6.2 C
Amambai
quarta-feira, 24 de junho de 2026
Início Site Página 834

Casa do Trabalhador disponibiliza 58 oportunidades de emprego nesta quinta-feira em Amambai

0
Fachada da Secretaria de Desenvolvimento/Casa do Trabalhador em Amambai. Órgão oferece pelo menos 58 oportunidades de emprego nesta quinta-feira, dia 17 de outubro. (Foto: Vilson Nascimento/A Gazeta)

Vilson Nascimento

A Casa do Trabalhador, órgão ligado a Fundação do Trabalho (Funtrab) do Governo do Estado, em Mato Grosso do Sul, disponibiliza pelo menos 58 oportunidades de emprego nesta quarta-feira, dia 17 de outubro, em Amambai.

Veja abaixo as oportunidades de emprego disponibilizadas

40 vagas de alimentador de linha de produção

3 vagas de aplicador de asfalto impermeabilizante

1 vaga de auxiliar de linha de produção

1 vaga para manicure

1 vaga para mecânico reparador de maquinas

1 vaga para motofretista

1 vaga para rasteleiro de asfalto

1 vaga para faxineiro

1  vaga para operador de caixa

1 vaga para operador de telemarketing ativo e passivo

1 vaga para soldador

1 vaga para supervisor de vendas

1 vaga para vendedor de comercio varejista

3 vagas de vendedor interno

1 vaga para recepcionista secretaria

Casa do trabalhador também oferece

A Casa do Trabalhador também realiza encaminhamento do seguro-desemprego para trabalhadores de Amambai e municípios da região. 

Segundo o órgão para dar entrada no pedido de benefício o trabalhador deve apresentar o termo de rescisão, a carteira de trabalho, CPF (Cadastro de Pessoa Física) e o RG (Carteira de Identidade). 

A Casa do Trabalhador em Amambai funciona anexa a Secretaria Municipal de

Desenvolvimento Econômico, ao lado do Salão Paroquial, no centro da cidade.

O horário de atendimento presencial ao público é de segunda a sexta no período das 7h às 13h. Maiores informações sobre os serviços prestados pela Casa do Trabalhador em Amambai poderão ser obtidas pelo fone (67) 3481-6148.

Lia Nogueira fortalece mulheres de Dourados com emenda para o Instituto Fuziy

0
Fotos: Divulgação

Com o olhar voltado para o empoderamento feminino e a inclusão social, a deputada Lia Nogueira (PSDB) esteve no Instituto Fuziy, em Dourados, para formalizar a entrega de emenda parlamentar. O recurso, no valor de R$50 mil, foi destinado à compra de novas máquinas de costura, garantindo que mais mulheres da região, muitas em situação de vulnerabilidade, possam aprender uma nova profissão e transformar suas vidas por meio do curso de costura oferecido pela instituição.

“Esse recurso tem ajudado a realizar o sonho de muitas que, por tanto tempo, aguardavam essa oportunidade. Não se trata apenas de aprender costura, mas de resgatar a autoestima e proporcionar uma chance real de mudança de vida”, afirmou a deputada estadual Lia Nogueira (PSDB) ao destacar a importância da emenda parlamentar, utilizada para a compra de novas máquinas de costura e materiais para o curso de capacitação oferecido pela instituição.

A emenda possibilitou a aquisição de seis máquinas industriais, incluindo três retas, duas overlock e uma galoneira, além de dois cortadores de tecido e uma prensa digital. Patrícia de Oliveira, coordenadora do Instituto Fuziy, explicou que o projeto vai beneficiar diretamente 20 mulheres durante cinco meses de curso, oferecendo não só capacitação profissional, mas também rodas de conversa e um espaço de acolhimento. “Essas mulheres estão ganhando mais do que uma profissão, estão recebendo o empoderamento feminino para gerar sua própria renda e recuperar sua dignidade”, disse.

Além das máquinas, o recurso também cobrirá o material necessário para as oficinas e lanches para as participantes, garantindo que elas tenham todo o apoio para se concentrarem na aprendizagem. “Aqui, além de aprender a costurar, elas encontram um espaço onde são ouvidas e valorizadas. Muitas enfrentam problemas como depressão, baixa autoestima e o uso de medicamentos controlados, e esse ambiente faz toda a diferença para elas”, acrescentou a coordenadora, reforçando a importância da emenda para ampliar o atendimento da instituição.

O Instituto Fuziy, que desde 2011 atua na inclusão social e digital, já ajudou muitas famílias a superarem dificuldades econômicas e sociais. Com a chegada das novas máquinas e o apoio da deputada, o curso de costura será ampliado, possibilitando que mais mulheres da região tenham acesso à qualificação profissional e à oportunidade de melhorar suas condições de vida. O público atendido inclui não só mulheres, mas também crianças e jovens de bairros da região do Parque das Nações.

