8.4 C
Amambai
sexta-feira, 26 de junho de 2026
Início Site Página 870

Corpo de Bombeiros de Amambai alerta para golpe de e-mails falsos

0
E-mail fraudulento enviado a dono de empresa. /Foto: Corpo de Bombeiros

O 2º SGBM do 4ºGBM de Amambai emitiu um alerta à população sobre um novo golpe que vem circulando na região. Criminosos estão se passando por membros do Corpo de Bombeiros por meio de e-mails fraudulentos, com o objetivo de enganar cidadãos com boletos falsos e links suspeitos.

De acordo com o comunicado oficial, os golpistas utilizam o brasão do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Mato Grosso do Sul (CBMMS) e abordam temas relacionados ao serviço de prevenção de incêndios para dar credibilidade às mensagens. Eles simulam notificações sobre a realização de visitas para a emissão ou validação de certificados de vistoria, além de incluir cobranças de taxas indevidas.

O comandante dos Bombeiros de Amambai, Thiago Manchester, alertou a população para os perigos de interagir com esses e-mails fraudulentos. “É fundamental que as pessoas fiquem atentas e evitem clicar nos links desses e-mails. Esses golpistas podem estar tentando roubar informações pessoais, como senhas. Infelizmente, estão utilizando o nome do Corpo de Bombeiros para dar legitimidade à fraude. Por isso, é muito importante que todos estejam alertas e desconfiem dessas mensagens.”

O CBMMS esclarece que não realiza esse tipo de comunicação via e-mail, especialmente envolvendo cobranças financeiras. “Não enviamos e-mails informando sobre a realização de visitas para a emissão ou validação de certificados de vistoria, tampouco enviamos boletos com cobrança de taxas”, afirma o comunicado oficial.

Para evitar ser vítima desse golpe, o Corpo de Bombeiros orienta a população a observar atentamente o remetente dos e-mails. “Qualquer e-mail enviado pela instituição seguirá o padrão oficial, com o final @cbm.ms.gov.br”, destacou a corporação. Além disso, a instituição reforça que todas as informações sobre a emissão de certificados de vistoria podem ser consultadas diretamente no site oficial do CBMMS.

Os cidadãos que receberem e-mails suspeitos devem procurar o Serviço de Atividades Técnicas do Corpo de Bombeiros de seu município para esclarecimentos ou reportar o caso à autoridade policial.

O CBMMS finaliza o alerta pedindo para que todos fiquem atentos e denunciem qualquer tentativa de golpe. “Nossa missão é proteger e servir. Fique atento e não caia em armadilhas!”, conclui a nota oficial.

Orientações Importantes:

E-mails Oficiais: Sempre verifique se o e-mail termina em @cbm.ms.gov.br. Se houver dúvidas, entre em contato diretamente com o Corpo de Bombeiros.

Consultas Online: Para emitir certificados de vistoria ou verificar a validade de documentos, acesse o site oficial: https://www.bombeiros.ms.gov.br/.

Dúvidas e Suporte: Procure o Serviço de Atividades Técnicas do Corpo de Bombeiros de seu município para qualquer esclarecimento.

Fonte: A.N/ Grupo A Gazeta

Amambai inicia a Semana da Pátria nesta segunda-feira (02)

0
Foto: Arquivo/Secom

A cidade de Amambai se prepara para celebrar a Semana da Pátria com uma série de atividades cívicas que terão início no dia 2 de setembro e se estenderão até o dia 7, culminando com o tradicional desfile cívico-militar. Durante toda a semana, diferentes escolas do município realizarão apresentações especiais, promovendo o espírito de patriotismo e engajamento entre estudantes, professores e a comunidade local.

A programação começa na segunda-feira, dia 2 de setembro, com o hasteamento das bandeiras às 8h, organizado pela Escola Municipal Antônio Pinto, Colégio CELQ e a Escola Estadual Coronel Felipe de Brum. As atividades seguem diariamente até o arriamento das bandeiras, que encerra cada jornada.

O ponto alto das comemorações será no sábado, dia 7 de setembro, com o Desfile Cívico-Militar, marcado para as 8h. O desfile contará com a participação de várias instituições educacionais e grupos comunitários, exibindo um espetáculo de cores, cultura e cidadania nas ruas de Amambai.

