapa pura para as próximas eleições. A decisão marca uma mudança no cenário político local, especialmente após a tentativa de formar uma chapa com o ex-prefeito Mário Valério, então filiado ao Movimento Democrático Brasileiro (MDB), como vice na pré-candidatura liderada por Maria Lurdes Portugal (PL).
A situação gerou especulações e discussões. Inicialmente, o PL havia considerado a possibilidade de uma chapa que incluísse Mário Valério como vice. No entanto, a situação se complicou quando o MDB decidiu coligar-se com o Partido Progressistas (PP). Essa coligação tornou inviável a presença de Valério na chapa do PL.
Diante dessa nova configuração, o PL decidiu avançar com uma chapa pura, substituindo Valério por uma pré-candidata alternativa. Realizada na tarde do último sábado, dia 3, a convenção do partido definiu Maria Lurdes Portugal como pré-candidata a prefeita e Jéssica Valério (PL) como vice-prefeita, filha de Mário Valério.
Após a aliança do MDB apoiando a pré-candidatura do Gordo da Tigre (PP), Mário Valério desfiliou-se do MDB e ingressou no PL.
Comunicamos com pesar o falecimento nessa segunda-feira, 5 de agosto, no Hospital Regional, em Amambai, de Maria das Dores Souza, de 62 anos.
Seu corpo está sendo velado no Memorial Primavera e o sepultamento acontece nesta terça-feira, (6) às 10h da manhã no Cemitério Municipal Santo Antônio.
Foi realizada, na Câmara de Vereadores de Iguatemi, a convenção do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), que visa a reeleição de Lídio Ledesma, médico e atual prefeito do município, com Patrícia Margatto como vice-prefeita. Além disso, a parceria entre PSDB e o Partidos Progressistas (PP) foi um dos pontos altos da convenção.
O pré-candidato a prefeito, Lídio Ledesma, em seu discurso, destacou a parceria com Patrícia Margatto e os projetos em andamento para o município, relembrando que o projeto político teve início em janeiro, com a formação de um grupo dedicado ao cuidado e progresso de Iguatemi desde o dia 5 de abril.
Ledesma também manifestou seu desejo de encerrar sua carreira política em alto nível, utilizando sua experiência para continuar contribuindo de forma significativa para o desenvolvimento de Iguatemi. Ele agradeceu o apoio recebido e sublinhou a importância de uma administração compartilhada com a vice-prefeita.
Enquanto isso, Patrícia Margatto, ex-prefeita e pré-candidata a vice, reforçou a importância da resiliência e da busca contínua pelo desenvolvimento de Iguatemi. Ela enfatizou que a cidade não pode parar e que a parceria com Lídio é crucial para alcançar os objetivos traçados.
Apoios
O evento, que contou com a presença de figuras políticas e reforçou alianças, também teve a participação do deputado federal Geraldo Resende (PSDB) e a deputada estadual Mara Caseiro (PSDB).
A Deputada Mara Caseiro ressaltou a importância de manter a cidade em movimento e afirmou seu comprometimento em apoiar os candidatos durante a campanha e em suas futuras gestões. Geraldo Resende, ex-secretário de Saúde e atualmente deputado federal, destacou a gratificação de participar do evento, expressando confiança na capacidade de Lídio e Patrícia em resolver os problemas locais e cumprir suas promessas.
Representando o Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, Dorival Betini também compareceu, sinalizando o apoio estadual à candidatura.
Rogério Torquetti, prefeito de Tacuru, também esteve presente na convenção, demonstrando a solidariedade e o apoio de lideranças regionais ao projeto político de Lídio e Patrícia.
Na noite deste sábado (03), Naviraí viveu um evento marcante e cheio de otimismo. A Convenção do PSDB consolidou Rhaiza Matos como candidata à reeleição para o Executivo Municipal, tendo como vice o ex-prefeito Zelmo de Brida nas eleições de 2024. O evento também apresentou os pré-candidatos a vereadores da cidade.
