13.3 C
Amambai
quarta-feira, 24 de junho de 2026
Início Site Página 846

Ministério da Fazenda autoriza 199 marcas de bets no país; veja lista

0
© Bruno Peres/Agência Brasil

Um total de 199 marcas operadas por 95 empresas de bets estão autorizadas a continuar operando no país. O Ministério da Fazenda divulgou na noite desta terça-feira (1º) a lista das casas de apostas virtuais que pediram autorização até 30 de setembro e cumpriram os requisitos legais para se manterem em funcionamento.

Ao todo, são 193 marcas de 89 empresas a continuar operando em âmbito nacional. Ainda há seis marcas de seis empresas autorizadas a funcionar em âmbito estadual: cinco no Paraná e uma no Maranhão.

O número de empresas estaduais pode aumentar nas próximas horas, caso mais estados e o Distrito Federal enviem ao Ministério da Fazenda as bets autorizadas a funcionar localmente.

>> Veja as listas nacional e estadual 

O número de empresas autorizadas é menor que a quantidade de pedidos. Segundo o Sistema de Gestão de Apostas (Sigap) do Ministério da Fazenda, 180 empresas apresentaram 185 pedidos, dos quais 31 foram protocolados na segunda-feira (30).

A diferença ocorreu porque muitas empresas não conseguiram cumprir todos os requisitos, como apresentar todos os documentos exigidos ou comprovar capacidade técnica.

O Sigap fornece o nome de registro da empresa, não a marca comercial do site, o que muitas vezes dificulta a consulta aos sites legalizados.

Até 10 de outubro, os sites que não pediram autorização continuarão no ar. Isso porque o governo concedeu um prazo de dez dias para que os apostadores retirem o dinheiro dessas páginas.

A partir de 11 de outubro, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) bloqueará as páginas ilegais. Segundo o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, até 600 páginas terão o acesso derrubado.

Empresas legalizadas

A lista divulgada nesta noite é a lista positiva, das empresas legalizadas. Com base nessa lista, o usuário poderá pedir às empresas, que não façam parte da relação, a devolução do dinheiro depositado nos sites.

O ministro Fernando Haddad pediu que a Secretaria de Prêmios e Apostas antecipe a divulgação da lista negativa, das empresas recusadas. De acordo com o ministro, essa lista demora mais porque é preciso explicar os argumentos jurídicos que levaram à recusa da autorização de funcionamento.

Jesus instituiu uma Denominação? – Por Eloir Vieira

0

“Porque ninguém pode pôr outro fundamento, além do que já está posto, o qual é Jesus Cristo” (1ªCo 3.11).

O Senhor Jesus Cristo, cabeça da igreja, não instituiu uma denominação religiosa com a finalidade de salvar as pessoas. As denominações com seus templos, são entidades criadas pelos religiosos para abrigar crentes e não crentes; para adorar a Deus reunidos num ambiente de paz e estudar a Palavra, fazer orações em comunhão.

Jesus Cristo é o único fundamento da igreja, e ninguém pode pôr outro nome em seu lugar; nem instituição, nem religiosos. Jesus é a Pedra onde a igreja está fundada: “Pois também eu te digo que tu és Pedro e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela” (Mt 16.18).

Jesus é a Pedra fundamental: “Ora, irmãos, não quero que ignoreis que nossos pais estiveram todos debaixo da nuvem; e todos passaram pelo mar, e todos foram batizados em Moisés, na nuvem e no mar, e todos comeram de um mesmo manjar espiritual, e beberam todos de uma mesma bebida espiritual, porque bebiam da pedra espiritual que os seguia; e a pedra era Cristo” (1ªCo 10.1-4).

Todo cristão, assim como o apóstolo Pedro, possui o Espírito Santo; todos são pedras vivas e templos do Espírito Santo; templos de Deus Pai e de Deus Filho: “Vós também, como pedras vivas, sois edificados casa espiritual e sacerdócio santo, para oferecerdes sacrifícios espirituais, agradáveis a Deus, por Jesus Cristo” (1ªPe 2.5).

Jesus é a Pedra Principal! O apóstolo Pedro, disse aos principais do povo e aos anciãos de Israel, que Jesus é a Pedra principal que eles rejeitaram: “Ele é a pedra que foi rejeitada por vós, os edificadores, a qual foi posta por cabeça de esquina” (At 4.11).

A igreja de Cristo é espiritual! Jesus é a cabeça, e os crentes o corpo da igreja: “Porque somos membros do seu corpo” (Ef 5.30). “Mas quero que saibais que Cristo é a cabeça de todo varão, e o varão, a cabeça da mulher; e Deus, a cabeça de Cristo” (1ª Co 11.3).

Não é uma denominação que salva, mas o próprio Cristo, independente da congregação onde congregamos. As doutrinas de cada instituição, são estabelecidas conforme o entendimento, a interpretação do seu fundador. Daí a explicação por haver tantas divergências entre as instituições religiosas. Cada um tem a sua visão e interpretação.

Devemos dar honra e glória à Cristo, o fundamento da igreja; não às instituições: “Em vão, porém, me honram, ensinando doutrinas que são mandamentos de homens. Porque, deixando o mandamento de Deus, retendes a tradição dos homens, como o lavar dos jarros e dos copos, e fazeis muitas outras coisas semelhantes a estas” (Mc 7.7,8).

Jesus é o único que salva; não uma instituição: “Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida. Ninguém vem ao Pai senão por mim” (Jo 14.6). Se atribuirmos a salvação às instituições e a religiosos, estaremos adorando a Deus em vão: “Mas em vão me adoram, ensinando doutrinas que são preceitos dos homens” (Mt 15.9).

