8.5 C
Amambai
sexta-feira, 26 de junho de 2026
Início Site Página 873

Em menos de uma semana, duas pessoas foram presas por maus-tratos a animais em Amambai

0
Fotos: Assessoria

A Polícia Civil, por intermédio da Delegacia de Amambai, indiciou duas pessoas por crimes de maus-tratos contra animais. A primeira prisão ocorreu na segunda-feira (19), quando voluntários da ONG Adote um Campeão de Quatro Patas denunciaram que dois cachorros de pequeno porte encontravam-se em situação de abandono e em condições insalubres.

Diante da situação precárias dos animais, a equipe policial foi até o local e identificou L.H.P.S. (30) como proprietário da residência e tutor dos animais. Ele alegou que prestava assistência aos cachorros, no entanto, diante dos indícios de maus-tratos, L.H.P.S. foi preso em flagrante e conduzido a Delegacia de Polícia Civil de Amambai, para as providências cabíveis.

Já nesta quinta-feira (22), uma denúncia foi realizada junto a Polícia Militar Ambiental. Neste caso, um cachorro de porte médio foi encontrado morto por enforcamento.

Foi iniciada as investigações e identificado N.D.L. (20) como proprietário da residência e tutor do animal. Em vistoria ao imóvel, os policiais encontraram outro cachorro de pequeno porte preso em um dos quartos, em condições insalubres.

Ao ser indagado quanto aos fatos, N.D.L. afirmou que prestava assistência aos animais a cada dois dias, tendo em vista que não morava no local. No entanto, quando a equipe policial se deslocou até a residência onde N.D.L. estava residindo, encontraram outro cachorro de pequeno porte preso em um banheiro, também em condições insalubres. Diante dos fatos, ele foi preso em flagrante e conduzido a delegacia.

De acordo com a médica veterinária Drª Patrícia Kely, que deu assistência aos animais resgatados, os cães apresentavam estado de caquexia, desidratação, presença de ectoparasitas como pulgas, carrapatos e ácaros (sarna), além de infecções e anemia. Os animais foram resgatados e ficaram aos cuidados da ONG e posteriormente serão colocados para adoção.

A Polícia Civil alerta que maus-tratos a animais é crime com pena de reclusão de dois a cinco anos, além de multa e perda da guarda do animal, conforme previsto na Lei 14.064/2020. Em caso de morte do animal, a pena poderá ser aumentada em 1/3.

Em menos de uma semana, duas pessoas foram presas por maus-tratos a animais em Amambai

Inclusão social: programa ‘MS Supera’ abre inscrições para nova fase de seleção

0
Foto: Álvaro Rezende

O programa MS Supera, que oferece auxílio financeiro para estudantes de baixa renda, abre inscrições para a Fase E de seleção a partir de hoje, 22 de agosto, até o dia 3 de setembro. Esta fase oferece mais uma oportunidade em 2024 para estudantes ingressarem no programa, que atualmente conta com 1.807 acadêmicos já beneficiados, mas ainda dispõe de 193 vagas. O link para inscrição está disponível no site www.sead.ms.gov.br.

O objetivo do MS Supera, coordenado pela Sead (Secretaria de Estado de Assistência Social e dos Direitos Humanos), é garantir a permanência de estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica em cursos de nível técnico ou universitário, evitando a evasão escolar e promovendo a inclusão educacional, com foco especial nos estudantes indígenas.

A classificação dos candidatos para esta fase de seleção seguirá uma ordem prioritária, começando por pessoas indígenas, que terão preferência. Em seguida, serão considerados aqueles com menor renda média familiar, mães solo que residam com filhos menores de 18 anos ou mães de filhos com deficiência, pessoas com deficiência, e, por fim, a idade será utilizada como critério de desempate, favorecendo candidatos mais velhos. Esses critérios seguem resolução publicada em edição extra do DOE/MS (Diário Oficial do Estado) de quarta-feira (20).

Para se inscrever, os candidatos precisam cumprir uma série de requisitos. Dentre eles, comprovar renda individual de até um salário mínimo e meio, ou renda familiar bruta que não ultrapasse três salários mínimos. Além disso, é necessário estar matriculado em curso de graduação, seja presencial ou a distância, em instituição de ensino superior pública ou privada, ou em curso técnico de nível médio com duração mínima de 18 meses ou 800 horas.

Outros requisitos incluem a residência no Estado de Mato Grosso do Sul por mais de dois anos, não possuir graduação de nível superior, e não ser beneficiário de outro auxílio financeiro similar. A relação completa de requisitos pode ser conferida na página do MS supera no site da Sead .

O benefício concedido pelo programa é pago diretamente ao estudante por meio de transferência bancária via PIX, o que facilita o acesso ao auxílio. A iniciativa visa que os estudantes mais vulneráveis possam concluir seus estudos e melhorar suas perspectivas futuras.

