8.4 C
Amambai
sexta-feira, 26 de junho de 2026
Início Site Página 871

Amambai tem 6 disputando a Prefeitura e 134 a Câmara

0
Imagem: A Gazeta

Com 6 candidatos disputando a prefeitura, sendo uma mulher e 5 homens, e 134 nomes concorrendo a uma das 13 vagas na câmara municipal, Amambai escolherá seus futuros governantes no próximo dia 6 de outubro.

A maior coligação, chamada “Trabalho, Transparência e Resultado”, reúne cinco partidos (PSDB, Cidadania, PL, União, Republicanos, Podemos e PSD). Essa coligação tem como candidata a prefeita Janete Córdoba (PSDB), com Zézinho (União Brasil) como vice. A chapa conta com 53 candidatos a vereador.

A coligação “Amambai Muito Mais(+) Para Você”, formada pelos partidos MDB e PP, tem como candidato a prefeito Sérgio Barbosa (MDB) e Jaime Peixoto (PP) como vice. Essa coligação tem 27 candidatos a vereador.

A coligação “Um Novo Tempo para Amambai” é formada pelos partidos Novo e DC, tem como candidato a prefeito Renato do Novo (Novo) e Professor Toco (DC) como vice. Essa chapa conta com 21 candidatos a vereador.

A coligação “Renovação e Transparência” tem como candidato a prefeito Luciney Bampi (PT) e Sergio Perius (PT) como vice, sendo formada pela Federação Brasil da Esperança (PT, PCdoB, PV) e PDT. Eles contam com 12 candidatos a vereador.

O partido PRD, que não formou coligação, tem como candidato a prefeito Igor Limosine e Katiane Machado como vice, apresentando 14 candidatos a vereador.

O partido PCO, também sem coligação, tem como candidato a prefeito Daniel Lemes Vasques e Tarcila Franco Aquivel como vice, e apresenta 7 candidatos a vereador.

Amambai conta com 27.560 mil eleitores neste ano, um acréscimo de 1.665 em comparação com a última eleição para prefeito em 2020, que contou com 25.895 eleitores.

Confira quem são os candidatos em Amambai:

Amambai tem 6 disputando a Prefeitura e 134 a Câmara
Imagem: A Gazeta
Amambai tem 6 disputando a Prefeitura e 134 a Câmara
Imagem: A Gazeta
Amambai tem 6 disputando a Prefeitura e 134 a Câmara
Imagem: A Gazeta
Amambai tem 6 disputando a Prefeitura e 134 a Câmara
Imagem: A Gazeta
Amambai tem 6 disputando a Prefeitura e 134 a Câmara
Imagem: A Gazeta

Fonte: Grupo A Gazeta

Nota de falecimento de Genodete Vorges de Souza

0

Comunicamos com pesar o falecimento na Santa Casa, em Campo Grande, de Genodete Vorges de Souza, de 66 anos.

Trasladado para Amambai, seu corpo foi velado no Memorial Interpax e o sepultamento realizado nesta quarta-feira, dia 28, às 14h, no Cemitério Municipal Santo Antônio.

Informou Inter Pax – Fones: (67) 99956-5464 e (67) 99957-9445 

Deputada pede ação contra proliferação de doenças e mosquitos em Caarapó

0
Foto: Victor Chileno

Para impedir a proliferação de mosquitos e outros causadores de doenças epidemiológicas no município de Caarapó, a deputada estadual Mara Caseiro (PSDB) solicitou ao governo estadual, a disponibilização de veículo tipo caminhonete para atender o Setor de Controle de Vetores. A indicação atende pedido dos vereadores Clenilson e Wenderson.

Conforme eles, o veículo será destinado para o recolhimento de pneus e outros objetos usados e que tenham sido abandonados no território municipal “Necessitamos da disponibilização de um veículo para o recolhimento de objetos descartados e que acabam causando acúmulo de insetos e animais causadores de doenças”, disseram os vereadores.

