10.1 C
Amambai
quinta-feira, 25 de junho de 2026
Início Site Página 866

7º Encontro dos Filhos e Amigos de Amambai será realizado nos dias 20, 21 e 22 de setembro

0
Registro do 3º Encontro dos Filhos e Amigos de Amambai. Foto: Divulgação/Arquivo

Redação

O 7º Encontro dos Filhos e Amigos de Amambai será realizado nos dias 20, 21 e 22 de setembro, promovido pelo Grupo C.A.V (Conheci Antônia Vera). Este evento tem como objetivo reunir pessoas nascidas em Amambai, que, apesar de estarem distantes devido às suas carreiras profissionais, mantêm vínculos com sua terra natal.

A programação inicia-se na sexta-feira, dia 20, às 21h, com uma pucheirada, e encerra-se no domingo, dia 22, quando será servido um costelão de tambor. Ambas as ocasiões acontecem nas instalações do Alphaville Clube.

Para o sábado, dia 21, às 8h, está programada uma partida de futebol no Clube de Tereré, onde serão homenageados os caveanos Rui Cordeiro e Sonilto. Ao meio-dia, será realizado um churrasco com música ao vivo no Alphaville, seguido por um jantar dançante à noite com a animação de Amâncio Cabreira e sua banda, de Campo Grande. Às 21h, haverá uma abertura conduzida pelo pastor Ataliba Albuquerque, da Igreja Batista Central de Amambai, com apresentação do Coral Sabiá Laranjeira, da Associação Cultural Amambaiense, e da Orquestra São Gonçalo.

O ingresso de R$ 150 garante acesso aos três dias de festividades. Para mais informações e aquisição de ingressos, os interessados, em Amambai, devem falar com Abdo Mariano pelo telefone (67) 99682-0779, ou Odil Puques pelo (67) 99983-7632. Em Campo Grande, os contatos devem ser feitos com José Didoneth por meio do número (67) 9632-2404.

Ação na ALEMS reúne policiais civis de Amambai em busca de apoio legislativo

0
Profissionais lotados na Unidade Regional de Perícia e Identificação de Amambai também pedem por valorização da classe. Fotos: Divulgação

Redação

A Unidade Regional de Perícia e Identificação de Amambai, vinculada à Polícia Civil de Mato Grosso do Sul (PCMS), participou de um evento promovido pela Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) no dia 29 de agosto, com o objetivo de reivindicar melhorias para a categoria. O evento teve a presença de policiais civis, incluindo aposentados e pensionistas, que buscaram apoio dos deputados estaduais para interceder junto ao Governo do Estado.

Ação na ALEMS reúne policiais civis de Amambai em busca de apoio legislativo

Como resultado, na terça-feira, dia 3 de setembro, em reação às pressões sindicais, a ALEMS anunciou a criação de uma comissão temporária com três deputados estaduais para mediar as negociações salariais entre o Governo do Estado e a Polícia Civil. O objetivo da comissão é buscar uma solução para o impasse salarial.

Em entrevista ao Jornal A Gazeta, profissionais da Unidade Regional de Perícia e Identificação de Amambai, explicaram que, durante a primeira gestão do governador Reinaldo Azambuja, foi prometido que os salários da Polícia Civil estariam entre os seis mais altos do Brasil. No entanto, atualmente, a PCMS ocupa a 17ª posição em termos de remuneração. Os policiais destacaram também que, apesar do órgão ser um dos líderes nacionais em resolução de crimes, o governo estadual não tem proporcionado o reconhecimento adequado.

Entre as medidas recentes do governo está o auxílio saúde de R$ 1.800,00 destinado a delegados e fiscais da Agência Fazendária (Agenfa). No entanto, o governo afirma que não há orçamento disponível para melhorar os salários dos demais integrantes da Polícia Civil, como investigadores, escrivães, papiloscopistas, peritos criminais e médicos legistas. O governo propôs incorporar o auxílio alimentação de R$ 400,00 ao salário, mas os policiais argumentam que essa medida poderia resultar em descontos, reduzindo o valor líquido recebido, especialmente para os iniciantes na carreira.

Ação na ALEMS reúne policiais civis de Amambai em busca de apoio legislativo

A classe reivindica um reajuste do subsídio em 69%, necessário para atingir a sexta posição no ranking salarial, implantação do auxílio-saúde nos percentuais previstos para os delegados e reajuste do auxílio-alimentação para R$ 800, com base nos dados do DIEESE. Também pede a realização de um Concurso Público para preenchimento de 50 vagas para Peritos Criminais e 100 vagas para Peritos Médicos Legistas, bem como a criação de pelo menos oito cargos comissionados por Unidade Regional de Perícia e Identificação (URPI).

Para perseguir esses objetivos, o “Movimento Perícia Legal”, liderado pelo Sindicato dos Peritos Oficiais Forenses de Mato Grosso do Sul (SINPOF-MS), uniu forças com o “Movimento Cumpra-se a Lei”, do Sindicato dos Policiais Civis de MS (SINPOL-MS) para contestar a proposta do Governo do Estado de parcelar um aumento salarial prometido de 18% ao longo de três anos. Em assembleia, o SINPOF-MS optou por realizar ações conjuntas com o SINPOL-MS para pressionar pela implementação da promessa.