Copa Cidade Crepúsculo avança com jogos das oitavas de final em Amambai

0
Equipe Flamboyant/Intech Telecom se classificou ao vencer Amambai E.C. por 3 a 0 na rodada realizada na última terça-feira, dia 1º. (Foto: Divulgação)

Redação

Na noite de ontem, dia 1º de outubro, foram disputadas partidas das oitavas de final da Copa Cidade Crepúsculo de Futebol Suíço, em Amambai. Até o momento, as equipes classificadas para a próxima fase são: Clínica das Motos, Amauri Pinturas, Auto Elétrica Conesul, Rancho Fundo, Rota 67 e Flamboyant/Intech Telecom.

A competição segue nesta quinta-feira, dia 3 de outubro, com os últimos confrontos das oitavas de final. As partidas, marcadas para as 19h no Estádio Ernesto Landolfi, serão entre Invernada x Montania e KNV x Desportivo Delta.

O torneio é organizado por Odil Puques e Sargento Borges, com apoio do Colégio CELQ, Intech Telecom e Christiano Bortolotto.

Copa Cidade Crepúsculo avança com jogos das oitavas de final em Amambai
– Divulgação

Detran-MS conclui obra na agência de Naviraí

0
Foto: Direng

O Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul) concluiu a reforma da Agência Regional de Naviraí. Essa é a 41° unidade que passou por reforma e ampliação nos últimos anos.

A unidade, que realiza em média 150 atendimentos por dia, estará de volta na Rua Jamil Selem, n° 375, bairro Centro, a partir de sexta-feira (4). Devido a mudança, não haverá atendimento ao publico na quinta-feira (3).

A Agência de Naviraí, que é uma das Regionais do Detran, passou por reforma total, incluindo adequação de acessibilidade. São 300m² de área construída, com espaço interno de atendimento e área de vistoria veicular.

O espaço agora conta com novo mobiliário, que oferece mais conforto ao cidadão, bem como melhora o ambiente de trabalho para os servidores. O prédio também recebeu nova instalação elétrica. Ao todo, foram investidos R$ 929,1 mil na obra. 

A Diretora de Engenharia do Detran-MS, Maria Moura Borba, explica que a entrega desta agência finaliza o cronograma de reformas de 2024. “Para o próximo ano, o Governo do Estado, através do governador Eduardo Riedel, já nos autorizou a reforma de outras agências, que atualmente estão em fase de elaboração de processo licitatório”, afirma.

Na avaliação dos servidores a reforma representa um grande marco, pois faziam mais de 20 anos que o espaço não passava por uma reforma total como a que foi realizada. 

Por onde andam os candidatos a prefeito de Amambai?

0
Foto: A Gazeta

Com o objetivo de informar a população, o Grupo A Gazeta publica diariamente a agenda de compromissos dos seis candidatos que disputam a prefeitura de Amambai.

Confira abaixo os compromissos de Daniel Lemes Vasques (PCO), Igor Limosine (PRD), Janete Córdoba (PSDB), Luciney Bampi (PT), Renato do Novo (Novo) e Sérgio Barbosa (MDB) para esta quarta-feira (2):

Daniel Lemes Vasques (PCO) – Sem coligação

  • A assessoria do candidato não enviou a agenda até o horário estabelecido pela editoria do Grupo A Gazeta.

Igor Limosine (PRD) – Sem coligação

  • A assessoria do candidato não enviou a agenda até o horário estabelecido pela editoria do Grupo A Gazeta.

Janete Córdoba (PSDB) – Coligação “Trabalho, Transparência e Resultado”

  • Caminhada nas vilas
  • Recepção ao presidente estadual do PSDB, Reinaldo Azambuja
  • Reunião com produtores rurais
  • Podcast do 45
  • Debate na OAB

Luciney Bampi (PT) – Coligação “Renovação e Transparência”

  • A assessoria do candidato não enviou a agenda até o horário estabelecido pela editoria do Grupo A Gazeta.

Renato do Novo (Novo) – Coligação “Um Novo Tempo para Amambai”

  • No momento, o candidato está se dedicando a cuidar da saúde de um familiar. Em breve, voltará às atividades eleitorais.

Sérgio Barbosa (MDB) – Coligação “Amambai Muito Mais(+) Para Você”

  • Visita ao comércio
  • Debate dos candidatos na OAB

Veículos com placa final 0 devem estar com o licenciamento em dia até o final de outubro

0
Foto: Rachid Waqued

Neste mês de outubro, vence o prazo para o pagamento do Licenciamento dos veículos com placa final 0. Os proprietários de veículos devem ficar atentos para efetuar o pagamento dentro do prazo, que é dia 31 de outubro.

A taxa de licenciamento 2024 é de R$ 222,33, se paga dentro do prazo, mas pode variar conforme a Uferms (Unidade Fiscal Estadual de Referência de Mato Grosso do Sul). Após o dia 31 de outubro, o valor da taxa será de R$ 288,59.

Atenção ao realizar o pagamento

O Detran-MS alerta para que o cidadão tenha atenção ao efetuar o pagamento para evitar fraudes e golpes. O licenciamento 2024 deve ser pago por guias emitidas pelo portal Meu Detran no endereço www.meudetran.ms.gov.br, pelo aplicativo Detran MS ou ainda em qualquer agência do Departamento de Trânsito no Estado.

Após o cidadão pagar o licenciamento, é possível verificar no aplicativo Carteira Digital de Trânsito, que o CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo) está atualizado para exercício 2024, no caso de pagamento digital.

Os proprietários de veículos também podem procurar uma das agências do Detran-MS, caso opte pelo parcelamento de dívidas como IPVA, Licenciamento e outros, ou quando o pagamento efetuado não for atualizado no aplicativo CDT.

Vale ressaltar que o porte do CRLV é obrigatório e deve ser apresentado sempre que solicitado pela autoridade de trânsito, seja o documento físico ou digital.

