14.3 C
Amambai
quarta-feira, 24 de junho de 2026
Início Site Página 843

Polícia Civil prende homem por posse ilegal de arma de fogo em Juti

0
Foto: Assessoria/PCMS

A Polícia Civil, por intermédio da Delegacia de Polícia de Juti, prendeu na noite desta quinta-feira (03), um homem de 29 anos de idade. Ele foi capturado em flagrante delito por posse ilegal de arma de fogo de uso permitido.

Na residência do autor os policiais civis encontraram e apreenderam uma arma de fogo calibre .22, uma arma de fogo calibre .28, cinco munições calibre .28 e três munições calibre .22.

Diante disso, o homem foi conduzido para a Delegacia de Juti e responderá pelo crime de posse ilegal de arma de fogo de uso permitido.

X informa ao STF que pagou multa de R$ 28,6 milhões e pede desbloqueio

0
© X/Divulgação

A rede social X informou nesta sexta-feira (4) ao Supremo Tribunal Federal (STF) que pagou a multa de R$ 28,6 milhões para voltar a operar no Brasil.

Na mesma petição, que foi enviada ao ministro Alexandre de Moraes, a empresa solicitou o desbloqueio da plataforma.

Após receber o documento, Moraes determinou à Secretaria Judiciária do STF que certifique o pagamento da multa. Em seguida, o ministro deve avaliar o pedido de desbloqueio.

O valor total das multas devidas pelo X envolve R$ 18 milhões que foram bloqueados nas contas do X e da Starlink, empresa que também é de propriedade de Elon Musk, mais R$ 10 milhões pelo acesso que foi permitido por meio da plataforma Cloudflare e R$ 300 mil que foram aplicados contra a advogada Rachel Villa Nova, representante legal da rede.

No final de agosto, Moraes retirou o X do ar após a empresa fechar seu escritório do Brasil, condição obrigatória para qualquer firma funcionar no país.

O bilionário Elon Musk, dono da rede social, anunciou o fechamento da sede da empresa no Brasil após a rede ser multada por se recusar a cumprir a determinação de retirar do ar perfis de investigados pela Corte pela publicação de mensagens consideradas antidemocráticas.

‘Cultura do cuidado’: campanha Outubro Rosa tem foco na prevenção e promoção de hábitos saudáveis

0
Fotos: Marcus Moura

A SES (Secretaria de Estado de Saúde), por meio da superintendência de Atenção à Saúde, realizou nesta sexta-feira (4) o lançamento da campanha Outubro Rosa com o tema “Cultura do cuidado: Saúde em cada decisão”. Durante a cerimônia de abertura, voltada aos servidores, foi apresentado o resultado de um inquérito interno sobre os hábitos de saúde dos colaboradores, elaborado com base nas recomendações do INCA (Instituto Nacional de Câncer) para a prevenção do câncer de mama.

O levantamento destacou aspectos importantes dos hábitos dos servidores, como a alimentação, a prática de atividades físicas e o consumo de álcool e tabaco, fatores que podem influenciar o risco de desenvolvimento da doença. A pesquisa mostrou que, embora haja um crescente interesse por hábitos mais saudáveis, ainda há desafios significativos para garantir a adesão completa às recomendações de prevenção.

Na ocasião, o secretário de Estado de Saúde, Maurício Simões Corrêa, reforçou a importância da conscientização e do autocuidado. “Queremos construir uma verdadeira cultura do cuidado, onde cada decisão em nossa rotina, seja na alimentação ou no estilo de vida, reflita o compromisso com a nossa saúde e bem-estar. A prevenção começa em cada escolha que fazemos”, afirmou.

Para a superintendente de Atenção à Saúde, Angélica Cristina Segatto Congro, a iniciativa busca não apenas reforçar a importância do autocuidado, mas também fomentar uma mudança cultural na maneira como as pessoas lidam com a saúde diariamente.

O tema escolhido – “Cultura do cuidado: Saúde em cada decisão” – reflete a abordagem holística da campanha, que considera a saúde como resultado da construção de bons hábitos e boas escolhas.

A campanha Outubro Rosa da SES terá ao longo do mês uma série de ações voltadas à promoção da saúde feminina, com foco na conscientização sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.

Outubro Rosa é um movimento global que busca alertar a população sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama, uma das principais causas de morte entre mulheres no Brasil e no mundo.

‘Cultura do cuidado’: campanha Outubro Rosa tem foco na prevenção e promoção de hábitos saudáveis

Outubro Rosa

 Com o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre o câncer de mama, a campanha Outubro Rosa ajuda a fortalecer as recomendações do Ministério da Saúde para prevenção, diagnóstico precoce e rastreamento da doença e, desta forma, contribuir para a redução da incidência e da mortalidade pela doença.

Para este ano, a campanha traz o tema: ‘Mulher: Seu corpo, sua vida’. Ainda que seja um tema complicado de tratar, falar abertamente sobre o câncer pode ajudar a esclarecer mitos e verdades e, com isso, aumentar o conhecimento e diminuir o medo associado à doença.