Fonte: Assessoria da Deputada Lia Nogueira

Com MS em pleno emprego, Funtrab ajusta foco e mira qualificação e promoção de renda

0

A Funtrab (Fundação do Trabalho de Mato Grosso do Sul) completa 21 anos em um Estado muito diferente daquele em que foi criada. Mato Grosso do Sul tinha um universo de 7,9% de desempregados em 2003, segundo dados da Rede Interagencial de Informações para a Saúde do DataSUS (Governo Federal).

Já no segundo trimestre desse ano, o índice caiu para 3,8%, sendo o terceiro menor do Brasil, de acordo com a PNADC-T (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua Trimestral) do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Quando o percentual de desempregados fica abaixo de 4%, os economistas consideram aquela região em situação de pleno emprego.

Nesse sentido, a Funtrab ajusta o foco de atuação e passa a priorizar a capacitação de trabalhadores para preencher as ofertas de empregos existentes e fazer a conexão entre as empresas que precisam empregar com as pessoas que buscam uma colocação no mercado ou melhorar seu nível de vida em um emprego com salário maior.

Nessa quarta-feira (16), a diretora presidente da Funtrab, Marina Dobashi, e o secretário-executivo de Gestão Estratégica e Municipalismo do Governo do Estado, Thaner Nogueira, apresentaram ao secretário de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc), Jaime Verruck, o Plano Estratégico Setorial da Fundação.

O evento aconteceu na sede da Funtrab, na rua 13 de Maio, Centro de Campo Grande, com participação dos servidores que participaram ativamente na elaboração do documento. O secretário-executivo de Qualificação Profissional e Emprego da Semadesc, Esaú Aguiar Neto, também estava presente.

O Plano foi construído ao longo de três meses, explicou Dobashi. Foram realizadas seis oficinas com os servidores da Fundação para que definissem elementos importantes do planejamento, como a missão, visão, valores e objetivos.

Com MS em pleno emprego, Funtrab ajusta foco e mira qualificação e promoção de renda
Com MS em pleno emprego, Funtrab ajusta foco e mira qualificação e promoção de renda

Nessa nova ótica de ação, a Funtrab tem a missão de “conectar pessoas e instituições por meio da promoção das políticas de trabalho, emprego e renda” e persegue o ideal de “ser reconhecida como uma instituição pública de excelência na aplicação e monitoramento das políticas do trabalho, contribuindo para a transformação social” de Mato Grosso do Sul.

Para tanto, os servidores concordam em conduzir suas ações com ética, compromisso, transparência, organização, conhecimento e capacidade técnicas, empatia, gestão inovadora, inclusão e respeito. Sobre esses pilares foi desenvolvido o Plano de Estratégico Setorial da Funtrab, que tem 10 objetivos e cada um com uma série de ações para serem atingidos, tudo em conformidade com o PPA (Plano Plurianual), demais metas e estratégias de gestão do Governo do Estado, explicou Nogueira.

O secretário Jaime Verruck cumprimentou a diretoria da Funtrab e a Secretaria Executiva de Gestão Estratégica e Municipalismo pelo direcionamento que o Plano contém.

“Há vagas [de emprego] sobrando e a Funtrab precisa fazer essa conexão. Precisa liderar também o processo de melhoria de renda dos trabalhadores. Temos 13% de mulheres habilitadas ao mercado de trabalho que não estão empregadas porque não têm com quem deixar seus filhos. Precisamos de mais creches para favorecer essas mulheres”, disse Verruck.

O Planejamento Estratégico elevou a régua – continuou o secretário – e a Funtrab precisa, agora, ajustar sua estrutura para corresponder ao novo papel que se dispõe a exercer. Verruck considerou fundamental o processo de elaboração do plano, partindo dos anseios e da visão dos servidores,”de baixo para cima”, o que aumenta a chance de êxito.

“É momento para mudar o patamar de relevância da Fundação dentro da gestão estadual. Muitas metas estabelecidas serão cumpridas, outras não, e vocês precisam discutir por que isso aconteceu. Esse é o processo fundamental de planejamento estratégico. Tenho certeza que essa reavaliação será permanente”, concluiu.

João Prestes, Comunicação Semadesc
Fotos: Mairinco de Pauda

Obras de reforma e revitalização da Praça Santos Tomazelli avançam em Itaquiraí

0
Fotos: Divulgação

A Prefeitura de Itaquiraí, em parceria com o Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, está realizando a tão aguardada reforma e revitalização da Praça Santos Tomazelli, um dos principais pontos de encontro e lazer do município. A obra, que conta com um investimento de mais de R$ 5 milhões, visa transformar o espaço em um ambiente moderno, acessível e repleto de atrações para toda a comunidade.

