8.5 C
Amambai
sexta-feira, 26 de junho de 2026
Início Site Página 878

Grupo Agulha Solidária realiza doações a instituições de Amambai

0
Fotos: Divulgação

Redação

O grupo Agulha Solidária realizou a entrega de alimentos a duas instituições de Amambai. A ação foi uma consequência do I Chá Beneficente organizado pelo grupo no último sábado, dia 10 de agosto, que arrecadou um total de 976 kg de alimentos.

Os alimentos foram recentemente entregues à Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) e ao Lions Club Cidade Crepúsculo. Este último será responsável pela distribuição dos alimentos a outras entidades necessitadas da região.

O grupo Agulha Solidária realiza suas atividades de forma independente, sem vínculos com partidos políticos, dedicando-se à solidariedade e ao apoio a causas sociais. Durante as sessões de terapia coletiva, conduzidas quinzenalmente pela psicoterapeuta Miriam Fernandes, as integrantes confeccionam peças para doação.

31ª Expoac inicia nesta quinta-feira (15) com show da dupla sertaneja Henrique & Diego

0
Dupla Henrique e Diego. Foto: Divulgação

Redação

A 31ª Expoac inicia nesta quinta-feira, dia 15, no Parque de Exposições Pedro Pedrossian, em Caarapó. O evento, organizado pelo Sindicato Rural de Caarapó, se estenderá até domingo, dia 18, com uma programação que inclui exposições, rodeios e shows.

Na abertura da feira agropecuária, a dupla sertaneja Henrique & Diego será a principal atração, com entrada franca. Eles são conhecidos por sucessos como “Suíte 14” e “Senha do Celular”, tendo começado sua carreira em Cuiabá (MT), em 2005.

A Expoac também contará com outras atrações ao longo dos dias. Na sexta-feira (16), Zé Neto & Cristiano subirão ao palco, com entrada mediante ingresso. Já no sábado (17), o público poderá assistir ao show de João Haroldo & Betinho, com entrada gratuita. No domingo (18), o encerramento será marcado pela final do Laço Comprido e Baile Carapé.

Além das atrações musicais, o evento oferece uma série de atividades, como exposições de animais, rodeio, Festa do Laço Comprido, Festa do Leite, torneio de estilingue e parque de diversões. A praça de alimentação estará disponível durante todo o evento.

A Expoac tem o apoio da Prefeitura de Caarapó, Câmara de Vereadores, Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/MS), Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul (Famasul), Fundação Educacional para o Desenvolvimento Rural (Funar) e Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura (Setesc).

Abaixo, confira um dos sucessos de Henrique & Diego

As três mortes – Por Eloir Vieira

0

“Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus, nosso Senhor” (Rm 6.23).

Morte significa separação. Existem três mortes: A morte espiritual, a morte física e a morte eterna. A morte espiritual é a separação de Deus por causa do pecado. O primeiro homem entrou em pecado no jardim do Éden: “E disse a mulher à serpente: Do fruto das árvores do jardim comeremos, mas, do fruto da árvore que está no meio do jardim, disse Deus: Não comereis dele, nem nele tocareis, para que não morrais” (Gn 3.2,3).

Morte espiritual: “E, vendo a mulher que aquela árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos, e árvore desejável para dar entendimento, tomou do seu fruto, e comeu, e deu também a seu marido, e ele comeu com ela” (Gn 6.6). Assim, todos morreram: “Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus” (Rm 3.23).

Esta morte pode ser revertida pela fé: “Sendo justificados gratuitamente pela sua graça, pela redenção que há em Cristo Jesus, ao qual Deus propôs para propiciação pela fé no seu sangue, para demonstrar a sua justiça pela remissão dos pecados dantes cometidos, sob a paciência de Deus; para demonstração da sua justiça neste tempo presente, para que ele seja justo e justificador daquele que tem fé em Jesus” (Rm 3.24-26).

Em Cristo somos vivificados: “E vos vivificou, estando vós mortos em ofensas e pecados” (Ef 2.1). Cada pessoa precisa receber Jesus: “Mas Deus, que é riquíssimo em misericórdia, pelo seu muito amor com que nos amou, estando nós ainda mortos em nossas ofensas, nos vivificou juntamente com Cristo (pela graça sois salvos)” (Ef 2.4,5).

Deus restitui a vida eterna ao homem que crê no seu Filho Jesus Cristo: “Porque, se, pela ofensa de um só, a morte reinou por esse, muito mais os que recebem a abundância da graça e do dom da justiça reinarão em vida por um só, Jesus Cristo. Pois assim como por uma só ofensa veio o juízo sobre todos os homens para condenação, assim também por um só ato de justiça veio a graça sobre todos os homens para justificação de vida. Porque, como, pela desobediência de um só homem, muitos foram feitos pecadores, assim, pela obediência de um, muitos serão feitos justos” (Rm 5.17-19).

A morte física é quando a nossa alma se separa do corpo carnal: “E o pó volte à terra, como o era, e o espírito volte a Deus, que o deu” (Ec 12.7). O cristão deixa seu corpo mortal, para viver eternamente com Cristo; não sofrerá a morte eterna: “Mas temos confiança e desejamos, antes, deixar este corpo, para habitar com o Senhor” (2ªCo 5.8).

