10.6 C
Amambai
quarta-feira, 24 de junho de 2026
Início Site Página 833

Em seu gabinete, prefeito Lídio recepciona novas representantes do Ministério Público e Defensoria Pública

0
Foto: Assessoria

Na manhã desta quinta-feira (17), o prefeito de Iguatemi, Lídio Ledesma, recebeu, em seu gabinete, a visita da nova Promotora de Justiça, Dra. Vitória de Fátima Herechuk, e da nova Defensora Pública Dra. Amanda Gabriela Silva Nassaro, que passam a atuar no município. Durante o encontro, entre os diversos assuntos tratados, foram abordadas questões relacionadas aos programas e as ações sociais desenvolvidas na cidade.

O prefeito Lídio deu às boas-vindas, destacou a satisfação em receber a visita da nova Promotora e nova Defensora, destacando que esse contato é importante para estreitar o diálogo em favor da sociedade e desejou sucesso para ambas, colocando-se à disposição, bem como toda a administração, para contribuir no que for possível. Na ocasião, a Promotora e a Defensora, acompanhadas do Assessor Jurídico Municipal, Lucas Buffon, visitaram os diversos setores da Prefeitura Municipal.

Participaram também do encontro o vice-prefeito José Roberto Felippe Arcoverde, o assessor da Promotoria Pública Marcos Ferro, secretários municipais e coordenadores de programas sociais.

Fonte: Kidão/Assessoria

Em meio a calor intenso, Lia Nogueira pede cooperação para climatizar postos de saúde em Douradina

0

A deputada estadual Lia Nogueira (PSDB) apresentou uma indicação na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul pedindo a cooperação entre o Governo do Estado e o município de Douradina para a aquisição de aparelhos de ar-condicionado nos postos de saúde dos distritos de Bocajá, Cruzaltina e Aldeia Indígena da Lagoa Rica.

Para a parlamentar, a medida se faz prioritária em um período do ano quando os termômetros registram altas temperaturas.

Lia Nogueira ressaltou que, diante das ondas de calor frequentes no Estado, a falta de climatização adequada torna o atendimento mais difícil tanto para pacientes quanto para os profissionais que trabalham nesses locais. Ela enxerga o investimento como uma forma de preservar a dignidade humana dos usuários do SUS (Sistema Único de Saúde).

“Garantir um ambiente saudável e confortável não é um luxo, mas uma necessidade. Precisamos assegurar que as pessoas que buscam cuidados de saúde tenham um atendimento digno, com conforto e respeito. Nós estamos falando de mulheres grávidas, idosos, crianças, trabalhadores feridos. Ninguém está ali porque quer, mas porque precisa. E pior, numa condição vulnerável. Imagine só ter que passar por isso num calor de 40 graus?”, conscientiza a deputada.

Fonte: Assessoria Lia Nogueira

Com ‘Vale da Celulose’ e polo multiproteína de alimentos, MS se destaca na atração de investimentos estrangeiros

0

Mato Grosso do Sul, com 94 empresas de Investimentos Estrangeiros Diretos (IED), representa 0,79% do total de empresas com participação estrangeira no Brasil, em 13º lugar no ranking da Conferência das Nações Unidas para o Comércio e Desenvolvimento (UNCTAD).

Os primeiros colocados foram São Paulo (49,84% do total), Rio de Janeiro e Minas Gerais. O Estado se destaca principalmente em setores agroindustriais, como fábricas de papel, refino de cana-de-açúcar e preparação de alimentos, com investidores de países como Estados Unidos, Alemanha, Países Baixos e França.

A diversificação dos setores atraídos, especialmente no agronegócio e na indústria química, continua sendo um dos motores do crescimento econômico regional, fortalecendo sua posição como um destino atraente para investidores internacionais.

Outros setores que detém os investimentos estrangeiros são de serviços elétricos, tintas vernizes e suprimentos, preparações farmacêuticas, transporte aquático de carga, computadores periféricos e softwares, laboratórios de testes, entre outros.

Com ‘Vale da Celulose’ e polo multiproteína de alimentos, MS se destaca na atração de investimentos estrangeiros

Para o secretário de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc) Jaime Verruck,  o posicionamento do Estado na atração destes investimentos é estratégica e insere o MS no mercado global de investimentos.

“Todo esse investimento, ele decorre da estratégia que o Governo de MS estabeleceu de fazer um trabalho na área internacional. Nós fizemos uma SDI em Nova Iorque. Já participamos de vários eventos na Europa, mostrando o Mato Grosso do Sul a investidores estrangeiros. Agora o dado apresentado pelo IED demonstra esse resultado, essa caminhada que o governador Eduardo Riedel colocou de globalizar o Mato Grosso do Sul”, salientou o secretário.

Verruck ressalta que Mato Grosso do Sul já é um estado exportador, mas que também tem a visibilidade internacional com capacidade de atrair investimentos estrangeiros.

“Os dados apresentados demonstram que nossas ações de atração de investimento direto estrangeiro têm dado certo. Caminhamos ainda para o movimento de um posicionamento, provavelmente para os próximos anos, de ficar entre os top 10 do Brasil no momento que nós recebemos outros investimentos, como é o caso agora recentemente da Arauco e da Bracell, que na verdade ainda não estão computados nessa estatística, porque são projetos ainda que irão ocorrer. Mas também outros empreendimentos que nós temos recebido de capital internacional. Estes projetos podem ajudar o desenvolvimento e a estratégia voltada para a criação do setor de celulose, multiproteína e também de bioenergia”, avaliou o titular da Semadesc.

Com ‘Vale da Celulose’ e polo multiproteína de alimentos, MS se destaca na atração de investimentos estrangeiros

Brasil

O Brasil está entre os top 5 países que mais receberam investimentos estrangeiros diretos em 2023.  O setor de serviços foi o maior receptor (67,1% do total).  Já a indústria foi responsável por 18,2% dos recursos externos recebidos — principalmente na rubrica “máquinas, aparelhos e materiais elétricos”.