Paralisação

O SINPOL-MS realizou uma paralisação nesta quinta-feira, dia 5, das 8h às 12h, para pressionar o governo a cumprir suas promessas. O sindicato afirma que a paralisação não afetou os serviços essenciais, como atendimento a crianças, idosos e casos de flagrante delito, e ressalta a importância do movimento para garantir melhores condições de trabalho e o devido reconhecimento do papel dos policiais civis na segurança pública do Estado.

Nos 189 anos da PMMS, Coronel David destaca empenho pela valorização salarial dos militares

0
Foto: Pedro Ernesto

O deputado estadual Coronel David (PL) reafirmou nesta quinta-feira (5) seu compromisso com a valorização salarial e profissional dos militares durante a cerimônia que celebrou os 189 anos da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul (PMMS). O evento, promovido pelo Comando Geral da PMMS, reuniu diversas autoridades, incluindo o governador Eduardo Riedel, o secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Antonio Carlos Videira, e o comandante-geral da PMMS, Coronel Renato dos Anjos Garnes.

Em meio às homenagens, que incluíram a outorga das Medalhas do Mérito e Insígnias do Mérito Policial-Militar, a presença de Coronel David simbolizou seu incansável trabalho em prol de melhores condições para o ambiente de trabalho dos militares. Com uma trajetória pessoal e profissional profundamente enraizada na PMMS, o deputado destacou que a valorização salarial da corporação é uma das principais bandeiras de seu mandato.

“Valorizar aqueles que dedicam suas vidas à proteção do nosso estado é um dever que devemos perseguir com seriedade e urgência”, afirmou Coronel David, reiterando sua luta pelo retorno dos sete níveis salariais, uma reivindicação antiga dos policiais.

Essa pauta tem encontrado apoio do governo estadual, como evidenciado nas palavras do governador Eduardo Riedel, que reconheceu o esforço de Coronel David em trazer essa questão à frente das negociações. “Coronel David, a valorização que o senhor insistentemente nos cobra, com toda razão, para cada policial militar do nosso estado, é uma busca constante. Por isso, vamos retomar o sétimo nível e avançar cada vez mais na melhoria dos resultados para nossa força de trabalho”, declarou o governador.

Riedel também destacou os investimentos na corporação, reforçando que o maior patrimônio da segurança pública são as pessoas. “Nosso principal investimento são as pessoas e continuaremos a investir na Polícia Militar de Mato Grosso do Sul. No próximo dia 18, vamos receber quase 186 novos soldados e daremos início ao chamamento de cerca de 500 novos efetivos, para que possamos voltar aos mais de 6.000 militares na ativa”, afirmou.

Para Coronel David, a articulação política tem sido um instrumento importante que impulsiona as negociações com o governo estadual, garantindo que a valorização salarial da categoria avance de forma concreta.

“Entendo que a segurança pública depende, acima de tudo, de uma força de trabalho bem remunerada, motivada e equipada. O retorno dos sete níveis salariais é um marco nessa trajetória, reforçando o comprometimento do governo do estado com aqueles que estão na linha de frente da segurança do Estado”, concluiu o deputado.

Paulo Corrêa solicita reparos urgentes na ponte sobre o Rio Miranda na MS-345, em Bonito

0
Foto: Divulgação

O deputado estadual Paulo Corrêa (PSDB) solicitou nesta quinta-feira (5) a realização de reparos urgentes na ponte sobre o Rio Miranda, localizada na MS-345, próximo ao Distrito Águas do Miranda, em Bonito. A indicação foi encaminhada ao governador Eduardo Riedel, ao secretário de Infraestrutura e Logística, Guilherme Alcântara, e ao diretor-presidente da Agesul, Mauro Azambuja, a pedido do prefeito Josmail Rodrigues (PSDB).

A ponte, que é um ponto crucial de ligação entre as cidades de Anastácio e Bonito, está enfrentando problemas estruturais agravados pelo aumento do tráfego, especialmente de veículos pesados, após a pavimentação da rodovia MS-345, obra lançada por Paulo Corrêa enquanto governador em exercício, em 2021.

Com a conclusão das obras, o trajeto entre Bonito e Campo Grande foi reduzido em cerca de 40 km, o que intensificou o fluxo de veículos na região.

“A situação da ponte sobre o Rio Miranda é preocupante. O aumento do tráfego, particularmente de veículos pesados, colocou uma pressão excessiva sobre a estrutura, que já apresenta sinais de desgaste. É fundamental que intervenções sejam feitas imediatamente para evitar acidentes graves e garantir a segurança de todos que utilizam a rodovia,” afirmou o 1º secretário da Assembleia Legislativa, que também é engenheiro civil.