Em caso de ser flagrado sem estar com o veículo licenciado, o motorista comete uma infração gravíssima, conforme o art. 230 do CTB (Código de Trânsito Brasileiro), perde 7 pontos na CNH (Carteira Nacional de Habilitação) e recebe multa no valor de R$ 293,47, além de ter o veículo removido ao pátio até a regularização do documento.

Reta final de campanha nas eleições 2024 no Cone Sul do MS

0
Urna eletrônica. Foto: José Cruz/Agência Brasil

Com a contagem regressiva para as eleições de 2024, a disputa se intensifica nas cidades do Cone Sul do Mato Grosso do Sul.  Ao todo, 195.656 eleitores estão aptos para votar nas eleições deste ano em toda a região, conformo dados divulgados pelo TSE em junho de 2024. Os municípios com mais eleitores são: Naviraí (38.320), Amambai (27.592) e Caarapó (22.232).

A região do Cone Sul do Mato Grosso do Sul está em plena movimentação eleitoral, com 40 candidatos a prefeito e 980 candidatos a vereador concorrendo em 14 municípios. O município de Amambai, com 27.592 eleitores, lidera com seis candidatos a prefeito, enquanto Tacuru registra a menor disputa, com apenas um candidato.

Amambai: disputa polarizada

Em Amambai, a corrida eleitoral polarizou entre dois principais candidatos: Sergio Barbosa (MDB) e Janete Córdoba (PSDB). Com 27.592 eleitores, a expectativa é de uma votação apertada, já que ambos os candidatos buscam atrair os votos dos eleitores indecisos. Além de Sérgio e Janete, outros quatro candidatos tentam conquistar a Prefeitura. (veja lista completa abaixo)

Confira a seguir a lista completa dos candidatos a prefeito em cada município do Cone Sul:

Amambai

  1. Daniel Lemes – PCO (29)
    Vice: Tarcila Franco – PCO
    Coligação: Não se aplica
  2. Igor Limosine – PRD (25)
    Vice: Katiane Machado – PRD
    Coligação: Não se aplica
  3. Janete Córdoba – PSDB (45)
    Vice: Zezinho – União Brasil
    Coligação: Federação PSDB CIDADANIA(PSDB/CIDADANIA) / PL / UNIÃO / REPUBLICANOS / PODE / PSD
  4. Luciney Bampi – PT (13)
    Vice: Sergio Perius – PT
    Coligação: Federação BRASIL DA ESPERANÇA – FE BRASIL(PT/PC do B/PV) / PDT
  5. Renato do Novo – NOVO (30)
    Vice: Professor Toco – DC
    Coligação: NOVO / DC
  6. Sergio Barbosa – MDB (15)
    Vice: Jaime Vizzotto – Progressistas
    Coligação: MDB / PP / PL

Aral Moreira

  1. Dra. Elaine – MDB (15)
    Vice: Marines Oliveira – Progressistas
    Coligação: MDB / REPUBLICANOS / PL
  2. Professora Verinha – PSDB (45)
    Vice: Valdirene Soligo – PSDB
    Coligação: Federação PSDB CIDADANIA(PSDB/CIDADANIA) / PSD / PODE / PRD / PSB / PP

Caarapó

  1. Gordo da Tigre – Progressistas (11)
    Vice: Pipoca – PSDB
    Coligação: PP / MDB / PODE / UNIÃO / PSD / Federação PSDB CIDADANIA(PSDB/CIDADANIA) / Federação BRASIL DA ESPERANÇA – FE BRASIL(PT/PC do B/PV)
  2. Professora Lurdes – PL (22)
    Vice: Jéssica Valério – PL
    Coligação: REPUBLICANOS / PL

Coronel Sapucaia

  1. Ada da Agripeças – PSDB (45)
    Vice: Claudinha Maciel – PSDB
    Coligação: PODE / Federação PSDB CIDADANIA(PSDB/CIDADANIA) / PSD
  2. Lino Keffler – PL (22)
    Vice: Josimar Rojas Recarte – NOVO
    Coligação: NOVO / PL
  3. Najla Mariano – MDB (15)
    Vice: Osmar Sanabria – MDB
    Coligação: Não se aplica
  4. Niágara Kraievski – Progressistas (11)
    Vice: Carlão – União Brasil
    Coligação: PP / UNIÃO / REPUBLICANOS

Eldorado

  1. Fabiana – Progressistas (11)
    Vice: Simoni Palonis – Progressistas
    Coligação: PP / PODE / AVANTE
  2. Ganso – Solidariedade (77)
    Vice: Selma – Solidariedade
    Coligação: Não se aplica
  3. Zé Martins – PSDB (45)
    Vice: Maninho – União Brasil
    Coligação: REPUBLICANOS / PL / PSD / Federação PSDB CIDADANIA(PSDB/CIDADANIA) / UNIÃO

Iguatemi

  1. Carlinhos – PT (13)
    Vice: Jorge da Saúde – PT
    Coligação: BRASIL DA ESPERANÇA – FE BRASIL(PT/PC do B/PV)
  2. Juliana Lara – PL (22)
    Vice: Dominguinhos Sorgatto – PL
    Coligação: Não se aplica
  3. Lídio Ledesma – PSDB (45)
    Vice: Dra. Patrícia – Progressistas
    Coligação: REPUBLICANOS / PP / PDT / PODE / PSD / UNIÃO / Federação PSDB CIDADANIA(PSDB/CIDADANIA)

Itaquiraí

  1. Miro da Online – PT (13)
    Vice: Professora Margareti – PT
    Coligação: Federação BRASIL DA ESPERANÇA – FE BRASIL(PT/PC do B/PV)
  2. Thalles Tomazelli – PSDB (45)
    Vice: Dr. Bruno – Progressistas
    Coligação: PSDB CIDADANIA(PSDB/CIDADANIA) / PP / PL

