Após o fim de semana mais frio do ano em Mato Grosso do Sul, com mínimas recordes perto de 0°C, as manhãs continuam começando “geladas” pelos próximos dias. Deve ser assim até quinta-feira (15).
Ao longo da semana, o tempo começa a esquentar gradativamente e os termômetros devem chegar a 37°C, principalmente nas regiões Norte, Sudoeste, Pantaneira e Bolsão.
Para esta segunda-feira (12) e terça (13), a previsão indica tempo firme com sol e variação de nebulosidade por conta de um sistema de alta pressão atmosférica que favorece o tempo seco. Nestes dias estão previstas temperaturas mínimas entre 4 e 8°C e máximas entre 19 e 23°C para as cidades do Sul, Leste e Sudeste.
Nas regiões Pantaneira e Sudoeste esperam-se mínimas entre 9 e 15°C e máximas entre 20 e 25°C. Em municípios do Norte e do Bolsão as temperaturas mais baixas variam entre 8 e 12°C e as altas vão de 23 a 28°C.
Em Campo Grande são esperadas mínimas entre 9 e 11°C e máximas entre 20 e 22°C. São esperados baixos valores de umidade relativa do ar entre 15 e 35% e por isso recomenda-se beber bastante líquido.
Na quarta-feira (14) e quinta (15) a previsão indica a continuidade do tempo firme com sol e variação de nebulosidade devido à atuação de um sistema de alta pressão atmosférica que favorece o tempo quente e seco. Nestes dias as temperaturas estarão em elevação sendo previstas mínimas entre 8 e 14ºC e máximas entre 24 e 31°C nas cidades do Sul, Leste e Sudeste.
No Pantanal e no Sudoeste as temperaturas mais baixas variam entre 14 e 21ºC e as altas entre 30 e 36ºC.
Para o Norte e o Bolsão espera-se mínimas entre 14 e 17ºC e máximas entre 31 e 37ºC. Pontualmente podem ficar abaixo dos 14ºC. Em Campo Grande as temperaturas mais baixas vão de 12 a 17ºC e as altas de 27 a 32ºC.
Aliado ao tempo mais quente e seco, espera-se baixos valores de umidade relativa do ar entre 10 e 30%. As condições meteorológicas facilitam a propagação de incêndios por isso o alerta constante pedindo que a população não ateie fogo tanto nas cidades quando na área rural.
Para este domingo (11), a previsão indica sol e variação de nebulosidade, com tempo estável em Mato Grosso do Sul. De acordo com o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), as temperaturas seguem baixas ao amanhecer, porém, as máximas estarão em gradativa elevação principalmente nas regiões sudoeste, Pantanal, norte e Bolsão.
Além disso, os ventos atuam do quadrante sul e giram para o quadrante leste ao longo deste domingo, com valores entre 30-50 km/h. Pontualmente, podem ocorrer rajadas de vento acima de 50 km/h.
A mínima prevista para Campo Grande é de 9°C e a máxima chega aos 23°C. Os termômetros em Dourados marcam 4°C inicialmente e atingem 21°C ao longo do dia. Na fronteira com o Paraguai, Ponta Porã tem mínima de 5°C e máxima de 19°C. Anaurilândia, na região Leste, Anaurilândia registra variação entre 7°C e 22°C.
Na região do Bolsão, Paranaíba amanhece com 9°C e atinge 26°C à tarde, já em Três Lagoas a mínima é de 8°C e a máxima de 24°C. Em Coxim, no Norte, as temperaturas iniciam aos 11°C e sobem até 28°C.
Corumbá, no Pantanal, tem mínima de 12°C e marca 25°C nos horários mais quentes; Aquidauana, na mesma região, tem mínima de 9°C e máxima de 24°C. Em Porto Murtinho, na região Sudoeste, os valores variam entre 8°C e 24°C.
A previsão do Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima) indica que, neste sábado (10), o tempo volta a ficar firme em Mato Grosso do Sul. Mesmo com sol e variação de nebulosidade, neste dia devem ocorrer as menores temperaturas associadas a tal frente fria, com valores entre 2ºC e 5ºC e probabilidade de geada, principalmente na região sul.