Morrer sem Cristo é viver sem Deus eternamente: “E vi os mortos, grandes e pequenos, que estavam diante do trono, e abriram-se os livros. E abriu-se outro livro, que é o da vida. E os mortos foram julgados pelas coisas que estavam escritas nos livros, segundo as suas obras. E deu o mar os mortos que nele havia; e a morte e o inferno deram os mortos que neles havia; e foram julgados cada um segundo as suas obras. E a morte e o inferno foram lançados no lago de fogo. Esta é a segunda morte. E aquele que não foi achado escrito no livro da vida foi lançado no lago de fogo” (Ap 20.12-15). Creia!

Confira a farmácia de plantão hoje em Amambai

0

Plantão: Farmácia São Marcos     Fone: 3481-1433

Ao lado do Mercado Manso

Professores da pré-escola em Amambai recebem formação continuada

0
Fotos: A.N /Grupo A Gazeta

Nesta quarta-feira, dia 14, o auditório da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) sediou um evento significativo para a educação infantil em Amambai. Das 7h30 às 11h e das 13h30 às 17h, professores que atuam na pré-escola participaram de uma formação continuada voltada para aprimorar suas práticas pedagógicas.

A formação foi promovida pelo Ministério da Educação (MEC), em parceria com a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e os municípios de Mato Grosso do Sul. O evento faz parte do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada e visa apoiar docentes da Educação Infantil – Pré I e II, com foco especial na oralidade, leitura e escrita.

O encontro teve como objetivo proporcionar aos professores ferramentas teóricas e metodológicas que auxiliem no desenvolvimento de práticas educativas mais eficazes. A formação abordou técnicas para melhorar o processo de alfabetização e garantir que as crianças tenham uma base sólida para o futuro acadêmico.

A articuladora municipal do evento, professora doutoranda Liziana Arâmbula Teixeira, destacou que esse tipo de capacitação é essencial para que os professores possam oferecer o melhor para as crianças. Segundo ela, a formação continuada é uma oportunidade valiosa para atualizar conhecimentos e metodologias.

Além dela, o curso contou com a presença das formadoras municipais, professora mestre Priscila da Rosa Lescano Dias e professora especialista Ricelli Espindola Santa Cruz, que desempenharam papéis cruciais na condução dos workshops e na transmissão de conhecimentos aos participantes.

Os professores presentes elogiaram a iniciativa e reconheceram o impacto positivo que a formação terá em suas práticas diárias. A formação não apenas enriqueceu o repertório pedagógico dos educadores, mas também fortaleceu o compromisso com a qualidade da educação infantil em Amambai.

Fonte: A.N /Grupo A Gazeta

Bradesco Promove Dia da Carreta Agro em Amambai

0
Fotos: Geovana Biron

Nesta terça-feira, 13 de agosto, Amambai recebeu o “Dia da Carreta Agro do Bradesco”, uma ação voltada para o fortalecimento do agronegócio na região. Realizado em frente à agência do Banco Bradesco, o evento apresentou aos clientes e futuros clientes as diversas opções de crédito rural oferecidas pela instituição, como custeio agrícola, pecuária, financiamento de máquinas (Finame) e outras linhas de crédito específicas para o setor.

O evento, que começou às 7h30 no Sindicato Rural e seguiu até as 17h, reuniu produtores rurais e empresas parceiras, oferecendo um ambiente propício para a troca de informações e a apresentação de novas tecnologias e equipamentos agrícolas. Entre as empresas presentes estavam New Holland – Equagril, C.Vale, Lar Máquinas, Jacto – Datta, Agricase e Agro Feitas, que expuseram suas mais recentes inovações e soluções para o campo.

Um dos maquinários apresentados foi o Dji Agras T40, um drone pulverizador e distribuidor de sólidos, oferecido pela empresa Lar Máquinas.

Segundo Leonardo Santana, gerente da agência do Bradesco em Amambai, o evento foi essencial para a região, que depende fortemente do agronegócio. “O agronegócio é a base da economia local, e o Bradesco entende a importância de estar próximo dos produtores. Nossa intenção com este evento é trazer as soluções que o banco oferece para o setor, além de proporcionar a oportunidade de nossos clientes conhecerem de perto as inovações tecnológicas disponíveis através de nossos parceiros”, afirmou Leonardo.

O “Dia da Carreta Agro do Bradesco” foi mais um passo no compromisso da instituição em apoiar o desenvolvimento do agronegócio na região.

Fonte: A.N /Grupo A Gazeta

SES confirma primeiro caso autóctone de Febre Oropouche em Mato Grosso do Sul

0
Imagem ilustrativa - Divulgação

A SES (Secretaria de Estado da Saúde), por meio da Coordenadoria de Vigilância Epidemiológica, através da Gerência de Doenças Endêmicas, confirmou nesta quarta-feira (14) um caso de Febre do Oropouche autóctone em Mato Grosso do Sul. O caso foi registrado em abril. O indivíduo, homem de 52 anos, reside em Itaporã e já está recuperado.

