Neste sábado e domingo, dias 14 e 15, acontece em Amambai o 2º Torneio de Sinuca Honório Toledo. A competição, que será realizada no Skinão Beer, terá premiações distribuídas para as chaves A e B.
Na Chave A, o campeão receberá um prêmio de R$ 600,00, enquanto o segundo colocado ficará com R$ 200,00 e o terceiro ganhará R$ 100,00. O quarto lugar será premiado com uma caixa de cerveja Stell.
Na Chave B, o vencedor levará R$ 300,00, o segundo lugar receberá R$ 150,00 e o terceiro, R$ 100,00. Assim como na Chave A, o quarto colocado ganhará uma caixa de cerveja Stell.
A inscrição para o torneio custa R$ 50,00, com opção de repescagem no valor de R$ 30,00. As inscrições serão realizadas no local do evento. Para mais informações, os interessados podem entrar em contato pelo telefone (67) 99668-9101.
A Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos (AGEMS) e a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) uniram forças para realizar uma grande operação de combate ao transporte clandestino em Mato Grosso do Sul. A ação conjunta, está sendo realizada em pontos e horários estratégicos e tem como objetivo reforçar a segurança e garantir a qualidade dos serviços de transporte terrestre oferecidos à população.
Fiscais da AGEMS e Assessoria Militar
Desde o estabelecimento inédito do Acordo de Cooperação Técnica, assinado em março deste ano, as duas instituições vêm intensificando esforços no combate ao transporte irregular.
O transporte clandestino representa um risco significativo para a segurança dos passageiros e a qualidade do serviço prestado. Sem regulamentação e fiscalização adequada, veículos clandestinos não seguem padrões mínimos de manutenção, nem garantem os direitos dos passageiros, como seguros e atendimento de emergência. Além disso, essa prática prejudica o transporte regular, que segue normas rigorosas para operar com segurança e eficiência.
União de esforços
Verificação do transporte regular.
Em mais uma etapa da parceria, fiscais da ANTT visitaram a sede da Agência Reguladora de Mato Grosso do Sul para conhecer de perto as atividades de fiscalização desenvolvidas no Estado. Durante a visita, eles tiveram a oportunidade de acompanhar o trabalho da Assessoria Militar, a primeira a ser constituída em uma agência reguladora no Brasil, e foram apresentados a projetos de destaque dentro da diretoria de Transportes, Rodovias, Ferrovias, Portos e Aeroportos.
“A união de esforços entre a AGEMS e a Agência Nacional de Transporte é fundamental para garantirmos um transporte seguro e de qualidade. O transporte clandestino é uma ameaça à integridade dos passageiros e ao sistema de transporte regular, por isso, precisamos agir com firmeza para combater essa prática”, afirmou o diretor-presidente da AGEMS, Carlos Alberto de Assis.
Coordenadora de gestão dos escritórios de fiscalização da ANTT Sabrina Gonçalves e Chefe de Escritório Regional da ANTT Caroline Bellucio
Chefe de Escritório Regional da ANTT e responsável pela fiscalização, Caroline Bellucio, destacou a parceria positiva entre as duas agências e a fiscalização consolidada em Mato Grosso do Sul.
“Nosso foco aqui é o combate ao transporte clandestino, principalmente nessa rota aqui de São Paulo-Corumbá, é também intensificar a presença da fiscalização da ANTT aqui no estado do Mato Grosso do Sul e também a integração com a AGEMS para fortalecer as duas fiscalizações, interestadual e intermunicipal. Estamos bem felizes com a parceria com a agência sul-mato-grossense, eles têm muito a acrescentar, assim nós, esperamos contribuir bastante no trabalho deles aqui na região do Mato Grosso do Sul”, afirma Bellucio.
No último mês, fiscais da AGEMS atuaram em conjunto com a ANTT e outras agências para coibir o transporte ilegal de passageiros no entorno do Distrito Federal, em uma operação que envolveu cerca de 20 agentes no primeiro dia, incluindo fiscais da ANTT, do Detran/DF e profissionais da Agência de Mato Grosso do Sul.
A parceria entre as agências é um marco no fortalecimento das políticas públicas voltadas para a segurança e a qualidade do transporte, promovendo uma mudança significativa na regulação e fiscalização do setor.
Operação que fortalece a segurança
Em Mato Grosso do Sul, a operação vai reforçar o combate ao transporte clandestino, trabalho que vem sendo executado com bastante empenho pelos fiscais da AGEMS. Por segurança e sigilo para o sucesso da operação, as cidades, locais e horários de barreiras não serão divulgados.
