5.1 C
Amambai
quinta-feira, 25 de junho de 2026
Início Site Página 856

Governo federal vai investir R$ 1,5 bilhão no combate à dengue

0
© José Cruz/Agência Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva lançou, nesta quarta-feira (18), o plano de ação contra a dengue e outras arboviroses, como chikungunya, zika e oropouche, para o próximo período de chuvas e calor no Brasil. Os recursos previstos, do orçamento regular do Ministério da Saúde, são de, aproximadamente, R$ 1,5 bilhão.

“Todo verão nós somos intimados pelo crescimento da dengue e de outras doenças e, dessa vez, com a questão climática evoluindo para que o planeta fique mais aquecido, nós resolvemos antecipar o lançamento da nossa campanha para que a gente tenha tempo, não apenas de acionar a estrutura do SUS [Sistema Único de Saúde], mas nós precisamos, antes, preparar a sociedade brasileira porque os mosquitos estão na casa de cada um de nós”, disse o presidente durante evento no Palácio do Planalto.

Brasília (DF), 18/09/2024 - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a ministra da Saúde Nísia Trindade durante cerimônia de lançamento do Plano de Ação 2024/2025 para redução dos impactos da dengue e de outras arboviroses, às 11h, no Palácio do Planalto.  Foto: José Cruz/Agência Brasil
Segundo a ministra da Saúde, estudos estão apontando que não haveria uma antecipação do pico de casos em 2025, como ocorreu em 2024 Foto – José Cruz/Agência Brasil

Lula destacou que o Ministério da Saúde está se preparando e que cada cidadão deve “cumprir com sua função e não permitir que haja nenhuma possibilidade dos mosquitos ficarem tirando férias no seu quintal”. “E não é só na casa das pessoas pobres, eles estão na casa de pessoas que tem o poder aquisitivo melhor, que tem piscina abandonada, que tem vaso com água empossada”, disse.

“A gente quer ver se consegue antecipar e, se Deus ajudar, a gente quer ter o verão com menos dengue na história desse país”, completou Lula.

De acordo com a ministra da Saúde, Nísia Trindade, os recursos serão destinados a ações que envolvem desde vacinas, portarias emergenciais com planos de ação, testes rápidos, métodos de tecnologia e pesquisa e desenvolvimento, “que tem que ser constantes”, inclusive, com integração de dados.

“É hora de colocarmos, de uma maneira muito clara, que é uma responsabilidade de governos e de sociedade”, disse, lembrando que 75% dos focos do mosquito estão nas residências, mas que a dengue também está relacionada a condições de saneamento, envolvendo limpeza urbana e condições de moradia.

“Dificilmente teremos um verão com o menor número de casos na história, mas devemos ter isso como meta”, avaliou Nísia, sobre o discurso do presidente Lula.

“Eu compararia com a vacinação, com o feminicídio zero, são metas que nós temos que colocar no nosso horizonte e trabalhar para isso. É possível reduzir muito sim, e os cenários mudam de acordo com a questão climática, a questão da circulação dos sorotipos [do vírus], mas também com a ação organizada da sociedade e é isso que nós estamos propondo aqui”, disse.

A ministra Nísia ressaltou ainda que o plano está baseado nas evidências científicas mais atualizadas, novas tecnologias e é implementado em estreita parceria com estados e municípios e colaboração de instituições públicas e privadas, bem como de organizações sociais.

Segundo ela, os estudos estão apontando que não haveria uma antecipação do pico de casos em 2025, como ocorreu em 2024, mas “não significa que vai acontecer da mesma forma em todo o Brasil”. “Os estudos de cenário apontam uma probabilidade de maior número de casos nas regiões Sul e Sudeste. No Sul, a introdução da dengue é mais recente, então você tem uma população mais suscetível. No caso do Sudeste, sobretudo a circulação do sorotipo 3, que é um fator de preocupação [ que menos pessoas tem imunidade]”, disse.

“Mas esses cenários estão todo o tempo sendo analisados e sendo revistos, não se pode colocar isso como uma verdade absoluta”, ressaltou.

O principal vetor de transmissão da dengue e outras arboviroses é o mosquito Aedes aegypti. De janeiro a agosto de 2024, foram notificados 6,5 milhões de casos prováveis, um aumento de três vezes em relação a 2023. São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Paraná, Santa Catarina, Goiás e Distrito Federal concentraram 87,70 % dos casos prováveis.

O InfoDengue é o sistema de alerta para arboviroses desenvolvido pela Fiocruz e a Fundação Getúlio Vargas que, hoje, fornece os dados epidemiológicos e climáticos para a análise de cenários.

Plano de ação

O programa de redução dos impactos das arboviroses trabalha em seis eixos de atuação: prevenção; vigilância; controle vetorial (dos mosquitos); organização da rede assistencial e manejo clínico; preparação e resposta às emergências; e comunicação e participação comunitária.

Brasília (DF), 18/09/2024 - O ministro Paulo Pimenta, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a ministra da Saúde Nísia Trindade e o secretário-executivo do ministério da Saúde Swedenberger Barbosa durante cerimônia de lançamento do Plano de Ação 2024/2025 para redução dos impactos da dengue e de outras arboviroses, às 11h, no Palácio do Planalto.  Foto: José Cruz/Agência Brasil
O ministro Paulo Pimenta, presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a ministra da Saúde Nísia Trindade e o secretário-executivo do ministério da Saúde, Swedenberger Barbosa, na cerimônia de lançamento do programa. Foto – José Cruz/Agência Brasil

Fora do período de picos de casos, estão sendo intensificadas as ações preventivas, com retirada de criadouros do ambiente e a implementação das novas tecnologias de controle de populações de mosquito, como o método Wolbachia. Também será feita uma força-tarefa de sensibilização da rede de vigilância para a investigação oportuna de casos, coleta de amostras para diagnóstico laboratorial e identificação de sorotipos circulantes.

Está prevista, ainda, a organização de fluxos da rede assistencial, revisão dos planos de contingência locais, capacitação dos profissionais de saúde para manejo clínico, gestão dos estoques de inseticidas, insumos para diagnóstico laboratorial e assistência ao doente.

Para o período sazonal, caso ocorra nova alta sensível de casos, estão previstas medidas estabelecidas no plano de contingência, focadas sobretudo no fortalecimento da rede assistencial para redução das hospitalizações e óbitos evitáveis.

Vacinação

Sobre a vacinação contra a dengue, Nísia explicou que é uma estratégia progressiva, com incorporação gradativa de vacinas. Em 2024, foram compradas quatro milhões de doses da vacina do laboratório japonês Takeda e, para 2025, o Brasil possui contrato para distribuição de nove milhões de doses.

