8.5 C
Amambai
sexta-feira, 26 de junho de 2026
Início Site Página 875

Iguatemi: DOF apreende quase 300 quilos de drogas que seguiam para Minas Gerais

0
Fotos: Assessoria/DOF

Policiais militares do DOF (Departamento de Operações de Fronteira) apreenderam nesta segunda-feira (19), em Iguatemi, um veículo Ford Ecosport carregado com quase 300 quilos de drogas. Na ação, uma adolescente de 17 anos foi apreendida.

Os militares faziam bloqueio na MS-295, zona rural do município, quando deram ordem de parada ao condutor do carro, que não obedeceu e tentou fugir. Após acompanhamento, o veículo foi alcançado próximo ao perímetro urbano de Iguatemi.

Após abandonar o carro, o motorista fugiu em meio a uma plantação. Já a menor de idade, que seguia como passageira, foi apreendida pelos policiais. Questionada, ela afirmou que quem conduzia o automóvel era seu marido.

A adolescente relatou ainda, que o casal havia sido contratado para pegar a droga em Paranhos e levar até a cidade de Itapecerica (MG), onde receberia R$ 5 mil pelo transporte.

No interior do veículo, que estava com placas falsas, foram encontrados 296 quilos de maconha e 200 gramas de skunk. Os materiais apreendidos, avaliados em aproximadamente R$ 640 mil, foram encaminhados à Delegacia da Polícia Civil de Iguatemi.

A ação envolvendo os policiais do DOF aconteceu dentro do Programa Protetor das Fronteiras e Divisas, parceria da Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública) com o MJSP (Ministério da Justiça e Segurança Pública).

Iguatemi: DOF apreende quase 300 quilos de drogas que seguiam para Minas Gerais

Projeto de Gerson prevê conversão de multa de trânsito leve e média em advertência

0
Foto: Assessoria

Os motoristas que forem autuados por infrações leves ou médias poderão se livrar do pagamento de multas de até R$ 130,16 e 4 pontos na CNH (no caso de infração média). Se a infração for leve, a multa cai para R$ 88,38 e três pontos na carteira.

Começou a tramitar o projeto de lei 176/2024, de autoria do presidente da Assembleia Legislativa Gerson Claro, subscrito pelo deputado Paulo Duarte, que garante aos condutores a conversão dessas penalidades em advertências escritas. Previsto no CTB (Código de Trânsito Brasileiro) desde 2021, o benefício só poderá ser concedido uma vez por ano a quem não tenha sido multado nos últimos 12 meses. O projeto garante a adoção do procedimento em todas as instâncias de fiscalização, abrangendo prefeituras de cidades onde o trânsito é municipalizado e a Agesul, quando as infrações forem cometidas em rodovias estaduais.

O direito à conversão das multas por infrações médias e leves, conforme o projeto, será incorporado à Lei 4.282/2012, que estabelece os valores da tabela de serviços do Detran, a qual, ao longo dos seus 12 anos, vem sofrendo atualizações, como a feita em dezembro de 2021, que instituiu o Programa CNH MS Social, isentando pessoas em situação de vulnerabilidade social do pagamento das taxas de expedição da Carteira de Habilitação e dos exames necessários.

De acordo com o Departamento Estadual de Trânsito (Detran/MS), só em 2024, das 467.789 multas de trânsito computadas, 183.595 (38,82%) decorreram de infrações médias. No caso das multas emitidas na área urbana (55.923), 11,71% foram infrações de média gravidade e 3,98%, leves. São consideradas infrações médias: parar em área de cruzamento; dirigir na contramão; parar sobre a faixa de pedestres; ficar sem combustível; ultrapassar pela direita; deixar de dar passagem a veículos mais rápidos (mesmo que estejam acima do limite de velocidade); e transitar em velocidade inferior à metade da máxima na via.

São exemplos de infrações leves: estacionar no acostamento; parar incorretamente em estacionamento regulamentado (por exemplo, ocupando duas vagas); transitar em faixa exclusiva para ônibus; buzinar em excesso (e entre 22h e 6h em áreas residenciais); e conduzir veículo sem documentação de porte obrigatório.

Cone Sul do MS tem 40 candidatos a prefeito e 980 candidatos a vereador

0
Foto: Divulgação

A corrida eleitoral no Cone Sul do Mato Grosso do Sul está agitada, com um total de 40 candidatos disputando as prefeituras dos 12 municípios da região e 980 candidatos concorrendo às cadeiras das câmaras municipais. O município de Amambai lidera em número de candidatos a prefeito, com seis concorrentes, enquanto Tacuru registra o menor número, com apenas um candidato.

