6.4 C
Amambai
quinta-feira, 25 de junho de 2026
Início Site Página 850

Polícia Civil elucida tentativa de assalto a lotérica em Coronel Sapucaia

0
O veículo da família, um Toyota Corolla, foi recuperado posteriormente em um cemitério da cidade. Foto: Divulgação/PCMS

Redação

A Polícia Civil de Coronel Sapucaia elucidou uma tentativa de assalto a uma casa lotérica da cidade. O crime ocorreu na madrugada do dia 20 de setembro, quando três indivíduos invadiram a residência dos proprietários da lotérica e, sob ameaças, os conduziram até o estabelecimento.

De acordo com o depoimento de um dos envolvidos, A.F.F., de 27 anos, morador de São Paulo (SP), a ação criminosa teve início após ele acumular uma dívida de R$ 10 mil com um agiota em seu estado, sendo que, para quitar o débito, alugou um carro e planejou vendê-lo por R$ 5 mil no Paraguai. Junto a um amigo, identificado como S., foi ao país vizinho realizar a venda, mas a negociação não saiu como esperado.

Nesse interim, antes de retornarem à divisa entre Coronel Sapucaia e Capitán Bado, eles conheceram um brasileiro identificado como “Cafu”, que sugeriu assaltar a casa lotérica local, alegando já ter observado o local por dias e conhecer os donos.

Ainda conforme o depoimento de A.F.F., na madrugada do dia 20 de setembro, Cafu liderou a invasão à residência das vítimas, utilizando uma chave de fenda para abrir o portão e uma arma de brinquedo do tipo “Airsoft”. Durante a ação, um dos moradores tentou impedir a entrada, levando Cafu a realizar um disparo de arma de fogo.

Após invadir a casa, o trio obrigou o dono a ir até a lotérica, levando seu filho adolescente, sua esposa e uma filha de colo no veículo da família, um Toyota Corolla. No entanto, ao chegarem ao estabelecimento, não encontraram o que procuravam no cofre, decidindo então abandonar o local. Durante a fuga, Cafu sugeriu levar o filho da vítima como refém, mas A.F.F. e S. se opuseram à ideia e o grupo liberou o menino em uma área de matagal.

Minutos depois, o carro usado na ação parou de funcionar, tendo sido posteriormente encontrado em um cemitério da cidade. Enquanto Cafu e S. fugiram para o Paraguai, A.F.F. tentou retornar a São Paulo, mas foi interceptado menos de 24 horas após o crime em um ônibus pelas autoridades brasileiras, na saída para Amambai.

Ele foi preso e conduzido à Delegacia de Coronel Sapucaia, onde confessou os detalhes do crime. O caso segue em investigação, com a busca pelos comparsas foragidos e a apuração de todos os envolvidos.

Vale da Celulose: Arauco aprova R$ 25 bi em investimento que garante desenvolvimento em MS

0
Governador em visita à unidade chilena da Arauco, em 2023. Fotos: Arquivo

A lógica de que um bom ambiente atrai grandes projetos e, consequentemente, investimentos pesados que logo são revertidos em desenvolvimento regional é mais que certa em Mato Grosso do Sul. Uma das regiões que mais cresce atualmente no Brasil é o chamado Vale da Celulose, no bom e velho Bolsão, que vai receber em breve mais um aporte volumoso: R$ 25 bilhões da Arauco, que aprovou em seu conselho de administração do Projeto Sucuriú.

Multinacional chilena, a Arauco vai destinar US$ 4,6 bilhões para a unidade que ficará instalada no município de Inocência, próximo ao rio Sucuriú – daí vem o nome do projeto, que é o maior investimento da história da empresa, algo que mostra a capacidade de atração atual de Mato Grosso do Sul, fruto de um processo encabeçado pelo Governo do Estado.

“Será uma unidade moderna, que vai gerar empregos, oportunidades, desenvolvimento social e econômico. Mato Grosso do Sul estabeleceu uma estratégia de desenvolvimento sustentável baseado na atração de grandes investimentos e na geração de emprego, e a vinda desta operação reforça a confiança dos investidores no Estado”, frisa o governador Eduardo Riedel.

Além do investimento bilionário, a Arauco anunciou que a finlandesa Valmet será sua parceira de tecnologia e equipamentos em Inocência, planta que será a primeira fábrica de celulose branqueada do grupo no Brasil. Com a parceria, a linha de produção será capaz de anualmente colocar no mercado 3,5 milhões de toneladas de celulose.

“Essa é uma importante e decisiva etapa do Projeto Sucuriú, que contará com expertise e tecnologia de ponta”, explica o diretor-presidente da Arauco no Brasil, Carlos Altimiras, que completa. “É o maior projeto de produção de celulose do mundo implantado em etapa única, e nossa escolha reflete a busca da Arauco por parceiros que compartilhem da mesma visão em relação à inovação e práticas sustentáveis”, conclui.