Com o início das inscrições se aproximando, os estudantes que se enquadram nos critérios estabelecidos devem se preparar para garantir sua participação na Fase E de seleção do MS Supera. “Este é um passo importante para aqueles que buscam superar as barreiras econômicas e alcançar seus objetivos acadêmicos, contando com o apoio financeiro necessário para permanecerem no caminho da educação e do desenvolvimento pessoal”, finaliza a superintendente do programa, Moema Urquiza.

Madrinha do Grupo Onça Pintada, Adriana Corrêa recebe o Título de Cidadã Campo-Grandense

0

Figura marcante e defensora das causas sociais em Mato Grosso do Sul, Adriana Rezende Corrêa foi agraciada, na noite desta quinta-feira (22), com o Título de Cidadã Campo-Grandense. Indicada pelo vereador Ronilço Guerreiro (Podemos) e aprovada pelos 29 vereadores da Câmara Municipal, a honraria ressaltou sua dedicação incansável à saúde das mulheres e à prevenção do câncer de mama.

Casada há 17 anos com o deputado estadual Paulo Corrêa (PSDB), Adriana compartilha com ele um compromisso inabalável em apoiar projetos que transformam vidas, especialmente através do Grupo Onça Pintada (GOP), iniciativa da qual ambos são padrinhos.

Nascida em Guararapes, São Paulo, em 25 de julho de 1969, Adriana formou-se em Administração de Empresas, e ao lado de seu marido, dedicou sua vida a servir à população de Mato Grosso do Sul. O trabalho conjunto do casal Corrêa se destaca pelo apoio a projetos que beneficiam diretamente a saúde das mulheres, com ênfase na prevenção do câncer de mama, uma doença que ainda é a principal causa de morte entre mulheres no Brasil.

Madrinha do Grupo Onça Pintada, Adriana Corrêa recebe o Título de Cidadã Campo-Grandense
Adriana, Kristiane, Olivia e Paulo Corrêa durante sessão a solene realizada pela Câmara

“Quero expressar minha profunda gratidão ao vereador Ronilço Guerreiro pela indicação e aos demais 28 vereadores por essa homenagem tão significativa. Ser reconhecida como filha dessa terra que tanto amo é um momento de felicidade plena. Agradeço também à minha família, especialmente ao meu amor, Paulo Corrêa, pelo apoio incondicional em cada passo dessa jornada, e reafirmo meu compromisso com a saúde das mulheres”, disse.

Fundado há 23 anos, o Grupo Onça Pintada já atendeu mais de 80 mil mulheres em todos os 79 municípios do Estado, oferecendo serviços completos que vão desde ultrassons realizados em unidades móveis até consultas com mastologistas e mamografias. Em casos que requerem cirurgia, o grupo também oferece encaminhamento para mastectomias e posterior colocação de implantes para restaurar a autoestima das mulheres mastectomizadas.

Madrinha do Grupo Onça Pintada, Adriana Corrêa recebe o Título de Cidadã Campo-Grandense
Adriana e Paulo Corrêa ao lado de voluntários durante ação de saúde do GOP na Capital, em 2019

Entre 2019 e 2024, o Grupo Onça Pintada levou atendimento móvel para mais de 60 bairros de Campo Grande, incluindo áreas como Parque Lageado, Nova Esperança, Coophavilla II, Moreninhas e Jardim Noroeste. Milhares de mulheres foram beneficiadas pela proximidade e acessibilidade dos serviços, reforçando a importância da prevenção e do cuidado contínuo.

A atuação de Adriana Corrêa foi reconhecida não só pela população, mas também por diversas instituições. Recentemente, ela recebeu a Medalha Tenente-Coronel PM Ana Neize Baltha, uma honraria destinada a quem se destaca no combate à violência contra a mulher e na promoção dos valores femininos na sociedade sul-mato-grossense. Essa condecoração sublinha a relevância do trabalho de Adriana em prol das mulheres e reafirma seu papel como uma líder comprometida com a saúde, o bem-estar e a dignidade feminina.

Madrinha do Grupo Onça Pintada, Adriana Corrêa recebe o Título de Cidadã Campo-Grandense
Em 23 anos, GOP atendeu mais de 80 mil mulheres nos 79 municípios sul-mato-grossenses

Agora oficialmente Cidadã Campo-Grandense, Adriana Corrêa continua sua missão de vida ao lado de Paulo Corrêa, dedicando-se ao fortalecimento das ações do Grupo Onça Pintada e ampliando seu impacto social em Mato Grosso do Sul. Seu trabalho é um exemplo de como dedicação e paixão podem transformar a vida de milhares de pessoas, construindo uma sociedade mais justa e saudável.

