6.4 C
Amambai
quarta-feira, 24 de junho de 2026
Início Site Página 849

Durante simpósio, Governo de MS defende preservação da biodiversidade e neutralização de carbono

0
Fotos: Álvaro Rezende

O governador Eduardo Riedel participou nesta sexta-feira (27) da abertura do Simpósio sobre os 45 anos da regularização da profissão de “Biólogo” no Brasil. Durante o evento destacou que o Estado tem uma política de preservação da biodiversidade e a busca por neutralizar as emissões de carbono até 2030.

“Construímos um planejamento estratégico para Mato Grosso do Sul, que tem quatro diretrizes: prosperidade, tecnologia, verde e inclusivo. Na vertente do verde buscamos neutralizar as emissões de carbono até 2030 em todas as atividades do Estado, com a preservação da nossa biodiversidade, atrelado a economia. Este cenário está transformando nosso Estado”, afirmou o governador.

Durante simpósio, Governo de MS defende preservação da biodiversidade e neutralização de carbono
Governador foi um dos homenageados do evento

Biólogo por formação, o governador Eduardo Riedel aproveitou o evento para contar sua história na profissão. “Era apaixonado por genética desde criança, foi quando decidi fazer o curso de Biologia na universidade. Fiz mestrado na área de zootecnia e melhoramento genético animal para produção e ao assumir os negócios da família, muito da evolução foi em função dos princípios desta formação, não apenas o respeito a vida, mas a necessidade de se estudar, buscar informação e conhecimento”.

O governador foi inclusive um dos 20 nomes homenageados durante o evento, que reconheceu personalidades que contribuíram para o desenvolvimento da Biologia e a regulamentação da profissão.

Durante simpósio, Governo de MS defende preservação da biodiversidade e neutralização de carbono
Governador durante discurso em simpósio de biologia

Evento

 Realizado no auditório do Bioparque Pantanal, o simpósio “O Biólogo e os 45 Anos de Regulamentação da Profissão” tem como objetivo destacar a importância da atuação desses profissionais na preservação e conservação da vida. Além das homenagens, o evento contará com a presença de autoridades políticas e acadêmicas que se reunirão para debaterem os avanços e desafios enfrentados pelos biólogos ao longo dos anos.

O simpósio é promovido pelo Conselho Regional de Biologia da 1ª Região (SP, MT, MS), com apoio do Bioparque Pantanal.

Durante simpósio, Governo de MS defende preservação da biodiversidade e neutralização de carbono
Evento é realizado no Bioparque Pantanal

“A profissão de bióloga é a que vai garantir o futuro do nosso planeta. De uma conservação e um meio ambiente adequado. Porque se a gente não tiver um bio saudável, oceano limpo, não vai ter chuva por exemplo no Mato Grosso do Sul e Mato Grosso. Pensar na conservação do meio ambiente para garantir a vida humana na Terra. Precisamos cuidar da nossa casa, para garantir o nosso futuro”, afirmou André Camille Dias, presidente do Conselho Regional de Biologia.

Ele inclusive destacou que a biologia tem muito a contribuir com o Pantanal. “Este ecossistema está sofrendo muito nos dias de hoje, a biologia vai ser fundamental para conseguirmos obter respostas e ter enfrentamentos mais adequados. Trazer soluções, conciliar o desenvolvimento nacional, observando as técnicas e tecnologias modernas, que preservação nosso patrimônio ambiental”.

Batalhão de Choque da PMMS já causa mais de R$ 37 milhões em prejuízo ao crime

0
Foto: Divulgação

O Batalhão de Choque da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul vem se destacando em suas operações, gerando um impacto significativo no combate ao crime. Até setembro deste ano, o prejuízo estimado para as atividades criminosas é de mais de R$ 37 milhões.

As ações do batalhão, que tem sido pilar fundamental na segurança pública do Estado, não se restringem apenas às perdas financeiras impostas ao crime. Até agora, a unidade já tirou de circulação 88 armas de fogo, recuperou 159 veículos e recapturou 209 evadidos do sistema prisional, além de ter apreendido 6.041,152 kg de entorpecentes.

De acordo com o comandante do BPMChoque, Tenente-Coronel Rocha, esses números refletem o empenho da Polícia Militar em desmantelar organizações criminosas e reduzir a violência, não somente na Capital, mas em todo o Mato Grosso do Sul.

“Nosso compromisso vai além de números; buscamos a proteção e a paz para as famílias sul-mato-grossenses. O trabalho do Batalhão de Choque é apenas uma parte de um esforço muito maior feito pela Polícia Militar em parceria com a sociedade para combater a criminalidade em nosso Estado”, finaliza.

Fonte: Assessoria de Imprensa BPMChoque

Inscrições para o GP Cidade Crepúsculo terminam hoje, 27 de setembro

0
Foto: Arquivo/Assessoria

Hoje, sexta-feira, dia 27 de setembro, é o último dia para se inscrever no GP Cidade Crepúsculo, evento de ciclismo que acontecerá no próximo domingo, 29 de setembro, em Amambai. Organizado pela Secretaria Municipal de Desporto e Cultura (Sedesc) e a Associação de Ciclismo Amambaiense (ACA), a competição terá largada às 7h na Praça Coronel Valêncio de Brum.

Os ciclistas podem optar por duas categorias: Sport, com percurso de 45 km, ou Turismo, que contará com um trajeto de 25 km. As categorias estão divididas por faixas etárias e gênero, incluindo Sub 30, Master A, B e C, além de uma categoria livre para os competidores da Turismo.

A premiação vai até o 5º lugar para as categorias masculina e feminina, com troféus e valores em dinheiro, sendo R$ 400,00 para o 1º colocado e prêmios escalonados até o 5º lugar.

As inscrições podem ser feitas até hoje, com o valor de R$ 60,00 para a categoria Sport e R$ 30,00 para a Turismo. O evento também oferecerá um café da manhã aos participantes, das 6h às 6h30, pouco antes da largada.

Interessados devem se inscrever o quanto antes para garantir sua participação e fazer parte dessa grande competição que promete movimentar a cidade!

Fonte: A.N /Grupo A Gazeta

Decisão histórica pode pôr fim aos conflitos fundiários em Mato Grosso do Sul

0
Fotos: Saul Schramm

Uma decisão histórica, em um ambiente de conciliação, serenidade e convergência entre os poderes públicos pode pôr fim a um conflito fundiário que se arrastava há mais de 25 anos envolvendo a demarcação da Terra Indígena Cerro Marangatu, em Antônio João, município localizado ao sul do Estado. Foi assim que o governador Eduardo Riedel classificou o acordo selado entre proprietários rurais, lideranças indígenas, integrantes da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), da Advocacia-Geral da União, do Ministério dos Povos Indígenas, do governo do Estado de Mato Grosso do Sul, e coordenado pelo relator do processo judicial no âmbito do STF (Supremo Tribunal Federal), ministro Gilmar Mendes.

