15.5 C
Amambai
quinta-feira, 25 de junho de 2026
Início Site Página 862

Oficializada inclusão de rodovias federais da “Rota da Celulose” no programa de concessão de Mato Grosso do Sul

0
Fotos: Edemir Rodrigues

Importante passo para a concessão, segmentos de duas rodovias federais foram delegados a Mato Grosso do Sul. O documento que celebra o convênio foi publicado nesta quinta-feira (12), no Diário Oficial da União, selando a delegação de trechos das BR-262 e BR-267. 

A delegação permite a exploração da rodovia BR-262, no trecho entre a divisa entre Mato Grosso do Sul e São Paulo, a partir da ponte sobre o Rio Paraná, até o encontro com a BR-163, em Campo Grande. Compreende 328,2 quilômetros de extensão. Já o segmento delegado da BR-267 parte da divisa Mato Grosso do Sul / São Paulo, no início da travessia do Rio Paraná até o encontro com a BR-163, em Nova Alvorada do Sul. Conta com 248,1 quilômetros de extensão.

Oficializada inclusão de rodovias federais da “Rota da Celulose” no programa de concessão de Mato Grosso do Sul

O convênio foi selado entre os órgãos da União (Ministério dos Transportes e DNIT – Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) com o intermédio da Casa Civil e do Ministério do Planejamento e Orçamento, com os órgãos estaduais: Seilog (Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística) e Agesul (Agência Estadual de Gestão e Empreendimentos).

As duas rodovias federais compõem o projeto de concessão da Rota da Celulose e totalizam 576,3 quilômetros dos 870,4 quilômetros do sistema de rodovias que está nos estudos projetados pelo EPE (Escritório de Parcerias Estratégicas), do Governo do Estado.

O acordo compreende a exploração da infraestrutura e a prestação do serviço público de implantação, pavimentação, recuperação, operação, manutenção, monitoração, conservação, implantação de melhorias, ampliação da capacidade e manutenção do nível de serviço pelos próximos 30 anos.

Oficializada inclusão de rodovias federais da “Rota da Celulose” no programa de concessão de Mato Grosso do Sul

A delegação não inclui a atuação da Polícia Rodoviária Federal, que permanecerá com suas competências nestas rodovias.

O prazo acordado pelo convênio só terá início a partir da assinatura do contrato entre o Estado de Mato Grosso do Sul e a futura concessionária de todo o sistema de rodovias que compõem o lote da Rota da Celulose. O leilão está previsto para o dia 12 de dezembro.

Agraer oferece capacitação gratuita para produtores de hortifruti e queijaria em Coronel Sapucaia

0
Imagem de Sabrina Ripke por Pixabay

Redação

Para fornecer qualificação aos produtores locais nos setores de Agro Horti e Queijaria, a Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer) promoverá o programa “Rota Rural” em Coronel Sapucaia. O evento, que contará com capacitações sem custos, será realizado de 17 a 19 de setembro de 2024, das 9h às 16h, nas instalações da Agraer, na Rua Rachid Saldanha Derzi.

O curso de Agro Horti será voltado para produtores que desejam agregar valor às hortaliças. No dia 17, serão abordadas boas práticas na colheita e pós-colheita, além da fabricação de geleias e doces em barra, técnicas de conservação e embalagens. No dia 18, serão abordados a fabricação de compotas e legumes processados, criação de identidade de produto e informações sobre rotulagem. No dia 19, os temas incluirão a produção de molho de tomate, sal de ervas, regularização de produção e dicas de comercialização.

Ao setor de Queijaria, o curso destina-se a produtores de leite e cobre a produção de queijos artesanais. No dia 17, serão discutidos a produção de queijos parmesão e ricota, além de técnicas de conservação e embalagem. O dia 18 focará na fabricação de queijos muçarela e provolone, criação de identidade de produto e orientações sobre rotulagem. No dia 19, o foco será na produção de queijos minas frescal e coalho, informações sobre o Sistema de Inspeção Municipal (SIM) e estratégias de comercialização.

Com vagas limitadas, os interessados devem se inscrever na Agraer de Coronel Sapucaia para garantir a participação. A iniciativa tem o apoio do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresa (SEBRAE), do Governo do Estado e da Prefeitura Municipal.

Mega-Sena sorteia nesta quinta-feira prêmio acumulado em R$ 50 milhões

0
© Marcelo Camargo/Agência Brasil

As seis dezenas do concurso 2.773 serão sorteadas, a partir das 20h (horário de Brasília), no Espaço da Sorte, localizado na Avenida Paulista, nº 750, em São Paulo.

O sorteio terá transmissão ao vivo pelo canal da Caixa no YouTube e no Facebook das Loterias Caixa. O prêmio está acumulado em R$ 50 milhões.

As apostas podem ser feitas até as 19h (horário de Brasília), nas casas lotéricas credenciadas pela Caixa, em todo o país ou pela internet. O jogo simples, com seis números marcados, custa R$ 5.