Confira a seguir a lista completa dos candidatos a prefeito em cada município do Cone Sul:

Amambai

  1. Daniel Lemes – PCO (29)
    Vice: Tarcila Franco – PCO
    Coligação: Não se aplica
  2. Igor Limosine – PRD (25)
    Vice: Katiane Machado – PRD
    Coligação: Não se aplica
  3. Janete Córdoba – PSDB (45)
    Vice: Zezinho – União Brasil
    Coligação: Federação PSDB CIDADANIA(PSDB/CIDADANIA) / PL / UNIÃO / REPUBLICANOS / PODE / PSD
  4. Luciney Bampi – PT (13)
    Vice: Sergio Perius – PT
    Coligação: Federação BRASIL DA ESPERANÇA – FE BRASIL(PT/PC do B/PV) / PDT
  5. Renato do Novo – NOVO (30)
    Vice: Professor Toco – DC
    Coligação: NOVO / DC
  6. Sergio Barbosa – MDB (15)
    Vice: Jaime Vizzotto – Progressistas
    Coligação: MDB / PP / PL

Aral Moreira

  1. Dra. Elaine – MDB (15)
    Vice: Marines Oliveira – Progressistas
    Coligação: MDB / REPUBLICANOS / PL
  2. Professora Verinha – PSDB (45)
    Vice: Valdirene Soligo – PSDB
    Coligação: Federação PSDB CIDADANIA(PSDB/CIDADANIA) / PSD / PODE / PRD / PSB / PP

Caarapó

  1. Gordo da Tigre – Progressistas (11)
    Vice: Pipoca – PSDB
    Coligação: PP / MDB / PODE / UNIÃO / PSD / Federação PSDB CIDADANIA(PSDB/CIDADANIA) / Federação BRASIL DA ESPERANÇA – FE BRASIL(PT/PC do B/PV)
  2. Professora Lurdes – PL (22)
    Vice: Jéssica Valério – PL
    Coligação: REPUBLICANOS / PL

Coronel Sapucaia

  1. Ada da Agripeças – PSDB (45)
    Vice: Claudinha Maciel – PSDB
    Coligação: PODE / Federação PSDB CIDADANIA(PSDB/CIDADANIA) / PSD
  2. Lino Keffler – PL (22)
    Vice: Josimar Rojas Recarte – NOVO
    Coligação: NOVO / PL
  3. Najla Mariano – MDB (15)
    Vice: Osmar Sanabria – MDB
    Coligação: Não se aplica
  4. Niágara Kraievski – Progressistas (11)
    Vice: Carlão – União Brasil
    Coligação: PP / UNIÃO / REPUBLICANOS

Eldorado

  1. Fabiana – Progressistas (11)
    Vice: Simoni Palonis – Progressistas
    Coligação: PP / PODE / AVANTE
  2. Ganso – Solidariedade (77)
    Vice: Selma – Solidariedade
    Coligação: Não se aplica
  3. Zé Martins – PSDB (45)
    Vice: Maninho – União Brasil
    Coligação: REPUBLICANOS / PL / PSD / Federação PSDB CIDADANIA(PSDB/CIDADANIA) / UNIÃO

Iguatemi

  1. Carlinhos – PT (13)
    Vice: Jorge da Saúde – PT
    Coligação: BRASIL DA ESPERANÇA – FE BRASIL(PT/PC do B/PV)
  2. Juliana Lara – PL (22)
    Vice: Dominguinhos Sorgatto – PL
    Coligação: Não se aplica
  3. Lídio Ledesma – PSDB (45)
    Vice: Dra. Patrícia – Progressistas
    Coligação: REPUBLICANOS / PP / PDT / PODE / PSD / UNIÃO / Federação PSDB CIDADANIA(PSDB/CIDADANIA)

Itaquiraí

  1. Miro da Online – PT (13)
    Vice: Professora Margareti – PT
    Coligação: Federação BRASIL DA ESPERANÇA – FE BRASIL(PT/PC do B/PV)
  2. Thalles Tomazelli – PSDB (45)
    Vice: Dr. Bruno – Progressistas
    Coligação: PSDB CIDADANIA(PSDB/CIDADANIA) / PP / PL

Japorã

  1. Cesar Bispo – PSOL (50)
    Vice: Cristina Samaniego – PSOL
    Coligação: Não se aplica
  2. Gil Perin – PSD (55)
    Vice: Vinicius Meira – Progressistas
    Coligação: PP / REPUBLICANOS / PL / PSD
  3. Malaquias – PSDB (45)
    Vice: Aninha – PSDB
    Coligação: Federação PSDB CIDADANIA(PSDB/CIDADANIA) / Federação BRASIL DA ESPERANÇA – FE BRASIL(PT/PC do B/PV) / PSB