A pavimentação da MS-345 trouxe muitos benefícios para a região, facilitando o acesso e promovendo o desenvolvimento econômico e turístico de Bonito. No entanto, Paulo Corrêa destacou que a infraestrutura precisa acompanhar esse crescimento, e a manutenção da ponte é essencial para assegurar a continuidade desse progresso.

“A ponte é vital não só para os moradores da região, mas também para o fluxo turístico, que é uma das principais fontes de renda de Bonito. A segurança dos motoristas e passageiros deve ser nossa prioridade, e por isso, estou pedindo que o Governo do Estado tome providências urgentes”, finalizou.

Além de Paulo Corrêa, outros deputados também apresentaram indicações no mesmo sentido. A proposição foi encaminhada em nome da Assembleia Legislativa.

Fotografia de Clesio Ribeiro destaca ipê amarelo na Vila Estrela, em Amambai

0
Foto: Clesio Ribeiro

Em tempos de seca, Amambai segue sendo presenteada pela beleza singular que a define: o ipê amarelo, em toda sua vibrante exuberância, florescendo como um sinal de esperança. Capturada pelo olhar do diretor do Grupo A Gazeta, Clesio Ribeiro, esta imagem revela o encontro entre a natureza viva e a modernidade que desponta na Vila Estrela, onde um dos prédios mais bonitos e modernos da cidade está sendo erguido. Com suas ruas adornadas por ipês, Amambai nos lembra, em cada esquina, que a beleza sempre está ao nosso redor, mesmo nos momentos mais áridos.

Fonte: A.N./Grupo A Gazeta

UniCesumar reinaugura em Amambai

0
Foto: divulgação

A Associação Comercial e Empresarial de Amambai (ACIA) convida toda a população para participar da reinauguração da UniCesumar, que acontecerá no dia 06 de setembro, às 10h. O evento celebra um novo capítulo para a instituição, com a inauguração de suas novas instalações, que prometem agregar ainda mais à educação local.

A reinauguração será uma excelente oportunidade para fortalecer laços entre a UniCesumar e o comércio de Amambai, além de discutir futuras parcerias que beneficiarão a comunidade.

A UniCesumar fica localizada rua Marechal Floriano Peixoto, nº 1042, centro.

Fonte: A.N /Grupo A Gazeta

Raça União/Intech Telecon vence por 5×1 na final e é tetracampeã da Copa Cidade de Futsal em Amambai

0
A equipe Raça União/Intech Telecom. Em 2024 o time conquistou o tetracampeonato da Copa Cidade de Futsal, em Amambai. (Fotos: Raquel Fernandes)

A Gazeta

A equipe Raça União/Intech Telecom bateu o Atlético Guapo’y, da Aldeia Amambai pelo placar de 5×1 na noite dessa terça-feira, dia 3 de setembro, e conquistou o tetracampeonato da Copa Cidade de Futsal, em Amambai.

A terceira colocação do campeonato na categoria feminina ficou com a equipe A.F/Limão Verde, que nas semifinais havia perdido para a Raça União/Intech pelo placar de 6×3 na prorrogação após empate em 3×3 no tempo normal de jogo.

As finais da competição promovida pela Prefeitura de Amambai através da Sedesc (Secretaria de Desporto e Cultura) aconteceram com as dependências do Ginásio de Esportes Flávio Derzi completamente lotadas e foram marcadas por uma linda homenagem ao servidor público e jogador amambaiense, Paulo César Ratier, que faleceu em março desse ano, vítima de um acidente relacionado ao trabalho.

A artilheira da Copa Cidade de Futsal 2024, que teve na coordenação técnica Ramão Batista Júnior, o “Fubica” e na direção geral do secretário de desporto e cultura, em Amambai, Mateus Luiz Teixeira Oliveira foi, mais uma vez, a jogadora Pâmela Priscila Schultz, da equipe Raça União e a melhor goleira do certame foi também mais uma vez a jogadora Johana Alencar, também da equipe Raça União/Intech Telecom.

A organização também premiou com uma bola de futsal os goleiros que fizeram o primeiro gol no campeonato. Na categoria feminina o prêmio foi para a goleira Katiane Benites, da equipe Império Futsal.

A arbitragem da Copa Cidade de Futsal 2024, que contou inicialmente com a participação de 36 equipes, 24 times masculinos e 12 femininos, teve arbitragem de árbitros pertencentes ao quadro de arbitragem da Federação de Futsal de Mato Grosso do Sul.

A cerimônia de premiação, na noite dessa terça-feira (3) contou com a participação do Grupo de Escoteiros de Amambai. Antes das partidas decisivas o público presente no Ginásio de Esportes Flávio Derzi pode prestigiar uma partida/apresentação de futsal infantil, com equipes mantidas pela escolinha de futsal da Sedesc, em Amambai.

Raça União/Intech Telecon vence por 5x1 na final e é tetracampeã da Copa Cidade de Futsal em Amambai
Raça União/Intech Telecon vence por 5x1 na final e é tetracampeã da Copa Cidade de Futsal em Amambai
A equipe Atlético Guapo’y, vice-campeã em 2024.