Para a deputada, controlar os causadores de doenças epidemiológicas e as demandas sanitárias municipais é um desafio para a administração pública. “Em decorrência de sua importância, é necessário que os órgãos de controle estejam equipados com a estrutura correta para tanto, como por exemplo, veículos que permitam o correto transporte de objetos que acumulem água. Nesse sentido, torna-se clara a necessidade de que esta indicação seja atendida”, finalizou ela.

Colheita de milho no Cone Sul do MS entra na reta final sob impacto de desafios climáticos

0
Foto: Assessoria de Comunicação Aprosoja/MS - Joélen Cavinatto

A colheita de milho da safra 2023/2024 está em reta final em Mato Grosso do Sul, com muitos municípios do Cone Sul já tendo finalizado seus trabalhos no campo. Dados preliminares do Projeto SIGA-MS, conduzido pela Aprosoja-MS, indicam que, até o dia 16 de agosto, 91% da área plantada foi colhida, atingindo aproximadamente 2,018 milhões de hectares. No Cone Sul, as condições climáticas adversas, especialmente a seca e as temperaturas elevadas, afetaram significativamente a produtividade da safra, trazendo desafios para os produtores.

Situação no Cone Sul

Municípios do Cone Sul, como Amambai, Caarapó e Iguatemi, apresentaram grandes variações na produtividade média do milho. Conforme informações preliminares fornecidas pela Aprosoja-MS, Amambai, por exemplo, finalizou sua colheita com uma produtividade média estimada de 47 sacas por hectare. No entanto, a colheita na região foi marcada por perdas expressivas.

Rodrigo Lorenzetti, presidente do Sindicato Rural de Amambai, destacou em entrevista que o cenário enfrentado pelos produtores foi desafiador. “Nós tivemos uma quebra muito grande devido ao clima e aquelas temperaturas altas lá atrás. Devemos fechar com uma média de 35 a 40 sacos por hectare”, afirmou. Ele também comentou sobre o aumento no custo de produção, que, devido à queda nos preços e às condições da lavoura, chegou a atingir entre 50 e 55 sacas por hectare. “Hoje, o preço do milho não acompanha os custos”, acrescentou Lorenzetti.

Desempenho regional e estimativas

Nos demais municípios do Cone Sul, a variação da produtividade foi significativa. Caarapó, por exemplo, apresentou uma média de 75 sacas por hectare, enquanto Iguatemi enfrentou uma das maiores quedas, com apenas 30 sacas por hectare.

Os dados do Projeto SIGA-MS mostram que, de maneira geral, a região sul do estado teve as piores condições de cultivo, com até 59% das lavouras em condições ruins, principalmente devido à estiagem prolongada. Mesmo com áreas de boa produtividade em algumas localidades, a média geral no estado foi fortemente impactada.

A Aprosoja-MS estima que a produção total do milho nesta safra será de 9,285 milhões de toneladas, uma queda de 34,7% em comparação ao ciclo anterior. A produtividade média no estado foi estimada em 69,77 sacas por hectare, representando uma retração de 30,7% frente à safra passada.

Colheita de milho no Cone Sul do MS entra na reta final sob impacto de desafios climáticos
Média de produtividade de cada município. Tabela: A Gazeta

Impacto econômico

A colheita de milho em Mato Grosso do Sul, além das questões climáticas, enfrentou um mercado com oscilações nos preços. Segundo a Aprosoja-MS, enquanto o milho teve uma valorização de 0,78% entre os dias 12 e 16 de agosto de 2024, sendo negociado a R$ 48,75 a saca, o custo elevado de produção permanece uma preocupação central para os produtores da região.

Colheita de milho no Cone Sul do MS entra na reta final sob impacto de desafios climáticos
Resumo dos índices da Aprosoja-MS em municípios do Cone Sul. Tabela: A Gazeta

Com a colheita praticamente concluída no Cone Sul, os produtores agora aguardam os resultados finais das análises de produtividade e os impactos econômicos que esta safra trará para a região.