Decisão histórica pode pôr fim aos conflitos fundiários em Mato Grosso do Sul

Em coletiva de imprensa realizada na manhã desta sexta-feira (27), o governador Riedel detalhou a decisão inédita e histórica em Mato Grosso do Sul. Na avaliação do chefe do executivo estadual, o acordo é o primeiro alcançado na busca de uma solução, que deve vir acompanhada de políticas públicas nas comunidades indigenas e de uma decisão do Congresso Nacional sobre o marco temporal. “É um caminho que estamos dispostos sempre a buscar de paz. O Estado vem se desenvolvendo e não podemos ficar paralisados nessas discussões de conflito fundiário. Temos cerca de 120 mil indígenas em Mato Grosso do Sul, que fazem parte do nosso DNA, da nossa formação cultural e de referência. Nós temos que pacificar isso, evoluir, e principalmente, inserir essas comunidades dentro desta prosperidade que estamos tendo no Estado, de crescimento, oportunidade para as pessoas, e fazer chegar para todos”, admitiu.

Decisão histórica pode pôr fim aos conflitos fundiários em Mato Grosso do Sul

Ainda se referindo aos novos desafios, Riedel lembrou da criação do grupo de trabalho instituído pelo STF na busca de alternativas para o conflito agrário relativo à questão indígena no Brasil e na qual foi escolhido pelo Fórum Nacional de Governadores para ser o representante titular dos entes federativos.

“Eu reforço aquilo que considero o mais importante em toda essa discussão que é a política pública dentro das aldeias. Não podemos ficar focados somente na discussão territorial, pois não vai resolver a questão humanitária nas comunidades indígenas. Temos que atuar dentro das comunidades com ações, junto com eles, no que diz respeito à saúde, à segurança pública, à educação, respeitando todos os seus hábitos e costumes. Temos muito trabalho por fazer ainda”, registrou o governador, na presença de parlamentares da bancada federal no Congresso Nacional, secretário estaduais, representantes do legislativo e executivo municipal de Antônio João, e do setor produtivo rural.

Decisão histórica pode pôr fim aos conflitos fundiários em Mato Grosso do Sul

Riedel também fez questão de explicar aos jornalistas que em Mato Grosso do Sul o cenário é distinto do restante do País em relação a disputa fundiária porque são áreas titulada de boa fé por parte dos produtores rurais, sem nenhum tipo de ação invasiva ao logo da história como ocorre em outras regiões.

O acordo homologado pelo ministro Gilmar Mendes ainda precisar ser referendado pelo pleno do STF, e logo após o Governo de Mato Grosso do Sul deverá indicar em cinco dias a fonte de pagamento (no valor de R$ 16 milhões) e fazer o depósito em conta judicial, diretamente para a União, a quem compete o pagamento aos produtores.

Decisão histórica pode pôr fim aos conflitos fundiários em Mato Grosso do Sul

O pagamento da União aos proprietários no valor de R$ 27,8 milhões a título das benfeitorias apontadas em avaliação individualizada feita pela Funai em 2005, corrigidas pela inflação e a Taxa Selic. O valor será viabilizado por meio de crédito suplementar. Os proprietários também devem receber indenização, pela União, no valor de R$ 102 milhões pela terra nua.

Após a homologação pelo Pleno do Supremo, e o pagamento aos produtores, iniciam-se os prazos de desocupação das áreas. Representantes do município afirmaram que após a decisão do ministro Gilmar Mendes, o clima destensionou na região.

Mato Grosso do Sul fecha primeiro bloco dos Jogos Escolares Brasileiros com 34 medalhas

0
Fotos: Bel Manvailer

Os estudantes-atletas de Mato Grosso do Sul estão brilhando nos JEB’s (Jogos Escolares Brasileiros) 2024, que ocorrem em Recife (PE). O primeiro bloco da competição terminou na última quarta-feira (25) e a delegação sul-mato-grossense já conquistou 34 medalhas, sendo 13 ouros, 10 pratas e 11 bronzes.

Foram disputadas as modalidades tênis de mesa, judô, wrestling (luta olímpica), atletismo, atletismo adaptado, ginástica rítmica, handebol e voleibol.

A equipe estadual, composta por 203 estudantes-atletas entre 12 e 14 anos, é organizada e coordenada pelo Governo de Mato Grosso do Sul, por meio da Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer) e Setesc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura).

A competição na capital pernambucana é realizada pela CBDE (Confederação Brasileira do Desporto Escolar). Os atletas que se destacarem poderão se classificar para os Jogos Sul-Americanos Escolares, que ocorrerão na Colômbia, entre novembro e dezembro.

O segundo bloco de modalidades já começou e segue com disputas até 1º de outubro, com as modalidades karatê, xadrez, taekwondo, badminton, basquetebol, vôlei de praia e futsal. O terceiro e último bloco contará com natação, ciclismo e ginástica artística, nos dias 1º e 2 de outubro.

Mato Grosso do Sul fecha primeiro bloco dos Jogos Escolares Brasileiros com 34 medalhas
Delegação sul-mato-grossense na cerimônia de abertura dos JEB’s 2024

No wrestling (luta olímpica), os estudantes-atletas de Mato Grosso do Sul foram destaques. Ryan Samuel conquistou a medalha de ouro na série ouro e Yosnay Pichiyi Garcia conquistou a prata na série prata. Para o técnico Agnaldo Pereira dos Santos, de 48 anos, o nível da competição está aumentando cada vez mais. 

“Viemos com um grupo pequeno, com seis atletas, estávamos esperando duas ou três medalhas e foi o que aconteceu, foram duas medalhas. Até pela idade dos meninos, pelo nível, pelo tempo de treino, nós estimamos isso. A medalha de primeiro lugar do Ryan, na série ouro, não foi uma surpresa, ele é um garoto promissor mesmo. Só foi surpresa porque foi no estilo greco-romana, não é um estilo que ele está acostumado a competir, a treinar e competir, mas é forte, treina bem, e a gente esperava realmente um bom resultado”, destacou o treinador de wrestling.

Mato Grosso do Sul fecha primeiro bloco dos Jogos Escolares Brasileiros com 34 medalhas
Equipe de atletismo adaptado foi um dos destaques do primeiro bloco

Ryan Samuel Brandão, de 14 anos, falou sobre a emoção de conquistar a medalha de ouro no wrestling, após ter sido campeão da série bronze em 2022. “Eu adoro competir e comecei a treinar inspirado nos meus primos mais velhos. Essa vitória foi muito especial e vai me motivar ainda mais nos próximos desafios”.