Queimadas e seca: Saúde anuncia tendas para hidratação e nebulização

0
© Paulo Pinto/Agência Brasil

Tendas de atendimento para hidratação e nebulização serão instaladas em estados e municípios brasileiros fortemente afetados pela fumaça proveniente de queimadas, pelo calor e pela seca.

O anúncio foi feito nesta quarta-feira (11) pela ministra da Saúde, Nísia Trindade. “Estamos trabalhando ativamente frente a dois problemas simultâneos que vivemos hoje no país”, disse, ao se referir aos incêndios e às altas temperaturas associadas à baixa umidade do ar.

Brasília (DF), 03/02/2024, A ministra da Saúde, Nísia Trindade, dá início às atividades do Centro de Operações de Emergência contra a dengue (COE Dengue).  A iniciativa, coordenada pelo Ministério da Saúde, em conjunto com estados e municípios, visa acelerar a organização de estratégias de vigilância frente ao aumento de casos no Brasil, permitindo mais agilidade no monitoramento e análise do cenário para definição de ações adequadas e oportunas para o enfrentamento da dengue no país.  Foto Antonio Cruz/Agência Brasil
 Na primeira quinzena de agosto, a pasta registrou aumento expressivo de atendimentos por náuseas e vômitos em  localidades. segundo a ministra da Saúde, Nísia Trindade. Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil

Em coletiva de imprensa, Nísia detalhou que, num primeiro momento, a estratégia de tendas de atendimento para hidratação e nebulização deve ser implementada em estados da Amazônia e do Pantanal, dois biomas bastante atingidos pelas queimadas neste momento.

A previsão inicial da pasta inclui ainda municípios do oeste do estado de São Paulo e parte do Paraná, onde a fumaça provocada pelos incêndios compromete gravemente a qualidade do ar.

Náuseas e vômitos

Segundo a ministra, a pasta registrou, ao longo da primeira quinzena de agosto, aumentos expressivos nos atendimentos por náuseas e vômitos em determinadas localidades do país. Em Goiás, por exemplo, o aumento foi de 46%. No mato Grosso, de 58%. No Distrito Federal, a taxa mais que dobrou, enquanto no Tocantins, o aumento nos atendimentos por esses sintomas foi de mais de 190%.

Força Nacional

Durante a coletiva, o secretário de Atenção Especializada da pasta, Adriano Massuda, destacou que, por determinação de Nísia, a Força Nacional do Sistema Único de Saúde (SUS) foi acionada para intervir em localidades fortemente afetadas pela fumaça proveniente de queimadas, pelo calor e pela seca. A proposta, num primeiro momento, é visitar essas regiões para avaliação da situação e apoio aos gestores.

Segundo ele, grande parte dos problemas de saúde relacionados aos incêndios, às altas temperaturas e à baixa umidade do ar podem ser resolvidos na chamada rede básica, composta pelos centros de saúde. Esse cenário, de acordo com o secretário, configura nível um de acionamento da Força Nacional do SUS. O segundo nível, identificado em pontos específicos, inclui as tendas para hidratação e nebulização.

“Em um terceiro nível, se houver necessidade, num eventual colapso de rede, que não identificamos ainda, [a estratégia incluiria] a utilização de outras estruturas maiores – eventualmente, até hospitais de campanha, quando for necessário. Mas, neste momento, estamos no nível um de acionamento, que é orientação de apoio à estrutura existente de rede assistencial”, reforçou.

Gravidade

Ao encerrar a coletiva, a ministra da Saúde se referiu ao cenário no país, de maneira geral, como grave e motivo de grande preocupação. “É urgente que, no caso daquelas ações que não são fruto das mudanças climáticas, mas de ação direta humana, haja, de fato, um fim dessas queimadas. Não é possível a gente viver essa situação”, avaliou Nísia.

“No caso da saúde, o mais importante é pensar que o SUS é um sistema que tem capacidade de atendimento. Mas sabemos também que essa resiliência, cada vez mais, é testada por fatores como as mudanças climáticas. Por isso, nós mesmos, o tempo todo, temos que rever nossos protocolos, nossas ações e aumentar nossa união, esse trabalho conjunto”, concluiu.

Comissão de deputados pede e Alems aprova envio ao STJ de pedido de impeachment contra conselheiros afastados do TCE-MS

0
Foto: Pedro Ernesto

A ALEMS (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul) aprovou nesta quarta-feira (11), por votação simbólica, o envio do ofício com o pedido de abertura do procedimento de impeachment contra três conselheiros do Tribunal de Contas do Estado (TCE-MS). O presidente da comissão temporária da ALEMS, deputado estadual Coronel David (PL), anunciou o envio de um ofício ao presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro Antonio Herman de Vasconcellos e Benjamin, solicitando a abertura formal do processo de impeachment dos conselheiros.

A medida pretende restabelecer a plena funcionalidade e confiança no Tribunal de Contas, uma vez que a ausência dos conselheiros titulares, afastados desde dezembro de 2022, tem gerado instabilidade nas decisões do órgão. A Casa de Leis tem até 10 dias para encaminhar o pedido ao STJ.