Confira a programação completa da Semana da Pátria em Amambai:

02/09 – Segunda-feira

  • 8h: Hasteamento das bandeiras
    • EM Antônio Pinto
    • Colégio CELQ
    • EE Coronel Felipe de Brum
  • 18h: Arriamento das bandeiras
    • SEDESC
    • Grupo dos Escoteiros

03/09 – Terça-feira

  • 8h: Hasteamento das bandeiras
    • EM Tupã Nandeva
    • EM Julio Manvailer
    • EE Dom Aquino Correa
    • Projeto Florestinha
  • 18h: Arriamento das bandeiras
    • Banda Mirim
    • Secretaria de Assistência Social

04/09 – Quarta-feira

  • 8h: Hasteamento das bandeiras
    • EE Fernando Correa da Costa
    • EM Maria Bataglin Machado
    • EM Mitã Rory
    • EM Flávio Derzi
  • 18h: Arriamento das bandeiras
    • Secretaria de Saúde
    • Secretaria do Meio Ambiente

05/09 – Quinta-feira

  • 8h: Hasteamento das bandeiras
    • EE Vespasiano Martins
    • EM Marlene Vilarinho
    • APAE
    • EM João Rodrigues
    • EM Guarani
  • 18h: Arriamento das bandeiras
    • Secretaria de Desenvolvimento Econômico
    • Secretaria de Habitação

06/09 – Sexta-feira

  • 8h: Hasteamento das bandeiras
    • EM Dr. Rachid
    • EM Ayrton Senna
    • EM Mitã Rory
  • 18h: Arriamento das bandeiras
    • Banda Mirim
    • Secretaria de Finanças

07/09 – Sábado

  • 8h: Desfile Cívico-Militar
  • 18h: Arriamento das bandeiras
    • Secretaria de Educação

Ordem para o desfile do dia 7 de setembro:

  • Banda Mirim
  • Escola Especial Renascer – APAE
  • CEI Olinda Lemes Camilo
  • CEI Nosso Lar
  • CEI Deborah Almeida Barros Quinzani
  • CEI Pequeno Aprendiz
  • CEI Terra Mater
  • CEI Nosso Mundo
  • CEI Recanto do Saber
  • EM Ayrton Senna
  • EM Dr. Rachid
  • Colégio CELQ
  • EM Flávio Derzi
  • EMPI Ypyendy
  • EM Mitã Rory
  • EMPI MOB Erenda Guarani
  • EM João Rodrigues
  • EMPI Tupã Ñandeva
  • EM Antônio Pinto
  • EM Júlio Manvailer
  • EM Marlene Vilarinho
  • EM Maria Bataglin Machado
  • Projeto Florestinha
  • Grupo dos Escoteiros Sesquicentenário
  • 17º RC MEC

Fonte: A.N./Grupo A Gazeta

Renovação da frota da PM no interior é solicitada por Lia Nogueira

0
Fotos: Assessoria

A deputada estadual Lia Nogueira (PSDB) solicitou ao Governo do Estado de Mato Grosso do Sul a destinação de novas viaturas para atender a 9ª Companhia Independente de Polícia Militar de Dourados. A solicitação, direcionada ao governador Eduardo Corrêa Riedel e ao secretário de Justiça e Segurança Pública, Antônio Carlos Videira, destaca a necessidade urgente de renovar a frota utilizada pela corporação.

Renovação da frota da PM no interior é solicitada por Lia Nogueira

A renovação das viaturas, segundo Lia Nogueira, vai ser essencial para melhorar a eficiência das operações policiais na região, uma vez que as viaturas são ferramentas indispensáveis para o trabalho da PM, permitindo a realização de rondas, atendimento a ocorrências e respostas rápidas em situações de emergência.

“Dourados, um dos maiores municípios de Mato Grosso do Sul, enfrenta desafios consideráveis na área de segurança pública. Com novas viaturas, vai facilitar o trabalho dos policiais e reforçar a segurança da população”, justificou a parlamentar.

Falta de água afeta vilas em Amambai nesta quinta-feira (29); Sanesul realiza reparos

0
Imagem ilustrativa - Divulgação

Redação

A Sanesul informa nesta quinta-feira (29) que, devido ao rompimento de uma rede de água de 300 mm, haverá falta de água em várias vilas de Amambai.

As áreas afetadas incluem: Guaicurus, Pôr do Sol, Residencial Bonito, Corrêa, Crepúsculo I, II e III, Centro, Copacabana, Pimentel, Panorama, Orlando Viol, Marechal Rondon, Mariana, Alva, Boa Sorte, Firamonte, Xavier, São Luiz, Jussara, Mangay, Durex, Indiana, Glória, Pazeto, Esperança, Alcindo Franco Machado, Etelvina, Ana Mansano, Caiuás, Paulista, Limeira e Vilas Militares.