Fazenda Flamboyant faz 4×1 na final e é campeã da Copa Cidade de Futsal 2024 em Amambai

0
A equipe da Fazenda Flamboyant, campeã da Copa Cidade de Futsal 2024, em Amambai. (Fotos: Raquel Fernandes)

A Gazeta

Com dois gols de Juliano, um de Amarildo e um do Tripa, a Fazenda Flamboyant bateu a S.E.B.A/Amigos do Ratier (Sociedade Esportiva Boleiros Anônimos) pelo placar de 4×1 na noite dessa terça-feira, dia 3 de setembro, e conquistou o título da Copa Cidade de Futsal 2024, em Amambai.

A terceira colocação do campeonato ficou com a equipe da Datacell Celulares, que na ocasião bateu a Coró Motos/Limão Verde pelo placar de 5×4 nas cobranças de pênaltis, após empate em 2×2 no tempo normal de jogo.

As finais da competição promovida pela Prefeitura de Amambai através da Sedesc (Secretaria de Desporto e Cultura) aconteceram com as dependências do Ginásio de Esportes Flávio Derzi completamente lotadas e foram marcadas por uma linda homenagem ao servidor público e jogador amambaiense, Paulo César Ratier, que faleceu em março desse ano, vítima de um acidente relacionado ao trabalho.

O artilheiro da Copa Cidade de Futsal 2024, que teve na coordenação técnica Ramão Batista Júnior, o “Fubica” e na direção geral do secretário de desporto e cultura, em Amambai, Mateus Luiz Teixeira Oliveira, foi o jogador Jorge Rodrigues, da Coró Motos/Limão Verde e o melhor goleiro do certame foi o jogador Adriano Ricarte, também da Coró Motos/Aldeia Limão Verde.

A organização também premiou com uma bola de futsal os goleiros que fizeram o primeiro gol no campeonato. Na categoria masculina o prêmio foi para o goleiro João Paulo, da equipe Datacell Celulares.

A arbitragem da Copa Cidade de Futsal 2024, que contou inicialmente com a participação de 36 equipes, 24 times masculinos e 12 femininos, teve arbitragem de árbitros pertencentes ao quadro de arbitragem da Federação de Futsal de Mato Grosso do Sul.

A cerimônia de premiação, na noite dessa terça-feira (3) contou com a participação do Grupo de Escoteiros de Amambai. Antes das partidas decisivas o público presente no Ginásio de Esportes Flávio Derzi pode prestigiar uma partida/apresentação de futsal infantil, com equipes mantidas pela escolinha de futsal da Sedesc, em Amambai.

Fazenda Flamboyant faz 4x1 na final e é campeã da Copa Cidade de Futsal 2024 em Amambai
A equipe S.E.B.A/Amigos do Ratier, vice-campeã em 2024.
Fazenda Flamboyant faz 4x1 na final e é campeã da Copa Cidade de Futsal 2024 em Amambai
A equipe Datacell Celulares ficou com a terceira colocação.

Confira a farmácia de plantão hoje em Amambai

0

Plantão: Farmácia Super Popular     Fone: 99205-6752

Próximo ao Posto V 8

Assessor de Nelsinho Trad e advogado visitam redação do Jornal A Gazeta

0
Foto: A Gazeta

Nesta quarta-feira, dia 4 de setembro, o assessor do senador Nelsinho Trad, Marcelo Ally, acompanhado do também advogado Renato, visitaram a redação do Jornal A Gazeta, onde foram recebidos pelo diretor do Grupo A Gazeta, Clesio Ribeiro.

Os advogados, ambos de Mundo Novo, aproveitaram uma viagem de trabalho político na região para discutir questões relevantes ao contexto local.

Fonte: A.N./Grupo A Gazeta

Nota de falecimento de Lerci Fischer

0

Comunicamos com pesar o falecimento nessa quarta-feira, 4 de setembro, no Hospital da Cassems, em  Dourados, de Lerci Fischer, 62 anos.

Trasladado para Amambai, seu corpo será velado a partir das 18h no Memorial Primavera e o sepultamento acontece nesta quinta-feira, (5) às 17h.

Informou Pax Primavera- Fone: 3481-5356

Lar do Idoso Frei Fabiano promove apadrinhamento afetivo para idosos

0
Foto: divulgação

“Se o tempo envelhecer seu corpo, mas não envelhecer sua emoção, você será sempre feliz!” – essa frase resume o espírito do apadrinhamento afetivo, uma prática solidária que visa integrar os idosos à comunidade através de vínculos socioafetivos. É essa conexão que o Lar do Idoso Frei Fabiano de Amambai está buscando o para seus residentes.

Sob a coordenação da Psicoterapeuta Miriam Fernandes, o projeto de apadrinhamento dos idosos busca fortalecer os laços sociais e proporcionar um ambiente de acolhimento e carinho para os idosos que vivem na instituição. Diferente de outros tipos de apadrinhamento, essa política não implica em responsabilidade civil, guarda, tutela ou adoção, sendo uma iniciativa voluntária que tem como foco principal a inclusão social e a promoção do bem-estar dos idosos.

