18.1 C
Amambai
sexta-feira, 26 de junho de 2026
Início Site Página 880

TRE derruba liminar e PL mantém apoio a Janete

0
Paulo Leandro de Oliveira, Avelino Vieira Soares, o Bila, e o presidente do PL de Amambai, Evandro, o Leitão, com a candidata Janete do PSDB. Foto: Divulgação

O Tribunal Regional Eleitoral derrubou a liminar e garantiu ao PL (Partido Liberal) a decisão do diretório estadual que mudou a diretoria em Amambai no mês de julho. Com isso, o partido mantém o apoio à candidata a prefeita pelo PSDB, Janete Córdoba. A decisão foi tomada na segunda-feira (12) pelo Colegiado do Tribunal Regional Eleitoral.

O jornal A Gazeta entrou em contato com o presidente do diretório do PL de Amambai, Evandro Keitel (popular Leitão). Ele disse que prevaleceu a decisão já tomada há meses, quando a direção nacional do PL decidiu apoiar o PSDB no Mato Grosso do Sul. “É uma decisão tomada de cima para baixo, pela direção nacional e estadual; nós temos que seguir o que o partido decide, e vamos apoiar a candidata Janete do PSDB”, disse.

Segundo Leitão, o PL vai apoiar o PSDB sem lançar candidatos a vereador. No dia da convenção (05/08, no Paladium), Leitão disse que fez a chamada para que os pré-candidatos a vereador assinassem a ata para se habilitarem a concorrer à eleição, mas ninguém se manifestou. Ele acrescenta que, em nível nacional, o PL está alinhado com o PSDB e existe a possibilidade de fusão dos dois partidos no futuro, mas isso é uma questão da direção nacional, ressaltou.

IMBRÓGLIO

O imbróglio envolvendo o PL teve mais um capítulo na semana passada, quando a diretoria anterior entrou com um pedido de liminar na justiça pedindo o direito de realizar a convenção, e obteve uma decisão favorável. Sob o comando do então presidente (agora ex), José Bambil, o partido fez a convenção e lançou uma chapa de candidatos a vereador, declarando apoio à candidatura do MDB, que tem Sérgio Barbosa como candidato a prefeito, minutos após a atual direção do PL ter realizado a convenção e declarado apoio a Janete Córdoba. Agora, com a decisão do Colegiado do Tribunal Regional Eleitoral, o PL definitivamente vai apoiar a candidata do PSDB em Amambai.

Fonte: Redação/Grupo A Gazeta

Lia Nogueira solicita manutenção urgente de ciclovia na Avenida Guaicurus, em Dourados

0
Fotos: Divulgação

A deputada estadual Lia Nogueira (PSDB) apresentou um pedido oficial para que a Prefeitura de Dourados destine recursos à manutenção da ciclovia localizada na Avenida Guaicurus. A solicitação, apresentada em sessão na Assembleia Legislativa, pede melhorias no trecho entre o Posto Litro e a Cidade Universitária, frequentemente utilizado por ciclistas e pedestres da região.

De acordo com a deputada, a ciclovia é crucial para estudantes universitários, militares, atletas e moradores de áreas rurais, mas atualmente apresenta sérios problemas estruturais. Os usuários enfrentam pavimentação deteriorada, problemas de escoamento de águas pluviais e iluminação insuficiente. Em algumas partes, o asfalto está completamente desgastado e a vegetação invade o caminho, obrigando ciclistas a dividir espaço com veículos na avenida principal, elevando o risco de acidentes.

“Esta ciclovia é uma rota importante para muitos e sua manutenção é essencial para a segurança dos ciclistas, além de incentivar a prática de esporte e lazer em Dourados. Precisamos garantir que todos possam utilizá-la de forma segura”, destacou a deputada Lia Nogueira.