A convenção, que lotou a Câmara Municipal de Naviraí, contou com a presença de líderes e representantes políticos do Estado e da cidade, incluindo o governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel, o ex-governador e presidente do PSDB Estadual, Reinaldo Azambuja, os deputados estaduais Mara Caseiro e Pedrossian Neto, e o deputado federal Geraldo Rezende.
Rhaiza Matos, de mãos dadas com Zelmo de Brida, agradeceu emocionada o carinho da população de Naviraí e o apoio dos presentes. Em seu discurso, ela destacou as conquistas de sua administração, como a obtenção de verbas e a conclusão de obras que aumentaram o número de vagas nos Ceinfs, melhorias na saúde com a entrega de novos postos de atendimento e reformas de escolas. “Eu tive medo, mudei minha rotina, e uma responsabilidade enorme, são quase 60 mil pessoas. Mas, eu tive coragem e dei meu sim”, afirmou Rhaiza, pedindo a todos que continuem de mãos dadas em apoio ao projeto.
Zelmo de Brida, candidato a vice-prefeito, também se emocionou em seu discurso, agradecendo à população e destacando o apoio de Eduardo Riedel e Reinaldo Azambuja. “É um outro momento e estou muito feliz com esse compromisso junto com a prefeita Rhaiza. Eu acredito neste projeto que é bom para Naviraí”, declarou Zelmo.
Durante o evento, o governador Eduardo Riedel enfatizou a importância de ter grupos políticos comprometidos com sua gente. “Nós estamos aqui hoje em torno de um projeto liderado pela Rhaiza, ela sofreu, amadureceu, e hoje coloca o nome dela à disposição junto com Zelmo como vice”, disse Riedel, mencionando também o desenvolvimento industrial da cidade e a busca contínua por novas oportunidades empresariais.
O ex-governador Reinaldo Azambuja reafirmou seu apoio e destacou que toda a equipe do PSDB está com Rhaiza para ajudar a trazer mais recursos para Naviraí. “Rhaiza entrou para a política num momento de luto. No momento mais difícil da vida, ela colocou-se a trabalhar por Naviraí. Eu tenho orgulho da gestão de Rhaiza, foi forte e resiliente”, disse Azambuja.
O deputado federal Geraldo Resende expressou sua alegria em estar ao lado de Rhaiza e junto com a população de Naviraí, destacando projetos importantes como o Centro de Hemodiálise e a inauguração da cozinha do hospital. “Mas, o grande desafio que eu assumi com a Rhaiza é a construção de um novo hospital, vamos construir juntos”, afirmou Rezende.
A deputada estadual Mara Caseiro reconheceu os desafios enfrentados por Rhaiza e elogiou sua coragem e resiliência. “Essa é a chance de Rhaiza dar continuidade aos projetos pela frente. Quando as pessoas falam que lugar de mulher não é na política, eu digo que lugar de mulher é onde ela quiser e onde ela se sentir capaz. E lugar da mulher é na política sim”, reforçou Mara.
Pedrossian Neto, deputado estadual, também expressou seu apoio com entusiasmo. “Certamente o céu está em festa hoje, porque se seu pai, Onevan de Matos, estivesse aqui, estaria transbordando de orgulho da mulher que você se tornou, administradora e grande prefeita que é”, afirmou Pedrossian Neto.
O evento foi um marco de união e confiança, consolidando um projeto que visa o bem-estar e o desenvolvimento de Naviraí. A liderança de Rhaiza Matos, somada ao apoio de Zelmo de Brida e de todos os presentes, reforça o compromisso com a cidade e promete trazer ainda mais conquistas no futuro.
Em Sete Quedas, na tarde deste sábado, aconteceram as convenções do PSDB, PL, PP, PSD, Republicanos e Podemos, que homologaram os médicos veterinários Dr. Erlon Daneluz e Dr. Roani Tuneiras como candidatos a prefeito e vice-prefeito, respectivamente.
O evento, realizado no salão do Sindicato dos Servidores, com 420 cadeiras, ficou completamente lotado, com pessoas em pé.
