8.5 C
Amambai
sexta-feira, 26 de junho de 2026
Início Site Página 874

ACIA realiza a entrega de mais três prêmios da promoção Família Premiada

0
O presidente da ACIA, Clesio Ribeiro, ao lado dos ganhadores Lucas Walter Lopes e Antônio S. Leite, junto com a representante do Auto Posto Berlitz, Luciana Berlitz, Eliane Ramoa Caballero e Bruno Anderson, durante a cerimônia de entrega dos prêmios. Fotos: A.N./Grupo A Gazeta

Redação

A Associação Comercial e Empresarial de Amambai (ACIA) realizou a entrega de mais três prêmios da promoção Família Premiada. O evento, que aconteceu nesta quarta-feira, dia 21, às 14h, no Auto Posto Berlitz, contou com a participação de representantes da ACIA, incluindo o presidente em exercício Clesio Ribeiro, Bruno Anderson e Eliane Ramoa Caballero, além de Luciana Berlitz, do Auto Posto Berlitz.

Na ocasião, Clesio Ribeiro entregou os prêmios aos ganhadores. Lucas Walter Lopes recebeu o 6º Vale de R$ 1.000,00, enquanto Antônio S. Leite foi contemplado com o 3º Vale de R$ 1.000,00 e uma moto Honda Biz 110i.

Durante a entrega, Antônio S. Leite, ganhador de dois prêmios, expressou sua surpresa e alegria: “Não esperava ganhar dois prêmios de uma vez, mas espero que se repita. É muito importante preencher o cupom. Quero parabenizar toda a equipe da ACIA”.

Clesio Ribeiro agradeceu aos empresários locais e ao Auto Posto Berlitz pelo apoio à campanha e ressaltou a importância da participação dos clientes: “Tem que preencher e entregar os cupons nas urnas na data programada para ser sorteado. Foram 350 mil cupons distribuídos”. Ele também parabenizou os ganhadores e mencionou que a ACIA já está planejando a próxima campanha, prevista para o final do ano.

Luciana Berlitz, do Auto Posto Berlitz, destacou a importância da participação da empresa nas campanhas da ACIA: “A gente tem muita satisfação em participar das campanhas porque é uma forma de agradecimento aos nossos clientes. Sempre fazemos questão de promover, porque o nosso cliente é o mais importante”, disse.

Família Premiada

A promoção Família Premiada abrangeu três datas comemorativas importantes para o comércio de Amambai – Dia das Mães, Dia dos Namorados e Dia dos Pais –, e premiou clientes que participaram ao longo do ano realizando compras nas empresas participantes, preenchendo cupons e depositando em uma urna disponibilizada no local.

Os prêmios desta campanha incluíram uma moto Honda Biz 110i para o primeiro lugar, um Pix no valor de R$ 5 mil para o segundo lugar e seis vales de R$ 1 mil para serem gastos nas empresas participantes.

Carreata da APAE abre a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla em Amambai

0
Fotos: Geovana Biron

A Escola Especial Renascer deu início à Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla 2024 com uma carreata realizada na manhã desta quarta-feira, 21. A atividade marcou a abertura do cronograma de eventos e teve como objetivo sensibilizar a comunidade sobre a importância da inclusão e dos direitos das pessoas com deficiência.

Sob o tema “Nossa História: Quem Somos e o Que Fazemos”, familiares, alunos, professores e apoiadores saíram em carreata da Escola Especial Renascer (APAE), às 8h, percorrendo a Rua da República até as Araras, na saída para Ponta Porã, e retornando pela Avenida Pedro Manvailler até a sede da APAE.

A Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla segue com uma série de atividades voltadas para a conscientização e celebração das conquistas das pessoas com deficiência até quarta-feira, 28 de agosto.

Confira a programação completa:

Fonte: A.N /Grupo A Gazeta

Corpo de Bombeiros atende ocorrência de incêndio na Aldeia Amambai

0
Foto: Reprodução

Redação

Na noite desta quarta-feira, dia 21, o Corpo de Bombeiros de Amambai atendeu a uma ocorrência de incêndio em vegetação na Aldeia Amambai. As chamas atingiram algumas casas na comunidade, mas não houve registro de vítimas.