A previsão para a normalização do fornecimento de água é às 19h de hoje. Em tempos de reparos, é importante que a população utilize adequadamente seus recursos hídricos.

Paulo Corrêa solicita implantação de polo do curso de Enfermagem na UEMS, em Guia Lopes da Laguna

0
Foto: Assessoria

Com o objetivo de ampliar a oferta de cursos oferecidos pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) na região Sudoeste, o deputado estadual Paulo Corrêa (PSDB) solicitou, nesta semana, a abertura de um polo do curso de Enfermagem em Guia Lopes da Laguna, vinculado ao campus de Jardim.

Atualmente, a unidade já oferece diversos cursos de graduação, incluindo Turismo com ênfase em Ambientes Naturais, Direito, Tecnologia em Logística, além das licenciaturas em Biologia, Geografia, Letras, Educação Física e Matemática.

Conforme o 1º secretário da Assembleia Legislativa, os cursos têm sido fundamentais na formação de aproximadamente 2,7 mil profissionais, uma “contribuição significativa não só para o desenvolvimento dos municípios do sudoeste do Mato Grosso do Sul, mas também de outras regiões do Brasil”, destacou o deputado.

Paulo Corrêa ressaltou que a abertura de um polo do curso de Enfermagem em Guia Lopes da Laguna atenderia a demanda de outros municípios da região, como Jardim, Nioaque, Bonito, Bodoquena, Caracol e Porto Murtinho.

“Essa iniciativa é um passo importante para fortalecer a saúde e garantir que tenhamos profissionais capacitados para atender às necessidades das nossas comunidades. A formação de enfermeiros qualificados na região é essencial para o desenvolvimento sustentável e a melhoria da qualidade de vida da nossa população”, afirmou Corrêa.

A indicação foi encaminhada ao governador Eduardo Riedel e ao reitor da UEMS, Dr. Laércio de Carvalho, com articulação do ex-vereador Gleiton Lima da Silva, o “Tico”.

FPIZ e Famasul realizam reunião para debater invasões de propriedades e marco temporal em MS

0
Foto: Assessoria

O deputado estadual Coronel David (PL), coordenador da  FPIZ (Frente Parlamentar Invasão Zero) e da FDDP (Frente de Defesa do Direito de Propriedade) na Alems (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul), e o presidente da Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul), Marcelo Bertoni, vão realizar uma reunião estratégica onde irão discutir as recentes invasões de propriedades no estado e analisar o avanço das discussões sobre o marco temporal, um tema amplamente debatido em Brasília e de grande impacto no cenário nacional.

O encontro está agendado para o próximo dia 3 de setembro, às 8h, no Plenário Nelito Câmara, na Assembleia Legislativa, com a presença dos membros das respectivas frentes de trabalho da Alems, Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul); presidente da Acrissul, Guilherme Bumlai; presidente da Novilho Precoce MS, Rafael Gratão; presidente da Nelore MS, Paulo Matos; e OAB-MS (Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Mato Grosso do Sul). Às 9h será liberado o acesso à imprensa, seguido de entrevista coletiva.

A reunião se insere em um contexto de crescente tensão no campo, com a intensificação das invasões de propriedades rurais e urbanas no Mato Grosso do Sul, o que tem gerado um sentimento de insegurança entre produtores rurais e proprietários. Nesse cenário, as discussões sobre o marco temporal, um critério legal que pode definir os limites das terras indígenas com base na data da promulgação da Constituição de 1988, ganham ainda mais relevância.

“É importante unirmos esforços para garantir que a voz dos produtores rurais e dos defensores do direito de propriedade seja ouvida nos debates nacionais. A Frente Parlamentar Invasão Zero tem trabalhado incansavelmente para combater as invasões, protegendo os interesses daqueles que geram riqueza e desenvolvimento para nosso estado”, pontua o deputado.

Além disso, a reunião abordará as tratativas que estão sendo conduzidas em Brasília pela comissão especial de conciliação designada pelo ministro Gilmar Mendes, do STF (Supremo Tribunal Federal), responsável por mediar as ações relacionadas ao marco temporal.

Marcelo Bertoni destaca a dificuldade vivida pelos produtores rurais diante da insegurança jurídica gerada pelas invasões e a necessidade de reconhecimento dos direitos de todos os envolvidos. “Se os índios têm o direito deles, nós temos também, porque nós não tomamos essas terras, elas foram compradas, tituladas pelo Estado ou pela União. Queremos discutir o direito do produtor rural que precisa receber por essa terra”, afirmou Bertoni.