Os conselheiros Iran Coelho das Neves, Ronaldo Chadid e Waldir Neves Barbosa estão afastados de suas funções, sob acusações de envolvimento em um esquema de corrupção que teria desviado mais de R$ 100 milhões, investigado nas operações Mineração de Ouro e Terceirização de Ouro.

A expectativa agora é que o STJ dê andamento ao pedido de impeachment, em um processo que poderá redefinir o futuro da gestão pública no Estado.

“Atualmente, o TCE-MS está operando com auditores substitutos, que, apesar de qualificados, não possuem a prerrogativa de conselheiros titulares, o que causa insegurança jurídica nos julgamentos. Nossa comissão entende que o impeachment dos conselheiros afastados é necessário para garantir o retorno à normalidade e à segurança institucional que a população de Mato Grosso do Sul exige”, destacou Coronel David.

O pedido de impeachment é sustentado em diversos dispositivos legais, como o artigo 105, inciso I, alínea “a” da Constituição Federal, o artigo 11, inciso I do Regimento Interno do STJ, e na Lei 1.079/1950, que trata dos crimes de responsabilidade. Entre as ações mencionadas estão as ações penais 1057 DF e 1058 DF, além do Inquérito 1697 DF, que envolvem diretamente os conselheiros.

A comissão temporária, composta por Coronel David, Lia Nogueira (PSDB) e Antônio Vaz (Republicanos), atua sob forte pressão de diversos setores da sociedade, que cobram respostas rápidas diante das graves acusações. “Precisamos restabelecer a legitimidade do Tribunal de Contas para que ele possa exercer plenamente seu papel de fiscalização, assegurando a integridade das instituições públicas”, complementou Coronel David.

Segunda Etapa do Campeonato Estadual de Kung Fu Kuoshu acontece neste fim de semana em Amambai

0
- Divulgação

Redação

Neste final de semana, será realizada em Amambai a Segunda Etapa do Campeonato Estadual de Kung Fu Kuoshu. O evento ocorrerá nos dias 14 e 15 de setembro, no Ginásio Flávio Derzi, com entrada gratuita para o público em ambos os dias.

A cerimônia de abertura está marcada para sábado, dia 14, às 19h, e contará com a recepção de autoridades, desfile das delegações e o início das competições na categoria adulto avançado. As disputas desta categoria incluirão lutas e apresentações de formas.

No domingo, dia 15, a programação terá início às 8h, com competições nas categorias infantil, infanto-juvenil, juvenil e adulto iniciante. Entre as modalidades disputadas, estão luta de contato, luta com bastonetes e formas.

A expectativa dos organizadores é de que cerca de 70 atletas participem do evento, representando as equipes de Campo Grande, Chapadão do Sul, Dourados, Nova Andradina e Rio Brilhante. A equipe anfitriã de Amambai contará com pelo menos 20 atletas competindo em diversas categorias e modalidades.

O campeonato é organizado pela Escola Dragões de Fogo de Amambai e pela Federação Estadual de Kung Fu Tradicional, com apoio da Prefeitura de Amambai por meio da Secretaria Municipal de Desporto e Cultura (Sedesc).

Segunda Etapa do Campeonato Estadual de Kung Fu Kuoshu acontece neste fim de semana em Amambai
– Divulgação

3º Torneio de Futebol Tataré será realizado na Aldeia Amambai nos dias 28 e 29 de setembro

0
Foto: Divulgação

Nos dias 28 e 29 de setembro, a Aldeia Amambai sediará o 3º Torneio de Futebol Tataré, com premiação para as categorias masculina e feminina. O evento tem como objetivo fomentar o futebol no município e conta com o apoio da Intech Telecom TV.

A competição acontecerá no Campo Tataré, mais conhecida como Campo do Zebeio. As equipes disputarão prêmios em dinheiro, com a seguinte premiação:

• 1º Lugar: R$ 700,00
• 2º Lugar: R$ 500,00
• 3º Lugar: R$ 200,00

As inscrições antecipadas podem ser feitas pelo valor de R$ 65,00, enquanto no dia do evento a taxa de inscrição será de R$ 75,00. Os interessados podem entrar em contato pelos números (67) 99148-3092 ou (67) 99188-1465 para mais informações.

Fonte: A.N /Grupo A Gazeta

Pomar de goiabas com 2,5 hectares é a fonte de renda e felicidade de duas famílias em Itaporã

0
Fotos: Afrânio Pissini e Divulgação

Maria Pereira Alves Costa vive desde 1992 com o marido e o filho em uma chácara de 12 hectares na Gleba Santa Terezinha, assentamento localizado na zona rural de Itaporã. Em seu pequeno mundo ela conta que cria galinhas, cultiva mandioca, hortaliças, milho, tudo para o sustento da família. Mas o grosso da renda vem de um pedaço pequeno do sítio: o pomar com 800 pés de goiaba que ocupa cerca de 2,5 hectares.