Vale da Celulose: Arauco aprova R$ 25 bi em investimento que garante desenvolvimento em MS

O projeto vem avançando e se encontra atualmente na etapa de terraplanagem da área onde será construída a fábrica, a partir de 2025. A previsão para o início de operação da fábrica é para o segundo semestre de 2027, gerando nesse período 14 mil empregos no pico da obra.

A ‘nova indústria’ mundial

A operação englobará sistemas automatizados projetados para maximizar a eficiência energética, reduzir custos operacionais e otimizar desempenho, além de minimizar o volume de resíduos e as emissões de gases de efeito estufa, de acordo com as práticas adotadas globalmente.

Com uma sólida base digital, o Projeto Sucuriú segue a linha da indústria 4.0, com avançados controles de processos e simuladores para treinamentos operacionais, fora a integração de soluções de conectividade, do processamento da madeira até o controle de qualidade da celulose, algo que trará ainda mais segurança e otimização.

“Este é um marco muito importante no processo de crescimento e fortalecimento do Estado e consolida o compromisso da Arauco com o Mato Grosso do Sul, que vai receber uma das maiores fábricas de celulose do mundo”, destaca Riedel ao comentar o projeto.

O escopo da fábrica inclui as áreas de processo regulares, assim como uma Planta de Gaseificação que vai gerar biocombustível para abastecer os fornos de cal da operação, uma Caldeira de Recuperação Química (a maior do mundo em capacidade no setor de papel e celulose), e uma Caldeira de Biomassa, responsável pela geração de energia a partir do reaproveitamento de biomassa e outros resíduos do processo da fabricação da celulose.

A energia gerada será de mais de 400 megawatts (MW) de eletricidade, dos quais cerca de 200 MW serão destinados para o consumo interno da unidade industrial. A energia excedente – suficiente para abastecer uma cidade de mais de 800 mil habitantes – será disponibilizada ao sistema nacional. Todo esse conjunto de práticas evidencia o compromisso da Arauco com a circularidade e sustentabilidade.

Melhorias em serviços públicos são solicitadas por Lia Nogueira

0
Foto: Assessoria

A deputada estadual Lia Nogueira (PSDB) apresentou duas indicações, endereçadas ao Governo do Estado e ao Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3), propondo medidas para solucionar problemas enfrentados pela população nas áreas de saneamento básico e atendimento judicial em Mato Grosso do Sul.

Em uma das indicações, Lia Nogueira solicitou à Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul (Sanesul) a ampliação do quadro de funcionários no posto de atendimento de Dourados, cidade que possui mais de 80 mil ligações de água ativas. A estrutura atual, com apenas seis dos dez guichês em funcionamento, tem sido insuficiente para atender à demanda, gerando esperas que podem ultrapassar uma hora. “O atendimento presencial é essencial para muitos moradores, especialmente os de baixa renda, que dependem deste serviço para questões como novas ligações ou religações e emissão de segunda via”, pontuou.

A deputada destacou que, apesar dos avanços no atendimento digital, grande parte da população não tem acesso fácil à internet, o que torna o atendimento presencial indispensável. A ampliação do número de funcionários é vista como uma medida urgente para melhorar a eficiência do serviço e reduzir o tempo de espera da população.

Justiça

Além da questão do saneamento, a parlamentar apresentou outra indicação, agora direcionada ao presidente do TRF3, desembargador Carlos Muta, pedindo o envio de mais servidores para as varas federais das subseções de Naviraí e Ponta Porã. “Os usuários têm relatado a falta de pessoal nessas regiões, que tem acarretado no atraso significativo da tramitação de processos, com atraso de até um ano. A lentidão processual tem afetado diretamente a população, que depende de um sistema judicial mais ágil para resolver questões que afetam seu dia a dia”, disse.

Essas iniciativas fazem parte das ações da deputada para identificar gargalos em serviços públicos essenciais e, assim, acionar as autoridades competentes em busca de melhorias. Ao apresentar essas indicações, Lia Nogueira chama a atenção para problemas crônicos que afetam tanto os usuários dos serviços de saneamento quanto aqueles que dependem de uma justiça mais ágil, propondo soluções práticas para atender às demandas da população.

Aprovação de projeto que devolve sete níveis salariais aos militares estaduais é mais uma conquista do mandato do deputado Coronel David

0
Foto: Thiago Gonçalves

A Alems (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul) aprovou nesta quinta-feira (26), o PLC (Projeto de Lei Complementar) de autoria do Poder Executivo, que prevê o retorno dos sete níveis salariais aos policiais e bombeiros militares do estado. A aprovação foi unânime e representa uma grande vitória para a categoria, especialmente para aqueles que aguardavam o reconhecimento de seus direitos após anos de dedicação ao serviço público.

