
Três novos ônibus reforçam o transporte escolar da R.E.M.E. de Iguatemi
Com recursos próprios da Secretaria Municipal de Educação, foram adquiridos três novos ônibus para transporte de estudantes para as unidades escolares em Iguatemi.
Com investimentos de quase 1,2 Milhões de reais, os veículos possuem 42 lugares, sendo um assento com adaptação elevatória para os estudantes com deficiências.
A entrega foi feita nesta terça-feira (8), pelo prefeito Dr. Lídio Ledesma á secretária Rosângela Socovoski e contou com a presença dos demais secretários, de vereadores, servidores da educação e motoristas que utilizam os veículos da frota.
“Os investimentos na educação é uma das prioridades da nossa administração. Estes três ônibus vem à fortalecer e dar melhores condições de transporte para nossos estudantes, sendo frutos de trabalho eficiente da pasta da educação, possibilitando a aquisição. Parabéns a todos nossos estudantes por mais esta conquista”, disse o prefeito Dr. Lídio.
Fonte: kidão/Assessoria
Confira a farmácia de plantão hoje em Amambai
Plantão: Drogaria Super Popular Fone: 99205-6752
Próximo ao Posto V 8
Onix Bike é a Opção de Loja Completa para Ciclistas em Amambai
A Onix Bike é mais do que uma loja de bicicletas — somos o ponto de partida para uma vida mais saudável e ativa! Localizada na Avenida Pedro Manvailer, 1333, no Centro de Amambai, próximo ao Mercado Dutra, nossa missão é oferecer uma forma prática, econômica e saudável de se locomover e cuidar do corpo
Já pensou nos benefícios que o ciclismo pode trazer para sua saúde? Pedalar regularmente melhora o condicionamento físico, fortalece o sistema cardiovascular, ajuda na perda de peso e reduz o estresse. Usar a bicicleta no seu dia a dia — seja para ir ao trabalho, resolver compromissos ou curtir momentos de lazer — transforma sua qualidade de vida
Na Onix Bike, você encontra as melhores bicicletas para você e sua família. Além disso, oferecemos um serviço completo de manutenção para que sua bike esteja sempre em ótimas condições. Realizamos ajustes, revisões e consertos, e contamos com uma linha completa de acessórios, como capacetes, luvas, luzes e cadeados, para garantir segurança e conforto nas suas
E tem mais: facilitamos sua compra com condições especiais de pagamento! Na Onix Bike, você pode parcelar sua compra em até 10x sem juros no cartão de crédito. É a oportunidade perfeita para adquirir a bicicleta dos seus sonhos e começar a pedalar rumo a uma vida mais saudável.
Venha nos visitar e conhecer nossa loja. Nossa equipe está pronta para te ajudar a escolher a bicicleta perfeita para o seu estilo de vida. Faça da bicicleta sua parceira diária e aproveite os benefícios para a saúde, economia e bem-estar.
Onix Bike: A melhor escolha para quem busca praticidade, saúde e qualidade de vida. Comece a pedalar hoje mesmo!
Fonte: Assessoria
Carreta do Hospital de Amor oferece exames gratuitos em Amambai a partir do dia 14
A partir da próxima segunda-feira, 14 de outubro, a Carreta do Hospital de Amor estará estacionada ao lado da Cooperativa Sicredi, em Amambai, oferecendo atendimentos médicos especializados e gratuitos às mulheres da cidade e região. A iniciativa faz parte da programação do Outubro Rosa, promovida pela Secretaria de Saúde de Amambai, com o objetivo de prevenir e detectar precocemente o câncer de mama e de colo do útero.
A unidade móvel realizará exames de mamografia e papanicolau (preventivo), essenciais para o diagnóstico precoce dessas doenças. Os atendimentos começarão às 13h do dia 14 e seguirão até sexta-feira, 18 de outubro, com encerramento às 11h. Os exames de mamografia serão oferecidos para mulheres entre 40 e 69 anos, e o papanicolau para mulheres de 25 a 64 anos.