Com o projeto de revitalização, a Praça Santos Tomazelli passará por uma série de melhorias, incluindo a substituição do piso, pista de caminhada no entorno, espaço para a prática de esportes, construção de lanchonete, instalação de novos bancos e áreas de descanso, e a criação de um espaço totalmente acessível para pessoas com deficiência. A obra também contempla a renovação da iluminação, com a instalação de luminárias LED, que são mais eficientes e econômicas, melhorando a segurança para os visitantes à noite.

Além disso, o projeto prevê a construção de um playground infantil moderno, equipado com brinquedos inclusivos, novos chafarizes e área de para eventos e atividades culturais. A nova praça contará também com paisagismo renovado, arborização, canteiros floridos, criando um ambiente mais verde e agradável.

A realização dessa obra só foi possível graças à parceria entre a Prefeitura de Itaquiraí e o Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, que se comprometeram em investir na qualidade de vida dos cidadãos e no desenvolvimento de espaços públicos de lazer e convivência. Essa colaboração demonstra o compromisso de ambas as esferas governamentais em transformar o município em um lugar cada vez mais acolhedor e atrativo.

A revitalização da Praça Santos Tomazelli é mais do que uma obra de infraestrutura; trata-se de um investimento no bem-estar da população. O novo espaço permitirá que famílias, crianças e idosos desfrutem de momentos de lazer com mais conforto e segurança. Com as melhorias, espera-se também que o local atraia mais visitantes e fomente o comércio local, gerando novas oportunidades para os empreendedores do entorno.

A obra, que já está em andamento, tem previsão de conclusão para o final do próximo ano. A administração municipal agradece o apoio da população e reforça que a revitalização da Praça Santos Tomazelli é mais um passo importante para tornar Itaquiraí um lugar onde todos possam ter orgulho de viver.

Fonte: Assessoria da Prefeitura

Prefeito Dr. Bandeira comemora entrega de tablets e camisetas para Agentes Comunitários de Saúde e de Endemias

0

A Prefeitura de Amambai, por meio da secretaria municipal de Saúde realizou nesta terça-feira, dia 15, uma importante entrega de materiais para os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate às Endemias (ACE), reforçando o compromisso da gestão com a qualidade e a eficiência dos serviços prestados à população. Foram distribuídas 212 camisetas, sendo duas para cada ACS e ACE, além de 76 tablets, que fazem parte do programa APS Digital, voltado para otimizar o trabalho de campo desses profissionais.

O prefeito Dr. Edinaldo Luiz Bandeira esteve presente na entrega e destacou a relevância do trabalho realizado pelos agentes. “A Secretaria de Saúde da nossa gestão é uma das mais bem avaliadas, e isso é resultado do excelente trabalho que vocês, ACS e ACE, vêm desempenhando. Vocês são essenciais para manter a saúde de Amambai em destaque”, declarou o prefeito.

Tablets para otimizar o atendimento

De acordo com a secretaria municipal de saúde, Dirlene Zanetti, os tablets entregues aos ACS fazem parte da iniciativa APS Digital, um sistema inovador que visa monitorar de perto as visitas domiciliares. Com o auxílio da tecnologia de geolocalização, os agentes poderão registrar em tempo real suas visitas, garantindo maior precisão nas informações coletadas. Segundo a Secretaria de Saúde, o APS Digital veio para aprimorar o serviço dos ACS, permitindo maior controle e monitoramento das metas de saúde.

“O sistema vai acompanhar as visitas por satélite, registrando a latitude e longitude dos agentes durante as atividades. Isso garante que o trabalho seja feito de forma completa e com mais qualidade, beneficiando diretamente a população de Amambai”, explicou a secretaria.

Camisetas como proteção e incentivo

Além dos tablets, os agentes também receberam camisetas, uma iniciativa pioneira no estado de Mato Grosso do Sul. Embora as camisetas não sejam consideradas Equipamentos de Proteção Individual (EPI) obrigatórios, a Prefeitura optou por distribuí-las, reconhecendo as duras condições de trabalho enfrentadas pelos agentes em campo. “Sabemos que o sol é forte, e nossos agentes estão constantemente expostos. As camisetas vêm para oferecer mais conforto e proteção, e essa foi uma iniciativa da nossa gestão, que prioriza o bem-estar dos servidores”, afirmou o prefeito Dr. Bandeira.

A entrega de camisetas foi destacada como uma ação que pode servir de exemplo para outros municípios, mostrando o compromisso de Amambai em valorizar e cuidar de seus profissionais de saúde.

Agentes em campo nesta quarta-feira, dia 16:

 

Fonte: Secom

Paulo Corrêa solicita medidas de segurança no trânsito próximo à capela Nossa Senhora Aparecida, em Aquidauana 

0

1º secretário da Assembleia Legislativa, o deputado estadual Paulo Corrêa (PSDB) solicitou ao Governo do Estado, nesta terça-feira (15), medidas para tornar o trânsito mais seguro nas proximidades da capela Nossa Senhora Aparecida, na MS-450, em Aquidauana, e garantir a segurança dos fiéis em razão do grande fluxo de veículos e pessoas durante as romarias.

