4.9 C
Amambai
quinta-feira, 25 de junho de 2026
Início Site Página 853

Com ação integrada, programa de monitoramento do transporte escolar beneficia alunos em 78 municípios de MS

0
Foto: Bruno Rezende

Com os primeiros raios de sol no horizonte, os alunos que moram na área rural de Terenos, município que fica a aproximadamente 40 quilômetros de Campo Grande, já se prepararam para chegar até a escola.

As aulas começam 7h, no período matutino, mas às 5h47 os irmãos Lucas, Adryan e Keren, já estão prontos para entrar no ônibus do transporte escolar, que passa pontualmente em frente à casa deles, em uma fazenda que fica a 15 quilômetros da Escola Estadual Antônio Valadares, na área urbana de Terenos. Em seguida é a vez de Almir, outro aluno que mora na região, também entrar no veículo, na segunda parada diária, às 5h55.

O trajeto do ônibus incluiu outras paradas para que os demais alunos – de escolas municipais e estaduais – também cheguem ao destino. É entre vários caminhos, com curvas, pontes e a paisagem típica do campo – com diversos animais, plantações e vista ampla, que inclui um belo céu azul e natureza a ‘perder de vista’ –, que o motorista o transporte escolar segue para buscar todos os alunos em segurança.

Com ação integrada, programa de monitoramento do transporte escolar beneficia alunos em 78 municípios de MS
Foto: Bruno Rezende

As paradas, o tempo de deslocamento e também a segurança no percurso, são monitoradas pelo “Caminho Certo”, da SED (Secretaria de Estado de Educação), que é o Programa Estadual de Monitoramento Virtual de Rotas de Veículos de Transporte Escolar da Rede Pública de Mato Grosso do Sul.

“O transporte pega e deixa os meus três filhos na porteira de casa. Para mim é um serviço muito bom, prestado para os meus filhos. Se fosse para eu levar e trazer todos os dias, seria muito difícil.  Estou sempre atenta a informação do motorista, que ele disponibiliza, sobre o horário e se tem qualquer problema ou imprevisto, sou avisada. Mas nunca tivemos problemas, o ônibus sempre passa certinho”, explicou Eliane Muniz de Oliveira, mãe de Lucas, Adryan e Keren.

Na prática, a tecnologia é aliada da comunidade escolar, e contribuiu para disseminar informações importantes sobre a chegada e o trajeto do veículo que transporta os alunos, entre os responsáveis – motorista, pais e estudantes.

“O efeito mais prático é que fazemos o controle da velocidade e violação de rota. O programa de monitoramento tem como característica, uma transversalidade muito grande. Temos 1822 motoristas andando no Estado inteiro, são 180 mil quilômetros rastreados por dia. Qualquer coisa que acontece nas estradas, eu consigo comunicar muito rápido”, explicou Alessandro Perassoli, coordenador de convênios da SED e responsável pelo programa.

Com ação integrada, programa de monitoramento do transporte escolar beneficia alunos em 78 municípios de MS
Foto: Bruno Rezende

Caso ocorra alguma situação durante o percurso do veículo, os fatos são imediatamente informados à central de monitoramento, que fica em Campo Grande. Assim, caso o ônibus deixe de passar em algum ponto, por qualquer motivo – problema no veículo ou na estrada (árvore ou ponte caída, entre outras coisas) –, o aluno e os pais são imediatamente informados. Todo o trabalho reflete de forma direta na operação dos veículos do transporte de alunos. No ano passado foram registrados oito acidentes envolvendo os ônibus escolares, em todo o Estado. Já este ano, até agora, ocorreu apenas um.

“Então quando a gente olha para o transporte escolar, como envolve vidas e crianças, o resultado disso é ótimo. Alguns alunos precisam se deslocar de casa para pegar o ônibus e antes havia incertezas, o ônibus poderia não passar e o aluno só saberia quando isso ocorresse. Ou ainda se o veículo está adiantado ou atrasado. O monitoramento evita o desconforto do aluno no processo e no que poderia atrapalhar o acesso dele à escola”, disse Perassoli.

Benefício

O programa “Caminho Certo” monitora mais de 1,8 mil trajetos por período, que beneficiam aproximadamente 19 mil alunos da rede pública de ensino – municipal e estadual – de 78 municípios de Mato Grosso do Sul (apenas Campo Grande não aderiu ao serviço).

Com ação integrada, programa de monitoramento do transporte escolar beneficia alunos em 78 municípios de MS
Foto: Bruno Rezende

Aluno do 9° ano do ensino fundamental, Adryan Oliveira, 14 anos, confirma os benefícios do transporte escolar monitorado. “A gente sabe que o ônibus vem, e também que vamos chegar no horário certo na escola”.

Almir Rodrigues, 15 anos, também estuda no 9° ano na EE Antônio Valadares, e aguarda o ônibus em casa, junto com outros dois alunos. “O ponto é na minha casa, então meus amigos chegam de bicicleta para poder pegar o transporte escolar. E o motorista sempre dirige com cuidado, é tranquilo”.

A chegada na escola, é antes da abertura do portão, o que garante que os alunos aproveitem as aulas, sem atrasos. “Faço tudo com cuidado, e se tiver qualquer situação atípica a gente comunica”, explicou o motorista do transporte escolar, Ramão Nogueira.

A escola atende 900 alunos nos três períodos – matutino, vespertino e noturno –, a partir do 6° ano do ensino fundamental até o 3° ano do ensino médio. “Além da unidade urbana, temos uma extensão que atende alunos do ensino médio na área rural, no assentamento Patagônia. A gente tinha uma dificuldade com alunos que desciam na escola, mas não entravam. Agora cuido disso de forma próxima. E se existe qualquer situação com os nossos estudantes no veículo, somos informados”, explicou o diretor da EE Antônio Valadares, César Pereira.