Japorã

  1. Cesar Bispo – PSOL (50)
    Vice: Cristina Samaniego – PSOL
    Coligação: Não se aplica
  2. Gil Perin – PSD (55)
    Vice: Vinicius Meira – Progressistas
    Coligação: PP / REPUBLICANOS / PL / PSD
  3. Malaquias – PSDB (45)
    Vice: Aninha – PSDB
    Coligação: Federação PSDB CIDADANIA(PSDB/CIDADANIA) / Federação BRASIL DA ESPERANÇA – FE BRASIL(PT/PC do B/PV) / PSB

Juti

  1. Pedro Carandazinho– União Brasil (44)
    Vice: Vandinho – União Brasil
    Coligação: REPUBLICANOS / PP / MDB / Federação BRASIL DA ESPERANÇA – FE BRASIL(PT/PC do B/PV) / UNIÃO
  2. Gilson Cruz – PSDB
    Vice: Elicio Rocha (Mano) – PSDB
    Coligação: PDT / PL / PSB / PSD / Federação PSDB CIDADANIA(PSDB/CIDADANIA)

Mundo Novo

  1. Alexandre – PDT (12)
    Vice: Luciano – PDT
    Coligação: Não se aplica
  2. Gildo Amaral – União Brasil (44)
    Vice: Katia da Agricultura – União Brasil
    Coligação: UNIÃO / Federação BRASIL DA ESPERANÇA – FE BRASIL(PT/PC do B/PV)
  3. Rodrigo Torres – Republicanos (10)
    Vice: Rogério do Gesso – Republicanos
    Coligação: REPUBLICANOS / PP
  4. Rosária – PSDB (45)
    Vice: Evaldo – PSDB
    Coligação: MDB / PODE / DC / PSD / Federação PSDB CIDADANIA(PSDB/CIDADANIA) / PL

Naviraí

  1. José Roberto – PT (13)
    Vice: Professora Joana – PT
    Coligação: Federação BRASIL DA ESPERANÇA – FE BRASIL(PT/PC do B/PV)
  2. Jurandir da SOS – NOVO (30)
    Vice: Alexandro Agostinho – NOVO
    Coligação: Não se aplica
  3. Rhaiza Matos – PSDB (45)
    Vice: Zelmo de Brida – Republicanos
    Coligação: REPUBLICANOS / MDB / PODE / PSD / Federação PSDB CIDADANIA(PSDB/CIDADANIA)
  4. Rodrigo Sacuno – PL (22)
    Vice: Telma Minari – União Brasil
    Coligação: UNIÃO / PL

Paranhos

  1. Donizete Viaro – PSDB (45)
    Vice: Rafael Usetec – Progressistas
    Coligação: REPUBLICANOS / PP / PODE / PL / PRD / PSB / Federação PSDB CIDADANIA(PSDB/CIDADANIA)
  2. Heliomar Klabunde – MDB (15)
    Vice: Alfredo Soares – MDB
    Coligação: MDB / Federação BRASIL DA ESPERANÇA – FE BRASIL(PT/PC do B/PV)

Sete Quedas

  1. Casé – PSB (40)
    Vice: Valdir di Ferro- União Brasil- Coligação: PRD / UNIÃO / PSB / Federação BRASIL DA ESPERANÇA – FE BRASIL(PT/PC do B/PV)
  2. Erlon Daneluz – PSDB (45)
    Vice: Roani Tuneira – PL
    Coligação: REPUBLICANOS / PP / PL / PSD / Federação PSDB CIDADANIA(PSDB/CIDADANIA)

Tacuru

  1. Rogério Torquetti – PSDB (45)
    Vice: Zé Antonio – PSDB
    Coligação: PP / PODE / PL / Federação PSDB CIDADANIA(PSDB/CIDADANIA) / Federação BRASIL DA ESPERANÇA – FE BRASIL(PT/PC do B/PV)

Fonte: A.N./Grupo A Gazeta

DOF intercepta comboio, recupera seis camionetes, fecha entreposto e apreende mais de 19,5 toneladas de drogas

0
Fotos: Assessoria/DOF

Uma operação do DOF (Departamento de Operações de Fronteira), na região Sul do Estado resultou na recuperação de seis camionetes com registros criminais de roubo/furto; o fechamento de um entreposto de drogas; e, na apreensão de uma camionete de origem estrangeira. Ao todo foram apreendidas quase 20 toneladas de maconha. A ação aconteceu nesta segunda-feira (30), na área rural dos municípios de Sete Quedas e Japorã.

O comboio de camionetes seguia pela rodovia MS-299 (Linha Internacional), quando foi interceptado pelos policiais militares do DOF, próximo ao município de Sete Quedas. Dos setes veículos que seguiam juntos, em alta velocidade, quatro foram apreendidos no local. Durante a abordagem, os motoristas conseguiram fugir a pé para o lado paraguaio. Somente nestes veículos, foram encontrados 8.810 quilos de maconha.

Em diligências na zona rural de Japorã, uma segunda equipe do DOF localizou um sítio onde estavam as outras três camionetes. O local era utilizado como entreposto pelos criminosos e estava com grande quantidade de volumes prensados de drogas. Nos três veículos e na casa foram apreendidos mais de 10 mil quilos de maconha. Buscas foram feitas na região, mas nenhum suspeito localizado.

Ao todo, foram apreendidos 19.530 quilos de maconha. Os veículos com os entorpecentes foram encaminhados à Defron (Delegacia Especializada em Crimes de Fronteira), em Dourados.

CAMIONETES

DOF intercepta comboio, recupera seis camionetes, fecha entreposto e apreende mais de 19,5 toneladas de drogas

Dos sete automóveis utilizados pelos traficantes, seis eram roubados ou furtados. No comboio seguiam duas Dogde RAM; uma Mitsubishi Triton; uma VW Amarok; uma Toyota Hilux; uma GM S-10. Todos veículos com grande capacidade de carga e de atingir altas velocidades, mesmo carregados.