Conforme dados do INCA o câncer de mama, depois do câncer de pele, é o mais incidente na população feminina brasileira. Para o ano de 2023 foram estimados 73.610 novos casos de incidência por 100 mil habitantes. Em Mato Grosso do Sul, a estimativa é que ocorra 910 novos casos de incidência por 100 mil habitantes. O câncer de mama é o mais comum entre as mulheres.

Câncer de mama

  O câncer de mama é o tipo que mais acomete mulheres em todo o mundo, tanto em países em desenvolvimento quanto em países desenvolvidos. É uma doença resultante da multiplicação de células anormais da mama, que forma um tumor capaz de tomar outros órgãos. Há vários tipos de câncer de mama. Alguns se desenvolvem rapidamente, e outros, não. A maioria dos casos tem bons resultados ao tratamento, principalmente quando diagnosticado e tratado no início.

Alguns tipos de câncer, entre eles o de mama, apresentam sinais e sintomas em suas fases iniciais. Detectar os sinais e sintomas precocemente traz melhores resultados no tratamento e ajuda a reduzir a mortalidade. É importante lembrar que o câncer de mama não acomete somente mulheres, raras vezes, homens também estão suscetíveis à doença.

Sinais e Sintomas

 Entre os principais sinais e sintomas de câncer de mama o caroço (nódulo) endurecido, fixo e geralmente indolor é a principal manifestação da doença, estando presente em mais de 90% dos casos. Também podem ocorrer alterações no bico do peito (mamilo), pequenos nódulos na região embaixo dos braços (axilas) ou no pescoço, saída espontânea de líquido de um dos mamilos e a pele da mama avermelhada, retraída ou parecida com casca de laranja.

Fatores de risco

  • Obesidade e sobrepeso;
  • Sedentarismo;
  • Consumo de bebida alcoólica;
  • Exposição frequente a radiações;
  • Não ter tido filhos;
  • Primeira gravidez após os 30 anos;
  • Parar de menstruar (menopausa) após os 55 anos;
  • Ter feito uso de pílula anticoncepcional por tempo prolongado;
  • Histórico familiar de câncer de ovário, câncer de mama em homens, câncer de mama em mãe, irmã ou filha, principalmente antes dos 50 anos.

Essas alterações precisam ser investigadas o quanto antes, mas podem não ser câncer de mama. Qualquer caroço na mama em mulheres com mais de 50 anos deve ser investigado e em mulheres mais jovens, qualquer caroço deve ser investigado se persistir por mais de um ciclo menstrual.

Todas as mulheres, independentemente da idade, podem conhecer seu corpo para saber o que é e o que não é normal em suas mamas. Grande parte dos cânceres de mama é descoberta pelas próprias mulheres. Em caso de alterações, procure pelo serviço de saúde do seu município.

Câncer do colo do útero

O câncer do colo do útero inicia com presença de lesões nos tecidos ao redor do colo uterino, logo após infecções persistentes. É caracterizada como uma lesão com presença de alteração celular que tem como agente causador alguns tipos de Papilomavírus Humano (HPV) oncológicos, se estendendo para toda região vaginal, do reto e bexiga.

A principal forma de prevenção é a vacinação contra o HPV, que protege contra os subtipos oncogênicos 6, 11, 16 e 18. Os dois primeiros causam verrugas genitais e os dois últimos são responsáveis por cerca de 70% dos casos de câncer do colo do útero. A recomendação atual é de dose única para meninas e meninos com idade entre 9 e 14 anos, pois esta vacina é mais eficaz se usada antes do início da vida sexual.

Além do HPV, entre os principais fatores de risco do câncer de colo do útero estão múltiplos parceiros, início precoce da vida sexual, histórico familiar, tabagismo, o uso prolongado de anticoncepcionais e imunossupressores.

Sintomas

A doença é silenciosa em seu início e sinais e sintomas como sangramento vaginal, corrimento e dor aparecem em fases mais avançadas da doença. Por isso, realizar periodicamente o Papanicolau – exame preventivo – para a identificação precoce de lesões reduz significativamente as chances de a mulher desenvolver o câncer de colo do útero e, quando diagnosticado na fase inicial, as chances de cura do câncer cervical são expressivas.

‘Cultura do cuidado’: campanha Outubro Rosa tem foco na prevenção e promoção de hábitos saudáveis
Servidores da SES reunidos para o lançamento da campanha Outubro Rosa

Após atentado, Paulo Corrêa e prefeita Clediane têm que usar coletes à prova de balas para abraçar o povo em Jardim

0
Foto: Divulgação

Após o atentado contra a casa da prefeita de Jardim e candidata à reeleição, Clediane Matzenbacher (PP), o 1º secretário da Assembleia Legislativa, deputado Paulo Corrêa (PSDB), precisou reforçar sua segurança para visitar o município, nesta sexta-feira (4), incluindo uso de colete à prova de balas. O pedido foi feito formalmente ao secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Antônio Carlos Videira, em razão do clima de tensão instaurado na cidade.