Em indicação endereçada ao secretário de Infraestrutura e Logística, Guilherme Alcântara, e ao diretor-presidente da Agesul, Mauro Azambuja, o deputado solicitou a pintura de uma faixa de pedestre e a construção de dois dispositivos de traffic calming, práticas destinadas a reduzir a velocidade dos veículos e criar um ambiente mais seguro para pedestres e ciclistas. 

“A segurança dos cidadãos deve ser uma prioridade. Com o aumento do tráfego nas proximidades da capela durante as romarias, é fundamental que medidas sejam tomadas para proteger os pedestres e reduzir o risco de acidentes. Atender esse pedido é garantir o bem-estar da comunidade,” afirmou Paulo Corrêa. 

A solicitação atende pedido do Padre Paulo Nascimento, pároco da Paróquia Nossa Senhora Imaculada Conceição.

Fonte: Assessoria Paulo Corrêa

Com apoio de grandes lideranças, Josmail Rodrigues anuncia candidatura à presidência da Assomasul

0
Foto: Divulgação

O prefeito de Bonito, Josmail Rodrigues (PSDB), anunciou sua candidatura à presidência da Assomasul (Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul) nesta quinta-feira (10). Reeleito no último domingo (6) com 73,27% dos votos, Josmail busca fortalecer o municipalismo, promover a geração de emprego e renda, e impulsionar o desenvolvimento sustentável nos 79 municípios do Estado.

Atualmente, Josmail integra a diretoria da Assomasul como conselheiro fiscal e conta com o apoio de importantes lideranças políticas, como o governador Eduardo Riedel (PSDB), o ex-governador e presidente estadual do PSDB, Reinaldo Azambuja, o 1º secretário da Assembleia Legislativa, deputado Paulo Corrêa (PSDB), além do deputado federal Dagoberto Nogueira (PSDB) e do senador Nelsinho Trad (PSD).

Com 10.277 votos conquistados em sua reeleição, Josmail se tornou o prefeito mais votado da história de Bonito, um feito que coroa sua trajetória política. Anteriormente, ele foi o vereador mais votado do município em duas eleições consecutivas, sendo uma delas a maior votação já registrada para o cargo. Sua liderança e trabalho à frente do município também o credenciaram a ocupar a presidência da Câmara Municipal e, posteriormente, a vice-prefeitura, ao lado do saudoso Leonel Lemos de Souza Brito, o Leleco.

“O reconhecimento da população de Bonito, que me reelegeu com uma votação tão expressiva, reforça meu compromisso de lutar pelos interesses dos municípios de Mato Grosso do Sul. Nossa meta é garantir mais autonomia e recursos para que possamos atender melhor às necessidades locais”, afirmou Josmail.

Com a experiência adquirida à frente da capital do ecoturismo, ele se sente pronto para ser a voz dos prefeitos e defender os interesses dos 79 municípios do Estado, mas esclarece que sua prioridade é e continuará sendo Bonito.

“Minha reeleição é reflexo da confiança que a população tem em nosso trabalho. Os últimos quatro anos mostraram que estamos no caminho certo, e nosso compromisso é continuar entregando resultados. Bonito será sempre nossa prioridade, mas, como candidato à presidência da Assomasul, estou preparado para representar e liderar todos os municípios de Mato Grosso do Sul”, concluiu Josmail.

Sobre Josmail

Filho de Vicente Ramão Rodrigues e Julica da Aparecida Rodrigues, Josmail Rodrigues nasceu em 27 de agosto de 1970, no distrito de Nova América, em Caarapó. Ainda criança, mudou-se com sua família para Bonito, onde fixaram residência na região dos Três Morros.

Na adolescência, Josmail iniciou sua trajetória profissional como torneiro mecânico na Oficina do Carlinhos. Em 1991, casou-se com Leila Aparecida Aivi, e juntos fundaram sua própria loja de autopeças. O casal teve dois filhos, Rafael Rodrigues e Ricardo Rodrigues.
Josmail ingressou na vida pública em 2008, quando foi eleito o vereador mais votado de Bonito. Em 2012, ele repetiu o feito e novamente foi o mais votado, assumindo a presidência da Câmara Municipal.

Durante esse mandato, ocupou o cargo de prefeito interino por 56 dias devido às eleições suplementares. Após a impugnação da chapa de seu amigo Leonel Lemos de Souza Brito, conhecido como Leleco (in memoriam), Josmail renunciou ao cargo de vereador para disputar as eleições como vice-prefeito. Em 2013, foi eleito ao lado de Leleco para o Executivo Municipal, na função de vice-prefeito.

Em 2016, Josmail disputou sua primeira eleição para prefeito, e em 2020, candidatou-se novamente, desta vez ao lado de Juca Ygarapé.