Para realizar os exames, as interessadas devem apresentar RG, CPF, comprovante de residência e cartão SUS. Além disso, é preciso observar alguns critérios para garantir a realização dos procedimentos:
Mamografia: As pacientes não podem estar grávidas ou amamentando, não ter realizado o exame nos últimos 12 meses ou em outra instituição, e não utilizar hidratantes ou talcos no dia do exame. Mulheres que já trataram câncer de mama não estão aptas a realizar o exame.
Papanicolau (Preventivo): As pacientes devem evitar relações sexuais dois dias antes do exame, não podem estar grávidas ou menstruadas, e não devem utilizar pomadas ginecológicas no período de dois dias antes do procedimento. Além disso, quem fez o exame no Hospital de Amor nos últimos 12 meses não poderá repeti-lo.
A ação da Carreta do Hospital de Amor é uma parte essencial da campanha Outubro Rosa em Amambai, levando atendimento preventivo de qualidade às mulheres, e promovendo a importância do cuidado com a saúde. A Prefeitura de Amambai e a Secretaria de Saúde incentivam a participação nos exames, destacando o papel da prevenção na luta contra o câncer.
Em caso de dúvidas sobre os critérios ou o procedimento para realização dos exames, as pacientes podem procurar a unidade de saúde mais próxima para obter orientações e esclarecimentos.
Fonte: A.N /Grupo A Gazeta
Eleição para a nova diretoria do Sindicato Rural de Amambai acontece no dia 22 de outubro
O Sindicato Rural de Amambai, presidido por Rodrigo Ângelo Lorenzetti, anunciou a realização da eleição para a escolha da nova Diretoria, Conselho Fiscal, Delegados Representantes e seus respectivos suplentes. A votação está marcada para o dia 22 de outubro de 2024 (terça-feira), e será realizada na sede do Sindicato, localizada na Rua da República, 3141, no horário das 8h às 17h.
Conforme as regras estabelecidas pelo Estatuto Social e o Regimento Eleitoral do Sindicato, o voto será secreto e depositado em urna. Os associados que estiverem em dia com suas obrigações sindicais e com a anuidade de 2024 poderão votar.
Para que a eleição seja válida, é necessária a participação de pelo menos dois terços dos associados aptos a votar. Caso não seja possível comparecer no dia, o associado pode outorgar um procurador para votar em seu lugar, utilizando o modelo de procuração disponibilizado pela entidade.
Rodrigo Lorenzetti destacou a importância da participação de todos os filiados para o fortalecimento do sindicato: “Só com união e a participação ativa dos nossos associados conseguiremos enfrentar os desafios que se apresentam diariamente. O voto de cada um é imprescindível para fortalecer nossos direitos e superar as barreiras”, afirmou o presidente.
A única chapa concorrente é composta pelos seguintes membros:
Diretoria Efetiva:
Manoel Douglas Antunes Pinto Júnior
Gesiel de Oliveira Berno
Paulo Vitor dos Santos
Gabriel Bueno Vizotto
Suplentes da Diretoria:
Ricardo Boffo Mandotti
Braz Henrique Nunes da Silva Cayuela
Guilherme Ribas Dalla Barba
Waldi Braucks Junior
Conselho Fiscal Efetivo:
Erny da Silva Agostini
Rodrigo Ângelo Lorenzetti
Marcelo Vinícius Vicentin
Suplentes do Conselho Fiscal:
Marcio Martines da Silva
Italon Geraldo Malacarne
Arlicio Schewe
Delegados Representantes Efetivos:
Diogo Peixoto da Luz
Ronan Nunes da Silva
Suplentes dos Delegados Representantes:
Christiano da Silva Bortolotto
Luciano Marques de Oliveira
Os associados que desejarem participar por meio de um procurador devem seguir o modelo de procuração anexado à carta circular. Participe e exerça seu direito de voto!