Como funciona o apadrinhamento?

O apadrinhamento afetivo permite que idosos residentes em instituições como o Lar do Idoso Frei Fabiano possam construir laços duradouros, receber visitas regulares, participar de atividades culturais e recreativas, e, acima de tudo, sentir-se parte integrante da comunidade. A proposta é que, através de procedimentos simplificados, os padrinhos e madrinhas possam promover atividades de lazer, cultura, esporte e saúde em benefício dos idosos.
Além disso, os idosos apadrinhados terão a oportunidade de comemorar seus aniversários de forma individual, participar de passeios e visitas externas, e desfrutar de momentos únicos de convivência.

Quem pode ser um padrinho ou madrinha?

Qualquer pessoa maior de 18 anos pode se voluntariar para ser padrinho ou madrinha. O compromisso é simples: visitar o Lar do Idoso pelo menos uma vez por mês, participar das atividades e festividades promovidas pela instituição, e estar atento às datas comemorativas e lembretes importantes.

Para o apadrinhador, essa é uma oportunidade única de exercer a solidariedade, aprender com a sabedoria dos mais velhos e contribuir para uma sociedade mais integrada e menos discriminatória.

Os interessados em participar do apadrinhamento afetivo podem entrar em contato com a Psicoterapeuta Miriam pelo telefone (67) 9 9944-2062, com a Assistente Social Beatriz pelo telefone (67) 9 9623-0404, ou ingressar no grupo de WhatsApp do Lar do Idoso Frei Fabiano através do link: https://chat.whatsapp.com/JpXcjVmEiOl4yVOUvJeDZB.

Fonte: A. N/Grupo A Gazeta

Rota da Celulose: governador apresenta projeto de concessão de rodovias a empresários em SP

0

Com a presença de empresários e mercado financeiro, o governador Eduardo Riedel apresentou na B3 (Bolsa de Valores do Brasil), em São Paulo, o projeto ‘Rota da Celulose’, que prevê a concessão de trechos das rodovias BR-262, BR-267, MS-040, MS-338 e MS-395. O leilão está previsto para ocorrer em dezembro.

 Foi mais uma oportunidade de mostrar as vantagens de se investir no Mato Grosso do Sul. “Uma reunião extremamente positiva aqui na B3, onde o mercado se fez presente, com a participação dos interessados em participar do leilão em dezembro. Todos puderam conhecer o projeto e agora é esclarecer as dúvidas para se ter o melhor resultado possível”, afirma o governador.

Riedel ressaltou que serão 870 km de rodovias (estaduais e federais), sendo estimados R$ 8,8 bilhões em capital privado, nesta concessão que será de 30 anos. “Temos que agradecer ao governo federal pela confiança em delegar trechos das rodovias federais ao Estado, que vai promover o desenvolvimento desta rota (celulose), com trechos de duplicação, terceira faixa e acostamento integral. Um projeto inovador que dá competitividade aos negócios e segurança aos motoristas”, completou.

A apresentação foi feita durante o evento “Road Show Concessão de Rodovias”. O secretário de Governo e Gestão Estratégica, Rodrigo Perez, ressaltou que o objetivo foi alcançado. “Conseguimos reunir os players relevantes do mercado, assim como os fundos de investimentos e agentes financeiros, com uma apresentação robusta. O mercado está bem satisfeito e entendido nos projetos que temos pela frente”.

A secretária especial da EPE (Escritório de Parcerias Estratégicas), Eliane Detoni, garantiu que os projetos do Estado estão entre os mais modernos da atualidade. “Nas concessões das rodovias a gente vai melhorar a trafegabilidade, aumentar a segurança do usuário e para isto trazemos inovações regulatórias e tecnológicas, que vão contribuir para este momento”.

Rota da Celulose: governador apresenta projeto de concessão de rodovias a empresários em SP
Governador fez a apresentação na B3, em São Paulo

Bloco de rodovias

O bloco de rodovias que vai para o leilão passa por nove municípios do Estado, entre eles Campo Grande, Ribas do Rio Pardo, Santa Rita do Pardo, Bataguassu, Água Clara, Três Lagoas, Nova Alvorada do Sul, Nova Andradina e Anaurilândia.

Compreende os seguintes trechos: MS-040, de Campo Grande a Santa Rita do Pardo (226,3 Km); MS-338, que liga Santa Rita do Pardo e o entroncamento com a MS-395 (60,1 Km); e MS-395, de Bataguassu ao entroncamento com a MS-338 (7,7 Km); além da BR-262, ligando Campo Grande a Três Lagoas (328,2 Km) e BR-267, de Bataguassu a Nova Alvorada do Sul (248,1 Km).

Neste pacote estão previstos 114,5 km de duplicações, 457 km de acostamentos, 251 km de terceiras faixas, 12 km de via marginal e 82 dispositivos, que vão proporcionar mais segurança. Ainda terá a prestação de serviços aos usuários por meio de 50 veículos operacionais, entre ambulâncias, guinchos, combate a incêndios, desobstrução de pistas e inspeção para controle do tráfego.

