17.4 C
Amambai
quinta-feira, 25 de junho de 2026
Início Site Página 859

Governo de MS faz homenagem e reforça apoio a atletas paralímpicos do Estado

0
Fotos: Saul Schramm

Incentivo e reconhecimento. Com este lema o Governo do Mato Grosso do Sul homenageou os atletas paralímpicos do Estado, que foram destaques nos Jogos de Paris. Durante a solenidade o governador Eduardo Riedel reafirmou o compromisso e apoio com aqueles que se dedicam e dão orgulho ao povo sul-mato-grossense.

Os atletas do Estado conquistaram cinco medalhas para o Brasil, colocando o País entre as cinco maiores potências mundiais dos Jogos Paralímpicos. O Governo do Estado fez sua parte contribuindo com a preparação e treinamentos dos atletas, incentivando através dos programas Bolsa-Atleta e Bolsa-Técnico.

Na solenidade foram homenageados os campeões paralímpicos Yeltsin Jacques (atletismo) e Fernando Rufino (canoagem), Kelly Kethyllin Victório (judô), que ficou na quarta colocação da sua categoria, além de Anne Talitha Silva (auxiliar-técnica de judô) e Guilherme Ademilson dos Anjos (guia do Yeltsin).

Medalhistas nas Paralimpíadas de Paris 2024 Foto Saul Schramm
Kelly Kethyllin Victório
Medalhistas nas Paralimpíadas de Paris 2024 Foto Saul Schramm
Yeltsin Jacques

Todos eles ganharam um autorretrato personalizado, com imagem da participação deles nos Jogos de Paris. Aos deficientes visuais a peça foi feita alto-relevo. Antes de começar o discurso o governador fez questão de fazer a sua autodescrição, assim como de todas as autoridades que estavam no evento.

“Para nós é um orgulho muito grande. Imagino como é a emoção de ganhar uma medalha olímpica. A hora que toca o hino do Brasil e levanta a bandeira nós vimos o Mato Grosso do Sul ali representado. O maior legado que eles deixam para nós é a inspiração para uma geração nova, uma mensagem que com esforço e dedicação pode chegar lá”, afirmou o governador.

Riedel destacou que estes grandes resultados só aumentam a responsabilidade do Estado para oferecer políticas públicas eficientes ao esporte em geral e paralímpico. “Momento agora é de agradecimento a trajetória de todos que representaram o Estado. Eles conquistaram ouro, prata, bronze e posições de destaque nos Jogos. Um grande exemplo para toda sociedade”.

O secretário estadual de Turismo, Esporte e Cultura, Marcelo Miranda, destacou que o Estado tem carinho e um olhar especial ao paradesporto. “Estou muito emocionado em fazer parte deste ato, porque os parceiros sabem a luta que foi para todos chegarem até aqui e conquistarem seus objetivos com muito talento e dedicação. Um orgulho a todos nós”.

Medalhistas nas Paralimpíadas de Paris 2024 Foto Saul Schramm
Fernando Rufino
Medalhistas nas Paralimpíadas de Paris 2024 Foto Saul Schramm
Guilherme Ademilson e Yeltsin Jacques

Colhendo os frutos

Um dos homenageados foi Yeltsin Jacques, que nos Jogos Paralímpicos de Paris ganhou mais duas medalhas, ouro na corrida de 1500 metros e bronze nos 5 mil metros, na classe T11. Ele se tornou-se bicampeão paralímpico (1.500), superando o recorde mundial, que ele mesmo estabeleceu na disputa de Tóquio-2020.

“Tenho que agradecer a todos que me ajudaram durante este caminho. Estas conquistas são frutos do trabalho, que foi feito a longo prazo. Os incentivos são importantes para nos prepararmos bem para as provas e competições, como o apoio do Governo do Estado com o Bolsa-Atleta, que recebemos desde 2015. Agora é trazer as novas gerações, porque o sarrafo só vem aumentando. Expectativa é quebrar todos os recordes em Los Angeles”.

