8.5 C
Amambai
sexta-feira, 26 de junho de 2026
Início Site Página 872

Amambai sedia a 1ª Corrida Heróis do Fogo em dezembro

0
Foto: Divulgação

Redação

A 1ª Corrida Heróis do Fogo acontecerá em Amambai no dia 15 de dezembro, com a largada programada para as 7h no quartel do 16º Subgrupamento de Bombeiros Militar (16º SGBM) da cidade. O evento é realizado pelo Grêmio XX de Dezembro e organizado pelo Time Certo.

A corrida será dividida em diversas categorias, com premiações para os cinco primeiros colocados na categoria geral masculina e feminina. Os vencedores receberão prêmios em dinheiro: R$ 300,00 para o 1º lugar, R$ 250,00 para o 2º lugar, R$ 200,00 para o 3º lugar, R$ 150,00 para o 4º lugar e R$ 100,00 para o 5º lugar.

Além disso, haverá uma premiação específica para a categoria Forças de Segurança, também abrangendo masculino e feminino. O 1º lugar receberá R$ 200,00, o 2º lugar R$ 150,00 e o 3º lugar R$ 100,00.

Os participantes serão divididos em faixas etárias, com troféus concedidos aos três primeiros colocados em cada grupo, tanto no masculino quanto no feminino. As faixas etárias abrangem as idades de 14 a 29 anos, 30 a 39 anos, 40 a 49 anos, 50 a 59 anos e acima de 60 anos.

As inscrições, com um limite de 150 vagas, já foram abertas. O primeiro lote está disponível até 14 de outubro pelo valor de R$ 70,00 e o pagamento deve ser realizado via Pix, utilizando a chave 48.872.688/0001-26, em nome da Associação Grêmio Esportivo e Recreativo dos Bombeiros. Para mais informações e inscrições, os interessados podem entrar em contato com Marta pelo telefone/WhatsApp (67) 99635-0844.

A Corrida Heróis do Fogo conta com o apoio do Corpo de Bombeiros Militar e do atleta Itamar Santos, com patrocínio da Gráfica e Papelaria Modelo e do Grupo A Gazeta.

Equipe de Amambai é 4ª colocada na Corrida do Facho em Campo Grande

0
Os integrantes das equipes que representaram Amambai na edição 2024 da tradicional Corrida do Facho, em Campo Grande. (Foto: Divulgação)

A Gazeta

A equipe “A” de Amambai, sob coordenação do campeão brasileiro de atletismo, Itamar Cardoso, foi 4ª colocada na edição 2024 da tradicional Corrida do Facho, competição de revezamento 10×1.000 metros, ou seja, dez atletas que se revezam, cada um percorrendo um percurso de mil metros.

A competição, que aconteceu na manhã dessa segunda-feira, dia 26 de agosto e fez parte das celebrações alusivas aos 125 anos da capital Sul-mato-grossense, contou com a participação de duas equipes amambaienses. A equipe Viva Run “A” e a equipe Viva Run “B”.

A equipe Run“A” composta pelos atletas; Itamar Cardoso dos Santos, Lucas Fael Ramos dos Santos, Reginaldo Machado Aquino, Alexandre Ribeiro Miranda, Marcone da Silva Militino, Vinícius de Sousa Oliveira, Rosalino Sanabria Júnior, Leonardo Gomes Mota, João Victor Almeida Aleixo, Cleberson Escobar Aguirre, tendo como reserva o atleta Anthony Izak Ferreira Godoy, conquistou a 4ª colocação entre as 12 equipes participantes da Corrida do Facho 2024.

Já a equipe “B” da Cidade Crepúsculo, composta pelos atletas; Paulo Sérgio Filho Modesto, Thiago Colvero Rockenbach, Alison Daniel dos Santos Alves, Bruno de Oliveira Fernandes, Luan Jesus de Castro, Matheus Vargas Bastos, Natanael Pinheiro de Oliveira, Bruno Lucas Nunes Pereira, Jamerson Fagundes dos Santos e Alisson Anael Silva Duarte, foi a 8ª colocada na competição estadual.

Apoiaram a participação das equipes amambaienses na competição estadual em Campo Grande, a Prefeitura de Amambai através da Sedesc (Secretaria de Desporto e Cultura), que forneceu o transporte dos atletas, o Mercado Cardoso, a Intech telecom, The Best Açaí, a Farmácia Bampi, a Farmácia Master Farma, o Hotel Soledade, Barbearia Aldaves e a Unifecaf, entre outros colaboradores.