Com ação integrada, programa de monitoramento do transporte escolar beneficia alunos em 78 municípios de MS
Foto: Divulgação/SED

A experiência em Mato Grosso do Sul chamou atenção de outros estados do Brasil. “Recebemos equipes do Mato Grosso, Piauí, Paraná, São Paulo. É um serviço, um produto, modelo e muitos querem usar a ferramenta nos seus estados. É voltado ao cidadão, e temos um grande controle social. Pois os pais conseguem reportar problemas, sem qualquer burocracia, de forma direta. Aproximo o Governo do Estado à sociedade”, disse Perassoli.

Serviço

O aplicativo “Caminho Certo” está disponível para pais e alunos das redes municipais e estadual de ensino (com exceção de Campo Grande, que não aderiu ao programa), no MS Digital (dentro do ícone Educação). O acesso é realizado após o cadastro do usuário, que inclui o número da matrícula do aluno, por isso apenas os pais ou responsáveis (e o aluno), podem acessar e ter informações relativas as linhas de ida e volta da unidade escolar, além do ponto de parada. No APP também é possível registrar reclamações, além de acompanhar horário e itinerário do transporte escolar – da linha específica do aluno.

UEMS ofertará 2.637 vagas em 68 cursos para ingresso em 2025

0
Foto: Divulgação

A UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul) ofertará 2.637 vagas em 68 cursos de graduação para ingresso em 2025. As vagas são divididas em 50% para o Processo Seletivo Permanente UEMS 2025 – Histórico Escolar  e para o Processo Seletivo Vestibular UEMS 2025, e outras 50% para o Sisu (Sistema de Seleção Unificada).

Para o Processo Seletivo Permanente UEMS 2025 – Histórico Escolar estão disponíveis 708 vagas em 38 cursos e para o Vestibular são 641 vagas em 30 cursos. As inscrições iniciam na próxima segunda-feira (23).

As inscrições nos 38 cursos do processo por histórico escolar serão realizadas exclusivamente pela internet, entre as 9h desta segunda-feira e às 23h59 do dia 15 de janeiro de 2025 (horário oficial de Mato Grosso do Sul), no endereço eletrônico https://www.uems.br/pro-reitoria/proe/dind/permanente. O link do edital: https://www.uems.br/anexos/download/20536.

Não haverá cobrança de taxa de inscrição do candidato às vagas ofertadas pela UEMS. Para efetuar a inscrição, deve-se preencher o formulário de inscrição digital, informando a maior nota da disciplina de Língua Portuguesa entre as séries cursadas do Ensino Médio, considerando os dados constantes no histórico escolar do Ensino Médio (ou curso equivalente), ou a nota equivalente a pontuação da área de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, considerando os dados constantes no certificado do Ensino Médio, a partir da participação no ENCCEJA ou ENEM, conforme o item 5 deste edital, emitida pelas instituições certificadoras (secretarias estaduais de Educação ou institutos federais de Educação, Ciência e Tecnologia).

UEMS ofertará 2.637 vagas em 68 cursos para ingresso em 2025

Vestibular 2025

Assim como na opção anterior, as inscrições nos 30 cursos do Vestibular serão realizadas exclusivamente pela internet, só que em período diferente, entre as 9h desta segunda e às 23h59 do dia 6 de novembro desde ano (horário oficial de Mato Grosso do Sul), no endereço eletrônico: https://concurso.fapec.org.

Lá, ficarão disponibilizados o formulário de inscrição, o boleto bancário e todos os editar do vestibular. Confira o link do edital: https://www.uems.br/anexos/download/20534. O certame será executado pela Fapec (Fundação de Apoio à Pesquisa, ao Ensino e à Cultura), sob a supervisão da Pró-Reitoria de Ensino (PROE).  

O candidato deverá recolher a taxa de inscrição no valor de R$ 100. O período de solicitação de isenção do pagamento da taxa de inscrição vai desta segunda até o 15 de outubro. Os candidatos amparados pela Lei Estadual nº 2.136, de 14 de agosto de 2000, que dispõe sobre a isenção do pagamento da taxa de inscrição para vestibular a alunos de escolas públicas, deverão proceder conforme disposto nessa lei.

A prova objetiva e a prova de redação serão realizadas em 24 de novembro, no período matutino, nos municípios de Amambai, Aquidauana, Bataguassu, Campo Grande, Cassilândia, Corumbá, Costa Rica, Coxim, Dourados, Glória de Dourados, Ivinhema, Jardim, Maracaju, Mundo Novo, Naviraí, Nova Andradina, Paranaíba, Ponta Porã e Três Lagoas.

UEMS ofertará 2.637 vagas em 68 cursos para ingresso em 2025

Novos cursos

Dentro das opções do Vestibular UEMS 2025, as novidades são três novos cursos: Engenharia Civil (Nova Andradina), Fonoaudiologia (Campo Grande) e Terapia Ocupacional (Campo Grande). As respectivas graduações atendem demandas específicas para o Estado de Mato Grosso do Sul, consolidando a papel da UEMS na formação de profissionais em áreas estratégicas.

O curso de Engenharia Civil será ofertado na UEMS/Nova Andradina, no período noturno, com 20 vagas e duração de 5 anos. Os cursos de Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional ocorrerão na Unidade Santo Amaro, da UEMS/Campo Grande, no período matutino, com 16 vagas, e duração de 4 anos.