Fonte: A.N /Grupo A Gazeta
Banda municipal de Iguatemi participará do circuito de bandas e fanfarras na cidade de Jateí-MS
A Banda Municipal mantida pela Prefeitura de Iguatemi, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, participará do Circuito Sul-mato-grossense de Bandas e Fanfarras na cidade de Jateí-MS. A banda, que é comandada pelo Maestro Everson Dias Camargo, conta com total apoio e incentivo da Secretária Social, Cecília Welter Ledesma. O evento, acontecerá no dia 19 de outubro com a presença de várias bandas e fanfarras de todo o estado.
O objetivo destes eventos, é incentivar e fomentar a cultura de bandas e fanfarras para que possam mostrar suas belíssimas apresentações de músicas e coreografias. Certamente, o grande público que sempre prestigia essas apresentações assistirá belíssimos espetáculos.
A banda de Iguatemi sempre proporciona belas participações em todos os lugares onde se apresenta. Suas músicas e coreografias contagiam o público presente, arrancando inúmeros aplausos e elogios.
Fonte: Kidão /Imprensa Iguatemi
Sérgio Barbosa é eleito prefeito de Amambai pela terceira vez

Sérgio Barbosa (MDB) foi eleito pela terceira vez como prefeito de Amambai, consolidando sua liderança na cidade com 52,63% dos votos válidos, o que representa 10.647 votos. A eleição, realizada no domingo, dia 6 de outubro, foi marcada por alta participação popular e uma disputa polarizada entre Sérgio e Janete Córdoba (PSDB), que obteve 31,07% dos votos, equivalente a 6.285 votos. A chapa de Sérgio conta com Jaime Vizzotto (PP) como vice-prefeito.
Durante a campanha, a disputa pela Prefeitura de Amambai se polarizou principalmente entre Sérgio Barbosa e Janete Córdoba. As discussões se concentraram em temas importantes para a cidade, e a intensa competição entre os dois dominou o cenário eleitoral.
O jornal A Gazeta conversou com o prefeito eleito de Amambai, Sérgio Barbosa, na manhã desta segunda-feira (07). “Expresso o meu agradecimento a todos os eleitores que me deram esse voto de confiança, refletido nos 10.647 votos recebidos, e dizer que isso aumenta a minha responsabilidade em fazer um mandato sério com controle de gastos e moderno no sentido de firmar parcerias e construir muitas obras no município”, disse ele.
O prefeito eleito ainda disse que já fez contatos com a governadoria do Estado, Eduardo Rocha, e com deputados estaduais e federais, estabelecendo um diálogo e parcerias para a obtenção de recursos e investimentos para o município.
Outro ponto destacado por Sérgio Barbosa é “buscar a unidade, eliminando o máximo de rivalidades políticas dentro do município, dialogando com os vereadores e com a sociedade. Nosso projeto é administrar com austeridade e humanização, buscando a eficiência da administração pública em benefício da população”, disse.
Resultados finais da eleição
Além de Sérgio e Janete, outros candidatos também participaram da corrida eleitoral:
• Luciney Bampi (PT): 10,09% dos votos (2.040 votos)
• Renato do Novo (Novo): 3,35% dos votos (678 votos)
• Daniel Lemes Vasques (PCO): 1,81% dos votos (366 votos)
• Igor Limosine (PRD): 1,05% dos votos (212 votos)
Vereadores eleitos
A nova Câmara Municipal de Amambai também foi definida. Ao todo, 13 vereadores foram eleitos para o mandato de 2025-2028, entre eles:
- Darci – PSD: 642 votos
- Suzana Ulisses – PSDB: 642 votos
- Lígia Borges – PP: 604 votos
- Roberto Sangue Bom – MDB: 577 votos
- Talyta Escobar – Republicanos: 566 votos
- Eder Pinzan – União: 562 votos
- Cida Farias – MDB: 545 votos
- Jota Roberto – União: 511 votos
- Paulo Sergio Locutor – PP: 486 votos
- Cassiano Cardozo – NOVO: 485 votos
- Rosa da Saúde – PSDB: 463 votos
- Sabão – PSD: 446 votos
- Joanir Martins – PT: 336 votos
Próximos passos
A posse do novo prefeito Sérgio Barbosa e dos vereadores eleitos acontecerá em 1º de janeiro de 2025, quando assumirão oficialmente seus cargos para o mandato que se estende até 2028.