Pela primeira vez, a equipe de atletismo adaptado de Mato Grosso do Sul participou dos JEB’s e também foi destaque, conquistando a medalha de ouro no revezamento integrado masculino (série ouro). O professor Daniel Sena ressaltou a importância desse resultado. “Foi uma conquista incrível para uma equipe que está apenas começando. Nossos atletas são de nível nacional e internacional, sendo observados pelo CPB (Comitê Paralímpico Brasileiro). Estamos muito satisfeitos com o desempenho deles”.

O campo-grandense Alexsander do Carmo da Silva, de 14 anos, destacou que os Jogos Escolares vão além da competição. “Participar do JEBs é um compromisso diário de superação e perseverança. Fiquei muito feliz em ser campeão no revezamento 5×80 metros e vice-campeão nos 80 metros. Agora, é hora de descansar um pouco e focar nas próximas competições”.

Confira todas as medalhas conquistadas por Mato Grosso do Sul até o momento nos JEB’s 2024:

34 medalhas: 13 ouros, 10 pratas e 11 bronzes

OURO

  • Ryan Samuel (Wrestling) – série ouro
  • Lavínia Miyata (Tênis de Mesa) – série bronze
  • Anna Clara Mendes (Judô) – série ouro
  • Maria Eduarda Oliveira (Judô) – série prata
  • Luiz Octavio Oliveira (Judô) – série prata
  • Letícia Damaceno (Judô) – série bronze
  • Érico Santos (Judô) – série bronze
  • Revezamento 5x80m masculino (Atletismo adaptado) – série ouro
  • Cleidienison Ricarte Ajala (Atletismo) – Lançamento do martelo – série prata
  • Janaina de Lima Colman (Atletismo) – lançamento do disco – série prata
  • Janaina de Lima Colman (Atletismo) – lançamento do martelo – série ouro
  • Isadora Garcia (Atletismo) – lançamento do disco – série bronze
  • Revezamento 5x80m masculino (Atletismo) – série ouro

PRATA

  • Yosnay Pichiyi Garcia (Wrestling) – série prata
  • Leonardo Kurokawa (Tênis de Mesa) – série prata
  • Lhayssa González (Judô) – série prata
  • Davi Fernandes (Judô) – série bronze
  • Alexsander do Carmo (Atletismo Adaptado) – 80 metros rasos – série ouro
  • Kauan Vinicius (Atletismo) – salto em distância – série ouro
  • Maria Eduarda da Silva Santos (Atletismo) – 80 metros com barreiras – série ouro
  • Kengerly Nailhet Reyes (Atletismo) – Lançamento do dardo – série ouro
  • Handebol feminino – série cobre
  • Voleibol masculino – série bronze

BRONZE

  • Guilherme Canéppele (Judô) – série ouro
  • Juan Júnior (Judô) – série ouro
  • Kauã Yonaha (Judô) – série ouro
  • Ana Beatriz Teodoro (Judô) – série ouro
  • Isadora Pereira (Judô) – série prata
  • Camilly Aparecida Ribeiro (Judô) – série prata
  • Saymonn Isael Lima (Atletismo) – salto em distância – série ouro
  • Luiz Fernando de Souza (Atletismo) – lançamento do disco – série ouro
  • Isaik Franco Ribeiro (Atletismo) – Lançamento do disco – série bronze
  • Gabrielly Aparecida da Silva (Atletismo) – 80 metros com barreira – série bronze
  • Revezamento 5x80m feminino (Atletismo) – série ouro

MS assina em R$ 2,3 bilhões com o BNDES e reforça investimento estratégico na infraestrutura do Estado

0
Fotos: Divulgação

O Governo de Mato Grosso do Sul assinou nesta quinta-feira (26) em Brasília (DF) com o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) o contrato de financiamento de R$ 2,3 bilhões para investimentos estratégicos na área de infraestrutura. A aplicação dos recursos terá foco especial na logística rodoviária da região leste, onde cresce o ‘Vale da Celulose’. Ali, empreendimentos globais estão atraindo significativamente o capital privado.

Ao todo, 818 km de rodovias estaduais serão transformadas com o aporte do BNDES (projeto este que tem contrapartida de R$ 300 milhões do Governo de Mato Grosso do Sul), sendo 569 km em novas pavimentações – ou seja, asfaltamento de estradas ainda de chão – e 249 km em pistas que serão restauradas para receber o crescente tráfego regional.

“Mato Grosso do Sul atravessa um momento de crescimento importante, que traz boas perspectivas para nós. A Araucou aprovou R$ 26 bilhões para sua nova fábrica, algo que vai alcançar não apenas o município de Inocência, mas toda a Costa Leste do Estado. É uma região que passa por uma transformação e esse recurso do BNDES é de vital importância, permite que continuemos a dar competitividade para esses negócios”, destaca o governador Eduardo Riedel.

MS assina em R$ 2,3 bilhões com o BNDES e reforça investimento estratégico na infraestrutura do Estado

Atualmente, já opera na região as gigantes Suzano (duas fábricas em Três Lagoas e a maior em Ribas do Rio Pardo) e Eldorado (Três Lagoas), enquanto a Arauco prepara para desembarcar em Inocência e a Bracell em Água Clara. Tais empreendimentos movimentam bilhões em recursos, gerando emprego, renda e atraindo outros investimentos.

Contudo, os mesmos exigem cada vez mais investimento do setor público, e diante desse cenário o Governo de Mato Grosso do Sul se esforça para oferecer condições de desenvolvimento regional em um ambiente apto para que os negócios se estabeleçam no Estado.

“Quero reforçar que o Governo Federal também foi parceiro nosso ao nos delegar parte das BRs 262 e 267 para somar com outras rodovias federais 870 km que serão concessionados em dezembro na B3 em São Paulo. São R$ 5,7 bilhões de capex [investimento em bens de capitais] para os próximos seis, sete anos, que somado a esses R$ 2,3 bi de hoje, mais R$ 1,5 bi do Estado, são quase R$ 10 bilhões de investimento que nos coloca em outro patamar”, diz Riedel.

MS assina em R$ 2,3 bilhões com o BNDES e reforça investimento estratégico na infraestrutura do Estado

A previsão é que os novos empreendimentos na região leste de Mato Grosso do Sul envolva um conjunto de 80 mil novos trabalhadores. Para manter tal status de progresso, o Governo do Estado aposta em capacidade de investimento (15% da RCL, a maior do país) e no crescimento contínuo da economia local – no ano passado o aumento do PIB estadual foi 6,6%.

Inovações nos projetos

Além de Eduardo Riedel, a assinatura contou com a presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, do presidente do BNDES, Aluízio Mercadante, da ministra Simone Tebet (Planejamento e Orçamento) e do governador cearense Elmano de Freitas.