Com 4.465 votos, foi eleito prefeito de Bonito. Durante seu mandato, implementou um modelo de gestão inovador, priorizando obras de infraestrutura como pavimentação e habitação.

Além disso, expandiu a oferta de especialidades médicas e medicamentos, e abriu a Prefeitura para grandes eventos em parceria com o setor público e privado, fomentando o turismo e atraindo investimentos tanto para a cidade quanto para a zona rural.

Em 2024, com a certeza de ter realizado uma gestão comprometida com o progresso do município, Josmail lançou sua candidatura à reeleição como prefeito, ao lado de Juliane Salvadori, que ocupou o cargo de secretária de Turismo, Indústria e Comércio durante sua gestão.

Eleitos com 73,27% da preferência do eleitorado bonitense, Josmail e Juliane têm como missão dar continuidade ao trabalho realizado, com foco especial para a proteção do meio ambiente, principalmente nos rios de águas cristalinas de Bonito, bem como garantir saúde e educação de qualidade, promover emprego, renda e desenvolvimento sustentável para Bonito.

Fonte: Assessoria de Comunicação

Evento de lazer e socialização é promovido no Lar do Idoso em parceria com o Projeto Conviver

0
Fotos: Divulgação

Redação

Na terça-feira (15), o Lar do Idoso Frei Fabiano de Cristo, em Amambai, realizou uma tarde de baile para seus internos, organizado com o objetivo de promover o bem-estar e a socialização por meio de um atendimento humanizado.

A iniciativa contou com a parceria do projeto Conviver e o apoio da equipe de assistência social, liderada por Beatriz Barbosa, que coordenou as atividades em conjunto com a equipe de funcionários do lar, garantindo o bom andamento da ação.

O Lar do Idoso, que atualmente atende 40 internos — 20 homens e 20 mulheres —, tem o propósito de melhorar a qualidade de vida dos idosos, estimular a prática de exercícios físicos e promover a saúde emocional, bem como fortalecer os laços de convivência entre eles.

Estevão Petrallás convoca eleição e confirma candidatura por mandato efetivo na FFMS

0

Representantes de clubes e ligas filiados da Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul (FFMS) decidiram em Assembleia Geral Extraordinária, na última segunda-feira (14), pela destituição de Francisco Cezário da presidência, cargo que ocupou por 28 anos. Em seguida, a entidade convocou eleição para escolher o novo presidente para concluir o atual mandato até 2027. Presidente interino da entidade designado pela CBF, Estevão Petrallás confirmou que será candidato no pleito, marcado para o dia 1º de novembro.

Logo após a Operação Cartão Vermelho, em maio, com a prisão e pedido de afastamento de Francisco Cezário, Petrallás assumiu como interino por 90 dias e, em agosto, foi reconduzido ao cargo por mais três meses, prazo que vence no fim de novembro. O dirigente vê este momento como uma oportunidade de fortalecer o futebol sul-mato-grossense e acredita que a união dos clubes será fundamental para essa construção.

“Este é o momento dos clubes estarem juntos. Estamos otimistas quanto à união em prol de um futebol melhor para o nosso estado. Estamos no momento de todos os envolvidos no esporte trabalharem de forma colaborativa para promover melhorias estruturais e fortalecer a federação e principalmente os filiados”, afirma Petrallás.

O advogado Rafael Meirelles, representante jurídico da FFMS, explicou o processo que culminou na destituição e destacou que a eleição definirá quem conduzirá a federação até o final do mandato original, em 2027.

Segundo o edital que convoca a eleição, os candidatos deverão ter experiência mínima de três anos como presidente de clubes profissionais. No caso de Petrallás, que ocupou o cargo no Operário FC entre 2014 e 2022 e, naturalmente, surge como um dos nomes favoritos para continuar à frente da Federação, contando com o apoio dos clubes, que acreditam que sua liderança pode trazer uma nova fase para o futebol sul-mato-grossense.

Estevão Petrallás convoca eleição e confirma candidatura por mandato efetivo na FFMS

Fonte: Rogério Vidmanta – Assessoria

A Igreja de Jesus Cristo – Por Eloir Vieira

0

“Pois também eu te digo que tu és Pedro e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela” (Mt 16.18).

Jesus Cristo é a Pedra principal: “Ora, irmãos, não quero que ignoreis que nossos pais estiveram todos debaixo da nuvem; e todos passaram pelo mar, e todos foram batizados em Moisés, na nuvem e no mar, e todos comeram de um mesmo manjar espiritual, e beberam todos de uma mesma bebida espiritual, porque bebiam da pedra espiritual que os seguia; e a pedra era Cristo” (1ªCo 10.1-4).

Cristo é a pedra principal, e que foi rejeitada por muitos: “Ele é a pedra que foi rejeitada por vós, os edificadores, a qual foi posta por cabeça de esquina” (At 4.11). Cristo é o fundamento da igreja, e não se pode pôr outro no lugar de Deus: “Porque ninguém pode pôr outro fundamento, além do que já está posto, o qual é Jesus Cristo” (1ªCo 3.11).