Tacuru sedia a 8ª etapa da Copa de Velocross SulmeMS em setembro

0
Foto: Divulgação

Redação

Nos dias 7 e 8 de setembro, o município de Tacuru receberá a 8ª etapa da Copa de Velocross SulmeMS, promovida pela Super Copa Liga de Motociclismo do Mato Grosso do Sul (SulmeMS). Com uma premiação que ultrapassa os R$ 20 mil, o evento tem o objetivo de atrair competidores ávidos por disputas acirradas.

Parte de uma série de dez etapas, a competição vem se firmando como uma das mais relevantes do motociclismo regional, ganhando também alcance internacional. A copa, que começou em fevereiro deste ano em Amambai, está prevista para ser concluída em dezembro, na cidade de Itaquiraí. Ao longo de 2024, já percorreu outras cidades da região do Cone Sul, como Aral Moreira, Caarapó, Eldorado, Naviraí e Sete Quedas.

A Copa de Velocross SulmeMS conta com o patrocínio de parceiros como Café Iguaporã, Columbia Medicina PJC, Docemel e o Moto Clube Tacuru, que têm sido essenciais para a organização desta etapa local.

Eleições do Sindicato Rural de Amambai em 2024: Candidatura de Manoel Douglas

0
O produtor rural Manoel Douglas irá concorrer a presidência do Sindicato Rural de Amambai em outubro. /Foto: Divulgação

O Sindicato Rural de Amambai se prepara para as eleições de 2024, que ocorrerão no dia 22 de outubro, das 08h às 17h, na sede da entidade, localizada na Rua da República, N° 3141, no centro da cidade. O processo eleitoral definirá a nova Diretoria, Conselho Fiscal e Delegados Representantes, que estarão à frente do sindicato nos próximos anos.

Até o momento, apenas uma chapa foi divulgada, liderada pelo produtor rural e engenheiro agrônomo Manoel Douglas Antunes Pinto Junior. Ele disputa o cargo para suceder o atual presidente, Rodrigo Lorenzetti.

Manoel Douglas participa da diretoria do sindicato desde 2018 e, com o apoio dos seus colegas, colocou seu nome à disposição para trazer uma renovação à entidade. “As expectativas são um pouco desafiadoras, o agronegócio local não vive em um bom cenário atualmente, porém o papel do sindicato é atuar nos interesses da classe sempre prezando o coletivo”, afirmou Douglas. Ele ainda destacou a importância de novas ideias somadas à experiência adquirida pela diretoria atual, que está há mais de 15 anos à frente do sindicato.

Entre as principais pautas que pretende abordar, caso eleito, estão questões fundiárias e a reformulação da Expobai, evento tradicional e marca registrada do município.

As chapas interessadas em participar da eleição devem ser registradas na secretaria da entidade no prazo de 30 dias a contar da data de afixação do aviso, com atendimento das 07h às 11h e das 13h às 17h. O aviso do Edital de Convocação das Eleições está disponível na sede do sindicato e em órgãos públicos como a Prefeitura Municipal de Amambai, a Câmara Municipal de Amambai, a Associação Comercial, a Agenfa e a Iagro.

Com a proximidade das eleições, os produtores rurais de Amambai terão a oportunidade de definir o futuro do sindicato em um momento crucial para o setor agropecuário local.

Fonte: A.N/ Grupo A Gazeta

Terça-feira promete ser de sol e tempo firme em Mato Grosso do Sul, mas frio permanece

0

A terça-feira (13) será um dia predominantemente ensolarado e seco para Mato Grosso do Sul, com variações na nebulosidade. A presença de um sistema de alta pressão atmosférica continuará a dominar o Estado, garantindo um tempo firme ao longo do dia. Apesar dessas condições, o frio permanece.

Nas regiões sul, leste e sudeste, a previsão indica temperaturas mínimas variando entre 4°C e 8°C e máximas entre 17°C e 23°C. Em algumas localidades, os termômetros podem registrar temperaturas abaixo dos 4°C, especialmente nas áreas mais elevadas.