Atendendo às pautas encaminhadas pela sociedade sul-mato-grossense, a UEMS ofertou nos últimos anos cursos com oferta única em alguns municípios e alguns destes cursos foram aprovados para se tornarem de oferta permanente na Universidade, são eles: Direito (Aquidauana), Direito (Jardim) e Psicologia (Coxim).

Reserva de vagas

Para ambos os processos seletivos a ocupação das vagas oferecidas para cada curso dar-se-á por meio dos sistemas de ingresso:

I – por Acesso Universal (Ampla Concorrência); e

II – por Reserva de Vagas, sendo:

a) 20% para candidatos(as) ao regime de cotas para Negros(as) (pretos(as) e pardos(as)) que tenham cursado integralmente o Ensino Médio em escola(s) pública(s);

b) 10% para candidatos(as) ao regime de cotas para Indígenas que tenham cursado integralmente o Ensino Médio em escola(s) pública(s);

c) 10% para candidatos(as) ao regime de cotas para Residentes em Mato Grosso do Sul há mais de 10 anos;

d) 5% para pessoas com deficiência e transtornos globais do desenvolvimento (PCD).

O início das aulas será no ano letivo de 2025, conforme Calendário Acadêmico.

Sisu

Nos editais constam a oferta de 50% das vagas, já que a outra metade será ofertada pelo Sisu.  Segundo o Ministério da Educação, a previsão é que as inscrições ocorram de 22 a 25 de janeiro de 2025. Saiba mais em: https://www.uems.br/pagina/Estude-na-UEMS.

Programa de Aquisição de Alimentos Indígena beneficia produtores em Paranhos

0
Fotos: Divulgação

Em Paranhos, o Programa de Aquisição de Alimentos Indígena (PAA-Indígena), do Governo Federal, segue beneficiando produtores rurais indígenas e povos tradicionais com a aquisição de alimentos em comunidades do município.

Os coordenadores Gilliard e Ana Paula Nunes estiveram nas escolas municipais Gil Pires (Potrero Guassú) e Pancho Romero (Paraguassú), atendendo os fornecedores e agilizando a distribuição dos produtos.

A iniciativa conta com o apoio do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome; Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc); Secretaria Executiva de Agricultura Familiar, Povos Originários e Comunidades Tradicionais (SEAF); Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer); e em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura, sob a gerenciamento do Governo do Estado, por meio da Seagri.

Centro de Educação Infantil Rosa Maria Osorski é inaugurado em Amambai

0
Fotos: divulgação

Nesta segunda-feira, 23, foi inaugurado o Centro de Educação Infantil Professora Rosa Maria Osorski em Amambai. A nova unidade educacional atenderá as famílias das Vilas Doriane, Pimentel, Cassiano Marcelo e Cristina, e é resultado de uma parceria entre o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), a devolução do duodécimo da Câmara Municipal e a arrecadação própria do município.

A cerimônia de inauguração contou com a presença do prefeito de Amambai, Dr. Edinaldo Luiz de Mello Bandeira, da secretária municipal de Educação, Zita Centenário, da diretora do novo centro, Edite Silveira, e de Vandábile Osorski, filha da homenageada Rosa Maria Osorski, que dá nome à creche. Durante o evento, foi destacada a importância da nova estrutura para a educação infantil, reafirmando o compromisso de oferecer ensino de qualidade desde os primeiros anos de vida.

A homenagem à professora Rosa Maria Osorski celebra sua contribuição à educação e à política local. Nascida em Alpestre (RS) e moradora de Amambai desde 1985, Rosa Maria desempenhou importantes funções na área da educação, além de ser a primeira mulher a presidir a Câmara Municipal da cidade. Sua trajetória de dedicação às causas sociais e sua luta pelos menos favorecidos ficam eternizadas no nome da nova instituição.

Após o descerramento da placa inaugural, autoridades e convidados visitaram as instalações da creche e participaram de um coquetel em celebração à conquista para a comunidade.

Fonte: A.N /Grupo A Gazeta

Coligação “Amambai Muito Mais para Você” realiza grande passeio ciclístico com apoio popular

0
Fotos: Assessoria

Neste domingo, dia 22, a coligação Amambai Muito Mais para Você, liderada pelos candidatos Sérgio Barbosa (MDB) e Jaime Vizotto (PP), promoveu um animado passeio ciclístico pelas ruas de Amambai. A partir das 8h da manhã, famílias amambaienses se reuniram em grande número para participar do evento, que contou com entusiasmo e muita energia positiva.

Acompanhados por uma carreata de apoiadores em carros, os candidatos espalharam pela cidade a mensagem de união e esperança, representada pelo número 15. Durante o trajeto, o clima foi de alegria, com moradores interagindo e apoiando a iniciativa.

Além da participação massiva da população, o evento contou com a presença dos candidatos a vereadores das coligações do PP e MDB, que se juntaram ao passeio para reforçar o apoio à chapa. A atividade foi considerada um sucesso pela organização, pois demonstrou o engajamento crescente da comunidade com a candidatura de Sérgio Barbosa e Jaime Vizotto.

O evento reforçou o espírito de colaboração entre os candidatos e os moradores, deixando clara a proposta de uma cidade mais próspera e acolhedora.

SES realiza campanha de vacinação para trabalhadores da saúde de MS

0
Foto: Saul Schramm/Arquivo

A SES (Secretaria Estadual de Saúde de Mato Grosso do Sul) realiza a 2ª edição da campanha ‘Saúde Vacina Mais: Cuidar de Quem Cuida’, com o objetivo de fortalecer a imunização dos trabalhadores da saúde. A campanha é uma ação conjunta entre a SES, o CDI (Coordenadoria de Imunização), a Cesp (Coordenadoria de Emergências em Saúde Pública) e o Cerest (Centro de Referência em Saúde do Trabalhador).