Gestores federais, estaduais e municipais deverão pactuar, nos próximos 15 dias como elas serão distribuídas, a partir dos estudos de cenário.

A faixa etária prioritária do Ministério da Saúde para a vacinação contra a dengue é de 11 a 14 anos. “É um grupo que foi menos exposto à dengue e por isso há uma tendência maior de hospitalizações nessa faixa etária. Nessa e nos idosos também, mas os idosos ainda não podem receber vacinas”, disse Nísia, explicando que a Anvisa não autorizou a aplicação em pessoas acima de 60 anos em razão da falta de estudos sobre eficácia e segurança para esta faixa etária.

A ministra da Saúde defende que “mais importante do que ampliar a faixa etária” é olhar os municípios que ainda não foram contemplados com doses.

“Mas essa revisão quem faz são os nossos técnicos e discutido numa pactuação na reunião tripartite que envolve os conselhos nacionais de secretários estaduais e municipais de saúde como fizemos no ano passado”, ressaltou.

Há, ainda, a expectativa da distribuição de um milhão de doses da vacina contra a dengue do Instituto Butantan. Em breve, o laboratório paulista deve enviar o produto para análise da Anvisa.

Federação divulga arbitragem para terceira rodada da Série B Estadual, com partidas em Caarapó e Rio Brilhante

0
Fábio da Silva Oliveira foi o árbitro do empate entre Sete de Setembro e Operário Caarapoense no último domingo (Foto: Marcelo Berton/@berton_shots_jpn)

A terceira rodada da Série B do Campeonato Sul-Mato-Grossense tem a terceira rodada neste fim de semana. Uma partida no sábado (21), em Caarapó, e outra domingo (15), em Rio Brilhante, movimentam a competição que aponta dois times para a primeira divisão em 2025. A Comissão de Arbitragem da FFMS divulgou a escala de árbitros para os dois jogos.

No Estádio Carecão, no sábado, às 15h, o Operário Caarapoense recebe o Comercial. O Tigre do Vale jogou apenas uma partida e empatou com o Sete de Setembro, na última rodada, enquanto o Colorado, com duas derrotas em dois jogos, busca os primeiros pontos. O árbitro é Carlos Henrique Linhares, auxiliado por Jair Antonio de Souza Junior Campos e Alan Bitencuort Cano Rodrigues. O quarto árbitro é Evandro da Silva Santos.

No domingo, às 17h, o Águia Negra recebe o Naviraiense em confronto de dois times que só venceram na competição. O time de Rio Brilhante venceu Sete e Comercial, enquanto o Jacaré do Conesul bateu o Comercial na primeira rodada e folgou na segunda. Maicon Alex Ristof de Souza é o árbitro, com os assistentes Cicero Alessandro de Souza e Luiz Fernando Viegas Colete nas laterais. O quarto árbitro é Kleber José Pereira Ximemes.

Classificação

Com duas rodadas realizadas, o Águia Negra lidera com seis pontos, seguido pelo Naviraiense com três em um jogo disputado. Operário Caarapoense e Sete de Setembro somam um ponto cada e o Comercial está na lanterna, sem pontuar. Nesta terceira rodada o Sete não joga.

TRE-MS suspende pesquisa eleitoral por erro na vinculação de candidatos em Amambai

0
Vista aérea do município de Amambai. Foto: Robson Fritzen/Arquivo

Redação

O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul (TRE-MS), por meio da 1ª Zona Eleitoral de Amambai, decidiu na quarta-feira (18) pela suspensão da divulgação de uma pesquisa eleitoral relacionada às eleições para prefeito e vereador em Amambai. A decisão decorre de uma ação movida pela coligação “Um NOVO Caminho para Amambai” (composta pelos partidos NOVO e DC) contra a empresa Ranking Brasil Inteligência Ltda. e a Pantanal Rádio e Televisão Ltda., que divulgaram a pesquisa registrada sob o número MS-05003/2024 no sistema do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

A coligação argumenta que a pesquisa apresenta um erro ao associar indevidamente o candidato a prefeito Renato do NOVO com a candidata a vice-prefeita Katiane Machado, que na verdade integra a chapa adversária de Igor Limosine, do PRD. Segundo a coligação, tal erro poderia confundir o eleitorado, prejudicando a campanha de Renato do NOVO e seu real vice, o Professor Toco.

Em resposta ao pedido, o juiz Dr. Diogo de Freitas, da 1ª Zona Eleitoral de Amambai, deferiu o pedido de liminar, suspendendo a divulgação da pesquisa até que a impugnação seja analisada de forma definitiva. Na decisão, o magistrado considerou que o erro na pesquisa poderia gerar prejuízo ao processo eleitoral, além de indicar a probabilidade de violação dos direitos da coligação impugnante.

E, no §1º “demonstrados a plausibilidade do direito e o perigo de dano, pode ser deferida liminar para suspender a divulgação dos resultados da pesquisa impugnada ou para determinar que sejam incluídos esclarecimentos na divulgação de seus resultados, cominando-se multa em caso de descumprimento da tutela. (Redação dada pela Resolução nº 23.727/2024)”.

As empresas envolvidas foram notificadas para interromper a divulgação da pesquisa no prazo de 24 horas, sob pena de multa. Elas terão ainda dois dias para apresentar suas defesas formais sobre o caso. A decisão final será tomada após a análise completa do mérito da impugnação.

Eleições 2024: Conheça os candidatos e os novos locais de votação em Cel. Sapucaia

0
Foto: Divulgação


As eleições municipais de 2024 em Coronel Sapucaia estão na fase final, com quatro candidatos disputando o cargo de prefeito. Os eleitores devem se atentar tanto às propostas dos candidatos quanto às mudanças nos locais de votação, causadas pela reforma de algumas escolas.

Candidatos a Prefeito

  1. Ada da Agripeças (Aldacir Antonio da Silva Cardinal)
  • Coligação: “Coronel Sapucaia no Rumo Certo, Avançar e Evoluir”
  • Número: 45
  • Propostas: Educação, Cultura, Esporte e valorização dos profissionais da educação. Também inclui a implantação da Cassems no município.
  1. Lino Keffler (Lino Luiz Keffler)
  • Coligação: “Mudanças com Pessoas e Ações Diferentes”
  • Número: 22
  • Propostas: Inovações para a cidade, com foco em ações práticas e diferenciais.
  1. Najla Mariano (Najla Marienne Schuck Mariano)
  • Coligação: MDB
  • Número: 15
  • Propostas: Desenvolvimento com ênfase em inclusão social e fortalecimento dos serviços essenciais.
  1. Niágara Kraievski (Niagara Patrícia Gauto Kraievski)
  • Coligação: “Compromisso com Coronel Sapucaia”
  • Número: 11
  • Propostas: Progresso com foco em saúde, segurança e infraestrutura.