O ataque contra Clediane ocorreu na madrugada de domingo (29), quando a residência onde ela vive com a família foi alvejada com seis disparos. Imagens de câmeras de segurança mostram o momento em que dois criminosos em uma moto param em frente à casa e efetuamos tiros, um dos quais atravessou a janela de vidro do quarto onde Clediane dormia com seu esposo. Apesar do susto, ninguém foi ferido, e o caso está sendo investigado pela Polícia Civil.

Após atentado, Paulo Corrêa e prefeita Clediane têm que usar coletes à prova de balas para abraçar o povo em Jardim

Para Paulo Corrêa, o atentado vai além de uma tentativa de intimidação: “é uma demonstração clara de violência política de gênero contra uma liderança que tem trabalho prestado pelo município e um verdadeiro ataque à Democracia, que não pode ser tolerado em hipótese alguma”, afirmou.

Ele reforçou que o ataque será respondido nas urnas, nas eleições de domingo (6). “Esse recado será respondido nas urnas. O povo de Jardim não se intimida, e vamos pra cima. Quem tenta ganhar no medo é porque sabe que vai perder no voto”, avisou.

Em resposta ao medo, TRABALHO

Após atentado, Paulo Corrêa e prefeita Clediane têm que usar coletes à prova de balas para abraçar o povo em Jardim

Apesar do susto, Clediane Matzenbacher reafirmou seu compromisso com Jardim e com os eleitores que confiam em seu trabalho. “O que me indigna é que vivemos em uma democracia. Em pleno 2024, pessoas agem de forma nojenta, esdrúxula e criminosa como essa. Não é apenas uma questão de divergência política, é uma tentativa de calar todas as mulheres que acreditam na boa política, na política do bem”, desabafou.

Clediane ainda mandou um recado aos responsáveis pelo atentado: “Confio na justiça e quero dizer que não vou desistir da minha candidatura. Tenho pessoas que me apoiam e acreditam no nosso projeto, além do carinho da população, que dia após dia vê sua vida melhorar. Vamos para cima e mostrar que a democracia prevalece”, finalizou.

Polícia Civil fecha boca de fumo e prende mulher por tráfico de drogas e associação para o tráfico em Juti

0
Foto: Assessoria/PCMS

A Polícia Civil, por intermédio da Delegacia de Juti-MS, na manhã desta quinta-feira (03), fechou uma boca de fumo e prendeu uma mulher de 31 anos em flagrante por tráfico de drogas e associação para o tráfico. O ponto de venda de entorpecentes funcionava na Rua Argentina, no centro do município de Juti. No local foram apreendidas porções de maconha.

Segundo apurado, ao chegar na residência, os policiais civis encontraram a mulher K.G.Q., na companhia de um adolescente de 15 anos, que também estava envolvido com o tráfico de drogas. Diante disso, os dois foram conduzidos para a delegacia, ela por tráfico de drogas e associação para o tráfico, enquanto o adolescente responderá por ato infracional equivalente aos crimes mencionados.

No período da tarde, foram ouvidos diversos usuários de drogas que eram clientes da referida “boca de fumo”. A autora, que já vinha sendo monitorada pela Delegacia de Juti havia cooptado o adolescente para a mercancia da droga. 

Homem que fazia “delivery” de drogas é preso pela Polícia Civil em Juti

0
Foto: Assessoria/DOF

A Polícia Civil, por intermédio da Delegacia de Juti, prendeu, na tarde desta quinta-feira (03),um homem de 46 anos em flagrante delito por tráfico de drogas. A prisão ocorreu na rua Amancio Claro, no centro do município de Juti-MS.

Segundo apurado, os policiais monitoraram o traficante R.C.D., que havia sido denunciado, e constataram que ele realmente fazia o delivery de entorpecentes no município. Durante o acompanhamento tático, a equipe flagrou o indivíduo entregando cocaína a um dos usuários.

Ele foi abordado e durante a busca pessoal, foram encontrados com ele sete papelotes de cocaína, além do papelote vendido. Na casa dele, a equipe localizou mais porções de cocaína ocultadas em seu quarto.

Concluídas as diligências, o autor e testemunha foram encaminhados à Delegacia de Polícia Civil de Juti, para as providências cabíveis. O autor responderá por tráfico de drogas, permanecendo preso à disposição da Justiça.

Boletim Epidemiológico: MS registra 15.901 casos confirmados de dengue

0
Foto: arquivo/SES

Mato Grosso do Sul já registrou 19.110 casos prováveis de Dengue, sendo 15.901 casos confirmados, em 2024.  Estes dados foram apresentados no boletim referente à 39ª semana epidemiológica, divulgado pela SES (Secretaria de Estado de Saúde) nesta quinta-feira (3). Segundo o documento, 30 óbitos foram confirmados em decorrência da doença e outros 18 estão em investigação.