Fonte: A.N./Grupo A Gazeta

Com temperaturas amenas e em gradativa elevação, tempo permanece estável nesta quarta-feira

0

Com temperaturas amenas e em gradativa elevação, tempo permanece estável nesta quarta-feira

Para esta quarta-feira (28), a previsão indica tempo estável em Mato Grosso do Sul, com sol e variação de nebulosidade. As temperaturas mínimas seguem mais amenas, por volta dos 10°C, principalmente no sul do Estado, já as máximas permanecem em gradativa elevação e podem ultrapassar 30°C em algumas regiões.

De acordo com o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), tal situação meteorológica ocorre devido a atuação de um sistema de alta pressão atmosférica, que inibe a formação de nuvens e favorece o tempo seco. Assim, a umidade relativa do ar deve ser baixa no período da tarde, em torno de 15% e 25%.

Em Campo Grande, a mínima prevista é de 16°C e a máxima de 31°C. Em Dourados, os valores variam entre 11°C e 27°C. Na fronteira com o Paraguai, Ponta Porã amanhece com 13°C e chega aos 27°C nos horários mais quentes do dia. Nas regiões Cone-Sul e Leste, Iguatemi e Anaurilândia têm mínimas de 11°C e máximas de 27°C e 29°C, respectivamente.

No Bolsão, os termômetros em Paranaíba marcam 12°C inicialmente e chegam aos 33°C; Três Lagoas, na mesma região, tem mínima de 11°C e máxima de 30°C. Coxim, na região norte, registra 17°C pela manhã e 33°C à tarde.

Corumbá, no Pantanal, inicia o dia com 17°C e atinge máxima de 32°C, já no município de Aquidauana a mínima é de 16°C e a máxima de 31°C. Na região sudoeste, as temperaturas em Porto Murtinho começam em 14°C e sobem até 33°C nesta quarta-feira.

Com temperaturas amenas e em gradativa elevação, tempo permanece estável nesta quarta-feira

Heloisa Duim, Programa de Estágio Supervisionado

Confira a farmácia de plantão hoje em Amambai

0


Plantão: 
Farmácia do Povo   Fone: 3481-4574

No prédio da Rádio

Projeto de carrinhos adaptados em supermercados e hipermercados de Mato Grosso do Sul avança na Assembleia Legislativa

0
Fotos: Assessoria

O Projeto de Lei (PL) da deputada estadual Lia Nogueira (PSDB), que visa melhorar a mobilidade e acessibilidade para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida em supermercados e hipermercados do Mato Grosso do Sul, deu um passo importante nesta semana. O PL, que determina a disponibilização de carrinhos de compras adaptados nesses estabelecimentos, foi aprovado na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e na primeira votação em plenário por unanimidade, recebendo reconhecimento de diversos parlamentares.

O projeto estabelece que supermercados e hipermercados com área de venda superior a 750 m², deverão oferecer, no mínimo, dois carrinhos de compras adaptados. Esses carrinhos deverão contemplar tração por rodas, podendo ser automatizados ou manuais, e garantir espaço adequado para o transporte das compras. A medida pretende assegurar que pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida possam realizar suas compras com mais dignidade e conforto.

Projeto de carrinhos adaptados em supermercados e hipermercados de Mato Grosso do Sul avança na Assembleia Legislativa

A deputada agradeceu a parceria da Associação Sul-mato-grossense dos Supermercados (Amas), que entendeu a proposta e a necessidade dessa adaptação para atender a população. “A associação reconheceu a sensibilidade dessa questão, uma vez que nós vivenciamos um período em que a inclusão se impõe, exigindo que a sociedade enxergue a todos. Essa iniciativa é fruto da percepção das dificuldades enfrentadas por pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. Pode parecer simples, mas essas pessoas frequentemente dependem de outros para realizar algo tão básico quanto fazer compras. E o objetivo é proporcionar humanização em uma atividade tão simples do dia a dia. A sociedade precisa enxergá-los e olhar para mudar, inclusive, as políticas públicas, trazendo mais independência, conforto e segurança. O impacto financeiro é pequeno nos veículos que acoplam os carrinhos adaptados, e a associação compreendeu a nossa proposta”

Durante a votação, diversos deputados expressaram seu apoio ao projeto, destacando a relevância da medida para a promoção da inclusão social e o respeito às pessoas com deficiência. A aprovação unânime na primeira votação sinaliza o forte consenso em torno da importância de políticas que garantam maior acessibilidade em espaços públicos e privados.