Rota da Celulose: governador apresenta projeto de concessão de rodovias a empresários em SP
Trecho da rodovia MS-040 (Foto: Edemir Rodrigues/EPE)

“Não tenho dúvidas que o Estado vai seguir esta rota de crescimento, com case de sucesso para quem investir aqui e ao próprio Estado, contribuindo para economia do Brasil. Quem estiver conosco vai fazer parte desta história. Nós procuramos dar solidez, segurança jurídica e transparência a todos estes projetos”, mencionou o governador.

Riedel ainda aproveitou a oportunidade para destacar os projetos de concessão ou PPP (Parceria Púbico-Privada) que estão em andamento como infovia digital e esgotamento sanitário, assim como no futuro na área de saúde e ferrovias. Outro ponto de destaque é a participação estratégica do Estado na rota bioceânica.

O secretário da Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), Jaime Verruck, citou que todo este cenário vai impulsionar a economia do Estado. “Nosso objetivo é atrair novas empresas, agregar valor aos nossos produtos, aumentar exportações e para que isto aconteça é fundamental os investimentos em logística. O governo estabeleceu uma estratégia muito clara através destas concessões, com um projeto consistente”.

Leonardo Rocha e Bruno Chaves, Comunicação Governo de MS
Fotos: Bruno Chaves

DOF apreende mais de R$ 180 mil em materiais ilegais em Laguna Carapã

0
Foto: Divulgação

Dois homens de 53 anos e 42 anos foram detidos por policiais militares do DOF (Departamento de Operações de Fronteira), nesta terça-feira (3), em Laguna Carapã, conduzindo duas carretas com materiais de descaminho.

Os policiais faziam bloqueio no cruzamento das rodovias MS-379 e MS-380, zona rural do município, quando abordaram os suspeitos que seguiam em duas carretas. Durante vistoria nos veículos, foram encontrados 90 aparelhos de telefone celular, além de diversos outros eletrônicos.

O condutor de uma das carretas, de 53 anos de idade, foi encaminhado à Delegacia da Polícia Federal em Dourados. Já o segundo veículo, conduzido pelo homem de 42 anos, foi entregue à Receita Federal de Ponta Porã. Os materiais apreendidos foram avaliados em R$ 181 mil.

A ação envolvendo os policiais do DOF aconteceu dentro do Programa Protetor das Fronteiras e Divisas, parceria da Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública) com o MJSP (Ministério da Justiça e Segurança Pública) e da Operação Ágata Conjunta 2024, em parceria com o Exército Brasileiro.

O Batismo nas águas – Por Eloir Vieira

0
Foto: Divulgação

“De sorte que foram batizados os que de bom grado receberam a sua palavra; e, naquele dia, agregaram-se quase três mil almas.

O batismo nas águas é uma solenidade pública realizada diante de várias testemunhas, confirmando nossa decisão ao confessarmos Jesus Cristo como nosso único Salvador e Senhor: “A saber: Se, com a tua boca, confessares ao Senhor Jesus e, em teu coração, creres que Deus o ressuscitou dos mortos, será salvo. Visto que com o coração se crê para a justiça, e com a boca se faz confissão para a salvação” (Rm 10.9,10).

Ao confessarmos Jesus, entregando nossa vida a Ele, demonstramos publicamente que nos arrependemos dos nossos pecados e aceitamos Jesus Cristo como nosso Salvador. E da parte do Senhor, recebemos o dom do Espírito Santo que nos sela para a redenção: “E disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para perdão dos pecados, e recebereis o dom do Espírito Santo” (Atos 2.38).

Jesus mandou os pecadores se arrependerem dos pecados: “Desde então, começou Jesus a pregar e a dizer: Arrependei-vos, porque é chegado o Reino dos Céus” (Mt 4.17). Ao nos convertermos à Cristo, recebemos o perdão com a presença do Senhor no nosso coração: “Arrependei-vos, pois, e convertei-vos, para que sejam apagados os vossos pecados, e venham, assim, os tempos do refrigério pela presença do Senhor” (At 3.19).

Uma nova vida: “Ou não sabeis que todos quantos fomos batizados em Jesus Cristo fomos batizados na sua morte? De sorte que fomos sepultados com ele pelo batismo na morte; para que, como Cristo ressuscitou dos mortos pela glória do Pai, assim andemos nós também em novidade de vida” (Rm 6.3,4). “Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é: as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo” (2ªCo 5.17).  

Para o cristão não há mais condenação: “Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isso não vem de vós; é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie” (Ef 2.8,9). “Portanto, agora, nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o Espírito” (Rm 8.1).

Quem não crê em Cristo, já está condenado: “Quem crê nele não é condenado; mas quem não crê já está condenado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus” (Jo 3.18); “Aquele que crê no Filho tem a vida eterna, mas aquele que não crê no Filho não verá a vida, mas a ira de Deus sobre ele permanece” (Jo 3.36).