Nesse espaço pouco maior que dois campos de futebol está o empreendimento que garante a renda da família de Maria Pereira e também a família de sua irmã, composta por mais quatro pessoas que moram na cidade, mas são todos sócios no próspero negócio que representou uma doce conquista em suas vidas.

Doce Conquista virou marca das delícias produzidas e embaladas pela pequena agroindústria das irmãs Maria e Marlucia. Os moradores de Itaporã e Dourados já conhecem e apreciam a goiabada cascão da Doce Conquista, bem como a geleia e o molho de goiaba com pimenta ou gengibre, catchup de goiaba ou a polpa da fruta congelada, vendida em pacotes de meio quilo.

Agora, os moradores de Campo Grande também têm a oportunidade de saborear os produtos Doce Conquista, em exposição no estande da Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação) na 31ª Feira de Produtos para Supermercados, Mercearias e Conveniências, a SuperAmas 2024, que acontece de 10 a 12 de setembro no espaço de eventos Bosque Expo do shopping Bosque dos Ipês.

Maria Pereira estava eufórica na noite de abertura da feira. Orgulhosa da qualidade do produto, ofereceu amostras da goiabada cascão ao governador Eduardo Riedel durante a visita ao estande. “Todo mundo gosta, tem pouco açúcar, aparece bem o gosto da fruta”, explicou.

Nesse jogo de sabor é importante também a escolha da variedade cultivada. No pomar de Maria Pereira todos os pés são da variedade Pedro Sato 2023, que desenvolve uma fruta de tamanho grande, polpuda e muito saborosa. “Ideal para mesa e para fazer doce”, garantiu.

As condições climáticas adversas atrapalharam a safra desse ano e do ano passado, quando colheu cerca de 10 toneladas. Na mesma área, ela conta que já conseguiu retirar 50 toneladas de goiabas por ano. Acredita que com a volta das chuvas regulares, a produtividade pode aumentar.

Dá para viver de goiaba? Maria Pereira não tem dúvida: sim. “As pessoas reclamam que não dá pra viver do sítio, desistem logo. Mas dá, sim. A gente cria uma galinha, um porquinho, tem outras plantações. E a goiaba garante o ganho”.

Na agroindústria Doce Conquista, além dos doces de goiaba, há todos os equipamentos para processar e embalar frutas que os empresários compram de produtores da região. Assim, produzem polpa de maracujá, acerola, manga, abacaxi, mamão. A câmara fria tem capacidade para armazenar até 9 toneladas de produtos, o que ajuda muito no controle do estoque.

Além de distribuir no comércio da região, a Doce Conquista fornece produtos para o PAA (Programa de Aquisição de Alimentos) e PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar), iniciativas do Governo Federal que se traduz em importante apoio para os produtores familiares. Ambos os programas são geridos pela Semadesc, em parcerias com as prefeituras.

Pomar de goiabas com 2,5 hectares é a fonte de renda e felicidade de duas famílias em Itaporã

Viver no sítio é bom, garante Maria Pereira, mas tem um diferencial. Enquanto no domingo é dia santo de feriado para todo mundo, na chácara Doce Conquista é dia de colher goiabas porque o transportador chega cedo no dia seguinte e as frutas têm que estar todas limpas e embaladas.

A SuperAmas 2024 prossegue até a quinta-feira (12) com uma programação variada de palestras, painéis, muitas oportunidades de negócios e marketing para os empresários. São mais de 50 expositores e a previsão dos organizadores é que a feira oportunize a concretização de negócios em valores grandiosos, podendo superar R$ 50 milhões.

PGR defende arquivamento de recursos contra suspensão do X

0
Foto: Divulgação/X

O procurador-geral da República, Paulo Gonet, enviou nesta quarta-feira (11) ao Supremo Tribunal Federal (STF) parecer pelo arquivamento de duas ações protocoladas na Corte contra a suspensão da rede social X no Brasil.

Brasília (DF), 18/12/2023 - O novo procurador-geral da República, Paulo Gonet, durante sua solenidade de posse na sede da Procuradoria (PGR), em Brasília. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Segundo o procurador-geral da República, Paulo Gonet, caberá ao ministro Alexandre de Moraes, relator do caso, decidir a questão. Foto – Marcelo Camargo/Agência Brasil

No documento, Gonet afirma que a Ação de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) não pode ser utilizada para contestar decisões da Corte. Caberá ao ministro Alexandre de Moraes, relator do caso, decidir a questão.

As ações foram protocoladas pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e o partido Novo para derrubar a suspensão e a aplicação de multa de R$ 50 mil para pessoas físicas e jurídicas que usarem aplicativos de Virtual Private Network (VPN) para burlar a suspensão.

“Resulta, enfim, que nem sequer em tese é admissível a arguição de descumprimento de preceito fundamental contra decisão judicial do Supremo Tribunal Federal. Sendo essa a conclusão, as arguições em epígrafes merecem o mesmo desfecho do não conhecimento, cabendo a extinção dos feitos sem exame de mérito, com prejuízo do pedido de liminar”, opinou a procuradoria.