Composição

Compõem as frentes parlamentares Invasão Zero e de Defesa do Direito de Propriedade os deputados Coronel David (PL), coordenador; Antonio Vaz (Republicanos); Jamilson Name (PSDB); Pedro Caravina (PSDB); João Henrique (PL); Junior Mochi (MDB); Lia Nogueira (PSDB); Londres Machado (PP); Lucas de Lima (PDT); Mara Caseiro (PSDB); Marcio Fernandes (MDB); Neno Razuk (PL); Paulo Corrêa (PSDB); Pedrossian Neto (PSD); Professor Rinaldo Modesto (Podemos); Renato Câmara (MDB); Roberto Hashioka (União); e Zé Teixeira (PSDB).

Criada no dia 07 de novembro de 2023, a Frente Parlamentar Invasão Zero busca por soluções que possam dar fim aos conflitos fundiários e também acompanha a execução de políticas públicas relacionadas ao combate às invasões ocorridas nas áreas urbanas e rurais em Mato Grosso do Sul.

Corpo de Bombeiros disponibiliza contato temporário para emergências em Amambai

0
Fachada do quartel do Corpo de Bombeiros em Amambai. (Foto: Vilson Nascimento)

Redação

Na manhã desta quinta-feira, dia 29, o Corpo de Bombeiros de Amambai destaca uma alteração temporária no procedimento de acionamento para emergências devido a instabilidades que afetaram o número 193 e o telefone fixo (67) 3481-6334.

Diante das dificuldades enfrentadas pela população ao tentar utilizar os contatos convencionais, o 16º SGBM informa que, temporariamente, as emergências podem ser comunicadas por meio do telefone/WhatsApp (67) 99822-0592.

A medida visa garantir a continuidade dos serviços prestados pelos bombeiros, mesmo diante de circunstâncias imprevistas.

Tempo quente e seco: apesar de temperaturas amenas ao amanhecer, MS atinge até 37°C nesta quinta

0

A previsão do Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima) indica sol e poucas nuvens para esta quinta-feira (29). Com tempo estável, as temperaturas seguem amenas ao amanhecer, principalmente no sul e leste do estado, enquanto os valores máximos podem chegar aos 37°C nas regiões sudoeste e pantaneira.

Aliado às temperaturas em gradativa elevação, espera-se ainda baixa umidade relativa do ar, entre 10% e 20%, por isso, recomenda-se beber bastante líquido e umidificar os ambientes. “Neste dia, as condições meteorológicas previstas voltam a tornar o ambiente atmosférico propício para ocorrência de incêndios florestais. Por isso, recomenda-se que a população não ateie fogo em nenhuma situação”, completa o órgão.

Em Campo Grande, o dia inicia com 19°C e atinge 33°C nos horários mais quentes. Dourados, na região de Grande Dourados, amanhece com 14°C e registra 32°C à tarde. Na região Sul-Fronteira, Ponta Porã tem mínima de 16°C e máxima de 29°C. No leste, Anaurilândia apresenta variação entre 16°C e 32°C.

Na região do Bolsão, os termômetros em Paranaíba marcam 17°C inicialmente e chegam aos 33°C, já Três Lagoas tem mínima de 16°C e máxima de 32°C. Em Coxim, no norte do estado, a mínima prevista é de 20°C e a máxima de 35°C.

Corumbá, no Pantanal, tem mínima de 22°C e máxima de 35°C; em Aquidauana, na mesma região, as temperaturas iniciam em 20°C e sobem até 37°C. Em Porto Murtinho, na região sudoeste, os valores variam entre 20°C e 37°C durante o dia.

Tempo quente e seco: apesar de temperaturas amenas ao amanhecer, MS atinge até 37°C nesta quinta

Heloisa Duim, Programa de Estágio Supervisionado

Confira a farmácia de plantão hoje em Amambai

0

Plantão: Drogaria Vital Farma     Fone: 3481-2625

Próximo ao Mercado Alô Amambai

Procura-se cadela desaparecida em Amambai

0
Fotos: Divulgação

Na tarde de terça-feira (27), a cachorrinha Luma, de apenas 6 meses, desapareceu na Vila Mansano, em Amambai, nas proximidades da faculdade IPED. Segundo a dona, a cachorrinha aproveitou o momento em que o portão foi aberto para a saída do carro e fugiu.