O presidente Lula destaca em sua fala que tais projetos alimentam o crescimento regional e nacional, e que eles passam a receber recursos do BNDES quando estão bem elaborados. “Não adianta fazer discurso, tem que ter projeto. Se tiver consistência, ele [o gestor] consegue o dinheiro, e esse dinheiro ao ser aplicado na execução do projeto começa a circular e a economia a funcionar, gera emprego, consumo, é um circulo virtuoso”.

Já Mercadante ressalta a qualidade do projeto apresentado, que além da infraestrutura e logística em si, também carrega inovações que, segundo ele, devem servir de base para que o BNDES passe a partir de agora a exigir dos demais gestores públicos.

“É um projeto que vai mudar a infraestrutura do Estado, vai a tornar mais eficiente, vai exigir menos tempo para escoar a produção, vai aumentar a produtividade, a qualidade de vida, a segurança nas estradas, e traz a inovação que são medidas de prevenção a incêndios em rodovias. É um projeto muito bonito e queremos qualificar assim também os próximos”.

MS assina em R$ 2,3 bilhões com o BNDES e reforça investimento estratégico na infraestrutura do Estado

Eduardo Riedel também comentou tal novidade, revelando o projeto traz dispositivos para avançar na resiliência climática. “Vai ajudar muito nessas épocas mais dramáticas, de extrema seca”, explica o governador, lembrando que as rodovias inclusas nesse programa passam por florestas plantadas usadas na fabricação da celulose. “As empresas estão muito partícipes desse monitoramento, e o Estado também, em parceria”, conclui.

Por fim, Mercadante ainda citou outros projetos sul-mato-grossenses que seguem sob a mesa do BNDES, como o que busca aumentar a infraestrutura de distribuição de gás pela estatal MSGÁS, e também a que visa estruturar a PPP (Parceria Público-privada) dos Parques.

Giro pelo Estado: Confira notícias que repercutiram na semana em MS

0
Arte: Grupo A Gazeta

Nesta sexta-feira, dia 27 de setembro, os sites A Gazeta News e A Gazeta Conesul publicam o Giro pelo Estado. O espaço visa oferecer um resumo de notícias que repercutiram em Mato Grosso do Sul ao longo da semana. A equipe do Jornal A Gazeta reúne e analisa acontecimentos veiculados por diferentes veículos de comunicação, para manter os leitores informados de forma rápida e precisa. Acompanhe:

Antônio João – STF firma acordo histórico para resolução de conflito fundiário em Mato Grosso do Sul após 30 anos

Giro pelo Estado: Confira notícias que repercutiram na semana em MS
Foto: Redes sociais

Após quase três décadas de disputas, o STF mediou um acordo entre os Guarani Kaiowá e produtores de MS, devolvendo a Terra Indígena Ñande Ru Marangatu. A área, em Antônio João, tem 9 mil hectares. O acordo prevê indenização de R$ 144,8 milhões aos proprietários. Após o pagamento, os produtores têm 15 dias para deixar a área, permitindo a entrada pacífica dos indígenas. (g1)

Bataguassu – Acidente durante tentativa de ultrapassagem deixa um morto e cinco feridos

Giro pelo Estado: Confira notícias que repercutiram na semana em MS
Foto: Reprodução/Cenário MS

Manoel Pereira Alemira, 74 anos, faleceu em um acidente no km-56 da BR-267, entre Bataguassu e Nova Casa Verde, no domingo (22). O acidente envolveu um Fiat/Mobi, dirigido por uma mulher com sua neta, e um Chevrolet Corsa, conduzido por Manoel. A condutora teria tentando uma ultrapassagem proibida, invadindo a pista contrária, resultando na colisão. Cinco pessoas ficaram feridas. (JD1 Notícias)

Deodápolis – Corpo de mulher assassinada pelo esposo em canavial é localizado

Giro pelo Estado: Confira notícias que repercutiram na semana em MS
Foto: Jornal da Nova

O corpo de Mariana Agostinho Defensor, 32 anos, foi encontrado em um canavial próximo ao Polo Industrial, rumo a Deodápolis. O marido dela, J.P.S., 33, confessou o crime após ser encontrado desacordado em um carro na zona rural. Ele indicou o local do corpo após receber atendimento médico. J.P.S. tentou se suicidar e foi internado no Hospital da Vida, em Dourados. (Dourados News)

Inocência – Fábrica de celulose da Arauco superará a da Suzano e será a maior do mundo

Giro pelo Estado: Confira notícias que repercutiram na semana em MS
Foto: Paulo Ribas

Ainda em fase inicial de construção, em Inocência, a primeira planta da Arauco no Brasil expandirá a capacidade de produção de 2,5 para 3,5 milhões de toneladas de celulose de eucalipto por ano, tornando-se a maior do mundo, com investimento global de US$ 4,6 bilhões (R$ 25,1 bilhões). A fábrica deve iniciar operações no fim de 2027, superando a unidade da Suzano em Ribas do Rio Pardo. (Correio do Estado)

Vicentina – Morre segunda vítima do acidente ocorrido na rodovia MS-147

Giro pelo Estado: Confira notícias que repercutiram na semana em MS

T.C.R., 17 anos, faleceu na terça-feira, 24, quase uma semana após um acidente na MS-147, perto de Vicentina. Ele estava na garupa de uma moto conduzida por seu irmão, de 19 anos, que também morreu. A moto colidiu frontalmente com uma SW-4, dirigida por N.G.C., 55, que sofreu ferimentos leves. O acidente teria ocorrido durante uma tentativa de ultrapassagem da caminhonete. (Região News)

Ladário – Idoso é preso por estuprar a enteada

Giro pelo Estado: Confira notícias que repercutiram na semana em MS
Foto: Divulgação

Um idoso, de 68 anos, foi preso, na quinta-feira (26), em Ladário, por estuprar a enteada, de 12 anos à época dos fatos. O abuso aconteceu ao longo de dois anos. Segundo a investigação, o homem dopava a esposa, mãe da vítima, para cometer o crime. Além disso, ele ameaçava a menina para que ela não contasse o ocorrido. (O Estado Online)

Campo Grande – Grupo que vendia dados do INSS atuava há 5 anos e lucrou com R$ 32,8 milhões

Giro pelo Estado: Confira notícias que repercutiram na semana em MS
Foto: divulgação / Polícia Federa

A Operação Mercado de Dados cumpriu mandado de busca e apreensão contra funcionário do INSS, em Campo Grande, e desarticulou três organizações criminosas que fraudavam benefícios previdenciários, causando prejuízos de mais de R$ 32,8 milhões. As organizações criminosas desarticuladas operavam há 5 anos de forma bem estruturada, com sofisticado conhecimento dos sistemas do INSS. (Campo Grande News)