O deputado estadual Coronel David (PL), uma das vozes mais atuantes em defesa dos militares, apresentou sete emendas ao projeto original, garantindo maior clareza, justiça e valorização para os profissionais da segurança pública, tanto da ativa quanto da reserva, além dos pensionistas. As alterações propostas por David garantem, sobretudo, corrigir distorções e assegurar que o tempo de serviço e as condições de trabalho sejam devidamente reconhecidos.

Entre as principais mudanças trazidas pelo projeto destaca-se o retorno dos sete níveis salariais que garante a redução do interstício para progressão na tabela de subsídios, que passa de 10 para 5 anos. Outra inovação importante está relacionada à adequação das contribuições ao Sistema de Proteção Social para militares inativos com doenças graves, diminuindo o impacto financeiro sobre esse grupo.

“Nosso objetivo é garantir que todos os militares, tanto os que estão na ativa quanto os que já se aposentaram, sejam devidamente valorizados por seus anos de serviço e dedicação ao estado. Esse é o mínimo que podemos fazer por aqueles que arriscaram suas vidas diariamente pela segurança da nossa população”, declarou Coronel David durante a sessão.

Tempo de Serviço

Outra emenda destacada por David foi a supressão de um dispositivo que, segundo o parlamentar, gerava uma injustiça ao não reconhecer o tempo de serviço dos militares convocados ou designados de volta à ativa para fins de reenquadramento na tabela de níveis. O parlamentar destacou a importância de garantir a igualdade de direitos para todos os militares em serviço ativo.

“O governador acatou a nossa sugestão e suprimiu o parágrafo único do artigo 26-A, que não reconhecia o tempo de serviço dos militares convocados e designados. A manutenção desse direito representou uma vitória aos militares. O governador Riedel mais uma vez demonstra ser um homem de palavra, um político comprometido com a justiça e com a valorização dos servidores públicos”, comemora Coronel David.

O projeto segue para a sanção do governador com as alterações no texto propostas e trará, finalmente, o retorno dos sete níveis salariais para os militares de Mato Grosso do Sul.

Acordo histórico em audiência de conciliação deve pôr fim a conflito indígena em MS

0
Fotos: Antonio Augusto/STF

Um acordo histórico. Assim definiu o governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel, a respeito do resultado da audiência de conciliação realizada ontem (25) no STF (Supremo Tribunal Federal) para solucionar o conflito fundiário que se arrasta há anos envolvendo a demarcação da Terra Indígena Cerro Marangatu, em Antônio João.

“Ontem, às 22 horas, terminei o dia conversando com o ministro Gilmar Mendes sobre um acordo histórico aqui em Mato Grosso do Sul da aquisição de áreas em conflito para pacificar uma situação, a da Cerro Marangatu, lá em Antônio João, de um conflito que demora mais de 25 anos. Conflitos no Estado têm tido essa dinâmica, e a gente sempre disse que íamos buscar a conciliação junto com todas as partes interessadas”, contou o governador.

Eduardo Riedel falará sobre o assunto com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva ainda nesta quinta-feira. “Eu participei diretamente, daqui, das negociações. Às 22h, nós tivemos o fechamento. Está aqui a ata publicada, e estou indo pra Brasília, agora de manhã, para sentar com o presidente [Lula], fechar essa discussão, ir também no gabinete. Enfim, fazer as discussões finais, em Brasília. Retorno ainda hoje à noite e amanhã cedo, com o nosso compromisso de transparência com todo esse caso, farei uma coletiva para explicar, com as partes interessadas, todo o encaminhamento que houve desde ontem e que se conclui hoje, desse acordo, que eu considero histórico. Uma discussão ampla, que envolve todo o Brasil, e que a gente consegue dar um passo importante rumo a uma solução definitiva”, acrescentou.

Acordo histórico em audiência de conciliação deve pôr fim a conflito indígena em MS
Foto: Antonio Augusto/STF

A audiência convocada pelo ministro Gilmar Mendes contou com representantes dos proprietários, lideranças indígenas, integrantes da Funai (Fundação Nacional dos Povos Indígenas), da Advocacia-Geral da União, do Ministério dos Povos Indígenas e do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul. 

Pela gestão estadual, participaram a secretária da Cidadania, Viviane Luiza da Silva, o secretário de Justiça e Segurança Pública, Antonio Carlos Videira, e a procuradora-geral do Estado, Ana Carolina Ali Garcia, além de Ulisses Schwarz Viana, Fernando Souza, Wagner Ferreira da Silva e Jadir Bocato.