A Dogde RAM havia sido furtada em agosto deste ano, na cidade de Eldorado (MS) e a GM S-10, em novembro de 2023 na Capital do Estado. Outros dois veículos foram roubados em cidades paranaenses, sendo uma Deoge RAM em Maringá (PR), em 2022, e uma Mitsubishi Triton, em 2023, na cidade de Loanda (PR). Já a Toyota Hilux e VW Amarok foram roubadas este ano, nas cidades de Assis Châteaubriant e Cândido Mota, ambas no Estado de São Paulo.

OPERAÇÕES E DISQUE DENÚNCIA

A ação envolvendo os policiais do DOF aconteceu dentro do Programa Protetor das Fronteiras e Divisas, parceria da Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública) com o MJSP (Ministério da Justiça e Segurança Pública) em parceria com a Operação Ágata Fronteira Oeste, do Ministério da Defesa.

O DOF mantém um canal aberto direto com o cidadão para tirar dúvidas, receber reclamações e denúncias anônimas, através do telefone 0800 647-6300. Não precisa se identificar e, a ligação, será mantida em absoluto sigilo. O serviço funciona 24 horas por dia, sete dias por semana.

Confira a farmácia de plantão hoje em Amambai

0

Plantão: Drogaria Vital Farma     Fone: 3481-2625

Próximo ao Mercado Alô Amambai

Aumento de casos de Covid-19 reforça a importância de manter a vacinação em dia

0
Foto: Marcus Moura

O aumento de casos de Covid-19 em Mato Grosso do Sul reforça a importância de manter a caderneta de vacinação em dia. Mesmo com medidas para evitar a infecção pelo vírus, a melhor estratégia para se proteger é estar vacinado. Dados do Boletim Epidemiológico da Covid-19, divulgado nesta terça-feira (1º), mostram que, na última semana, o Estado registrou 572 novos casos.

Segundo a gerente técnica de Influenza e Doenças Respiratórias da SES (Secretaria de Estado de Saúde), Lívia Mello, ao contrário de outros vírus respiratórios, como a Influenza, que circula com maior intensidade em alguns meses do ano (períodos sazonais), a Covid-19 não se restringe a períodos específicos e seu controle está diretamente ligado à imunização da população.

“A circulação viral do SARS-CoV-2 e de outros vírus respiratórios continua, juntamente com o surgimento frequente de novas variantes. Precisamos manter a vacinação em dia e continuar tomando os cuidados necessários para evitar que a situação epidemiológica se torne um cenário novamente negativo”, alerta a gerente.

“Lá atrás, no auge da pandemia, nós reforçávamos os cuidados básicos, como a higienização das mãos, o uso de álcool em gel e até mesmo o distanciamento em relação a casos positivos. Esses cuidados se perderam com o tempo, mas permanecem sendo medidas muito eficazes quando aliadas à imunização”, reforça.

A coordenadora de Imunização da SES, Ana Paula Goldfinger, observa que os dados da alta de casos podem estar diretamente relacionados à queda na procura pelo reforço da imunização com cepas atualizadas. “A falsa sensação de segurança das pessoas que tomaram uma ou duas doses e não completaram o esquema vacinal pode ser a oportunidade para o vírus voltar a se instalar em nosso meio”, explica.

Ela ainda ressalta que idosos e pessoas que vivem com comorbidades são o principal grupo de risco em razão da baixa imunidade e das doenças crônicas, por isso há a necessidade de vacinação periódica com doses atualizadas para a cepa XBB.1.5, variante que confere proteção às formas circulantes do vírus neste momento.

“Hoje, conforme definido pelo PNI, a vacina está disponível para crianças de 6 meses a 4 anos de idade (calendário vacinal) e para os grupos prioritários (pessoas com 5 anos ou mais) que têm maior vulnerabilidade ou condições que aumentam o risco para formas graves da doença, como pessoas em instituições de longa permanência e seus trabalhadores, indígenas, quilombolas, trabalhadores da saúde, pessoas com deficiência permanente, pessoas privadas de liberdade e trabalhadores do sistema de privação de liberdade, jovens cumprindo medidas socioeducativas e pessoas em situação de rua”, comenta.

Confira o boletim epidemiológico e os dados da imunização contra a COVID-19.

Boletim Epidemiológico COVID-19 – 2024.39

Brasil elimina elefantíase como problema de saúde pública

0
© Fiocruz/Divulgação

A filariose linfática, popularmente conhecida como elefantíase, foi eliminada do território brasileiro como problema de saúde pública. Considerada uma das maiores causas globais de incapacidade permanente ou de longo prazo, a doença permanecia endêmica apenas na região metropolitana do Recife, incluindo Olinda, Jaboatão dos Guararapes e Paulista. O último caso confirmado, segundo o Ministério da Saúde, foi registrado em 2017.

Causada pelo verme nematoide Wuchereria Bancrofti, a filariose linfática é transmitida pela picada do mosquito Culex quiquefasciatus, também conhecido no Brasil como pernilongo ou muriçoca, infectado com larvas do parasita. Entre as manifestações clínicas mais importantes estão edemas ou acúmulo anormal de líquido nos membros, nos seios e na bolsa escrotal, que podem levar o paciente à incapacidade.

Em nota, a Organização Mundial da Saúde (OMS) parabenizou o país pela eliminação da filariose linfática como problema de saúde pública. “Eliminar uma doença é uma conquista importante e que exige um compromisso inabalável”, avaliou o diretor-geral da entidade, Tedros Adhanom Ghebreyesus. 

“Parabenizo o Brasil por seus esforços para libertar sua população do flagelo de uma doença dolorosa, desfigurante, incapacitante e estigmatizante. Este é mais um exemplo do incrível progresso que estamos fazendo contra as doenças tropicais negligenciadas, além de dar esperança a diversas outras nações que ainda lutam contra a filariose linfática para que também possam eliminar a doença”, completou Tedros.

Cenário global

De acordo com a OMS, o Brasil agora se une a outros 19 países e territórios que também foram certificados pela eliminação da filariose linfática como problema de saúde pública. São eles: Malawi, Togo, Egito, Iêmen, Bangladesh, Maldivas, Sri Lanka, Tailândia, Camboja, Ilhas Cook, Quiribati, Laos, Ilhas Marshall, Niue, Palau, Tonga, Vanuatu, Vietnã e Wallis e Futuna.

Nas Américas, três países permanecem classificados pela entidade como endêmicos para a filariose linfática: República Dominicana, Guiana e Haiti. Nessas localidades, segundo a OMS, se faz necessária a administração em massa de medicamentos capazes de interromper a transmissão da doença.

“Além de se tornar o 20º país a ser validado pela eliminação da filariose linfática como problema de saúde pública, o Brasil também se tornou o 53º país a eliminar pelo menos uma doença tropical negligenciada”, destacou a OMS, em comunicado publicado nesta terça-feira (1º).

Dados da entidade mostram que, em 2023, 657 milhões de pessoas em 39 países e territórios viviam em áreas onde é recomendado tratamento em massa contra a filariose linfática. A estratégia consiste na administração de quimioterapia preventiva para interromper a infecção. A meta definida pela OMS é eliminar pelo menos 20 doenças tropicais negligenciadas até 2030.

Reunião da ACIA com candidatos a prefeito debate questões essenciais para o comércio

0
Foto: Assessoria ACIA

A Associação Comercial e Industrial de Amambai (ACIA) realizou, no dia 30 de setembro, uma reunião com os candidatos a prefeito da cidade, abordando questões cruciais para o comércio e a economia local. O evento, inicialmente previsto para o dia 25, foi remarcado e contou com a presença da maioria dos candidatos, exceto dois que justificaram suas ausências previamente.

As perguntas apresentadas durante o encontro foram elaboradas com base em sugestões dos empresários associados da ACIA, refletindo as principais demandas e preocupações do setor comercial e de serviços. Sob a condução do presidente em exercício da ACIA, Clesio Ribeiro, e do presidente do Sicobai, Alex Martins, o evento permitiu que os candidatos expusessem suas propostas para enfrentar os desafios econômicos do município.

A reunião foi considerada produtiva pela ACIA, que destacou a importância de ouvir as ideias dos candidatos em temas como incentivo ao comércio, melhorias na infraestrutura, e políticas para impulsionar o desenvolvimento local. O comércio, juntamente com o agronegócio e os prestadores de serviços, desempenha um papel vital na economia de Amambai, respondendo por cerca de 70% da arrecadação municipal e sendo uma das principais fontes de geração de emprego e renda.

Ao final do encontro, a ACIA agradeceu a presença de todos e reforçou seu compromisso em continuar promovendo o diálogo entre o setor empresarial e os futuros gestores públicos, visando o crescimento econômico e o bem-estar da comunidade.

Fonte: A.N /Grupo A Gazeta

Militar de 24 anos morre em colisão na MS-156; colega fica gravemente ferido

0

Um acidente na manhã de segunda-feira (1º) na rodovia MS-156, que liga Amambai a Tacuru, resultou na morte de Valdeir Mendes de Siqueira, de 24 anos, e deixou outro jovem de 20 anos gravemente ferido.

De acordo com a Polícia Militar de Tacuru, que prestou apoio no local, o acidente ocorreu após um Chevrolet Celta preto perder o controle devido a uma falha mecânica, que fez uma das rodas traseiras se soltar e a suspensão quebrar. O veículo invadiu a pista contrária e colidiu com uma motocicleta que transportava dois militares do Exército Brasileiro.

Valdeir, que conduzia a moto, morreu no local. O passageiro, que estava na garupa, sofreu fratura exposta no joelho e foi encaminhado ao hospital de Tacuru. O motorista do Celta não teve ferimentos graves.

As causas do acidente ainda estão sendo investigadas pelas autoridades.

Fonte: A.N /Grupo A Gazeta

Saúde lança guia sobre mudanças climáticas para profissionais de saúde

0
Foto: Reprodução/Agência Gov

O Ministério da Saúde lançou, na última semana, um guia de bolso sobre mudanças climáticas voltado para profissionais do setor. O material é uma adaptação de uma publicação da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) com a linguagem e as necessidades do Sistema Único de Saúde (SUS) .

Confira o guia “Mudanças Climáticas Para Profissionais da Saúde”

O objetivo do guia é facilitar o atendimento dos médicos, enfermeiros, Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e outros profissionais com acesso rápido às informações para que as orientações aos pacientes sejam feitas com mais segurança. As mudanças climáticas são uma realidade recente para a população e, para os profissionais, não é diferente. Por isso, o documento é fundamental para uma pronta resposta às necessidades dos brasileiros.

De acordo com a diretora do Departamento de Vigilância em Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador (DVSAT), Agnes Soares,  as ondas de calor, inundações secas extremas trazem uma preocupação adicional tanto para quem organiza os serviços, como para os que prestam assistência às pessoas. “Seja numa UBS [Unidade Básica de Saúde] ou na atenção especializada, é preciso realizar algumas mudanças para manter a qualidade do atendimento, como uma adequação da medicação, por exemplo. A vantagem desse instrumento é ter essas informações nas mãos”, explicou a diretora.

Esta é a primeira vez que o Ministério da Saúde publica um material específico para os profissionais com relação às mudanças climáticas e os efeitos em saúde. O guia será entregue aos trabalhadores do SUS e está disponível no portal da pasta.

“O que queremos com este documento é proporcionar uma rápida e fácil adaptação a essa nova realidade. É notório que as mudanças climáticas afetam e vão continuar afetando não só a saúde das pessoas, como também a estrutura dos serviços. Ter a capacidade de ajudar os profissionais do SUS a responderem melhor a essa situação é uma das metas da nossa gestão”, completou Agnes.

Conteúdo do guia

Com mais de 130 páginas, o guia de bolso tem informativos sobre alterações nos tratamentos cardiovasculares, respiratórios, renais, oftalmológicos, cutâneos, gastrointestinais e neurológicos, além de trazer recomendações sobre o impacto dos efeitos climáticos na saúde mental e materno-infantil. O material também aborda as zoonoses e doenças de transmissão vetorial e orientações para os pacientes e comunidades.

Fonte: Ana Freire/Ministério da Saúde

Resolução inclui ALEMS em Fórum Sul-Mato-Grossense de Mudanças Climáticas

0
Foto: Wagner Guimarães / Arquivo ALEMS

Foi publicado no Diário Oficial do Estado desta terça-feira (1) a Resolução Semadesc 67 de 2024, que aprova o Regimento Interno do Fórum Sul-Mato-Grossense de Mudanças Climáticas e dá outras providências, em que determina que entre os 20 membros do poder público, uma cadeira será destinada à Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS). O deputado ou deputada a ocupar a vaga deverá ser escolhido entre os pares em plenário.

De acordo com a Resolução, o Fórum tem caráter participativo e representativo e será o espaço de debates acerca dos impactos das mudanças climáticas sobre a biodiversidade, a sociedade, a economia e a infraestrutura, com vistas a formulação e implementação de políticas públicas com efetiva participação social.

Dentre o disposto na publicação, ao grupo de trabalho compete buscar, estudar e promover ações com medidas de mitigação e adaptação às mudanças climáticas, a implementação da Lei da Política Estadual de Mudanças Climáticas, apoiar e facilitar a realização de pesquisas, estudos e ações de educação e capacitação, além de propor medidas que estimulem padrões sustentáveis de produção e consumo, entre outras responsabilidades – confira em detalhes aqui.

Os membros irão compor um Conselho Deliberativo com um presidente, um vice-presidente e mais quatro membros notáveis convidados pelo Governo do Estado, além de uma Secretaria Executiva, a Plenária, um Comitê Técnico-científico e Câmaras Técnicas. Além dos 20 membros do poder público que irão compor o Fórum, serão escolhidos 20 membros da sociedade civil organizada, dez membros de universidades públicas e privadas, seis membros das Embrapas atuantes no Mato Grosso do Sul, dois membros da Fundação MS de Pesquisa e Difusão Tecnológica e dois membros da Fundect.

Segundo o Poder Executivo, a meta é tornar o Estado território reconhecido internacionalmente como Carbono Neutro até o ano de 2030 e a ativação do Fórum vai contribuir para identificar as potencialidades e vulnerabilidades dos 79 municípios do Estado e consolidar as metas estabelecidas – saiba mais aqui.   

Com 74 mil novos casos estimados para 2024, Paulo Corrêa alerta para a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama

0
Foto: Assessoria

Com uma estimativa alarmante de 74 mil novos casos em 2024, o câncer de mama continua sendo uma das principais causas de morte entre mulheres no Brasil e representa um desafio significativo para a rede pública de saúde. A detecção precoce da doença aumenta consideravelmente as chances de cura, permitindo que o tratamento seja mais eficaz e menos invasivo.

Fundador e padrinho do Grupo Onça Pintada (GOP), o deputado estadual Paulo Corrêa destaca a importância da prevenção e do diagnóstico precoce como as principais armas no combate à doença. “A detecção precoce salva vidas. Precisamos garantir que todas as mulheres, especialmente as mais carentes, tenham acesso aos exames preventivos”, afirma Corrêa.

“Eu perdi minha mãe para o câncer de mama quando ela tinha apenas 46 anos, pois a doença foi descoberta já em fase avançada. Foi uma dor imensa para mim e para minha família, e isso me motivou a criar, em 2001, o Grupo Onça Pintada, como uma forma de evitar que outras famílias passem pelo mesmo sofrimento”, relata.

Desde sua fundação, o Grupo Onça Pintada desempenha um papel fundamental na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de mama em Mato Grosso do Sul. A ONG, apadrinhada por Paulo Corrêa e por sua esposa Adriana Corrêa, já atendeu mais de 80 mil mulheres em todos os 79 municípios do Estado, oferecendo exames, orientação e apoio psicológico para as pacientes.

“Nosso objetivo com o Grupo Onça Pintada é simples: salvar vidas. A prevenção é o caminho mais eficaz, e é por isso que estamos diariamente em campo, conscientizando, apoiando e oferecendo a estrutura necessária para que as mulheres realizem seus exames e tenham o acompanhamento necessário”, explica Corrêa.

O diagnóstico precoce do câncer de mama é fundamental para o sucesso do tratamento, permitindo que até 95% dos casos tenham cura quando a doença é detectada em seus estágios iniciais. “Quanto mais cedo a doença for descoberta, maior a chance de salvarmos vidas. Essa é a nossa missão”, conclui Paulo Corrêa.

Com rota da celulose em expansão, Governo de MS garante investimentos e bom ambiente de negócios

0
Fotos: Bruno Chaves

Com a expansão da rota da celulose em Mato Grosso do Sul, o governador Eduardo Riedel garantiu aos empresários do setor um “bom ambiente de negócios” no Estado e investimentos públicos importantes em infraestrutura e nas áreas essenciais. Ainda mencionou a concessão de trechos de rodovias federais e estaduais que vão melhorar a logística na região. O objetivo é gerar empregos, aumentar a renda e levar crescimento para diferentes cidades.

Estas declarações foram feitas durante a abertura do 56º Congresso e Exposição Internacional de Celulose e Papel, realizado em São Paulo, nesta terça-feira (1). O evento reuniu empresários, investidores e associações que representam o setor em todo Brasil.

