8.5 C
Amambai
sexta-feira, 26 de junho de 2026
Início Site Página 877

Silvio Santos morre aos 93 anos em São Paulo

0
Foto: Divulgação/O Globo

O empresário e apresentador Silvio Santos morreu aos 93 anos neste sábado (17). Segundo o hospital Albert Einstein, Silvio morreu em decorrência de uma broncopneumonia após infecção por influenza (H1N1).

O apresentador foi um dos maiores nomes da televisão brasileira, em especial à frente do Programa Silvio Santos, que comandava desde 1963, e do Sistema Brasileiro de Televisão, o SBT, que entrou no ar em 1981.

Em 18 de julho de 2024, o comunicador foi internado no Hospital Albert Einstein, na capital paulista, para se recuperar de H1N1. Teve alta dois dias depois. Em 1º de agosto do mesmo ano, voltou a ser hospitalizado, segundo a assessoria de imprensa da emissora, para passar por exames de imagem.

Silvio Santos deixa a viúva Íris Abravanel, com quem era casado desde 1978 e teve as filhas Daniela Patrícia, Rebeca e Renata. Também deixa as filhas Cíntia e Silvia, do primeiro casamento, com Cidinha, que morreu em 1977.

Fonte:Por g1 SP

XVIII Festa da Linguiça acontece no mês de setembro em Coronel Sapucaia

0
Foto: Divulgação

Redação

No dia 1º de setembro, ocorrerá em Coronel Sapucaia a XVIII edição da Festa da Linguiça. O evento, organizado pela Paróquia Imaculada Conceição, será realizado no Salão Paroquial e contará com uma apresentação da dupla Guilherme & Rodrigo.

A Festa da Linguiça é uma celebração de relevância cultural para Coronel Sapucaia, destacando-se pela produção e consumo de linguiças artesanais, um aspecto tradicional da identidade local. O evento serve como um ponto de interação social, atraindo pessoas de diferentes idades e fortalecendo laços entre os participantes.

Além disso, a Festa da Linguiça exerce um papel econômico importante para o município, contribuindo para o comércio local, o que resulta em geração de renda e na promoção da cidade como um destino atrativo para os visitantes.

Churrascada de Dia dos Pais da ONG Adote um Campeão de 4 Patas

0
Fotos: Karyna Oliveira

Educação de Sete Quedas comemora avanço no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica

0
Fotos: Divulgação

A cidade de Sete Quedas, no extremo sul de Mato Grosso do Sul melhorou seu resultado na educação municipal conforme o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) divulgado pelo Ministério da Educação.

Sete Quedas garantiu seu recorde desde a criação desse indicador no Brasil, o município agora tem como sua maior nota 5 para os anos iniciais, 4,7 para anos finais e 4,5 para o Ensino Médio.

Educação de Sete Quedas comemora avanço no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica

Os últimos oito anos demonstram um crescimento significativo do Ideb, na série histórica, os valores divulgados referentes ao Ideb de 2023 mostram a melhor nota do município.

Segundo a Secretária de Educação, Professora Joelba Ferreira Gomes:

 Nossas instituições obtiveram grande evolução. Melhoramos muito a nossa infraestrutura, com livros bons, melhores instalações e também dando ênfase ao recurso humano. Contratamos professores habilitados em educação especial e psicopedagogia. Ampliamos o ensino fundamental. Duas salas em 2022 e duas salas em 2023. Todos os profissionais de educação são responsáveis por essa evolução, mas não seria possível sem o comprometimento da Prefeitura Municipal e do Prefeito Chico Piroli, o resultado do Ideb é uma prova de que evoluímos, estamos felizes com o recorde”

O Ideb é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar, e das médias de desempenho no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).

Fonte: Wilton News

O Pôquer Ganha Espaço nos Eventos do Conesul: Um Olhar Sobre a Nova Tendência

0
Foto: xeno_mas/Pixabay

Nos últimos anos, o pôquer tem se consolidado como uma das atividades mais populares e emocionantes no Conesul, especialmente em Amambai-MS. A cidade tem se tornado um verdadeiro polo para torneios de pôquer, atraindo jogadores de diversas partes do Brasil e até do exterior. Com a crescente popularidade do poker online, muitos entusiastas do jogo têm migrado das plataformas digitais para os eventos presenciais, buscando a adrenalina e a interação social que só um torneio ao vivo pode proporcionar. Este artigo explora como essa tendência está moldando a região, desde a presença de celebridades até o impacto econômico e social.

Torneios de Pôquer Atraem Multidões em Amambai-MS

Amambai-MS tem se destacado como um dos principais destinos para torneios de pôquer no Conesul. A cidade, que já é conhecida por sua hospitalidade e infraestrutura, agora também é famosa por seus eventos de pôquer que atraem multidões. Recentemente, um grande torneio realizado na cidade reuniu centenas de jogadores, muitos dos quais começaram sua jornada no poker online. Esses eventos não apenas oferecem prêmios atraentes, mas também proporcionam uma experiência única de competição e camaradagem.

Os torneios em Amambai-MS são organizados com um alto nível de profissionalismo, o que tem contribuído para a sua crescente popularidade. Além disso, a cidade tem investido em marketing e parcerias com plataformas de poker online para atrair ainda mais participantes. A combinação de uma organização impecável e a crescente comunidade de jogadores tem feito de Amambai-MS um verdadeiro epicentro do pôquer no Conesul.

Celebridades e Influenciadores Marcam Presença nas Mesas de Jogo

A presença de celebridades e influenciadores digitais tem sido um dos grandes atrativos dos torneios de pôquer em Amambai-MS. Figuras conhecidas do mundo do entretenimento e das redes sociais, como jogadores patrocinados pela GGPoker, têm marcado presença nas mesas de jogo, atraindo ainda mais atenção para os eventos. Esses nomes não apenas elevam o prestígio dos torneios, mas também ajudam a popularizar o pôquer entre novos públicos.

A participação de celebridades e influenciadores também tem um efeito multiplicador, pois suas postagens e interações nas redes sociais geram um grande engajamento. Isso, por sua vez, atrai mais espectadores e potenciais jogadores para os torneios, criando um ciclo virtuoso de popularidade e crescimento. A presença dessas figuras públicas tem sido fundamental para consolidar Amambai-MS como um destino de destaque no cenário do pôquer.

O Impacto Econômico dos Eventos de Pôquer na Região

Os eventos de pôquer têm gerado um impacto econômico significativo em Amambai-MS e na região do Conesul. A realização de grandes torneios atrai não apenas jogadores, mas também turistas, jornalistas e entusiastas do jogo, que movimentam a economia local. Hotéis, restaurantes e comércios em geral têm registrado um aumento considerável no fluxo de clientes durante os períodos de torneios, o que contribui para o desenvolvimento econômico da cidade.

Além do impacto direto no comércio local, os eventos de pôquer também têm gerado oportunidades de emprego. Desde a organização dos torneios até a prestação de serviços de apoio, como segurança e transporte, muitas pessoas têm encontrado novas oportunidades de trabalho. Isso é especialmente relevante em uma região que busca diversificar suas fontes de renda e promover o desenvolvimento sustentável.

Outro aspecto importante é a visibilidade que os torneios de pôquer trazem para Amambai-MS. A cobertura midiática e a presença de figuras públicas ajudam a colocar a cidade no mapa, atraindo investimentos e novas oportunidades de negócios. A popularidade dos jogos de cartas online também tem contribuído para esse cenário, pois muitos jogadores que começam no ambiente digital acabam se interessando pelos torneios presenciais, ampliando ainda mais o alcance e o impacto econômico dos eventos.

Como o Pôquer Está Transformando o Cenário Social do Conesul

O pôquer não tem apenas um impacto econômico, mas também está transformando o cenário social do Conesul. Os torneios têm se tornado pontos de encontro para pessoas de diferentes origens e idades, promovendo a interação social e a troca de experiências. Isso tem contribuído para a criação de uma comunidade mais coesa e engajada, onde o pôquer serve como um elo de ligação entre os participantes.

Além disso, o pôquer tem sido uma ferramenta eficaz para a inclusão social. Muitos jogadores encontram no jogo uma forma de se expressar e de se conectar com outras pessoas, superando barreiras sociais e culturais. A popularidade dos jogos de cartas online também tem facilitado essa inclusão, permitindo que pessoas de diferentes regiões e contextos participem dos torneios e se integrem à comunidade de jogadores.

Para Finalizar

A ascensão do pôquer em Amambai-MS e na região do Conesul é um fenômeno que vai além do simples entretenimento. Os torneios de pôquer têm se mostrado uma força motriz para o desenvolvimento econômico e social da região, atraindo multidões, celebridades e influenciadores, e gerando um impacto positivo em diversos setores. A combinação de eventos bem organizados, a presença de figuras públicas e a popularidade dos jogos de cartas online tem criado um ambiente propício para o crescimento contínuo do pôquer.

À medida que o pôquer continua a ganhar espaço e a transformar a região, é essencial que os organizadores e a comunidade local continuem a investir na qualidade e na promoção dos eventos. Com o apoio adequado, Amambai-MS tem tudo para se consolidar como um dos principais destinos de pôquer do Brasil, beneficiando não apenas os jogadores, mas toda a comunidade local.

Giovanna Antonelli é atração confirmada no 2º dia do EmpreendeFest

0
Fotos: Divulgação

Diretamente das telas e sucessos da teledramaturgia brasileira, a atriz e empresária Giovanna Antonelli é presença confirmada no segundo dia do EmpreendeFest, o Festival de Empreendedorismo do Sebrae em Mato Grosso do Sul, que acontece em 3 de outubro no Bosque Expo, em Campo Grande. Além dela, os renomados palestrantes Isabela Matte, Murilo Gun e Marcos Piangers sobem ao palco neste dia. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo link: empreendefest.ms.sebrae.com.br.

Conhecida por todo o Brasil por dar vida a personagens televisivos icônicos, Giovanna Antonelli sustenta também uma carreira bem-sucedida como dona do próprio negócio. Embarcou no mundo do empreendedorismo em 2013, quando fundou a GioLaser, uma rede de clínicas de beleza e estética que, atualmente, possui 345 clínicas distribuídas por todo o país. No EmpreendeFest, ela promete apresentar ao público os passos para construir uma gestão assertiva do negócio, além de dicas em marketing pessoal e produtividade.

Para inspirar o público, o segundo dia de Empreendefest também traz Isabella Matte, empreendedora e influenciadora digital que iniciou a trajetória desde muito jovem. É referência em empreendedorismo digital no Brasil, tendo sido reconhecida pela Forbes Under 30 aos 20 anos. Começou com um e-commerce, uma loja de roupa que, em seu primeiro ano, faturou mais de 1 milhão de reais. Atualmente, Isabella é CEO da IMATIZE, uma empresa de treinamento on-line para fomentar o empreendedorismo digital. A jovem traz reflexões sobre como ultrapassar as barreiras e inseguranças para alcançar objetivos.

O palco do EmpreendeFest também contará com Murilo Gun, palestrante em eventos nacionais e internacionais, que promete orientar o público com muita energia e dinamicidade. Murilo acumula uma série de experiências, foi um dos pioneiros da comédia stand-up no Brasil, apresentou programas e fez turnê pelo país, também estudou inovações disruptivas na Singularity University, no NASA Research Park, Vale do Silício. Em suas palestras, ele aborda temas como a disrupção digital, o futuro do trabalho e a importância de um mindset inovador.

Por fim, o segundo dia do Empreendefest terá a presença do influenciador, escritor e pai, Marcos Piangers. Conhecido como maior produtor de conteúdo sobre paternidade do Brasil, é autor do best seller “Papai é pop”, que vendeu mais de 1 milhão de cópias, e possui uma das palestras mais elogiadas por diversas empresas e eventos por todo Brasil e Europa. Piangers fala sobre protagonismo e atitude para ir além e apresenta caminhos para promover conexões.

EmpreendeFest 2024

O Festival está de volta para sua segunda edição e oferecerá insights incríveis para empreendedores, nos dias 2 e 3 de outubro. Com um formato inovador para gerar experiências marcantes, além de uma estrutura pensada para surpreender, o evento terá palestras com grandes nomes do mercado, espaço Conexões Inovadoras, onde o público vai mergulhar em inovação e tecnologia e descobrir novas possibilidades para os negócios, expositores com produtos e serviços que valorizam a cultura sul-mato-grossense, workshops que transformam, e muito networking – tudo 100% gratuito.

Quer participar? As inscrições estão abertas em: empreendefest.ms.sebrae.com.br. Entre nessa vibe com o Sebrae.

Amambai: Clube de Desbravadores promove gincana e venda de pastéis para arrecadar fundos

0
Fotos: Divulgação

Neste sábado, dia 17, a Escola Estadual Vespasiano Martins, em Amambai, será palco de um evento especial organizado pelo Clube de Desbravadores Atalaias do Rei, um departamento da Igreja Adventista do Sétimo Dia. O evento, que terá início às 19h, contará com gincanas, brincadeiras, futebol, vôlei, e a venda de pastéis, com o objetivo de arrecadar fundos para as atividades do clube.

O Clube de Desbravadores Atalaias do Rei foi fundado em setembro de 2023 e trabalha com jovens de 10 a 15 anos, oferecendo atividades como artes manuais, cívicas, acampamento e discussões sobre temas sociais relevantes, como os efeitos nocivos das drogas, alimentação saudável, e respeito ao próximo.

A diretora do clube, Ludnéia Ávila, destaca a importância do evento para a manutenção das atividades do clube. “Somos uma instituição sem fins lucrativos, e nossa liderança é totalmente voluntária. Como não recebemos recursos de órgãos públicos, buscamos sempre campanhas e amigos apoiadores para nos ajudar com materiais essenciais, como uniformes, barracas, e viagens,” explica Ludnéia.

O evento é aberto ao público, e todos são convidados a participar e apoiar essa causa. Para reservar pastéis, entre em contato pelo WhatsApp no número (67) 99149-0002.

Fonte: A.N./Grupo A Gazeta

Mais uma vitória! Governo do Estado abrirá 540 vagas na PM e Bombeiros após incansável luta de Coronel David

0
Foto: Pedro Ernesto

A segurança pública de Mato Grosso do Sul recebeu um reforço expressivo com a publicação de um decreto pelo governador, Eduardo Riedel (PSDB), no Diário Oficial desta sexta-feira (16). A ampliação do número de vagas em três concursos públicos para o Corpo de Bombeiros Militar e Polícia Militar do estado marca um avanço significativo na valorização e fortalecimento das forças de segurança, resultado de uma articulação bem-sucedida liderada pelo deputado estadual Coronel David (PL).

O decreto inclui a convocação de 500 remanescentes do concurso de soldados da Polícia Militar, distribuídos entre 385 vagas para ampla concorrência, 100 para cotistas negros e 15 para cotistas indígenas. Esse incremento vai fortalecer o efetivo da PM e aumentar a presença de policiais militares nas ruas a fim de prevenir e evitar a ocorrência de crimes. 

“Segurança pública é prioridade máxima. Este reforço no efetivo é essencial para uma segurança melhor ao cidadão”, afirma o deputado. 

Conhecido por sua defesa incansável das causas militares, Coronel David esteve à frente das negociações entre as classes representativas e o governo do estado, garantindo que as necessidades da categoria fossem ouvidas e atendidas. 

“Quero expressar meu profundo agradecimento ao Eduardo Riedel, que demonstra mais uma vez seu compromisso com o fortalecimento das forças de segurança do estado”, comemora o deputado. 

Além da convocação dos remanescentes, o deputado recentemente intermediou uma importante vitória para os militares: o retorno dos sete níveis salariais, uma demanda antiga da categoria que foi prontamente atendida pelo governador.

O decreto também ampliou as vagas para o Curso de Formação de Oficiais do Corpo de Bombeiros Militar, com 15 novas convocações, e para o concurso de oficiais da Polícia Militar, com mais 25 vagas.

“Agradeço pela parceria e pela confiança em nosso trabalho de articulação, que continua focado em valorizar aqueles que dedicam suas vidas à segurança de todos nós”, finaliza o deputado.

Giro pelo Estado: Confira notícias que repercutiram na semana em MS

0
Arte: Grupo A Gazeta

Nesta sexta-feira, dia 16 de agosto, os sites A Gazeta News e A Gazeta Conesul publicam o Giro pelo Estado. O espaço visa oferecer um resumo de notícias que repercutiram em Mato Grosso do Sul ao longo da semana. A equipe do Jornal A Gazeta reúne e analisa acontecimentos veiculados por diferentes veículos de comunicação, para manter os leitores informados de forma rápida e precisa. Acompanhe:

Mundo Novo – Influencer é preso por transmitir cena de sexo envolvendo adolescente

Giro pelo Estado: Confira notícias que repercutiram na semana em MS
Foto: Reprodução/Redes sociais

O influenciador digital e candidato a vereador W.B.F., de 24 anos, foi preso em Mundo Novo após filmar e transmitir ao vivo cenas de sexo explícito envolvendo adolescente de 16 anos. Ele possui 17,2 mil seguidores no Instagram, onde costuma postar conteúdo de manobras de motocicletas. A polícia também investiga sua possível participação em outros crimes, incluindo o fornecimento de bebida alcoólica e favorecimento à prostituição ou exploração sexual de adolescentes. (Campo Grande News)

Esporte – Times de MS vão pela primeira vez para Copa São Paulo de Juniores

Giro pelo Estado: Confira notícias que repercutiram na semana em MS
Foto: Marcelo Berton/CGNews

Dourados Atlético Clube (DAC) e Operário Atlético Caarapoense representarão Mato Grosso do Sul na Copa São Paulo de Juniores em janeiro, após avançarem à final do Campeonato Estadual Sub-20. As vagas foram conquistadas após o DAC vencer o Comercial por 3 a 1 e a equipe de Caarapó encerrar a hegemonia de cinco anos do União ABC ao vencer por 2 a 0. Os finalistas também disputarão uma vaga na Copa do Brasil Sub-20. (Idest)

Corumbá – Organização que usava ambulâncias para o tráfico de cocaína é alvo da PF

Giro pelo Estado: Confira notícias que repercutiram na semana em MS
Foto: Divulgação

A Polícia Federal deflagrou, ontem (15), a Operação Rota Limpa, em Corumbá, visando desarticular uma organização criminosa que usava ambulâncias, ônibus e “mulas” para transportar cocaína e maconha a estados brasileiros. Foram cumpridos seis mandados de busca e apreensão, incluindo em Campo Grande. A operação resultou na apreensão de R$ 3 mil, um simulacro de arma de fogo e mídias digitais, que serão analisadas. (Midiamax)

Três Lagoas – Detran tem 6 meses para preparar edital de concurso público

Giro pelo Estado: Confira notícias que repercutiram na semana em MS
Foto: Divulgação/Portal MS

O Detran/MS iniciará procedimentos para um concurso público em até seis meses, visando preencher cargos vagos, especialmente na agência de Três Lagoas. A decisão se deu devido ao déficit de servidores nas agências locais. Com 18 servidores para uma população de mais de 132 mil habitantes e uma frota de 92 mil veículos, a medida visa suprir a carência e melhorar o atendimento na cidade. (MS News)

Itaporã – MS confirma primeiro caso autóctone de Febre Oropouche

Giro pelo Estado: Confira notícias que repercutiram na semana em MS
Foto: Ilustrativa/Divulgação

Mato Grosso do Sul confirmou, na quarta-feira (14), o primeiro caso autóctone de Febre do Oropouche. O paciente, um homem de 52 anos de Itaporã, procurou atendimento no dia 4 de abril, relatando cefaleia e mialgia. Após testes negativos para dengue, zika e chikungunya, foi realizada uma investigação que concluiu que a transmissão ocorreu localmente. O paciente já está recuperado. O caso é significativo porque indica que a doença, antes importada, está agora presente na própria região. (O Progresso)

Caarapó – PRF recupera escavadeira furtada no PR que estava sendo levada ao MT

Giro pelo Estado: Confira notícias que repercutiram na semana em MS
Foto: Divulgação/PRF

Na terça-feira (13), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) recuperou, em Caarapó, uma escavadeira furtada no Paraná. Aos agentes, o motorista apresentou uma nota fiscal de R$ 700 mil, mas, ao ser verificada com a Receita Federal, a nota foi considerada irregular. Em contato com o proprietário da escavadeira, ele confirmou que havia alugado o equipamento para um serviço em Cascavel (PR) e não o vendido. (EnfoqueMS)

Cassilândia – Adolescente morre em grave acidente em Goiás

Giro pelo Estado: Confira notícias que repercutiram na semana em MS
Foto: Perfil News

No domingo (11), Mila Cristina Costa Souza, de 17 anos, faleceu em um acidente na rodovia GO-302, entre Aporé (GO) e Cassilândia (MS). Ela estava na garupa de uma moto que colidiu com uma picape de Chapadão do Sul. Mila morreu no local, enquanto o piloto da moto sofreu ferimentos graves e foi levado ao hospital. O corpo de Mila foi velado na Igreja Presbiteriana do Brasil, em Cassilândia, e sepultado no Cemitério Municipal Waldomiro Pontes. (Rádio Jota FM)

Educação – Ideb de MS melhora, mas continua abaixo da média nacional

Giro pelo Estado: Confira notícias que repercutiram na semana em MS
Foto: Gerson Oliveira/Arquivo Correio do Estado

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2023 de Mato Grosso do Sul mostra avanços, embora ainda esteja abaixo da meta e da média nacional. O Ideb dos anos iniciais do Ensino Fundamental é 5,6; dos anos finais, 4,8; e do Ensino Médio, 4. Esses resultados refletem uma recuperação das quedas observadas em 2021 devido à pandemia, mas ainda há desafios a serem enfrentados para atingir padrões mais elevados de qualidade educacional. (Correio do Estado)

Estado – De janeiro a agosto: mais de 540 animais morreram de frio

Giro pelo Estado: Confira notícias que repercutiram na semana em MS
Foto: Reprodução

De acordo com a Iagro, desde o início do ano até 13 de agosto, Mato Grosso do Sul registrou a morte de 541 cabeças de gado devido ao frio, com 455 mortes ocorrendo na última frente fria. Desde o início da última frente fria em 9 de agosto, houve seis novos casos, incluindo um em Aquidauana, onde 50 animais morreram. No ano passado, entre junho e julho, foram registradas 2.660 mortes de animais no estado. (g1)

Ponta Porã – Motorista morre carbonizado após colisão entre carretas na MS-270

Giro pelo Estado: Confira notícias que repercutiram na semana em MS
Foto: Divulgação/Ligado na Notícia

Na quarta-feira (14), o motorista Luís Carlos Talarico Camilo, de 53 anos, morreu carbonizado após uma colisão frontal entre duas carretas na MS-270, entre Itahum e Copo Sujo, região de Ponta Porã. As carretas colidiram quando uma delas, modelo Mercedes Benz, invadiu a faixa contrária e bateu de frente com uma Iveco Stralis. A cabine da Mercedes pegou fogo, resultando na morte. O condutor da Iveco foi levado ao hospital. (Diário Digital)


Fonte: Redação/Grupo A Gazeta

Defron apreende mais de 100 kg de maconha em Ponta Porã

0
Foto: Defron

Na manhã desta quinta-feira, 15, a Polícia Civil, por meio da Delegacia de Repressão aos Crimes de Fronteira (DEFRON), realizou uma apreensão de entorpecentes durante a Operação Protetor. A ação ocorreu no trevo do Distrito de Sanga Puitã, no município de Ponta Porã, às 11h30.

Os policiais da DEFRON, que estavam em diligências na região, avistaram um veículo Fiat/Strada, de cor prata e em mau estado de conservação, transportando um grande volume na carroceria. O carro foi abordado, e o condutor, identificado como V.A., de 58 anos, demonstrou nervosismo e não conseguiu explicar com precisão sua origem ou destino.

Durante a vistoria do veículo, os agentes encontraram uma caixa de papelão, aparentemente destinada ao transporte de uma máquina de lavar roupas, contendo diversos tabletes de maconha e pacotes de skunk. No total, foram apreendidos 100 kg de maconha e 24 kg de skunk, drogas avaliadas em aproximadamente 450 mil reais nos grandes centros.

O motorista foi preso em flagrante e encaminhado, juntamente com o veículo e os entorpecentes, para a sede da DEFRON em Dourados, onde foi autuado pelo crime de tráfico de drogas.

A DEFRON continua com suas atividades de combate ao tráfico na região de fronteira e reforça que mantém um canal de comunicação aberto para denúncias e dúvidas da população, através do número (67) 99208-8808. As informações podem ser repassadas de forma anônima, com garantia de sigilo absoluto. O serviço está disponível 24 horas por dia, todos os dias da semana.

Fonte: A.N /Grupo A Gazeta

Defron apreende mais de 100 kg de maconha em Ponta Porã

Sexta-feira apresenta temperaturas acima da média e tempo seco é destaque em previsão

0

Para esta sexta-feira (16), a previsão do Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima) indica continuidade do tempo firme em Mato Grosso do Sul, com sol e poucas nuvens. Ainda são esperadas temperaturas acima da média durante os próximos dias, com valores que podem atingir entre 36°C e 39°C.

Aliado ao calor, baixos índices de umidade relativa do ar também são esperados, entre 10% e 20%. Por isso, recomenda-se beber bastante líquido, umidificar os ambientes e que a população não ateie fogo em nenhuma situação, pois as condições climáticas são favoráveis à ocorrência de incêndios.

Nesta sexta, Campo Grande amanhece com 22ºC e atinge 37ºC à tarde. Os termômetros em Dourados marcam 16ºC inicialmente e chegam aos 37ºC. Na fronteira com o Paraguai, Ponta Porã tem mínima de 20°C e máxima de 34º. Em Anaurilândia, na região leste, a mínima é de 16ºC e a máxima de 35ºC.

Em Paranaíba, no Bolsão, os valores variam entre 18ºC e 36ºC; Três Lagoas, na mesma região, tem mínima de 16ºC e máxima de 36ºC. No norte do Estado, as temperaturas em Coxim iniciam em 18ºC e sobem até 38ºC.

Na região sudoeste, Porto Murtinho tem mínima de 23ºC e máxima de 38ºC. No Pantanal, Corumbá apresenta variação entre 23ºC e 38ºC, já Aquidauana tem 20° pela manhã e chega aos 39ºC nos horários mais quentes, registrando a temperatura mais alta do dia.

Heloisa Duim, Programa de Estágio Supervisionado

Nota de falecimento de João Carlos Cunha

0

Comunicamos com pesar o falecimento no Hospital Regional, em Amambai, de João Carlos Cunha, de 70 anos.

Seu corpo está sendo velado no Memorial Primavera e o sepultamento será realizado nesta sexta-feira, dia 16, às 11h, no Cemitério Municipal Crepúsculo.

Informou Pax Primavera- Fone: 3481-1887

Na véspera do início da campanha, Gerson destaca festa democrática para o eleitor fazer a melhor escolha

0
Foto: Assessoria

A campanha começa nesta sexta-feira, 16 de agosto. Esta etapa da “festa democrática” do processo eleitoral para a escolha dos prefeitos e vereadores em 6 de outubro, na avaliação do deputado Gerson Claro, presidente da Assembleia Legislativa, é uma oportunidade para o eleitor conhecer as ideias e os programas dos candidatos.

“A campanha é um momento de celebração da democracia, do exercício da cidadania. Estou convencido de que prevalecerá o espírito democrático, que passa pelo debate franco, mas, sobretudo, com respeito aos adversários; que a disputa ficará restrita ao campo das ideias”, destacou Gerson durante a sessão ordinária desta quinta-feira. O parlamentar reafirmou sua convicção de que o pleito, no qual em algumas cidades os colegas de parlamento estarão em palanques diferentes, não afetará os debates e a aprovação dos projetos de interesse da população.

“Os deputados compartilham da premissa de que, acima das diferenças políticas e ideológicas, estamos aqui comprometidos com a entrega de resultados para a sociedade. Buscar espaços de poder nas urnas, trabalhar para o fortalecimento de suas bases, está na essência da atividade política. A contribuição para o bem comum é o que nos une no exercício do mandato”, destacou. E acrescentou: “Que vençam as melhores ideias, os melhores projetos, para o bem do povo sul-mato-grossense”. Gerson lembra que prefeitos e vereadores são os agentes políticos que atendem às demandas do dia a dia da população.

Com média 6 no IDEB, Amambai supera índice do MS

0

O município de Amambai tem motivos de sobra para comemorar. O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) revelou um salto significativo, mostrando que o trabalho conjunto e o comprometimento com a educação estão trazendo resultados concretos. De acordo com os dados do Ministério da Educação(MEC), o índice de Amambai, que em 2017 era 4,8, subiu para 6,0 no último levantamento, igualando-se à média nacional e superando a média do Estado de Mato Grosso do Sul, que foi de 5,6. O mais recente resultado é referente ao ano de 2023 e foi divulgado nesta semana pelo MEC.

Esse crescimento reflete a dedicação dos profissionais da educação do município, que têm se empenhado em implementar melhorias contínuas nas escolas. “O trabalho árduo em equipe está fazendo a diferença. Esse resultado é a prova de que estamos no caminho certo para proporcionar uma educação de qualidade para nossos estudantes,” destaca a professora doutoranda da Secretaria Municipal de Educação(SEMED) Liziana Arâmbula Teixeira.

Com o avanço no IDEB, Amambai reafirma seu compromisso com o desenvolvimento educacional, celebrando uma trajetória de evolução constante e uma conquista que beneficia toda a comunidade.

Fonte: A.N/Grupo Gazeta

Governos de MS e Uruguai se encontram para discutir rota de exportação e avanços na América do Sul

0
Foto: Saul Schramm

Após conhecer na capital uruguaia Montevidéu a operação de embarque do minério extraído de Corumbá, na transição entre a Hidrovia Paraguai-Paraná e o Oceano Atlântico, o governador Eduardo Riedel se encontrou com o presidente do Uruguai, Luis Alberto Lacalle Pou, para discutir avanços que a América do Sul já experimenta e que podem ser ampliados.

Um dos propulsores identificados para que ocorra esse desenvolvimento regional é a Hidrovia Paraguai-Paraná, que tem potencial de operar o ano inteiro com capacidade de transporte não só do minério corumbaense, mas também de outras commodities exportadas por Mato Grosso do Sul, dando mais competitividade aos produtos oriundos do Estado.

“Encontro importante para Mato Grosso do Sul”, frisa o governador Eduardo Riedel, que revela ter discutido com Pou infraestrutura, logística e competitividade da América do Sul. “Também abordamos a importância das iniciativas uruguaias que fortalecem o transporte pela Hidrovia Paraguai-Paraná, que é fundamental para o escoamento da produção de Mato Grosso do Sul, conectando nosso Estado com mercados globais”, completa Riedel.

Além de Riedel e Luis Pou, o encontro contou com as presenças do embaixador uruguaio no Brasil, Guillermo Valles Galmés, e dos secretários de Estado de Mato Grosso do Sul, Rodrigo Perez (Governo e Gestão Estratégica) e Jaime Verruck (Meio Ambiente e Desenvolvimento).

Sr. Guillermo Valles - Embaixador do Uruguai no Brasil. Foto Saul Schramm
Em julho, o embaixador uruguaio no Brasil, Guillermo Valles, se encontrou com Riedel na governadoria sul-mato-grossense (Foto: Saul Schramm)

Apenas nos últimos três anos, o investimento realizado na mineração sul-mato-grossense, mais especificamente nos municípios de Corumbá e de Ladário, somam R$ 5 bilhões. Ali, opera a subsidiária do grupo J&F Mineração, a LHG Mining.

Toda a carga ali produzida sai pelo porto corumbaense de Gregório Curvo, no rio Paraguai, em barcaças que seguem até o Uruguai onde, já no rio da Prata, são transferidos no porto de Nueva Palmira para um navio maior que segue para o mercado chinês ou Europa.

Esse transporte acontece mensalmente, sendo a principal via de escoamento do minério de ferro e do manganês extraído na região corumbaense. Anualmente são 8 milhões de toneladas produzidas – número que constrala com os 4,5 milhões de alguns anos atrás. Isso representa mais empregos, mais renda, um giro maior de dinheiro e desenvolvimento socioeconômico.

Governos de MS e Uruguai se encontram para discutir rota de exportação e avanços na América do Sul
Riedel ao lado de Luis Pou, nesta quarta-feira em Montevidéu (Foto: Bruno Chaves)

Além das hidrovias, os modais de transporte existentes são o aeroviário (o mais caro de todos), rodoviário (segundo mais oneroso) e ferroviário, sendo assim o hidroviário o mais barato. Ao ampliar a capacidade da Hidrovia Paraguai-Paraná, a ideia é potencializar não apenas a estrutura de exportação sul-mato-grossense, mas de estados vizinhos e de países que estão nesta rota, como Paraguai, Argentina e o próprio Uruguai.

Fonte: Nyelder Rodrigues, Comunicação Governo de MS

Hospital do Pênfigo realiza 1º transplante de fígado do estado e recebe homenagem de Coronel David

0
Foto: Pedro Ernesto

O deputado estadual Coronel David (PL) apresentou uma Moção de Congratulação à Alems (Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso do Sul), em homenagem ao Hospital Adventista do Pênfigo. A honraria é dedicada ao diretor-geral da instituição, Dr. Everton Martin; ao responsável pelo projeto SUS e Filantropia, Dr. André Luiz de Camargo, e ao médico Dr. Gustavo Alves Rapassi, pela realização do primeiro transplante de fígado do estado.

O procedimento cirúrgico, que salvou a vida de um idoso de 60 anos, ocorreu no dia 23 de julho deste ano, marcando um novo capítulo na medicina sul-mato-grossense. O paciente, que sofria de cirrose hepática, recebeu o órgão em uma cirurgia de alta complexidade, que durou cerca de dez horas.

Para Coronel David, a conquista não é apenas médica, mas representa um marco de desenvolvimento e compromisso com a saúde pública no Mato Grosso do Sul. “Essa moção é um reconhecimento sincero do trabalho árduo e da dedicação de toda a equipe do Hospital Adventista do Pênfigo, que fez história ao realizar o primeiro transplante de fígado do estado. Isso significa que vidas serão salvas aqui, sem a necessidade de deslocamento para outros centros de referência”, declarou o deputado.

A história desse avanço remonta a 2021, quando a instituição iniciou o processo de documentação e adequação de suas instalações para se preparar para a realização de transplantes. Em 29 de setembro de 2023, o governo do estado formalizou um convênio com a instituição, habilitando-a como o primeiro Centro de Transplante de Mato Grosso do Sul. Em abril deste ano, o Ministério da Saúde reconheceu o Hospital do Pênfigo como a primeira instituição do estado autorizada a realizar transplantes de fígado. “A expectativa é que sejam realizadas cerca de 69 cirurgias hepáticas por ano”, comentou o deputado.

Além de celebrar o feito histórico, a moção apresentada por Coronel David busca também fomentar o diálogo sobre a importância da doação de órgãos e destaca a importância da solidariedade e do compromisso com a vida, “é importante informar à sua família o desejo de ser um doador. Quando o assunto é a doação, muitas vezes a decisão da família se torna um obstáculo, justamente porque o desejo do doador não foi expressado em vida”, finaliza Coronel David.

Praça Polo Recreativo Vanderval Queiroz Vieira em Mundo Novo se aproxima da conclusão

0
Fotos: Divulgação

Redação

A Praça Polo Recreativo Vanderval Queiroz Vieira, situada em Mundo Novo entre a Avenida Brasil e a BR-163, no Bairro Itaipu, está quase pronta. O projeto, que custou aproximadamente R$ 2,1 milhões, foi idealizado durante o período em que o vereador Paulo Lourenço da Silva Neto, o Paulão, atuava como prefeito interino, e contou com o apoio do Governo do Estado na gestão do governador Reinaldo Azambuja.

O local, anteriormente denominado “buracão do Bairro Itaipu”, era uma área problemática que acumulava água das regiões do Bairro Tapajós e da parte alta da cidade, resultando em acesso difícil e desvalorização dos imóveis. Apesar da construção de uma galeria a céu aberto, o problema não foi completamente resolvido até a implementação do novo projeto.

Atualmente, a praça está equipada com um piso em paver, uma quadra de esportes, rampas de acesso, bancos, iluminação de LED e um chafariz. As obras também trouxeram melhorias para as ruas ao redor, que receberam novo piso, resultando na valorização dos imóveis da área e incentivando reformas nas residências.

Abaixo, veja como era o local antes da construção da Praça Polo Recreativo Vanderval Queiroz Vieira:

(Com informações do site O Liberal News)

Obras do Centro de Eventos de Eldorado entram na fase final

0
Fotos: Divulgação

Redação

O município de Eldorado está prestes a inaugurar um novo marco em sua infraestrutura, com a conclusão do Centro de Eventos. Construído no local onde antes funcionava o antigo terminal rodoviário, o espaço promete transformar a dinâmica cultural e social da cidade.

O Centro de Eventos conta com um amplo auditório, capaz de acomodar 440 pessoas, incluindo uma fileira especial para cadeirantes e uma rampa de acesso que garante a acessibilidade ao local. Além disso, a estrutura contempla três banheiros e três salas que poderão ser utilizadas como camarins durante eventos. Há também uma sala destinada ao Departamento de Cultura, que utilizará o espaço para coordenar atividades culturais.

O auditório foi concebido para suportar eventos tanto internos quanto externos, permitindo que bandas e artistas se apresentem dentro da estrutura enquanto o público assiste do lado de fora. No espaço externo, também foram construídos três quiosques, que servirão de apoio para vendedores durante eventos.

A construção do Centro de Eventos enfrentou desafios ao longo do processo. As obras foram paralisadas durante a gestão anterior, devido a problemas técnicos que foram herdados pela atual administração, sob liderança do prefeito Aguinaldo dos Santos, o Léo.

(Com informações do site O Liberal News)

Grupo Agulha Solidária realiza doações a instituições de Amambai

0
Fotos: Divulgação

Redação

O grupo Agulha Solidária realizou a entrega de alimentos a duas instituições de Amambai. A ação foi uma consequência do I Chá Beneficente organizado pelo grupo no último sábado, dia 10 de agosto, que arrecadou um total de 976 kg de alimentos.

Os alimentos foram recentemente entregues à Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) e ao Lions Club Cidade Crepúsculo. Este último será responsável pela distribuição dos alimentos a outras entidades necessitadas da região.

O grupo Agulha Solidária realiza suas atividades de forma independente, sem vínculos com partidos políticos, dedicando-se à solidariedade e ao apoio a causas sociais. Durante as sessões de terapia coletiva, conduzidas quinzenalmente pela psicoterapeuta Miriam Fernandes, as integrantes confeccionam peças para doação.