4.5 C
Amambai
quarta-feira, 24 de junho de 2026
Início Site Página 838

Veículo que seguia para Bataguassu carregado com cigarros ilegais é apreendido pelo DOF em Aral Moreira

0
Foto: Divulgação/DOF

Policiais militares do DOF (Departamento de Operações de Fronteira) apreenderam na manhã desta quinta-feira (10), um veículo GM Meriva de cor branca e placas afixadas de Curitiba (PR) carregado com 1.500 pacotes de cigarros de origem estrangeira, sem a documentação legal para comércio ou circulação no Brasil.

Os militares realizavam um bloqueio policial para fiscalização na rodovia MS-386, área rural do município, quando deram a ordem de parada ao condutor, que disse residir na cidade paulista de Presidente Epitácio. Questionado sobre a carga ilícita o homem, de 35 anos de idade, disse que comprou os cigarros no Paraguai e pretendia revendê-los em Bataguassu (MS).

A ocorrência foi registrada e entregue na Delegacia da Polícia Federal em Ponta Porã. O prejuízo estimado ao crime foi de R$ 101 mil.

A ação envolvendo os policiais do DOF aconteceu dentro do Programa Protetor das Fronteiras e Divisas, parceria da Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública) com o MJSP (Ministério da Justiça e Segurança Pública) em parceria com a Operação Ágata Fronteira Oeste, do Ministério da Defesa.

Há 80 dias do fim do prazo, recadastramento do Mais Social chega a 60% dos beneficiários

0
Fotos: Monique Alves

Se depender do trabalho da equipe do Mais Social, a máxima de que “o brasileiro deixa tudo para a última hora” não vai prosperar em relação ao programa que auxilia famílias de baixa renda. O recadastramento já foi feito por 60% dos 48 mil beneficiários e não para, garantindo que o recurso seja destinado a quem mais precisa. O prazo é até 31 de dezembro.

A diarista Emiliana Gadeia Marin atendeu ao chamado dos funcionários do programa e foi nesta quarta-feira (9) à Superintendência do Programa Mais Social (Rua Barão de Ladário, 85, Vila Sobrinho), em Campo Grande, para fazer o recadastramento e garantir a continuidade do benefício.

Ela mora no bairro Santa Carmélia com a filha, que está desempregada, e todos os dias recebe e cuida dos três netos: Kevin, de 1 ano; Vitória, de 9; e Bianca, de 12. “Pra mim, (o programa) me ajuda tanto, porque eu trabalho de diária. Tem vezes que tem diária, tem vezes que não. E as crianças estão em casa. Todo dia eles querem pão. Querem alguma coisa, então você tem que ter alguma coisinha pra eles. Se fosse só eu e minha filha, tudo bem, mas como tem eles, aí já me aperta se eu ficar sem o Mais Social”, conta.

Usando uma bengala, com artrose e problemas em um dos joelhos e na coluna, Marciano Guerreiro, 65 anos, morador da Vila Palmeira, também não perdeu tempo e foi se recadastrar no mesmo dia. “Tenho problema de coluna, joelho, não tem como trabalhar. O programa ajuda muito. Sem ele, acho que eu estaria na rua pedindo esmolas. O que eu recebo é o suficiente pra não passar fome”.

Os beneficiários estão sendo convocados pela equipe do Mais Social em cada cidade e região. Quando forem chamados terão que levar os documentos pessoais e comprovantes solicitados.

Qualificação para melhorar de vida

Uma novidade é que quem recebe o benefício vai ter a oportunidade de realizar uma qualificação, para ter acesso a um emprego de qualidade e ascender socialmente. Essa ação transversal faz parte de um trabalho em conjunto entre a Sead (Secretaria de Estado de Assistência Social e dos Direitos Humanos) e a Funtrab (Fundação do Trabalho de Mato Grosso do Sul).

A iniciativa pode ajudar pessoas como Vera Lúcia Molina Barreto, 58 anos, que está desempregada. Ela mora no bairro Santo Amaro com o neto de 8 anos e depende do Mais Social. “Tem uma importância muito grande para mim. Eu compro alimento, eu compro gás”, explica.

O Mais Social é um auxílio financeiro pensado pela equipe do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul com o objetivo de promover a segurança alimentar e a melhoria da qualidade de vida das famílias em situação de vulnerabilidade social e insegurança alimentar e nutricional, viabilizando o acesso à alimentação básica adequada.

A família recebe um auxílio financeiro mensal de R$ 450, por meio de um cartão, para compra de alimentos, gás de cozinha e produtos de limpeza e de higiene. É proibida a aquisição de bebida alcoólica e cigarro. O programa é executado e monitorado pela Superintendência do Programa Mais Social, vinculada à Sead.

Serviço – Os beneficiários do Mais Social que tiverem dúvidas sobre o recadastramento podem telefonar para (67) 3368-9000.

Nota de agradecimento de Janete Córdoba e Zezinho à população de Amambai

0

Gratidão Amambai!

Agradeço imensamente as 6.285 pessoas que confiaram em nosso projeto. Nossa campanha foi feita com amor, esperança e respeito, e cada passo dado só foi possível graças ao apoio de cada um de vocês.

A campanha foi incrível, e seguimos firmes, mais fortes e com muito mais experiência, continuaremos trabalhando e lutando pelas pessoas de Amambai, que sempre foi nossa essência antes mesmo da política, servir e cuidar da nossa população sempre será o meu principal objetivo.

Que a próxima gestão tenha compromisso com nossa cidade, e desejamos boa sorte ao prefeito eleito.

Com carinho e respeito,
Janete Córdoba e Zezinho

Demissão de professores gera repercussão em Amambai

0
Reunião acontece nesta quinta-feira às 13 horas entre pais de alunos autistas e MP. Foto: Divulgação

Clesio Ribeiro

A demissão de cerca de 200 servidores da rede municipal de ensino em Amambai causou manifestações de pais de alunos nas redes sociais na última quarta-feira (09). Conforme informações da Secretaria de Educação de Amambai, o município conta com 82 professores atuando no atendimento a alunos com necessidades educacionais especiais (NEE) e destes, 55 foram demitidos, restando 27 professores que continuam prestando atendimento nas escolas. A demissão dos professores gerou mais manifestações entre pais de alunos autistas.

A reportagem do jornal A Gazeta foi procurada por pais de alunos e tomou conhecimento dos fatos, além de acompanhar nas redes sociais. A prefeitura de Amambai publicou uma nota sobre o ocorrido (veja a nota em anexo), na manhã desta quinta-feira.

Para às 13 horas desta quinta-feira, está prevista uma reunião entre alguns pais de alunos e o Ministério Público. O Jornal A Gazeta falou com o Promotor Dr. Tiago Barbosa, na manhã desta quinta-feira, e ele confirmou a reunião para as 13 horas.

Conforme informações obtidas pelo Jornal A Gazeta, a prefeitura está num processo de ajustes de contas para entregar o mandato no final do ano, e um dos pontos mexe com a parte dos funcionários públicos. A Lei de Responsabilidade Fiscal (Lei Complementar Federal n. 101/2000), em seu Artigo 20, III, b, exige que o município gaste no máximo 54% da arrecadação com a folha de pagamento, e esse índice está entre 56 e 60%, conforme informações apuradas.

EDUCAÇÃO

Conforme informações obtidas junto à Secretaria de Educação, e que não são números oficiais apurados, existem cerca de 600 professores na ativa no município, e que também passam pelo ajuste no enquadramento da folha.


Sobre o autismo

O autismo é classificado em 3 níveis:

  • Nível 1: popularmente conhecido como “leve”, quando o indivíduo precisa de pouco suporte,
  • Nível 2: o nível “moderado”, cujo grau de suporte necessário é razoável e,
  • Nível 3: conhecido como autismo severo, quando o indivíduo necessita de muito suporte.

No Brasil, dois manuais de diagnóstico têm sido adotados: o DSM (Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais), que está em sua quinta edição, e o CID (Classificação Internacional de Doenças), na 10ª edição (Nos EUA já está em sua 11ª edição). Ambos consideram o autismo como um Transtorno do Desenvolvimento.


Nota Oficial da Prefeitura de Amambai

A Prefeitura de Amambai esclarece que as exonerações e demissões recentes, realizadas no âmbito da educação, fazem parte de um procedimento padrão ao final de gestões, conforme previsto em lei.

Reafirmamos que nenhum aluno será desassistido, pois contamos com um quadro de professores aptos a serem remanejados, garantindo a continuidade das atividades escolares e o bem-estar dos estudantes.

Educação Especial

A Secretaria Municipal de Educação realizou uma reorganização dos profissionais de apoio, levando em consideração que muitos estudantes que anteriormente necessitavam desse acompanhamento na sala regular agora conseguem acompanhar a turma com o suporte das professoras regentes.

Após essa análise, foram mantidos 27 profissionais de apoio qualificados para atender alunos com Necessidades Educacionais Especiais (NEE) que requerem maior atenção e cuidados, como estudantes com deficiência física, intelectual, surdez ou perda auditiva, paralisia cerebral, baixa visão e autismo.

Todas as unidades escolares municipais contarão com profissionais de apoio itinerante para atendimento individualizado e coletivo. Assim, todos os estudantes continuarão recebendo suporte sistemático e orientações da Equipe de Educação Especial. Vale ressaltar que a responsabilidade pelo acompanhamento dos alunos com NEE é do professor regente, e o profissional de apoio tem a função de auxiliar nas necessidades básicas de higiene, alimentação e locomoção, conforme regulamentado pelo Conselho Nacional e Municipal de Educação.

As salas de recursos multifuncionais e de altas habilidades continuarão funcionando normalmente, com professores concursados, até o final do ano letivo.

Não procede a informação veiculada nas redes sociais de que todos os profissionais de apoio foram retirados. A atual gestão, dentro das suas possibilidades, sempre manteve um olhar sensível a todos os estudantes com NEE e seus familiares, oferecendo assessorias, orientações, encaminhamentos, formações para os profissionais de educação especial, além de rodas de conversa com familiares, palestras orientativas e atendimentos individualizados.

Distribuição de Profissionais de Apoio por Unidade Escolar:

  1. EM Maria Bataglin: 4 professores (matutino e vespertino) atendendo os estudantes.
  2. CEI Pequeno Aprendiz: 1 professora especializada para atender um aluno autista, além de estagiários em todas as salas auxiliando os professores regentes.
  3. Todos os Centros de Educação Infantil possuem estagiários que auxiliam os professores regentes.
  4. EM Rachid: 5 professores habilitados.
  5. EM Antônio Pinto: 2 professores.
  6. EM Marlene: 3 professores e 1 assistente escolar.
  7. EM Guarani: 1 professor.
  8. EM Ypyendy: 1 professor.
  9. EM Mitã Rory: 4 professores.
  10. EM Tupã Nandeva: 1 professor.
  11. EM João Rodrigues: 2 professores.
  12. EM Ayrton Senna: 1 professora e 1 assistente escolar.
  13. EM Júlio Manvailer: 01 assistente escolar

A Prefeitura segue comprometida com a qualidade da educação e o atendimento de todos os estudantes, incluindo aqueles com Necessidades Educacionais Especiais.

Articulação de Paulo Corrêa garante alimentação especial para animais silvestres atingidos pelas queimadas no Pantanal

0
Fotos: Assessoria

Mato Grosso do Sul recebeu, nessa semana, a primeira remessa de alimentos especiais desenvolvidos especificamente para socorrer os animais silvestres afetados pela escassez de recursos naturais em função das queimadas no Pantanal. O alimento desidratado, de alta durabilidade e fácil distribuição, foi desenvolvido pelo Movimento União BR, a pedido do deputado estadual Paulo Corrêa (PSDB) e do governador Eduardo Riedel.

“Em nome da Assembleia Legislativa e de todos os 24 deputados estaduais, quero agradecer à Tatiana Monteiro de Barros, presidente do Movimento União BR, por essa parceria fundamental, que tem nos ajudado a dar uma rápida resposta nesse momento de crise ambiental. Esse é um esforço coletivo que está fazendo a diferença para preservar vidas”, declarou Paulo Corrêa.

Articulação de Paulo Corrêa garante alimentação especial para animais silvestres atingidos pelas queimadas no Pantanal

Além dos alimentos para os animais silvestres, a ação também inclui a entrega de 14 dessalinizadores de água. O equipamento transforma água salobra em potável, atendendo às necessidades das populações ribeirinhas e dos animais que dependem de água limpa para sobreviver em meio à crise ambiental.

O 1º secretário da Assembleia Legislativa destacou que a união de esforços tem sido essencial para garantir a preservação de vidas, tanto humanas quanto animais. “A distribuição desses alimentos e o acesso à água potável são um alívio diante da devastação que as queimadas causaram. Estamos trabalhando juntos para mitigar os danos e proteger o Pantanal”, afirmou Paulo Corrêa.

A remessa foi entregue pelo União BR à Secretaria de Estado de Cidadania e Cultura e a Defesa Civil agora será responsável pela distribuição desses alimentos em polos estratégicos na região pantaneira.

“Nossa missão é garantir alimentos, ração animal, água potável e autonomia alimentar tanto para as comunidades quanto para nossa fauna. Essa é uma verdadeira união de esforços, e estamos profundamente gratos a todos os envolvidos. Acreditamos que a união faz a força, e aqui em Mato Grosso do Sul ninguém fica para trás”, agradeceu a secretária de Cidadania, Viviane Luiza.

Rapaz é arrastado por cavalo em Caarapó

0
Corpo de Bombeiros prestou atendimento à vítima. Foto: Divulgação

Redação

Um jovem, de 25 anos, morador de Caarapó, foi ferido nas nádegas e costas após ser arrastado por um cavalo na Vila Planalto, área urbana do município. O incidente ocorreu na tarde de ontem (09) e foi registrado por moradores, que divulgaram fotos e vídeos nas redes sociais.

Rapaz é arrastado por cavalo em Caarapó
Momento em que o jovem estava sendo arrastado pelo cavalo. Foto: Reprodução

De acordo com informações iniciais divulgadas pelo portal Campo Grande News, o jovem, supostamente usuário de drogas, teria tentado furtar o cavalo utilizando uma bicicleta. No entanto, até o momento, as alegações sobre uso de drogas e tentativa de furto não foram confirmadas oficialmente pelas autoridades.

Nas imagens, a vítima aparece caída ao solo, com ferimentos visíveis. O Corpo de Bombeiros foi acionado e prestou os primeiros socorros à vítima. Posteriormente, o jovem foi encaminhado ao Hospital Beneficente São Mateus.

A Gazeta de Amambai conversou com David Paulino Ratti, presidente da Sociedade Beneficente e responsável pelo Hospital Beneficente São Mateus, que informou que o jovem estava andando de bicicleta quando, possivelmente, se enroscou na corda do cavalo, o que teria provocado o acidente. Ele também relatou que o estado de saúde da vítima é considerado muito grave.

*Matéria atualizada às 17h29 para acréscimo de informações.

Condenado por homicídio tentado ocorrido em 2013 é preso pela Polícia Civil em Iguatemi

0
Foto: Assessoria/PCMS

A Polícia Civil, por intermédio da Delegacia da cidade de Iguatemi-MS, cumpriu, na quarta-feira, 09/10, um mandado de prisão em desfavor de D.E.N. (43) por um crime de Homicídio Doloso na forma Tentada ocorrido em 2013.

Após determinação do Poder Judiciário da cidade de Itaquiraí, a Polícia Civil de Iguatemi iniciou diligências a fim de dar cumprimento ao mandado de prisão expedido, com pena de 4 anos e 9 meses a serem cumpridos em regime fechado.

O autor foi encontrado na Zona Rural de Iguatemi e conduzido à delegacia da cidade,  estando a disposição do Poder Judiciário local.

Governo deve exigir que bets tenham registro dos apostadores

0
© Bruno Peres/Agência Brasil

O governo federal está avançando no estudo de novas regras para o mercado de apostas on line. Em entrevista à TV Brasil, o secretário de Prêmios e Apostas, Régis Dudena, adiantou que a regulamentação do funcionamento das bets exigirá das operadoras o registro do CPF dos jogadores. O objetivo da medida é possibilitar o acompanhamento do histórico dos aposentadores para assegurar sua saúde mental e financeira.

Dudena também confirmou que na próxima sexta-feira (11) cerca de 2 mil sites irregulares devem ser retirados do ar, em uma ação conjunto do Ministério da Fazenda e da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). De acordo com o secretário, são sites envolvidos com fraude e golpes.

Brasília (DF), 24/09/2024 - O Secretário de Prêmios e Apostas do Ministério da Fazenda, Régis Dudena, fala com exclusividade à Agência Brasil. Foto: Wilson Dias/Agência Brasil
Secretário de Prêmios e Apostas do Ministério da Fazenda, Régis Dudena. Foto: Wilson Dias/Agência Brasil

Em entrevista à Agência Brasil, Dudena já havia destacado a importância de acelerar a regulamentação do setor. Norma votada no Congresso Nacional e sancionada pelo presidente Lula em dezembro de 2023 estabeleceu que cabe ao Ministério da Fazenda autorizar a exploração de apostas e fixar condições e prazos para adequação das empresas do ramo.

Nesta quarta-feira, federações de futebol receberam da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) orientação para retirar propagandas de bets irregulares de camisetas e outros materiais esportivos.

Saúde pública

Na semana passada, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltou a alertar a população sobre o perigo do vício em jogos. Em reunião ministerial, ele discutiu medidas de redução dos impactos das apostas esportivas e dos jogos on-line, conhecidos como bets, em casos de dependência e endividamento.

“Tem muita gente se endividando, tem muita gente gastando o que não tem. E nós achamos que isso tem que ser tratado como uma questão de dependência. Ou seja, as pessoas são dependentes, as pessoas estão viciadas”, ressaltou Lula, de acordo com nota divulgada pela Presidência após a reunião.

Outra preocupação do governo federal é com os usuários do bolsa família. Estudos apontam para utilização do benefício para as apostas. Medidas para a restrição do bolsa família para esse fim também estão em análise.

A Secretaria de Prêmios e Apostas do Ministério da Fazenda divulgou no último dia 2 de outubro versões atualizadas das listas de empresas de apostas de quota fixa, bets (marcas) e respectivos sites que podem continuar funcionando até o fim deste ano em âmbito nacional e estadual. Na lista nacional, há 93 empresas com respectivamente 205 bets. Já as listas dos estados têm 18 empresas.

Em operação conjunta, PMMG e Batalhão de Choque da PMMS prendem liderança regional do PCC

0
Foto: Assessoria de Comunicação BPMChoque

Foragido do estado mineiro há dois anos, o indivíduo tinha em seu desfavor um mandado de prisão por homicídio. Prisão fez parte da operação Alpha, deflagrada com foco no combate à organizações criminosas em Juiz de Fora (MG).

“O crime não tem fronteiras nem divisas, e por isso a cooperação entre estados se mostra cada vez mais eficiente e essencial no combate ao crime organizado.” É assim que o oficial da Polícia Militar de Minas Gerais, responsável pela operação Alpha — deflagrada em Juiz de Fora e com desdobramentos em Campo Grande — avalia a ação que resultou na prisão de um homem de 37 anos, apontado como uma liderança do PCC em território mineiro.

A operação, que foi deflagrada nesta quarta-feira (9), com o apoio do Ministério Público, teve como objetivo desarticular a atuação de facções criminosas que disputam o controle territorial em Juiz de Fora, uma região que vinha registrando um aumento na violência e na sensação de insegurança. Foram cumpridos 23 mandados de busca e apreensão e 16 mandados de prisão, sendo um deles em Campo Grande.

Na capital sul-mato-grossense, a operação resultou na prisão de um homem de 37 anos, considerado uma liderança regional do PCC com atuação em Juiz de Fora. Contra ele, havia um mandado de prisão por homicídio. Segundo a Polícia Militar de Minas Gerais, o suspeito é irmão de outro criminoso ligado à mesma facção, atualmente foragido do país e apontado como figura de grande representatividade no cenário nacional da organização criminosa.

A ação contou com equipes do Batalhão de Choque, que cercaram a residência onde o autor estava homiziado. Ao receber a ordem de abordagem, o suspeito desobedeceu e tentou fugir pelos fundos da casa, escalando muros e procurando abrigo nas redondezas. No entanto, foi rapidamente localizado pelos policiais, que agiram com precisão para impedir a fuga. Após ser contido, o homem foi conduzido à Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário (DEPAC – CEPOL) para os procedimentos legais, encerrando uma operação que reafirma a efetividade da cooperação interestadual no combate às facções criminosas.

“O apoio irrestrito da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul por meio do Batalhão de Choque nesta atuação conjunta visa garantir que nenhum criminoso encontre refúgio, independentemente de onde esteja. Trabalhamos de forma integrada e estratégica para manter nossas comunidades seguras e longe do alcance dessas facções,” finalizou o comandante do Batalhão de Choque, Tenente-Coronel QOPM Rigoberto Rocha da Silva.

Paranhos: CEI Criança Feliz realizou uma animada festa à fantasia

0
Fotos: Divulgação

Nesta terça-feira, 8 de outubro de 2024, o Centro de Educação Infantil Criança Feliz, em Paranhos, realizou uma animada festa à fantasia, proporcionando momentos de muita diversão e alegria para as crianças, que puderam se divertir e se expressar de maneiras criativas.

A festa à fantasia desempenha um papel crucial no desenvolvimento infantil, estimulando a criatividade e a imaginação ao permitir que os pequenos explorem diferentes personagens e histórias. Além disso, esse tipo de celebração promove a socialização, uma vez que as crianças interagem em um ambiente lúdico, fortalecendo os laços de amizade e convivência.

As festividades também incentivam a expressão emocional, proporcionando um espaço seguro para que as crianças se sintam à vontade para se comunicar e compartilhar seus sentimentos. Dessa forma, a festa não só diverte, mas também contribui significativamente para o crescimento pessoal e social dos nossos pequenos.

Fonte: Assessoria

Encontro do NOVO celebra conquista de mandato e reafirma compromisso com a integridade

0
Fotos: A.N /Grupo A Gazeta

Na última terça-feira (8), o partido NOVO de Amambai realizou um encontro na Casa do NOVO, reunindo seus candidatos e membros para celebrar a conquista de um mandato na Câmara Municipal e reafirmar o compromisso com os princípios que norteiam o partido. A reunião foi marcada por discursos de agradecimento e pela determinação de manter a integridade que o NOVO defende.

O presidente do partido em Amambai, José Luis Karasek, abriu a reunião destacando a importância do esforço coletivo que resultou na conquista de mais de 1.800 votos nas eleições municipais. “Foi a união de todos que nos deu a honra e a oportunidade de representar o NOVO na Câmara. Essa vitória é de cada um de nós,” disse Karasek, ressaltando que o partido deve continuar unido, colocando seus princípios acima de interesses individuais.

Ao longo do encontro, Karasek reforçou que o NOVO não compactua com favorecimentos pessoais. “Aqui, não há espaço para favorzinho, empreguinho ou puxadinho. Ninguém do NOVO deve favor a ninguém. A liberdade para trabalhar pelos ideais do partido é absoluta,” afirmou ele, destacando que essa será a postura exigida de todos os eleitos.

Karasek também aproveitou o momento para esclarecer a posição do NOVO em relação ao governo eleito. “O Partido NOVO não fará parte do grupo político de Sérgio Barbosa. Não fomos convidados e, mesmo que tivéssemos sido, nosso compromisso é com uma oposição responsável e independente. O vereador eleito, Cassiano Cardozo, terá plena liberdade para atuar de acordo com os ideais do partido, sem qualquer vínculo ou aceitação de cargos no executivo. Não compactuamos com trocas de favores ou nomeações políticas em troca de apoio,” explicou Karasek, reforçando a independência do NOVO.

O presidente ainda destacou a coligação com a Democracia Cristã nas eleições de 2024, que formou a aliança “Um NOVO tempo para Amambai”. “Nos unimos à Democracia Cristã porque temos os mesmos princípios, mas isso não significa interferência. O NOVO é independente, e continuará agindo conforme seus ideais”, afirmou ele. Karasek também reconheceu o papel de todos os candidatos, afirmando: “Eu sei que não é fácil ter lutado por cada voto e, por alguma razão, não ter sido o primeiro colocado nessa corrida, mas saibam que vocês são peças importantes. Vamos continuar juntos, com os mesmos ideais.”

Cassiano Cardozo, vereador eleito pelo NOVO, destacou seu compromisso com o partido e sua responsabilidade com o futuro de Amambai. “Talvez Deus tenha colocado essa responsabilidade em mim para que eu amadureça politicamente. O que está acontecendo hoje vai me preparar para um futuro melhor,” disse Cassiano. Ele também enfatizou que está estudando profundamente para exercer o mandato com a seriedade que a posição exige. “Deixei de lado meus afazeres como veterinário até o final do ano para me dedicar integralmente a aprender e me preparar para esse desafio.”

O encontro também marcou um momento importante para o partido. Com a eleição de Cassiano, a provisória do NOVO em Amambai será transformada em diretório municipal, o que permitirá ao partido mais autonomia em suas decisões locais. “Essa transformação é uma vitória para todos nós. Vamos nos organizar de forma independente e continuar trabalhando conforme nossos princípios, sem interferência externa,” declarou Karasek.

Ao final do evento, Karasek fez questão de agradecer a todos os candidatos do NOVO pelo esforço e comprometimento. “Independentemente do resultado eleitoral individual, cada um de vocês foi peça fundamental para o sucesso do partido. Continuemos unidos, pois o NOVO veio para transformar a política de Amambai e do Brasil,” concluiu.

Fonte: A.N /Grupo A Gazeta

   

Confira a farmácia de plantão hoje em Amambai

0

Plantão: Hiper Popular Drogaria   Fone: (67) 99279-2364

Antiga Farmácia São Lucas

Coronel David apresenta moção de congratulação aos policiais do DOF por operação histórica de combate ao tráfico de drogas

0
Foto: DOF

Durante a sessão plenária desta quarta-feira (9), o deputado estadual Coronel David (PL) apresentou uma moção de congratulação aos Policiais Militares do DOF (Departamento de Operações de Fronteira), em reconhecimento à notável atuação das equipes no combate ao tráfico de drogas no estado. A operação, denominada “Programa Protetor das Fronteiras e Divisas”, foi realizada no último dia 30 de setembro, nas regiões de Japorã e Sete Quedas, que resultou na recuperação de seis caminhonetes roubadas e na apreensão de cerca de 20 toneladas de maconha.

A primeira ação significativa ocorreu na MS-299, próxima a Sete Quedas, onde um comboio de sete veículos foi interceptado pelos policiais do DOF, sendo que seis eram produtos de roubo ou furto. No interior desses veículos, foram encontradas quase nove toneladas de maconha.

Além disso, outra equipe do DOF, em diligências na zona rural de Japorã, localizou um sítio utilizado pelos criminosos como entreposto. No local, foram apreendidas mais de 10 toneladas de maconha, elevando o total da droga confiscada para 20 toneladas, uma das maiores apreensões da história do estado.

“Esse trabalho evidencia a excelência e o comprometimento dos Policiais Militares do Mato Grosso do Sul, que atuam diariamente na proteção da nossa população e no combate ao crime organizado, especialmente nas áreas de fronteira, onde o tráfico de drogas e veículos roubados é uma das principais ameaças”, declarou Coronel David durante a sessão.

A moção de congratulação foi direcionada aos Policiais Militares que participaram da operação: subtenente Luciano Santos Rodrigues, subtenente Marcelo Almeida de Mendonça, sargento Angelo Rocha, sargento Daniel Macedo, sargento Adilson Francisco da Silva, cabo Romulo Romeiro Dadona, cabo José Rodrigues Mosciaro Castilho, cabo José Carlos de Almeida, cabo Jean Carlos Cardoso e cabo Rene Rodrigues.

O reconhecimento será encaminhado ao Comando-Geral da Polícia Militar do Mato Grosso do Sul, como forma de honrar o empenho e dedicação dos oficiais que atuam em uma das regiões mais desafiadoras no combate ao crime. A moção destaca o compromisso do estado em apoiar suas forças de segurança, bem como a importância da continuidade de operações integradas como o “Programa Protetor das Fronteiras e Divisas”, que tem se mostrado essencial na proteção das fronteiras do Mato Grosso do Sul.

“Essa operação é um exemplo claro de que, quando há união entre as forças de segurança, conseguimos resultados expressivos na luta contra o crime. É uma honra poder parabenizar esses policiais que não medem esforços para proteger nossa população”, finalizou o deputado.

Obras para implantação de estação de transbordo de resíduos sólidos estão em andamento em Iguatemi

0
Fotos: Divulgação

O Consórcio Conisul, com recursos da Itaipu Binacional em parceria com a Prefeitura de Iguatemi, está desenvolvendo um importante programa de gestão de resíduos sólidos. Para isso, está sendo construído um barracão nas proximidades da Usina de Reciclagem de Lixo de Iguatemi para a instalação da “Estação de Transbordo de Resíduos Sólidos”. A administração tem dado atenção especial à Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis de Iguatemi – COOPERCI. A construção dessa estação possibilitará um local adequado para o acondicionamento dos resíduos recicláveis e não recicláveis.

De acordo com os diretores que coordenarão os trabalhos, o projeto tem a intenção de valorizar não apenas os materiais recicláveis, mas, principalmente, os catadores. O município de Iguatemi participa do Programa de Gestão de Resíduos Sólidos juntamente com outros municípios do Paraná e Mato Grosso do Sul. A Itaipu tem promovido ações há muitos anos para melhorar os trabalhos de reciclagem de lixo e, com isso, aumentar a geração de renda para os trabalhadores dessa área.

O valor do investimento para a construção do barracão será de R$ 479.000,00. Essas estações têm como principal objetivo aumentar a massa específica dos resíduos, visando a redução das despesas com transporte.

Obras para implantação de estação de transbordo de resíduos sólidos estão em andamento em Iguatemi

Fonte: Kidão – Ascom Igt

Secretaria de Desenvolvimento Econômico promove curso de panificação em Iguatemi

0
Foto: Divulgação

Com o objetivo de capacitar e ensinar algumas técnicas básicas, a Prefeitura de Iguatemi, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, em parceria com o SEBRAE/SENAI, está realizando um importante “Curso de Panificação”. Foram disponibilizadas 16 vagas, com duração de 6 dias, totalizando 48 horas-aula para os participantes. O curso teve início na manhã desta quarta-feira (9), às 8h, e o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Edson Barbosa, esteve presente para cumprimentar a Consultora do SEBRAE, Elisandra de Bona Bueno, e os inscritos.