Mudanças nos Locais de Votação

Algumas escolas municipais e estaduais estão em reforma, e as seções eleitorais foram redistribuídas:

  • Eleitores da Escola Municipal Fernando S. Romanini votarão no CEI “Mundo Encantado” e na escola “Mauricio Rodrigues de Paula”.
  • Eleitores da Escola Estadual Eneil Vargas foram realocados para a Escola Municipal Rui Espíndola.

Locais de Votação por Escola (19ª ZE Coronel Sapucaia)

  • Escola Estadual Coronel Sapucaia: 11 seções
  • Escola Municipal Rui Espíndola: 11 seções
  • Escola Municipal Mauricio Rodrigues de Paula: 9 seções
  • CEI Mundo Encantado: 4 seções
  • CEI Crescer e Aprender: 5 seções
  • Escola Indígena Nande Reko Arandu: 5 seções
  • Escola Municipal Indígena Mbo’eroy Arandu Polo: 2 seções

Ao todo, são 47 seções eleitorais, incluindo algumas agregações para garantir acessibilidade.

Documentos Necessários para Votação

Para votar, os eleitores devem apresentar um documento oficial com foto, como:

  • Carteira de Identidade (RG);
  • Passaporte;
  • Certificado de Reservista;
  • Carteira de Trabalho;
  • CNH;
  • Aplicativo “e-Título” (com foto).

Os eleitores devem conferir seus locais de votação e estar preparados no dia da eleição.

Fonte: Sapucaia News

Imposto menor em MS reduz preços, atrai negócios, gera empregos e garante crescimento sustentável ao Estado

0
Fotos: Álvaro Rezende/Arquivo

Reduzir impostos para colher crescimento econômico. A receita que deu certo em Mato Grosso do Sul conta ainda com um bom ambiente para realizar negócios, novos ou já consolidados no Estado, ampliando a atuação empresarial e atraindo investimentos privados diversos para o território sul-mato-grossense, sem afetar a capacidade estadual de investimento público em setores elementares, com infraestrutura, educação, entre outros.

Os números não mentem: Mato Grosso do Sul lidera índices nacional como investimento público per capita, crescimento da indústria de transformação, universalização do saneamento básico, investimento em segurança pública, menor endividamento familiar, terceira menor taxa de pobreza e quarta menor taxa de desocupação. E também o de estado com o menor imposto.

Essa é apenas uma amostra de como a política desenvolvimentista sul-mato-grossense tem garantindo os melhores resultados para a população do Estado e, assim, criando um ambiente cada vez mais propício ao desenvolvimento econômico-empresarial.

Para alcançar o patamar atual a redução de impostos, em especial com pacotes direcionados para os empreendedores de médio e pequeno porte, é um fator que o Governo de Mato Grosso do Sul trata como fundamental para atingir os objetivos buscados.

Desde 2023 uma série de reduções fiscais vem sendo implementadas pela gestão estadual, sob o comando do governador Eduardo Riedel, que não deixa de destacar a confiança no crescimento acima da média nacional nos próximos anos sempre que há oportunidade para tal.

Uma das principais ações passa pela manutenção da alíquota do ICMS em 17%, a menor do país. A decisão vai contra a tendência de outros estados e reflete um compromisso de Mato Grosso do Sul em promover, da forma correta, o desenvolvimento regional. Prova disso é que, apenas entre janeiro e novembro de 2023, apesar das deduções fiscais, a arrecadação cresceu 9,1%.

“Manter a alíquota aumenta a nossa competitividade e atrai ainda mais investimentos. A nossa aposta é em preservar a capacidade de compra e a capacidade produtiva, ter crescimento econômico com aumento de arrecadação, sem aumentar impostos”, conta Riedel.

Imposto menor em MS reduz preços, atrai negócios, gera empregos e garante crescimento sustentável ao Estado

Itens essenciais da cesta básica foram consideravelmente impactados com a redução de tributos, fazendo a diferença no cotidiano dos cidadãos. Produtos como arroz, feijão e até mesmo erva-mate, um símbolo da cultura local, estão na lista de desoneração do ICMS. A hortifruticultura também foi isenta, refletindo em benefício direto no bolso do consumidor e também para a merenda escolar, oriunda de associações de produtores rurais.

Além disso, nesse período o governo estadual reduziu a base de cálculo do ICMS do GNV (Gás Natural Veicular) de 17% para 12% e isentou o IPVA de veículos leves movidos a GNV. Essas ações visam não apenas aliviar a carga tributária sobre a população, mas também estimular a economia local e fomentar o empreendedorismo em Mato Grosso do Sul.

“O grande ganho é da sociedade, porque a empresa transfere os impostos para os produtos, é custo”, explicou o presidente da Fiems (Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul), Sergio Longen, quando da ocasião da decisão do Governo de Estado em reduzir os tributos – fato que recebeu o apoio do setor produtivo como um todo.

Baixar Impostos Para Fazer Dar Certo

Aproximadamente 24 mil microempresas de Mato Grosso do Sul estão recolhendo menos impostos estadual desde o dia 5 de maio do ano passado, quando passou a valer o pacotão de desonerações do Governo de Mato Grosso do Sul, impactando tanto no fluxo dos negócios e quanto no preço para o consumidor. O decreto, de número 16.177, isentou microempresas com faturamento anual de até R$ 360 mil do pagamento do ICMS no regime Simples Nacional.

Intitulado ‘Baixar Impostos Para Fazer Dar Certo’, o programa é a cereja do bolo de uma política voltada para a geração de empregos e renda, com incentivo a diversos setores como comércio, alimentação, agronegócio, indústria, supermercados, atacadistas e transporte. A desoneração total do programa somou R$ 38 milhões, sendo que desse montante R$ 24 milhões referem-se ao ICMS Equalização e R$ 12 milhões ao Simples/PGDAS.

Titular da Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), Jaime Verruck destacou que a iniciativa é um passo importante para garantir a competitividade das pequenas empresas, com melhores condições para o crescimento de suas receitas. “É uma ação crucial para o setor que mais gera empregos no Estado”, afirmou.