Nos últimos 14 dias, Brasilândia registrou incidência média da doença. Já os óbitos registrados ocorreram nos municípios de Maracaju, Chapadão do Sul, Coronel Sapucaia, Dourados, Laguna Carapã, Naviraí, Sete Quedas, Amambai, Paranhos, Ponta Porã, Iguatemi, Itaquiraí, Aparecida do Taboado, Mundo Novo, Campo Grande e Bonito. Entre as vítimas, 15 delas possuíam algum tipo de comorbidade.

Vacinação

Ainda conforme o boletim, 92.216 doses do imunizante já foram aplicadas na população-alvo para a vacinação. Ao todo, Mato Grosso do Sul já recebeu do Ministério da Saúde 173.140 doses do imunizante contra a dengue. O esquema vacinal é composto por duas doses com intervalo de três meses entre as doses.

A vacinação contra a dengue é recomendada para crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos, 11 meses e 29 dias de idade, faixa etária que concentra o maior número de hospitalização por dengue, dentro do quadro de crianças e adolescentes de 6 a 16 anos de idade.

Chikungunya

Em relação à Chikungunya, o Estado já registrou 3.143 casos prováveis, sendo 893 confirmados. Não há óbitos registrados. A SES alerta que as pessoas devem evitar a automedicação. Em caso de sintomas de dengue ou Chikungunya, a recomendação é procurar uma unidade de saúde do município.

Confira os boletins:

Boletim Epidemiológico Dengue SE 39 – 2024

Boletim Epidemiológico Chikungunya SE 39 – 2024

Giro pelo Estado: Confira notícias que repercutiram na semana em MS

0
Arte: Grupo A Gazeta

Nesta sexta-feira, dia 4 de outubro, os sites A Gazeta News e A Gazeta Conesul publicam o Giro pelo Estado. O espaço visa oferecer um resumo de notícias que repercutiram em Mato Grosso do Sul ao longo da semana. A equipe do Jornal A Gazeta reúne e analisa acontecimentos veiculados por diferentes veículos de comunicação, para manter os leitores informados de forma rápida e precisa. Acompanhe:

Estado – MS fecha setembro com 1,9 mil focos de incêndio, cinco vezes mais que em 2023

Giro pelo Estado: Confira notícias que repercutiram na semana em MS
Foto: Henrique Arakaki, Jornal Midiamax

Setembro terminou com 1,9 mil focos de queimadas em Mato Grosso do Sul, cinco vezes mais que em setembro de 2023, mas dentro da média e abaixo de 2020. O número caiu pela metade em comparação com agosto deste ano, que teve 4.648 focos. Em comparação, o vizinho Mato Grosso registrou 19,9 mil focos em setembro. (Midiamax)

Naviraí – Bombeiros encontram corpo de pescador que sumiu ao tentar atravessar rio nadando

Giro pelo Estado: Confira notícias que repercutiram na semana em MS
Foto: Tá na Mídia Naviraí

Bombeiros encontraram o corpo do pescador Marciano Vivian, de 38 anos, que desapareceu na terça-feira (1º) em Naviraí. A vítima e um amigo, após armarem armadilhas de pesca no Rio Paraná, decidiram atravessar o Rio Ivinhema a nado enquanto aguardavam suas esposas. Durante a travessia, Marciano começou a afundar e o amigo tentou acalmá-lo, mas ele acabou desaparecendo nas águas. (Campo Grande News)

Esporte – Atletas de MS são convocados para o Pan-americano de Kickboxing

Giro pelo Estado: Confira notícias que repercutiram na semana em MS
Thalyta Sayuri e Ângelo são dois dos três atletas de Campo Grande que irão ao Chile – Foto: Montagem

O Campeonato Pan-americano de Kickboxing 2024 ocorrerá em Santiago, no Chile, de 30 de outubro a 03 de novembro, com sete atletas e dois técnicos representando Mato Grosso do Sul. Neste ano, o Estado foi campeão geral do Campeonato Brasileiro Centro-Oeste de Kickboxing, em Campo Grande, conquistando 96 medalhas. (Correio do Estado)

Campo Grande – Torturada, mulher tem pernas queimadas e dentes quebrados por marido

Giro pelo Estado: Confira notícias que repercutiram na semana em MS
Foto: Reprodução/Polícia Civil

Um homem de 26 anos foi preso após torturar e manter em cárcere privado a esposa de 39 anos, em Campo Grande. Ela conseguiu escapar na sexta-feira (27) e pediu ajuda a uma vizinha, que acionou a polícia. A vítima sofreu queimaduras, teve um dente quebrado e diversas lesões, relatando meses de agressões e ameaças de morte. (Notícias 67)