Prestigiaram o ato o deputado estadual Renato Câmara, os prefeitos Chico Piroli, de Sete Quedas, e Donizete Viaro, de Paranhos, além do vereador e pré-candidato a vice-prefeito de Tacuru, Zé Antônio, vereadores e os candidatos a vereadores da aliança.
CHICO
O prefeito Chico Piroli declarou: “Essa é a dupla perfeita, dois homens de bem, veterinários, preparados para dar sequência a esse nosso projeto que mudou a cara de Sete Quedas. Foram mais de R$ 50 milhões conquistados e várias obras programadas ainda para este ano. Confio plenamente no Erlon e no Roani, e essa multidão aqui é prova de que fizemos a escolha certa”, afirmou.
APOIO
Enviaram vídeos de apoio o governador Eduardo Riedel, o ex-governador Reinaldo Azambuja, o senador Nelsinho Trad, o deputado federal Geraldo Resende e o deputado estadual Paulo Corrêa.
Nesta segunda-feira (05) é o último dia do bazar beneficente da ONG Adote um Campeão de 4 Patas, que acontecerá a partir das 13h, e terá itens com 50% de desconto. O bazar tem como objetivo arrecadar fundos para a manutenção das atividades da ONG, que atua no resgate, tratamento e cuidado de animais abandonados, fornecendo-lhes alimentação adequada, tratamento médico e cuidados com higiene e conforto.
A população realizou a doação de produtos para o bazar até o último domingo, dia 4. A organização aceitou artigos de cama, mesa, banho, decoração, roupas, calçados, móveis, eletrodomésticos, brinquedos, CDs, DVDs e outros itens em boas condições.
Para tornar as doações mais acessíveis, foram definidos pontos de coleta nas clínicas veterinárias ProPet, Saúde Animal, CaniCat e no Petshop Bichos & Mimos. Ademais, voluntárias da ONG estiveram à disposição para recolher as doações, sendo necessário apenas que os interessados entrassem em contato.
Outras doações
A ONG também está aberta a doações de remédios, ração, roupinhas, casinhas, potes, patês e material de limpeza. Essas contribuições também permitem o cuidado contínuo dos animais resgatados no município.
Para mais informações sobre o bazar e para descobrir outras formas de apoiar a causa, visite a página @adote1campeao no Instagram.
Os pré-candidatos Gordo da Tigre e Pipoca com lideranças e apoiadores na convenção do PP última sexta-feira, em Caarapó. Foto: Divulgação
O atual vice-prefeito de Caarapó, Leônidas Ignácio Moreno – o Gordo da Tigre, confirmou na última sexta-feira (2), a sua candidatura à prefeitura de Caarapó na corrida sucessória deste ano. A oficialização se deu por convenção do seu partido, o Progressistas (PP), realizada em um salão de eventos do bairro Capitão Vigário.
No mesmo ato, o PP também sacramentou o lançamento de 12 postulantes à Câmara de Vereadores para as eleições deste ano. Paralelamente, também em convenção, o Partido Democrático Social (PSD) tornou oficial o apoio ao candidato do PP e lançou a sua chapa completa que disputará o pleito eleitoral para a Câmara de Vereadores.
Paralelamente, o Partido União Brasil oficializou o seu apoio à chapa majoritária encabeçada pelo progressista Gordo da Tigre, mas não terá candidatos à Câmara de Vereadores.
Até sexta-feira, Gordo da Tigre já havia recebido o apoio oficial dos seguintes partidos: Podemos e Federação Brasil da Esperança (PT/PV), que se somam ao PSD e União Brasil, que realizaram convenções também na última sexta-feira.
O Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) tem convenção marcada para esta segunda-feira (5) e deverá lançar o atual vereador Odirlei Luiz Longo, o Pipoca, como candidato a vice-prefeito na chapa de Gordo da Tigre.