Já no Pantanal e sudoeste, as mínimas deverão ficar entre 9°C e 15°C, com máximas alcançando de 23°C a 26°C. Nas regiões norte e Bolsão, as mínimas vão de 8°C a 12°C e as máximas poderão chegar a 29°C. A região de Campo Grande experimentará mínimas entre 9°C e 11°C e máximas variando entre 20°C e 23°C.

Veja a previsão completa do Cemtec no mapa abaixo:

Terça-feira promete ser de sol e tempo firme em Mato Grosso do Sul, mas frio permanece

Os ventos estarão soprando predominantemente do quadrante sul (sul/sudeste) e mudando gradualmente para o leste, com velocidades entre 30 km/h e 50 km/h. É possível que ocorram rajadas de vento que superem os 50 km/h em alguns momentos. Devido ao tempo seco, a umidade relativa do ar será baixa, variando entre 15% e 35%.

Comunicação Governo de MS

Nota de falecimento de Adão Gomes da Silva

0

Comunicamos com pesar o falecimento no Hospital Regional, em Ponta Porã, de Adão Gomes da Silva, de 66 anos.

Trasladado para Amambai, seu corpo foi velado no Memorial Primavera e o sepultamento foi realizado nesta terça-feira, dia 13, às 10h, no Cemitério Municipal Santo Antônio.

Informou Pax Primavera- Fone: 3481-5356

Carga milionária de cigarros é apreendida pelo DOF em Japorã

0

Policiais militares do DOF (Departamento de Operações de Fronteira) apreenderam na manhã deste sábado (10), um caminhão Trator Mercedes-Benz de cor prata atrelado a semirreboques carregados com cigarros contrabandeados do Paraguai. Na ação ninguém foi preso.

Os militares do DOF realizavam um patrulhamento ostensivo e preventivo pela rodovia MS-299, área rural próximo ao perímetro urbano de Japorã e da Linha Internacional, quando visualizaram o momento em que o condutor da carreta abandonou o veículo e correu para uma mata às margens da rodovia.

Além dos 47.500 pacotes de cigarros ilegais os policiais localizaram, no interior do caminhão, uma nota fiscal de carga de milho originária de Caarapó com destino à cidade paulista de Capela do Alto. Foram realizadas buscas nas imediações, porém, o condutor da carreta não foi localizado.

A ocorrência foi registrada e entregue na Receita Federal em Mundo Novo. O prejuízo estimado ao crime foi de R$ 3,38 milhões.

A ação envolvendo os policiais do DOF aconteceu dentro do Programa Protetor das Fronteiras e Divisas, parceria da Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública) com o MJSP (Ministério da Justiça e Segurança Pública).

Confira a farmácia de plantão hoje em Amambai

0

Plantão: Farmácia Santo Remédio    Fone: 99820-3883

Próximo ao Mercado Alô Amambai

I Chá Beneficente da Agulha Solidária arrecada quase uma tonelada de alimentos

0
Fotos: divulgação

No último sábado, dia 10 de agosto, o Alphaville Club, em Amambai, sediou o I Chá Beneficente promovido pelo grupo Agulha Solidária. O evento, que contou com a presença de diversos membros da comunidade, superou todas as expectativas ao arrecadar 976 kg de alimentos.

A tarde começou com uma inspiradora palestra motivacional ministrada pela Dra. Liliane Cristina Docusse, que emocionou os presentes com suas palavras de encorajamento e resiliência. Em seguida, um leilão beneficente trouxe animação e engajamento, culminando na entrega do prêmio do desafio Agro Solidário.

No desafio Agro Solidário, a cooperativa Coamo foi a grande vencedora, arrecadando 640 kg de alimentos, representando seus colaboradores e mostrando a força da cooperação em prol de causas sociais.

Os alimentos arrecadados foram destinados a diversas instituições locais, incluindo 100 kg para a APAE e 100 kg para o Lar do Idoso. O restante foi entregue ao Lions Clube Cidade Crepúsculo, que ficará responsável pela distribuição para outras entidades necessitadas.