Fonte: Assessoria Paulo Correa

Árbitro douradense é escalado para apitar a final entre DAC e Operário de Caarapó no Sub-20; diretoria do Tigre emite nota

0
Foto: Marcelo Berton

O Operário de Caarapó emitiu uma Nota na tarde de quinta-feira (22) em que pediu “retidão” e “imparcialidade” da equipe de arbitragem escalada para a grande final do Campeonato Estadual Sub-20, que acontece neste domingo (25), em Dourados, às 15h, onde a equipe caarapoense enfrenta o Dourados Atlético Clube (DAC). A partida de ida acabou empatada em 1 a 1 em Caarapó.

A Comissão de Arbitragem da Federação de Futebol do Estado escalou para apitar a final o árbitro Kleber Ximenes, o que deixou indignada a direção do Operário.

“Árbitro de Dourados, para apitar uma final em Dourados, do Dourados AC? No mínimo falta bom senso”, cita o clube caarapoense.

A nota também relata os possíveis erros cometidos por Kleber Ximenes na semifinal da competição, onde ele assinalou 2 pênaltis “bastante duvidosos” a favor do DAC contra o Comercial de Campo Grande.

“O Operário AC, não precisa ser beneficiado, mas exige retidão e imparcialidade para que nada o prejudique nesta partida decisiva”, diz trecho da nota:

Confira na íntegra

Sobre a escolha do árbitro Kleber Ximenes para apitar a grande decisão do Campeonato Estadual Sub-20, entre Dourados Atlético Clube e Operário Atlético Clube de Caarapó, domingo, às 15h, no Douradão, em Dourados, o Operário vem a público questionar a decisão da Comissão de Arbitragem da Federação Sul-matogrossense de Futebol, sem conseguir entender qual o critério adotado para essa escolha, visto que o mesmo é da cidade do time mandante e cometeu falhas durante toda competição, sendo duas delas na semifinal, favorecendo a equipe douradense com 2 pênaltis bastante duvidosos.

Caso o mesmo seja mantido, esperamos que os erros cometidos pelo árbitro tenham servido de reflexão e aprimoramento em seu nível técnico para que possa conduzir junto com seus auxiliares o jogo mais importante da competição, sem prejuízo ao espetáculo, para que os protagonistas da partida sejam os atletas.

O Operário AC de Caarapó, não precisa ser beneficiado, mas exige retidão e imparcialidade para que nada o prejudique nesta partida decisiva.

Árbitro de Dourados, para apitar a final em Dourados, do Dourados AC? No mínimo falta bom senso.”

Fonte: Operário Atlético Clube de Caarapó

Polícia ambiental resgata cadelas e prende responsável por maus-tratos em Amambai

0
Dois animais foram resgatados e receberam tratamento veterinário. Fotos: Divulgação

Redação

Nesta quinta-feira, dia 22, um homem de 20 anos, identificado como N.D.L., foi detido pela Polícia Militar Ambiental (PMA) sob acusação de maus-tratos a animais. A prisão aconteceu após uma denúncia que levou os policiais a uma residência que estava em condições insalubres, com uma grande quantidade de fezes espalhadas e um animal morto.

De acordo com o boletim de ocorrência, os agentes encontraram um cachorro de porte médio morto no quintal da casa, enforcado pela própria corrente durante uma tentativa de escapar. O corpo já apresentava mau cheiro, sugerindo que a morte havia ocorrido há alguns dias. Dentro da residência, uma cadela de porte médio apresentava sinais visíveis de maus-tratos.

O responsável pelo imóvel afirmou que visitava o local a cada dois dias para cuidar dos animais, já que residia em outro endereço. Nesse outro local, foi encontrado um terceiro animal, uma cadela de porte médio, presa em um banheiro junto a fezes e urina.

Os animais resgatados foram encaminhados para uma clínica veterinária, onde passaram por exames e receberam tratamento. Conforme o laudo veterinário, eles apresentam sinais de desnutrição severa, desidratação, infestação por pulgas, carrapatos e sarna. A cadela de porte pequeno estava em estado crítico, com infecção uterina e anemia grave, além de outras complicações de saúde que representavam risco de morte. A outra cadela, idosa, apresentava anemia leve e sinais de infecção.

N.D.L. foi preso e multado em R$ 500,00 por cada animal, somando um total de R$ 1.500,00, e foi encaminhado à Delegacia de Polícia Civil para as providências cabíveis.

Corpo de Bombeiros de Amambai socorre vítima de acidente de trânsito

0
Foto: Vilson Nascimento

Na manhã desta sexta-feira (23), o Corpo de Bombeiros de Amambai foi acionado para socorrer uma vítima de um acidente de trânsito ocorrido na esquina do Banco Sicredi. Segundo a guarnição, um carro colidiu com uma bicicleta elétrica e, em seguida, evadiu-se do local, sem prestar socorro à vítima.