Caroline Tomanquevez, diretora de Transportes da AGEMS, destacou o trabalho incansável da equipe de fiscalização. “Os nossos fiscais têm realizado um trabalho exemplar na fiscalização do transporte terrestre, sempre com o objetivo de proteger o cidadão e garantir que os serviços prestados sejam seguros e eficientes. Operações como essa são essenciais para assegurar que o transporte público siga dentro da legalidade e com a qualidade que a população merece.”
A importância de ações como essa não se limita apenas a Mato Grosso do Sul, mas também é um exemplo para todo o país, reforçando a necessidade de uma fiscalização contínua e eficiente para combater práticas ilegais no transporte.
Denuncie o transporte clandestino
Denunciar o transporte clandestino é fundamental para proteger a integridade do sistema de transporte, garantindo que apenas serviços licenciados e fiscalizados ofereçam suporte seguro e de qualidade.
A chefe de fiscalização do transporte de passageiros da AGEMS, Aline Melo, explica como é fácil denunciar esse transporte ilegal.
Chefe de fiscalização do transporte de passageiros da AGEMS, Aline Melo.
“Denuncie o transporte clandestino entrando em contato com a nossa ouvidoria da agência, pelo número 0800-600-0506 ou pelo WhatsApp (67)3025-9505. Se você viu ou recebeu uma propaganda de carona em grupos de WhatsApp, no Facebook, ou soube de alguém que está realizando transporte clandestino, faça a denúncia. Ao denunciar, você estará ajudando a preservar vidas”, finaliza.
Comunicamos com pesar o falecimento na quinta-feira, dia 11, em Caarapó, de Josemar Pinto Cristóvão, de 38 anos.
Trasladado para Amambai, seu corpo está sendo velado na Capela do Interpax e o sepultamento será nesta sexta-feira (13) no Cemitério Municipal Santo Antônio, às 15h.
Informou Inter Pax – Fones: (67) 99956-5464 e (67) 99957-9445
Acontecerá neste final de semana, dias 14 e 15 de setembro, a segunda etapa do Campeonato Estadual de Kung Fu, realizado pela Dragões de Fogo de Amambai, juntamente com a Federação Sul-Mato-Grossense de Kung Fu, com o apoio da Prefeitura Municipal de Amambai e da Sedesc. O evento reunirá atletas de Campo Grande, Nova Andradina, Chapadão do Sul, Rio Brilhante, Amambai e Dourados.
A equipe de Dourados contará com dois atletas da Academia Physical Center: o professor Egberto e seu aluno Ivan Lucero, nas modalidades luta e formas. Destaque para o professor Egberto, que pela primeira vez estará participando de oito modalidades na competição, representando Dourados.
O principal objetivo da equipe é voltar ao cenário nacional das competições e, em breve, realizar etapas do Campeonato Estadual em Dourados.
As aulas de Kung Fu em Dourados estão sendo realizadas na Academia Physical Center, situada na Rua General Osório, 2215. Para mais informações, o telefone é (67) 99964-6749, falar diretamente com o professor Egberto.
A deputada estadual Mara Caseiro (PSDB) encaminhou uma solicitação ao secretário Estadual de Infraestrutura e Logística, Guilherme de Carvalho, e ao diretor-presidente da Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos (Agesul), Mauro Azambuja Rondon, buscando informações sobre o andamento e a previsão de conclusão do processo licitatório para a restauração do pavimento, adequação da capacidade e melhoria da segurança da rodovia MS-295. O foco da deputada é o trecho que liga os municípios de Eldorado e Amambai.
A indicação atende a um pedido formulado pelos vereadores de Eldorado, Zé Martins, Maria Ângela Dias, Joil Moreira Marques, Antônio Jorge dos Santos (Toninho), Ivan Carlos Ciocca e Luiz Roberto Nogueira Veiga.
De acordo com os vereadores, a situação atual da rodovia tem gerado preocupação entre os moradores e motoristas que dependem da MS-295. O desgaste do pavimento e a falta de infraestrutura adequada representam riscos à segurança e dificultam o tráfego, prejudicando tanto o transporte de mercadorias quanto o deslocamento de pessoas entre as cidades.
Mara Caseiro destaca a importância da obra para o desenvolvimento econômico e social da região, ressaltando que a melhoria da rodovia é uma demanda urgente da população. “Estamos buscando informações para que a comunidade possa ter uma previsão clara de quando essa obra tão necessária será iniciada e concluída”, afirmou a deputada.