Estado – UEMS abre vagas para professores temporários em 6 municípios

Giro pelo Estado: Confira notícias que repercutiram na semana em MS
Foto: Divulgação/UEMS

Um processo seletivo da UEMS foi divulgado na terça-feira (1º), com vagas para as cidades de Jardim, Coxim, Cassilândia, Mundo Novo, Maracaju e Naviraí. As inscrições ocorrem até 18 de outubro, e os candidatos passarão por prova didática e de títulos. Para se inscrever, é necessário realizar o cadastro no site http://ead4.uems.br, preencher a ficha de inscrição e enviar os documentos exigidos. (Primeira Página)

Amambai – PRF apreende 28 toneladas de maconha, na maior apreensão do ano

Giro pelo Estado: Confira notícias que repercutiram na semana em MS
Foto: Divulgação/Polícia Rodoviária Federal

A Polícia Rodoviária Federal apreendeu, na sexta-feira (27), em Amambai, cerca de 28 toneladas de maconha, a maior apreensão do ano e a 5ª maior da história da corporação. A droga estava escondida em meio a uma carga de milho, em um caminhão com dois semirreboques. O motorista afirmou que pegou a droga em Ponta Porã e a levaria ao Rio Grande do Sul. (Diário Corumbaense)

Polícia – Ladrões fazem reféns e tentam invadir apartamento de goleiro douradense

Giro pelo Estado: Confira notícias que repercutiram na semana em MS
Foto: Santos FC

Três ladrões tentaram invadir o apartamento do goleiro douradense João Paulo, do Santos, no bairro Embaré, em Santos (SP), na terça-feira (01). Nenhum dos seis reféns se feriram. Os suspeitos e o porteiro, acusado de facilitar a entrada, foram presos. O jogador, que estava no CT Rei Pelé durante o crime, está afastado dos gramados por uma lesão no tendão de Aquiles. (Midiamax)

Ponta Porã – Polícia apreende carga de cabelo humano avaliada em R$ 1,3 milhão na MS-164

Giro pelo Estado: Confira notícias que repercutiram na semana em MS
Foto: Divulgação/DOF

O DOF apreendeu 131 quilos de cabelo humano na MS-164, em Ponta Porã, na sexta-feira (27). A carga, avaliada em R$ 1,36 milhão e sem nota fiscal, foi encontrada em um Fiat Mobi com dois homens que alegaram ter sido contratados para transportá-la de Ponta Porã para Dourados. A mercadoria foi encaminhada à Receita Federal. (O Estado Online)

Aparecida do Taboado – Jovem é atingida por carreta e morre em ultrapassagem proibida

Giro pelo Estado: Confira notícias que repercutiram na semana em MS
Foto: Divulgação

E.B.C.L., de 29 anos, morreu em um acidente de trânsito na BR-158, em Aparecida do Taboado. O acidente ocorreu no domingo (29), quando a vítima tentou ultrapassar dois veículos em trecho proibido e foi atingida por uma carreta que vinha no sentido oposto. Ela, que trabalhava no Banco do Brasil em Paranaíba, voltava da casa de seus pais no interior de São Paulo. (Dourados News)

Sidrolândia – Segundo cadáver em decomposição é encontrado às margens de rodovia

Giro pelo Estado: Confira notícias que repercutiram na semana em MS
Foto: Lucas Nogueira/Divulgação

Um homem ainda foi encontrado morto na segunda-feira (30) às margens da rodovia MS-162, no trecho entre Sidrolândia e o distrito de Quebra Coco, com sinais de disparos de arma de fogo na cabeça. Este foi o segundo corpo encontrado na região em intervalo de poucas horas: antes, um cadáver carbonizado foi localizado próximo à Ponte do Vacaria, em uma estrada que dá acesso ao Assentamento Capão Bonito II. (Four News)


Fonte: Redação/Grupo A Gazeta

Em setembro foram abertas mais 908 empresas em MS, com destaque para o setor de serviços

0
Foto: Álvaro Rezende

A Jucems (Junta Comercial de Mato Grosso do Sul) registrou a abertura de 908 empresas durante o mês de setembro, aumento de 16,5% em relação ao total apurado no mesmo mês do ano passado (779). O setor de Serviços foi responsável por mais de metade dos registros (665), enquanto o Comércio ganhou 216 novas empresas e a Indústria, 37.

No ano, o total acumulado já é de 8.614 novas empresas, sendo 6.135 do setor de Serviços, 2.143 do Comércio e 336 da Indústria.

“A Jucems vem mantendo o crescimento no número de abertura de empresas de forma contínua. Isso se deve ao ambiente propício provocado pela política de desenvolvimento do Estado”, lembrou o presidente da Jucems, Nivaldo Domingos da Rocha.

Com relação à distribuição regional, Campo Grande continua sendo o maior mercado empresarial do Estado, tendo registrado 400 novas empresas em setembro. Em seguida vem Dourados (118) e depois Três Lagoas (56).

