6.1 C
Amambai
quinta-feira, 25 de junho de 2026
Início Site Página 851

Eleições 2024: pessoas em situação de rua, um problema de todos

0
© Jose Cruz/Agência Brasil

Diego Augusto vive há cinco anos em situação de rua no centro do Rio de Janeiro. Nesse tempo, passou por todos os equipamentos de acolhimento municipais e estaduais. A avaliação que faz deles é negativa: albergues infestados por percevejos, educadores sociais que chama de “opressores sociais” e estrutura ineficiente para o trabalho com saúde mental.

Enquanto sobram problemas, falta paciência para ouvir promessas vazias das autoridades. Chega a época de eleições, os futuros prefeitos, os futuros vereadores, os futuros candidatos aparecem. Querem mostrar que estão fazendo algo. Mas, tudo isso não passa de hipocrisia. Eu incentivo as pessoas a lutar e a se manifestar, a mostrar na mídia a indignação pelos direitos violados”, diz Diego.

As eleições municipais de 2024 são um dos caminhos para a população brasileira se manifestar em defesa daqueles, como Diego, que não têm moradia e vivem em situação precária nas ruas do país. Estruturas de acolhimento e de assistência social são de competência das prefeituras. Cabe aos eleitores, portanto, estarem atentos aos planos de governo dos candidatos e os pressionarem a incluir o tema em suas discussões.

“Pessoas em situação de rua têm voz própria. Eles têm fóruns de defesa dos seus direitos e representações como sujeitos coletivos em vários movimentos sociais. Importante lembrar que eles também votam, embora não a totalidade. Então, têm uma organização política, mas não podem lutar sozinhos. É importante que a gente também fortaleça essa luta, ampliando, dando voz e visibilidade às necessidades dessa população”, defende Ana Paula Mauriel, assistente social e professora da Universidade Federal Fluminense (UFF).

Números do problema

Depois de muita luta dos movimentos sociais, a Política Nacional para a População em Situação de Rua foi instituída pelo Decreto nº 7.053, de 23 de dezembro de 2009. Havia a previsão de assistência social, saúde, moradia, entre outras ações. Mas a resposta dos municípios foi muito baixa. Em 2023, apenas 18 cidades haviam aderido à política em um universo de 5.570 municípios no país.

Porto Alegre (RS), 20/05/2024 – CHUVAS RS- LIMPEZA - Morador de rua procura no lixo e nos entulhos algo que possa ser útil, após comerciantes limparem as lojas para retomar os negócios no Centro Histórico de Porto Alegre. Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil
Porto Alegre – Morador de rua procura no lixo e nos entulhos algo que possa ser útil – Foto Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

Em dezembro de 2023, o governo federal lançou o “Plano Ruas Visíveis – Pelo direito ao futuro da população em situação de rua”, com investimento inicial de R$ 982 milhões. Uma espécie de atualização do plano de 2009, baseados em sete eixos: assistência social e segurança alimentar; saúde; violência institucional; cidadania, educação e cultura; habitação; trabalho e renda; e produção e gestão de dados. Até o momento, apenas o Rio de Janeiro e Belo Horizonte aderiram ao plano.

“O padrão de atuação com a população em situação de rua é um recolhimento pela violência ou pelo encarceramento via saúde mental. Sempre se priorizou uma política de higienização. E isso vem aumentando desde a pandemia nos grandes centros urbanos. A ideia de recolhimento compulsório das pessoas e a retirada dos pertences delas”, analisa a professora Ana Paula Mauriel.

Uma dificuldade importante para pensar políticas públicas voltadas a essa população é a falta de informações atualizadas. A única pesquisa nacional é de 2008, o 1º Censo e Pesquisa Nacional sobre a População em Situação de Rua, que identificou quase 32 mil pessoas acima de 18 anos em 71 cidades. O Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC) divulgou relatório em 2023 que aponta a existência de 236.400 pessoas nessa situação. Os dados se baseiam no Cadastro Único (CadÚnico) para Programas Sociais.

A população em situação de rua se concentra nos grandes centros urbanos. Cerca de 90% dela vivem em dez cidades: São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte Salvador, Brasília, Fortaleza, Porto Alegre, Curitiba, Campinas e Florianópolis. A cidade de São Paulo sozinha tem 41%.

Alguns municípios fazem levantamentos próprios, mas também têm problemas de atualização. Um exemplo é São Paulo, que aplicou o último censo em 2021. Nele constavam 31.884 pessoas. O Observatório Brasileiro de Políticas Públicas com a População em Situação de Rua, do Polo de Cidadania da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), usou dados do CadÚnico que mostram 64.818 pessoas nessa condição em 2023. Os pesquisadores dizem que a gestão municipal paulista teve a pior taxa de atualização do cadastro, quando comparada à de outras capitais.

Competências municipais

Além de um mapeamento atualizado das pessoas que estão em situação de rua, o eleitor pode ficar atento para a estrutura assistencial e de saúde especializada que o município oferece: se existem unidades suficientes, se elas estão em boas condições de funcionamento e se oferecem atendimento adequado aos usuários.

Um dos serviços municipais exclusivos para essa população é o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas). Ele tem a função de escuta, acolhimento, orientação, encaminhamento e articulação da rede socioassistencial.

São Paulo (SP) 21/02/2024 - Estudo da UFMG mostra aumento do número de moradores de rua na capital. Moradores de rua recebem comida na Sé em SP.Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil
São Paulo – Estudo da UFMG mostra aumento do número de moradores de rua na capital – Foto Paulo Pinto/Agência Brasil

Há também o Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP). Ele deve promover o acesso a espaços de guarda de pertences, de higiene pessoal, de alimentação e de emissão de documentação civil. Também proporciona endereço institucional como referência para o usuário.

Existem ainda os serviços de acolhimento, que são os abrigos, casas de passagem e repúblicas. Um dos principais problemas, nesses casos, é o número insuficiente de vagas. O município do Rio de Janeiro é um exemplo disso. Em 2022, havia 7.865 pessoas em situação de rua e o número de vagas de acolhimento era de 2.200. Ou seja, o déficit era de 5.665 vagas.

No que se refere aos serviços de saúde, além do acesso ao Sistema Único de Saúde (SUS), a população em situação de rua conta com um serviço específico: o Consultório na Rua. Um programa com diferentes profissionais que fazem atendimento fixo ou móvel. São oferecidos cuidados básicos, como curativos, remédios, orientações de cuidado e encaminhamentos para unidades de saúde. Em 2023, o Consultório na Rua estava presente em 138 municípios.