Representando o setor produtivo, o presidente da Amems (Associação das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte de Mato Grosso do Sul ), Fernando Martins, apontou a ação como importante, em especial por dois pontos consideráveis.

“A desoneração do ICMA Equalização que é o imposto que os empresários pagam sobre a compra da mercadoria de fora do Estado é importante pois ajuda o empresário a ter fôlego e não precisar antecipar o pagamento do imposto. O outro ponto é a desoneração pelo cálculo da PGDAS que é o ICMS que você calcula dentro do Simples Nacional e faz o recolhimento”, detalhou.

Imposto menor em MS reduz preços, atrai negócios, gera empregos e garante crescimento sustentável ao Estado

Sinpol-MS realiza 24h de paralisação nesta quinta-feira (19)

0
Foto: Divulgação

Os policiais civis de Mato Grosso do Sul realizam nesta quinta-feira (19) uma paralisação de 24h nos atendimentos das delegacias, iniciando às 8h e encerrando no mesmo horário de sexta-feira (20). A ação faz parte do movimento de campanha salarial da categoria, organizado pelo Sinpol-MS.

O movimento, que teve início no final de agosto, tem o objetivo de pressionar o governo estadual a cumprir a promessa de valorização salarial da categoria e reconhecer a importância do trabalho dos policiais civis. Em Campo Grande a concentração será em frente à Depac Centro.

A paralisação não afetará os serviços essenciais, como atendimento a crianças, idosos, medidas protetivas e casos de flagrante delito. O Sinpol garante que a segurança pública será mantida e os casos mais urgentes serão atendidos.

“O Sinpol conclama todos os policiais civis, filiados ou não, a se unirem ao movimento, demonstrando a força da categoria e a necessidade de uma resposta urgente do governo”, afirma o presidente do Sinpol-MS, Alexandre Barbosa.

Confira nos links a cartilha com orientações sobre a paralisação:

Previsão do tempo em MS aponta para dia predominantemente de sol nesta quinta

0
Foto: Álvaro Rezende

Mato Grosso do Sul terá um dia de sol predominante nesta quinta-feira (19), com variação de nuvens, conforme a previsão do Cemtec (Centro de Monitoramento de Tempo e do Clima) – órgão do Governo do Estado, vinculado à Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação). 

A situação climática é influenciada por um sistema de alta pressão que traz calor e umidade baixa ao Estado. De acordo com o relatório do Cemtec, coordenado pela meteorologista Valesca Fernandes, as temperaturas devem ficar acima da média, com máximas entre 37°C e 40°C.

Os índices de umidade relativa do ar também estão preocupantes, variando entre 10% e 30%. Por isso, é fundamental que a população mantenha-se hidratada, evite a exposição ao sol nos horários mais quentes e umidifique os ambientes internos.

Fora isso, as condições climáticas atuais aumentam o risco de incêndios florestais, tornando imperativo que ninguém ateie fogo, já que isso configura crime ambiental.

As temperaturas mínimas previstas são de 16°C a 20°C nas regiões sul, sudeste e leste. No Pantanal e sudoeste, os termômetros devem registrar mínimas de 25°C a 28°C e máximas de 35°C a 40°C. Já nas regiões do bolsão e norte, as mínimas devem ficar entre 19°C e 25°C, com máximas alcançando 36°C a 40°C, conforme a previsão.

Em Campo Grande, as temperaturas variarão entre 21°C e 24°C, com máximas entre 33°C e 36°C.

Os ventos estarão atuando entre os quadrantes leste e norte, com velocidades entre 40 km/h e 60 km/h, podendo ocorrer rajadas que ultrapassam os 60 km/h em algumas áreas.

Previsão do tempo em MS aponta para dia predominantemente de sol nesta quinta

Por onde andam os candidatos a Prefeito de Amambai?

0
Crédito: A Gazeta

Com o objetivo de informar a população, o Grupo A Gazeta publica diariamente a agenda de compromissos dos seis candidatos que disputam a prefeitura de Amambai.

Confira abaixo os compromissos de Daniel Lemes Vasques (PCO), Igor Limosine (PRD), Janete Córdoba (PSDB), Luciney Bampi (PT), Renato do Novo (Novo) e Sérgio Barbosa (MDB) para esta quinta-feira (19):

Daniel Lemes Vasques (PCO) – Sem coligação

  • 09h00: Comício próximo ao campo sintético
  • 14h00: Comício para baixo da Escola Panduí
  • 15h00: Comício para cima da Escola Panduí

Igor Limosine (PRD) – Sem coligação

  • A assessoria do candidato não enviou a agenda até o horário estabelecido pela editoria do Grupo A Gazeta.

Janete Córdoba (PSDB) – Coligação “Trabalho, Transparência e Resultado”

Manhã

  • Visitas no comércio

Tarde

  • Caminhada na Vila Panorama

Noite

  • Reunião com produtores rurais

Luciney Bampi (PT) – Coligação “Renovação e Transparência”

  • A assessoria do candidato não enviou a agenda até o horário estabelecido pela editoria do Grupo A Gazeta.

Renato do Novo (Novo) – Coligação “Um Novo Tempo para Amambai”

  • A assessoria do candidato não enviou a agenda até o horário estabelecido pela editoria do Grupo A Gazeta.

Sérgio Barbosa (MDB) – Coligação “Amambai Muito Mais(+) Para Você”

  • Caminhada na Vila Guape e Pimentel
  • Comício na Aldeia Amambai

Confira a farmácia de plantão hoje em Amambai

0

Plantão: Drogaria Ultra Popular     Fone: 3481-1832

Próximo ao Mercado Manso

Polícia Civil cumpre mandados de busca e apreensão e apreende armas de fogo em Japorã

0
Foto: Assessoria/PCMS

Na manhã desta quarta-feira (18), a policiais civis da Delegacia de Japorã, com apoio da Delegacia de Mundo Novo deram cumprimento a dois mandados de busca e apreensão, expedidos pela 1º Vara da Comarca de Mundo Novo. As buscas são oriundas de duas investigações diversas coordenadas pelas Delegacia de Japorã.

Os mandados foram cumpridos nos assentamentos Tagros e Indianápolis, ambos localizados no município de Japorã.

Uma delas apura o homicídio contra Delmar Eitor Hauff, ocorrido em 2023, no assentamento Tagros. A outra, apura o crime de disparo de arma de fogo, ocorrido neste ano, no mesmo assentamento.