O evangelho é o poder de Deus, que transforma aquele que crê em Cristo: “Porque não me envergonho do evangelho de Cristo, pois é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê, primeiro do judeu e também do grego. Porque nele se descobre a justiça de Deus de fé em fé, como está escrito: Mas o justo viverá da fé” (Rm 1.16,17).

Jesus mandou se arrepender e crer no evangelho: “E dizendo: O tempo está cumprido, e o Reino de Deus está próximo. Arrependei-vos e crede no evangelho” (MC 1.15). “Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado” (Mc 16.16).

Deputada Lia Nogueira luta pela ampliação do CEIM da UFGD em Dourados

0
Foto: Divulgação

A deputada estadual Lia Nogueira (PSDB) fez um pedido ao governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel (PSDB), ao secretário de Estado de Infraestrutura e Logística, Guilherme Alcântara, ao prefeito de Dourados, Alan Guedes (PP), e ao reitor da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), professor doutor Jones Dari Goettert, solicitando a ampliação das salas de aula do Centro de Educação Infantil Municipal (CEIM) da UFGD.

Lia Nogueira destacou que essa ampliação é fundamental para garantir que as famílias que precisam de instalações de ensino para deixar suas crianças enquanto trabalham ou estudam possam ser atendidas adequadamente. A deputada enfatizou que a capacidade limitada atual do CEIM prejudica especialmente as mães que conciliam a vida acadêmica ou profissional com os cuidados dos filhos pequenos, impactando negativamente sua qualidade de vida e desempenho.

Ela afirmou que a construção de novas salas de aula contribuirá para um ambiente educacional mais inclusivo, apoiando o desenvolvimento das crianças e facilitando a conciliação entre estudos, trabalho e cuidados familiares para os pais e responsáveis.

Comissão de deputados pede impeachment dos conselheiros do Tribunal de Contas afastados em Mato Grosso do Sul

0
Foto: Pedro Ernesto

O deputado estadual Coronel David (PL), presidente da comissão temporária que acompanha o inquérito dos conselheiros afastados do TCE-MS (Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso do Sul) na Assembleia Legislativa, anunciou nesta quarta-feira (4) o envio de um ofício ao presidente do STJ (Superior Tribunal de Justiça), ministro Antonio Herman de Vasconcellos e Benjamin, solicitando a abertura do processo de impeachment contra os conselheiros Iran Coelho das Neves, Ronaldo Chadid e Waldir Neves Barbosa, acusados de participação em um esquema de corrupção que teria desviado mais de R$ 100 milhões, investigado nas operações Mineração de Ouro e Terceirização de Ouro.

A motivação para esse pedido encontra respaldo no fato de que, desde dezembro de 2022, o TCE-MS que deveria operar com sete conselheiros, está com três deles afastados, substituídos por auditores fiscais que, apesar de competentes em suas áreas, não possuem a prerrogativa original para exercer as funções de Conselheiro.

“Com o afastamento dos conselheiros, foram colocadas outras pessoas, que por mais que tenham formação jurídica, garantia legal, ainda resta uma dúvida muito grande e gerando assim insegurança jurídica a respeito dos julgamentos que são feitos pelo Tribunal. Então, a comissão decidiu por apresentar este pedido ao STJ, que é o órgão encarregado de adotar tais procedimentos. Esperamos uma resposta que seja satisfatória para a população de Mato Grosso do Sul”, declarou Coronel David.

Essa situação tem gerado uma série de pressões sobre a ALEMS (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul), com a população, prefeituras e a mídia local exigindo respostas rápidas e efetivas para o impasse. Coronel David argumenta que a instauração do processo de impeachment é imperativa, sustentando-se em bases legais sólidas.

“O pedido se fundamenta no artigo 105, inciso I, alínea “a” da Constituição da República, no artigo 11, inciso I do Regimento Interno do Superior Tribunal de Justiça, além dos dispositivos da Lei 1.079/1950, que regula os crimes de responsabilidade.” Entre os casos citados pelo parlamentar estão as ações penais 1057 DF e 1058 DF, e o Inquérito 1697 DF, todos relacionados às acusações contra os conselheiros afastados.

Diante desse cenário, Coronel David destaca a importância de manter a integridade das instituições públicas e a confiança da sociedade no Tribunal de Contas. “Essa intervenção se faz não apenas necessária, mas urgente, para garantir que o órgão volte a funcionar plenamente e com a legitimidade necessária para o exercício de suas atribuições”, complementa o deputado.

A comissão temporária é composta pelos deputados Coronel David, Lia Nogueira (PSDB) e Antônio Vaz (Republicanos).

Articulação de Paulo Corrêa garante Centro Integrado Sesi Senai de R$100 milhões para Água Clara

0
Fotos: Divulgação

O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso do Sul (FIEMS), Sérgio Longen, anunciou nesta terça-feira (3) a construção de um Centro Integrado Sesi Senai (CISS) em Água Clara. O empreendimento, que contará com um investimento de aproximadamente R$ 100 milhões, visa atender à crescente demanda por qualificação profissional e desenvolvimento econômico na região.