A iniciativa, que ocorrerá entre esta segunda-feira (23) e 12 de outubro, busca garantir que os profissionais que atuam na linha de frente da saúde estejam adequadamente vacinados, especialmente aqueles que trabalham em ambientes hospitalares. De acordo com dados do Ministério da Saúde, a estimativa populacional de trabalhadores da saúde em Mato Grosso do Sul é de 121.180 pessoas.

Segundo a coordenadora estadual de Imunização da SES, Ana Paula Goldfinger, a estratégia é de suma importância, principalmente no cenário de alta dos casos de covid-19 e SRAGs. “O Saúde Vacina Mais veio para ampliar o acesso às vacinas, uma vez que muitas salas de vacina estão localizadas na Atenção Primária, dificultando o acesso dos profissionais que atuam em hospitais”, explica.

Goldfinger destaca que o cenário atual da covid-19 não se restringe a períodos sazonais definidos, como ocorre com a gripe. Ela observa que a circulação viral do SARS-CoV-2 e de outros vírus respiratórios continua, juntamente com o surgimento frequente de novas variantes.

Durante a campanha, os trabalhadores de saúde poderão receber as vacinas covid-19 monovalente (XBB) da fabricante Moderna, para trabalhadores não vacinados ou que precisam de reforço (respeitando um intervalo mínimo de três meses desde a última dose de qualquer vacina covid-19), contra a Hepatite B, a vacina dTPa (difteria, tétano e coqueluche) e a Tríplice Viral (sarampo, caxumba e rubéola).

Os trabalhadores de saúde que atuam em serviços não hospitalares devem se dirigir às salas de vacina disponíveis nas unidades de saúde da Atenção Primária de cada município que aderir à estratégia. “Nós realizamos uma web-reunião na quarta-feira com todos os municípios do Estado para alinhar a estratégia. A adesão das secretarias municipais de saúde é livre”, complementa.

A execução da campanha será realizada por atividades “extra-muro” nas Unidades Hospitalares e Centros de Atendimento Médico. As Coordenações Municipais de Imunização trabalharão em parceria com as Direções das Unidades Hospitalares para definir um cronograma que facilite o acesso à vacinação.

Os municípios têm até esta segunda-feira para enviar seus cronogramas, e o relatório final deverá ser encaminhado até o dia 20 de outubro. Os documentos devem ser enviados em formato PDF, devidamente assinados pelo Coordenador Municipal de Imunização. Os pedidos de vacinas poderão ser feitos por meio do SIES (Sistema de Informação do SUS) com a justificativa necessária.

Medidas de Segurança

Além da vacinação, a campanha reforça a importância de medidas não farmacológicas, como a higienização das mãos e o uso de máscaras, especialmente em ambientes hospitalares. Essas práticas são essenciais para garantir a segurança tanto dos profissionais de saúde quanto dos pacientes.

Ponto de Imunização na SES

A SES, em parceria com a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde de Campo Grande), promove a imunização dos trabalhadores contra a covid-19 em duas datas: nesta segunda-feira (23), das 08h30 às 11h, e na quinta-feira (26), no mesmo horário.

Para tomar a vacina, os trabalhadores precisam apresentar o CPF ou CNS e a caderneta de vacinação. A SES fica localizada na Avenida do Poeta, s/n, Bloco 7, no Jardim Veraneio.

Concurso da Iagro teve mais de mil pessoas na prova objetiva

0
Foto: Laiana Horing Nantes

O Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, por meio da SAD (Secretaria de Estado de Administração) e da Semadesc (Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), realizaram domingo (22) a prova escrita objetiva do concurso da Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal).

Dos 1.356 candidatos aptos para realizarem a prova, 1.091 compareceram, representando 19,54% de ausência. O certame oferece 29 vagas para o cargo de Fiscal Estadual Agropecuário, com formação em Medicina Veterinária. A prova foi aplicada em três locais em Campo Grande: C. E. de Educação Profissional Hercules Maymone, com 638 candidatos presentes e 20,25% ausentes; E. E. Maria Eliza Bocayuva Correa da Costa, sendo 342 presentes e 18,57% faltosos; e, E. E. Lucia Martins Coelho, com 111 presenças e 18,38% ausentes.

O Gabarito Oficial Preliminar da prova será publicado em edital no Diário Oficial Eletrônico e estará disponível a partir desta terça-feira (24) para consulta pelo site do Instituto Selecon e o Portal de Concursos. Para os candidatos que desejarem impetrar recurso, o prazo é de 24 a 25 de setembro de 2024, e as solicitações devem atender as especificações do edital, podendo ser feitas através da área do candidato no site www.selecon.org.br.

Para conhecer as informações e acompanhar as próximas etapas do concurso, acompanhe o cronograma do Edital, que pode ser acessado pelo Diário Oficial Eletrônico n. 11.563, a partir da página 128, ou no site www.concursos.ms.gov.br.

Giovanna Montoso, estagiária do Programa de Estágio Supervisionado 

Em menos de 24 horas, polícias Civil e Militar prendem um dos envolvidos em roubo com reféns em Coronel Sapucaia

0
Foto: Assessoria/PCMS

Em uma ação rápida e coordenada, a Delegacia de Polícia Civil de Coronel Sapucaia e o TOR, (Tático Ostensivo Rodoviário), do Batalhão de Polícia Militar Rodoviária, prenderam no sábado, 21/09, um dos autores do crime ocorrido na madrugada do dia 20/09, quando três indivíduos armados invadiram uma residência, subtraíram um veículo Toyota Corolla da família, e fizeram reféns. O crime, registrado como roubo majorado pela restrição de liberdade da vítima, gerou grande comoção na comunidade.