De acordo com informações da corporação, uma equipe composta por seis bombeiros se deslocou rapidamente ao local e começou a combater as chamas por volta das 20h50. O incêndio foi controlado com sucesso às 00h10, em uma operação que teve o apoio de três viaturas e uma patrola da prefeitura.

Até o momento, não foram divulgados detalhes sobre a origem do fogo. As autoridades continuam apurando o caso para determinar as circunstâncias que levaram ao ocorrido.

Veja abaixo vídeos do incêndio:

Procura-se dono de cachorro em Amambai

0
Foto: Divulgação

Moradores de Amambai encontraram um cachorro possivelmente perdido no Residencial Analy.

O cachorro é um filhote, com pelagem curta nas cores branca e marrom claro. Ele foi levado para um lar temporário, onde recebeu banho, comida e água.

Se você tem informações que possam ajudar a encontrar seu dono, entre em contato pelo número/WhatsApp (67) 99659-8375.

Nota de falecimento de Alziro Joel dos Santos Gonçalves

0

Comunicamos com pesar o falecimento, em sua residência, em Amambai, de Alziro Joel dos Santos Gonçalves, de 59 anos.

Seu corpo foi velado no Memorial Primavera e o sepultamento realizado nesta quarta-feira (21) às 18h30 no Cemitério Municipal Crepúsculo.

Informou Pax Primavera- Fone: 3481-5356

Confira a farmácia de plantão hoje em Amambai

0

Plantão: Drogaria São José   Fone: 3481-1213

Próximo ao Supermercado Mega

Reforço de efetivo da PM para cidades do interior é solicitado por Lia Nogueira

0
Fotos: Assessoria

A deputada estadual Lia Nogueira (PSDB) apresentou uma indicação à Mesa Diretora da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, solicitando ao Governo de Mato Grosso do Sul, por meio da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública, a destinação de mais efetivo militar para cidades do interior do estado.

Reforço de efetivo da PM para cidades do interior é solicitado por Lia Nogueira

A parlamentar destacou a importância de reforçar a segurança em municípios como Dourados, Três Lagoas, Ponta Porã, Aquidauana, Nova Andradina, Coxim e Jardim. Conforme Lia Nogueira, a recente ampliação de 540 vagas no concurso público para formação militar representa uma oportunidade estratégica para fortalecer a presença policial em áreas que enfrentam crescente demanda.

Lia Nogueira disse ainda que acredita na sensibilidade do Governador Eduardo Riedel em atender a indicação, já que ele tem destinador investimentos que estão tornando o Mato Grosso do Sul em um Estado seguro que com qualidade em todos os setores da Segurança Pública.

“As regiões rurais e de fronteira, em especial, necessitam de um efetivo maior para garantir a ordem e a tranquilidade da população. O aumento da presença policial nessas cidades não só protege as comunidades locais, mas também contribui para a resolução de crimes e o fortalecimento da segurança em todo o Estado”, justificou a deputada.

Acidente de trânsito entre carro e moto deixa uma mulher ferida em Amambai

0
Fachada do quartel do Corpo de Bombeiros em Amambai. (Foto: Vilson Nascimento)

Redação

Por volta das 14h06 desta quarta-feira, dia 21, ocorreu uma colisão entre um carro e uma moto na interseção da Rua Ari Nunes com a Rua Rui Barbosa, em Amambai.

De acordo com informações do Corpo de Bombeiros, o acidente envolveu um Volkswagen Voyage, conduzido por uma mulher de 33 anos, que não sofreu ferimentos, e uma motocicleta Honda Bis, de cor branca, pilotada por uma mulher de 30 anos.

A condutora da moto estava consciente e orientada, mas apresentava escoriações no braço esquerdo e uma possível luxação no punho do mesmo braço. Ela foi atendida no local e posteriormente encaminhada ao Hospital Regional para tratamento adicional.

O local do acidente e os veículos foram isolados e estão sob a responsabilidade da guarnição da Polícia Militar, que realiza a gestão do incidente e investiga as circunstâncias da colisão.

Hemosul alerta para queda nas doações de sangue e necessidade de mobilização popular contínua

0
Foto: Bruno Rezende

Após uma significativa alta nas doações de sangue durante campanha de convocação recente, a Rede Hemosul MS volta a enfrentar uma diminuição no número de doadores. As campanhas de incentivo são fundamentais para atrair novos doadores e mobilizar a população, mas é crucial que esse número de doadores mobilizados se mantenha ao longo do ano.