Veículos furtados são recuperados pelo DOF em Japorã, com carga milionária de maconha

0
Fotos: Assessoria DOF

Policiais militares do DOF (Departamento de Operações de Fronteira) recuperaram, na tarde de sexta-feira (23) uma Toyota SW4 e uma Mitsubishi Pajero, ambas de cor preta, carregadas com mais de duas toneladas de maconha. Na ação ninguém foi preso.

Os militares realizavam um bloqueio policial para fiscalização na rodovia MS-299, área rural do município de Japorã, quando deram a ordem de parada aos condutores que seguiam, em alta velocidade, no sentido Sete Quedas/Japorã. Eles não obedeceram e aceleraram em fuga, até abandonarem os veículos e correrem para uma mata do lado paraguaio.

Os veículos estavam com placas falsas e, durante a checagem dos agregados, os policiais constatarem que a SW4 foi furtada em Itajaí (SC) no dia 1º de maio do corrente ano, sendo as placas originais do município de Birigui (SP). Já a Pajero foi furtada em Araucária (PR), no dia 21 de novembro de 2023, sendo as placas originais do município de Joinville (SC).

O total da maconha apreendida nos dois veículos foi de 2,32 toneladas. A ocorrência foi registrada e entregue na Defron (Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes de Fronteira), em Dourados. O prejuízo estimado ao crime foi de R$ 2,96 milhões.

A ação envolvendo os policiais do DOF aconteceu dentro do Programa Protetor das Fronteiras e Divisas, parceria da Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública) com o MJSP (Ministério da Justiça e Segurança Pública).

Veículos furtados são recuperados pelo DOF em Japorã, com carga milionária de maconha

Tempo firme retorna ao MS e semana inicia com temperaturas amenas e baixa umidade

0

Para esta segunda (26) e terça-feira (27), a previsão indica tempo estável, com sol e variação de nebulosidade. Além disso, de acordo com o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), o tempo volta a ficar seco e pode registrar baixos valores de umidade relativa do ar, entre 10% e 20%.

Espera-se as menores temperaturas associadas a esta frente fria na segunda-feira, com mínimas próximas dos 5°C a 7°C na região sul do Estado, porém, em áreas pontuais, os valores podem ficar abaixo dos 4°C a 5°C. Ainda, entre segunda e terça, as temperaturas permanecem em gradativa elevação devido a um sistema de alta pressão que impulsiona o ar seco para Mato Grosso do Sul.

Previsão para segunda-feira (26)

Nesta segunda, Campo Grande amanhece com 11°C e chega aos 24°C à tarde. Na região do Bolsão, Paranaíba tem mínima de 13°C e máxima de 26°C, já Três Lagoas apresenta variação entre 10°C e 25°C. No norte do Estado, os termômetros em Coxim marcam 15°C inicialmente e atingem 28°C ao longo do dia.

No Pantanal, a mínima em Corumbá é de 15°C e a máxima de 26°C, enquanto Aquidauana registra 11°C pela manhã e 25°C nos horários mais quentes. No município de Porto Murtinho, na região Sudoeste, a temperatura varia entre 9°C e 23°C.

Anaurilândia, na região Leste, tem mínima de 7°C e máxima de 22°C. Em Ponta Porã, na fronteira com o Paraguai, a mínima é de 6°C e a máxima de 19°C. Neste dia, Iguatemi, no Cone-Sul, e Dourados, na região Grande Dourados, apresentam a temperatura mais baixa, com valores que iniciam aos 4°C e chegam a máximas respectivas de 21°C e 22°C.

Tempo firme retorna ao MS e semana inicia com temperaturas amenas e baixa umidade
Tempo firme retorna ao MS e semana inicia com temperaturas amenas e baixa umidade

Previsão para terça-feira (27)

Em Campo Grande, a mínima prevista é de 15°C e a máxima de 29°C. Em Dourados, o dia inicia com 8°C e chega aos 24°C à tarde. Na região Sul-Fronteira, Ponta Porã tem mínima de 10°C e máxima de 22°C. Em Iguatemi, no Cone-Sul, os valores variam entre 8°C e 23°C.

Na região do Bolsão, Paranaíba amanhece com 11°C e atinge 29°C ao longo do dia, enquanto a temperatura em Três Lagoas fica entre 10°C e 27°C. Em Coxim, no norte, a mínima é de 17°C e a máxima de 34°C; Camapuã, na mesma região, apresenta variação entre 15°C e 32°C.

Corumbá, no Pantanal, tem mínima de 17°C e máxima de 31°C, já os termômetros em Aquidauana marcam 15°C inicialmente e chegam aos 30°C à tarde. Na região sudoeste, no município de Porto Murtinho, a mínima é de 14°C e a máxima de 29°C.