Aral Moreira – Para vingar o pai, dupla invade casa de rivais e ‘esfaqueia geral’

Giro pelo Estado: Confira notícias que repercutiram na semana em MS
Foto: Divulgação

Na noite de segunda-feira (23), em Aral Moreira, um jovem de 23 anos foi atacado por quatro indivíduos, sendo golpeado três vezes nas costas com um machete. Ele conseguiu fugir e se abrigar na casa de um amigo. O grupo também tentou matar seu cunhado, que foi ferido com duas facadas na cabeça, mas escapou. O ataque teria sido motivado pela morte do pai de um dos agressores, atribuída a um familiar das vítimas (Metrópoles MS)

Pedro Gomes – Motociclista morre quatro dias depois de atingir anta em rodovia

Giro pelo Estado: Confira notícias que repercutiram na semana em MS
Foto: Divulgação

Um motociclista de 28 anos morreu na quinta-feira (26) após atropelar uma anta em uma rodovia de Pedro Gomes, no domingo (22). Ele conduzia uma Honda Biz quando foi surpreendido pelo animal, sem tempo de evitar a colisão. Com traumatismo craniano, foi socorrido ao hospital da cidade, mas, diante da gravidade, foi transferido para Coxim e depois para Campo Grande. (iDest)

Paraguai – MS leva cultura e sustentabilidade ao G5 Concexiones Internacional Reciclarte

Giro pelo Estado: Confira notícias que repercutiram na semana em MS
Foto: Divulgação

Com representantes de Mato Grosso do Sul, a edição anual do G5 Concexiones Internacional Reciclarte 2024 começou na quarta-feira (25), em Assunção, Paraguai. O evento reúne artistas, gestores e profissionais das indústrias criativas, com foco na sustentabilidade ambiental. A programação cultural segue até hoje (27) e as atividades ambientais acontecem até domingo (29). (O Progresso)


Fonte: Redação/Grupo A Gazeta

Amambai comemora 76 anos com três shows gratuitos nesta sexta-feira (27)

0
Foto: Divulgação

Amambai está em festa! Neste sábado, dia 28 de setembro, a cidade comemora seus 76 anos de história, e para celebrar essa data especial, o município preparou um grande evento na sexta-feira, dia 27. A Praça Coronel Valêncio de Brum será o palco de uma noite repleta de música e alegria.

A principal atração da noite será o grupo Atitude 67, famoso por hits como “Cerveja de Garrafa” e “Saideira”. A banda promete levantar o público com sua energia contagiante. Além deles, o Trio Violada e a dupla Renato Reis & Renan também se apresentarão, garantindo uma noite de muita diversão e música para todos os gostos.

E tem mais: o evento contará com uma super tenda que irá cobrir o local, garantindo que, mesmo que chova, o público possa curtir o show com conforto e proteção. Assim, nada vai atrapalhar a comemoração deste grande momento!

As festividades de aniversário de Amambai já estão a todo vapor. No último sábado, 21 de setembro, a cidade deu início às celebrações com um emocionante show de manobras radicais do Cachorrão Motoshow, parte do esquenta para o 10º Trilhão Tatu Peba 2024. No domingo, o 6º Campeonato de Som e Rebaixados movimentou o Parque de Exposições com veículos personalizados e sistemas de som potentes.

Além dos shows e competições, a programação segue com a 13ª Feira das Flores, que acontece entre os dias 25 e 29 de setembro no Ginásio de Esportes Flávio Derzi, uma excelente oportunidade para apreciar e adquirir flores e plantas ornamentais.

Não perca essa grande celebração que promete marcar o aniversário de 76 anos de Amambai com muita cultura, diversão e música de qualidade. Convide a família e os amigos e venha participar dessa festa imperdível!

Fonte: A.N./Grupo A Gazeta

Jiu-Jitsu iguatemiense participa de competição em Ponta Porã, com ótimas colocações

0
Foto: Divulgação

Representando de maneira destacada o município de Iguatemi, no dia 21 de setembro, os atletas da Associação Esportiva de Atletas de Jiu-Jítsu de Iguatemi participaram do “Campeonato Open Internacional de Jiu-Jítsu”. O evento aconteceu na cidade de Ponta Porã-MS e, mais uma vez, nossos lutadores brilharam na competição, conquistando importantes colocações.

Sob a liderança do sensei Junior Teixeira, os atletas representam a equipe CHECKMAT-VK. A competição foi muito disputada e reuniu atletas de diversas cidades. Iguatemi vem se sobressaindo em vários esportes e o jiu-jítsu é mais um esporte que tem destacado o nome do município.

Não podemos deixar de parabenizar a determinação dos atletas. Os lutadores já se preparam para a Copa Paranaense de Jiu-Jítsu, que acontecerá no dia 13 de outubro em Marechal Cândido Rondon-PR.

Confira as colocações:

  • Enzo Gabriel, de apenas 7 anos, faixa cinza, consagrou-se campeão na sua categoria.
  • Sofia Silva dos Santos, 11 anos, faixa cinza na categoria pesado, alcançou duas medalhas: 3º lugar na sua categoria e 2º lugar na disputa pelo cinturão na categoria Jovens Talentos, convocada pela Federação Sul-Mato-Grossense de Jiu-Jítsu, trouxe a prata para o município.
  • Luiz Octavio Freire, competindo na categoria infantojuvenil, 13 anos, leve, ficou com a 3ª colocação.
  • João Marcos Monzani, da categoria juvenil, também conquistou o 3º lugar.
  • Rogério Razini, competindo na categoria juvenil pesado, infelizmente não se classificou, mas lutou bravamente.

Show de Renato & Rennan em comemoração aos 76 anos de Amambai acontece hoje (27)

0
Foto: Divulgação/Redes sociais/@renatoerennanoficial

Redação

Nesta sexta-feira, 27 de setembro, em celebração aos 76 anos de Amambai, será realizado um show da dupla sertaneja Renato & Renan. O evento começa a partir das 19h30 na Praça Coronel Valêncio de Brum, em frente à Prefeitura Municipal, que organiza as festividades de aniversário do município.

Com uma trajetória de 14 anos, Renato & Rennan, naturais de Amambai, voltam às suas origens para compartilhar essa ocasião marcante com seus conterrâneos. O duo promete um repertório diversificado, mesclando o sertanejo universitário e o tradicional modão, além de outros estilos, com um show eclético que pode agradar a diversos gostos.

Em mensagem ao Jornal A Gazeta, a dupla expressou gratidão pelo apoio recebido ao longo dos anos. “Nossa mensagem é de gratidão a todos de Amambai e região por estarem com a gente desde o começo, quando ainda éramos praticamente duas crianças cantando e sendo bem acolhidos por todo o Cone Sul do MS. A todos vocês, nosso amor e carinho eterno.”