Conforme a gerente técnica estadual de Doenças Endêmicas da SES, Jéssica Klener Lemos dos Santos, desde a notificação do primeiro caso importado positivo no Estado, em junho, uma série de ações complementares foram desenvolvidas em conjunto com os municípios, como sistematizar as informações dos casos suspeitos e confirmados (deslocamentos, sintomas, quadro clínico etc.), coleta de amostras de outros pacientes para testagem pelo Lacen (Laboratório Central de Saúde Pública de Mato Grosso do Sul), com o objetivo de fortalecer a vigilância da doença.

Os casos autóctones são aqueles que têm origem no local em que foi feito o diagnóstico. “A transmissão autóctone significa que o caso diagnosticado teve sua origem no mesmo local de residência do indivíduo. A doença não foi trazida por pessoas de fora como no caso anterior, está acontecendo na própria região”, explica Jéssica.

Caso registrado

O indivíduo de 52 anos procurou unidade de saúde em 04 de abril, no município de Itaporã, relatando sintomas de cefaleia e mialgia. A amostra de sangue foi coletada no dia 5 do mesmo mês e enviada ao Lacen (Laboratório Central de Saúde Pública), sendo o resultado negativo para ZDC (Dengue, Zika e Chikungunya).

No dia 21 de julho, como parte dos esforços implementados após o diagnóstico do primeiro caso em MS, a amostra coletada foi submetida a estratégia de detecção guarda-chuva, tendo resultado positivo para a arbovirose Oropouche.

Logo após a confirmação, a Vigilância Municipal realizou uma busca ativa para a coleta de mais informações a respeito do caso, como: histórico de viagem, se adentrou em área de mata ou recebeu visitas de pessoas que tenham viajado. Depois da investigação finalizada e com todas as respostas negativas para os questionamentos, fechou-se o relatório com o apontamento de transmissão autóctone.

“Não há motivo para pânico da população, a confirmação do caso com transmissão autóctone veio através da série de medidas implementadas pelo Estado para vigilância da arbovirose. Desde junho, 818 amostras que deram negativo para o protocolo ZDC foram testadas pelo LACEN e apenas duas apresentaram o resultado positivo”, reforça Jéssica.

O que é Febre Oropouche?

A Febre do Oropouche é uma doença causada por um arbovírus, que foi isolado pela primeira vez no Brasil em 1960. Desde então, casos isolados e surtos foram relatados no Brasil, principalmente, nos estados da região amazônica. Também já foram relatados casos e surtos em outros países das Américas Central e do Sul (Panamá, Argentina, Bolívia, Equador, Peru e Venezuela).

Como é transmitida?

A transmissão da Febre Oropouche é feita principalmente por vetores. Depois de picar uma pessoa ou animal infectado, o vírus permanece no sangue do vetor por alguns dias. Quando esse pica outra pessoa saudável, pode transmitir o vírus para ela.

Existem dois tipos de ciclos de transmissão da doença:

Ciclo Silvestre: Nesse ciclo, os animais como bichos-preguiça e macacos são os hospedeiros do vírus. O mosquito Culicoides paraenses, conhecido como maruim ou mosquito-pólvora, é considerado o principal transmissor nesse ciclo.

Ciclo Urbano: Nesse ciclo, os humanos são os principais hospedeiros do vírus. O mosquito Culicoides paraenses também é o vetor principal.

Sintomas

Os sintomas da Febre do Oropouche são parecidos com os da dengue e da chikungunya: dor de cabeça, dor muscular, dor nas articulações, náusea e diarreia. Não existe tratamento específico. Os pacientes devem permanecer em repouso, com tratamento sintomático, hidratação e acompanhamento da rede de saúde.

Casos no país

O Brasil tem observado um grande aumento do número de casos de Febre Oropouche. De acordo com o último boletim do Ministério da Saúde, já são 7.653 casos em 2024 com dois óbitos relacionados a Oropouche. Em 2023, foram 831 casos.

Prevenção

A orientação é similar aos casos de dengue, que a população, ao observar os sintomas, procure por uma unidade de saúde.

Não há tratamento específico disponível. As medidas de prevenção consistem em evitar áreas com a presença de maruins ou minimizar a exposição às picadas dos vetores, seja por meio de recursos de proteção individual (uso de roupas compridas e de sapatos fechados) ou coletiva (limpeza de terrenos e de locais de criação de animais, recolhimento de folhas e frutos que caem no solo, uso de telas de malha fina em portas e janelas).

Nota Informativa – Febre Oropouche

*Com informações do Ministério da Saúde

8 profissões para quem deseja viajar pelo mundo

0
Créditos: andresr/iStock

Escolher uma profissão pode ser um grande desafio, especialmente quando se quer unir trabalho com algo prazeroso. A ideia de ter uma rotina estável e fixa pode ser algo atrativo para uns, mas negativa para outros.

Para quem sonha em explorar o mundo, é importante conciliar a paixão com jornadas flexíveis, ou então investir em uma carreira que combine trabalho e viagens.

A boa notícia é que existem diversas profissões que permitem uma vida cheia de aventuras e até mesmo nômade. Os profissionais dessas áreas desfrutam da oportunidade de conhecer novos lugares enquanto realizam suas tarefas remuneradas.