Luma usava uma coleirinha rosa quando se perdeu. Informações sobre o seu paradeiro podem ser informadas pelo telefone (67) 9 9917-8701 (Ruan).

A família agradece toda ajuda para encontrar a Luma e trazê-la de volta para casa.

Fonte: A.N./Grupo A Gazeta

Casos de maus-tratos a animais em Amambai alertam sobre conscientização e punição

0
Foto: A Gazeta

Na última semana, Amambai registrou dois graves casos de violência contra animais, ambos ocorrendo em um curto intervalo de tempo. A situação, que já é alarmante por si só, ressalta a importância de se reforçar a conscientização sobre a crueldade que esses atos representam e as consequências legais que eles acarretam.

O primeiro caso ocorreu na segunda-feira, 19 de agosto, quando a Polícia Militar Ambiental prendeu L.H.P.S., de 30 anos, após denúncia de que ele mantinha dois cachorros em condições insalubres e abandonados. O homem, que foi detido em flagrante por maus-tratos e encaminhado para a delegacia, afirmou que cuidava dos animais a cada dois dias

Apenas três dias depois, na quinta-feira, 22 de agosto, a Polícia Militar Ambiental foi acionada novamente para investigar a morte de um cachorro por enforcamento. O tutor, N.D.L., de 20 anos, foi identificado e preso em flagrante. Em sua residência, foram encontrados mais dois cachorros em condições deploráveis. N.D.L também foi preso em flagrante e conduzido a delegacia.

Os animais resgatados nos dois casos estão sob os cuidados da ONG e posteriormente serão colocados para adoção.

Maus-tratos a animais é crime, com pena de reclusão que pode variar de dois a cinco anos, além de multa e perda da guarda do animal, conforme estabelecido pela Lei 14.064/2020. Em casos onde o ato resulta na morte do animal, a pena pode ser aumentada em até um terço.

Esses dois casos servem como um sinal de alerta para a sociedade. A crueldade contra animais não pode ser tolerada, e é fundamental que denúncias sejam feitas para que os responsáveis sejam punidos e para que possamos proteger aqueles que não têm voz.

Fonte: A.N /Grupo A Gazeta

Filho que agrediu a mãe em Coronel Sapucaia é preso pela Polícia Civil

0
Foto: Ramon Mattos/PCMS

Na tarde desta quarta-feira (27/08), policiais civis da Delegacia de Coronel Sapucaia/MS realizaram a prisão de um homem, de 43 anos, por descumprimento de medidas protetivas de urgência. A ação policial foi desencadeada após o recebimento de uma denúncia anônima, indicando que uma pessoa estava violando a referida medida.

Chegando ao local, os agentes constataram que o autor, identificado como L.S.S., estava na residência em estado de agressividade, apresentando delírios e descumprindo a medida protetiva. Diante do comportamento agressivo do autor, os policiais precisaram utilizar meios progressivos de força para contê-lo e conduzi-lo até a delegacia para as devidas providências.

A mãe de L.S.S., residente no endereço da ocorrência relatou que seu filho possui problemas psicológicos graves. Ela afirmou que já tentou interná-lo compulsoriamente várias vezes, mas sem sucesso. Exausta das agressões que vinha sofrendo, ela decidiu registrar um boletim de ocorrência na delegacia e solicitar medidas protetivas contra o filho. A depoente informou ainda que, mesmo após o deferimento das medidas, L.S.S. se recusava a deixar a residência.

A comunidade local foi orientada a continuar colaborando com as autoridades, especialmente em situações de descumprimento de medidas protetivas, que visam garantir a segurança de vítimas de violência doméstica e familiar.

Homem é autuado em Sete Quedas após matar gato de estimação com espingarda de pressão

0
Foto: Divulgação

Um episódio de crueldade contra animais chocou a comunidade de Sete Quedas nesta segunda-feira. Um homem, identificado como S.F., foi preso em flagrante após matar o gato de estimação de sua vizinha com um tiro de espingarda de pressão. O incidente gerou uma mobilização rápida das autoridades locais.

O caso começou quando a vítima, uma residente local, acionou a Polícia Civil após observar S.F. manuseando uma espingarda em sua propriedade. Em seu relato, a vítima afirmou ter visto S.F. atirar contra seu gato, que estava próximo a sua horta. O disparo resultou na morte imediata do animal, e a vítima também relatou ter visto o agressor cavando um buraco com o corpo do gato ao lado.