Fonte: A.N./Grupo A Gazeta
Copa Cidade Crepúsculo abre hoje quartas de final em Amambai

Vilson Nascimento
Dois jogos abrem logo mais a noite no Estádio Municipal Ernesto Landolfi as quartas de final da edição 2024 da Copa Cidade Crepúsculo de futebol suíço, em Amambai.
Na primeira partida, às 19h se enfrentam Clínica das Motos e Amauri Pinturas e logo na sequencia será a vez do desafio entre Auto Elétrica Conesul e Rancho Fundo.
Os outros dois semifinalistas da competição, que tem a frente da organização o advogado e vereador, Dr. Odil Puques e o policial militar Paulo Borges, serão conhecidos na noite desta quinta-feira, dia 10 de outubro.
Às 19h, também no Ernesto Landolfi, jogam Rota 67 e Invernada e logo em seguida Fazenda Flamboyant/Intech Telecom e KNV definem o último semifinalista do certame.



Rifa visa arrecadar fundos para cirurgia de técnica de futsal amambaiense
Vilson Nascimento
Membros de equipe e um grupo de amigos estão promovendo uma rifa com o objetivo de angariar fundos para tratamento de saúde da técnica da equipe de futsal feminino amambaiense Raça União, inúmeras vezes campeã de competições em Amambai e toda a região.
Josiane Fuzari foi submetida a uma cirurgia na região do pé recentemente, mas durante o processo de recuperação apresentou uma infecção e precisa ser submetida a uma nova cirurgia de urgência.
Para participar da ação entre amigos e adquirir a rifa, no valor de R$ 10,00 o número, que tem como primeiro prêmio R$ 500,00 em dinheiro e no segundo prêmio um jogo de Tupperware, basta fazer o Pix na chave (67) 99637-3271 em nome de Evillyn Sumaia. O sorteio ocorrerá no dia 5 de novembro.
Para expandir atuação, Governo de MS elabora projetos de desenvolvimento em todo o Estado
Com projetos de desenvolvimento em diferentes áreas em Mato Grosso do Sul, o Governo do Estado mantém ações específicas nas áreas de saneamento básico e meio ambiente. Para expandir a atuação em todos os municípios, o governador Eduardo Riedel participou de uma reunião com representantes da AFD (Agência Francesa de Desenvolvimento) no Brasil, na manhã desta segunda-feira (7), com o objetivo de discutir novos investimentos no Estado.
O Projeto Pantanal, de pagamento por serviços ambientais, será apresentado pela Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação) como possibilidade de ação a ser financiada.
“É um projeto que está sendo desenhado, então vamos submeter, para entender se cabe o financiamento. E nós também vamos encaminhar para a Sanesul e para a MS Ambiental para verificar a possibilidade de financiamento de projetos na área de saneamento e de água”, explicou o secretário Jaime Verruck, que participou do encontro.


A AFD é uma agência de fomento financeiro francesa, que aporta recursos em vários projetos no Brasil inteiro, inclusive em Dourados com recursos do Fonplata (Fundo Financeiro para Desenvolvimento da Bacia do Prata).
“Eles têm uma linha, aplicam e fazem financiamento direto aos estados, ou financiam essas entidades internacionais. Eles têm muito interesse em iniciar um processo de construção com o Estado na área de saneamento, então nós já vamos apresentar os projetos de saneamento que nós temos, o projeto da PPP. Existe também têm interesse em financiar projetos voltados a questão financeira, de mitigação e adaptação de municípios”, acrescentou o secretário da Semadesc.
A agência tem quase toda a linha de financiamento voltada à infraestrutura e saneamento, sempre com o olhar voltado a questão da mitigação e adaptação climática. “Eles apresentaram a agência, a partir daí mostraram quais as oportunidades para o Mato Grosso do Sul”, finalizou Verruck.