No mês passado, o ministro Alexandre de Moraes determinou a suspensão da rede social X. A medida foi tomada após o fim do prazo de 24 horas dado pelo ministro ao bilionário Elon Musk, dono da rede social, para indicar um representante legal no Brasil. A decisão foi confirmada pela Primeira Turma da Corte.

No dia 17 de agosto, Musk anunciou o fechamento da sede da empresa no Brasil após a rede social ser multada por se recusar a cumprir a determinação de retirar do ar perfis de investigados pela Corte pela publicação de mensagens consideradas antidemocráticas. 

Com aproximação de frente fria, quinta-feira tem previsão de sol e aumento de nebulosidade

0
Foto: Bruno Rezende

A previsão do tempo para esta quinta-feira (12) é de sol com aumento de nebulosidade, principalmente na metade sul e oeste de Mato Grosso do Sul. De acordo com o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), a situação ocorre devido a aproximação de uma frente fria aliada a atuação de um sistema de baixa pressão atmosférica no Paraguai.

A umidade relativa do ar permanece baixa, com valores entre 5% e 20%, por isso, é importante manter os cuidados com a saúde e não colocar fogo em nenhuma situação, devido ao risco de incêndios florestais. Ainda, os ventos atuam do quadrante norte com valores entre 40-60 km/h e, pontualmente, podem ocorrer rajadas de vento acima de 60 km/h.

Em Campo Grande, a mínima prevista é de 24°C e a máxima de 37°C. Os termômetros em Dourados marcam 21°C e chegam aos 39°C. Na região Sul-Fronteira, os valores em Ponta Porã variam entre 24°C e 34°C. Anaurilândia, na região leste, tem mínima de 22°C e máxima de 38°C.

Na região do Bolsão, Paranaíba tem mínima de 20°C e máxima de 38°C, já Três Lagoas amanhece com 21°C e registra 38°C à tarde. Em Coxim, no norte, o dia inicia com 24°C e atinge 39°C nos horários mais quentes.

Em Corumbá, no Pantanal, a mínima é de 26°C e a máxima de 36°C; Aquidauana, na mesma região, apresenta variação entre 24°C e 40°C. Na região sudoeste, Porto Murtinho, as temperaturas ficam entre 24°C e 35°C.

Com aproximação de frente fria, quinta-feira tem previsão de sol e aumento de nebulosidade

Heloisa Duim, do Programa de Estágio Supervisionado

Pesquisa registrada para as eleições 2024 em Caarapó; veja os números

0
Foto: Reprodução

Pesquisa registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o nº MS- MS-06019/2024, o Instituto Ranking Brasil Inteligência realizou, no período de 6 a 12 de setembro deste ano, junto a 400 moradores de Caarapó (MS), com 16 anos ou mais de idade, a primeira pesquisa de intenção de votos para a Prefeitura Municipal nas eleições 2024, tendo intervalo de confiança de 95% e uma margem de erro de 4,86%, para mais ou para menos.

Espontânea

Na pesquisa espontânea, Gordo da Tigre está na frente, com 35% das intenções de votos, seguido pelo Professora Lurdes, com 15%, enquanto 1% dos entrevistados apontaram outros nomes e 49% não sabem ou não responderam.

Pesquisa registrada para as eleições 2024 em Caarapó; veja os números

Estimulada

No levantamento estimulado, Gordo da Tigre também lidera, com 45% das intenções de votos, enquanto a Professora Lurdes vem em seguida, com 22%, sendo que 33% dos entrevistados não sabem ou não responderam.

Pesquisa registrada para as eleições 2024 em Caarapó; veja os números

Rejeição estimulada

No quesito rejeição estimulada, a Professora Lurdes está na frente, com 15%, enquanto Gordo da Tigre vem logo atrás, com 10%, sendo que 75% dos entrevistados não sabem ou não responderam.

Pesquisa registrada para as eleições 2024 em Caarapó; veja os números

Avaliação prefeito

O Instituto Ranking Brasil Inteligência também avaliou a gestão do prefeito de Caarapó, André Nezzi, e 75% dos entrevistados consideraram boa ou ótima, enquanto 13% disseram que é regular e 8% classificaram como ruim ou péssima, sendo que 4% não responderam ou não sabem.

Pesquisa registrada para as eleições 2024 em Caarapó; veja os números

Avaliação governador

O Instituto Ranking Brasil Inteligência também avaliou que o governador Eduardo Riedel (PSDB) no município é considerado bom ou ótimo para 55% dos entrevistados, enquanto 23% falaram que é regular e 12% disseram que é ruim ou péssimo, sendo que 10% declararam que não sabem ou não responderam.

Pesquisa registrada para as eleições 2024 em Caarapó; veja os números

Avaliação presidente

Com relação ao presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), 40% dos entrevistados consideraram ruim ou péssimo, enquanto 35% disseram que ele é bom ou ótimo e 21% que é regular, sendo que 4% não sabem ou não responderam.