Para explicar os detalhes do acordo, o governador Eduardo Riedel realizará uma entrevista coletiva à imprensa nesta sexta-feira (27), às 7h30, no receptivo do Parque do Prosa. 

Confira o vídeo da declaração do governador Eduardo Riedel:

Polícias Civil e Militar prendem homem que roubou idoso e recuperam dinheiro em Juti

0
Foto: Divulgação/PCMS

As polícias Civil e Militar, por meio da Delegacia de Polícia de Juti e do 2° Pelotão, na manhã da última quarta-feira (25), recuperaram R$ 1.478,00 e prenderam homem que roubou um idoso de 88 anos em Juti.

Após a Delegacia de Polícia de Juti tomar conhecimento sobre um roubo, policiais das Polícias Civil e Militar efetuaram diversas diligências no município e localizaram o suspeito, que tentou se livrar dos valores subtraídos e empreender fuga, sendo detido e encaminhado à Delegacia de Polícia para providências cabíveis.

O autor será indiciado por Roubo, permanecendo preso à disposição da Justiça.

1º Desafio Ultrapassando Barreiras é adiado indefinidamente em Amambai

0
Foto: Divulgação

Redação

O 1º Desafio Ultrapassando Barreiras, previsto para ocorrer neste fim de semana, na Vila Nossa Senhora Aparecida, em Amambai, foi adiado por tempo indeterminado devido às condições climáticas desfavoráveis.

Voltado exclusivamente para as crianças da localidade, o evento seria composto por atividades esportivas e uma palestra do atleta Itamar dos Santos. O palestrante abordaria sua história de vida, desde sua chegada a Amambai até seu ingresso no atletismo, com o objetivo de inspirar as jovens mentes.

As competições incluiriam corridas de 100 metros para crianças e adolescentes, divididas nas faixas etárias de 6 a 10 anos e de 11 a 15 anos, com troféus entregues aos três primeiros colocados de cada categoria. Além das corridas, estava programada uma disputa de cabo de guerra, com medalhas de participação para todos os competidores.

Ainda não há uma nova data definida para a realização do evento.

Abertura da 2ª Copa Jamir Signori teve vitórias de Alfa 7 FC e Clube Tereré, em Amambai

0
Um dos momentos que marcaram a abertura da 2ª Copa Jamir Signori. Foto: Joel Vieira

Redação

Na noite de quarta-feira, dia 25, foi realizada no Clube Tereré, em Amambai, a abertura da 2ª Copa Jamir Signori. O evento iniciou com duas partidas entre equipes que integram as chaves A e B do torneio.

O pontapé inicial desta edição foi dado por Jeferson, filho do empresário Jamir Signori, falecido em 2022, em homenagem ao legado do pai, que foi técnico da Seleção de Amambai e da Associação Atlética Milionários. A copa, agora em sua segunda edição, tem como objetivo manter viva a memória de Jamir e sua contribuição ao esporte local.

No primeiro jogo da noite, em um confronto que teve início às 19h pela Chave A, a equipe do Alfa 7 FC venceu o Amigos da Bola Tereré pelo placar de 2 a 0. Na sequência, às 20h, pela Chave B, o time Clube Tereré derrotou o Desportivo Ovando por 1 a 0. Ambas as partidas foram disputadas na categoria masculina.

Os próximos confrontos da 2ª Copa Jamir Signori estão marcados para quarta-feira, dia 2 de outubro, com três jogos previstos. O primeiro duelo será às 18h30, entre Clube dos 40 e Desportivo Ovando, pela Chave B. Na sequência, às 19h30, Amigos da Bola Tereré enfrentará o União Esporte Clube, pela Chave A. Finalizando a noite, às 20h30, o Clube Tereré jogará contra o Camisa 10, também pela Chave B.

As equipes que compõem a Chave A da edição 2024 incluem União Esporte Clube, Alfa 7 FC, Amigos da Bola Tereré e Associação Querência. Já na Chave B, os times participantes são Clube dos 40, Camisa 10, Desportivo Ovando e Clube Tereré.

Policiais civis de Caarapó prendem acusado de estuprar enteadas

0
Fotos: Assessoria/PCMS

Nesta quarta-feira (25), policiais civis da Delegacia de Repressão aos Crimes de Fronteira -DEFRON cumpriram mandado de prisão expedido pela 2ª Vara da Comarca de Caarapó em desfavor de homem de 34 anos, acusado de estuprar sua enteada, uma adolescente de 17 anos.

A ação ocorreu no âmbito da Operação Protetor.

Policiais civis de Caarapó prendem acusado de estuprar enteadas

O suspeito era investigado pela Delegacia de Atendimento À Mulher (DAM) de Ponta Porã desde outubro de 2023 pelo mesmo crime, sendo a vítima uma criança de 11 anos, também sua enteada.