A ação conjunta foi realizada pela equipe de investigação da Delegacia de Polícia Civil de Coronel Sapucaia, sob a supervisão dos Delegados Fernando Henrique e Raul Henrique, em parceria com a equipe TOR da Polícia Militar, comandada pelo Sargento David Baggio Cavalcante. A rápida resposta à ocorrência e o trabalho integrado das forças de segurança resultaram na prisão de A.F.F. (27), um dos envolvidos no crime.

As investigações começaram imediatamente após o ocorrido. A vítima relatou aos policiais que sua casa foi invadida por três indivíduos armados e encapuzados. Os criminosos forçaram a família a se deslocar até uma lotérica, onde tentaram, sem sucesso, abrir o cofre. Fugiram levando o filho do casal, que foi posteriormente liberado.

Em menos de 24 horas, as equipes conseguiram identificar e localizar A.F.F., que já está sob custódia. O veículo utilizado no crime, um Toyota Corolla, foi encontrado no cemitério da cidade e está sendo periciado para auxiliar na identificação dos outros envolvidos.

As investigações continuam em andamento para identificar e capturar os demais envolvidos no crime.

Emendas da deputada Lia Nogueira beneficiam Hospital do SIAS em Fátima do Sul

0
Fotos: Assessoria

A deputada estadual Lia Nogueira (PSDB) demonstrou mais uma vez seu compromisso com a saúde pública, destinando emendas parlamentares no valor de R$150 mil para o Hospital do SIAS, em Fátima do Sul. A verba, distribuída entre 2023 e 2024, já foi repassada e aplicada em diversas melhorias na unidade.

Emendas da deputada Lia Nogueira beneficiam Hospital do SIAS em Fátima do Sul

Entre os principais investimentos, estão a aquisição de materiais hospitalares e a compra de um moderno aparelho de anestesia AX 700, que promete aprimorar os procedimentos cirúrgicos realizados no local. O Hospital do SIAS é referência na região, atendendo pacientes de várias cidades e apresentando uma demanda crescente por cirurgias e atendimentos emergenciais a cada ano.

Com a destinação dos recursos, a deputada Lia Nogueira reafirma sua preocupação com a qualidade de vida da população e o fortalecimento da rede de saúde pública, beneficiando diretamente os moradores de Fátima do Sul e região.

“A destinação de recursos para a saúde, por meio de emendas parlamentares, é essencial para garantir o acesso a serviços de qualidade, principalmente para aqueles que vivem em situação de vulnerabilidade social, que dependem exclusivamente do sistema público. Investir em saúde, fortalecendo a estrutura de atendimento, permite que o hospital amplie e qualifique seus serviços, garantindo que cada paciente tenha o cuidado necessário. A saúde deve ser prioridade e com esses investimentos podemos melhorar a qualidade de vida e bem-estar de todos”, destaca a parlamentar.

Torneio de Futsal será realizado em Amambai nos dias 13 e 20 de outubro

0
Eventos serão realizados no Ginásio Poliesportivo Zenóbio Neves dos Santos, a antiga Poliesportiva, em Amambai. Foto: Divulgação

Redação

Com disputas nas categorias masculina e feminina, será realizado o Torneio de Futsal nos próximos dias 13 e 20 de outubro em Amambai. Os eventos, organizados pela professora de Educação Física Elitiane e pela estudante do curso de Educação Física Vânia, terão início às 8h, no Ginásio Poliesportivo Zenóbio Neves dos Santos, a antiga Poliesportiva.

Tendo a expectativa de reunir atletas de diferentes níveis de habilidade, as inscrições já estão abertas para ambas as categorias pelo valor de R$ 300,00 e não possuem restrições quanto ao número de participantes.

O torneio também se destaca por sua premiação equitativa entre as categorias masculina e feminina. As equipes vencedoras receberão premiações em dinheiro, sendo R$ 2.000,00 destinados ao 1º lugar, R$ 1.000,00 ao 2º lugar e R$ 500,00 ao 3º lugar.

Para os interessados em participar ou obter mais detalhes sobre o evento, a organização disponibiliza os números de telefone para contato: (67) 99678-1586 ou (67) 99924-7987.

Torneio de Futsal será realizado em Amambai nos dias 13 e 20 de outubro
– Divulgação
Torneio de Futsal será realizado em Amambai nos dias 13 e 20 de outubro
– Divulgação

Como tornar a sua casa mais ergonômica

0
Créditos: TanyaLovus/iStock

Com o aumento expressivo de pessoas trabalhando em casa, aumentou-se, também, a necessidade de ter ambientes de trabalho ergonômicos para home office. Principalmente depois da pandemia, ter lugares ergonômicos dentro de casa se tornou fundamental para que as pessoas consigam ter mais qualidade de vida.

Entenda os motivos de a ergonomia ser tão importante dentro de casa e como tornar o seu home office e o seu dia a dia mais confortáveis e ergonômicos!

O que é ergonomia?

A ergonomia nada mais é do que a ciência que se dedica a estudar a adaptação do ambiente de trabalho e da vida às necessidades do corpo humano – para garantir o bem-estar e o conforto por ficar várias horas na mesma posição ou por exercer movimentos repetitivos, por exemplo.

Esse cuidado é muito importante para evitar problemas de saúde e auxilia na qualidade de vida em geral, com base em estudos científicos de acordo com o corpo humano.