A convenção do PP teve a participação presencial de importantes lideranças políticas de Mato Grosso do Sul, como o deputado federal Dr. Luiz Ovando (PP) e do deputado estadual Zé Teixeira (PSDB), além do prefeito de Caarapó, André Nezzi (PSDB), apoiadores de Gordo da Tigre e Pipoca. Também manifestaram apoio, através do encaminhamento de vídeos, a senadora Tereza Cristina (PP), o senador Nelsinho Trad (PSD), os deputados estaduais Pedro Caravina (PSDB), Mara Caseiro (PSDB), Professor Rinaldo (PSDB), Pedro Kemp (PT), Renato Câmara (MDB), Gerson Claro (PP) – presidente da Assembleia Legislativa de MS – e Lucas de Lima (PDT). Nos próximos dias, outras lideranças políticas de Mato Grosso do Sul deverão se manifestar oficialmente como apoiadores das candidaturas de Gordo da Tigre e Pipoca, como o governador Eduardo Riedel e o ex-governador Reinaldo Azambuja, além de outros parlamentares.
MDB, o fato novo da semana O grande fato novo ocorrido na última semana em Caarapó e que mexeu com o cenário político local diz respeito ao Movimento Democrático Brasileiro, o MDB. Até a última sexta-feira, um filiado à agremiação era tido como figura certa para integrar a chapa do PL – adversária de Gordo da Tigre e Pipoca – como candidato a vice-prefeito. Ocorre que, como noticiado pela imprensa estadual, a direção nacional do Partido Liberal teria vetado a indicação do então pré-candidato a vice-prefeito na chapa do PL.
Diante dos fatos, o MDB optou por formalizar apoio a Gordo da Tigre, tendo inclusive realizado convenção e oficializado a sua adesão às candidaturas de Gordo da Tigre e Pipoca neste domingo (4). O partido aprovou coligação na chapa majoritária, mas não terá candidatos à Câmara de Vereadores.
No próximo sábado, dia 10, o Hospital Regional de Amambai promoverá uma campanha de doação de sangue nos períodos matutino e vespertino, das 8h às 11h e das 13h às 16h. Esta iniciativa visa incentivar a população a participar desse ato de solidariedade, necessário para o abastecimento dos bancos de sangue e para o tratamento de pacientes em necessidade urgente.
A doação de sangue é um procedimento simples, mas de imensa importância, com cada doação podendo salvar até quatro vidas. Para garantir que a doação seja segura e eficaz, foram estabelecidos alguns requisitos que os doadores devem atender, tais como: ter entre 16 e 69 anos, pesar no mínimo 51 kg e estar em boa condição de saúde, inclusive bem alimentado e descansado.
Além disso, é obrigatório apresentar um documento oficial com foto no momento da doação, sendo que menores de idade devem apresentar autorização dos responsáveis para poder realizar a doação.
Para mais informações sobre a campanha, os interessados podem entrar em contato pelo telefone (67) 3481-1845 ou comparecer diretamente ao Hospital Regional de Amambai.
Até quarta-feira, dia 07, Amambai recebe o Projeto Capitania Itinerante da Marinha do Brasil, que visa oferecer uma gama de serviços para proprietários de embarcações na região.
Os serviços disponíveis incluem:
Embarcações: Inscrição, registro, renovação, transferência de propriedade e emissão de segunda via.
Aquaviários: Renovação da caderneta de inscrição e registro, emissão de segunda via e mudança de categoria.
Os atendimentos acontecem na sala de reuniões da Prefeitura de Amambai das 08h às 13h. Esta iniciativa é uma oportunidade para os interessados regularizarem suas embarcações e documentos relacionados, além de facilitar o acesso a serviços fundamentais para a navegação segura e legal.
Aconteceu neste sábado (dia 3) a Cavalgada de Lançamento da 31ª Expoac – Exposição Agropecuária e Industrial de Caarapó, que foi um sucesso e estabeleceu um recorde de participantes. A população se reuniu em peso para acompanhar o percurso, demonstrando todo o seu apoio e entusiasmo por essa tradicional celebração agropecuária.