Após o recebimento de informações de inteligência DAM de Ponta Porã, uma equipe da DEFRON saiu em diligência e localizou o foragido em uma casa situada na Aldeia Passo Piraju, município de Dourados. Ele não reagiu a ação policial e cooperou com os trabalhos de captura. Posteriormente, foi conduzido até a sede da DEFRON, em Dourados, para os procedimentos de praxe, e depois encaminhado para a Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário de Dourados, onde aguarda a audiência de custódia.

Foragidos

A DEFRON desenvolve constante trabalho investigativo visando cumprir mandados de prisão e recapturar evadidos do sistema prisional, com o objetivo de retirar indivíduos ainda não ressocializados da sociedade e, com isso, diminuir os índices de criminalidade das cidades da fronteira e da faixa de fronteira.

Esta especializada mantém um canal aberto direto com o cidadão para tirar dúvidas e receber denúncias, através do telefone (67) 99208-8808. Não precisa se identificar e a ligação ou mensagem serão mantidas em absoluto sigilo. O serviço funciona 24 horas por dia, sete dias por semana.

Veículo com cigarro contrabandeado do Paraguai é apreendido pelo DOF em Ponta Porã

0
Foto: Assessoria/DOF

Policiais militares do DOF (Departamento de Operações de Fronteira) aprenderam na madrugada desta quinta-feira (26), um veículo Fiat Siena de cor prata carregado com 600 pacotes de cigarros ilegais.

Os militares realizavam um bloqueio policial para fiscalização na rodovia MS-164, área rural do município de Ponta Porã, quando deram a ordem de parada ao condutor (33) que seguia com a esposa (44). Questionado sobre a carga ilícita, o homem disse que seria comercializada em Campo Grande (MS).

A ocorrência foi registrada e entregue na Receita Federal em Ponta Porã. O prejuízo estimado à ação criminosa foi de R$ 60 mil.

A ação envolvendo os policiais do DOF aconteceu dentro do Programa Protetor das Fronteiras e Divisas, parceria da Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública) com o MJSP (Ministério da Justiça e Segurança Pública) em parceria com a Operação Ágata Fronteira Oeste, do Ministério da Defesa.

Obras em rodovias estaduais facilitam acesso, levam desenvolvimento e transformam a vida das pessoas

0
Fotos: Saul Schramm

No coração da Rota da Celulose, João Carlos Ferreira faz o transporte escolar de alunos da área rural entre Ribas do Rio Pardo e Camapuã. Antes realizava um percurso de duas horas e meia, com muita poeira e barro na época de chuva. Com a pavimentação do primeiro lote da MS-338, este caminho agora é mais seguro, confortável e rápido, ele gasta uma hora a menos. Esta obra faz parte  dos R$ 2,5 bilhões investidos pelo Governo do Estado para melhorar as estradas do Mato Grosso do Sul.

Facilitar o acesso e encurtar a distância entre as cidades ajuda a transformar a vida das pessoas, melhora o transporte escolar (rural), contribui para entrega de remédio na casa dos pacientes e ainda promove o desenvolvimento da região, com geração de empregos, ampliação de negócios e mais renda ao cidadão.

“Estou aqui na região faz dois anos e meio, trabalho com transporte escolar dos estudantes da rede pública, que mora nas chácaras e fazendas. Levo os alunos para as escolas da rede pública de Camapuã. A obra nesta rodovia (MS-338) ficou muito boa, agora temos um percurso mais tranquilo, confortável e seguro aos alunos”, contou João Carlos.

MS Camapuã a Ribas do Rio Pardo Foto Saul Schramm
João Carlos faz transporte escolar na região

As obras de pavimentação nas rodovias da Rota da Celulose somam mais de R$ 380 milhões de investimento do Estado. A ligação inicia no perímetro urbano de Ribas pela rodovia MS-357, depois passa pelos dois lotes (obras de pavimentação) na MS-338 até chegar em Camapuã, no entroncamento com a BR-060.

João Inácio Moellmann tem uma fábrica de máquinas de plantio de eucalipto. Ele fornece equipamentos para grandes empresas de celulose. Na sua avaliação a pavimentação da MS-338 vai contribuir com todos.

“A obra na rodovia é passo muito grande para toda região, tínhamos uma dificuldade enorme para acessar este local. Com a estrada pavimentada a diferença é muito grande. Vai desafogar a BR-163 e cortar o caminho até Camapuã, assim como para as cidades do Norte. Orgulho participar deste momento aqui”.