Durante as buscas, foram apreendidas duas armas de fogo do tipo espingarda. Um homem foi preso em flagrante pelo crime de posse irregular de arma de fogo e outro foi encaminhado para Delegacia, onde prestou esclarecimento e foi liberado.

Governo de MS forma nova turma de policiais militares, a maior em número de mulheres

0
Fotos: Saul Schramm

Para reforçar a segurança pública do Estado, o Governo de Mato Grosso do Sul formou nesta quarta-feira (18) 479 novos policiais militares, sendo a maior em número de mulheres (131). A solenidade teve a presença de 3 mil pessoas no Quartel do Comando Geral da PM.

Governo de MS forma nova turma de policiais militares, a maior em número de mulheres
Governador foi escolhido como nome da turma

“Eles iniciam agora uma trajetória em uma das mais nobres funções do Estado. Foram nove meses de curso, para começar uma missão que é garantir que o Estado continue crescendo em paz e ordem. O nosso progresso depende disto”, afirmou o governador.

Riedel destacou que o maior investimento em segurança é nos profissionais. “Fiquei observando atentamente a felicidade dos familiares nesta formatura, mostra que estamos no caminho certo. De agora em diante os senhores serão guardiões dos valores e da confiança que a população sul-mato-grossense deposita na Polícia Militar”, completou.

Governo de MS forma nova turma de policiais militares, a maior em número de mulheres
Nova turma de policiais militares de MS

A nova turma de policiais é a maior em número de mulheres (131) e a primeira a exigir ensino superior. Eles iniciaram o curso em 15 de janeiro de 2024, com conclusão em 16 de setembro. A carga horária foi de 2.192 horas-aula, com realização de estágios operacionais em diversas unidades da Capital e do interior, para aprimorar as habilidades práticas dos militares.

“Valeu cada dia que estudamos e treinamos para estarmos aqui hoje. Nós somos a primeira turma a formar no solo sagrado (Cefap) depois da pandemia, a maior turma feminina sendo formada em toda história da PMMS. A primeira (turma) com ensino superior. A sociedade evoluiu e a PM acompanhou esta evolução. A população de Mato Grosso do Sul merece o nosso melhor”, descreveu a oradora da turma, Patrícia Aparecida Dapper Freitas”.

Governo de MS forma nova turma de policiais militares, a maior em número de mulheres
Governador Eduardo Riedel durante discurso na formatura

A turma leva o nome do governador Eduardo Riedel. Durante a formação receberam a capacitação do Promuse (Programa Mulher Segura), para orientação sobre a abordagem adequada às mulheres vítimas de violência doméstica, que é uma das principais ocorrências que exigem ação da PM no Mato Grosso do Sul. 

Governo de MS forma nova turma de policiais militares, a maior em número de mulheres
Governador a frente da nova turma de policiais

“São 479 policiais militares prontos e preparados para prestar o melhor serviço à sociedade. Esta turma foi diferenciada, que todos possam iniciar a carreira e tenham sucesso nesta trajetória. Que cada um cuide um do outro, aprendam com quem tem mais experiência. Vão enfrentar muitas ocorrências difíceis, enquanto muitos correm do perigo, nós vamos ao encontro para enfrentar o crime”, ressaltou o comandante-geral da PM, o coronel Renato dos Anjos Garnes.

O secretário estadual de Segurança e Justiça, Antônio Carlos Videira, fez questão de elogiar a atuação e o destaque nacional PMMS. “Me senti orgulhoso ver estes novos policiais cheios de garra, empenhados, motivados e neste nível de excelência. Vão fazer parte da melhor Polícia Militar do Brasil”.

Governo de MS forma nova turma de policiais militares, a maior em número de mulheres
Novos policiais comemoram a conclusão da formação

Horário de verão tem apoio de 54,9% da população, diz estudo

0
© Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Levantamento feito pelo portal Reclame Aqui e pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) mostra que o horário de verão é bem-visto pela maioria das pessoas. De acordo com a pesquisa, feita com três mil pessoas, 54,9% dos entrevistados são favoráveis à mudança nos relógios ainda este ano.

Deste total, 41,8% dizem ser totalmente favoráveis ao retorno do horário de verão, e 13,1% se revelam parcialmente favoráveis. Ainda segundo o estudo, 25,8% se mostraram totalmente contrários à implementação; 17% veem com indiferença a mudança; e 2,2% são parcialmente contrários.

Os maiores índices de apoio foram observados nas regiões onde o horário era adotado: Sul, Sudeste e Centro-Oeste. No Sudeste, 56,1% são a favor da mudança, sendo 43,1% favoráveis e 13% parcialmente favoráveis.

No Sul, 60,6% são favoráveis, 52,3% totalmente favoráveis e 8,3% parcialmente favoráveis; e, no Centro-Oeste, 40,9% aprovariam a mudança – com 29,1% se dizendo totalmente favoráveis e 11,8% parcialmente a favor. Nas três regiões somadas, 55,74% são favoráveis ao adiantamento dos relógios em uma hora.

Para 43,6% dos entrevistados, a mudança no horário ajuda a economizar energia elétrica e outros recursos. Para 39,9%, a medida não traz economia e 16,4% disseram que não sabem ou não têm certeza.

Por regiões

Segundo a pesquisa da Abrasel, a Região Sul é a que apresenta maior parcela da população (47,7%) que acredita que o adiantamento do relógio resulta em economia de recursos. Para 51,8%, a mudança do horário é benéfica para o comércio e serviços, como lojas, bares e restaurantes. Já 32,7% dizem não ver vantagem; e 15,5% afirmam não ter opinião formada.

A pesquisa revela, ainda, que, para 41,7%, a cidade onde moram fica mais atrativa para o turismo quando o horário de verão está vigorando. “Apenas 9,4% disseram que fica [a cidade] menos atrativa, enquanto 43,6% não sentem diferença”, diz o levantamento.

O estudo mostra também que as pessoas se sentem mais seguras durante os períodos em que o horário de verão é adotado, em especial com relação ao horário de saída para o trabalho. Segundo a pesquisa, 35,2% se sentem mais seguros com a mudança, enquanto 19,5% se dizem menos seguros. Para 41,9% a mudança não traz influência.

A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais para mais ou menos, considerando um nível de confiança de 95%.

Governo

Na última semana, o ministro de Minas e Energia (MME), Alexandre Silveira, afirmou que a volta do horário brasileiro de verão é uma possibilidade real para melhor aproveitamento da luz natural em relação à artificial e a consequente redução de consumo de energia elétrica no país.

