18.1 C
Amambai
sexta-feira, 26 de junho de 2026
Início Site Página 879

Veículos e população no Cone Sul: o crescente desafio da mobilidade urbana

0
Foto: Raquel Fernandes

O crescimento do número de veículos emplacados nos municípios do Cone Sul do Mato Grosso do Sul está gerando novos desafios para a mobilidade urbana. À medida que a frota aumenta, as cidades precisam lidar com as demandas por infraestrutura viária adequada e segura.

Entre os municípios da região, Naviraí se destaca com 38.067 veículos emplacados para uma população de 50.457 habitantes, seguida por Amambai, com 23.876 veículos para 39.325 habitantes. Cidades menores, como Paranhos, possuem 2.827 veículos para uma população de 12.921 habitantes.

Essa crescente frota de veículos tem gerado preocupações significativas. Em Amambai, por exemplo, a Avenida Pedro Manvailer, que é a principal via do município, também funciona como uma rodovia, o que agrava os desafios de mobilidade. Segundo Eder Carlos de Oliveira, ciclista profissional, a ausência de ciclovias torna o trajeto perigoso, especialmente para ciclistas, crianças e adolescentes que precisam atravessar a avenida para chegar a escolas como Dom Aquino e Fernando Corrêa.

“Tanto nós ciclistas quanto as crianças e adolescentes que vão para a escola enfrentam dificuldades ao atravessar a Avenida Pedro Manvailer, especialmente nos horários de pico, quando o trânsito é muito intenso. Nossa cidade é cortada por uma rodovia, e a falta de ciclovias aumenta o risco de acidentes, inclusive com vítimas fatais,” comenta o ciclista.

Ele ainda destaca a necessidade de uma ciclovia que ligue o centro de Amambai à Aldeia Limão Verde. Essa demanda é vista como imprescindível para evitar muitos acidentes de trânsito fatais, embora atualmente pareça um sonho distante, conforme opinia Eder.

Além dos veículos emplacados, muitos outros circulam nas cidades do Cone Sul com placas de outros municípios ou até mesmo de outros estados. Em Amambai, o fluxo de veículos aumenta significativamente nos horários de saída das escolas e no final do expediente de trabalho, causando congestionamentos nas principais vias do município.

Esses dados e relatos evidenciam a urgência de investimentos em infraestrutura viária que contemplem não apenas os veículos, mas também a segurança de ciclistas e pedestres. A mobilidade urbana no Cone Sul demanda planejamento estratégico e ações concretas para garantir que o crescimento da frota não comprometa a qualidade de vida dos moradores.

Confira na tabela a quantidade de veículos e a população de cada município do Cone Sul:

Veículos e população no Cone Sul: o crescente desafio da mobilidade urbana

Fonte: A.N /Grupo A Gazeta

Quarta-feira tem previsão de sol e baixa umidade relativa do ar em Mato Grosso do Sul

0

A previsão do tempo para esta quarta-feira (14) indica sol e variação de nebulosidade em grande parte de Mato Grosso do Sul. De acordo com o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), a atuação de um sistema de alta pressão atmosférica favorece a continuidade do tempo quente e seco no Estado.

Além disso, esperam-se baixos valores de umidade relativa do ar, entre 10% e 30%. Por isso, recomenda-se beber bastante líquido e umidificar os ambientes e, considerando as condições climáticas favoráveis à ocorrência de incêndios, é importante que a população não ateie fogo em vegetação ou outros materiais.

Em Campo Grande, o dia inicia com 14°C e registra 28°C nos horários mais quentes. Na região do Bolsão, Três Lagoas e Paranaíba amanhecem com 10°C, com máximas respectivas de 28°C e 31°C. Coxim, na região Norte, tem mínima de 15°C e máxima de 34°C, já em Camapuã os valores variam entre 13°C e 32°C.

No Pantanal, os termômetros em Corumbá marcam 18°C inicialmente e chegam aos 30°C nos horários mais quentes; Aquidauana, na mesma região, tem mínima de 14°C e máxima de 30°C. Na região Sudoeste, Porto Murtinho registra 14°C pela manhã e 32°C à tarde.