A vítima, uma mulher que conduzia a bicicleta elétrica, estava consciente e orientada no momento do atendimento. Ela apresentava dores no punho esquerdo, onde suspeita-se de uma luxação, além de escoriações no pé esquerdo.

Após ser imobilizada no local pelos bombeiros, ela foi transportada ao Hospital Regional de Amambai para uma avaliação médica mais detalhada.

Fonte: A.N /Grupo A Gazeta

Giro pelo Estado: Confira notícias que repercutiram na semana em MS

0
Arte: Grupo A Gazeta

Nesta sexta-feira, dia 23 de agosto, os sites A Gazeta News e A Gazeta Conesul publicam o Giro pelo Estado. O espaço visa oferecer um resumo de notícias que repercutiram em Mato Grosso do Sul ao longo da semana. A equipe do Jornal A Gazeta reúne e analisa acontecimentos veiculados por diferentes veículos de comunicação, para manter os leitores informados de forma rápida e precisa. Acompanhe:

Estado – Parte da rodovia atingida por rompimento de barragem desaba e forma cratera gigante

Giro pelo Estado: Confira notícias que repercutiram na semana em MS
Antes e depois de rompimento de represa em condomínio de luxo. — Foto: Reprodução

Na terça-feira (20), o rompimento da barragem da represa do loteamento de luxo Nasa Park causou o desabamento da BR-163 no quilômetro 500, entre Jaraguari e Campo Grande, formando uma cratera e inundando uma área de 20 hectares. As obras de recuperação da rodovia devem durar pelo menos 15 dias. O condomínio estava há cinco anos sem o Plano de Segurança da Barragem e nem o Plano de Ação de Emergência, e a última vistoria em 2023 indicou necessidades de manutenção preventiva. (g1)

Cassilândia – Mulher é multada após dar cerveja para coelho

Giro pelo Estado: Confira notícias que repercutiram na semana em MS
Foto: Reprodução/PMA-MS

Uma mulher foi multada em R$ 1,5 mil após ser filmada dando cerveja para um coelho em Cassilândia. O vídeo, publicado nas redes sociais, levou à denúncia para a Polícia Militar Ambiental. Oferecer bebidas alcoólicas a animais é perigoso e pode causar intoxicação, danos ao fígado e até a morte, pois seu metabolismo é diferente do humano. Conforme a lei estadual nº 5.673, isso configura maus-tratos. A mulher enfrentará processo criminal, podendo ocasionar detenção de três meses a um ano (Primeira Página)

Esporte – No ‘topo do mundo’: Multicampeão Fernando Rufino defenderá ouro nas Paralimpíadas de Paris

Giro pelo Estado: Confira notícias que repercutiram na semana em MS
Foto: Marcio Rodrigues, CPB

Fernando Rufino, o “Cowboy de Aço”, nasceu em Itaquiraí e teve sua trajetória mudada após um acidente de trânsito que o deixou com mobilidade reduzida nas pernas. Superando o desafio, ele se destacou na canoagem, conquistando medalhas de ouro nas Paralimpíadas (2000), no Parapanamericano (2018) e no Mundial (2021). Rufino está focado nas Paralimpíadas de Paris 2024, com competições agendadas para 6, 7 e 8 de setembro. A cerimônia de abertura será em 28 de agosto. (Midiamax)

Dourados – Acidentes envolvendo motocicletas matam duas pessoas

Giro pelo Estado: Confira notícias que repercutiram na semana em MS
Foto: Dourados Informa

Na noite de domingo (18), Dourados registrou dois acidentes de trânsito fatais. O primeiro ocorreu na Avenida Marcelino Pires, quando um motociclista, que invadiu a contramão e colidiu de frente com um ônibus, resultando em sua morte imediata ao sofrer trauma cranioencefálico. O segundo aconteceu na BR-163, entre Vila Vargas e São Pedro, quando um Toyota Corolla colidiu com a traseira de uma motocicleta XRE 300. A passageira da moto morreu devido a um trauma na cabeça. (EnfoqueMS)

Eleições 2024 – MS tem três cidades com apenas um candidato à prefeitura

Giro pelo Estado: Confira notícias que repercutiram na semana em MS
Foto: Divulgação/JD1 Notícias

No Mato Grosso do Sul, há 232 candidaturas à prefeitura em 79 municípios, o que dá uma média de 2,93 candidatos por cidade. Entretanto, três desses municípios têm apenas um candidato cada: em Novo Horizonte do Sul, com 4.721 moradores, o candidato a prefeito é Aldenir Barbosa do Nascimento; em Santa Rita do Pardo, com 7.027 habitantes, o candidato é Doutor Lucio Roberto Calixto Costa; e em Tacuru, com 10.808 habitantes, o candidato é Rogério Torquetti. Todos os três são filiados ao PSDB. (JD1 Notícias)

Três Lagoas – Homem mata esposa asfixiada e mantém corpo por dois dias em residência

Giro pelo Estado: Confira notícias que repercutiram na semana em MS
Foto: Reprodução/Alfredo Neto/JP News

No domingo (18), em Três Lagoas, um homem de 33 anos foi preso após asfixiar a esposa de 30 anos e manter o corpo na residência por dois dias. A vítima, já em estado de decomposição, foi encontrada na cama. O homem afirmou não se lembrar do que ocorreu após o crime, apenas de ter dormido ao lado do corpo. No sábado, ele deixou a casa e ligou para a mãe, que alertou moradores da cidade, que por sua vez contataram a polícia. (Campo Grande News)

Sonora – Brigadista de usina morre durante combate a incêndio na divisa com MT

Giro pelo Estado: Confira notícias que repercutiram na semana em MS

O brigadista Paulo Henrique Pereira Souza faleceu ontem (22) após complicações decorrentes de um incêndio florestal que atingiu um canavial da Usina Sonora, em Mato Grosso do Sul, e parte da vegetação de Ouro Branco do Sul (MT). Paulo estava em um caminhão-pipa quando as chamas avançaram contra o veículo. O incêndio, iniciado na quarta-feira (21), foi exacerbado pela vegetação seca. (Top Mídia News)

Estado- Programa MS Supera abre nova fase de inscrições para estudantes de baixa renda

Giro pelo Estado: Confira notícias que repercutiram na semana em MS
Foto: Arquivo

Com 193 vagas, o programa MS Supera abriu inscrições para sua Fase E, até 3 de setembro, pelo site da Sead. Atualmente, o programa beneficia 1.807 estudantes e oferece auxílio financeiro via transferência bancária PIX, facilitando o acesso ao benefício. O suporte visa minimizar desafios econômicos, permitindo que eles se concentrem em sua formação e tenham melhores oportunidades futuras. (A Crítica)

Aquidauana – Acidente que deixou dois mortos e cinco feridos teria sido provocado por poeira de caminhão

Giro pelo Estado: Confira notícias que repercutiram na semana em MS
Foto: Ronald Regis/O Pantaneiro

Um acidente na BR-419, em Aquidauana, na quarta-feira (21), resultou em duas mortes e cinco feridos. A colisão frontal entre um Fiat Fiorino e um GM Celta, ocorrida por volta das 15h30, foi atribuída à baixa visibilidade causada por poeira levantada por um caminhão. Eduardo Nascimento, 24, passageiro do Celta, morreu no local, enquanto Edilson Ricardi, 33, faleceu após ser levado ao hospital. Os outros cinco ocupantes do Celta, incluindo uma criança de três anos, foram encaminhados ao Pronto-Socorro. (MS News)

Eldorado – PRF recupera veículo de família mantida refém durante roubo

Giro pelo Estado: Confira notícias que repercutiram na semana em MS
Foto: Divulgação

Na quarta-feira (21), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) recuperou um Peugeot 206 roubado em Eldorado. O condutor tentou atropelar os policiais e, durante a fuga em alta velocidade, tentou colidir com outros veículos. A PRF disparou contra os pneus do carro e interrompeu a perseguição. O condutor e um passageiro confessaram ter usado cocaína e roubado o veículo, mantendo a família refém durante o crime. (O Pantaneiro)


Fonte: Redação/Grupo A Gazeta

Município de Iguatemi perde uma de suas figuras lendárias, o popular “Mané”

0
Foto: Divulgação

Manoel Ribeiro, o popular Mané, fazia parte da história de Iguatemi. Conhecido por todos, ele andava pelos comércios e ruas da cidade. Era uma criança grande, presença marcante nas missas, velórios e enterros, e muitas vezes até ajudava a carregar o caixão. Adorava crianças, e não há um morador do município que não o conhecesse. Ele faleceu na quarta-feira, dia 21, após ser atropelado por uma pá carregadeira que realizava obras no canteiro central.

Foi uma fatalidade. De acordo com informações, ele teria atravessado o canteiro central no exato momento em que a pá carregadeira fazia uma manobra em marcha ré e, por estar em um ponto cego, o condutor não o viu. Mané chegou a ser socorrido, mas, devido aos vários ferimentos, não resistiu e faleceu.

Manoel não era apenas um cidadão; era uma figura lendária que fazia parte do dia a dia dos iguatemienses e até foi citado em um livro que conta a história do município. A notícia de sua morte abalou todos os moradores de Iguatemi.

As manifestações nas redes sociais foram de muita emoção e tristeza, com a notícia desse trágico acidente que tirou a vida do Mané, como era carinhosamente conhecido. Mesmo com todos os esforços, inclusive uma mobilização para transferi-lo para a cidade de Dourados, não foi possível salvá-lo. Todos sentem e lamentam profundamente sua perda. No seu velório, os iguatemienses lotaram o espaço do Pax Primavera para se despedir do Mané. O cortejo fúnebre foi acompanhado por centenas de pessoas e marcado por muita emoção na despedida de alguém que deixará muitas saudades e lembranças.

Adeus, Senhor Manoel Ribeiro! Que Deus o receba de braços abertos.

Fonte: Kidão

Iguatemi: DOF apreende maconha e skunk em fundo falso de veículo que seguia para o Paraná

0
Foto: Assessoria/DOF

Policiais militares do DOF (Departamento de Operações de Fronteira) apreenderam nesta quinta-feira (22), em Iguatemi, um veículo Fiat Tempra, transportando maconha e skunk em um fundo falso. O condutor do carro, de 60 anos, foi preso em flagrante.

Os militares faziam bloqueio na MS-295, zona rural do município, quando abordaram o motorista do automóvel. Durante entrevista, o homem não soube explicar o motivo da viagem e apresentou muito nervosismo com a presença policial.

Em buscas minuciosas, os policiais localizaram um fundo falso no painel do veículo, contendo 11 tabletes de maconha, que após a pesagem totalizaram 12,2 quilos do entorpecente, além de 26 volumes de skunk, com peso total de quatro quilos.

Questionado, o homem afirmou que pegou as drogas em Coronel Sapucaia e levaria até a cidade de Maringá (PR), onde receberia R$ 6 mil pelo transporte. O material apreendido, avaliado em aproximadamente R$ 140 mil, foi encaminhado à Delegacia da Polícia Civil de Iguatemi.

A ação envolvendo os policiais do DOF aconteceu dentro do Programa Protetor das Fronteiras e Divisas, parceria da Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública) com o MJSP (Ministério da Justiça e Segurança Pública).

Confira a farmácia de plantão hoje em Amambai

0

Plantão: Drogaria Miranda    Fone: 3481-2961

Ao lado do O Boticário

Procura-se cadela desaparecida em Amambai

0
Foto: Arquivo pessoal

Redação

Uma cadela chamada Luna desapareceu perto do Banco Bradesco, em Amambai, na noite da última quarta-feira, dia 21.

O animal foi visto pela última vez na Praça Coronel Valêncio de Brum. O sumiço aconteceu depois que fortes ventos abriram o portão da casa, permitindo que a cadela escapasse.

Quem tiver informações sobre Luna deve entrar em contato com Geovane pelo telefone (67) 99255-2562.

(Com informações do site Amambai Notícias)

APAE  realiza 6ª Edição da Feijoada Solidária em Amambai neste sábado (24)

0

Neste sábado, 24 de agosto, Amambai será palco da 6ª edição da Feijoada Solidária, um evento beneficente em prol da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE). Com o lema “O bem começa com você”, a feijoada promete unir a comunidade em um ato de solidariedade, com toda a renda sendo revertida para a Escola Especial Renascer.

O evento, que terá início a partir das 10h30, contará com a animação da banda Biografia, além das apresentações da dupla João Haroldo e Betinho e do grupo Mistura Brasileira, garantindo uma trilha sonora envolvente para a tarde de confraternização.

Os ingressos estão disponíveis ao valor de R$ 150,00 e podem ser adquiridos na Loja Ge Concept. Participe dessa causa e ajude a transformar vidas!

Fonte: A.N /Grupo A Gazeta

Mega adesivaço marca apoio à campanha de Sérgio Barbosa e Jaime Vizzotto em Amambai

0
Fotos: Divulgação

Nesta quarta-feira, dia 21, a coligação “Amambai Muito + Pra Você”, Vote 15, que tem como candidatos Sérgio Barbosa(MDB) para prefeito e Jaime Vizzotto(PP) como vice, promoveu um mega adesivaço em frente ao comitê de campanha da coligação. A ação contou com a adesão espontânea de centenas de eleitores que compareceram para estampar seus veículos com o símbolo da campanha.

O evento foi marcado pela presença de pessoas que, sem qualquer obrigação ou compensação financeira, demonstraram apoio genuíno ao projeto que promete transformar Amambai de forma positiva. “Foi uma verdadeira demonstração de engajamento voluntário. As pessoas vieram porque acreditam no trabalho que está sendo feito em prol do município”, destacou um dos coordenadores da campanha.

Além da presença de Sérgio Barbosa e Jaime Vizzotto, os candidatos a vereador também participaram da ação, interagindo com os apoiadores e destacando o compromisso de fazer uma campanha limpa e voltada para o bem-estar de toda a população. O clima leve e a grande quantidade de carros adesivados reforçaram a ideia de que essa é uma campanha que caminha ao lado do povo e é construída por quem acredita em um futuro melhor para Amambai.

5ª etapa do Campeonato Pro Tork Regional MX Sport de Velocross 2024 acontece neste fim de semana

0
Fotos: Divulgação

Neste fim de semana, nos dias 24 e 25, a Villa Ygatimí, no Paraguai, localizada a 40 km de Paranhos, se tornará o centro do velocross. Será a 5ª etapa do Campeonato Pro Tork Regional MX Sport de Velocross 2024, reunindo os melhores pilotos do Paraguai, Mato Grosso do Sul e Paraná. O evento é promovido pela equipe Tô Sem Freio.

Com organização da MX Esporte, a pista local será palco de um espetáculo de velocidade sobre duas rodas, contando com uma praça de alimentação e narração de Maurício Silva e Rick Barrios.

5ª etapa do Campeonato Pro Tork Regional MX Sport de Velocross 2024 acontece neste fim de semana
5ª etapa do Campeonato Pro Tork Regional MX Sport de Velocross 2024 acontece neste fim de semana

Homem relata furto de três estruturas de ferro em Amambai e oferece recompensa

0
Objetos furtados eram estruturas de ferro para serem usadas em outdoor. Foto: Divulgação

Redação

Um furto de estruturas de ferro aconteceu em Amambai. A vítima, que compareceu à Delegacia de Polícia Civil para relatar o caso, informou que esses materiais faziam parte de uma estrutura que estava sendo montada para um outdoor.

Segundo o boletim de ocorrência, o furto ocorreu na madrugada de 7 de agosto, quando três estruturas de ferro de 4,50 metros, no formato de torres, foram levadas. A vítima estava trabalhando na montagem quando os materiais foram subtraídos e, até o momento, os itens não foram recuperados.

A vítima está oferecendo uma recompensa para quem fornecer informações que levem à recuperação das estruturas ou que identifiquem o responsável pelo furto. Para comunicar qualquer informação, basta falar com o Paulino pelo telefone/WhatsApp (67) 9868-6665.

Lia Nogueira pede mais segurança para região da Avenida Guaicurus em Dourados

0
Foto: Divulgação

Frequentes ataques e assédios sexuais para mulheres praticantes de ciclismo e caminhada no prolongamento da avenida Guaicurus em Dourados, levaram a deputada estadual Lia Nogueira solicitar o reforço no policiamento na região. A parlamentar alertou os casos estão aumentando e isso tem causado medo e transtorno para as mulheres.

“Os frequentes incidentes evidenciam a vulnerabilidade dos moradores e frequentadores da área, especialmente mulheres, que utilizam a via para suas atividades diárias. O aumento da ronda policial e o reforço do policiamento ostensivo são medidas necessárias para coibir novas ocorrências de crimes dessa natureza e para garantir a proteção de todos”, disse Lia.

A parlamentar lembrou que foi procurada pelo ciclista Thiago Pedroso que demonstrou a preocupação da comunidade do ciclismo com a situação e pediu ajuda.

Polícia Civil estoura boca de fumo em Amambai e recupera objetos subtraídos

0
Foto: Assessoria

A Polícia Civil, por intermédio da Seção de Investigações Gerais (SIG) da Delegacia de Amambai, realizou uma operação nesta quarta-feira (21), que resultou no desmantelamento de um ponto de venda de drogas, localizado na Vila Cristina. Uma bicicleta que havia sido furtada, foi encontrada no local e apreendida, para restituição à vítima.

As investigações tiveram início após o relato do furto de uma bicicleta, que posteriormente foi avistada em uma residência na Vila Cristina, que funcionava como “boca de fumo”. Com base nessas informações, a equipe policial se deslocou até o endereço indicado e observou a movimentação de várias pessoas, que tentaram fugir ao perceber a aproximação dos policiais. Contudo, o proprietário do imóvel, identificado como E.C.L., de 24 anos, foi capturado.

Durante a ação, além da bicicleta furtada, os policiais encontraram uma quantia em dinheiro trocado, além de maconha e crack, confirmando a atividade de tráfico de drogas no local. Em entrevista preliminar, E.C.L. (24) confessou que comercializava entorpecentes e que havia adquirido a bicicleta furtada.

Diante dos fatos, E.C.L. (24) foi preso em flagrante por tráfico de drogas e receptação, sendo conduzido para a Delegacia de Amambai, onde permanece à disposição da Justiça.

Mara Caseiro solicita recapeamento da MS-450 em Aquidauana

0
Foto: Tavane Ferraresi

A deputada estadual Mara Caseiro (PSDB) pediu atenção do governo estadual na Rodovia MS- 450, conhecida como Estrada Parque que liga os distritos de Palmeiras, em Dois Irmãos do Buriti, e Piraputanga e Camisão, em Aquidauana. A indicação apresentada na sessão desta quarta-feira (21) foi encaminhada ao secretário estadual de Infraestrutura e Logística, Hélio Peluffo Filho e ao diretor-presidente da Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos – AGESUL, Mauro Azambuja Rondon.