A deputada estadual Mara Caseiro (PSDB) protocolou um pedido oficial ao secretário Estadual de Logística e Infraestrutura, Guilherme de Carvalho, visando a recuperação e manutenção asfáltica da rodovia MS-180, além da implantação de acostamento em toda sua extensão.
De acordo com a deputada, a recuperação da MS-180 é fundamental para garantir a segurança dos motoristas que utilizam a via, bem como para preservar o fluxo de transporte na região. “É uma questão de segurança e de desenvolvimento para as comunidades que dependem dessa estrada”, afirmou Mara Caseiro.
Enquanto a obra completa não é realizada, a deputada pediu que sejam adotadas medidas paliativas para minimizar os riscos aos motoristas. A parlamentar solicitou que os trechos mais críticos da rodovia sejam devidamente sinalizados, alertando sobre as avarias no asfalto. “É preciso dar uma resposta rápida para evitar acidentes graves. A sinalização dos pontos críticos vai permitir que os motoristas redobrem a atenção”, ressaltou.
A MS-180 é uma rodovia estratégica para o escoamento da produção agropecuária e para o deslocamento de moradores da região, mas há tempos sofre com a falta de manutenção adequada, o que tem gerado reclamações constantes de usuários. Com essa solicitação, a expectativa é de que as obras e melhorias comecem a ser realizadas o quanto antes, atendendo à demanda local e garantindo maior segurança no tráfego.
Na manhã desta quinta-feira (12), a Polícia Civil de Mato Grosso do Sul, no âmbito da Operação Protetor realizou a prisão de um indígena do sexo masculino, que estava foragido da justiça desde 2015 acusado de cometer o crime de estupro de vulnerável naquele ano. Ele foi detido na Aldeia Amambai, localizada no município de Amambai.
A ação foi coordenada por policiais civis da Delegacia de Atendimento à Mulher (DAM) de Fátima do Sul sob a supervisão do Delegado de Polícia do município de Vicentina.
Após ser detido, o autor foi encaminhado às autoridades competentes para os procedimentos cabíveis e está à disposição do Poder Judiciário.
A Operação Protetor faz parte de um conjunto de esforços das forças de segurança do estado para atuar na região de fronteira e nas aldeias indígenas.
A prisão representa um passo importante para garantir a justiça e a proteção das vítimas.
A Polícia Civil reafirma seu compromisso com a manutenção da ordem e da segurança pública, destacando que continuará atuando de forma efetiva em todas as regiões do estado, inclusive em áreas indígenas, para cumprir sua missão de servir e proteger a sociedade sul-mato-grossense.
De janeiro a agosto de 2024 os incêndios no Brasil já atingiram 11,39 milhões de hectares do território do país, segundo dados do Monitor do Fogo Mapbiomas, divulgados nesta quinta-feira (12). Desse total, 5,65 milhões de hectares foram consumidos pelo fogo apenas no mês de agosto, o que equivale a 49% do total deste ano.
Nesses oito primeiros meses do ano, o fogo se alastrou principalmente em áreas de vegetação nativa, que representam 70% do que foi queimado. As áreas campestres foram as que os incêndios mais afetaram, representando 24,7% do total. Formações savânicas, florestais e campos alagados também foram fortemente atingidos, representando 17,9%, 16,4% e 9,5% respectivamente. Pastagens representaram 21,1% de toda a área atingida.
Para o período, os estados do Mato Grosso, Roraima e Pará foram os que mais atingidos, respondendo por mais da metade, 52%, da área alcançada pelo fogo. São três estados da Amazônia, bioma mais atingido até agosto de 2024. O fogo consumiu 5,4 milhões de hectares do bioma nesses oito meses.
O Pantanal, até agosto de 2024 queimou 1,22 milhão de hectares, um crescimento de 249% nas áreas alcançadas por incêndios, em comparação à média dos cinco anos anteriores. A Mata Atlântica teve 615 mil hectares atingidos pelo fogo, enquanto que na Caatinga os incêndios afetaram 51 mil hectares. Já os Pampas tiveram apenas 2,7 mil hectares no período de oito meses.
Agosto
Na comparação entre agosto de 2023 e de 2024, os incêndios afetaram 3,3 milhões de hectares a mais este ano, registrando um crescimento de 149%. De acordo com a instituição, foi o pior agosto da série do Monitor de Fogo, iniciada em 2019.