O show da dupla Renato & Rennan terá entrada franca. Além disso, também no dia 27, na Praça Coronel Valêncio de Brum, as comemorações de aniversário da cidade terão as apresentações dos grupos Atitude 67 e Trio Violada, enriquecendo as festividades em alusão à fundação oficial de Amambai, que ocorreu em 28 de setembro de 1948.

MS inicia logística para recolhimento da ‘gotinha da pólio’; imunização contra a doença passa a ser injetável

0
Foto: Marcus Moura

A SES (Secretaria de Estado de Mato Grosso do Sul), por meio da Coordenadoria Estadual de Imunização, inicia neste sábado (28) a logística reversa para recolhimento das doses da VOPb (Vacina Oral Poliomielite Bivalente), popularmente conhecida como gotinha. O processo faz parte do plano nacional do Ministério da Saúde de substituição do imunizante pela VIP (Vacina Inativada Poliomielite) que é injetável.

MS inicia logística para recolhimento da ‘gotinha da pólio’; imunização contra a doença passa a ser injetável
VIP (Vacina Inativada Poliomielite), imunizante injetável que substituirá a VOPb

Segundo a coordenadora estadual de Imunização da SES, Ana Paula Goldfinger, a mudança foi baseada em pesquisas, critérios epidemiológicos e evidências científicas sobre a vacina e recomendações internacionais para deixar o esquema vacinal ainda mais seguro.

Países como os Estados Unidos e nações europeias já utilizam esquemas vacinais exclusivos com a VIP.

“A VOPb utilizava o vírus vivo para promover a proteção, já a VIP conta com o vírus atenuado, reduzindo a chance de um evento adverso, ou reação a imunização”, explica.

Conforme o Ministério da Saúde, a substituição no Brasil foi amplamente discutida em Reunião da CTAI (Câmara Técnica Assessora em Imunizações) e recebeu aval do colegiado.

A decisão contou com a participação dos representantes de sociedades científicas, com o Conass (Conselho Nacional de Secretários de Saúde), Conasems (Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde) e acompanhamento da Opas (Organização Pan-Americana da Saúde) e da OMS (Organização Mundial da Saúde).

Ainda conforme Goldfinger, Mato Grosso do Sul realizou uma reunião web com os 79 municípios para explicar como funcionará a logística reversa. “Haverá a coleta das doses em todos os municípios, num processo bem rigoroso de segurança biológica. Por ter o vírus vivo, a VOPb precisa ser descartada de maneira correta para evitar riscos e contaminações no solo. Após todas as doses serem devolvidas a Rede Frio, nós enviaremos ao PNI (Programa Nacional de Imunizações) para o descarte correto”, explica.

A partir de segunda-feira (30), a imunização contra a pólio no Estado passará a ser feita exclusivamente com a VIP. A nível nacional, o Ministério da Saúde definiu o dia 4 de novembro como data início da aplicação exclusiva da VIP.

Entendendo a mudança

Atualmente, o esquema vacinal contempla a administração de três doses da VIP aos 2, 4 e 6 meses e duas doses de reforço da VOPb, a gotinha, aos 15 meses e aos 4 anos de idade.
Com a mudança, será necessária apenas uma dose de reforço com VIP, aos 15 meses de idade, de modo que o esquema vacinal com o referido imunobiológico será:

2 meses – 1ª dose
4 meses – 2ª dose
6 meses – 3ª dose
15 meses – dose de reforço

Coberturas vacinais

A nova estratégia para uso da VIP é mais um passo na erradicação da poliomielite no Brasil. O país está há 34 anos sem a doença e contabiliza 47 anos de sucesso de uso da VOP nas estratégias de vacinação no combate contra a poliomielite desde que foi introduzida de forma oficial em 1977.

O Brasil tem se destacado positivamente no avanço das coberturas vacinais, mesmo após enfrentar declínios desde o ano de 2016. E a vacinação contra a poliomielite no País é uma das causas do resultado positivo. Em 2023, a cobertura vacinal para poliomielite alcançou 86,55%, ante os 77,20% em 2022.

Em Mato Grosso do Sul, a cobertura vacinal com a VIP alcançou 90,97% do público-alvo e a VOP 82,96%. Já em 2024, até o momento, a VIP tem cobertura de 87,75 e a VOP de 88,19%, segundo dados do Portal Demas (Departamento de Monitoramento, Avaliação e Disseminação de Informações Estratégicas em Saúde).

E o Zé Gotinha, continua?

Criado nos anos 1980, o Zé Gotinha é uma marca da luta contra a poliomielite. Mas o personagem entrou em campo também para alertar sobre a prevenção de outras doenças imunopreveníveis, como o sarampo. Portanto, ele continua trabalhando em prol da imunização.

O Zé Gotinha se tornou um símbolo universal na missão de salvar vidas e um aliado importante no processo de educação e combate às notícias falsas. Não por acaso, a mascote da imunização venceu, no início de 2024, o prêmio oferecido às melhores figuras do universo digital na categoria Brand Persona, do iBest.

O personagem já atuou diversas vezes para mobilizar e incentivar a vacinação. Isso surtiu resultados positivos: em 2023 foi registrado crescimento da cobertura vacinal de 13 dos 16 principais imunizantes do calendário infantil em relação a 2022 – avanços que fizeram com que o Brasil saísse do ranking dos 20 países com mais crianças não vacinadas no mundo.

Sexta-feira tem previsão de queda na temperatura e tempo mais fechado no Estado

0
Foto: Bruno Rezende

Nesta sexta-feira (27) a previsão é de tempo mais fechado, com queda e temperaturas mais amenas no Estado, não descartando a ocorrência de chuva e até de tempestades, acompanhadas de raios e rajadas de vento, devido avanço de uma frente fria.

De acordo com o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima de MS), junto com a queda das temperaturas tem o aumento de nebulosidade e possíveis tempestades principalmente nas regiões leste e nordeste do Estado.

Em Campo Grande a mínima será de 21°C e máxima de 29°C. Já em Dourados vai variar entre 18°C e 28°C. Para região do Pantanal, em Corumbá, a máxima fica em 28°C e mínima de 22°C. Em Três Lagoas pode se chegar a 34°C, com mínima de 23°C. Na região de fronteira, em Ponta Porã, a variação será entre 17°C (mínima) e 27°C (máxima).

Sexta-feira tem previsão de queda na temperatura e tempo mais fechado no Estado

Por onde andam os candidatos a prefeito de Amambai?

0

Com o objetivo de informar a população, o Grupo A Gazeta publica diariamente a agenda de compromissos dos seis candidatos que disputam a prefeitura de Amambai.