“Os candidatos devem estar atentos aos serviços especializados de abordagem social e de saúde. Não é a polícia batendo, recolhendo pertences e jogando em qualquer outro canto. É uma abordagem com equipe capacitada que chega junto à população de rua, que vai conversar e acolher. Tem psicólogos, assistentes sociais. Não se trata de uma questão de segurança pública, mas de assistência social”, diz Ana Paula Mauriel.

Para quem está em condição extrema há tanto tempo, é difícil acreditar que os poderes municipais por si só tenham interesse em transformar a realidade dos que vivem nas ruas. Por isso, Diego Augusto entende que um futuro melhor, com a garantia de todos os direitos, depende do envolvimento de toda a sociedade.

“Eu não vejo mais esperança nas autoridades municipais de tentar solucionar ou evoluir as condições das pessoas em situação de rua, de jeito nenhum. A sociedade civil sim. Quando a sociedade civil se organizar para manifestar e lutar pelos seus direitos violados, aí, sim, os direitos virão para as nossas vidas”, disse Diego.

Aldeia Amambai sedia o 3º Torneio de Futebol Tataré neste final de semana

0
Foto: Divulgação

Neste final de semana, nos dias 28 e 29 de setembro, a Aldeia Amambai será palco do 3º Torneio de Futebol Tataré, com premiação para as categorias masculina e feminina. O evento, que tem como objetivo fomentar o futebol no município, conta com o apoio da Intech Telecom TV.

A competição acontecerá no Campo Tataré, mais conhecido como Campo do Zebeio, e reunirá atletas das Aldeias Amambai, Jaguari, Limão Verde, Guaimbé e Taquaperi. As equipes disputarão prêmios em dinheiro, com a seguinte premiação:

  • 1º Lugar: R$ 700,00
  • 2º Lugar: R$ 500,00
  • 3º Lugar: R$ 200,00

As inscrições antecipadas podem ser feitas por R$ 65,00, enquanto no dia do evento a taxa será de R$ 75,00. Quem quiser participar poderá fazer a inscrição no próprio local. Para mais informações, entre em contato pelos números (67) 99148-3092 ou (67) 99188-1465.

Fonte: A.N /Grupo A Gazeta

Conselho da Arauco aprova investimentos de R$ 25,1 bilhões para a fábrica de celulose em Inocência

0
Fotos: Arquivo

O conselho de administração da Arauco aprovou ontem (24) um investimento global de US$ 4,6 bilhões, ou o equivalente a R$ 25,1 bilhões, para a construção da primeira fábrica de celulose do grupo chileno no Brasil em Inocência. A companhia elevou a capacidade produtiva que terá a futura unidade em relação aos planos anunciados inicialmente: de 2,5 milhões de toneladas para 3,5 milhões de toneladas de fibra de eucalipto por ano.

O principal fornecedor do Projeto Sucuriú será a finlandesa Valmet, responsável por entregar cerca de 50% do projeto industrial. O escopo do contrato inclui as áreas de processo regulares, uma unidade de gaseificação que vai gerar biocombustível para abastecer os fornos de cal da operação, uma caldeira de recuperação química –  maior do mundo em capacidade no setor e uma caldeira de biomassa.

O grupo tem previsão de começar suas operações na fábrica no último trimestre de 2027, mas ressaltou que a data “pode estar sujeita a mudanças e eventuais adiamentos que possam ser necessários durante o desenvolvimento” do projeto, que já está em fase de terraplanagem.

Ao ser concluída, a fábrica deve superar a mais nova unidade de produção da Suzano, que entrou em operação no final de julho deste ano em Ribas do Rio Pardo, também no Mato Grosso do Sul, com uma linha única de produção com capacidade para 2,55 milhões de toneladas.

Conselho da Arauco aprova investimentos de R$ 25,1 bilhões para a fábrica de celulose em Inocência

Segundo o secretário de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc), Jaime Verruck, a fábrica que já está com as obras em andamento na cidade de Inocência, dependia desta aprovação para dar andamento ao projeto.

“A fábrica já está licenciada, iniciou as obras de terraplenagem mas dependia essencialmente da definição da tecnologia que  iria utilizar e qual fornecedor de equipamentos iria fazer toda estruturação da obra em Inocência. O que foi aprovado agora no conselho de administração foi exatamente a ampliação dessa planta. A grande notícia é que o Mato Grosso do Sul que já tinha uma planta em Ribas do Rio Pardo de 2,5 milhões de toneladas de celulose, considerada a maior fábrica e linha única do mundo, agora terá uma unidade com a sua capacidade ampliada. Então a Arauco anuncia uma fábrica de 3,5 milhões de toneladas, ou seja entre o empreendimento anterior e este nós ganhamos uma unidade adicional de um milhão de toneladas”, comemorou Verruck.

O investimento previsto também foi elevado para US$ 4,6 milhões também foi destacado pelo secretário.

“São notícias relevantes para o nosso vale da celulose, que tem se demonstrado de alta tecnologia, de alta performance, de ampliação significativa da base de produção de florestas. O Estado mostra mais uma vez que é uma referência mundial, toda essa estrutura do Vale de Celulose, com um anúncio por parte da Arauco, de ampliação da sua capacidade produtiva para 3,5 milhões de toneladas”, comentou.

A Arauco financiará a fábrica de celulose emitindo dívida, realizando um aumento de capital de até 1,2 bilhão de dólares e usando recursos próprios, afirmou a companhia em comunicado.

A unidade da Arauco será instalada a 50 quilômetros da cidade de Inocência, na margem esquerda do Rio Sucuriú, região onde a Arauco afirma operar desde 2009 com manejo florestal e comercialização de madeira. Inocência está localizada a cerca de 250 quilômetros de Ribas do Rio Pardo.

Conselho da Arauco aprova investimentos de R$ 25,1 bilhões para a fábrica de celulose em Inocência

A fábrica da Arauco vai gerar mais de 400 megawatts (MW) de eletricidade, dos quais cerca de 200 MW serão destinados para o consumo interno da unidade industrial e o restante para venda ao sistema.

A energia excedente – suficiente para abastecer uma cidade de mais de 800 mil habitantes – será disponibilizada ao sistema nacional.

Segundo a Arauco, o Governo do Mato Grosso do Sul possui uma política industrial e florestal “bem estruturada para o setor” e o Estado tem um clima “muito favorável” à plantação de eucalipto. A árvore demora cerca de sete anos para crescer e atingir o ponto ideal de corte no Estado. “É metade do tempo que essa árvore demora para crescer no Chile (12 anos)”, afirmou a companhia.