“O ar frio deve avançar para todas as regiões do estado, podendo gerar recordes de temperatura mínima em 2024 em alguns municípios e, possivelmente, ser a massa de ar fria mais intensa registrada até agora nesse ano de 2024”, explica o órgão.
Em Campo Grande, os termômetros marcam 7ºC inicialmente e chegam aos 18ºC ao longo do dia. O município de Dourados tem mínima de 3ºC e máxima de 17ºC. Na região Sul, Ponta Porã e Iguatemi amanhecem com 4ºC e atingem máximas de 15ºC e 16ºC, respectivamente.
Em Paranaíba, no Bolsão, a mínima é de 11°C e a máxima de 22ºC; Três Lagoas, na mesma região, o sábado inicia com 9ºC e chega aos 21ºC nos horários mais quentes. No Norte do Estado, Camapuã e Coxim apresentam máximas semelhantes de 22°C, com mínimas respectivas de 8°C e 10°C.
No Pantanal, os valores em Corumbá variam entre 12°C e 20°C, já Aquidauana tem mínima de 6°C e máxima de 19°C. Em Porto Murtinho, na região Sudoeste, as temperaturas iniciam aos 6°C e sobem até 20°C.
Policiais militares do DOF (Departamento de Operações de Fronteira) apreenderam nesta sexta-feira (9), em Caarapó, um veículo GM Celta carregado com mais de 500 pacotes de cigarros contrabandeados do Paraguai. Dois homens, de 33 e 62 anos de idade, foram detidos.
Os policiais faziam bloqueio na MS-278, próximo ao distrito de Nova América, quando abordaram o automóvel. Durante vistoria, foram encontrados 550 pacotes de cigarros de origem estrangeira. Questionados, os homens afirmaram que pegaram os produtos na cidade de Pedro Juan Caballero, no Paraguai, e levariam até Dourados.
Os materiais apreendidos, avaliados em mais de R$ 40 mil, foram encaminhados à Receita Federal de Ponta Porã.
A ação envolvendo os policiais do DOF aconteceu dentro do Programa Protetor das Fronteiras e Divisas, parceria da Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública) com o MJSP (Ministério da Justiça e Segurança Pública).
Amambai será palco de mais um Trilhão Tatu Peba, que chega a sua 10º edição. O evento, marcado para o dia 22 de setembro, acontecerá no Centro de Tradições Gaúchas Sentinela de Amambai (CTG), a partir das 8h. Os organizadores prometem um dia repleto de adrenalina, competição e diversão, com uma área de camping disponível para os participantes.
Para aquecer os motores, um esquenta será realizado no dia 21 de setembro, a partir das 10h, com direito a chopp, costelão e um show de manobras radicais, garantindo que todos entrem no clima da competição.
Um dos grandes atrativos deste ano é a premiação, que supera os R$ 40.000,00. Entre os prêmios, estão uma moto CRF 250F ou a alternativa de R$ 20.000,00 em PIX, além de vários outros prêmios em dinheiro, pneus, botas para trilha e caixas de cerveja. As primeiras 150 inscrições pagas ainda garantem uma camiseta exclusiva do evento.
As inscrições já estão abertas e podem ser realizadas através do site oficial www.tatupeba.com.br. O valor da inscrição antecipada é de R$ 180,00, subindo para R$ 200,00 no dia do evento.
O Trilhão Tatu Peba é organizado pela Associação de Trilheiros Tatu Peba, consolidando-se como um dos principais eventos de trilhas na região.
Para mais informações, os interessados podem entrar em contato com os organizadores Bagual (67 99886-7333) ou Íkaro (67 99631-9758). O comprovante de inscrição deve ser enviado para Silvanei (67 99285-4970).
O Estado de MS emitiu 30.012 (trinta mil e doze) carteiras de identidade no mês de julho, um número recorde de cerca de mil documentos por dia. O resultado positivo desta importante prestação de serviço público é fruto do esforço de centenas de Peritos Papiloscopistas, que trabalham nos postos de identificação em todo o Estado.