Natalia Yahn, Comunicação Governo MS
Fotos: Álvaro Rezende
Com avanço da Rota Bioceânica e para expandir ligações comerciais, MS terá porto multifuncional
Com ações de infraestrutura e desenvolvimento aliadas ao avanço da conclusão da Rota Bioceânica, que vai ligar o Brasil ao Paraguai, por meio das cidades de Porto Murtinho e Carmelo Peralta – diminuindo a distância para conexões comerciais dos dois países, e também Argentina e Chile, via Oceano Pacífico –, a cidade sul-mato-grossense vai receber um porto multifuncional.
O projeto, que vai contribuir para transformar a região em um grande hub logístico, foi apresentado hoje (7) ao governador Eduardo Riedel durante encontro com o presidente da PTP, Guillermo Misiano e executivos da empresa PTP Group, responsável pelo empreendimento.
O grupo é o maior operador no Rio Paraguai, com uma série de portos no Paraguai, Argentina, Uruguai e Brasil, além da Espanha.
“É uma empresa relevante no sistema de cargas, que faz toda a operação ao longo do Rio Paraguai, em diversos produtos. A PTP já adquiriu a área e apresentou os projetos ao governo do Estado para instalação de um porto multifuncional”, explicou o secretário Jaime Verruck, da Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), que participou do encontro.
“Nós agora estamos trabalhando para obter as licenças governamentais para o processo. Estamos trabalhando muito forte com as licenças ambientais. E também as licenças nacionais, na Secretaria dos Portos, Marinha, que estão muito avançadas. O governador está muito interessado em como vai avançar o projeto”, explicou o presidente da PTP, Guillermo Misiano.


Assim que obter as licenças ambientais, a empresa deve começar a construção que tem previsão de conclusão da primeira fase até o fim do próximo ano.
“Vai interferir positivamente e o mais positivo vai ser porque o projeto da PTP não é só para escoamento de grãos, mas também para importação de fertilizantes, adubos, e vamos ter a possibilidade de operar com contêiner também na primeira etapa. Porque a primeira etapa tem projetado dois cais, um para operação de grãos, exportação, e um segundo para operação de descarga de fertilizantes. Então eu acho que vai ser muito importante porque vai complementar a oferta que tem o Mato Grosso do Sul, que tem um enorme potencial de operação em Porto Murtinho”, disse Misiano.
A empresa tem plano de trabalhar com granel e contêiner, e futuramente com combustíveis. “Então tanto para exportação, que pode exportar celulose, grãos, milho, soja, toda essa estrutura. Como na questão da importação, foi apresentado um projeto para trazer fertilizantes, então isso seria importante para o Mato Grosso do Sul. E desenvolvendo toda essa região portuária”, disse Verruck.
A expectativa é que seja feita a operação com fornecimento de fertilizantes, o caminhão que leva grãos até Porto Murtinho tem a possibilidade de retornar com carga. “Então todo o circuito passa a ser mais competitivo, mais barato para o produtor, que vai ter a possibilidade de ter melhor preço para seus grãos e comprar os fertilizantes mais barato que com as opções atuais”.
Com foco na expansão portuária, o Governo do Estado já planejava incrementar as operações na região, com foco na Rota Bioceânica, que tem como diferencial a ligação rodoviária e hidroviária.
“O desenvolvimento portuário de Porto Murtinho é extremamente importante para consolidar esse grande hub logístico que a cidade tem capacidade de gerar. Então nós estamos falando já em 2026, se dentro do cronograma, esse porto vai estar instalado e já operando em Mato Grosso do Sul”, finalizou Verruck.
Rota



A ponte da Rota Bioceânica, que liga o município de Porto Murtinho (Brasil) a Carmelo Peralta (Paraguai), estava com 52% das obras concluídas e com previsão de finalização em novembro de 2025 – até o último balanço divulgado no dia 5 de julho. O Consórcio Pybra – responsável pela construção da ponte -, destacou que a obra envolve mais de 150 trabalhadores diretos e 450 indiretos.