De acordo com o Banco Central, o país que mais investiu no Brasil, no ano passado, foram os EUA, com 25,8% do volume de entrada. Em seguida, aparecem Países Baixos (13,3%) e Reino Unido (11,1%) — cabe esclarecer que alguns países, como China, não aparecem entre os principais investidores porque seus investimentos se dão por meio de terceiros países. Daí a posição dos Países Baixos no ranking.

De acordo com dados da Unctad, o Brasil foi o 14º país que mais realizou investimentos no exterior em 2023, com um montante de US$ 29,9 bilhões. Esse é o 2º maior valor da série histórica, que começou em 1990, atrás apenas de 2022, em que o país investiu US$ 32,1 bilhões no exterior.

Como comparação, duas décadas antes, em 2002, o Brasil ocupava a 27ª colocação no ranking mundial de saída de IED e, em 1990 (primeiro ano da série histórica), era o 23º maior investidor mundial.

De acordo com o Banco Central, em 2023, os países em que o Brasil mais investiu foram os EUA, com 20,2% do volume de saída, seguido de Reino Unido (17,6%) e Luxemburgo (15,5%).

O IED é a movimentação de capitais internacionais para fins de investimento, quando empresas ou indivíduos no exterior criam ou adquirem operações em outro país.

Rosana Siqueira, Comunicação Semadesc
Fotos: Arquivo

Polícia Militar de Coronel Sapucaia recupera em poucas horas veículo produto de furto em Cianorte (PR)

0
Foto: ASSECOM 3ª CIPM

Na tarde desta quarta-feira (16), a Polícia Militar recebeu informações sobre um veículo furtado em Cianorte-PR que estaria circulando na área da 3ª CIPM. Por meio de monitoramento por câmeras, foi possível rastrear o deslocamento do automóvel em direção a Coronel Sapucaia.

Com base nas informações, a equipe de Rádio Patrulha de Coronel Sapucaia montou um bloqueio na rodovia MS-289, onde interceptou um veículo com as mesmas características descritas. Após a verificação, constatou-se que o carro era, de fato, o produto do furto.

O condutor foi preso e encaminhado, junto com o veículo, à Delegacia de Polícia Civil para os procedimentos legais.

Fonte: ASSECOM 3ª CIPM

Exportação de industrializados alcançou em setembro o melhor resultado em toda a série história em MS

0
Female food factory supervisor or technologist checking quality of the bottled vegetable oil.

A receita com a exportação de produtos industriais alcançou em setembro US$ 662,2 milhões de dólares, indicando crescimento de 37% em relação ao mesmo mês de 2023, conforme levantamento do Observatório da Indústria, da Fiems. O desempenho garantiu o melhor resultado mensal em toda a série histórica das exportações da indústria estadual.

Já no acumulado do ano, a receita total ficou em US$ 4,84 bilhões, resultando num crescimento de 17% em relação ao mesmo período do ano passado, quando as vendas ao exterior somaram US$ 4,13 bilhões.

Segundo o economista-chefe da Fiems, Ezequiel Resende, esse é o maior valor já alcançado para o período de janeiro a setembro. “Quanto à participação relativa, no mês, a indústria respondeu por 83% de toda a receita de exportação de Mato Grosso do Sul. Já no acumulado do ano, a participação está em 62%”, detalhou.

Grupos industriais que apresentaram maior participação nas receitas de exportação

Exportação de industrializados alcançou em setembro o melhor resultado em toda a série história em MS

Os segmentos industriais que apresentaram maior participação nas receitas de exportação até o momento foram Celulose e papel, Complexo frigorífico, Óleos vegetais e demais produtos de sua extração e Açúcar e álcool, respondendo por 89% das exportações no período entre janeiro e agosto.

No grupo Celulose e papel, a receita com exportações de industrializados alcançou no acumulado de janeiro a setembro o valor de US$ 1,7 bilhão. Os principais produtos exportados foram pastas químicas de madeiras, e os principais compradores foram China, Itália, Holanda, Estados Unidos e Emirados Árabes Unidos.

Com relação ao grupo Complexo frigorífico, o valor com exportações no acumulado do ano foi de US$ 1,2 bilhão. Os principais produtos comercializados foram carnes desossadas congeladas de bovino, carnes desossadas refrigeradas de bovino e pedaços e miudezas congelados de frango. Os principais importadores foram China, Chile, Estados Unidos, Emirados Árabes Unidos e Turquia.

Quanto ao grupo Óleos vegetais e demais produtos de sua extração, a receita com exportações foi de US$ 595,9 milhões entre os meses de janeiro e agosto. Os principais produtos exportados foram bagaços e resíduos da extração do óleo de soja, farinhas e pellets da extração do óleo de soja, óleo de soja bruto, óleo de soja refinado e óleo de milho bruto. Os principais países compradores foram Holanda, Indonésia, Polônia, Dinamarca e Alemanha.

Já no grupo Açúcar e álcool, a receita com exportações no acumulado de ano foi de US$ 618 milhões. Os principais produtos exportados foram açúcares de cana e os principais compradores foram Argélia, Indonésia, Índia, Canadá e Egito.

Exportação de industrializados alcançou em setembro o melhor resultado em toda a série história em MS

Secretaria de Esportes de Iguatemi realiza abertura oficial da 6ª Copa Jardim Élida 2024

0
Foto: Divulgação

Em cerimônia realizada na noite do sábado, dia 12 de outubro, a Prefeitura de Iguatemi, por meio da Secretaria Municipal de Esportes, realizou a abertura oficial da “6ª Copa Jardim Élida 2024”. O evento aconteceu na quadra de esportes do Miniginásio do bairro, com desfile de todas as equipes participantes. A competição conta com total apoio da administração municipal e terá a participação de 54 equipes.