Obras em rodovias estaduais facilitam acesso, levam desenvolvimento e transformam a vida das pessoas
João Inácio Moellmann
Obras em rodovias estaduais facilitam acesso, levam desenvolvimento e transformam a vida das pessoas
Neura Aparecida Marcelino

Para quem tem um comércio na região, a transformação será enorme. Com aumento do movimento e fluxo ao longo do dia, muitos já pensam em investir, ampliar os estabelecimentos e até montar restaurantes. O progresso chega com mais empregos, renda e novas oportunidades.

“Estou aqui há três anos e quando cheguei a rodovia (MS-338) era sem asfalto, tínhamos muitos carros atolados quando chovia. Esta obra pronta ajuda muito no transporte escolar, antes os estudantes seguiam no meio da poeira. No meu comércio já penso em construir um restaurante, a freguesia vai aumentar muito”, afirmou a comerciante Neura Aparecida Marcelino.

MS Camapuã a Ribas do Rio Pardo Foto Saul Schramm
Rodovia MS-338

Mesmo pensamento de Valdeir José Pires, que pretende ampliar sua mercearia. “Vou ter que aumentar, pois as vendas vão subir. A rodovia feita pelo Governo melhorou muito nossa situação, além de deixar o caminho mais perto entre Ribas e Camapuã. Vai beneficiar muita gente”.

MS Camapuã a Ribas do Rio Pardo Foto Saul Schramm
Tainara Silva trabalha e mora na área rural

Tainara Silva mora e trabalha na área rural, nas margens da rodovia MS-338.  “A rodovia ficou ótima, facilitou a vida de muita gente, o acesso ficou muito bom e vai melhorar para todos. Só temos que agradecer”.

O Governo do Estado segue com as obras em diferentes rodovias, para que quando estiverem prontas tragam melhorias e transformem a vida das pessoas. O desenvolvimento que traz benefícios diretos à população e ainda ajuda setores essenciais como a saúde, educação e segurança.

Acordo no STF garante R$ 146 milhões para demarcação

0
Representes dos povos originários comemoram acordo que busca encerrar guerra por território em MS. (Foto: Reprodução/Instagram)

Acordo de conciliação que busca conter a violência contra povos indígenas em Mato Grosso do Sul terá o pagamento de R$ 146 milhões em indenizações aos fazendeiros, e assim, manter a comunidade de Antônio João. Audiência que selou os termos foi encerrada na noite desta quarta-feira (25), em Brasília (DF).

Conforme apurado, a União arcará com o pagamento imediato dos R$ 27 milhões sobre as benfeitorias realizadas nos imóveis e outros cerca de R$ 102 milhões em precatório. Já o Governo do Estado deverá aportar R$ 16 milhões, totalizando os R$ 146 milhões.

Também consta no acordo que as partes se abstenham de provocações ou qualquer ato de violência e que a PM (Polícia Militar) não utilize a força contra a população indígena. Os fazendeiros devem desocupar a área em um prazo de 15 dias após o pagamento da indenização.

A celebração do acordo também prevê a extinção, sem resolução de mérito, de todos os processos em tramitação no Judiciário que discutem os litígios envolvendo o conflito da demarcação da Terra Indígena Ñande Ru Marangatu.

Os termos foram definidos em audiência promovida com representantes dos proprietários, lideranças indígenas, integrantes da Funai (Fundação Nacional dos Povos Indígenas), Advocacia-Geral da União, Ministério dos Povos Indígenas e do Governo do Estado.

O ministro Gilmar Mendes, do STF (Supremo Tribunal Federal), havia convocado ambas as partes para audiência a fim de conter o “estado de guerra” nos municípios sul-mato-grossenses. Uma das áreas foi palco do conflito fundiário que causou a morte do guarani-kaiowá Neri Ramos da Silva, aos 23 anos, durante ação da PM.

“Os tristes e recentes episódios de violência no Município de Antônio João se juntam a tantos outros ocorridos nos últimos séculos na questão indígena e impõem resposta conjunta, rápida e definitiva”, afirmou o ministro.

Fonte: Gustavo Bonotto e Gabriela Couto/Campo Grande News

Começou nesta quarta-feira (25) a 13ª Feira das Flores em comemoração aos 76 Anos de Amambai

0
Fotos: A.N /Grupo A Gazeta

Na semana do aniversário de 76 anos de Amambai, a cidade recebe um evento especial que promete encher os corações de alegria e os olhos de cores: a 13ª Feira das Flores, que começou  nesta quarta-feira (25) e vai até o dia 29 de setembro, no Ginásio de Esportes Flávio Derzi, das 8h às 19h, com o encerramento no dia 29 às 12h.

Organizada pela Associação Cultural Amambaiense, a feira é realizada em parceria com o Sítio das Orquídeas e o Viveiro Daneluz, trazendo uma vasta exposição de flores, plantas ornamentais e diversos produtos relacionados à jardinagem.