Além das doações alimentares, o leilão e o bazar realizados durante o evento permitiram ao grupo Agulha Solidária iniciar a cotação de itens para compor 98 kits de higiene pessoal. Esses kits serão destinados a pacientes amambaienses que realizam hemodiálise e tratamento oncológico fora da cidade,

Os participantes elogiaram o evento, destacando-o como a maior festa de solidariedade que Amambai já presenciou. O sucesso do chá beneficente reforça a importância do trabalho realizado pela Agulha Solidária e já deixa todos ansiosos para a próxima edição.

A Agulha Solidária é composta por mulheres que se reúnem quinzenalmente para sessões de terapia coletiva, conduzidas pela psicoterapeuta Miriam Fernandes, onde confeccionam peças para doação. O grupo permanece independente de qualquer partido político, dedicando-se exclusivamente à solidariedade e ao apoio às causas sociais.

Fonte: A.N /Grupo A Gazeta

Reabertura de inscrições no programa “Mais Social” é solicitada por Lia Nogueira

0
Foto: Assessoria

A deputada estadual Lia Nogueira (PSDB) apresentou um requerimento solicitando ao Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Assistência Social e dos Direitos Humanos, esclarecimentos sobre a previsão de reabertura das inscrições no Programa “Mais Social”.

Segundo a deputada, muitas pessoas têm relatado dificuldades em se inscrever no programa, que atualmente está com as inscrições suspensas devido à cota do orçamento total disponível. “Com o aumento da demanda de famílias em situação de vulnerabilidade social e insegurança alimentar, é essencial a abertura de novas vagas no programa”, afirmou Lia Nogueira.

O Programa “Mais Social” é uma iniciativa do governo estadual que visa promover a segurança alimentar e melhorar a qualidade de vida das famílias em situação de vulnerabilidade no Mato Grosso do Sul. O programa oferece um auxílio financeiro de R$450,00 mensais, contribuindo para garantir o acesso a alimentos básicos, produtos de higiene e gás de cozinha.

A deputada pediu urgência no retorno, com informações detalhadas do governo, sobre a reabertura das inscrições. “O auxílio oferecido pelo ‘Mais Social’ é crucial para as famílias que enfrentam dificuldades para suprir suas necessidades básicas”, ressaltou.

Amambai ganha nova associação de agentes de saúde e combate a endemias

0
Fotos: Divulgação

No dia 6 de agosto de 2024, foi fundada no município de Amambai a AAACSACE – Associação Amambaiense dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate a Endemias. Na ocasião, estiveram presentes cerca de 50 profissionais de ambas as categorias, que elegeram sua primeira diretoria e aprovaram o estatuto da associação.

Amambai ganha nova associação de agentes de saúde e combate a endemias

Entre as principais finalidades da AAACSACE estão contribuir para o fortalecimento das discussões relacionadas à saúde pública do município e defender os interesses das referidas categorias junto às esferas municipal, estadual e nacional.

A formalização da AAACSACE em Amambai representa a força que as duas categorias vêm ganhando ao longo dos últimos anos e que atualmente conta com mais de 400 mil profissionais em todo o país. Unidos e mobilizados, foram responsáveis por três emendas constitucionais que vêm garantindo segurança e a descontinuidade da precarização do vínculo laboral desses profissionais em todo o Brasil. É por meio de organizações como essa, surgindo em vários municípios e estados, que as categorias têm avançado suas pautas no Congresso e no Senado, conseguindo superar as prioridades de outras categorias igualmente grandes.

Com o objetivo de garantir visibilidade e mais direitos, esses profissionais seguem se organizando.

Na ocasião, esteve presente o presidente da Associação Pontaporanense dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate a Endemias, Délcio Ferreira Barreto, que reforçou a importância da organização e união das categorias. Ele também aproveitou o momento para mobilizar os demais quanto à criação do Sindicato Estadual dos ACS e ACE a partir de 2025.

A primeira diretoria eleita e empossada da AAACSACE ficou composta por Jaqueline Taques Vaz Amaral Braun como Presidente, Narcisa Dalva Marques Barbosa como Vice-Presidente, Alexandra Stumm como Tesoureira, Dilceu Braun como Secretário, e Luana Nataly Batista dos Santos e Aristiliano Saldanha dos Santos como titulares do Conselho Fiscal, com Célia Ferreira Lopes e Alessandro Fábio Oliveira Silveira como suplentes.

Inscrições para a 5ª Copa Cidade Crepúsculo de Futebol Suíço em Amambai estão abertas

0
Foto: Divulgação

Redação

As inscrições para a 5ª edição da Copa Cidade Crepúsculo de Futebol Suíço em Amambai estão oficialmente abertas. O evento, que já se consolidou como uma tradição no município, tem início previsto para o final deste mês de agosto.

A edição de 2023 consagrou a equipe Coró Motos como campeã, que venceu a equipe Time dos Amigos por 1×0 em uma final disputada. A vitória apertada refletiu o equilíbrio e a competitividade do torneio, que a cada ano atrai mais talentos e desperta o interesse da população em geral.

A Copa Cidade Crepúsculo não exige pagamento de taxa de inscrição, no entanto, os times participantes devem arcar com a taxa de arbitragem. Com vagas limitadas, as inscrições podem ser realizadas falando com Odil Puques, por meio do número (67) 99983-7632.

Convite especial para a 31ª Expoac: O evento mais aguardado de Caarapó

0
Fotos: Divulgação

Estamos na tão esperada semana da 31ª Expoac, a Exposição Agropecuária e Industrial de Caarapó! Venha celebrar conosco este grande evento, que reúne tradição, cultura e oportunidades para toda a comunidade.

A Expoac é um espaço onde produtores rurais, empresários e visitantes se encontram para compartilhar experiências, conhecimentos e, claro, muita diversão! Prepare-se para uma programação repleta de atrações, incluindo exposições de animais, rodeio, festa do laço comprido, festa do leite, diversos expositores, parque de diversões, torneio de estilingue, praça de alimentação e grandes shows.

No dia 15, tem Henrique e Diego com entrada franca. No dia 16, tem Zé Neto e Cristiano; adquira seu convite na Casa da Cerveja, Stylo Modas, Selaria Rancho do Cowboy, D1 Modas ou pelo site www.santoshow.com.br. No dia 17, show com João Haroldo e Betinho – entrada gratuita. No dia 18, final da festa do laço comprido e baile Carapé.

Não fique de fora dessa festa! Traga sua família e amigos para aproveitar momentos inesquecíveis. Lembrando que a 31ª Expoac começa na quinta-feira, dia 15, e segue até domingo, dia 18 de agosto de 2024, no Parque de Exposições Pedro Pedrossian, em Caarapó. Venha fazer parte dessa história!

A Expoac é uma realização do Sindicato Rural de Caarapó, com o apoio da Prefeitura Municipal de Caarapó, Câmara de Vereadores, Senar/MS, Famasul, Funar, Setesc e Governo do Estado de Mato Grosso do Sul.

Convite especial para a 31ª Expoac: O evento mais aguardado de Caarapó

Avanço: Governo de MS inclui participação de protetores em programa de defesa à vida animal

0

Protetores de animais poderão participar efetivamente das discussões envolvendo a causa em Mato Grosso do Sul. O documento prevendo a certificação deles foi assinado na noite de sábado (10) pelo governador Eduardo Riedel durante o Festival Vida Animal, na Esplanada Ferroviária em Campo Grande.

Com isso os protetores ficam aptos a participarem do Programa Estadual de Políticas de Proteção Animal.

“Quero agradecer a mobilização de vocês porque a sociedade começa a perceber as suas atitudes em relação a alguma causa a partir do momento que existe mobilização, reivindicação, visibilidade. Por isso estamos aqui”, declarou Riedel.

A presidente da Associação dos Protetores de Animais, Sônia Palhano, destacou a união de esforços. “O governo estendendo a mão e nós estendendo a mão para caminharmos juntos pelos animais”, comemorou.

Mais um avanço nas medidas de um Estado que já é o primeiro do Centro-Oeste a ter um setor para trabalhar por políticas públicas de bem-estar animal. O que reflete o compromisso com a causa.

“Agora nós vamos poder primeiramente entender quantos protetores temos em Mato Grosso do Sul. Qual a necessidade deles. A gente quer entender o cenário e gerir. Teremos o cadastro, vão poder ter acesso à Caravana da Castração e a outros benefícios”, afirmou Carlos Eduardo Rodrigues, superintendente de Políticas Integradas de Proteção da Vida Animal, pertencente à Setesc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura).

Avanço: Governo de MS inclui participação de protetores em programa de defesa à vida animal
Avanço: Governo de MS inclui participação de protetores em programa de defesa à vida animal
Avanço: Governo de MS inclui participação de protetores em programa de defesa à vida animal
Avanço: Governo de MS inclui participação de protetores em programa de defesa à vida animal

Prevista para começar em novembro deste ano, a caravana vai passar pelos 79 municípios de Mato Grosso do Sul com objetivo de castrar, medicar e microchipar 21 mil animais.

Medida considerada essencial pelos defensores dos animais. “Recebo muitas ligações de protetoras do interior porque não existe castração gratuita lá, é caríssimo, as pessoas não têm condições de castrar. Existe proliferação de gatinhos e cachorros nas ruas. A população às vezes de um município é maior de animais domésticos que a população humana”, relata Sônia Palhano.

Outras partes do País vivem a mesma realidade. “Tem estimativa que são hoje 33 milhões de animais nas ruas do Brasil em situação de abandono. Por isso investir em programas de manejo populacional ético de cães e gatos é o caminho para que a gente dê uma resposta efetiva do Estado para fazer este controle e tirar das ruas estes animais”, disse Vanessa Negrini, diretora do Departamento de Proteção, Defesa e Direitos dos Animais do Ministério do Meio Ambiente.

“É uma questão de saúde pública, 75% das doenças infecciosas emergentes são de origem animal, então nós temos que nos preocupar com este controle da população e com o combate aos maus tratos”, complementou Marcelo Miranda, titular da Setesc.

Avanço: Governo de MS inclui participação de protetores em programa de defesa à vida animal
Avanço: Governo de MS inclui participação de protetores em programa de defesa à vida animal
Avanço: Governo de MS inclui participação de protetores em programa de defesa à vida animal
Avanço: Governo de MS inclui participação de protetores em programa de defesa à vida animal
Avanço: Governo de MS inclui participação de protetores em programa de defesa à vida animal
Avanço: Governo de MS inclui participação de protetores em programa de defesa à vida animal
Avanço: Governo de MS inclui participação de protetores em programa de defesa à vida animal
Avanço: Governo de MS inclui participação de protetores em programa de defesa à vida animal

Festival Vida Animal MS

O Governo de Mato Grosso do Sul, por meio da Superintendência de Políticas Integradas de Proteção da Vida Animal), promove neste fim de semana a evento com entrada gratuita na Esplanada Ferroviária, em Campo Grande.

Foram incluídos na programação seminários, cinema, apresentações culturais, ações de conscientização, além de uma feira de adoção digital, áreas dedicadas à recreação, orientações de combate aos maus-tratos e saúde animal.

Um stand do Bioparque Pantanal conta com exibição de animais taxidermizados, utilizados para experiência tátil com pessoas com deficiência visual, laboratório móvel, microscópio e óculos de realidade virtual.

Nesta tarde de domingo (11), ainda tem teatro com Lu Bigattão às 16h, sorteio de prêmios às 18h e premiações do concurso de tosa às 19h. O evento será encerrado com a Patrulha Show Canina às 20h.

O festival arrecadou 10 toneladas de ração doadas pelas empresas expositoras e destinadas às associações protetoras de animais.

Avanço: Governo de MS inclui participação de protetores em programa de defesa à vida animal
Avanço: Governo de MS inclui participação de protetores em programa de defesa à vida animal
Avanço: Governo de MS inclui participação de protetores em programa de defesa à vida animal
Avanço: Governo de MS inclui participação de protetores em programa de defesa à vida animal
Avanço: Governo de MS inclui participação de protetores em programa de defesa à vida animal
Avanço: Governo de MS inclui participação de protetores em programa de defesa à vida animal
Avanço: Governo de MS inclui participação de protetores em programa de defesa à vida animal
Avanço: Governo de MS inclui participação de protetores em programa de defesa à vida animal

Danielly Escher, Comunicação Governo de MS
Fotos: Bruno Rezende

Amambai realiza o 6º Campeonato de Som e Rebaixados em setembro

0
Foto: Divulgação

Redação

No dia 15 de setembro, das 9h às 19h, o Parque de Exposições de Amambai, localizado na saída para Caarapó, receberá a sexta edição do Campeonato de Som e Rebaixados. O evento, organizado pela Associação de Som Automotivo e Rebaixados (ASSAR), terá ingressos ao preço de R$ 15,00, mais a doação de 1 kg de alimento não perecível.

O campeonato é conhecido por reunir entusiastas do automobilismo de várias regiões do Mato Grosso do Sul, que buscam exibir suas personalizações e ajustes em veículos, tanto na parte sonora quanto na estética. Durante o evento, os participantes terão a oportunidade de competir em diversas categorias, onde serão avaliados aspectos como a qualidade do sistema de som automotivo e o grau de rebaixamento dos veículos.

O Parque de Exposições, conhecido por sediar grandes eventos em Amambai, foi selecionado como o local para receber tanto os competidores quanto o público, com foco no conforto e segurança. Os organizadores destacam que menores de 18 anos poderão participar, desde que acompanhados pelos pais ou responsáveis, e que a entrada com bebidas alcoólicas será proibida.

Eventos como este, dedicados ao som automotivo e carros rebaixados, têm crescido em popularidade no Brasil. Esses campeonatos atraem um público diversificado, que compartilha a paixão por customizações automotivas, sendo uma oportunidade para os participantes trocarem experiências, exibirem seus veículos e confraternizar.

Procura-se gato desaparecido em Amambai

0

Neste sábado, 10 de agosto, durante a Ação de Vacinação Antirrábica realizada em Amambai, um gatinho chamado Minguau desapareceu nas proximidades da Escola Estadual Coronel Felipe de Brum. O felino, que foi levado ao local para ser vacinado, se assustou e acabou fugindo.

Minguau é um gatinho de estimação muito querido pela família e tem uma característica marcante: seu rabo é todo listradinho, o que pode ajudar na sua identificação.

O dono, Carlos, está à procura de seu companheiro e pede a ajuda dos moradores da região para encontrá-lo. Quem tiver informações sobre o paradeiro do Minguau pode entrar em contato pelo telefone (67) 99976-7427.

Fonte: A.N /Grupo A Gazeta

Na Bolívia, Governo de MS destaca projetos em logística e união para gerar oportunidades

0
Fotos: Governo de Santa Cruz de la Sierra

Ferrovias, estradas e combate a incêndios estiveram entre os assuntos discutidos na sexta-feira (9) durante encontro entre os governadores de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel, e do departamento de Santa Cruz, Mario Aguilera.

Assuntos que conectam cidades próximas à região de fronteira fizeram parte da reunião realizada no país vizinho onde Riedel também participou da Total Conference 2024, com uma palestra para empresários e representantes dos agronegócio sobre a potencialidades sul-mato-grossenses.

Uma grande oportunidade para geração de emprego e riquezas, a construção de um corredor ferroviário integrando Mato Grosso do Sul a Santa Cruz foi destacada durante a conversa entre os governadores.

“Fortaleceria o laço que compartilhamos historicamente. Tecnologia que nos permita ser mais eficientes, eficazes e com uma filosofia produtiva que compartilhamos com o governador Riedel”, disse Aguilera.