Fernando Rufino, o “Cowboy de Aço”, também foi um dos homenageados. Ele faturou em Paris a sua segunda medalha de ouro na paracanoagem, na prova de 200 metros da classe VL2. Ele também bateu o recorde da sua modalidade, representando muito bem Mato Grosso do Sul e o Brasil.

“Cada campeonato é diferente e este de Paris foi muito mais disputado. Quando mais se investe, mais a gente se prepara e se qualifica. Tenho que agradecer ao Governo do Estado por estar me abraçando desde Tóquio. E agora já estamos falando em Los Angeles. Este apoio é primordial, o nível está cada vez mais alto, decidido por detalhes. A preparação, alimentação e cuidado faz a diferença”.

Medalhistas nas Paralimpíadas de Paris 2024 Foto Saul Schramm
Atletas da Paralimpíadas Escolares de MS
Medalhistas nas Paralimpíadas de Paris 2024 Foto Saul Schramm

De olho no futuro, cinco atletas (atletismo e judô) que participaram das Paralimpíadas Escolares de Mato Grosso do Sul estiveram no evento, conhecendo seus ídolos de perto para que sirvam de exemplo e referência.

Os atletas paralímpicos Débora Benevides (5° lugar na canoagem), Paulo Henrique dos Reis (bronze do atletismo), Gabriela Mendonça (6° lugar no atletismo) e Érika Cheres Zoaga (prata no judô) não puderam comparecer na solenidade, mas vão receber as devidas homenagens em outra oportunidade.

Também participaram do evento os secretários Rodrigo Perez (Segov) e Viviane Luiza (Cidadania), o deputado estadual Paulo Corrêa, a primeira-dama Mônica Riedel e a subsecretária de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência, Telma Nantes.

EmpreendeFest 2024 terá caravana com transporte gratuito em Amambai e Caarapó

0
Foto: Divugação

Redação

O EmpreendeFest 2024 acontecerá nos dias 2 e 3 de outubro no Bosque Expo, em Campo Grande. O evento contará com a presença de nomes como Joel Jota, Giovanna Antonelli, Minotauro e Marcos Piangers, além de projetos do Sebrae-MS.

Na edição anterior, o EmpreendeFest, considerado o maior festival de empreendedorismo do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), reuniu mais de 7 mil participantes e contou com 80 expositores, além de representantes de 35 cidades. A expectativa é que a edição deste ano supere esses números.

Para facilitar a participação, será disponibilizada caravana com transporte gratuito em Amambai e Caarapó, programada para ida e volta. Os participantes terão a oportunidade de fazer networking com outros empreendedores durante a viagem.

Os locais de saída da caravana são a Sala do Empreendedor em Amambai, localizada à Rua Marechal Deodoro, 711, no Centro, e a Sala do Empreendedor em Caarapó, situada à Rua Duque de Caxias, 726, também no Centro.

Para obter mais informações e se inscrever gratuitamente no EmpreendeFest 2024, clique AQUI. Para fazer sua inscrição nas caravanas de Amambai e Caarapó, clique AQUI.

Procura-se cachorro desaparecido em Amambai

0
Fotos: Divulgação

Um cachorrinho chamado Urso desapareceu no sábado, dia 14, na região da Vila Planalto, em Amambai.

Se você viu o Urso ou tem qualquer informação que possa ajudar a localizá-lo, entre em contato com Mony pelo número/WhatsApp (67) 9989-8498.

Fonte: A.N./Grupo A Gazeta

2º etapa do Campeonato Estadual de Kung Fu Tradicional marcou Amambai neste fim de semana

0
Fotos: Assessoria Dragões de Fogo

Aconteceu neste final de semana, no Ginásio Flávio Dérzi, a Segunda Etapa do Campeonato Estadual de Kung Fu Kuoshu Tradicional.

O evento, realizado pela Escola Dragões de Fogo juntamente com a Federação Estadual de Kung Fu, e com o apoio da Prefeitura Municipal de Amambai e da Sedesc, reuniu nos dias 14 e 15 de setembro cerca de 60 atletas vindos de Campo Grande, Chapadão do Sul, Rio Brilhante, Dourados e Nova Andradina, além da anfitriã Amambai.