Por que é importante ter uma casa ergonômica?

A adaptação do ambiente às características físicas de uma pessoa é o centro da ergonomia, para fornecer uma boa experiência e para reduzir impactos negativos na saúde, prevenindo risco de doenças ou lesões.

Nesse sentido, ter uma casa ergonômica ajuda você a evitar dores nas costas, problemas de postura e, a depender do caso, até problemas mentais, devido ao estresse físico. Isso faz parte do uso inadequado de móveis e eletrodomésticos dentro de casa.

Como tornar minha casa mais ergonômica?

O primeiro passo para tornar a sua casa mais ergonômica, principalmente para fazer um home office, é adaptar as cadeiras, mesas ou escrivaninhas.

Sobre as cadeiras, é importante ter em mente que este é o móvel mais importante na ergonomia, pois é ela que dará o apoio necessário para as suas costas e a sua lombar. Uma cadeira é considerada ergonômica quando é possível ajustar o suporte da lombar, regular a altura da própria cadeira e um encosto reclinável.

Em relação às mesas e às escrivaninhas, é crucial que a altura da mesa precisa deixar que os seus pés estejam confortáveis no chão, e que os braços consigam descansar sobre a mesa de maneira confortável. O ideal é que a superfície da mesa esteja no nível dos cotovelos para evitar tensão nos ombros e no pescoço.

E, por último, mas não menos importante, os sofás e as poltronas também podem ter características ergonômicas para quem passa horas assistindo à TV ou lendo, por exemplo.

Móveis estofados devem fornecer um suporte adequado para a lombar e as pernas, para que você consiga relaxar sem comprometer a postura. É possível encontrar alguns sofás na Black Friday que têm essas características.

O material e o design também devem ser levados em consideração para respeitar a curvatura natural da coluna.

Governo lança edital público de licitação da Rota da Celulose

0
Foto: Edemir Rodrigues

Aviso de licitação do projeto de concessão de rodovias da Região Leste de Mato Grosso do Sul foi publicado nesta segunda-feira (23), no Diário Oficial do Estado. A licitação será realizada no dia 5 de dezembro, em São Paulo. Edital e demais documentos já estão disponíveis.

A concorrência pública tem como objetivo a concessão dos serviços públicos de recuperação, operação, manutenção, conservação, implantação de melhorias e ampliação de capacidade do sistema rodoviário composto pelos trechos das rodovias estaduais MS-040, MS-338 e MS- 395 e trechos das federais BR-262 e BR-267, totalizando 870,3 km de extensão pelo período de 30 anos.

O EPE (Escritório de Parcerias Estratégicas), órgão responsável pelo projeto, colheu sugestões na fase de consulta e audiência pública que contribuíram para o aprimoramento do projeto do sistema rodoviário, entre eles investimentos, contornos urbanos, dados financeiros, adição de duplicação de trechos rodoviários, marginais no trecho urbano da capital, edificações operacionais, veículos e sistemas de cobrança e localização dos pórticos de pedágio.

Localizado na porção central e leste do Estado, o sistema rodoviário a ser concedido inclui os principais corredores que ligam a Capital ao Sudeste do país, passando por nove municípios sul-mato-grossenses. A região a ser atendida possui o maior centro industrial do Estado, em plena expansão, com destaque aos municípios de Campo Grande, Sidrolândia, Nova Alvorada do Sul e Ribas do Rio Pardo, onde está localizada a maior indústria de celulose do mundo.

As melhorias previstas atendem o volume de tráfego atual e o projetado para os próximos anos. Estão estimados R$ 9 bilhões em capital privado e 843 km em benfeitorias.

Os investimentos são para ampliar e antecipar melhorias na malha viária. Serão 135 km em duplicações, 457 km de acostamentos, 203 km em terceiras faixas, 12 km de marginais, implantação de 36 km em contornos de municípios, 112 dispositivos em nível e 4 dispositivos em desnível, 6 travessias sobre a linha férrea, 22 passagens de fauna, 16 passarelas, 3 postos de parada e descanso aos caminhoneiros.

Para proporcionar mais segurança e prestação de serviços aos usuários a concessionária deverá implantar e operacionalizar os seguintes serviços: 19 guinchos para socorro mecânico, 13 ambulâncias de atendimento e socorro médico, 7 veículos de inspeção de tráfego, 5 caminhões-pipa para combate a incêndios, 5 caminhões adaptados para apreensão de animais e desobstrução de pistas e 13 postos de atendimentos aos usuários com estacionamento, sanitários, telefones e área de descanso.

A concessão prevê ainda o atendimento às diretrizes do programa Estrada Viva, do Governo do Estado, para preservação da fauna silvestre. Entre eles, a implantação de dispositivos de prevenção de acidentes como passagens de fauna, tela condutora, placas de alerta e lúdicas, controladores de velocidade bem como serviço de Resgate e Reabilitação de Fauna e ações de educação ambiental dos usuários e comunidade em geral.

Segundo a secretária especial de Parcerias Estratégicas, Eliane Detoni, o projeto possui elementos inovadores e está entre os mais modernos da atualidade. “O governo já havia recebido inúmeras demandas para atender essa importante região e agora entrega um projeto que irá melhorar a trafegabilidade nas rodovias conferindo maior segurança e conforto aos usuários. Procuramos incorporar o que há de mais atual e moderno em termos de segurança rodoviária e relevantes contribuições foram colhidas da sociedade durante a consulta pública. Isso elevou ainda mais a qualidade do nosso projeto”.