“O horário de verão é uma possibilidade real, mas não é um fato porque tem implicações, não só energética, tem implicações econômicas. É importante para diminuir o despacho de térmicas nos horários de ponta, mas é uma das medidas, porque ela impacta muito a vida das pessoas”, reconheceu o ministro.

Confronto em Antônio João: Coronel David defende atuação da Polícia Militar e critica acusações de deputados do PT

0
Foto: Pedro Ernesto

Durante a sessão desta quarta-feira (18) na Alems (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul), o deputado estadual Coronel David (PL) fez uma firme defesa da atuação da Polícia Militar no recente confronto entre indígenas guaranis-kaiwás e policiais militares no município de Antônio João. O episódio resultou na morte de um indígena, identificado como Neri, durante uma ação de reintegração de posse na Fazenda Barra, situada no Território Nhanderu Marangatu.

Coronel David iniciou seu discurso respondendo às críticas de deputados do PT, que condenaram a operação policial. “A PM não assassina ninguém. Nós tínhamos lá profissionais que foram requisitados pela Justiça Federal de Ponta Porã para evitar que a Fazenda Barra fosse invadida”, afirmou o deputado, rebatendo as acusações feitas contra a polícia.

O parlamentar destacou que a Polícia Militar está na região desde o ano passado, cumprindo uma determinação judicial para impedir novas invasões, mais especificamente na Fazenda Barra, onde ocorreu o confronto de hoje após tentativa de invasão dos indígenas. Na sexta-feira, a PM já tinha impedido a invasão o que gerou um confronto, e os indígenas ameaçaram de morte o comandante do Batalhão de Ponta Porã, o tenente-coronel Guardiano, que inclusive foi atingido por uma flecha na região abdominal”, afirma Coronel David.

Segundo o deputado, os indígenas teriam ameaçado a vida do comandante e dos fazendeiros presentes, escalando a situação para um confronto inevitável. O parlamentar também relatou que um deputado federal do PT do Paraná esteve no local incitando os indígenas a invadirem a propriedade. “E ontem foi remetido ao local um reforço da Polícia Militar do Batalhão de Choque. E hoje, às 6 horas da manhã, novamente os indígenas entraram em confronto com a PM, usando arma longa”, detalhou o parlamentar, justificando a reação da tropa policial. “A PM não sai de casa para matar ninguém, mas o PM também não sai de casa para morrer”, enfatizou.

A tensão em Antônio João se arrasta há muito tempo e na sexta feira houve confrontos e a destruição de uma ponte que dava acesso à fazenda em disputa. Desde o ano passado a Polícia Militar tem mantido presença no local, sob ordem da Justiça Federal, para impedir a ocupação da área.

Na última segunda-feira (16), os indígenas teriam ocupado parte da propriedade, o que levou a um acordo inicial entre as lideranças indígenas e os policiais para que a área ocupada não fosse ampliada. Entretanto, o avanço dos indígenas no território fez com que a Tropa de Choque da PM fosse acionada para garantir a segurança.

Entenda o caso

O Território Nhanderu Marangatu, de 9,3 mil hectares, foi homologado em 2005, mas a demarcação foi suspensa por decisão do STF (Supremo Tribunal Federal). Atualmente, uma ação tramita no TRF3 (Tribunal Regional Federal da 3ª Região), pedindo a aplicação da tese do marco temporal, que considera válidas as áreas ocupadas por indígenas na data da promulgação da Constituição de 1988. A Justiça Federal em Ponta Porã também determinou a permanência da Polícia Militar na área para garantir a ordem e evitar a ampliação da ocupação indígena.

Coronel David encerrou seu discurso reafirmando a legitimidade das ações da Polícia Militar, criticando duramente as acusações de “assassinato” feitas por opositores. “Eu não vou admitir aqui nessa casa que uma pessoa ocupe a tribuna, vá naquele microfone e chame a PM de assassina. Não vou admitir”, concluiu o deputado, reforçando que a polícia agiu dentro do que determina a lei e em defesa de suas próprias vidas. “O direito de propriedade precisa ser respeitado!”

Governador Eduardo Riedel realiza reunião sobre morte de indivíduo em Antônio João

0
Foto: EnfoqueMS

O governador Eduardo Riedel realizou uma reunião com integrantes da Segurança Pública do Mato Grosso do Sul para esclarecimentos sobre morte de um indivíduo, inicialmente identificado como indígena da etnia Guarani Kaiowá, no município de Antônio João, nesta quarta-feira (18). O óbito ocorreu depois de um confronto e troca de tiros com a Polícia Militar em uma região rural da cidade, na fronteira com o Paraguai.

O secretário estadual de Segurança Pública, Antônio Carlos Videira, esclareceu que os policiais militares que estão no local (100 homens) cumprem ordem judicial (da Justiça Federal) para manter a ordem e segurança na propriedade rural (Fazenda Barra), assim como permitir o ir e vir das pessoas entre a rodovia e a sede da fazenda. O conflito na região se arrasta há anos, no entanto a situação se acirrou nos últimos dias.

Além da disputa por terra, também foi apurado pela inteligência policial que há interesses de facções criminosas relacionadas ao tráfico de drogas, já que há diversas plantações de maconha próximas a fazenda, do lado paraguaio, pois a região está na fronteira entre os dois países.

As equipes de perícia já estão no local da morte para devida identificação e apuração dos fatos. Foram apreendidas armas de fogo com o grupo de indígenas que tentava invadir a propriedade e todo este material será coletado para formação de um relatório que será entregue em Brasília.  

Fonte: Assessoria do Governo de MS

Coronel Sapucaia em destaque nas eleições: presença indígena ganha força no cenário político

0
Foto: Divulgação

Com as eleições municipais se aproximando, a diversidade de candidaturas é uma marca significativa no Mato Grosso do Sul. Em Coronel Sapucaia, a representatividade indígena é um dos pontos centrais dessa disputa. Ao todo, 234 candidatos declarados indígenas concorrem para cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador no Estado, representando 3,18% do total de concorrentes. E Coronel Sapucaia aparece em uma posição de destaque, sendo o quarto município com maior número de candidatos indígenas, com 15 nomes inscritos.

Entre os principais destaques está Josimar Rojas, candidato a vice-prefeito pelo partido Novo em Coronel Sapucaia. Sua candidatura reforça a importância da participação indígena em posições de liderança, mostrando a diversidade política que a cidade representa. Rojas, pertencente a uma das maiores comunidades indígenas da região, busca uma posição estratégica para fortalecer a voz dos povos originários nas tomadas de decisão municipal.

Além de Rojas, os demais candidatos indígenas em Coronel Sapucaia estão disputando cadeiras na Câmara Municipal, competindo em um cenário amplo que envolve diversas legendas. No panorama estadual, o PT lidera o número de candidatos indígenas, seguido pelo PSDB e PSB. Em Coronel Sapucaia, além do Novo, partidos como PSDB e União Brasil também apresentam forte representação de candidatos indígenas.

Coronel Sapucaia, situada na fronteira entre Brasil e Paraguai, sempre teve um histórico de forte presença indígena, especialmente das etnias Guarani-Kaiowá. Esse cenário reflete no número expressivo de candidatos, mostrando que a cidade busca dar mais espaço à representatividade indígena em suas decisões políticas. A comunidade local enxerga nessas candidaturas a chance de fortalecer os direitos indígenas, bem como promover políticas públicas mais inclusivas e voltadas às necessidades dessa população.

No Estado, o município de Japorã lidera o número de candidatos indígenas, seguido por Amambai e Miranda. No entanto, Coronel Sapucaia, com seus 15 candidatos, demonstra que está entre as cidades que mais reconhecem e promovem a representatividade dos povos indígenas no cenário político local.

Entre os candidatos de Coronel Sapucaia está o professor Amaro de Souza Rocha da etnia Guarani e Guarani Kaiowá, é a terceira vez que ele disputa uma eleição. 

Essas eleições serão marcadas por uma diversidade nunca antes vista, e a presença de candidatos indígenas em Coronel Sapucaia é um reflexo dessa mudança. Para o futuro, a expectativa é que esses representantes tragam pautas de interesse social, ambiental e cultural, integrando as necessidades das comunidades indígenas com o desenvolvimento da cidade.

A poucos dias do pleito, a movimentação política em Coronel Sapucaia promete ser intensa, com a expectativa de que a presença indígena nas urnas traga mudanças significativas para o futuro da cidade e de toda a região.

Fonte: Sapucaia News

Em Juti e Dois Irmãos do Buriti, partidos trocam candidatos para não entregar prefeituras para adversários

0
Foto: Divulgação

Dois municípios terão novos candidatos a prefeito após a Justiça Eleitoral indeferir as candidaturas de escolhidos em convenção. Em Juti e Dois Irmãos do Buriti, os partidos optaram por substituir os indeferidos, evitando que os municípios ficassem com candidato único.

Em Juti, o candidato Dr. Alex, do União Brasil, foi substituído por Pedro Carandazinho, também do União Brasil. A coligação manteve o vice, Vandinho, também do União Brasil.

O MPE pediu a impugnação da candidatura de Dr. Alex com base no fato de ter sido excluído do exercício da profissão após ser acusado de mutilar mais de 100 mulheres, tendo uma delas vindo a óbito, após uma lipoaspiração em Fátima do Sul.

Dois Irmãos

No município de Dois Irmãos do Buriti, o candidato do PSB, Branco Billy, foi substituído por Moacir Marques Rosa, do Podemos. O posto de vice permanecerá com Cleiton do Corrente.

O MPE pediu a impugnação de Branco Billy, alegando que não preencheu as condições de elegibilidade, por lhe faltar: o pleno exercício dos direitos políticos; e a existência de filiação partidária válida no período de 6 meses que antecede o pleito eleitoral.

No entendimento do juiz, o candidato não preencheu os requisitos de registrabilidade, em virtude a falta de juntada de documentos obrigatórios exigidos pelo art. 11, § 1º, da Lei das Eleições, tais como: a certidão de quitação eleitoral, em que seja atestada a situação de regularidade de sua inscrição; e as certidões criminais fornecidas pelos órgãos de distribuição da Justiça Estadual, acompanhadas de certidão de objeto da ação penal em que figurou como réu, e em que veio a ser condenado, por sentença transitada em julgado.

Candidatos únicos

Em três municípios de Mato Grosso do Sul o eleitor terá apenas uma opção de voto na eleição para prefeito. Os três candidatos, que já são prefeitos, terão reeleição garantida.

Em Novo Horizonte do Sul, apenas Adenir Barbosa do Nascimento, conhecido como Guga (PSDB), registrou candidatura. Ele foi eleito em 2020 com 60,28% dos votos.

Outro município com apenas um candidato é Santa Rita do Pardo, onde apenas o candidato Dr. Lúcio (PSDB) registrou candidatura. Ele foi eleito para o primeiro mandato em 2020, pelo Podemos, quando teve 69,89% dos votos.

Em Tacuru, Rogério Torqueti (PSDB) também terá vida fácil, com candidatura única. Ele foi eleito prefeito em 2020 pelo Patriota, quando obteve 66,80% dos votos.

Último dia

Terminou o prazo para o pedido de substituição de candidatas ou de candidatos para os cargos majoritários (prefeito e vice-prefeito) e proporcionais (vereador): “Exceto se a substituição decorrer de falecimento, caso em que poderá ser efetivado após esta data, observado, em qualquer situação, o prazo de até dez dias contados do fato, inclusive anulação de convenção, ou da decisão judicial que deu origem à substituição”, diz o calendário eleitoral.

Fonte: Investiga MS/Wendell Reis

Copom decide nesta quarta se eleva juros básicos da economia

0
Foto: José Cruz/Agência Brasil

Com possibilidade de divisão entre os membros, o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) decide nesta quarta-feira (17) se mantém ou eleva a taxa básica de juros, a Selic. A recente alta do dólar e o impacto da seca sobre o preço de energia e alimentos trouxeram a indefinição se o colegiado subirá os juros básicos pela primeira vez em mais de dois anos.

No comunicado da última reunião, no fim de julho, o Copom informou que o cenário econômico dentro e fora do Brasil exige cautela. Segundo a edição mais recente do boletim Focus, pesquisa semanal com analistas de mercado, a taxa básica deve subir 0,25 ponto percentual nesta reunião e encerrar 2024 em 11,25% ao ano.

Nesta quarta-feira, ao fim do dia, o Copom anunciará a decisão. A última alta dos juros ocorreu em agosto de 2022, quando a taxa subiu de 13,25% para 13,75% ao ano. Após passar um ano nesse nível, a taxa teve seis cortes de 0,5 ponto e um corte de 0,25 ponto, entre agosto do ano passado e maio deste ano. Nas reuniões, de junho e julho, o Copom decidiu manter a taxa em 10,5% ao ano, no menor nível desde fevereiro de 2022.

Inflação

Na ata da reunião mais recente, o Copom informou que avaliava uma elevação nos juros por causa da valorização do dólar e do aumento dos gastos públicos. Os membros do colegiado afirmaram que o momento é “ainda de maior cautela e de acompanhamento diligente dos condicionantes da inflação”.

De acordo com o último boletim Focus, a estimativa de inflação para 2024 subiu de 4,22% há quatro semanas para 4,35%. Isso representa inflação cada vez mais próxima do teto da meta estabelecida pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), de 3% para este ano, podendo chegar a 4,5% por causa do intervalo de tolerância de 1,5 ponto.

Em agosto, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), considerado a inflação oficial, ficou negativo em 0,02%, a primeira deflação desde junho de 2023. O alívio, no entanto, é temporário.

A inflação ficou negativa em agosto por causa da queda dos preços de energia, que subirão a partir de setembro por causa da bandeira tarifária vermelha. Além disso, na semana passada, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, admitiu que a seca prolongada terá impacto no preço dos alimentos. Na ocasião, o ministro defendeu que o choque de oferta de alimentos não seja resolvido por meio de juros.

Nos últimos meses, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), os alimentos e os serviços têm puxado a inflação. Com o resultado, o IPCA acumula alta de 4,24% em 12 meses, dentro da meta para 2024, mas próximo do teto.

Taxa Selic

A taxa básica de juros é usada nas negociações de títulos públicos emitidos pelo Tesouro Nacional no Sistema Especial de Liquidação e Custódia (Selic) e serve de referência para as demais taxas da economia. A Selic é o principal instrumento do Banco Central para manter a inflação sob controle. O BC atua diariamente por meio de operações de mercado aberto – comprando e vendendo títulos públicos federais – para manter a taxa de juros próxima do valor definido na reunião.

Quando o Copom aumenta a taxa básica de juros, a finalidade é conter a demanda aquecida, e isso causa reflexos nos preços porque juros mais altos encarecem o crédito e estimulam a poupança. Desse modo, taxas mais altas também podem dificultar a expansão da economia. Mas, além da Selic, os bancos consideram outros fatores na hora de definir os juros cobrados dos consumidores, como risco de inadimplência, lucro e despesas administrativas.

Ao reduzir a Selic, a tendência é de que o crédito fique mais barato, com incentivo à produção e ao consumo, reduzindo o controle da inflação e estimulando a atividade econômica.

O Copom reúne-se a cada 45 dias. No primeiro dia do encontro, são feitas apresentações técnicas sobre a evolução e as perspectivas das economias brasileira e mundial e o comportamento do mercado financeiro. No segundo dia, os membros do Copom, formado pela diretoria do BC, analisam as possibilidades e definem a Selic.

Meta

Para este ano, a meta de inflação que deve ser perseguida pelo BC, definida pelo Conselho Monetário Nacional, é de 3%, com intervalo de tolerância de 1,5 ponto percentual para cima ou para baixo. Ou seja, o limite inferior é 1,5% e o superior é 4,5%. Para 2025 e 2026, as metas também são de 3% para os dois anos, com o mesmo intervalo de tolerância.

No último Relatório de Inflação, divulgado no fim de junho pelo Banco Central, a autoridade monetária manteve a previsão de que o IPCA termine 2024 em 4%, mas a estimativa foi divulgada antes da alta do dólar e do impacto da seca prolongada. O próximo relatório será divulgado no fim de setembro.

Impacto dos sinistros de trânsito é tema de simpósio que abre a Semana do Trânsito no Detran-MS

0
Foto: Rachid Waqued

Nesta quarta-feira (18), o Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul) dará início às ações da Semana Nacional do Trânsito de 2024 com um Simpósio que vai discutir a “Segurança Viária e seus Impactos no Setor da Saúde”.

O evento, que será realizado no auditório da Sede do Detran-MS, à partir das 14h30, será gratuito e aberto para gestores e educadores de trânsito de todo o estado e terá transmissão simultânea pelo Youtube do órgão.

“Esse é um evento muito importante para aos gestores, técnicos que trabalham com trânsito em todo o estado, por isso abrimos para a transmissão pelo Youtube, já que muitos não conseguem vir participar em Campo Grande”, explica a diretora de Educação para o Trânsito do Detran-MS, Andrea Moringo.

O debate contará com a participação do oficial técnico em Segurança Viária e Prevenção de Lesões Não-intencionais da Organização Pan-Americana da Saúde – OPAS/OMS, Victor Pavarino e da coordenadora geral de Vigilância de Violências e Acidentes do Ministério da Saúde, Naíza Nayla Bandeira de Sá.

As inscrições já estão abertas e podem ser realizadas clicando AQUI . O evento terá certificação para os participantes.

Governo de MS forma nesta quarta-feira mais 479 novos soldados da Polícia Militar

0
Foto: Saul Schramm/Arquivo

O Governo de Mato Grosso do Sul, por meio da PM (Polícia Militar), realiza nesta quarta-feira (18) a formatura dos novos soldados da PM sul-mato-grossense. Os militares são oriundos do último concurso público e serão apresentados à soceidade após passarem pelo Cefap (Curso de Formação no Centro de Ensino, Formação e Aperfeiçoamento de Praças da Polícia Militar).

Desde janeiro os 479 militares trabalham para se capacitar e, assim, fortalecer a segurança pública na Capital e no interior do Estado. O período de instrução dos novos soldados foi encerrado na terça-feira (17).

Neste período foram oferecidas tanto instruções teóricas quanto práticas sobre atividades policiais militares. Os soldados também já saem do Cefap habilitados com o Curso de Agente de Fiscalização de Trânsito e o curso para laborar o Promuse (Programa Mulher Segura), totalizando 2.078 horas-aula.

Além disso, os militares passaram por estágios operacionais em diversas unidades da Capital e do interior do Estado, aprimorando suas habilidades práticas. Esse esforço resultou na formação de policiais militares capacitados para proteger a sociedade sul-mato-grossense.

Após oito meses de curso e um investimento estatal superior a R$ 2.527.756,96 na execução do CFSD, turma 37ª, os novos soldados estarão prontos para servir à comunidade, destacando-se nas unidades de todo o Estado de Mato Grosso do Sul.

Solenidade

A formatura militar será realizada na modalidade tradicional, com guarda de honra e desfile da tropa. Por se tratar de um evento de grande porte, sendo uma das maiores turmas já formadas no nosso estado, a estimativa de público é de três mil pessoas.

A solenidade especial acontece a partir das 8h, no quartel do Comando Geral da Polícia Militar, na Av. Desembargador Leão Neto do Carmo, 1203, Jardim Veraneio, em Campo Grande.