Pesquisa registrada para as eleições 2024 em Caarapó; veja os números

RANKING BRASIL INTELIGÊNCIA

WhatsApp: (67) 99968-0055/(67) 999623334

E-mail: [email protected]

www.rankingpesquisa.com.br

Ouça a Rede de rádios Top FM:

– Rádio Bioceânica FM 102.3 – Caracol

– Rádio Nossa FM 96.7 – Caarapó

– Rádio Nossa FM 90.9 – Camapuã

www.topfm.top

Dourados: Governo do Estado atende Lia Nogueira e ilumina rotatória no Anel Viário

0
Fotos: Hedio Fazan

Equipes de uma empresa contratada pelo Governo do Estado concluíram recentemente o trabalho de implantação de luminárias na rotatória do Anel Viário Norte até a via que dá acesso ao Hospital Porta da Esperança na Missão Caiuá em Dourados.

A melhoria foi um pedido da deputada estadual Lia Nogueira (PSDB), que garante que a obra dá mais segurança para quem usa no período noturno a rodovia e as estradas vicinais que dão acesso a Reserva Indígena de Dourados.

“É comum os indígenas transitarem a pé, de bicicleta, de moto ou de carroça nessa localidade. A falta de iluminação adequada acabava colocando em risco a vida das pessoas que precisavam atravessar a rodovia neste trecho que é muito movimentado”, disse a parlamentar.

Polícia Civil incinera mais de meia tonelada de maconha em Juti

0
Fotos: Assessoria/PCMS

A Polícia Civil, por intermédio da Delegacia de Juti, incinerou 610 kg de maconha, nesta quarta-feira (11). A ação teve como objetivo eliminar as substâncias ilícitas apreendidas pelas forças de segurança, causando prejuízos ao crime organizado.

Na ocasião, estiveram presentes os representantes do Ministério Público e da Vigilância Sanitária, que acompanharam o trabalho da Polícia Civil. A incineração foi realizada em conformidade com as normas legais, demonstrando o comprometimento das autoridades no combate ao crime na região.

Confira a farmácia de plantão hoje em Amambai

0

Plantão: Farmácia Farma Popular     Fone: 99613-1749

Em frente a praça central

INSS flexibiliza regras para concessão de consignado a partir de 2025

0
© Marcello Casal Jr/Agência Brasil/Arquivo

Quem se aposentar ou receber pensão do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) a partir de 2 de janeiro de 2025 poderá pedir crédito consignado nos primeiros 90 dias de pagamento no banco onde recebe o benefício. O segurado, no entanto, não poderá fazer portabilidade nesse período.

A mudança consta de Instrução Normativa do INSS publicada no fim de agosto. O órgão flexibilizou uma restrição para a concessão de crédito consignado em vigor desde 2022.

Atualmente, novos aposentados e pensionistas não podem contratar crédito consignado nos 90 primeiros dias após a concessão do benefício. Com a mudança, ele poderá desbloquear a operação de crédito, desde que seja no banco onde recebe o benefício. A partir do 91º dia, o segurado pode pedir o crédito consignado e fazer a portabilidade para a instituição financeira que ofereça juros mais baixos.

Tradicionalmente, os bancos onde o INSS paga as aposentadorias, pensões e auxílios são escolhidos por meio do leilão da folha de pagamento. As concorrências são feitas por estados ou regiões a cada cinco anos.

Em nota, o INSS informou que a mudança permite que o segurado consiga contratar operações de crédito ao mesmo tempo em que é protegido do assédio das demais instituições financeiras nos três primeiros meses de pagamento da aposentadoria ou pensão.

A instrução normativa também estabeleceu que os procuradores dos aposentados e pensionistas não podem autorizar o desbloqueio das operações de crédito. A nova regra prevê que, nesses casos, o beneficiário deverá emitir algum “instrumento de mandato público” que autorize o representante legal a desbloquear a concessão de empréstimo consignado e o desconto das parcelas em folha.

Desde 2018, o beneficiário ou o representante legal precisa liberar as operações de crédito consignado e o desconto em folha por meio do aplicativo Meu INSS, acessado com uma conta do Portal Gov.br. Após o login no aplicativo, o usuário deve buscar a palavra “empréstimo” e escolher a opção “desbloquear”, lendo atentamente as instruções.

O INSS orienta os segurados a manter os benefícios constantemente bloqueados, como meio de prevenir a ação de fraudadores que contratam operações de crédito consignado em nome de terceiros.

ACIA: 45 anos impulsionando o desenvolvimento econômico de Amambai

0
Foto: divulgação

A Associação Comercial e Empresarial de Amambai (ACIA) comemora 45 anos de história e atuação. Desde sua fundação, em 08 de setembro de 1979, a ACIA vem representando os interesses das empresas do comércio e da prestação de serviços, setores que hoje respondem por mais de 40% da arrecadação do município.

Junto com o agronegócio, outro pilar econômico da região, esses segmentos são responsáveis por aproximadamente 70% da arrecadação de Amambai, evidenciando a força conjunta que impulsiona o crescimento econômico e a geração de empregos no município.