Heloisa Duim, Programa de Estágio Supervisionado

Bombeiros informam que 193 e telefone fixo estão inoperantes e disponibilizam o (67) 99822-0592

0
Foto: Divulgação

Redação

Na noite deste domingo, dia 25 de agosto, o Corpo de Bombeiros de Amambai comunicou que o número de emergência 193 e a linha de telefone fixo estão temporariamente inoperantes, devido a problemas técnicos.

Enquanto isso, o Corpo de Bombeiros disponibilizou um número temporário via WhatsApp (67) 99822-0592 para que a população possa solicitar ajuda em casos de emergência.

Confira a farmácia de plantão hoje em Amambai

0

Plantão: Farmácia São Paulo    Fone: 3481-1693

Ao lado dos Correios

Corpo de Bombeiros atende ocorrência de capotamento de caminhão em Amambai

0
Fotos: Corpo de Bombeiros de Amambai

Redação

Na noite deste sábado, dia 24, o Corpo de Bombeiros atendeu a uma ocorrência de capotamento envolvendo um caminhão na saída para Ponta Porã, próximo à empresa C. Vale, em Amambai.

De acordo com informações fornecidas pela corporação, o veículo, uma carreta carregada com milho, vinha de Antônio João com destino ao Rio Grande do Sul. O motorista afirmou que o acidente ocorreu após perder o controle do veículo ao atingir um buraco na rodovia.

No momento do atendimento, o motorista estava fora do veículo, consciente e orientado. Ele não apresentava sinais de fraturas, mas relatou dores na região lombar.

Corpo de Bombeiros atende ocorrência de capotamento de caminhão em Amambai

Nota de falecimento de Luiz Carlos Miquelato

0

Comunicamos com pesar o falecimento neste sábado, dia 24, no Hospital Regional, em Amambai, de Luiz Carlos Miquelato, de 80 anos.

Seu corpo foi velado no Memorial Pax Vida e o sepultamento foi realizado neste domingo, dia 25, às 7h30, no Cemitério Municipal Santo Antônio.

Informou Pax Vida Amambai– Fone: (67) 3481-1922

Procura-se gato desaparecido em Amambai

0
Dindin é o gato preto, que está desaparecido. Fotos: Divulgação

Redação

Um gato preto, adulto, castrado e em tratamento médico, chamado Dindin, desapareceu na quinta-feira, dia 22 de agosto, por volta das 12h, nas imediações da Clínica Veterinária Saúde Animal, em Amambai. De acordo com as informações fornecidas pela dona, Andy Wolff, o felino é manso e considerado parte importante da família.

Andy relatou que Dindin está em tratamento e que sua ausência é motivo de grande preocupação. Ela também relatou que a mãe do Dindin, Chôchô, sente falta dele e ainda o considera como um filhote, demonstrando apego e cuidado com ele.

A família dará uma gratificação a quem ajudar a encontrar o Dindin. Qualquer pessoa que tenha informações sobre o paradeiro do gato, basta entrar em contato com a Andy Wolff pelo telefone/WhatsApp (67) 99351-4720.

Confira a farmácia de plantão hoje em Amambai

0

Plantão: Drogaria Vidal Farma     Fone: (67) 99329-1923

Em frente ao Terminal Rodoviário

Cresol estará presente em edição histórica da Expointer

0
Cresol prepara estande para a Expointer 2024. Foto: Divulgação

A Cresol participará da Expointer 2024, que acontecerá de 24 de agosto a 1º de setembro, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, no Rio Grande do Sul. Um dos maiores eventos agropecuários da América Latina, a feira já é considerada uma edição histórica e marca a reconstrução do Estado após as fortes chuvas de maio e este ano traz como lema “Superar é da nossa natureza”.

A instituição financeira cooperativa vem desenvolvendo diversas ações para apoiar na retomada do Estado, desde a mobilização para doações a alternativas e soluções para os seus cooperados com a prorrogação de parcelas, refinanciamentos e linha de crédito emergencial, com informações na página Cresol AjudaRS.

Cledir Magri, presidente da Cresol, destaca a presença na Expointer, pelo oitavo ano consecutivo. “Permanecemos ao lado do Rio Grande do Sul diante desse momento desafiador. E nossa presença na Expointer 2024 reforça o relacionamento com nossos cooperados e fortalece a retomada do protagonismo e da força inerentes ao povo gaúcho”.

