18.1 C
Amambai
sexta-feira, 26 de junho de 2026
Início Site Página 882

Peritos Papiloscopistas: Esforço de categoria garante emissão recorde de identidades em MS

0
Fotos: Divulgação

O Estado de MS emitiu 30.012 (trinta mil e doze) carteiras de identidade no mês de julho, um número recorde de cerca de mil documentos por dia. O resultado positivo desta importante prestação de serviço público é fruto do esforço de centenas de Peritos Papiloscopistas, que trabalham nos postos de identificação em todo o Estado.

Trabalhando em todos 79 municípios do Estado, a categoria dos peritos papiloscopistas adotou um esforço incomum e concentrado para garantir a emissão do novo documento de identidade, a Carteira de Identificação Nacional (CIN) ao maior número possível de cidadãos no MS.

Desde abril, com 28.350 (vinte e oito mil trezentos e cinquenta) documentos emitidos, o número de emissões não tem ficado abaixo de 20 mil identidades/mês durante esse semestre. Foram 22 mil em maio, 25.613 (vinte e cinco mil seiscentos e treze) em junho e 30.012 no mês de julho.

O trabalho de emissão da nova Carteira de Identificação Nacional é executado pelo Instituto de Identificação de MS, órgão vinculado a Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp).

Peritos Papiloscopistas: Esforço de categoria garante emissão recorde de identidades em MS

Em contato com Daniele Bueno, presidente do Sindicato dos Peritos Papiloscopistas de MS (SINPAP/MS), entidade que representa a categoria, disse que o respaldo para o trabalho faz toda a diferença. “O resultado positivo é fruto do trabalho dos peritos papiloscopistas que estão dedicados na emissão de um volume cada vez maior do documento.

Paralelo a isso são as condições de trabalho estabelecidas para o desenvolvimento da missão”, atesta Daniele Bueno.

Além de destacar o empenho e compromisso da categoria na prestação do serviço, a perita pontua também as diretrizes, estrutura e decisões que favorecem o trabalho papiloscópico de perícia oficial para identidade civil.

Danielle pontua, por exemplo, a atenção do Governo do Estado e o respaldo do Secretário Estadual de Justiça e Segurança Pública, delegado Antonio Carlos Videira, que está garantindo equipamentos, estrutura e sendo solícito em atenção aos pedidos da entidade sindical para aparelhar os servidores para o trabalho de emissão das novas carteiras de identidade.

“O Estado, representado pelo secretario de Segurança, vem reconhecendo a importância da temática, e a emissão do documento de identidade como a maior entrega social da Secretaria de Justiça e Segurança Pública, operacionalizada pelo perito papiloscopista, através do Instituto de Identificação”, assinala.

“Nossa resposta ao apoio para a missão está no número crescente de emissão dos documentos em todo o Estado”, enfatiza a perita papiloscopista.

Peritos Papiloscopistas: Esforço de categoria garante emissão recorde de identidades em MS

Nova CIN – A nova carteira apresenta um QR Code, que permite verificar a autenticidade do documento, bem como saber se foi furtado ou extraviado, por meio de qualquer smartphone. Conta ainda com um código de padrão internacional chamado MRZ, o mesmo utilizado em passaportes.

Apesar de ser obrigatório para todos os brasileiros, o documento, anunciado em 2022, não precisa ser emitido imediatamente. Os cidadãos têm até a próxima década para realizar a troca.

Para obter a nova identidade, o requerente deverá apresentar a certidão de nascimento ou de casamento em formato físico ou digital. O documento será expedido em papel de segurança ou em cartão de policarbonato (plástico), além do formato digital. A primeira via da CIN, em papel e em formato digital, é gratuita e sua emissão é feita por meio de agendamento prévio pelo site da Secretaria de Justiça e Segurança Pública.

O perito papiloscopista Daniel Ferreira de Freitas, diretor do Instituto de Identificação de MS, informa que em casos de urgência, a pessoa necessitada do documento deve procurar um Posto de Identificação e comprovar a real necessidade do documento.

Com 518 votos, Samuel Velasques é eleito capitão na Aldeia Taquaperi, em Coronel Sapucaia

0
Foto: Divulgação

Redação

No dia 4 de agosto, foi realizada a eleição para a escolha do capitão da Aldeia Taquaperi, em Coronel Sapucaia, substituindo o antigo capitão, Osvaldo Rodrigues.

Samuel Velasques foi eleito como capitão, ao lado de seu vice, o professor Osmar, com um total de 518 votos.

A eleição contou com outros três candidatos: Josenildo, que obteve 78 votos; Valderi, que recebeu 53 votos; e Givaldo, que somou 48 votos.

De acordo com os organizadores, o processo eleitoral ocorreu de maneira pacífica e democrática, refletindo a vontade da comunidade indígena.

Pedido de Lia Nogueira visa melhorar a segurança e a mobilidade em assentamento de Ponta Porã

0
Fotos: Divulgação

A deputada estadual Lia Nogueira (PSDB) apresentou à Assembleia Legislativa uma indicação, direcionada ao governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Corrêa Riedel, ao secretário de Estado de Infraestrutura e Logística, Hélio Peluffo Filho, e ao prefeito de Ponta Porã, Eduardo Campos, solicitando a substituição da ponte de madeira localizada no Assentamento Itamarati, próximo à pedreira, em Ponta Porã, por uma ponte de concreto, atendendo à pedidos de moradores da região.