A Copa será disputada nas seguintes modalidades e categorias: Futsal, com 20 equipes na Categoria Livre, 7 no Feminino, 5 nos Veteranos e 25 nas Categorias de Base. No Basquete 3×3, serão 7 participantes. A Copa Jardim Élida é uma competição que já se tornou tradicional. Os jogos são muito disputados e reúnem várias equipes do município.

Fonte: Kidão – Ascom – Igt

Secretaria de Educação de Iguatemi recebe visita de nutricionista fiscal do CRN3

0
Na imagem estão a nutricionista encarregada da merenda, Josiane Giaretta, João Batista, que cuida dos pedidos e das entregas, e Enir, Chefe de Departamento e responsável pelo setor de compras. Fotos: Divulgação

Redação

Na manhã de quarta-feira, dia 16 de outubro, a Secretaria Municipal de Educação de Iguatemi recebeu a visita da nutricionista fiscal Ana Lúcia Saraiva da Cunha Ganci, representante do Conselho Regional de Nutricionistas da 3ª Região (CRN-3) – Delegacia de Mato Grosso do Sul. A inspeção teve como objetivo verificar a conformidade dos serviços de alimentação escolar com as exigências do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

Secretaria de Educação de Iguatemi recebe visita de nutricionista fiscal do CRN3

Durante a visita, foram analisados diversos documentos relacionados à alimentação oferecida nas escolas, entre eles: cardápios, fichas técnicas, carteiras sanitárias, comprovantes de capacitação dos trabalhadores, manual de boas práticas e atestados técnicos das instalações.

A inspeção faz parte da rotina do órgão fiscalizador, com o intuito de assegurar que os nutricionistas dos municípios sigam as normas e procedimentos estabelecidos pelo FNDE. Após a análise, a fiscal Ana Lúcia parabenizou a equipe responsável pela alimentação escolar pelo serviço que vem sendo prestado.

A equipe envolvida na gestão da alimentação escolar inclui Josiane Giaretta, nutricionista responsável pela merenda; João Batista, encarregado dos pedidos e entrega de insumos; e Enir, chefe do departamento responsável pelo setor de compras.

Ao final da visita, a secretária de Educação, Rosangela Socovoski Ferragem, recebeu algumas recomendações para o aprimoramento contínuo dos serviços, além de elogios pelo trabalho que vem sendo desenvolvido.

(Com informações da Assessoria da Prefeitura de Iguatemi)

Obras da Av. Mato Grosso seguem em ritmo acelerado, transformando uma das principais vias de Itaquiraí

0
Fotos: Divulgação

A Prefeitura de Itaquiraí iniciou um importante projeto de reforma, revitalização e prolongamento da principal avenida do município. A ação visa melhorar a infraestrutura, promover a segurança e contribuir para o crescimento e desenvolvimento urbano da cidade.

Com essa iniciativa, a avenida ganhará um novo asfalto, calçadas acessíveis e sinalização adequada. A revitalização incluirá áreas de paisagismo, moderno sistema de iluminação de led, pista de caminhada e arborização, criando um ambiente mais acolhedor e seguro para pedestres e motoristas. O prolongamento da avenida, por sua vez, possibilitará uma expansão estratégica da área urbana, facilitando o tráfego na região. Além disso, a rua Alencar Furtado Filho, está recebendo a pavimentação asfáltica, uma reivindicação antiga dos moradores.

“O projeto não apenas embeleza a cidade, mas também visa melhorar a mobilidade urbana. Com uma avenida mais ampla e bem planejada, a expectativa é de que o comércio local seja impulsionado e novas oportunidades de negócios surjam ao longo da extensão revitalizada”, observou o prefeito Thallles.

A Prefeitura de Itaquiraí reafirma seu compromisso com o desenvolvimento sustentável, priorizando o uso de materiais de qualidade e práticas de construção que minimizem o impacto ambiental. A inclusão de áreas verdes e espaços para caminhadas também faz parte dos planos, promovendo o bem-estar dos cidadãos e incentivando práticas saudáveis.

As obras serão realizadas em etapas para minimizar o impacto no dia a dia dos moradores e comerciantes. Durante o período de execução, a Prefeitura trabalhará para garantir a segurança e informar a população sobre possíveis desvios e alterações no trânsito local.

Essa obra faz parte de um conjunto de investimentos estratégicos da Prefeitura para tornar Itaquiraí uma cidade mais moderna, acessível e preparada para o futuro. A administração municipal agradece a compreensão e o apoio da comunidade e reforça seu compromisso com o progresso e a qualidade de vida no município.

Mara Caseiro comemora obra de revitalização do aeroporto de Naviraí

0
Foto: Divulgação/ALEMS

A obra de revitalização do Aeroporto Municipal Ariosto da Riva, no município de Naviraí, está em fase de execução. O projeto, que inclui restauração e implementação de um novo pavimento, foi solicitado pela deputada estadual Mara Caseiro (PSDB) ao Governo do Estado em março de 2021. Na época, Eduardo Riedel, atual governador, ocupava o cargo de secretário estadual de Infraestrutura e Logística durante a gestão do então governador Reinaldo Azambuja.

Com um investimento de aproximadamente R$ 6 milhões, as melhorias no aeroporto abrangem, além do novo pavimento, a construção de uma taxiway (área destinada ao deslocamento de aeronaves entre a pista de pousos e decolagens) e um pátio de aeronaves, elementos fundamentais para garantir a segurança e a eficiência operacional do aeroporto. “Intermediamos o diálogo entre a prefeita Rhaiza Matos e o Governo do Estado, e hoje estamos acompanhando a concretização deste projeto, que será essencial para o desenvolvimento do município e de toda a região”, destacou a deputada Mara Caseiro.

Além da restauração da pista, que está sendo preparada para receber uma nova pavimentação asfáltica, a administração municipal também investiu na reforma e ampliação da sala de embarque e desembarque de passageiros, utilizando recursos próprios. Essas melhorias visam dotar o aeroporto de infraestrutura adequada, transformando-o em um dos principais pontos de conexão da região.

“Estamos certos de que essa revitalização proporcionará não apenas mais segurança e conforto aos usuários, mas também impulsionará o desenvolvimento econômico e a integração regional, tornando Naviraí uma referência logística”, finalizou a deputada.

Confira a farmácia de plantão hoje em Amambai

0

Plantão: Farmácia do Edson   Fone: 3481-2645

No cruzamento da Avenida Pedro Manvailler com a Rua General Câmara

Copa Cidade Crepúsculo de Suíço define finalistas nesta quinta em Amambai

0
Na foto lance de Fazenda Flamboyant/Intec Telecom 1x0 KNV nessa terça-feira, dia 15. (Fotos: Anderson Menezes/Polygon Fotografias e Divulgação)

Vilson Nascimento

Estão previstas para acontecerem na noite desta quinta-feira, 17 de outubro, no Estádio Municipal Ernesto Landolfi, em Amambai, as semifinais da 5ª edição da Copa Cidade Crepúsculo de Futebol Suíço.

Na noite dessa terça-feira, dia 15, aconteceram às últimas duas partidas válidas pelas quartas de final do certame, que tem a frente da organização o advogado e vereador, em Amambai, Dr. Odil Puques e o policial militar Paulo Borges.

Com gol do jogador Guilherme Pedroso a Fazenda Flamboyant/Intec Telecom venceu o KNV pelo placar de 1×0 e se garantiu nas semifinais. Na outra partida a equipe Invernada, da Aldeia Amambai, comandada pelo técnico Benito Ovando, fez 3×1 sobre o Rota 67 e também garantiu vaga nas semifinais.

Segundo a organização da competição, na primeira partida das semifinais, às 19h desta quinta-feira, jogam Clínica das Motos e Invernada e logo na sequência se enfrentam Fazenda Flamboyant/Intec Telecom e Auto Elétrica Conesul.

A equipe da Auto Elétrica Conesul já tem dois títulos da Copa Cidade Crepúsculo e se for campeã novamente este ano, além de chegar ao tricampeonato, também ficará com a posse definitiva do gigantesco troféu transitório oferecido pela organização.

Em 2023 o título da Copa Cidade Crepúsculo ficou com a equipe da Coró Motos, que bateu na final o Time dos Amigos pelo placar de 1×0.

Copa Cidade Crepúsculo de Suíço define finalistas nesta quinta em Amambai
Já com duas conquistas, a equipe da Auto Elétrica Conesul poderá chegar ao tricampeonato em 2024 e ficar com a posse definitiva do troféu transitório da Copa Cidade Crepúsculo de Futebol Suíço.
Copa Cidade Crepúsculo de Suíço define finalistas nesta quinta em Amambai
O time da Invernada, que tem no comando o técnico Benito Ovando.
Copa Cidade Crepúsculo de Suíço define finalistas nesta quinta em Amambai
A equipe da Fazenda Flamboyant/Intec Telecom.
Copa Cidade Crepúsculo de Suíço define finalistas nesta quinta em Amambai
O elenco da Clínica das Motos.
Copa Cidade Crepúsculo de Suíço define finalistas nesta quinta em Amambai

Prefeito de Itaquiraí sai na frente na briga pela presidência da Assomasul

0
O prefeito reeleito de Itaquiraí, Thalles Tomazelli (PSDB), quer a presidência da Assamasul em 2025 - Foto: Gerson Oliveira

Em visita ao Correio do Estado, o prefeito reeleito de Itaquiraí, Thalles Henrique Tomazelli (PSDB), anunciou a pré-candidatura à presidência da Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul (Assomasul) para o biênio 2025-2026, cuja eleição será realizada na segunda quinzena de janeiro do ano que vem.

Ele revelou que já recebeu o aval do governador Eduardo Riedel (PSDB) e do ex-governador Reinaldo Azambuja, presidente estadual do partido, para buscar ser o nome de consenso dentro do ninho tucano, afinal, a legenda fez 44 prefeitos – número que pode chegar a 45, caso a Justiça Eleitoral confirme a inelegibilidade do candidato vitorioso da eleição para prefeito de São Gabriel do Oeste.

Dessa forma, caberá ao PSDB eleger o próximo prefeito da Assomasul, que hoje é presidida pelo prefeito de Nioaque, Valdir Júnior (PSDB). Como ele já era reeleito, não concorreu nas eleições municipais deste ano e deixará o cargo no dia 1º de janeiro de 2025.

“Não sou o único interessado no cargo, mas é natural que se tenha outras candidaturas também. Porém, como o PSDB fez 44 prefeitos, precisa estar nessa disputa sadia pela presidência da Assomasul”, ressaltou, lembrando que a legenda saiu gigante das eleições municipais deste ano.

Tomazelli recordou que, em 2020, quando foi eleito prefeito, o presidente já era o prefeito Valdir Júnior. Na época, assumiu a secretaria-geral da Assomasul. Depois, no segundo biênio, passou para o cargo de tesoureiro-geral.

“Por isso, para mim, a briga pela presidência acaba sendo natural e, caso seja possível concretizar esse processo, vou atuar para fortalecer ainda mais a instituição”, assegurou.

Além dele, dentro do PSDB também estão interessados na presidência da Assomasul os prefeitos reeleitos Josmail Rodrigues (Bonito) e Marcelo Pé (Antônio João).