As aulas estão sendo ministradas na carreta do SENAI, que está estacionada na Feira do Agricultor, na Praça João Francisco Lopes, em frente ao Ginásio de Esportes. De acordo com a Agente de Desenvolvimento do SEBRAE, Emily Valenzuela, este curso, oferecido gratuitamente, é uma excelente oportunidade para aprender uma profissão, melhorar a renda familiar e, também, confeccionar produtos para consumo próprio de toda a família.

Fonte: Kidão/Assessoria da Prefeitura

Dr. Erlon e Roani agradecem votação de Sete Quedas

0
Foto: Divulgação

O prefeito eleito de Sete Quedas, Dr. Erlon Daneluz, e o vice Roani Tuneiras, manifestaram o agradecimento à população pela votação obtida. Dr. Erlon (PSDB) e Roani Tuneiras em um vídeo agradeceram (veja abaixo)

Erlon Fernando Possa Daneluz (PSDB) foi eleito com 66,74% dos votos, José Gomes Goulart, o Casé (PSB), vice Valdir Di Ferro (União), que obteve 33,26%s.

Erlon tem 48 anos e Roani, 41, ambos tem ensino superior e atuam como veterinário no município, e durante a campanha a chapa foi registrada como Dr Erlon Daneluz e Roani Tuneiras.

Lígia, presidente da Câmara de Amambai, agradece a população

0
Foto: Divulgação

A vereadora Lígia Borges (PP) manifestou seu agradecimento aos eleitores pelos votos recebidos. Na manhã de terça-feira, Lígia recebeu A Gazeta e falou da campanha, citando as dificuldades, as lutas, os desafios, e a vitória obtida nas urnas.

Eleita para seu segundo mandato, Lígia se firma como uma liderança, obtendo 604 votos, estando entre os três mais bem votados de Amambai, e aliada ao prefeito eleito Sergio Barbosa, promete fazer um trabalho de levar Amambai a um crescimento cada vez maior.

O PP (Partido Progressista), conta atualmente com 213 filiados e alcançou a maior votação entre todos os partidos nesta eleição em Amambai, se firmando como um partido forte, progressista, sob a liderança do produtor rural Ronan Siva. O PP alcançou 2.973 votos (14,71% da totalidade dos votos para vereador.

Carga milionária de cigarros em carreta roubada no Paraná é apreendida pelo DOF em Itaquiraí

0
Foto: Assessoria/DO


Policiais militares do DOF (Departamento de Operações de Fronteira) recuperaram na manhã desta terça-feira (8), em Itaquiraí, uma carreta Iveco Stralis carregada com 50 mil pacotes de cigarros contrabandeados do Paraguai.

Os militares realizavam patrulhamento na região do Assentamento Santo Antônio, área rural do município, quando visualizaram o veículo abandonado às margens da via. Durante vistoria, os policiais constataram que um dos eixos do semirreboque estava danificado. Ao revistarem o semirreboque foi encontrada a carga ilícita de cigarros.

Em checagem dos agregados (cavalo-trator e semirreboque) os policiais descobriram dois boletins de ocorrência no Estado do Paraná, por roubo, em setembro deste ano, do cavalo-trator na cidade de Guaíra e, do semirreboque, em União da Vitória.

A ocorrência foi registrada e entregue na Receita Federal em Mundo Novo. O prejuízo estimado ao crime foi de R$ 2,7 milhões.

A ação envolvendo os policiais do DOF aconteceu dentro do Programa Protetor das Fronteiras e Divisas, parceria da Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública) com o MJSP (Ministério da Justiça e Segurança Pública) em parceria com a Operação Ágata Fronteira Oeste, do Ministério da Defesa.

Luciney agradece votação obtida

0
Foto: Divulgação

Luciney Bampi, candidato a prefeito de Amambai pelo PT, não eleito no domingo, manifestou sua gratidão à votação obtida (2.040 votos representando 10,09%). Em sua avaliação foi um resultado bastante positivo diante do cenário e da polarização da campanha. “Fiz uma campanha limpa, de propositura, defendendo um alinhamento com o Governo Federal e Estadual, buscando o bem estar da nossa população, andamos pelas vilas da cidade, área comercial, aldeias, assentamentos e área rural e fica a gratidão a cada um que me recebeu nessa campanha, eu e meu vice, o professor Sergio.