Pedido de Lia Nogueira visa melhorar a segurança e a mobilidade em assentamento de Ponta Porã

Conforme a parlamentar, a solicitação se deve às condições precárias da atual ponte de madeira, que tem comprometido a segurança e a mobilidade dos moradores e produtores rurais do assentamento e que, de acordo com a população, a estrutura existente não suporta mais o fluxo de veículos e pedestres, tornando-se instável, principalmente durante os períodos chuvosos e a substituição por uma ponte de concreto é considerada essencial para garantir durabilidade e segurança no tráfego diário.

A deputada Lia Nogueira ressaltou a importância dessa melhoria para a infraestrutura local. “A nova ponte deve proporcionar uma passagem segura e eficiente, facilitando o escoamento da produção agrícola e melhorando o trânsito de moradores e visitantes, além de que investir na substituição da ponte é investir no desenvolvimento da região, garantindo a segurança dos usuários e promovendo o crescimento econômico local”, afirmou.

A expectativa é que os governos estadual e municipal destinem os recursos e esforços necessários para a realização da obra, garantindo benefícios diretos à comunidade local e contribuindo para a melhoria da infraestrutura viária no Assentamento Itamarati.

Giro pelo Estado: Confira notícias que repercutiram na semana em MS

0
Arte: Grupo A Gazeta

Nesta sexta-feira, dia 09 de agosto, os sites A Gazeta News e A Gazeta Conesul publicam o Giro pelo Estado. O espaço visa oferecer um resumo de notícias que repercutiram em Mato Grosso do Sul ao longo da semana. A equipe do Jornal A Gazeta reúne e analisa acontecimentos veiculados por diferentes veículos de comunicação, para manter os leitores informados de forma rápida e precisa. Acompanhe:

Cultura – Comemorações dos 100 anos de Helena Meirelles em Mato Grosso do Sul

Giro pelo Estado: Confira notícias que repercutiram na semana em MS
Foto: Divulgação

A partir de 13 de agosto, uma série de eventos celebrará o centenário da violeira Helena Meirelles, nascida em Bataguassu. Helena aprendeu a tocar viola em segredo, desafiando sua família. Começou ocando em bares e aos 67 anos foi descoberta pela revista “Guitar Player”, ganhando reconhecimento mundial. Apresentou-se em teatros e gravou discos, sendo aclamada como uma das maiores violeiras do mundo. Helena faleceu aos 81 anos, em 2005. (Nova Lima News)

Pantanal – Em trabalho de parto, adolescente de 13 anos é resgatada

Giro pelo Estado: Confira notícias que repercutiram na semana em MS
Foto: Divulgação

Uma adolescente de 13 anos em trabalho de parto foi resgatada de helicóptero, no dia 5, pela Marinha do Brasil na Colônia São Domingos, região do Taquari, a cerca de 70 km de Ladário. A Marinha realiza esses resgates em áreas de difícil acesso ou emergência comprovada, dependendo de fatores como condições meteorológicas e disponibilidade diurna da aeronave. (Campo Grande News)

Estado – PF prende trio e bloqueia R$ 33 milhões de grupo ligado ao tráfico transnacional de drogas

Giro pelo Estado: Confira notícias que repercutiram na semana em MS
Foto: PF/Reprodução

A Polícia Federal prendeu três pessoas e bloqueou R$ 33 milhões de contas bancárias de suspeitos ligados ao tráfico transnacional de drogas na operação “Lepidosiren” ontem (8). Os mandados foram cumpridos em Dourados, Angélica e Ivinhema. A investigação, iniciada em agosto de 2021 após a apreensão de 3,4 toneladas de maconha, revelou que o grupo era uma organização criminosa estável e permanente responsável pela logística e tráfico de drogas. (g1)

Estado – Aos 29 anos, ivinhemense é finalista de prêmio na Europa por liderança na indústria da carne

Giro pelo Estado: Confira notícias que repercutiram na semana em MS
Foto: Divulgação

O Women in Meat Industry Awards, prêmio anual que celebra as contribuições femininas na indústria da carne no Reino Unido, indicou a sul-mato-grossense Camila Feliz em 2024. Camila, nascida em Ivinhema, foi reconhecida como a segunda mulher no Reino Unido a atuar na produção e controle de qualidade de ração de aves, uma função dominada por homens. A premiação ocorrerá no dia 29 de novembro, em Londres. (AtivaFM MS)

Estado – PM morre em acidente com carro e caminhonete no Anhandui

Giro pelo Estado: Confira notícias que repercutiram na semana em MS
Foto: Nathalia Alcantara

O policial militar Paulo Siqueira Barbosa faleceu em um acidente na terça-feira (6) na BR-163, entre Anhanduí e Nova Alvorada do Sul, após seu carro colidir de frente com uma caminhonete durante uma tentativa de ultrapassagem. O veículo do policial capotou, enquanto a caminhonete foi parar na vegetação. O motorista da caminhonete não sofreu ferimentos graves, e duas pessoas foram socorridas. (Rádio JFM)

Esporte – Lutador de MS aplica mata leão e vence no 1º round no maior torneio de MMA da América Latina

Giro pelo Estado: Confira notícias que repercutiram na semana em MS
Foto: Marcell Fagundes, Shooto Brasil