A coordenadora da Rede Hemosul MS, Marina Sawada Torres, reforça que a instituição atende a todo o Estado e destacou a importância de manter a regularidade nas doações para garantir a segurança dos estoques de sangue e hemocomponentes, essenciais para o atendimento de emergências e procedimentos médicos.

“As doações precisam ser constantes para que possamos atender a demanda dos hospitais e garantir que não faltem componentes sanguíneos para quem precisa”, explica a coordenadora.

A diminuição nas doações coloca em risco a capacidade do Estado de Mato Grosso do Sul em atender a demanda de cirurgias e tratamentos de pacientes que dependem de sangue. O Hemosul faz um apelo para que a população continue doando, lembrando que cada doação pode salvar até quatro vidas.

“Na semana passada tivemos a média de 230 doações. De quarta a sábado foram quase 300 pessoas por dia que compareceram ao Hemosul. Já nesta semana, entre segunda e terça-feira, tivemos uma média de 135 pessoas. Está bom, mas está prevista uma nova frente fria e a tendência é diminuir drasticamente as doações. No entanto, a demanda continua”, afirma.

É importante enfatizar a necessidade de doações de todos os tipos sanguíneos, com atenção especial aos tipos O- e O+, que são os mais requisitados. Além disso, a doação é um processo seguro, rápido e que pode ser repetido com regularidade.

“Nosso objetivo é manter os estoques sempre em níveis seguros, mas para isso precisamos do apoio contínuo da população”, conclui Marina.

Doação

Para doar sangue é necessário comparecer a uma das unidades de coleta portando documento oficial com foto, ter entre 16 e 69 anos, sendo que menores entre 16 e 17 anos devem estar acompanhados pelo pai ou mãe ou responsável legal, pesar 51kg ou mais e estar bem alimentado e hidratado para realizar a doação.

Não existe um substituto para o sangue e sua disponibilidade é essencial em diversas situações. Doar sangue é um ato de solidariedade, então, faça a sua parte. Procure o hemocentro mais próximo e doe sangue regularmente. Doar sangue salva vidas.

Em Campo Grande, as doações podem ser feitas em três endereços:

HEMOSUL COORDENADOR

Avenida Fernando Correa da Costa, 1.304 – Centro
Segunda a Sexta: 7h às 17h
Sábado: 7h às 12h

HEMOSUL HRMS

Rua Engenheiro Lutero Lopes, 36 – Aero Rancho
Segunda a Sexta: 7h às 12h

HEMOSUL SANTA CASA

Rua Rui Barbosa, 3.633 – Centro
Segunda a Sexta: 7h às 12h

CTG Sentinela de Amambai realiza campanha para renovação dos trajes das prendas e peões

0
Foto: Arquivo Pessoal

As famílias das crianças que participam da Invernada Pré-Mirim do CTG Sentinela de Amambai estão organizando uma campanha para arrecadar fundos para substituir os trajes tradicionais das meninas que compõem o grupo, garantindo que elas possam continuar se apresentando adequadamente.

Para arrecadar os recursos necessários, estão sendo vendidas rifas ao valor de R$ 10,00 cada. Os prêmios incluem:

  1. Kit Aniversário (bolo e docinhos)
  2. Kit Tereré Eva Mate São Roque
  3. Kit Crochê (jogo de banheiro)
  4. Liquidificador
  5. Kit Perfumaria (Natura e O Boticário)
  6. Voucher de unha (pé ou mão)
  7. Voucher de beleza (corte e escova)

Cada mãe é responsável por vender 60 números da rifa para garantir a troca da roupa de seu filho. Caso uma mãe consiga vender mais rifas, ela pode ajudar outra família. O sorteio será realizado no dia 01/09/2024 durante a Domingueira Os Serranos.
Quem desejar colaborar pode entrar em contato diretamente com alguma das mães da Invernada Pré-Mirim ou com as coordenadoras do grupo:

• Luciana: (67) 99914-5174
• Neide: (67) 9902-0422

Fonte: A.N /Grupo A Gazeta News

Área de cobertura de esgoto em MS dá salto significativo e cresce 54% em oito anos

0
Foto: Divulgação

Mato Grosso do Sul está vivenciando um avanço significativo na cobertura de esgoto, com números que refletem o impacto positivo de uma gestão comprometida com o desenvolvimento sustentável e a saúde pública.