A competição começou no sábado, com as disputas de formas adulto avançado e iniciante, além de duas lutas especiais.

No domingo, o evento continuou com as categorias infantis, infantojuvenis e juvenis.

A equipe amambaiense fez bonito e conquistou o troféu de campeã em casa. Chapadão do Sul ficou em segundo lugar, e Dourados, que depois de 20 anos retorna ao cenário estadual do Kung Fu sob a orientação do professor Egberto José da Silva, de Amambai, ficou em terceiro.

Destaques para o atleta Enzo Gabriel Villalba, que conquistou o troféu de destaque em formas; a atleta mirim Maria Luiza Cavalcante, destaque na luta de contato; e os atletas João Mateus Coradine e Gabriel Borges Paes, que receberam o troféu de melhor luta.

A equipe Dragões de Fogo contou com o apoio da Prefeitura Municipal de Amambai, Sedesc, Secretaria de Educação, Professor Paulo da Escola Felipe de Brum, Escola Rachid Saldanha Dérzi, Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), Cão Carinho e Capricho, Panificadora Nossa Senhora Aparecida, Associação do Pôr do Sol, Academia Physicus, além dos pais e mães dos alunos da Dragões.

Nota de falecimento de João Fetter

0

Comunicamos com pesar o falecimento nesta segunda-feira, dia 16, em sua residência, em Amambai, de João Fetter, de 79 anos.

Seu corpo está sendo velado no Memorial Primavera e o sepultamento ocorre hoje (16), as 17h, no Cemitério Municipal Santo Antônio.

Informou Pax Primavera – Fone: 3481-1887

Candidatos assumem compromisso com a Educação

0
Foto: Assessoria Simted

Transmitido ao vivo e alcançando mais de 5 mil visualizações, o Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Amambai(Simted) realizou, na sexta-feira (13), uma roda de conversa que reuniu todos os candidatos a prefeito do município. O evento foi uma oportunidade para discutir as propostas dos candidatos para a educação pública e promover o compromisso com a valorização dos profissionais da área.

Durante o encontro, os candidatos apresentaram suas ideias, responderam a perguntas e, ao final, todos assinaram uma carta compromisso elaborada pelo Simted, sendo que o Candidato Sérgio Barbosa acrescentou na referida carta uma observação “Entendo ser todas de suma importância e são pautas que estaremos nos empenhando, dentro nosso mandato e respeitando a legislação e capacidade financeira, quando for caso”.

Entre os principais pontos do documento estão: a garantia de diálogo contínuo entre a gestão municipal e o sindicato, a valorização salarial dos profissionais da educação, a criação da unificação de carreira para o corpo administrativo da educação e a implementação de uma gestão democrática nas escolas, com participação ativa da comunidade escolar.

Além disso, a carta inclui a garantia de realização de concursos públicos para professores e administrativos, o cumprimento das metas do Plano Municipal de Educação e a manutenção do convênio com o plano de saúde CASSEMS, com ampliação da participação governamental.

Com a assinatura da carta compromisso, os candidatos se comprometeram a incluir essas pautas em suas plataformas eleitorais e, caso eleitos, implementá-las durante seus mandatos. O evento, que continua disponível no YouTube no canal @simteamambai, no link https://www.youtube.com/live/MwIXmGrir6A?si=Cyi0ZpcfW2FDCBrU, podendo ser acessado para quem desejar acompanhar as discussões e compromissos firmados.

Confira a carta compromisso assinada por todos os candidatos:

Fonte: A.N /Grupo A Gazeta

Procura-se cachorrinha desaparecida em Amambai

0
Fotos: Divulgação

Redação

Uma cachorrinha chamada Luna, de pelagem preta e branca, desapareceu na Vila Pôr do Sol, em Amambai.

O dono de Luna está preocupado com a ausência do animal e solicita a ajuda da população para encontrá-la. Uma recompensa está sendo oferecida para quem fornecer informações que levem à localização da cachorrinha.