Juti

  1. Dr. Alex – União Brasil (44)
    Vice: Vandinho – União Brasil
    Coligação: REPUBLICANOS / PP / MDB / Federação BRASIL DA ESPERANÇA – FE BRASIL(PT/PC do B/PV) / UNIÃO
  2. Gilson Cruz – PSDB
    Vice: Elicio Rocha (Mano) – PSDB
    Coligação: PDT / PL / PSB / PSD / Federação PSDB CIDADANIA(PSDB/CIDADANIA)

Mundo Novo

  1. Alexandre – PDT (12)
    Vice: Luciano – PDT
    Coligação: Não se aplica
  2. Gildo Amaral – União Brasil (44)
    Vice: Katia da Agricultura – União Brasil
    Coligação: UNIÃO / Federação BRASIL DA ESPERANÇA – FE BRASIL(PT/PC do B/PV)
  3. Rodrigo Torres – Republicanos (10)
    Vice: Rogério do Gesso – Republicanos
    Coligação: REPUBLICANOS / PP
  4. Rosária – PSDB (45)
    Vice: Evaldo – PSDB
    Coligação: MDB / PODE / DC / PSD / Federação PSDB CIDADANIA(PSDB/CIDADANIA) / PL

Naviraí

  1. José Roberto – PT (13)
    Vice: Professora Joana – PT
    Coligação: Federação BRASIL DA ESPERANÇA – FE BRASIL(PT/PC do B/PV)
  2. Jurandir da SOS – NOVO (30)
    Vice: Alexandro Agostinho – NOVO
    Coligação: Não se aplica
  3. Rhaiza Matos – PSDB (45)
    Vice: Zelmo de Brida – Republicanos
    Coligação: REPUBLICANOS / MDB / PODE / PSD / Federação PSDB CIDADANIA(PSDB/CIDADANIA)
  4. Rodrigo Sacuno – PL (22)
    Vice: Telma Minari – União Brasil
    Coligação: UNIÃO / PL

Paranhos

  1. Donizete Viaro – PSDB (45)
    Vice: Rafael Usetec – Progressistas
    Coligação: REPUBLICANOS / PP / PODE / PL / PRD / PSB / Federação PSDB CIDADANIA(PSDB/CIDADANIA)
  2. Heliomar Klabunde – MDB (15)
    Vice: Alfredo Soares – MDB
    Coligação: MDB / Federação BRASIL DA ESPERANÇA – FE BRASIL(PT/PC do B/PV)

Sete Quedas

  1. Casé – PSB (40)
    Vice: Valdir di Ferro- União Brasil- Coligação: PRD / UNIÃO / PSB / Federação BRASIL DA ESPERANÇA – FE BRASIL(PT/PC do B/PV)
  2. Erlon Daneluz – PSDB (45)
    Vice: Roani Tuneira – PL
    Coligação: REPUBLICANOS / PP / PL / PSD / Federação PSDB CIDADANIA(PSDB/CIDADANIA)

Tacuru

  1. Rogério Torquetti – PSDB (45)
    Vice: Zé Antonio – PSDB
    Coligação: PP / PODE / PL / Federação PSDB CIDADANIA(PSDB/CIDADANIA) / Federação BRASIL DA ESPERANÇA – FE BRASIL(PT/PC do B/PV)

Fonte: A.N./Grupo A Gazeta

Lia Nogueira propõe inclusão do “Dia da Campanha Quebrando o Silêncio” no Calendário Oficial de Mato Grosso do Sul

0
Foto: Assessoria

A deputada estadual Lia Nogueira (PSDB) apresentou um Projeto de Lei que visa incluir o “Dia da Campanha Quebrando o Silêncio” no Calendário Oficial de Eventos do Estado de Mato Grosso do Sul. A data, que será comemorada anualmente no quarto sábado de agosto, é dedicada à conscientização e prevenção da violência doméstica, do abuso infantil e da violência contra a mulher.

A “Campanha Quebrando o Silêncio” é uma iniciativa da Igreja Adventista do Sétimo Dia e ocorre no mês de agosto, em toda a América do Sul. A ação tem se destacado no Brasil por seu caráter educativo e prático, promovendo palestras, workshops, distribuição de materiais informativos, entre outras ações de sensibilização.

Em sua justificativa, Lia Nogueira ressaltou que a violência doméstica e o abuso infantil são problemas que afetam milhares de famílias em todo o país, e que Mato Grosso do Sul não está isento dessa triste realidade. A campanha, segundo a deputada, desempenha um papel importante ao abordar questões, frequentemente tratadas como tabus, fornecendo informações valiosas sobre como identificar, prevenir e combater essas violências.

Além de conscientizar a população, a campanha também oferece apoio às vítimas, incentivando a denúncia de agressores e facilitando o acesso aos serviços de proteção. Para Lia Nogueira, a inclusão da data no Calendário Oficial do Estado deve fortalecer ainda mais as ações de combate à violência, promovendo a mobilização social e a ampliação das políticas públicas de proteção em Mato Grosso do Sul.