Agora, com a aprovação na CCJ e na primeira votação, o projeto segue para a segunda votação no plenário e, se aprovado novamente, será encaminhado para a sanção do Governador Eduardo Riedel (PSDB), tornando-se lei estadual.

A iniciativa representa um avanço significativo na luta pela inclusão social no Mato Grosso do Sul, garantindo que pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida possam exercer seu direito de ir e vir com mais autonomia e dignidade nos estabelecimentos comerciais do estado.

Essa é uma medida que já é uma norma vigente em Dourados, proposta pelo vereador Creusimar Barbosa (União).

Cel. Sapucaia: Justiça interdita instituição por violar direitos de idosos

0
Fotos enviadas pela direção do Lar Cristo Redentor.

Desde o dia 10 de agosto, o Lar Cristo Redentor, em Coronel Sapucaia, está interditado por determinação da Justiça Estadual. A decisão atende a um pedido do Ministério Público de Mato Grosso do Sul, que há dois anos vem cobrando que a entidade atenda às exigências pactuadas com o MP.

A decisão judicial determina a interdição do Lar até que sejam preenchidos os requisitos legais para o funcionamento, além de suspender o acolhimento de novos idosos. No momento da interdição, o Lar atendia 57 idosos. Em vistoria ao local, o MP informou ter encontrado pessoas com deficiência menores de 60 anos, o que é vedado por lei.

Procurados pela reportagem do Jornal A Gazeta, os responsáveis pelo Lar afirmaram que a entidade existe há mais de 20 anos e não recebe apoio do poder público local, e que do Estado recebe uma quantia inferior a R$ 3 mil por mês.

O custo mensal da entidade ultrapassa R$ 20 mil, sendo mantida por meio de ajuda da comunidade e dos valores recebidos de alguns idosos atendidos que possuem benefícios como aposentadoria. O Lar conta com duas assistentes sociais, uma nutricionista, uma secretária, uma faxineira, um enfermeiro e cuidadores para prestar atendimento aos idosos. Atualmente, atende cerca de 31 idosos.

Para arcar com as despesas, conforme informações da direção, o custo de R$ 20 mil é coberto com recursos vindos dos idosos aposentados que pagam uma mensalidade. Além desse recurso, que mantém a equipe de profissionais, outras despesas, de cerca de R$ 10 mil por mês, são pagas por meio de promoções e campanhas organizadas pela direção, com doações de fraldas e roupas feitas pela sociedade, segundo informaram.

A direção ainda afirma que, em mais de 20 anos de atendimento, nunca houve uma denúncia de maus-tratos na entidade, e que os idosos recebem atendimento de qualidade, com banhos, local adequado para dormir e pelo menos seis refeições por dia, além de assistência 24 horas por dia, de segunda a segunda.

“Fomos pegos de surpresa pela decisão. Está certo que existem algumas necessidades de melhoria, mas sem apoio do poder público é impossível realizá-las. Contudo, estávamos prestando o atendimento que podíamos”, disse a responsável.

Outra queixa dos administradores é de que Coronel Sapucaia é um município carente e que o Lar precisa de um olhar mais empático por parte de toda a sociedade e das autoridades. Sem a ajuda do poder público, não há como manter a instituição.

Desde que a Justiça determinou a interdição, a direção informou que, gradativamente, os idosos estão sendo entregues às suas famílias e, atualmente, o Lar ainda conta com cerca de 15 idosos aguardando a locomoção. A entidade é mantida sob a responsabilidade da senhora Anita Montania e sua família.

Fonte: Grupo A Gazeta

Definidas datas e modalidades para os Jogos Escolares 2024 em Sete Quedas

0
Foto: Divulgação

Em reunião realizada nesta segunda-feira (26), na Secretaria Municipal de Educação, foram definidas as datas, modalidades e categorias que estarão em disputa na edição deste ano dos Jogos Escolares de Sete Quedas (JESQ).