Serviço – A concorrência será realizada no dia 5 de dezembro de 2024 na B3, situada à Rua XV de novembro, 275, em São Paulo (SP). Mais detalhes, como recebimento das propostas, sessão de abertura dos envelopes, edital e demais documentos estão disponíveis a todos os interessados no site oficial www.epe.segov.ms.gov.br.

Homem que seguia com haxixe para São Paulo é preso pelo DOF em Caarapó

0
Foto: Assessoria/DOF

Policiais militares do DOF (Departamento de Operações de Fronteira) prenderam na noite deste domingo (22), um homem de 28 anos de idade por tráfico de drogas. Com ele estava 1,352 quilos de haxixe.

Os militares realizavam um bloqueio policial para fiscalização na rodovia MS-156, área rural do município de Caarapó, quando deram a ordem de parada ao condutor de um ônibus de passageiros que seguia no sentido Amambai/Caarapó.

Os policiais localizaram uma porção da droga com um dos passageiros, bem como, mais porções da droga em sua bolsa que estava no compartimento de bagagens do coletivo. O homem disse que pegou as porções de haxixe em um posto de combustível na cidade de Coronel Sapucaia; e que fora contratado para entregar a droga na cidade paulista de Campinas.

A ocorrência foi registrada e entregue na Delegacia da Polícia Civil, em Caarapó. O prejuízo estimado ao crime foi de R$ 94,5 mil.

A ação envolvendo os policiais do DOF aconteceu dentro do Programa Protetor das Fronteiras e Divisas, parceria da Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública) com o MJSP (Ministério da Justiça e Segurança Pública) em parceria com a Operação Ágata Fronteira Oeste, do Ministério da Defesa.

O DOF mantém um canal aberto direto com o cidadão para tirar dúvidas, receber reclamações e denúncias anônimas, através do telefone 0800 647-6300. Não precisa se identificar e, a ligação, será mantida em absoluto sigilo. O serviço funciona 24 horas por dia, sete dias por semana. Siga o DOF no Instagram: @dofpmms e no Facebook: OficialDOF

Iguatemi: Pesquisa aponta Dr. Lídio com 54,50%, Juliana com 14,45% e Carlinhos com 4,03%

0
Foto: Divulgação

A primeira pesquisa registrada sobre a eleição municipal em Iguatemi apontou a liderança isolada do prefeito Dr. Lídio Ledesma na corrida eleitoral, com larga vantagem sobre os dois concorrentes, Juliana Lara e Carlinhos.

ESPONTÂNEA
Na pergunta espontânea, quando não se apresentam nomes dos candidatos, Dr. Lídio recebeu 63,74% das intenções de voto, enquanto 22,51% disseram não saber ou não responderam. Juliana ficou com 11,37% e Carlinhos com 2,37%.

ESTIMULADA
Na pergunta estimulada, quando se apresentam os nomes dos candidatos, Dr. Lídio recebeu 54,50% das intenções de voto, enquanto 26,78% estão indecisos ou não responderam. Já Juliana Lara recebeu 14,45%, e Carlinhos, 4,03%, sendo que 0,24% pretendem votar em branco ou anular o voto.

REJEIÇÃO
Na pergunta “Em quem você não votaria de jeito nenhum?”, 47,38% disseram não rejeitar nenhum dos candidatos. Carlinhos é rejeitado por 17,77%, 12,56% disseram não saber, Juliana é rejeitada por 11,14%, 6,40% rejeitam os três candidatos e Dr. Lídio é rejeitado por apenas 4,74% dos entrevistados.

METODOLOGIA
A pesquisa foi realizada pela Informação Comunicação e Pesquisa LTDA, registrada no TSE sob o número 05844/2025, ouviu 472 pessoas entre os dias 19 e 20 de setembro na cidade e nos assentamentos, com nível de confiança de 95% e margem de erro de 3,8%.

Iguatemi: Pesquisa aponta Dr. Lídio com 54,50%, Juliana com 14,45% e Carlinhos com 4,03%
Iguatemi: Pesquisa aponta Dr. Lídio com 54,50%, Juliana com 14,45% e Carlinhos com 4,03%

Fonte: O Liberal News

Acidente entre carro e moto deixa duas vítimas em Amambai

0
Foto: divulgação

Por volta das 2h da manhã deste domingo (22), o Corpo de Bombeiros de Amambai foi acionado para atender um acidente envolvendo um carro e uma motocicleta, na Avenida Nicolau Otano, esquina com a Rua da República.

De acordo com os bombeiros que atenderam a ocorrência, duas pessoas que estavam na motocicleta ficaram feridas. O condutor, um jovem de aproximadamente 20 anos, sofreu escoriações e reclamava de dores na perna esquerda. A passageira, uma mulher, também sofreu escoriações leves. Ambos foram atendidos no local e encaminhados ao Hospital Regional de Amambai.

A condutora do carro, uma mulher, não sofreu ferimentos e não precisou de atendimento médico.

Fonte: A.N /Grupo A Gazeta

Carro colide com residência em Amambai

0
Foto: Corpo de Bombeiros

Na noite deste sábado(21), por volta das 23h50, o Corpo de Bombeiros de Amambai foi acionado para atender uma ocorrência de colisão entre um veículo e uma residência, localizada no encontro das ruas General Câmara e Vidal Antunes Pinto.

Segundo informações dos militares que atenderam a ocorrência, o carro colidiu com a frente da casa, mas, felizmente, não houve vítimas.

O morador do local saiu ileso, e os ocupantes do veículo não foram encontrados na cena do acidente. Testemunhas relataram que eles teriam deixado o carro e seguido a pé logo após a colisão.