A equipe da Polícia Civil, em conjunto com a Polícia Militar, deslocou-se rapidamente para o local do ocorrido. Durante a abordagem, S.F. inicialmente negou as acusações, mas acabou confessando que o tiro foi disparado com uma espingarda de pressão. O homem alegou que a intenção era apenas “assustar” o gato, que estava em sua horta, e não lhe causar dano. A Polícia Civil encontrou o corpo do animal morto enterrado próximo ao terreno do autor.

S.F. foi autuado em flagrante pelo crime de maus-tratos a animais, conforme prevê a Lei 14.064/2020. Esta legislação, que endureceu as penas para crimes contra cães e gatos, estabelece penas de 2 a 5 anos de reclusão, além de multa e proibição de guarda de animais. Em casos que resultem na morte do animal, a pena pode ser aumentada em até 1/3.

O caso destaca a importância da aplicação rigorosa das leis de proteção animal e a necessidade de conscientização sobre o tratamento adequado dos animais de estimação. A vítima expressou alívio pela rápida ação das autoridades e pela iminente justiça para seu falecido animal.

A Polícia Civil do Mato Grosso do Sul reiterou seu compromisso com a proteção animal e afirmou que não tolerará nenhum tipo de violência contra os animais. A autoridade policial local adverte que maus-tratos a animais é um crime sério e que a instituição continuará a trabalhar para garantir que tais atos não fiquem impunes.

As investigações sobre o caso estão em andamento e S.F. permanecerá sob custódia aguardando a decisão do Poder Judiciário. O caso ressalta a importância de ações efetivas para a proteção dos animais e o respeito às normas estabelecidas para garantir seu bem-estar.

Paulo Corrêa solicita implantação do curso de Medicina Veterinária na UEMS de Mundo Novo

0
Foto: Assessoria

1º secretário da Assembleia Legislativa, o deputado estadual Paulo Corrêa (PSDB) solicitou, nesta semana, a implantação do curso de Medicina Veterinária no campus da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) em Mundo Novo. A medida visa atender à crescente demanda por formação superior na região Conesul e fortalecer a oferta de cursos estratégicos para o desenvolvimento econômico e social local.

Paulo Corrêa argumenta que a abertura do curso na unidade de Mundo Novo é fundamental para proporcionar aos jovens da região mais oportunidades de qualificação profissional sem a necessidade de se deslocarem para outras cidades.

“Essa é uma demanda antiga da comunidade e pode se tornar uma realidade graças ao empenho do Governo do Estado e da UEMS em atender às necessidades regionais”, afirmou o deputado. “Estamos trabalhando em conjunto com o governador Eduardo Riedel e com o Reitor da UEMS, Dr. Laércio de Carvalho, para que essa solicitação seja atendida o mais breve possível, garantindo mais uma opção de curso de excelência na UEMS”, completou.

A iniciativa, além de beneficiar os estudantes, também visa contribuir para o desenvolvimento do setor agropecuário na região, que é uma das principais atividades econômicas do Conesul. A formação de novos profissionais qualificados em Medicina Veterinária pode impulsionar a produção local, promover o bem-estar animal e agregar valor à cadeia produtiva.

Se aprovado, o curso de Medicina Veterinária em Mundo Novo deverá iniciar suas atividades nos próximos anos, consolidando ainda mais a UEMS como uma instituição referência no ensino superior em Mato Grosso do Sul.

Acidente em Caarapó deixa ferido

0
Corpo de Bombeiros prestou os primeiros socorros no local do acidente. Foto: Divulgação

Redação

Na terça-feira, dia 27 de agosto, por volta das 16h25, ocorreu um acidente de trânsito na Rua Duque de Caxias, esquina com a Rua Paraná, em Caarapó. Envolvidos na colisão estavam uma caminhonete e uma motocicleta modelo Biz.

De acordo com informações do site Caarapó News, o condutor da motocicleta, um homem de 29 anos, sofreu suspeita de fratura em uma das pernas e foi encaminhado para o Hospital Beneficente São Mateus pela equipe do Corpo de Bombeiros. O motorista da caminhonete, de 45 anos, não apresentou ferimentos.

A moto ficou presa sob a parte frontal da caminhonete após o impacto. A dinâmica exata do acidente ainda não foi divulgada.

Lia Nogueira solicita ampliação de cirurgias cardíacas no HE de Dourados

0
Fotos: Assessoria

Conforme pedido de usuários, a deputada estadual Lia Nogueira (PSDB) apresentou uma solicitação ao Governo de Mato Grosso do Sul para ampliar o número de cirurgias e procedimentos cardíacos realizados no Hospital Evangélico de Dourados (HE).