Os jogos fazem parte do calendário escolar e são organizados pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Educação, sob a coordenação do Departamento de Esportes e das escolas das redes estadual e municipal.

A edição deste ano será realizada nos dias 5 e 6 de setembro (quinta e sexta-feira) nas dependências do ginásio Chinelão e no Centro Poliesportivo José Valci de Araújo, e fará parte das comemorações alusivas ao feriado nacional de Independência.

Além das disputas esportivas, a cerimônia oficial de abertura, prevista para quinta-feira (5) às 19h, contará com apresentações culturais das escolas, centros educacionais infantis e da APAE.

Participaram da reunião a secretária de Educação, Joelba, o diretor do Departamento de Esportes e coordenador geral dos jogos, Edson (Corintinha), além de diretores(as) das escolas da rede estadual, municipal e do colégio particular Educare, bem como profissionais de educação física das referidas escolas e voluntários.

Na reunião, ficou definido que os jogos serão disputados nas modalidades futsal, voleibol, basquete 3×3, tênis de mesa e xadrez.

Além da disputa entre as escolas, os jogos proporcionam aos vencedores a possibilidade de representar o município na edição do próximo ano dos Jogos Escolares e Jogos da Juventude de MS.

Operação humanitária aos ribeirinhos do Pantanal vai atender 230 famílias nesta semana

0
Imagens: Ewerton Pereira

A operação de assistência humanitária aos ribeirinhos do Pantanal, promovida pelo Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, teve início neste domingo (25) com a saída de mais de 20 integrantes da Defesa Civil, de Campo Grande rumo a cidade de Corumbá. Durante a próxima semana, 230 famílias serão atendidas na região do Taquari, com entrega de cestas básicas e água potável, além de assistência médica e social.

A ação é realizada pela Defesa Civil do Estado e foi planejada durante dois meses. “Neste domingo seguimos com uma equipe de 20 pessoas, que envolve agentes da Defesa Civil, da área de saúde e assistência social, assim como voluntários, para a partir de segunda (26) ir para região do Alto Taquari”, afirmou o capitão Maxwelbe de Moura Fé, chefe do Departamento de Gestão de Riscos e Desastres da Defesa Civil.

Ele explicou que a equipe formada por um total de 30 pessoas, ficará instalada em uma base avançada dentro do Pantanal, na região do Taquari, onde vai percorrer durante a semana, as seis comunidades do Corixão, Cedrinho, João Banana, Escola Nazaré, Porto Rolon e Fazenda Santa Aurélia.

Operação humanitária aos ribeirinhos do Pantanal vai atender 230 famílias nesta semana
Operação humanitária aos ribeirinhos do Pantanal vai atender 230 famílias nesta semana

Serão oferecidos atendimentos médicos com especialistas, enfermeiros, assistência social, além da entrega de cestas básicas e água mineral.

“Também vamos identificar o que cada comunidade necessita, já que o objetivo é voltar em outras oportunidades, para que estas operações sejam perenes, até pela dificuldade de acesso a estas comunidades, que têm carências em todos os aspectos”, descreveu o capitão.

Planejamento

Esta é a primeira edição desta operação humanitária no Pantanal, começando pela região do Alta Taquari. As atividades seguem até o dia 31 de agosto.

Para o mês de setembro estão previstas mais três ações no Alto Pantanal, Baixo Pantanal e Taquari. Assim como o retorno nas mesmas regiões em outubro e novembro.

ATENÇÃO: confira aqui o pack imprensa com imagens da saída das equipes de Campo Grande e sonora do capitão Maxuelbe de Moura Fé.

Previsão climática: chuvas abaixo da média e altas temperaturas permanecem nos próximos meses

0

Com possibilidade de chuvas abaixo da média histórica em Mato Grosso do Sul, o período entre setembro e novembro deste ano deve registrar tempo seco na maior parte dos municípios monitorados pelo Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), assim como ocorrido nos primeiros 15 dias de agosto.

Segundo o balanço das chuvas realizado pelo órgão na primeira quinzena de agosto, 40 cidades sul-mato-grossenses apresentaram chuvas abaixo da média histórica, enquanto outras 5 registraram precipitação acima da média.