Inaugurado em 2019, o trecho da rodovia encontra-se com buracos e desníveis. “Sabe-se que as características iniciais de um pavimento se degradam com a passagem do tempo, sobretudo, em razão do uso e das ações climáticas. A MS-450 não foge a esta regra, já que é via bastante utilizada pelos motoristas da região e indispensável para o escoamento da produção dos municípios mencionados nesta Indicação”, disse a deputada.

Mara Caseiro destacou que as precárias condições rodoviárias impactam no bem-estar da população e são barreiras reais para a agricultura, indústria e comércio, fatores que podem impedir tentativas de alcançar o almejado progresso econômico. “Acima dos entraves econômicos causados pela situação da via, está a necessidade de prover ao cidadão um sistema viário que possibilite a movimentação de veículos com fluidez, conforto e, sobretudo, segurança. Por isso, peço que a presente indicação seja atendida”, finalizou ela.

Agosto Dourado em Amambai: evento reforça apoio à amamentação com palestras e conscientização

0
Aline Paula Klein Coelho, Coordenadora das Linhas de Cuidado em Saúde e organizadora do evento. Fotos: A.N./Grupo A Gazeta

Com o tema “Amamentação: apoie em todas as situações”, Amambai recebeu um evento de grande importância no Mês do Aleitamento Materno, conhecido como Agosto Dourado. O encontro, realizado pela Secretaria Municipal de Saúde, reuniu diversos profissionais da área com o objetivo de discutir a importância da amamentação e promover o apoio necessário em diferentes contextos, principalmente durante crises e emergências.

Agosto Dourado em Amambai: evento reforça apoio à amamentação com palestras e conscientização
Profissionais da Secretaria de Estado de Saúde do MS marcaram presença no evento.

Organizado por Aline Paula Klein Coelho, Coordenadora das Linhas de Cuidado em Saúde, com apoio da Coordenadora de Atenção Primária em Saúde, Luciana Alcantre e da Secretária Municipal de Saúde Dirlene Zanetti. O evento visou capacitar profissionais de saúde para melhor orientação e atendimento a mães e bebês. “Com a finalidade de conscientizar os profissionais de saúde para a importância da amamentação, abordamos temas como alimentação saudável, pré-natal do parceiro, teste da linguinha e a importância da imunização na gestação”, explicou Aline.

O evento contou com a presença de enfermeiros, nutricionistas, agentes comunitários de saúde e agentes indígenas de saúde, que participaram de uma programação repleta de palestras, entre elas, destacamos a palestra que abordou o tema principal do evento, que foi ministrada pela enfermeira obstetra Liliane Dias Tenório Rodrigues, Responsável Técnica em Aleitamento Materno da Secretaria de Estado de Saúde do Mato Grosso do Sul (SES/MS).

Liliane enfatizou a necessidade de reduzir desigualdades no apoio à amamentação, destacando a importância de garantir que todas as mães, especialmente as mais vulneráveis, recebam o suporte necessário.

Nossa programação também contou com a presença de profissionais de saúde do município, que palestraram sobre temas de grande relevância sobre tema.

Presenças Marcantes

Além de Liliane, o evento também contou com a presença de Cristiana Schulz, gerente da Saúde da Criança e do Adolescente da SES, e da socióloga Jadir Dantas, que aproveitou a ocasião para dialogar sobre o Agosto Lilás e a Lei do Minuto Seguinte, reforçando a importância da prevenção à violência contra a mulher.

Programação Dinâmica

A programação do evento foi intensa e variada, abordando temas que dialogam diretamente com o cotidiano dos profissionais de saúde e a realidade das mães amambaienses.

A Abertura contou com uma apresentação cultural do músico Marlon Flores, que seguiu com a seguinte programação:

  • Palestra sobre a importância dos marcadores de consumo alimentar e Guia Alimentar para crianças, com a nutricionista Franciele Perini Zanatta;
  • Palestra sobre papel do pré-natal do parceiro no sucesso do aleitamento materno Normatização de Produtos Comerciais Destinados a Crianças, com a enfermeira Aline Paula Klein Coelho;
  • Palestra sobre o apoio à amamentação em todas as situações com Liliane Dias Tenório Rodrigues;
  • Palestra sobre a importância do teste da linguinha para o desenvolvimento infantil, com a Fonoaudióloga Lohana Silva Elias;
  • Palestra sobre a Imunização da gestação, com as enfermeiras Dayana Gregorius e Luzia Pereira.

Ao final do evento, foram sorteados brindes entre os participantes, encerrando com um clima de motivação e renovação para fortalecer o compromisso com a saúde materno-infantil em Amambai.

O Agosto Dourado segue como um mês de grande importância para o incentivo à amamentação, e eventos como este reforçam a necessidade de um apoio constante e estruturado para mães e bebês, garantindo que, em qualquer situação, a amamentação seja possível e eficaz.

Fonte: A.N./Grupo A Gazeta