Na edição de 2023, a Cresol obteve resultados expressivos na Expointer, com 170 propostas de negócios e R$ 70,2 milhões em recursos protocolados, um aumento de 27% em relação.  Para 2024, a expectativa é superar esse volume de negócios e, principalmente, diversificar as oportunidades de retomada e investimentos para os cooperados, contribuindo com a recuperação da economia no Estado, com reflexo em todo o Brasil.

A equipe de negócios da Cresol estará disponível para atender cooperados, parceiros e visitantes, com foco no portfólio voltado para produtores rurais. Além disso, a cooperativa terá presença no pavilhão da agricultura familiar e diretores participarão de importantes agendas com representantes do BNDES, BRDE e outras instituições, para discutir oportunidades no mercado de crédito.

Com 259 unidades de atendimento, a Cresol atende mais de 267 mil cooperados no Rio Grande do Sul e mantém um plano de expansão no Estado para 2025, visando estar ao lado dos cooperados para superar os desafios e promover o crescimento de seus empreendimentos e da comunidade.

Sobre a Cresol

Com 29 anos de história, mais de 900 mil cooperados e 900 agências de relacionamento em 19 Estados, a Cresol é uma das principais instituições financeiras cooperativas do País. Com foco no atendimento personalizado, a Cresol fornece soluções financeiras para pessoas físicas, empresas e empreendimentos rurais.

Fortalecimento do PL em MS: construções políticas e alianças estratégicas sob a liderança de Tenente Portela

0
Foto: Assessoria

No cenário político de Mato Grosso do Sul, o PL (Partido Liberal) destaca-se como uma força em crescimento, impulsionado por uma estratégia alinhada e sólida. Sob a liderança do Tenente Portela, presidente da Executiva Estadual do partido há cerca de dois meses, o PL tem conduzido articulações políticas que estão em harmonia com as diretrizes da Executiva Nacional, consolidando sua influência nos municípios e reforçando a coesão de sua base parlamentar.

Portela, em sua liderança, tem mostrado um profundo respeito e atenção à base de deputados estaduais e federais do PL, assegurando que as ações do partido estejam sempre em sintonia com as necessidades e expectativas desses parlamentares. Esse comprometimento é especialmente importante em um estado como Mato Grosso do Sul, onde o conservadorismo é predominante e o bolsonarismo tem forte influência, com mais de 74% de adesão entre a população.

Além disso, o PL de Mato Grosso do Sul tem sido vigilante em relação às obrigações estatutárias dos vereadores, garantindo que as determinações do partido sejam rigorosamente cumpridas. Isso inclui a formação de coligações estratégicas com outros partidos de direita, que foram planejadas não apenas para fortalecer o PL no Estado, mas também para garantir o crescimento de seus aliados. “Essas alianças criam um bloco político coeso e preparado para os desafios eleitorais”, complementou Portela.

Sobre esse esforço, Portela reconheceu as dificuldades e a importância do apoio da base. “Há pouco mais de 40 dias do pleito eleitoral foi muito dificultoso para conseguir agregar. Não posso esquecer da participação dos parlamentares que deram apoio, como o Coronel David, Neno Razuk, Londres Machado, Mara Caseiro, Caravina, Gerson Claro, etc. Nós precisamos fazer essa construção para o PL alcançar um objetivo maior, ganhar espaço político. Para isso, nós abrimos mão de muitas coisas porque observamos que não teríamos as mesmas condições que hoje temos de vencer as eleições municipais.”

Portela também enfatizou a importância de trabalhar a ideologia com equilíbrio: “Ideologia é importante, mas desde que seja trabalhada com agregamento. Ela é uma necessidade, mas não podemos radicalizar igual o que estava sendo feito. Estas eleições serão fundamentais em 2026, para encorparmos o partido; com o diálogo, estamos fortalecendo muito o PL.”

Portela apresentou um relatório detalhado sobre as candidaturas do PL no estado para as eleições municipais de 2024, destacando a estratégia cuidadosamente planejada do partido. O relatório revela que o PL estará presente em 66 municípios na disputa eleitoral e contará com 17 candidatos a prefeito, sendo que mais da metade desses têm chances reais de vitória. Entre esses candidatos, 15 são homens e duas são mulheres, demonstrando um compromisso crescente com a representatividade de gênero, especialmente em municípios como Caarapó, Iguatemi e Campo Grande.

Para o cargo de vice-prefeito, o partido conta com 25 candidatos, sendo 16 homens e 9 mulheres, com grandes chances de sucesso no pleito eleitoral. Para vereador, o PL lançou 629 candidatos, dos quais 409 são homens e 220 são mulheres. “Essa expressiva participação feminina reflete o compromisso do partido com a diversidade e a representatividade”, afirmou Portela.