Na avaliação do titular da Semadesc, a fábrica terá uma alta capacidade de produção de energia limpa.

“O próprio comunicado estabelece uma energia, uma produção de 220 megawatts adicionais que vão ser colocados na rede, isso permitiria abastecer uma cidade praticamente do tamanho de Campo Grande. Além disso, eles vão consumir quase 200 mega, então produz 400 mega e 220 mega são colocados no mercado. Para isso, nós acabamos de licenciar recentemente um linhão ligando Inocência a fábrica, até o município de Selvíria, em Ilha Solteira, onde essa energia será alocada na rede nacional”, acrescentou.

Consolidação do Vale da Celulose

O secretário Jaime Verruck ainda destaca que o anúncio da Arauco é um importante marco para o Estado, dando continuidade a estratégia do desenvolvimento do Vale da Celulose.

“O anúncio da Arauco, Dentro do plano estratégico do desenvolvimento da indústria de base florestal no Mato Grosso do Sul. Recentemente, inclusive, nós anunciamos o pedido de licenciamento da Bracell para o município de Água Clara. E tudo isso, agora, numa estrutura muito planejada, de avaliação dos impactos sociais, de quais são as medidas que tanto o Governo, como a empresa, como a prefeitura vão ter que tomar para que ocorra a implantação da indústria e também, obviamente, os benefícios necessários. Vamos gerar prosperidade do desenvolvimento e vamos fazer o processo de inclusão desses municípios, das pessoas que moram e trabalham no Mato Grosso do Sul”, concluiu.

DOF recupera dois veículos com registros criminais em Itaquiraí

0
Foto: Assessoria/DOF

Policiais militares do DOF (Departamento de Operações de Fronteira) apreenderam na madrugada desta quarta-feira (25), na zona rural de Itaquiraí, uma camioneta Toyota Hilux SW4 com registro de furto e uma Mitsubishi ASX com adulteração no sinal de identificador veicular. Na ação ninguém foi preso.

Os militares faziam bloqueio na BR-487, quando deram ordem de parada ao condutor da Hilux, que não obedeceu. Durante acompanhamento, o motorista adentrou em uma estrada de chão no Assentamento Santo Antônio. Após alguns quilômetros ele abandonou o veículo e fugiu a pé em meio a uma mata. Buscas foram feitas, mas nenhum suspeito foi localizado.

Durante checagem aos agregados do automóvel, os policiais constataram que o veículo havia sido furtado na cidade de Maringá (PR). Na mesma estrada, os policiais também localizaram a ASX abandonada, que apresentava adulteração nos sinais de identificação.

Os dois veículos foram encaminhados à Delegacia da Polícia Civil de Itaquiraí. A ação envolvendo os policiais do DOF aconteceu dentro do Programa Protetor das Fronteiras e Divisas, parceria da Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública) com o MJSP (Ministério da Justiça e Segurança Pública) em parceria com a Operação Ágata Fronteira Oeste, do Ministério da Defesa.

DOF recupera dois veículos com registros criminais em Itaquiraí

R$ 500 mil em emendas de Lia Nogueira fortalecem projetos de inclusão social em MS

0
Foto: Assessoria

Ao destinar R$500 mil em emendas parlamentares, em 2024, para a área da assistência social, a deputada estadual Lia Nogueira (PSDB) reafirmou seu compromisso com projetos sociais que transformam vidas em vários municípios de Mato Grosso do Sul. Os recursos, já integralmente pagos, apoiam projetos que promovem a inclusão social, capacitação profissional e o acolhimento de pessoas em situação de vulnerabilidade.

Essas emendas estão mudando realidades. Em Campo Grande, por exemplo, o projeto MEIMEI abre as portas do mundo digital para crianças e adolescentes de famílias com baixa renda, oferecendo a elas o acesso à tecnologia que pode fazer a diferença no futuro dos assistidos. No mesmo município, o Projeto Mãos que se Unem Colhem Resultados, do Movimento de Apoio Social Campo Grandense, oferece acolhimento para idosos, com foco na saúde emocional e reintegração social. Já a Associação de Apoio de Pacientes com Câncer Amigos do Chitão promove palestras e oficinas sobre saúde e bem-estar, com orientações sobre alimentação saudável para pacientes em tratamento.

Mas o impacto não fica apenas na capital. Em Caarapó, o Projeto Benjamim, da Associação Vale da Esperança, proporciona uma nova chance a mulheres que enfrentam situações de violência e vulnerabilidade. Elas recebem capacitação profissional para reconstruírem suas vidas com dignidade e independência, além de apoio emocional. Em Dourados, o Instituto Fuzy, com o Projeto Mimos Ziy, empodera mulheres por meio da costura criativa, transformando habilidades manuais em fonte de renda e, mais do que isso, em fortalecimento pessoal.

Em São Gabriel do Oeste, o Projeto Renovando, da Comunidade Kolping São Francisco de Assis, oferece qualificação em cursos da área de alimentação, proporcionando oportunidades para quem mais precisa transformar sua realidade. E projetos como o Bombeiros do Amanhã, em Dourados e Campo Grande, garantem melhores condições de atividades para adolescentes, com a aquisição de novos uniformes.

Além desses, instituições como o Lar Ebenezer Hilda Maria Correa, em Dourados, e a APAE de Coronel Sapucaia, que trabalham com a inclusão de pessoas com deficiência e o acolhimento de crianças e adolescentes, também foram contempladas, assegurando que aqueles que mais precisam continuem recebendo o apoio necessário.

Para a deputada Lia Nogueira, investir em projetos como esses é essencial para garantir que o desenvolvimento social chegue a todos. “Essas emendas garantem que os recursos cheguem onde são realmente necessários. Nosso objetivo é fortalecer ações que transformam vidas, oferecendo inclusão e criando oportunidades para aqueles que mais precisam de apoio,” afirmou Lia.

As emendas reforçam o compromisso da deputada com a assistência social, promovendo não apenas a melhoria da qualidade de vida, mas também a construção de um futuro mais justo e inclusivo para as populações vulneráveis de Mato Grosso do Sul.

TSE aprova uso da força federal nas eleições em cidades de 12 estados

0
© TOM COSTA/MJSP

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou nesta terça-feira (24) o envio de militares federais para realizar a segurança de locais de votação no primeiro turno das eleições municipais, que será realizado no dia 6 de outubro.

Por unanimidade, os ministros aprovaram um pacote de 53 processos para garantir o envio de soldados das Forças Armadas para municípios dos estados de Tocantins, Piauí, Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul, Amazonas, Ceará, Maranhão, Acre, Mato Grosso, Pará, Paraíba e Rio Grande do Norte.