A obra do acesso que liga a BR-267 até a ponte internacional com aproximadamente R$ 472 milhões em investimentos já está licitada e a previsão é de que tenha início nos próximos meses.
Localização privilegiada
A hidrovia Paraguai-Paraná é um dos trechos mais extensos e importantes da navegação interior internacional. Percorre quase metade da América do Sul, totalizando 3.442 km navegáveis, sendo 1.720 km em terras brasileiras, passando por cinco países: Brasil, Bolívia, Paraguai, Argentina e Uruguai.
Localizada na região hidrográfica do Paraguai, tem seu início no município de Cáceres, interior de Mato Grosso, com trechos nas fronteiras entre Brasil e Bolívia e entre Brasil e Paraguai. Passa pelo território paraguaio até a confluência com o rio Paraná, continua por Rosário, em território argentino, até alcançar o oceano Atlântico, em Nova Palmira, no Uruguai.
Com grande potencial logístico, Mato Grosso do Sul possui um setor sucroenergético robusto e consolidado com 19 usinas em operação. Usinas de álcool, biodiesel e etanol com grande competitividade nos mercados nacional e mundial.
Além dos combustíveis, conta ainda com elevado transporte de soja e outras cargas diversificadas para o escoamento, tais como: fertilizantes líquidos, grãos, derivados de milho, açúcar e contêineres.
Natalia Yahn, Comunicação Governo MS
Polícia Civil apura atropelamento com vítima fatal em Amambai

Vilson Nascimento
A Polícia Civil local vai apurar as circunstâncias, bem como tentar identificar o veículo envolvido em um atropelamento que vitimou fatalmente um homem de 56 anos na noite desse domingo, 6 de outubro, em Amambai.
O corpo de Teodoro Ramão Sanábria da Silva foi encontrado por populares no meio da pista, na Rodovia Dirceu Lanzarini (MS-156) trecho que liga às cidades de Amambai a Caarapó, distante cerca de 10 quilômetros da cidade, em Amambai.
A identificação da vítima, que no ato do acidente estaria sem documentação, foi realizada no decorrer dessa segunda-feira (7) pela Polícia Científica da Unidade Regional de Perícia e Identificação de Amambai, com auxilio de familiares.
O veículo envolvido no atropelamento fugiu do local sem prestar socorro à vítima e até a noite dessa segunda-feira ainda não havia sido identificado.
Nota de falecimento de Doralice Herculano Barreto
Comunicamos com pesar o falecimento nessa segunda-feira, 7 de outubro, no Hospital Regional, em Amambai, de Doralice Herculano Barreto, de 94 anos.
Seu corpo está sendo velado no Memorial Primavera e o sepultamento acontece nesta terça-feira, (8) às 12h no Cemitério Municipal Crepúsculo.
Informou Pax Primavera- Fone: 3481-5356
Confira a farmácia de plantão hoje em Amambai
Plantão: Drogaria Vidal Farma Fone: (67) 99191-3760
Em frente ao Terminal Rodoviário
Sete Quedas participará dos Jogos da Juventude de MS
A equipe de voleibol masculino do “Projeto Vôlei Performance” representará o município na edição de 2024 dos Jogos da Juventude de MS, na cidade de Três Lagoas. Será a primeira participação de uma equipe de Sete Quedas nos Jogos, na modalidade de voleibol.
O projeto da escolinha de voleibol, iniciado em 2019, é uma iniciativa voluntária da professora Edlaura Bonetto e conta com a participação de aproximadamente 60 alunos, nas categorias masculina e feminina.
O projeto se mantém com o apoio da iniciativa privada, patrocinadores e também com o apoio da prefeitura municipal, por meio do Departamento de Esportes.
Os Jogos da Juventude de MS, edição de 2024, acontecem de 8 a 13 de outubro.

Nota de falecimento de Nelson Bento de Moraes
Comunicamos com pesar o falecimento nessa segunda-feira, 7 de outubro, no Hospital Regional, em Amambai, de Nelson Bento de Moraes, 83 anos.