“Nesse último final de semana tivemos três casos marcantes, que se tornaram público, de violência contra a mulher em Campo Grande, Dourados e Amambai, mas acredito que, infelizmente, não foram somente três, pois tem aquelas situações em que a mulher não tem coragem de pedir socorro, então toda campanha que promove o combate a violência e estimula a vítima a pedir ajuda, é louvável”, disse a parlamentar.

Confira a farmácia de plantão hoje em Amambai

0

Plantão: Drogaria Biofarma   Fone: 3481-1885

Próximo ao Supermercado Mega

Sete Quedas: Candidatura de Casé está confirmada pela Justiça Eleitoral

0
José Gomes Goulart, o Casé. Foto: Divulgação

O candidato a prefeito de Sete Quedas, José Gomes Goulart, o Casé (PSB), teve sua candidatura ratificada (confirmada) por decisão da Justiça Eleitoral, através do Juiz da 33ª Zona Eleitoral de Mundo Novo, Guilherme Henrique Berto de Almada, nesta segunda-feira (19).

O Ministério Público havia proposto a impugnação da candidatura à Justiça Eleitoral. Na decisão do juiz Guilherme Almada, no parágrafo último da sentença, diz “ISSO POSTO, DEFIRO o pedido de candidatura de JOSÉ GOMES GOULART, para concorrer ao cargo de prefeito, sob o número 40, com a seguinte opção de nome: CASÉ”.

ENTENDA O CASO

As contas relativas ao exercício de 2016 haviam sido consideradas irregulares na sua prestação pelo Tribuna de Contas do Estado. No entanto, a Câmara de Vereadores de Sete Quedas é quem teria o poder de testificar a reprovação ou não das contas do então prefeito à época, José Gomes, o Casé, fato que não ocorreu.

Além da Câmara de Vereadores de Sete Quedas não julgar reprovadas as contas, o Tribunal de Justiça suspendeu a inelegibilidade e condicionou apto o registro da candidatura. Mas como o MP propôs a inelegibilidade novamente, alegando as irregularidades, agora a Justiça Eleitoral ratificou o registro.

Fonte: Redação/Grupo A Gazeta

Caminhão sem freios colide com postes e interdita avenida em Amambai

0
Fotos: Divulgação

Nesta tarde de terça-feira (20), um acidente envolvendo um caminhão desgovernado causou transtornos na Avenida Pedro Manvailer, próximo ao Mega Atacado, em Amambai. O veículo, que estava estacionado em frente a uma oficina na região, perdeu o controle e desceu a via sozinho, colidindo com dois postes de iluminação pública.

Com o impacto, os postes foram derrubados, danificando a fiação elétrica e interrompendo o fornecimento de energia na área. O Corpo de Bombeiros, a Polícia Militar e equipes do Departamento Municipal de Trânsito e Transportes (DETRAT) foram acionados, isolando o local para garantir a segurança dos moradores e motoristas.

A avenida permanecerá interditada até que os postes sejam substituídos e a fiação elétrica reparada.

Apesar do susto, não houve feridos no incidente.

Fonte: A.N./Grupo A Gazeta

Apostas, mistura de entretenimento e paixão

0
Foto? Divulga;'ao

Uma forma emocionante de participar nos eventos esportivos favoritos são as apostas, fenômeno que não é novo, pois suas raízes remontam aos antigos coliseus, onde tiveram origem. Na atualidade, com o advento da internet e a popularidade que ganham a cada dia, as apostas esportivas representam um entretenimento ao alcance da mão graças aos avanços da tecnologia e aos dispositivos móveis.

Para ter sucesso a chave está na análise, pesquisa e um certo ponto de intuição sobre o esporte escolhido. É por causa disso que é aconselhável sempre fazer apostas numa disciplina que se conhece e se acompanha há um tempo. Os apostadores que obtêm os melhores resultados na hora de apostar são aqueles que dedicam tempo ao estudo dos times e suas trajetórias.

Em Latam existem esportes praticados com muita paixão e que se encontram como os favoritos na hora de apostar. Sem dúvida o futebol é o mais popular, com torneios como o Brasileirão, a Copa Libertadores e as ligas europeias, atraindo a cada temporada uma grande quantidade de apostas. Embora não tão popular quanto o futebol, o basquete tem visto um constante crescimento na região com a popularidade da NBA e a presença de jogadores latino-americanos nesta liga aumentou o interesse pelo esporte. O tênis, principalmente durante os torneios de Grand Slam, teve também um aumento nas apostas, pois os usuários apreciam sua natureza individual. As cotas, que variam dependendo da casa de apostas e da análise da probabilidade de resultados diferentes, determinam o valor que se pode ganhar. Junte-se à comunidade de apostas esportivas para saber onde estão as casas que oferecem as melhores chances. A expectativa que envolve cada aposta é uma das razões pelas quais são tão emocionantes. Cada ponto, cesta ou gol é capaz de gerar uma montanha-russa de emoções dependendo de como o resultado afeta a aposta.