“É um setor que tem ajudado a transformar Mato Grosso do Sul. Da nossa parte vamos criar um ambiente de negócios que fique cada vez mais atrativo para setores em que somos competitivos, e a celulose é sem dúvida uma das estrelas deste processo. O setor investe R$ 75 bilhões no Estado”, afirmou o governador.

Solenidade de abertura do 56º Congresso e Exposição Internacional de Celulose e Papel
Governador participou do Congresso e Exposição Internacional de Celulose e Papel

Riedel mencionou os investimentos em infraestrutura do Estado, assim como as políticas públicas diversas para atender as cidades que recebem este “boom” econômico, com geração de empregos e oportunidades devido a chegada destas grandes indústrias.

Solenidade de abertura do 56º Congresso e Exposição Internacional de Celulose e Papel
Governador durante discurso na abertura do Congresso

“Teremos inclusive o leilão de rodovias estaduais e federais para qualificar a logística que estamos chamando ao mercado de rota da celulose. Um setor extremamente inovador. Vim aqui neste Congresso para aprender. Nosso Estado recebe impacto (setor) na agenda ambiental, social e econômico”, destacou.

Para o secretário da Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), Jaime Verruck, Mato Grosso do Sul recebeu o devido reconhecimento por ser muito importante ao setor de celulose, não apenas pelo volume de investimentos, mas pela política desenvolvida.

“O Governo do Estado olha o setor como um fator estruturante de crescimento. Aqui nós percebemos hoje o reconhecimento disto, em função do trabalho que está sendo feito há muitos anos. MS tem um ambiente de negócios favorável, pró empreendedor, olhando o desenvolvimento público e privado”, completou.

Visitando a exposição
Governador visitou a feira do evento em São Paulo

Destaque nacional

Mato Grosso do Sul se tornou destaque nacional na produção de celulose. O presidente da IBÁ (Indústria Brasileira de Árvores), Paulo Hartung, revelou que houve um crescimento de plantio (floresta) no Brasil em 2023 de 280 mil hectares, sendo destes 220 mil no território sul-mato-grossense.

“Além disto o número de investimento no setor nos próximos três anos será de R$ 105 bilhões, sendo mais de R$ 70 bilhões apenas no Mato Grosso do Sul. O setor cresce no Brasil e salta os olhos para o que vem acontecendo no MS. Isto ocorre devido ao bom ambiente de negócios, desburocratização, ações para facilitar a vida de quem quer empreender, gerar empregos e novas oportunidades”, afirmou Hartung.

Ele citou a nova fábrica de celulose da Suzano em Ribas do Rio Pardo, que está em fase de construção, assim como o investimento previsto em Inocência pela Arauco. “Esta expansão ocorre porque o setor abriu mercado mundo afora, apostou na ciência aplicada e desenvolvimento tecnológico. Neste evento vamos discutir inúmeros desafios, entre eles manter e ampliar novos mercado”.

Estande do governo Semadesc
Evento ocorreu nesta terça-feira em São Paulo

1º Desafio Ultrapassando Barreiras acontecerá no próximo dia 20 em Amambai

0
Foto: Ilustrativa/Freepik

Redação

O 1º Desafio Ultrapassando Barreiras ganhou nova data para ser realizado. Agora, a programação está prevista para acontecer no domingo, dia 20 de outubro, a partir das 7h, na Vila Nossa Senhora Aparecida, em frente ao Supermercado Líder, em Amambai. O evento, que será exclusivo para crianças dessa localidade, visa promover o esporte em áreas desfavorecidas do município e oferecer apoio às crianças.

Serão realizadas atividades esportivas e uma palestra conduzida por Itamar dos Santos, um atleta destaque do atletismo estadual e da seleção brasileira master. Itamar, que é sete vezes campeão estadual nos 110 metros com barreira e seis vezes nos 400 metros com barreira, além de ser bicampeão brasileiro na categoria master, compartilhará sua trajetória e conquistas, com o objetivo de inspirar as crianças presentes.

Dentre as atividades, haverá competições de corrida de 100 metros, divididas nas categorias de 6 a 10 anos e de 11 a 15 anos, sendo que os três primeiros colocados de cada categoria receberão troféus. Também será realizada uma disputa de cabo de guerra, que seguirá as mesmas faixas etárias, com medalhas de participação para os envolvidos.

As inscrições e mais informações podem ser obtidas pelo contato de Valdecir, por meio do telefone/WhatsApp (67) 99283-4505.

1º Desafio Ultrapassando Barreiras acontecerá no próximo dia 20 em Amambai
– Divulgação

Melhor Idade de Iguatemi participa de plantio de mudas de árvores em comemoração ao Dia Internacional do Idoso

0
Fotos: Divulgação

No dia 1º de outubro, comemora-se o “Dia Internacional do Idoso”. Para celebrar a data, nesta terça-feira, a Prefeitura de Iguatemi, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, em conjunto com a Coordenação do Grupo da Melhor Idade, promoveu o plantio de mudas de árvores. O evento aconteceu ao lado do Ginásio de Esportes Municipal e contou com a presença da Secretária de Assistência Social, Cecília Welter Ledesma; da Coordenadora do CRAS, Márcia Souza Campos; e da Coordenadora de Políticas Públicas para as Mulheres, Gislaine Camargo.

De acordo com a primeira-dama, Cecília Welter Ledesma, o objetivo dessa ação foi celebrar os 21 anos do Estatuto do Idoso. O respeito à liberdade e à dignidade dos idosos é essencial para melhorar a autoestima deles. A administração municipal tem procurado proporcionar melhores condições, sobretudo no que diz respeito à saúde e ao bem-estar dos idosos. A Secretaria de Assistência Social de Iguatemi promove momentos de descontração, com atividades como ginástica, pilates, hidroginástica, bailes e outros entretenimentos, para que eles tenham uma ótima qualidade de vida.