O PL investiu significativamente em candidaturas que buscam não apenas garantir vitórias eleitorais, mas também consolidar sua presença em municípios estratégicos como Alcinópolis, Caarapó, e Guia Lopes da Laguna. Em muitos desses locais, o PL optou por chapas puras, reforçando a identidade partidária e a coesão interna. Em Campo Grande, por exemplo, as coligações com o PSDB potencializam as chances de vitória, enquanto em municípios menores, como Bandeirantes e Figueirão, as alianças com o PSD reforçam a presença do PL nas vice-prefeituras.

Sobre a formação das coligações, Portela explicou que, “o critério para as coligações foi da Executiva Nacional do PL, quando fez a determinação de atender o PSDB em 34 municípios de acordo com as chances de vitória, conforme as pesquisas registradas. Respeitando a base dos deputados federais e estaduais, foi feito o atendimento em cima das prioridades. A construção de coligações no Mato Grosso do Sul vem por uma orientação e feita uma construção pela presidência do partido, e não pelo Tenente Portela.”

Apesar do panorama otimista, o PL enfrenta desafios em alguns municípios onde decidiu não lançar candidatos a cargos majoritários, como em Anaurilândia e Angélica, focando apenas nas candidaturas a vereador. “Nesses municípios, a estratégia é fortalecer as bases para futuras disputas eleitorais, isso com bastante diálogo”, pontua.

Portela também ressaltou a importância da representação feminina na política, destacando a influência da primeira-dama, Michelle Bolsonaro. “A dona Michelle Bolsonaro tem aglutinado muitas mulheres e tem inspirado muitas delas com sua atuação, especialmente no fortalecimento do mandato de mulheres no Mato Grosso do Sul e no Brasil”, afirma.

De acordo com o dirigente, é importante a participação ativa nos municípios para que o PL ocupe espaços políticos onde ainda não está presente. “Nossa estratégia é a aproximação das bases. Temos que procurar estar cada vez mais participativos nesta construção de espaços em favor da administração e do desenvolvimento destas cidades, atendendo também aos anseios da população.”

Portela destacou a importância dos jovens na política: “Não podemos esquecer dos jovens que fazem parte da engrenagem e são o futuro da boa política.”

Ele acrescenta que o fortalecimento do PL é primordial para o futuro do bolsonarismo e que exclusivamente, o partido determinou as ações de coligação e parceria com os partidos para a ascensão da direita. “Havia uma necessidade de se fazer parcerias com esses partidos que hoje são nossos aliados. Com isso, se provou que a estratégia de caminhar sozinho não funciona. Nós precisamos fortalecer Jair Messias Bolsonaro; é ele quem precisamos fortalecer. Todo mundo quer estar ao lado de Bolsonaro, pois ele é a maior liderança da direita conservadora.”

Portela finalizou reafirmando a importância das eleições de 2024. “Esperamos o crescimento contínuo do PL e buscamos expandir sua influência e fortalecer sua base política em Mato Grosso do Sul. As eleições de 2024 serão um termômetro crucial para o futuro do partido, tanto no cenário estadual quanto nacional, confirmando sua relevância e potencial de liderança no contexto político brasileiro.”

Nota de falecimento de Agrepina Centurion

0

Comunicamos com pesar o falecimento, no Hospital Regional, em Amambai, de Agrepina Centurion, de 59 anos.

Seu corpo foi velado na sexta-feira (23) a partir das 16h no Memorial Primavera e o sepultamento foi realizado neste sábado (24) às 9h no Cemitério Municipal Crepúsculo.

Informou Pax Primavera- Fone: 3481-1887

Em menos de uma semana, duas pessoas foram presas por maus-tratos a animais em Amambai

0
Fotos: Assessoria

A Polícia Civil, por intermédio da Delegacia de Amambai, indiciou duas pessoas por crimes de maus-tratos contra animais. A primeira prisão ocorreu na segunda-feira (19), quando voluntários da ONG Adote um Campeão de Quatro Patas denunciaram que dois cachorros de pequeno porte encontravam-se em situação de abandono e em condições insalubres.

Diante da situação precárias dos animais, a equipe policial foi até o local e identificou L.H.P.S. (30) como proprietário da residência e tutor dos animais. Ele alegou que prestava assistência aos cachorros, no entanto, diante dos indícios de maus-tratos, L.H.P.S. foi preso em flagrante e conduzido a Delegacia de Polícia Civil de Amambai, para as providências cabíveis.

Já nesta quinta-feira (22), uma denúncia foi realizada junto a Polícia Militar Ambiental. Neste caso, um cachorro de porte médio foi encontrado morto por enforcamento.