Ao longo dessas quatro décadas e meia, a ACIA não apenas defendeu os interesses empresariais, mas também incentivou novas oportunidades e melhorias contínuas no ambiente de negócios local. Sua missão de orientar, unir e proteger as classes que representa permanece sólida, sempre em alinhamento com as necessidades dos associados e da comunidade.

Com 16 presidentes ao longo de sua trajetória, a ACIA contou com lideranças dedicadas ao progresso econômico e social de Amambai. O mais recente presidente, Bruno Anderson Matos e Silva, deixou o cargo para concorrer às eleições de 2024, levando à nomeação interina de Clésio Damasceno Ribeiro, diretor-proprietário do Jornal A Gazeta. Ambos compartilham o mesmo objetivo: conduzir a associação com foco no fortalecimento contínuo do setor empresarial da cidade.

Veja quem foram os 16 presidentes da ACIA:

Mateus Clemente Selhorst
1979/1981

Primo Dalberto
1987/1989
1994/1996

Aral Moreira Maciel
1981/1983

Roberto Guarani de Barros
1983/1984

Aparicio Ormay de Matos
1984/1986

Francisco de Assis Neto
1989/1991

Rubens Basso Valotta
1991/1993

Walter Luiz Pansardi
1997/1999
1999/2001

Sérgio Diozébio Barbosa
2001/2004

Carlos Alberto Signori
2004/2007

Rodrigo Selhorst
2007/2009
2009/2011

Wesley Nogueira de Lima
2011/2013

Clemente Martins Junior
2017/2019
2019/2021

Andrei Rafael Piovesan
2021/2023
2023/2025

Fonte: A.N /Grupo A Gazeta

Incêndios florestais se intensificam em biomas de MS; na fronteira com a Bolívia, o combate continua

0
Fotos: CBMMS

Com previsão de continuidade da estiagem em Mato Grosso do Sul, aliado a baixa umidade relativa do ar e altas temperaturas, os incêndios florestais se intensificam em todos os biomas no Estado.

Atualmente o combate é feito nas regiões do Paiaguás, Paraguai Mirim, Nabileque, Porto Índio, Miranda, Aquidauana, Costa Rica, São Gabriel do Oeste, Porto Murtinho, Naviraí (Parque Estadual das Várzeas do Rio Ivinhema).

Já o monitoramento é realizado nas regiões de Aparecida do Taboado, Água Clara, Estrada Parque (Corumbá) e Chapadão do Sul.

Incêndios florestais se intensificam em biomas de MS; na fronteira com a Bolívia, o combate continua

A região do Pantanal sul-mato-grossense enfrenta condições climáticas que potencializam o risco de incêndios florestais. A previsão para os próximos dias continua sendo de estiagem, baixa umidade relativa do ar e temperaturas elevadas. Diante deste cenário, as equipes mantêm as ações de vigilância nas áreas atingidas e também nas regiões onde estão instaladas as 12 bases avançadas.

As temperaturas na região estão em condições extremas, com registros que chegam a 40°C, vento com rajadas de quase 50 km/h e umidade relativa do ar em 10% na maior parte do Estado.

Com atuação para controle e extinção das chamas nos diferentes biomas presentes em MS – Pantanal, Cerrado e Mata Atlântica – o trabalho do CBMMS (Corpo de Bombeiros Militar) é intenso em Miranda, onde foi realizado alijamento (soltura de água para contenção das chamas) com o apoio da aeronave KC-390, nas três frentes microrregião do Salobra, Betione e Retiro Chora, que contam com combatentes e como prioridade de proteger os moradores ribeirinhos.

Na região do Paiaguás, é realizado combate a focos ativos que estão próximos à divisa com o estado do Mato Grosso, onde o fogo está às margens do Rio Piquiri.

Na área do Paraguai Mirim desde terça-feira (9) os bombeiros fazem o combate aos focos que ameaçavam a comunidade local.

Outro local que demanda atuação constante das equipes é na região do Porto Índio, na fronteira com a Bolívia, onde os bombeiros atuam há sete dias. Um segundo foco – mais ao sul, também próximo ao país vizinho – tem acompanhamento dos militares desde domingo (8). A área em chamas no Porto Índio é de difícil acesso e mobiliza transporte de militares com uso de aeronaves.

A Operação Pantanal 2024 completa 162 dias com trabalho que envolve militares de diversos estados, além de outras forças de segurança estadual e federal, com apoio de diversas aeronaves, além de equipes por água e ar.

Currículos escolares vão destacar feitos das mulheres para a sociedade

0
© Tânia Rêgo/Agência Brasil

Os currículos escolares passarão a destacar contribuições de mulheres nas áreas científica, social, artística, cultural, econômica e política. É o que determina o Projeto de Lei (PL) 557/2020, que inclui obrigatoriamente abordagens femininas nos currículos escolares e também cria a Semana de Valorização de Mulheres que Fizeram História. O texto, aprovado nesta terça-feira (10) no Senado, segue agora para sanção do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva.