Trabalhando em todos 79 municípios do Estado, a categoria dos peritos papiloscopistas adotou um esforço incomum e concentrado para garantir a emissão do novo documento de identidade, a Carteira de Identificação Nacional (CIN) ao maior número possível de cidadãos no MS.
Desde abril, com 28.350 (vinte e oito mil trezentos e cinquenta) documentos emitidos, o número de emissões não tem ficado abaixo de 20 mil identidades/mês durante esse semestre. Foram 22 mil em maio, 25.613 (vinte e cinco mil seiscentos e treze) em junho e 30.012 no mês de julho.
O trabalho de emissão da nova Carteira de Identificação Nacional é executado pelo Instituto de Identificação de MS, órgão vinculado a Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp).
Em contato com Daniele Bueno, presidente do Sindicato dos Peritos Papiloscopistas de MS (SINPAP/MS), entidade que representa a categoria, disse que o respaldo para o trabalho faz toda a diferença. “O resultado positivo é fruto do trabalho dos peritos papiloscopistas que estão dedicados na emissão de um volume cada vez maior do documento.
Paralelo a isso são as condições de trabalho estabelecidas para o desenvolvimento da missão”, atesta Daniele Bueno.
Além de destacar o empenho e compromisso da categoria na prestação do serviço, a perita pontua também as diretrizes, estrutura e decisões que favorecem o trabalho papiloscópico de perícia oficial para identidade civil.
Danielle pontua, por exemplo, a atenção do Governo do Estado e o respaldo do Secretário Estadual de Justiça e Segurança Pública, delegado Antonio Carlos Videira, que está garantindo equipamentos, estrutura e sendo solícito em atenção aos pedidos da entidade sindical para aparelhar os servidores para o trabalho de emissão das novas carteiras de identidade.
“O Estado, representado pelo secretario de Segurança, vem reconhecendo a importância da temática, e a emissão do documento de identidade como a maior entrega social da Secretaria de Justiça e Segurança Pública, operacionalizada pelo perito papiloscopista, através do Instituto de Identificação”, assinala.
“Nossa resposta ao apoio para a missão está no número crescente de emissão dos documentos em todo o Estado”, enfatiza a perita papiloscopista.
Nova CIN – A nova carteira apresenta um QR Code, que permite verificar a autenticidade do documento, bem como saber se foi furtado ou extraviado, por meio de qualquer smartphone. Conta ainda com um código de padrão internacional chamado MRZ, o mesmo utilizado em passaportes.
Apesar de ser obrigatório para todos os brasileiros, o documento, anunciado em 2022, não precisa ser emitido imediatamente. Os cidadãos têm até a próxima década para realizar a troca.
Para obter a nova identidade, o requerente deverá apresentar a certidão de nascimento ou de casamento em formato físico ou digital. O documento será expedido em papel de segurança ou em cartão de policarbonato (plástico), além do formato digital. A primeira via da CIN, em papel e em formato digital, é gratuita e sua emissão é feita por meio de agendamento prévio pelo site da Secretaria de Justiça e Segurança Pública.
O perito papiloscopista Daniel Ferreira de Freitas, diretor do Instituto de Identificação de MS, informa que em casos de urgência, a pessoa necessitada do documento deve procurar um Posto de Identificação e comprovar a real necessidade do documento.
No dia 4 de agosto, foi realizada a eleição para a escolha do capitão da Aldeia Taquaperi, em Coronel Sapucaia, substituindo o antigo capitão, Osvaldo Rodrigues.
Samuel Velasques foi eleito como capitão, ao lado de seu vice, o professor Osmar, com um total de 518 votos.
A eleição contou com outros três candidatos: Josenildo, que obteve 78 votos; Valderi, que recebeu 53 votos; e Givaldo, que somou 48 votos.
De acordo com os organizadores, o processo eleitoral ocorreu de maneira pacífica e democrática, refletindo a vontade da comunidade indígena.
A deputada estadual Lia Nogueira (PSDB) apresentou à Assembleia Legislativa uma indicação, direcionada ao governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Corrêa Riedel, ao secretário de Estado de Infraestrutura e Logística, Hélio Peluffo Filho, e ao prefeito de Ponta Porã, Eduardo Campos, solicitando a substituição da ponte de madeira localizada no Assentamento Itamarati, próximo à pedreira, em Ponta Porã, por uma ponte de concreto, atendendo à pedidos de moradores da região.
Conforme a parlamentar, a solicitação se deve às condições precárias da atual ponte de madeira, que tem comprometido a segurança e a mobilidade dos moradores e produtores rurais do assentamento e que, de acordo com a população, a estrutura existente não suporta mais o fluxo de veículos e pedestres, tornando-se instável, principalmente durante os períodos chuvosos e a substituição por uma ponte de concreto é considerada essencial para garantir durabilidade e segurança no tráfego diário.
A deputada Lia Nogueira ressaltou a importância dessa melhoria para a infraestrutura local. “A nova ponte deve proporcionar uma passagem segura e eficiente, facilitando o escoamento da produção agrícola e melhorando o trânsito de moradores e visitantes, além de que investir na substituição da ponte é investir no desenvolvimento da região, garantindo a segurança dos usuários e promovendo o crescimento econômico local”, afirmou.
A expectativa é que os governos estadual e municipal destinem os recursos e esforços necessários para a realização da obra, garantindo benefícios diretos à comunidade local e contribuindo para a melhoria da infraestrutura viária no Assentamento Itamarati.
Nesta sexta-feira, dia 09 de agosto, os sites A Gazeta News e A Gazeta Conesul publicam o Giro pelo Estado. O espaço visa oferecer um resumo de notícias que repercutiram em Mato Grosso do Sul ao longo da semana. A equipe do Jornal A Gazeta reúne e analisa acontecimentos veiculados por diferentes veículos de comunicação, para manter os leitores informados de forma rápida e precisa. Acompanhe:
Cultura – Comemorações dos 100 anos de Helena Meirelles em Mato Grosso do Sul
Foto: Divulgação
A partir de 13 de agosto, uma série de eventos celebrará o centenário da violeira Helena Meirelles, nascida em Bataguassu. Helena aprendeu a tocar viola em segredo, desafiando sua família. Começou ocando em bares e aos 67 anos foi descoberta pela revista “Guitar Player”, ganhando reconhecimento mundial. Apresentou-se em teatros e gravou discos, sendo aclamada como uma das maiores violeiras do mundo. Helena faleceu aos 81 anos, em 2005. (Nova Lima News)
Pantanal – Em trabalho de parto, adolescente de 13 anos é resgatada
Foto: Divulgação
Uma adolescente de 13 anos em trabalho de parto foi resgatada de helicóptero, no dia 5, pela Marinha do Brasil na Colônia São Domingos, região do Taquari, a cerca de 70 km de Ladário. A Marinha realiza esses resgates em áreas de difícil acesso ou emergência comprovada, dependendo de fatores como condições meteorológicas e disponibilidade diurna da aeronave. (Campo Grande News)
Estado – PF prende trio e bloqueia R$ 33 milhões de grupo ligado ao tráfico transnacional de drogas
Foto: PF/Reprodução
A Polícia Federal prendeu três pessoas e bloqueou R$ 33 milhões de contas bancárias de suspeitos ligados ao tráfico transnacional de drogas na operação “Lepidosiren” ontem (8). Os mandados foram cumpridos em Dourados, Angélica e Ivinhema. A investigação, iniciada em agosto de 2021 após a apreensão de 3,4 toneladas de maconha, revelou que o grupo era uma organização criminosa estável e permanente responsável pela logística e tráfico de drogas. (g1)
Estado – Aos 29 anos, ivinhemense é finalista de prêmio na Europa por liderança na indústria da carne
Foto: Divulgação
O Women in Meat Industry Awards, prêmio anual que celebra as contribuições femininas na indústria da carne no Reino Unido, indicou a sul-mato-grossense Camila Feliz em 2024. Camila, nascida em Ivinhema, foi reconhecida como a segunda mulher no Reino Unido a atuar na produção e controle de qualidade de ração de aves, uma função dominada por homens. A premiação ocorrerá no dia 29 de novembro, em Londres. (AtivaFM MS)
Estado – PM morre em acidente com carro e caminhonete no Anhandui
Foto: Nathalia Alcantara
O policial militar Paulo Siqueira Barbosa faleceu em um acidente na terça-feira (6) na BR-163, entre Anhanduí e Nova Alvorada do Sul, após seu carro colidir de frente com uma caminhonete durante uma tentativa de ultrapassagem. O veículo do policial capotou, enquanto a caminhonete foi parar na vegetação. O motorista da caminhonete não sofreu ferimentos graves, e duas pessoas foram socorridas. (Rádio JFM)
Esporte – Lutador de MS aplica mata leão e vence no 1º round no maior torneio de MMA da América Latina
Foto: Marcell Fagundes, Shooto Brasil
O lutador de Campo Grande, Vinicius Ramires, venceu Claudiomar Cruz, no Shooto Brasil, o maior torneio de MMA da América Latina, realizado na semana passada no Rio de Janeiro. Vinicius, de 21 anos, finalizou a luta com um mata-leão no primeiro round, aos dois minutos e meio. Ramires segue uma carreira de 17 anos na luta. Ele se profissionalizou no MMA em 2021 e estreou no LIONS FC, na Suíça. (Midiamax)
Paraná – Motorista de Naviraí (MS) morre em grave acidente na BR-153
Foto: Reprodução/Notícias de Naviraí
Um acidente ocorrido na quarta-feira (07), no Paraná, resultou na morte do caminhoneiro José Lázaro Rodrigues da Silva, de 33 anos, de Naviraí. José Lázaro conduzia um caminhão Scania, que tombou e foi arrastado para uma das pistas, colidindo com uma caminhonete VW Amarok. O caminhoneiro ficou preso às ferragens e faleceu antes da chegada do socorro. O motorista da caminhonete sofreu ferimentos leves. (Top Mídia News)
Estado – Comércio deve faturar R$ 350 milhões no Dia dos Pais
Foto: Gerson Oliveira/Correio do Estado
O comércio estadual deve movimentar R$ 349,88 milhões no Dia dos Pais, com R$ 148,30 milhões destinados a presentes e R$ 201,58 milhões às comemorações. A pesquisa, realizada em oito municípios, aponta que o gasto médio total deve ser de R$ 412,97. Entre os entrevistados, 50,23% vão presentear os pais, com preferência por roupas (42%), perfumes/cosméticos (24%) e calçados (21%). 87% planejam uma refeição especial. (Hoje Mais)
Dourados – Mulher morre eletrocutada durante conserto de extensão de energia da máquina de lavar roupas
Uma mulher de 58 anos morreu ontem (08) em Dourados após sofrer um choque elétrico enquanto tentava consertar uma máquina de lavar roupas. O marido a encontrou inconsciente no chão, com um fio de energia na boca, e tentou reanimá-la. Ele e um vizinho levaram a vítima até o posto de atendimento da CCR MSVia, onde um médico constatou o óbito, indicando que a morte havia ocorrido há pelo menos duas horas. (EnfoqueMS)
Dourados e Amambai – UFGD abre processo seletivo gratuito para graduação voltada à indígenas Guarani Kaiowá em MS
Foto: UFGD/Divulgação
A Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) abriu inscrições gratuitas para o processo seletivo de dois cursos de graduação voltados para a etnia Guarani Kaiowá: Licenciatura Intercultural Indígena (Teko Arandu) e Pedagogia Intercultural Indígena, cada um com 70 vagas e duração mínima de 4 anos e meio. As inscrições devem ser feitas até 23 de agosto no site da UFGD, e as provas serão realizadas no dia 15 de setembro em Dourados e Amambai. (Rádio Voz Amiga)
Fachada do quartel do Corpo de Bombeiros em Amambai. (Foto: Vilson Nascimento)
Redação
Na noite desta quinta-feira, dia 8, o Corpo de Bombeiros de Amambai foi acionado para atender uma ocorrência de acidente de trânsito na rodovia que liga Amambai a Ponta Porã, próximo à entrada da Aldeia Amambai.
Segundo informações fornecidas pela corporação, um homem estava de bicicleta quando foi atingido por um carro. Ele estava consciente e orientado no momento em que foi atendido pelos bombeiros.
A vítima sofreu um corte na mão direita e escoriações nos joelhos, mas não aparentava ter ferimentos graves. O motorista do carro permaneceu no local do acidente, que não resultou em outras vítimas.
As autoridades competentes estão investigando as circunstâncias do acidente.
A ACIA (Associação Comercial e Empresarial de Amambai) em conjunto com o SESC-MS (Serviço Social do Comércio) está promovendo uma oportunidade imperdível para as empresas da região. As instituições estão em busca de novos parceiros para integrarem o Clube de Benefícios do SESC-MS, um projeto inovador que oferece ampla visibilidade no mercado por meio de marketing digital gratuito.
O Clube de Benefícios do SESC-MS permite que as empresas parceiras tenham seus produtos e serviços divulgados nas redes sociais do SESC-MS e em seu aplicativo oficial, que alcança um público de mais de 120 mil credenciados. Além da exposição, as empresas participantes recebem atendimento personalizado, com orientações detalhadas sobre o credenciamento e apoio para incluir seus colaboradores no programa.
Entre as vantagens oferecidas, os parceiros têm acesso a descontos exclusivos em diversas áreas, incluindo comércio geral, academias, escolas, restaurantes e hotéis, além de benefícios específicos nas unidades do SESC. Esta iniciativa é uma excelente oportunidade para ampliar o alcance e a visibilidade das empresas, ao mesmo tempo em que oferece benefícios valiosos aos seus colaboradores.
Segundo Alex Sandro da Silva, responsável pelo relacionamento empresarial do SESC-MS, a presença do Sesc nas empresas proporciona benefícios que melhoram a qualidade de vida dos colaboradores, nas áreas da cultura, lazer, educação, saúde e lazer a preços reduzidos. Além disso, gera oportunidades para as Empresas se tornarem parceiras do SESC-MS promovendo melhor visibilidade e engajamento em sua marca.
Empresas interessadas em fazer parte deste projeto podem agendar uma visita para os dias 12, 13 e 14 de agosto. O contato por ser feito pelo telefone (67) 99637-3035 (Alex).
Não perca a chance de expandir seus negócios e oferecer benefícios exclusivos para seus colaboradores. Participe do Clube de Benefícios do SESC-MS e veja sua empresa alcançar novos patamares de sucesso!
Em um gesto de solidariedade, amigos e clientes do famoso Food Truck “Churros Cacau Dourado” estão se unindo para ajudar o proprietário Bonie, que sofreu um acidente de trânsito recentemente. O acidente causou sérios danos ao caminhão que Bonie usa como ferramenta de trabalho, impedindo-o de continuar trazendo alegria com seus deliciosos churros.
Bonie é uma figura querida em Amambai, conhecido por estacionar seu Food Truck em frente à pizzaria Donna Pizza no centro da cidade todos os meses, onde é sempre recebido com entusiasmo por adultos e crianças que adoram seus churros. Agora, ele precisa da ajuda de todos para voltar ao trabalho.
Júnior, um amigo próximo de Bonie, tomou a iniciativa de criar uma campanha de arrecadação de fundos online para ajudar a cobrir os custos dos reparos do caminhão. A vaquinha online já está disponível, e qualquer valor pode fazer a diferença na vida de Bonie, permitindo que ele retorne às ruas de Amambai e continue a alegrar o dia das crianças e adultos com seus churros inigualáveis.
Para contribuir, acesse o link da vaquinha: Clique aqui
Toda ajuda é bem-vinda! Vamos nos unir para que Bonie possa voltar a trabalhar e espalhar a doçura dos seus churros pela cidade.