O ginásio já está ganhando vida e perfume com o colorido das flores que encantam moradores e visitantes. Durante os dias da feira, será possível adquirir plantas e arranjos, além de receber orientações sobre cuidados com as espécies. A presença de orquídeas exóticas e outras plantas raras é um dos destaques do evento, que se tornou uma tradição em Amambai.

Além de ser um ponto de encontro para os amantes da natureza, a feira também simboliza o orgulho da cidade em celebrar seu aniversário. O ginásio, além de florido, está perfumado, proporcionando uma experiência única para todos que passarem por lá.

Não perca essa oportunidade de apreciar a beleza da natureza e levar para casa um pouco da magia que só as flores podem oferecer. Venha comemorar o aniversário de nossa cidade de uma forma especial!

Fonte: A. N /Grupo A Gazeta

Quinta-feira tem possibilidade de chuva em diferentes regiões de Mato Grosso do Sul

0
Foto: Álvaro Rezende

Nesta quinta-feira (25) tem possibilidade de chuva em diferentes cidades do Estado. O dia deve continuar com sensação de calor, mesmo antecedendo a chegada de uma frente fria. As temperaturas continuam altas, principalmente em cidades como Três Lagoas e Paranaíba, que podem chegar a 39°C.

De acordo com o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima MS), nos próximos dias existe a possibilidade até de tempestades acompanhadas de raios, rajadas de vento e até queda de granizo devido ao avanço de uma frente fria, aliada com disponibilidade de calor e umidade.

Em Campo Grande a previsão é de mínima de 24°C e máxima de 35°C. Já em Dourados deve variar entre 21°C e 36°C. No município de Três Lagoas a temperatura pode chegar a 39°C, com mínima de 22°C. Situação semelhante a Paranaíba (21°C – 39°C).

Para região do Pantanal, em Corumbá, tem previsão de chuva, com mínima de 26°C e máxima de 35°C. Aquidauana fica entre 24°C e 37°C.  Na região de fronteira tem mínima de 19°C e máxima de 31°C (Ponta Porã) e 21°C e 32°C em Porto Murtinho.

Quinta-feira tem possibilidade de chuva em diferentes regiões de Mato Grosso do Sul

Confira a farmácia de plantão hoje em Amambai

0

Plantão: Drogaria Miranda    Fone: 3481-2961

Ao lado do O Boticário

Inmet alerta laranja para onda de calor em 10 estados e no DF; Mato Grosso do Sul está na lista

0
© Tomaz Silva/Agência Brasil

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta laranja de perigo para onda de calor para dez estados e o Distrito Federal. Nesses locais, a temperatura registrada está 5° acima da média.

Serão afetados pelo forte calor, além do Distrito Federal, os estados de Rondônia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Santa Catarina, além do norte do Rio Grande do Sul.

Baixa umidade

O Inmet também divulgou alerta laranja para baixa umidade. Estão incluídas no alerta as regiões Centro-Oeste, parte dos estados do Nordeste (com exceção de Alagoas e Sergipe), nos municípios mais afastados do litoral, além de Minas Gerais, São Paulo e Paraná.

Nesses locais, a umidade relativa do ar deve variar de 20% e 12%. Há risco de incêndios florestais e à saúde da população, com ressecamento da pele, desconforto nos olhos, boca e nariz. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o limite ideal da umidade relativa do ar é em torno de 60%.

O Inmet orienta a população a beber mais líquido e evitar tanto atividades físicas quanto a exposição ao sol nas horas mais quentes do dia. Também é importante que as pessoas intensifiquem o uso de hidratante de pele e umidifiquem os ambientes.

Prévia da inflação recua em setembro e na comparação anual

0
Foto: pikisuperstar/Freepik

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15) divulgado nesta quarta-feira (25) desacelerou na comparação com o mês agosto, que registrou taxa de 0,19%, abaixo da expectativa do mercado financeiro, que esperava 0,28%.

Os números foram divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Segundo o instituto, com o resultado apurado em setembro, o índice acumulou alta de 4,12% em 12 meses, abaixo do patamar de 4,35% da divulgação anterior.

No acumulado dos últimos 12 meses, a taxa é de 4,12%, abaixo dos 4,35% observados nos 12 meses imediatamente anteriores. No ano, o IPCA-15 acumula alta de 3,15%.

Dos nove grupos de produtos e serviços pesquisados, sete tiveram alta em setembro.

A maior variação e o maior impacto positivo vieram de Habitação (0,50% e 0,08 p.p). Já Alimentação e bebidas (0,05% e 0,01 p.p.), grupo de maior peso no índice, registrou aumento de preços após dois meses de queda.

As demais variações ficaram entre o recuo de 0,08% de Transportes e o aumento de 0,32% em Saúde e Cuidados Pessoais.