Foi iniciada as investigações e identificado N.D.L. (20) como proprietário da residência e tutor do animal. Em vistoria ao imóvel, os policiais encontraram outro cachorro de pequeno porte preso em um dos quartos, em condições insalubres.

Ao ser indagado quanto aos fatos, N.D.L. afirmou que prestava assistência aos animais a cada dois dias, tendo em vista que não morava no local. No entanto, quando a equipe policial se deslocou até a residência onde N.D.L. estava residindo, encontraram outro cachorro de pequeno porte preso em um banheiro, também em condições insalubres. Diante dos fatos, ele foi preso em flagrante e conduzido a delegacia.

De acordo com a médica veterinária Drª Patrícia Kely, que deu assistência aos animais resgatados, os cães apresentavam estado de caquexia, desidratação, presença de ectoparasitas como pulgas, carrapatos e ácaros (sarna), além de infecções e anemia. Os animais foram resgatados e ficaram aos cuidados da ONG e posteriormente serão colocados para adoção.

A Polícia Civil alerta que maus-tratos a animais é crime com pena de reclusão de dois a cinco anos, além de multa e perda da guarda do animal, conforme previsto na Lei 14.064/2020. Em caso de morte do animal, a pena poderá ser aumentada em 1/3.

Em menos de uma semana, duas pessoas foram presas por maus-tratos a animais em Amambai

Inclusão social: programa ‘MS Supera’ abre inscrições para nova fase de seleção

0
Foto: Álvaro Rezende

O programa MS Supera, que oferece auxílio financeiro para estudantes de baixa renda, abre inscrições para a Fase E de seleção a partir de hoje, 22 de agosto, até o dia 3 de setembro. Esta fase oferece mais uma oportunidade em 2024 para estudantes ingressarem no programa, que atualmente conta com 1.807 acadêmicos já beneficiados, mas ainda dispõe de 193 vagas. O link para inscrição está disponível no site www.sead.ms.gov.br.

O objetivo do MS Supera, coordenado pela Sead (Secretaria de Estado de Assistência Social e dos Direitos Humanos), é garantir a permanência de estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica em cursos de nível técnico ou universitário, evitando a evasão escolar e promovendo a inclusão educacional, com foco especial nos estudantes indígenas.

A classificação dos candidatos para esta fase de seleção seguirá uma ordem prioritária, começando por pessoas indígenas, que terão preferência. Em seguida, serão considerados aqueles com menor renda média familiar, mães solo que residam com filhos menores de 18 anos ou mães de filhos com deficiência, pessoas com deficiência, e, por fim, a idade será utilizada como critério de desempate, favorecendo candidatos mais velhos. Esses critérios seguem resolução publicada em edição extra do DOE/MS (Diário Oficial do Estado) de quarta-feira (20).

Para se inscrever, os candidatos precisam cumprir uma série de requisitos. Dentre eles, comprovar renda individual de até um salário mínimo e meio, ou renda familiar bruta que não ultrapasse três salários mínimos. Além disso, é necessário estar matriculado em curso de graduação, seja presencial ou a distância, em instituição de ensino superior pública ou privada, ou em curso técnico de nível médio com duração mínima de 18 meses ou 800 horas.

Outros requisitos incluem a residência no Estado de Mato Grosso do Sul por mais de dois anos, não possuir graduação de nível superior, e não ser beneficiário de outro auxílio financeiro similar. A relação completa de requisitos pode ser conferida na página do MS supera no site da Sead .

O benefício concedido pelo programa é pago diretamente ao estudante por meio de transferência bancária via PIX, o que facilita o acesso ao auxílio. A iniciativa visa que os estudantes mais vulneráveis possam concluir seus estudos e melhorar suas perspectivas futuras.

Com o início das inscrições se aproximando, os estudantes que se enquadram nos critérios estabelecidos devem se preparar para garantir sua participação na Fase E de seleção do MS Supera. “Este é um passo importante para aqueles que buscam superar as barreiras econômicas e alcançar seus objetivos acadêmicos, contando com o apoio financeiro necessário para permanecerem no caminho da educação e do desenvolvimento pessoal”, finaliza a superintendente do programa, Moema Urquiza.

Madrinha do Grupo Onça Pintada, Adriana Corrêa recebe o Título de Cidadã Campo-Grandense

0

Figura marcante e defensora das causas sociais em Mato Grosso do Sul, Adriana Rezende Corrêa foi agraciada, na noite desta quinta-feira (22), com o Título de Cidadã Campo-Grandense. Indicada pelo vereador Ronilço Guerreiro (Podemos) e aprovada pelos 29 vereadores da Câmara Municipal, a honraria ressaltou sua dedicação incansável à saúde das mulheres e à prevenção do câncer de mama.