A igreja de Cristo é espiritual; uma imensa congregação formada de pessoas que têm fé em Jesus Cristo. Os cristãos são pequenas pedras vivas, templos do Espírito Santo para cultuar a Deus: “Vós também, como pedras vivas, sois edificados casa espiritual e sacerdócio santo, para oferecerdes sacrifícios espirituais, agradáveis a Deus, por Jesus Cristo” (1ªPe 2.5). “Ou não sabeis que o nosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos?” (1ªCo 6.19).

A igreja do Senhor Jesus não é uma instituição religiosa, mas, a união de pessoas cristãs desde os primeiros apóstolos discípulos de Cristo até o dia do arrebatamento da igreja. Os cristãos formam o corpo da igreja e Cristo a Cabeça: “Porque somos membros do seu corpo” (Ef 5.30). “E ele é a cabeça do corpo da igreja; é o princípio e o primogênito dentre os mortos, para que em tudo tenha a preeminência” (Cl 1.18).

Independentemente de onde congrega, todo cristão espera a vinda do Senhor. E já está tudo preparado para o encontro da igreja com Cristo; só não foi revelada a data; não se sabe o dia nem a hora em que Cristo virá; mas é iminente: “Ora, irmãos, rogamo-vos, pela vinda de nosso Senhor Jesus Cristo e pela nossa reunião com ele” (2ªTs 2.1).

Ao chegar a hora, Jesus descerá do terceiro céu onde está à destra de Deus no seu trono. Como num casamento, o noivo sai do altar e vai ao encontro da noiva, assim, Jesus sairá do altar e virá encontrar a sua noiva num ponto do céu; a igreja será entregue pelo Espírito Santo ao noivo. Deus trará as almas dos crentes que já morreram e ressuscitarão:Porque, se cremos que Jesus morreu e ressuscitou, assim também aos que em Jesus dormem Deus os tornará a trazer com ele” (1ªTs 4.14).

A parte da igreja que que já morreu, ressuscitará primeiro; em seguida, a parte que está viva, será arrebatada, e todos nos reuniremos com Cristo no céu: “Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro; depois, nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor” (1ªTs 4.16,17). Juntos, somos a igreja de Cristo!

Inep altera datas para aplicação de provas do Encceja destinado a privados de liberdade

0
Foto: Divulgação

O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio de Teixeira) anunciou alterações no calendário do ENCCEJA PPL (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos destinado às Pessoas Privadas de Liberdade) 2024.

As provas, anteriormente previstas para os dias 15 e 16 de outubro, agora ocorrerão nos dias 29 de outubro (Ensino Fundamental) e 30 de outubro (Ensino Médio). Além disso, a divulgação dos gabaritos, que seria feita em 28 de outubro, foi adiada para 11 de novembro. No entanto, os horários de aplicação permanecerão os mesmos.

Em Mato Grosso do Sul, 3.255 custodiados pela Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário) realizarão o exame, em 36 presídios e cinco patronatos penitenciários. Além deles, participam do Encceja no estado internos da Penitenciária Federal e adolescentes que cumprem medidas socioeducativas, cujo quantitativo não está incluso nos números informados pela agência penitenciária.

Conforme os dados apresentados pela Divisão de Assistência Educacional da Agepen, o total representa um aumento de 11,8% de inscritos, com relação ao ano passado, quando 2.910 pessoas em privação de liberdade participaram e de cerca de 61,3% no comparativo de cinco anos atrás, com 2.017 inscritos ao todo em 2019.

As provas acontecem em unidades da Agepen em Campo Grande, Dourados, Três Lagoas, Corumbá, Aquidauana, Amambai, Bataguassu, Cassilândia, Dois Irmãos do Buriti, Ponta Porã, Rio Brilhante, São Gabriel do Oeste, Jardim, Coxim, Caarapó, Ivinhema, Nova Andradina, Paranaíba e Naviraí.

O Encceja PPL visa aferir habilidades e saberes em nível de conclusão do Ensino Fundamental ou do Ensino Médio para fins de correção do fluxo escolar, além de possibilitar remição de pena aos custodiados.

A participação nos exames de certificação conta com o engajamento das equipes de servidores das unidades penais, que promovem a divulgação e conscientização dos internos, e contam com o apoio da Diretoria de Assistência Penitenciária e da direção-geral da Agepen, visando o papel fundamental que a educação exerce no desenvolvimento intelectual e na formação moral da pessoa, servindo de instrumento basilar para a ressocialização.

De acordo com o Inep a prova voltada às pessoas em situação de prisão segue o mesmo formato da regular, o que muda é o conteúdo das questões.