Confira abaixo os compromissos de Daniel Lemes Vasques (PCO), Igor Limosine (PRD), Janete Córdoba (PSDB), Luciney Bampi (PT), Renato do Novo (Novo) e Sérgio Barbosa (MDB) para esta quarta-feira (25):

Daniel Lemes Vasques (PCO) – Sem coligação

• A assessoria do candidato não enviou a agenda até o horário estabelecido pela editoria do Grupo A Gazeta.

Igor Limosine (PRD) – Sem coligação

• A assessoria do candidato não enviou a agenda até o horário estabelecido pela editoria do Grupo A Gazeta.

Janete Córdoba (PSDB) – Coligação “Trabalho, Transparência e Resultado”

• A assessoria do candidato não enviou a agenda até o horário estabelecido pela editoria do Grupo A Gazeta.

Luciney Bampi (PT) – Coligação “Renovação e Transparência”

• A assessoria do candidato não enviou a agenda até o horário estabelecido pela editoria do Grupo A Gazeta.

Renato do Novo (Novo) – Coligação “Um Novo Tempo para Amambai”

• A assessoria do candidato não enviou a agenda até o horário estabelecido pela editoria do Grupo A Gazeta.

Sérgio Barbosa (MDB) – Coligação “Amambai Muito Mais(+) Para Você”

  • Visita do comércio
  • Agendas com candidatos a vereador

Acordo histórico entre indígenas e produtores no STF põe fim a conflitos e sela a paz no campo, celebra Paulo Corrêa 

0
Foto: Assessoria

Em um marco decisivo para o fim dos conflitos por terras no Mato Grosso do Sul, o Supremo Tribunal Federal (STF) homologou, nesta semana, um acordo histórico entre comunidades indígenas e produtores rurais do município de Antônio João. O pacto, que envolve 146 milhões de reais em indenizações aos proprietários rurais, garante que as comunidades indígenas permaneçam em seus territórios tradicionais na Terra Indígena Ñanderu Marangatu.

Na sessão ordinária desta quinta-feira (26), o deputado estadual Paulo Corrêa destacou a importância desse avanço, ressaltando a atuação proativa e decisiva do governador Eduardo Riedel, que foi fundamental para a concretização do acordo. O parlamentar frisou que, sem a liderança e o compromisso do governo estadual, o desfecho positivo para ambos os lados – produtores e indígenas – poderia ter sido retardado, perpetuando a instabilidade na região.

“O governador Eduardo Riedel demonstrou uma sensibilidade ímpar na condução desse processo, trabalhando junto ao Governo Federal e ao STF para garantir que os produtores rurais fossem indenizados de forma justa e que as comunidades indígenas pudessem permanecer em suas terras de forma definitiva”, comentou Corrêa. Segundo ele, o acordo é um exemplo de como o diálogo e a boa vontade entre as partes envolvidas podem gerar soluções pacíficas para questões que se arrastavam há décadas.

Corrêa também destacou a participação ativa da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul (Famasul) e a importância da Assembleia Legislativa do Estado (ALEMS) na resolução desse conflito. “A Assembleia foi parte ativa nas discussões e negociações que se arrastavam há quase 30 anos. Durante todo esse período, buscamos mediar diálogos e encontrar soluções, sempre em defesa da paz no campo e do respeito aos direitos de todos os envolvidos”, afirmou.

O deputado lembrou que o conflito fundiário em Antônio João é um dos mais antigos do Estado, e a Assembleia teve papel fundamental ao acompanhar as tratativas desde o início. Paulo Corrêa, que também foi relator da CPI do Conselho Indigenista Missionário (Cimi) na ALEMS, ressaltou que, ao longo de décadas, o Legislativo se dedicou a investigar, discutir e propor soluções para os embates entre indígenas e produtores.

“Como relator da CPI do Cimi, pude conhecer de perto a complexidade dessa situação. Foram anos de muito trabalho e tentativas de conciliação. O acordo homologado agora é uma vitória de todos que participaram desse processo e, sobretudo, do povo sul-mato-grossense, que poderá viver um novo momento de paz e segurança no campo”, ressaltou Corrêa.

A Terra Indígena Ñanderu Marangatu, com um histórico de embates judiciais e tensões, agora poderá vivenciar um novo capítulo de convivência pacífica, beneficiando tanto as comunidades indígenas quanto os produtores rurais, que terão suas perdas compensadas de forma justa.

Paulo Corrêa concluiu sua avaliação dizendo que o exemplo de Antônio João poderá servir de modelo para resolver outros conflitos fundiários no Estado e no país. “Esse acordo mostra que, com diálogo e boa vontade política, podemos encontrar soluções equilibradas, justas e que garantam o desenvolvimento sustentável no campo”, finalizou.

O acordo homologado pelo STF reforça o compromisso do Mato Grosso do Sul com a pacificação e o desenvolvimento harmonioso das áreas rurais, respeitando os direitos dos povos originários e oferecendo segurança jurídica para os produtores, que agora têm suas indenizações asseguradas.

Ciclismo volta a destacar o nome de Amambai em competição regional

0
A equipe da ACA na 7ª etapa do Conesul de MTB no domingo (22) em Sete Quedas. (Fotos: ACA)

A Gazeta

O ciclismo de Amambai voltou a destacar no domingo, dia 22 de setembro, o nome do município em competição regional ao participar da 7ª etapa do Campeonato Conesul de Mountain Bike, realizada em Sete Quedas, na fronteira com o Paraguai.

Coordenada pelo seu presidente, Edilson Valençuela, a equipe da ACA (Associação de Ciclismo de Amambai) levou a Cidade Crepúsculo ao pódio em diversas categorias.

André Favilla foi 1º colocado e Éder Carlos de Oliveira 2º colocado na categoria Master B2 Pró. Elizeo Alexandre Júnior foi 2º colocado e Jeferson França 5º colocado na categoria Master A Sport.

Priscila Cotócio foi 2ª colocada na categoria Master A Sport Feminina, Enzo Valençuela foi 1º colocado na categoria Júnior Sport e Zé da Lada foi 3º colocado na categoria Master D1 Sport.

Benedito Medeiros foi 4º colocado na categoria Master D 2 Sport, Edilson Valençuela e Rosangela Azevedo foram 5º colocados na categoria Dupla Mista Sport e Edemilson Dutra foi 4º colocado na categoria Sub 30 Sport.

De acordo com a organização, o Campeonato Conesul de MTB terá a próxima etapa no dia 13 de outubro na cidade de Paranhos, também na fronteira com o Paraguai.