Fonte: A.N /Grupo A Gazeta

Primavera: com altas temperaturas e possíveis chuvas, período deve ser o mais quente do ano

0
Foto: Saul Schramm

Iniciada no domingo (22), a primavera representa um período de transição entre a seca do inverno e as chuvas do verão na região central do Brasil. Considerada a estação com a maior ocorrência de tempestades de rápida duração, a primavera é capaz de gerar chuvas intensas, fortes rajadas de vento e possibilidade de granizo.

De acordo com o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), o período também representa o início da convergência de umidade vinda da Amazônia e retorno mais regular das chuvas, além de ocorrer ainda uma elevação gradativa das temperaturas devido a maior incidência de raios solares.

“Essa combinação faz com que os meses de primavera sejam, historicamente, os mais quentes do ano no Mato Grosso do Sul, em especial, o mês de outubro que é o mês mais quente do ano em vários municípios do Estado”, destaca o órgão.

Apesar do calorão comumente associado ao período, o prognóstico de primavera desenvolvido pelo Cemtec indica que os índices de chuva devem ficar dentro ou próximo da média histórica prevista para o trimestre OND (Outubro-Novembro-Dezembro).

Primavera: com altas temperaturas e possíveis chuvas, período deve ser o mais quente do ano
Foto: Bruno Rezende

Já quando se trata da temperatura do ar, os valores devem ficar entre acima e muito acima da média para o período, indicando um trimestre mais quente que o normal em Mato Grosso do Sul. Ainda, as condições meteorológicas favorecem a ocorrência de incêndios florestais para os próximos meses.

“Em relação aos dados de previsão de probabilidade de fogo para o período de SON, as regiões pantaneira e sudoeste encontram-se em nível de Alerta Alto e Atenção. Essas condições meteorológicas previstas, para o trimestre SON, são favoráveis para ocorrência dos incêndios florestais”, informa o Cemtec sobre os meses de setembro, outubro e novembro.

O documento também indica 81% de probabilidade para a ocorrência do fenômeno oceânico-atmosférico La Niña. Responsável pelo resfriamento das águas do oceano Pacífico, o acontecimento gera mudanças nos padrões de circulação atmosférica, impactam no regime de chuvas e podem favorecer o surgimento mais frequente de massas de ar frio. Apesar dos impactos, o La Niña não é o único fator que determina as condições climáticas.

Média histórica para o trimestre

Primavera: com altas temperaturas e possíveis chuvas, período deve ser o mais quente do ano
Foto: Álvaro Rezende

De acordo com a média histórica de precipitação esperada para o trimestre em 30 anos, de 1981 a 2010, a chuva esperada para o período varia entre 400 e 500 mm na maioria das regiões. No noroeste do Estado, os acumulados variam entre 300 e 400 mm, já no sul e sudeste a variação ocorre entre 500 e 600 mm.

A respeito da temperatura do ar, a Normal Climatológica da temperatura média esperada para o trimestre OND em 30 anos, de 1981 a 2010, indica que em grande parte do estado os valores deveriam variar entre 24°C e 26°C. Na região noroeste, a variação deveria ser entre 26°C e 28°C, já no extremo sul a temperatura média ficaria entre 22°C e 24°C.

Heloisa Duim, Programa de Estágio Supervisionado

Por onde andam os candidatos a prefeito de Amambai?

0
Foto: A Gazeta

Com o objetivo de informar a população, o Grupo A Gazeta publica diariamente a agenda de compromissos dos seis candidatos que disputam a prefeitura de Amambai.

Confira abaixo os compromissos de Daniel Lemes Vasques (PCO), Igor Limosine (PRD), Janete Córdoba (PSDB), Luciney Bampi (PT), Renato do Novo (Novo) e Sérgio Barbosa (MDB) para esta segunda-feira (23):

Daniel Lemes Vasques (PCO) – Sem coligação

  • Reunião da coordenação
  • 13h00: Distribuição de panfletos na região da Escola Katupyry

Igor Limosine (PRD) – Sem coligação

  • A assessoria do candidato não enviou a agenda até o horário estabelecido pela editoria do Grupo A Gazeta.

Janete Córdoba (PSDB) – Coligação “Trabalho, Transparência e Resultado”

  • 7h00: Reunião com o grupo Vicentim
  • 08h00 às 12h00: Sessão da Câmara
  • Caminhada nas Vilas Martins e São Luiz
  • 18h00: Reunião no Assentamento Magno de Oliveira

Luciney Bampi (PT) – Coligação “Renovação e Transparência”

  • A assessoria do candidato não enviou a agenda até o horário estabelecido pela editoria do Grupo A Gazeta.

Renato do Novo (Novo) – Coligação “Um Novo Tempo para Amambai”

  • 08h30 às 11h00: Aldeia Amambai
  • 14h00 às 17h00: Caminhada no Comércio
  • 19h00: Live com vereadores no canal do YouTube

Sérgio Barbosa (MDB) – Coligação “Amambai Muito Mais(+) Para Você”

  • Caminhada na Vila Caiuás
  • Caminhada na Vila Indiana

Colaboradora da Gazeta registra a beleza da figueira centenária na rodovia de Ponta Porã

0

Este imponente pé de figueira centenário, com suas folhas verdejantes, mantém-se exuberante mesmo em tempos de seca e fumaça, oferecendo abrigo e descanso aos caminhoneiros que cruzam a região. A caminho de Ponta Porã, é impossível não admirar a beleza que enfeita a rodovia, especialmente o encanto deslumbrante dessa majestosa figueira, que se destaca na paisagem.

Fonte e Foto: Tanea Pires/ Relações Públicas do Grupo A Gazeta.