Casada há 17 anos com o deputado estadual Paulo Corrêa (PSDB), Adriana compartilha com ele um compromisso inabalável em apoiar projetos que transformam vidas, especialmente através do Grupo Onça Pintada (GOP), iniciativa da qual ambos são padrinhos.

Nascida em Guararapes, São Paulo, em 25 de julho de 1969, Adriana formou-se em Administração de Empresas, e ao lado de seu marido, dedicou sua vida a servir à população de Mato Grosso do Sul. O trabalho conjunto do casal Corrêa se destaca pelo apoio a projetos que beneficiam diretamente a saúde das mulheres, com ênfase na prevenção do câncer de mama, uma doença que ainda é a principal causa de morte entre mulheres no Brasil.

Madrinha do Grupo Onça Pintada, Adriana Corrêa recebe o Título de Cidadã Campo-Grandense
Adriana, Kristiane, Olivia e Paulo Corrêa durante sessão a solene realizada pela Câmara

“Quero expressar minha profunda gratidão ao vereador Ronilço Guerreiro pela indicação e aos demais 28 vereadores por essa homenagem tão significativa. Ser reconhecida como filha dessa terra que tanto amo é um momento de felicidade plena. Agradeço também à minha família, especialmente ao meu amor, Paulo Corrêa, pelo apoio incondicional em cada passo dessa jornada, e reafirmo meu compromisso com a saúde das mulheres”, disse.

Fundado há 23 anos, o Grupo Onça Pintada já atendeu mais de 80 mil mulheres em todos os 79 municípios do Estado, oferecendo serviços completos que vão desde ultrassons realizados em unidades móveis até consultas com mastologistas e mamografias. Em casos que requerem cirurgia, o grupo também oferece encaminhamento para mastectomias e posterior colocação de implantes para restaurar a autoestima das mulheres mastectomizadas.

Madrinha do Grupo Onça Pintada, Adriana Corrêa recebe o Título de Cidadã Campo-Grandense
Adriana e Paulo Corrêa ao lado de voluntários durante ação de saúde do GOP na Capital, em 2019

Entre 2019 e 2024, o Grupo Onça Pintada levou atendimento móvel para mais de 60 bairros de Campo Grande, incluindo áreas como Parque Lageado, Nova Esperança, Coophavilla II, Moreninhas e Jardim Noroeste. Milhares de mulheres foram beneficiadas pela proximidade e acessibilidade dos serviços, reforçando a importância da prevenção e do cuidado contínuo.

A atuação de Adriana Corrêa foi reconhecida não só pela população, mas também por diversas instituições. Recentemente, ela recebeu a Medalha Tenente-Coronel PM Ana Neize Baltha, uma honraria destinada a quem se destaca no combate à violência contra a mulher e na promoção dos valores femininos na sociedade sul-mato-grossense. Essa condecoração sublinha a relevância do trabalho de Adriana em prol das mulheres e reafirma seu papel como uma líder comprometida com a saúde, o bem-estar e a dignidade feminina.

Madrinha do Grupo Onça Pintada, Adriana Corrêa recebe o Título de Cidadã Campo-Grandense
Em 23 anos, GOP atendeu mais de 80 mil mulheres nos 79 municípios sul-mato-grossenses

Agora oficialmente Cidadã Campo-Grandense, Adriana Corrêa continua sua missão de vida ao lado de Paulo Corrêa, dedicando-se ao fortalecimento das ações do Grupo Onça Pintada e ampliando seu impacto social em Mato Grosso do Sul. Seu trabalho é um exemplo de como dedicação e paixão podem transformar a vida de milhares de pessoas, construindo uma sociedade mais justa e saudável.

Fonte: Assessoria Paulo Correa

Árbitro douradense é escalado para apitar a final entre DAC e Operário de Caarapó no Sub-20; diretoria do Tigre emite nota

0
Foto: Marcelo Berton

O Operário de Caarapó emitiu uma Nota na tarde de quinta-feira (22) em que pediu “retidão” e “imparcialidade” da equipe de arbitragem escalada para a grande final do Campeonato Estadual Sub-20, que acontece neste domingo (25), em Dourados, às 15h, onde a equipe caarapoense enfrenta o Dourados Atlético Clube (DAC). A partida de ida acabou empatada em 1 a 1 em Caarapó.