Coopersa realiza Dia do Brincar na Vila Guape

0
Fotos: Geovana Biron

Nesta terça-feira, 15 de outubro, a Associação de Moradores da Vila Guape foi palco de muita alegria e diversão durante o “Dia do Brincar”. Realizado pela Cooperativa Agroindustrial Amambai, o evento começou a partir das 13h e reuniu crianças da comunidade para um dia com diversas atividades.

As crianças se divertiram com brinquedos infláveis, pula-pula, entre outras brincadeiras. Além disso, a organização distribuiu algodão doce e cachorro-quente para garantir que as crianças aproveitassem ao máximo. Outras atrações incluíram pinturas nos cabelos, que fizeram sucesso entre os pequenos.

O evento, promovido pela Coopersa, contou com a participação de várias famílias da comunidade, proporcionando momentos de descontração e união.

Fonte: A.N /Grupo A Gazeta

Polícia investiga possíveis envenenamentos de cães com emprego de “chumbinho” em Amambai

0
O veneno conhecido como “chumbinho” pode ter sido usado para matar os animais. A Polícia Civil apura o caso. (Foto: Reprodução Internet)

Vilson Nascimento

A Polícia Civil espera contar com imagens de câmeras de monitoramento para tentar identificar e responsabilizar criminalmente o autor ou autores do envenenamento de cães ocorrido na região da Vila Guape, em Amambai.

Segundo a ocorrência policial, levantamentos realizados pela organização não governamental de proteção aos animais, em Amambai, a Adote um Campeão de 4 Patas, apontam que de sexta-feira (11) até essa segunda-feira, 14 de outubro, pelo menos 6 cachorros teriam sido mortos por envenenamento naquela região da cidade.

As suspeitas, segundo a ocorrência policial, são que os animais tenham sido mortos após ingerirem o veneno denominado “chumbinho”, que é altamente letal.

Na Delegacia de Polícia Civil, em Amambai o caso foi registrado como; “Praticar atos de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos, se ocorre morte do animal”, crime previsto no Artigo 32 Parágrafo § 2 do LEI Nº 9.605/98. A pena prevista ao autor para esses casos é detenção de três meses a um ano, mais o pagamento de multa.

Confira a farmácia de plantão hoje em Amambai

0

Plantão: Farmácia São Paulo   Fone: 3481-1693

Ao lado dos Correios

Copa Jamir Signori de Suíço define finalistas nesta quarta em Amambai

0
Campeã da primeira edição da competição em 2023, o Clube Tereré segue firme na busca pelo bicampeonato da Copa Jamir Signori de Suíço. (Fotos: Ramão Fubica/Sedesc)

Vilson Nascimento

Acontecem na noite desta quarta-feira, 16 de outubro, no campo do Clube Tereré, em Amambai, as semifinais da 2ª Copa Jamir Signori de Futebol Suíço.

Na primeira partida, às 19h, se enfrentam Alfa 7 e Camisa 10 e logo em seguida, às 20h o Clube Tereré, atual campeão do certame, entra em campo para enfrentar a equipe Amigos da Bola/Tereré.

Segundo Ramão Batista Júnior, o “Fubica”, que está à frente da organização do campeonato, que é promovido pela Prefeitura de Amambai através da Sedesc (Secretaria de Desporto e Cultura), a data das finais da Copa Jamir Signori Suíço 2024 ainda serão definidas, tendo em vista que existe a previsão de chuva para este final de semana.

Copa Jamir Signori de Suíço define finalistas nesta quarta em Amambai
A equipe do Alfa 7.
Copa Jamir Signori de Suíço define finalistas nesta quarta em Amambai
O time Camisa 10.
Copa Jamir Signori de Suíço define finalistas nesta quarta em Amambai
O elenco da a equipe Amigos da Bola/Tereré.

MPMS aciona município de Amambai para garantir apoio escolar a alunos com deficiência após demissão de professores

0
Foto: Banco de Imagens

O Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS), propôs uma Ação Civil Pública contra o município de Amambai em razão da demissão de todos os professores de apoio contratados da rede municipal de ensino. A ação, proposta pela 3ª Promotoria de Justiça local, visa obter uma decisão judicial que obrigue o município a restabelecer o suporte educacional especializado a alunos com deficiência.

Nos autos, o MPMS requer que o município ofereça, de forma imediata e contínua, o acompanhamento de profissionais de apoio escolar para todos os estudantes com deficiência na rede municipal de ensino, de maneira individualizada e durante todo o período em sala de aula. De acordo com o Promotor de Justiça Thiago Barbosa da Silva, esse apoio “é essencial sempre que houver comprovação da necessidade por parte de um profissional habilitado, ou quando a falta de suporte comprometer ou prejudicar a participação do aluno nas atividades escolares”.

A Promotoria destacou que, além da obrigatoriedade do apoio escolar, a medida é urgente, especialmente para os alunos com deficiência que já contavam com esse acompanhamento no ano letivo de 2024, que ainda está em andamento. “A ação busca garantir que esses estudantes continuem recebendo o suporte necessário para o pleno desenvolvimento de suas atividades educacionais, preservando o direito à educação inclusiva”, ressaltou o Promotor de Justiça Thiago Barbosa da Silva.

O MPMS requer, ainda, que o município de Amambai anule as demissões de professores de apoio realizadas neste mês de outubro, permitindo que estes voltem a acompanhar os alunos com deficiências que já contavam com esse serviço na rede pública de ensino no ano letivo de 2024, conforme previsto em lei e na política de educação inclusiva.

Fonte: Ana Carolina Vasques/Jornalista-Assecom MPMS

Lia Nogueira cobra empenho para reativação definitiva do aeroporto de Dourados

0
Foto: Assessoria

A deputada estadual Lia Nogueira (PSDB) apresentou na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul um requerimento direcionado ao governador Eduardo Riedel, ao prefeito Alan Guedes e às lideranças da Infraero e da ANAC, solicitando informações sobre a reabertura plena do Aeroporto Regional Francisco de Matos Pereira, em Dourados.

A parlamentar destacou a importância estratégica do aeroporto para a cidade e a região, ressaltando que a sua reativação é essencial para a retomada de voos comerciais, atualmente interrompidos em razão do atraso na conclusão das obras de reforma.

Fechado desde maio de 2021 para ampliação da pista e outras melhorias, o aeroporto deveria ter sido entregue inicialmente até o final de 2023, mas a conclusão foi postergada para 2024. Problemas no solo e ajustes técnicos exigidos pela ANAC contribuíram para o atraso.

Recentemente, a pista foi homologada, e voo teste foi realizado, mas a deputada reitera que intrepidez para garantir que a reinauguração oficial por parte do governo federal aconteça o mais rápido possível. A estrutura antiga continuará sendo usada até a construção de um novo terminal de passageiros, orçada em R$ 40 milhões, prevista no Novo PAC​.

“Todos nós sabemos que a ausência do aeroporto tem prejudicado a economia local, afastando eventos corporativos e esportivos, e obrigando os moradores a utilizar aeroportos em Ponta Porã e Campo Grande, distantes 120 km e 220 km, da cidade. O contribuinte não deixou de pagar seus impostos nesse período. Agora, com a pista homologada, é preciso agir, ter intrepidez para estimular o governo federal nessa tão esperada reinauguração”, afirma Lia Nogueira.

A parlamentar considera a reabertura uma necessidade urgente para que Dourados recupere sua conectividade e atenda às necessidades da população e do setor produtivo.

A parlamentar pede para que as respostas ao requerimento sejam claras, explicitando o cronograma para que o aeroporto volte a operar plenamente, com expectativa de que as companhias aéreas retomem voos a partir da cidade ainda no próximo ano.

Boletim Epidemiológico: MS registra 15.927 casos confirmados de dengue

0
Foto: Divulgação

Mato Grosso do Sul já registrou 19.178 casos prováveis de Dengue, sendo 15.927 casos confirmados, em 2024.  Estes dados foram apresentados no boletim referente à 41ª semana epidemiológica, divulgado pela SES (Secretaria de Estado de Saúde) nesta terça-feira (15). Segundo o documento, 30 óbitos foram confirmados em decorrência da doença e outros 17 estão em investigação.

Nos últimos 14 dias, Itaquiraí, Bataguassu, Bonito, Itaporã e Campo Grande registraram incidência baixa de casos confirmados para doença. Já os óbitos registrados ocorreram nos municípios de Maracaju, Chapadão do Sul, Coronel Sapucaia, Dourados, Laguna Carapã, Naviraí, Sete Quedas, Amambai, Paranhos, Ponta Porã, Iguatemi, Itaquiraí, Aparecida do Taboado, Mundo Novo, Campo Grande e Bonito. Entre as vítimas, 15 delas possuíam algum tipo de comorbidade.

 Vacinação

Ainda conforme o boletim, 93.866 doses do imunizante já foram aplicadas para idade permitida na bula na população. Ao todo, Mato Grosso do Sul já recebeu do Ministério da Saúde 173.140 doses do imunizante contra a dengue. O esquema vacinal é composto por duas doses com intervalo de três meses entre as doses.

A vacinação contra a dengue é recomendada para crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos, 11 meses e 29 dias de idade, faixa etária que concentra o maior número de hospitalização por dengue, dentro do quadro de crianças e adolescentes de 6 a 16 anos de idade.

Chikungunya

Em relação à Chikungunya, o Estado já registrou 3.161 casos prováveis, sendo 894 confirmados. Não há óbitos registrados. A SES alerta que as pessoas devem evitar a automedicação. Em caso de sintomas de dengue ou Chikungunya, a recomendação é procurar uma unidade de saúde do município.

Confira os boletins:

Boletim Epidemiológico Dengue SE 41 – 2024

Boletim Epidemiológico Chikungunya SE 41 – 2024