Os cavalos imponentes, os trajes típicos e a energia contagiante dos participantes fizeram deste evento um verdadeiro espetáculo a céu aberto. A alegria estampada nos rostos dos cavaleiros e amazonas refletia a paixão pelo campo e pela cultura rural.
Quero aqui agradecer a todos os participantes, às comitivas regionais pela confiança e a todos que de alguma forma colaboraram com o êxito deste evento. Sou grato a cada um. Disse o presidente do Sindicato Rural de Caarapó, Carlos Eduardo Macedo Marquez, o Cacá.
Que essa Cavalgada seja o prelúdio de uma Expoac repleta de êxito, bons negócios, aprendizado e confraternização. Que a força e a tradição do campo continuem sendo valorizadas e celebradas por todos, fortalecendo os laços que unem a população em torno desse evento tão especial.
Lembrando que a 31ª Expoac começa no dia 15 de agosto e segue até o dia 18 de agosto de 2024. Segue a programação:
Dia 15 (quinta-feira)
18:30 Abertura Oficial
20:30 – Início do Rodeio
23:30 – Show com Henrique e Diego – ENTRADA FRANCA
Dia 16 (sexta-feira)
20:00 – Rodeio
23:00 – Show com Zé Neto e Cristiano (Adquira já o seu ingresso)
Dia 17 (sábado)
08:00 – Festa do Laço Comprido
20:00 – Final do Rodeio
23:30 – Show com João Haroldo e Betinho – ENTRADA FRANCA
Além do Projeto Fazendinha, Expositores, Palestras, Parque de Diversões, Tenda com alimentos, artesanato, Agricultura Familiar e muito mais.
A Expoac é realizada pelo Sindicato Rural de Caarapó e conta com o apoio da Prefeitura Municipal, Câmara de Vereadores, Famasul, Funar, Senar MS, Setesc e Governo do Estado de Mato Grosso do Sul.
A Câmara Municipal de Caarapó fez a devolução de mais uma parcela do duodécimo à Prefeitura. Mais uma vez o Legislativo devolve um montante de R$ 150 mil ao Executivo.
A entrega do cheque referente à 7ª parcela foi feita nesta segunda-feira (29) ao prefeito André Nezzi (PSDB), pelo presidente da Mesa Diretora, vereador Gilberto Segóvia (PSDB) e o vereador Negão(PP) que no ato representou os colegas vereadores.
De acordo com o presidente os valores devolvidos mensalmente estão sendo aplicados em obras no município que são custeadas com recursos próprios. “ Essa última parcela, por exemplo, vai dar um suporte para custear obras investimentos na área da saúde e infraestrutura”, explicou,
O chamado duodécimo são sobras dos recursos que a Prefeitura repassa à Câmara Municipal. A devolução de valores mensais ocorre por iniciativa da Mesa Diretora em razão de boa gestão, economia e responsabilidade com dinheiro público.
Atendendo às reivindicações dos moradores da Linha do Barreirinho, distrito de Indápolis, em Dourados, a deputada estadual Lia Nogueira (PSDB) apresentou uma indicação, durante sessão na Assembleia Legislativa, propondo a construção de uma cobertura para a quadra de esportes da Escola Municipal Doutor Camilo Hermelindo da Silva.
O pedido, encaminhado ao Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual de Educação, e à prefeitura de Dourados, visa garantir um espaço adequado e seguro para as atividades físicas e recreativas de mais de 85 alunos. “Com a cobertura, as atividades programadas não sofrem tanta interferência do tempo, por exemplo em dias de chuva e, em caso de sol forte, comum em nossa região, as crianças estão protegidas”, explicou a deputada.
Lia Nogueira destacou a importância da cobertura para incentivar a prática regular de atividades físicas, essenciais para o desenvolvimento saudável das crianças. Além disso, a quadra coberta poderá ser utilizada para eventos comunitários, beneficiando toda a população local.
No último domingo, dia 4, por volta das 5h, no âmbito da Operação Protetor, os policiais da Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes de Fronteira (Defron) apreenderam uma máquina agrícola, em Coronel Sapucaia.