A obra é fruto da articulação do deputado estadual Paulo Corrêa (PSDB) e coincide com o anúncio da instalação de uma megafábrica da asiática Bracell, que deve investir R$ 25 bilhões na construção da planta, projetada para processar cerca de 2,8 milhões de toneladas de celulose por ano.

“Esse foi um pedido feito lá atrás, em fevereiro, pela prefeita Gerolina, uma gestora visionária que, assim como nós, acredita que com mão de obra qualificada é possível transformar a realidade do município. O Centro Integrado Sesi Senai será um marco para Água Clara e vai garantir que a população local esteja preparada para aproveitar as oportunidades geradas no setor industrial, impulsionando o desenvolvimento econômico e social da região”, afirmou Paulo Corrêa.

Articulação de Paulo Corrêa garante Centro Integrado Sesi Senai de R$100 milhões para Água Clara

O presidente da Fiems, Sérgio Longen, ressaltou que Mato Grosso do Sul está vivenciando uma fase de desenvolvimento sem precedentes. Ele destacou que, atualmente, o setor industrial é a segunda maior atividade econômica do Estado, consolidando-se como uma referência nacional. “A indústria vem se fortalecendo, e o Estado tem se preparado para receber novos investimentos privados, como esse da Bracell.”

Para Longen, o anúncio da instalação da fábrica habilita a cidade a receber o projeto do CISS. “Quero assumir aqui um compromisso com vocês de atender não só a Greenplac, que é nossa parceira e já atua na região, como também a Bracell e toda a sociedade. O CISS, nos moldes do que estamos fazendo em Ribas do Rio Pardo, vai atender toda a unidade de produção. São inúmeras empresas que vão apoiar essas grandes indústrias, além de gerar melhorias para a sociedade nas áreas de educação e formação de mão de obra, por meio do Sesi e Senai”, garantiu.

Com a chegada da megafábrica de celulose, Água Clara se posiciona como um dos polos de desenvolvimento mais promissores do Mato Grosso do Sul. A construção do CISS não apenas atende a uma demanda imediata por qualificação profissional, mas também prepara o município para um futuro de crescimento econômico robusto, diversificando as oportunidades de emprego e garantindo que a população local possa se beneficiar diretamente dos novos investimentos.

Articulação de Paulo Corrêa garante Centro Integrado Sesi Senai de R$100 milhões para Água Clara

A prefeita Gerolina Alves agradeceu o empenho do deputado Paulo Corrêa e afirmou que a obra do CISS é um exemplo claro de como a união de esforços pode trazer resultados que impactam diretamente a vida da população. “Água Clara tem se preparado para receber novos investimentos, e vamos oferecer todo o suporte necessário para que as empresas escolham nosso município, pois entendemos que, quando uma empresa se instala, empregos são gerados e a economia local se fortalece, trazendo benefícios diretos para toda a comunidade”, destacou.

PL proposto por Lia Nogueira amplia os direitos das pessoas com autismo

0
Foto: Divulgação

Durante sessão da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, a deputada estadual Lia Nogueira (PSDB) apresentou um novo Projeto de Lei que visa assegurar direitos fundamentais para as pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), permitindo que portem alimentos e utensílios de uso pessoal em estabelecimentos públicos e privados.

A proposta reflete a necessidade de incluir e respeitar as especificidades das pessoas com autismo, em ambientes sociais, ao permitir que elas levem seus próprios alimentos e utensílios, como pratos, copos e talheres, a locais como cinemas, teatros, restaurantes, e outros estabelecimentos de acesso público. A medida se aplica a quaisquer ambientes, sejam públicos ou privados, promovendo maior acessibilidade e inclusão social.

De acordo com o texto do projeto, a permissão para ingresso e permanência nesses locais com alimentos e utensílios pessoais estará condicionada à apresentação de um laudo médico ou de uma carteira de identificação que comprove a condição de TEA.

O objetivo é atender às necessidades alimentares e de conforto dessas pessoas que, muitas vezes, enfrentam desafios como estresse e ansiedade em ambientes desconhecidos.

“Uma das características marcantes do autismo é a rotina, o hábito de repetir as mesmas coisas ou os mesmos alimentos e utilizar determinados itens. Eu convivo com isso, meu filho tem o que brinco com ele chamando de mania, que é manter fazer o mesmo todos os dias, e sei como afeta quando não podem seguir os padrões de comportamentos a que estão acostumados”, disse a deputada.

Lia Nogueira acredita que, se aprovado, o projeto será um importante avanço na proteção e promoção dos direitos das pessoas com TEA, reforçando o compromisso do Estado com a inclusão e a acessibilidade. Além disso, alinha-se aos princípios de direitos humanos e à legislação vigente que ampara pessoas com deficiência.

“Esse projeto é mais uma forma de acolher a pessoa com autismo e demonstrar que, de fato, a gente enxerga essas pessoas proporcionando mais segurança, conforto e qualidade de vida provando que não são invisíveis para a sociedade”, explicou a parlamentar.