Na fronteira com o Paraguai, Ponta Porã tem mínima de 11°C e máxima de 24°C. Anaurilândia, na região Leste, apresenta variação entre 10°C e 25°C. Os municípios de Iguatemi e Dourados são responsáveis pela temperatura mais baixa desta quarta-feira, com mínimas de 9°C e máximas de 25°C e 27°C, respectivamente.

Heloisa Duim, Programa de Estágio Supervisionado

Confira a farmácia de plantão hoje em Amambai

0

Plantão: Drogaria Bem Popular Brasil     Fone: 99166-4242

Próximo ao antigo Hospital Santa Joana

Procura-se cachorro desaparecido em Amambai

0
Fotos: Divulgação

Redação

Um cachorro de pelos curtos nas cores branca e marrom claro está desaparecido em Amambai. O animal, chamado Campeiro, sumiu na Vila Alcindo Franco Machado e foi visto pela última vez há cerca de uma semana nas proximidades do Lar do Idoso Frei Fabiano de Cristo.

A dona do cachorro, Gheny, está procurando informações que possam ajudar a encontrar Campeiro. Os moradores que tenham visto ou que tenham detalhes sobre seu possível paradeiro podem entrar em contato por meio do telefone/WhatsApp (67) 99841-4684.

Procura-se cachorro desaparecido em Amambai

Policiais civis de Amambai recebem Moção de Congratulação da Câmara de Vereadores de Amambai

0
Foto: Divulgação

Policiais civis lotados na Delegacia de Amambai foram homenageados nesta segunda-feira (12), pela Câmara de Vereadores com uma Moção de Congratulação. A honraria foi concedida em reconhecimento ao trabalho rápido e eficaz realizado pela equipe da Seção de Investigações Gerais (SIG), que solucionou e prendeu, em menos de 48 horas, o autor de uma série de crimes que vinha aterrorizando a comunidade local, bem como elucidou e prendeu os autores de uma sequência de roubos a caminhonetes.

Durante a cerimônia, o plenário destacou o empenho dos policiais no combate à criminalidade e no compromisso com a segurança pública, reconhecendo os relevantes serviços prestados à sociedade e o compromisso com a segurança pública.

Os homenageados expressaram gratidão pelo reconhecimento e reafirmaram o compromisso de sempre Servir e Proteger a sociedade.

Procura-se cadela desaparecida em Amambai

0
Foto: Divulgação

Redação

Ravena, uma cadela de porte pequeno, com pelos curtos e na cor preta, desapareceu na tarde do último sábado (9) em Amambai. Ela sumiu nas proximidades da Rua Alcindo Franco Machado, esquina com a Rua Mato Grosso, na Vila Martins.

A dona da Ravena, Cristina, está em busca de informações sobre seu paradeiro. Qualquer pessoa que tenha visto ou tenha informações que possam ajudar a encontrá-la pode entrar em contato diretamente com Cristina.

Para fornecer informações, o contato deve ser feito pelo telefone/WhatsApp (67) 99958-6837. A proprietária agradece a colaboração de todos na tentativa de localizar a Ravena.

Procura-se cadela desaparecida em Amambai

Amambai supera frio e contribui com 80 bolsas de sangue

0
O diretor do Hospital Regional de Amambai, Paulo Sérgio Catto, junto da assistente social Edimara Charão e da equipe do hemonúcleo de Ponta Porã. /Foto: divulgação

No último dia 10 de agosto, Amambai mostrou sua solidariedade e fez a diferença na vida de muitos ao participar da campanha de doação de sangue. A ação foi promovida em parceria do Centro de Hematologia e Hemoterapia de Mato Grosso do Sul (Hemosul) com o hemonúcleo de Ponta Porã e aconteceu no Hospital Regional de Amambai.

Mesmo com as temperaturas mais baixas, a população se fez presente e ajudou a enfrentar a baixa nos estoques de sangue. Graças à atitude de todos os participantes, foram coletadas 80 bolsas de sangue, que agora passarão por exames para garantir a segurança e qualidade necessárias.

A doação de sangue é fundamental para salvar vidas e garantir que pacientes em situações críticas, como cirurgias e tratamentos médicos, recebam o suporte necessário. Cada doação pode beneficiar até quatro pessoas, e é esse espírito de solidariedade que faz toda a diferença.

O diretor do Hospital Regional de Amambai, Paulo Sérgio Catto, agradeceu a todos que participaram desta ação.

“Queremos expressar nossa sincera gratidão a todos que compareceram e contribuíram para o sucesso desta ação. Agradecemos também ao hemonúcleo de Ponta Porã pela parceria e pelo apoio essencial na coleta. Muito obrigado por fazer a diferença!”, enfatizou Paulo.

Fonte: A.N /Grupo A Gazeta

Prefeitura de Iguatemi realiza ato em alusão ao Agosto Lilás, que combate a violência contra a mulher

0
Fotos: Divulgação

Em comemoração aos 18 anos da Lei Maria da Penha, a Prefeitura de Iguatemi, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e da Coordenadoria de Políticas Públicas para Mulheres, reuniu servidores municipais e autoridades na manhã desta terça-feira (13/08) no Paço Municipal. O evento contou também com a presença do Prefeito Lídio Ledesma, da Primeira-Dama Cecília Welter Ledesma e da Coordenadora de Políticas Públicas para Mulheres, Gislaine Camargo.

Após a execução do Hino Nacional e o hasteamento das bandeiras do Brasil, do Estado e da bandeira que simboliza a campanha, a Secretária de Assistência Social, Cecília, e a Coordenadora Gislaine, em seus discursos, reforçaram a necessidade contínua de ações integradas entre entidades civis, públicas e a sociedade no enfrentamento ao feminicídio. A realização desses eventos busca fortalecer as políticas públicas em defesa da mulher. É muito importante conscientizar e incentivar as pessoas a sentar, refletir e, em seguida, levantar e agir pelo fim de todas as formas de violência contra as mulheres, por compreender que esta é uma luta de todos.

O “Agosto Lilás” é o mês de conscientização pelo fim da violência contra a mulher. A Lei Maria da Penha, sancionada em 7 de agosto de 2006, surgiu da necessidade de inibir os casos de violência doméstica no Brasil. O nome foi escolhido em homenagem à farmacêutica cearense Maria da Penha Maia Fernandes, que sofreu agressões do ex-marido por 23 anos e ficou paraplégica após uma tentativa de assassinato.

De acordo com a Coordenadora Gislaine, “É preciso qualificar cada vez mais servidores da segurança pública, assistentes sociais, psicólogos, entre outros profissionais que atuam diretamente no combate à violência doméstica, para que, de forma qualificada e adequada, a vítima possa ser acolhida, cuidada, orientada e assim consiga romper o ciclo de violência.”

TRE derruba liminar e PL mantém apoio a Janete

0
Paulo Leandro de Oliveira, Avelino Vieira Soares, o Bila, e o presidente do PL de Amambai, Evandro, o Leitão, com a candidata Janete do PSDB. Foto: Divulgação

O Tribunal Regional Eleitoral derrubou a liminar e garantiu ao PL (Partido Liberal) a decisão do diretório estadual que mudou a diretoria em Amambai no mês de julho. Com isso, o partido mantém o apoio à candidata a prefeita pelo PSDB, Janete Córdoba. A decisão foi tomada na segunda-feira (12) pelo Colegiado do Tribunal Regional Eleitoral.

O jornal A Gazeta entrou em contato com o presidente do diretório do PL de Amambai, Evandro Keitel (popular Leitão). Ele disse que prevaleceu a decisão já tomada há meses, quando a direção nacional do PL decidiu apoiar o PSDB no Mato Grosso do Sul. “É uma decisão tomada de cima para baixo, pela direção nacional e estadual; nós temos que seguir o que o partido decide, e vamos apoiar a candidata Janete do PSDB”, disse.

Segundo Leitão, o PL vai apoiar o PSDB sem lançar candidatos a vereador. No dia da convenção (05/08, no Paladium), Leitão disse que fez a chamada para que os pré-candidatos a vereador assinassem a ata para se habilitarem a concorrer à eleição, mas ninguém se manifestou. Ele acrescenta que, em nível nacional, o PL está alinhado com o PSDB e existe a possibilidade de fusão dos dois partidos no futuro, mas isso é uma questão da direção nacional, ressaltou.

IMBRÓGLIO

O imbróglio envolvendo o PL teve mais um capítulo na semana passada, quando a diretoria anterior entrou com um pedido de liminar na justiça pedindo o direito de realizar a convenção, e obteve uma decisão favorável. Sob o comando do então presidente (agora ex), José Bambil, o partido fez a convenção e lançou uma chapa de candidatos a vereador, declarando apoio à candidatura do MDB, que tem Sérgio Barbosa como candidato a prefeito, minutos após a atual direção do PL ter realizado a convenção e declarado apoio a Janete Córdoba. Agora, com a decisão do Colegiado do Tribunal Regional Eleitoral, o PL definitivamente vai apoiar a candidata do PSDB em Amambai.

Fonte: Redação/Grupo A Gazeta

Lia Nogueira solicita manutenção urgente de ciclovia na Avenida Guaicurus, em Dourados

0
Fotos: Divulgação

A deputada estadual Lia Nogueira (PSDB) apresentou um pedido oficial para que a Prefeitura de Dourados destine recursos à manutenção da ciclovia localizada na Avenida Guaicurus. A solicitação, apresentada em sessão na Assembleia Legislativa, pede melhorias no trecho entre o Posto Litro e a Cidade Universitária, frequentemente utilizado por ciclistas e pedestres da região.

De acordo com a deputada, a ciclovia é crucial para estudantes universitários, militares, atletas e moradores de áreas rurais, mas atualmente apresenta sérios problemas estruturais. Os usuários enfrentam pavimentação deteriorada, problemas de escoamento de águas pluviais e iluminação insuficiente. Em algumas partes, o asfalto está completamente desgastado e a vegetação invade o caminho, obrigando ciclistas a dividir espaço com veículos na avenida principal, elevando o risco de acidentes.

“Esta ciclovia é uma rota importante para muitos e sua manutenção é essencial para a segurança dos ciclistas, além de incentivar a prática de esporte e lazer em Dourados. Precisamos garantir que todos possam utilizá-la de forma segura”, destacou a deputada Lia Nogueira.

Tacuru sedia a 8ª etapa da Copa de Velocross SulmeMS em setembro

0
Foto: Divulgação

Redação

Nos dias 7 e 8 de setembro, o município de Tacuru receberá a 8ª etapa da Copa de Velocross SulmeMS, promovida pela Super Copa Liga de Motociclismo do Mato Grosso do Sul (SulmeMS). Com uma premiação que ultrapassa os R$ 20 mil, o evento tem o objetivo de atrair competidores ávidos por disputas acirradas.

Parte de uma série de dez etapas, a competição vem se firmando como uma das mais relevantes do motociclismo regional, ganhando também alcance internacional. A copa, que começou em fevereiro deste ano em Amambai, está prevista para ser concluída em dezembro, na cidade de Itaquiraí. Ao longo de 2024, já percorreu outras cidades da região do Cone Sul, como Aral Moreira, Caarapó, Eldorado, Naviraí e Sete Quedas.

A Copa de Velocross SulmeMS conta com o patrocínio de parceiros como Café Iguaporã, Columbia Medicina PJC, Docemel e o Moto Clube Tacuru, que têm sido essenciais para a organização desta etapa local.

Eleições do Sindicato Rural de Amambai em 2024: Candidatura de Manoel Douglas

0
O produtor rural Manoel Douglas irá concorrer a presidência do Sindicato Rural de Amambai em outubro. /Foto: Divulgação

O Sindicato Rural de Amambai se prepara para as eleições de 2024, que ocorrerão no dia 22 de outubro, das 08h às 17h, na sede da entidade, localizada na Rua da República, N° 3141, no centro da cidade. O processo eleitoral definirá a nova Diretoria, Conselho Fiscal e Delegados Representantes, que estarão à frente do sindicato nos próximos anos.

Até o momento, apenas uma chapa foi divulgada, liderada pelo produtor rural e engenheiro agrônomo Manoel Douglas Antunes Pinto Junior. Ele disputa o cargo para suceder o atual presidente, Rodrigo Lorenzetti.

Manoel Douglas participa da diretoria do sindicato desde 2018 e, com o apoio dos seus colegas, colocou seu nome à disposição para trazer uma renovação à entidade. “As expectativas são um pouco desafiadoras, o agronegócio local não vive em um bom cenário atualmente, porém o papel do sindicato é atuar nos interesses da classe sempre prezando o coletivo”, afirmou Douglas. Ele ainda destacou a importância de novas ideias somadas à experiência adquirida pela diretoria atual, que está há mais de 15 anos à frente do sindicato.

Entre as principais pautas que pretende abordar, caso eleito, estão questões fundiárias e a reformulação da Expobai, evento tradicional e marca registrada do município.

As chapas interessadas em participar da eleição devem ser registradas na secretaria da entidade no prazo de 30 dias a contar da data de afixação do aviso, com atendimento das 07h às 11h e das 13h às 17h. O aviso do Edital de Convocação das Eleições está disponível na sede do sindicato e em órgãos públicos como a Prefeitura Municipal de Amambai, a Câmara Municipal de Amambai, a Associação Comercial, a Agenfa e a Iagro.

Com a proximidade das eleições, os produtores rurais de Amambai terão a oportunidade de definir o futuro do sindicato em um momento crucial para o setor agropecuário local.

Fonte: A.N/ Grupo A Gazeta

Terça-feira promete ser de sol e tempo firme em Mato Grosso do Sul, mas frio permanece

0

A terça-feira (13) será um dia predominantemente ensolarado e seco para Mato Grosso do Sul, com variações na nebulosidade. A presença de um sistema de alta pressão atmosférica continuará a dominar o Estado, garantindo um tempo firme ao longo do dia. Apesar dessas condições, o frio permanece.

Nas regiões sul, leste e sudeste, a previsão indica temperaturas mínimas variando entre 4°C e 8°C e máximas entre 17°C e 23°C. Em algumas localidades, os termômetros podem registrar temperaturas abaixo dos 4°C, especialmente nas áreas mais elevadas.

Já no Pantanal e sudoeste, as mínimas deverão ficar entre 9°C e 15°C, com máximas alcançando de 23°C a 26°C. Nas regiões norte e Bolsão, as mínimas vão de 8°C a 12°C e as máximas poderão chegar a 29°C. A região de Campo Grande experimentará mínimas entre 9°C e 11°C e máximas variando entre 20°C e 23°C.

Veja a previsão completa do Cemtec no mapa abaixo:

Terça-feira promete ser de sol e tempo firme em Mato Grosso do Sul, mas frio permanece

Os ventos estarão soprando predominantemente do quadrante sul (sul/sudeste) e mudando gradualmente para o leste, com velocidades entre 30 km/h e 50 km/h. É possível que ocorram rajadas de vento que superem os 50 km/h em alguns momentos. Devido ao tempo seco, a umidade relativa do ar será baixa, variando entre 15% e 35%.

Comunicação Governo de MS

Nota de falecimento de Adão Gomes da Silva

0

Comunicamos com pesar o falecimento no Hospital Regional, em Ponta Porã, de Adão Gomes da Silva, de 66 anos.

Trasladado para Amambai, seu corpo foi velado no Memorial Primavera e o sepultamento foi realizado nesta terça-feira, dia 13, às 10h, no Cemitério Municipal Santo Antônio.

Informou Pax Primavera- Fone: 3481-5356

Carga milionária de cigarros é apreendida pelo DOF em Japorã

0

Policiais militares do DOF (Departamento de Operações de Fronteira) apreenderam na manhã deste sábado (10), um caminhão Trator Mercedes-Benz de cor prata atrelado a semirreboques carregados com cigarros contrabandeados do Paraguai. Na ação ninguém foi preso.

Os militares do DOF realizavam um patrulhamento ostensivo e preventivo pela rodovia MS-299, área rural próximo ao perímetro urbano de Japorã e da Linha Internacional, quando visualizaram o momento em que o condutor da carreta abandonou o veículo e correu para uma mata às margens da rodovia.

Além dos 47.500 pacotes de cigarros ilegais os policiais localizaram, no interior do caminhão, uma nota fiscal de carga de milho originária de Caarapó com destino à cidade paulista de Capela do Alto. Foram realizadas buscas nas imediações, porém, o condutor da carreta não foi localizado.

A ocorrência foi registrada e entregue na Receita Federal em Mundo Novo. O prejuízo estimado ao crime foi de R$ 3,38 milhões.

A ação envolvendo os policiais do DOF aconteceu dentro do Programa Protetor das Fronteiras e Divisas, parceria da Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública) com o MJSP (Ministério da Justiça e Segurança Pública).

Confira a farmácia de plantão hoje em Amambai

0

Plantão: Farmácia Santo Remédio    Fone: 99820-3883

Próximo ao Mercado Alô Amambai

I Chá Beneficente da Agulha Solidária arrecada quase uma tonelada de alimentos

0
Fotos: divulgação

No último sábado, dia 10 de agosto, o Alphaville Club, em Amambai, sediou o I Chá Beneficente promovido pelo grupo Agulha Solidária. O evento, que contou com a presença de diversos membros da comunidade, superou todas as expectativas ao arrecadar 976 kg de alimentos.

A tarde começou com uma inspiradora palestra motivacional ministrada pela Dra. Liliane Cristina Docusse, que emocionou os presentes com suas palavras de encorajamento e resiliência. Em seguida, um leilão beneficente trouxe animação e engajamento, culminando na entrega do prêmio do desafio Agro Solidário.

No desafio Agro Solidário, a cooperativa Coamo foi a grande vencedora, arrecadando 640 kg de alimentos, representando seus colaboradores e mostrando a força da cooperação em prol de causas sociais.

Os alimentos arrecadados foram destinados a diversas instituições locais, incluindo 100 kg para a APAE e 100 kg para o Lar do Idoso. O restante foi entregue ao Lions Clube Cidade Crepúsculo, que ficará responsável pela distribuição para outras entidades necessitadas.

Além das doações alimentares, o leilão e o bazar realizados durante o evento permitiram ao grupo Agulha Solidária iniciar a cotação de itens para compor 98 kits de higiene pessoal. Esses kits serão destinados a pacientes amambaienses que realizam hemodiálise e tratamento oncológico fora da cidade,

Os participantes elogiaram o evento, destacando-o como a maior festa de solidariedade que Amambai já presenciou. O sucesso do chá beneficente reforça a importância do trabalho realizado pela Agulha Solidária e já deixa todos ansiosos para a próxima edição.

A Agulha Solidária é composta por mulheres que se reúnem quinzenalmente para sessões de terapia coletiva, conduzidas pela psicoterapeuta Miriam Fernandes, onde confeccionam peças para doação. O grupo permanece independente de qualquer partido político, dedicando-se exclusivamente à solidariedade e ao apoio às causas sociais.

Fonte: A.N /Grupo A Gazeta

Reabertura de inscrições no programa “Mais Social” é solicitada por Lia Nogueira

0
Foto: Assessoria

A deputada estadual Lia Nogueira (PSDB) apresentou um requerimento solicitando ao Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Assistência Social e dos Direitos Humanos, esclarecimentos sobre a previsão de reabertura das inscrições no Programa “Mais Social”.

Segundo a deputada, muitas pessoas têm relatado dificuldades em se inscrever no programa, que atualmente está com as inscrições suspensas devido à cota do orçamento total disponível. “Com o aumento da demanda de famílias em situação de vulnerabilidade social e insegurança alimentar, é essencial a abertura de novas vagas no programa”, afirmou Lia Nogueira.

O Programa “Mais Social” é uma iniciativa do governo estadual que visa promover a segurança alimentar e melhorar a qualidade de vida das famílias em situação de vulnerabilidade no Mato Grosso do Sul. O programa oferece um auxílio financeiro de R$450,00 mensais, contribuindo para garantir o acesso a alimentos básicos, produtos de higiene e gás de cozinha.

A deputada pediu urgência no retorno, com informações detalhadas do governo, sobre a reabertura das inscrições. “O auxílio oferecido pelo ‘Mais Social’ é crucial para as famílias que enfrentam dificuldades para suprir suas necessidades básicas”, ressaltou.