Em setembro foram abertas mais 908 empresas em MS, com destaque para o setor de serviços

Chuvas podem ocorrer na metade leste de Mato Grosso do Sul nesta sexta-feira

0
Foto: Álvaro Rezende

Existe possibilidade de chuvas nesta sexta-feira (4), na metade leste do Estado, segundo informações do Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima de Mato Grosso do Sul).

Já em grande parte do estado, a previsão indica tempo firme, com predomínio de sol e variação de nebulosidade. Esta situação meteorológica ocorre devido a atuação de um sistema de alta pressão atmosférica favorecendo o tempo quente e seco em Mato Grosso do Sul.

As temperaturas continuarão em elevação, podendo atingir até 43°C e com umidade relativa do ar entre 8% e 30%. Por isso, a recomendação é se hidratar constantemente e evitar a exposição ao sol nos horários mais quentes e secos do dia, além de umidificar os ambientes.

Estas condições climáticas, de tempo quente e seco, favorecem a ocorrência de incêndios florestais. “Desta forma, recomenda-se que a população não ateie fogo em nenhuma situação, pois é crime ambiental”, alerta o Cemtec.

Chuvas podem ocorrer na metade leste de Mato Grosso do Sul nesta sexta-feira

Lia Nogueira solicita reforço de pediatras em Nova Andradina

0
Foto: Assessoria da Deputada Lia Nogueira

A deputada estadual Lia Nogueira (PSDB) encaminhou uma solicitação ao governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Corrêa Riedel, ao secretário de Saúde, Dr. Maurício Simões Corrêa, e ao prefeito de Nova Andradina, José Gilberto Garcia, para que seja providenciada a destinação de médicos pediatras ao município. A parlamentar destaca que a cidade, com mais de 50 mil habitantes, enfrenta uma carência significativa de profissionais nesta especialidade, o que vem comprometendo a saúde e o bem-estar das crianças da região.

Lia Nogueira relatou que a demanda foi trazida ao seu gabinete por moradores do município. “Recebemos inúmeros relatos de pais preocupados com a falta de atendimento pediátrico adequado em Nova Andradina. Isso tem gerado longas filas de espera e, em alguns casos, até a necessidade de deslocamento para outros municípios, o que é inadmissível”, declarou a deputada.

A parlamentar reforçou a importância de garantir um atendimento pediátrico de qualidade para que as crianças tenham diagnósticos mais ágeis e tratamentos eficazes. “O acesso a essa especialidade é imprescindível para que as famílias não fiquem desamparadas em momentos de vulnerabilidade. É inadmissível que uma cidade com o porte de Nova Andradina não tenha pediatras suficientes para atender sua população infantil”, afirmou.

Além de destacar os prejuízos imediatos da falta de pediatras, Lia sublinhou que o atendimento adequado na infância é fundamental para a prevenção e o tratamento de doenças, contribuindo para o desenvolvimento saudável das futuras gerações. “Garantir que nossas crianças recebam os cuidados médicos necessários é investir no futuro do estado. Precisamos assegurar que os pequenos tenham acompanhamento médico para crescerem saudáveis e fortes”, completou.

A solicitação da deputada visa não só a ampliação da oferta de pediatras, mas também a melhoria do sistema de saúde no município, para que os moradores de Nova Andradina possam contar com um serviço digno e eficiente, sem necessidade de deslocamentos desgastantes.

Por onde andam os candidatos a prefeito de Amambai?

0
Foto: A Gazeta

Com o objetivo de informar a população, o Grupo A Gazeta publica diariamente a agenda de compromissos dos seis candidatos que disputam a prefeitura de Amambai.

Confira abaixo os compromissos de Daniel Lemes Vasques (PCO), Igor Limosine (PRD), Janete Córdoba (PSDB), Luciney Bampi (PT), Renato do Novo (Novo) e Sérgio Barbosa (MDB) para esta sexta-feira (4):

Daniel Lemes Vasques (PCO) – Sem coligação

  • A assessoria do candidato não enviou a agenda até o horário estabelecido pela editoria do Grupo A Gazeta.

Igor Limosine (PRD) – Sem coligação

  • A assessoria do candidato não enviou a agenda até o horário estabelecido pela editoria do Grupo A Gazeta.

Janete Córdoba (PSDB) – Coligação “Trabalho, Transparência e Resultado”

  • 16h00: Arrastão na avenida Pedro Manvailler

Luciney Bampi (PT) – Coligação “Renovação e Transparência”

  • A assessoria do candidato não enviou a agenda até o horário estabelecido pela editoria do Grupo A Gazeta.

Renato do Novo (Novo) – Coligação “Um Novo Tempo para Amambai”

  • No momento, o candidato está se dedicando a cuidar da saúde de um familiar. Em breve, estará voltando às atividades eleitorais.

Sérgio Barbosa (MDB) – Coligação “Amambai Muito Mais (+) Para Você”

  • Caminhada na Vila Jussara e no Jardim Panorama.