Tênis, um dos favoritos

O mercado online dá acesso a uma grande variedade de esportes onde é possível apostar. Um dos melhores é o tênis, pelas partidas de um contra um -ou dois contra dois- mas com um só resultado possível. Aliás, as plataformas permitem apostar em todos os pontos, sets e jogos. A condição e o nível dos jogadores têm muito a ver com o resultado de uma partida, por se tratar de um esporte individual. Se um tenista quase amador jogar contra Alexander Zverev, por exemplo, mesmo que ‘Sasha’ esteja num dia ruim, terá poucas chances de vencer os prognósticos. O respectivo nível de cada jogador é o elemento essencial na hora de fazer previsões, daí que estar atualizado sempre com as novidades e apostar no último minuto é importante já que um problema físico, lesão ou doença podem mudar o rumo de um prognóstico antes do jogo. Também são importantes as diferentes quadras de tênis, pois cada tenista tem um terreno preferido e podem se sentir incomodados em outros tipos de superfície dependendo da temporada. Portanto dê sempre uma olhada nos últimos resultados e classificações dos jogadores em cada campo de jogo antes de fazer sua previsão. Para alguns jogadores o clima pode também ser decisivo. Que o diga se não francês Arthur Cazaux -dentro dos 100 melhores- quando em março deste ano, e durante o Masters 1000 de Miami, perdeu a estabilidade e desmaiou na quadra devido às altas temperaturas.

Paranhos recebe novo Ônibus Escolar para a Educação

0
Fotos: divulgação

Na última quarta-feira, 14, a Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC) anunciou a aquisição de um novo ônibus escolar, financiado com recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (FUNDEB). A compra visa renovar, padronizar e ampliar a frota de veículos escolares da Rede Municipal de Educação.

O novo ônibus, com capacidade para 59 lugares e acessibilidade para pessoas com deficiência, representa um avanço significativo em termos de segurança e conforto para os estudantes. O investimento total na aquisição foi de R$ 469.499,00.

Nos últimos três anos, foram adquiridos quatro novos ônibus escolares, aumentando a frota para um total de 25 veículos em circulação, reforçando assim o transporte escolar na cidade.

Fonte: A.N /Grupo A Gazeta

Camapuã: Mara Caseiro solicita maior segurança em ponte de concreto

0
Foto: Victor Chileno

A deputada estadual Mara Caseiro (PSDB) pediu ao secretário estadual de Infraestrutura e Logística, Hélio Peluffo Filho, a realização de estudos técnicos e posterior instalação de proteção lateral na ponte de concreto sobre o Rio Garimpo, em Aquidauana. A indicação apresentada na sessão de hoje (20), atende pedido do vereador Professor Jean.

Construída na região central de Camapuã, no prolongamento da Rua Campo Grande, a ponte facilita o acesso das pessoas aos bairros e também ao parque de exposições da cidade. “Tendo em vista a importância deste acesso e por ser bastante utilizada pelos camapuanenses é primordial que haja segurança”, destacou a deputada.

A proteção lateral solicitada ao governo estadual seria do tipo guard rail. “Para que se evitem acidentes, é também necessário que sejam instaladas telas de proteção na estrutura da ponte, com o intuito de oferecer maior grau de segurança à população do município”, afirmou Mara Caseiro.

Fonte: Tavane Ferraresi / Assessoria ALMS

Homem é autuado por tentativa de “golpe do seguro” na Delegacia de Polícia Civil de Sete Quedas

0
Foto: Divulgação

Na manhã desta terça-feira, 20 de agosto de 2024, um homem procurou a Delegacia de Polícia Civil de Sete Quedas para registrar um boletim de ocorrência, alegando que seu veículo havia sido roubado enquanto ele se dirigia para Tacuru/MS. No entanto, devido a informações contraditórias fornecidas pelo comunicante, os policiais iniciaram uma investigação preliminar para verificar a veracidade da denúncia.

De acordo com o relato inicial, o homem afirmou que seu carro foi abordado por dois criminosos armados e levado em direção ao município vizinho. No entanto, durante a entrevista, a equipe policial notou várias discrepâncias e detalhes inconsistentes no relato do indivíduo, o que gerou suspeitas sobre a autenticidade da denúncia.

Após uma série de questionamentos detalhados, o indivíduo acabou confessando que a denúncia de roubo era falsa e que ele havia planejado o golpe do seguro. Segundo o empresário, sua intenção era obter uma compensação financeira através de uma denúncia de roubo que nunca aconteceu, visto que, na realidade, seu carro pegou fogo dias atrás na cidade de Foz do Iguaçu/PR.

A confissão foi feita após a apresentação de evidências que contradiziam seu depoimento inicial, como as imagens das câmeras de segurança do hotel em que ficou hospedado na cidade, que mostravam o empresário com outro carro na manhã dos fatos.

O empresário deverá responder pelo crime de falsa comunicação de crime, além das possíveis implicações legais relacionadas à tentativa de fraude de seguro. A autoridade policial ressaltou a importância da veracidade nas denúncias e alertou que tais ações não apenas comprometem o trabalho da polícia, mas também podem acarretar penalidades severas para os infratores.

A Polícia Civil de Sete Quedas reforça a necessidade de denúncias verdadeiras e pede à população que colabore para a manutenção da ordem e da segurança pública.

Cães são resgatados de residência após denúncia de maus-tratos em Amambai

0
Animais foram resgatados e receberam os cuidados necessários. Fotos: Divulgação

Redação

Na segunda-feira, dia 19 de agosto, uma operação conjunta entre a Polícia Militar Ambiental (PMA), o Corpo de Bombeiros de Amambai e a ONG Adote um Campeão de 4 Patas resultou no resgate de dois cachorros em situação de abandono em uma residência na Vila Planalto, em Amambai. A ação foi desencadeada após denúncia de maus-tratos.

De acordo com informações do Corpo de Bombeiros, ao chegarem ao local, foi constatado que os animais viviam em condições insalubres, sem acesso a água e comida e cercados por uma grande quantidade de fezes. Um dos cães, uma fêmea de 5,9 kg, foi encontrado dentro da residência, enquanto um macho de 14 kg estava do lado de fora. Um terceiro cachorro, que também estava no quintal, acabou fugindo durante a chegada do resgate.

O dono dos cães, localizado e chamado para comparecer ao local, afirmou que reside com a mãe e visita a casa a cada 15 dias para realizar limpezas ocasionais. No entanto, conforme relatos dos bombeiros, a situação observada indicava grave negligência.

Após o resgate, a ONG Adote um Campeão de 4 Patas assumiu a responsabilidade pelos cães, encaminhando-os para uma clínica veterinária para avaliação e cuidados. Exames preliminares revelaram que os animais apresentavam estado de magreza e leve desidratação. A fêmea, em particular, estava com febre, dor abdominal e possivelmente com trombocitopenia e leucopenia, enquanto o macho mostrava sinais de anemia leve.

O proprietário foi conduzido pela PMA à Delegacia de Polícia Civil de Amambai, onde prestou esclarecimentos e permanece sob custódia. As autoridades continuam apurando os detalhes do caso para determinar as medidas cabíveis.

*Atualização às 14h01: A reportagem do Jornal A Gazeta foi informada na tarde desta terça-feira, dia 20, de que o cachorro que havia fugido foi encontrado. Trata-se de uma fêmea, encaminhada a uma clínica veterinária para os devidos cuidados.

TRE indefere candidaturas do PL a vereador em Amambai

0

Em sentença anunciada nesta segunda-feira (19) o Tribunal Regional Eleitoral de MS indefiriu as candidaturas a vereador do Partido Liberal (PL) de Amambai. O Juiz Eleitoral Diogo de Freitas reconheceu como válida a destituição dos membros da comissão executiva do partido em Amambai, ação essa tomada pela direção estadual do PL no mês de julho.


Na ocasião, o PL deixou de ser comandado pelo ex-presidente José Bambil, e uma nova comissão executiva foi formada. Hoje o PL de Amambai está coligado e apoia a candidata do PSDB, Janete Córdoba, por decisão do diretório estadual do partido e não vai disputar a eleição com candidatos a vereador.


O presidente do partido em Amambai, Evandro Keitel (Leitão) disse ao Jornal A Gazeta que “desde o começo quando a direção estadual decidiu caminhar com o PSDB, e nós assumimos o partido, tentamos por diversas vezes propor que os pré-candidatos a vereador filiados no partido, viessem a caminhar com o PSDB, mas não houve adesão e, diante disso, o PL não lançou candidatos a vereador, mantendo a coligação com Janete Córdoba.

Fonte: Redação Grupo A Gazeta

Polícia Civil elucida furto ocorrido em clube da terceira idade em Amambai e prende autor em flagrante

0

A Polícia Civil, por intermédio da Seção de Investigação Geral de Amambai, elucidou neste sábado (17) um furto ocorrido no clube da terceira idade em Amambai, quando um indivíduo invadiu o estabelecimento e subtraiu um (01) notebook e algumas panelas.