O projeto altera trechos da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) para modificar conteúdos curriculares do ensino fundamental e médio nas escolas públicas e privadas. Em um de seus trechos, o texto diz que “a inclusão de abordagens fundamentadas nas experiências e perspectivas femininas tem por objetivo resgatar as contribuições, as vivências e as conquistas femininas nas áreas científica, social, artística, cultural, econômica e política”.

Entre as justificativas para a aprovação do projeto está a baixa representação de mulheres no mundo científico em razão do preconceito e do desencorajamento quanto aos lugares que podem ocupar.

A relatora, senadora Soraya Tronicke (Podemos-MS) defendeu a aprovação do projeto lembrando que, quando mencionadas em livros, mulheres são frequentemente enquadradas em papéis de gênero “tradicionais”, preestabelecidos pelo patriarcado. A senadora destacou ainda que há uma marginalização, sub-representação, e, em alguns lugares, a exclusão das mulheres dos livros de história

“Estereótipos influenciam a tomada de decisões de meninas já a partir dos 6 anos de idade, desencorajando-as de interesses em determinadas matérias, o que, por consequência, reflete na baixa representatividade feminina em diversas áreas e carreiras de grande reconhecimento”, explicou.

A senadora destacou ainda que muitas descobertas e conquistas em diversas áreas atribuídas a homens tiveram, na verdade, a participação de mulheres cujos nomes foram propositadamente ignorados ao longo da história e durante a transmissão do conhecimento.

“[O projeto] contribui para que essa transmissão de conhecimento finalmente compreenda, de modo igualitário, a perspectiva feminina, o que, além de contribuir para a desconstrução de um sistema educacional influenciado pelos estereótipos de gênero, também promoverá um futuro de maior igualdade e maior presença das mulheres em campos nos quais a atual sub-representação é flagrante, como na política, física, filosofia, matemática e tantos outros”, afirmou.

Em relação à Semana de Valorização de Mulheres que Fizeram História, o projeto determina realização de campanha anual, na segunda semana de março, nas escolas de educação básica do país.

“Havendo a devida representação, as decisões nesses campos não mais serão tomadas em favorecimento de apenas um gênero, mas haverá maior riqueza de perspectivas, inclusive para a formulação e a implementação de políticas públicas que beneficiem os diversos grupos formadores da sociedade brasileira”, disse a relatora.

Cooperativas de crédito lançam campanha educativa contra golpes digitais

0
Foto: Assessoria Cresol

Diante do aumento de golpes e fraudes financeiras no Brasil, as cooperativas de crédito, em parceria com o Sistema OCB e a Câmara Temática de Crédito, lançaram a campanha #CliqueConsciente. A iniciativa, intitulada “Juntos por mais segurança digital”, foi apresentada no dia 8 de agosto, durante o 15º Congresso Brasileiro do Cooperativismo de Crédito (Concred), em Belo Horizonte. O evento reuniu mais de 5 mil participantes para debater o futuro do segmento cooperativista no país.

Segundo estudo da ClearSale, empresa especializada em inteligência de dados para a previsão de crimes financeiros, o Brasil contabilizou mais de 1 milhão de tentativas de fraude apenas na primeira metade de 2024. Os ataques resultaram em um prejuízo de R$ 1,2 bilhão, com uma tentativa de golpe ocorrendo a cada 3,2 segundos. Com esse panorama, a #CliqueConsciente surgiu como uma resposta para educar os cooperados sobre segurança digital.

A campanha está sendo desenvolvida em três etapas: prevenção, detecção e ação. A primeira aborda medidas proativas para evitar golpes e fraudes, enquanto a segunda ensina a identificar rapidamente atividades suspeitas. Por fim, a etapa de ação fornece orientações sobre como reagir de forma eficaz caso uma fraude seja identificada.

A intercooperação é o ponto mais importante da #CliqueConsciente, já que as cooperativas de crédito Cresol, Sicoob, Sicredi, Unicred, Ailos, Credsis, Uniprime, Cooperforte, CrediBRF, Sisprime, Barrracred e Credicoamo estão unidas para criar uma rede de segurança robusta no combate a esses crimes. “Todo o time vai trabalhar de forma conjunta para garantir que nossos cooperados percebam o empenho das cooperativas em reduzir fraudes e riscos online”, afirma Samara Araujo, gerente de Marketing e Comunicação do Sistema OCB.

Na Cresol, outras iniciativas também são mantidas para promover a segurança. Uma delas é a página Segurança – Cresol, que traz informações para ajudar a reconhecer e se proteger de diferentes tipos de golpes e fraudes, checklist de segurança e o que fazer em caso de identificar um golpe. “Temos que conscientizar cada vez mais nossos cooperados sobre cuidados de segurança digital, para prevenir incidentes e perdas. Disseminar esses cuidados impacta a todos, é nosso papel orientar e contribuir com as ações para termos uma sociedade mais segura”, destaca Marco Carvalho de Oliveira, gerente de Segurança Cibernética da Cresol Confederação.

A divulgação da campanha #CliqueConsciente acontece até janeiro de 2025, por meio de diversos canais, como redes sociais, WhatsApp, e-mail marketing e e-books.