Os dados, quando combinados com um conjunto de modelos, apontam que os índices de chuva para o trimestre Setembro-Outubro-Novembro (SON) devem ficar de dentro a abaixo da média climatológica na maior parte do Estado, com exceção da região extremo sul, onde os acumulados tendem a ficar dentro do esperado.

Previsão climática: chuvas abaixo da média e altas temperaturas permanecem nos próximos meses

Além disso, a previsão climática da temperatura do ar indica que os valores tendem a ficar acima da média histórica, registrando um trimestre mais quente que o normal. Ainda, as condições meteorológicas favorecem a ocorrência de incêndios florestais para os próximos meses.

“Em relação aos dados de previsão de probabilidade de fogo para o período de ASO, as regiões pantaneira e sudoeste encontram-se em nível de alerta. Essas condições meteorológicas previstas, para o trimestre ASO, são favoráveis para ocorrência dos incêndios florestais”, informa o Cemtec sobre os meses de agosto, setembro e outubro.

Ainda, a previsão do El Niño Oscilação Sul (ENOS) indica que existe 66% de probabilidade para a ocorrência do fenômeno La Niña entre setembro e novembro. O fenômeno, que gera mudanças nos padrões de circulação atmosférica, pode impactar no regime de chuvas.

Previsão climática: chuvas abaixo da média e altas temperaturas permanecem nos próximos meses

“A atuação da La Niña durante o trimestre pode favorecer a incursão mais frequente de massas de ar frio. Vale destacar que não é apenas esta forçante climática que determina as condições gerais do clima”, reforça o órgão.

Média histórica para o trimestre

De acordo com a média histórica de precipitação esperada para o trimestre em 30 anos, de 1981 a 2010, a chuva esperada para o período varia entre 300 e 400 mm na maioria das regiões. No noroeste do Estado, os acumulados variam entre 200 e 300 mm, já no sul e sudeste a variação ocorre entre 400 e 600 mm.

Previsão climática: chuvas abaixo da média e altas temperaturas permanecem nos próximos meses

A respeito da temperatura do ar, a Normal Climatológica da temperatura média esperada para o trimestre SON em 30 anos, de 1981 a 2010, indica que em grande parte do estado os valores deveriam variar entre 22°C e 26°C. Na região noroeste, a variação deveria ser entre 26°C e 28°C, já no extremo sul a temperatura média ficaria entre 20°C e 22°C.

O relatório do Cemtec na íntegra pode ser conferido neste link: https://www.cemtec.ms.gov.br/wp-content/uploads/2024/08/PrevisaoClimatica_SON24.pdf

Previsão climática: chuvas abaixo da média e altas temperaturas permanecem nos próximos meses

Heloisa Duim, Programa de Estágio Supervisionado

Equipe Dragões de Fogo de Kung Fu participou da 12ª ExpoGonçalense, no Rio de Janeiro

0
Fotos: Assessoria

A Equipe Dragões de Fogo de Kung Fu esteve, neste final de semana, domingo (25), na cidade de São Gonçalo, no Rio de Janeiro, disputando a 12ª Edição da ExpoGonçalense de Kung Fu Tradicional. Esse evento reúne equipes do Rio de Janeiro, São Paulo e convidados de outros estados do Brasil.

A competição contou com aproximadamente 160 atletas em todas as modalidades oferecidas.

A equipe amambaiense, com o apoio da Secretaria de Desporto e Cultura (Sedesc) e da Prefeitura Municipal de Amambai, participou com cinco atletas nas modalidades de taolu (formas), apresentações de mãos livres, armas e Tai Chi Chuan. Todos conquistaram medalhas:

  • Egberto José da Silva: 2 ouros
  • Isabelly Pereira Carvalho: 2 ouros
  • Mateus Vaz Alvarenga: 1 ouro
  • Mayko Antônio Souza Fernandes: 2 ouros
  • Kevin Alexsander de Araújo Miranda: 2 ouros e 1 prata

No total, foram 9 medalhas de ouro e 1 medalha de prata.