Após tomar conhecimento do ocorrido, a equipe da SIG empreendeu diligências a fim de apurar a autoria e materialidade delitiva dos fatos. Durante as diligências, a equipe policial recebeu a informação que o suspeito do furto estaria escondido em uma residência.Assim, a equipe da SIG com apoio do 3º CIPM de Amambai, localizaram a residência onde o suspeito estava escondido e após fechar o cerco, lograram êxito ao encontrar o autor do furto identificado como A.A.S (21) que apontou onde havia escondido os objetos subtraídos.

Diante dos fatos, A.A.S (21) foi preso em flagrante por furto qualificado e conduzido à Delegacia de Polícia Civil de Amambai para as providencias cabíveis onde permanece a disposição do Poder Judiciário.

Fonte: Assessoria Polícia Civil

Ciclismo de Amambai é destaque na etapa da Copa Conesul em Caarapó

0
A equipe da Associação de Ciclismo Amambaiense que representou a Cidade Crepúsculo na etapa do Conesul de MTB em Caarapó. (Fotos: ACA)

A Gazeta

A equipe da Associação de Ciclismo Amambaiense (ACA) destacou com brilhantismo nesse domingo, 18 de agosto, o nome de Amambai durante a 6ª etapa da Copa Conesul de MTB (Mountain Bike) que aconteceu na cidade de Caarapó.

De acordo com o presidente da ACA, Edilson Valençuela, a equipe amambaiense garantiu pódio em diversas categorias da competição regional.

Dirlene da Silva Pereira foi campeã geral da categoria Sport feminina, André Favilla foi 3° colocado na categoria Master B2 Pró e Eder Carlos de Oliveira foi 5° colocado na categoria Master B2 Pró.

Priscila Cotócio Ortega foi 2ª colocada na categoria Master-A Sport feminina, Elizeo Alexandre Júnior foi 1° colocado na categoria Master-A Sport masculino e Jeferson França Machado foi 3° colocado na categoria Master-A Sport masculino.

Lucas Félix conquistou a 5ª colocação na categoria Sub-30 Sport masculino, Enzo Valençuela foi 3° colocado na categoria Júnior Sport masculino, Zé Lada foi 3° colocado na categoria Master D1 Sport masculino e Benedito Medeiros, com 73 anos de idade, conquistou a 5ª colocação na categoria Master D2 Sport masculino.

Segundo Edilson Valençuela o próximo desafio da equipe da Associação de Ciclismo Amambaiense será no dia 22 de setembro em Sete Quedas, onde acontecerá o Desafio Lobo Gará, competição válida pela 7ª etapa da Copa Conesul de MTB 2024.

Ciclismo de Amambai é destaque na etapa da Copa Conesul em Caarapó
Dirlene da Silva Pereira foi campeã geral da categoria Sport feminina.
Ciclismo de Amambai é destaque na etapa da Copa Conesul em Caarapó
André Favilla foi 3° colocado na categoria Master B2 Pró e Eder Carlos de Oliveira foi 5° colocado na categoria Master B2 Pró.]
Ciclismo de Amambai é destaque na etapa da Copa Conesul em Caarapó
Priscila Cotócio Ortega foi 2ª colocada na categoria Master-A Sport feminina.
Ciclismo de Amambai é destaque na etapa da Copa Conesul em Caarapó
Elizeo Alexandre Júnior foi 1° colocado na categoria Master-A Sport masculino e Jeferson França Machado foi 3° colocado na categoria Master-A Sport masculino.
Ciclismo de Amambai é destaque na etapa da Copa Conesul em Caarapó
Lucas Félix conquistou a 5ª colocação na categoria Sub-30 Sport masculino.
Ciclismo de Amambai é destaque na etapa da Copa Conesul em Caarapó
Enzo Valençuela foi 3° colocado na categoria Júnior Sport masculino.
Ciclismo de Amambai é destaque na etapa da Copa Conesul em Caarapó
Zé Lada foi 3° colocado na categoria Master D1 Sport masculino.
Ciclismo de Amambai é destaque na etapa da Copa Conesul em Caarapó
Benedito Medeiros conquistou a 5ª colocação na categoria Master D2 Sport masculino.

Caarapó representará Mato Grosso do Sul na Copa São Paulo de Futebol Júnior

0
O treinador Fernando Lopes orientando jogadores do Operário Atlético Caarapoense. Fotos: Divulgação

Redação

Pela primeira vez, o Operário Atlético Caarapoense, de Caarapó, representará Mato Grosso do Sul na Copa São Paulo de Futebol Júnior, que começará em janeiro de 2025. A equipe garantiu sua vaga ao se destacar no Campeonato Estadual Sub-20, assegurando a oportunidade de competir em uma das mais prestigiadas competições de base do futebol brasileiro.

Em entrevista ao Jornal A Gazeta, o técnico Fernando Lopes comentou sobre o desempenho dos jogadores e suas expectativas para o futuro. Sob sua liderança, o time superou desafios e conquistou vitórias importantes durante o campeonato sul-mato-grossense.

Lopes destacou a evolução da equipe ao longo do Campeonato Estadual, afirmando que, apesar das dificuldades, os jogadores demonstraram amadurecimento e comprometimento, fatores essenciais para alcançar os melhores resultados. “Nossa chave foi muito difícil. Nossa equipe foi amadurecendo jogo a jogo. Nossos atletas compraram a ideia de trabalho com muita dedicação. Isso fez com que nos fortalecêssemos durante a competição e conseguíssemos chegar à final”, comentou o treinador.

Sobre a importância da Copa São Paulo de Futebol Júnior, que reúne mais de 100 equipes de todos os estados brasileiros, Lopes ressaltou que essa competição oferece visibilidade aos atletas e clubes em âmbito nacional. “A Copa SP é a competição mais importante do Brasil nessa categoria. Essa competição dá uma visibilidade muito grande para os atletas e para os clubes que a disputam. O Brasil inteiro fica envolvido nessa competição, é a chance que os atletas de clubes menores têm de aparecer para o cenário nacional e os clubes de apresentar seus jogadores”, explicou.

Caarapó representará Mato Grosso do Sul na Copa São Paulo de Futebol Júnior

Questionado sobre os preparativos, Lopes afirmou que o foco, por enquanto, está na final do Campeonato Estadual, mas que após esse compromisso a equipe se organizará para garantir uma boa campanha na Copa São Paulo. Ele também mencionou que a preparação incluirá uma intertemporada antes do início da competição.

Quanto aos desafios de enfrentar equipes de outros estados, Lopes reconheceu que é cedo para definir estratégias específicas, mas destacou a relevância da experiência adquirida em competições anteriores. “Temos que aguardar os chaveamentos e depois pensar nisso. Como já disputei algumas, sei das dificuldades”, disse.

Por fim, o treinador enfatizou as lições aprendidas no Campeonato Estadual, que incluem a importância da competitividade e da mentalidade vencedora, e expressou sua gratidão pelo apoio recebido da população e do prefeito André Nezzi. “É inédito para a cidade de Caarapó ter conseguido uma das vagas para a Copa SP. É um sonho realizado”, concluiu.

Também entrevistado pela reportagem do Jornal A Gazeta, o presidente do Operário Atlético Caarapoense, Giovanni Jolando, destacou que o principal desafio enfrentado pelo clube é a captação de recursos. Segundo ele, a cultura de patrocínio é limitada no Estado, o que força os clubes a dependerem de apoio público e ações esporádicas de arrecadação. “O apoio logístico da Prefeitura de Caarapó, da Câmara de Vereadores e da Liga Esportiva foi essencial para alcançarmos essa conquista”, acrescentou.

Caarapó representará Mato Grosso do Sul na Copa São Paulo de Futebol Júnior
O presidente Giovanni Jolando.

O presidente enfatizou a importância do momento atual, descrevendo-o como “a coroação de um trabalho a longo prazo, que começa com as escolinhas e avança de categoria em categoria, até chegarmos a essa que é a mais importante vitrine do futebol brasileiro”. Porém, ele ressaltou que o foco agora é fortalecer a equipe para garantir um desempenho consistente na Série B do Estadual e preparar os atletas. “É uma oportunidade única do clube mostrar o seu trabalho na base e também de negociar atletas com clubes dos grandes centros”.

Jolando destacou o entusiasmo da população de Caarapó, que “está muito feliz e orgulhosa com sua equipe. Há uma grande expectativa para ver a cidade representada pela primeira vez na maior competição de categoria de base do país e para enfrentar as melhores equipes do Brasil”, afirmou o presidente. Ele também mencionou que este momento representa um sonho se tornando realidade.

Além do Operário Atlético Caarapoense, o Dourados Atlético Clube, de Dourados, também representará, pela primeira vez, o Estado de Mato Grosso do Sul na próxima edição da Copa São Paulo de Futebol Júnior. Ambos disputarão uma vaga na Copa do Brasil Sub-20.

Confira a farmácia de plantão hoje em Amambai

0

Plantão: Hiper Popular Drogaria   Fone: 99279-2364

Antiga Farmácia São Lucas

Polícia Civil elucida furto ocorrido em Amambai

0
Foto: Assessoria/PCMS

A Polícia Civil, por intermédio da Seção de Investigações Gerais (SIG), da Delegacia de Amambai, elucidou neste sábado (17) um furto ocorrido no clube da terceira idade, no município. Na ocasião do crime, um indivíduo invadiu o estabelecimento e subtraiu um (01) notebook e algumas panelas.

Após tomar conhecimento do ocorrido, a Polícia Civil iniciou investigação e conseguiu identificar a autoria. A.A.S., de 21 anos de idade, foi localizado e preso em flagrante por furto qualificado. Já os objetos foram apreendidos e entregues à vítima.