Durante a sessão, a presidente do TSE, Cármen Lúcia, destacou que a requisição de forças federais é um procedimento comum que ocorre em todas as eleições.

“Os governadores comunicam aos tribunais regionais eleitorais (TREs) que eles precisam de forças federais para garantir a votação e a apuração”, ressaltou a ministra.

O envio de tropas federais ocorre quando um município informa à Justiça Eleitoral que não tem capacidade de garantir a normalidade do pleito com o efetivo policial local. 

PF cumpre 140 mandados em operação contra abuso sexual de crianças

0
© Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

A Polícia Federal cumpre nesta manhã 141 mandados de busca e apreensão, em todas as unidades da federação, contra suspeitos de armazenar e compartilhar material de abuso sexual infantojuvenil.

A Operação Terabyte conta com o trabalho de mais de 750 policiais, entre federais e civis. Além disso, a Polícia Federal contou com o apoio da Agência de Investigação Interna (Homeland Security Investigations – HSI), da Embaixada dos Estados Unidos.

A operação busca identificar e prender criminosos em todo o país que agem, principalmente, na internet com o intuito de armazenar e compartilhar material de abuso sexual de crianças e adolescentes. 

O nome da operação – Terabyte – foi escolhido porque “terabyte” é o nome dado à unidade de armazenamento de dados cibernéticos e que equivale a 1.000 (um mil) gigabytes. A operação objetiva investigar, primordialmente, indivíduos que tenham ou trafeguem grande quantidade de material de abuso sexual infantil.

De acordo com a corporação, de dezembro de 2023 a agosto de 2024, foram cumpridos 1.291 mandados de prisão de abusadores sexuais que estavam pendentes.

A Polícia Federal alerta aos pais e responsáveis sobre a importância de monitorar e orientar seus filhos no mundo virtual e físico, protegendo-os dos riscos de abusos sexuais. 

Veículo com sinais de identificação adulterados é apreendido pelo DOF em Naviraí

0
Foto: Assessoria/DOF

Policiais militares do DOF (Departamento de Operações de Fronteira) aprenderam na madrugada desta quarta-feira (25), um veículo Chevrolet Prisma cor branca que estava com os sinais de identificação adulterados.

Os militares realizavam um bloqueio policial para fiscalização na rodovia BR-487, área rural do município de Naviraí, quando deram a ordem de parada ao condutor de 41 anos de idade. O homem disse que seguia de uma fazenda no município, até a cidade paranaense de Campo Mourão.

O documento do veículo, apresentado pelo condutor, divergia da numeração constante no motor do Prisma. A ocorrência foi registrada e entregue, juntamente com o veículo e o condutor, na Delegacia da Polícia Civil em Naviraí.

A ação envolvendo os policiais do DOF aconteceu dentro do Programa Protetor das Fronteiras e Divisas, parceria da Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública) com o MJSP (Ministério da Justiça e Segurança Pública) em parceria com a Operação Ágata Fronteira Oeste, do Ministério da Defesa.

Lançamento do Livro “Adolescer” acontece nesta quinta-feira (26) em Amambai

0
Foto: Divulgação

No dia 26 de setembro, às 19h30, a UEMS de Amambai será o palco do lançamento do livro “Adolescer”, que reúne textos e desenhos de adolescentes da cidade. Este evento é especialmente significativo, pois ocorre na semana em que Amambai celebra seu 76º aniversário, no dia 28 de setembro.

O livro “Adolescer” apresenta uma coletânea de textos variados e de diversos gêneros, permitindo que o leitor faça uma viagem única por relatos que retratam a realidade dos jovens. Os textos abordam momentos de alegria e tristeza, levando o leitor a se envolver de tal forma que parece viver as experiências narradas. Cada texto marca uma época e uma vida, refletindo realidades pessoais, familiares e questões regionais, sempre com as profundas marcas de seus autores.

Os organizadores do livro, Edirley Viana Vieira e o professor José Carlos, destacam a importância do envolvimento dos adolescentes na construção de uma sociedade mais justa. Em uma conversa, Edirley compartilhou sua motivação: “No ano passado, a Sedesc abriu um edital para o movimento cultural de Amambai, com recursos da Lei Paulo Gustavo. Eu, como representante da literatura, me interessei. A princípio, pensei em apresentar um projeto a meu favor, mas logo percebi que os adolescentes poderiam contribuir com novas ideias.”

A proposta ganhou força após Edirley conversar com Rogério, presidente da Academia Amambaiense de Letras (ACAL), que apoiou a ideia de envolver os jovens na criação de um livro. Juntamente com José Carlos, Edirley apresentou o projeto à Alessandra Tavares, diretora de cultura da SEDESC, que também acolheu a iniciativa. “Saímos de escola em escola apresentando o projeto, e muitos jovens se engajaram, preenchendo fichas com textos e desenhos, o que culminou neste livro ADOLESCER”, contou Edirley.

A população está convidada a prestigiar o lançamento e a celebrar junto com a cidade essa nova contribuição literária, que certamente refletirá a criatividade e o potencial transformador da juventude amambaiense.

Fonte: A.N./Grupo a Gazeta

Polícia Civil esclarece roubo a residência e apreende adolescente suspeito em Mundo Novo

0
Foto: Assessoria/PCMS

Na tarde de ontem (24), policiais civis da Delegacia de Mundo Novo esclareceram um roubo majorado por emprego de arma de fogo e apreenderam um adolescente de 17 anos, suspeito do crime. O fato ocorreu na manhã do dia 24 de agosto, no bairro Vila Nova.

A investigação apontou que o suspeito portava uma arma de fogo, do tipo revólver e aproveitou que um portão estava aberto invadindo a residência da vítima.

No local estava apenas uma mulher de 38 anos.

O suspeito anunciou o assalto e permaneceu por mais de 40 minutos na residência, mantendo a vítima refém. Ao final, fugiu do local levando pertences e dinheiro.

Após investigações, os policiais identificaram o adolescente de 17 anos como suspeito do delito. Ele foi encaminhado à delegacia e em entrevista confessou o crime.

O delegado responsável pelas investigações, representou pelo internamento do adolescente que foi deferida pelo juízo da 2ª Vara da Comarca de Mundo Novo.

Durante a tarde, os policiais deram cumprimento ao mandado de busca e apreensão contra o adolescente que já possui extensa ficha criminal. Ele foi encaminhado à cadeia pública local, onde permanece custodiado, aguardando transferência para uma das UNEIS do Estado.