Seu corpo está sendo velado no Memorial Primavera e o sepultamento acontece nesta terça-feira, (8) às 9h da manhã, no Cemitério Municipal Santo Antônio.
Informou Pax Primavera- Fone: 3481-5356
Balanço parcial da Operação Eleições 2024 aponta pleito tranquilo no Estado
A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) divulgou um balanço parcial dos crimes registrados durante a Operação Eleições 2024, realizada em Mato Grosso do Sul entre os dias 5 e 6 de outubro. Os dados apresentados pelo secretário-executivo da Sejusp, coronel Wagner Ferreira, após a compilação realizada pelas equipes que atuaram de forma integrada no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), mostram que o pleito municipal foi tranquilo em todo o estado.
Desde o início da operação, equipes das Polícias Civil, Militar, Federal e Rodoviária Federal, além Corpo de Bombeiros Militar, Defesa Civil, Agência Brasileira de Inteligência (ABIN), Guarda Civil Metropolitana, Coordenadoria-Geral de Perícias, Detran e Tribunal Regional Eleitoral, concentraram-se no CICC, recebendo e monitorando todas as ocorrências de crimes eleitorais tanto na capital quanto no interior do estado.
Os crimes eleitorais monitorados incluem: derrame de material de propaganda (conhecido como “chuva de santinhos”), corrupção eleitoral, boca de urna, transporte irregular de eleitores, concentração de eleitores, desordem, obstrução ao exercício do voto, desobediência, dano e destruição de urnas eletrônicas, crimes contra a honra, perturbação da propaganda eleitoral, fraude na identificação do eleitor, denunciação caluniosa eleitoral, entre outros.
No total, foram registrados 26 crimes eleitorais em Mato Grosso do Sul. A compra de votos foi a infração mais comum, com 7 casos: 2 em Paranaíba, 3 em Aparecida do Taboado, 1 em Santa Rita do Pardo, 1 em Bataguassu e 1 em Miranda. O fornecimento de alimentos e transporte coletivo irregular teve 5 registros, ocorrendo em Itaporã, Aparecida do Taboado, Caracol, Água Clara e Rio Verde.
Houve também 3 casos de boca de urna (em Jardim, Ivinhema e Itaquiraí) e 4 ocorrências de propaganda eleitoral irregular (em Anastácio, Naviraí e Campo Grande). Crimes de injúria, desordem e ameaça tiveram registros isolados em Brasilândia, Bela Vista, Sete Quedas e Laguna Caarapã, enquanto 2 casos de violação do sigilo do voto foram contabilizados em Paranaíba e Água Clara.
Em Campo Grande, um idoso de 60 anos sofreu uma crise convulsiva em uma escola na Vila Santa Luzia, sendo prontamente atendido pelo Corpo de Bombeiros.
Prisões
Foram efetuadas 13 prisões durante a operação, envolvendo 9 eleitores e 4 candidatos. Os detidos foram registrados em Paranaíba, Itaporã, Sete Quedas, Caracol, Água Clara, Santa Rita do Pardo e Rio Verde.
Redução nos números
Segundo o coronel Wagner Ferreira, houve uma redução significativa no número de crimes em comparação ao primeiro turno das eleições de 2020. “Comparando o dia de hoje, 6 de outubro de 2024, com o primeiro turno das eleições de 2020, observamos uma redução de pelo menos 50% no número de ocorrências gerais e crimes eleitorais”, afirmou o secretário.
Com obras estruturantes, Governo prepara MS para o crescimento econômico e um futuro de oportunidades
O Governo de Mato Grosso do Sul está comprometido com um desenvolvimento que vá além do crescimento econômico imediato, visando o futuro das próximas gerações. A estratégia do governo estadual aposta em obras e ações que pavimentam o caminho para um futuro promissor, refletindo diretamente na melhoria da qualidade de vida dos sul-mato-grossenses e no desenvolvimento econômico das regiões.