A parlamentar destaca que o hospital é uma referência na região para esse tipo de atendimento, não apenas para a população local, mas também para pacientes de várias cidades vizinhas abrangendo cerca de 33 municípios da macrorregião.

A deputada ressalta que, apesar da capacidade técnica e estrutural do HE para realizar um maior número de procedimentos, o hospital enfrenta limitações, fazendo-se necessária a ampliação dos leitos contratualizados, bem como os recursos investidos, dos quais são os mesmos a mais de 6 anos. Isso tem impedido a ampliação do atendimento, essencial para suprir a crescente demanda por cirurgias e tratamentos cardíacos, cujo hospital é habilitado desde 2010 na alta complexidade em cardiovascular. Ainda é fato que a Campo Grande já enfrenta grande demanda de todo o Estado, o que contribuiria significativamente para o desafogamento da Capital.

Lia Nogueira enfatiza que, com a ampliação dos serviços e dos recursos destinados ao hospital, seria possível reduzir o tempo de espera dos pacientes, garantindo um atendimento mais eficiente e acessível. “Investir na ampliação dos serviços cardíacos no HE não apenas deve salvar mais vidas, mas também melhorar significativamente a qualidade de vida dos pacientes, permitindo que eles retornem às suas atividades cotidianas com mais saúde e segurança”, explica.

Fonte: Assessoria Lia Nogueira

Mara Caseiro pede mais segurança na MS-040 entre Campo Grande e Bataguassu

0
Foto: Victor Chileno

Para segurança dos motoristas e cidadãos que transitam na rodovia MS-040 entre os municípios de Campo Grande e Bataguassu, a deputada estadual Mara Caseiro (PSDB) pediu ao governo estadual, a realização de estudos técnicos para a instalação de telas e proteção ao longo do trecho. A solicitação foi encaminhada ao secretário estadual de Infraestrutura e Logística, Hélio Peluffo e ao diretor-presidente da Agência Estadual de Gestão e Empreendimentos, Mauro Azambuja.

Segundo a parlamentar, é assustador o número de acidentes que envolvem animais ao longo da MS-040. “Este trecho, além de ser importante para a logística viária de nossa produção agropecuária, florestal e industrial é cercado por reservas naturais que abrigam grande população animal de espécie nativa, terrestre, residente ou migratória. Não é por outro motivo, que inúmeros acidentes envolvendo animais acontecem neste trecho da MS-040”, disse ela.

Diante disso, para que seja reduzido o assustador número de acidentes que envolvem animais ao longo da MS-040, sendo protegidos tanto o cidadão quanto a própria população animal, é necessário que sejam instaladas telas de proteção nas reservas naturais e pontes da MS-040. “Este pedido é de extrema importância para a população sul-mato-grossense, já que nosso Estado é rico e diverso em fauna e flora, mas também desenvolvido no setor florestal, industrial e agropecuário (que utiliza este trecho para escoamento da produção), sendo importante que estes dois interesses sejam protegidos”, afirmou Mara Caseiro.

Fonte:  Tavane Ferraresi /Assessoria ALMS

Crente pode pecar? – Por Eloir Vieira

0

“Qualquer que permanece nele não vive pecando; qualquer que vive pecando não o viu nem o conheceu” (1ªJo 3.6).

Quando cremos em Cristo e recebemos o Espírito Santo, Ele nos purifica do pecado e nos prepara para o Reino de Deus. As práticas de pecados ficam no passado e nos tornamos uma nova criatura em Cristo: “Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é: as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo” (2ªCo 5.17). “E os que são de Cristo crucificaram a carne com as suas paixões e concupiscências” (Gl 5.24).

O Espírito de Deus, age na vida do crente, transformando a velha criatura numa nova pessoa com comportamentos melhores a partir da sua mente: “E é o que alguns têm sido, mas haveis sido lavados, mas haveis sido santificados, mas haveis sido justificados em nome do Senhor Jesus e pelo Espírito do nosso Deus” (1ªCo 6.11).

Quem crê e se arrepende, recebe o Espírito de Cristo e abandona o pecado. Disse Jesus: “Quem crê em mim, como diz a Escritura, rios de água viva correrão do seu ventre. E isso disse ele do Espírito, que haviam de receber os que nele cressem; porque o Espírito Santo ainda não fora dado, por ainda Jesus não ter sido glorificado” (Jo 7.38,39).