As pessoas que tiverem qualquer informação sobre o paradeiro de Luna devem entrar em contato utilizando um dos seguintes números de telefone: (67) 99672-6385, (67) 99991-4749, ou (67) 99350-8957.

Veículo furtado no Paraná é recuperado pelo DOF na região de Itaquiraí

0
Foto: Assessoria/DOF

Policiais militares do DOF (Departamento de Operações de Fronteira) recuperaram na madrugada deste sábado (14), um veículo Fiat Strada de cor vermelha com registro de furto no Estado do Paraná. Na ação ninguém foi preso.

Os militares realizavam um patrulhamento por uma estrada vicinal quando localizaram o veículo abandonado. Os policiais realizaram buscas nas imediações, porém, nenhuma pessoa foi localizada. Durante a checagem dos agregados do veículo (numeração do chassi e motor) localizou-se o registro criminal de furto ocorrido na cidade de Toledo, no dia 25 de agosto do corrente ano.

A ocorrência foi registrada e entregue na Delegacia da Polícia Civil de Itaquiraí. O prejuízo estimado ao crime foi de 90 mil.

A ação envolvendo os policiais do DOF aconteceu dentro do Programa Protetor das Fronteiras e Divisas, parceria da Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública) com o MJSP (Ministério da Justiça e Segurança Pública) em parceria com a Operação Ágata Fronteira Oeste, do Ministério da Defesa.

1ª Festa dos Amigos da Rodagem acontece no dia 22 de setembro em Amambai

0

No próximo dia 22 de setembro, Amambai recebe a 1ª Festa dos Amigos da Rodagem, um evento que promete unir música e comida boa em um domingo de diversão. A festa acontece na Chácara do Kokito, a partir das 9h, com uma programação recheada de atrações.

Os shows ficam por conta dos artistas Impacto Bailero e Marlon Flores, garantindo um repertório para agradar todos os gostos. Além disso, o evento contará com um almoço com churrasco, ao preço de R$ 50,00 por pessoa.

A cerveja oficial do evento será da marca Stell, e o evento é patrocinado pela Sheik’s Beer Conveniência. Os interessados podem garantir seus convites pelo telefone (67) 9 9844-4493.

Fonte: A.N /Grupo A Gazeta

Veículo furtado é recuperado pelo DOF com quase duas toneladas de maconha em Amambai

0
Fotos: Assessoria/DOF

Policiais militares do DOF (Departamento de Operações de Fronteira) recuperaram na madrugada deste domingo (15), uma Toyota Hilux de cor cinza com placas afixadas falsas e registro criminal de furto ocorrido na cidade paranaense de Loanda, no dia 16 do mês passado. Na ação um adolescente de 17 anos de idade foi apreendido.

Os militares realizavam um patrulhamento na rodovia MS-160, área rural do município de Amambai, quando visualizaram o momento em que o condutor abandonou a camionete e correu para uma plantação às margens da via. O adolescente foi alcançado e detido. Ele contou aos policiais que foi contratado para pegar o veículo já carregado em Capitan Bado, no Paraguaia, e entregá-lo na cidade de Mandaguari (PR).

Na Hilux estavam 1.815 quilos de maconha. A ocorrência foi registrada e entregue na Delegacia da Polícia Civil em Amambai. O prejuízo estimado ao crime foi de 3,83 milhões.

A ação envolvendo os policiais do DOF aconteceu dentro do Programa Protetor das Fronteiras e Divisas, parceria da Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública) com o MJSP (Ministério da Justiça e Segurança Pública) em parceria com a Operação Ágata Fronteira Oeste, do Ministério da Defesa.

Veículo furtado é recuperado pelo DOF com quase duas toneladas de maconha em Amambai

Culto do Empreendedor será realizado nesta sexta-feira (20) na Primeira Igreja Batista em Amambai

0
Foto: Divulgação

Acontecerá nesta sexta-feira, dia 20 de setembro, o Culto do Empreendedor na Primeira Igreja Batista, que terá como preletor principal o empresário Khalil Hage, proprietário de uma das maiores lojas de varejo do Paraguai, a Studio Center, onde serão abordados temas sobre como Deus pode caminhar junto com você em seu empreendimento, vencendo em tempos de crise.