A Comissão de Arbitragem da Federação de Futebol do Estado escalou para apitar a final o árbitro Kleber Ximenes, o que deixou indignada a direção do Operário.

“Árbitro de Dourados, para apitar uma final em Dourados, do Dourados AC? No mínimo falta bom senso”, cita o clube caarapoense.

A nota também relata os possíveis erros cometidos por Kleber Ximenes na semifinal da competição, onde ele assinalou 2 pênaltis “bastante duvidosos” a favor do DAC contra o Comercial de Campo Grande.

“O Operário AC, não precisa ser beneficiado, mas exige retidão e imparcialidade para que nada o prejudique nesta partida decisiva”, diz trecho da nota:

Confira na íntegra

Sobre a escolha do árbitro Kleber Ximenes para apitar a grande decisão do Campeonato Estadual Sub-20, entre Dourados Atlético Clube e Operário Atlético Clube de Caarapó, domingo, às 15h, no Douradão, em Dourados, o Operário vem a público questionar a decisão da Comissão de Arbitragem da Federação Sul-matogrossense de Futebol, sem conseguir entender qual o critério adotado para essa escolha, visto que o mesmo é da cidade do time mandante e cometeu falhas durante toda competição, sendo duas delas na semifinal, favorecendo a equipe douradense com 2 pênaltis bastante duvidosos.

Caso o mesmo seja mantido, esperamos que os erros cometidos pelo árbitro tenham servido de reflexão e aprimoramento em seu nível técnico para que possa conduzir junto com seus auxiliares o jogo mais importante da competição, sem prejuízo ao espetáculo, para que os protagonistas da partida sejam os atletas.

O Operário AC de Caarapó, não precisa ser beneficiado, mas exige retidão e imparcialidade para que nada o prejudique nesta partida decisiva.

Árbitro de Dourados, para apitar a final em Dourados, do Dourados AC? No mínimo falta bom senso.”

Fonte: Operário Atlético Clube de Caarapó

Polícia ambiental resgata cadelas e prende responsável por maus-tratos em Amambai

0
Dois animais foram resgatados e receberam tratamento veterinário. Fotos: Divulgação

Redação

Nesta quinta-feira, dia 22, um homem de 20 anos, identificado como N.D.L., foi detido pela Polícia Militar Ambiental (PMA) sob acusação de maus-tratos a animais. A prisão aconteceu após uma denúncia que levou os policiais a uma residência que estava em condições insalubres, com uma grande quantidade de fezes espalhadas e um animal morto.

De acordo com o boletim de ocorrência, os agentes encontraram um cachorro de porte médio morto no quintal da casa, enforcado pela própria corrente durante uma tentativa de escapar. O corpo já apresentava mau cheiro, sugerindo que a morte havia ocorrido há alguns dias. Dentro da residência, uma cadela de porte médio apresentava sinais visíveis de maus-tratos.

O responsável pelo imóvel afirmou que visitava o local a cada dois dias para cuidar dos animais, já que residia em outro endereço. Nesse outro local, foi encontrado um terceiro animal, uma cadela de porte médio, presa em um banheiro junto a fezes e urina.

Os animais resgatados foram encaminhados para uma clínica veterinária, onde passaram por exames e receberam tratamento. Conforme o laudo veterinário, eles apresentam sinais de desnutrição severa, desidratação, infestação por pulgas, carrapatos e sarna. A cadela de porte pequeno estava em estado crítico, com infecção uterina e anemia grave, além de outras complicações de saúde que representavam risco de morte. A outra cadela, idosa, apresentava anemia leve e sinais de infecção.

N.D.L. foi preso e multado em R$ 500,00 por cada animal, somando um total de R$ 1.500,00, e foi encaminhado à Delegacia de Polícia Civil para as providências cabíveis.

Corpo de Bombeiros de Amambai socorre vítima de acidente de trânsito

0
Foto: Vilson Nascimento

Na manhã desta sexta-feira (23), o Corpo de Bombeiros de Amambai foi acionado para socorrer uma vítima de um acidente de trânsito ocorrido na esquina do Banco Sicredi. Segundo a guarnição, um carro colidiu com uma bicicleta elétrica e, em seguida, evadiu-se do local, sem prestar socorro à vítima.

A vítima, uma mulher que conduzia a bicicleta elétrica, estava consciente e orientada no momento do atendimento. Ela apresentava dores no punho esquerdo, onde suspeita-se de uma luxação, além de escoriações no pé esquerdo.

Após ser imobilizada no local pelos bombeiros, ela foi transportada ao Hospital Regional de Amambai para uma avaliação médica mais detalhada.

Fonte: A.N /Grupo A Gazeta