Os estados do Mato Grosso, Pará e Mato Grosso do Sul foram os mais atingidos no mês. Chama a atenção o crescimento de 2.510% sobre a média de agosto de incêndios no estado de São Paulo, em relação a média dos últimos seis anos. Foram 370,4 mil hectares queimados este ano, 356 mil hectares a mais do que nos meses de agosto de anos anteriores.
“Grande parte dos incêndios observados em São Paulo tiveram início em áreas agrícolas, principalmente nas plantações de cana-de-açúcar, que foram as áreas mais afetadas do estado”, destaca a pesquisadora Natália Crusco.
Os biomas Cerrado e Amazônia, foram os que mais queimaram, representando respectivamente 43% e 35% e de toda a área antiqueimada no Brasil no período.
De acordo com a coordenadora técnica do Monitor do Fogo, Vera Arruda, o aumento das queimadas no Cerrado foi alarmante em agosto “O bioma, que é extremamente vulnerável durante a estiagem, viu a maior extensão de queimadas nos últimos seis anos, refletindo a baixa qualidade do ar nas cidades.”
O Setembro Amarelo foi instituído por lei de autoria de Mara Caseiro para conscientizar sobre o tema, no Estado. Foto: Wagner Guimarães
Na tribuna, a deputada Mara Caseiro (PSDB), 3ª vice-presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS), abordou o “Setembro Amarelo”, instituído por lei de sua autoria. “Eu não poderia deixar de trazer esse tema aqui. A saúde mental e a prevenção ao suicídio neste mês de setembro onde celebramos a campanha ‘Setembro Amarelo’, uma iniciativa que busca conscientizar a população sobre a importância de cuidar da saúde mental e prevenir um problema que afeta profundamente a nossa sociedade”, considerou.
“A Lei 4.777, de 3 de dezembro de 2015, de minha autoria, traz esse debate para chamar a atenção de toda a comunidade. Os dados são alarmantes, segundo dados do Sistema de Informação sobre Mortalidade [SIM], em 2023, 264 pessoas tiraram a própria vida em Mato Grosso do Sul, desse total 110 eram jovens entre 15 a 29 anos, o que corresponde a 41,6%. Estes números são mais que estatísticas, são vidas que se perderam, sonhos interrompidos e famílias devastadas”, declarou Mara Caseiro.
A parlamentar também reiterou que o suicídio é uma questão de saúde pública. “Precisa ser enfrentado com seriedade e determinação, os jovens em particular são uma população bastante vulnerável, expostas às pressões sociais, acadêmicas e emocionais, que, muitas vezes, não são devidamente compreendidas ou tratadas. Precisamos urgentemente fortalecer nossas políticas públicas de saúde mental, garantindo o acesso aos serviços de apoio psicológico quanto nas comunidades”, ressaltou Mara Caseiro.
“Falar sobre saúde mental não é apenas importante, é essencial. Precisamos quebrar o silêncio e estigma que cercam os transtornos mentais. É fundamental que os jovens saibam que não estão sozinhos e que há ajuda disponível, por exemplo os Centros de Atenção Psicossocial [CAPS], e temos que estimular a implantação desses centros nos municípios onde ainda não os possuem. Também é necessário capacitar nossos profissionais de saúde para que possam detectar sinais de risco e intervir de forma eficaz”, destacou a parlamentar.
Mara Caseiro destaca a importância de investimento em campanhas educativas. “É necessária ampliação das campanhas educativas nas redes públicas de educação estadual e municipal de equipes multidisciplinares, de psicólogos assistentes sociais e psiquiatras para encaminhar um aluno para ajuda, quando identificado em um aluno um comportamento estranho. E também atenção à saúde mental aos profissionais de educação, devido à sobrecarga com o trabalho e tensão em sala de aula”, considerou.
“Uma rede sólida deve ser criada envolvendo escolas, famílias, comunidades e governos, para que possamos evitar que mais vidas sejam tragicamente perdidas. E que o Setembro Amarelo nos inspire a agir, a nos mobilizar e a lutar pela saúde mental de todos, especialmente de nosso jovens, que possamos construir uma sociedade mais acolhedora, onde todos sejam ouvidos, valorizados e acima de tudo esperançados”, concluiu a deputada Mara Caseiro.
Mara também é presidente da Escola do Legislativo Senador Ramez Tebet e convidou todos para palestra alusiva ao Setembro Amarelo, no dia 20 de setembro, próxima sexta-feira. “No dia 20 de setembro, por meio da Escola do Legislativo, haverá, a partir das 10h, palestra ministrada pela psicóloga especialista em Psicoterapia de Orientação Psicanalítica, Luzia de Souza Patusco, com o tema “Falando sobre Suicídio: Você não está sozinho (a)!”, na sala multiuso da Assembleia Legislativa”, informou.
Alerta Amarelo nas Escolas é um projeto de Lei apresentado pela deputada estadual Mara Caseiro na sessão da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) desta quinta-feira, dia 12, para a implementação do Programa “Setembro Amarelo vai à Escola”.
A campanha prevê a realização, no âmbito escolar do Estado de Mato Grosso do Sul, de ações de mobilização, palestras, debates, encontros, panfletagens, eventos, seminários e atividades educacionais sobre a prevenção à automutilação e ao suicídio.
Serão ações voltadas prioritariamente aos alunos do ensino médio das escolas estaduais, podendo, entretanto, ser realizadas em escolas municipais e estabelecimentos particulares de ensino.
É necessário agir enquanto há tempo para que vidas sejam salvas. Os jovens precisam de todo o apoio.
Na próxima sexta-feira, 13 de setembro, acontece a abertura da 5ª edição da Copa Cidade Crepúsculo, um dos tradicionais torneios de futebol da cidade de Amambai. O evento será realizado no Clube Tereré, com início previsto para às 19h.
O primeiro confronto está marcado para às 19h30, quando a equipe Amauri Pinturas enfrentará o time da Auto Elétrica Conesul. Logo após, às 20h30, será a vez das equipes Rota 67 e Flamboyant/Intech Telecom disputarem a vitória.
O torneio promete trazer emoção para o público presente. A organização do evento está sob responsabilidade de Odil Puques e Sargento Borges.
A estrutura de combate aos incêndios florestais em Mato Grosso do Sul permanece ativa em todos os biomas – Pantanal, Cerrado e Mata Atlântica – e continua a receber reforços das forças de segurança nacional e dos demais estados parceiros.
O mês de setembro é considerado um dos mais intensos e críticos em relação a ocorrência de incêndios florestais, especialmente no Pantanal onde está concentrando grande parte dos esforços de atuação do CBMMS (Corpo de Bombeiros Militar). O Governo do Estado transmitiu as informações dos combates, nesta quinta-feira (12) – ao vivo pela internet (veja na íntegra no final do texto) –, no boletim semanal da Operação Pantanal 2024.
“Estamos enfrentando uma variável que é em relação aos incêndios nos países vizinhos, Bolívia e Paraguai, que acaba atravessando a fronteira. Estamos em várias frentes, inclusive na região do Porto Índio, próximo da aldeia dos guatós, nós temos guarnições de combatendo ali desde sexta-feira (6)”, afirmou a tenente-coronel Tatiane Inoue, diretora de Proteção Ambiente do CBMMS e responsável pelo monitoramento e ações de combate aos incêndios florestais em Mato Grosso do Sul.
Foto: Divulgação
Em continuidade ao apoio dos estados do Codesul (Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul) – formado por MS, PR, SC e RS – ao trabalho de combate aos incêndios, nesta quinta-feira (12), militares do Rio Grande do Sul chegaram ao MS – que atualmente também tem o apoio dos bombeiros de Sergipe –, para a troca de guarnições.
“A nossa estrutura continua mobilizada, distribuída com aeronaves, embarcações, viaturas. Agora de manhã, recebemos militares do Corpo de Bombeiros do estado do Rio Grande do Sul, que vieram substituir aqueles que já estavam aqui combatendo. E a gente está na eminência de receber mais reforços de outros estados e da Força Nacional. Então toda essa estrutura continua e está sendo ampliada. Setembro é um mês que comumente concentra mais casos de incêndios florestais e as condições atmosféricas continuam extremamente propensas na propagação do fogo. Nesse momento o cenário é crítico”, disse a tenente-coronel.
Foto: Álvaro Rezende
Previsão do tempo
Enquanto as ações de combate ganham reforços, a situação climática segue a tendência em relação as altas temperaturas e baixa umidade relativa do ar. “Hoje e amanhã a tendência é de tempo quente e seco, com temperaturas acima da média que podem superar 40°C, 41°C, além de baixa umidade relativa do ar entre 7% e 20%. Persiste o risco elevado para a ocorrência de incêndios florestais”, afirmou a meteorologista e coordenadora do Cemtec (Centro de Monitoramento do Templo e do Clima), Valesca Fernandes.
A previsão é de período de fogo extremo até domingo (15), mesmo com a chegada de uma frente fria. “Entre sábado (14) e domingo (15) a gente tem a tendência de uma frente fria no Estado, que deve provocar aumento de nebulosidade, com probabilidade de chuva e queda de temperaturas. Os índices de umidade relativa do ar vão melhorar bastante, devem ficar entre 50% e 70%. Mas é só um alívio, porque as condições de fogo voltam a ficar favoráveis em seguida”, explicou Valesca.
Com o período de seca estabelecido desde o início do ano, que tecnicamente é a época chuvosa, a situação climática em MS é extrema, com seca severa em diversas regiões, além da estiagem que persiste e dificulta o combate aos incêndios florestais em todos os biomas.
Todas estas condições aliadas provocam fenômenos que chamam a atenção nas cidades e no campo, como o céu alaranjado e a névoa de fumaça que encobre áreas urbanas. “Imagens de satélites mostram a fumaça encobrindo o país e outros países vizinhos. Isso é provocado pela corrente de vento que transporta calor e fumaça por vários quilômetros. Essa fumaça misturada com a poeira, que a gente chama de material particulado, é o que piora a qualidade do ar. Amanhã a situação deve piorar. E nos próximos dias, caso a previsão se concretize, pode contribuir para a ocorrência de chuva preta”, afirmou a meteorologista.
Defesa Civil
Foto: Defesa Civil
A Defesa Civil Estadual inicia no domingo (15) a segunda etapa da ação de assistência humanitária aos ribeirinhos do Pantanal, que tem previsão de auxiliar aproximadamente 3 mil pessoas que vivem em diferentes regiões do bioma, em 12 operações que tiveram início em agosto e seguem até novembro.
“Pela primeira vez a gente está executando essa missão humanitária. Na primeira etapa foram atendidas aproximadamente 450 pessoas no Taquari e no Alto Pantanal. E agora a segunda etapa começa a partir do dia 15, com aproximadamente mais 450 famílias que vão ser atendidas. Já distribuímos mais de 20 mil litros de água potável, além de alimentos, e oferecemos assistência social e de saúde”, explicou o coronel Hugo Djan, que é coordenador-geral da Cepdec (Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil).
Importante passo para a concessão, segmentos de duas rodovias federais foram delegados a Mato Grosso do Sul. O documento que celebra o convênio foi publicado nesta quinta-feira (12), no Diário Oficial da União, selando a delegação de trechos das BR-262 e BR-267.
A delegação permite a exploração da rodovia BR-262, no trecho entre a divisa entre Mato Grosso do Sul e São Paulo, a partir da ponte sobre o Rio Paraná, até o encontro com a BR-163, em Campo Grande. Compreende 328,2 quilômetros de extensão. Já o segmento delegado da BR-267 parte da divisa Mato Grosso do Sul / São Paulo, no início da travessia do Rio Paraná até o encontro com a BR-163, em Nova Alvorada do Sul. Conta com 248,1 quilômetros de extensão.
O convênio foi selado entre os órgãos da União (Ministério dos Transportes e DNIT – Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) com o intermédio da Casa Civil e do Ministério do Planejamento e Orçamento, com os órgãos estaduais: Seilog (Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística) e Agesul (Agência Estadual de Gestão e Empreendimentos).
As duas rodovias federais compõem o projeto de concessão da Rota da Celulose e totalizam 576,3 quilômetros dos 870,4 quilômetros do sistema de rodovias que está nos estudos projetados pelo EPE (Escritório de Parcerias Estratégicas), do Governo do Estado.
O acordo compreende a exploração da infraestrutura e a prestação do serviço público de implantação, pavimentação, recuperação, operação, manutenção, monitoração, conservação, implantação de melhorias, ampliação da capacidade e manutenção do nível de serviço pelos próximos 30 anos.
A delegação não inclui a atuação da Polícia Rodoviária Federal, que permanecerá com suas competências nestas rodovias.
O prazo acordado pelo convênio só terá início a partir da assinatura do contrato entre o Estado de Mato Grosso do Sul e a futura concessionária de todo o sistema de rodovias que compõem o lote da Rota da Celulose. O leilão está previsto para o dia 12 de dezembro.
Para fornecer qualificação aos produtores locais nos setores de Agro Horti e Queijaria, a Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer) promoverá o programa “Rota Rural” em Coronel Sapucaia. O evento, que contará com capacitações sem custos, será realizado de 17 a 19 de setembro de 2024, das 9h às 16h, nas instalações da Agraer, na Rua Rachid Saldanha Derzi.
O curso de Agro Horti será voltado para produtores que desejam agregar valor às hortaliças. No dia 17, serão abordadas boas práticas na colheita e pós-colheita, além da fabricação de geleias e doces em barra, técnicas de conservação e embalagens. No dia 18, serão abordados a fabricação de compotas e legumes processados, criação de identidade de produto e informações sobre rotulagem. No dia 19, os temas incluirão a produção de molho de tomate, sal de ervas, regularização de produção e dicas de comercialização.
Ao setor de Queijaria, o curso destina-se a produtores de leite e cobre a produção de queijos artesanais. No dia 17, serão discutidos a produção de queijos parmesão e ricota, além de técnicas de conservação e embalagem. O dia 18 focará na fabricação de queijos muçarela e provolone, criação de identidade de produto e orientações sobre rotulagem. No dia 19, o foco será na produção de queijos minas frescal e coalho, informações sobre o Sistema de Inspeção Municipal (SIM) e estratégias de comercialização.
Com vagas limitadas, os interessados devem se inscrever na Agraer de Coronel Sapucaia para garantir a participação. A iniciativa tem o apoio do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresa (SEBRAE), do Governo do Estado e da Prefeitura Municipal.
As seis dezenas do concurso 2.773 serão sorteadas, a partir das 20h (horário de Brasília), no Espaço da Sorte, localizado na Avenida Paulista, nº 750, em São Paulo.
O sorteio terá transmissão ao vivo pelo canal da Caixa no YouTube e no Facebook das Loterias Caixa. O prêmio está acumulado em R$ 50 milhões.
As apostas podem ser feitas até as 19h (horário de Brasília), nas casas lotéricas credenciadas pela Caixa, em todo o país ou pela internet. O jogo simples, com seis números marcados, custa R$ 5.
Tendas de atendimento para hidratação e nebulização serão instaladas em estados e municípios brasileiros fortemente afetados pela fumaça proveniente de queimadas, pelo calor e pela seca.
O anúncio foi feito nesta quarta-feira (11) pela ministra da Saúde, Nísia Trindade. “Estamos trabalhando ativamente frente a dois problemas simultâneos que vivemos hoje no país”, disse, ao se referir aos incêndios e às altas temperaturas associadas à baixa umidade do ar.
Na primeira quinzena de agosto, a pasta registrou aumento expressivo de atendimentos por náuseas e vômitos em localidades. segundo a ministra da Saúde, Nísia Trindade. Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil
Em coletiva de imprensa, Nísia detalhou que, num primeiro momento, a estratégia de tendas de atendimento para hidratação e nebulização deve ser implementada em estados da Amazônia e do Pantanal, dois biomas bastante atingidos pelas queimadas neste momento.
A previsão inicial da pasta inclui ainda municípios do oeste do estado de São Paulo e parte do Paraná, onde a fumaça provocada pelos incêndios compromete gravemente a qualidade do ar.
Náuseas e vômitos
Segundo a ministra, a pasta registrou, ao longo da primeira quinzena de agosto, aumentos expressivos nos atendimentos por náuseas e vômitos em determinadas localidades do país. Em Goiás, por exemplo, o aumento foi de 46%. No mato Grosso, de 58%. No Distrito Federal, a taxa mais que dobrou, enquanto no Tocantins, o aumento nos atendimentos por esses sintomas foi de mais de 190%.
Força Nacional
Durante a coletiva, o secretário de Atenção Especializada da pasta, Adriano Massuda, destacou que, por determinação de Nísia, a Força Nacional do Sistema Único de Saúde (SUS) foi acionada para intervir em localidades fortemente afetadas pela fumaça proveniente de queimadas, pelo calor e pela seca. A proposta, num primeiro momento, é visitar essas regiões para avaliação da situação e apoio aos gestores.
Segundo ele, grande parte dos problemas de saúde relacionados aos incêndios, às altas temperaturas e à baixa umidade do ar podem ser resolvidos na chamada rede básica, composta pelos centros de saúde. Esse cenário, de acordo com o secretário, configura nível um de acionamento da Força Nacional do SUS. O segundo nível, identificado em pontos específicos, inclui as tendas para hidratação e nebulização.
“Em um terceiro nível, se houver necessidade, num eventual colapso de rede, que não identificamos ainda, [a estratégia incluiria] a utilização de outras estruturas maiores – eventualmente, até hospitais de campanha, quando for necessário. Mas, neste momento, estamos no nível um de acionamento, que é orientação de apoio à estrutura existente de rede assistencial”, reforçou.
Gravidade
Ao encerrar a coletiva, a ministra da Saúde se referiu ao cenário no país, de maneira geral, como grave e motivo de grande preocupação. “É urgente que, no caso daquelas ações que não são fruto das mudanças climáticas, mas de ação direta humana, haja, de fato, um fim dessas queimadas. Não é possível a gente viver essa situação”, avaliou Nísia.
“No caso da saúde, o mais importante é pensar que o SUS é um sistema que tem capacidade de atendimento. Mas sabemos também que essa resiliência, cada vez mais, é testada por fatores como as mudanças climáticas. Por isso, nós mesmos, o tempo todo, temos que rever nossos protocolos, nossas ações e aumentar nossa união, esse trabalho conjunto”, concluiu.
A ALEMS (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul) aprovou nesta quarta-feira (11), por votação simbólica, o envio do ofício com o pedido de abertura do procedimento de impeachment contra três conselheiros do Tribunal de Contas do Estado (TCE-MS). O presidente da comissão temporária da ALEMS, deputado estadual Coronel David (PL), anunciou o envio de um ofício ao presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro Antonio Herman de Vasconcellos e Benjamin, solicitando a abertura formal do processo de impeachment dos conselheiros.
A medida pretende restabelecer a plena funcionalidade e confiança no Tribunal de Contas, uma vez que a ausência dos conselheiros titulares, afastados desde dezembro de 2022, tem gerado instabilidade nas decisões do órgão. A Casa de Leis tem até 10 dias para encaminhar o pedido ao STJ.
Os conselheiros Iran Coelho das Neves, Ronaldo Chadid e Waldir Neves Barbosa estão afastados de suas funções, sob acusações de envolvimento em um esquema de corrupção que teria desviado mais de R$ 100 milhões, investigado nas operações Mineração de Ouro e Terceirização de Ouro.
A expectativa agora é que o STJ dê andamento ao pedido de impeachment, em um processo que poderá redefinir o futuro da gestão pública no Estado.
“Atualmente, o TCE-MS está operando com auditores substitutos, que, apesar de qualificados, não possuem a prerrogativa de conselheiros titulares, o que causa insegurança jurídica nos julgamentos. Nossa comissão entende que o impeachment dos conselheiros afastados é necessário para garantir o retorno à normalidade e à segurança institucional que a população de Mato Grosso do Sul exige”, destacou Coronel David.
O pedido de impeachment é sustentado em diversos dispositivos legais, como o artigo 105, inciso I, alínea “a” da Constituição Federal, o artigo 11, inciso I do Regimento Interno do STJ, e na Lei 1.079/1950, que trata dos crimes de responsabilidade. Entre as ações mencionadas estão as ações penais 1057 DF e 1058 DF, além do Inquérito 1697 DF, que envolvem diretamente os conselheiros.
A comissão temporária, composta por Coronel David, Lia Nogueira (PSDB) e Antônio Vaz (Republicanos), atua sob forte pressão de diversos setores da sociedade, que cobram respostas rápidas diante das graves acusações. “Precisamos restabelecer a legitimidade do Tribunal de Contas para que ele possa exercer plenamente seu papel de fiscalização, assegurando a integridade das instituições públicas”, complementou Coronel David.
Neste final de semana, será realizada em Amambai a Segunda Etapa do Campeonato Estadual de Kung Fu Kuoshu. O evento ocorrerá nos dias 14 e 15 de setembro, no Ginásio Flávio Derzi, com entrada gratuita para o público em ambos os dias.
A cerimônia de abertura está marcada para sábado, dia 14, às 19h, e contará com a recepção de autoridades, desfile das delegações e o início das competições na categoria adulto avançado. As disputas desta categoria incluirão lutas e apresentações de formas.
No domingo, dia 15, a programação terá início às 8h, com competições nas categorias infantil, infanto-juvenil, juvenil e adulto iniciante. Entre as modalidades disputadas, estão luta de contato, luta com bastonetes e formas.
A expectativa dos organizadores é de que cerca de 70 atletas participem do evento, representando as equipes de Campo Grande, Chapadão do Sul, Dourados, Nova Andradina e Rio Brilhante. A equipe anfitriã de Amambai contará com pelo menos 20 atletas competindo em diversas categorias e modalidades.
O campeonato é organizado pela Escola Dragões de Fogo de Amambai e pela Federação Estadual de Kung Fu Tradicional, com apoio da Prefeitura de Amambai por meio da Secretaria Municipal de Desporto e Cultura (Sedesc).