Em 2016, antes da implementação da PPP (Parceria Público-Privada) com a Ambiental MS Pantanal, a área de cobertura de esgoto no Estado era de apenas 41%. Hoje, esse número saltou para 63,36%, com projeções ambiciosas para alcançar 98% até 2031, praticamente universalizando o serviço.

A jornada para essa transformação começou em 2016, com o procedimento de manifestação de interesse pela PPP, que marcou o início de um novo capítulo no saneamento básico de Mato Grosso do Sul.

Em 2021, com a Ordem de Serviço da MS Pantanal, a cobertura já havia subido para 54%, demonstrando o impacto imediato das políticas implementadas.

Atualmente, a PPP está executando um conjunto de obras que totaliza R$ 126,7 milhões, beneficiando 38.798 famílias em Mato Grosso do Sul. Para 2025, estão previstos investimentos de R$ 190,8 milhões, que vão ampliar a rede de atendimento para 51.654 famílias.

Em 2026, serão aplicados R$ 132 milhões, alcançando 33.320 famílias. No ano seguinte, 2027, o investimento será de R$ 155 milhões, beneficiando 44.974 famílias, e em 2028, mais R$ 68 milhões serão destinados a obras que levarão saneamento a 15.747 novas famílias.

O diretor-presidente da Sanesul (Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul), Renato Marcílio, destaca a importância deste avanço, atribuindo o sucesso ao planejamento estratégico do governador Eduardo Riedel.

“Esse salto na cobertura de esgoto em Mato Grosso do Sul é resultado de um planejamento robusto e de uma parceria eficaz entre o governo do Estado e a iniciativa privada. Sob a liderança do governador Eduardo Riedel, estamos alcançando nos objetivos e superando as metas estabelecidas pelo novo marco legal do saneamento básico. Isso coloca Mato Grosso do Sul em uma posição de destaque nacional, antecipando a universalização do esgoto e garantindo benefícios duradouros para a população”, atesta o dirigente.

A projeção da companhia pública de saneamento é que a cobertura com o esgotamento sanitário atinja uma área de 70% até o fim deste ano.

Renato Marcílio enfatiza os inúmeros benefícios que o saneamento traz para a população e o meio ambiente nos 68 municípios atendidos pela Sanesul.

“O saneamento básico é essencial para a saúde pública, para a preservação ambiental e para o desenvolvimento sustentável. Com o apoio das prefeituras, estamos transformando a realidade de milhares de famílias, melhorando a qualidade de vida e garantindo um futuro mais saudável para todos”, acrescenta.

O governador Eduardo Riedel reafirma seu compromisso com o saneamento básico como uma das prioridades de seu governo.

“O saneamento básico é um pilar fundamental para o desenvolvimento de Mato Grosso do Sul. É através dele que garantimos saúde, qualidade de vida e dignidade para a nossa população. Nossa meta é ambiciosa: atingir a universalização da cobertura de esgoto antes do prazo estabelecido pelo marco legal. Estamos investindo pesado para que todos os sul-mato-grossenses tenham acesso a esses serviços essenciais.”

Benefícios para a população e ao meio ambiente

Com uma média de 130 litros de esgoto produzidos por pessoa a cada dia, a coleta e o tratamento adequados desse volume representam um grande avanço para o Estado. Isso equivale a 130 milhões de litros de esgoto coletados e tratados diariamente, que são devolvidos de forma segura ao meio ambiente, evitando a poluição e preservando os recursos naturais.

Além dos benefícios diretos à saúde pública, a expansão da rede de esgoto também impulsiona o desenvolvimento econômico dos municípios, criando um ambiente mais saudável e atraente para investimentos.

O fortalecimento das infraestruturas urbanas, em conjunto com a preservação do meio ambiente, coloca Mato Grosso do Sul em um caminho sólido para um futuro sustentável e próspero.

Homem é autuado por tentativa de “Golpe do Seguro” em Sete Quedas

0
Foto: Divulgação/PCMS

Na manhã desta terça-feira (20), a Delegacia de Polícia Civil de Sete Quedas registrou um caso de tentativa de fraude. Um homem de 35 anos tentou aplicar o chamado “golpe do seguro” e acabou preso em flagrante.