O lutador de Campo Grande, Vinicius Ramires, venceu Claudiomar Cruz, no Shooto Brasil, o maior torneio de MMA da América Latina, realizado na semana passada no Rio de Janeiro. Vinicius, de 21 anos, finalizou a luta com um mata-leão no primeiro round, aos dois minutos e meio. Ramires segue uma carreira de 17 anos na luta. Ele se profissionalizou no MMA em 2021 e estreou no LIONS FC, na Suíça. (Midiamax)

Paraná – Motorista de Naviraí (MS) morre em grave acidente na BR-153

Giro pelo Estado: Confira notícias que repercutiram na semana em MS
Foto: Reprodução/Notícias de Naviraí

Um acidente ocorrido na quarta-feira (07), no Paraná, resultou na morte do caminhoneiro José Lázaro Rodrigues da Silva, de 33 anos, de Naviraí. José Lázaro conduzia um caminhão Scania, que tombou e foi arrastado para uma das pistas, colidindo com uma caminhonete VW Amarok. O caminhoneiro ficou preso às ferragens e faleceu antes da chegada do socorro. O motorista da caminhonete sofreu ferimentos leves. (Top Mídia News)

Estado – Comércio deve faturar R$ 350 milhões no Dia dos Pais

Giro pelo Estado: Confira notícias que repercutiram na semana em MS
Foto: Gerson Oliveira/Correio do Estado

O comércio estadual deve movimentar R$ 349,88 milhões no Dia dos Pais, com R$ 148,30 milhões destinados a presentes e R$ 201,58 milhões às comemorações. A pesquisa, realizada em oito municípios, aponta que o gasto médio total deve ser de R$ 412,97. Entre os entrevistados, 50,23% vão presentear os pais, com preferência por roupas (42%), perfumes/cosméticos (24%) e calçados (21%). 87% planejam uma refeição especial. (Hoje Mais)

Dourados – Mulher morre eletrocutada durante conserto de extensão de energia da máquina de lavar roupas

Giro pelo Estado: Confira notícias que repercutiram na semana em MS

Uma mulher de 58 anos morreu ontem (08) em Dourados após sofrer um choque elétrico enquanto tentava consertar uma máquina de lavar roupas. O marido a encontrou inconsciente no chão, com um fio de energia na boca, e tentou reanimá-la. Ele e um vizinho levaram a vítima até o posto de atendimento da CCR MSVia, onde um médico constatou o óbito, indicando que a morte havia ocorrido há pelo menos duas horas. (EnfoqueMS)

Dourados e Amambai – UFGD abre processo seletivo gratuito para graduação voltada à indígenas Guarani Kaiowá em MS

Giro pelo Estado: Confira notícias que repercutiram na semana em MS
Foto: UFGD/Divulgação

A Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) abriu inscrições gratuitas para o processo seletivo de dois cursos de graduação voltados para a etnia Guarani Kaiowá: Licenciatura Intercultural Indígena (Teko Arandu) e Pedagogia Intercultural Indígena, cada um com 70 vagas e duração mínima de 4 anos e meio. As inscrições devem ser feitas até 23 de agosto no site da UFGD, e as provas serão realizadas no dia 15 de setembro em Dourados e Amambai. (Rádio Voz Amiga)


Fonte: Redação/Grupo A Gazeta

Prefeitura de Paranhos emite nota de pesar pelo falecimento de Darci Campanholi

0
Foto: Divulgação

A Prefeitura de Paranhos emitiu, nesta quinta-feira (08), uma nota de pesar pelo falecimento de Darci Campanholi. Veja abaixo:

Prefeitura de Paranhos emite nota de pesar pelo falecimento de Darci Campanholi

Bombeiros socorrem ciclista vítima de acidente de trânsito em Amambai

0
Fachada do quartel do Corpo de Bombeiros em Amambai. (Foto: Vilson Nascimento)

Redação

Na noite desta quinta-feira, dia 8, o Corpo de Bombeiros de Amambai foi acionado para atender uma ocorrência de acidente de trânsito na rodovia que liga Amambai a Ponta Porã, próximo à entrada da Aldeia Amambai.

Segundo informações fornecidas pela corporação, um homem estava de bicicleta quando foi atingido por um carro. Ele estava consciente e orientado no momento em que foi atendido pelos bombeiros.

A vítima sofreu um corte na mão direita e escoriações nos joelhos, mas não aparentava ter ferimentos graves. O motorista do carro permaneceu no local do acidente, que não resultou em outras vítimas.

As autoridades competentes estão investigando as circunstâncias do acidente.

Confira a farmácia de plantão hoje em Amambai

0

Plantão: Farmácia São Paulo    Fone: 3481-1693

Ao lado dos Correios

ACIA e SESC-MS fortalecem parcerias com o Clube de Benefícios

0

A ACIA (Associação Comercial e Empresarial de Amambai) em conjunto com o SESC-MS (Serviço Social do Comércio) está promovendo uma oportunidade imperdível para as empresas da região. As instituições estão em busca de novos parceiros para integrarem o Clube de Benefícios do SESC-MS, um projeto inovador que oferece ampla visibilidade no mercado por meio de marketing digital gratuito.

O Clube de Benefícios do SESC-MS permite que as empresas parceiras tenham seus produtos e serviços divulgados nas redes sociais do SESC-MS e em seu aplicativo oficial, que alcança um público de mais de 120 mil credenciados. Além da exposição, as empresas participantes recebem atendimento personalizado, com orientações detalhadas sobre o credenciamento e apoio para incluir seus colaboradores no programa.