Sete regiões analisadas tiveram alta em setembro. A maior variação foi observada em Salvador (0,35%), por conta da alta da gasolina (2,17%) e do gás de botijão (3,04%). Já o menor resultado foi em Recife (-0,37%), que registrou queda nos preços da gasolina (-4,51%) e da cebola (-31,80%).

Polícia Civil prende dois por tentativa de homicídio motivada por vingança em Aral Moreira

0
Foto: Assessoria/PCMS

A Polícia Civil, por meio da Delegacia de Aral Moreira, prendeu na terça-feira, dia 24, dois homens suspeitos de tentativa de homicídio, crime motivado por vingança, já que um familiar das vítimas teria matado o pai de um dos envolvidos.

O caso aconteceu na noite de segunda-feira, dia 23, na Vila Satélite, em Aral Moreira. Uma das vítimas, um jovem de 23 anos, estava sentado em frente à casa de um amigo quando quatro homens chegaram e um deles disse: “É ele que vamos matar, já que não conseguimos matar o irmão dele”.

Em seguida, um dos agressores tirou um facão da cintura e avançou contra o jovem, acertando três golpes nas suas costas. Mesmo ferido, a vítima conseguiu fugir e se esconder dentro da casa do amigo.

Os agressores comemoraram o ataque e seguiram em direção à casa da vítima. Lá, eles tentaram matar o cunhado dele, atingindo-o com duas facadas na cabeça. No entanto, o cunhado conseguiu escapar, escondendo-se no quintal de uma vizinha.

Após a denúncia, uma equipe da Delegacia de Polícia Civil de Aral Moreira, com apoio de Policiais Militares, iniciou as buscas, resultando na prisão de dois dos agressores.

Outros dois suspeitos conseguiram fugir. A polícia pediu a prisão preventiva dos foragidos e a conversão da prisão em flagrante dos capturados para preventiva.

(Com informações da PCMS)

Em ato com líderes políticos e empresariais, Beto afirma que Campo Grande tem que voltar a liderar o desenvolvimento de MS

0
Foto: Assessoria

Uma festa da democracia, da união e de encontros entre importantes lideranças políticas e empresariais que estão apoiando Beto nesta jornada rumo a Prefeitura de Campo Grande. Assim foi o ato de apoio à candidatura de Beto que levou uma multidão para a Toca da Onça, sede do Grupo Onça Pintada no Jardim Leblon na Capital, na noite desta terça-feira (24). Uma celebração que reuniu também representantes e candidatos do PSDB e dos partidos coligados.

Fundador e padrinho do Grupo Onça Pintada, o deputado estadual Paulo Corrêa (PSDB) destacou o orgulho de participar de um processo que vai possibilitar que Campo Grande tenha um Prefeito moderno e capaz de fazer o que a cidade e a população merecem e precisam.

Em ato com líderes políticos e empresariais, Beto afirma que Campo Grande tem que voltar a liderar o desenvolvimento de MS

“Nossa campanha é feita com amor e com bons projetos para resolver os problemas de Campo Grande de forma clara e objetiva. Nossa Capital precisa de um gestor competente, preparado e que encare esses desafios com muita seriedade. O Beto é essa pessoa”, assegurou Paulo Corrêa.

Energia e vontade

O governador Eduardo Riedel (PSDB) lembrou que Beto está discutindo Campo Grande de forma planejada. “O que é prioridade, como ele vai fazer e de onde virão os recursos. Campo Grande precisa de uma pessoa como o Beto, que tem experiência e coragem para enfrentar os problemas que existem na cidade,” recomendou Riedel, completando que Beto tem energia e vontade para trabalhar de sol a sol pela Capital, sem descanso.

O empresário e presidente da Fiems, Sergio Longen, lembrou que Campo Grande tem mais de 12 mil vagas de emprego disponíveis, e fez um compromisso de construir ações do Sesi e Senai com Beto na Prefeitura para qualificação de mão de obra para a indústria da Capital.

Em ato com líderes políticos e empresariais, Beto afirma que Campo Grande tem que voltar a liderar o desenvolvimento de MS

“Quero assumir este compromisso com o Beto porque tenho certeza que ele é o mais preparado para assumir a Prefeitura de Campo Grande. Beto vai dar a resposta que os empresários e a sociedade precisam,” reforçou o líder empresarial.

O candidato Beto Pereira disse que Campo Grande precisa voltar a ser protagonista do desenvolvimento de Mato Grosso do Sul. “Mas é preciso arrumar a casa. Hoje se gasta muito e se gasta mal. Eu não me conformo de ver faltar remédio em posto de saúde. Não é normal as pessoas viverem na beira de córrego. Eu faço campanha porque sei que dou conta de resolver esses problemas. Campo Grande quer mudar e vai mudar”, constatou.