Na oportunidade, os empresários poderão trocar ideias e experiências, além de consagrar seus empreendimentos no altar do Senhor! Haverá entrega de brindes aos participantes.

O evento será aberto ao público a partir das 19h30, localizado na Rua Procoro Alves Nogueira, 562, próximo à rodoviária.

Com destinação de instrumentos musicais e computadores, Lia Nogueira traz dignidade a comunidade escolar da Getúlio Vargas

0
Fotos: Assessoria

A deputada estadual Lia Nogueira (PSDB) tem se destacado em Mato Grosso do Sul pela atuação em favor da inclusão e valorização do ser humano, canalizando recursos para diversas necessidades da população. Em 2024, foram destinados mais de R$ 1,5 milhão em emendas parlamentares para atender municípios, escolas e entidades. Entre as instituições beneficiadas, a Escola Estadual Presidente Getúlio Vargas Dom Bosco, localizada no distrito de Indápolis, em Dourados, recebeu recursos significativos.                 

Com destinação de instrumentos musicais e computadores, Lia Nogueira traz dignidade a comunidade escolar da Getúlio Vargas

A verba, que foi uma solicitação do vereador Márcio Pudim (PSDB), foi utilizada para a aquisição de instrumentos musicais para a fanfarra da escola e a substituição dos computadores da Sala de Tecnologia, que há tempos se encontravam obsoletos. Durante 10 anos, os alunos não puderam desfilar com a fanfarra, e a falta de equipamentos adequados impedia o acesso dos estudantes ao mundo digital, comprometendo a inclusão de crianças, jovens e até adultos da comunidade escolar.

O diretor da escola, José Antonio do Nascimento Junior, destacou a importância da contribuição de Lia Nogueira. Segundo ele, a destinação dos recursos trouxe dignidade para os alunos, professores e demais servidores. “Nossa Sala de Tecnologia estava praticamente desativada, o que prejudicava a comunidade escolar e excluía nossos alunos do mundo digital”, afirmou o diretor. “Sem instrumentos, ficamos dez anos sem desfilar. Este ano foi diferente, desfilamos com orgulho e alegria, graças ao apoio da deputada.”

A iniciativa não só revitalizou as festividades da escola, permitindo que os alunos da Getúlio Vargas participassem do tradicional desfile cívico na Avenida Marcelino Pires, como também proporcionou a inclusão digital, fundamental para o desenvolvimento escolar e social da comunidade.

Com ações como essa, Lia Nogueira reforça seu compromisso com a educação e a dignidade das comunidades escolares de Mato Grosso do Sul.

Fonte: Assessoria Lia Nogueira

Polícia Militar Rodoviária prende homem que transportava drogas em Amambai

0
Foto: Assessoria/PMR

A equipe da Base Operacional de Amambai, do BPMRv, prendeu na tarde deste sábado (14/09), um homem que transportava drogas em um veículo.

Os Policiais Militares realizavam abordagem para fiscalização de trânsito, por volta das 12h00min, quando deram ordem de parada ao veículo VW/Saveiro, de Ribeirão Preto-SP.

A equipe policial realizou abordagem e solicitou a documentação pertinente ao condutor, 38 anos. No momento da entrevista foi percebido extremo nervosismo do indivíduo, assim como, contradição e desconhecimento do itinerário. Foi realizada uma vistoria minuciosa, sendo observado dentro da caixa de ar um compartimento oculto, conhecido como “mocó”, que exalava odor semelhante à Cannabis sativa. Que após finalizada a vistoria, foram localizados na caixa de ar e também na carroceria do veículo invólucros de substância análoga a haxixe marroquino, que posteriormente, totalizaram 50 kg da droga.

Aos policiais, o condutor do veículo confessou que pegou a droga em Coronel Sapucaia-MS e transportaria para São Paulo-SP, que pelo crime receberia 10 mil reais.

Diante dos fatos, autor, veículo e droga foram encaminhados à delegacia. O prejuízo ao crime foi estimado em R$ 3.570.000,00.