Na Bolívia, Governo de MS destaca projetos em logística e união para gerar oportunidades
Na Bolívia, Governo de MS destaca projetos em logística e união para gerar oportunidades
Na Bolívia, Governo de MS destaca projetos em logística e união para gerar oportunidades
Na Bolívia, Governo de MS destaca projetos em logística e união para gerar oportunidades

Vista ainda como um desafio, apesar de tantos avanços para acompanhar o desenvolvimento local, a logística é prioridade para que os dois países continuem crescendo. Durante o encontro foi reforçada a importância da união em torno dos propósitos em comum para gerar oportunidades sempre com uma visão de sustentabilidade.

Ainda em relação à ferrovia, o governador Eduardo Riedel trouxe uma atualização. “Do lado brasileiro estamos assistindo já investimento da ordem de R$ 1,8 bilhão e aqui de Corumbá, divisa com a Bolívia até Porto Esperança são 72 quilômetros. Capital privado, somando tudo isso. Está em fase de licenciamento”.

Ele detalhou também projetos de concessões das rodovias de Mato Grosso do Sul que geram impactos positivos na Bolívia e garantiu: “Em 25 setembro uma equipe nossa voltará a Santa Cruz, eu talvez pessoalmente retorne aqui para entender um pouco o investimento do trecho até Ururo, de 100 km de ferrovia. Essa notícia e este projeto aqui tem um impacto muito grande para os investidores sul-mato-grossenses e brasileiros. Uma perspectiva nova nesta integração regional e nas oportunidades de escoamento das commodities brasileiras”.

Frio continua em MS nos próximos dias com baixas temperaturas ao amanhecer

0

Após o fim de semana mais frio do ano em Mato Grosso do Sul, com mínimas recordes perto de 0°C, as manhãs continuam começando “geladas” pelos próximos dias. Deve ser assim até quinta-feira (15).

Ao longo da semana, o tempo começa a esquentar gradativamente e os termômetros devem chegar a 37°C, principalmente nas regiões Norte, Sudoeste, Pantaneira e Bolsão.

Para esta segunda-feira (12) e terça (13), a previsão indica tempo firme com sol e variação de nebulosidade por conta de um sistema de alta pressão atmosférica que favorece o tempo seco. Nestes dias estão previstas temperaturas mínimas entre 4 e 8°C e máximas entre 19 e 23°C para as cidades do Sul, Leste e Sudeste.

Nas regiões Pantaneira e Sudoeste esperam-se mínimas entre 9 e 15°C e máximas entre 20 e 25°C. Em municípios do Norte e do Bolsão as temperaturas mais baixas variam entre 8 e 12°C e as altas vão de 23 a 28°C.

Em Campo Grande são esperadas mínimas entre 9 e 11°C e máximas entre 20 e 22°C. São esperados baixos valores de umidade relativa do ar entre 15 e 35% e por isso recomenda-se beber bastante líquido.

Na quarta-feira (14) e quinta (15) a previsão indica a continuidade do tempo firme com sol e variação de nebulosidade devido à atuação de um sistema de alta pressão atmosférica que favorece o tempo quente e seco. Nestes dias as temperaturas estarão em elevação sendo previstas mínimas entre 8 e 14ºC e máximas entre 24 e 31°C nas cidades do Sul, Leste e Sudeste.

No Pantanal e no Sudoeste as temperaturas mais baixas variam entre 14 e 21ºC e as altas entre 30 e 36ºC.

Para o Norte e o Bolsão espera-se mínimas entre 14 e 17ºC e máximas entre 31 e 37ºC. Pontualmente podem ficar abaixo dos 14ºC. Em Campo Grande as temperaturas mais baixas vão de 12 a 17ºC e as altas de 27 a 32ºC.

Aliado ao tempo mais quente e seco, espera-se baixos valores de umidade relativa do ar entre 10 e 30%. As condições meteorológicas facilitam a propagação de incêndios por isso o alerta constante pedindo que a população não ateie fogo tanto nas cidades quando na área rural.

Frio continua em MS nos próximos dias com baixas temperaturas ao amanhecer

Danielly Escher, Comunicação Governo de MS