Além da Prefeitura de Amambai e da Sedesc, o atleta e professor Egberto contou com o apoio da SM Arquitetura e Construção.

Equipe Dragões de Fogo de Kung Fu participou da 12ª ExpoGonçalense, no Rio de Janeiro

Lia Nogueira solicita o recapeamento da MS 141 entre Naviraí e Ivinhema

0
Foto: Assessoria

Em pedido encaminhado ao governador Eduardo Riedel (PSDB) e ao secretário de Estado de Infraestrutura e Logística Hélio Peluffo Filho, a deputada estadual Lia Nogueira (PSDB) pediu o recapeamento da rodovia MS 141 entre Naviraí e Ivinhema, especialmente nos primeiros 20 quilômetros que estão em estado avançado de deterioração.

De acordo com a parlamentar, o fluxo constante de carretas pesadas na via tem contribuído para o agravamento das condições do asfalto, que hoje apresenta inúmeros buracos, comprometendo a segurança dos usuários. “Esses problemas na pavimentação têm causado frequentes acidentes e gerado prejuízos significativos para os motoristas que utilizam essa estrada”, disse Lia Nogueira.

Para a deputada, o recapeamento deste trecho é essencial para garantir a segurança dos usuários, evitar novos acidentes e facilitar o tráfego de veículos, especialmente os de grande porte, que são fundamentais para o escoamento da produção da região.

Confira a farmácia de plantão hoje em Amambai

0

Plantão: Farmácia do Edson    Fone: 3481-2645

Cruzamento da Avenida Pedro Manvailler com a Rua General Câmara

Atores que se transformaram: como funciona o processo de mudança de visual para papéis na TV

0
Créditos: Entertainment Weekly/Divulgação

Atores e atrizes trabalham com seus corpos, e, por isso, muitas vezes precisam realizar alguns sacrifícios para entrar em certos personagens. Cortes e tinturas de cabelo são apenas algumas das mais brandas transformações físicas realizadas que podem chegar até perdas de peso radicais.

As caracterizações podem ser severas e alteram completamente o estilo de vida de um profissional. Isso porque mudanças físicas são apenas uma parte das transformações que um papel exige na vida de um ator. Além de mudar a aparência, os profissionais também fazem uma imersão na vida do personagem, a fim de realmente criar uma conexão entre a realidade e a ficção.

A seguir estão alguns atores e atrizes brasileiros que passaram por transformações para viverem personagens na TV. Confira!

Grazi Massafera, em Verdades Secretas

Em uma das caracterizações mais marcantes da televisão brasileira, a atriz Grazi Massafera mudou bastante sua aparência para interpretar Larissa, uma usuária de drogas na minissérie Verdades Secretas, produzida pela Globo. Além de perder vários quilos, Grazi passava por caracterizações intensas de cabelo e maquiagem, realizadas por Dayse Teixeira, profissional caracterizadora da Rede Globo.

Daniel Oliveira, em Cazuza: O tempo não para

Para interpretar Cazuza, um dos maiores nomes da música brasileira, o ator Daniel Oliveira chegou a pesar 57 kg, tendo 1,74 m de altura, para representar o músico em seus últimos dias. O filme, lançado em 2004, chegou a ter 3 milhões de espectadores no cinema, ultrapassando as expectativas dos produtores.

Wagner Moura, em Narcos

Na produção lançada pela plataforma de streaming Netflix, Wagner Moura se dedicou inteiramente e passou por grandes transformações para interpretar Pablo Escobar, um dos maiores e mais conhecidos narcotraficantes do mundo. Para as gravações, o ator chegou a engordar 20 kg, aprender espanhol e morar na Colômbia.

Ainda que extremas e radicais, as transformações realizadas em obras audiovisuais fazem parte do trabalho de atores e atrizes em todo o mundo e, por isso, devem ser cuidadosamente planejadas para que a saúde dos profissionais não seja afetada. Para isso, as equipes de produção contam com profissionais de saúde adequados que acompanham os personagens ao longo de toda a trama.