O momento atual de crescimento em diversas frentes, impulsionado pela agroindustrialização, é o motor das obras em execução e planejadas pelo governador Eduardo Riedel. A Seilog (Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística) tem conduzido esses projetos, que interligam regiões e atraem capital privado, levando desenvolvimento para onde as pessoas vivem: os municípios.
“Estamos pensando em obras estruturantes, atraindo investimentos privados e preparando Mato Grosso do Sul para os próximos 30 anos e nos atentando a todos os matizes. Isso inclui rodovias, aeroportos e a integração do Estado com outras regiões e países. Ações com agilidade que tragam resultados para a população”, destacou o secretário Guilherme Alcântara de Carvalho em entrevista na sexta-feira (4).
Em 2023, foram investidos mais de R$ 2,3 bilhões em infraestrutura, e para 2024, o Governo vai investir mais de R$ 2,5 bilhões em obras e ações. Até 2026, estão previstos R$ 5 bilhões em novos investimentos, focados não apenas na infraestrutura rodoviária e obras urbanas, mas também na infraestrutura de áreas como saúde, educação, segurança, cultura, esporte e lazer.

Entre os projetos em andamento, destaca-se a restauração e construção de rodovias.
O secretário mencionou investimentos de US$ 200 milhões de dólares com recursos do Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD) para restaurar mais de 800 km de estradas e, com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) – já contratados, com projetos adiantados, na ordem de R$ 2,3 bilhões, sendo R$ 300 milhões de contrapartida do Governo de Mato Grosso do Sul, para novas pavimentações e restauração de vias, em torno de 800 km em 14 rodovias.
Mato Grosso do Sul, onde o tráfego de cargas representa dois terços do fluxo nas rodovias, precisa dessas obras para sustentar o crescimento contínuo.
Outro projeto fundamental em andamento é a Rota da Celulose, que envolve a concessão de rodovias estaduais e federais, visando o desenvolvimento da Costa Leste do Estado. O pacote de concessões que vai à leilão na B3 (Bolsa de Valores do Brasil), em dezembro, inclui as rodovias estaduais MS-040, MS-338 e MS-395 e trechos das federais BR-262 e BR-267.
Além disso, o programa Municipalismo Ativo tem sido uma força motriz no desenvolvimento das cidades. Somente em 2024, 113 convênios foram firmados com as prefeituras, totalizando R$ 427 milhões, grande parte, aplicados em investimentos em obras de pavimentação asfáltica e drenagem de ruas e avenidas nos municípios.
A Agesul (Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos) já garantiu 169 obras em processo de licitação, totalizando R$ 1,1 bilhão, reforçando o compromisso de asfaltar 100% dos municípios do estado, meta estabelecida pelo governador Eduardo Riedel.
Radar do Desenvolvimento

O Governo está focado no futuro, com projetos estratégicos que abrangem a região pantaneira. Um total de 513 km de rodovias nessa área está recebendo investimentos estaduais, além de estudos para ligar os “Pantanais Sul-mato-grossense e Mato-grossense”, como a construção de uma ponte entre Corumbá (MS) e Porto Jofre, em Poconé (MT).
São cerca de 300 km para integração do Pantanal nos dois estados, encurtando o trajeto de Corumbá a Poconé em 913 km.
Outra iniciativa importante é a revitalização e operação da malha ferroviária, modernizando o escoamento de grãos, minerais e celulose. Até 2026, o Plano Aeroviário prevê um investimento de R$ 250 milhões em 17 municípios, com obras de implantação e restauração de aeroportos e aeródromos já em andamento.
A Sul-Fronteira, rodovia essencial para integrar importante região produtora e levar desenvolvimento a sete cidades entre Ponta Porã e Mundo Novo, na fronteira de Mato Grosso do Sul com o Paraguai, também compõem o radar do desenvolvimento.
“Esses investimentos são planejados para abranger todas as regiões e garantir o desenvolvimento contínuo de Mato Grosso do Sul”, destacou o secretário Guilherme Alcântara.





















