Comércio exterior

Profissionais de CE são responsáveis por negociar a compra e venda de produtos e serviços entre empresas de diferentes países. Apesar das facilidades tecnológicas, muitas negociações internacionais exigem visitas a organizações, fornecedores e clientes no exterior.

Essa necessidade de encontros presenciais proporciona frequentes viagens, especialmente para consolidar relações e garantir o sucesso das operações de importação e exportação.

Au Pair

Para quem ama crianças e deseja aprimorar o conhecimento de uma língua estrangeira, a carreira de Au Pair é uma excelente opção. Au Pairs vivem com famílias em outros países, cuidando das crianças e participando do dia a dia familiar.

Em troca, os profissionais recebem um salário e têm a oportunidade de vivenciar a cultura local de forma imersiva. É uma experiência que combina o desejo de viajar com a prática de um segundo idioma e o cuidado infantil.

Fotografia

Fotógrafos podem conhecer diferentes partes do mundo, dependendo do caminho escolhido. A cobertura de eventos, esportes ou vida selvagem envolve constantes viagens.

Para se especializar, é preciso conhecer bem as técnicas e os equipamentos, mas a paixão por explorar e capturar momentos únicos ao redor do globo é o que realmente faz a diferença.

Arqueologia

É uma carreira que envolve a exploração de civilizações antigas, analisando vestígios e elaborando hipóteses sobre a organização dessas sociedades no passado. Arqueólogos frequentemente viajam para locais onde vestígios foram encontrados, participando de escavações e analisando objetos históricos.

Tradutores

Dominar línguas estrangeiras é um grande diferencial para quem deseja viajar a trabalho. Tradutores são frequentemente requisitados para acompanhar executivos, empresários e outros profissionais em viagens, facilitando a comunicação em negociações e eventos.

Além disso, tradutores podem trabalhar para multinacionais, realizando traduções simultâneas ou revisando documentos enquanto se deslocam de um lugar para outro.

Pilotagem de aeronaves

Pilotos comerciais passam grande parte do tempo em movimento, viajando de uma cidade a outra, tanto em voos nacionais quanto internacionais. A carreira oferece a oportunidade de conhecer diferentes partes do mundo, mas também exige uma preparação rigorosa.

Relações internacionais

Para quem faz faculdade de relações internacionais, há uma gama de possibilidades. Os especialistas tratam das interações entre nações, empresas e governos, e frequentemente viajam para representar seus países ou organizações.

Diplomatas, por exemplo, passam anos vivendo em diferentes países, participando de missões e eventos que promovem as relações entre nações. Essa profissão exige um profundo entendimento de política, economia e cultura global.

Turismo

Profissionais de turismo trabalham diretamente com o planejamento e a coordenação de viagens, roteiros e eventos de lazer. Dependendo da função, eles precisam viajar para conhecer os destinos, avaliar infraestruturas e promover experiências turísticas.

É a carreira ideal para quem deseja transformar a paixão por viagens em uma profissão, contribuindo para a indústria do turismo.

Fonte: Assessoria

Sorteio da campanha ‘Família Premiada’ da ACIA acontece neste sábado (17)

0
Foto: Divulgação

A Associação Comercial Empresarial de Amambai (ACIA) está na reta final da campanha ‘Família Premiada’, que celebra o Dia das Mães, o Dia dos Namorados e o Dia dos Pais. Tradicional no município, a iniciativa conta com o apoio de diversos patrocinadores e parceiros locais.

Nesta edição, os prêmios oferecidos são uma moto Honda Biz 110i, um Pix no valor de R$ 5 mil e seis vales de R$ 1 mil para compras em empresas participantes. O tão aguardado sorteio será realizado neste sábado, dia 17 de agosto, no salão de eventos da Acia, a partir das 18h.

A ‘Família Premiada’ é uma excelente oportunidade para prestigiar as datas comemorativas e valorizar o comércio local. A ACIA convida toda a população a participar, lembrando que para concorrer aos prêmios basta comprar nas empresas participantes e depositar os cupons nas urnas específicas da campanha.

Participe e boa sorte!

Fonte: A.N./Grupo A Gazeta

Polícia Militar de Amambai é homenageada e recebe nova viatura para o Promuse

0
Foto: Assessorias
Polícia Militar de Amambai é homenageada e recebe nova viatura para o Promuse
Momento em que o sargento, Adelino Schibilski, recebeu seu certificado. Foto: Assessoria

Na última quarta-feira (09), a Polícia Militar de Amambai foi homenageada durante uma solenidade no Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camillo, em Campo Grande, que marcou o encerramento do Curso de Capacitação para o Promuse (Programa Mulher Segura). O Comandante da 3ª CIPM de Amambai, Major Ryo Sato e o sargento Adelino Aparecido de Oliveira Schibilski, receberam homenagens e certificados por suas atuações como instrutores do curso e por suas lideranças no programa.

O Promuse, que nasceu em Amambai e tem desempenhado um papel fundamental na prevenção e combate à violência de gênero, capacitou 488 policiais militares de MS, incluindo o 37º CFSD (Curso de Formação de Soldados) da PMMS. Durante o curso, os participantes aprimoraram suas habilidades em patrulhamento ostensivo motorizado, intervenção em situações críticas e fiscalização de medidas protetivas de urgência, fortalecendo a capacidade de atendimento às vítimas.

No evento, também foram entregues dez novas viaturas para reforçar o monitoramento das vítimas atendidas pelo Promuse em diversos municípios, incluindo Amambai.

O programa, que também faz parte da Operação Shamar, atendeu 1.500 mulheres em 2023 em todo o estado, demonstrando seu impacto e a necessidade de continuar fortalecendo as ações de proteção às mulheres.

Fonte: A.N /Grupo A Gazeta

Sanesul realiza reparos na rede de abastecimento de água nesta quarta-feira (14) em Amambai

0
Imagem ilustrativa - Divulgação

Redação

A Unidade da Sanesul em Amambai está realizando um reparo na rede de abastecimento de água nesta quarta-feira, dia 14 de agosto. Devido ao conserto, o fornecimento de água ficará temporariamente interrompido em algumas vilas da cidade.

As áreas afetadas incluem as vilas Corrêa, Crepúsculo, Pimentel e Guaicurus. A previsão é que o abastecimento seja normalizado até as 18h.

Durante momentos de reparo como este, a população deve fazer uso consciente dos recursos hídricos. A economia de água ajuda a minimizar os impactos da interrupção e garante que o recurso esteja disponível para as necessidades básicas até a normalização completa do serviço.

Deputada solicita obras de compactação em trecho da MS-162

0
Foto: Assessoria

Com pedido encaminhado ao governador Eduardo Corrêa Riedel e ao secretário de Estado de Infraestrutura e Logística, Hélio Peluffo Filho, a deputada estadual Lia Nogueira (PSDB) solicitou a realização de obras de compactação do pavimento em um trecho de 25km da rodovia MS-162.

Segundo a deputada, inúmeros usuários da via, especialmente caminhoneiros que a utilizam para escoar a produção agrícola, têm relatado condições precárias de tráfego, no trecho localizado entre o entroncamento com a MS 270, conhecido como Placa do Abadio, e a ponte sobre o Rio Santa Maria, na divisa com o município de Maracaju.

De acordo com as reclamações recebidas pela parlamentar, o pavimento da rodovia está repleto de pedras pontiagudas, tornando praticamente impossível trafegar sem danificar os pneus dos veículos. “Recebemos diversas queixas de caminhoneiros que destacam a dificuldade de percorrer o trecho sem rasgar um pneu”, afirmou a deputada.

Fotos anexadas ao requerimento mostram a situação atual da via, evidenciando a necessidade urgente de intervenção. A deputada ressaltou a importância da obra para garantir a segurança e a eficiência do transporte na região, destacando o impacto negativo que as condições da estrada têm sobre o escoamento da produção agrícola.

Em evento com líderes, Paulo Corrêa reafirma compromisso com representantes comerciais 

0
Foto: Divulgação

Durante um encontro promovido pelo Conselho Regional dos Representantes Comerciais de Mato Grosso do Sul (Core-MS), o deputado estadual Paulo Corrêa (PSDB) reafirmou seu compromisso com o fortalecimento do setor de representação comercial no Estado. O evento, realizado ontem (13) no Bioparque Pantanal, reuniu líderes e especialistas para discutir estratégias de inovação, capacitação e o papel fundamental do setor no crescimento econômico de Mato Grosso do Sul.

Em seu discurso, o 1º secretário da Assembleia Legislativa destacou a importância da representação comercial para o desenvolvimento do Estado, ressaltando que o setor é responsável por uma parcela significativa do Produto Interno Bruto (PIB).

Em evento com líderes, Paulo Corrêa reafirma compromisso com representantes comerciais 

“A representação comercial é o elo essencial entre quem produz e quem consome, sendo um motor que impulsiona o crescimento das empresas e gera emprego e renda para nossa população”, declarou Corrêa.

O deputado reafirmou seu compromisso com a criação de políticas públicas que promovam o crescimento do setor e enfatizou a necessidade de fortalecer o diálogo entre a categoria e o Governo do Estado. “Eu venho da iniciativa privada e entendo a importância desse diálogo. Na Assembleia Legislativa, faço questão de manter essa ponte aberta com o Governo, e meu gabinete está à disposição para mediar as demandas do setor”, explicou.

Corrêa também destacou a relevância da capacitação e do treinamento contínuo para os profissionais da área. “Vivemos em uma era onde a inovação e a capacitação são determinantes para a competitividade. Precisamos investir no aprimoramento dos nossos profissionais e garantir que estejam sempre preparados para enfrentar os desafios do mercado”, frisou.

Em evento com líderes, Paulo Corrêa reafirma compromisso com representantes comerciais 

O parlamentar afirmou que o fortalecimento do setor de representação comercial está entre suas principais prioridades e que continuará trabalhando em prol de políticas que incentivem o desenvolvimento da categoria. “Nosso objetivo é criar um ambiente favorável para que esses profissionais possam atuar de maneira eficiente e sustentável, contribuindo para o avanço econômico de Mato Grosso do Sul”, concluiu.

Nova decisão judicial restabelece prisões de acusados na Operação Laços Ocultos

0
Fachada da Delegacia de Polícia Civil de Amambai. Foto: A Gazeta/Arquivo

Os servidores Jucélia Barros Rodrigues e Júlio Arantes Varone, acusados de participarem de um esquema de fraudes em licitações e desvios de recursos em obras realizadas para a Prefeitura de Amambai, foram presos novamente na quarta-feira (7). A prisão foi realizada pela Polícia Civil de Amambai, após a juíza Eucélia Moreira Cassal, da 3ª Vara Criminal de Campo Grande, convalidar as decisões do magistrado local e decretar as prisões dos réus, inclusive em regime domiciliar.

A nova decisão é um desdobramento da Operação Laços Ocultos, que investiga irregularidades em obras contratadas pela Prefeitura de Amambai entre 2017 e 2023. A operação, conduzida pela Justiça e Ministério Público, revelou indícios de fraude em licitações e possíveis desvios de recursos públicos. Os réus, que já haviam sido presos anteriormente, recorreram ao Tribunal de Justiça e obtiveram a revogação das prisões. No entanto, com o novo mandado, as prisões foram restabelecidas.

Além de Jucélia e Júlio Arantes, o ex-vereador Valter Brito da Silva também foi alvo das investigações e teve sua prisão domiciliar decretada. Valter Brito já havia sido preso anteriormente e, após um habeas corpus, estava em liberdade. Ele é suspeito de envolvimento no mesmo esquema de fraudes em licitações e desvios de recursos, além de estar respondendo a um processo por receptação de uma motoniveladora furtada.

No caso da receptação, Valter Brito foi preso em 22 de julho, após o equipamento ser encontrado em Amambai. Ele pagou fiança de R$ 30 mil e responde ao processo em liberdade. A defesa de Valter Brito alega que ele foi vítima de uma tentativa de estelionato e está trabalhando para provar sua inocência nesse caso.

A audiência de custódia que confirmou as prisões dos envolvidos ocorreu no dia 07 de agosto. A defesa dos réus deverá apelar novamente ao Tribunal de Justiça, que já havia revogado as prisões de outros envolvidos.

Fonte: A.N./Grupo A Gazeta

Segunda pesquisa registrada para as eleições 2024 em Caracol

0
Foto: Reprodução

Pesquisa registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o nº MS-07326/2024, encomendada pelo CNPJ: 03.955.300/0001-12, o Instituto Ranking Brasil Inteligência realizou, entre os dias 9 a 14 de agosto deste ano, junto a 500 moradores de Caracol (MS), com 16 anos ou mais de idade, a segunda pesquisa de intenção de votos para a Prefeitura Municipal nas eleições 2024, tendo intervalo de confiança de 95% e uma margem de erro de 4,15%, para mais ou para menos.

Espontânea

Na pesquisa espontânea, o prefeito Neco Pagliosa está na frente, com 30% das intenções de votos, sendo que na anterior, realizada em junho, o percentual foi 25%, seguido por Manoel Viais, com 12%, sendo que na anterior o percentual foi 7%.

Os demais candidatos aparecem com 2%, sendo que na anterior o percentual foi 0,4%, enquanto 56% dos entrevistados não sabem ou não responderam, sendo que na anterior o percentual foi 64,8%.

Segunda pesquisa registrada para as eleições 2024 em Caracol

Estimulada

No levantamento estimulado, o atual prefeito Neco Pagliosa continua na frente, com 61%, sendo que no anterior o percentual foi 57,6%, seguido por Manoel Viais, com 23%, sendo que no anterior o percentual foi 20%, enquanto 16% dos entrevistados não sabem ou não responderam, sendo que no anterior o percentual foi 20%.

Segunda pesquisa registrada para as eleições 2024 em Caracol

Rejeição estimulada

No quesito rejeição estimulada, Manoel Viais está na frente, com 15%, sendo que na pesquisa anterior o percentual foi 12%, seguido pelo prefeito Neco Pagliosa, com 10%, sendo que na anterior o percentual foi 6%, enquanto 75% dos entrevistados não sabem ou não responderam, sendo que na anterior o percentual foi 56%.

Segunda pesquisa registrada para as eleições 2024 em Caracol

Avaliação prefeito

O Instituto Ranking Brasil Inteligência também avaliou a gestão do prefeito Neco Pagliosa e 70% dos entrevistados consideraram a administração dele como ótima ou boa, sendo que na anterior o percentual foi 75%, enquanto 15% falaram que é regular, sendo que na anterior o percentual foi 12%.

Além disso, 10% dos entrevistados disseram que é ruim ou péssima, sendo que na anterior o percentual foi 6%, enquanto 5% não sabem ou não responderam, sendo que na anterior o percentual também foi 5%.

Segunda pesquisa registrada para as eleições 2024 em Caracol

Avaliação governador

O Instituto Ranking Brasil Inteligência avaliou a gestão do governador Eduardo Riedel no município e 65% dos entrevistados consideraram como ótima ou boa, sendo que na anterior o percentual também foi 65%.

Além disso, 17% dos entrevistados disseram que a administração é regular, sendo que na anterior também foi 17%, e 10% falaram que é ruim ou péssima, sendo que na anterior o percentual também foi 10%, enquanto 8% não sabem ou não responderam, sendo que na anterior o percentual também foi 8%.

Segunda pesquisa registrada para as eleições 2024 em Caracol

Avaliação presidente

O Instituto Ranking Brasil Inteligência avaliou a gestão do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, em Caracol e 40% dos entrevistados consideraram como ruim ou péssima, sendo que no levantamento anterior o percentual foi 35%.

Além disso, 35% dos entrevistados classificaram a administração dele como ótima ou boa, sendo que no anterior o percentual foi 33%, e 21% falaram que é regular, sendo que no anterior o percentual foi 27%, enquanto 4% não sabem ou não responderam, sendo que no anterior o percentual foi 5%.

Segunda pesquisa registrada para as eleições 2024 em Caracol

RANKING BRASIL INTELIGÊNCIA

WhatsApp: (67) 99968-0055/(67) 999623334

E-mail: [email protected]

www.rankingpesquisa.com.br

Ouça a Rede de rádios Top FM:

– Rádio Bioceânica FM 102.3 – Caracol

– Rádio Nossa FM 96.7 – Caarapó

– Rádio Nossa FM 90.9 – Camapuã

www.topfm.top

Em ação social, Lions Club Binacional de Coronel Sapucaia entrega leite e bolachas a famílias carentes

0
Fotos: Divulgação/Redes sociais

Redação

O Lions Club Binacional de Coronel Sapucaia realizou, no último sábado, dia 10 de agosto, uma ação de entrega de leite e bolachas a famílias indígenas que vivem em condições de vulnerabilidade no Paraguai, estando abaixo da linha da pobreza e sem acesso a benefícios como aposentadorias e programas sociais.

De acordo com Renato Catto, presidente do Lions Club Binacional de Coronel Sapucaia, a ação foi planejada para coincidir com o Dia das Crianças no Paraguai, que será nesta sexta-feira, dia 16. Conforme o clube, a quantidade de alimentos distribuída foi suficiente para alimentar cerca de 1.060 crianças durante um dia.

Essa iniciativa reflete o compromisso do clube com o auxílio às populações mais necessitadas, tanto no Brasil quanto no Paraguai, já que o Lions Club de Coronel Sapucaia é o único Lions Club binacional no mundo, operando em conjunto nas cidades de Coronel Sapucaia, em Mato Grosso do Sul, e Capitán Bado, no Paraguai.

O Lions Club, presente em mais de 200 países, tem como missão “servir”. Suas ações são pautadas em valores como integridade, generosidade e parceria comunitária, sempre com o objetivo de melhorar as condições de vida das comunidades em que atua.

Cresol contribui com debates de sustentabilidade no 15º Concred, em Minas Gerais

0
Foto: Assessoria Cresol

A Cresol participou, durante os dias 7 e 9 de agosto, em Belo Horizonte (MG), do 15º Congresso Brasileiro do Cooperativismo de Crédito (Concred), que este ano teve como tema central: “A sustentabilidade humana e o mundo exponencial: Construir o futuro em tempos de transformação”, e contou com a participação de aproximadamente 6.000 pessoas ligadas ao cooperativismo de crédito.

Com uma delegação de cerca de 120 pessoas, a Cresol contribuiu em painéis, workshops e debates acerca do tema que norteou o congresso, além de ser reconhecida no Prêmio ProsperaCoop em três categorias: meio ambiente, finanças inclusivas e governança.

O presidente da Cresol Confederação, Cledir Magri, participou do painel “Liderança inspiradora: estratégia ESG na prática”, plenária principal do Concred, no dia 8. “A política de sustentabilidade precisa fazer parte do planejamento estratégico, ter transversalidade na organização. E o papel da liderança é determinante para as ações serem colocadas em prática”, destacou.

Durante a programação, a Cresol também esteve representada no Painel Benefícios da Implementação ESG, com o presidente da Central Cresol Baser, Alzimiro Thomé; e na Arena 5.0, com a palestra Impacto ESG transformador, com Itamar Vodzicki, gerente do Cresol Instituto.

“Durante o Concred, a Cresol esteve com uma grande representatividade e, para nós, foi muito bom poder compartilhar nossa experiência sobre o tema ESG e fortalecer cada vez mais o cooperativismo brasileiro”, disse o presidente da Central Cresol Baser, Alzimiro Thomé.

Cledir Magri destacou a presença das três centrais da Cresol — Central Cresol Baser, Central Cresol Sicoper, Central Cresol Brasil. “Voltamos muito contentes e seguimos firmes e fortes na construção de uma sociedade mais próspera e sustentável, tendo o cooperativismo como o grande protagonista”, completou o presidente.

Prêmio ProsperaCoop

A Cresol conquistou um 1º lugar e dois 2⁠ᵒˢ lugares no Prêmio ProsperaCoop, que reconhece as melhores práticas de sustentabilidade promovidas pelas cooperativas de crédito do Brasil. A entrega do prêmio aconteceu durante a abertura do 15º Concred, no dia 7 de agosto.

Os projetos da Cresol foram premiados nas seguintes categorias: finanças sustentáveis – 2º lugar Cresol Minas Gerais, com o projeto “Piscicultura intensiva em caixas-d’água”; governança – 2º lugar Projeto Embaixadores, da Cresol Minas Gerais; e meio ambiente – 1º lugar Projeto Cresol Siga, relacionado à qualidade da água, da Central Cresol Sicoper.

Sobre a Cresol

Com 29 anos de história, mais de 900 mil cooperados e 900 agências de relacionamento em 19 Estados, a Cresol é uma das principais instituições financeiras cooperativas do País. Com foco no atendimento personalizado, a Cresol fornece soluções financeiras para pessoas físicas, empresas e empreendimentos rurais.

Veículos e população no Cone Sul: o crescente desafio da mobilidade urbana

0
Foto: Raquel Fernandes

O crescimento do número de veículos emplacados nos municípios do Cone Sul do Mato Grosso do Sul está gerando novos desafios para a mobilidade urbana. À medida que a frota aumenta, as cidades precisam lidar com as demandas por infraestrutura viária adequada e segura.

Entre os municípios da região, Naviraí se destaca com 38.067 veículos emplacados para uma população de 50.457 habitantes, seguida por Amambai, com 23.876 veículos para 39.325 habitantes. Cidades menores, como Paranhos, possuem 2.827 veículos para uma população de 12.921 habitantes.

Essa crescente frota de veículos tem gerado preocupações significativas. Em Amambai, por exemplo, a Avenida Pedro Manvailer, que é a principal via do município, também funciona como uma rodovia, o que agrava os desafios de mobilidade. Segundo Eder Carlos de Oliveira, ciclista profissional, a ausência de ciclovias torna o trajeto perigoso, especialmente para ciclistas, crianças e adolescentes que precisam atravessar a avenida para chegar a escolas como Dom Aquino e Fernando Corrêa.

“Tanto nós ciclistas quanto as crianças e adolescentes que vão para a escola enfrentam dificuldades ao atravessar a Avenida Pedro Manvailer, especialmente nos horários de pico, quando o trânsito é muito intenso. Nossa cidade é cortada por uma rodovia, e a falta de ciclovias aumenta o risco de acidentes, inclusive com vítimas fatais,” comenta o ciclista.

Ele ainda destaca a necessidade de uma ciclovia que ligue o centro de Amambai à Aldeia Limão Verde. Essa demanda é vista como imprescindível para evitar muitos acidentes de trânsito fatais, embora atualmente pareça um sonho distante, conforme opinia Eder.

Além dos veículos emplacados, muitos outros circulam nas cidades do Cone Sul com placas de outros municípios ou até mesmo de outros estados. Em Amambai, o fluxo de veículos aumenta significativamente nos horários de saída das escolas e no final do expediente de trabalho, causando congestionamentos nas principais vias do município.

Esses dados e relatos evidenciam a urgência de investimentos em infraestrutura viária que contemplem não apenas os veículos, mas também a segurança de ciclistas e pedestres. A mobilidade urbana no Cone Sul demanda planejamento estratégico e ações concretas para garantir que o crescimento da frota não comprometa a qualidade de vida dos moradores.

Confira na tabela a quantidade de veículos e a população de cada município do Cone Sul:

Veículos e população no Cone Sul: o crescente desafio da mobilidade urbana

Fonte: A.N /Grupo A Gazeta

Quarta-feira tem previsão de sol e baixa umidade relativa do ar em Mato Grosso do Sul

0

A previsão do tempo para esta quarta-feira (14) indica sol e variação de nebulosidade em grande parte de Mato Grosso do Sul. De acordo com o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), a atuação de um sistema de alta pressão atmosférica favorece a continuidade do tempo quente e seco no Estado.

Além disso, esperam-se baixos valores de umidade relativa do ar, entre 10% e 30%. Por isso, recomenda-se beber bastante líquido e umidificar os ambientes e, considerando as condições climáticas favoráveis à ocorrência de incêndios, é importante que a população não ateie fogo em vegetação ou outros materiais.

Em Campo Grande, o dia inicia com 14°C e registra 28°C nos horários mais quentes. Na região do Bolsão, Três Lagoas e Paranaíba amanhecem com 10°C, com máximas respectivas de 28°C e 31°C. Coxim, na região Norte, tem mínima de 15°C e máxima de 34°C, já em Camapuã os valores variam entre 13°C e 32°C.

No Pantanal, os termômetros em Corumbá marcam 18°C inicialmente e chegam aos 30°C nos horários mais quentes; Aquidauana, na mesma região, tem mínima de 14°C e máxima de 30°C. Na região Sudoeste, Porto Murtinho registra 14°C pela manhã e 32°C à tarde.

Na fronteira com o Paraguai, Ponta Porã tem mínima de 11°C e máxima de 24°C. Anaurilândia, na região Leste, apresenta variação entre 10°C e 25°C. Os municípios de Iguatemi e Dourados são responsáveis pela temperatura mais baixa desta quarta-feira, com mínimas de 9°C e máximas de 25°C e 27°C, respectivamente.

Heloisa Duim, Programa de Estágio Supervisionado