O indivíduo compareceu à delegacia alegando que seu veículo havia sido roubado enquanto ele se dirigia para Tacuru. No entanto, informações contraditórias apresentadas durante seu relato despertaram suspeitas entre os policiais.

Segundo o relato inicial, o homem afirmou que foi abordado por dois criminosos armados que levaram seu carro em direção ao município vizinho. Porém, a equipe policial, ao notar diversas discrepâncias e inconsistências na história, decidiu iniciar uma investigação preliminar para averiguar a veracidade da denúncia.

Após questionamentos mais detalhados, o homem confessou que o suposto roubo era uma farsa. Ele revelou que havia planejado o golpe para receber a indenização do seguro, uma vez que, na realidade, seu carro havia pegado fogo dias antes em Foz do Iguaçu/PR.

A confissão aconteceu após a apresentação de provas, como imagens de câmeras de segurança do hotel onde ele estava hospedado, que mostravam que ele utilizava outro veículo na manhã do suposto roubo. O indivíduo responderá por falsa comunicação de crime, além de e possíveis implicações legais relacionadas à tentativa de fraude contra a seguradora.

A delegada Ridrya Queiroz destacou a gravidade de tal ação, ressaltando que fraudes como essa não apenas prejudicam o trabalho policial, mas também resultam em sérias consequências para os envolvidos. A Polícia Civil pede à população que colabore para a manutenção da ordem e segurança pública.

Oportunidade de emprego para estudantes em Amambai

0
Foto: A Gazeta

Estudantes de Amambai têm a oportunidade de se candidatar a um estágio remunerado. Podem participar jovens com idade mínima de 16 anos que estejam cursando o Ensino Médio. O estágio oferece uma carga horária de quatro horas diárias, de segunda a sexta-feira.

Os interessados devem entregar seus currículos no Tabelionato de Amambai, localizado na Rua da República, 2960. Também é possível encaminhar a documentação via WhatsApp, pelo número (67) 99287-4727.

Sete Quedas: XV Copa Interfirmas define os classificados para o “mata-mata”

0
Um dos times classificados para as quartas-de-finais da Taça de Prata. Fotos: Divulgação

Na noite desta terça-feira (20), ocorreram os últimos jogos válidos pela fase de classificação. Ao todo, na primeira fase, foram 51 jogos em 17 rodadas para se conhecer os classificados para as fases eliminatórias. Na Taça de Prata, que tem um número maior de equipes (12 no total), haverá quartas de final. Nas demais categorias, os jogos eliminatórios já serão nas semifinais.

Até aqui, foram assinalados 282 gols, com uma média de 5,52 gols por jogo. A competição prossegue na sexta-feira (23) com os jogos das quartas de final da Taça de Prata, e na próxima semana acontecerão as semifinais em todas as categorias.

Confira a seguir o cronograma de jogos até a decisão:

Sete Quedas: XV Copa Interfirmas define os classificados para o "mata-mata"

Times classificados para as quartas-de-finais da Taça de Prata:

Times semifinalistas da Taça de Bronze:

Times semifinalistas da Taça de Ouro:

Times semifinalistas da categoria feminina:

Sebrae realiza Move MS em Ponta Porã e Amambai, nos dias 27 e 28 de agosto

0
Foto: Divulgação/Sebrae

Para conectar empresários, negócios e oportunidades, o Sebrae levará o “Move MS” com programação gratuita para os municípios de Ponta Porã e Amambai. O evento ocorrerá no Centro Internacional de Convenções em Ponta Porã, no dia 27 de agosto, e na Associação Comercial e Empresarial (ACIA) em Amambai, no dia 28. A programação é voltada para aprimorar as áreas de gestão, vendas e atendimento ao cliente, além de atualizar os participantes sobre as últimas tendências de mercado e as novas formas de consumo. O destaque da programação é a palestra ministrada por Fred Rocha, especialista renomado em vendas e comportamento de consumo.