“O meu intuito é ser o nome de consenso dentro do PSDB e, para isso, conto com os apoios do Reinaldo e do Riedel. Depois de obter o consenso dentro do partido, vou trabalhar para montar uma chapa de forma democrática, com as participações das outras legendas, como PP, MDB e PL”, elencou.

O prefeito de Itaquiraí ressaltou que é primordial para a vitória uma junção de forças.
“Primeiro, partindo de dentro do PSDB, e quando você tem o apoio do governador e do presidente do partido, já pode conversar com as demais lideranças da sigla para chegar a um consenso interno.

Dessa forma, não sai fortalecido o candidato, sai fortalecido o partido e sai fortalecida a entidade, que está acima de todos nós todos”, argumentou.
 
PROJETOS

Caso seja o nome de consenso dentro do PSDB e consiga aglutinar os demais partidos para ser o novo presidente da Assomasul, Tomazelli afirmou que sua principal meta será dar continuidade ao processo de fortalecimento da entidade e, depois, focar em novos horizontes que precisam ser trilhados.

“Nós temos grandes pautas que precisam ser defendidas pela Assomasul, como, por exemplo, a implantação do sistema 1Doc, ou seja, um sistema para as prefeituras resolverem processos 10 vezes mais rápido e zero uso de papel. Eu já implantei na prefeitura de Itaquiraí, e a quantidade de papel que nós reduzimos é espantoso, agora está tudo digital”, afirmou.

Ele acrescentou que, caso seja eleito, vai apresentar para os demais municípios do Estado esse sistema. “Dessa forma vamos fortalecer as prefeituras, deixando tudo mais barato e conseguindo dar mais transparência em todos os aspectos. Em um clique você resolve tudo”, ressaltou, argumentando que é preciso levar a Assomasul para o século 21.

Outra bandeira apresentada pelo prefeito é melhorar a questão da capacitação técnica dos servidores, pois os municípios só terão a ganhar.

“O próprio governador Riedel falou que o Estado tem ajudado, tem estendido a mão para as prefeituras, mas os prefeitos também têm de fazer a parte deles melhorando a administração pública”, pontuou.

ROTATIVIDADE

Ainda durante a entrevista, Tomazelli defendeu a rotatividade de prefeitos de várias regiões de Mato Grosso do Sul à frente do comando da Assomasul.
“Nós precisamos ter uma rotatividade de representatividade na entidade.

Hoje nós estamos com o Valdir Júnior, que é prefeito de Nioaque, ou seja, ele defende os interesses daquela região toda, que conta ainda com Jardim, Guia Lopes da Laguna, Bonito, entre outros”, exemplificou, completando que essa região já esteve no roteiro por quatro anos.

Agora, conforme ele, chegou a vez do presidente da Assomasul ser da região sul do Estado, onde estão os municípios de Itaquiraí, Naviraí, Eldorado, Iguatemi, Mundo Novo, entre outros.

“Antes da região de Nioaque, tivemos na presidência o agora deputado estadual Pedro Caravina [PSDB], que era prefeito de Bataguassu e também trabalhou para a região dele. Agora, tem de ser a vez do sul”, defendeu.

Porém, segundo o prefeito de Itaquiraí, o seu interesse é somar. “Entretanto, quero sair do meu partido como nome de consenso, obtendo isso, vamos para a próxima etapa. Ou seja, falar com os prefeitos de outros partidos que também foram reeleitos, como no caso de Costa Rica, onde foi reeleito o Delegado Cleverson [PP], de Camapuã, onde foi reeleito Manoel Nery [PP], entre outros. Tem ainda o prefeito de Rio Brilhante, Lucas Foroni [MDB], com quem tenho muito contato. Então, é necessária essa conversa para termos uma Assomasul pluralista e acima dos interesses individuais”, concluiu.

Saiba

Até o fim deste ano, para a realização da eleição da nova diretoria da Assomasul, é preciso publicar uma portaria para que os prefeitos interessados registrem suas chapas. O pleito será na segunda quinzena de janeiro do ano que vem. Até lá, o atual presidente fica no cargo.

Fonte: Daniel Pedra/Correio do Estado

Com investimentos e parcerias, MS tem uma das melhores malhas rodoviárias do Brasil

0
Foto: Saul Schramm (MS-338)

Com investimentos públicos do Governo do Estado e parcerias com a iniciativa privada, Mato Grosso do Sul tem uma das melhores malhas rodoviárias do Brasil. Esta informação consta no Ranking de Competitividade dos Estados e dos Municípios, divulgados em 2024, pela CLP (Centro de Liderança Pública).

Com investimentos e parcerias, MS tem uma das melhores malhas rodoviárias do Brasil
Rodovia MS-223 (Foto: Saul Schramm)

Neste levantamento Mato Grosso do Sul aparece como o quarto melhor estado em relação as condições das vias rodoviárias, ficando atrás apenas de São Paulo, Alagoas e Distrito Federal. Este é o resultado de uma política que busca melhorar e qualificar a infraestrutura e logística do Estado.

São R$ 2,5 bilhões investidos pelo Governo do Estado para melhorar as estradas do Mato Grosso do Sul. Todas as regiões estão sendo contempladas, com obras de pavimentação e revitalização das rodovias, para facilitar o escoamento da produção, melhorar o acesso, dar mais segurança ao motorista e contribuir com a economia, geração de empregos e renda do cidadão.

Com investimentos e parcerias, MS tem uma das melhores malhas rodoviárias do Brasil
Obra de pavimentação na MS-270, na região de fronteira (Foto: Bruno Rezende)

A Vale da Celulose que é uma das regiões com maior “boom” econômico do Brasil, está recebendo mais de R$ 380 milhões de investimento, na pavimentação das rodovias MS-338 (dois lotes) e MS-357, com uma nova rota para ligar os municípios de Ribas do Rio Pardo e Camapuã.

Com investimentos e parcerias, MS tem uma das melhores malhas rodoviárias do Brasil
Rodovia do Turismo, em Bonito (Foto: Saul Schramm)

Do outro lado tem a implantação da Rodovia Sul-Fronteira, por meio da MS-165, que vai encurtar e ligar várias cidades da região de fronteira do Estado, com o Paraguai. O objetivo é potencializar a economia da região, criar novas oportunidades e tornar todo este trajeto mais seguro. Neste contexto ainda aparece a MS-270, que liga os trechos do Copo Sujo à Cabeceira do Apa, em Ponta Porã e as obras nas rodovias MS-166 e MS-384.

Com foco no turismo e na geração de empregos, o Governo do Estado faz uma série de investimentos para melhorar as rodovias que dão acesso as nossas belezas naturais. Foi entregue neste ano a obra da “Estrada do 21”, que vai reduzir a distância entre Campo Grande e Bonito em 80 km (ida e volta), por meio da rodovia MS-345.

Com investimentos e parcerias, MS tem uma das melhores malhas rodoviárias do Brasil
Rodovia MS-345 (Fotos: Saul Schramm)

O novo trajeto permite ao motorista seguir por Anastácio, passar pelo distrito de “Águas de Miranda” até chegar em Bonito. São mais de R$ 320 milhões na obra, que vai promover ainda mais o ecoturismo na região, que já é referência e destaque no mundo.

Estrada 21 Bonito foto Saul Schramm
Estrada do 21 vai reduzir distância entre a Capital e Bonito (Foto: Saul Schramm)

Ainda em Bonito tem a Rodovia do Turismo, que antes era de chão e dificultava os acessos aos balneários do rio Formoso, como o Balneário do Sol e o Ecopark Porto da Ilha, agora está asfaltada. Ela tem aproximadamente 10 km, entre o Córrego São Mateus e o Rio Formoso, e possui ciclovia e uma ponte.

Em Terenos, o Governo do Estado entregou a obra de acesso ao balneário do Cachoeirão.  A pavimentação ligou a BR-262 aos balneários, cachoeiras e chácaras da região. Incentivo direto ao turismo e lazer. Também segue em andamento a obra na MS-010, no trecho que dá acesso ao Quilombo Furnas do Dionísio, em Jaraguari. Vai facilitar o acesso às belezas naturais da região.

BR 362
BR-262 (Fotos: Saul Schramm)

Parceria de sucesso

Além das obras estaduais em todas as regiões, o Governo de MS também promoveu parcerias com a iniciativa privada, que possibilitou melhores condições em rodovias importantes, para melhorar o tráfego da região e impulsionar a economia local.

A primeira foi a MS-306, que passa pelas cidades de Costa Rica, Chapadão do Sul e Cassilândia. A empresa Way-306 assumiu a concessão por 30 anos, colocando a rodovia em ótimas condições de tráfego, com monitoramento e redução de acidentes.

Com investimentos e parcerias, MS tem uma das melhores malhas rodoviárias do Brasil
MS-306 foi a primeira rodovia concessionada pelo Estado (Foto: Divulgação)

Depois foi a vez do complexo viário de 412 quilômetros formado pela MS-112, BR 158 e BR 436. A avaliação é positiva, já que o modelo oferece ao usuário serviços e benefícios que unem mais conforto e segurança para o tráfego, tecnologia e estruturas modernas.

O próximo pacote que vai seguir para concessão é a “Rota da Celulose”, que dispõem de trechos das rodovias estaduais MS-040, MS-338 e MS- 395 e das federais BR-262 e BR-267, totalizando 870,3 km de extensão. Estão estimados R$ 9 bilhões em capital privado par qualificar a infraestrutura das rodovias. O leilão está marcado para 5 de dezembro, em São Paulo.

“Temos um investimento robusto para qualificar a infraestrutura e logística do Estado, melhorando nossas estradas e rodovias. Além de impulsionar a economia e facilitar o escoamento, também geramos empregos e damos segurança aos motoristas. Dentro deste cenário ainda tem a parceria com a iniciativa privada, com a concessão de trechos estratégicos. A Rota da Celulose será um dos maiores projetos (rodoviários) do Brasil com um modelo dinâmico e flexível”, afirmou o governador Eduardo Riedel.

Com investimentos e parcerias, MS tem uma das melhores malhas rodoviárias do Brasil
MS-040 entra no pacote da Rota da Celulose, que segue para leilão (Foto: Edemir Rodrigues)

Vereadora Isa de Dourados: de empreendedora de boate à Câmara Municipal

0
Fotos: Divulgação

O jornal A Gazeta conversou com a vereadora mais votada de Dourados, Isa de Dourados, que ganhou repercussão nacional por sua trajetória inusitada e seu estilo franco na política. Conhecida por não ter papas na língua e sempre disposta a “botar a mão na massa”, a vereadora falou sobre seus planos para Dourados, sua atuação como fiscal do povo, e o que espera realizar em seu mandato. Confira:

Em 2024, Dourados viu a ascensão de uma personagem autêntica e determinada, que promete trazer uma nova energia à política local. Isa Jane Marcondes, ou Vereadora Isa de Dourados, foi eleita pelo Republicanos, com 2.992 votos, sendo a mais votada do município. Sua trajetória, que começou como garçonete, gerente e, atualmente, proprietária da famosa Millennium Show Bar, onde trabalha há 20 anos, é marcada por superação e autenticidade. Agora, Isa ocupará uma das cadeiras mais cobiçadas da Câmara Municipal, com uma mensagem forte: transparência e compromisso com o povo.

Um novo olhar sobre a política

Isa se lançou na política com uma campanha que atraiu atenção nacional, embora de forma pejorativa, em parte por conta de sua casa de shows e do slogan provocativo: “Dourados está uma zona, e de zona eu entendo”. Esse lema polêmico, junto com sua personalidade franca, a tornou famosa em todo o Brasil. Sincera e sem meias palavras, ela declarou que estava “de saco cheio de mentiras” e dos “políticos enganadores” que dominam a cena pública.

Vereadora Isa de Dourados: de empreendedora de boate à Câmara Municipal

Embora tenha se alinhado com a direita e sido uma bolsonarista declarada, Isa agora adota uma postura mais crítica. “Vi muita trairagem no meio. Sempre fui de direita, mas o que eu quero hoje é a verdade e defender o povo. Transparência é o que importa.”

Compromisso como fiscal do povo

Durante sua campanha, Isa fez questão de lembrar sua experiência como fiscal do povo em Dourados. Ela fiscalizou os interesses da população por cinco meses e dez dias, antes de iniciar sua campanha política. Isa afirma que, durante esse período, trabalhou intensamente dia e noite, resolvendo problemas que, segundo ela, “os vereadores que estão há quatro anos nunca fizeram”. “Eu fui lá, mostrei, resolvi. Até dentro de buraco eu entrei para fiscalizar, pode ver no meu Instagram.”

Essa atuação como fiscal trouxe visibilidade ao seu trabalho, e Isa faz questão de destacar que sua dedicação foi para defender os interesses da população de forma direta e comprometida.

Campanha e compromisso com Dourados

Isa foi uma candidata que conquistou seus eleitores “na raça”, sem grandes apoios financeiros ou políticos. Após uma tentativa em 2020, ela voltou mais preparada em 2024, com o desejo de transformar Dourados. Para ela, cada buraco nas ruas e a precariedade urbana que ela encontrava ao retornar à cidade após suas viagens pelo Brasil e pelo mundo a motivaram. “Chega!”, disse ela, decidida a fazer algo a respeito.

Isa enfatiza que sua trajetória é marcada pela honestidade e pelo trabalho ético, algo que ela vê como essencial na política. “Vi muitos políticos se venderem depois de eleitos. Eu sou diferente, sou honesta e cumpro meus compromissos.”

Força feminina

Aos 46 anos, Isa é uma mulher de luta e determinação. Casada no papel, mas vivendo separada, ela descreve o ex-marido como “um amigo”. É mãe de um filho de 27 anos e avó de um menino de 4. Sua família é seu alicerce, sempre ao seu lado em todas as suas jornadas.

Presença na mídia e futuro na Câmara

Isa promete usar as redes sociais, como o Instagram (@isajanemarcondes), para manter um canal direto com seus eleitores e garantir a transparência de seu mandato. Ela deseja que a população de Dourados acompanhe de perto suas ações na Câmara.

A história de Isa de Dourados é a de uma mulher que rompeu barreiras, transformando-se de empresária em uma vereadora combativa. Com seu discurso direto e suas propostas de fiscalização e melhorias para a cidade, Isa busca trazer uma nova postura à política douradense, com um compromisso inabalável com a verdade e o povo.

Fonte: A.N./Grupo A Gazeta

Brasil não adotará horário de verão neste ano

0
© José Cruz/Agência Brasil

O governo federal descartou a possibilidade de instituir o horário de verão este ano. A decisão foi anunciada hoje (16), pelo ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, horas após se reunir com representantes do Operador Nacional do Sistema  Elétrico (ONS).

“Chegamos à conclusão de que não há necessidade de decretação do horário de verão para este período, para este verão”, declarou Silveira, durante coletiva de imprensa na sede do ministério, em Brasília.

“Temos a segurança energética assegurada. É o início de um processo de restabelecimento da nossa condição hídrica ainda muito modesto, mas temos condições de chegar, depois do verão, em condição de avaliar a volta desta política [para o verão de 2025/2026]”, acrescentou o ministro, defendendo a eficácia da medida em determinadas circunstâncias.

“É importante que esta política seja sempre considerada. [O horário de verão] não pode ser fruto de uma avaliação apenas dogmática ou de cunho político, pois tem reflexos tanto positivos, quanto negativos, no setor elétrico, quanto na economia [em geral], devendo estar sempre na mesa”, discorreu o ministro ao destacar que a iniciativa é adotada por vários outros países, em uns, apenas com o condão energético, mas, em outros, um caráter quase que exclusivamente econômico.

“Países que têm matrizes de energia nuclear, como, por exemplo, a França, adotam o horário de verão muito mais por uma questão econômica, de impulsionar a economia em certos períodos do ano, do que pela segurança energética”, comentou o ministro.

“O pico do custo-benefício do horário de verão é nos meses de outubro e novembro, até meados de dezembro. Se nossa posição fosse decretar o horário de verão agora, usufruiríamos muito pouco deste pico. Porque teríamos que fazer um planejamento mínimo para os setores poderem se adaptar. Conseguiríamos entrar com isso só em meados de novembro e o custo-benefício seria muito pequeno”, acrescentou o ministro.

No Brasil, o horário de verão foi instituído pela primeira vez em 1931. Seguiu sendo adotado de forma irregular até 1985, quando passou a ser implementado sistematicamente, com a justificativa de contribuir para a redução do consumo de energia elétrica e beneficiar setores de lazer e consumo como o turismo, comércio, bares e restaurantes a partir do melhor aproveitamento da luz natural.

A partir de 2019, e durante todo o governo Bolsonaro, a iniciativa foi descartada. Na ocasião, o Ministério de Minas e Energia apontou que, ao longo dos anos, os hábitos de consumo da população mudaram drasticamente, alterando os horários de maior consumo energético e tornando a medida sem efeito.

Neste ano, contudo, o governo federal voltou a cogitar adiantar os relógios em parte do país, como forma de enfrentar o que, segundo o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemanden), é a pior seca já registrada no país.

“O Brasil viveu [e ainda] está vivendo, este ano, a maior seca da nossa história – embora já haja sinais de superação do momento mais crítico, com chuvas no Sudeste e na cabeceira de alguns rios importantes”, reforçou Silveira.