Para denúncias e informações, ligue 198 e fale com a PMR.

Nota de falecimento de Idalina Camilo da Cruz

0

Comunicamos com pesar o falecimento neste domingo, dia 15, em sua residência, em Amambai, de Idalina Camilo da Cruz, de 85 anos.

Seu corpo está sendo velado no Memorial Pax Vida e o sepultamento ocorre nesta segunda-feira, (16) às 15h no Cemitério Municipal Crepúsculo.

Informou Pax Vida Amambai– Fone: (67) 3481-1922

Por onde andam os candidatos a prefeito de Amambai?

0
Crédito: A Gazeta

Com o objetivo de informar a população, o Grupo A Gazeta publica diariamente uma agenda de compromissos dos seis candidatos que disputam a prefeitura de Amambai.

Confira abaixo os compromissos de Daniel Lemes Vasques (PCO), Igor Limosine (PRD), Janete Córdoba (PSDB), Luciney Bampi (PT), Renato do Novo (Novo) e Sérgio Barbosa (MDB) para este sábado (14):

Daniel Lemes Vasques (PCO) – Sem coligação

  • A assessoria do candidato não enviou a agenda até o horário estabelecido pela editoria do Grupo A Gazeta.

Igor Limosine (PRD) – Sem coligação

  • A assessoria do candidato não enviou a agenda até o horário estabelecido pela editoria do Grupo A Gazeta.

Janete Córdoba (PSDB) – Coligação “Trabalho, Transparência e Resultado”

  • A assessoria do candidato não enviou a agenda até o horário estabelecido pela editoria do Grupo A Gazeta.

Luciney Bampi (PT) – Coligação “Renovação e Transparência

  • A assessoria do candidato não enviou a agenda até o horário estabelecido pela editoria do Grupo A Gazeta.

Renato do Novo (Novo) – Coligação “Um Novo Tempo para Amambai”

  • 9h às 11h: Caminhada no comércio da Vila Limeira
  • 14h às 18h: Caminhada no comércio local

Confira a farmácia de plantão hoje em Amambai

0

Plantão: Farmácia Santo Remédio Fone: 99820-3883

Em frente ao Valotta Calçados

Nota de falecimento de José Loureiro, o “Zé 20”

0

Comunicamos com pesar o falecimento neste sábado, dia 14, em Ponta Porã, de José Loureiro (Zé 20), de 76 anos.

Trasladado para Amambai, seu corpo foi velado no Memorial Primavera e o sepultamento ocorreu neste domingo (15) às 8h no Cemitério Municipal Santo Antônio.

Informou Pax Primavera – Fone: 3481-1887

Bombeiros de Amambai informam que 193 e fixo apresentam instabilidade e disponibilizam contato temporário

0
Foto: Divulgação

Neste sábado, dia 14, o Corpo de Bombeiros de Amambai comunicou que o número de emergência 193 e a linha de telefone fixo estão apresentando instabilidades, devido a problemas técnicos.

Enquanto isso, a corporação disponibilizou um número temporário via WhatsApp (67) 99822-0592 para que a população possa solicitar ajuda em casos de emergência.

13ª Feira das Flores acontece entre os dias 25 a 29 de setembro em Amambai

0

Entre os dias 25 e 29 de setembro, Amambai será palco da 13ª Feira das Flores, um evento que promete trazer cor e vida ao Ginásio de Esportes Flávio Derzi. Organizada pela Associação Cultural Amambaiense, a feira será realizada das 8h às 19h, com horário reduzido no dia 29, das 8h às 12h.

O evento, que já faz parte do calendário cultural da cidade, conta com a parceria do Sítio das Orquídeas e do Viveiro Daza Luz, e tem como objetivo promover o cultivo de flores e plantas ornamentais, além de valorizar a biodiversidade e a produção local. A feira oferece uma excelente oportunidade para os moradores e visitantes adquirirem diversas espécies de flores, além de conhecerem mais sobre o cultivo de plantas. Participe!

Fonte: A.N /Grupo A Gazeta