Psicólogos, personais e nutricionistas são apenas alguns dos especialistas em saúde que fazem parte das mudanças físicas dos atores. Juntamente a eles e a equipe de produção visual de cada projeto, o visual dos personagens é criado a partir de uma dieta balanceada que conta com diversos suplementos de creatina, vitaminas e proteínas, a fim de preservar a saúde dos atores, e exercícios físicos adequados para o objetivo a ser alcançado.

Fonte: Divulgação

Grupo Escoteiro Sesquicentenário de Amambai visita instalações do Jornal A Gazeta

0
Fotos: A Gazeta

Na manhã de sábado, dia 17 de agosto, o Jornal A Gazeta recebeu a visita de 24 escoteiros da equipe “Lobinhos” do Grupo Escoteiro Sesquicentenário de Amambai. A visita teve como objetivo proporcionar aos jovens uma experiência prática sobre o funcionamento de um veículo de comunicação.

Durante a visita, os escoteiros conheceram as instalações do Grupo A Gazeta, passando pela redação, onde tiveram a oportunidade de entender o processo de apuração e produção das notícias. Além disso, foi apresentada a gráfica de impressão do jornal, onde puderam observar o funcionamento das máquinas e a produção das edições impressas.

A recepção foi conduzida por André Foralosso, gerente da gráfica, que, juntamente com a equipe de reportagem e outros integrantes do Grupo A Gazeta, acompanhou os escoteiros durante toda a visita, fornecendo informações sobre as diferentes etapas envolvidas na produção do jornal.

Fonte: Redação /Grupo A Gazeta

Iguatemi: Movimentação de carros e apoiadores marca “adesivaço” de Lídio Ledesma e Patrícia Margatto

0
Fotos: Divulgação

Em clima de festa, na tarde do sábado, dia 24 de agosto, aconteceu o primeiro “adesivaço” para impulsionar a campanha do prefeito Lídio Ledesma, candidato à reeleição, junto com a vice-prefeita Patrícia Margatto. A concentração ocorreu nas proximidades da residência do candidato, onde inúmeros apoiadores passaram pelo local e saíram com seus carros adesivados e bandeiras, reforçando o apoio à campanha.

Dr. Lídio fez questão de ajudar na distribuição do material, cumprimentando, abraçando e tirando fotos com os participantes da mobilização. De acordo com a coordenação de campanha, este foi o primeiro grande ato do candidato na cidade e surpreendeu pela quantidade de veículos.

Essa movimentação espontânea das pessoas, que vieram voluntariamente para colocar adesivos em seus carros, é uma prova de que a reeleição do prefeito Lídio está firmemente ancorada na vontade popular.

São pessoas que acreditam na continuidade do trabalho que está sendo realizado. Dr. Lídio, na atual administração, conseguiu obter inúmeros recursos com o auxílio de deputados federais e estaduais, que têm beneficiado o município de Iguatemi em todos os setores. Um excelente trabalho que merece ter continuidade.

Sete Quedas: Polícia Militar apreende armas e prende agressor que tentou estuprar e matar a ex-esposa

0
Foto: ASSECOM 3ª CIPM

Na noite de domingo (25), a equipe de Rádio Patrulha da Polícia Militar de Sete Quedas apreendeu duas armas de fogo ao atender uma solicitação de violência doméstica em que o ex-marido havia tentado estuprar e matar a ex-esposa.

A equipe PM foi acionada pela vítima, uma mulher de 36 anos, que informava que havia sofrido violência doméstica. Os policiais militares deslocaram até o local e encontraram a vítima em um carro que havia se chocado a um barranco e, após prestarem socorro, ao levá-la até sua casa, ela relatou aos policiais que seu ex marido havia tentado ter relação sexual forçada, que tentou matá-la e a manteve em cárcere privado. Na casa, os policiais questionaram se o agressor possuía arma de fogo e ela disse que sim e apresentou as armas: uma espingarda da marca Marlei de calibre 32 e um rifle da marca Rossi de calibre 22, que foram apreendidas por não possuírem a devida documentação.

Após diligências, o autor, um homem de 39 anos, foi localizado, recebeu voz de prisão e foi encaminhado juntamente com as armas apreendidas à Delegacia para as providências necessárias.