Competição que homenageia Jamir Signori começa com duas partidas nesta quarta-feira (25) em Amambai

0
Clube Tereré foi o time campeão da primeira edição da Copa Jamir Signori, realizada em 2023. Foto: Divulgação

Redação

A 2ª Copa Jamir Signori de Futebol Suíço terá sua primeira rodada de jogos nesta quarta-feira, dia 25, no Clube Tereré, em Amambai. O evento, que presta homenagem ao empresário Jamir Signori, falecido em 2022, conta com a participação de atletas da categoria master, voltada para jogadores acima de 40 anos.

As partidas da noite incluem confrontos entre equipes das chaves A e B. Às 19h, pelo grupo A, o time Amigos da Bola Tereré enfrenta o Alfa 7 FC. Já às 20h, na chave B, o Clube Tereré jogará contra o Desportivo Ovando.

A edição 2024 do campeonato é composta por essas duas chaves. Na Chave A estão os times União Esporte Clube, Alfa 7 FC, Amigos da Bola Tereré e Associação Querência, enquanto a Chave B conta com Clube dos 40, Camisa 10, Desportivo Ovando e Clube Tereré.

A competição é dedicada à memória de Jamir Signori, conhecido por sua contribuição ao esporte local, tendo sido técnico da Seleção de Amambai, vice-campeã da Copa Morena em 1984, e também da Associação Atlética Milionários nos anos 1990.

Caixa paga Bolsa Família a beneficiários com NIS de final 7

0
© Lyon Santos/ MDS

A Caixa Econômica Federal paga nesta quarta-feira (25) a parcela de setembro do novo Bolsa Família aos beneficiários com Número de Inscrição Social (NIS) de final 7.

O valor mínimo corresponde a R$ 600, mas com o novo adicional o valor médio do benefício sobe para R$ 684,27. Segundo o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, neste mês o programa de transferência de renda do Governo Federal alcançará 20,71 milhões de famílias, com gasto de R$ 14,14 bilhões.

Além do benefício mínimo, há o pagamento de três adicionais. O Benefício Variável Familiar Nutriz paga seis parcelas de R$ 50 a mães de bebês de até seis meses de idade, para garantir a alimentação da criança. O Bolsa Família também paga um acréscimo de R$ 50 a famílias com gestantes e filhos de 7 a 18 anos e outro, de R$ 150, a famílias com crianças de até 6 anos.

No modelo tradicional do Bolsa Família, o pagamento ocorre nos últimos dez dias úteis de cada mês, escalonado conforme o dígito final do NIS. O beneficiário poderá consultar informações sobre as datas de pagamento, o valor do benefício e a composição das parcelas no aplicativo Caixa Tem, usado para acompanhar as contas poupança digitais do banco.

Moradores do Rio Grande do Sul, afetados por enchentes de abril a junho, do Amazonas e do Acre, afetados pela seca, receberam o pagamento do Bolsa Família de forma unificada no último dia 17, independentemente do número do NIS. O pagamento unificado também beneficiou 45 municípios de São Paulo afetados por incêndios florestais, cinco municípios de Roraima que sofrem com a desnutrição do povo Yanomami e a cidade de Pinhão, no Paraná, afetada por fortes chuvas.

A partir deste ano, os beneficiários do Bolsa Família não têm mais o desconto do Seguro Defeso. A mudança foi estabelecida pela Lei 14.601/2023, que resgatou o Programa Bolsa Família (PBF). O Seguro Defeso é pago a pessoas que sobrevivem exclusivamente da pesca artesanal e que não podem exercer a atividade durante o período da piracema (reprodução dos peixes).

Regra de proteção

Cerca de 2,64 milhões de famílias estão na regra de proteção em setembro. Em vigor desde junho do ano passado, essa regra permite que famílias cujos membros consigam emprego e melhorem a renda recebam 50% do benefício a que teriam direito por até dois anos, desde que cada integrante receba o equivalente a até meio salário mínimo. Para essas famílias, o benefício médio ficou em R$ 372,07.

Brasília (DF) 19/11/2024 - Arte calendário Bolsa Família Setembro 2024Arte Agência Brasil
Arte calendário Bolsa Família Setembro 2024 – Arte Agência Brasil

Auxílio Gás

Neste mês não haverá o pagamento do Auxílio Gás, que beneficia famílias cadastradas no CadÚnico. Como o benefício só é pago a cada dois meses, o pagamento voltará em outubro.

Só pode receber o Auxílio Gás quem está incluído no CadÚnico e tenha pelo menos um membro da família que receba o Benefício de Prestação Continuada (BPC). A lei que criou o programa definiu que a mulher responsável pela família terá preferência, assim como mulheres vítimas de violência doméstica.

As festividades de 76 anos de Amambai já começaram! Confira o que ainda tem por vir

0
Foto: Divulgação

No sábado, 21 de setembro, a cidade de Amambai deu início às celebrações com o show de manobras radicais do Cachorrão Motoshow, que fez parte do esquenta para o 10º Trilhão Tatu Peba 2024. No dia seguinte, dia 22 de setembro, o Trilhão aconteceu no CTG Sentinela de Amambai, apresentando uma trilha desafiadora e uma premiação que superou os R$ 40.000,00, incluindo uma moto CRF 250F ou R$ 20.000,00 em PIX.

As festividades de 76 anos de Amambai já começaram! Confira o que ainda tem por vir
Foto: Divulgação

Ainda no domingo, o 6º Campeonato de Som e Rebaixados movimentou o Parque de Exposições de Amambai, atraindo apaixonados por carros personalizados e som automotivo. O evento durou das 9h às 19h e avaliou a qualidade dos sistemas de som e o rebaixamento dos veículos.

As festividades de 76 anos de Amambai já começaram! Confira o que ainda tem por vir
Foto: Divulgação

Mas as comemorações ainda param por aí! Entre os dias 25 e 29 de setembro, o Ginásio de Esportes Flávio Derzi receberá a 13ª Feira das Flores, organizada pela Associação Cultural Amambaiense, em parceria com o Sítio das Orquídeas e o Viveiro Daza Luz. A feira funcionará das 8h às 19h, com horário reduzido no dia 29, das 8h às 12h. Será uma excelente oportunidade para moradores e visitantes conhecerem e adquirirem diversas espécies de flores e plantas ornamentais.

As festividades de 76 anos de Amambai já começaram! Confira o que ainda tem por vir
Foto: Divulgação

No dia 27 de setembro, a festa continuará com shows ao vivo na Praça Coronel Valêncio de Brum. A atração principal será o grupo Atitude 67, famoso por sucessos como Cerveja de Garrafa e Saideira. O evento contará também com as apresentações da dupla Renato & Rennan e do Trio Violada, prometendo uma noite repleta de música e diversão.

As festividades de 76 anos de Amambai já começaram! Confira o que ainda tem por vir
Foto: Divulgação

As comemorações de aniversário de Amambai trazem alegria e cultura para toda a população. Fique atento à programação e não perca esses grandes momentos!

Fonte: A.N./Grupo A Gazeta

1º Desafio Ultrapassando Barreiras será realizado no domingo (29) na Vila Nossa Senhora Aparecida

0
Uma das atividades será uma disputa de cabo de guerra. Foto: Freepik/Ilustrativa

Redação

No próximo domingo, dia 29, a partir das 14h, será realizado o “1º Desafio Ultrapassando Barreiras” na Vila Nossa Senhora Aparecida, em frente ao Supermercado Legal, em Amambai. O evento, voltado exclusivamente para as crianças da região, contará com atividades esportivas e uma palestra do atleta Itamar dos Santos.

Em entrevista ao Jornal A Gazeta, Itamar destacou o objetivo principal do evento: “Queremos promover o esporte em áreas desfavorecidas do município, começando por essas localidades. A ideia é oferecer apoio às crianças e mantê-las envolvidas em atividades saudáveis”, explicou o atleta. Sobre a palestra, ele afirmou: “Vou compartilhar minha trajetória, desde o início até minha chegada a Amambai e ao atletismo, relatando as conquistas. Minha intenção é inspirá-las com minha história.”

Itamar dos Santos é destaque no atletismo estadual e na seleção brasileira master. Ele acumula sete títulos estaduais nos 110 metros com barreira e seis nos 400 metros com barreira, além de ser bicampeão brasileiro na categoria master.

Entre as competições programadas, haverá corridas de 100 metros para crianças e adolescentes, divididas nas categorias de 6 a 10 anos e de 11 a 15 anos, com troféus para os três primeiros colocados de cada uma. Além disso, será realizada uma disputa de cabo de guerra, dividida entre as mesmas faixas etárias, com medalhas de participação.

Para obter mais informações e realizar inscrições, entre em contato com o presidente Valdecir pelo telefone/WhatsApp (67) 99283-4505.

1º Desafio Ultrapassando Barreiras será realizado no domingo (29) na Vila Nossa Senhora Aparecida
Foto: Divulgação

Os falsos profetas, mestres e doutores – Por Eloir Vieira

0

“E, por avareza, farão de vós negócio com palavras fingidas; sobre os quais já de largo tempo não será tardia a sentença, e a sua perdição não dormita” (2ªPe 2.3).

A Bíblia nos alerta a respeito de falsos profetas, doutores e mestres que, astutamente, usam a Palavra de Deus em nome de Jesus, falsamente, para enganar, levando o povo a se desviar da verdade, e se afastar de Deus. Entretanto, eles mesmos se autodestroem: E também houve entre o povo falsos profetas, como entre vós haverá também falsos doutores, que introduzirão encobertamente heresias de perdição e negarão o Senhor que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina perdição” (2ªPe 2.1).

A meta dos falsos profetas é arrecadar dinheiro ludibriando, dando golpes: “E muitos seguirão as suas dissoluções, pelos quais será blasfemado o caminho da verdade” (2ªPe 2.2). Jesus já havia alertado a igreja:Acautelai-vos, porém, dos falsos profetas, que vêm até vós vestidos como ovelhas, mas interiormente são lobos devoradores” (Mt 7.15).

As pessoas não se importam em estudar a Palavra de Deus numa escola bíblica na igreja e aprender a verdade. Elas querem revelações, milagres e palavras que massageiam o seu ego. Os falsos profetas, mestres e doutores, se aproveitam disso e fazem negócio com elas; assim, ganham muito dinheiro. Porém, a sua perdição não demora a acontecer: “E, por avareza, farão de vós negócio com palavras fingidas; sobre os quais já de largo tempo não será tardia a sentença, e a sua perdição não dormita” (2ªPe 2.3).

Os falsos mestres se desviaram da verdade; precisam se arrepender: “Porquanto se, depois de terem escapado das corrupções do mundo, pelo conhecimento do Senhor e Salvador Jesus Cristo, forem outra vez envolvidos nelas e vencidos, tornou-se-lhes o último estado pior do que o primeiro. Porque melhor lhes fora não conhecerem o caminho da justiça do que, conhecendo-o, desviarem-se do santo mandamento que lhes fora dado. Deste modo, sobreveio-lhes o que por um verdadeiro provérbio se diz: O cão voltou ao seu próprio vômito; a porca lavada, ao espojadouro de lama” (2ªPe 2.20-22).

Temos que tomar cuidado com a avareza, que é um tipo de idolatria, e idolatria é pecado! Avareza: Característica de quem é avarento, de quem tem apego excessivo ao dinheiro, às riquezas: “Porque bem sabeis isto: que nenhum fornicador, ou impuro, ou avarento, o qual é idólatra, tem herança no Reino de Cristo e de Deus” (Ef 5.5).

A quem servimos? A Deus ou a Mamom? O nosso Senhor tem que ser Deus, não o dinheiro: “Ninguém pode servir a dois senhores, porque ou há de odiar um e amar o outro ou se dedicará a um e desprezará o outro. Não podeis servir a Deus e a Mamom. Por isso, vos digo: não andeis cuidadosos quanto à vossa vida, pelo que haveis de comer ou pelo que haveis de beber; nem quanto ao vosso corpo, pelo que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o mantimento, e o corpo, mais do que a vestimenta?” (Mt 6.24,25).

As finanças são necessárias para suprir as nossas necessidades; deve vir do fruto do nosso trabalho; e jamais devemos nos apegar ao dinheiro e a outros bens materiais: “Porque o amor do dinheiro é a raiz de toda espécie de males; e nessa cobiça alguns se desviaram da fé e se traspassaram a si mesmos com muitas dores” (1ªTm 6.10).

Policiais militares do DOF participam de treinamento técnico e operacional para combate de roubo a bancos

0
Fotos: Assessoria/DOF

Todo o efetivo do DOF (Departamento de Operações de Fronteira) passa por uma formação técnica, teoria e prática, para o combate aos crimes em instituições bancárias em Mato Grosso do Sul.

O treinamento tem por objetivo familiarizar os militares com o novo fuzil da marca italiana Beretta, modelo ARX-200, calibre 7,62. Após instruções teóricas sobre os componentes e funcionamento do armamento, os policiais estão em estande de tiro para a realização do tiro prático.

Policiais militares do DOF participam de treinamento técnico e operacional para combate de roubo a bancos

Amambai celebra 76 anos com crescimento e expansão

0
Foto: Robson Fritzen

No dia 28 de setembro, Amambai celebra seus 76 anos de história, marcada por um desenvolvimento acelerado e uma visão de futuro promissora. Com uma população crescente, a cidade passou de 39.325 habitantes em 2022 para 41.414 em 2024, segundo dados do IBGE, refletindo o ritmo pujante de crescimento que a região vem experimentando nos últimos anos.

Amambai celebra 76 anos com crescimento e expansão
Foto: Liana Feitosa/Arquivo/Aprosoja-MS

O Produto Interno Bruto (PIB) de Amambai também segue em alta. O município alcançou um PIB de R$ 1,76 bilhão, com destaque para os setores de comércio, prestação de serviços e agronegócio, que representam mais de 70% da economia local. O PIB per capita atingiu R$ 44.913, posicionando a cidade como um importante polo econômico do sul de Mato Grosso do Sul.

Nos últimos anos, Amambai testemunhou avanços significativos em infraestrutura e comércio. A instalação de dois grandes atacarejos e a ampliação da rede hoteleira são exemplos concretos dessa evolução. Além disso, o anúncio da chegada do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) à cidade promete sanar uma antiga carência: a falta de profissionais qualificados, oferecendo novas oportunidades de educação técnica para os jovens.

Amambai celebra 76 anos com crescimento e expansão
Foto: Divulgação

Acompanhando o crescimento do Estado de Mato Grosso do Sul, que está entre os que mais se desenvolvem no país, Amambai segue a mesma tendência. Para os próximos anos, estão previstas melhorias essenciais na infraestrutura, como a conclusão do mini anel rodoviário e o asfaltamento da rodovia que liga Amambai a Juti. Essas obras prometem impulsionar ainda mais a produção agrícola, que tem avançado nas áreas ao redor da cidade.

Outro destaque é a construção de mais de 10 pontes de concreto nos últimos anos, facilitando o transporte de mercadorias e o tráfego local, refletindo o compromisso do município com o desenvolvimento e a melhoria da qualidade de vida de sua população.
Com uma economia sólida e infraestrutura em expansão, Amambai entra em seu 76º aniversário olhando para o futuro, com grandes expectativas de crescimento nos próximos anos.

Fonte: A.N./Grupo A Gazeta

CTG Sentinela de Amambai sedia a 20ª Fase Regional da FEGAMS 2024 com grande programação cultural e competitiva

0
Foto: Divulgação

O CTG Sentinela de Amambai será o anfitrião da 20ª Fase Regional da FEGAMS 2024, que acontecerá nos dias 28 e 29 de setembro no Parque de Exposições de Amambai, Mato Grosso do Sul. O evento, que já se consolidou como um dos mais importantes no calendário tradicionalista do estado, reunirá competidores de várias regiões para celebrar e competir nas diversas categorias que compõem a cultura gaúcha.

A FEGAMS (Federação Gaúcha de Mato Grosso do Sul) é reconhecida por promover a valorização das tradições gaúchas, e nesta edição, os participantes terão a oportunidade de mostrar seu talento em modalidades como Danças Gaúchas de Salão, Danças Tradicionais, Chula, Declamação e Intérprete Individual. As competições estarão divididas em diferentes faixas etárias, incluindo Pré-mirim, Mirim, Juvenil, Adulto, Xiru e Veterano, com categorias masculinas e femininas para declamação e interpretação.

Programação do Evento

O evento terá início no sábado, 28 de setembro, com uma reunião técnica às 8 horas, seguida pelas competições de Danças Gaúchas de Salão para as categorias Veterano, Xiru e Adulto. As apresentações de Chula para as faixas etárias Pré-Mirim e Mirim começam às 9 horas, simultaneamente às competições de Intérprete Individual para as categorias Xiru, Adulto e Veterano.

Durante a tarde, a partir das 13 horas, as Danças Gaúchas de Salão continuam, seguidas pelas apresentações de Chula para as categorias Juvenil, Adulto, Veterano e Vaqueano. A Abertura Oficial do evento está programada para as 17h30, seguida pelas apresentações de Danças Tradicionais.

No domingo, 29 de setembro, as atividades recomeçam às 7h30 com as competições de Danças Tradicionais nas categorias Mirim e Veterano. Após o almoço, às 12 horas, que terá churrasco, arroz, farofa, mandioca, saladas e cuca, as competições continuam com as categorias Juvenil e Adulto. O evento será encerrado com a cerimônia de premiação às 17h30.

Alimentação e Pacotes Especiais

Além das atrações culturais, o CTG Sentinela de Amambai oferecerá uma variedade de refeições para os participantes e público, com pacotes especiais disponíveis:

  • Sexta-feira: Jantar com lasanha, arroz e salada (R$ 40,00).
  • Sábado: Café da manhã com café, leite, bolos e pães (R$ 15,00); Almoço com arroz, creme de milho, mandioca, frango assado e salada (R$ 40,00); Jantar com guisado, arroz, feijão e salada (R$ 40,00).
  • Domingo: Café da manhã com café, leite, bolos e pães (R$ 15,00); Almoço com churrasco, arroz, farofa, mandioca, saladas e cuca (R$ 40,00).

Pacotes especiais incluem:

  • Refeições sexta, sábado e domingo: R$ 190,00.
  • Refeições sábado e domingo: R$ 160,00.

Crianças de 7 a 10 anos pagam metade do valor.

Apoio e Participação

O evento conta com o apoio da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, da Secretaria de Estado de Turismo, Esporte, Cultura e Cidadania (SETESCC) e do Governo de Mato Grosso do Sul. Com entrada franca, o público é convidado a prestigiar esse grande encontro de cultura e tradição, que promete proporcionar momentos inesquecíveis a todos os presentes.

Venha participar e vivenciar a força da tradição gaúcha neste fim de semana imperdível em Amambai!

Fonte: Assessoria

Novilhos precoces respondem por 40% do total de abates de bovinos nas indústrias de MS

0
Fotos: Mairinco de Pauda 

Dos mais de 3,5 milhões de bovinos abatidos no ano passado em Mato Grosso do Sul, 40%, ou 1,3 milhões de cabeças  foram de novilhos precoces, animais jovens com melhor acabamento de carcaça e alta qualidade. Os resultados foram obtidos graças ao trabalho constante de evolução da pecuária sul-mato-grossense, na adoção de tecnologias por parte dos produtores e também a ajuda do programa Precoce MS.