Entre as vantagens oferecidas, os parceiros têm acesso a descontos exclusivos em diversas áreas, incluindo comércio geral, academias, escolas, restaurantes e hotéis, além de benefícios específicos nas unidades do SESC. Esta iniciativa é uma excelente oportunidade para ampliar o alcance e a visibilidade das empresas, ao mesmo tempo em que oferece benefícios valiosos aos seus colaboradores.

Segundo Alex Sandro da Silva, responsável pelo relacionamento empresarial do SESC-MS, a presença do Sesc nas empresas proporciona benefícios que melhoram a qualidade de vida dos colaboradores, nas áreas da cultura, lazer, educação, saúde e lazer a preços reduzidos. Além disso, gera oportunidades para as Empresas se tornarem parceiras do SESC-MS promovendo melhor visibilidade e engajamento em sua marca.

Empresas interessadas em fazer parte deste projeto podem agendar uma visita para os dias 12, 13 e 14 de agosto. O contato por ser feito pelo telefone (67) 99637-3035 (Alex).

Não perca a chance de expandir seus negócios e oferecer benefícios exclusivos para seus colaboradores. Participe do Clube de Benefícios do SESC-MS e veja sua empresa alcançar novos patamares de sucesso!

Fonte: A.N /Grupo A Gazeta

Solidariedade em ação: Comunidade se mobiliza para ajudar dono de Food Truck de churros após acidente

0

Em um gesto de solidariedade, amigos e clientes do famoso Food Truck “Churros Cacau Dourado” estão se unindo para ajudar o proprietário Bonie, que sofreu um acidente de trânsito recentemente. O acidente causou sérios danos ao caminhão que Bonie usa como ferramenta de trabalho, impedindo-o de continuar trazendo alegria com seus deliciosos churros.

Bonie é uma figura querida em Amambai, conhecido por estacionar seu Food Truck em frente à pizzaria Donna Pizza no centro da cidade todos os meses, onde é sempre recebido com entusiasmo por adultos e crianças que adoram seus churros. Agora, ele precisa da ajuda de todos para voltar ao trabalho.

Júnior, um amigo próximo de Bonie, tomou a iniciativa de criar uma campanha de arrecadação de fundos online para ajudar a cobrir os custos dos reparos do caminhão.
A vaquinha online já está disponível, e qualquer valor pode fazer a diferença na vida de Bonie, permitindo que ele retorne às ruas de Amambai e continue a alegrar o dia das crianças e adultos com seus churros inigualáveis.

Para contribuir, acesse o link da vaquinha: Clique aqui

Toda ajuda é bem-vinda! Vamos nos unir para que Bonie possa voltar a trabalhar e espalhar a doçura dos seus churros pela cidade.

I Chá Beneficente em prol dos projetos da Agulha Solidária será neste sábado (10) Amambai

0
Foto: Divulgação

Redação

No sábado, dia 10 de agosto, às 15h30, no Alphaville Club, em Amambai, será realizado o I Chá Beneficente em prol dos projetos do grupo Agulha Solidária. O evento contará com uma palestra motivacional ministrada pela Dra. Liliane Cristina Docusse, seguida por um leilão beneficente e a entrega do prêmio ao vencedor do desafio Agro Solidário, uma iniciativa com a participação das cooperativas Coopersa, Coamo e Lar.

A Agulha Solidária é um grupo de mulheres que se reúne quinzenalmente para sessões de terapia coletiva conduzidas pela psicoterapeuta Miriam Fernandes. Durante esses encontros, elas confeccionam peças para doação, mantendo-se independentes de qualquer partido político.

Entre as iniciativas recentes do grupo, foram doados 57 gorros e pantufas de lã para o Lar do Idoso. Além disso, o Lar do Menor recebeu peças, entregues com o apoio do Lions Clube Cidade Crepúsculo.

O evento, que não é exclusivo para mulheres e está aberto à participação de casais, tem como objetivo angariar fundos para os projetos sociais da Agulha Solidária. A entrada para o chá beneficente é de R$ 60,00, mais 1 kg de alimento não perecível. Para mais informações, os interessados podem entrar em contato pelo telefone (67) 99944-2062.

Deputado Gerson Claro destaca mobilização legislativa contra o feminicídio na Campanha “#Todos por Elas”

0

O combate ao feminicídio passa a ser encarado de forma integrada com a campanha “Todos por Elas”, uma ação que engloba os Poderes Legislativo, Judiciário e Executivo do Estado. Lançada nesta quarta-feira (7), no Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camillo, no Parque dos Poderes, a campanha surge como uma iniciativa e uma política para erradicar o feminicídio em Mato Grosso do Sul.

Deputado Gerson Claro destaca mobilização legislativa contra o feminicídio na Campanha “#Todos por Elas”

Simbolizando a união dos três Poderes no enfrentamento do feminicídio. Na entrada do Centro de Convenções, foram hasteadas três bandeiras da campanha em lugar das bandeiras do Brasil, de Mato Grosso do Sul e de Campo Grande.

Durante o evento, o presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS), deputado Gerson Claro (PP), destacou a importância da iniciativa e a participação ativa do Legislativo na construção da campanha. “A campanha #TodosPorElas liderada pela desembargadora Jaceguara merece ser parabenizada. Temos o Tribunal de Justiça como protagonista nessa ação, mas com a participação integral do Poder Executivo e do Poder Legislativo. Nós encampamos a ideia e fizemos todo trabalho de mobilização e conscientização”, destacou Gerson.