Ciclismo volta a destacar o nome de Amambai em competição regional
André Favilla foi 1º colocado e Éder Carlos de Oliveira 2º colocado na categoria Master B2 Pró.
Ciclismo volta a destacar o nome de Amambai em competição regional
Elizeo Alexandre Júnior foi 2º colocado e Jeferson França 5º colocado na categoria Master A Sport.
Ciclismo volta a destacar o nome de Amambai em competição regional
Priscila Cotócio foi 2ª colocada na categoria Master A Sport Feminina
Ciclismo volta a destacar o nome de Amambai em competição regional
Enzo Valençuela foi 1º colocado na categoria Júnior Sport
Ciclismo volta a destacar o nome de Amambai em competição regional
Zé da Lada foi 3º colocado na categoria Master D1 Sport.
Ciclismo volta a destacar o nome de Amambai em competição regional
Benedito Medeiros foi 4º colocado na categoria Master D 2 Sport.
Ciclismo volta a destacar o nome de Amambai em competição regional
Edilson Valençuela e Rosangela Azevedo foram 5º colocados na categoria Dupla Mista Sport.
Ciclismo volta a destacar o nome de Amambai em competição regional
Edemilson Dutra foi 4º colocado na categoria Sub 30 Sport.

Confira a farmácia de plantão hoje em Amambai

0

Plantão: Farmácia Bampi   Fone: 3481-2272

Próximo a antiga Torre da Telems

CTG Sentinela de Amambai sedia a 20ª Fase Regional da FEGAMS 2024 neste final de semana

0
Foto: Grupo A Gazeta

O CTG Sentinela de Amambai realizará a 20ª Fase Regional da FEGAMS 2024 nos dias 28 e 29 de setembro , no Parque de Exposições da cidade. O evento reunirá competidores de diversas categorias em danças e interpretações da cultura tradicionalista gaúcha.

A FEGAMS (Federação Gaúcha de Mato Grosso do Sul) é um dos maiores eventos tradicionalistas do estado, promovendo a valorização da cultura gaúcha através de competições em diversas modalidades. Nesta edição, os participantes competem em categorias como Danças Gaúchas de Salão, Danças Tradicionais, Chula, Declamação e Intérprete Individual , que estão divididas em faixas etárias como Pré-mirim, Mirim, Juvenil, Adulto, Xiru e Veterano. As competições de declamação e interpretação individual serão realizadas nas categorias masculina e feminina.

Além das apresentações culturais, o evento oferecerá opções de refeições e pacotes para os participantes e público em geral. As refeições incluem:

  • Sexta-feira : Jantar com lasanha, arroz e salada (R$ 40,00).
  • Sábado : Café da manhã com café, leite, bolos e pães (R$ 15,00); Almoço com arroz, creme de milho, mandioca, frango assado e salada (R$ 40,00); Jantar com guisado, arroz, feijão e salada (R$ 40,00).
  • Domingo : Café da manhã com café, leite, bolos e pães (R$ 15,00); Almoço com arroz, farofa, salada, cuca, mandioca e churrasco (R$ 40,00).
    Crianças de 7 a 10 anos pagam metade do valor.

Pacotes especiais:

  • Refeições sexta, sábado e domingo : R$ 190,00
  • Refeições sábado e domingo : R$ 160,00

A realização do evento conta com o apoio da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, além do apoio da Secretaria de Estado de Turismo, Esporte, Cultura e Cidadania (SETESCC) e do Governo de Mato Grosso do Sul.

O público é convidado a prestigiar as apresentações nos dois dias de evento, com entrada franca.

Fonte: A.N /Grupo A Gazeta

Polícia Civil realiza palestras educativas para alunos do Ensino Médio em Juti

0
Foto: Assessoria/PCMS

Na manhã e tarde desta quinta-feira, 26/09, a Polícia Civil, representada pelo delegado Leandro Santiago e investigador Gilmar da Silva de Oliveira, lotados na Delegacia de Juti-MS, realizou palestras educativas para alunos do 6º ano matutino e vespertino do Ensino Médio da Escola 31 de Março. Os encontros foram realizadas com o objetivo de conscientizar sobre os perigos e as consequências do uso de substâncias ilícitas, focando na prevenção ao uso de drogas, por meio de informações diretas e acessíveis aos jovens.

Durante as apresentações, foram abordados os efeitos negativos das drogas no corpo e na mente, o impacto no convívio social e familiar, além das implicações legais que envolvem o tráfico e o consumo. De acordo com o delegado Leandro, “a interação dos estudantes, com perguntas e reflexões, mostrou o impacto positivo das palestras, Por meio dessas ações, a Polícia Civil reafirma seu compromisso com a comunidade, demonstrando seu papel social na formação e educação dos jovens”, comentou.

Já a direção da escola enfatizou a importância de manter o tema em discussão nos estabelecimentos de ensino.

Cresol é eleita 2ª melhor instituição financeira para trabalhar no Brasil

0
Foto: Divulgação/Cresol

A Cresol, cooperativa de crédito com forte atuação no Brasil, alcançou uma importante conquista ao ser eleita a 2ª melhor empresa para trabalhar no país na categoria Instituições Financeiras – Cooperativas de Crédito de Grande Porte, pela pesquisa do Great Place to Work (GPTW). Essa premiação é um reconhecimento às organizações que se destacam por promover um ambiente de trabalho positivo e engajado, levando em consideração critérios como confiança, respeito, imparcialidade, orgulho e camaradagem entre os colaboradores.

A avaliação do GPTW é realizada com base em uma pesquisa que considera a percepção dos funcionários sobre a cultura organizacional e as práticas de gestão de pessoas. A importância dessa conquista vai além do reconhecimento, ela reflete o compromisso da Cresol em promover um ambiente que valoriza a inclusão, a diversidade e o desenvolvimento profissional. A empresa também recebeu o troféu de Destaque em Saúde Mental.

Cledir Magri, presidente da Cresol, expressou sua satisfação com as premiações. “Essas conquistas são reflexo do nosso compromisso em criar um ambiente de trabalho inclusivo e motivador. Estamos constantemente trabalhando para melhorar nossas práticas e valorizar todos os nossos colaboradores. Essa é uma jornada que continuaremos a percorrer com determinação.”

Com essa premiação, a Cresol se reafirma como uma referência em gestão de pessoas e em práticas que buscam promover a diversidade e a equidade no ambiente corporativo, consolidando seu papel como uma das melhores empresas para trabalhar no Brasil.

Melhor empresa para trabalhar no agronegócio

Em 2024, a Cresol também foi reconhecida como a Melhor Empresa para Trabalhar no Agronegócio, evidenciando a excelência das práticas de gestão e a valorização dos profissionais.

Sobre a Cresol

Com 29 anos de história, mais de 900 mil cooperados e 900  agências de relacionamento em 19 Estados, a Cresol é uma das principais instituições financeiras cooperativas do País. Com foco no atendimento personalizado, a Cresol fornece soluções financeiras para pessoas físicas, empresas e empreendimentos rurais.