Nota de falecimento de Jacinto Portos Rodrigues

0

Comunicamos com pesar o falecimento, no Hospital do Coração, em Dourados, de Jacinto Portos Rodrigues, de 80 anos.

Trasladado para Amambai, seu corpo foi velado na Câmara Municipal e o sepultamento ocorreu nesta sexta-feira (04), às 8h30, no Cemitério Municipal Crepúsculo.

Informou Pax Vida Amambai– Fone: (67) 3481-1922

Confira a farmácia de plantão hoje em Amambai

0

Plantão: Drogaria Bem Popular Brasil     Fone: 99166-4242

Próximo ao antigo Hospital Santa Joana

Autor de estupro coletivo é preso pela Polícia Civil em Paranhos

0
Foto: Assessoria/PCMS

Um homem de 29 anos de idade foi preso nesta quarta-feira, 02/10, pela Delegacia de Polícia Civil de Paranhos-MS. Ele estava com mandado de prisão em aberto, por crime de estupro coletivo ocorrido em 2019, quando o autor e mais dois indivíduos abusaram sexualmente de uma adolescente de 16 anos.

O foragido da justiça foi localizado próximo da casa dele, na Aldeia Paraguaçu. Após ser capturado, ele foi encaminhado à Delegacia de Paranhos, para os procedimentos de praxe, ficando à disposição do Poder Judiciário.

A Polícia Civil reitera seu compromisso com a segurança pública e com o combate aos crimes que afetam a dignidade das vítimas, como é o caso do estupro. De acordo com o delegado Raul Henrique Oliveira, “a ação representa mais um esforço contínuo da instituição em garantir a execução das decisões judiciais”.

Paranhos: Donizete Viaro lidera intenção de voto para prefeito, segundo London Pesquisas

0
Donizete Viaro (e) e Heliomar Klabunde. Fotos: Divulgação

Redação

Uma pesquisa de opinião pública sobre as eleições municipais de 2024 em Paranhos, registrada sob o número MS-06415/2024 no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), foi divulgada no dia 29 de setembro de 2024. A pesquisa foi realizada pela empresa London Pesquisas entre os dias 26 e 27 de setembro e contou com 377 entrevistas, apresentando uma margem de erro de 5,14 pontos percentuais e um intervalo de confiança de 95%.

Espontânea
No cenário de votação espontânea para prefeito, 48,81% dos entrevistados afirmaram que pretendem votar em Donizete Viaro, enquanto Heliomar Klabunde foi mencionado por 29,44% dos eleitores. Um total de 21,75% dos participantes não soube ou não quis opinar.

Paranhos: Donizete Viaro lidera intenção de voto para prefeito, segundo London Pesquisas
– Divulgação/London Pesquisas

Estimulada
Quando questionados sobre a escolha de uma chapa de prefeito e vice-prefeito no cenário de votação estimulada, 54,38% dos eleitores declararam intenção de voto em Donizete Viaro e seu vice Rafael Usetec, enquanto Heliomar Klabunde e Alfredo Soares receberam 33,42% das intenções de voto. Os indecisos ou aqueles que não opinaram somaram 11,14% e 1,06% indicaram voto em branco ou nulo.

Paranhos: Donizete Viaro lidera intenção de voto para prefeito, segundo London Pesquisas
– Divulgação/London Pesquisas

Rejeição
Em relação à rejeição dos candidatos, 31,30% dos eleitores disseram que não votariam de forma alguma em Heliomar Klabunde e Alfredo Soares, enquanto a chapa de Donizete Viaro e Rafael Usetec foi rejeitada por 22,28% dos entrevistados. Além disso, 30,77% não rejeitaram nenhum dos candidatos, 14,85% afirmaram estar indecisos ou não quiseram opinar e 0,80% rejeitaram ambas as candidaturas.

Paranhos: Donizete Viaro lidera intenção de voto para prefeito, segundo London Pesquisas
– Divulgação/London Pesquisas

Votos definitivos
A pesquisa também investigou a firmeza do voto. Entre os entrevistados, 84,35% afirmaram que a escolha para prefeito e vice-prefeito é definitiva, enquanto 8,75% ainda podem mudar de opinião até o dia das eleições. Outros 6,90% não souberam ou não quiseram opinar sobre a possibilidade de mudança de voto.

Paranhos: Donizete Viaro lidera intenção de voto para prefeito, segundo London Pesquisas
– Divulgação/London Pesquisas

6º Campeonato de Som e Rebaixados foi realizado com sucesso em Amambai

0
Fotos: Assessoria

No último dia 22, foi realizado no Parque de Exposições o 6º Campeonato de Som e Rebaixados, no qual estiveram presentes cerca de 400 pessoas, entre competidores e visitantes das cidades de Paranhos, Coronel Sapucaia, Naviraí, Ponta Porã, Caarapó, Eldorado, Dourados, Tacuru e Ivinhema.