O Legislativo terá um papel fundamental na aprovação da lei que instituirá a campanha “Todos por Elas pelo Fim do Feminicídio” como política pública de Estado, dedicada ao enfrentamento da violência de gênero e à prevenção e combate ao feminicídio. O termo “todos” reflete a participação conjunta dos três Poderes e o envolvimento de toda a sociedade nesse compromisso coletivo de responsabilidade social.

O compromisso com a campanha foi formalizado pelo Pacto de Compromisso, assinado pelo presidente da ALEMS, deputado Gerson Claro, pelo presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS), desembargador Sérgio Martins, e pela secretária de Estado da Cidadania, Viviane Luiza da Silva, que representou o governador Eduardo Riedel. Esse empenho coletivo também foi reforçado no Termo de Adesão de Parcerias Estratégicas, assinado por representantes de diversas instituições, incluindo o Ministério Público do Trabalho (MPT), Tribunal Regional do Trabalho da 24ª Região (TRT/MS), Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS), Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Mato Grosso do Sul (OAB/MS), Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul (DPGE-MS) e a ONG Mulheres Quilombolas.

Deputado Gerson Claro destaca mobilização legislativa contra o feminicídio na Campanha “#Todos por Elas”

Fonte: Assessoria Gerson Claro

Deputada busca a viabilização de aeroporto em Iguatemi

0
Foto: Victor Chileno

A viabilização de recursos para a implantação de aeroporto no município de Iguatemi foi solicitada pela deputada estadual Mara Caseiro (PSDB) ao secretário estadual de Infraestrutura e Logística, Hélio Peluffo Filho e ao diretor-presidente da AGESUL (Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos). A indicação atende do prefeito Lídio Ledesma.

Localizado na região do Conesul, o município de Iguatemi é uma das economias mais fortes e em grande estágio de desenvolvimento em Mato Grosso do Sul. Sendo assim, existe a necessidade de serem ofertadas condições mínimas de infraestrutura para aqueles que pretendem investir em Iguatemi e na região. “Um aeroporto representa a dinamização de uma vantagem competitiva econômica e, também, o encurtamento necessário das distâncias existentes entre aqueles que querem investir e a sociedade que precisa do investidor”, explicou a deputada.

Também é importante sinalizar que Iguatemi possui uma unidade desativada da JBS, que comporta pousos e decolagens de aeronaves, sendo necessário apenas a adoção de condutas ativas para desapropriação da área e recuperação da pista para que o município seja beneficiado com referida estrutura. “Em razão destes motivos, pede-se que o Estado de Mato Grosso do Sul, por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura e da Agência Estadual de Empreendimentos, contribua com o município de Iguatemi para a conclusão da implantação do aeroporto municipal, expediente que sem dúvida trará inúmeros benefícios”, frisou Mara Caseiro.

Projeto de Coronel David impõe punições para crimes de invasão de propriedades rurais e urbanas em MS

0
Foto: Pedro Ernesto

O coordenador da FPIZ (Frente Parlamentar Invasão Zero), deputado estadual Coronel David (PL), apresentou um projeto de lei que impõe sanções administrativas e restrições severas aos ocupantes e invasores de propriedades rurais e urbanas em Mato Grosso do Sul. A proposta, protocolada nesta quarta-feira (7), surge em resposta à crescente onda de invasões de terras que, segundo o deputado, prejudicam a produtividade agrícola e a segurança dos proprietários.

O projeto de lei estabelece que pessoas enquadradas nos artigos previstos no Código Penal, relativos à invasão de propriedade, estarão proibidas de receber qualquer auxílio ou benefício social estadual. Além disso, essas pessoas não poderão ser nomeadas para cargos públicos, tanto efetivos quanto comissionados, ou de agente político na administração pública direta ou indireta. A lei também impede a contratação direta ou indireta dessas pessoas com o poder público estadual.

“As restrições serão aplicadas a partir do momento em que o Poder Público identificar os invasores ou ocupantes, abrangendo tanto as propriedades privadas quanto as faixas de domínio das rodovias estaduais e federais delegadas ao estado”, explica o deputado.

Em seu argumento, Coronel David defende que Mato Grosso do Sul, um dos principais estados do país no agronegócio, tem sido alvo frequente de invasões promovidas por entidades que se identificam com movimentos sociais, mas que utilizam métodos violentos e ameaçadores, resultando até mesmo em perda de vidas humanas. “A explosão recente dessas invasões e a ameaça de sua ampliação justificam a necessidade de normatizar a questão.”

Nesta semana, Coronel David propôs a criação do Cadastro Estadual de Invasores de Propriedades Privadas Rurais e Urbanas para identificar e responsabilizar indivíduos envolvidos em invasões ou ocupações de propriedades no estado, que dará suporte ao projeto agora apresentado.

Para o deputado, as ocupações prejudicam a produtividade e o desenvolvimento econômico, criando um ambiente de medo que impede o cumprimento das exigências legais pelos proprietários. “Reconhecemos a importância da reforma agrária, mas defendo que ela não pode penalizar o agronegócio local, que é fundamental para a economia sul-mato-grossense”, completa.

O Código Penal Brasileiro define o crime de esbulho possessório como a invasão, com violência ou grave ameaça, de terrenos ou edifícios alheios. Além disso, fundamenta-se na Constituição Federal, que atribui competência comum à União, Estados, Distrito Federal e Municípios para fomentar a produção agropecuária e organizar o abastecimento alimentar, além de legislar sobre a defesa do solo e dos recursos naturais.

“As sanções propostas ajudarão a restaurar a ordem social e proteger os legítimos interesses dos proprietários frente às ameaças de invasões e depredações”, conclui Coronel David.

Fonte: Thiago Gonçalves – Assessoria de Comunicação Coronel David

Projeto de Paulo Corrêa que declara de utilidade pública o CTG Nova Querência é aprovado

0
Foto: Assessoria Paulo Corrêa

O Centro de Tradições Gaúchas Nova Querência, sediado em Maracaju, foi reconhecido como uma entidade de utilidade pública estadual. O projeto de lei 88/2024, de autoria do deputado estadual Paulo Corrêa (PSDB), foi aprovado pela Assembleia Legislativa nesta quinta-feira, com 19 votos favoráveis e nenhum contrário.

1º secretário da Casa de Leis, Paulo Corrêa ressaltou a contribuição significativa do povo gaúcho para o desenvolvimento agrícola e cultural da região.

“Se hoje Maracaju é uma grande potência agrícola, é graças ao empenho desse povo pioneiro e inovador. Sua paixão pelo campo e o amor pela terra não só fortaleceram a agricultura local, mas também enriqueceram o patrimônio cultural da região por meio de sua tradição, valores e identidade”, afirmou Corrêa.

Projeto de Paulo Corrêa que declara de utilidade pública o CTG Nova Querência é aprovado
Paulo Corrêa recebeu ontem (7) comitiva do CTG Nova Querência, acompanhada do verador Joãozinho

O parlamentar também ressaltou a importância do CTG Nova Querência nas áreas cultural e social. “Recentemente, tive a honra de participar de atividades no CTG e recebi uma placa que guardo com muito carinho. Esse reconhecimento como entidade de utilidade pública é um marco importante para todos nós. Com esse título, eu e outros deputados comprometidos com Maracaju teremos a oportunidade de direcionar emendas parlamentares para apoiar o CTG em suas atividades culturais e sociais”, detalhou.

“Essa conquista não é apenas um reconhecimento do trabalho exemplar realizado pelo CTG, mas também uma oportunidade valiosa para fortalecer e preservar nossa herança cultural”, finalizou.

Fonte: Assessoria Paulo Corrêa

Com participação da ALEMS, MS inicia política pública permanente pelo fim do feminicídio

0
Bandeiras hasteadas em frente do Centro de Convenções representam a união dos três Poderes no enfrentamento do feminicídio. / Foto: Wagner Guimarães

O feminicídio representa 58% dos assassinatos de mulheres em Mato Grosso do Sul, o segundo maior índice entre os estados brasileiros. Essa realidade passa a ser enfrentada de forma contínua e integrada na campanha “Todos por Elas”, esforço conjunto dos Poderes Legislativo, Judiciário e Executivo do Estado. Lançada nesta quarta-feira (7), no Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camillo, no Parque dos Poderes, a campanha nasce como uma política pública permanente que buscará erradicar o feminicídio em Mato Grosso do Sul.

Na frente do Centro de Convenções, foram hasteadas três bandeiras da campanha em lugar das bandeiras do Brasil, de Mato Grosso do Sul e de Campo Grande, simbolizando a união dos três Poderes no enfrentamento do feminicídio. Além dessa solenidade, foram realizadas, durante o evento, as assinaturas do Pacto de Compromisso entre os Poderes e do Termo de Adesão de Parcerias Estratégicas.

Idealizada pela desembargadora Jaceguara Dantas, Coordenadora Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS), a campanha tem como missão “combater, prevenir e erradicar o feminicídio, utilizando o poder da comunicação para sensibilizar e mobilizar Instituições e sociedade, através de um movimento solidário de responsabilidade social”.

Com participação da ALEMS, MS inicia política pública permanente pelo fim do feminicídio
Solenidade foi realizada em auditório do Centro de Convenções

“Essa iniciativa da desembargadora Jaceguara merece ser parabenizada”, afirmou o deputado Gerson Claro (PP), presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS). “Temos o Tribunal de Justiça como protagonista nessa ação, mas com a participação integral do Poder Executivo e do Poder Legislativo. Nós encampamos a ideia e fizemos todo trabalho de mobilização e conscientização”, acrescentou o parlamentar.

O Legislativo, entre outras ações, terá o papel fundamental na aprovação da lei, a ser proposta pelos três Poderes, que instituirá a campanha “Todos por Elas pelo Fim do Feminicídio”, como política pública de Estado de enfrentamento da violência de gênero e de prevenção e combate do feminicídio. O termo “todos” representa tanto a participação de todos os Poderes quanto o envolvimento de toda sociedade no compromisso coletivo com a responsabilidade social de erradicar o feminicídio.

Com participação da ALEMS, MS inicia política pública permanente pelo fim do feminicídio
Representando a ALEMS, Gerson Claro assina compromisso

Esse empenho coletivo foi firmado no Pacto de Compromisso assinado pelo presidente da ALEMS, deputado Gerson Claro, pelo presidente do TJMS, desembargador Sérgio Martins, e pela secretária de Estado da Cidadania, Viviane Luiza da Silva, que representou o governador Eduardo Riedel, e no Termo de Adesão de Parcerias Estratégicas. Esse segundo documento foi assinado por representantes do Ministério Público do Trabalho (MPT), Tribunal Regional do Trabalho da 24ª Região (TRT/MS), Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS), Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Mato Grosso do Sul (OAB/MS), Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul (DPGE-MS) e da ONG Mulheres Quilombolas.

Além do presidente da ALEMS, Gerson Claro, participaram do evento as deputadas Mara Caseiro (PSDB) e Gleice Jane (PT) e o deputado Paulo Duarte (PSB).  

“Que as novas gerações de mulheres possam viver em um mundo sem medo”, afirma desembargadora

Com participação da ALEMS, MS inicia política pública permanente pelo fim do feminicídio
Desembargadora Jaciguara Dantas falou sobre a campanha 

Esta quarta-feira foi escolhida para o lançamento da campanha devido ao aniversário de 18 anos da Lei Maria da Penha (Lei 11.340/2006), segundo informou a desembargadora Jaceguara. No ano que vem, a solenidade deverá ser realizada em outra data emblemática, 1º de junho, que é o Dia Estadual de Combate ao Feminicídio, instituído pela Lei 5.202/2018, ainda de acordo com a desembargadora.

Em fala emocionada às pessoas que participaram da cerimônia realizada no Auditório Germano Barros de Souza, no Centro de Convenções, a desembargadora questionou: “Nós temos a legislação mais avançada do mundo no combate ao feminicídio. Então, por que não conseguimos fazer frente a essa violência?”

Jaciguara informou que a ideia do projeto foi inspirada na campanha “He for She”, lançada pela ONU Mulheres em 2014, como movimento de solidariedade, que estimula os homens a integrar às ações de defesa da igualdade de gênero. Ela contou ainda que procurou os demais Poderes e recebeu amplo apoio. “O presidente Gerson Claro, de forma extremamente entusiástica, abraçou a campanha”, contou em relação à recepção que encontrou no Legislativo.

A desembargadora encerrou seu discurso como se estivesse dando voz ao pensamento das pessoas presentes no evento. “Que as novas gerações de meninas e mulheres possam viver em um mundo em que não precisem ter medo, um mundo que valorize o bem maior, que é a vida”, finalizou.

Feminicídio e os números de MS

O feminicídio foi tipificado como crime pela Lei 13.104/2015. Essa normativa alterou o Código Penal para prever o feminicídio como circunstância qualificadora do crime de homicídio, e a Lei 8.072/1990, para incluir o feminicídio no rol dos crimes hediondos.

De acordo com a Lei 13.104/2015, o feminicídio é o homicídio da mulher por razões da condição de sexo feminino. Tais razões envolvem a violência doméstica e familiar e  o menosprezo ou discriminação à condição de mulher.

Em Mato Grosso do Sul, foram assassinadas 51 mulheres em 2023, conforme o Anuário Brasileiro de Segurança Pública de 2024, publicação do Fórum Brasileiro de Segurança Pública. Desses homicídios, 30 foram feminicídios. A proporção, de 58,8%, é a segunda maior entre os estados brasileiros, ficando apenas atrás do índice de 66,7%, registrado pelo Acre.

Serviço

Outras informações e materiais podem ser acessados no site oficial da campanha (clique aqui). Também é possível saber nesse site os caminhos para participar da ação e somar no enfrentamento do feminicídio e na promoção dos direitos das mulheres. 

Fonte: Osvaldo Júnior /Assessoria ALMS

Amambai se une à campanha #TodosPorElas no combate ao Feminicídio

0
Fotos: Raquel Fernandes

Na tarde desta quarta-feira, 7 de agosto, Amambai deu início a uma importante participação na campanha estadual #TodosPorElas, em comemoração aos 18 anos da Lei Maria da Penha. A cerimônia de lançamento aconteceu às 16 horas, com o hasteamento da bandeira da campanha em frente à prefeitura, ato que ocorreu simultaneamente nos 79 municípios de Mato Grosso do Sul.

A campanha #TodosPorElas, idealizada pela Desembargadora Jaceguara Dantas, tem como objetivo principal a prevenção e erradicação do feminicídio, uma forma extrema de violência de gênero que ceifou a vida de 1.467 mulheres no Brasil somente em 2023. O lançamento em Amambai marca o compromisso do município com essa causa urgente, refletindo um esforço conjunto entre o Tribunal de Justiça, o Governo do Estado e a Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul.

A cerimônia de abertura estadual, realizada no auditório Germano Barros de Souza, em Campo Grande, contou com a assinatura de um Pacto de Compromisso entre os Três Poderes do Estado, além de um Termo de Adesão de Parcerias Estratégicas por diversas entidades e empresas. Este movimento, segundo os organizadores, busca unir a sociedade em torno da luta contra o feminicídio, promovendo ações contínuas de conscientização e prevenção ao longo do ano.

Em Amambai, o ato simbólico de hasteamento da bandeira reforça a importância da campanha, destacando a necessidade de uma mobilização coletiva. A população também é encorajada a se envolver ativamente, utilizando a hashtag #TodosPorElas nas redes sociais e adotando o coração lilás, símbolo do movimento, como forma de apoio.

A campanha, que terá ações permanentes, visa não apenas sensibilizar, mas também mobilizar a sociedade para enfrentar essa realidade alarmante. O site oficial da campanha (http://www.tjms.jus.br/todosporelas) disponibiliza materiais de divulgação e mais informações para aqueles que desejam contribuir com a causa.

Amambai se junta, assim, a um movimento maior, que clama por justiça e igualdade, reafirmando seu compromisso em proteger e empoderar as mulheres, e lutar incansavelmente contra o feminicídio.

Fonte: A.N /Grupo A Gazeta

Lia Nogueira defende atendimento 24h nas delegacias da mulher

0
Foto: Assessoria

A deputada estadual Lia Nogueira (PSDB) reforçou nesta semana, durante sessão na Assembleia Legislativa, seu pedido, feito logo no início do seu mandato, para a implantação, urgente, de um plantão 24 horas nas Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher (DEAMs) em Mato Grosso do Sul. A solicitação ganha ainda mais urgência diante dos alarmantes dados de violência de gênero no estado. Este ano, foram registrados 23 casos de feminicídio e mais de 11 mil ocorrências de violência doméstica, destacando a gravidade da situação.

“A implementação de plantões 24 horas nas Delegacias da Mulher é crucial para garantir que as mulheres possam buscar ajuda a qualquer momento e que recebam o suporte necessário”, afirma Lia Nogueira. Ela acredita que o acesso contínuo às DEAMs não só vai facilitar a coleta imediata de provas, mas também permitir o encaminhamento rápido de medidas protetivas.

A implantação de plantões 24 horas, pelo menos nos cinco maiores municípios, pode ter um impacto significativo na redução dos índices de violência contra a mulher, ao encorajar mais vítimas a denunciarem abusos e a buscarem ajuda. Além disso, espera-se que essa medida contribua para uma resposta mais eficiente das forças de segurança, tratando os casos de violência com a urgência que eles exigem.

Para Lia Nogueira, a presença de delegacias operando em regime de plantão constante é uma questão de justiça e proteção dos direitos humanos das mulheres. “Precisamos criar um ambiente seguro para que as mulheres sintam que podem contar com o apoio das autoridades a qualquer hora. Nosso pedido é com base nas estatísticas, que mostram que as agressões ocorrem geralmente à noite e na madrugada e muitas precisam aguardar o outro dia para pedir socorro, mas, nesse meio tempo, muitas desistem”, ressalta a deputada, enfatizando a importância de uma resposta imediata às denúncias de violência.

Apesar dos desafios para a implementação, como a necessidade de recursos adicionais e a capacitação de mais profissionais, Lia Nogueira está comprometida em trabalhar com o governo estadual e outras lideranças para tornar essa proposta uma realidade. “A segurança e o bem-estar das mulheres de Mato Grosso do Sul devem ser prioridades. Essa medida não pode ser considerada um custo e sim um investimento ao incentivar e preservar a vida”, reforça a deputada, que convidou também os demais parlamentares a se unirem e, assim, endossar o pedido para a mudança necessária. A expectativa é que o governo estadual priorize essa questão e avance rapidamente para proteger as mulheres do estado.

Fonte: Assessoria Lia Nogueira

Para atender Costa Rica, Mara Caseiro solicita aparelho de endoscopia e colonoscopia

0
Foto: Victor Chileno

Pensando na saúde dos moradores de Costa Rica, a deputada estadual Mara Caseiro (PSDB) solicitou ao governo estadual, a aquisição e instalação de aparelho de endoscopia e colonoscopia digestiva para o Centro de Especialidades Médicas (CEM). A indicação atende pedido da vereadora Rosângela Marçal Paes.

Conforme a deputada, embora o CEM esteja funcionando, faltam aparelhos necessários para prestação de determinados serviços, dentre eles os serviços de endoscopia e colonoscopia digestiva. “A ausência dos aparelhos necessários para os exames essenciais para o diagnóstico e tratamento de doenças gastrointestinais frustra o pleno atendimento à saúde da população da Costa Rica, que precisa se deslocar a outros municípios ou procurar os serviços da rede particular”, afirmou.

Neste cenário, o município de Costa Rica se encontra impedido de garantir assistência na esfera da saúde, já que não possui equipamento indispensável ao pleno atendimento do cidadão. “O pedido encaminhado ao secretário estadual de Saúde, Maurício Simões irá garantir ao cidadão costa-riquense o acesso a saúde e bem estar”, concluiu.

Sebrae realiza Move MS em Amambai no dia 28 de agosto

0
Foto: Divulgação

Redação

O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) realizará o Move MS no próximo dia 28 de agosto, em Amambai. Com o lema “Conectando pessoas, negócios e oportunidades”, o evento visa proporcionar um ambiente de troca de conhecimento e networking para empresários e empreendedores locais.

O Sebrae preparou uma programação que começará às 08h com um workshop sobre Marketing Digital e Promoção de Vendas nas Redes Sociais. Às 14h, será a vez da Sessão de Negócios, uma oportunidade para os participantes discutirem parcerias e trocarem experiências. A programação se encerra às 19h, com a palestra “O novo jeito de vender”, ministrada por Fred Rocha, especialista em varejo e consumo.

O encontro será realizado na Associação Comercial e Empresarial de Amambai (Acia), localizada à Avenida Pedro Manvailer, nº 3961, no Centro da cidade. O evento é gratuito, mas as vagas são limitadas, portanto, a organização recomenda que os interessados cheguem cedo para garantir a participação.