O programa desenvolvido pelo Governo do Estado de MS, por meio da Semadesc (Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), que bonifica o pecuarista pelo acabamento do animal e pelo processo produtivo, passou recentemente por reformulação, igualando ambos os critérios, de modo que as iniciativas sustentáveis, da porteira para dentro, tenham o mesmo peso que o trabalho direcionado ao rebanho.

Novilhos precoces respondem por 40% do total de abates de bovinos nas indústrias de MS
Fórum Precoce MS reuniu 180 participantes para debater o aprimoramento do programa que passou por reformulações

Após a reformulação, em abril de 2024, já são 521 técnicos habilitados, que vistoriam 2.250 estabelecimentos rurais cadastrados. Nos últimos 5 meses o Programa abateu 657.224 animais, em 26 frigoríficos, somando R$ 43.113.303,00 de incentivos repassados.

Com isso o Mato Grosso do Sul, que já é reconhecido pela melhor proteína produzida no Brasil, em breve deverá também ser titulado pelo melhor processo produtivo. Os números foram apresentados durante o Fórum Precoce MS, evento realizado na segunda-feira (23), com o intuito de atualizar os RTs (Responsáveis Técnicos) sobre os novos critérios do Programa Precoce MS. Em parceria com a Associação dos Produtores de Novilho Precoce MS, o Fórum reuniu 180 responsáveis técnicos para debater as novas regras e adequação ao programa.

Novilhos precoces respondem por 40% do total de abates de bovinos nas indústrias de MS
Secretário de Estado Jaime Verruck, na abertura do evento

Durante a abertura do evento, o secretário de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação, Jaime Verruck, destacou o papel da pecuária no contexto da produtividade de Mato Grosso do Sul.

“Apesar de já termos resultados excepcionais, onde já conseguimos reduzir o tempo médio de abate dos animais do Estado em 17 meses. O que nós estamos discutindo hoje com o setor e com as assistências técnicas é um aprimoramento do programa e uma modernização”, salientou o secretário.

Segundo o presidente da Associação Novilho Precoce MS, Rafael Gratão, o programa muda a cara da pecuária estadual. “Entre os objetivos está a oportunidade de nos dedicarmos a uma pecuária diferente, cada vez mais eficiente. Esse processo contribuirá para que possamos vender nossa carne em mercados que pagam mais, como o da Europa, onde tudo é certificado e comprovado”, explica Gratão.

Para o diretor-tesoureiro do Sistema Famasul, Frederico Stella, o Precoce MS merece reconhecimento por sua credibilidade. “Uma nova formulação de ações, como o Precoce MS, sempre gera dúvidas, e este é o lugar certo para esclarecê-las. Aqui estão as pessoas que conhecem o programa e farão a diferença para o desempenho da pecuária no estado”, afirmou, alertando também para o risco de o Programa ser encerrado em 2032, caso não haja alterações na reforma tributária.`

O secretário Jaime Verruck reforça que o programa é uma demonstração do avanço tecnológico da pecuária. “Quando olhamos para a proteína, nos últimos 8 ou 10 anos, constatamos que a pecuária perdeu cerca de 4 milhões de hectares. Às vezes focamos na questão da área, mas, na verdade, foi a pecuária que talvez tenha feito a maior demonstração de ganho e avanço tecnológico no estado, uma vez que se reduziu o tempo médio de abate dos animais, avançamos na qualidade e o peso médio aumentou”, completou. “Estamos produzindo mais carne de qualidade com menos hectares. Entendemos que a pecuária em Mato Grosso do Sul é uma atividade fundamental para o desenvolvimento econômico”, acrescentou.

Novilhos precoces respondem por 40% do total de abates de bovinos nas indústrias de MS
Secretário-executivo de Desenvolvimento Rogério Beretta e presidente da Associação de Novilho Precoce Rafael Gratão em bate-papo com responsáveis técnicos

Aprimoramento

No Fórum, a gestora do Precoce MS, Gladys Espindola apresentou os dados do programa. “Desde o início do programa em 2017, foram mais de R$ 600 milhões repassados aos produtores que obtiveram animais precoces”, salientou a veterinária.

Na avaliação do secretário-executivo de Desenvolvimento Econômico-Sustentável, Rogério Beretta, o encontro foi uma oportunidade de aprimoramento dos responsáveis técnicos que fazem o acompanhamento do programa no campo.

“O objetivo desse evento é fazer esse avanço, mostrar as oportunidades do Precoce MS aos técnicos e produtores. Nossa meta é evoluir para fazer com que todas as mais de duas mil propriedades elevem a eficiência na produção pecuária”, concluiu.

Por onde andam os candidatos a prefeito de Amambai?

0

Com o objetivo de informar a população, o Grupo A Gazeta publica diariamente a agenda de compromissos dos seis candidatos que disputam a prefeitura de Amambai.

Confira abaixo os compromissos de Daniel Lemes Vasques (PCO), Igor Limosine (PRD), Janete Córdoba (PSDB), Luciney Bampi (PT), Renato do Novo (Novo) e Sérgio Barbosa (MDB) para esta quarta-feira (25):

Daniel Lemes Vasques (PCO) – Sem coligação
• A assessoria do candidato não enviou a agenda até o horário estabelecido pela editoria do Grupo A Gazeta.

Igor Limosine (PRD) – Sem coligação
• A assessoria do candidato não enviou a agenda até o horário estabelecido pela editoria do Grupo A Gazeta.

Janete Córdoba (PSDB) – Coligação “Trabalho, Transparência e Resultado”
• Gravação de material de campanha
• Reunião no comércio
• Caminhada no Jardim dos Ipês e na Vila Mangay
• Reunião residencial
• Reunião com o Setor de Segurança Pública

Luciney Bampi (PT) – Coligação “Renovação e Transparência”
• A assessoria do candidato não enviou a agenda até o horário estabelecido pela editoria do Grupo A Gazeta.

Renato do Novo (Novo) – Coligação “Um Novo Tempo para Amambai”
• No momento, o candidato está se dedicando a cuidar da saúde de um familiar. Em breve estará voltando às atividades eleitorais.

Sérgio Barbosa (MDB) – Coligação “Amambai Muito Mais(+) Para Você”
• Caminhada no Por do Sol
• 12h00 – Entrevista na Rádio Jornal
• Caminhada nas vilas Rosa, Copacabana e Por do Sol
• Comício no Por do Sol