Para o analista-técnico do Sebrae/MS, Emerson Paulo Rodrigues Santos, é importante que os empresários aproveitem essa ação para alcançar mais sucesso nos negócios. “O Move MS é uma oportunidade de elevar o nível dos negócios, com foco em vendas e atendimento. Com uma linguagem bem prática e com instrutores e palestrantes de mercado, o evento é repleto de oportunidades de aprendizado. Na sessão de negócios, o empresário terá a chance de realizar muito networking e projetar o seu empreendimento. E é claro, obter muitas dicas e macetes de atendimento e vendas com o Fred Rocha, nosso palestrante principal. Este evento, sem dúvida, é uma oportunidade que não pode ser perdida”, enfatiza o analista.

Autor dos livros “O novo jeito de vender – mais e melhor” e “ManUAU do Novo Varejista”, Fred Rocha é um profissional de renome nacional com expertise em vendas e comportamento de consumo. Com mais de 30 anos de experiência e mais de 18 negócios de diversos segmentos em seu currículo, Fred foi considerado em 1999 um dos pioneiros no e-commerce no Brasil. Atualmente é apresentador do Programa Empreender da Rede Globo e vendedor na Venda do Fred, um verdadeiro case no setor de alimentação fora lar na sua cidade natal, Montes Claros, em Minas Gerais.

Durante a palestra “O novo jeito de vender”, que começará às 19h, em ambos os municípios, Fred Rocha oferecerá soluções para criar relacionamentos mais sólidos com os clientes, oferecer a eles soluções personalizadas para suas necessidades, munir o empresário de habilidades para que possa adaptar-se às mudanças do mercado e às novas formas de consumir, e assim, alcançar maior sucesso financeiro por meio de vendas mais efetivas e lucrativas. Com vagas limitadas e inscrições feitas no local das atividades, a organização recomenda aos interessados que cheguem com antecedência ao evento.

Detalhes da programação

Aos empresários de Ponta Porã, durante a tarde, a partir das 14h, serão oferecidos dois workshops simultâneos: “Desafios e Sabores do Futuro: Inovação, Gestão e Sucesso para Bares, Restaurantes e Similares” e “Design e Negócios: Estratégias de Diferenciação e Crescimento”. Em “Desafios e Sabores do Futuro”, serão apresentadas estratégias para elevar os negócios do ramo da gastronomia e também serão abordadas as inovações que estão ocorrendo em diversas áreas deste segmento. No workshop “Design e Negócios” a proposta será de aproveitar o poder das estratégias de design para atender as necessidades reais dos clientes, além de identificar as oportunidades de desenvolvimento e crescimento dos negócios.

O empresariado de Amambai poderá participar das 8h às 11h, do workshop “Marketing Digital e Promoção de Vendas nas Redes Sociais”, destinado a quem quer aproveitar o poder das plataformas para conectar-se com seu público, aumentar a visibilidade da sua marca e deslanchar nas vendas. A ideia central é explorar estratégias criativas que fazem a diferença e transformam likes em clientes.

Além dos workshops, às 14h, tanto em Ponta Porã quanto em Amambai, terá início a sessão de negócios. Esta ação proporciona o momento perfeito para descobrir novas oportunidades, por meio de reuniões comerciais simultâneas em que os empresários apresentam seus produtos e serviços, trocam experiências e ainda encontram novos compradores, fornecedores e parceiros comerciais.

Serviço:

Move MS em Ponta Porã

Data: 27/08

Local: Centro Internacional de Convenções – Rua Baltazar Saldanha, 599, Bairro da Saudade.

Programação:

14h – Sessão de negócios

14h – Workshop “Desafios e Sabores do Futuro: Inovação, Gestão e Sucesso para Bares, Restaurantes e Similares”

14h – Workshop “Design e Negócios: Estratégias de Diferenciação e Crescimento”

19h – Palestra “O novo jeito de vender” com Fred Rocha

Move MS em Amambai

Data: 28/08

Local: Associação Comercial e Empresarial de Amambai (ACIA) – Avenida Pedro Manvailer, 3981, Centro.

Programação:

8h – Workshop “Marketing Digital e Promoção de Vendas nas Redes Sociais”

14h – Sessão de negócios

19h – Palestra “O novo jeito de vender” com Fred Rocha

Todo pecado é perdoado? – Por Eloir Vieira

0

“Portanto, eu vos digo: todo pecado e blasfêmia se perdoará aos homens, mas a blasfêmia contra o Espírito não será perdoada aos homens” (Mt 12.31).