Ele lembrou que a principal fonte de energia da matriz elétrica brasileira é a hidrelétrica. “Graças a algumas medidas de planejamento feitas durante um ano, conseguimos chegar com nossos reservatórios com índices de resiliência que nos dão certa tranquilidade”, concluiu o ministro.

Popularidade

Nesta segunda-feira (14), o instituto Datafolha divulgou o resultado de uma pesquisa que aponta que a volta do horário de verão divide brasileiros. Quarenta e sete por cento dos entrevistados declararam ser favoráveis à medida. Outros 47% disseram ser contrários, enquanto os 6% restantes responderam ser indiferentes à iniciativa. A pesquisa foi realizada nos dias 7 e 8 de outubro. Foram ouvidas 2.029 pessoas em 113 cidades das cinco regiões.

Em meados de setembro, o portal Reclame Aqui e a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) divulgaram as conclusões de um levantamento que indica que a maior parcela (54,9%) da população está de acordo com o horário de verão: 41,8% disseram ser totalmente favoráveis e 13,1%, parcialmente favoráveis.

Outros 25,8% se mostraram totalmente contrários à implementação da medida e 2,2% parcialmente contrários. Dezessete por cento afirmaram ser indiferentes.

Projeto voluntário promove dia de diversão para crianças em Coronel Sapucaia neste domingo (20)

0
Nas imagens, confira momentos de edições anteriores do evento. Fotos: Divulgação

Redação

O Projeto Coração Verde, de Coronel Sapucaia, realizará no próximo domingo, dia 20 de outubro, no Campinho da Vila Nova, a 7ª edição da festa solidária para crianças de famílias carentes de Coronel Sapucaia e Capitán Bado.

Valdemir Silva, coordenador do projeto, informou ao jornal A Gazeta que cerca de 140 voluntários estão envolvidos na organização. A expectativa é de que cerca de 1.500 crianças participem da festa, que busca proporcionar um dia de brincadeiras e interação.

Este ano, a festa terá como tema “fazendinha” e contará com mais de 10 brinquedos infláveis e outras atividades. Também serão distribuídos bolos, refrigerantes, doces, cachorro-quente e geladinhos para as crianças.

O projeto, de caráter voluntário, busca oferecer entretenimento a famílias que geralmente não têm acesso a eventos desse tipo. Ele é independente de política ou comércio, sendo uma ação que já se tornou tradicional e cultural na região de fronteira.

Interessados em colaborar com a festa podem fazer doações de itens com voluntários ou contribuições em dinheiro por meio do Pix 67991006087.

Projeto voluntário promove dia de diversão para crianças em Coronel Sapucaia neste domingo (20)
– Divulgação

Entenda a importância do inventário para a transmissão de bens

0

Um assunto que vem à tona em momentos de tristeza, mas que juridicamente tem um peso muito importante, é o inventário. O instrumento, que tem por finalidade fazer o levantamento de bens após o falecimento de alguém, tem a função de formalizar a partilha de bens entre os herdeiros. Podendo ser judicial ou extrajudicial, o inventário contempla também direitos e dívidas que passarão adiante para os sucessores.

Essa busca por tudo que corresponde à herança é fundamental para que haja uma partilha justa do patrimônio do falecido. Além disso, o Código Civil Brasileiro estipula um prazo para abertura do inventário. O prazo é de dois meses, contados da data do falecimento, para que seja dado início no processo, que deve ser instaurado na última cidade de domicílio dofalecido. O não cumprimento do prazo gera multa.

Os tipos de inventário

O inventário judicial é obrigatório quando um dos herdeiros for menor de 18 anos ou incapaz, ou quando não há consentimento sobre a partilha entre os sucessores. Neste caso, é preciso que haja a contratação de um advogado para representar frente a um juiz. Caso os sucessores não possam contratar um advogado, pode-se recorrer à Defensoria Pública ou a serviços oferecidos por faculdades de direito.

Este processo é um tanto mais demorado. Contudo, a Lei 11.441/07 criou o inventário extrajudicial. Este pode ser feito diretamente no cartório, sem necessidade de um juiz. Porém, todos os herdeiros precisam ser maiores de idade e capazes, concordarem entre si quanto à partilha e também é necessária a inexistência de um testamento. O procedimento feito em cartório tem custos variados, a depender do estado.

O papel do advogado no processo de inventário

Em ambos os casos, a lei exige um advogado, e é importante que seja um profissional especializado em direito de família e sucessões. Este é o profissional capacitado para auxiliar no levantamento e na regularização de documentos, sejam eles referentes aos bens do falecido ou à sua pessoa, e é também quem auxiliará na avaliação dos bens deixados.

O advogado capacitado também ajudará na divisão de bens e dívidas. Escolhida a via judicial ou extrajudicial e feito o levantamento dos bens, procede-se então ao pagamento dos impostos cabidos: o ITCMD e o ITBI. Após o recolhimento de impostos, a Procuradoria da Fazenda prosseguirá para a autorização da partilha ou da lavratura da escritura.

Consequências de não fazer o inventário

O inventário é algo obrigatório, ainda que o falecido não tenha deixado nenhum bem para a posteridade. Neste caso, faz-se o inventário negativo. Caso o inventário não seja feito, nenhum bem existente pode ser movimentado de forma legal para outra posse, mesmo que seja para os filhos ou cônjuge. Isto é, nenhum imóvel pode ser vendido, mudado de posse, nenhuma conta em nome do falecido pode ser movimentada, entre outras consequências.

Por essas razões, é de suma importância saber o que é inventário e sua finalidade, ainda que o momento seja delicado. É fundamental entender que, embora custoso e demorado, o inventário é um instrumento importante para conferir transparência à partilha de uma herança, seja para a família, seja para a Justiça brasileira.