Crente convertido, não é estar numa igreja, mas é ser igreja: “Qualquer que é nascido de Deus não vive na prática do pecado; porque a sua semente permanece nele; e não pode viver pecando, porque é nascido de Deus” (1ªJo 3.9). “Qualquer que permanece nele não vive pecando; qualquer que vive pecando não o viu nem o conheceu” (1ªJo 3.6).

Ao recebermos o Espírito de Cristo, nascemos do Espírito: “Jesus respondeu e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo não pode ver o Reino de Deus” (Jo 3.3). “Jesus respondeu: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito não pode entrar no Reino de Deus” (Jo 3.5).

O crente nascido de novo não vive mais cometendo pecado: “Que diremos, pois? Permaneceremos no pecado, para que a graça seja mais abundante? De modo nenhum! Nós que estamos mortos para o pecado, como viveremos ainda nele? Ou não sabeis que todos quantos fomos batizados em Jesus Cristo fomos batizados na sua morte? De sorte que fomos sepultados com ele pelo batismo na morte; para que, como Cristo ressuscitou dos mortos pela glória do Pai, assim andemos nós também em novidade de vida. Porque, se fomos plantados juntamente com ele na semelhança da sua morte, também o seremos na da sua ressurreição; sabendo isto: que o nosso velho homem foi com ele crucificado, para que o corpo do pecado seja desfeito, a fim de que não sirvamos mais ao pecado. Porque aquele que está morto está justificado do pecado” (Rm 6.1-7).

O crente deve rejeitar o pecado, mas se pecar, deve a arrepender-se, e confessar seus pecados ao Senhor, que será perdoado: “Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça” (1ªJo 1.9). “Meus filhinhos, estas coisas vos escrevo para que não pequeis; e, se alguém pecar, temos um Advogado para com o Pai, Jesus Cristo, o Justo” (1ªJo 2.1). Deus perdoa! Arrependa-se!

Amambai tem 6 disputando a Prefeitura e 134 a Câmara

0
Imagem: A Gazeta

Com 6 candidatos disputando a prefeitura, sendo uma mulher e 5 homens, e 134 nomes concorrendo a uma das 13 vagas na câmara municipal, Amambai escolherá seus futuros governantes no próximo dia 6 de outubro.

A maior coligação, chamada “Trabalho, Transparência e Resultado”, reúne cinco partidos (PSDB, Cidadania, PL, União, Republicanos, Podemos e PSD). Essa coligação tem como candidata a prefeita Janete Córdoba (PSDB), com Zézinho (União Brasil) como vice. A chapa conta com 53 candidatos a vereador.

A coligação “Amambai Muito Mais(+) Para Você”, formada pelos partidos MDB e PP, tem como candidato a prefeito Sérgio Barbosa (MDB) e Jaime Peixoto (PP) como vice. Essa coligação tem 27 candidatos a vereador.

A coligação “Um Novo Tempo para Amambai” é formada pelos partidos Novo e DC, tem como candidato a prefeito Renato do Novo (Novo) e Professor Toco (DC) como vice. Essa chapa conta com 21 candidatos a vereador.

A coligação “Renovação e Transparência” tem como candidato a prefeito Luciney Bampi (PT) e Sergio Perius (PT) como vice, sendo formada pela Federação Brasil da Esperança (PT, PCdoB, PV) e PDT. Eles contam com 12 candidatos a vereador.

O partido PRD, que não formou coligação, tem como candidato a prefeito Igor Limosine e Katiane Machado como vice, apresentando 14 candidatos a vereador.

O partido PCO, também sem coligação, tem como candidato a prefeito Daniel Lemes Vasques e Tarcila Franco Aquivel como vice, e apresenta 7 candidatos a vereador.

Amambai conta com 27.560 mil eleitores neste ano, um acréscimo de 1.665 em comparação com a última eleição para prefeito em 2020, que contou com 25.895 eleitores.

Confira quem são os candidatos em Amambai:

Amambai tem 6 disputando a Prefeitura e 134 a Câmara
Imagem: A Gazeta
Amambai tem 6 disputando a Prefeitura e 134 a Câmara
Imagem: A Gazeta
Amambai tem 6 disputando a Prefeitura e 134 a Câmara
Imagem: A Gazeta
Amambai tem 6 disputando a Prefeitura e 134 a Câmara
Imagem: A Gazeta
Amambai tem 6 disputando a Prefeitura e 134 a Câmara
Imagem: A Gazeta

Fonte: Grupo A Gazeta