Todo pecado é perdoado. O único pecado que não tem perdão é a ofensa ao Espírito Santo, não crer, não reconhecer seu poder. Os fariseus atribuíram ao poder de Belzebu, príncipe dos demônios, os milagres realizados por Jesus pelo poder do Espírito Santo.

A blasfêmia contra o Espírito Santo: “Trouxeram-lhe, então, um endemoninhado cego e mudo; e, de tal modo o curou, que o cego e mudo falava e via. E toda a multidão se admirava e dizia: Não é este o Filho de Davi? Mas os fariseus, ouvindo isso, diziam: Este não expulsa os demônios senão por Belzebu, príncipe dos demônios. Jesus, porém, conhecendo os seus pensamentos, disse-lhes: Todo reino dividido contra si mesmo é devastado; e toda cidade ou casa dividida contra si mesma não subsistirá. E, se Satanás expulsa a Satanás, está dividido contra si mesmo; como subsistirá, pois, o seu reino? E, se eu expulso os demônios por Belzebu, por quem os expulsam, então, os vossos filhos? Portanto, eles mesmos serão os vossos juízes” (Mt 12.22-27).

No tempo da Antiga Aliança, os pecadores eram punidos até com a morte. Os escribas e fariseus, pegaram uma mulher em pleno ato adulterando, e queriam executar o que a lei de Deus determinava; mas, Jesus Cristo, que assumiu os pecados de toda a humanidade e morreu por todos para que os nossos pecados fossem perdoados pelo seu sangue derramado na cruz, nos livra da condenação e do castigo da lei do Antigo Testamento.

A mulher adúltera: “E os escribas e fariseus trouxeram-lhe uma mulher apanhada em adultério. E, pondo-a no meio, disseram-lhe: Mestre, esta mulher foi apanhada, no próprio ato, adulterando, e, na lei, nos mandou Moisés que as tais sejam apedrejadas. Tu, pois, que dizes? Isso diziam eles, tentando-o, para que tivessem de que o acusar. Mas Jesus, inclinando-se, escrevia com o dedo na terra. E, como insistissem, perguntando-lhe, endireitou-se e disse-lhes: Aquele que dentre vós está sem pecado seja o primeiro que atire pedra contra ela. E, tornando a inclinar-se, escrevia na terra. Quando ouviram isso, saíram um a um, a começar pelos mais velhos até aos últimos; ficaram só Jesus e a mulher, que estava no meio. E, endireitando-se Jesus e não vendo ninguém mais do que a mulher, disse-lhe: Mulher, onde estão aqueles teus acusadores? Ninguém te condenou? E ela disse: Ninguém, Senhor. E disse-lhe Jesus: Nem eu também te condeno; vai-te e não peques mais” Jo 8.3-11).

A salvação está disponível a todos, sem dinheiro e sem preço (Is 55.1-3; Ef 2.8,9). Somos pecadores e devemos confessar nossos pecados a Deus em nome de Jesus Cristo, para recebemos o perdão e a salvação: “Se dissermos que não temos pecado, enganamo-nos a nós mesmos, e não há verdade em nós. Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça. Se dissermos que não pecamos, fazemo-lo mentiroso, e a sua palavra não está em nós” (1ªJo 1.8-10).

Jesus, o Filho de Deus é o único Advogado dos pecadores! Não se condene, confesse seus pecados a Deus: “Meus filhinhos, estas coisas vos escrevo para que não pequeis; e, se alguém pecar, temos um Advogado para com o Pai, Jesus Cristo, o Justo” (1ªJo 2.1).

Campanha Nacional de Vacinação Contra a Raiva tem Dia D neste sábado (24) em Tacuru

0
Foto: Divulgação

Redação

A Campanha Nacional de Vacinação Contra a Raiva para cães e gatos realiza seu Dia D no próximo sábado, dia 24 de agosto, em Tacuru. A vacinação ocorrerá das 8h às 16h, sem interrupção para o almoço, em três locais específicos: Posto de Saúde Rural, Vigilância Sanitária (ao lado do Centro de Fisioterapia) e no Pé de Jaca.

Serão vacinados cães e gatos com idade a partir de três meses. Os tutores devem levar a carteirinha de vacinação dos animais, documento necessário para o registro da vacina e controle de futuras imunizações.