Foram realizadas um total de 20 medições de som e rebaixados, sendo que 17 obtiveram o 1º lugar e 3 ficaram em 2º lugar.

>> Confira a galeria de fotos do evento aqui.

Destaques do evento:

  • Maior decibel do dia: 152,5 dB, Extreme Livre Reboque HV Serjão, de Dourados-MS, na categoria Extreme até 2 falantes 12 volts.
  • Maior DB do dia: Felipe, de Amambai-MS, na categoria Extreme até 4 falantes reboque HV.
  • Maior decibel na categoria até 4 falantes: Thiago, de Amambai-MS.
  • Carro mais baixo do evento: com média de 1,25 cm de altura, Junior, de Caarapó-MS.

Foram arrecadados 230 kg de alimentos, os quais foram doados, metade para o CERUC e metade para o Lar do Menor de Amambai-MS.

A ASSAR gostaria de agradecer a todos que participaram do evento, ao Frequência Máxima e a todos os patrocinadores, com um agradecimento especial aos amigos da rodagem, que abrilhantaram o final do evento.

6º Campeonato de Som e Rebaixados

0
Fotos: Assessoria

“Nossa luta deu resultado”, diz deputado Coronel David sobre o retorno dos sete níveis salariais aos militares do MS

0
Foto: Pedro Ernesto

O deputado estadual Coronel David (PL), comemorou nesta quinta-feira (3), a sanção da Lei Complementar nº 335, que marca o retorno dos sete níveis salariais para os militares do Mato Grosso do Sul. A medida, há muito tempo reivindicada pelos militares estaduais, foi resultado de anos de batalhas encampadas pelo parlamentar em diversas reuniões e negociações junto ao governo. A nova legislação estabelece mudanças na progressão funcional dos militares estaduais, além de ajustes nas contribuições ao Sistema de Proteção Social para ativos, inativos e pensionistas da categoria.

A principal inovação é a criação dos sete níveis de progressão funcional, definidos pelo artigo 26-A, que leva em consideração a experiência acumulada pelos militares a cada cinco anos de efetivo serviço. A norma detalha a progressão nos níveis de I a VII, que se aplicam desde os primeiros cinco anos até após 30 anos de serviço, assegurando um alinhamento mais justo e coerente com o tempo de dedicação à corporação.

Os subsídios estabelecidos por essa progressão permitem uma valorização gradual, conforme a experiência acumulada ao longo da carreira. O militar estadual, ao atingir cada etapa de tempo de serviço, será automaticamente enquadrado no nível correspondente, respeitando a nova tabela de remuneração anexa à lei. “Tal mudança visa não apenas à valorização dos profissionais, mas também ao estímulo de permanência e dedicação à carreira militar”, destaca Coronel David.

Outro ponto importante da Lei é a regulamentação da contribuição dos militares ao Sistema de Proteção Social. O artigo 30-A detalha os percentuais de contribuição, incidindo sobre a totalidade da remuneração ou pensão. “Em um avanço importante, a lei define que, para militares reformados e pensionistas acometidos por doenças graves, o valor da contribuição será calculado somente sobre o montante que exceder três vezes o salário mínimo nacional, uma proteção que busca garantir maior justiça social a quem enfrenta problemas de saúde”, explicou o deputado.

Outra inovação, resultante de um pedido pessoal do deputado coronel David ao governador do estado, Eduardo Riedel (PSDB), foi a inclusão no último nível salarial dos militares inativos e pensionistas de militares que contavam com 30 anos de serviço. Tal inclusão será feita por comissão criada na lei, composta por representantes das corporações militares e da SAD (Secretaria de Estado de Administração), que após analisar a documentação de cada militar, e que demonstre os trinta anos de serviço, fará a inclusão no último nível salarial. Através da emenda ao projeto de lei do deputado Coronel David, foi resguardado o direito dos militares designados e convocados a contarem o tempo de serviço e terem progressão de nível salarial, garantindo que todos tenham seus direitos respeitados.

Coronel David teve participação fundamental em representação da categoria para o desfecho positivo, sendo uma das principais vozes no processo de discussão na Assembleia Legislativa e aprovação do projeto, que culminou na sanção pelo governador. “Nossa luta deu resultado”, celebrou o deputado.

Em discurso na Assembleia, Coronel David reconheceu o empenho do governador e sua equipe, reforçando o compromisso assumido durante a campanha eleitoral. “Agradeço ao governador Eduardo Riedel por ter cumprido o compromisso com os militares estaduais. Mostrou que é um homem de palavra.”

A lei sancionada não apenas restabelece os níveis, mas também traz benefícios adicionais para os militares inativos, conforme destacou o parlamentar.

A nova legislação entra em vigor a partir de 1º de outubro de 2024, substituindo dispositivos anteriores e criando um modelo mais justo e alinhado às necessidades dos militares do estado.

Confira a íntegra da Lei Complementar nº 335: