Mato Grosso do Sul já registrou 19.178 casos prováveis de Dengue, sendo 15.927 casos confirmados, em 2024. Estes dados foram apresentados no boletim referente à 41ª semana epidemiológica, divulgado pela SES (Secretaria de Estado de Saúde) nesta terça-feira (15). Segundo o documento, 30 óbitos foram confirmados em decorrência da doença e outros 17 estão em investigação.
Nos últimos 14 dias, Itaquiraí, Bataguassu, Bonito, Itaporã e Campo Grande registraram incidência baixa de casos confirmados para doença. Já os óbitos registrados ocorreram nos municípios de Maracaju, Chapadão do Sul, Coronel Sapucaia, Dourados, Laguna Carapã, Naviraí, Sete Quedas, Amambai, Paranhos, Ponta Porã, Iguatemi, Itaquiraí, Aparecida do Taboado, Mundo Novo, Campo Grande e Bonito. Entre as vítimas, 15 delas possuíam algum tipo de comorbidade.
Vacinação
Ainda conforme o boletim, 93.866 doses do imunizante já foram aplicadas para idade permitida na bula na população. Ao todo, Mato Grosso do Sul já recebeu do Ministério da Saúde 173.140 doses do imunizante contra a dengue. O esquema vacinal é composto por duas doses com intervalo de três meses entre as doses.
A vacinação contra a dengue é recomendada para crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos, 11 meses e 29 dias de idade, faixa etária que concentra o maior número de hospitalização por dengue, dentro do quadro de crianças e adolescentes de 6 a 16 anos de idade.
Chikungunya
Em relação à Chikungunya, o Estado já registrou 3.161 casos prováveis, sendo 894 confirmados. Não há óbitos registrados. A SES alerta que as pessoas devem evitar a automedicação. Em caso de sintomas de dengue ou Chikungunya, a recomendação é procurar uma unidade de saúde do município.
A Polícia Civil, por intermédio da Seção de Investigações Gerais (SIG) de Amambai/MS, deu cumprimento nesta terça-feira (15) a dois mandados de prisão expedidos em desfavor de J.C.D (29) e C.B.B (28) pelo crime de abigeato.
O fato ocorreu em setembro de 2021 em uma fazenda localizada no município de Porto Murtinho, quando J.C.D. (29) e C.B.B. (28) adentraram a propriedade rural a fim de subtrair 50 cabeças de gado, mediante violência e grave ameaça e com o emprego de arma de fogo, além de restringir a liberdade da vítima idosa.
Após o cumprimento do mandado de prisão, J.C.D. e C.B.B. foram submetidos a exame de corpo de delito e posteriormente encaminhados ao Estabelecimento Penal de Amambai (EPAM), onde permanecem a disposição da Justiça.
Fachada da Secretaria de Desenvolvimento/Casa do Trabalhador em Amambai. Órgão oferece pelo menos 68 oportunidades de emprego nesta quarta-feira, dia 16 de outubro. (Foto: Vilson Nascimento/A Gazeta)
Vilson Nascimento
A Casa do Trabalhador, órgão ligado a Fundação do Trabalho (Funtrab) do Governo do Estado, em Mato Grosso do Sul, disponibiliza pelo menos 68 oportunidades de emprego nesta quarta-feira, dia 16 de outubro, em Amambai.
Veja abaixo as oportunidades de emprego disponibilizadas
40 vagas de alimentador de linha de produção
3 vagas de aplicador de asfalto impermeabilizante
1 vaga de auxiliar de linha de produção
1 vaga para manicure
1 vaga para cuidador de idosos
1 vaga para mecânico reparador de maquinas
1 vaga para motofretista
1 vaga para operador de caixa
1 vaga para operador de telemarketing ativo e passivo
1 vaga para promotor de vendas
1 vaga para soldador
1 vaga para supervisor de vendas
1 vaga para vendedor de comercio varejista
4 vagas de vendedor interno
2 vagas para trabalhador de pecuária polivalente
5 vagas de vaqueiro
2 vagas de recepcionista secretaria
Casa do trabalhador também oferece
A Casa do Trabalhador também realiza encaminhamento do seguro-desemprego para trabalhadores de Amambai e municípios da região.
Segundo o órgão para dar entrada no pedido de benefício o trabalhador deve apresentar o termo de rescisão, a carteira de trabalho, CPF (Cadastro de Pessoa Física) e o RG (Carteira de Identidade).
A Casa do Trabalhador em Amambai funciona anexa a Secretaria Municipal de
Desenvolvimento Econômico, ao lado do Salão Paroquial, no centro da cidade.
O horário de atendimento presencial ao público é de segunda a sexta no período das 7h às 13h. Maiores informações sobre os serviços prestados pela Casa do Trabalhador em Amambai poderão ser obtidas pelo fone (67) 3481-6148.
Uma cachorrinha da raça Shih Tzu está desaparecida e sua dona, Adriana, está oferecendo uma recompensa de R$ 1.000,00 para quem tiver informações que levem ao seu paradeiro.
Quem tiver qualquer informação pode entrar em contato diretamente com Adriana pelo WhatsApp (67) 99258-0497.
Desde esta segunda-feira, 14 de outubro, a Carreta do Hospital de Amor está em Amambai, ao lado da Cooperativa Sicredi, oferecendo atendimento médico especializado e gratuito para as mulheres da cidade e região. A iniciativa faz parte das ações do Outubro Rosa, campanha de prevenção ao câncer de mama e de colo do útero, promovida pela Prefeitura de Amambai, por meio da secretaria municipal de Saúde.
A equipe do Hospital de Amor destacou que a unidade móvel está equipada com aparelhos de última geração, garantindo a qualidade e precisão nos exames de mamografia e papanicolau. Além disso, todas as mulheres que apresentarem alterações nos exames serão encaminhadas e orientadas sobre os próximos passos. É uma excelente oportunidade para cuidar da saúde e prevenir o câncer, ainda mais neste mês de conscientização.
Os atendimentos começaram no dia 14 e vão até sexta-feira, 18 de outubro, com encerramento às 11h. A mamografia está disponível para mulheres entre 40 e 69 anos, e o papanicolau para mulheres de 25 a 64 anos. Para participar, é necessário apresentar RG, CPF, comprovante de residência e cartão SUS.
A Prefeitura de Amambai e a Secretaria de Saúde reforçam a importância da prevenção e convidam todas as mulheres a aproveitarem essa chance de fazer exames essenciais, que podem salvar vidas.
O caso está sendo investigado pela Delegacia de Polícia Civil de Amambai. (Foto: Vilson Nascimento/Arquivo)
Vilson Nascimento
A Polícia Civil local está investigando um furto ocorrido na manhã dessa terça-feira, 15 de outubro, na região central da cidade, em Amambai.
Segundo a ocorrência policial a vítima, um homem de 56 anos, teria parado sua caminhonete, uma Toyota Hilux, no estacionamento de uma loja de materiais para construção e adentrado no estabelecimento, porém teria deixado as portas do veículo destravadas.
Ao retornar momentos mais tarde o homem teria percebido que seus pertences, entre eles um notebook, duas pastas com notas e documentos, bem com certa quantidade de dinheiro em espécie, que segundo a vítima seria para fazer pagamento a funcionários de sua empresa, haviam sido levados por ladrões.
De acordo com a ocorrência policial, por meio de imagens de sistema de câmeras de monitoramento existentes no local foi possível coletar imagens onde dois indivíduos, que estariam a bordo de um veículo SUV de cor prata, teriam se aproximado na caminhonete e furtado os pertences da vítima.
Será realizado um show do grupo Fábio Cunha e Batidão, em Tacuru, programado para acontecer no Clube dos Servidores de Tacuru, no dia 9 de novembro, a partir das 23h.
Fábio Ribas Cunha, natural de Dourados, iniciou sua carreira musical em Fátima do Sul, incentivado por seu pai, Sebastião Cunha, que lhe presenteou com seu primeiro acordeon, uma sanfona de oito baixos.
Ele, que começou a tocar acordeon aos cinco anos de idade e iniciou sua carreira solo aos seis, atualmente lidera o grupo “Fabio Cunha e Grupo Batidão” e mantém agenda em Campo Grande, no interior de Mato Grosso do Sul e em outros estados.
Os ingressos para o show em Tacuru estão disponíveis para venda na cantina do clube. A reserva de mesas, para quatro pessoas pelo valor de R$ 200,00, pode ser feita entrando em contato com Lídio Dure, pelo telefone (67) 99647-4599.
Confira no vídeo abaixo uma apresentação do grupo durante live:
As eleições de 2024 trouxeram uma mudança histórica para a representatividade feminina no Cone Sul de Mato Grosso do Sul. O número de mulheres eleitas como prefeitas aumentou expressivamente em comparação com as eleições de 2020, quando apenas Rhaiza Matos, de Naviraí, foi eleita. Este ano, cinco mulheres conquistaram a liderança de prefeituras na região, o que representa um aumento de 400% no número de prefeitas.
As eleitas em 2024 foram:
Aral Moreira: Dra. Elaine (vice: Marines )
Caarapó: Professora Lurdes
Coronel Sapucaia: Niágara Kraievski
Eldorado: Fabiana Lorenci (vice: Simoni Palonis)
Mundo Novo: Rosária Andrade
Essas cinco prefeitas irão governar em um território composto por 14 municípios, uma vitória significativa para a representatividade feminina na política local.
Além das prefeitas, o número de vereadoras eleitas também foi significativo, com destaque para Amambai, que elegeu cinco mulheres para a Câmara Municipal. A seguir, a distribuição das vereadoras eleitas por município:
Amambai: 5 vereadoras
Aral Moreira: 4 vereadoras
Caarapó: 1 vereadora
Coronel Sapucaia: 4 vereadoras
Eldorado: 3 vereadoras
Iguatemi: 2 vereadoras
Itaquiraí: 2 vereadoras
Japorã: 1 vereadora
Juti: 3 vereadoras
Mundo Novo: 1 vereadora
Naviraí: 2 vereadoras
Paranhos: 1 vereadora
Sete Quedas: 1 vereadora
Tacuru: 2 vereadoras
Esse aumento no número de mulheres em cargos de liderança política aponta para uma maior representatividade e participação feminina nos rumos das cidades do Cone Sul. Para Niágara Kraievski, uma das eleitas, os desafios são grandes, mas as perspectivas de impacto positivo são ainda maiores. “Como candidata mulher, enfrentei vários desafios nesta campanha, inclusive com ataques à vida pessoal, familiar, à aparência física e intelectual. Contudo, lutei com garra, foco e determinação em busca do objetivo que é me tornar a melhor prefeita que Coronel Sapucaia já teve”
Esses desafios enfrentados por Niágara refletem uma realidade comum a muitas mulheres na política, onde o preconceito e a desinformação ainda persistem. No entanto, a crescente presença feminina em cargos de liderança demonstra que a determinação e a resiliência são fundamentais para superar essas barreiras.
“Como mulher prefeita eleita, pretendo implementar políticas públicas que irão impactar positivamente a vida dos cidadãos sapucaienses, principalmente no que se refere à saúde, educação, assistência social e economia local. Acredito na competência da gestão das mulheres e minha administração será voltada para estimular o desenvolvimento da mulher em todos os setores, em especial cuidando da saúde da mulher, incentivando o empreendedorismo feminino e auxiliando, por meio de programas sociais, as mulheres que são esteios de suas famílias.” Concluí Niágara.
A professora Sebastiana Silva Souza. Fotos: Divulgação
Neste Dia do Professor, a Gazeta Educação presta uma homenagem especial a Sebastiana Silva Souza, carinhosamente conhecida como Tiana. Após décadas de dedicação à educação, Tiana está se aposentando, deixando um legado profundamente marcado por sua contribuição à vida escolar das crianças indígenas em Amambai, especialmente na Escola Mitã Rory, onde foi professora, diretora e responsável pela criação do coral da escola, que transformou a vida de muitos alunos e suas famílias.
Uma jornada de propósito e fé
Tiana chegou a Amambai em 1990, convidada pelo reverendo Saulo Camilo, para trabalhar na Missão Evangélica Caiuá. Inicialmente, sem experiência com a comunidade indígena, ela sentiu que Deus a guiava para esse novo desafio. “Eu sempre quis trabalhar com crianças, mas nunca pensei que seria com crianças indígenas. Quando vim para Amambai, sabia que se Deus estava me chamando, Ele também me capacitaria”, relembra Tiana, que ao longo dos anos desenvolveu um amor imenso por seus alunos e pelas famílias indígenas, que a acolheram com carinho e respeito.
Com formação em Pedagogia e pós-graduações em Gestão Escolar e Metodologia da Educação Infantil e Fundamental, Tiana sempre acreditou que a educação é mais do que simplesmente ensinar conteúdos. Para ela, ser professora é também ser exemplo, guiar os alunos em suas escolhas e, acima de tudo, acreditar no potencial de cada um.
A criação do Coral Mitã Rory
Um dos marcos mais significativos da carreira de Tiana foi a criação do Coral Mitã Rory. O início se deu com uma apresentação tímida de algumas crianças, mas rapidamente o projeto ganhou força e reconhecimento. Hoje, o coral conta com 75 crianças e já se apresentou em diversas cidades do Brasil, levando a cultura e o talento das crianças indígenas de Amambai para o país inteiro.
Além de levar música, o coral se tornou um patrimônio cultural do município, aprovado pela câmara de vereadores. Para Tiana, o coral é mais do que uma atividade extracurricular; é uma oportunidade de mostrar ao mundo o talento e o potencial das crianças indígenas. “É muito gratificante ver que muitas dessas crianças, agora adultas, seguem pedindo para matricular seus próprios filhos no coral, porque também fizeram parte dele no passado”, conta ela, emocionada.
O impacto na vida dos alunos
O impacto de Tiana vai além da sala de aula e do coral. Para muitos de seus ex-alunos, ela foi uma verdadeira inspiração. Um exemplo é Duadino Martines, que foi aluno de Tiana no início de sua jornada escolar e hoje é diretor da Escola Estadual Indígena Guarani Kaiowá. “A Tiana marcou a minha vida. Ela me deu aula no terceiro ano e até hoje eu lembro das lições que ela ensinava, como o Hino Nacional e o Hino da Bandeira. Ela foi fundamental para a minha formação”, relembra Duadino.
Ele também destaca a influência de Tiana no campo musical. “Eu não participei do coral, mas cantava nas cantatas que ela organizava na Missão. A música sempre foi muito presente na nossa comunidade por meio dela”, conta. Inspirado pela professora, Duadino criou um grupo de canto, dança e teatro, que hoje percorre várias aldeias levando arte e cultura.
Uma vida dedicada à educação
Ao se aposentar, Tiana deixa um legado de amor à educação e um impacto imensurável na vida de várias gerações de alunos indígenas. “Eu me sinto realizada por saber que fiz parte da história de vida de tantas crianças. Ver que muitos de meus ex-alunos se tornaram professores e diretores é a maior recompensa que eu poderia ter”, reflete.
Neste Dia do Professor, destacamos a história de Tiana, que dedicou sua vida a transformar a educação e a abrir caminhos para que suas crianças pudessem sonhar alto e conquistar o mundo. Para ela, um dos maiores ensinamentos sempre foi encorajar os seus alunos a acreditarem em si mesmos: “Vocês podem ganhar o mundo!”.
A Gazeta Educação parabeniza todos os professores por sua dedicação incansável, comemorando o compromisso de educadores como Tiana, que inspiram e transformam vidas todos os dias.
A previsão para esta semana no Estado é de tempo estável e quente, com predomínio do sol e temperaturas altas, que podem chegar a 37°C. Este cenário também terá baixos índices de umidade relativa do ar, entre 20% e 40%. Não estão descartadas chuvas e tempestades.
Segundo o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima de MS), de segunda (14) a quarta-feira (16) a previsão é de tempo firme no Estado. Esta situação meteorológica ocorre devido a atuação de um sistema de alta pressão atmosférica. Pela baixa umidade se recomenda a hidratação e que a população evite exposição ao sol nos horários mais quentes e secos do dia.
Não se descartam chuvas e tempestades devido a disponibilidade de calor e umidade, aliado ao deslocamento de cavados em médios níveis da atmosfera. Nas regiões sul, leste e sudeste do Estado as mínimas ficam entre 19-24°C e máximas entre 30-36°C.
Para as regiões sudoeste e pantaneira esperam-se mínimas entre 26-28°C e máximas entre 32-37°C. No bolsão e norte a previsão é de 22-25°C (mínimas) e 32-37°C (máximas). Já na Capital varia entre 22°C (mínima) e 34°C (máxima) nestes dias.
De quinta-feira (17) a sábado (19) haverá a atuação de uma área de baixa pressão atmosférica, aliado ao transporte de calor e umidade e deslocamento de cavados, que deve aumentar a nebulosidade, tendo assim chuvas e tempestades, acompanhadas de raios, rajadas de vento e eventual queda de granizo.
Na tarde desta segunda-feira (14), por volta das 17h, pais e responsáveis de alunos com necessidades educacionais especiais (NEE) realizaram uma passeata pacífica na Avenida Pedro Manvailler, em Amambai, pedindo a reintegração dos professores de apoio demitidos recentemente pela prefeitura. A manifestação se dirigiu à Praça Coronel Valêncio de Brum, onde os participantes fizeram um apelo público pela continuidade do suporte educacional especializado para seus filhos.
Com cartazes e palavras de ordem, os manifestantes chamaram a atenção da comunidade e das autoridades locais para a situação que impacta diretamente a educação de alunos com NEE. A demissão de 55 professores de apoio da rede municipal gerou grande insatisfação entre os pais, que temem pela falta de assistência e o comprometimento no desenvolvimento dos estudantes.
Segundo Jeferson Benites Escobar, um dos pais presentes na passeata, a mobilização reflete a urgência de uma resposta do poder Judiciário. “Estamos aguardando o juiz também se manifestar, porque foi um número elevado de pais que esteve presente no MP para apresentar a queixa”, afirmou. Ele destacou ainda a importância do vínculo criado entre os alunos e seus professores de apoio, enfatizando o prejuízo emocional e pedagógico causado pela troca repentina de profissionais.
A passeata ocorreu de forma tranquila, sem registro de incidentes. Os participantes esperam que a ação civil pública movida pelo Ministério Público Estadual (MPE) de Amambai, que visa anular as demissões, seja julgada com celeridade, garantindo que os professores de apoio retornem às suas funções o quanto antes.
Empreendimento estratégico para Mato Grosso do Sul e o país , a UFN3 segue dentro do cronograma para retomada da fábrica de fertilizantes. A confirmação desse cenário foi feita pelo governador Eduardo Riedel, que esteve na sede da Petrobras, nesta segunda-feira (14), para uma reunião com a presidente da estatal, Magda Chambriard, no Rio de Janeiro (RJ).
Acompanhado da ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, do secretário estadual de Desenvolvimento, Jaime Verruck, e da diretora-presidente da MSGÁS, Cristiane Schmidt, Riedel destacou a importância da obra para o estado.
Durante o encontro foram tratadas as principais questões envolvendo a UFN3 e discutido o andamento da situação da fábrica, que deve ter os próximos passos para sua retomada anunciados nos próximos meses pela companhia, a principal estatal brasileira.
“Aqui nós discutimos as questões relacionadas à UFN3, e foi importante ver que o cronograma anunciado lá atrás está mantido, seguindo todos os ritos, que é ir para o Conselho de Administração para aprovar a licitação do início das obras”, destaca o governador.
Riedel ainda acrescenta que as notícias ali recebidas na visita são importantes para “avançar naquilo que é uma mudança estrutural para o Mato Grosso do Sul e para o Centro-Oeste no que diz respeito a fertilizantes”. Essa foi a primeira conversa feita pessoalmente entre o Executivo de Mato Grosso do Sul com a nova presidência da Petrobras.
“Estou muito feliz que a Magda, enquanto presidente da Petrobras, tem consciência da importãncia dessa fábrica, não só para Três Lagoas e Mato Grosso do Sul, mas para todo o Brasil. O cronograma está mantido”, comenta a ministra Simone.
O governador e a ministra aproveitaram a oportunidade para convidar a presidente da estatal para realizar até fevereiro do ano que vem, junto a sua diretoria, uma visita à futura unidade de produção de fertilizantes. “Em breve teremos boas notícias”, frisa Tebet.
“Tenho que dizer o quanto é importante Mato Grosso do Sul para o Brasil, não só pela fábrica de fertilizantes e pelas de celulose, mas saber que temos um governador aguerrido, competente, preparado, que sabe dialogar, e que tem as portas abertas no Governo Federal. É por isso que Mato Grosso do Sul está dando certo”, conclui a ministra.
A UFN3
A conclusão das obras e funcionamento da UFN3 é muito aguardada pela população e autoridades do Mato Grosso do Sul devido a sua importância para fortalecer a economia da região, com geração de empregos e aumento de renda, além de impulsionar as atividades econômicas ao redor.
A estimativa é que sejam gerados até oito mil empregos diretos e indiretos com as obras de finalização da planta. A obra da Petrobras começou em 2011 e foi paralisada em dezembro de 2014, com 81% dos trabalhos concluídos – ou seja, faltando apenas 1/5 para seu término.
Na época o valor orçado era de R$ 3,9 bilhões, sendo projetada para ser a maior fábrica de fertilizantes da América Latina, tendo como um dos objetivos reduzir a dependência do Brasil na importação do produto nitrogenado, dando mais autonomia nacional no setor de fertilizantes. O projeto previa o consumo de 2,3 milhões de m³ de gás natural por dia, fazendo a separação e os transformando em 3,6 mil toneladas de ureia e até 2,2 mil toneladas de amônia.
Cerca de 42 milhões de pessoas físicas e 3,6 milhões de pessoas jurídicas têm até quarta-feira (16) para sacar recursos esquecidos no sistema financeiro. Segundo os dados mais recentes do Sistema de Valores a Receber (SVR) do Banco Central, referentes a agosto, ainda não foram sacados R$ 8,59 bilhões. Desse total, R$ 6,62 bilhões referem-se a valores não retirados por pessoas físicas e R$ 1,97 bilhão por empresas.
Na quinta-feira (17), os recursos não sacados serão transferidos para a conta única do Tesouro Nacional, para atender à lei que compensa a prorrogação da desoneração da folha de pagamento de 17 setores da economia e de 156 municípios, aprovada em setembro pelo Congresso. Os R$ 8,56 bilhões comporão os R$ 55 bilhões que entrarão no caixa do governo para custear a extensão do benefício.
A Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom) destacou que a previsão para incorporação desses recursos pelo Tesouro Nacional está prevista em legislação há mais de 70 anos, por meio da Lei 2.313 de 1954. O texto esclarece que, diferentemente de um confisco tradicional, os cidadãos poderão reclamar os valores esquecidos.
O Ministério da Fazenda, informou a Secom, publicará um edital no Diário Oficial da União com informações sobre os valores a receber. O recolhimento poderá ser contestado pelos que tiverem direito.
Como sacar
O único site onde é possível fazer a consulta é o site oficial do Sistema de Valores a Receber. Ao abrir a página, o usuário deve clicar em “Consulte valores a receber”, preencher os campos com os dados, clicar em “Consultar” e conferir a existência de valores esquecidos.
Caso haja dinheiro a receber, o usuário deve clicar no botão “Acessar o SVR”. Essa segunda etapa, no entanto, requer conta nível prata ou ouro no Portal Gov.br. Após abrir a nova página, o SVR informará uma data para consultar os valores e os dados para a transferência. Na maioria dos casos, o usuário pode agendar um Pix. Em outros, será necessário entrar em contato com as instituições financeiras nos canais informados pela página do Banco Central.
Na data informada pelo sistema, o usuário deverá acessar novamente o site do SVR, com o login Gov.br. Somente então, será possível pedir a transferência dos valores. Quem perder a data do agendamento terá de entrar novamente na página e pedir uma nova data para o retorno.
A consulta está aberta a pessoas falecidas e empresas fechadas. O acesso é possível a herdeiro, testamentário, inventariante ou representante legal. Assim como nas consultas a pessoas vivas, o sistema informa a instituição responsável pelo valor e a faixa de valor.
Também há mais transparência para quem tem conta conjunta. Se um dos titulares pedir o resgate de um valor esquecido, o outro, ao entrar no sistema, conseguirá ver as informações: como valor, data e CPF de quem fez o pedido.
A equipe da ACA no 4º Marathon do Vale Perdido de Mountain Bike nesse final de semana, em Paranhos. (Fotos: ACA)
Vilson Nascimento
A equipe da ACA (Associação de Ciclismo Amambaiense) fez bonito no circuito desafiador da prova e garantiu para a Cidade Crepúsculo nove pódios, três deles em 1º lugar durante o 4º Marathon do Vale Perdido de Mountain Bike, em Paranhos.
A prova, que fez parte da 8ª etapa da Copa Conesul de Mountain Bike, aconteceu nesse domingo, 13 de outubro e teve percurso se estendendo para a região do cerro, em Ypejhú, no Paraguai.
Dos integrantes da ACA, André Favilla foi 1º colocado e Éder Carlos 4º colocado na categoria Master B 2 Pró, Elizeo Alexandre foi 3º colocado na categoria Master A Sport masculina e Priscilla foi 1ª colocada na categoria Master A Sport feminina.
Edemilson Coruja foi 4º colocado e Lucas Félix conquistou a 5ª colocação na categoria Sub 30 Sport masculino, Rosângela Azevedo e Edilson Valençuela foram 5º colocados na categoria Sport Dupla Mista, Enzo Valençuela foi 1º colocado na categoria Júnior Sport masculino e Benedito Medeiros conquistou a 4ª colocação na categoria Master D 2′ Sport masculina.
Segundo o presidente da Associação de Ciclismo Amambaiense (ACA), Edilson Valençuela, a 9ª etapa da Copa Conesul de Mountain Bike 2024 está programada para acontecer no dia 10 de novembro, no município de Itaquiraí.
André Favilla foi 1º colocado e Éder Carlos 4º colocado na categoria Master B 2 Pró.Elizeo Alexandre foi 3º colocado na categoria Master A Sport masculina.Priscilla 1ª colocada na categoria Master A Sport feminina.Edemilson Coruja foi 4º colocado e Lucas Félix conquistou a 5ª colocação na categoria Sub 30 Sport masculino.Rosângela Azevedo e Edilson Valençuela foram 5º colocados na categoria Sport Dupla Mista.Enzo Valençuela foi 1º colocado na categoria Júnior Sport masculino.Benedito Medeiros conquistou a 4ª colocação na categoria Master D 2 Sport masculina.
Vista da entrada da cidade de Amambai. Casa do Trabalhador local disponibiliza 69 oportunidades de emprego nesta terça-feira, dia 15 de outubro. (Foto: Robson Fritzen/Secom)
Vilson Nascimento
A Casa do Trabalhador, órgão ligado a Fundação do Trabalho (Funtrab) do Governo do Estado, em Mato Grosso do Sul, disponibiliza pelo menos 69 oportunidades de emprego nesta terça-feira, dia 15 de outubro, em Amambai.
Veja abaixo as oportunidades de emprego disponibilizadas
40 vagas de alimentador de linha de produção
3 vagas de aplicador de asfalto impermeabilizante
1 vaga de auxiliar de linha de produção
1 vaga para manicure
1 vaga para cuidador de idosos
1 vaga para mecânico reparador de maquinas
1 vaga para motofretista
1 vaga para motorista entregador
1 aga para operador de caixa
1 vaga para operador de telemarketing ativo e passivo
1 vaga para promotor de vendas
1 vaga para soldador
1 vaga para supervisor de vendas
1 vaga para vendedor de comercio varejista
4 vagas de vendedor interno
2 vagas de trabalhador de pecuária polivalente
5 vagas para vaqueiro
2 vagas para recepcionista secretaria
Casa do trabalhador também oferece
A Casa do Trabalhador também realiza encaminhamento do seguro-desemprego para trabalhadores de Amambai e municípios da região.
Segundo o órgão para dar entrada no pedido de benefício o trabalhador deve apresentar o termo de rescisão, a carteira de trabalho, CPF (Cadastro de Pessoa Física) e o RG (Carteira de Identidade).
A Casa do Trabalhador em Amambai funciona anexa a Secretaria Municipal de
Desenvolvimento Econômico, ao lado do Salão Paroquial, no centro da cidade.
O horário de atendimento presencial ao público é de segunda a sexta no período das 7h às 13h. Maiores informações sobre os serviços prestados pela Casa do Trabalhador em Amambai poderão ser obtidas pelo fone (67) 3481-6148.
O prefeito de Amambai, Dr. Bandeira, através do secretário municipal de Infraestrutura, Carli Silverio Schier, anunciou a assinatura da ordem de serviço para a construção da ponte de concreto da Boiadeira.
A ponte, considerada uma obra estratégica que visa melhorar a infraestrutura do município, é localizada ao fundo da Vila Indiana e conectará a parte urbana da cidade às Vilas Militar, Santo Antônio e Nossa Senhora Aparecida.
Uma empresa especializada foi contratada para a execução da obra, que terá 24 metros de comprimento e 6 metros de largura, passando sobre o Rio Panduí. O processo administrativo n.º 144449/2024, conforme o ato convocatório da licitação n.º 008/2024, tem um valor total de R$ 2.070.000,00 e o prazo previsto para a conclusão da obra é de três meses.
A construção da ponte é uma antiga reivindicação dos produtores e moradores da região, que utilizam diariamente essa passagem para deslocamentos e atividades de trabalho. A obra é considerada essencial para o desenvolvimento do município, atendendo uma região com grande concentração de chácaras e agricultores familiares.
Policiais militares do DOF (Departamento de Operações de Fronteira) apreenderam, na noite desta sexta-feira (11), um veículo VW Parati carregado com 500 quilos de defensivo agrícola contrabandeados do Paraguai.
Os militares realizavam um deslocamento pela BR-163 quando visualizaram o veículo abandonado às margens da pista. Durante a abordagem policial constatou-se a carga ilícita. Realizadas buscas nas imediações nenhuma pessoa localizada responsável pelo veículo.
A ocorrência foi registrada e entregue na Receita Federal em Mundo Novo. O valor estimado do crime foi de R$ 520 mil.
No dia 27, Campo Grande decide seu futuro, e o PL escolheu Adriane Lopes, que conquistou o apoio do presidente Jair Bolsonaro, da senadora Tereza Cristina e do governador Eduardo Riedel.
A outra candidata está sendo apoiada pelo PT e partidos de esquerda. Adriane é a única que realmente representa os valores conservadores, e sua eleição vai fortalecer a direita e ajudar a tirar o PT do poder em 2026.