A raiva é uma doença viral grave que afeta o sistema nervoso de mamíferos, incluindo humanos. Sendo uma enfermidade quase sempre fatal após o início dos sintomas, a vacinação de cães e gatos é a principal medida para evitar a transmissão da doença, protegendo tanto os animais quanto a população humana.

Iguatemi: DOF apreende quase 300 quilos de drogas que seguiam para Minas Gerais

0
Fotos: Assessoria/DOF

Policiais militares do DOF (Departamento de Operações de Fronteira) apreenderam nesta segunda-feira (19), em Iguatemi, um veículo Ford Ecosport carregado com quase 300 quilos de drogas. Na ação, uma adolescente de 17 anos foi apreendida.

Os militares faziam bloqueio na MS-295, zona rural do município, quando deram ordem de parada ao condutor do carro, que não obedeceu e tentou fugir. Após acompanhamento, o veículo foi alcançado próximo ao perímetro urbano de Iguatemi.

Após abandonar o carro, o motorista fugiu em meio a uma plantação. Já a menor de idade, que seguia como passageira, foi apreendida pelos policiais. Questionada, ela afirmou que quem conduzia o automóvel era seu marido.

A adolescente relatou ainda, que o casal havia sido contratado para pegar a droga em Paranhos e levar até a cidade de Itapecerica (MG), onde receberia R$ 5 mil pelo transporte.

No interior do veículo, que estava com placas falsas, foram encontrados 296 quilos de maconha e 200 gramas de skunk. Os materiais apreendidos, avaliados em aproximadamente R$ 640 mil, foram encaminhados à Delegacia da Polícia Civil de Iguatemi.

A ação envolvendo os policiais do DOF aconteceu dentro do Programa Protetor das Fronteiras e Divisas, parceria da Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública) com o MJSP (Ministério da Justiça e Segurança Pública).

Iguatemi: DOF apreende quase 300 quilos de drogas que seguiam para Minas Gerais

Projeto de Gerson prevê conversão de multa de trânsito leve e média em advertência

0
Foto: Assessoria

Os motoristas que forem autuados por infrações leves ou médias poderão se livrar do pagamento de multas de até R$ 130,16 e 4 pontos na CNH (no caso de infração média). Se a infração for leve, a multa cai para R$ 88,38 e três pontos na carteira.

Começou a tramitar o projeto de lei 176/2024, de autoria do presidente da Assembleia Legislativa Gerson Claro, subscrito pelo deputado Paulo Duarte, que garante aos condutores a conversão dessas penalidades em advertências escritas. Previsto no CTB (Código de Trânsito Brasileiro) desde 2021, o benefício só poderá ser concedido uma vez por ano a quem não tenha sido multado nos últimos 12 meses. O projeto garante a adoção do procedimento em todas as instâncias de fiscalização, abrangendo prefeituras de cidades onde o trânsito é municipalizado e a Agesul, quando as infrações forem cometidas em rodovias estaduais.

O direito à conversão das multas por infrações médias e leves, conforme o projeto, será incorporado à Lei 4.282/2012, que estabelece os valores da tabela de serviços do Detran, a qual, ao longo dos seus 12 anos, vem sofrendo atualizações, como a feita em dezembro de 2021, que instituiu o Programa CNH MS Social, isentando pessoas em situação de vulnerabilidade social do pagamento das taxas de expedição da Carteira de Habilitação e dos exames necessários.

De acordo com o Departamento Estadual de Trânsito (Detran/MS), só em 2024, das 467.789 multas de trânsito computadas, 183.595 (38,82%) decorreram de infrações médias. No caso das multas emitidas na área urbana (55.923), 11,71% foram infrações de média gravidade e 3,98%, leves. São consideradas infrações médias: parar em área de cruzamento; dirigir na contramão; parar sobre a faixa de pedestres; ficar sem combustível; ultrapassar pela direita; deixar de dar passagem a veículos mais rápidos (mesmo que estejam acima do limite de velocidade); e transitar em velocidade inferior à metade da máxima na via.

São exemplos de infrações leves: estacionar no acostamento; parar incorretamente em estacionamento regulamentado (por exemplo, ocupando duas vagas); transitar em faixa exclusiva para ônibus; buzinar em excesso (e entre 22h e 6h em áreas residenciais); e conduzir veículo sem documentação de porte obrigatório.