As equipes da Defron e do Departamento de Operações de Fronteira (DOF) receberam uma informação de um veículo abandonado às margens da MS-289 com supressão aparente de seu sinal identificador.
As equipes envolvidas se deslocaram até o local e obtiveram êxito em abordar o veículo numa estrada vicinal. O motorista do veículo foi conduzido à delegacia para prestar depoimento, e apontou seu contratante.
As investigações seguem para esclarecimento do fato por completo e identificação dos envolvidos, e as suspeitas são de que o referido veiculo é produto de roubo e furto.
A DEFRON mantém um canal aberto direto com o cidadão para tirar dúvidas e receber denúncias, através do telefone (67) 99208-8808. Não precisa se identificar e a ligação ou mensagem serão mantidas em absoluto sigilo. O serviço funciona 24 horas por dia, sete dias por semana.
Com o salão de eventos lotado do Palladium Buffet, a convenção municipal da PSDB Cidadania, que ocorreu na noite de sexta-feira, 2 de agosto, lançou Janete Córdoba (PSDB) como pré-candidata à prefeita e José Henrique Outeiro, “o Zezinho”( União Brasil) como vice.
Marcaram presença, o ex-governador e presidente do diretório estadual do PSDB, Reinaldo Azambuja, senador Nelsinho Trad (PSD) deputadas estaduais, Lia Nogueira (PSDB), Mara Caseiro (PSDB), prefeitos da região, de Coronel Sapucaia, Rudi Paetzold, de Paranhos, Donizete Viaro, pré-candidatos a vereadores do PSD, PSDB, Republicanos e União Brasil, lideranças, autoridades e público em geral. Todos reforçaram o apoio a pré-candidatura de Janete Córdoba à prefeita de Amambai nas eleições de 2024.
Zézinho, um conhecido empresário local e proprietário da Padaria Nossa Senhora Aparecida, além de patrão do CTG, foi nomeado como pré-candidato a vice-prefeito.
O evento, marcado por alta energia e participação ativa, sublinhou o vigor político e o compromisso do partido na região. Além da nomeação de Janete Córdoba, a convenção também apresentou a lista de pré-candidatos para a câmara municipal e o pré-candidato a vice-prefeito.
Janete Córdoba, em seu discurso, expressou profunda gratidão e determinação: “Estou profundamente honrada com a confiança depositada em mim. Nossa pré-candidatura é um reflexo da força e da união do PSDB. Juntos, vamos trabalhar para tornar Amambai um lugar ainda melhor para todos”, declarou.
Dr. Bandeira, o atual prefeito e presidente municipal do PSDB, destacou a importância da continuidade e do trabalho em equipe: “O PSDB sempre foi um partido comprometido com o desenvolvimento e com nossa comunidade. A eleição de Janete e a escolha de Zézinho como vice-prefeito demonstram nossa prontidão para continuar avançando”, afirmou.
O evento foi encerrado com uma mensagem inspiradora de Reinaldo Azambuja, ex-governador e presidente estadual do PSDB, que ofereceu seu apoio e encorajamento: “Estamos em um momento crucial para a política local e regional. A pré-candidatura de Janete Córdoba representa uma esperança para o futuro de Amambai. É crucial que a população se una nesta jornada para garantir um futuro próspero para nossa cidade”, conclamou.
Confira a lista de pré-candidatos a vereadores pelo PSDB em Amambai:
Fachada do 16º SubGrupamento de Bombeiros Militar – (16º SGBM) em Amambai. Foto: Divulgação/CBMMS
Redação
Após uma interrupção temporária por problemas técnicos, o Corpo de Bombeiros de Amambai anuncia a restauração dos números de emergência, garantindo o atendimento às demandas da população, que agora pode ligar para o 193 e o telefone fixo 3481-6334.
No decorrer desta sexta-feira, dia 2, foi constatada uma falha nos números de emergência, impossibilitando a comunicação direta com o serviço de resgate e socorro por meio desses números. No entanto, na ocasião, a corporação disponibilizou um contato alternativo para continuar prestando apoio à população.